STF determina prisão de deputado Celso Jacob e Nahim fica mais perto da Câmara Federal
23/05/2017 18:37 - Atualizado em 23/05/2017 20:02
O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou hoje (23) recurso apresentado pela defesa do deputado Celso Jacob (PMDB-RJ) e determinou a imediata execução da pena, de 7 anos e 2 meses de prisão, em regime semiaberto (que permite o trabalho fora da cadeia durante o dia).
Por unanimidade, a Primeira Turma da Corte confirmou a condenação do parlamentar por falsificação de documento público e dispensa de licitação fora das hipóteses previstas em lei quando era prefeito de Três Rios (RJ).
A defesa do deputado argumenta que ele agiu de acordo com recomendações técnicas e que não gerou prejuízo para o município.
Na decisão, foi determinada a expedição de um mandado de prisão, que permitirá o início da execução da pena. Jacob foi condenado em 2006 e teve um primeiro recurso negado pelo STF em agosto do ano passado, mas a defesa recorreu novamente.
Na sessão desta terça, os ministros consideraram que os recursos visavam apenas atrasar o processo e decidiram declarar o “trânsito em julgado”, isto é, a conclusão da ação, para cumprimentos dos efeitos da condenação.
Sendo cumprida a pena, a dúvida é como a Câmara vai reagir: Aceitará um deputado que dorme na prisão e sai para "legislar" ou irá cassar o mandato?
Caso casse, a possibilidade é que assuma a vaga o suplente Nelson Nahim (PMDB), que chegou a ocupar a vaga de Indio da Costa no início do ano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]