Padre Romário lança livro sobre santa que morreu em câmara de gás nazista
Dora Paula Paes 27/08/2025 16:41 - Atualizado em 27/08/2025 16:41
Reprodução
A obra com foco no fortalecimento da fé e na espiritualidade será lançada neste domingo (31), em Campos. "A doutrina da cruz vivida e teorizada por Santa Teresa Benedita da Cruz", do padre Romário da Silva Campos terá sessão de autógrafos na Catedral do Santíssimo Salvador. A santa morreu em uma câmara de gás nazista em Auschwitz, durante a segunda guerra mundial, quando foi capturada pela Gestapo em 1942.

Durante as missas das 7h, 10h e 19h, o padre Romário estará, ao final das celebrações, autografando a obra. O livro também pode ser adquirido na Livraria da Catedral.

Em 1998, o Papa São João Paulo II, canonizou Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein). Ela era uma mulher cheia de determinação, que buscou até o último suspiro de sua vida, encontrar a verdade.

Edith Stein foi uma filósofa e teóloga alemã, nascida em Breslau - Alemanha (hoje Wroclaw, Polônia) no dia 12 de outubro de 1891, de família judia, foi educada na fé desde cedo por sua mãe - pois seu pai faleceu aproximadamente dois anos depois do seu nascimento - tomando o judaísmo como sua religião durante longos anos de sua vida. Uma mulher determinada em buscar a profundidade de todas as coisas, Edith, desde pequena era marcada como uma criança muito esperta e curiosa, formulava questionamentos que deixou por muitas vezes aqueles que estavam ao seu redor admirados.

No cristianismo Edith, de acordo com dados biográficos, ela compreendeu melhor o judaísmo e tudo ganhou novo sentido. Convertendo-se, não renunciou a ser judia, mas quis sê-lo plenamente. Durante a segunda guerra mundial foi capturada pela Gestapo em 1942, e morreu na câmara de gás nazista em Auschwitz, unindo o sofrimento do seu povo aos da cruz de Cristo no dia 9 de agosto, dia de sua festa litúrgica na santa Igreja.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS