Douglas Ruas solicita ao STF que assuma imediatamente do governo do Rio
Dora Paula Paes 23/04/2026 13:38 - Atualizado em 23/04/2026 13:41
Douglas Ruas
Douglas Ruas / Divulgação
Na tentativa de assumir imediatamente o governo do estado do Rio de Janeiro, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Douglas Ruas (PL), acionou o Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido à Corte foi feito nesta quinta-feira (23) e foi protocolado na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7.942), que trata das regras para uma eventual eleição indireta no Rio.

O pedido foi encaminhado ao relator do caso, ministro Luiz Fux, e se baseia na eleição de Ruas para a presidência da Alerj, na última sexta-feira (17). Segundo a solicitação, apresentada pela Mesa Diretora da Casa, a escolha do deputado configura um “fato novo” que alteraria a atual situação de interinidade no comando do Executivo estadual.

A decisão sobre o pedido ainda não foi tomada pelo STF.

No momento, o governo do estado está sob a responsabilidade do presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto, que assumiu após renúncia do então governador Cláudio Castro.

Ele assumiu porque o Rio tinha dupla vacância no Executivo, ou seja, estava sem vice-governador e sem presidente da Assembleia Legislativa, o então deputado Rodrigo Bacellar que teve o mandato cassado.
Com informações de O Globo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS