Ações penais entram na reta final
Suzy Monteiro 12/09/2017 00:47 - Atualizado em 13/09/2017 18:08
Juiz Ralph Manhães
Juiz Ralph Manhães / Rodrigo Silveira
Na expectativa para os próximos dias da sentença do ex-governador Anthony Garotinho (PR), apontado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) como líder do suposto esquema de utilização de Cheque Cidadão em troca de votos, outras ações penais do caso continuam tendo movimentação, também caminhando para etapa final. Nessa segunda-feira (11), o juiz da 100ª Zona Eleitoral Ralph Manhães estabeleceu prazo de cinco dias ao Ministério Público e, em seguida, a defesa pelo mesmo período para apresentação de alegações finais na AP que tem como réus os vereadores Ozéias (PSDB), Miguelito (PSL) e Ana Alice Alvarenga, ex-secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, e Gisele Koch, ex-diretora do Programa Cheque Cidadão no governo Rosinha.
Depois de vários advogados afastados do caso, a defesa do ex-governador foi assumida por Carlos Fernando dos Santos Azeredo, que apresentou as alegações finais na última quarta-feira. Agora, a Ação está conclusa para sentença.
Uma das peças principais da Ação Penal 34-70 e do Inquérito Policial 236, que apurou as denúncias sobre Cheque Cidadão, é o laudo pericial elaborado pelo Núcleo de Criminalística do Setor Técnico-Científico da Superintendência da Polícia Federal do Rio. Dois peritos analisaram dados dos computadores da Prefeitura. O documento, com 46 páginas, corrobora depoimentos de testemunhas, segundo as quais, dados dos computadores da secretaria teriam sido apagados logo após as primeiras ações de busca e apreensão na secretaria.
Em seu blog, Garotinho vem se manifestando contra a operação Chequinho. Por várias vezes, afirmou estar sendo vítima de perseguição: “Infelizmente a maior vítima deste processo não sou eu, nem mesmo os vereadores ou demais acusados. A vítima é a Justiça. Quando, por interesses escusos, inconfessáveis, pessoas que deveriam julgar, segundo a lei, não o fazem, e tomam suas decisões, por mais ilegais que sejam, contrariando o devido processo legal...”.
Outra — Já na AP que tem os vereadores Ozéias e Miguelito, além de Ana Alice e Gisele como réus, o juiz deferiu diligências à defesa e após a inclusão dos documentos começa a contar o prazo para alegações finais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS