Presidente da Associação Comunitária de Mulheres no Folha no Ar
12/12/2019 07:49 - Atualizado em 16/12/2019 16:20
A instalação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) como ponto fundamental para ser um espaço de acolhimento e atendimento a quem é vítima da violência doméstica é a principal pauta defendida por Vera Coutinho, que presidiu o antigo Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam) e milita na área desde 1998, com a Associação comunitária de mulheres de Campos. Ela foi a entrevistada de ontem do Folha no Ar, da Folha FM 98,3.
— Continuamos a fazer o trabalho voluntário, mas é difícil sem a mesma estrutura. Nossa luta, agora, é para que o governo implante o Centro Especializado de Atendimento à Mulher — afirmou Vera.
A militante lembrou da luta para instalação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Campos e que foi um passo importante, mas que nem todos os agentes são treinados para atender nesse tipo de ocorrência e por isso mesmo é importante o apoio prévio. “Alguns foram capacitados, mas outros não. O que falta não é dentro da delegacia. Falta uma estrutura de fora, para encaminhar a mulher para chegar lá decidida. Para que ela não fique em dúvida, após ser questionada se tem realmente certeza da necessidade do registro. Com o apoio do que era o Niam, e futuramente com o Ceam, ela tem orientação prévia”.
Vera destacou a passagem pelo município, hoje, do Ônibus Lilás, da secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos. O objetivo é prestar atendimento a mulheres em situação de violência, fomentar políticas públicas específicas voltadas para este público e fazer um mapeamento da região em relação ao índice desse tipo de violência.
Hoje, às 7h, o programa volta a destacar a cultura, com a presença dos professores e poetas Adriano Moura e Luiz Antônio Cosmelli.
Confira a entrevista:
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS