Júlia Alves
10/06/2026 08:22 - Atualizado em 10/06/2026 08:23
Campanha Junho Vermelho reforça importância da doação de sangue
Campanha Junho Vermelho reforça importância da doação de sangue
Os estoques de sangue do Hemocentro Regional de Campos, responsável por atender 25 unidades da região, estão em estado de alerta devido à baixa quantidade de doações. Em meio à campanha Junho Vermelho, que conscientiza sobre a importância de doar, o dia 14 celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A média ideal seria receber 70 doadores diariamente para atender à demanda de pacientes, segundo informou o diretor do Pronto-Socorro do Hospital Ferreira Machado (HFM) e ortopedista, Dr. Fábio Costa de Macedo.
Dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 1,6% da população brasileira doa sangue. Com a campanha, o objetivo é incentivar para que cada vez mais a população pratique esse ato de solidariedade e amor ao próximo, além de ajudar a manter os estoques abastecidos durante todo o ano.
“Essa deficiência de sangue nos afeta em várias situações. A primeira é a situação emergencial, paciente que chega com traumas mais graves e muitas vezes necessita de sangue e a gente, graças a Deus, consegue cumprir essa exigência. Mas estamos sempre preocupados com os níveis de estoque do nosso banco de sangue. Em segundo momento, pacientes que permanecem internados e que precisam de cirurgias eletivas, aquelas que vão ser marcadas ao longo dos dias. Essas cirurgias só podem ser marcadas se o paciente tiver uma mínima condição laboratorial, então não pode ser um paciente com anemia, nem com sinais de perda sanguínea, pois para a própria cirurgia a gente precisa repor sangue e também no pós-operatório. Então essa necessidade de sangue se dá desde a chegada do paciente ao hospital até alguns dias depois de ser operado”, explicou Dr. Fábio.
Diretor do Pronto-Socorro do Hospital Ferreira Machado (HFM) e ortopedista, Dr. Fábio Costa de Macedo
/
Reprodução Júnior Marins/ Secom Campos
O médico comenta que a preocupação é recorrente pois os estoques de sangue estão frequentemente abaixo do necessário. Ele destacou ainda que no último feriadão, de quinta (4) a domingo (7), o hospital registrou apenas 80 doações em quatro dias, quando era esperado receber cerca de 280.
Dr. Fábio destaca ainda que o sangue é essencial para manter a circulação e o transporte de oxigênio para as células do corpo humano.
“O paciente poli traumatizado com perda sanguínea muito grande vai ter um comprometimento circulatório. Então, o oxigênio é necessário e obrigatório para qualquer célula desse paciente funcionar, se não tem sangue levando esse oxigênio, esse oxigênio não chega e os tecidos começam a entrar em sofrimento”, esclareceu.
No hemocentro, doadores destacaram a importância da solidariedade para quem depende das doações de sangue.
“A doação é muito importante, tem muita gente precisando de sangue. Eu vim doar para o meu cunhado que está com câncer de estômago. Está avançado e ele está precisando muito de sangue”, disse Natália da Cruz de Almeida.
Campanha Junho Vermelho reforça importância da doação de sangue
/
Reprodução Júnior Marins/ Secom Campos
No entanto, dessa vez ela não conseguir doar devido à uma baixa, mas Natália contou que retornará em breve. “Eu não pude doar, mas daqui a 15 dias eu volto para doar para outra pessoa. É um ato de amor”, destacou.
Já Samuel Rodrigues Francis foi até a unidade para ajudar um amigo vítima de um acidente, que precisaria de bolsas de sangue após cirurgia.
“Se todos nós tivéssemos um pouco dessa responsabilidade seria melhor para todos. Eu vim cedo com medo de chegar aqui e demorar por ter muita gente, e me surpreendi por ter poucas pessoas. É uma situação bem difícil”, comentou.
Campanha Junho Vermelho reforça importância da doação de sangue
/
Reprodução Júnior Marins/ Secom Campos
O Hemocentro funciona no anexo do HFM, que fica localizado na Rua Rocha Leão, nº 2, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Para doar sangue, é necessário apresentar documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Menores de idade precisam de autorização do responsável.