Animais são abandonados em imóveis no Centro de Campos
Um problema que não é recorrente são dois imóveis, no Centro de Campos, que servem para depósito de animais. Moradores colocam comida e água para gatos e cachorros jogados em dois imóveis na Rua Lacerda Sobrinho. A situação gera reclamações, que foi registrada por pessoas que moram na região e presenciaram alguns momentos de abandono. Na última semana, a Folha mostrou que mais de 10 gatos foram vítimas de envenenamento e maus-tratos na região da Pelinca, segundo denúncia de moradora. Ao todo, foram 15 animais encontrados mortos no bairro.
Sérgio Pessanha contou que os animais têm sido abandonados nos terrenos das casas e, ao passar, vê esses bichos dentro dos locais. Já Tânia Pereira informou que moradores ajudam ao colocar alimento e água para os animais.
"Passo aqui diariamento e percebo a quantidade desses bichos dentro dos terrenos. Pessoas os abandonam por aqui, um problema que já acontece há tempo. Os gatos formam colônias e sobrevivem da ajuda das pessoas. Vivem e meio à rua movimentada somando gatos machucados por atropelamento ou ainda por maus-tratos de alguns", disse triste.
Tânia reforçou que esses animais são ajudados para não morrerem de fome e sede.
"Se não fosse a boa ação, não sei o que seria deles. Passo aqui e vejo comida e água espalhados nos terrenos. Quem maltrata animais deve se conscientizar que comete crime e pode até ter punição", enfatizou.
O Canil Municipal, que funciona no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos, informou que já retirou 2.134 cães e gatos das ruas desde o início da atual gestão, e os encaminhou para adoção responsável. Atualmente, cerca de 30 animais estão abrigados na unidade, onde recebem tratamento, vacinação, castração e todos os cuidados necessários antes de serem disponibilizados para encontrar um novo lar.
O Canil Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, e mantém agenda de feiras de adoção aos finais de semana, muitas delas em parceria com iniciativas privadas e nos eventos da Prefeitura. O CCZ também disponibiliza gratuitamente a vacinação antirrábica na sede e na UBS Pet.