Vencedores da meia internacional do Rio
31/08/2014 | 20h13

 

[caption id="attachment_22051" align="aligncenter" width="720" caption="Damião Ancelmo"][/caption]

O etíope Leul Gebresilase foi o vencedor da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, realizada hoje (31/08). O seu tempo foi de 1h03m48; em segundo lugar ficou o brasileiro Damião Alcelmo com 1h04m21; em terceiro o queniano Stanley Koichi.

A vencedora entre as mulheres foi a queniana Nancy Kipron (1h13m38); em 2º outra queniana, Delvine Meringor (1h13h38), e em terceiro a brasileira Cruz Nonata com 1h14m44.

Comentar
Compartilhe
Amanhã, não esqueça!
31/08/2014 | 08h13
Comentar
Compartilhe
Treino parte 3
30/08/2014 | 15h23

Turma boa em ação no momento mais importante do dia (rsrs). Valeu Dimi, via o ótimo Mixirica. O próximo encontro é na casa de... Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Treino parte 2
30/08/2014 | 12h31
Turma boa em ação neste longuinho de sábado (parte 2). Bons treinos!  
Comentar
Compartilhe
Treino parte 1
30/08/2014 | 07h46
Turma boa em ação neste longuinho de sábado (parte 1). Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Nossos objetos do desejo
29/08/2014 | 18h47

Todo corredor que se preza gosta de um tênis legal. Deixo como fonte de inspiração neste fim de semana que se inicia, estas "máquinas" maravilhosas e que aos nossos olhos brilham. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Revista de corrida
29/08/2014 | 05h30

Esta é a revista Barefoot Running (edição anterior aqui) com incríveis 174 páginas de informações sobre esta legal vertente da corrida. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Mais um!
28/08/2014 | 14h39

Estudo mostra que as pessoas mais velhas que se exercitam regularmente, em um nível moderado ou intenso, podem ser menos propensas a experimentar "derrames silenciosos" (ou pequenas lesões no cérebro) que podem levar a outras doenças cerebrais. Para os que querem se aprofundar com o estudo na íntegra, vá por aqui (Lower prevalence of silent brain infarcts in the physically active). Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Frase do dia!
28/08/2014 | 05h09
Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Percurso da meia-maratona de Buenos Aires
27/08/2014 | 16h42

Este é o percurso da meia-maratona de Buenos e que vai acontecer no próximo dia 07 de setembro. Por aqui, vários corredores vão participar em busca de muita diversão, e claro, dos seus PB. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Evidências!
27/08/2014 | 12h26

Há muitas evidências de que estar em forma pode aumentar a velocidade e a conectividade dos neurônios do cérebro em criança. Leia mais aqui. Bons treinos!

Fonte: time.com

Comentar
Compartilhe
Medalha da meia de Buenos Aires
27/08/2014 | 05h50

Esta é a medalha deste ano (2014) da meia-maratona de Buenos Aires que (no próximo 07 de setembro) e que os corredores dos 21k vão ter como recordação após completar esta bacana meia. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Novas tecnologias
26/08/2014 | 15h02

Este é o runScribe, que parece fornecer uma visualização em 3D quando se corre. O pequeno sensor mede 13 pontos de dados diferentes sobre a forma de correr, o que pode ajudar a prevenir lesões, segundo a sua divulgação, a partir do momento que faz uma interessante leitura da pisada. É colocado na parte de trás do tênis e usa um sensor de 9 eixos para capturar com precisão os movimentos de seu pé durante o ciclo da marcha. Vou me informar melhor sobre esta novidade, parece ser bem interessante.

 

Comentar
Compartilhe
Entrevista com um Maratonista medalhista Olímpico
26/08/2014 | 05h43

Esta entrevista saiu na Folha de São Paulo sábado, (23/08) e merece ser replicada por aqui tamanha a importância que este cara tem para o esporte nacional, além da sua grande humildade. O que ocorreu com ele na Olímpiada de Atenas-2004 foi incrível. Tive a oportunidade de encontra-lo numa prova internacional em 2010 onde pude receber boas palavras de incentivo. Vale a leitura.

A cena está gravada na memória do atletismo brasileiro: o ex-boia-fria Vanderlei Cordeiro de Lima, com 35 anos, liderava a maratona dos Jogos de Atenas-2004 quando se deu a confusão.

A câmera, que vinha fixa no brasileiro, perde o rumo. Logo o encontra num bololô, caído na beira da calçada, enquanto um grandalhão sai em seu socorro. Vanderlei emerge da confusão e volta para o trajeto, mostrando surpresa e desencanto.

Imagens recuperadas pela TV mostram o inesperado: Vanderlei fora agarrado, empurrado, derrubado ao chão por um sujeito que vestia uma fantasia estranha, com barrete e meiões verdes, e que levava um cartaz em que estava escrito: "O padre do Grand Prix. A Bíblia diz que Israel cumprirá a profecia. A segunda vinda está próxima".

Tratava-se de Cornelius Horan, um ex-padre irlandês conhecido por ter invadido, no ano anterior, a pista do GP da Inglaterra de F-1, em Silverstone, também levando uma mensagem religiosa.

Para Vanderlei, não importava. O ataque, na altura do km 36 da prova de 42,195 km, poderia provocar até o abandono. Continuou, mas perdeu terreno para seus perseguidores e chegou em terceiro.

Era 29 de agosto. Dias atrás, quase dez anos após o evento, Vanderlei disse: "Teria todas as possibilidades de chegar à medalha de ouro".

Não chegou, mas ganhou honraria ainda mais rara: seu espírito esportivo acabou lhe valendo a comenda Barão Pierre de Coubertin, até então outorgada pelo Comitê Olímpico Internacional a apenas quatro esportistas.

Nesta entrevista, realizada por telefone desde sua casa em Maringá, o corredor, aposentado de competições oficiais em 2008, lembra a maratona e um pouco de sua vida.

*

Folha - Dez anos após a maratona de Atenas, qual a primeira coisa vem à sua memória? Vanderlei Cordeiro de Lima - O que vem na memória é a corrida, a conquista. Nem parece que passou tanto tempo. A velocidade do tempo é cruel. Mas são só boas lembranças.

E a agressão? Foi um incidente, um episódio externo. Mesmo diante daquela situação, conseguimos um grande objetivo. Minha medalha de bronze é muito mais significativa do que a lamentação por não ter ganhado a medalha de ouro.

O senhor tinha uma grande vantagem naquele momento, mas os rivais estavam chegando. Acredita que conseguiria mantê-la e conquistar o ouro? Veja bem, você disse que eles estavam chegando. Mas daí aconteceu o incidente. Acabei voltando para a prova. É claro que você não se recupera instantaneamente. Na verdade, eu me superei. Mas jamais iria voltar a correr no ritmo em que estava. Mesmo diante de todos os problemas que eu enfrentei, os caras ainda demoraram dez minutos para me ultrapassar, me ultrapassaram no km 39.

Em condições normais, com a diferença que eu tinha, é difícil falar que a vitória era minha. Não vou ser tão imprudente quanto foi o [italiano Stefano] Baldini [campeão da maratona nos Jogos de Atenas-2004], em uma entrevista. O repórter perguntou se ele tinha plena certeza de que seria o campeão, e a resposta dele foi que, independentemente de qualquer coisa, ele seria o campeão. Eu jamais, numa resposta à sua pergunta, vou subestimar os meus adversários, entendeu.

Apesar das dificuldades, o senhor chegou fazendo aviãozinho e mandando beijinhos... Para você se preparar para uma Olimpíada, não importa apenas estar bem fisicamente. A força mental é importantíssima. Não só para romper as barreiras que vai encontrar numa corrida, mas para lidar com fatos que possam surgir ao longo da prova. Ninguém vai ser campeão, recordista mundial, só fisicamente.

Nossa preparação teve um planejamento, não só da prova e do clima, mas dos adversários. Isso me deu uma condição diferenciada para vivenciar a volta para a prova após o episódio e para conduzir o fato pós-corrida, que foi a maior grandeza e maior exemplo de força, não só física, mas também dos valores do esporte.

O senhor encerrou sua carreira em 2008. Ficou rico? Quem não tinha um gato para puxar pelo rabo, vai reclamar do quê? Consegui dar uma condição diferenciada para a minha família. Realizei um grande sonho, sonho de um ex-boia-fria, ter uma propriedade rural. Tenho um sítio na minha cidade natal, Cruzeiro do Oeste, a 150 km de Maringá. Estou muito perto do rio Paraná. Quando não estou nos meus afazeres, vou pescar no rio. É uma grande terapia que me ajudou nas maratonas. Precisa de muita paciência para conduzir uma prova... E pescaria é paciência. Esquece os seus problemas, suas dificuldades.

Comentar
Compartilhe
Grande sacada!
25/08/2014 | 17h32

Bonitas palavras, via vídeo motivacional, publicado aqui. Bons treinos!

 
Comentar
Compartilhe
Kit da meia de Buenos Aires
25/08/2014 | 12h28

Como eu sei que vários corredores da cidade vão correr esta ótima prova, e que vai acontecer no próximo 07 de setembro, em Buenos Aires, disponibilizo a bonita camisa que vai estar presente no kit. Enquanto isso, bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Sempre ele!
24/08/2014 | 18h49

Mo Farah, quebrou hoje (24/08) o recorde europeu nas 2 milhas (tempo de 8:07.85) em Birmingham, estabelecendo a sexta melhor marca da história. Um gigante! Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Selfie do dia!
24/08/2014 | 13h39

A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou hoje (24/08) o título do Grand Prix, ao vencer o Japão por 3 a 0 em Tóquio. Esse é o décimo título do Brasil, o maior vencedor da competição, sendo agora este fantástico time, decacampeão do Grand Prix de vôlei. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Circuito Vênus - (durante/depois)
24/08/2014 | 09h23
 
Comentar
Compartilhe
Corrida Circuito Vênus (antes)
24/08/2014 | 07h58
Boa prova meninas! Vamos!
Comentar
Compartilhe
Representantes
23/08/2014 | 13h56

Estes são os meus representantes que enviaram imagens de treinos e momento pré-prova deste fim de semana. Parabéns aos que executaram suas tarefas e boa sorte aos que vão correr amanhã em corrida exclusivamente feminina. Vqv!

Comentar
Compartilhe
Bons treinos!
22/08/2014 | 12h46

Que beleza! Estas imagens são para colorir e inspirar o fim de semana que se aproxima e de preferência, com muito movimento na veia. Bons treinos!!!

Atualizado às 15h00 com edição de texto.

 
Comentar
Compartilhe
Disputa forte
22/08/2014 | 05h35

Geoffrey Mutai corre na Maratona de NY para tentar ser o terceiro homem da história a vencer três vezes esta prova - não podemos esquecer que o nosso Marilson é bi- campeão desta tradicional Maratona -  tendo o Alberto Salazar/1980-1982 e Bill Rodgers que venceu quatro vezes consecutivas, 1976-1979(!).

Mutai tem o recorde do percurso (02:05:06). Outro fora de série que vai correr em NY é Meb Keflezighi, atual campeão da Maratona de Boston e campeão em Nova York 2009. No feminino a queniana Priscah Jeptoo tentará defender seu título conquistado ano passado. A prova promete. Bons treinos!

Fontes: www.corridanoar.com.brwww.tcsnycmarathon.org.

Comentar
Compartilhe
Turma boa!
21/08/2014 | 19h56
Foto feita hoje (quinta, 21/08, às 19h00). Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
As 10 melhores
21/08/2014 | 15h03

Por aqui, vai achar as dez melhores Maratonas que acontecem ao redor do mundo, e como diz o site desta matéria, "possuem excelente organização, multidões fantásticas, e percursos surpreendentes". Grandes dicas para os adeptos desta distância que gostam de unir viajem com corrida. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Calendário de corridas em Campos
21/08/2014 | 06h23

Este é o calendário atual de corridas aqui na cidade (tem até 2 no mesmo dia, é isso mesmo?), pelo menos é o que estão anunciando. Acredito que em breve teremos que atualizar com provas de circuito tradicional, mas por hora é este que está valendo. Bons treinos!

1- 21 de setembro - Fera Adventure 2- Dia 27 de setembro - Corrida noturna semana Move Brasil Sesc/Campos 3- 27 de setembro - Campos Night Race 4- 12 de outubro - Corrida 3ª Via. Atualizado às 13h08 com incremento de prova.
Comentar
Compartilhe
Turminha em ação!
20/08/2014 | 15h01

Saúde, força, resistência, gasto calórico dentre outros, que somente a Motricidade Humana proporciona. Bons treinos!

 

Comentar
Compartilhe
Depois da linha de chegada
20/08/2014 | 06h14

Este vídeo já publicado em post anterior (aqui), e que eu já tinha esquecido, me foi enviado por estes dias. Após reclamações sobre período de treinos para minha 3º Maratona, e possivelmente a última, recebí esta breve e forte mensagem: "Não desista! Vc vai estar depois da linha de chegada... raça!".

O processo se inverteu, que bom. Compartilho para todos que assim como eu (sem drama), em algum momento, pensa em desistir do objetivo traçado. Vamos em frente. Bons treinos e grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
Tênis da Maratona de Berlim
19/08/2014 | 15h17

Este é o Adidas Supernova Glide para a 41ª Berlim Marathon que vai acontecer no dia 28 de setembro de 2014. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Você está na média?
19/08/2014 | 05h33

Esta matéria diz respeito aos tempos médios de 4 provas colhidas em 2013 nos EUA (5km, 10km, 21km e 42km), com incríveis dezenove milhões de finishers que foram pesquisados. Veja se o seu tempo está abaixo, acima ou na média das referidas provas. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Resultados gerais do Desafio Raposo de Corridas
18/08/2014 | 19h39

Por aqui terá acesso, via a Cronotag, aos resultados do Desafio Raposo de Corridas disputado ontem (17/08) em Raposo. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Resultados da 10 milhas Garoto
18/08/2014 | 19h04

Por aqui (click em resultados na parte superior do site) vai saber todos os resultados da tradicional corrida 10 milhas Garoto, disputada ontem (17/08) e que tem a sua largada realizada em Vitória, e após a tensa subida da 3ª ponte (foto), a chegada é em Vila Velha. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Evolução = Tempo
18/08/2014 | 12h38
O treinamento Desportivo, dentro dos seus Princípios, reza que para se evoluir na performance, e com segurança, o tempo é muito necessário. Claro que não é apenas "pedir para ganhar na loteria e nunca jogar". Este "jogar", significa treinar, descansar e se alimentar com equilíbrio.

A Continuidade, que é este Princípio que cito, é de suma importância para esta evolução. Este cara aí de baixo - e a foto mostra como a coisa funciona - com todo o seu talento inato, treina, aliás, tem que treinar mesmo, pois quando fica a "meia bomba" o seu conterrâneo, Asafa Powell vai e "papa".

Portanto, nesta onda de todo mundo no momento virou meio-maratonista e Maratonista - está na moda - de um ano para o outro, e em busca de tempos mágicos - cuidado! - machuca, perde-se as cores da vida. Não vai no "bolo", ou melhor, "todos vão eu também estou dentro".  Será que é assim que funciona? Reflitam. Bons treinos!

Atualizado às 17h26 com edição do texto e mudança do título.

Comentar
Compartilhe
Fenômeno
18/08/2014 | 05h27

Na quarta-feira passada (13/08), o bicampeão olímpico, Mo Farah, venceu a disputa dos 10.000m em Zurique, na edição deste ano do campeonato europeu de atletismo com o fantástico tempo de 28:08:11. Farah, que é britânico, havia vencido essa prova no ano de 2010 e agora soma quatro ouros na competição, um fenômeno. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
10 milhas - depois
17/08/2014 | 12h55
Turma boa! Ótimo domingo pós prova para todos vcs. Abraços!
Comentar
Compartilhe
10 milhas - durante
17/08/2014 | 10h09
Comentar
Compartilhe
Prova da vez
17/08/2014 | 06h51

Daqui a pouco (às 08h00) tem mais uma corrida no pedaço. Boa prova para esta turma 10. Vamos!

Atualizado às 07h38 com incremento de mais fotos.

Atualizado às 07h54 com adição de mais uma foto.

[caption id="attachment_21767" align="aligncenter" width="1280" caption="Serginho com os kits "][/caption]  
Comentar
Compartilhe
Treino bom é treino feito
16/08/2014 | 09h48

Assim, então, e desta forma, foi feito. Ótimo fim de semana e bons treinos (para quem ainda não foi)!

Comentar
Compartilhe
Que beleza!
15/08/2014 | 14h57
Ótimos treinos e um fantástico fim de semana!
Comentar
Compartilhe
Cortisol nos corredores
15/08/2014 | 05h27

Estudos têm mostrado que os atletas de resistência aumentam os seus níveis de cortisol. Mas isso não é necessariamente uma coisa ruim. Um estudo mostra que atletas de resistência têm cronicamente elevados estes níveis.

Vinte anos atrás, a média das pessoas não sabia o que era 0 cortisol. Hoje, é tão familiar para a maioria de nós, como outros hormônios, tais como a insulina e a testosterona.

No público leigo, o cortisol é conhecido como um "hormônio do estresse", que é ruim para o corpo. Embora seja verdade que o corpo faz a liberação de cortisol em resposta a vários tipos de estresse, é importante reconhecer que a capacidade do nosso corpo a responder ao estresse é fundamental para nossa saúde e sobrevivência.

Mesmo as melhorias na aptidão física que recebemos através do treinamento, são uma forma de resposta ao estresse. Os efeitos do cortisol no corpo são fundamentalmente benéfico, exceto quando são submetidos a muito estresse. Então, torna-se uma coisa boa. Mas, evidentemente, o cortisol não é excepcional, a este respeito.

O cortisol é produzido pela glândula supra-renal. A sua liberação é controlada pelo hipotálamo, que é um importante controlador do metabolismo localizada no cérebro. Um dos principais trabalhos do cortisol é o de aumentar a concentração de glucose no sangue para que mais energia fique facilmente disponível para os músculos. A liberação de cortisol dos aumentos das glândulas supra-renais acontece no início do exercício e permanece elevada durante toda a prática, quando os músculos criam uma grande demanda por energia.

Os efeitos normais de cortisol são passageiros: o estresse ocorre, o cortisol é liberado para fazer a energia disponível, o stress cessa, a liberação de cortisol vai para baixo, e o corpo volta ao seu estado homeostático normal. Mas quando o estresse se torna crônico, como é para muitos de nós hoje, o corpo é continuamente expostos a altos níveis de cortisol e os efeitos negativos para a saúde a longo prazo podem ocorrer.

Níveis de cortisol cronicamente elevados têm sido associados a problemas, incluindo o ganho de gordura abdominal, o declínio cognitivo, e a função imunológica comprometida. A ligação entre o cortisol e ganho de peso, especialmente - que tem sido exagerada em alguns setores, mas é real - fez com que o hormônio adquiririsse uma má reputação na última década.

Porque alguns dos mais altos picos de cortisol ocorrem durante e após o exercício, os atletas de resistência são expostos a mais cortisol do que até mesmo muitos dos não-atletas mais estressados??.

Mas será que essas rajadas curtas repetidas de liberação de cortisol realmente adicionam uma elevada exposição de cortisol a longo prazo nos corredores e outros atletas de resistência? Um estudo de 2011 diz que sim.

Pesquisadores alemães usaram uma nova técnica de medição dos níveis de cortisol no cabelo para quantificar os níveis de cortisol ao longo do tempo em um grupo de atletas de resistência e compararam os resultados com medições feitas a partir de não atletas. Eles descobriram que a exposição a longo prazo de cortisol foi significativamente mais elevado, de fato, nos atletas. Quer isto dizer que o treinamento de resistência é ruim para a nossa saúde?

Basta saber sobre os muitos efeitos positivos para a saúde de treinamento de resistência para dizer, sem dúvida, que no cômputo geral, é extremamente benéfico para a saúde. E já que o treinamento de resistência tem sido demonstrado especificamente para reduzir o armazenamento de gordura abdominal, melhorar a função cerebral e (exceto nos casos de overtraining) melhorar a função imunológica, também podemos dizer que os níveis elevados de cortisol em atletas de endurance não têm as mesmas implicações para a saúde que eles têm em não atletas.

Assim como o cortisol passa de bom para ruim quando cronicamente produzido em excesso, o treinamento de resistência muda de saudável para insalubre quando um atleta super-treina, ou treina em excesso. No atleta mais treinado, altos níveis de cortisol podem ter efeitos negativos sobre a saúde, mas, mesmo assim, altos níveis de cortisol são apenas um dos muitos desequilíbrios observados em atletas de resistência que trabalham demais e não descansam o suficiente.

Como um corredor, você não precisa se ??preocupar muito com cortisol. Apenas treine de forma inteligente e seus hormônios vão cuidar de si mesmos. No mais, apenas a repetição do conselho: quem deve treinar muito, com volume e intensidade altos, ainda assim somente em algumas sessões, são os atletas de fato, que tem um organismo privilegiado e vivem exclusivamente disso ou quase apenas disso. Acredite. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
10 Milhas Garoto - informações gerais
14/08/2014 | 17h51

Crédito: Andre Attard/MidiaSport A Dez Milhas Garoto completa neste ano sua 25ª edição. No próximo domingo, dia 17/8, milhares de corredores participarão da prova, com largada em Vitória e chegada na fábrica da Chocolates Garoto, em Vilha Velha, após 16,090 km.

E para comemorar suas "bodas de prata", o evento apresenta uma série de novidadades. A prova terá início às 7h40, com a categoria Cadeirante, seguida pela Elite feminina, às 7h45, e a Elite masculino e pelotão geral a partir das 8h.

A prova terá recorde de inscritos, com oito mil corredores. Agora, a programação prevê a entrega do kit de participação, que será realizada conjuntamente com a entrega do chip descartável somente nos dias 15, das 9h às 19h, e 16, das 9h às 16h, na Chocolates Garoto, Av. Jerônimo Monteiro, Vila Velha.

Outra atração é a alteração no percurso, saindo da Avenida Dante Michelini, nas proximidades do posto 2 da Praia de Camburi, e terminando na Chocolates Garoto, trecho que já teve a medição oficialmente da Confederação Brasileira de Atletismo. A mudança no trajeto ocorreu por causa do crescimento da prova, que passa a priorizar vias mais largas para comportar os corredores, além de criar maior fluídez e melhorias no atendimento ao longo do percurso.

Já a Corrida Garotada, em sua 13ª edição, teve seu local de largada alterado para a Av. Castelo Branco (em Vila Velha, ES), aproveitando parte do percurso que já faz parte da Dez Milhas.

Os participantes também poderão fazer download de fotos e videos da chegada, bem como o upload de fotos no Facebook durante o percurso. O público terá arquibanca à disposicão no final para acompanhar os vencedores.

Comentar
Compartilhe
Cenas (2) do circuito das estações
14/08/2014 | 12h28
 
Comentar
Compartilhe
Desafio Raposo de Corridas: programação
14/08/2014 | 05h22

Esta é a programação do esperado Desafio Raposo de Corridas, que terá início sábado (16/08) - com a entrega dos kits e palestras - até a prova propriamente dita, domingo (17/08), pelas belas e desafiadoras montanhas em Raposo. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
16º Congresso Internacional Santa Mônica Fitness & Wellness
13/08/2014 | 13h52

Mais tradicional evento de capacitação em educação física acontece de 5 a 7 de setembro no Rio. Funcional, Board Fitness e Programa Obesidade Ativa são algumas das novidades

Em apenas cinco anos, o número de academias no Brasil teve um crescimento de 133%, segundo levantamento feito pelo Sebrae. Em 2007, eram 9.300 estabelecimentos e em 2012 o Brasil tinha 21,7 mil. Com tantas academias e com a proximidade das Olimpíadas na cidade, é preciso treinar bem quem trabalha na área. Com o objetivo de capacitar, reciclar e ampliar o conhecimento de profissionais e estudantes de educação física, acontece de 5 e 7 de setembro, o 16º Congresso Internacional SM Fitness & Wellness, no Colégio Santa Mônica (Rua Padre Ventura – 184), no bairro da Taquara, no Rio de Janeiro. São 40 cursos, de 4h a 8h/aula, com especialistas renomados da área. Os participantes recebem um certificado de curso de extensão, chancelado pela Unicarioca. São esperados cerca de 4 mil participantes de todo o Brasil.

Professores de educação física da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro e dos equipamentos municipais públicos, voltados à prática da atividade física, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) podem se inscrever pessoalmente em 01 dos 40 cursos de forma gratuita, mediante a apresentação do contracheque. As inscrições pagas podem ser feitas pela internet (www.congressosm.com.br) até 29 de agosto. Após esse prazo, somente no local do evento. Os cursos variam de R$ 75 (4 h) a R$ 142,50 (8 h) até o dia 05 de agosto. Após essa data, passam para R$ 82,50 (4 h) e R$ 156,50 (8 h). Se realizar mais de um curso, há desconto.

“Cursos de atualização são fundamentais para a carreira. Todos que trabalham com educação e tecnologia precisam se atualizar porque o avanço é muito rápido. No Congresso, além de conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos, os participantes conhecem novas pessoas, têm a oportunidade de oxigenar a carreira. É difícil sair desse evento sem novos contatos”, afirma o presidente do Congresso, Bruno Castro. O evento é uma oportunidade para as academias atualizarem seus profissionais. Desde o ano passado, a academia Cia Athlética aproveita o evento para reciclar sua equipe – cerca de 300 professores e funcionários.

Além das academias, o número de escolas municipais também aumentou nos últimos anos pulando para 1006, em 2014, de acordo com a SME. “Teremos variados cursos voltados para o professor de escola, inclusive com palestrante internacional. Com as Olimpíadas, a cidade também ganhará, entre outras coisas, um legado de locais para a prática do exercício e o profissional de educação física será o grande mediador entre a sociedade e a prática”, complementa Castro.

Hoje, o Congresso Internacional SM Fitness & Wellness é o maior e mais tradicional evento da área para profissionais e estudantes de educação física e também o único no Estado chancelado por uma instituição de nível superior. O evento recebeu o prêmio do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) como o melhor de atualização profissional do estado do Rio de Janeiro. Já são 16 anos de tradição. No ano passado, reuniu 3.900 profissionais. Quem é de fora da cidade do Rio de Janeiro conta com o alojamento gratuito nas dependências do Colégio Santa Mônica.

Abertura

No dia 5 de setembro ocorre o credenciamento, às 18h, e a aula magna de abertura do evento, às 20h, no salão social da Casa de Trás Os Montes & Alto Douro (Av. Melo Matos – 15), no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o professor Jorge Sérgio Pérez Gallardo, do Chile, fará uma palestra sobre a “Preparação e a atuação profissional do professor de Educação Física: alternativas e estratégias para potencializar a Educação Física Escolar e o Esporte”. “Durante a palestra, quero apresentar uma proposta curricular para a Educação Básica e sugestões para modificar o currículo de preparação profissional visando a aumentar a participação cidadã”, diz Gallardo, que também é professor da Unicamp. Os participantes receberão certificado de três horas extracurriculares. Após a aula magna, haverá coquetel de confraternização.

Eventos gratuitos

Além dos cursos de aperfeiçoamento na área, durante o Congresso acontece também eventos gratuitos para a comunidade como o 1º Encontro OBA - Obesidade Ativa – liderado pelo professor Fernando “Fofão” – voltado para crianças e adultos obesos ou com sobrepeso, e o 9º Encontro da Maturidade Ativa, para pessoas acima de 50 anos, a 16ª ExpoRio Fit, feira de artigos esportivos, o Palco ExpoRio Fit, com apresentações culturais, e o Happy Fitness, momento de confraternização entre os participantes. Para participar das atividades gratuitas é preciso se inscrever por meio do site www.congressosm.com.br. As vagas são limitadas.

A Phorte editora, especializada em material didático no setor, terá um estande no evento, no qual seus livros estarão com 10% de desconto para os participantes.

Curso de atendimento de emergências – norma da Prefeitura

Um dos destaques do evento é o curso “Atendimento de emergências para estabelecimentos de práticas desportivas” para cumprir a exigência do Decreto nº 38255, de 9 de janeiro de 2014, da Prefeitura do Rio, que obriga os estabelecimentos prestadores de atividade física a terem profissionais de Educação Física capacitados para o atendimento de emergência. O curso de 8h/aula será ministrado pelo 2º tenente bombeiro Sérgio Moreira e certifica o participante para o cumprimento da regra.

Conheça outros cursos e as novas tendências do mercado:

Funcional Board Fitness – a aula será lançada durante o Congresso no Rio de Janeiro. A atividade consiste em exercícios praticados em uma prancha instável. É possível fazer treinamentos funcionais, pilates e aulas localizadas. A prancha força a ativação do equilíbrio e os exercícios se tornam mais difíceis e o aluno tem maior gasto calórico e um resultado mais rápido. Professores: Esp. Fernando Fonseca (SP) e Esp. Mateus Benelli (SP).

Programa OBA! – Obesidade Ativa – metodologia será lançada no Brasil durante o Congresso. Ela foca não apenas no emagrecimento, mas principalmente no combate ao sedentarismo entre pessoas obesas ou com sobrepeso, melhorando a autoestima e a saúde. O aluno é acompanhado por um grupo multidisciplinar – formado por médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de Educação Física – que orienta qual o melhor exercício a ser realizado. Além das atividades físicas, o programa estimula o encontro periódico entre os participantes para palestras técnicas, dinâmicas de grupo e motivacionais. Professores: Ms. Fernando “Fofão” e Equipe Keep Going.

Happy Dance – aula de dança que tem o objetivo de alcançar o balanço físico e o equilíbrio mental com exercícios e dinâmicas de autoconhecimento. A atividade ajuda no emagrecimento, mas foca mais na consciência de ter um corpo e mente sadios. Professor: Ms. Fernando “Fofão”.

Como transformar seu negócio em algo que não tem preço – a ideia do curso está toda fundamentada em técnicas de Coaching e de Programação Neolinguística (PNL). Professor: Ms. Joel Moraes (SP).

Educação física escolar - o ensino por meio de jogos – pesquisas apontam a importância de resgatar os jogos e brincadeiras na educação e socialização da infância, pois brincando e jogando a criança estabelece vínculos sociais, ajusta-se ao grupo e aceita a participação de outras crianças com os mesmos direitos. Professores: Dr. Jorge Perez Gallardo (Chile) e Esp. Tiago Aquino “Paçoca” (SP).

Jogar, brincar e lutar - processos pedagógicos no ensino das artes marciais - trabalhar os conteúdos das lutas e artes marciais, para o contexto lúdico e educacional, otimizando-as como um valioso instrumento pedagógico. Professor: Dr. Jorge Felipe Columá.

Recreando com música e dança na educação – aborda temas relacionados ao desenvolvimento infantil, focando principalmente na importância que a música, a dança, as artes plásticas e as atividades coreografadas exercem sobre a criança, durante o processo de aprendizagem e estímulo das habilidades motoras, cognitivas e afetivas. Professores: Esp. Guto Adyala e Esp. Cláudia Rocha.

Lazer e recreação em clubes, academias, escolas e hotéis - o objetivo é proporcionar aos participantes conhecimentos gerais e específicos nas diversas áreas da recreação para sua atuação como profissionais. Professor: Esp. Tiago Aquino “Paçoca” (SP).

Educação física e cultura popular (internacional) - discussão teórico-prática que visa vivenciar as diferentes manifestações da Cultura corporal da Educação Física, com o objetivo de aplicá-la, modificá-la e adequá-la ao currículo escolar, levando em consideração as características da escola onde o professor atua profissionalmente. Professor: Dr. Jorge Perez Gallardo (Chile).

Outras aulas: Core Training em plataforma vibratória; Musculação aplicada a indivíduos com lesão MMSS/MMII e de coluna vertebral; gestão e marketing de negócios e academias; Futsal: elementos cognitivos, táticos e técnicos; Hidroginástica e Hidro para gestantes: atualização e capacitação; etc.

Bruno Castro, presidente e criador do Congresso

Graduado em Educação Física pela UFRJ, pós-graduado em Administração Escolar pela Universidade Gama Filho, com MBA em Administração Esportiva pela Fundação Getúlio Vargas, Mestre da ciência em motricidade humana pela Universidade Castelo Branco e diretor de esporte e cultura do Colégio Santa Mônica

Serviço

Abertura do 16º Congresso Internacional SM Fitness & Wellness

Data: 5 de setembro – às 18h (credenciamento). Aula magna às 20h com Jorge Sérgio Pérez Gallardo (Chile)

Local: Casa de Trás Os Montes & Alto Douro – Av. Melo Matos, 15, Tijuca, Rio de Janeiro (Salão Social)

16º Congresso Internacional SM Fitness & Wellness

Data: 6 e 7 de setembro – 8h às 18h30

Local: Colégio Santa Mônica – Rua Padre Ventura,184, Taquara, Rio de Janeiro – (próximo à estação do BRT André Rocha)

Informações: www.congressosm.com.br

Inscrições para o curso gratuito permitido aos professores de educação física da rede municipal – apenas presencialmente em uma das unidades do Colégio Santa Mônica:

UNIDADE BONSUCESSO

Av. dos Democráticos, 1157 – Higienópolis

Tel. (21) 3682-2000 – ramal 2033 e 2034 – com Francisco e Leila

Horário: das 09h às 18h

UNIDADE CACHAMBI

Rua Hermínia, 02 – Cachambi

Tel. (21) 2113-2000 – ramal 2020 e 2019 – com Ângela ou Sonia

Horário: das 09h às 18h

UNIDADE SÃO GONÇALO

Av. Paula Lemos, 298 – Mutuá

Tel. (21) 3611-7000 – com Ivania

Horário: das 09h às 18h

UNIDADE TAQUARA

Rua Padre Ventura, 184 – Taquara

Tel. (21) 2114-2000 – ramal 2024 e 2025 – com Adriana ou Érica

Horário: das 09h às 18h

 

Comentar
Compartilhe
Por esta eu não esperava
13/08/2014 | 05h39

Sério, não esperava mesmo. As mulheres em Maratonas com um ritmo mais constante que os homens? Bem interessante. E sem essa de vantagem simplesmente por questão de gênero, mas pelo simples fato do gênero masculino ter começado a correr Maratonas, assim como em outras distâncias, bem antes do que as mulheres, assim eu achava. E que bom saber disso. Leia abaixo para entender melhor.

POR RODOLFO LUCENA 11/08/14 16:30 As mulheres são muito mais equilibradas do que os homens quando se trata de manter o ritmo na maratona. Provavelmente, isso é verdade em outros aspectos da vida, mas em relação à maratona nós temos prova cabal, baseada na verdade fria dos números.

Pelo menos é o que nos faz crer estudo realizado por um grupo de cientistas de diversas instituições médicas dos Estados Unidos e publicado na edição de julho de “Medicine & Science in Sports & Exercise”.

Pesquisadores da at Marquette University, da Mayo Clinic e da and Grand Valley State University reuniram dados de concluintes em 14 maratonas, desde provas de massa, como a de Chicago e a da Disney, até provas menores. Foram realizadas em diferentes condições: calor, frio, asfalto plano ou traçado ondulado. No total, conseguiram informações sobre os tempos de 91.929 concluintes, de todas as faixas etárias; 42% eram mulheres.

Fizeram uma análise bastante simples, pegando o tempo de cada correr na meia maratona e seu tempo final.

Se o corredor faz a segunda parte mais ou menos no mesmo tempo em que correu a primeira, é porque conseguiu calibrar bem o esforço, mantendo um ritmo semelhante em todo o percurso.

Se reduziu o tempo na segunda etapa, fazendo o que se chama de “split negativo”, o cara ou a moça é um sujeito de ponta, praticamente, profundo conhecedor de si mesmo e da aplicação de forças durante a prova. Isso é raro; em geral atletas de elite são os poucos que conseguem negativar na maratona.

O mais comum é que o amador faça a segunda etapa em um tempo maior do que a primeira. A diferença entre os tempos é que vai nos dizer o quanto o atleta conseguiu calibrar seu ritmo adequadamente.

Dito isso, vamos aos resultados gerais. No cômputo total, os homens reduziram o ritmo bem mais do que as mulheres –uma diferença de 25% conta o dito sexo forte. Especificamente, em média os homens fizeram a segunda parte da maratona 16% mais devagar do que a primeira; as mulheres, em média, foram 12% mais lentas na segunda metade.

Se você é um defensor da causa masculina, segure-se firme da cadeira, porque aí vem mais chumbo. Se você é uma prendada leitora, prepara-se para aquecer seu coração de alegria. Os resultados seguintes são ainda mais laudatórios da capacidade feminina de não perder o ritmo –ou, ao perder, não desabar no asfalto.

Depois dos já citados resultados gerais, os pesquisadores resolveram furungar um pouco mais nos dados. Descobriram o que podemos chamar de redutores pesados, gente que fez a segunda parte beeeeem mais lentamente do que a primeira. Quem teve diferença de 30% ou mais na segunda etapa entrou nessa categoria –por exemplo, um sujeito que fez a meia em duas horas e fechou em 2h36 ou mais se enquadra nessa categoria.

Aí os homens mostraram que são apressadinhos mesmo, que saem correndo mais rápido do que deveriam ou que não conseguem se equilibrar direito no ritmo: cerca de 14% dos concluintes homens se enquadram nessa categoria de redução pesada, contra apenas 5% das mulheres.

Essa disparidade de ritmos foi registrada em todas as faixas etárias e tempos de conclusão, mesmo entre os mais rápidos. Entre os mais lentos, a diferença aumentou: no pelotão do mundo, as mulheres eram bem melhores do que os homens no que se refere ao equilíbrio de ritmo.

Todos esses dados se referem a uma edição das provas analisadas. Isso levou os pesquisadores a se perguntarem se não poderia haver uma distorção. Talvez uma quantidade extra de corredores menos experientes em uma ou algumas das maratonas compiladas bagunçasse a estatísticas.

Para contornar o problema, conseguiram dados históricos aleatórios de um grupo menor de atletas – também aleatório, ou seja, não foram os pesquisadores que escolheram o grupo analisado mais profundamente; a base de dados usada tinha informações sobre 2.929 concluintes de algumas provas ao longo de anos.

Se você está pensando que experiência ajuda, pode tirar o cavalinho da chuva.

O que os pesquisadores descobriram é que, independentemente do número de provas no currículo, a diferença se mantinha. Ou seja, avaliando homens e mulheres com a mesma experiência tendem a apresentar a mesma diferença de ritmo inicialmente registrada, com os homens reduzindo mais segunda etapa dos que as mulheres, que mantêm ritmo mais constante.

Fonte: http://rodolfolucena.blogfolha.uol.com.br

Comentar
Compartilhe
Corrida diferente!
12/08/2014 | 18h22

Já ví corrida em montanhas, corrida somente de subidas, corrida na areia, na pista, rústicas, no deserto, passando per riachos, mas... entre eucalíptos? Existe sim! veja mais por aqui. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Cenas do circuito das estações (1)
12/08/2014 | 15h23
Comentar
Compartilhe
Desafio Raposo de corridas- palestra com o Henrique Viana
12/08/2014 | 05h36

Henrique Viana, especialista em fundo, técnico da seleção brasileira, criador da incrível Eequipe Pé de Vento, uma grande referência para todos, fará palestra no hotel fazenda Raposo, dia 16 de agosto, às 17:00 horas. Altamente recomendável. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Mitológica corrida
11/08/2014 | 17h06

No dia 09/11/14 acontece a emblemática Maratona de Athenas. Com 2500 anos de história - a mitológica corrida do mensageiro ateniense Feidípides da cidade de Maratona até Atenas para anunciar a vitória dos gregos sobre o exército invasor do Império Persa -, e tem o seu percurso bem interessante, para não dizer, tenso. Pela análise na altimetria (click na foto abaixo), sobe do 20º km até o 30º, e a partir daí, desce até o km 42. Bem interessante. Por aqui, já estou estudando esta prova para aperfeiçoar planilhas planejadas (duas) para esta corrida em novembro. Vamos em frente, bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Imagem do dia!
11/08/2014 | 11h56
O futuro, com muita alegria, em ação. Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Circuito das Estações - Corrida infantil
11/08/2014 | 05h24

Pequenas cenas desta corrida infantil com futuros grande campeões na pista. Bons treinos!

 
Comentar
Compartilhe
Resultados Gerais do Circuito Run Nunes 3ª Etapa
10/08/2014 | 17h41

Estes, abaixo, são os resultados gerais da 3ª etapa do circuito das estações Run Nunes 2014 em distâncias de 4km e 8km, masculino e feminino, e que foi disputado hoje (10/08).

Relatório Geral - 8KM - Feminino
RUN NUNES PRIMAVERA
Coloc.
Num.
Nome
Sx.
Idd.
Faixa
Cl.Fx.
Equipe
Tempo
Liquido
1
229
EMILY LOTERIO BARCELOS
F
36
F3539
-
00:34:18
00:34:18
2
314
MONICA CRISTINA RIBEIRO
F
37
F3539
-
Fme
00:36:34
00:36:34
3
330
ROSANE MARQUES LIMA COSTA
F
45
F4549
-
Nenhum
00:43:00
00:42:52
4
271
CLAUDIA DE SOUZA SALLES
F
51
F5054
1
Veloz Assessoria Esportiva
00:43:52
00:43:50
5
345
LAURA DE CASTRO AGUIAR CORRÊA
F
34
F3034
1
MS Marcos Almeida
00:44:37
00:44:31
6
323
RENATA RAMOS PORTELLI MAGALHAES
F
35
F3539
1
Vai Que Corre
00:45:29
00:45:25
7
298
LIA JANE HELENA MARTINS
F
39
F3539
2
Avulso
00:45:41
00:45:34
8
333
SIMONE NANI DE OLIVEIRA
F
41
F4044
1
Avulso
00:46:06
00:45:50
9
266
BARBARA ALVARENGA DE CARVALHO CALDAS
F
33
F3034
2
Pe De Chumbo
00:46:21
00:46:05
10
332
SANDRA CARVALHO VILACA
F
50
F5054
2
Movimente
00:46:31
00:46:13
11
268
CAMILE ALMEIDA ALVARENGA
F
34
F3034
3
Avulso
00:46:29
00:46:18
12
259
ANA CRISTINA CARNEIRO BASTOS
F
35
F3539
3
Equipe Ratao Fitness
00:46:24
00:46:22
13
295
KARLA LISBOA PEREIRA AZEVEDO
F
39
F3539
4
Apolo
00:46:46
00:46:44
14
302
MARCELA TEIXEIRA CORTES
F
29
F2529
1
Movemente
00:47:46
00:47:40
15
228
DAYNNE MACHADO
F
24
F2024
1
00:48:26
00:48:25
16
292
JESSICA CRISTINA FERREIRA DA SILVA
F
27
F2529
2
Equipe Garra
00:49:35
00:49:29
17
334
TATIANA VICENTE CARNEVALE
F
36
F3539
5
Movimente
00:51:14
00:50:54
18
258
ANA CAROLINA PESSANHA RAMOS
F
32
F3034
4
Joelio Brito
00:51:12
00:51:12
19
230
CRISTIANE ARTILLES HADDAD
F
30
F3034
5
00:53:58
00:53:54
20
322
RENATA NOGUEIRA CARDOSO
F
27
F2529
3
Fera Ae
00:56:53
00:56:32
21
318
PAOLA MERIDA AGUIAR
F
24
F2024
2
Movemente
00:58:13
00:57:51
22
257
ALEXANDRA PINHEIRO CORREIA
F
40
F4044
2
Veloz Ae
00:58:22
00:58:11
Relatório Geral - 8KM - Masculino
RUN NUNES PRIMAVERA
Coloc. Num. Nome Sx. Idd. Faixa Cl.Fx. Equipe Tempo Liquido
1 344 FABIANOFIGUEIREDO M 31 M3034 - MS Marcos Almeida 00:27:27 00:27:27
2 290 HUMBERTO TADEU SANTANNA M 31 M3034 - Romulo Santos 00:31:51 00:31:51 Assessoria/Movemente
3 326 RICARDO JERONYMO MORAES DE M 30 M3034 - Avulso 00:33:05 00:32:56 ABREU
4 342 WILLIAM DE ASSIS M 34 M3034 1 Assis Run 00:33:23 00:33:23
5 346 AMARO JORGE CORREA DE FREITAS M 62 M6064 1 Policia Militar 00:33:25 00:33:25
6 280 FABIO RICARDO CAMBUHY DOS M 36 M3539 1 Corporarte Fitness 00:33:53 00:33:53 SANTOS
7 261 ANTONIO BENEDITO DA COSTA M 38 M3539 2 Avulso 00:34:11 00:33:56
8 327 RODRIGO DE BRITO ANTUNES M 34 M3034 2 Nao Possui 00:34:22 00:34:21
9 273 DANILO ROSA FRANCA M 28 M2529 1 Nao Tem 00:34:28 00:34:27
10 309 MARCOS VENICIO PEREIRA MOTHE M 54 M5054 1 Mothe 00:34:51 00:34:46
11 303 MARCELO APOLINARIO FERREIRA M 44 M4044 1 Marcelo 00:34:54 00:34:54
12 285 FLAVIO LUNA MARTINS M 33 M3034 3 Corporarte Fitness 00:35:11 00:35:10
13 234 LUIZ ALBERTO OLIVEIRA MENEZES M 42 M4044 2 00:35:32 00:35:20
14 263 ANTONIO MARCOS FERREIRA MANHAES M 36 M3539 3 M.S. Marcos Almeida 00:35:43 00:35:32
15 291 JEFESON NASCIMENTO VIANA M 37 M3539 4 Avulso 00:35:41 00:35:34
16 256 ADILSON PESSANHA M 47 M4549 1 Guruca 00:35:53 00:35:52
17 289 GUSTAVO AZEVEDO M 48 M4549 2 Racco 00:36:06 00:36:04
18 279 ELIAQUIM DA SILVA SOARES M 27 M2529 2 Team Soares 00:36:30 00:36:10
19 270 CARLOS EDUARDO MONTEIRO DA M 39 M3539 5 Pe De Chumbo 00:36:59 00:36:27 PAIXAO CALDAS
20 277 DOUGLAS NOGUEIRA ROCHA M 27 M2529 3 Veloz Assessoria Esportiva 00:36:56 00:36:56
21 276 DIMITRI PORTINHO VIANNA M 32 M3034 4 Ms Marcos Almeida 00:37:23 00:37:19
22 304 MARCELO NEVES M 46 M4549 3 Deck Lounge Bar Restaurante 00:37:29 00:37:28
23 305 MARCELO SARDINHA DE SOUZA M 41 M4044 3 Sardinha Run 00:38:13 00:37:38
24 260 ANDRE RABELLO GONCALVES PEREIRA M 49 M4549 4 Rabello 00:38:03 00:37:59
25 337 THIAGO MEDEIROS M 33 M3034 5 Nenhum 00:38:40 00:38:16
26 272 CLAUDIO ALEXANDRE PEREIRA DO M 42 M4044 4 Nenhum/Avulso 00:39:15 00:38:54 CARMO
27 312 MAURICIO DA SILVA SAMPAIO M 35 M3539 6 Team Sampaio 00:39:31 00:39:22
28 284 FILIPE CARVALHO AMARAL M 30 M3034 6 Avulso 00:39:39 00:39:25
29 319 PATRICK DA SILVA SAMPAIO M 39 M3539 7 Sampaio Team 00:40:00 00:39:51
30 278 ELENO RIBEIRO DE SOUZA M 33 M3034 7 Avulso 00:41:08 00:41:00
31
343
WILSON TAVARES DE SOUZA JUNIOR
M
37
M3539
8
Academia Ratao Fitness
00:41:28
00:41:07
32
316
OTAVIO ALVARENGA CORTES
M
34
M3034
8
Pe De Chumbo
00:41:16
00:41:13
33
274
DIEGO FIRMINO PEREIRA
M
34
M3034
9
Avulso
00:41:38
00:41:20
34
336
THIAGO DOS SANTOS VAZ
M
29
M2529
4
Tarta Runners
00:41:38
00:41:21
35
328
RODRIGO RIBEIRO
M
38
M3539
9
Academia Ratao Fitness
00:41:26
00:41:23
36
281
FELIPE AZEVEDO CORDEIRO
M
28
M2529
5
Avulso
00:41:34
00:41:31
37
233
JOÃO CARLOS EMERY GONÇALVES
M
31
M3034
10
00:41:59
00:41:59
38
294
JOSE LEANDRO DE OLIVEIRA LEITAO CARDOSO
M
31
M3034
11
Prime Fit
00:42:43
00:42:31
39
231
MURILO MADRUGA FARIA
M
33
M3034
12
00:43:32
00:43:00
40
297
LEANDRO SILVA MARQUES
M
33
M3034
13
N/A
00:43:25
00:43:08
41
232
ANTONIO FRANCISCO SOARES DE SIQUEIRA FILHO
M
30
M3034
14
00:43:40
00:43:25
42
320
PAULO MARCOS PESSANHA DOS SANTOS FILHO
M
27
M2529
6
Equipe Movimente
00:44:02
00:43:47
43
338
VICTOR HUGO PEREIRA FRANCO
M
34
M3034
15
Avulso
00:46:33
00:46:17
44
347
IZAIAS RODRIGUES PEREIRA
M
63
M6064
2
Apolo
00:46:46
00:46:43
45
325
RICARDO CRUZ FERNANDES CARNEIRO
M
32
M3034
16
Avulso
00:47:32
00:47:16
46
348
KLAUS JONNY VOLL
M
67
M6569
1
Eu Sozinho
00:47:42
00:47:22
47
282
FELIPE CUNHA RODRIGUES
M
36
M3539
10
Ford
00:48:36
00:48:15
48
255
HEBERT ROSA PIRES
M
38
M3539
11
PRIME FIT
00:49:48
00:49:36
49
296
KAYQUE AZEVEDO DUARTE DO COUTO COSTA
M
19
M1519
1
Movemente Treinamento Funcional
00:50:24
00:50:04
50
275
DIEGO HENRIQUES MEDINA GOMES
M
31
M3034
17
Prime Fit
00:51:09
00:50:53
51
317
OTAVIO AUGUSTO SOARES DE ARAUJO
M
26
M2529
7
Equipe Megazord
00:51:15
00:51:08
52
313
MILTON ROBERTO DUARTE VILLELA
M
54
M5054
2
Cardiomax Corporate
00:52:25
00:51:51
53
269
CARLOS ALEXANDRE M DE CARVALHO
M
46
M4549
5
Nao
00:52:58
00:52:41
54
283
FELIPE SOARES DA ROCHA MEDEIROS
M
30
M3034
18
Avulso
00:52:59
00:52:43
55
265
ARTHUR BORGES MARTINS DE SOUZA
M
35
M3539
12
Veloz Ae
00:57:10
00:56:59
Relatório Geral - 4KM - Feminino
RUN NUNES PRIMAVERA
Coloc. Num. Nome Sx. Idd. Faixa Cl.Fx. Equipe Tempo Liquido
1 113 MARCELI NOGUEIRA CHAGAS DA SILVA F 32 F3034 - Maanaim 00:16:53 00:16:53
2 4 ALESSANDRA HONORATO NEVES F 40 F4044 - Cardiomax 00:17:13 00:17:13 BATISTA
3 202 ROSENI RANGEL RIBEIRO BARROSO F 53 F5054 - Nao 00:18:47 00:18:47
4 12 ANA DEGIA RAMOS BARBOSA F 49 F4549 1 Formula 00:21:08 00:21:07
5 59 FERNANDA FERREIRA MONTEIRO F 32 F3034 1 Individual 00:21:25 00:21:22 FERNANDES
6 212 FLAMELA CAMPISTA DE SOUZA F 27 F2529 1 00:21:45 00:21:45
7 92 LARISSA PITA DE SOUZA MAIA F 30 F3034 2 Bruno Reis Personal 00:22:14 00:22:02
8 90 KARLA FERREIRA GARCIA BERNARDES F 39 F3539 1 Ms Marcos Almeida 00:22:17 00:22:14
9 209 MAYARA MEDEIROS BATISTA F 21 F2024 1 00:22:23 00:22:23
10 40 DARLENE DA SILVA MOTA DE ASSIS F 40 F4044 1 Assis Run 00:22:27 00:22:27
11 156 THAIS DO ROSARIO ALMEIDA F 34 F3034 3 Ratao Fitness 00:22:37 00:22:34
12 21 BIANCA VIEIRA SARAIVA F 32 F3034 4 Veloz Ae 00:23:02 00:22:49
13 87 JULIANA AGUIAR SANTANA F 28 F2529 2 Veloz Assessoria Esportiva 00:22:57 00:22:49
14 133 RENATA DE SOUZA FRANCISCO F 32 F3034 5 Total Fitines 00:23:39 00:23:17
15 169 VIVIAN DE AZEVEDO CORDEIRO DE SÁ F 30 F3034 6 Avulso 00:23:35 00:23:29
16 29 CATIA REGINA ALMEIDA RITTER F 50 F5054 1 Nada 00:23:54 00:23:33
17 128 NORMA CRISTINAI ROCHA DA SILVA F 53 F5054 2 Nenhuma 00:23:39 00:23:38 GOMES
18 77 JAQUELINE GOMES DE ANDRADE F 32 F3034 7 Pe De Chum,Bo 00:23:52 00:23:48
19 60 FERNANDA HUGUENIN F 34 F3034 8 Veloz 00:23:59 00:23:57
20 31 CHRISTIANE MAIA PIMENTEL FERREIRA F 30 F3034 9 Avulso 00:24:14 00:24:02
21 129 POLLIANNA TEIXEIRA ROCHA F 33 F3034 10 Velox Assessoria Esportiva 00:24:20 00:24:04
22 38 DANIELA CORREA BARBOSA DA F 37 F3539 2 Movemente 00:24:26 00:24:07 SILVEIRA
23 157 THALYTA MOTTA WANGLER F 35 F3539 3 Avulso 00:24:38 00:24:10
24 91 KATHYANE DA CUNHA PESSANHA F 23 F2024 2 Avulso 00:24:20 00:24:12
25 154 TEREZA CRISTINE DO CARMO TERRA F 33 F3034 11 Nenhum 00:24:34 00:24:29
26 151 SIMONE DE ALMEIDA PINTO F 45 F4549 2 Treinamento Funcional Na Areia 00:24:55 00:24:42
27 62 FLAVIA JUSTUS F 42 F4044 2 Bruno Reis Personal 00:25:13 00:25:01
28 35 CRIS RIBEIRO DUARTE F 30 F3034 12 Avulso 00:25:23 00:25:16
29 204 HELIA ALMEIDA F 44 F4044 3 00:25:41 00:25:36
30 53 FABIANA FERREIRA RANGEL ROCHA F 43 F4044 4 Avulso 00:26:07 00:25:52
31 184 AMELIA MOREIRA FRANCISCO DE F 60 F6099 1 Nenhuma 00:26:11 00:26:02 ABREU
32 117 MARILIA MONTEIRO DE SIQUEIRA F 26 F2529 3 Avulso 00:26:22 00:26:13
33 287 GABRIELA G P G MESQUITA F 34 F3034 13 Avulso 00:27:04 00:26:51
34 20 BARBARA RIBEIRO DE MIRANDA F 29 F2529 4 Avulso 00:27:05 00:27:01
35 72 ISABELA PEREIRA AFONSO F 23 F2024 3 Avulso 00:27:27 00:27:13
36 74 JACQUELINE LOPES F 45 F4549 3 Academia Formula 00:27:48 00:27:30 FERREIRABARBARA
37 120 MARYAH VIDIPO DE OLIVEIRA PINHEIRO F 28 F2529 5 Movemente 00:28:08 00:27:49 RIBEIRO
38 130 PRISCILA SANTANA RANGEL FIUZA F 29 F2529 6 Movemente 00:28:13 00:27:53
39 188 KEILA CALIL F 35 F3539 4 PRIME FIT 00:28:10 00:27:57
40 152 SORAYA MARTINS DE ABREU F 30 F3034 14 Avulso 00:28:16 00:28:07 JERONYMO
41 13 ANA PAULA SALDANHA DA GAMA F 40 F4044 5 Avulso 00:28:24 00:28:08
42 208 ANGELICA BEDIM ANDRADE CHAGAS F 38 F3539 5 00:28:29 00:28:12
43 140 ROBERTA DOS SANTOS DE SOUZA VAZ F 30 F3034 15 Tarta Runners 00:28:38 00:28:18
44 65 GISELE ALVARENGA CORTES F 39 F3539 6 Pe De Chumbo 00:28:33 00:28:20
45 100 LUCIANA RIBEIRO FREIRE F 31 F3034 16 Prime 7 Fit 00:28:41 00:28:29
46 134 RENATA RISCADO CARDOSO F 36 F3539 7 Avulso 00:28:46 00:28:42
47 187 CARLA ANDRÉA DA SILVA FARIA F 44 F4044 6 PRIME FIT 00:29:07 00:28:53
48 123 MIRIAM TEREZA AZEREDO ALVES F 58 F5559 1 ?Prime Fit 00:29:39 00:29:25
49 132 RENATA BRAZ PEIXOTO ROCHA F 40 F4044 7 Avulso 00:29:47 00:29:27
50 145 ROGERIA BARRETO F 40 F4044 8 Avulso 00:30:03 00:29:41
51 30 CHELIA GOMES F 28 F2529 7 Avulso 00:29:56 00:29:48
52 172 YARA SILVA FARIA CRUZ F 30 F3034 17 Avulso 00:30:13 00:29:57
53 153 TARIANE DA SILVA PINTO BERTOZA F 30 F3034 18 Avulso 00:30:26 00:30:05
54 158 THAMYRIS FRANCYS DA SILVA PINTO F 24 F2024 4 Avulso 00:30:26 00:30:07 MONTEIRO
55 69 HYOHANNA DA SILVA PINTO MONTEIRO F 20 F2024 5 Avulso 00:30:26 00:30:08
56 1 ADRIANA PAES DA SILVA F 46 F4549 4 Nenhum 00:30:16 00:30:10
57 111 MANUELLA BICUDO M. FARIA F 30 F3034 19 Nenhuma 00:31:14 00:30:42
58 119 MARTA PEREIRA VASCONCELLOS F 50 F5054 3 Avulso 00:31:10 00:31:03
59 78 JAQUELINE LEITE CABRAL AZEVEDO F 47 F4549 5 Avulso 00:31:12 00:31:05
60 102 LUDMILA GOMES MONTEIRO DE F 39 F3539 8 Movemente 00:31:35 00:31:13 BARROS
61 33 CLARA MARIA SOARES DE ARAUJO F 20 F2024 6 Equipe Uerj 00:31:26 00:31:20
62
9
AMANDA MONTEIRO PEIXOTO
F
24
F2024
7
Avulso
00:31:35
00:31:27
63
39
DANIELLE RANGEL MANHAES DE ALMEIDA
F
40
F4044
9
Prime7fit
00:32:57
00:32:42
64
155
THAIS AMARAL DO CANTO
F
32
F3034
20
Avulso
00:33:17
00:32:57
65
58
FERNANDA BARBOSA MACHADO
F
27
F2529
8
Veloz Assessoria Esportiva
00:33:48
00:33:32
66
93
LAYLA JANAINA HISSA BORGES
F
32
F3034
21
Equipe Garra
00:34:16
00:34:10
67
166
VALERIA DA SILVA FERREIRA
F
51
F5054
4
Equipe Garra
00:35:15
00:35:08
68
45
DILAMARCIA M.PEIXOTO POVOA
F
35
F3539
9
Avulso
00:36:01
00:35:48
69
213
FABIANA MACHADO RANGEL POVOA
F
40
F4044
10
00:36:01
00:35:48
70
16
ANDREA CARVALHO
F
40
F4044
11
Veloz Assessoria Esportiva
00:36:17
00:35:59
71
112
MANUELLA MENDONCA PESSANHA AVELAR
F
24
F2024
8
Avulso
00:36:43
00:36:36
72
110
MAIRA FIGUEIREDO CONCEICAO
F
27
F2529
9
Nao Tenho
00:37:52
00:37:52
Relatório Geral - 4KM - Masculino
RUN NUNES PRIMAVERA
Coloc. Num. Nome Sx. Idd. Faixa Cl.Fx. Equipe Tempo Liquido
1 88 JULIO AUGUSTO MACHADO DA SILVA M 50 M5054 - Maanaim 00:15:08 00:15:08
2 48 EDUARDO CARDOSO DE SALES M 21 M2024 - Veloz Ae 00:15:55 00:15:54
3 137 RIAN CARLOS BARRETO NETTO M 29 M2529 - @Equipepratiquesaude 00:16:01 00:16:01
4 131 REGIS LESSA DA SILVA M 26 M2529 1 Academia Barra Fitness 00:16:19 00:16:18
5 3 ALBERTO ROCHA M 50 M5054 1 Avulsa 00:16:27 00:16:27
6 56 FELIPE FARIA DE SOUZA M 22 M2024 1 Avulso 00:16:41 00:16:41
7 61 FERNANDO PRADO DE MATOS M 25 M2529 2 Assis Run 00:16:52 00:16:50 BETTENCOURT
8 97 LUCAS DE ALMEIDA PONTES M 19 M1519 1 Total Fitness 00:16:57 00:16:50
9 161 THIAGO DOS SANTOS ROCHA M 30 M3034 1 Fera 00:16:59 00:16:52
10 167 VICTOR PEREIRA MOTHE PINTO M 34 M3034 2 Avulso 00:17:01 00:16:57
11 86 JOSE VICENTE DA SILVA RAMOS M 49 M4549 1 Offshore 00:16:58 00:16:58
12 89 JULIO CEZAR M 36 M3539 1 Barra Fitness Academia 00:17:01 00:17:01
13 144 RODRIGO TINOCO PARAVIDINO M 38 M3539 2 Ratao Fitness 00:17:07 00:17:03
14 108 LUIZ FERNANDO VIEIRA PEIXOTO M 34 M3034 3 Authentic Run 00:17:46 00:17:10 JUNIOR
15 84 JOSE FELIPE QUINTANILHA FRANCA M 31 M3034 4 Veloz Assessoria Esportiva 00:17:15 00:17:12
16 68 HUGH HONORATO DE SOUZA M 34 M3034 5 Avulso 00:17:24 00:17:21
17 47 EDSON DE SOUZA COELHO M 52 M5054 2 Avulso 00:17:45 00:17:45
18 19 ANTONIO OLEGARIO GOMES NETO M 38 M3539 3 Fera Ae / Newfitness 00:18:09 00:18:00
19 180 MARCIO LEONARDO GOMES M 17 M1519 2 00:18:12 00:18:03
20 2 ALAN TADEU FILGUEIRAS CUSTODIO M 36 M3539 4 Nova Estacao 00:18:26 00:18:17
21 80 JOAO RODRIGUES M 14 M1114 1 Ninnoca 00:18:52 00:18:51
22 103 LUIS ANTONIO MACHADO CORTE REAL M 53 M5054 3 Avulso 00:18:59 00:18:52 DELGADO
23 96 LEONARDO XAVIER BATISTA SANTANA M 30 M3034 6 Petralha Academia 00:19:03 00:19:01
24 206 AMARO BARETO SILVA M 47 M4549 2 00:19:29 00:19:05
25 146 ROGERIO SIQUEIRA SANZ M 38 M3539 5 Movemente 00:19:29 00:19:25
26 171 YANN CORDEIRO CRESPO RIBEIRO M 23 M2024 2 Movemente 00:19:34 00:19:33
27 73 IVAN PAES DA SILVA MONTEIRO M 27 M2529 3 Avulso 00:19:58 00:19:52
28 214 MARCELO PEIXOTO FRANÇA M 43 M4044 1 00:20:03 00:20:00
29 136 REYNALDO MAIA PIMENTEL M 32 M3034 7 Bruno Reis Personal 00:20:21 00:20:10
30 81 JOAO VICTOR M 14 M1114 2 Avulso 00:20:18 00:20:18
31 182 ALUIZIO DOS SANTOS VASCONCELOS M 70 M7099 1 Avulso 00:20:24 00:20:19 MORAES
32 148 SAULO VIANNA DE LUNA M 33 M3034 8 Avulso 00:20:44 00:20:33
33 164 TIAGO PEREIRA MOTHE PINTO M 35 M3539 6 Outro 00:20:58 00:20:55
34 46 DOUGLAS AZEVEDO WILLEMAM M 23 M2024 3 Movimente 00:21:06 00:20:57
35 50 ELIAS ASSAF MACHADO M 29 M2529 4 Je Suis Marathonien 00:21:23 00:21:12
36 104 LUIS CARLOS SOUZA M 45 M4549 3 Movimente 00:21:19 00:21:12
37 14 ANDERSON ALVES DE BARROS M 41 M4044 2 Veloz Assessoria Esportiva 00:21:36 00:21:17
38 57 FELIPE MARTINS E SILVA M 28 M2529 5 Tenentinho Team 00:21:19 00:21:17
39 177 CARLOS MAGNO BEDIN ANDRADE M 36 M3539 7 Premium empreendimentos 00:21:21 00:21:18
40 163 TIAGO FERNANDES M 31 M3034 9 Individual 00:21:24 00:21:21
41 70 IGOR ALMENARA CARNEIRO M 15 M1519 3 Avulso 00:21:29 00:21:27
42 201 HEWERLEN COELHO PINHEIRO M 36 M3539 8 00:21:43 00:21:39
43 126 NICASIO JOSE ARAUJO VIANA M 35 M3539 9 Avulso 00:22:02 00:21:56
44 101 LUCIMAR RODRIGUES RIBEIRO M 41 M4044 3 Loucorredores 00:22:13 00:22:04
45 32 CHRISTIANO TEIXEIRA ROCHA M 42 M4044 4 Tsunami 00:22:33 00:22:16
46 55 FABIO ZACARIAS PAES M 35 M3539 10 Esporte X 00:22:25 00:22:16
47 41 DAVI XAVIER DOS SANTOS RIBEIRO M 15 M1519 4 Mothe 00:22:22 00:22:17
48 26 CARLOS DAVID SANROMA DE ARAUJO E M 39 M3539 11 Ratao Fitness 00:22:24 00:22:20 SOUSA
49 176 PEDRO BACELAR M 30 M3034 10 Plínio Bacelar 00:22:59 00:22:24
50 142 RODOLFO PAES DA SILVA MONTEIRO M 19 M1519 5 Avulso 00:22:36 00:22:31
51 107 LUIZ CARLOS MARQUES DE SOUZA M 35 M3539 12 Pinga Boys 00:22:37 00:22:37 JUNIOR
52 44 DEREK LUCAS NANI MOTHE M 15 M1519 6 Mothe 00:22:42 00:22:38
53 170 YAGO VERLING M 22 M2024 4 Avulso 00:22:56 00:22:46
54 149 SERGIO ROBERTO HENRIQUES DE M 34 M3034 11 Abada Capoeira 00:23:29 00:23:05 SOUSA
55 94 LEANDRO DE FREITAS DA SILVA M 28 M2529 6 Avulso 00:23:20 00:23:11
56 122 MAYCON RANGEL BATISTA M 39 M3539 13 Abada Capoeira Campos 00:23:40 00:23:17
57 211 SILVAN ALVARENGA RODRIGUES M 31 M3034 12 00:23:38 00:23:22
58 138 RICARDO DA GAMA BATISTA M 49 M4549 4 Avulso 00:23:28 00:23:24
59 28 CARLOS EDUARDO BIANCHI M 48 M4549 5 Esporte X 00:23:47 00:23:38
60 15 ANDERSON MONTEIRO DA SILVA M 32 M3034 13 Avulso 00:23:58 00:23:42
61 181 ALMIR MARQUES DOS SANTOS M 67 M6569 1 Avulso 00:24:02 00:23:44
62 175 ENZO GARCIA BERNADES M 16 M1519 7 Ms Marcos Almeida 00:23:51 00:23:48
63 189 ADRIANO RANGEL PARREIRA M 31 M3034 14 00:24:30 00:23:57
64 43 DAVID MARCOS SOARES FERREIRA M 36 M3539 14 Avulso 00:24:10 00:23:59
65 51 EVANDRO CALAFANGE ALENCAR M 48 M4549 6 Veloz Ae 00:24:52 00:24:37
66 24 BRUNO CANDIANO BARRETO M 29 M2529 7 Avulso 00:24:58 00:24:43
67 121 MATHEUS GOMES TAVARES M 19 M1519 8 Avulso 00:24:59 00:24:44
68 114 MARCOS DOS SANTOS BARCELOS M 50 M5054 4 Edilane Personal 00:25:02 00:24:48
69 168 VINICIUS ALCANTARA CUNHA LIMA M 33 M3034 15 Avulso 00:25:12 00:24:49
70 83 JOSE COSTA BITTENCOURT NETO M 33 M3034 16 Avulso 00:25:06 00:24:52
71 82 JOELSON FIRMINO DOS SANTOS M 38 M3539 15 Movimente 00:25:31 00:25:20 JUNIOR
72 159 THIAGO AQUINO BEDA INOJOSA DE M 36 M3539 16 Avulso 00:25:54 00:25:26 ANDRADE
73 37 CRISTIANO NOVAES DE SALES M 33 M3034 17 Agua Ativa Bombas 00:25:39 00:25:35
74 109 LUIZ VITOR NEVES MACIEL M 33 M3034 18 Avulso 00:26:27 00:26:09
75 162 THIAGO RIBEIRO DA SILVA PINTO M 29 M2529 8 Avulso 00:26:27 00:26:10
76 85 JOSE LUIZ PIMENTEL BATISTA M 46 M4549 7 Cardiomax 00:26:43 00:26:17
77 67 HEMRIQUE PESSANHA DAS CHAGAS M 31 M3034 19 Vai Que Corre 00:26:42 00:26:35 SIQUEIRA
78 183 ALVARO MONTEIRO DE SALES M 68 M6569 2 Agua Ativa Bombas 00:27:05 00:27:02
79 63 GILBERTO DA SILVA PEREIRA NETO DE M 24 M2024 5 Avulso 00:27:28 00:27:14 ASSIS
80 160 THIAGO AVILA FLORIM M 25 M2529 9 100 O2 00:27:55 00:27:37
81 18 ANTONIO MARCOS BAPTISTA M 42 M4044 5 Nenhuma 00:28:08 00:28:01
82 207 BRUNO CELSO CRESPO CHAGAS M 36 M3539 17 00:28:30 00:28:11
83 179 LEONARDO HENRIQUES M 40 M4044 6 00:28:35 00:28:12
84 147 RUFINO MOREIRA FRANCISCO M 51 M5054 5 Avulso 00:28:29 00:28:19
85 173 YURY REIS NOVARINO M 29 M2529 10 Avulso 00:30:41 00:30:27
86 27 CARLOS EDUARDO BARBOZA M 43 M4044 7 Avulso 00:31:39 00:31:14
87 42 DAVID CORDEIRO FERREIRA M 29 M2529 11 Avulso 00:31:53 00:31:47
88 79 JOAO MANOEL MACEDO BARRETO M 24 M2024 6 Pinga Boys 00:31:59 00:31:58 SIMOES BURLA
89 66 GUSTAVO MARQUES RODRIGUES M 32 M3034 20 Avulso 00:32:27 00:32:07
90 23 BRUNO AZEVEDO DOS REIS M 32 M3034 21 Bruno Reis Personal 00:35:45 00:35:33
91 150 SILVESTRE SOUZA SILVA M 49 M4549 8 Bruno Reis Personal 00:35:45 00:35:33
92 106 LUIS GUSTAVO RAMOS POVOA M 36 M3539 18 Avulso 00:36:01 00:35:49
93 185 ORIVALDO SILVA DA CONCEICAO M 61 M6064 1 Nao Tem 00:37:52 00:37:52
94 143 RODRIGO ALMEIDA DE AZEVEDO M 40 M4044 8 Nao 00:41:22 00:41:07

 

Comentar
Compartilhe
Resultados da 3ª Etapa do Circuito Run Nunes 2014
10/08/2014 | 11h28

Estes são os vencedores da 3ª Etapa do Circuito Run Nunes 2014, nas distâncias de 4km e 8km, disputada hoje (10/08) com largada e chegada no Flamboyant.

4km

Masculino

1-JULIO AUGUSTO MACHADO DA SILVA

2-EDUARDO CARDOSO DE SALES-Veloz Ae

3-RIAN CARLOS BARRETO NETTO-Equipepratiquesaude

Feminino

1-MARCELI NOGUEIRA CHAGAS DA SILVA- FME

2-ALESSANDRA HONORATO NEVES-Cardiomax

3-ROSENI RANGEL RIBEIRO BARROSO-FME

8km

Masculino

1-FABIANO FIGUEIREDO-Fórmula Academia/Ms Marcos Almeida

2-HUMBERTO TADEU SANTANNA-Romulo Santos-Assessoria/Movemente

3-RICARDO JERONYMO MORAES

Feminino

1-EMILY LOTERIO BARCELOS-Fera

2-MONICA CRISTINA RIBEIRO-FME

3-ROSANE MARQUES LIMA COSTA

Comentar
Compartilhe
Mundo da Corrida - resenhas
10/08/2014 | 07h34
Um morador de rua de 54 anos de idade que usa a corrida para se manter saudável e fazer o bem, por aqui; Nove livros que todo corredor que se preze tem que ler, por aqui.  
Comentar
Compartilhe
Bom dia!
09/08/2014 | 08h00

Mais um treino, em ótimas companhias, e que vai para a conta fechando a 4ª semana de programação rumo a mais uma prova da vida. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Vamos!
08/08/2014 | 17h08
Fim de semana se aproxima. Bons treinos!  
Comentar
Compartilhe
Trail running - locais lindos
08/08/2014 | 12h24

Correr é uma prática fantástica. Corremos no nosso dia-a-dia sempre próximo de casa devido aos compromissos profissionais e familiares. Quando abre uma brecha na agenda, fato cada vez mais raro, infelizmente, vamos em busca do verde, da terra batida e da natureza. Nestes registros fotográficos, em trilhas gringas, e que são muito inspiradoras, busco a motivação para o movimento. Para mim funciona. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
20 minutos mágicos!
08/08/2014 | 05h15

Quem se movimenta é mais inteligente, sempre falo e repito. Abre os caminhos. Se não acredita ainda, leia mais abaixo.

Pesquisa foi realizada com crianças em torno de 9 e 10 que receberam algum exercício aeróbico, por 20 minutos, geralmente com caminhada, corrida, ou jogando bola antes de um teste, e foram comparadas a pontuação com crianças que não fizeram nenhum exercício.

As crianças que se movimentaram obtiveram melhor marcação nos testes aplicados. Os pesquisadores repetiram os testes, mais complexo (e um conjunto diferente de crianças), e encontrou resultados semelhantes. As crianças foram, então, através de exames de ressonância magnética, na foto abaixo, que forneceu uma imagem clara de como isso funcionou.

Eles mostraram que as crianças que se sobressaíram tinham significativamente maiores gânglios basais - uma parte chave do cérebro que ajuda a manter a atenção e o "controle executivo", ou a capacidade de coordenar ações e pensamentos. Como os dois grupos de crianças tinham origens socioeconômicas semelhantes, índice de massa corporal e outras variáveis semelhantes, os pesquisadores concluíram que a atividade física tinha aumentado uma parcela de participação considerável nos seus cérebros. Maravilha!

Bons treinos!

Maravilha! Fica a pergunta: já treinou hoje? Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Dia do Maratonista
07/08/2014 | 16h16

Hoje é comemorado o Dia do Maratonista. A data se refere ao nascimento do etíope Abebe Bikila, em 1932, que foi o primeiro atleta africano a ganhar uma medalha de ouro e o primeiro a vencer duas maratonas Olímpicas (Roma-1960 e Tóquio-1964), por isso é considerado o maior maratonista de todos os tempos (fonte, aqui).

Mas quem melhor definiu o que é correr esta distância foi Emil Zatopek, conhecido como ”A locomotiva humana“, que desafiou a compreensão humana, em 1952. Zatopek simplesmente venceu, na mesma semana e na mesma Olimpíada, as três provas mais desgastantes do atletismo: os 5.000 m, os 10.000 m e a maratona.

Deixou cunhada a fantástica frase (que vem sendo copiada e modificada) e que pode ser lida na imagem acima. Parabéns a todos que se planejam para cumprir esta distância, e como costumo falar, vai para o currículo, acredite. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Maratona do Rio 2015 - inscrições abertas
07/08/2014 | 14h45

Já (!) se encontram abertas as inscrições para a Maratona do Rio 2015. Recomendo para os que pretendem se aventurar, planilhados, claro, pelos 42km da cidade maravilhosa, nesta bela prova e com ótima organização. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Cross-Training
07/08/2014 | 05h50

Outro dia (aqui), falei sobre o cross-training. Acrescento boas dicas para enriquecer o assunto: escolha exercícios que estejam mais próximos na execução em termos de músculos e sistemas utilizados ao seu esporte meta. Boas opções para a corrida, se este for o caso, incluem elípticos, máquinas de esqui cross-country, e corrida na água. Somente este adendo. Bons Treinos!

Comentar
Compartilhe
Treino feito em ótimas companhias
06/08/2014 | 19h32

Era para ser 10km de rodagem... e foi, apesar de ser um pouco mais duro, mas bem mais agradável com estas sempre ótimas companhias. O assunto? Meia de Buenos Aires, Maratona de Chicago e Maratona de Nova Iorque. Valeu!

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Circuito das Estações - 3ª Etapa
06/08/2014 | 06h17

Acontece domingo (10/08) a 3ª Etapa do circuito das estações Run Nunes 2014. As inscrições ainda podem ser feitas no site oficial do evento. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Desafio Raposo de Corridas - inscrição e hospedagem
05/08/2014 | 16h01

Desafio Raposo de Corridas que acontece no dia 17/08 com inscrições por aqui. Abaixo, listagem com endereços e telefones dos hotéis em Raposo. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Tipos de treinos longos que utilizo
05/08/2014 | 05h37

Devido a sua grande importância, e com o objetivo de estimular os corredores mais experientes num formato diferente de treinamento, e todos com um ótimo lastro, tenho aplicado vários tipos de treinos de endurance, os conhecidos longões.

Sem querer me alongar sobre os seus efeitos, que causam adaptações em todo o organismo, desde a queima de combustíveis específicos até um amadurecimento psicológico, este treinos que são considerados de qualidade, tem muita importância no planejamento, assim como todos os outros.

Tenho feito experiências com as mais variadas formas de chegar a estes objetivos. Tenho a preocupação de recrutar os corredores mais experientes para realizar estas propostas, onde após o cumprimento das meta, recebo um feedback bem interessante por parte deles ou mesmo observando os resultados nas provas.

O 1º tipo é o clássico: rodagem homogênea, ou seja, aquecimento mais a quilometragem num mesmo pace (incremento em todos os treinos a rodagem de 2km como aquecimento também nos treinos longos, que fazem parte do volume total proposto);

O 2º tipo é o progressivo: começo com um pace conservador e avanço para um pace menor simulando um split negativo, as vezes dividindo o treino em 3 ou 4 partes (a 1ª parte da prova é mais lenta que a segunda).

O 3º tipo é o fracionado: coloco um volume menor e mais tranquilo no sábado e aumento o volume e intensidade no de domingo (por exemplo: para 34km como foco, coloco 12 km no sábado e 22 no domingo). Utilizei num corredor este ano que correu a Maratona de Tóquio. Como os treinos foram realizados em pleno verão, com o nosso calor absurdo, parece que colhemos um bom resultado;

O 4º tipo é o intervalado: após o aquecimento, divido uma determinada distância, sempre focada no volume semanal e no volume do longo (costuma-se focar apenas no aumento do treino de endurance, esquecendo que o volume mais importante na hora do planejamento é o semanal). O intervalo cotuma ser passivo, retornando a atividade no último minuto desta parada para já começar no pace ou próximo do pace no novo estímulo.

Peço apenas que tenham cuidado na realização destas propostas, pois utilizo os mais tenso apenas nos alunos que tenham uma maior rodagem e um bom tempo de prática. Para a definição de corredor avançado, considero o tempo de prática em torno de 5 anos de treinos e competições.

Tenho, através destes métodos, alcançado bons resultados em provas longas - Maratonas, meias-maratonas. Como tenho um grupo talentoso, inteligente e com muito foco, onde as planilhas são bem horizontais - com a participação deles nas análises das propostas - meu trabalho é facilitado.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Os embaixadores
04/08/2014 | 12h13

O herói americano na Maratona, Meb Keflezighi (campeão da maratona de Boston 2014 e vencedor da Maratona de Nova York de 2009, tornando-se o primeiro homem americano a ganhar a corrida desde Greg Meyer em 1983; da mesma forma, em 2009, tornou-se o primeiro americano desde Alberto Salazar, em 1982, para vencer a Maratona de Nova York) e a estrela de tênis Caroline Wozniacki da Dinamarca são os embaixadores da TCS New York City Marathon 2014. Esta prova promete. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Corredor planilhado
03/08/2014 | 18h45

Exemplo de planejamento consciente numa bela progressão com ótimos tempos (1:40:54; 1h39:11 e 1:38:25) frente a um ótimo atleta com bons resultados em meias-maratonas disputadas neste ano de 2014. E vem mais aí. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Na trilha (gringa)!
03/08/2014 | 17h10
Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Coisas lindas!
03/08/2014 | 08h14

Imagens que estimulam o movimento, animando ainda mais esta bela manha de domingo. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Mais um...
02/08/2014 | 13h50

... treino rumo as grandes emoções da vida proporcionadas pelo nosso fundamental movimento. Uma grande manhã com grandes caras (planilhados e focados) sempre em ótimas companhias. Bom dia!

 

Comentar
Compartilhe
Na rua, na trilha, na pista ou na montanha. Bons treinos!
01/08/2014 | 16h44

Ótimos treinos neste fim de semana que se aproxima, não importa onde, na rua, na trilha, na pista ou na montanha, e sempre com vibrações positivas. Vqv!

´
Comentar
Compartilhe
Resenha sobre treinamento de corrida + cross-training
01/08/2014 | 05h35

Esta foi uma resenha que tive com um amigo, via WhatsApp, sobre treinamento de uma forma geral e corrida mais cross training de uma forma específica (utilizo muito esta rede para dúvidas rápidas neste universo de assessoria esportiva, onde muitas mensagens são trocadas, numa proporção bem maior que toda a produção aqui no blog). Vamos aos fatos.

-"Dei uma pesquisada ontem sobre alguns fatores como treinar 3 vezes por semana ou quatro e outros fatores tb ... Mas falando do cross Training achei algumas coisas neste sentido... Que diz que melhora o condicionamento de forma geral. Isso foi na contra-relógio. Mas to pesquisando ainda. Achei algumas coisas e essa achei interessante e to te mandando. Abraço".

-Ótima discussão. Vou depois te emprestar um livro que defende 3 treinos por semana mais 2 de cross training. -Além de achar na teoria q de fato 3 treinos podem ser bem poucos, também acredito q pode atender a demanda, dependendo do objetivo de cada um. -Na prática, fiz uma maratona com 3 treinos mais 2 de cross e me,,,, dei mal. -Claro que q o insucesso de uma prova pode ser multifatorial, mas, com 4 treinos, os ganhos fisiológicos são maiores. -O nome do livro é: Treine menos e corra mais. -No Treinamento Desportivo tem um Princípio q explica isto: o Princípio d Especificidade, ou seja, melhora-se a natação nadando, o handebol, jogando handebol e a corrida, assim como os demais, correndo. -As outras modalidades são bem vindas num outro sentido: melhorar o condicionamento global; a respiração e etec que podem ajudar no esporte específico. -Quando se é iniciante na corrida o cross-training de fato ajuda, ainda há uma transferência. -Já imaginou um queniano nadando? Eu nunca ví, e ainda assim, os caras correm horrores. -Em síntese: se queres se condicionar mais globalmente, num estímulo harmonioso, tente outras modalidades. -Se queres melhorar na corrida, corra com qualidade (e isso não significa treinar mais kms ou mais forte) e sim com treinos bem encaixados e preferencialmente respeitandono descanso. -Imagina vc, se o cross trainer fosse de fato o diferencial, todo triatleta seria melhor na corrida q o corredor, ou que o ciclista, ou o nadador, e isto não acontece (este é um ótimo exemplo).

- Ótima explicação, muito bom. Valeu...

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Marcos Almeida

[email protected]

Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.