Grupo alcoolizado agride plantonistas em unidade de saúde de SFI
Dora Paula Paes 17/01/2022 09:32 - Atualizado em 17/01/2022 10:21
Secretário Sebastião Campista lamentou o ocorrido
Secretário Sebastião Campista lamentou o ocorrido / Divulgação
O município de São Francisco de Itabapoana registra mais um caso de violência em unidade hospitalar. Desta vez, um grupo de pessoas, inicialmente alcoolizadas, invadiu e agrediu a equipe de plantão na Unidade de 24 horas, em Barra de Itabapoana. Segundo a assessoria da prefeitura de SFI, houve o registro de um incidente na madrugada de sábado (15), onde o acompanhante de um paciente, ambos aparentemente alcoolizados, agrediram verbalmente e fisicamente a equipe de plantão da Unidade 24 Horas de Barra do Itabapoana. A ocorrência foi registrada, no mesmo dia, na 147ª Delegacia de Polícia Civil.

Nesse domingo (16), o secretário de Saúde do município, Sebastião Campista Filho, usou suas redes sociais para anunciar e lamentar o desligamento do médico David Medeiros. Segundo Campista, por conta do incidente ocorrido na sexta-feira. "Uma grande perda para a população de Barra de Itabapoana", ressaltou.

Ainda de acordo com ele, a prefeita Francimara e a pasta da Saúde estão buscando medidas necessárias, junto às autoridades competentes, para garantir a segurança dos profissionais que atuam na unidade. A localidade, explica, conta com médicos, insumos e medicamentos, além de uma base de serviço municipal de resgate, no entanto, esses profissionais precisam de garantia de segurança.

"É sempre importante deixar claro que nada será eficaz se não tivermos consciência de que a violência nunca é o melhor caminho a ser seguido, ao contrário, e o desligamento do Dr. David Medeiros é uma prova clara disso", escreveu o secretário de Saúde.
"A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) está investindo num sistema de câmeras de monitoramento e buscando junto à Polícia Militar (PM) uma ampliação do efetivo para dar proteção aos profissionais que estão atuando. Mas, acima de tudo, a prefeitura está procurando fazer um trabalho de conscientização, porque entende que estes casos são isolados, já que geralmente o agressor vai com uma pré-disposição a criar um tumulto e que 98% da população da localidade não compactuam com isso e utilizam o serviço público da melhor forma possível. Através da conscientização, objetivamos inibir este tipo de situação para que não volte a acontecer e nem haja prejuízo ao atendimento dos munícipes", destaca em nota o governo municipal.
Outro caso de agressão durante plantão
Em agosto do ano passado, um outro caso de violência em unidade de saúde de SFI foi registrado na 147ª Delegacia de Polícia (DP/SFI). Uma gestante foi agredida por uma médica no Hospital Municipal Manoel Carola, em São Francisco de Itabapoana. A confusão começou quando a grávida solicitou a transferência, mas enfrentou dificuldades para ser atendida e questionou juntamente com o marido dela. Como houve demora, o companheiro da gestante começou a discutir com os funcionários. Pouco depois, uma médica começou a ofender o casal e agrediu a grávida. Um profissional da unidade tentou separar a briga, mas não conseguiu evitar as agressões.
Após a confusão no Manoel Carola, a paciente conseguiu a transferência e foi levada para um hospital de Campos, onde o parto foi feito.
Em nota, na ocasião, a Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana informou que “promoveu a coleta de informações preliminares e diante da gravidade dos fatos determinou o imediato afastamento dos servidores envolvidos e providenciou o encaminhamento deles à 147ª Delegacia de Polícia (DP/SFI) para a abertura de inquérito policial visando a apuração de eventuais crimes praticados”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS