Odebrecht e a hora de recomeçar: Anúncio de novo presidente
12/05/2017 16:34 - Atualizado em 12/05/2017 16:40
A Odebrecht, maior empreiteira do País cujos executivos participaram da chamada "delação do fim do mundo", está recomeçando. Quitando sua dívidas com a Justiça (?!) ela agora se prepara para um novo tempo - espera-se sem pagamento de propinas, caixa 2, sabe-se mais o quê nos envolvimentos com a política brasileira.
Hoje ela anunciou seu novo diretor presidente: Luciano Nitrini Guidolin, funcionário de carreira da empresa, onde começou como estagiário.
Veja, abaixo, o comunicado da empresa:
"A Odebrecht S.A. anunciou hoje como seu novo Diretor Presidente Luciano Nitrini Guidolin, 44 anos de idade, paulista descendente de migrantes italianos, formado em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP e com mestrado em Administração de Empresas na Universidade de Harvard (EUA).
Luciano Guidolin é considerado no grupo como líder de uma nova geração de empresários. Ele substituirá Newton de Souza, que estava no cargo desde 2015 e será Vice-Presidente do Conselho de Administração da Odebrecht S.A.
A mudança é mais uma etapa no processo de transformação da Odebrecht. Nos últimos dois anos, Newton de Souza teve papel importante na coordenação das negociações que levaram à assinatura do Acordo de Leniência com o Ministério Público Federal no Brasil e a Justiça dos Estados Unidos e da Suíça. Acordos semelhantes estão sendo negociados em outros países.
Sob a liderança de Newton, a Odebrecht criou um novo modelo de governança, com maior número de conselheiros independentes e o fortalecimento do Sistema de Conformidade. Newton iniciou a reestruturação empresarial com a venda de vários ativos para aumentar a liquidez do grupo. Há 15 dias, foi concluída a venda da Odebrecht Ambiental. No mesmo momento, acordo fechado com os maiores bancos brasileiros permitiu que os recursos da venda, aproximadamente R$ 2,5 bilhões, sejam investidos nos próprios negócios, dando ao grupo fôlego de caixa no horizonte de dois anos.
Luciano Guidolin começou na Odebrecht como estagiário nas empresas que deram origem à Braskem. Durante 12 anos, passou por várias áreas da empresa petroquímica (Comercial, Planejamento, Marketing, Tecnologia e Exportação), até chegar a Diretor. Em três anos de implantação e expansão da antiga ETH, hoje Odebrecht Agroindustrial, foi Diretor Financeiro e de Planejamento. Teve passagem de um ano como VP de Finanças na holding Odebrecht S.A. e voltou à Braskem, onde permaneceu durante cinco anos como Vice-Presidente da Unidade de Polímeros Brasil e Europa e de Tecnologia & Inovação. No início de 2017, assumiu como Vice-Presidente de Investimentos da Odebrecht S.A., o que ampliou sua visão sobre todos os negócios do grupo.
O novo DP dará continuidade à reestruturação empresarial e ao desafio de levar a Odebrecht de volta ao crescimento, a partir do compromisso assumido pelo grupo – o de atuar sempre com ética, integridade e transparência".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]