Gabriel Torres
22/08/2025 15:37 - Atualizado em 22/08/2025 16:59
Yara Cinthia
/
Foto: Divulgação
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou, no último dia 13 de agosto, um inquérito civil para investigar suposto ato de improbidade administrativa da prefeita de São Francisco de Itabapoana, Yara Cinthia (Solidariedade). Segundo o MP, o inquérito vai apurar o aluguel de um caminhão que supostamente seria do sobrinho da prefeita. A prefeitura afirmou em nota que considera absurda e fantasiosa a informação de que teria contratado serviço de suposto parente da atual prefeita e que o contrato foi firmado pela gestão anterior.
De acordo com as informações que motivaram a abertura do inquérito, o veículo foi contratado pelo período de um ano por R$ 899.400,00, valor que seria acima do valor de compra de veículo novo no mercado. O inquérito foi aberto através da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Campos e ocorre na esfera da Tutela Coletiva de Patrimônio Público.
A prefeitura de São Francisco divulgou seu posicionamento sobre o inquérito e negou que a locação do veículo tenha sido firmada com parente da prefeita Yara Cinthia. "A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana considera absurda e fantasiosa a informação de que teria contratado serviço de horas de caminhão de um suposto parente da prefeita. O contrato citado foi firmado pela gestão anterior, em 29 de dezembro de 2022. Quanto ao inquérito instaurado, a Prefeitura está tranquila e à disposição para prestar todas as informações necessárias, reafirmando seu compromisso com a legalidade, a transparência e a responsabilidade administrativa", diz a nota.
A equipe de reportagem também entrou em contato com a prefeita Yara Cinthia e aguarda retorno.