Cadê os vereadores?
José Paes 11/04/2016 11:02

Ontem, pela quarta vez consecutiva, não houve sessão na Câmara Municipal de Campos, todas elas em razão da falta de quórum, devido à ausência de vereadores da base do governo. Num período em que os ecos da lava-jato rondam a nossa cidade, em especial pelas bandas da Lapa, é vergonhoso o papel exercido pelo Poder Legislativo local, que ao invés de debater e cobrar explicações, mais uma vez se apequena, ressaltando suas feições de covardia e submissão.

Que a Câmara de Campos se tornou um mero puxadinho do CESEC todos nós já sabemos faz tempo. Ao longo dos últimos quatro anos, vários foram os exemplos em que a Casa, por intermédio da base governista, deixou os interesses públicos de lado, abrindo mão da sua independência para atender aos interesses exclusivos do grupo político que está no poder.

A não convocação dos aprovados no concurso, para atender a ânsia de perseguição do líder do grupo, os indeferimentos de diversos pedidos de informação e audiências públicas apresentados pela oposição, as aprovações das duas vendas do futuro e a recente aprovação do acintoso novo Código Tributário Municipal demonstram como o legislativo se colocou de quatro perante o Governo, todos nós sabemos a que preço.

Mas quando todos nós pensávamos que o Legislativo já havia chegado ao fundo poço, os vereadores governistas mostram que é possível cavar mais um pouco. Agora, eles sequer se dão ao trabalho de debater com a oposição. Simplesmente não comparecem às sessões, como se não recebessem, muito bem, diga-se de passagem, para comparecem à Câmara por meros dois dias. Forjam, sabe-se lá a que preço, faltas de quórum, com o único e exclusivo interesse de deixar esfriar assunto tão grave, quanto polêmico, que é a menção de nomes do governo em listagens da Odebrecht apreendidas durante a operação lava jato.

Não estou aqui afirmando que a Prefeita, seu marido e sua filha estejam envolvidos na prática de caixa 2. A simples menção em documentos apreendidos com um diretor da empresa não nos permite afirmar que isso ocorreu. Mas, gostem ou não, seus nomes constam na listagem de uma empresa que presta serviços ao município, sendo responsável pela execução de uns dos projetos mais importantes do atual governo, o Morar feliz. É dever da Câmara municipal, portanto, ao menos debater o assunto, cobrando as informações necessárias dos representantes do poder público acerca do assunto, até mesmo para que tudo seja esclarecido e eventuais boatos não sejam espalhados e consolidados.

Aquele velho ditado, que todos nós conhecemos, diz que quem não deve, não teme. No caso campista, a falta de quórum nas sessões me parece sintomática. Algo me diz, até que o debate seja feito, que alguns devem e, sobretudo, temem. Enquanto isso, outros 16 vereadores acobertam.

Artigo publicado na versão impressa da Folha do dia 07/04 (quinta-feira)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS