A maior de todas
28/11/2021 | 18h18
<div style="text-align: justify;">A gigante Maratona de Nova Iorque - disputada todo primeiro domingo de novembro - e que &eacute; considerada a prova de 42km mais ic&ocirc;nica do mundo, teve um limite 't&eacute;cnico" por conta da pandemia, neste ano de 2021, em 33mil corredores, frente ao recorde de 53.639 presentes em 2019 - ano passado foi cancelada por estar no auge da Covid-19. Em 2022 promete casa cheia novamente. A conferir. Bons treinos!&nbsp;</div>
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Recomendações?!
24/11/2021 | 15h49
<div style="text-align: justify;">&nbsp;</div> <div style="text-align: justify;">Muito me preocupa recomenda&ccedil;&otilde;es apresentadas por muitos profissionais de sa&uacute;de, no que se relaciona a atividade f&iacute;sica, o exerc&iacute;cio f&iacute;sico, o movimento.</div> <div style="text-align: justify;">Por vezes, apesar de respeitar as disciplinas que nos s&atilde;o comuns - eu como educador f&iacute;sico - ainda tenho dificuldade em aceitar certos aconselhamentos, em especial quando n&atilde;o se &eacute; de uma determinada &aacute;rea de conhecimento.</div> <div style="text-align: justify;">Com isso n&atilde;o quero dizer que me isolo na minha ilha, muito pelo contr&aacute;rio, gosto de aprender com os profissionais que s&atilde;o bem sucedidos, sob o ponto de vista de alinhar a ci&ecirc;ncia &agrave; pr&aacute;tica ou a pr&aacute;tica com muita ci&ecirc;ncia.</div> <div style="text-align: justify;">O que me incomoda de fato, s&atilde;o as verdades absolutas, proferidas por alguns e sem ter a anu&ecirc;ncia de outros que circundam a grande roda do conhecimento, da academia.</div> <div style="text-align: justify;">Um exemplo interessante e que n&atilde;o se encerra por aqui - n&atilde;o tenho a pretens&atilde;o disto - diz respeito &agrave; m&aacute;xima do ganhar massa magra com exerc&iacute;cios de For&ccedil;a em detrimento das atividades aer&oacute;bias.</div> <div style="text-align: justify;">Os exerc&iacute;cios de For&ccedil;a, ou ainda, os exerc&iacute;cios Contra-Resistidos, numa abordagem cient&iacute;fica, se mostram de fato fundamentais, sob v&aacute;rios aspectos, onde escrevo uma pequena parte nos exemplos abaixo.</div> <div style="text-align: justify;">Melhora da For&ccedil;a (tudo &eacute; for&ccedil;a); sa&uacute;de &oacute;ssea; sa&uacute;de muscular; articular; tend&iacute;nea; proporciona melhores fun&ccedil;&otilde;es, desde atividades do cotidiano at&eacute; uma maior juventude de todo o organismo; melhora a s&iacute;ndrome metab&oacute;lica e seus fatores de risco e etc.&nbsp;Importante entender que a predomin&acirc;ncia do oxig&ecirc;nio nas atividades Anaer&oacute;bias &eacute; menor em rela&ccedil;&atilde;o a atividade Aer&oacute;bia, mas jamais com aus&ecirc;ncia total, como muitos possam acreditam.</div> <div style="text-align: justify;">J&aacute; os exerc&iacute;cios Aer&oacute;bicos ou&nbsp;Aer&oacute;bios - tamb&eacute;m&nbsp;numa abordagem cient&iacute;fica - proporcionam ganhos de todo o sistema celular que rege o metabolismo com a presen&ccedil;a de maior percentual de oxig&ecirc;nio como combust&iacute;vel principal; melhora tamb&eacute;m a s&iacute;ndrome metab&oacute;lica e seus fatores de risco; a sa&uacute;de &oacute;ssea; muscular; articular e tend&iacute;nea e etc. Parecidos, n&eacute;?</div> <div style="text-align: justify;">Em conclus&atilde;o deste estudo (<em><a href="https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/47951913/Concurrent_cardiovascular_and_resistance20160810-28418-1xme4an-with-cover-page-v2.pdf?Expires=1637797476&amp;Signature=K4YlwMdLSyMuHVusZbmkcvTHg-oH~WafuqA2k2xnECDYsOugKItUVZcfAcjTHup94jTZIltyIwBf4o1Ev1UJqJ~ihDi2TofdO4ODU4ZoDPjHnFh1Z2-8-enIiT4mLT2jepKPPIeH9S-Qh2tVUhu0Eu7cXRE9L1EZExWmP7jnOseVrNDASMKWcH9vUzITWz~Fsy4zlEfGNeyVEClK81XofOktrRvP83B4xoI-dbem~m5N1iOW6kqt9obk5rZ1pe3BJGCjz9QHl3ismZQafC8WgeFWyowEfFoGC4iAOMmHFZ6GaiAauk6BPpAsYtnTbl4LMbm~urihyPNWHZ7C0yP0UQ__&amp;Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA">aqui</a></em>), os resultados corroboram a posi&ccedil;&atilde;o do American College of Sports Medicine, que indica a import&acirc;ncia de programas abrangentes de exerc&iacute;cios para idosos que incorporem componentes cardiovasculares e de treinamento de for&ccedil;a. Al&eacute;m disso, esses dados sugerem que adultos mais velhos aparentemente saud&aacute;veis que participam de programas de treinamento combinados n&atilde;o prejudicam os ganhos de for&ccedil;a potenciais que poderiam ser alcan&ccedil;ados apenas com o treinamento de for&ccedil;a.</div> <div style="text-align: justify;">Por &uacute;ltimo, e talvez mais importante, esses dados sugerem que o treinamento combinado &eacute; de valor significativamente maior do que o treinamento cardiovascular ou de for&ccedil;a sozinho no que diz respeito &agrave; otimiza&ccedil;&atilde;o de certos aspectos da aptid&atilde;o funcional.</div> <div style="text-align: justify;">Ent&atilde;o, como assim somente exerc&iacute;cios de For&ccedil;a &eacute; recomendado no card&aacute;pio do movimento de qualquer grupo et&aacute;rio?</div> <div style="text-align: justify;">Fa&ccedil;amos um exerc&iacute;cio mental: imaginem nossos antepassados levantando s&oacute; &aacute;rvores e n&atilde;o conseguindo correr. Ficariam sem comida e seriam um apetitoso alimento para os seus predadores. E talvez nem estiv&eacute;ssemos aqui para refletir sobre isso.</div> <div style="text-align: justify;">Ah, sobre o prazer, sobre a liberac&atilde;o de beta-endorfinas, todas produzem, mas o que seria a vida sem as escolhas de cada um, sem a sua fruta preferida, sem cor que te atrai...&nbsp;</div> <div style="text-align: justify;">Por curiosidade, vamos a defini&ccedil;&atilde;o da palavra Aer&oacute;bio, que vem do grego a&eacute;r, a&eacute;ros =&nbsp;<strong>ar</strong> + grego b&iacute;os, ou =&nbsp;<strong>vida&nbsp;</strong>- como podemos ler, pois o pr&oacute;prio nome tem o significado: <strong>ar</strong> da <strong>vida</strong>. E como posso recomendar retirar das pessoas a Vida e o Ar?&nbsp;</div> <div style="text-align: justify;">Fontes: <em><a href="https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/47951913/Concurrent_cardiovascular_and_resistance20160810-28418-1xme4an-with-cover-page-v2.pdf?Expires=1637797476&amp;Signature=K4YlwMdLSyMuHVusZbmkcvTHg-oH~WafuqA2k2xnECDYsOugKItUVZcfAcjTHup94jTZIltyIwBf4o1Ev1UJqJ~ihDi2TofdO4ODU4ZoDPjHnFh1Z2-8-enIiT4mLT2jepKPPIeH9S-Qh2tVUhu0Eu7cXRE9L1EZExWmP7jnOseVrNDASMKWcH9vUzITWz~Fsy4zlEfGNeyVEClK81XofOktrRvP83B4xoI-dbem~m5N1iOW6kqt9obk5rZ1pe3BJGCjz9QHl3ismZQafC8WgeFWyowEfFoGC4iAOMmHFZ6GaiAauk6BPpAsYtnTbl4LMbm~urihyPNWHZ7C0yP0UQ__&amp;Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA">aqui</a></em> e <em><a href="https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0002914911017838">aqui</a>.&nbsp;</em></div> <div style="text-align: justify;"><em>Bons treinos!</em></div>
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Sobre umidade do ar e práticas esportivas
15/11/2021 | 21h35
<div style="text-align: justify;">De maneira simplificada, a temperatura ambiente e a umidade relativa do ar est&atilde;o ligadas &agrave; capacidade do homem em regular a temperatura corporal e &agrave; capta&ccedil;&atilde;o do oxig&ecirc;nio. Como a temperatura central do corpo oscila pouco, a exposi&ccedil;&atilde;o ao calor ou frio faz com o corpo crie mecanismos de termorregula&ccedil;&atilde;o para gerar ou manter calor nas baixas temperaturas e dissipar calor nas altas temperaturas.&nbsp;</div> <div>A temperatura central do corpo em repouso &eacute; de 37&deg;C e aumenta para 38,5&deg;C a 75% de esfor&ccedil;o durante o exerc&iacute;cio (75% VO2 m&aacute;ximo). Esse valor n&atilde;o aumenta mais porque existem os mecanismos de termorregula&ccedil;&atilde;o; sem eles, a temperatura central do organismo subiria 1&deg;C a cada cinco minutos de exerc&iacute;cio intenso.</div> <div>Dentre esses mecanismos, a evapora&ccedil;&atilde;o (suor) &eacute; o meio mais eficaz de se dissipar o calor, lembrando que o que refresca &eacute; a evapora&ccedil;&atilde;o e n&atilde;o o transpirar. Para que o suor ven&ccedil;a a barreira da pele &eacute; preciso que a sua press&atilde;o seja maior que a press&atilde;o externa da &aacute;gua contida no ar, mais conhecido como vapor de &aacute;gua. A quantidade de vapor de &aacute;gua contida no ar reflete a umidade relativa do ar (UR); quanto mais vapor, maior a UR.</div> <div>Nesse sentido, quanto maior for a UR mais dif&iacute;cil fica transpirar e resfriar a temperatura corporal. Exerc&iacute;cios em dias quentes e &uacute;midos n&atilde;o favorecem a perda de calor e, consequentemente, prejudicam performance e podem comprometer a sa&uacute;de.</div> <div><em>O ar inspirado (oxig&ecirc;nio) precisa ser umidificado em 90% dentro do corpo para que o organismo consiga fazer as trocas gasosas com efici&ecirc;ncia. UR baixa e vias a&eacute;reas ressecadas por conta disso prejudicam o processo de umidificar o oxig&ecirc;nio, uma das causas da sensa&ccedil;&atilde;o de dificuldade em fazer exerc&iacute;cio em clima seco e pior, quente.</em></div> <div><em>Alguns fatores que interferem na evapora&ccedil;&atilde;o do suor:</em></div> <div><em>Quanto menos roupa, melhor</em></div> <div><em>Exist&ecirc;ncia de vento</em></div> <div><em>Quanto maior a temperatura, maior a evapora&ccedil;&atilde;o</em></div> <div><em>Quanto maior a UR, menor a evapora&ccedil;&atilde;o</em></div> <div><em>A &aacute;gua conduz melhor o calor; vale molhar a camisa e n&atilde;o enxugar o suor</em></div> <div><em>Valores para umidade relativa do ar:</em></div> <div><em>Recomendado: entre 70% e 40%</em></div> <div><em>Estado de aten&ccedil;&atilde;o: entre 30% e 21% (&eacute; aconselh&aacute;vel evitar exerc&iacute;cios ao ar livre das 11h &agrave;s 15h)</em></div> <div><em>Estado de alerta: entre 20% e 13% (&eacute; aconselh&aacute;vel evitar exerc&iacute;cios ao ar livre das 10h &agrave;s 16h)</em></div> <div><em>Estado de emerg&ecirc;ncia: abaixo de 12% (&eacute; aconselh&aacute;vel n&atilde;o praticar exerc&iacute;cios ao ar livre).</em></div> <div>Fonte: <em><a href="https://www.esportividade.com.br/como-temperatura-e-umidade-do-ar-influenciam-desempenho-de-um-atleta/">Esportividade</a></em></div>
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Terceira Folha
15/11/2021 | 06h51
<div style="text-align: center;">&nbsp;</div> <div style="text-align: justify;"><strong><em><a href="https://www.jornalterceiravia.com.br/2021/11/14/campistas-em-massa-na-maratona-do-rio-de-janeiro/">Mat&eacute;ria</a></em></strong> sobre os meninos e meninas que foram correr na capital, domingo (14) e segunda (15), no evento chamado Maratona do Rio, nas suas mais variadas dist&acirc;ncias, feita pelo <span style="text-decoration: underline;"><em><a href="https://www.jornalterceiravia.com.br">Jornal online Terceira Via</a></em></span>. Bons treinos.</div>
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Boas sensações
14/11/2021 | 06h55
<div style="text-align: center;">Hoje (14/11) e amanh&atilde; (15/11), na Maratona do Rio nas suas mais variadas dist&acirc;ncias, boas sensa&ccedil;&otilde;es estar&atilde;o sendo vivenciadas, ap&oacute;s longo per&iacute;odo OFF. Bons treinos!</div>
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Do blog para Livro
10/11/2021 | 15h22
<div style="text-align: justify;">&nbsp;</div> <div style="text-align: justify;">Numa&nbsp;<strong><em><a href="https://www.folha1.com.br/_conteudo/2016/11/blogs/sermotriz/1150395-recomendacoes-da-oms-dos-niveis-de-atividade-fisica-para-todas-as-faixas-etarias.html">mat&eacute;ria</a></em></strong> sem muita pretens&atilde;o, como sempre, mas com conte&uacute;do bem importante constru&iacute;do atrav&eacute;s de pesquisas em Institui&ccedil;&otilde;es estabelecidas no que diz respeito ao padr&atilde;o das informa&ccedil;&otilde;es, sendo as "Opini&otilde;es do Mundo" neste quesito, fui convidado a ser inclu&iacute;do num livro com tiragem de 30 mil exemplares (mensagem abaixo), pela editora Moderna.<br /></div> <div style="text-align: justify;">Segue:</div> <div style="text-align: justify;"><strong><em>Prezados, </em></strong></div> <div style="text-align: justify;"><strong><em>A Editora Moderna est&aacute; produzindo o material did&aacute;tico abaixo especificado e para seu enriquecimento, solicitamos autoriza&ccedil;&atilde;o para reproduzirmos o seguinte texto, nos formatos abaixo indicados: </em></strong></div> <div style="text-align: justify;"><strong><em>Texto: Atividades f&iacute;sicas para crian&ccedil;as e jovens </em></strong></div> <div style="text-align: justify;"><strong><em>Dispon&iacute;vel em: &lt;https://www.folha1.com.br/_conteudo/2016/11/blogs/sermotriz/1150395-recomendacoes-da-oms-dos-niveis-de-atividade-fisica-para-todas-as-faixas-etarias.html&gt;. Acesso em: 14 jan. 2021</em></strong></div> <div><strong><em>Formatos: </em></strong></div> <div><strong><em>-reprodu&ccedil;&atilde;o do texto em livro impresso e m&iacute;dias digitais vinculadas &agrave; obra impressa. </em></strong></div> <div><strong><em>Obs: As m&iacute;dias digitais t&ecirc;m acesso restrito, por login e senha, a alunos e professores que adquirem o livro impresso. </em></strong><strong><em>Tiragem: 30.000 (trinta mil) exemplares e acessos </em></strong></div> <div><strong><em>Dados do material did&aacute;tico: </em></strong></div> <div><strong><em>T&iacute;tulo: Buriti Mais - Ci&ecirc;ncias Humanas -&nbsp;</em></strong><strong><em>Volume: 1&ordm; ano </em></strong></div> <div><strong><em>Autor(a, as,es): Autoria coletiva da Editora Moderna.&nbsp;</em></strong><strong><em>Segmento: destinada a alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental </em></strong></div> <div>Sensacional. A mat&eacute;ria pode ser lida <strong><em><a href="https://www.folha1.com.br/_conteudo/2016/11/blogs/sermotriz/1150395-recomendacoes-da-oms-dos-niveis-de-atividade-fisica-para-todas-as-faixas-etarias.html">aqui</a></em>.</strong> Bons treinos!</div> <div>&nbsp;</div> <div>&nbsp;<br /></div> <div>&nbsp;</div> <div>&nbsp;<br /></div>
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4º Slake Adventure Trail Run
06/11/2021 | 18h55
<div style="text-align: justify;">Ser&aacute; realizada no dia 27 de novembro, dentro do 4&ordm; Slake Adventure - al&eacute;m de outras v&aacute;rias modalidades bem interessantes - com corridas em percurso de Trail Run nas dist&acirc;ncias de 3km e 6km.&nbsp;</div> <div style="text-align: justify;">Lagoa de Cima ser&aacute; o local desta festa esportiva e para inscri&ccedil;&otilde;es, v&aacute; por <a href="https://www.slake.com.br/slake-adv"><span style="text-decoration: underline;"><em>aqui</em> </span></a>que as vagas est&atilde;o bem pr&oacute;ximas do fim. O evento tem apoio da Folha da Manh&atilde;, Folha FM, Folha 1 e Plena TV.&nbsp;</div> <div style="text-align: justify;">&nbsp;Bons treinos!</div> <div style="text-align: justify;"><em>Fonte: <a href="http://www.folha1.com.br/_conteudo/2021/10/blogs/pontodevista/1276532-4-slake-adventure-em-novembro.html">Ponto de Vista</a></em></div> <div style="text-align: justify;"><tinymce class="clickTinyMCE" title="{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.folha1.com.br/_midias/jpg/2021/11/06/170x96/1_32e3d72e_e419_49b9_949b_9f20253df7e8-1855841.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6186f91c8ee65', 'cd_midia':1855841, 'ds_midia_link': 'http://www.folha1.com.br/_midias/jpg/2021/11/06/32e3d72e_e419_49b9_949b_9f20253df7e8-1855841.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'slake', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '813', 'cd_midia_h': '386', 'align': 'Left'}"><figure class="Left" style="width:813px;height:386px;"> <img src="http://www.folha1.com.br/_midias/jpg/2021/11/06/32e3d72e_e419_49b9_949b_9f20253df7e8-1855841.jpg" alt="" width="813" height="386"> <figcaption> slake </figcaption> </figure></tinymce></div>
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Treinos por Frequência Cardíaca (FC) x Potência (W) no ciclismo
01/11/2021 | 06h29
<div style="text-align: justify;"><em><strong>Treinos por Frequ&ecirc;ncia Card&iacute;aca (FC) x Pot&ecirc;ncia (W) no ciclismo</strong></em></div> <div style="text-align: justify;">Mesmo que o treino por<em> <strong>FC</strong></em> seja de fato efetivo e &eacute;, visto funcionar para a grande maioria que n&atilde;o tem a <em><strong>W</strong></em>, e historicamente por um longo per&iacute;odo, o treino por <em><strong>W</strong> </em>nos mostra diferentes facilidades, implicando em diversas vantagens.</div> <div style="text-align: justify;">1- Permite coletar dados de desempenho que bem analisados facilitam a gest&atilde;o de carga;</div> <div style="text-align: justify;">2- Permitem a gest&atilde;o em prol da evolu&ccedil;&atilde;o nas diferentes m&eacute;tricas de desempenho;</div> <div><tinymce class="clickTinyMCE" title="{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.folha1.com.br/_midias/jpg/2021/11/01/170x96/1_img_1817-1852841.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'617fb24bbbc15', 'cd_midia':1852841, 'ds_midia_link': 'http://www.folha1.com.br/_midias/jpg/2021/11/01/img_1817-1852841.jpg', 'ds_midia': 'fc', 'ds_midia_credi': 'msma ', 'ds_midia_titlo': 'fc', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '813', 'cd_midia_h': '521', 'align': 'Left'}"><figure class="Left" style="width:813px;height:521px;"> <img src="http://www.folha1.com.br/_midias/jpg/2021/11/01/img_1817-1852841.jpg" alt="fc" width="813" height="521"> <figcaption> fc / msma </figcaption> </figure></tinymce></div> <div style="text-align: justify;">3- J&aacute; para o ciclista, no momento do treino prescrito, treinar com <strong><em>W</em> </strong>implicar&aacute; algumas interessantes facilidades no ajuste das cargas estipuladas;</div> <div style="text-align: justify;">4- O&nbsp;treino realizado por <em><strong>FC</strong></em> (imagem 1) pode demorar v&aacute;rios segundos ou at&eacute; minutos para alcan&ccedil;ar a intensidade desejada;</div> <div style="text-align: justify;">5- J&aacute; nos treinos por <em><strong>W</strong></em> (imagem 2) a intensidade programada &eacute; alcan&ccedil;ada quase que instantaneamente.</div> <div style="text-align: justify;"><tinymce class="clickTinyMCE" title="{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.folha1.com.br/_midias/jpg/2021/11/01/170x96/1_img_1818-1852859.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'617fb2713db93', 'cd_midia':1852859, 'ds_midia_link': 'http://www.folha1.com.br/_midias/jpg/2021/11/01/img_1818-1852859.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': '', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '813', 'cd_midia_h': '506', 'align': 'Left'}"><figure class="Left" style="width:813px;height:506px;"> <img src="http://www.folha1.com.br/_midias/jpg/2021/11/01/img_1818-1852859.jpg" alt="" width="813" height="506"> <figcaption> </figcaption> </figure></tinymce></div> <div style="text-align: justify;">Os dois tipos de controles de treinos s&atilde;o bem interessantes mas como descrito acima a <em><strong>W</strong></em> parece ter muitas vantagens sobre a <em><strong>FC</strong></em>.&nbsp;</div> <div style="text-align: justify;">Em breve estes treinos tamb&eacute;m estar&atilde;o na corrida em grande escala. Explicarei num pr&oacute;ximo post. Bons treinos!</div> <div style="text-align: justify;">&nbsp;</div>
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Sobre o autor

Marcos Almeida

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