Pedras começam a ser colocadas no dique de Barcelos na segunda
14/01/2022 20:03 - Atualizado em 14/01/2022 20:10
Máquinas trabalham para acesso ao dique
Máquinas trabalham para acesso ao dique / Divulgação - Prefeitura SJB
Máquinas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) estão em Barcelos para fazer o acesso dos caminhões que vão lançar as pedras no trecho do dique que rompeu com a cheia do rio Paraíba do Sul. O trabalho está previsto para começar nesta segunda-feira (17). A ação emergencial do Governo do Estado, que é o responsável pela execução de obras na estrutura do dique, foi anunciada pelo governador Cláudio Castro.
O nível do rio Paraíba do Sul está baixando cinco centímetros a cada duas horas no município. A medição das 18h desta sexta-feira (14) no município foi de 6,60 metros. Mas a situação ainda é crítica em vários pontos do município. Nesta sexta, a prefeita Carla Machado acompanhou o trabalho das equipes técnicas da Prefeitura nas localidades do quinto e sexto distritos que foram afetadas pela cheia. Ela também se reuniu com representantes do Porto do Açu para definir uma nova rota para os veículos pesados enquanto o trecho da BR 356 entre Barcelos e Caetá permanece interditado.
Uma nova rota alternativa será apresentada pelo Porto no início da próxima semana. Nas estradas vicinais utilizadas atualmente como rota há restrições para a passagem de veículos pesados, exceto os que atendem serviços públicos essenciais, transporte de combustíveis, gêneros alimentícios, medicamentos e ônibus de transporte público de passageiros.
As equipes da Prefeitura seguem atuando na área urbana de Barcelos e nas áreas rurais de Vila Abreu, Vila da Terra, Palacete, Pipeiras, Barra do Jacaré e Sabonete. Também estão sendo executados serviços de limpeza nos canais São Bento, Vila Abreu e Quitingute. Foi feita uma intervenção na Estrada do Martinho, que liga Pipeiras a Campo da Praia, para ajudar a escoar a água para o Quitingute. Além disso, pontos críticos do dique, como Viana e São João, seguem sendo monitorados para as ações necessárias de reforço.
No município, há 10 famílias desabrigadas e 15 famílias desalojadas, todas nas regiões de Barcelos e Açu. As famílias desabrigadas foram incluídas no programa Aluguel Social da Prefeitura. Ao todo, são 54 famílias afetadas pela cheia.
Os telefones de emergência para ocorrências são: 199 – Defesa Civil Municipal (22) 99915-3153 e (22) 2741-1190 – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
Rotas alternativas
O bloqueio da BR 356 afeta moradores e veranistas, já que essa é a principal ligação entre Campos e SJB. Confira as rotas alternativas:
1 - Entrar em Barcelos, seguir por Campo Novo, Venda Nova e Beira do Taí, passando por Pipeiras, Palacete, Vila da Terra e retornando à BR-356 no trevo de Caetá (link para o Google Maps).
2 - Outra opção é seguir pela RJ 216, no sentido Baixada Campista até Mussurepe, passar por São Bento, Cazumbá e Sabonete (link para o Google Maps).
Veja momento do rompimento do dique em Barcelos:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS