Rios Paraíba e Itabapoana afetam comunidades de São Francisco de Itabapoana
11/01/2022 23:07 - Atualizado em 12/01/2022 17:14
  • Casas afetadas na praia de Gargaú

    Casas afetadas na praia de Gargaú

A Defesa Civil Estadual está atuando, na noite desta terça-feira (11), no socorro e orientação à população ribeirinha de São Francisco de Itabapoana, afetada por dois rios diferentes: Paraíba do Sul e Itabapoana. Na praia de Gargaú são cerca de 20 pessoas com casas atingidas pela enchente e orientadas pela Defesa Civil Municipal como agir neste caso, além da comunidade de Campo Novo, ambas as localidades banhadas pelo rio Paraíba do Sul.

A Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI) segue em alerta para as consequências das chuvas intensas registradas na região nos últimos dias. Ao longo desta terça-feira (11), os agentes do órgão concentraram os trabalhos em Gargaú e localidades próximas.

“Em Barra Velha, a maioria das casas já foi atingida pela cheia do rio. Em algumas, a água está somente no quintal, mas, em outras, chegou a alguns cômodos. Os moradores, por sua vez, optaram por não saírem de suas residências, aguardando o nível do rio nas próximas horas”, informou o diretor da Defesa Civil, tenente José Ricardo. De acordo com ele, a situação é semelhante em Muritiba e Campo Novo. A tendência, porém, é que a pressão das águas diminua nas próximas horas.

Quanto à Barra do Itabapoana, que é margeada pelo Rio Itabapoana, não há previsão de transbordamento. Segundo o tenente, apesar do transbordo em Bom Jesus do Itabapoana o volume de água “vem se diluído bem pelo caminho”. A previsão é que a parte são franciscana do rio receba as poucas consequências das chuvas no Noroeste Fluminense entre a noite desta terça e a madrugada de quarta-feira (12).

Em caso de emergência e inundações, a população deve entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil por meio dos telefones 153 ou 2789-1885.

A equipe da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano composta por assistentes sociais e psicóloga, acompanhada pelo Secretário da Pasta, Fagner Azeredo, foi parceira das intervenções realizadas pela Defesa Civil, realizando abordagem as famílias, orientações e atendimento com cesta básica de acordo com perfil e critério de necessidade.

Previsão — Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas devem ser predominantes no município entre as noites de terça e quarta-feira, conforme apontam informações do Instituto Nacional de Meteorologia. A partir de quinta-feira (13), o tempo deve ficar firme.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS