Ciclofaixa: fundamental!
26/03/2024 | 19h34
As discussões acaloradas na cidade sobre as novas ciclofaixas, executadas pelo poder público, parecem que perderam o tom agressivo e conservador de outrora - tudo novo causa estranheza, necessitando de tempo para que seja "digerido" pelo cérebro.
Sobre este tema, mais uma vez, gostaria de tecer alguns comentários.
1- tenho utilizado alguns trechos da ciclofaixa, facilitando o meu entendimento para formar uma ideia do seu funcionamento, assim como para saber o que foi pensado na sua construção;
2- a ciclofaixa da Barão de Miracema que muitos dizem ser bem exagerada, não faz sentido quando você entende que o fluxo que dá acesso a ponte de ferro no sentido Guarús, e vice-versa, é de um fluxo gigante, onde trabalhadores, estudantes e outros, tiveram seu acesso facilitado pelo tamanho da via;
3- a ciclofaixa da rua Formosa, que liga a bairros mais periféricos como Flamboyant e Jockey Club e que em sua parte final foi construída pelo governo de Rafael Diniz, também tem se mostrado de extrema importância;
Para finalizar, com uma boa notícia, tenho observado que os carros tem ocupado a via numa menor proporção - um salve a Guarda Municipal que tem trabalhado de forma a educar os motoristas ou até multar quando necessário - o que parece que tem dado certo.
E por último, e não menos importante, os que opinam de forma contrária à sua construção, não utilizam a bike como meio de transporte.
Vamos avante.
Bons treinos!
 
 
Compartilhe
Treinos com peso corporal substituem os realizados nos aparelhos?
20/03/2024 | 21h17
Pergunta muito comum que recebo por parte de atletas e alunos de academias, ou ainda pretendentes a atividade física:
"Treinos com peso corporal substituem os realizados nos aparelhos"?
Bem, antes de mais nada, cabe esclarecer que se toda a população treinasse com peso corporal, ou em academias, notadamente seria uma população fisicamente ativa, onde certamente todos teriam uma "saúde de ferro', com um menor índice de doenças e falta de autonomia no dia a dia.
Já para quem faz atividade física, o treino com peso corporal é bom, mas obviamente, quem realiza a musculação tradicional, com pesos e aparelhos mais estruturados, com possibilidade de oferecer uma maior sobrecarga com a devida segurança, sem dúvida, os resultados são muito mais expressivos, sob o ponto de vista da renovação celular dos ossos e músculos envolvidos no exercício, por mais que queiram vender algo diferente disso.
Bons treinos!
Compartilhe
"Professor: água antes do treino, durante ou depois?"
26/02/2024 | 19h42
Resposta, sendo muitíssimo bem objetivo: hidratação antes, durante e após o treino!
Bons treinos!
Compartilhe
Esclarecendo dúvidas
20/02/2024 | 18h58
 
Muitos me perguntam sobre os mais variados temas ligados ao mundo da atividade física, em especial sobre musculação, corrida, triatlo e treino funcional.
Perguntas simples, honestas, mas que requerem um boa didática na explicação para que não gere um mal entendido, uma dica que não esteja correta e que seja interpretada como algum direcionamento por interesse.
Como tenho ligação com academia, além de assessoria de corrida e triatlon, a interpretação pode ser dúbia. Mas jamais será.
A atividade física é bem simples o seu funcionamento, ou seja, com o uso o organismo melhora, e, com o desuso, ele perde. Bem simples de fato, num primeiro momento.
Mas seria que basta usar, estimular? Qual seria a carga suficiente para que as adaptações sejam benéficas, positivas, gerando ganhos e melhorando todo o ecossistema corporal? 
Ficamos para um próximo post, obrigado pela paciência.
Bons treinos!
Compartilhe
Treino para realizar no carnaval, by Sileno Júnior e Marcos Almeida
07/02/2024 | 19h15
 
Considerando manter treinos no período de carnaval pensando em objetivos futuros além de manter seu bem estar?
Clique aqui e se divirta.
Lembrando que o momento serve para todo o organismo - cabeça, tronco e membros - afinal, somos um só. Bons treinos!
Compartilhe
Os melhores brinquedinhos para quem gosta de esporte e tecnologia
20/01/2024 | 19h20
 
Dicas de Gifts para os que curtem tecnologia, em especial novas tecnologias, e, que irão ajudar muito os atletas nos seus respectivos esportes, como proteção, estímulo, assim como estar up to date com as últimas novidades. Seguem minhas lúdicas avaliações antes dos textos principais, em negrito.
Bem interessante. Se você já se esqueceu de desempacotar suas malas imediatamente depois de voltar para casa de uma corrida, sabe que há um odor de tri-kit que até mesmo os detergentes para a roupa mais difíceis lutam para remover. Idem para aquela bolsa de ginástica cheia de toalhas molhadas e camisas de corrida suadas que você continua esquecendo de trazer do carro. O cheiro está em toda parte - não apenas nos tênis de corrida que você estava usando, mas em qualquer roupa contida por perto e até mesmo na própria bolsa. Esta bolsa de roupa à prova de cheiro, que usa carvão de bambu para absorver odores, não é o presente mais romântico para triatletas, mas é incrivelmente prática, que é uma linguagem de amor própria, aqui.
Utilizei muito! Em um mundo de smartwatches que têm, sem dúvida, tantos (se não mais) recursos do que um laptop, há um caso a ser feito para desconectar e apenas correr sem uma onda de dados sobre você. Se você está em esportes de resistência há algum tempo, reconhecerá o onipresente relógio digital Timex Ironman, mas há uma boa chance de o seu ter se desintegrado. A beleza deste relógio abaixo de US$ 100 está entre seu peso leve e sua funcionalidade. Não faz mal que tenha uma marca de triatlo no nome do modelo, aqui.
Diferente. Se você ainda não mergulhou os dedos dos pés em um par de supersapatos, esta é uma maneira de baixo impacto de ver o que está perdendo. Os Modelos de Corrida não são apenas o superssapato banhado a carbono mais barato do mercado, mas também são muito bons. E o melhor ainda, eles são de uma pequena marca de triatleta com sede em Austin, que se destaca no atendimento ao cliente e faz apenas três modelos de tênis de corrida—não 30. Na verdade, se você já esteve ansioso sobre o treinamento em seus supersapatos com sola de carbono, por medo de quebrá-los, esta é uma ótima maneira de eliminar esse medo, já que dois pares ainda custarão menos do que a maioria dos concorrentes, aqui.
Fundamental para quem treina por aqui. Saber o quão hidratado você está é uma das coisas mais importantes no triatlo e corrida, mas também é uma das mais difíceis. Embora a tecnologia tenha avançado bastante na última década, a maioria dos dispositivos de teste de hidratação era baseada em laboratório, descartável ou extremamente imprecisa. Com a versão mais recente de seu dispositivo habilitado para Bluetooth, a HDrop está procurando consertar isso. Usando um dispositivo de plástico pequeno e leve amarrado à parte superior do braço - do tamanho de um pequeno monitor de frequência cardíaca - o HDrop pode medir sua taxa de suor, taxa de perda de líquidos e perda de eletrólitos e, em seguida, enviá-lo para o seu smartphone para análise pós-treino ou pós-corrida. Embora ainda não faça perda de fluido em tempo real, pode fornecer informações valiosas e ajudar a criar um plano de ingestão de hidratação/eletrólitos, aqui.
Demais! Em seu rosto, os óculos de natação heads-up da Form podem parecer excessivos, mas podem realmente transformar a maneira como você treina: Na piscina, os óculos podem fornecer dados valiosos como tempo, ritmo, contagem de traços e muito mais, pelas lentes, tudo sem parar seu intervalo para verificar o relógio. Para triatletas que normalmente são péssimos no ritmo, esta é uma ótima maneira de aperfeiçoar seu ritmo em longas repetições sem interromper o fluxo de natação. Mas em águas abertas, o Form realmente brilha, fornecendo a você todas as métricas acima mencionadas, além da distância, com um smartwatch Apple ou Garmin compatível. Agora você pode fazer esse inestimável treinamento em águas abertas com a adição de métricas de distância e tempo, mesmo que não tenha um ponto fixo para medição. O formulário também permite que você carregue exercícios nos óculos de proteção para ajudar a exibir conjuntos e dar envios sem relógio,  aqui.
Deveria ser obrigatórioEste pequeno dispositivo de radar para bicicleta da Garmin, que também funciona como uma luz traseira de alta visibilidade (obrigatória para andar na estrada, na minha opinião), pode detectar o tráfego vindo de 140 metros de distância e fornecer informações sobre a velocidade e a posição dos carros que se aproximam. Fundamental para os ciclistas como eu que correm riscos todos os dias nas estradas e dentro da cidade,  aqui.
Tomara que tenham sido úteis as dicas, bons treinos!
Compartilhe
Requisitos básicos para ser um atleta amador
17/11/2023 | 16h06
Todos que praticam esportes, sejam Olímpicos ou não, são considerados atletas amadores, embora uns sejam considerados mais atletas que amadores mas sem deixar de ser atletas amadores.
Considero alguns requisitos para este fim bem relevantes, como:
1- amar a modalidade escolhida;
2- treinar com orientação adequada;
3- ter uma ótima alimentação e se preocupar de verdade com o descanso;
4- praticar o esporte escolhido no mínimo 6 vezes na semana, entre a modalidade específica e os trabalhos paralelos (como a musculação, por exemplo);
5- estar atento as novidades do mercado esportivo;
6- vivenciar o esporte de verdade - amigos também atletas e assuntos sobre o tema;
7- estudar a programação de treinos futuros;
8- levar água e alimentos para os treinos que requeiram estes suplementos.
 
Eu curto esta vibe, bons treinos 
 
Compartilhe
Evolução
10/10/2023 | 18h20
 
O ser humano sobreviveu a todas as intempéries da vida graças a sua grande capacidade de adaptação. Desde a pré história, quando foi necessária uma grande aprendizagem para sobreviver num ambiente inóspito, até os dias de hoje, quando ainda é necessário aprender e se adaptar a novas situações do nosso cotidiano, o ser humano se mostra cada vez mais apto a receber novos estímulos em sua caminhada rumo à evolução. O processo evolutivo resultou em cérebros com uma abundância de circuitos neurais que podem ser modificados pela experiência através de um fenômeno denominado plasticidade neural (CARLSON, 2000).
Almeida, MWS, 2010 
Compartilhe
Falta de respeito com professores e alunos
05/09/2023 | 18h08
Nos desfiles de 7 de setembro, aos quais trabalho desde 1991, que era sempre sob a batuta da Secretaria Municipal de Educação, nesta data bem importante e comemorativa da nossa independência, a qual várias instituições participam, desde o sempre exército até hoje em dia os importantes movimentos sociais, os professores e alunos tem sofrido com a programação feita.
Nada contra outras instituições que são também muito importantes, sob o ponto de vista que todas são de fato fundamentais, mas mais uma vez deixar estudantes crianças e adolescentes, e, que dizem ser o nosso futuro, no sol e ou na chuva, em detrimento de máquinas e caminhões, além dos professores que estão numa idade mais avançadas, parece não ser uma medida de bom grado para os que de fato deveriam ser respeitados.
Nada também contra cargos de confiança, DAS e demais gestores de suas pastas, todos fundamentais para a máquina funcione, mas professores e alunos, como escrevi antes, foram esquecidos, deixados de lado mais uma vez. Uma pena que quem deveria valorizar não valoriza e depois não adianta pedir valorização de outros que não sano da área.
desfile
desfile / ser motriz
Bons treinos! 
Compartilhe
Salve Christiano!
29/08/2023 | 18h07
Christiano Abreu Barbosa, talentoso triatleta de Campos e um dos melhores do País, na sua faixa de idade, alcançou no mundial de Ironman na Finlândia, em distância de 70.3 milhas (1.9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida) no último domingo (27), uma destacada classificação, com o 39º lugar, se sagrando como o melhor sul-americano, além de melhor brasileiro na sua faixa de idade. Salve Christiano!
Bons treinos! 
Compartilhe
Sobre o autor

Marcos Almeida

[email protected]

Arquivos