Barcelos celebra São Sebastião
20/01/2018 | 09h32
Por Antunis Clayton e Ricardo Gomes
Uma missa solene, às 19h30, seguida pela procissão, marcará hoje o Dia de São Sebastião em Barcelos. A programação religiosa, aberta no último dia 16, contou também com uma alvorada, nas primeiras horas da manhã de hoje. A devoção a São Sebastião no distrito sanjoanense está completando 70 anos e começou com os funcionários da usina.
Coordenador do Terço dos Homens, Carlos Augusto de Souza Barreto relata que o planejamento da festa se iniciou no ano passado, com ações para angariar fundos, além de reuniões para traçar a programação. “Festejar São Sebastião já faz parte da tradição religiosa de Barcelos. Devoção muito antiga que temos mantida com a participação da comunidade que, além de prestar as homenagens ao santo mártir, a cada ano agradece os favores alcançados no ano anterior”, destaca Carlos Augusto.
Para o padre Francisco de Assis Soares Cravo honrar o santo protetor é algo especial para as famílias cristãs de uma comunidade e em Barcelos não é diferente. “São Sebastião é o padroeiro secundário de Barcelos, intercessor das famílias. Sua celebração é a celebração dos frutos da Ressurreição através do seu testemunho, da sua coragem e da sua fé”, diz.
Compartilhe
Baixada Campista já celebra o Padroeiro Santo Amaro
06/01/2018 | 15h41
Na noite do dia 15, em louvor a Santo Amaro, muitos louvores na voz do Padre Max
Na noite do dia 15, em louvor a Santo Amaro, muitos louvores na voz do Padre Max
por Antunis Clayton e Ricardo Gomes
A Baixada Campista já está preparada para a Festa de Santo Amaro. A programação religiosa foi aberta neste sábado (dia 6) com o inicio do novenário. A tradicional Cavalgada da Fé será realizada amanhã (dia 7), com saída da localidade de Mussurepe. Já é grande, segundo Carla Cordeiro, organizadora da festa, a visitação de fiéis à Igreja do Padroeiro da Baixada.
A expectativa é de pelo menos 100 mil pessoas passem pelo distrito nos dias de festa.
A festa preserva tradições populares. O levantamento do mastro é um dos pontos altos da programação e acontece após a missa de encerramento do novenário, no dia 14. Miguel de Carvalho Gomes renova a cada ano o famoso laço de Santo Amaro, idealizado pelo seu pai Dalírio Pereira Gomes. Toda a estrutura é custeada pelo grupo de devotos. Jorge Bento Neves Pereira lembra a tradição familiar presente nos festejos. “A preparação do mastro é uma tradição de todas as famílias de Santo Amaro. Uma oportunidade para encontrar amigos que hoje moram em outras cidades, mas que voltam ao distrito para esse momento de fé”, ressalta Jorge Bento.
A Igreja de Santo Amaro, obra dos monges beneditinos é uma das referencias no turismo religioso na cidade. “Uma das principais festas religiosas do Norte Fluminense, constituindo uma experiência de fé caracterizada pela cruz, fonte de conversão e missão, a compaixão e a misericórdia, expressas nos milagres em benefício dos pobres e desamparados, além da paz com Deus, os irmãos e toda a criação. A cavalhada, como bem cultural, testemunha a importância do diálogo inter-religioso, em especial com o mundo islâmico. Como se pode apreciar, é uma festa que oportuniza um valioso espaço para a Nova Evangelização, agregando valores e movimentando o turismo religioso regional”, destaca Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, bispo de Campos.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
De 06 a 14/01 – 19h – Missas do Novenário
Dia 07/01 – Tradicional cavalgada (saída às 9h de Mussurepe)
Dia 14/01 – 21h – Levantamento do mastro
Dia 15/01 – Dia de Santo Amaro
5h – Alvorada
3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 17 h – Missas
18h30 – Procissão
21h – Show Padre Max e Banda
Compartilhe
Rodada de vitórias dos cariocas na Copinha
04/01/2018 | 08h30
Todos os clubes do Rio de Janeiro que fizeram seus jogos na primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior venceram e lideram seus grupos. Nas partidas de ontem, 100% de aproveitamento para as equipes cariocas.
O Fluminense venceu o Mogi Mirim por 3 a 0 e lidera o Grupo 8 ao lado do Marília, que venceu o Tubarão por 4 a 3, ambos com 3 pontos ganhos. O Tricolor volta a jogar sábado, às 16h, enfrentando o Tubarão. Também com 3 pontos, o Madureira é líder isolado do Grupo 1, depois de vencer o Fernandópolis por 2 a 1. No outro jogo do grupo, Criciúma e Guarani empataram em 0 a 0. O próximo jogo do Madura será sábado, às 18h, contra o Criciúma.
O Botafogo, no Grupo 13, venceu o Velo Clube por 4 a 1 e lidera ao lado do River-PI, ambos com 3 pontos. O River bateu o Capivariano por 3 a 0. O Alvinegro volta a jogar sábado, às 11h, enfrentando o River. O Flamengo goleou o Ji-Paraná por 6 a 0 e está absoluto no Grupo 21, com três pontos. No outro confronto, Oeste e Aimoré empataram em 2 a 2. O Rubro-Negro volta a campo sábado, às 19h, para jogar contra o Aimoré.
Boavista e Volta Redonda estréiam hoje na competição. Pelo Grupo 6, que também conta com as equipes do Capital e Osvaldo Cruz (sede), o Boavista encara o Internacional, às 16h. O Voltaço está no Grupo 19, com sede em Itapira, e terá como primeiro adversário o Fortaleza, às 21h. O jogo do grupo será disputando entre Estanciano e Itapirense.
Compartilhe
Fogo, Fla e Flu estréiam hoje na Copinha
03/01/2018 | 12h52
Três grandes clubes do Rio de Janeiro fazem hoje suas partidas de estréia na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Fluminense joga às 15h30, contra o Mogi Mirim. No Grupo 8 também estão o Marília (sede) e o Tubarão. Pelo Grupo 11, o Botafogo joga às 21h, enfrentando o Velo Clube. Também fazem parte do grupo do alvinegro Capivariano (sede) e River-PI. Em Barueri, pelo Grupo 21, o Flamengo terá pela frente o Ji-Paraná, às 21h30. O grupo, com sede em Barueri, tem ainda Aimoré e Oeste.
O Vasco lidera o Grupo 26 com três pontos. Na estréia, os cariocas bateram ontem o Juventus por 2 a 0. No outro jogo do grupo Água Santa e Espírito Santo empataram em 2 a 2. O Vasco volta a jogar sexta-feira, às 16h, contra o Espírito Santo. O Volta Redonda está no Grupo 19 e estréia amanhã.
Compartilhe
Inscrições para o projeto "Câmara Mirim 2018" até 22 de janeiro
29/12/2017 | 17h02
Até o dia 22 de janeiro, os professores interessados em levar seus alunos ao programa “Câmara Mirim”, realizado pela Câmara dos Deputados, devem enviar, por email, a redação com o tema “Por que é importante que os estudantes participem do programa de simulação parlamentar Câmara Mirim 2018?”.
Os trabalhos serão analisados segundo critérios de adequação ao tema, correção ortográfica e gramatical. Podem participar professores regentes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental em escola pública ou particular. A divulgação dos resultados se dará em 26 de janeiro de 2018. Os autores das 10 melhores redações levarão até 30 alunos para participar do evento, com atividades previstas para os dias 25 e 26 de outubro.
Todos os anos, em outubro, 400 estudantes vivem a experiência, em Brasília, de analisar, discutir e votar projetos de lei feitos por crianças e adolescentes de todo o país.
O portal Plenarinho tem outras informações.
Compartilhe
Catedral do Santíssimo Salvador com programação especial na Virada do Ano
27/12/2017 | 15h20
A comunidade católica de Campos terá a oportunidade de ver 2018 chegar em oração e louvor. Uma Vigília será realizada na Catedral Diocesana, com início às 23h de domingo (dia 31) e finalização às 5h de segunda-feira (dia 1º). O encontro faz parte de uma programação especial montada para a ocasião.
Na manhã de domingo (31), acontecerão as missas das 7h e das 10h, horários já tradicionais. No período da noite, a partir das 19h, será celebrada a missa solene de Ano Novo. Na Igreja Santa Efigência (esquina de Tenente Coronel Cardoso com Marechal Floriano) a missa do domingo será às 8h, como costumeiramente acontece. Na segunda-feira (1º), as missas na Catedral do Santíssimo Salvador acontecerão às 10h e 19h.
A Vigília da Virada de Ano terá animação do evangelizador Nelinho Figueiredo, apresentador dos programas de rádio “Valei-me São José” e “Amigos pela Fé”. “Já se tornou tradicional esse encontro. Buscamos dar opção àqueles que desejam passar esta noite em oração. Vamos finalizar às 5 horas da manhã com a finalidade de dar maior segurança e conforto às pessoas, já que neste horário os ônibus já estão circulando, facilitando o retorno daqueles que residem nos distritos e nos bairros”, explica Nelinho.
Compartilhe
"Valvulado e a Luz" de volta
25/12/2017 | 16h18
Depois de um período considerável sem postagens novas neste nobre espaço do portal Folha 1, o “Valvulado e a Luz” está de volta. Trataremos das questões ligadas ao rádio, ao esporte e, sobretudo, à fé cristã, sem deixar de dar atenção àquilo que estiver ocorrendo nos quatro cantos do mundo, como sempre aconteceu. Voltaremos a publicar a vida e a experiência cristã do santo do dia (Vida de Santo). Aproveito a ocasião para explicar o porquê da escolha do nome do blog, uma curiosidade de alguns dos seus leitores. Valvulado se deve à minha paixão pelo rádio, que trago desde menino, nos tempos em que os aparelhos de comunicação funcionavam com válvulas, depois substituídas por transistores. Luz, em maiúsculo, fica por conta de minha fé católica, sendo citação da Luz Divina, de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Compartilhe
Sobre o autor

Antunis Clayton

[email protected]

Arquivos