A peça infantojuvenil “Querência Quer Ver o Mar” chega aos teatros Firjan Sesi no Norte e Noroeste Fluminense, neste final de semana. Combinando poesia, elementos da cultura popular brasileira e uma proposta voltada à inclusão, o espetáculo faz parte da Circulação de Teatro Infantil do Edital Mosaico Rio. No sábado (23), o espetáculo será apresetando no Sesi-Guarus, em Campos, às 16h. No domingo (24), estará em cartaz em Itaperuna, também às 16h.
O espetáculofoca na valorização da ancestralidade nordestina, na diversidade cultural brasileira e no desejo de uma menina cega, preta e pequena nascida no bravo e brabo sertão que sonha em ver o mar. Mas como ver o mar? Ver com outros olhos!
Fundado em 2016, o Coletivo Du’velhomoço Criações da cidade do Rio de Janeiro vem consolidando sua trajetória no cenário cultural com produções que valorizam a identidade brasileira, a arte pública, e o fazer artístico voltado para crianças. Em 2025, o grupo retoma a circulação do espetáculo infantojuvenil “Querência Quer Ver o Mar”, uma montagem de 2017 que segue viva no repertório da companhia por sua relevância artística e afetiva. O Coletivo Du’velhomoço Criações tem a direção do artista, produtor cultural e diretor cênico: Berg Farias.
O espetáculo tem conquistado reconhecimento em importantes festivais de teatro no Brasil, acumulando prêmios e elogios da crítica. Entre as premiações recebidas, destacam-se as conquistas no 45° FESTE – Festival de Teatro de Pindamonhangaba- SP, no 18º Festival de Teatro de Duque de Caxias - RJ e no 6º Festival Ziembinski de esquetes – Os Ciclomáticos participando da Mostra oficial e reafirmando sua relevância no cenário cênico nacional.
Além de seu aspecto artístico e social, “Querência Quer Ver o Mar” é uma homenagem às memórias afetivas do diretor, em especial à sua avó paterna Dona Joaninha, sertaneja que nunca viu o mar, e à sua tia de coração, Tia Anja (Ângela Marques), que foi uma grande incentivadora de sua trajetória artística.
Ingresso - A entrada no Sympla custa R$ 10 e R$ 20.