Circuito das estações Caixa - Etapa verão
30/09/2014 | 20h19
As inscrições estão abertas para o Circuito das estações Caixa, etapa verão - antigo circuito Adidas - numa prova que foi umas das precursoras do movimento de corrida atual e é ainda um sucesso em número de participantes. Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Aumentando o rebanho
30/09/2014 | 13h07

Domingo 28 de setembro, foi quebrado mais uma vez o recorde da Maratona em Berlim. O autor do feito (aqui, em post anterior), foi o queniano Dennis Kimetto, com o fantástico tempo de 2:02:57.

Rodolfo Lucena, Blogeiro da Folha de São Paulo, e corredor, escreveu um interessante texto sobre o feito (aqui), onde perece, segundo as suas agradáveis linhas, que o imponderável colaborou para o recorde, ou talvez, um bom planejamento (visto a 2ª metade da prova ter sido feita melhor do que a 1ª).

Eu, particularmente, acho que houve uma boa dose de planejamento, onde ainda o Universo "conspirou" para que o dia fosse perfeito não somente para o vencedor, mas também para a boa prova do 2º colocado, que subiu o nível da disputa, proporcionando este fantástico sub 2:03:00.

A criação de gado do Kimetto, após a vitória em Berlim, ao que parece, vai aumentar ainda mais (leia o texto citado para entender melhor). Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Seres que se movem...
29/09/2014 | 20h21
...pelo fim de semana. Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Cancelado!
29/09/2014 | 16h46

Ontem (28/09), cancelei a minha participação, oficialmente, na NY Marathon deste ano. Vida que segue. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Pampulha
29/09/2014 | 05h14

No dia 07 de dezembro acontece a clássica Volta da Pampulha 2014. As inscrições continuam abertas e podem ser acessadas por aqui. Ano passado (2013), teve corredor talentoso estreando longas distâncias por lá (aqui), e este ano, teremos mais corredores da MS participando por BH. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Imagem do dia
28/09/2014 | 18h21
Kimetto no seu recorde mundial imposto hoje na Maratona de Berlim. Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Parciais do novo recordista mundial na Berlin Marathon
28/09/2014 | 10h02

Estas foram as divisões de Kimetto no seu recorde mundial imposto na Maratona de Berlim - que aconteceu hoje (28/09) - sendo o primeiro atleta a correr abaixo de 2:03:00. Kimetto, encaixou um maravilhoso split negativo, com o tempo de 1:01:45 na primeira parte e 1:01:12 na segunda. Bons treinos!

14:42 - 5 km 29:24 - 10 km 44:10 - 15 km 58:36 - 20 km 61:45 - meia 01:13:08 - 25 km 01:27:38 - 30 km 01:41:47 - 35 km 01:56:29 - 40 km 02:02:57 WR! Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
News: recorde mundial quebrado na Maratona, hoje em Berlim!
28/09/2014 | 07h05

Mais um resultado para a história: hoje, 28/09/2014, novamente em Berlim, foi batido o recorde mundial da Maratona. O Queniano Dennis Kimetto fez o incrível tempo de 2:02:57, diminuindo em 26 segundos do antigo melhor tempo, que era do Wilson Kipsang (2:03:23).

O Mutai, que ficou em 2º lugar, fez 2:03:13, também baixando 10 segundos do recorde anterior. Maravilha! Abaixo, os resultados oficiais da prova destes corredores que voam:

1º Dennis Kimetto KEN 2:02:57 (WR), 2º Emmanuel Mutai KEN 2:03:13, e em  3º Abera Kuma ETH 2:05:56.

Comentar
Compartilhe
Sábado Motriz na cidade: festival de natação e curso de corrida
27/09/2014 | 16h42

Estive presente em dois eventos Motrizes hoje (27/09) na cidade: o festival de natação no Automóvel Clube e o curso de corrida promovido pelo Cref Campos, e em ambos, muitas pessoas prestigiando. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
O risco dos anabolizantes
27/09/2014 | 07h42

Nesta época do ano é clássico a maior busca por academias para se preparar para o verão (apesar de cada vez mais as pessoas estarem tornando crônica esta frequência por todo o ano). Muitos, principalmente os mais jovens, normalmente, querem resultados rápidos e nesta onda buscam os anabolizantes que causam sérios problemas de saúde. Abaixo, os efeitos colaterais, graves, para os que fazam uso deste recurso.

Músculos volumosos, que chamam a atenção, são o sonho de quem pega pesado na academia. Mas nem todo mundo tem paciência para seguir o treino sem falhas e esperar os resultados aparecerem - na dúvida entre desistir dos exercícios e alcançar músculos fortes, tem quem acabe buscando os esteroides anabolizantes como alternativa para conseguir resultados mais rápidos.

Em geral, as fórmulas são derivadas da testosterona, o hormônio sexual masculino, e causam a retenção de líquidos - daí o inchaço da musculatura. Os hormônios do crescimento (HGH), naturalmente produzidos pela hipófise, também têm sido usados como anabolizantes.

Devido à dose extra de hormônios, o metabolismo celular aumenta, surge o inchaço e os exercícios intensos provocam hipertrofia muscular. Nem mais fortes os músculos ficam, já que o aumento das fibras não é resultado de esforço, mas do acúmulo de líquidos - a ilusão até pode gerar lesões se a carga de peso for aumentada sem cuidado. Os riscos para a saúde, incluindo o perigo de morte, são muitos. Se você ainda tem alguma dúvida relacionada aos perigos dos anabolizantes, veja os alertas dos especialistas e abandone imediatamente essa ideia.

RISCOS CARDIOVASCULARES

Uma consequência grave sofrida por quem abusa dos anabolizantes são os problemas cardiovasculares. Com a dosagem extra de hormônio circulando na corrente sanguínea, o músculo cardíaco pode ser vítima de fibroses (desenvolvimento exagerado de tecido muscular), devido ao aceleramento do metabolismo. Essas fibroses podem obstruir as veias, impedindo a passagem do sangue e causando ataques cardíacos.
 

CÂNCER HEPÁTICO

O fígado, por ser responsável pela metabolização de todos os medicamentos, acaba sendo sobrecarregado com a alta dosagem de hormônio no corpo e pode falhar - nem sempre as enzimas são suficientes. Em casos mais graves, a sobrecarga causa nódulos nas células, que provocam câncer.
 

COLESTEROL

A sobrecarga no fígado também pode causar um aumento na produção de enzimas, o que faz o órgão produz mais colesterol ruim (o LDL) do que o bom (HDL). A gordura se acumula nas paredes das artérias do coração e do cérebro - por isso as veias entupidas podem causar derrame e acidente vascular (AVC). Em média, 75% do colesterol do corpo é produzido pelo fígado para as ações reguladoras do metabolismo. Quando há excesso de hormônio para ser metabolizado no fígado,há queda na produção do chamado colesterol bom (HDL) e aumento a produção do chamado colesterol ruim (LDL).
 

PROBLEMAS DE FERTILIDADE NO HOMEM

Nos homens, há alto risco de atrofia dos testículos e infertilidade. Com altas doses de hormônio, os testículos perdem a capacidade de produzir testosterona, efeito que pode ser temporário ou permanente, dependendo de cada caso. Os anabolizantes provocam bloqueios numa glândula chamada hipófise, que é a glândula que controla a fabricação de testosterona. Com isso, o homem pode entrar em um estado chamado de hipogonadismo, ou seja, a falta do hormônio masculino. Nesta situação, há perda ou diminuição do desejo sexual, além de prejuízo na qualidade e na capacidade de ereção (disfunção erétil).
 

DESEQUILÍBRIO HORMONAL

O excesso de testosterona no organismo desequilibra o sistema hormonal dos homens e das mulheres. No caso delas, há aumento de pelos, engrossamento da voz, aparecimento do pomo de adão e hipertrofia do clitóris, o que atrapalha o prazer sexual. Os homens sofrem com a perda da libido e observam o aparecimento de mamas. O homem pode ter um aumento do tecido mamário, problema conhecido por ginecomastia. Parte da testosterona é convertida em estradiol, um hormônio feminino, estimulando o desenvolvimento de mamas, às vezes só uma cirurgia é capaz de reverter esse quadro.
 

PELE COM ACNE

O abuso de anabolizantes pode vir acompanhado de problemas cutâneos. A ação anabólica causa hipertrofia também nas glândulas sebáceas, responsáveis pela oleosidade natural da pele. Quanto maior for o uso de esteroides, maior será a oleosidade da pele e há o surgimento de acnelista.
 

HEPATITE E HIV

Há o risco associado ao consumo de anabolizantes: muitas versões podem ser consumidas de forma injetável. As seringas e as agulhas, se não forem novas e esterilizadas, aumentam o risco de contágio de AIDS e hepatite.
 

ATRAPALHA O CRESCIMENTO

Quando a droga é usada por jovens menores de 21 anos, os danos podem ser maiores ainda. Em adolescentes, o excesso de testosterona atrapalha o crescimento e acelera puberdade, piorando o desenvolvimento.
 

AUMENTO DA AGRESSIVIDADE

A testosterona é conhecida como o fator de maior contribuição no nível de agressividade do homem. Pessoas que tomam esteroides anabolizantes apresentam-se mais agressivos e violentos que o normal. Fonte: http://www.educacaofisicaa.com.br
Comentar
Compartilhe
Treinos de um Maratonista de Elite
26/09/2014 | 16h02

Por aqui, via o blog intervalado, vai ter acesso a rotina de Wilson Kipsang, recordista mundial da maratona (2:03:23), que vai rumo a Maratona de NY que acontece no dia 02 de novembro.

Pelas minhas contas, ele roda em torno de 110 km por semana. Os paces são assustadores para os simples "mortais", mas normais para esta ótima estirpe de atletas - considerando ainda que estes treinos devem acontecer em altitude.

Esta semana de treinos, é bom explicar este importante detalhe, principalmente para os que não são da área, é um microciclo de treinos que faz parte de um mesociclo e está ainda inserido numa programação macro de treinamento, ou seja, esta prova é o foco do semestre ou ano, e esta semana divulgada de treinos, é apenas uma dentre outras com diferentes volume e/ou intensidade.

Outro detalhe importante é que o atleta em questão mostrou um volume ótimo de treinos, onde se formos comparar com a rotina de alguns amadores que impõem uma alta rodagem, e que na maior parte das vezes, pelo que eu tenho visto, não parecem se traduzem em bons tempos.

Escrevo isto devido os seus organismos serem diferenciados, não somente pelos paces que conseguem imprimir, mas principalmente, e isto é um grande diferencial, pelo pouco tempo de recuperação entre os treinos, fato este bem importante para eles que fazem uma grande parte de treino em duas sessões.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Conteúdo programático do curso de corrida neste fim de semana no Cref
26/09/2014 | 10h27

Este é o conteúdo programático do curso de corrida neste fim de semana (27/09) que vai ser realizado no Cref. Uma ótima iniciativa em prol da atualização permanente dos colegas de profissão. Bons treinos!

RESUMO DO CURSO 1: CORRIDA

INTRODUÇÃO:
  Sabe-se que hoje a corrida de rua é uma realidade e vem despertando o interesse de muitas pessoas que buscam nessa prática, o lazer, o condicionamento físico e a qualidade de vida, ou seja, um bem estar geral. A cada ano o número de competições tem aumentado, assim como o número de participantes. Entretanto, observa-se a necessidade de discutir mais essa temática. Nesse sentido que caminharemos, promovendo encontros para debatermos sobre os temas pertinentes a essa prática esportiva, fazendo da corrida de rua um exercício saudável.
OBJETIVO:
  Viabilizar a discussão de temas pertinentes às corridas de rua, tais como: Os princípios do treinamento aeróbico e os Métodos de treinamento de corrida de longa distância.
TEMAS
  PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO AERÓBICO Sobrecarga Adaptação Interdependência volume – intensidade Continuidade Individualidade biológica Treinabilidade Especificidade MÉTODOS DE TREINAMENTO: Contínuo Intervalado Fartlek TIPOS DE TREINO: Longo Estabilidade Regenerativo Intervalado Variativo ou Fartlek Ritmo Velocidade
ORIENTAÇÕES GERAIS
O curso será teórico e prático  A roupa para a realização do treino deverá ser a mais confortável possível, tais como: calção, bermuda, camiseta, boné, óculos escuros, tênis e meia. Hidratação: é importante que todos levem suas garrafas de água e hidratante, dentre outros, para utilizarem ao longo do curso.
Comentar
Compartilhe
Visita ilustre!
25/09/2014 | 18h00

Hoje, (25/09), recebi a visita do gestor do Cref/Campos, Cristovam Bayer, onde tratamos de assuntos de interesse da profissão. Inclusive, em breve, mais precisamente no dia 23 de outubro, teremos uma reunião com tema de extrema importância para os profissionais da área. Em breve mais detalhes.

Comentar
Compartilhe
Está chegando a hora
25/09/2014 | 14h47

A Maratona de Chicago vai acontecer no dia 12 de outubro; a largada e chegada será no Grant Park, a partir das 7h30; o número de participantes será de 45 mil corredores; ano passado (aqui), e retrasado (aqui), tivemos integrantes da turma; este ano mais 2 irão correr por lá.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Cresce
25/09/2014 | 05h31

O mercado de academias no País saiu de 15 mil unidades, em 2010, para 30.767 em 2014. Este avanço coloca o País na 2ª colocação em número de estabelecimentos no mundo, atrás apenas dos EUA, que está na frente com 1.383 empresas (dados da Associação Brasileira de Academias (Abrac) e da International Health, Racquet and Sportsclub Association (IHRSA). Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Próximo domingo tem Berlim
24/09/2014 | 18h15

No próximo domingo, 28/09, acontece a 41ª Berlin Marathon e sempre com possibilidades de novos recordes sendo quebrados, visto ser uma grande prova para quem busca tempo. Por aqui, teve corredor da turma com ótimo tempo no ano passado. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Ótima proposta!
24/09/2014 | 13h39

As inscrições para a 30ª edição 2015 da Asics Los Angeles Marathon serão abertas em 01 de outubro de 2014 às 9:00 am (aqui). Uma ótima dica para o próximo ano direcionado aos que gostam de conjugar corrida e viagem (não necessariamente nesta ordem). Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Dica do Mestre
24/09/2014 | 05h18

Alguns estudos vem evidenciando a influência do tipo e frequência do uso do salto alto nas mulheres. Os resultados mostram que o uso frequente pode levar a uma maior atividade dos músculos laterais da coxa quando comparado ao vasto medial e oblíquo, fato  esse que pode colaborar para o mau alinhamento patelar e agravamento da dor anterior do joelho .

O uso do salto acima de 4 cm, levará um aumento da pressão na região anterior do pé, com dores frequentes e até mesmo fraturas por estresse na corrida.

Abaixo uma figura tirada de um artigo mostrando a quantidade de pressão na parte anterior do pé  com o uso do salto alto. Lembrando que a região anterior do pé não foi programada para receber toda essa sobrecarga.

Sileno Júnior

Msc. em Ciência da Motricidade Humana

Comentar
Compartilhe
Pelas escolas da vida
23/09/2014 | 15h00
Alunos em movimento. Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Por que você corre?
23/09/2014 | 06h02

Assistam este vídeo sobre corrida (enviado paro o blog por um corredor) e percebam que são tantas as vantagens da sua prática que podemos afirmar,  sem medo de errar, que são infinitos os seus benefícios. Bons treinos!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=EVKEnZvsVWo&sns=em[/youtube]
Comentar
Compartilhe
Resultados gerais do Fera of Adventure
22/09/2014 | 17h01

Por aqui, via Cronotag, você vai ter acesso aos resultados gerais do Fera of Adventure, realizado no Rancho MB na região de Rio Preto, ontem (21/09) com corridas de seis e doze quilômetros mais uma prova de mountain bike. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Celebração do esporte
22/09/2014 | 12h10

Por aqui vai assistir uma pequena amostra de um vídeo sobre algo que é mais do que uma corrida, uma verdadeira celebração do esporte. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Turma boa...
21/09/2014 | 18h16
... parada ou em movimento. Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Meia dos sonhos
21/09/2014 | 06h51

Por aqui , vai conseguir fazer inscrição para esta meia-maratona - a Semi-Marathon de Paris - que é um verdadeiro sonho. As inscrições foram abertas no último dia 16 de setembro. Corra! E bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Personal Trainer
20/09/2014 | 06h38

Abaixo uma visão sobre o mercado de treinadores pessoais, o chamado Personal Trainer. Este nicho de marcado está sem dúvidas ainda em expansão, mas ainda carece de cursos de capacitação e aperfeiçoamento que possam dar uma visão mais ampla na praxis diária. O que eu percebo, e é apenas a minha opinião, com 17 anos no mercado, é que quase todos ainda seguem os modismos da vez, como por exemplo o treinamento funcional, o cross fit, a corrida e etc., e isto não é necessariamente ruim, mas sem fazer cursos e devidas atualizações pertinentes, apenas comprando equipamentos e acessórios, não é o suficiente. Vale a reflexão.

Você entrega aula ou resultado para seus clientes? De uns anos para cá o mercado de Personal Trainer expandiu, o que aumentou a busca por profissionais e, consequentemente, a concorrência.

Entretanto, os clientes que buscam por treinamento personalizado estão mais exigentes. Afinal, eles sabem muito bem o que querem: resultado.

“Treino de musculação você encontra em qualquer canto, mas achar um profissional que entenda o que você quer e apresente soluções que vão ao encontro ao teu interesse tem que preparar melhor no mercado”, ressalta Maurício Daud, Diretor da Clínica Corpore.

Para entregar resultado, o Personal Trainer deve pensar nas soluções necessárias para chegar ao que o cliente espera. Dessa forma, resultado e solução são coisas diferentes, mas que se completam quando o assunto é suprir aquilo que o cliente deseja quando procura por um treinamento personalizado.

“Soluções são os caminhos, são os “comos”. A diferença entre soluções e resultados é o cliente ter o Personal Trainer extremamente comprometido em tudo que envolve o sucesso para que o resultado esperado aconteça”, explica Maurício.

Para se destacar no mercado é fundamental ter a visão sistêmica do que a profissão de Personal Trainer exige: somente passar o treino de musculação e não oferecer mais nada para o seu cliente, com certeza fará com que ele vá embora.

Então, investir em capacitação é o passo para o sucesso e se transformar em um Personal Trainer premium, ou seja, ter um diferencial no mercado. Cursos extras podem ajudá-lo nesse processo.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php

Comentar
Compartilhe
Imagem do dia, da semana, do mês...
19/09/2014 | 16h03
Bons treinos, saúde e ótimo fim de semana para todos!
Comentar
Compartilhe
Aplicativo
19/09/2014 | 11h51

Através deste aplicativo, você vai poder dizer a seus amigos, se for correr a prova, via Facebook e Twitter, sobre a sua participação na BMW BERLIN MARATHON. Também oferece uma seção com planos de treinamento, mais alongamento e treinamento de força, dentre outros. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Vagas extras
19/09/2014 | 05h48

Por aqui, via o ótimo blog Pulso, informações detalhadas sobre a abertura de vagas extras para a disputadísssima Maratona e meia-maratona da Disney 2015. Esta é mais uma prova internacional que os brasileiros invadem. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Manchete perfeita!
18/09/2014 | 15h37
Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Subindo
18/09/2014 | 05h42

A meia-maratona de Buenos Aires teve em 2011, 13.500 corredores; em 2012 14.589; no ano passado (2013), 17.700; este an0, 2014, fantásticos 20.216 corredores na meia-maratona que ao que parece, vai crescer ainda mais nos próximos anos, e tomara que não perca a qualidade. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
IV Congresso Paradesportivo Internacional
17/09/2014 | 17h33
Evento vai reunir profissionais do Brasil e de outros países em Florianópolis, entre os dias 5 e 7, e tem inscrições abertas até 24 de outubro
A cidade de Florianópolis (SC) recebe entre 5 e 7 de novembro a quarta edição do Congresso Paradesportivo Internacional, o maior evento científico do país na área do esporte adaptado. O congresso será realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da Academia Paralímpica Brasileira (APB) e em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizado pela primeira vez em 2010, o evento reúne a comunidade acadêmica com interesse no esporte paraolímpico e prevê palestras de profissionais de renome no cenário esportivo do Brasil e do mundo. O público-alvo é de estudantes de educação física e profissionais ligados ao esporte paraolímpico, mas as inscrições ficam abertas até 24 de outubro para quem tiver interesse, independentemente da área de atuação.

“A área acadêmica é de fundamental importância para o desporto paraolímpico. Por meio de estudos científicos, há um aprofundamento na medicina, fisiologia, biomecânica e em várias outras áreas relacionadas ao esporte. Então, o Congresso tem uma contribuição direta no desenvolvimento paradesportivo”, afirmou Alberto Martins da Costa, coordenador da APB.

Já estão confirmados no congresso 12 nomes de três países, além de profissionais do Brasil. O britânico Brett Smith, da Universidade de Loughborough, autor de mais de 100 publicações sobre deficiência no esporte estará presente, assim como o belga Yves Vanlandewijck, do departamento de Ciência da Reablitiação da Universidade de Leuven e presidente do Comitê Científico do IPC (Comitê Paralímpico Internacional).

O Congresso Paradesportivo Internacional vai tratar de diversos temas diferentes ligados ao esporte, como treinamento, psicologia, anatomia e gestão esportiva. “Todos são profissionais do mais alto gabarito do esporte e têm vários trabalhos sobre o tema publicados. O objetivo é mostrar que tipo de estudo está sendo realizado dentro e fora do país. Os temas são variados para atender todo tipo de interesse na ciência esportiva”, explica Alberto Martins da Costa.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.cpb.org.br/congressoparadesportivo, até 24 de outubro, com valor de R$ 70 para estudantes e R$ 100 para profissionais. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Serviço

IV Congresso Paradesportivo Internacional Data: 5 a 7 de novembro Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis Inscrições: R$ 70 (estudantes) e R$ 100 (profissionais), até 24 de outubro

 

Comentar
Compartilhe
Melhor para a saúde
17/09/2014 | 11h26
Este toque saiu no Jornal O Globo de terça (14/09). Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Calendário de corridas em Campos
16/09/2014 | 18h18
Ótimas opções para estimular o tão precioso movimento. Bons treinos!    
Comentar
Compartilhe
Uniforme polêmico
16/09/2014 | 10h33

No futebol (tendo a frente o craque James Rodrigues) a camisa da Colombia é bem legal. Já a sua equipe de ciclismo feminina... parece que as meninas estão seminuas. Leia mais aqui. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Musculação: complemento e benefício para o ciclista
15/09/2014 | 17h12

A musculação é um exercício complementar muito benéfico ao ciclista, pois aumenta a densidade óssea, ajuda na consciência corporal sobre a bike e ameniza possíveis desvios posturais ou desequilíbrios musculares, além de otimizar o ganho de massa magra. Segundo Felipe Miranda Paes, treinador e sócio da OCEtreine. net, o treino de musculação para ciclistas deve ser focado principalmente nos membros inferiores, com exercícios como leg press, cadeira extensora, mesa flexora, flexão plantar, abdução e adução. Porém, também é importante trabalhar o fortalecimento dos membros superiores e da região do core (formada pelo abdome, lombar e quadril), responsáveis pela sustentação do atleta. A seguir, o treinador da OCE explica como aliar o trabalho de musculação de acordo com a periodização do seu treino com a bike.

Treino de base

No período do treinamento de base, quando o objetivo é preparar o corpo para a temporada, deve-se focar na resistência muscular, trabalhando com cargas médias e mais repetições. Nesse momento, o ideal são três a quatro séries com 15 a 20 repetições.

Aumentando a intensidade Pouco antes do final dos meses de base, com o começo dos treinos mais intensos, é interessante aumentar a carga dos exercícios para ganhar força muscular. Mantenha o número de séries, mas diminua as repetições para oito ou 12.

Início da temporada Com o início da temporada competitiva é recomendável reduzir o peso utilizado na musculação, assim como as repetições. Uma alternativa é explorar os exercícios funcionais, pois esses trabalham o corpo de forma integrada e possuem movimentos mais naturais que utilizam o próprio peso corporal.

Principais competições Durante os meses em que ocorrem as principais competições focadas pelo atleta, nos quais os treinos são pensados especificamente para cada prova, o ideal é que se realize musculação apenas como “manutenção”. Para isso, devemse utilizar cargas bem leves, com poucas repetições e séries.

Além das pernas Um complemento muitas vezes ignorado pelos ciclistas é o fortalecimento dos músculos superiores e da região do core, responsáveis por sustentar o atleta. Exercícios como remada unilateral com halteres, tríceps na polia ou supino com barra devem ser realizados com pouco peso, afinal, o objetivo é fortalecê-los e não ganhar massa muscular. Duas a três séries com oito a dez repetições são suficientes. Para fortalecer a região do core, uma boa pedida são treinos funcionais para as costas e para o abdome utilizando a bola de exercício, o que ajudará na estabilização da coluna e no equilíbrio corporal.

Por Marcos Lembro Conteúdo publicado na revista VO2 Bike, edição 104, julho/agosto 2014.

Fonte: aqui.

Comentar
Compartilhe
Meia-maratona noturna no RJ?
15/09/2014 | 05h24
Parace que no Rio de Janeiro, ainda este ano, vai ter uma meia-maratona noturna. A conferir. Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
"Neste quase 1 ano de planilha não faltei um único treino".
14/09/2014 | 09h31

Este post foi feito a pedidos (não da figura central em questão, mas de amigos que acham que a lembrança é merecida). Apesar de ter corredor do grupo que conseguiu uma diminuição maior, baixando em torno de 5 minutos do seu melhor tempo, este 1h35min04seg merece de fato um registro (em post anterior aqui, o resumo dos tempos alcançados por ele em meias anteriores).

Após esta sua participação na meia-maratona de Buenos Aires (07/09), e com o seu Personal Best alcançado, mostrando a sua evolução gradativa em 4 provas disputadas neste ano de 2014, a alegria é de todos. Parabenizo-o pela disciplina e sinalizo com a velha máxima do Treinamento Desportivo: quanto mais treinado, menos treinável. A partir de agora vai ser osso.

Em tempo (1): esta semana completamos 1 ano de planilha; a sua 1ª foi enviada no dia 18/09/2013;

Em tempo (2): após a prova, o cara me abordou: "neste quase 1 ano de planilha não faltei um único treino".

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Grande turma!
13/09/2014 | 19h46
Uma grande turma unida pelo movimento. Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Músicas para o movimento
13/09/2014 | 11h50

Músicas do novo álbum do U2, "Songs of Innocence", liberadas no Itunes até 15 de outubro. Perfeitas para o movimento. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Qualifying
12/09/2014 | 18h33
As inscrições para a Maratona de Boston 2015 ficam abertas, possivelmente, até segunda-feira, 15 de Setembro, para todos aqueles que comprovarem o seu (extremamente difícil) tempo de qualificação (abaixo). Se tiver podendo, vai por aqui. Bons treinos!
AGE GROUP MEN WOMEN
18-34 3hrs 05min 00sec 3hrs 35min 00sec
35-39 3hrs 10min 00sec 3hrs 40min 00sec
40-44 3hrs 15min 00sec 3hrs 45min 00sec
45-49 3hrs 25min 00sec 3hrs 55min 00sec
50-54 3hrs 30min 00sec 4hrs 00min 00sec
55-59 3hrs 40min 00sec 4hrs 10min 00sec
60-64 3hrs 55min 00sec 4hrs 25min 00sec
65-69 4hrs 10min 00sec 4hrs 40min 00sec
70-74 4hrs 25min 00sec 4hrs 55min 00sec
75-79 4hrs 40min 00sec 5hrs 10min 00sec
80 and over 4hrs 55min 00sec 5hrs 25min 00sec
Em tempo: 1º são os tempos para o gênero masculino e 2ª o feminino para a mesma faixa etária.
Comentar
Compartilhe
Incríveis cenas!
12/09/2014 | 18h12

Abaixo, fotos em perspectiva do Mustaz Essa Barshim, no seu fantástico feito (acima) onde alcançou 2,43 no salto em altura. Percebam as incríveis cenas. Bons treinos!

Fonte: https://twitter.com/heeRobin

 

Comentar
Compartilhe
Dica do Mestre
12/09/2014 | 05h31

Mais uma dica sobre a prevenção de lesão e manutenção da qualidade do movimento feita pelo Ms. Sileno Junior. Bons treinos!

Atualizado hoje (13/09) às 10h46 pelo Ms. Sileno: Para o pré-treino os atletas podem usar para melhorar sua amplitude de movimento, liberação das estruturas musculotendinosas, facilitando a microcirculação sem que reduza o risco do desempenho neuromusculares em qualquer exercícios de alta força e baixa velocidade ou alta velocidade e baixa força, como pode ocorrer com o alongamento estático. existem algumas artigos de grande relevância cientifica demonstrando que o alongamento estático pré treino diminuí em até 30% de força muscular.

Comentar
Compartilhe
Vídeo oficial da meia de BA
11/09/2014 | 15h16
Por aqui, via o informativo e interessante Correr pelo Mundo, os melhores momentos desta prova que aconteceu no fim de semana passado (07/09). Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Alimentos integrais
11/09/2014 | 05h45

Explicações interessantes sobre alimentos integrais e seus benefícios, dentre eles a liberação da temida insulina que é feita em doses homeopáticas. Leia mais abaixo, bons treinos!

Cada vez mais presentes no mercado os alimentos integrais estão substituindo os carboidratos brancos e assim proporcionando uma alimentação mais saudável. Você já reparou que o arroz integral é mais escuro do que o branco? A nutricionista Andrea Matarazzo explica: “a única diferença entre eles é que o branco foi mais processado que o integral, ocorrendo a retirada desta película, que é a parte realmente importante, a rica em fibras”. O real benefício dos alimentos integrais está em sua absorção. A energia dos carboidratos não integrais chega muito mais rápido ao sangue, gerando um aumento na glicemia, enquanto nos integrais esta energia é liberada mais devagar. Esse é o grande fator que diferencia os carboidratos e está relacionado com o nível de açúcar no sangue, ou seja quanto mais rápida a energia entra na corrente sanguínea, maior a liberação de insulina para equilibrar os níveis de açúcar no corpo.
Devemos ficar atentos, para o produto ser enquadrado na categoria é preciso que a farinha integral seja o primeiro item da lista.
Disponíveis não somente em lojas específicas, os produtos integrais estão em diversos alimentos, como pães, massas, biscoitos, bolachas, barras de cereais entre outros. Porém, devemos ficar atentos. Para o produto ser enquadrado na categoria é preciso que a farinha integral seja o primeiro item da lista de ingredientes. Vale lembrar que a farinha branca está presente nos rótulos com o nome de farinha enriquecida com ferro e ácido fólico. “O ideal é que toda vez que formos consumir algum carboidrato branco adicionemos outro rico em fibras como aveia e grãos. Ou gorduras boas como sementes, oleaginosas e azeite, ou ainda uma fonte de proteína (iogurte, queijos)”, explica a nutricionista. As gorduras e proteínas também são digeridas e absorvidas lentamente, portanto, reduzirão a carga glicêmica da refeição. A dica é sempre começar as refeições principais com uma bela salada ou uma sopa de legumes e não esquecer de, ao quando ingerir massas dar sempre prioridade para as integrais. “No café da manha e nos lanches, a presença de cereais integrais balanceada com proteínas, frutas e boas fontes de gordura trarão um equilíbrio para a sua rotina alimentar”, finaliza. Fonte: http://www.webrun.com.br/h/
Comentar
Compartilhe
Dica do Mestre
10/09/2014 | 15h40

Esta é uma dica do Mestre Sileno Júnior - para quem ainda não conhece, é um estudioso e dedicado Fisioterapeuta esportivo - e se refere as lesões mais comuns no mundo da corrida. Fique ligado. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
A tríade do sucesso
10/09/2014 | 12h25

Alimentação equilibrada, exercícios físicos e boas relações, este é o segredo do sucesso chamado saúde. Bons treinos!

 

Comentar
Compartilhe
Lá como cá
09/09/2014 | 17h55

Sim, apesar de ter a meia-maratona mais famosa da América Latina, uma prova com uma grande quantidade de corredores (20.016 segundo os organizadores) e ótima qualidade, por lá também acontecem erros assim como por aqui. Bons Treinos!

Comentar
Compartilhe
Resultados gerais dos 21km BA 2014
09/09/2014 | 15h24

Por aqui (click onde está escrito Bajar Clasificación 7 Septiembre 2014 – 21K de Buenos Aires 2014 Arnet<) e terá acesso aos resultados gerais da edição 2014 da Meia Maratona de Buenos Aires. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Cuidado!
09/09/2014 | 12h44
Ao praticar atividades físicas você corre sério risco de ganhar saúde, amigos e bom humor. Vamos? Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Resultados da meia de Buenos Aires
08/09/2014 | 20h05
[caption id="attachment_22195" align="aligncenter" width="828" caption="Com o vencedor da prova, Matías Roth"][/caption] Masculino 1º: Matías Roth  (ARG) – Tempo: 01:03:48 2º: Luis Molina (ARG) – Tempo: 01:06:25 : Vagner Da Silva (BRA) – Tempo: 01:07:22 Feminino 1º: Sandra Amarillo (ARG) – Tempo: 01:16:51 2º: María Luján Urrutia (ARG) – Tempo: 01:18:24 3º: Carolina Zanuzzi (ARG) – Tempo: 01:20:17
Comentar
Compartilhe
Cenas da meia de BA (1)
08/09/2014 | 17h20

Algumas cenas da meia-maratona de Buenos Aires que aconteceu ontem (07/09) e que teve incríveis 20.216 participantes. A temperatura no início da prova, importante registrar, marcava 13º e o seu término ficou em torno de 18º, um luxo! Bons treinos!

Atualizado às 19h58 com edição de texto.

Comentar
Compartilhe
Programa Senior
08/09/2014 | 11h34

A população acima de 60 anos está tendo um grande crescimento no nosso País - os indicativos sugerem que em 2025 teremos a 6ª população mais idosa do planeta -, e está investindo bastante na sua saúde em busca de uma maior longevidade, funcionalidade e integração social.

Cada vez mais ativos e saudáveis estes idosos requerem programas de exercícios físicos específicos que venham fornecer benefícios a todo o seu organismo, lhes trazendo vantagens que podem se traduzir em mais qualidade de vida. Em breve mais novidade sobre o assunto. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Resultados e impressões da meia de BA
07/09/2014 | 15h26

Todos correram muito bem na prova que é considerada a melhor meia-maratona da América do Sul. Abaixo, as primeiras impressões, em poucas palavras, desta prova:

Edu: gostei da corrida e dos vinhos. Prefiro a Campos run;

Ralph: foi minha primeira meia em 2012 e minha décima agora. Indico muito esta prova pela cidade e pela organização;

Nenem:excelente prova, temperatura boa, percurso bacana com ruas largas. Certamente estarei novamente em 2015;

Luis Gustavo: excelente p/ todos os corredores do Brasil que treinam no calor, foi um luxo!! Recomendo à todos;

Tiago: foi uma meia mas podia ser chamada de inteira. Um luxo.

Bruno: minha primeira meia. Apesar do sofrimento, muito boa a prova. Clima perfeito para a prática da corrida;

Antônio: muito boa! Fiz minha melhor marca em meia maratona!recomendo!

Atualização às 20h50 com acréscimo de foto e edição de texto.

Comentar
Compartilhe
Bom dia!
07/09/2014 | 06h07
Comentar
Compartilhe
Cenas pré meia de BA
07/09/2014 | 05h38

Bacana feira desta meia que conheci em 2010 e mostrou uma evolução considerável. Daqui a pouco a começa a prova a qual irei acompanhar corredores em busca dos seus PBs. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Que pasa?
06/09/2014 | 17h34
Muy buena compañía en este medio de Buenos Aires. Vamonos!
Comentar
Compartilhe
Música e esporte
06/09/2014 | 08h52

Independente do seu tipo de movimento, se terrestre, aéreo ou aquático, nas vertentes terra ar e mar, fica muito mais divertido e colorido quando se adiciona a música.

Quando estamos desmotivados - todos passam por isso em determinado momento - recomendo o incremento desta poderosa ferramenta que muito nos motiva.

Não é novidade, eu sei, fica apenas a lembrança para os que precisam de um algo a mais para incrementar a nossa Motricidade diária. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Momentos da Maratona de NY
05/09/2014 | 08h42

Por aqui vai ter uma pequena amostra de momentos (bem) interessantes vivenciados por corredores em ação na Maratona de New Yorque. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Difícil missão
04/09/2014 | 16h32

Turma (muito) boa em busca de fortes e duradouras emoções neste fim de semana que se aproxima e claro, melhoras também nos resultados individuais e na ótima briga consigo mesmo. Vamos!

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Foco de atenção
04/09/2014 | 10h18

Para se destacar no seu esporte favorito (este blog fala essencialmente sobre movimento, mas se quiser linkar este toque com a sua profissão, relacionamentos e etc., vá em frente), use e abuse do seu foco de atenção, este instrumento mágico. Se ainda não sabe sobre, deixarei um longo texto sobre o assunto e que pode te ajudar. Vá em frente. Bons treinos!

FOCO DE ATENÇÃO
Avanços recentes nos estudos usando métodos de neuroimagem e outras medidas neurobiológicas têm permitido a investigação dos mecanismos específicos do sistema cerebral de atenção, como relata Lima (2005). Diversos autores realizaram pesquisas relacionando o tipo de foco de atenção e o desempenho, dentre os quais destacam-se Robazza, Bortoli & Nougier (1998); Radlo, Steinberg, Singer, Barba & Melnikov (2002); Shea & Wulf (1999); Wulf, McConnel, Gärtner & Schwarz (2002) todos relacionam o foco de atenção com melhor desempenho nas tarefas executadas. Segundo Abes (2006), o controle da atenção pode ser considerado como uma habilidade de grande importância na hora de desempenhar qualquer atividade. Samulski (2002) define a concentração como a focalização da atenção em um determinado objeto ou em uma ação. A atenção pode ser definida como a capacidade do indivíduo responder predominantemente os estímulos que lhe são significativos em detrimento de outros. O sistema nervoso é capaz de manter um contato seletivo com as informações que chegam através dos orgãos sensoriais, dirigindo a atenção para aqueles que são comportamentalmente relevantes e garantindo uma interação eficaz como meio (Brandão, 1995). Segundo Bear, Connors e Paradiso (2002) o processamento de fontes simultâneas de informação de forma diferenciadas é chamado de atenção seletiva, e segundo este mesmo autor, em estudos de percepção, foi demonstrado que a atenção acelera o tempo de reação. A atenção é o processo que direciona nossa vigília quando as informações são captadas pelos nossos sentidos, ela também pode ser vista como um mecanismo que consiste na estimulação da percepção seletiva e dirigida (Guallar & Pons, 1994; Martens, 1987; Samulski, 2002). Dentre seus diversos tipos destaca-se a concentração que pode ser definida como a focalização da atenção em um determinado objeto ou em uma ação (Samulski, 2002).
Moran (1999), afirma que a capacidade para atender seletivamente o estímulo apropriado é crítica na maioria das situações atléticas. O sucesso do atleta é dependente da capacidade de selecionar a atenção. O estabelecimento do foco de atenção possui um valor adaptativo, na medida em que discriminamos os estímulos que são relevantes dos irrelevantes e os direcionamos seletivamente aos recursos limitados de processamento das informações de nosso encéfalo (Bear Connors & Paradiso, 2002). Ainda Bear, Connors e Paradiso, (2002) a atenção está relacionada ao processamento preferencial de determinadas informações sensoriais. Jackson & Csikszentmihalyi (1999) destacam a concentração como uma das dimensões básicas do estado de fluxo. Segundo eles, aprender a excluir os pensamentos irrelevantes da consciência e estar sintonizado com a tarefa a ser executada é um sinal de uma mente disciplinada. A atenção tem relação com o processamento preferencial de informação sensorial. No meio de visões, sons e paladares chegando ao encéfalo, pode-se atender alguma informação de forma relativa e ignorar o resto. A capacidade de detectar seletivamente uma conversa a ser ouvida dentre muitas outras que estão ocorrendo ao mesmo tempo é um exemplo de atenção (BEAR, CONNORS e PARADISO, 2002). No sistema visual, a atenção nos proporciona a concentração em um fato ou objeto dentre muitos outros em nosso campo visual.
A subdivisão da atenção é baseada na maneira como ela á operacionalizada: seletiva, sustentada, alternada e dividida.
A atenção seletiva é definida como a capacidade do indivíduo privilegiar determinados estímulos em detrimento de outros, ou seja, está ligada ao mecanismo básico que subsidia o mecanismo atencional. A atenção sustentada descreve a capacidade de o indivíduo manter o foco atencional em determinado estímulo ou seqüência de estímulos durante um período de tempo para o desempenho de uma tarefa (Dalgalarrondo, 2000; Sarter, Givens & Bruno, 2001). A atenção alternada é a capacidade do indivíduo em alternar o foco atencional, ou seja, desengajar o foco de um estímulo e engajar em outro. A atenção também pode ser dividida para o desempenho de duas tarefas simultaneamente. Um exemplo comum deste tipo de atenção é conversar enquanto se executa outra tarefa. Os estudos relacionados a este tipo de atenção indicam que para a divisão da atenção, uma das informações deve estar sendo mediada pelo processamento automático enquanto a outra, por meio de esforço cognitivo (processamento controlado). Outro aspecto da atenção, o tipo de foco utilizado, é de grande importância para que o processamento seja adequado e eficiente. Para Cervelló (1999) pode-se identificar quatro tipos de focos: amplo interno, amplo externo, estreito interno e estreito externo. Quando um indivíduo mantém o primeiro tipo de foco ele é capaz de organizar e integrar um grande número de pensamentos e percepções, é o estilo adequado para analisar e planejar ações. O segundo estilo permite ao sujeito explorar, perceber e organizar um grande número de estímulos externos é o foco adequado frente a situações complexas e com um grande nível de informação. O terceiro tipo auxilia a pessoa a focalizar a atenção para uma determinada linha de pensamento, e é adequada para solucionar problemas concretos ou para meditar. O último estilo atencional ajuda o indivíduo a focalizar a atenção para uma atividade mais ou menos complexa evitando as distrações, com o objetivo de realizar uma determinada ação, e é adequado para um grande número de esportes.
A amplitude do foco faz referência à quantidade de estímulos aos qual o atleta deve prestar atenção a cada instante. Sendo que o foco amplo está relacionado com um grande número de estímulo e o foco estreito com apenas um ou dois estímulos mais importantes. Já a direção do foco faz referência a dirigir a atenção para aspectos externos ou internos do indivíduo. Fonte: IMAGÉTICA, ESTIMULAÇÃO FÓTICA E AUDITIVA E MÚSICA NA MELHORA DO ARREMESSO DE LANCE LIVRE NO BASQUETEBOL. Almeida M W S, 2009; Dissertação de Mestrado
Comentar
Compartilhe
Yoga para esportistas
03/09/2014 | 11h35

Por estes dias fiz a minha primeira aula de Yoga e me surpreendi com o seu conteúdo. Achei bem interessante a sua dinâmica, onde se assemelha a treinos funcionais com uma grande preocupação com o fator respiração, sendo bem positiva para todos aqueles que se exercitam.

Para os que correm de forma recreativa ou em busca de performance, citando apenas um exemplo dentre tantos outros esportes, parece ser bem proveitoso. Várias qualidades físicas são trabalhadas, como o Equilíbrio, a Força, a Coordenação Motora e a Flexibilidade.

Os esportistas podem usar a prática de yoga para aumentar a amplitude de movimento, melhorar posturas, fortalecer o nosso núcleo central, melhorar a capacidade respiratória dentre outros benefícios, um grande barato.

Somos induzidos a aprender e prestar atenção na respiração onde também desenvolvemos consciência corporal assim como temos a possibilidade de melhorar o valorizado e pouco explorado foco de atenção. Recomendo!

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Na trilha
02/09/2014 | 22h33
Comentar
Compartilhe
Parte do belo percurso da meia de Buenos Aires
02/09/2014 | 15h09

Estas fotos são partes do belo e amplo percurso da melhor meia-maratona da América do Sul, a meia de Buenos Aires. A prova vai acontecer no próximo dia 07 de setembro e promete. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Para ultramaratonistas (atletas de endurance e ultraendurance)
02/09/2014 | 05h12

O Dr. Reinaldo Bassit (Tubarão), nutricionista e ultra, convoca os ultramaratonistas a participar de sua pesquisa. Ela será realizada com atletas das modalidades masculino 24hs solo e masculino 48hs da 2º Ultramaratona Internacional 48hs do Atlântico.

Participe das Nossas Pesquisas!!!!!

Dando continuidade às nossas pesquisas com atletas de endurance e ultraendurance, estamos recrutando atletas masculinos das categorias 24 e 48 horas Solo para participarem da nossa pesquisa, que tem como objetivo principal “avaliar aspectos psicobiológicos do atleta de endurance e ultraendurance antes e depois da competição”.

Os participantes dessa pesquisa serão submetidos a exames bioquímicos (amostras de sangue e na saliva) antes e após a corrida (24 horas) ou antes, na metade da prova e após a corrida de 48 horas, bem como a uma avaliação do estado de humor, cognição e afetividade (por questionário específico). O atleta deverá estar disposto a dar continuidade no processo de pesquisa até o final da mesma. Dessa forma, estará contribuindo para o desenvolvimento de novos conhecimentos na área da saúde e do esporte que será revertido para ele próprio e para toda a comunidade atlética de esportes de endurance e ultraendurance.

Para participar: entre em contato com o Dr. Reinaldo Bassit (Tubarão) nos telefones 976124879 ou 30781687, ou pelo e-mail: [email protected]

Comentar
Compartilhe
Resultados gerais da meia-maratona internacional do Rio
01/09/2014 | 15h38

Por aqui (após acessar o site, click em resultados) terás os resultados da meia-maratona internacional do Rio - 5km e 21km - que aconteceu hoje (31/08) na cidade maravilhosa. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Homenagem!
01/09/2014 | 05h51
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Marcos Almeida

[email protected]

Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.