Primeiros movimentos
28/02/2015 | 07h15
O sábado sempre promete. Bons treinos! image
Comentar
Compartilhe
Pronta (ou quase pronta?)!
27/02/2015 | 13h56

Arte da camisa pronta, ou quase pronta, e já com a presença dos novos parceiros da AE MA. Maravilha!!!

Bons treinos!

FullSizeRender-1FullSizeRender-2

Comentar
Compartilhe
Premissas básicas
27/02/2015 | 05h47

FullSizeRender-6Em post anterior (aqui), intitulado "Superação ou grande risco?", relatei uma situação de uma atleta de performance que pôs em risco a sua saúde contra todas as premissas e recomendações de segurança no esporte.

FullSizeRender-8Em desdobramentos posteriores (tornou-se viral pelas redes sociais), várias interpretações foram dadas para este perigoso momento.

Abaixo, dois flashs que compartilho e que mostram a responsabilidade para quem vive no meio, onde esta situação de risco quase inverteu uma das prioridades do esporte.

Bons treinos!

B-1pDyzWwAAJlVY B-1pJXuWkAE40c_

Comentar
Compartilhe
Para os aficcionados.
26/02/2015 | 19h15

FLYKNIT ROSHE RUN “MULTI-COLOR”

B-yfXZYWsAAlAOM BASKET NIKE AIR FORCE 1 ELITE B-ybQdBUAAAPL4s Nike Air Max 1 FB B-ybK2OWoAAOJCs   The NikeLab Sock Dart x Fragment B-ybGo0WwAEL57-Bons treinos!  
Comentar
Compartilhe
Na trilha
26/02/2015 | 13h51
Bons treinos! B-Hh-jqIYAAc2sI B-HiE-RIUAAw_s2 B-HiOLDIQAAB1Rt B-HiJJZIUAAdzMI
Comentar
Compartilhe
Próximas paradas
26/02/2015 | 06h21
tumblr_n4wi5jTl9m1ttoq1eo1_1280Próximos desafios da Ms MA assessoria esportiva: 3º Desafio do Neném ? Meia de Lisboa Golden Four Asics - RJ Maratona de Londres Ultra dos Anjos Meia se Floripa Vamos em frente com muita disciplina e foco! Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Altimetria
25/02/2015 | 19h06

Recebi da organização da meia-maratona de Lisboa, a pedidos, a altimetria da prova - vai ser disputada no próximo dia 22 de março.

Abaixo, explicações sobre o trajeto, e como relatado em post anterior (aqui), é considerada os 21 km mais rápidos do mundo.

Bons treinos!

FullSizeRender-5 B-pMjmCXIAAW6Zx.jpg-large

Comentar
Compartilhe
Brasileira é eleita a melhor do mundo!
25/02/2015 | 15h12

B-tFq1IUAAALXSM.jpg-largeDuda Amorim venceu a eleição de melhor jogadora de handebol do mundo em 2014, promovida pela federação internacional da modalidade (IHF). A eleição foi realizada hoje (25/02), por fãs e jornalistas de todo o mundo.

Nesta eleição, ela venceu a sueca Isabelle Guildén, a espanhola Marta Mangué, a romena Cristina Neagu e a norueguesa Heidi Loke.

Amorim é a segunda atleta brasileira a ganhar o prêmio, que também foi vencido por Alexandra Nascimento, em 2012.

Bons treinos!

Fonte: Twitter da atleta: https://twitter.com/Duda18Amorim

Comentar
Compartilhe
Maratonistas celebridades
25/02/2015 | 05h21

tokyo-150x61Ainda sobre a Maratona de Tokio, em posts anteriores aqui e aqui, na prova do último domingo (22/02), dois brasileiros famosos correram por lá, onde, ao que parece, tem sido bem comum esta participação de brasileiros nesta corrida do outro lado do mundo.

Os corredores cebridades em questão foram o médico, escritor e apresentador Drausio Varella - cujo tempo de conclusão da prova eu ainda não consegui - e a cantora Zelia Duncan, que finalizou a Maratona com o bom tempo de 4h19min10s.

Abaixo, podemos conferir as parciais e tempo total. Por aqui, acesso aos resultados de todos os corredores que finalizaram a prova.

Bons treinos!

Atualizado às 11:39 com correção do título.

FullSizeRender-3

Comentar
Compartilhe
Vencedores
24/02/2015 | 19h03

B-cF8A1CQAAWDyrA Maratona de Tóquio, que foi realizada no último domingo (22/02) teve como vencedor o etíope Endeshaw Negesse (com o tempo de 2h06min00s), seguido por Kiprotich, campeão olímpico em Londres 2012 e mundial em Moscou 2013, que registrou 2h06min33s, ficando em terceiro o queniano Dickson Chumba (2:h06min34s).

Entre as mulheres, a vitória também ficou com a Etiópia, pois a vencedora foi Birhane Dibaba (2h23min15s), com a queniana Helah Kiprop (2h24min03s) em segundo, e a etíope Tiki Gelana (2h24min26s) em terceira. Abaixo os 10 primeiros na prova (masculino e feminino).

Bons treinos!

FullSizeRender-1 FullSizeRender-2
Comentar
Compartilhe
A luta continua
24/02/2015 | 15h39
FullSizeRender-2Sim, ainda nada definido. Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Será?
24/02/2015 | 05h46

FullSizeRenderRoupas de compressão são eficazes para a recuperação da lesão muscular induzida por exercício? Promovem uma recuperação mais rápida da função muscular assim como também das dores musculares?

Resposta: muitos estudos e conclusões conflitantes. Pela experiência prática minha e de corredores da assessoria, nesta meia que virou uma "febre" entre os corredores, parece que temos alguns benefícios.

Ou seria somente efeito placebo?

Como dizia um antigo professor do mestrado, e que deixou marcas, a pergunta é mais importante que a resposta.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Imagens do dia!
23/02/2015 | 19h42
Bons treinos!B-NYJcXIAAAVXsc B-NYOCvIYAA4ovc
Comentar
Compartilhe
Você sabia?
23/02/2015 | 15h43

0,,38488515-DP,00O atual recorde mundial masculino de meia-maratona, que são provas de 21 km, foi estabelecido na Meia Maratona de Lisboa, em 2010, pelo eritreu Zersenay Tadese (quatro vezes campeão mundial de meia-maratona), que percorreu a distância em 58:23.

A nova marca foi 10 segundos mais rápida que a anterior, estabelecida pelo queniano Samuel Wanjirue em Haia, Holanda, no dia 17 de março de 2007. A deste ano acontece no próximo dia 22 de março, com mais informações já descritas no blog, por aqui.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Craques
23/02/2015 | 05h27

FullSizeRender-1Por estes dias, no sítio do Deputado Paulo Feijó, e com a presença de Igor, atleta profissional de futebol, e que é um dos meus ídolos no esporte, tive o prazer de acompanhar uma sadia disputa de futevôlei - categoria mano-a-mano - em busca do melhor condicionamento físico de ambas as partes.

Este vídeo abaixo, com 35 segundos de duração, mostra um pouco o nível da partida - onde o Feijó de fato joga fácil - e tem mostrado, diante de toda a rotina de treinos, uma grande evolução, sendo considerado hoje, na sua faixa de idade, talvez o melhor atleta em atividade no país nesta modalidade.

Bons treinos!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=awj3deshsSI&sns=em[/youtube]

Comentar
Compartilhe
Leitura de domingo: Economia de corrida
22/02/2015 | 09h19
[caption id="attachment_24980" align="aligncenter" width="699"]Mo Farah em ação Mo Farah em ação[/caption]

Este artigo, originalmente intitulado "Factors Affecting Running Economy in Trained Distance Runners", ou, "Fatores que afetam a economia de corrida em corredores de distância treinados", discorre sobre a economia de corrida (que é colocado no artigo com a terminologia RE), que tem como definição o conjunto de fatores fisiológicos e mecânicos que facilitam a performance de um corredor.

Abaixo, um breve fichamento sobre o artigo em questão, com interessantes conclusões ou supostas conclusões, dentre elas que o treinamento em ambiente quente é uma intervenção que tem potencial para melhorar RE em corredores de longa distância (maravilha).

Para o pessoal que tem corrido provas em outros países, e normalmente quando escolhem o fator temperatura (baixa) vem em primeiro lugar, em busca de bons tempos, uma ótima notícia, visto o nosso forno de cada dia. Vamos ao fichamento.

Boa leitura e bons treinos!

Introdução

A economia de corrida (RE) é normalmente definida como a demanda de energia para uma dada velocidade de corrida submáxima, e é determinado pela medição do consumo de estado estacionário de oxigênio (VO2) e da relação de troca respiratória.

Em síntese, os corredores com boa RE usam menos energia e, portanto, menos oxigênio do que os corredores com pobre RE com a mesma velocidade. Existe uma forte associação entre RE e performance na corrida à distância, com RE sendo um melhor preditor do desempenho de consumo máximo de oxigênio (V O2max) em corredores de elite que têm um semelhante V O2max.

Uma série de fatores fisiológicos e biomecânicos parecem influenciar RE em corredores altamente treinados ou de elite. Estes incluem adaptações metabólicas dentro do músculo, como o aumento das mitocôndrias e enzimas oxidativas, a capacidade dos músculos para armazenar e liberar energia elástica, aumentando a rigidez dos músculos, e mecânicas mais eficientes levando a menos desperdício de energia nas forças de frenagem e oscilação vertical.

Intervenções para melhorar a RE são constantemente procurado por atletas, técnicos e cientistas do esporte. Duas intervenções que têm recebido atenção recente generalizada são treinamento de força e treinamento de altitude.

O treinamento de força permite aos músculos utilizar a energia mais elástica e reduzir a quantidade de energia desperdiçada nas forças de frenagem. Já a exposição à altitude aumenta aspectos metabólicos discretos do músculo esquelético, o que facilita o uso mais eficiente de oxigénio.

A importância do RE para o sucesso da corrida de longa distância é bem estabelecida, e pesquisas futuras devem centrar-se na identificação de métodos para melhorar a RE. Intervenções que são facilmente incorporados em treinamento de um atleta são desejáveis.

Conclusões e perspectivas futuras

RE foi pesquisado extensivamente nas últimas 4-5 décadas e é considerado um fator crítico para o desempenho de corredores de elite e distância.

Os fatores que influenciam RE incluem VE, cTemp, metabolismo muscular, tipo de fibras musculares, a composição corporal, técnica de corrida, GRF, rigidez muscular, e armazenamento e retorno de energia elástica.

Embora RE foi pesquisado extensivamente, ainda existem relativamente poucas intervenções documentados que foram mostrados para melhorar o RE de corredores de elite distância.

O treinamento de força explosiva foi relatado para melhorar RE em corredores moderadamente treinados de longa distância. Treinamento na altitude ou até mesmo dormir em altitude tem demonstrado bons resultados.

Tanto o uso de treinamento de resistência e exposição altitude parecem ter potencial na melhoria da RE de corredores de elite, mas mais pesquisas nessa área ainda são necessárias.

O treinamento em ambiente quente é uma outra intervenção que tem o potencial para melhorar RE em corredores de longa distância, mas novamente estudos de intervenção olhando para o efeito do treinamento no calor em RE são limitados, e é necessária mais investigação nesta área.

Tendo em conta que o treinamento de resistência bem concebido, treinamento em altitude moderada e treinamento em condições quentes têm outros benefícios além do potencial para melhorar RE, parece sensato para os corredores de empregar esses métodos de treinamento, sempre que possível.

 Fonte: artigo original, aqui.
Comentar
Compartilhe
Maravilha!!!
21/02/2015 | 21h21

Maravilha!

Mais um treino cumprido com louvor numa grande integração Motriz.

Bons treinos!

IMG_9361

B-Y4K4oIYAAnLqc

Comentar
Compartilhe
Recorde mundial!
21/02/2015 | 15h47

_81154532_mf3Mo Farah, da Grã-Bretanha, quebrou o recorde mundial das duas milhas com uma excelente corrida no Birmingham Indoor Grand Prix, hoje (21/02).

Farah, 31 anos, fez o tempo de 8:3.40, quebrando o recorde anterior de Kenenisa Bekele,de 8:04.34.

Ele correu a primeira milha para 4:03.9, aumentando mas o ritmo e cobrindo o 2º trecho com a fantástica marca de 3:59.5.

Ele falou, via Twitter, sobre a sua vitória: "Recorde mundial hoje ... !!!! Uau ... !!! Obrigado a todos pelo vosso apoio incrível". (aqui). Bons treinos!

Fontes: IAAF e LetsRun.com , BBC

Comentar
Compartilhe
Vai começar!
21/02/2015 | 07h44

foto-17Hoje (21/02), em Tokio, será disputada a primeira prova do ano, e que faz parte da série conhecida como as Maratonas Majors (Tokio MarathonLondres MarathonBoston MarathonBerlín MarathonChicago MarathonNew York Marathon), que são reconhecidas como as melhores Maratonas do mundo.

No ano passado (2014), (aqui), tivemos representante por lá, e para variar, com ótimo resultado. Em 2015 continuaremos a ter representante nesta bacana série.
Somente para lembrar, participações em edições anteriores: Berlim (2013) aqui, Chicago  (2012/13/14) aqui, aqui e aqui, Tokio (2014) aqui e NY (2014) aqui.

Bons treinos!

Atualizado às 12:41 com acréscimo de conteúdo.

Comentar
Compartilhe
Motricidade Humana
20/02/2015 | 14h36

Turma boa em pleno exercício da *Motricidade Humana.

Bons treinos!

*Definição de Motricidade- é o estudo dos movimentos que implica na maneira como desenvolvemos as atividades motoras. Pelo movimento comunicamos e relacionamo-nos com tudo o que nos rodeia. A Motricidade é o produto final da evolução.

mo·tri·ci·da·de  (francês motricité)

substantivo feminino
1. Propriedade da força motriz. 2. Conjunto das funções que permitem o movimento e o deslocamento do corpo. B-NdxTZIQAA6EqF B-Nd5kgIgAAX9bo IMG_9330Motric IMG_9280
Comentar
Compartilhe
Resultados
20/02/2015 | 06h25

B-OcSbYIYAEGEN2

O professor Nelson Evêncio, sócio-fundador e atual presidente da ATC (Associação de Treinadores de Corrida), fez uma pesquisa em 2014 com 730 maratonistas, e dados bem interessantes podem ser traduzidos, via resultados deste estudo, que você pode ler a seguir.

INTRODUÇÃO
A maratona é um desafio que rende muitas histórias emocionantes e que aos poucos vem caindo cada vez mais no gosto dos corredores brasileiros. No ano de 2013 tivemos cerca de 12.000 concluintes distribuídos em nove provas em asfalto no país e mais aproximadamente 2.000 em provas no exterior. Mas quem são nossos maratonistas? Quantos quilômetros correm por semana, quantas vezes treinam por semana, treinam ou não com orientação profissional, quantas provas na distância correm por ano e em qual tempo médio completam a prova?  Entrevistamos 730 maratonistas via Internet, através do instrumento de pesquisa SurveyMonkey. Clique na flecha ao lado da foto para ver os resultados.

PERFIL

A maioria dos maratonistas brasileiros pertence ao sexo masculino. Em algumas provas da distância esta diferença é a ainda maior.

A maior concentração (59,5%) dos maratonistas brasileiros entrevistados tem entre 30 e 44 anos de idade.
TEMPO
A maioria dos maratonistas brasileiros pertence ao sexo masculino. Em algumas provas da distância esta diferença é a ainda maior. A maior concentração (59,5%) dos maratonistas brasileiros entrevistados tem entre 30 e 44 anos de idade. Se somarmos duas faixas de tempo, teremos a maior concentração de corredores (22,95%) entre 03h41 e 04h00. Quase 14% faz a prova em tempo acima de 04h31, o que requer grande atenção dos organizadores de prova.
QUILOMETRAGEM E FREQUÊNCIA
A maior concentração dos maratonistas amadores corre entre 51 e 60 quilômetros por semana, vindo em seguida os que correm entre 66 e 70 quilômetros por semana. Um número bem interessante corre acima de 90 quilômetros por semana, provavelmente os mais competitivos. A maioria corre quatro vezes por semana, vindo em seguida os que correm cinco vezes por semana. Mais de 10% correm apenas três vezes por semana e quase 18%, seis vezes. A maioria dos treinadores não recomenda que se corra apenas três vezes por semana, pois são poucos dias para distribuir a quilometragem necessária para uma boa prova. 
ORIENTAÇÃO
A maioria realiza três treinos longos de 30 quilômetros ou acima, como preparação para a prova, vindo em seguida os que realizam dois treinos longos. Alguns amadores acabam não tendo muito tempo para cumprir o volume semanal, realizando mais treinos longos como solução. Outros acreditam ter maior confiança após realizarem mais treinos longos. A maioria dos entrevistados treina com orientação de um treinador, mas 38% treinam sem orientação, número elevado considerando a complexidade e os riscos que treinar para uma prova longa proporcionam. O ideal é sempre ter a orientação de uma pessoa que estudou e se preparou para elaborar e acompanhar de perto o treinamento.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Grande parte dos maratonistas entrevistados realiza outras atividades complementares a corrida, a musculação foi a com o maior número de adeptos.

11,4% omitiram a resposta, o que significa que é aproximadamente o número dos que não realizam atividades complementares, optando somente pela corrida. Percebe-se que atividades como a Ginástica Funcional e a Fisioterapia preventiva já vem incorporando a realidade de alguns maratonistas. 

Com relação à prática de alongamentos, uma grande discussão na atualidade, o número de maratonistas entrevistados que costuma realizar alongamentos antes e depois de correr é bem semelhante ao que costuma alongar somente após correr. O número dos que realizam alongamentos em sessão separada ao treino de corrida, sugerido como o momento ideal pelos estudiosos, é igual ao número dos que não realizam alongamentos.

MARATONAS CONCLUÍDAS

Sessenta e nove por cento dos entrevistados realizaram mais de uma maratona, porém o grupo de maior concentração realizou apenas uma. Onze por cento já realizaram mais de 10 maratonas. 

Embora cresça a cada dia o número de ultramaratonistas, a maioria dos maratonistas ainda correm apenas um maratona por ano. Como cerca de 64% de nossos 14.000 concluintes em maratonas participam de uma maratonas por ano, podemos afirmar que o número aproximado de maratonistas brasileiros esteja em torno de 9.000.

EXAMES

Os testes de esforço, ergométrico ou ergoespirométrico são de extrema importância para que seja detectada alguma deficiência cardiopulmonar, além de ser grande aliado na avaliação e prescrição do treinamento. É sabido que grande parte da população não tem acesso a exames, mas que muitos equivocadamente não os realizam por considerarem algo não importante. Trinta e sete por cento do público maratonista não ter realizado exames no último ano é um número bem elevado e arriscado para a prática da modalidade.

Cinquenta e um por cento dos maratonistas entrevistados afirmou ter ficado pelo menos uma semana sem correr nos últimos dois anos, em função de alguma lesão, o que é um número elevado. Porém, a pesquisa comprovou que é possível participar de maratonas sem ter lesão, o que ocorreu com 49% dos entrevistados.

NUTRIÇÃO E SUPLEMENTOS

O acompanhamento nutricional é muito importante tanto para o melhor desempenho, quanto para amenizar o desgaste que os treinos para maratona proporcionam e com isso, preservar a boa saúde do corredor. É muito elevado o número de pessoas que não utiliza este acompanhamento e algo que necessita ser repensado rapidamente.

Há uma grande discussão entre os próprios nutricionistas e médicos se é necessária e benéfica ou não a suplementação alimentar. No caso dos maratonistas, 68% disseram fazer uso dela. Se 48% dos corredores entrevistados não tem orientação nutricional, podemos concluir que muitos estão fazendo suplementação alimentar por conta própria, o que não é nada recomendado.

TRAIL E CALÇADOS

Embora tenha crescido nos últimos tempos o número de provas em montanha, um número bem maior de maratonistas tem preferência pelas provas em asfalto.

A maioria utiliza três pares de tênis por ano, vindo em seguida os que utilizam apenas dois pares. O ideal é sempre ter mais de um par, revezá-los e trocá-los após certo tempo de uso.

Fontes: aqui e aqui.
Comentar
Compartilhe
Mais uma!
19/02/2015 | 15h50

Mais uma arte (camisa) para apreciação e definição de todos, parceiros e corredores. Bons treinos!

FullSizeRender-1
Comentar
Compartilhe
Homenagens
19/02/2015 | 13h10

Significados de Desportista

adjetivo, nome de 2 géneros
1. que ou pessoa que pratica ou se interessa por desporto
2. que ou pessoa que aceita e obedece às regras do jogo
3. que ou pessoa que manifesta desportivismo1. Desportista

Desportista deriva da palavra "desporto" (Português Portugal) que tem o mesmo significado de "esporte" (Português Brasil). Desportista = esportista, é todo praticante de atividades físicas direcionada para desenvolver o vigor e a agilidade.

"Os desportistas do Brasil se destacam por sua força de vontade"

Fontes: aqui e aqui.

Hoje, 19 de fevereiro, é considerado o Dia do Desportista. Abaixo, várias homenagens mais que merecidas para quem é adepto do movimento. Bons treinos!

B-J475BCMAAnfU9 B-NTiVEIMAAQW0R B-NX6byIQAAvDkd B-NXLPdIAAAFVCF

Comentar
Compartilhe
Cansou?
19/02/2015 | 09h03

A rotina de treinos tem te deixado cansado? Mas num nível que você recupera ao longo do dia, ou nas próximas 24/48 horas, já estando pronto para o próximo estímulo? Estás motivado, focado e super-compensado?

Perfeito!

Isto significa, por mais estranho que pareça, que o seu treino (ou o somatório dos treinos da semana) foi feito com racionalidade e alcançado com êxito.

É mais ou menos assim: não pare quando você estiver cansado, pare após o treino ser feito (isto, claro, se está tudo bem com o seu organismo, sem tonturas, lesões e etc.), sem contudo chegar ao ponto que chegou no post anterior.

Vamos!

Bons treinos!

IMG_9289
Comentar
Compartilhe
Superação ou grande risco?
18/02/2015 | 16h15

quenianaEsta imagem da atleta queniana Hyvon Ngetich, na Austin Marathon, Texas (EUA), disputada no último domingo (15/02), mostra uma grande superação, apesar dos perigos que a atleta correu.

Estava em primeiro lugar e quando faltava 50 metros a força de gravidade foi mais forte, derrubando-a. Se arrastou até a linha de chegada. A Equipe médica a monitorou até o fim - ela recusou uma cadeira de rodas - e ainda terminou em terceiro lugar.

A cena é tão representativa quanto a famosa chegada da atleta Gabrielle Andersen (aqui), nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984). Assista aqui e aqui esta cena impressionante.

Para os amadores que transitam aqui no espaço, se porventura sentirem qualquer desconforto e fadiga que podem por em risco a sua segurança, em treinos ou provas, está na hora de parar e desistir, sendo a coisa mais recomendada a ser feita no momento.

Reflitam e se cuidem. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Ingressos para as Olimpíadas 2016 no Rio
18/02/2015 | 08h23

logo-rio2016-pt-brAinda sobre o cadastramento para sorteio de ingressos direcionado aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016, que já teve informações anteriores aqui, agora com mais detalhes sobre o calendário de compras e afins.

Interessante que teremos o ingresso chamado comemorativo ou souvenier, ingressos estes que possuem desenhos especiais para cada esporte. Eles serão entregues em casa e poderão ser guardados como lembrança dos Jogos.

Abaixo, bastante informação a respeito. A leitura é longa, mas recomendo para ficar bem informado. Bons treinos e boa sorte.

Por que preciso me cadastrar agora no Portal de Ingressos do Rio 2016?
A fase de cadastramento é a primeira oportunidade do espectador estar em contato direto com todas as informações mais importantes do Programa de Ingressos. Quem se cadastrar nesta fase receberá e-mails exclusivos, alertando sobre os marcos importantes e saberá em primeira mão as dicas para organizar a agenda e escolher a melhor programação no momento dos Jogos. Para se cadastrar, basta entrar no Portal de Ingressos e enviar o formulário. A fase de cadastramento ocorrerá entre janeiro e março de 2015.
Quais são as fases do Programa de Ingressos?
O Programa de Ingressos Rio 2016 possui quatro fases. A primeira é a fase de cadastramento. Nela, o espectador preencherá algumas informações básicas e irá escolher os esportes de sua preferência. Na fase 2, em março de 2015, você poderá escolher as sessões dos Jogos Olímpicos a que deseja assistir. Essa fase é indispensável se o espectador quiser participar de qualquer um dos sorteios (1 e 2) de ingressos para os Jogos Olímpicos. Caso não participe do primeiro sorteio em março de 2015, o espectador somente terá acesso ao sistema de venda em Outubro de 2015, na venda on-line. A última fase do programa é a venda de ingressos na bilheteria.
Após o cadastramento, acontecerão as etapas de sorteio. Por que e como elas serão realizadas?
A fase dos sorteios é a garantia de um processo justo, transparente e confiável, em que todos os inscritos concorrerão aos ingressos com as mesmas possibilidades de sucesso.Todos os espectadores que desejarem adquirir ingressos para os Jogos Rio 2016, terão uma maior chance de sucesso nesta fase, onde deverão se inscrever para os sorteios de ingressos, que acontecerão em duas fases, iniciando em março de 2015. Na primeira fase, todos os espectadores inscritos que enviarem seus pedidos estarão concorrendo no sorteio com a mesma chance de sucesso. Na segunda fase só poderão enviar pedidos aqueles espectadores que já tiverem solicitado ingressos na fase anterior, sendo que os não contemplados com nenhum ingresso na primeira fase terão prioridade neste sorteio. Os sorteios são aleatórios e realizados de forma digital por uma ferramenta desenvolvida pela CTS Eventim já utilizada em outros eventos de grande porte. A auditoria de uma empresa independente chancela a idoneidade do processo.
Como funcionará o primeiro sorteio?
As inscrições para o primeiro sorteio de ingressos serão abertas em março de 2015. Nesse momento, os espectadores deverão retornar ao Portal de Ingressos e escolher o dia e sessão de competições esportivas para as quais desejam participar.São mais de 700 opções de sessões com ingressos, entre eliminatórias e finais, para as 42 modalidades olímpicas existentes. No momento da inscrição, será necessário preencher outros dados cadastrais, como a opção de pagamento e forma de entrega dos ingressos antes de enviar o pedido por meio do portal. Após encerrado o período de inscrições, será realizado o sorteio dos ingressos, obedecendo às seguintes regras: • A primeira fase de sorteios acontece em maio de 2015 e será realizado por sessão. Por exemplo, todas as pessoas que se inscreverem para comprar um ingresso para as eliminatórias do 1° dia de competição de natação concorrem com iguais chances de sucesso para esta sessão. • O sorteio é realizado por sessão esportiva e não por conta cadastrada. • Ao ser contemplado no sorteio de uma determinada sessão, o espectador estará adquirindo tantos ingressos quantos tiverem sido solicitados no momento do envio do pedido. Ou seja, para quem solicitou 4 ingressos para uma sessão, não será possível ser sorteado para apenas um, dois ou três ingressos. Após o término da primeira fase de sorteios, os espectadores receberão por e-mail as informações sobre as sessões para as quais foram sorteados e o valor total que será lançado em seu cartão Visa cadastrado, correspondente aos ingressos contemplados.
Como se dará o segundo sorteio?
Somente poderão participar deste segundo sorteio aqueles espectadores que tiverem efetivamente enviado um pedido de ingressos durante a primeira fase, podendo ter sido contemplados ou não com as entradas desejadas. Para participar do segundo sorteio, será necessário retornar ao Portal de Ingressos e enviar um novo pedido, contendo todas as sessões e entradas para as quais se deseja concorrer.As inscrições para o segundo sorteio terão início em julho de 2015. O segundo sorteio segue os mesmos critérios da fase anterior e será igualmente auditado. Os espectadores que não adquiriram nenhum ingresso na primeira fase terão prioridade neste processo. Após o término dos sorteios, os espectadores receberão por e-mail as informações sobre as sessões para as quais foram sorteados e o valor total que será lançado em seu cartão Visa cadastrado, correspondente aos ingressos sorteados.
Quantos ingressos estarão à venda no total? E quantos estarão à venda para o público durante as fases de sorteios? 
Serão aproximadamente 7,5 milhões de ingressos distribuídos em mais de 700 sessões esportivas, e duas cerimônias, sendo uma de abertura e uma de encerramento.Aproximadamente 60% dos ingressos serão disponibilizados para sorteio nas fases 1 e 2. Os demais ingressos juntamente com os ingressos que não forem comprados neste período serão colocados à venda a partir de outubro de 2015.
Haverá alguma fase de compra de ingressos sem sorteio? Quando os ingressos estarão à venda nas bilheterias?
Em outubro de 2015, será iniciada a venda em tempo real de ingressos pela internet, sem a existência de sorteios. Nessa fase, os espectadores deverão entrar no Portal de Ingressos, selecionar as sessões para as quais desejam adquirir ingressos e, havendo disponibilidade, efetuar a compra na mesma hora. As vendas online permanecerão abertas até o final dos Jogos.Cerca de dois meses antes das Olimpíadas, em junho de 2016, serão abertas as bilheterias dos Jogos Rio 2016 e o espectador poderá ir pessoalmente a qualquer uma delas para adquirir os ingressos desejados, desde que haja disponibilidade para os mesmos. Os locais, data oficial de abertura e quantidades de bilheterias serão informados posteriormente.
Quem pode comprar os ingressos para os Jogos Rio 2016? Existe uma quantidade máxima de ingressos por pessoa?
Qualquer pessoa maior de 18 anos, residente no Brasil, com um cartão VISA em seu nome, emitido no Brasil, e portadora de um número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) poderá se cadastrar no Portal de Ingressos. Se você tem menos de 18 anos, pode solicitar que alguém maior de idade compre os ingressos pra você.De acordo com a quantidade de ingressos disponível, cada espectador cadastrado poderá comprar até quatro ou seis ingressos por sessão esportiva ou cerimônias, respeitando o limite de até 20 sessões em uma mesma conta.
Como será feita a compra de ingressos para as pessoas que não residem no Brasil?
A compra de ingressos será feita através dos ATRs, sigla em inglês para Authorised Ticket Reseller, que são os revendedores autorizados a comercializar os ingressos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 de forma exclusiva no seu País. A lista completa dos ATRs estará disponível nessa mesma página a partir de março de 2015.

Fonte: http://www.rio2016.com/participe/ingressos

Comentar
Compartilhe
Tá brabo!
17/02/2015 | 20h11
Ainda em busca da camisa perfeita. Tá brabo! Bons treinos! IMG_9285
Comentar
Compartilhe
Vai encarar?
17/02/2015 | 11h56

2nd screenA Comrades Marathon, a ultramaratona mais famosa do mundo, e que é realizada na África do Sul em distância de 89km e 90km, dependendo do ano e com variação no percurso (um ano sobe e outro desce), em relatos anteriores no blog (aqui e aqui), vai ser disputada no próximo dia 31 de maio.

Fica a dica para esta vertente da corrida que tem crescido exponencialmente, os chamados ultramaratonistas, em desafios cada vez mais pesados e tensos.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Boa!
16/02/2015 | 10h55
image Bons treinos! Fonte: Folha de São Pauloimage
Comentar
Compartilhe
Roupa nova
16/02/2015 | 08h23

O São Paulo fechou com a Under Armour -  empresa norte-americana de roupas esportivas - o fornecimento do seu material esportivo.image

A marca não poderá, pelos próximo anos, patrocinar nenhum clube brasileiro e com maior rigor ainda em relação aos clubes paulistas, tendo um período de exclusividade ainda mais longo.

A Under Armour deve começar a fornecer o material esportivo do São Paulo após o campeonato Paulista.

Fonte: Folha de São Paulo

Comentar
Compartilhe
Feito!
14/02/2015 | 09h34
Treinos realizados em pleno sábado de carnaval. Haja disciplina e foco. Vqv! Bons treinos! image image
Comentar
Compartilhe
O que te faz especial
13/02/2015 | 12h43

FullSizeRenderFauja Singh, com 103 anos, acredita-se ser o mais velho corredor de Maratona do mundo, pelo menos dos que conheço, e não são poucos, ele ganha com folga. O cara é muito especial.

Ele diz: "Correr me dá uma sensação de propósito e eu acredito que se manter em forma e ativo é muito importante para a saúde e bem-estar. Eu não tinha idéia de que eu viveria e a corrida tem feito maravilhas para mim, e se eu posso fazer isso, qualquer um pode. "

Bons treinos!

Fonte: http://blog.virginmoneygiving.com/2015/02/13/103-year-old-marathon-runner/

Comentar
Compartilhe
Vídeo do dia!
12/02/2015 | 19h22
Bons treinos! [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xtSiFGYIcnM&sns=em[/youtube]
Comentar
Compartilhe
Fase linda!
12/02/2015 | 10h48

tumblr_njmbggbYsK1rn2ynwo1_1280Gabriel Medina foi indicado ao Prêmio Laureus, o Oscar do Esporte, na categoria "melhor Atleta de Ação" de 2014, em cerimônia que está marcada para o próximo dia 15 de abril, em Xangai.

Como concorrentes ele terá a campeã mundial de surfe feminino, a australiana Stephanie Gilmore, o skatista americano Nyjah Huston, o snowboarder também americano Sage Kotsenburg, o ciclista britânico Danny MacAskill e o americano Alan Eustace, recordista mundial de queda livre.

Os atletas são indicados por uma votação da mídia global, ou seja, de todo o mundo. Estamos na torcida.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Resenhas do dia
11/02/2015 | 17h19

B9atJSgCAAAY44Y.jpg-largeO prêmio Laureus, que homenageia os atletas considerados como os melhores do planeta no ano de 2014, e é reconhecido como o "Oscar do Esporte", já tem seus indicados, na categoria automobilismo (aqui);

Ainda sobre a cultura SNEAKERS, com tênis que parecem obra de arte (aqui e aqui), em post anterior aqui, para o deleite dos que curtem.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Na trilha
11/02/2015 | 12h35
Bons treinos! FullSizeRender-1 FullSizeRender-2
Comentar
Compartilhe
O Ministério do Esporte avisa:
10/02/2015 | 17h52

Atividade física é saúde. Não fique parado! Movimente-se sempre! ;-)

B9geBJ7IcAIGLY5

Fonte: http://www.esporte.gov.br

Comentar
Compartilhe
Frescobol, patrimônio imaterial do Rio
10/02/2015 | 07h07

tumblr_n6e0dhyaDB1s8wp2vo1_500Foi publicado nesta segunda (09/02), no Diário Oficial do Município, o decreto que dá ao Frescobol, o título de patrimônio imaterial do Rio.

Inventado em 1945, em Copacabana, o esporte recebe o título de patrimônio cultural no ano em que comemora 70 anos de criação.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Caso Anderson Silva: como assumir
09/02/2015 | 20h32
Anderson Silva ingeriu o que não podia ter ingerido, foi apanhado em flagrante e agora ele e seus assessores só pensam numa coisa: o modo de justificar o injustificável para a população brasileira e para os fãs do resto do mundo. Qual discurso adotará? É isso o que sua assessoria vem trabalhando nos últimos dias. Anderson quer assumir tudo antes de a contraprova confirmar o doping. Fonte: Lauro Jardim andersonsilva61
Comentar
Compartilhe
Convite
09/02/2015 | 16h44
B9GIUayIcAE_rn4

Convite com inscrição garantida para a Maratona de NY 2015, ao qual, mais uma vez, não irei. O organismo já não aguenta tamanho esforço. Vamos em frente.

Bons treinos!

FullSizeRender-2

Comentar
Compartilhe
Biomecânica
09/02/2015 | 09h53

B9ZoNAPIgAAKKYhEstudo para melhor entendimento da biomecânica da natação, frente a maior procura por corredores como atividade complementar ou até mesmo como atividade preferencial, e que fala sobre o papel da fase de entrada do nado crawl em três diferentes distâncias. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Maravilha (2)!
08/02/2015 | 19h02
Treinos do fim de semana desta turma (em versão feminina)  mais do que boa, uma turma ótima. Bons treinos!image
Comentar
Compartilhe
Maravilha!
07/02/2015 | 17h50
FullSizeRenderTreinos do fim de semana desta turma mais do que boa, uma turma ótima. Bons treinos! B9PzntZIQAA4HJU B9P0AqJIgAE0bw9
Comentar
Compartilhe
Leitura de sábado: doping no esporte
07/02/2015 | 07h55

tumblr_nd4zsjXXwE1rg58bpo1_500Após mais um caso de uso de doping, ou o seu suposto uso, percebe-se que estes "suplementos" fazem parte do esporte, e ao que parece, desde o recreacional até o de performance.

Qual a melhor solução nestes casos, visto o atleta ser apenas umas das engrenagens neste complexo tabuleiro que demanda muitos interesses (financeiros, status e etc.)?

Pelo que temos visto, o atleta "limpo" vai sair sempre perdendo, visto o desenvolvimento de substâncias ergogênicas estarem sempre anos luzes a frente.

Em texto da Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de São Paulo, uma boa sugestão que concordo e compartilho. Neste trecho a seguir, dá para ter uma ideia da sua ideia central:

Muita gente, e não somente Armstrong, diz que é o doping que mantém atletas na ponta e garante que sigam se superando –o que garantiria o interesse do público e dos patrocinadores. Se todos –ou pelo menos a maioria– usam, não seria mais honesto que algumas drogas fossem regulamentadas para serem usadas dentro de um limite de segurança?

Abaixo o texto na íntegra:

Uma pesquisa feita com jogadores de pôquer constatou que 73% deles usam alguma substância pra aumentar a concentração, 11% para manter a calma, outros 11% para ficar acordado e 2% para melhorar a memória. Os dados impressionam porque pôquer –e deve acontecer o mesmo no xadrez–, não é um esporte de desempenho físico, mas mental. Mesmo assim, os praticantes dão lá seu jeito de ficar mais acordados, mais concentrados, mais sabidos do que os outros. Parece natural, então, que quando um atleta precisa aumentar sua força muscular, sua energia e, consequentemente, sua performance, seja tentado a usar até o que não pode. Veja, não estou defendendo o uso de doping, mas depois de tantos casos envolvendo atletas excepcionais –e eles não são excepcionais apenas porque tomam boleta–, me parece hipocrisia achar que entre os milhares de praticantes haja apenas alguns mal intencionados. Em 2003, a "Sports Illustrated" publicou reportagem sobre o Comitê Olímpico Americano, que havia encoberto o doping de mais de cem atletas, incluindo 19 medalhistas olímpicos, como o velocista Carl Lewis. O mesmo Lewis que ficou com a medalha de Ben Johnson, na Olimpíada de 1988. Sim, aquele Johnson que encantou o mundo como o cara mais rápido do planeta. Talvez o caso mais recente e mais chocante seja o do ciclista Lance Armstrong. Eu contribuía com sua ONG de apoio a doentes de câncer, a Livestrong. Foi uma decepção pensar que um ídolo como ele era um ídolo de mentirinha. Mas parei pra pensar: quem não é? Armstrong diz que faria tudo de novo e que atletas de ponta estão afundados até o pescoço em doping. Ele, melhor do que ninguém, talvez saiba o que acontece de mais nebuloso na elite esportiva. Como no mundo dos famosos, todo mundo sabe quem cheira, quem é gay, quem trai o parceiro. E seguem se fingindo de mortos. Sim, quem é pego diz que todos usam. Mas se a gente olhar a história, cai duro com a quantidade de casos que não repercutem por não envolverem atletas como Johnson, Armstrong e Anderson Silva. Além de todos os casos que não são descobertos. Se as entidades que regulamentam os esportes têm testes cada vez mais sofisticados para desvendar as fraudes, há um submundo muito eficiente em desenvolver novas drogas que não são detectáveis ou em descobrir formas mais modernas de administração que não deixem rastro. Muita gente, e não somente Armstrong, diz que é o doping que mantém atletas na ponta e garante que sigam se superando –o que garantiria o interesse do público e dos patrocinadores. Se todos –ou pelo menos a maioria– usam, não seria mais honesto que algumas drogas fossem regulamentadas para serem usadas dentro de um limite de segurança? Se reles mortais, que batem ponto na academia, se entopem de "whey prontein", creatina, hormônio de crescimento, muitas vezes sem prescrição e sem necessidade, por que não deixar que atletas profissionais se valham da medicina e da tecnologia para serem mais eficientes e mais competitivos? Ou vamos continuar fingindo que estão todos limpinhos e apenas alguns jogam sujo? 

Fonte: aqui.

Comentar
Compartilhe
Boa!
06/02/2015 | 18h14

OpenTraining_CitrusBowlOrlando, na Flórida (EUA), local muito visitado por brasileiros, especialmente nesta época do ano, tem mais um evento para colocar na agenda - em sacada esperta do seu marketing - que é o primeiro treino do craque Kaká por lá. Abaixo, mensagem convite aos interessados. Bons treinos!

O Orlando City fará um treino aberto ao público no estádio Orlando Citrus Bowl às 17h desse sábado, dia 7 de fevereiro. Será o primeiro treino de Kaká e Cia. no palco da estreia histórica dos Lions na Major League Soccer (MLS).

Quem estiver em Orlando poderá assistir ao treino se inscrevendo aqui. Os ingressos são gratuitos. Junte-se à Lion Nation!

Comentar
Compartilhe
Em busca da camisa perfeita
06/02/2015 | 11h03

Estamos chegando próximo do modelo de camisa para competição e afins, mas ainda nada definido. Bons treinos!

FullSizeRender-1

Comentar
Compartilhe
Imagem do dia!
05/02/2015 | 19h02

Presidente-Barcelona-Papa-Francisco-Reproducao_LANIMA20150205_0103_49Hoje (05/02), no Vaticano, o Papa Francisco foi presenteado com uma camisa personalizada do Barcelona e autografada  por todo o elenco. Nas costas do uniforme , foi colocado o nome Francesc (Francisco em catalão).

Bons treinos!

Fonte: Lance!Net

Comentar
Compartilhe
Inscrições abertas para a 1ª Mizuno Half Marathon 2015
05/02/2015 | 14h42

IMG_9174

As inscrições foram abertas hoje (05/02), pelo site mizunohalfmarathon.com.br, para a 1ª Mizuno Half Marathon 2015, que acontece no dia 14 de junho, em SP.

Para uma das principais novidades, a categoria duplas, cada atleta deverá correr metade do percurso e o tempo dos dois participantes será somado ao completar os 21K.

Na expo e na retirada dos kits, que vão dos dias 11 a 13 de junho, acontecerá o Mizuno Training, com palestras sobre o universo da corrida e mesas-redondas com atletas. Além disso, haverá uma loja para o público com os principais lançamentos da marca e preços especiais.

Durante esse período, os atletas ainda poderão usufruir de massagem, aplicação de técnicas posturais, teste de pisada, test drive de produtos da Mizuno, crioterapia e o F.O.R.M., teste que a Mizuno trouxe do Japão e que faz a avaliação da postura durante a corrida.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Crianças ativas aprendem melhor
05/02/2015 | 05h35

B9EBxC2IEAAFnPaA educação física na escola pode ajudar a aumentar o nível de  atividade física, melhorando o desempenho acadêmico assim como o comportamento em sala de aula entre os alunos.

Este infográfico apresenta evidências sobre como a atividade física pode ajudar as crianças em idade escolar a maximizar o seu desempenho acadêmico, fornecendo uma visão geral dos efeitos desta prática sobre o cérebro em desenvolvimento.

Considerando ainda que em casos de obesidade, pode trazer sérias conseqüências para o desenvolvimento cognitivo infantil afetando também a frequência escolar.

Fonte: http://activelivingresearch.org

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Caiu!
04/02/2015 | 18h47

tumblr_nj13upMB2Q1qet273o1_500O brasileiro ex-campeão dos pesos-médios UFC, Anderson Silva, foi flagrado no exame antidoping após metabólitos de drostanolona e androsterona serem encontrados em seu exame de sangue. O teste foi realizado pela Comissão Atlética de Nevada (NSAC), no dia 9 de janeiro, antes da luta com Nick Diaz que aconteceu no sábado (31). O resultado foi revelado nesta terça-feira (03) e o lutador ainda pode solicitar a contraprova.

O lutador Nick Diaz também caiu no doping, no entanto, em exame feito após o confronto com Spider. O resultado do teste do americano aponta para metabólitos de maconha, segundo informações do "Yahoo!Sports".

Anderson pode ser punido, pois as substâncias encontradas em seu organismo são passíveis de pena dentro ou fora do período de competição.

Em nota, o UFC confirmou o ocorrido informando que, em 03 de fevereiro de 2015, a organização do UFC foi notificada pela Comissão Atlética de Nevada que Anderson Silva testou positivo para drostanolona no teste para sua luta, realizado no dia 09 de janeiro.

"O UFC compreende que mais testes serão conduzidos pela Comissão para confirmar estes resultados preliminares. Anderson Silva tem sido um excelente campeão e um verdadeiro Embaixador do esporte das artes marciais mistas e do UFC. O UFC está desapontado por saber destes resultados iniciais. O UFC tem uma rígida e consistente política contra o uso de qualquer droga ilegal, de alteração de desempenho ou agentes mascarantes, por parte de seus atletas", comunicou.

Fonte: Folha da Manhã

Comentar
Compartilhe
Camisas da assessoria
04/02/2015 | 11h26

Assessoria em fase de escolha de uniformes para utilizar nas provas da vida.

Bons treinos!

FullSizeRender IMG_9162

Comentar
Compartilhe
Começaram!
03/02/2015 | 20h04

B886keaIEAAFy_QAs inscrições para as etapas Golden Four Asics (aqui) encontram-se oficialmente abertas. Como noticiado anteriormente aqui, acontecem nas seguintes datas:  Rio (12/04), Fortaleza (28/06), São Paulo (02/08) e Brasília (08/11). Recomendo.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Ficou fácil
03/02/2015 | 16h13

montblanc_avendaCom o crescimento da corrida de rua muitos outros serviços foram necessários e surfaram a boa onda desta crescente. Como exemplos cito as assessorais esportivas, as lojas de equipamentos para corredores, os fisioterapeutas esportivos, assim como agências de viagem focada na corrida.

Por muitas vezes, uma prova que é extremamente difícil conseguir vaga, vide a Maratona de Boston (devido ao seu alto grau de dificuldade para conseguir atender aos tempos pedidos), através de uma destas agências, basta treinar e ter a grana para pagar, pois no pacote a inscrição já vem garantida.

Fica a dica que apesar de ser de conhecimento público, acredito que alguns ainda não saibam deste serviço. Inclusive, deixo aqui uma sugestão de uma destas agências que tem expertise neste esporte, para entender melhor os seus serviços.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Cultura Sneakers
02/02/2015 | 20h23

B8uzi00IIAE9BKW.jpg-largeA cultura Sneakers, muito difundida no mundo e com forte adesão no Brasil, é direcionada aos amantes de tênis e tem uma comunidade atuante e moderna, via sites e lançamentos  interessantes.

Diz respeito aos tênis com pegada style e para uso casual com algum viés esportivo, vide lançamentos para a corrida, basquete e skate.

Recomendo para os interessados que curtem esta arte, este site gringo (http://www.sneakerfreaker.com) e este nacional (http://sneakersbr.co). Depois me falem.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Nascido para correr
02/02/2015 | 12h07

born2run_coverpbApós o livro “Nascido Para Correr” (Born to Run), de Christopher McDougall, que fez sucesso entre os corredores, vem por aí o filme. Em síntese, para quem ainda não conhece, o tema principal gira em torno da corrida descalça.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Incrível!
01/02/2015 | 19h39
B8yg6KjIQAA-N-cHoje (01/02), na decisão da 49ª edição do Super Bowl entre o Seattle Seahawks e o New England Patriots, no estádio da Universidade de Phoenix, em Glendale, no Arizona, 30 segundos de anúncio publicitário na transmissão da partida valem US$ 4,5 milhões (R$ 12,1 milhões). Incrível! Bons treinos! Fonte: O Globo  
Comentar
Compartilhe
Alerta
01/02/2015 | 07h51

O Sedentarismo, segundo o estudo abaixo, tornou-se muito mais mortal que a obesidade. Pequenas contribuições, como por exemplo 30 minutos de caminhada por dia (gosto do total de 150 por semana nas mais variadas atividades, onde normalmente cumpro em 5 dias, apesar da matéria citar 20 minutos), já são suficientes.

Bons treinos!

Fonte: O Globo

foto 5-1

Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Marcos Almeida

[email protected]

Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.