Turminha em ação
31/05/2014 | 17h01

Prestações de contas desta turminha (meus alunos da assessoria Ms. MA) focada e determinada em busca de ótimas e duradouras emoções. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Tênis dos Top 10
31/05/2014 | 11h04

A 14ª edição do Ironman Brasil que foi disputada domingo (18/05) - que tem como percurso 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42 quilômetros de corrida - reuniu em torno de dois mil atletas. Abaixo os modelos de tênis utilizados pelos "Top 10" da Elite masculina com o (ótimo) Asics dominando o pedaço. Bons treinos!

    Fonte: Roehniss Sports & Marketing Consultoria
Comentar
Compartilhe
Na Trilha
31/05/2014 | 06h37
 
Comentar
Compartilhe
Somente o esporte proporciona
30/05/2014 | 16h18

Algumas situações inusitadas que somente o esporte proporciona. Cenas de companheirismo, humildade e superação. Aqui, foi num intervalo de um jogo de tênis; e por aqui, numa corrida. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Função intestinal, flora bacteriana e suas relações com a saúde do atleta (Por Dr. Reinaldo Nunes)
30/05/2014 | 10h13

FUNÇÃO INTESTINAL: Além das funções básicas de digestão,  absorção  e excreção, o intestino (áreas absortiva  com cerca de 250 m2,maior  que  uma quadra de tênis),  temos  ainda: função desintoxicante, endócrina, neurológica e imunológica. Interagindo e interferindo nestas 7 funções está a microbiota-intestinal ou” flora “intestinal" composta em grande parte  de bactérias benéficas (ex: as que produzem vitaminas do complexo B, vitamina K, as que inibem o crescimento de fungos). Calcula-se que existem aproximadamente 100 trilhões de bactérias no nosso intestino, uma quantidade 10 vezes maior que as células do corpo humano. Denomina-se DISBIOSE INTESTINAL o desequilíbrio entre os micro-organismos que compões a “flora” intestinal, gerando uma condição extremamente desfavorável á saúde (aumento e bactérias “inimigas “ em relação as “ do bem”)  que está relacionada a diversas patologias em estudos clínicos: Obesidade, S. Intestino irritável, acne no adulto, Doenças inflamatórias, Câncer, Psoríase, dentre outras. Lembrando que mais de 90% da serotonina, um dos principais neurotransmissores do organismo é produzida no intestino. Ainda que mais de 80% das células produtoras de anticorpos também são produzidos neste órgão. Alguns fatores como: mastigação insuficiente, excesso de carbohidratos refinados e produtos industrializados, uso indiscriminado de antibióticos e corticoides, toxinas ambientais, alérgenos alimentares e baixa ingestão de fibras diminuindo peristaltismo e diminuindo produção de ácido propiônico (um dos maiores combustíveis das células intestinais)  geram  como consequências:  desequilíbrio da “flora” com  alergias, depressão, má qualidade de digestão e absorção com subnutrição e patologias.

PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS

São alimentos funcionais que afetam beneficamente uma ou mais funções  no organismo , gerando além de efeitos nutricionais adequados  com relevância na melhora da saúde e bem estar assim como diminuição do risco de doença.

PROBIÓTICOS:

São microorganismos vivos,  que quando administrados em quantidades adequadas , conferem benefícios a saúde  do hospedeiro, principalmente regulando e melhorando imunidade.  Existem diversos estudos demonstrando benefícios em patologias.

PREBIÓTICOS:

São ingredientes nutricionais não digeríveis  que afetam beneficamente o hospedeiro , estimulando as bactérias benéficas do colos (probióticos). A fermentação desses prebióticos,  libera produtos como ácidos graxos de cadeia curta, que são fontes  de energia para  células do intestino (colonócitos). Com isso  ocorre melhora da absorção de vitaminas e minerais,; ex: FOS (presente na banana verde).

RELAÇÃO DE EQUILIBRIO DE FLORA INTESTINAL NOS ATLETAS

Durante atividades físicas prolongadas e extenuantes, há aumento da suscetibilidade ao stress físico, mental e oxidativo, a danos musculares e comprometimento do sistema imune, que quando associados a dieta inadequada, são fatores causadores de DISBIOSE INTESTINAL .

Alguns estudos em atletas demonstram a melhora dos níveis de Imunoglubulina a com certas cepas de probióticos com diminuição de episódios de infecção do aparelho respiratório superior e melhora na função imunitária comparados aos atletas-controle  que não utilizaram probióticos. Possivelmente, atletas com fadiga crônica (overtraining), imunodeprimidos pelo stress, ou com deficiência de fibras na dieta, possam ser beneficiados com a suplementação de pré e probióticos (simbióticos). Atualmente existem simbióticos em saches, prebióticos em iogurtes, probióticos em leites fermentados de fácil acesso para o esportista.

No atleta em especial, é de suma importância ter um intestino saudável para que a oferta de nutrientes  seja bem digerida,  absorvida  e metabolizada com eficácia assim como a manutenção do seu sistema imune. A alimentação deverá ser equilibrada, rica em  substâncias anti-inflamatórias, anti-oxidantes e com o mínimo possível de alérgenos alimentares.

Dessa forma, o uso de PRÉ E PROBIÓTICOS poderão ser necessários para recuperação do equilíbrio intestinal com otimização na absorção de vitaminas , minerais, melhora da resposta imune, além da melhora de marcadores inflamatórios que certamente  levarão á melhor recuperação em atividades  de longa  duração e/ou alta intensidade, podendo contribuir para melhora de performance e do  rendimento esportivo

DR. REINALDO CAVALCANTE NUNES

MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA E NUTRÓLOGO

Comentar
Compartilhe
Circuito das Estações Run Nunes - 2ª Etapa
29/05/2014 | 19h28

Dia 08/06 vai acontecer a 2º Etapa do Circuito das Estações Run Nunes em distâncias de 4km e 8km. A prova que vai ser no mesmo local da 1ª Etapa - 2ª pracinha do Flamboyant -. A largada será às 08:30 e suas inscrições continuam abertas (http://www.runnunes.com). Já fez a sua inscrição? Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Sinistro!
29/05/2014 | 14h04
Por favor, não copiem. Bons treinos!

Convidamos alguém que pensa um pouco diferente para vir e treinar no nosso ginásio, nós apenas não contamos a ninguém que ele estava vindo! O que aconteceu depois? Confira por si mesmo (aqui por Fitness First UK).

Comentar
Compartilhe
Indicações
29/05/2014 | 05h43

Dois textos bem interessantes sobre a exercícios físicos via a Sociedade Brasileira de Cardiologia. O 1º diz respeito aos que fazem exercícios somente nos fins de semana; o 2º é sobre a necessidade da população ter que se exercitar mais, onde o momento do País - Copa do Mundo e Olimpíadas - podem colaborar para isto.

Neste 2º texto, tem 4 componentes que são de fato muito importantes para quem quer ter saúde e qualidade de vida. Se estas premissas forem cumpridas, com o indivíduo numa melhor condição física, vai haver uma contribuição para o baixar peso, diminuindo a possibilidade de diabetes ou hipertensão arterial, evitando infarto, AVC e afins. Bons treinos e ótima leitura!

 

Comentar
Compartilhe
Dia do Desafio
28/05/2014 | 18h18

Hoje (28/05) é o dia do Desafio, que tem como objetivo colocar e estimular a população para o movimento. Estive pelo Jardim São Benedito, representando a FME, e pude presenciar belas amostras de vários esportes, onde o destaque para mim, foi o Ballet. Se ainda não se movimentou hoje, ainda dá tempo. Vamos!

 

[caption id="attachment_19924" align="aligncenter" width="960" caption="Com Marcelo Sapucaia, gestor do Sesc Campos"][/caption]
Comentar
Compartilhe
Turminha em ação: vamos!
28/05/2014 | 15h18

Estas fotos são somente alguns exemplos destes fantásticos Seres Motrizes em ação. Tomara que contagiem. Bons treinos!

 
Comentar
Compartilhe
Luto
28/05/2014 | 14h53

Veio a falecer ontem o renomado fisiologista do esporte Renato Lotufo, com importantes passagens no futebol do São Paulo, Corinthians e seleção brasileira. Também fez parte da equipe técnica na preparação dos ultramaratonistas que, sob o comando do treinador Wanderlei de Oliveira, participou do mundial de Moscou, em 1995. Fica o triste registro.

Comentar
Compartilhe
Paulo Roberto no Flamengo na temporada de 2014
28/05/2014 | 12h12

Abaixo um breve release do meu parceiro de trabalho Paulo Roberto sobre ser agora jogador de Futevôlei de forma oficial do Flamengo nesta temporada, com pequeno vídeo (aqui) do cara em ação.

Nascido em Miracema/Tocantins, o ex-jogador de futebol Paulo Roberto, em 1992 veio para o Rio de Janeiro, onde ingressou nas categorias de base do Flamengo, e desde então não saiu mais da cidade.

Hoje, aos 37 anos, Paulo Roberto, que nos anos de 1998 a 2002 defendeu a lateral esquerda do time rubro negro, reside em Campos Goytacazes.

A paixão dos jogadores de futebol pelo futevôlei é natural, e com Paulo Roberto não foi diferente. O lateral do Fla sempre jogou os torneios de futevôlei da Região Norte da cidade do Rio, e foi em um desses eventos que o atleta Anderson Águia estava presente, e o convidou para participar da equipe do Flamengo na temporada 2014.

“Estou muito feliz pela oportunidade de jogar profissionalmente o esporte que virou minha paixão, e principalmente, por fazer parte de uma equipe profissional e atuar com grandes referências do futevôlei. Com certeza, darei ênfase aos treinamentos com objetivo de contribuir com Anderson e Tatá nas competições. ” Disse Paulo Roberto.

O ex-jogador de futebol hoje faz parte da equipe do Flamengo na Liga Nacional de Futevôlei, modalidade do esporte que é formado por 3 (três) jogadores, sendo pre-requisito que 1 dos jogadores tenha passagem pelo futebol profissional do time da equipe que representa, com pelo menos três partidas realizadas pelo clube.

No sistema da Liga Nacional de futevôlei a partida é de 18 pontos corridos, onde o ex-profissional de futebol é obrigado a participar dos primeiros 9 pontos, tomados pelo adversário. Em seguida, entra o segundo profissional de futevôlei, fazendo o jogo ficar ainda mais disputado até o ponto final da partida.

Fonte: Facebook Flamengo Futevôlei

Comentar
Compartilhe
Calendário Nacional de Trail Running 2014
28/05/2014 | 05h23

Por aqui (via o TrailRunning BRASIL ), vasto calendário de corridas de montanhas e similares pelo País, que por hora, parece ser a agradável febre do momento. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Já passou pela musculação hoje?
27/05/2014 | 15h44

Já passou pela musculação hoje? Se não, veja o que está perdendo:

-melhora da glicemia

-redução de massa gorda

-melhora do perfil lipídico

-aumento de massa muscular

-melhora na densidade mineral óssea

-melhor proteção para as articulações

-maior funcionalidade

-redução do risco de depressão, estresse e ansiedade

-melhora nos aspectos cognitivos e psicossociais (auto-estima, imagem corporal, estado de humor e retardo do declínio das funções cognitivas)

Tais resultados são observados independentemente do sexo, idade ou etnia, desde que sejam seguidos alguns critérios básicos para a prescrição do exercício. De acordo com o American College of Sports Medicine (2002) a recomendação para um indivíduo adulto saudável seria de 8 a 10 exercícios com três séries de 8 a 12 repetições máximas, com frequência semanal de 2 a 3 dias.

Segundo o posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a prescrição do treinamento de força deve fazer parte da rotina de atividades físicas indicadas não só como fator de prevenção, mas também como de promoção da saúde também de indivíduos com algum tipo de comprometimento.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Turminha em movimento
27/05/2014 | 12h30
 
Comentar
Compartilhe
Mais essa: aeróbios engordam e o HIIT emagrece. Que fase!
27/05/2014 | 06h24

Nesta onda de novidades duvidosas, onde o novo tem que ser sempre melhor, aparece mais essa do título. Já estão apelando. O pior que tem alunos e profissionais que acreditam.

Nesta onda dos instagrans da vida, com vídeos, fotos e textos bem "criativos", é cada uma que aparece... Por aqui um destes textos.

Abaixo, depoimento de uma das referências na Educação Física, Léo Cabral, sobre todo este movimento. Bons e conscientes treinos.

 

Troquei a foto da minha capa, pensando em questionar qual caminho estamos tomando na Educação Física em não incentivar o perfil crítico sobre novas "evidências científicas" que surgem a cada postagem no Instragram ou no Facebook. O método de conhecimento pela "autoridade" é fato hoje nas redes sociais e o grande resultado disso tudo é um perfil quase de "coma profundo" do comportamento debatedor e investigativo com que pude aprender e conviver no início da minha formação acadêmia e profissional. Não tenho dúvidas em afirmar que a Ciência não cobre todos questionamentos dos Profissionais de Educação Física que estão no dia a dia montando, prescrevendo e planejando programas de treinamento para seus clientes. No entanto, associar novas "paradigmas" ao nosso dia a dia, utilizando referências de artigos científicos e quase "default" hoje pelos grandes especialistas das redes sociais. Mas cuidado, se pelo menos você tiver o cuidado de ler as referências citadas e no segundo momento revisar os principais trabalhos sobre o tema, cuidado, pois você pode se decepcionar. Aprendi de cedo que o debate acadêmico deve ser restrito a essa seara e que os ataques pessoais em debates dessa natureza é um grande sinal de falta de argumento. Aprendi também que a grande armadilha da vida acadêmica é a vaidade e dessa forma precisamos deixar claro que a Ciência não foi feita para humilhar as pessoas e sim para trazer soluções para as necessidades da população. Vamos refletir e debater sempre, mas sempre baseado em evidência e não na autoridade ou na patente de alguém. Por uma Educação Física melhor !!! #educaçãofísica#euamominhaprofiissão#educaçãofísicabaseadaemevidência
Comentar
Compartilhe
Altimetria da Maratona do Rio
26/05/2014 | 20h11

Para os que vão encarar este desafio (dia 27/07) - fiz em 2010 e recomendo - esta é a altimetria que te espera. Não se assuste, bem treinado e com todos os trabalhos paralelos em dia - musculação, alongamento e boa alimentação - vai ficar bem mais fácil (se é que se pode achar uma Maratona fácil). Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Campista em 1º lugar na meia maratona de Macaé!
26/05/2014 | 16h15

O atleta Fabiano Figueiredo (Fórmula Academia/Ms. Marcos Almeida) venceu ontem (25/05) em Macaé a 1ª Corrida 21k Macaé, com o bom tempo de 01:16:00.

Muito bom Fabiano, grande resultado, parabéns. Os resultados (5km, 10km e 21km) podem ser conferidos aqui. Bons treinos!

Col Nome Equipe T. líquido Ritmo
FABIANO FIGUEIREDO FÓRMULA ACADEMIA/M.SMARCOS ALMEIDA 01:16:00 03:37
Comentar
Compartilhe
Resultados WTR Arraial do Cabo
26/05/2014 | 12h40

Por aqui os resultados da WTR disputada sábado em Arraial do Cabo nas modalidades individuais (masculino e feminino), revezamento feminino, revezamento masculino e revezamento misto. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
O Relógio marca...
26/05/2014 | 12h20

Muito bom os treinos feitos complementando a prestação de contas, via GPSs de cada um, do fim de semana que acabou de acabar. Grande instrumento de treinos este relógio assim como é grande o comprometimento de todos. Valeu!

Comentar
Compartilhe
Faltam 2 semanas!
25/05/2014 | 16h52

Faltam apenas 2 semanas para a 2ª etapa do circuito das estações. Faça sua inscrição, convide seus amigos e participe de nossas promoções. Ainda temos muito para evoluir. Contamos com sua companhia nesse caminho. Acesse o site e e faça parte da festa! As inscrições são por aqui. Chega mais!

Thiago Nunes

Comentar
Compartilhe
Turminha em ação
25/05/2014 | 12h08

Mais uma da série quem se movimenta é muito mais inteligente, acredite! Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Palestra
25/05/2014 | 06h50

Estes foram os estudantes de Psicologia (e Educação Física), que participaram ativamente da palestra intitulada Treinamento Mental no Esporte, ao qual o assunto principal, dentro deste tema, foi o importante Foco de Atenção. Boas trocas de conhecimento. Valeu!

Comentar
Compartilhe
Treino do dia (4)
24/05/2014 | 18h05
Sábado nobre com (quase) toda a turminha em movimento. Venha!
Comentar
Compartilhe
Treino do dia (3)
24/05/2014 | 15h05
Ainda treinos deste sábado (24/05) registrados na memória deste blog. Tem mais? Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Treino do dia (2)
24/05/2014 | 11h23
Os relatos dos treinos do dia continuam. Daqui a pouco tem mais. Vamos!!!
Comentar
Compartilhe
Treino do dia
24/05/2014 | 06h58

O pré do tradicional treino longo tendo os outros corredores da turminha espalhados pelos quatro cantos da cidade em busca de trilhas, morros e grandes emoções. Na última foto, detalhe do style do paquito run. Vamos!

Comentar
Compartilhe
WTR (antiga K21 Arraial do Cabo)
23/05/2014 | 19h36

A WTR – World Trail Run Arraial do Cabo, que no ano passado foi feita sob a bandeira da K21, vai ser realizada amanhã (24/05), em Arraial do Cabo.

Corri algumas provas desta série (aqui, aqui e aqui), a K21, e posso escrever: esta corrida de Arraial, acredito eu, é a mais bela de todas.

Abaixo e acima algumas fotos que tirei na corrida de 2013 que podem comprovar esta teoria. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
News!
23/05/2014 | 16h44

News: novos neurônios produzidos pelo cérebro ao longo da vida humana substituem os antigos e com esses últimos vão embora também as memórias mais remotas. Leia mais.

Comentar
Compartilhe
Melhores momentos
23/05/2014 | 14h18

Este foram os melhores momentos da primeira meia maratona da Mizuno na cidade maravilhosa. Bons treinos!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WzLeiKM4WrQ&sns=em[/youtube]
Comentar
Compartilhe
Imagem do dia!
23/05/2014 | 11h21
Força! Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Split positivo ou kamikase man
23/05/2014 | 05h38

Marcos Almeida olha a estratégia de corrida!....literalmente kamikase...mas no final...tudo se resolve...agora que venha a maratona do Rio!!

Luciano Saad

Comentar
Compartilhe
Convite
22/05/2014 | 14h50
Hoje (22/05) farei uma palestra sobre treinamento mental para a o 9º período de Psicologia (na área da Psicologia do Esporte) do Isecensa (INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA). Vai acontecer na sala 301 do prédio onde funciona a Clínica Escola de Fisioterapia, às 19:00. Para os que querem assistir e entender um pouco mais sobre a Imagética Neural, sejam bem-vindos!
Comentar
Compartilhe
Visita ilustre (2)
22/05/2014 | 05h37
Raphael, Eu, Quirino, Edú e Leandro

Ontem, (21/05) recebi mais uma visita ilustre na Academia Fórmula. Desta vez foi o multicampeão de atletismo Claudinei Quirino (Prata nas Olímpiadas de Sidney 2000 nos 4 x 100 metros rasos mais as ótimas colocações em campeonatos mundiais: prata -Sevilla 1999 nos 200 metros rasos; bronze em Atenas 1997 nos 200 metros rasos e bronze em Sevilla nos 4 x 100 metros rasos além de comentarista da Globo e SporTV. Grato também ao professor Raphael Pedra pela gentileza de ter harmonizado este encontro. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Visita ilustre (1)
21/05/2014 | 19h54

 

[caption id="attachment_19671" align="aligncenter" width="960" caption="Professor Flávio, Léo Santos e eu"][/caption]

Recebi na segunda (19/05) na  Academia Fórmula, o atleta do UFC Léo Santos que é um ícone da cidade - merecidamente - e que nos representa tão bem nos eventos de MMA pelo mundo. Um também obrigado ao professor Felipe Carneiro pela gentileza de ter harmonizado este encontro. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Venha fazer parte desta festa!
21/05/2014 | 14h07

No próximo dia 08 de junho teremos a 2º Etapa do Circuito das Estações em distâncias de 4km e 8km. A prova que vai acontecer no mesmo local da Etapa anterior, na 2ª pracinha do Flamboyant, e que foi bem legal (relembre aqui, aqui e aqui), promete ainda mais evolução. A largada será às 08:30 e suas inscrições continuam abertas (http://www.runnunes.com). Se ainda não fez, seja bem-vindo. Vamos!

Comentar
Compartilhe
Citações
21/05/2014 | 11h35

Bem legal poder verificar no Google Acadêmico artigo produzido sendo citado em outros bem interessantes. Abaixo, trechos que foram destaque e o artigo que citou na íntegra. A satisfação é grande, parece uma conclusão de uma prova longa, se é que me entendem. Bons treinos!

"Almeida e col. (2008) mostraram que a imaginação mental da cesta de um ponto somada pela excitação auditiva por ritmos musicais preferidos dos basquetebolistas proporcionou mais acertos no lance livre". IMPORTÂNCIA DA NEUROCIÊNCIA PARA O TREINO TÉCNICO E TÁTICO

"A imaginética, que é a imaginação do movimento, associada à música, parece ter dito efeitos positivos sobre a rede lateral difusa, responsável por função motora e emocional (ALMEIDA et al, 2008)". Efeito da música sobre o número de repetições em exercício contra-resistido

"Através do bombardeio contínuo da retina e do núcleo olivar, os estímulos, ao penetrarem no tálamo impõem ao córtex um padrão que é caracterizado por uma faixa de onda, condicionando o cérebro a ser mais eficiente em uma habilidade de cunho bioperacional" (Almeida MWS, Calomeni MR, Arêas Neto NT, Castro KVB, Da Silva Vernon F. Efeitos da imagética associado à música na melhora do arremesso de lance livre no basquetebol: comparativo entre dois grupos etários.Fitness & Performance Journal. 2008;7(6):380-5.) Estimulação cortical: efeitos agudos sobre variáveis bioperacionais em jogadores armadores de basquetebol

"Along these lines, studies have been undertaken to determine whether motor imagery sessions over an extended period can improve free-throw technique" (Almeida MWS, Calomeni MR, Neto NTA, Castro KVB, Silva VF. Efeitos da imagética associado à música na melhora do arremesso de lance livre no basquetebol: comparativo entre dois grupos etários. Fit Perf J 2008;7(6):380-5.). Acute effect of motor imagery on basketball players' free throw performance and self-efficacy

Comentar
Compartilhe
Horóscopo do dia
21/05/2014 | 05h18

Você, ainda este ano, irá começar a dar um passo após o outro, e logo após, conseguirá correr; terá mais saúde e alto astral, conviverá com pessoas bem leigas e positivas, pense nisto. Esta é a dica do dia para os que vivem na terra e estão em busca de grandes e duradouras emoções (haha). Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Parceiros (3)
20/05/2014 | 15h10

A Assessoria Esportiva Ms. Marcos Almeida apresenta as camisas com novas e antigas parcerias. Marcas importantes que estão associadas ao esporte agregando mais valor ainda aos seus produtos. Agradeço a confiança. Apenas um lembrete: camisas para suar! Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Imagem do dia!
20/05/2014 | 12h44
2014 Shanghai IAAF Diamond League.
Comentar
Compartilhe
Semana tensa
19/05/2014 | 20h34

Semana tensa para o pessoal do Vibran Five Fingers. Por não provar que estes calçados evitam ou diminuem lesões ligadas a corrida, via processo de um usuário, tiveram que declarar em público esta verdade assim como gastar uma grana por conta (US$ 3,75 milhões).

Correr descalço ou com calçados minimalistas, pelos olhos da ciência, e quem trabalha nesta área precisa passar necessariamente por este caminho, e apesar de todo o prazer proporcionado aos que assim o fazem - este é o meu viés - os estudos relacionados ainda são inconclusivos relacionados a diminuição de lesão.

Além do mais, pela grande exploração das gigantes esportivas, que sempre acontece, começaram a vender peixe por lebre. Na minha visão, duas conclusões: 1- apesar de gostar bastante, recomendo cautela para os iniciantes no barefoot run; 2- não acredito, evito usar e não aconselho àqueles calçados com uma diferença enorme entre a parte da frente e a de trás (drop).

Em anos passados a Skechers assim como a Reebok pagaram US$ 25 milhões (Reebok) e US$ 40 milhões (Skechers), e bem, para finalizar ações parecidas para encerrar processos em que eram acusadas de mentir.

Em tempo: por aqui guia de uso do VFF, aqui.

Em tempo 2: leitura gringa sobre o tema do post: aqui e aqui.

No mais, bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Parceiros (2)
19/05/2014 | 16h47
Um agradecimento especial aos parceiros que continuam conosco. Vamos!
Comentar
Compartilhe
Imagem do dia!
19/05/2014 | 12h14
2014 Shanghai IAAF Diamond League.
Comentar
Compartilhe
Na Trilha (Por Thaís e Felipe)
18/05/2014 | 19h25
 
Comentar
Compartilhe
Parceiros (1)
18/05/2014 | 17h51

Os primeiros parceiros da assessoria esportiva Ms. Marcos Almeida que em breve terá novidades. Bons treinos!

 

Comentar
Compartilhe
Maratona de Porto Alegre - Resultados
18/05/2014 | 16h51

Estes foram os resultados da da 31ª Maratona Internacional de Porto Alegre disputada hoje (18/5) e que teve o pernambucano Ubiratan José dos Santos vencedor, no masculino, com o tempo de 2h16min22s. No feminino a queniana Jacklyne Chemiek Rionoripo venceu com o tempo de 2h34min26s.

Maratona masculina: 1º Ubiratan José dos Santos - 2h16min22s Valdir Sérgio de Oliveira - 2h17min18s Marcos Antônio Pereira - 2h17min51s José Everaldo da Silva Mota - 2h18min49s Marcos Alexandre Elias - 2h20min04s Jovadir Júnior Acedo - 2h20min24s Edson Amaro Arruda dos Santos - 2h23min34s Frank Lubervanio Gomes de Oliveira - 2h24min32s Fabio Ramos dos Santos - 2h25min08s 10º Sergio Rodrigues da Silva - 2h26min56s Maratona feminina: 1ª Jackelyne Chemwek Rionoripo (QUE) - 2h34min26s Agnes Jeruto Kiprotich (QUE) - 2h40min56s Marily dos Santos - 2h44min17s Conceição de Maria Carvalho Oliveira - 2h58min59s Sara Liberato Diniz de Lima - 2h59min02s Vivian de Oliveira - 2h59min21s Luciana Beatriz de Lima da Luz - 3h01min42s Maria de Lourdes Ferreira de Sousa - 3h01min45s Daniela Santarosa - 3h07min46s 10ª Ana Beatriz Gorini da Veiga - 3h10min30s
Comentar
Compartilhe
Turminha em ação
18/05/2014 | 08h12
Não importa o local mas sim provar que esteve em movimento. Vamos!  
Comentar
Compartilhe
Maravilha!
17/05/2014 | 12h05
Ótimo treino em excelentes companhias. Fomos!
Comentar
Compartilhe
Vamos!
17/05/2014 | 05h15
Hoje o treino promete. Vamos (não tão rápido, mas sempre consistente)!
Comentar
Compartilhe
Local do treino de amanhã
16/05/2014 | 15h34
Amanhã, o treino promete. Vamos!
Comentar
Compartilhe
Pisantes
16/05/2014 | 05h23

Estes foram os pisastes da rapaziada no treino do último sábado. Nike, Saucony, Asics, e por aí vai. Tênis testados e aprovados pelas provas da vida, fica a dica. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Oxigenando...
15/05/2014 | 13h23

De quando em vez faço uns treinos bem prazeirosos, junto a natureza e sem preocupação com pace ou tempo. O prazer de correr é o foco, me oxigenando para as funções da vida. Recomendo. Ah, ia me esquecendo, este local é próximo a... Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Último post!
14/05/2014 | 16h48

Este é o (ainda) Revezamento Volta à Ilha 2014, uma prova inesquecível. É para nos motivar ainda mais nos treinos. Este post parece ser o último da série. Vamos!!!

Comentar
Compartilhe
Imagem do dia!
14/05/2014 | 14h01
Corrida na mente. Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Prova da vez
14/05/2014 | 10h24
Número - 01483 - CHRISTIANO ABREU BARBOSA - MS MARCOS ALMEIDA
Vamos!
Comentar
Compartilhe
Exemplo
14/05/2014 | 05h30

Exemplo de split negativo imposta nesta meia por este corredor (click na foto para aumentar). Assim como treinou - aprendizagem e memória - foi feito. Maravilha! Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Turminha em movimento
13/05/2014 | 20h12
Comentar
Compartilhe
Maratona de Revezamento: contribuições energéticas
13/05/2014 | 15h06

Dentre as modalidades de corrida, talvez a Maratona de Revezamento seja a prova mais popular, pois distâncias com aproximadamente 5 km, 10 km e 21 Km imprimem seu charme especial não só pela paisagem, mas pela democracia que corredores mais treinados e/ou menos treinados podem escolher suas distâncias e desfrutar de todo o encanto do desafio conquistado.

Contudo, quando percursos de distâncias variadas e corredores de condicionamento físico diferentes reúnem-se para o mesmo evento, poderemos encontrar todos os tipos de ocorrências médicas: câimbras, hipoglicemias, desidratações, hipertermias, lesões músculo-esqueléticas e lesões de órgãos nobres.

Visto desta forma, parece que correr não é uma atividade saudável. Engana-se quem assim pensa, corrida é um dos esportes mais saudáveis e de fácil execução, corre-se desde os primórdios da humanidade. Como toda atividade física, é necessário avaliações médicas para definir qual será a intensidade do exercício a ser praticado, independente se corrida, natação, futebol, etc.

Quando nos preparamos para correr uma prova, é necessário o entendimento de quais serão os contribuintes energéticos que fornecerão energia durante a execução da atividade física; principalmente quando as reações metabólicas que ocorrem dentro de nosso corpo variam de acordo com a intensidade, o grau de condicionamento físico, a reserva de nutrientes energéticos estocados e o perfil metabólico individual.

Para tal, uma nova concepção desponta no horizonte dos praticantes de atividade física e atletas de elite, conhecida como Nutrologia em Medicina do Esporte e da Atividade Física. Esta nova ciência estuda profundamente a interação bioquímica que os micro e macronutrientes auxiliam na performance do atleta, tendo como ferramentas fundamentais o conhecimento da fisiologia individual e suas variáveis no metabolismo da tireoide, pâncreas, supra-renal, sistema digestório, cardio-respiratório e músculo-esquelético.

É necessário ao médico Nutrólogo familiarizar-se com a fisiologia da Atividade Física, o conhecimento do grau de condicionamento físico e do perfil metabólico de cada órgão, para poder avaliar a interação exercida sobre a digestão, absorção e eficácia de aproveitamento energéticos dos alimentos ingeridos.

Pois, não é raro, presenciarmos um ano de treinamento intenso ser desperdiçado, apenas pelo não conhecimento do metabolismo individual do atleta, como ocorre nos casos de sensibilidade insulínica aumentada, repleção inadequada de glicogênio muscular ou estratégia mal dimensionada no ritmo de corrida, que freqüentemente prejudica alguns maratonistas de elite.

Pois bem, embora as contribuições energéticas não ocorram de forma isoladamente, para podermos compreender quais são os principais contribuintes energéticos para cada atividade física, dividiremos de uma forma didática para o entendimento destas variáveis. Vamos classificar as atividades físicas em quatro grupos, como definimos no quadro a seguir:

Estes modelos de fluxo de energia (acima) permitem entender quais são as principais fontes energéticas utilizadas em intensidades e distâncias distintas de corrida, de acordo com o substrato energético recrutado.

Desta forma, sabemos que dois tipos de substrato energéticos são mais importantes, a glicose que contém na sacarose (açúcar) e nos alimentos ricos em amido (arroz, batatas, massas, pães, mandioca, etc.) e os ácidos graxos (proveniente dos triglicérides das células de gordura -adipócitos – e óleos vegetais). A questão reside no fato de que a energia estocada no nosso corpo na forma de glicose, não daria para um dia de vida; contudo a energia na forma de ácidos graxos ou triglicérides daria para mais de 30 dias de vida, como temos na tabela a seguir:

O conhecimento dos estoques de substratos energéticos, aliado à ergoespirometria (determinando o consumo máximo de oxigênio -VO2max e os limiares ventilatórios do corredor), facilita ao nutrólogo a orientação quanto ao tipo de alimento energético deve ser ingerido e, em sincronia com o treinador, determinar estratégia de ritmo de corrida e o “timing” na manipulação dos respectivos energéticos numa prova competitiva, ou simplesmente num programa de emagrecimento através da atividade física.

Dr. Milton Mizumoto Médico do Esporte e Nutrólogo ABRAN- ASSOCIÇÃO BRASILEIRA DE NUTROLOGIA  
Comentar
Compartilhe
Dormir pouco engorda!
13/05/2014 | 12h01

Nesta pesquisa, realizada pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, 16 jovens e saudáveis passaram 2 semanas no hospital universitário. As suítes de lá eram equipadas com aparelhos que controlavam os momentos de sono (ambiente silencioso ou barulhento e luzes acesas ou não). E como os quartos eram fechados, os pesquisadores puderam calcular o nível de energia gasto por cada voluntário – era só medir a quantidade de oxigênio inspirado e quanto dióxido de carbono soltavam.

Enquanto metade deles teve o privilégio de dormir até nove horas por noite, o outro grupo podiadescansar por apenas cinco horas. Em média, quem dormia por menos tempo queimava 5% a mais de energia. Só que, por outro lado, consumiam 6% a mais de calorias. Aí o corpo não dava conta e, em uma semana, ganhava um quilinho extra.

Isso só acontece porque quem passa mais horas acordado come mais a noite – e, geralmente, comem porcarias, tipo salgadinho ou bolacha. Segundo a pesquisa, esse pessoal toma um café da manhã menos calórico, mas exagera nas comidinhas depois do jantar. Ou seja, o problema mesmo é o ataque à geladeira. E não a falta de sono.

Fonte: aqui!

Comentar
Compartilhe
Belos momentos motrizes
12/05/2014 | 20h31

Bem legal todos estes momentos motrizes justificando e bem os sacrifícios feitos, via treinos, em cumprimento de planilha. Vamos (bons treinos)!

Comentar
Compartilhe
A satisfação da chegada
12/05/2014 | 16h31

Pelo sorriso nesta chegada, a satisfação foi grande, tem cara de quem quer mais. A conferir. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Fórmula Kids
11/05/2014 | 20h26

Este Projeto que fiz para a Fórmula Academia promete. Diz respeito ao importante estímulo para a Motricidade direcionado aos pequenos em busca de todos os benefícios proporcionados pelo movimento. Abaixo a defesa do projeto e mais abaixo fotos do seu bacana lançamento. Vamos!

 

 

Comentar
Compartilhe
Tudo perfeito (Por Tiago Abud)
11/05/2014 | 18h23
Mestre, tudo perfeito. 1h:39:11. Tiago Abud
Comentar
Compartilhe
Imagem do dia!
11/05/2014 | 12h25
Elas merecem! Vamos!
Comentar
Compartilhe
Turminha em ação
11/05/2014 | 10h33
A rapaziada continua em movimento. Vamos!
Comentar
Compartilhe
Vencedor da Mizuno Half Marathon
11/05/2014 | 09h51

Damião Ancelmo é o primeiro colocado na Mizuno Half Marathon disputada hoje (11/05) no Rio de Janeiro. 1h05min04seg.

 
Comentar
Compartilhe
Go!
11/05/2014 | 09h13

Este vídeo (click no link ABAIXO) é da Maratona de Praga (capital da República Tcheca) e que está acontecendo hoje (11/05), neste exato momento. Me foi enviado por corredores amigos que por lá estão, dando para perceber bem a vibe da prova. Bons treinos!

IMG_9291

Comentar
Compartilhe
Vem sua linda!
11/05/2014 | 06h53
Eu não vou (de corpo presente) mas estou na torcida. Boa prova a todos!
Comentar
Compartilhe
Pra conta!
10/05/2014 | 19h15
Mais 11k na conta!!! Leonardo Gomes
Comentar
Compartilhe
Você foi? Eu Fui!
10/05/2014 | 10h23
Comentar
Compartilhe
Cenas do Circuito das Estações (3)
09/05/2014 | 12h26
 
Comentar
Compartilhe
Fim de semana passado também teve treino
08/05/2014 | 19h25

O fim de semana passado apesar de todos os compromissos assumidos e com outros inesperados, onde eu estava focado na corrida Circuito das Estações, também pude participar do tradicional treino de sábado. Na verdade estes treinos funcionam exatamente ao contrário: nos deixam cansados num primeiro momento e nos fortalecem por todo o fim de semana. Vamos!!!

Comentar
Compartilhe
Para os que estudam ou pretendem
08/05/2014 | 14h48

O Google Acadêmico (click na palavra) fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente. Você pode pesquisar várias disciplinas e fontes em um só lugar: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas. O Google Acadêmico ajuda a identificar as pesquisas mais relevantes do mundo acadêmico.

Portanto, se queres pesquisar ciência, a de fato, fica a dica. Para começar e funcionando como exemplo, recomendo este tema, a Imagética Motora que é bem interessante e diz respeito a um dos assuntos mais interessantes no meu meio profissional, com o seu uso sendo feito, ainda, somente pelos iniciados onde tenho recomeçado a utilizar no Treinamento Desportivo.  Abaixo, artigo que fala sobre o tema para entender melhor. Bons treinos (vamos!)!

 

page1image600 page1image760 page1image920 page1image1080 page1image1240 page1image1400 page1image1560 page1image1720 
EISSN 1676-5133
page1image2368 page1image2792 page1image2952 page1image3112 page1image3272 page1image3432 page1image3592 page1image3752 page1image3912 page1image4072 page1image4232 page1image4392 page1image4552 page1image5816
EFEITOS DA IMAGÉTICA ASSOCIADO À MÚSICA NA MELHORA DO ARREMESSO DE LANCE LIVRE NO BASQUETEBOL: COMPARATIVO ENTRE DOIS GRUPOS ETÁRIOS Marcos Wellington Sales de Almeida1 [email protected] Mauricio Rocha Calomeni1 [email protected] Nilo Terra Arêas Neto1 [email protected] Karla Virgínia Bezerra de Castro1 [email protected] Vernon Furtado da Silva1 [email protected] doi:10.3900/fpj.7.6.380.p Almeida MWS, Calomeni MR, Arêas Neto NT, Castro KVB, Silva VF. Efeitos da imagética associado à música na melhora do arremesso de lance livre no basquetebol: comparativo entre dois grupos etários. Fit Perf J. 2008 nov-dez;7(6):380-5. RESUMO Introdução: O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia do treinamento da imagética associado à música, em grupos de faixa etária diferentes, na melhora do arremesso de lance livre em basquetebol. Materiais e Métodos: A amostra do estudo foi de 12 indivíduos (n=12) do gênero masculino, divididos em dois grupos de seis indivíduos, sendo um grupo com idade entre 13 e 15 anos e outro entre 18 e 31 anos, praticantes de basquete competitivo e per- tencentes a dois times na cidade de Campos dos Goitacazes - RJ - Brasil. O instrumento utilizado para o trabalho com a música foi um mp3 player, tendo músicas escolhidas através de questionários. Para avaliar a capacidade imaginativa dos participantes aplicou-se o questionário MIQ_R. Foram realizadas 10 sessões de imagética associada à música em ambos os grupos, durante três semanas. Nenhum dos grupos pesquisados realizou, de forma sistemática, arremessos de lance livre no período do estudo. Resultados: Os resultados mostraram que houve diferença estatística entre os grupos participantes da pesquisa. Discussão: Conclui-se que houve diferença no aproveitamento dos arremessos de lance livre após as intervenções propostas, comprovando assim que, para estes grupos pesquisados, a idade teve interferência na capacidade motriz e imaginativa. PALAVRAS-CHAVE Basquetebol, Música, Aprendizagem. 1Laboratório de Aprendizagem Neural e Performance Motora - LABNEU - Universidade Castelo Branco - UCB - Rio de Janeiro - Brasil Copyright© 2008 por Colégio Brasileiro de Atividade Física, Saúde e Esporte Fit Perf J | Rio de Janeiro | 7 | 6 | 380-385 | nov/dez 2008
page1image23768 page1image23928 page1image24088
380
Fit Perf J. 2008 nov-dez;7(6):380-5.
page1image25208 page1image25368
PALABRAS CLAVE Baloncesto, Música, Aprendizaje. INTRODUÇÃO As teorias recentes de aprendizagem têm se preocu- pado com a interação entre a questão cognitiva e física do movimento. Estudos sobre o cérebro têm provado que se pode desenvolver intervenções que permitam tanto diminuir o tempo de treino como também me- lhorar o rendimento hábil, motriz e cognitivo. Através da estimulação cognitiva, obtêm-se resultados que, somados com a prática física, maximizam determinadas respostas motoras, uma vez que os movimentos não são controlados unicamente por programas motores, mas também por mecanismos de funções cognitivas, estes muito esquecidos ou ignorados por uma gran- de parte dos educadores físicos. Considerando-se a
correta união funcional entre o organismo mecânico e o intelectual, a expectativa pedagógica pode ser a de que melhores resultados de performance possam ser alcançados. No que concerne à cognição, o processo evolutivo fez aumentar significativamente os circuitos neurais que podem ser modificados pela experiência, através de um fenômeno denominado plasticidade neural1. Busca-se hoje pesquisar com maior consistência uma nova visão de aprendizagem motora, associa- tivamente àquele fenômeno, com base nas funções bio-operacionais do sistema nervoso e em vista das possibilidades que se fazem presente no nosso dia- a-dia. Estas direcionadas ao homem como um ser
IMAGÉTICA NO BASQUETEBOL
page2image13064
EFFECTS OF IMAGERY ASSOCIATED WITH MUSIC IN THE IMPROVEMENT OF THE BID FREE THROW IN BASKETBALL AS RELATED TO TWO GROUPS OF DIFFERENT AGE RANGE ABSTRACT Introduction: This study aimed at verifying the effectiveness of the training of imagery associated with music, in groups of different age, the im- provement of the pitch to bid on free basketball. Materials and Methods: The sample of the study was 12 subjects (n=12) males, divided into two groups of 6, taking an age group between 13 and 15 years and another between 18 and 31 years, practitioners of competitive basketball and belonging to two times the city of Campos dos Goitacazes. The instruments used were: to work with the music was used appliances mp3 player, with recorded music chosen through questionnaires. To assess the imaginative ability of the participants was applied on the questionnaire MIQ_R. We performed 10 sessions of imagery associated with music in both groups for three weeks. None of the groups surveyed had, in a systematic manner, pitches bid for freedom during the study period. Results: The results showed that there was statistical difference between the groups participating in the research. Conclusion: It appears that there was a difference in the use of pitches Bidding for free after the proposed interventions, showing that for these groups surveyed, age was interference in driving ability and imaginative. KEYWORDS Basketball, Music, Learning. EFECTOS DE LAS MENTALES IMÁGENES ASOCIADAS CON LA MÚSICA EN LA MEJORA DE LA OFERTA LIBRE DE TIRAR EN EL BALONCESTO: COMPARACIONE ENTRE DOS GRUPOS DE DIFERENTES EDAD RESUMEN Introducción: El objetivo de este estudio fue verificar la eficacia de la formación de imágenes asociadas con la música, en diferentes grupos de edad, la mejora de la oferta a la altura libre sobre el baloncesto. Materiales y Métodos: La muestra del estudio fue de 12 sujetos (n=12) hombres, divididos en dos grupos de 6, teniendo un grupo de edad entre los 13 y los 15 años y otro entre el 18 y 31 años, los practicantes de baloncesto competitivo y pertenecientes a dos veces la ciudad de Campos dos Goitacazes. Los instrumentos utilizados fueron: para trabajar con la música se utilizó aparatos reproductor MP3, con música grabada elegido a través de cuestionarios. Para evaluar la capacidad imaginativa de los participantes se aplicó en el cuestionario MIQ_R. Se realizaron 10 sesiones de imágenes asociadas con la música en ambos grupos durante tres semanas. Ninguno de los grupos encuestados, de manera sistemática, la oferta de campos de la libertad durante el período de estudio. Resultados: Los resultados mostraron que hubo diferencia estadística entre los grupos que participan en la investigación. Conclusión: Parece que existe una diferencia en el uso de parcelas de pujas gratis después de las intervenciones propuestas, lo que demuestra que para estos grupos de encuestados, la edad fue la injerencia en la conducción y capacidad imaginativa.
page2image36424
Fit Perf J. 2008 nov-dez;7(6):380-5.
381
page2image37544
ALMEIDA, CALOMENI, ARÊAS NETO, CASTRO, SILVA
page3image1056
global e não unicamente físico. Para melhor explicar sobre este tema, poder-se-ia dizer que, quando o sistema nervoso encontra-se em vias de promover um movimento, a sua parte bio-operacional o processa, depois o implementa e procede no controle do mesmo. Para tanto, utiliza os neurônios de alta ordem cogni- tiva para pensar, analisar, comparar e definir sobre o movimento adequado ao momento. Relacionam-se a esta sofisticação condições de processamento rápido, estratégico e oportuno que, eventualmente, se refletem em eventos de coordenação motora avançada2. Estas considerações deixam clara a necessidade de todo processo de ensino esportivo não privilegiar qualquer dos fatores sobre o outro. Ou seja, ter contingências de ações que façam interagir de forma proporcional, conteúdos da prática física com os de natureza inte- lectual ou tático-estratégico. Segundo alguns pesquisadores3,4, estudos sobre o fluxo regional de sangue no cérebro indicam que a simulação mental de movimentos ativa algumas das estruturas neurais centrais requeridas para a execução dos movimentos reais. Assim, a prática mental por si só parece ser suficiente para promover a modulação de circuitos neurais envolvidos nas primeiras etapas do aprendizado de habilidades motoras. Ao que parece, é possível comandar diretamente os movimentos com o auxílio da atividade cognitiva, sem que para tanto um programa especial coordene músculos de alguma forma estabelecida. Se assim é de fato, então pode-se transformar em ação direta, idéias novas e criativas de movimento, dando ênfase tanto à motricidade como também à questão cognitiva. A música, pelos resultados vistos em trabalhos recentes, e cada vez mais freqüentes, parece ter um grande poder no cérebro em termos de facilitar uma maior integração sensorial, agindo, dessa forma, como um agente facilitador para uma maior aprendizagem e memorização. Nos seres humanos, escutar música pode ter efeitos sobre uma rede bilateral difusa nas regiões do cérebro como as áreas frontal, temporal, parietal e subcortical, relacionadas à atenção, ao processo se- mântico, à memória, a funções motoras e ao processo emocional5. Hoje há evidências suficientes mostrando, por exemplo, que a audição musical atenta, envolve a memória, incluindo as várias formas de memória de trabalho, além da atenção e até mesmo imaginação motora6. Este estudo tem como finalidade experimentar estas novas formas na aprendizagem motora do ser humano e verificar quais efeitos que a música associada à imagética pode funcionar em termos de melhora de performance, em indivíduos de faixa etárias diferentes.
MATERIAIS E MÉTODOS A coleta de dados foi precedida da solicitação de autorização do Comitê de Ética da UCB, de acordo com a lei 196/96 referente à pesquisa com seres humanos. A amostra que compôs o estudo em pauta foi de 12 indivíduos (n=12), todos do gênero masculino, com média de idade de 20 anos, desportistas, praticantes de basquetebol, pertencentes a duas equipes da cidade de Campos dos Goitacazes - RJ - Brasil, onde disputavam o campeonato estadual do Rio de Janeiro/2008. Como definição prioritária, os mesmos não poderiam apresentar qualquer distúrbio visual, auditivo, físico ou mental, ter uma vivência no esporte acima de dois anos, e ter a capa- cidade imaginativa acima de 50% (questionário MIQ-R). O MIQ-R, é uma versão revista do MIQ (PONGRAC e HALL, 1983). Os indivíduos foram escolhidos devido à praticidade da coleta de dados e também por se acreditar que este trabalho poderia afetar positivamente a performance da equipe no campeonato, selecionados randomica- mente a partir do número total de atletas das equipes. Todos os indivíduos foram voluntários, tendo-se antes do início da pesquisa solicitado autorização dos res- pectivos pais ou responsáveis através de informe livre e esclarecido. Todo o procedimento se deu em dois clubes lo- calizados na cidade de Campos dos Goitacazes - RJ - Brasil. O protocolo de coleta de dados cumprido foi o seguinte: Inicialmente foi explicado todo procedi- mento da pesquisa; em seguida, após determinados os grupos, os indivíduos responderam a um questionário sobre preferência musical e ao Revised Movement Imagery Questionnaire (MIQ-R). A quadra usada pelo grupo era iluminada e bem arejada e os testes foram feitos no período da tarde antes dos treinos, para que a fadiga pós-treino não interferisse na pesquisa. Cada indivíduo realizou uma série de 10 arremessos de lance livre e adotou-se como escore do teste o número total de acertos nessa tarefa. A distância dos arremessos de lance livre foi de acordo com as regras oficiais do basquetebol. Os grupos foram submetidos a um treinamento por excitação auditiva usando os ritmos musicais preferidos de cada indivíduo, de acordo com o relatado no ques- tionário musical respondido pelos mesmos, concomitante com a imagética. Durante essa estimulação visualiza- vam e executavam mentalmente os gestos motores do arremesso de lance livre do basquetebol, procurando corrigir detalhes para um melhor aproveitamento neste fundamento. Os participantes permaneciam de forma bem relaxada, mantendo os olhos fechados com os fones nos ouvidos, procurando realizar a integração de todos os órgãos sensoriais, estimulando-os a transformar o
382
Fit Perf J. 2008 nov-dez;7(6):380-5.
page3image47152 page3image47312
momento o mais próximo possível da realidade, corri- gindo detalhes técnicos. O treinamento físico-técnico se mostrava presente nestes grupos, porém sem a realização de treino específico de arremesso de lance livre durante o período da pesquisa, que foi de três semanas. O trei- namento mental aconteceu em salas amplas, arejadas, com iluminação ambiente e silenciosa. No total foram dez7 treinos, com duração de quinze minutos5 para cada sessão de treino. Os dados oriundos dos procedimentos descritos aci- ma foram analisados no programa Excel for Windows XP, onde se utilizou as ferramentas descritivas média, desvio padrão, escore mínimo e máximo, enquanto que, para a estatística inferencial, utilizou-se um instrumento paramé- trico, Oneway (ANOVA) com teste da hipótese principal sendo executado dentro da margem probabilística, para a sua aceitação ou rejeição efetiva, de p-valor igual ou menor que 0,05, onde buscou-se determinar se há dife- rença relevante entre as duas aferições realizadas. RESULTADOS Os resultados obtidos com as análises estatísticas feitas nesse trabalho são apresentados, mostrando a parte descritiva e, após, a inferencial. A Tabela 1 mostra os resultados descritivos obtidos da aferição do número de arremessos certos feita no grupo imagética e música da faixa etária de 13 a 15 anos, onde se usou como intervenção, entre as coletas, a música concomitante com a imagética como agentes potencializadores.
Os resultados mostram que não foi estatisticamente relevante na comparação intra-grupo, p=0,27, mostran- do que, para estes indivíduos, este tipo de estimulação realizada com música, aliada à imagética, não se mostrou estatisticamente eficiente, apesar de ter ocorrido um au- mento na média do grupo, mostrando uma tendência de melhora. Para este grupo, percebe-se que o desvio padrão posterior, comparado com o anterior, teve uma grande elevação, tornando o grupo mais heterogêneo. A Tabela 2 mostra os resultados descritivos obtidos da aferição do número de arremessos certos feitos no grupo com idades entre 18 e 31 anos. Nesse grupo, também se utilizou, como intervenção entre as coletas de dados, a música concomitante com a imagética e, assim como o Grupo 1, o trabalho teve a duração de três semanas com 10 sessões de estimulação com música e imagética com duração de 15min cada. Para o trabalho de imagética e música, para esse grupo, os resultados mostram também que não foram estatisticamente relevantes, p=0,28, mas que houve uma tendência de melhora obtida com o trabalho verificado através dos dados descritivos da média de acertos antes e depois. Com relação ao desvio padrão, houve um efeito contrário ao Grupo 1, ou seja, o grupo ficou mais homogêneo ao término do trabalho, mostrando que, para esse público, a intervenção teve um efeito na sua homogeneidade. Já a Tabela 3 trás expresso os dados das inferências feitas na análise inter-grupos nos momentos antes e de- pois da intervenção aplicada, evidenciando as possíveis diferenças oriundas das faixas etárias diferentes.
Tabela 1 - Apresentação descritiva do número total de indivíduos, com as respectivas médias, desvios padrão e os limites inferiores e superiores do grupo imagética e música com faixa etária entre 13 e 15 anos n média desvio padrão mínimo máximo antes 6 5,5 1,64 4 8 depois 6 6,8 2,32 4 10 Índice de significância: p=0,27 Tabela 2 - Apresentação descritiva do número total de indivíduos, com as respectivas médias, os desvios padrão e os limites inferior e superior do grupo imagética e música com faixa etária entre 18 e 31 anos n antes 6 depois 6 Índice de significância: p=0,28 Tabela 3 - Análise inter-grupos das inferências entre os momentos antes e depois da estimulação com música e ima- gética
IMAGÉTICA NO BASQUETEBOL
page4image34800 page4image35224 page4image35384 page4image35544 page4image35704
média desvio padrão mínimo 8,7 2,58 5 12
máximo 10,3 2,42 8 14
page4image37408 page4image37568 page4image37728
média de acertos
page4image38416
grupo 1 (13 a 15 anos) grupo 2 (18 a 31 anos) valor de p (p<0,05)
antes 5,5 8,7 0,03
depois 6,8 10,3 0,03
page4image41400
Fit Perf J. 2008 nov-dez;7(6):380-5.
383
page4image42520
ALMEIDA, CALOMENI, ARÊAS NETO, CASTRO, SILVA
page5image1072
Figura 1 (A, B, C) - Apresentação gráfica dos escores obtidos dos grupos 1 e 2 e da análise inter-grupos dos arremessos antes e depois da estimulação
 
Os resultados apresentados nessa tabela evidenciam uma nítida diferença na comparação inter-grupos, tanto na coleta antes quanto na coleta depois, mostrando a diferença estatística no escore de acertos dos Grupos 1 e 2, comprovando assim que o fator faixa etária exerce alguma influência nos resultados. A Figura 1 expressa as tendências que foram obser- vadas nas comparações efetivadas entre fases pré e pós interveniência dos estimuladores metodologicamente previstos para o estudo. DISCUSSÃO Pesquisas em número cada vez maior buscam for- mas de auxiliar a mente no processo de aprendizagem e memória. Dentre esses estudos, a imagética tem se mostrado capaz de proporcionar alterações no nível cortical e motor, podendo influenciar movimentos físicos subseqüentes 7,8,9,10,11,12,13,14,15. Neste mesmo viés, a música também se mostra capaz de melhorar a atenção, a memória, a sincronia cerebral e funções motoras4,5,6,16,17. O estudo em questão mostrou que tanto no Grupo 1 (13 a 15 anos), quanto no Grupo 2 (18 a 31 anos),
para uma comparação intra-grupo, apesar de ser es- tatisticamente insignificante, encontrou-se, em ambos os grupos, uma tendência de melhora, pois, embora existam fundamentos teórico-práticos da música na vida do ser humano, ainda não se estudou como este fator, em conjunto com a imagética, possa influenciar o equilíbrio hemisférico numa situação de constância de treinamento e, assim, melhorar a aprendizagem de gestos motores numa situação como a proposta neste estudo. Sabe-se que, com a prática, a capacidade de sele- ção e retenção de informações relevantes à atividade que se está realizando, é aperfeiçoada. Esta melhora na seleção de informações relevantes poderá facili- tar a antecipação da resposta, e conseqüentemente, facilitar a performance19. Partindo deste pressuposto, supõe-se que, quanto maior o tempo de prática em determinada atividade motora, mais maduro será todo o sistema motor e, assim, melhores resultados podem ser alcançados em atividades cognitivo-motoras, fato comprovado ao se observar os dados na comparação inter-grupos que, em ambas as coletas, o Grupo 2, com mais experiência no esporte, se mostrou mais eficiente na tarefa solicitada.
384
Fit Perf J. 2008 nov-dez;7(6):380-5.
page5image24320 page5image24480
Com relação à imagética, o registro da atividade muscular que resulta da imaginação de um movimento é mais intenso em indivíduos que possuem maiores experiências motoras prévias, ou seja, em atletas mais experientes, supondo assim que a capacidade de imaginar o movimento é mais real. Existem algumas evidências de que os desportistas de maior habilidade beneficiam-se mais da visualização do que desportistas com menos habilidade14. Um estudo recente correlacionando atletas novatos e experientes, com baixa e alta capacidade imaginativa, mostrou que os atletas experientes apresentaram melho- ras significativas comparadas com o grupo de novatos, e que os atletas com alta capacidade imaginativa obti- veram melhores resultados do que os de baixa18. Apesar das controvérsias envolvendo a efetividade do uso da imagética, o autor ressalta os resultados demonstrando a efetividade do método para aquisição de habilida- des motoras complexas, principalmente para atletas experientes e com vívida imaginação. E acrescenta que a capacidade imaginativa, assim como o nível de experiência, deve ser avaliada antes do início de uma pesquisa nesta linha. Acredita-se que, com a aplicação da imagética con- comitantemente à música, tenha-se criado circunstâncias propícias para uma boa integração sensorial nos pesqui- sados, principalmente no grupo de maior experiência, corroborando os estudos citados como referencial teórico para esta pesquisa. Concluindo, poder-se-ia cogitar que a imagética, associada à música, apesar de não funcionar para uma significância estatística intra-grupos, revelou-se positiva de algum modo ao se considerar a tendência de melhora inferida da performance dos grupos, na tarefa sob estudo. Com relação às diferentes faixas etárias, o grupo mais experiente se mostrou mais eficiente, tanto na coleta antes quanto na depois da intervenção com música associada à imagética. Acredita-se que, com o implemento deste trabalho cognitivo de menor carga física, deverão depender os atos necessários ao jogo, fato que deverá proporcio- nar, tanto aos atletas jovens como também aos mais velhos, uma vida esportiva mais longa e com melhor performance. Para a aplicação de um trabalho cognitivo em atletas jovens supõe-se que, quanto antes for o início da sua prática, melhor serão os benefícios apresentados. Estes indivíduos, quando treinados a usar estratégias de contro- le, certamente apresentarão um aumento na performance cognitiva em fases posteriores. Convém ressaltar que tanto a audição musical como a capacidade imaginativa são processos pessoais, que variam de indivíduo para indivíduo, sendo que tal varia-
ção tem relação direta com níveis de interesse, emoção, concentração e memória, podendo ser trabalhados, independentemente de idade, na busca de melhores resultados esportivos. REFERÊNCIAS 1. Carlson NR. Phisiology of behavior. Boston: Allyn & Bacon; 2000. 2. Da Silva VF. Treinamento neurogênico bio-operacional: uma perspectiva da aprendizagem motora. Em: Pereira RVA, Azevedo RN, Carvalho MCGA (org). Força: aspectos básicos do treinamento. Rio de Janeiro: AZ; 2002. 3. Pascual-Leone A. The brain that make music and is changed by it. Em: Peretz I, Zatorre R (editores). The cognitive neuroscience of music. Oxford: Oxford University Press; 2003. 4. Sacks O. Alucinações musicais; relatos sobre música e o cérebro. São Paulo: Companhia das Letras; 2007. 5. Sarkamo T, Tervaniemi M, Laitinen S, Forsblom A, Soinila S, Mikkonen M, et al. Music listening enhances cognitive recovery and mood after middle cerebral artery stroke. Brain. 2008;131(3):866-76. 6. Janata P, Tillmann B, Bhaarucha JJ. Listening to polyphonic music recruits domain-general attention and working memory circuits. Cogn Affect Behav Neurosci. 2002;2(2):121-40. 7. Oliveira S. O efeito do treinamento da imaginação, na melhora do gesto do “flic com as mãos” da ginástica artística feminina, em atletas de 8 a 12 anos de idade [dissertação]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 2007. 8. Pascual-Leone A, Dang N, Cohen LG, Brasil-Neto JP, Cammarota A, Hal- lett M. Modulation of muscle responses evoked by transcranial magnetic stimulation during the acquisition of new fine motor skills. J Neurophysiol. 1995;74(3):1037-45. 9. Schimidt RA, Wrisberg CA. Aprendizagem e performance motora. 2a ed. Porto Alegre: Artmed; 2001. 10. Coelho RW, Okasaki FH, Keller B, Girardello RJR. The effect of two imagery methods on tennis serving performance. FIEP Bulletin. 2005;75:312-5. 11. Oliveira S, Keller B, Okazaki FHA, Coelho RW. A influência do treinamento mental (imagery) na performance de atletas de bodyboarding. Efdeportes. com [serial na internet]. 2006 abr [acesso em 2007 abr 4]; 11(95): [cerca de 11 telas]. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd95/bodyb.htm. 12. Jeannerod M. Neural simulation of action: a unifying mechanism for motor cognition. Neuroimage. 2001;14:S103-9. 13. Franco GS. Psicologia no esporte e na atividade física. São Paulo: Manole; 2000. 14. Souza APS, Scalon RM. O Treinamento mental como uma variável sig- nificativa na performance de atletas e na aprendizagem de habilidades motoras. Efdeportes.com [serial na internet]. 2004 ago [acesso em 2007 mar]; 10(75): [cerca de 14 telas]. Disponível em: http://www.efdeportes. com/efd75/mental.htm. 15. Stecklow MV, Infantosi AF, Cagy M. Alteração na banda alfa do eletroen- cefalograma durante imagética motora visual e cinestésica. Arquivos de Neuropsiquiatria. 2007;65(4-A):1084-8. 16. Zatorre RJ. Music, the food of neuroscience? Nature. 2005;434:312-5. 17. Koelsch S, Kasper E, Sammler D, Schulze K, Gunter T, Friederici AD. Mu- sic, language and meaning: brain signatures of semantic processing. Nat Neurosci, 2004;7(3):302-7. 18. Isaac AR. Mental practice - does it work in field? Sport Psychol. 1992;6:192-8. 19. Karni A, Gundelaa M, Jezzard P, Adams M, Turner R, Ungerlder L. Functional MRI evidence for adult motor cortex plasticity during motor skill learning. Science. 1995;377:155-8. Recebido: 17/06/2008 – Aceito: 21/09/2008
Fit Perf J. 2008 nov-dez;7(6):380-5.
385
Comentar
Compartilhe
Volta à Ilha: + cenas
08/05/2014 | 12h41
 
Comentar
Compartilhe
Dica de presente para as Mães corredoras
08/05/2014 | 05h54

Eu (em segredo) comprei para a minha esposa e vai ser um dos presentes (o outro é a minha existência) neste importante dia. Fica a dica de lembrança para as mães que se movimentam! Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Cenas do Circuito das Estações (2)
07/05/2014 | 19h34
 
Comentar
Compartilhe
Na Trilha (Preferida)
07/05/2014 | 18h37
Todos conhecem. Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Baseado em fatos reais
07/05/2014 | 14h20

Em sua pós vitória na Boston Marathon, Meb disse: "se não fosse por meus patrocinadores, eu não estaria neste pódio". Ponto para a Skechers, marca oficial do seu tênis de corrida que usou para vencer esta disputada prova.

Tenho um destes - me foi dado de presente por uma aluna que esteve pelo EUA em 2012, uso até hoje - e utilizo no meu sistema particular de revezamento diário de tênis (cada louco com a sua mania).

Empresas deste serviço como Nike, Adidas e outras, fornecem equipamentos essenciais, claro, mas mais importante é que eles fornecem um salário anual com uma estrutura construída em bônus para os tempos mais rápidos e colocações mais altas em competições nacionais e internacionais.

Um bom desempenho significa receber o pagamento, sustentar uma lesão ou apenas ter um ano de folga, mas, porém, as cláusulas de redução podem fazer um contrato valer menos do que o papel em que está impresso.

Esta redução parece funcionar assim: não ficar entre os cinco primeiros dos EUA em competições? Vinte por cento do seu salário é cortado; não estar entre os 10? Mais vinte e cinco por cento cortado. A chapa é quente.

Bem, como disse Meb: "tantas coisas deram errado na minha vida", durante a sua conferência de imprensa após a vitória. Um exemplo foi uma fratura por estresse pélvica, mais agora, parece que tudo deu certo, inclusive os bonos merecidamentes ganhos. Viva Meb!

As Maratona disputadas nos EUA acumulou somente no ano passado 541.000 finalistas. Imagina o mercado que esta marca vai estar abocanhando ainda este ano.

Mas são os tênis Skechers bons? Quer saber a minha resposta? Então vai: eles "ganham" Maratonas não é mesmo?

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Os convocados para a Copa
07/05/2014 | 12h26

Saiu a lista com os convocados para a copa do mundo que vai ser disputada por aqui este ano. Com novidades ou sem novidades, grandes atletas foram chamados. Levo fé neste time e claro que estou na torcida por mais um título. Vamos!!!

Abaixo a lista final:

Goleiros: Jefferson (Botafogo) Julio César (Toronto F.C) Victor (Atlético-MG)

Zagueiros: Dante (Bayern de Munique) David Luiz (Chelsea) Henrique (Napoli) Thiago Silva (Paris Saint-Germain) Laterais: Daniel Alves (Barcelona) Maicon (Roma) Marcelo (Real Madrid) Maxwell (PSG) Meio-campistas: Fernandinho (Manchester City) Hernanes (Inter de Milão) Luiz Gustavo (Wolfsburg) Oscar (Chelsea) Paulinho (Tottenham) Ramires (Chelsea) Willian (Chelsea) Atacantes: Bernard (Shakhtar) Fred (Fluminense) Hulk (Zenit) Jô (Atlético-MG) Neymar (Barcelona)  
Comentar
Compartilhe
Boas palavras
07/05/2014 | 05h53

Mo Farah (aqui) em pleno treinamento seguindo a verdadeira premissa para os que buscam evolução constante em busca de performance: train Hard Win Easy. A mensagem da foto também é bem representativa. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Voluntários
06/05/2014 | 16h20

Fico sem palavras para agradecer o grande trabalho totalmente voluntário desta turminha que cada vez mais sou fã. Todas as tarefas que são importantes quando se organiza uma corrida foram preenchidas com louvor. Grato a todos.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Turminha em ação!
06/05/2014 | 12h56

Ainda sobre a série "com movimento a vida fica muito mais colorida". Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Cenas da 1ª Etapa do Circuito das Estações (1)
06/05/2014 | 05h59

O domingo (04/05) foi um sucesso, dando um colorido especial a manhã de todos. Em breve, se não participou desta, e queres proporcionar mais alegria e saúde ao seu organismo, terá a oportunidade de correr a 2ª Etapa. Vamos!!!

Comentar
Compartilhe
Trail Running em Raposo - em breve
05/05/2014 | 20h26

Meus amigos, em breve estaremos realizando em Raposo-RJ, uma prova de Trail Running (21Km), Corrida/Caminhada (5km), Corrida Infantil (50 metros a 800 metros). Neste final de semana estivemos avaliando o percurso acompanhado do CMT Joelson, Acadêmico Gonçalves, nosso campeão local Geasi e o pupilo e fera nacional de Trail Marcio de Oliveira. Vejam as imagens e curtam as belezas do local, além de nascentes de inúmeras fontes de água mineral, tem 29% de reserva natural, preservada.

Nivaldo Godoi

Comentar
Compartilhe
Etapa de Outono é um sucesso
05/05/2014 | 19h17

Em torno de 270 corredores marcaram presença na manhã de ontem, no Flamboyant, na etapa de outono do Circuito das Estações Run Nunes 2014. O evento, que teve distâncias de 4km e 8km no masculino e feminino, premiou a todos com uma medalha. A próxima prova será a etapa de inverno no dia 8 de junho. Mas as inscrições vão estar abertas amanhã através do site http://www.runnunes.com. O evento tem o apoio do Grupo Folha da Manhã.

Um dos organizadores do circuito e também blogueiro da Folha Online, Marcos Almeida mostrou satisfação com a prova.

— Foi uma bela prova. Tivemos um bom número de inscritos para a etapa de outono. Os competidores comentaram comigo que foi a melhor prova de corrida de Campos. Acredito que talvez a prova deste domingo foi à melhor corrida que a cidade já teve — disse Marcos que falou sobre a etapa de inverno, “na terça-feira as inscrições estarão abertas e esperamos um grande número de inscritos. O circuito continuará no Flamboyant”.

Após a etapa de inverno, será a vez da primavera no dia 10 de agosto sendo o circuito finalizado na etapa de verão em novembro.

Veja no blog Ser Motriz (http://www.folha1.com.br/_midias/wp/blogs/sermotriz/) de Marcos Almeida todos os campeões da etapa e o tempo de todos os competidores.

Fonte: Folha da Manhã

Comentar
Compartilhe
Maratona de Nova Iorque - Informações
05/05/2014 | 12h17

Amigos que vão correr a Maratona de Nova Iorque este ano relatam que a organização merece destaque. Além da inscrição garantida desde o fim de 2013, via sorteio, já estão com transporte para a prova - sairão dos mais variados pontos da Big Apple - até a inscrição para poder entrar com bagagem na área da prova.

Os caras, todos sabem, são extremamente preocupados com segurança, daí, toda este protocolo. Aos poucos, vias estes amigos, vou colocando mais informações sobre a mais disputada Maratona do mundo e suas novidades. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Resultados gerais da 1ª Etapa do Circuito das Estações
04/05/2014 | 17h50

Estes são os resultados da 1ª Etapa do Circuito das Estações Run Nunes 2014, disputado hoje (04/05), nas distâncias de 4km e 8km. Esta corrida teve um número total de 230 atletas que finalizam oficialmente esta bacana prova.

Lembrando que as inscrições para a 2ª Etapa começam nesta terça (06/05) com valor promocional para os 100 primeiros inscritos, tendo a partir deste número, um valor crescente até a data do evento. Bons treinos!

CIRCUITO DAS ESTAÇÕES RUN NUNES 1ª ETAPA

Relatório Geral - 4KM - Feminino
Coloc. Num. Nome Sx. Idd. Faixa Cl.Fx. Equipe Tempo Liquido
1 500 MARCELI NOGUEIRA CHAGAS F 32 F3034 - MS MARCOS ALMEIDA 00:16:28 00:16:26
2 303 ALESSANDRA HONORATO NEVES F 40 F4044 - CARDIOMAX 00:16:35 00:16:33 BATISTA
3 362 JÚLIA BARBOSA DOS SANTOS NEVES F 32 F3034 - 00:19:06 00:18:30
4 364 KAILA CAROLINE RIBEIRO DA SILVA E F 24 F2024 1 00:19:38 00:19:32 SOUZA
5 371 LIA JANE HELENA MARTINS F 39 F3539 1 00:19:45 00:19:42
6 449 RITA DE CÁSSIA ANDRADA F 46 F4549 1 00:20:01 00:19:59
7 373 LUCIANA POLICANI FREITAS F 41 F4044 1 00:20:24 00:20:22
8 352 JACQUELINE LOPES FERREIRA F 45 F4549 2 ACADEMIA FÓRMULA 00:20:39 00:20:27 BARBARA
9 455 SAMANTHA MAIA KOCH TORRES F 39 F3539 2 00:20:36 00:20:34
10 312 ANA DÉGIA RAMOS BARBOSA F 50 F5054 1 CIRCUITO 00:21:02 00:20:57
11 353 JANE CARLA VIANA NEVES SILVA F 44 F4044 2 00:21:08 00:21:00
12 330 CLAUDIA DE SOUZA SALLES F 51 F5054 2 VELOZ AE 00:21:06 00:21:06
13 386 MARIANA MARTINS AGUIRRE F 28 F2529 1 RATÃO FITNESS 00:21:48 00:21:20 PARAVIDINO
14 332 CRISTIANA PIRES VEIRA DE F 38 F3539 3 SEM EQUIPE 00:22:22 00:21:50 VASCONCELOS
15 342 FERNANDA FERREIRA MONTEIRO F 32 F3034 1 00:22:17 00:22:15 FERNANDES
16 444 TALITA M. LIRIO BARCELOS F 39 F3539 4 00:22:17 00:22:17
17 380 MARCELA VASCONCELOS FIUZA F 33 F3034 2 00:22:29 00:22:24
18 355 JÉSSICA CRISTINA FERREIRA DA SILVA F 27 F2529 2 00:22:37 00:22:32
19 372 LIANA DOS ANJOS FERREIRA F 35 F3539 5 PETRALHA ACADEMIA 00:22:36 00:22:34
20 343 FERNANDA HUGUENIN F 34 F3034 3 00:22:47 00:22:46
21 400 POLLIANNA TEIXEIRA ROCHA F 33 F3034 4 TSUNAMI 00:23:03 00:22:49
22 475 MARCIA DA CUNHA E SILVA F 40 F4044 3 00:23:04 00:22:53
23 366 KARLA GLAYSIA AZEREDO LOURENÇO F 37 F3539 6 BRUNO REIS PERSONAL 00:23:05 00:22:57
24 363 JULIANA AGUIAR SANTANA F 28 F2529 3 VELOZ AE 00:23:06 00:23:03
25 344 FERNANDA RODRIGUES DOS SANTOS F 36 F3539 7 00:23:09 00:23:05
26 418 THAIS DO ROSARIO ALMEIDA F 34 F3034 5 RATAO FITNESS 00:23:31 00:23:08
27 325 CAMILE ALMEIDA ALVARENGA F 34 F3034 6 PÉ DE CHUMBO 00:23:36 00:23:23
28 322 BIANCA VIEIRA SARAIVA F 32 F3034 7 00:23:40 00:23:26
29 417 TATIANA VICENTE CARNEVALE F 36 F3539 8 MOVIMENTE 00:23:52 00:23:41
30 368 LARISSA PITA DE SOUZA MAIA F 30 F3034 8 BRUNO REIS PERSONAL 00:24:13 00:24:04
31 434 JAQUELINE ROCHA VIANA F 31 F3034 9 00:24:14 00:24:05
32 471 LUCIANA DE BARRROS RANGEL F 39 F3539 9 FELIPE AZEVEDO 00:24:22 00:24:06 TREINAMENTO ESPORTIVA
33 331 CLÁUDIA MARTINS QUARESMA CHACUR F 43 F4044 4 MS MARCOS ALMEIDA 00:24:22 00:24:07
34 488 HÉLIA  MARCIA SANTOS F 44 F4044 5 MS MARCOS ALMEIDA 00:24:23 00:24:08
35 306 ALINE DE ARAUJO ESCAFURA F 38 F3539 10 00:24:17 00:24:11
36 309 AMARILCIA PRUDENCIO DA SILVA F 43 F4044 6 00:24:21 00:24:18 TOLEDO
37 478 CRISTINE URURAHY SALES F 39 F3539 11 CARDIO MAX 00:24:58 00:24:47
38 351 JACQUELINE LOPES FERREIRA F 45 F4549 3 ACADEMIA FÓRMULA 00:25:10 00:24:58 BARBARA
39 492 SIMONE DA SILVA TAVARES F 35 F3539 12 00:25:32 00:25:01
40 301 ADAHIR CRISTINA MOLL QUITETE DE F 43 F4044 7 PRIME FIT 00:26:21 00:26:09 MORAES
41 313 ANA LAURA CASSIANO DIAS AVILA F 33 F3034 10 MOVEMENTE 00:26:28 00:26:17
42 350 ISABELA PEREIRA AFONSO F 23 F2024 2 00:26:33 00:26:27
43 336 ENAISE MARIA RIBEIRO GOMES F 8 F0010 1 00:26:56 00:26:30 FIRMINO
44 397 PAOLA MÉRIDA AGUIAR F 24 F2024 3 MOVEMENTE 00:26:54 00:26:35
45 392 MUNIKE GALDINO F 30 F3034 11 MOVEMENTE 00:26:54 00:26:37
46 402 RENATA DE SOUZA FRANCISCO F 32 F3034 12 00:26:51 00:26:39
47 387 MARÍLIA MONTEIRO DE SIQUEIRA F 26 F2529 4 00:26:58 00:26:40
48 403 RENATA MARIA PARENTE DO COUTO F 42 F4044 8 00:26:53 00:26:51
49 483 SORAYA MENEZES F 41 F4044 9 Ms Marcos Almeida 00:27:26 00:27:08
50 412 ROMILDA ESTEPHANELE PINTO F 38 F3539 13 MOVIMENTE 00:27:14 00:27:11
51 304 ALEXANDRA PINHEIRO CORREIA F 40 F4044 10 VELOZ AE 00:27:17 00:27:13
52 405 RENATA RISCADO CARDOSO F 36 F3539 14 00:27:30 00:27:25
53 333 DANIELA CORRÊA BARBOSA DA F 37 F3539 15 MOVEMENTE 00:28:12 00:27:53 SILVEIRA
54 317 ANDRÉIA PINHEIRO BARBOSA F 40 F4044 11 00:28:03 00:27:58
55 479 TATIANA DE AQUINO REBEL F 36 F3539 16 00:28:20 00:28:14
56 445 ILMA ALESSANDRA F 44 F4044 12 00:28:45 00:28:35
57 472 TEREZA CRISTINE DO CARMO TERRA F 33 F3034 13 00:28:46 00:28:36
58 310 ANA BEATRIZ MACHADO DOS SANTOS F 48 F4549 4 MOVEMENTE 00:28:48 00:28:37 COSTA
59 404 RENATA NOGUEIRA CARDOSO F 27 F2529 5 FERA AE 00:29:03 00:28:41
60 408 ROBERTA DOS SANTOS DE SOUZA VAZ F 30 F3034 14 00:28:42 00:28:42
61
367
LARISSA PAULINO HENRIQUES
F
23
F2024
4
00:29:07
00:28:48
62
321
BÁRBARA RIBEIRO DE MIRANDA
F
29
F2529
6
00:29:11
00:29:06
63
442
LUDMILA GOMES MONTEIRO
F
39
F3539
17
00:29:35
00:29:11
64
489
CAMILA ALVES DO ROSÁRIO
F
23
F2024
5
00:29:23
00:29:17
65
468
YANNE CORDEIRO CRESPO
F
19
F1519
1
MOVIMENTE
00:30:07
00:30:05
66
381
MARCELE MAYERHOFER PEREIRA OLIVEIRA CHAVES
F
28
F2529
7
MOVEMENTE
00:30:42
00:30:29
67
415
SORAYA MARTINS DE ABREU JERONYMO
F
30
F3034
15
00:30:43
00:30:36
68
424
TIANA DA SILVA PASSOS SOUZA
F
34
F3034
16
00:31:13
00:30:45
69
391
MIRIAM TEREZA AZEREDO ALVES
F
58
F5559
1
00:31:57
00:31:49
70
326
CARLA ANDRÉA DA SILVA FARIA EMMANUEL
F
44
F4044
13
PRIME FIT
00:31:57
00:31:50
71
509
FABIANI DAMIANO
F
38
F3539
18
Ms Marcos Almeida
00:32:20
00:32:01
72
510
NATALIA ASSED BASTOS ABUD
F
33
F3034
17
Ms MARCOS ALMEIDA
00:32:20
00:32:01
73
361
JÚLIA AMARAL PINAGE PEREIRA
F
24
F2024
6
00:32:39
00:32:39
74
323
BRENDA KEROLLY DE SOUZA GUIMARÃES
F
16
F1519
2
PÉ DE PANO
00:34:21
00:34:12
75
431
THAIS AUGUSTO SAMPAIO
F
29
F2529
8
00:34:16
00:34:12
76
425
VALERIA DA SILVA FERREIRA
F
51
F5054
3
00:34:30
00:34:23
77
416
SUELLEN CRISTINA DUARTE LEAL
F
28
F2529
9
00:34:30
00:34:24
78
393
NATHALYA SILVA VIANA
F
26
F2529
10
00:38:12
00:38:03
CIRCUITO DAS ESTAÇÕES RUN NUNES
Relatório Geral - 4KM - Masculino
Coloc. Num. Nome Sx. Idd. Faixa Cl.Fx. Equipe Tempo Liquido
1 456 LUIZ CLÁUDIO DA SILVA BARRETO M 40 M4044 - TOP SHAPE 00:13:10 00:13:10
2 457 EVANDRO DA SILVA MACHADO M 39 M3539 - VANDINHO LANCHES 00:14:21 00:14:19
3 501 JULIO AUGUSTO MACHADO M 50 M5054 - MS MARCOS ALMEIDA 00:14:30 00:14:30
4 493 HUMBERTO TADEU RODRIGUES M 31 M3034 1 MOVIMENTE 00:15:14 00:15:13
5 335 EDUARDO CARDOSO DE SALES M 21 M2024 1 VELOZ ACESSORIA 00:15:57 00:15:57 ESPORTIVA
6 419 THIAGO DOS SANTOS ROCHA M 30 M3034 2 FERA 00:16:21 00:16:19
7 427 VICTOR PEREIRA MOTHÉ PINTO M 34 M3034 3 00:16:53 00:16:53
8 334 EDEVALDO SOUZA LEMOS JUNIOR M 31 M3034 4 FERREIRÃO 00:17:12 00:16:56
9 318 ANTONIO OLEGARIO GOMES NETO M 38 M3539 1 FERA ASSESSORIA 00:17:07 00:16:58 ESPORTIVA
10 385 MARCOS LUÍS RIBEIRO MOREIRA M 44 M4044 1 SUPERAÇÃO 00:17:02 00:17:02
11 358 JOSÉ VICENTE DA SILVA RAMOS M 49 M4549 1 OFFSHORE 00:17:03 00:17:03
12 302 ALAN TADEU FILGUEIRAS CUSTÓDIO M 36 M3539 2 NOVA ESTAÇÃO 00:17:20 00:17:17
13 359 JOSEMAR DE ALMEIDA PEREIRA M 32 M3034 5 ACCIONA 00:17:20 00:17:17
14 396 OTÁVIO ALVARENGA CÔRTES M 34 M3034 6 PÉ DE CHUMBO 00:17:22 00:17:19
15 346 GILBERTO DA SILVA PEREIRA NETTO DE M 24 M2024 2 00:17:30 00:17:25 ASSIS
16 354 JEFFERSON LUIZ DA COSTA SILVA M 43 M4044 2 00:17:48 00:17:43
17 383 MARCO AURÉLIO RANGEL BRAGA M 46 M4549 2 BARRA FITNES - SÃO JOÃO DA 00:17:56 00:17:52 BARRA
18 384 MARCOS DE OLIVEIRA MARTINS M 29 M2529 1 LIVIA ABREU PILATES 00:17:56 00:17:54 COUTINHO
19 316 ANDRE RABELLO GONÇALVES PEREIRA M 49 M4549 3 00:18:12 00:18:07
20 370 LEONARDO XAVIER BATISTA SANTANA M 33 M3034 7 PETRALHA ACADEMIA 00:18:37 00:18:20
21 454 DOUGLAS NOGUEIRA ROCHA M 27 M2529 2 VELOZ 00:18:23 00:18:23
22 414 SERGIO ROBERTO HENRIQUES DE M 34 M3034 8 ABADÁ CAPOEIRA 00:18:47 00:18:47 SOUSA
23 388 MARIO COELHO BARROSO M 58 M5559 1 00:19:01 00:18:57
24 324 CAIO FIRMINO M 17 M1519 1 00:19:17 00:19:01
25 465 LUIZ ANTÔNIO MACHADO M 50 M5054 1 00:19:18 00:19:08
26 460 JOSÉ EDUARDO GOMES M 36 M3539 3 TECMAN 00:19:19 00:19:09
27 369 LEANDRO SILVA MARQUES M 33 M3034 9 00:19:30 00:19:14
28 453 LEONARDO GIOFFI M 39 M3539 4 00:19:30 00:19:18
29 503 MARCO ANDRÉ ALMEIDA M 47 M4549 4 APOLO 00:19:41 00:19:26
30 315 ANDRÉ GOMES TARDIN M 32 M3034 10 00:19:36 00:19:28
31 467 YANN CORDEIRO CRESPO M 23 M2024 3 MOVIMENTE 00:19:32 00:19:30
32 341 FELIPE MARTINS E SILVA M 28 M2529 3 TENENTINHO TEAM 00:19:40 00:19:31
33 314 ANDERSON TELES NEVES M 32 M3034 11 00:19:35 00:19:33
34 407 RICARDO FERNANDES CORREA M 25 M2529 4 MOVENTE 00:20:15 00:19:53 TAVARES
35 308 ALUIZIO DOS SANTOS VASCONCELOS M 70 M7099 1 00:20:06 00:20:05 MORAES
36 421 THIAGO PAES MARINS M 38 M3539 5 00:20:25 00:20:13
37 347 HENDERSON HENRIQUES LOPES M 33 M3034 12 PÉ DE CHUMBO 00:20:27 00:20:15 MACHADO
38 411 ROGERIO BARRETO DE SOUZA M 47 M4549 5 00:20:49 00:20:18
39 430 WILSON TAVARES DE SOUZA JÚNIOR M 37 M3539 6 00:20:31 00:20:24
40 395 NILTON BERGAMI SILVA M 33 M3034 13 PETRALHA ACADEMIA 00:21:09 00:20:49
41 389 MAYCON BATISTA M 39 M3539 7 ABADÁ CAPOEIRA 00:21:10 00:20:59
42 480 JAIRO RODRIGUES PERISSE M 39 M3539 8 00:21:07 00:20:59
43 338 FABIO ZACARIAS PAES M 35 M3539 9 00:21:11 00:21:07
44 340 FELIPE AZEVEDO CORDEIRO M 28 M2529 5 00:21:26 00:21:07
45 420 THIAGO FONTOURA SILVA M 34 M3034 14 00:21:26 00:21:07
46 328 CARLOS EDUARDO BIANCHI M 48 M4549 6 ESPORTE X 00:21:11 00:21:08
47 410 RODRIGO TINOCO PARAVIDINO M 38 M3539 10 RATÃO FITNESS 00:21:49 00:21:21
48 683 HELENIO CAMPOS JUNIOR M 39 M3539 11 00:21:54 00:21:41
49 451 LUIZ CLÁUDIO PEDRALHA M 32 M3034 15 00:22:05 00:21:43
50 423 TIAGO PEREIRA MOTHE PINTO M 35 M3539 12 FEITO EM CASA 00:21:49 00:21:44
51 399 PEDRO BACELAR M 30 M3034 16 00:22:23 00:21:57
52 693 CARLOS EDUARDO CHEBABE M 33 M3034 17 MS MARCOS ALMEIDA 00:22:23 00:21:57
53 327 CARLOS ANGELO DE SOUZA TORQUATO M 34 M3034 18 00:22:28 00:22:19
54 406 REYNALDO MAIA PIMENTEL M 32 M3034 19 BRUNO REIS PERSONAL 00:22:36 00:22:26
55 394 NELSOM MARTINS M 55 M5559 2 00:22:35 00:22:34
56 305 ALFIERES DE SOUZA JUNIOR M 38 M3539 13 FLACORRENTE 00:23:05 00:22:44
57 356 JOELSON FIRMINO DOS SANTOS M 38 M3539 14 MOVIMENTE 00:23:06 00:22:46 JUNIOR
58 375 LUIS SOUZA M 45 M4549 7 00:22:53 00:22:47
59 348 HERBET ROSA PIRES JUNIOR M 38 M3539 15 00:23:12 00:22:55
60 329 CHRISTIANO TEIXEIRA ROCHA M 43 M4044 3 TSUNAMI 00:23:16 00:22:59
61 382 MARCIO FIRMINO M 48 M4549 8 FIRMINO 00:23:45 00:23:21
62
505
GABRIEL VIEIRA GOMES
M
17
M1519
2
00:23:36
00:23:33
63
401
REINALDO BARROSO DE SOUZA
M
57
M5559
3
MOVIMENTE
00:23:52
00:23:49
64
426
VALQUIRIA GOMES SANTANA AREAS
M
38
M3539
16
00:24:30
00:24:13
65
377
LUIZ CARLOS MARQUES DE SOUZA JUNIOR
M
35
M3539
17
PINGA BOYS
00:24:19
00:24:19
66
491
MARCIO LANES DA SILVA
M
35
M3539
18
00:24:39
00:24:26
67
461
SALVADOR DOS SANTOS
M
42
M4044
4
TECMAN
00:25:04
00:24:28
68
502
JULIO CESAR VIANA
M
38
M3539
19
00:24:41
00:24:28
69
463
THIAGO AVILA FLORIM
M
25
M2529
6
00:24:37
00:24:30
70
307
ALMIR MARQUES DOS SANTOS
M
67
M6569
1
AVULSO
00:24:47
00:24:36
71
473
LEANDRO MOTTA MICHEL
M
49
M4549
9
FELIPE AZEVEDO TREINAMENTO ESPORTIVA
00:25:03
00:24:47
72
464
JAIR RUFINO PEDRO JUNIOR
M
39
M3539
20
00:25:04
00:24:49
73
337
FABIANO PEREIRA MOTHÉ PINTO
M
41
M4044
5
FEITO EM CASA
00:25:33
00:25:28
74
438
RODOLFO MARAVILHA F. DA SILVA
M
30
M3034
20
00:25:49
00:25:35
75
484
HENRIQUE PESSANHA DAS CHACAS
M
31
M3034
21
VEGATIVA
00:26:46
00:26:39
76
474
ROQUELANE VIANA AREAS
M
43
M4044
6
FELIPE AZEVEDO TREINAMENTO ESPORTIVA
00:27:16
00:26:59
77
409
RODRIGO PINTO RIBEIRO GOMES
M
34
M3034
22
MOVEMENTE
00:27:28
00:27:09
78
440
ALBERTO BARRETO ALVARENGA
M
66
M6569
2
00:27:39
00:27:31
79
507
PHILIPE NUNES
M
24
M2024
4
00:29:24
00:29:17
80
466
CARLOS DAVID SANROMÃ
M
39
M3539
21
00:29:57
00:29:45
81
349
HUGO VINICIUS COSTA CHAVES
M
32
M3034
23
MOVEMENTE
00:32:18
00:32:04
82
508
GIL BRAINER DA SILVA
M
39
M3539
22
Ms Marcos Almeida
00:32:25
00:32:06
83
481
ALEXANDER RODRIGUES DA CRUZ
M
30
M3034
24
00:38:09
00:38:00
Relatório Geral - 8KM - Feminino
Liquido
1
413
ROSENI RANGEL RIBEIRO BARROSO
F
53
F5054
-
00:37:19
00:37:19
2
450
ROSANE MARQUES LIMA COSTA
F
45
F4549
-
00:41:07
00:41:05
3
494
FLAMILA CAMPISTA DE SOUZA
F
27
F2529
-
00:43:45
00:43:45
4
433
MARIA FERNANDA SOARES TORGA
F
30
F3034
1
MOVIMENTE
00:45:42
00:45:35
5
670
MARCELA TEIXEIRA CORTES
F
29
F2529
1
MOVEMENTE
00:45:57
00:45:52
6
485
RENATA RAMOS PORTELLI
F
55
F5559
1
VEGATIVA
00:47:03
00:46:57
7
655
TATIANA BOTELHO SAMPAIO
F
32
F3034
2
PRIME7FIT
00:47:07
00:46:59
8
504
KARLA LISBOA PEREIRA
F
39
F3539
1
APOLO
00:48:47
00:48:32
9
697
ANA CRISTINA CARNEIRO BASTOS
F
38
F3539
2
00:49:20
00:49:11
10
659
ROBERTA PESSANHA ALVES
F
24
F2024
1
MOVEMONTE
00:50:13
00:50:04
11
648
VÍVIAN DE AZEVEDO CORDEIRO DE SÁ
F
30
F3034
3
00:50:22
00:50:16
12
692
CAROLINE RANGEL PAES
F
38
F3539
3
00:50:29
00:50:19
13
447
SIMARA PESSOA DE ALMEIDA
F
47
F4549
1
MOVIMENTE
00:50:28
00:50:23
14
490
KARLA RAMOS PORTELLA MAGALHÃES
F
26
F2529
2
VIDA ATIVA
00:56:35
00:56:29
15
487
ERICA FERREIRA DE MOURA
F
42
F4044
1
00:58:07
00:57:54
16
495
LUCILA MARIA RIBELLO
F
27
F2529
3
01:07:34
01:07:17
17
496
THAIS AMARAL DOCANTO
F
32
F3034
4
01:07:34
01:07:19
 
Relatório Geral - 8KM - Masculino
  Coloc. Num. Nome Sx. Idd. Faixa Cl.Fx. Equipe Tempo Liquido
1 439 FABIANO FIGUEIREDO CONCEIÇÃO M 31 M3034 - 00:26:58 00:26:57  - FÓRMULA ACADEMIA/Ms Marcos Almeida
2 459 CLÁUDIO DE PAULA M 47 M4549 - 00:27:54 00:27:54
3 657 RÔMULO SANTOS M 25 M2529 - EQUIPE RÔMULO SANTOS 00:31:39 00:31:39
4 658 RODRIGO COSTA DE SOUZA M 45 M4549 1 ROMULO SANTOS 00:31:58 00:31:57
5 698 AMARO JORGE CORREA DE FREITAS M 62 M6064 1 REPRESENTANTE DA POLICIA 00:32:11 00:32:11 MILITAR
6 687 FABRICIO DE BARROS BASTOS M 29 M2529 1 MOVEMENTE 00:32:31 00:32:29
7 660 RICARDO JERONYMO MORAES DE M 30 M3034 1 00:33:35 00:33:34 ABREU
8 682 HUGH HONORATO DE SOUZA M 34 M3034 2 00:33:56 00:33:52
9 506 RAFAEL ALVES ABUD M 41 M4044 1 MARCOS ALMEIDA 00:34:07 00:34:04
10 647 WILLIAM DE ASSIS M 34 M3034 3 FAMÍLIA ASSIS 00:34:21 00:34:18
11 665 MARCOS VENICIO PEREIRA MOTHÉ M 54 M5054 1 00:35:10 00:35:04
12 681 INIGO CABEZUDO SANCHEZ M 43 M4044 2 00:35:23 00:35:09
13 498 MARCOS ANDRÉ MARTINS M 36 M3539 1 00:35:17 00:35:16
14 462 EDVAL FRANSCISCO DA SILVA M 32 M3034 4 ESPORTIVA VEIA 00:35:46 00:35:32
15 435 BRUNO AZEVEDO DOS REIS M 32 M3034 5 00:35:45 00:35:36
16 669 MARCELO NEVES M 46 M4549 2 DECK LOUNGE 00:36:25 00:36:23
17 700 ADAUTO NOGUEIRA DE OLIVEIRA M 41 M4044 3 EQUIPE RÔMULO SANTOS 00:36:47 00:36:45 JÚNIOR
18 673 LUIS GUSTAVO RANGEL BRAGA M 40 M4044 4 00:37:08 00:37:04
19 482 LUIZ ALBERTO MENEZES M 42 M4044 5 Ms Marcos Almeida 00:37:17 00:37:05
20 679 JAIR CARDOSO MARIANO M 50 M5054 2 NENHUMA 00:37:15 00:37:08
21 685 FELIPE QUINTANILHA M 31 M3034 6 VELOZ ASSESSORIA 00:37:09 00:37:08 ESPORTIVA
22 684 FILIPE CARVALHO AMARAL M 30 M3034 7 00:37:49 00:37:46
23 446 GUSTAVO AZEVEDO M 48 M4549 3 00:37:58 00:37:48
24 671 LUIZ DE OLIVEIRA M 52 M5054 3 00:37:48 00:37:48
25 696 ARTHEMUS PUGLIESI M 41 M4044 6 ASSESSORIA RICARDO 00:38:36 00:38:32 CARDOSO
26 688 DIEGO FIRMINO PEREIRA M 34 M3034 8 00:39:21 00:39:01
27 694 CARLOS AUGUSTO BARRETO JÚNIOR M 36 M3539 2 BRUNO REIS PERSONAL 00:40:11 00:40:11
28 432 MAURICIO DA SILVA SAMPAIO M 35 M3539 3 00:40:22 00:40:17
29 476 JOÃO CARLOS EMERY GONÇALVES M 31 M3034 9 00:40:20 00:40:18
30 664 PATRICK DA SILVA SAMPAIO M 39 M3539 4 00:40:26 00:40:20
31
676
JOSÉ LEANDRO CARDOSO
M
31
M3034
10
STUDIO FITNESS
00:40:36
00:40:32
32
486
ANDRÉ LUIZ MARINS VERA
M
43
M4044
7
00:41:40
00:41:27
33
646
YAN MACHADO DE CAMPOS
M
30
M3034
11
00:42:16
00:42:03
34
436
LUIZ FELLIPE GOMES PINTO
M
31
M3034
12
MOVIMENTE
00:42:23
00:42:06
35
448
BRUNI DA SILVA SANTOS
M
35
M3539
5
CORTEZIA/M.M.A
00:43:24
00:43:03
36
652
THIAGO SIQUEIRA DA SILVA
M
31
M3034
13
EQUIPE RATÃO FITNESS
00:43:17
00:43:10
37
662
PAULO MARCOS PESSANHA DOS SANTOS FILHO
M
27
M2529
2
MOVIMENT
00:43:35
00:43:16
38
653
THIAGO DOS SANTOS VAZ
M
29
M2529
3
00:43:38
00:43:17
39
668
MÁRCIO MONTEIRO BARRETO
M
48
M4549
4
00:43:44
00:43:26
40
690
DANIEL RANGEL PESSANHA
M
37
M3539
6
MOVEMENTE
00:44:08
00:43:51
41
477
FREDERICO AFOLSO G. ESCOLARD
M
38
M3539
7
CARDIO MAX
00:44:32
00:44:23
42
677
JOCEY BATISTA SOARES
M
31
M3034
14
STUDIO FITNESS
00:44:55
00:44:51
43
499
DIEGO TAVARES SAMPAIO
M
30
M3034
15
00:45:20
00:45:09
44
663
PAULO CESAR CARDOSO JÚNIOR
M
24
M2024
1
PRIMEFIT
00:47:05
00:46:57
45
691
CLAUDIO MARCOS GOMES HENRIQUE
M
41
M4044
8
00:47:27
00:47:09
46
656
SILVAN ALVARENGA RODRIGUES
M
31
M3034
16
ASSESSORIA DE CORRIDA PERSONALIZADA RICARDO CARDOS
00:47:42
00:47:41
47
699
ALCIMAR ALVES RIBEIRO
M
53
M5054
4
RATÃO
00:47:57
00:47:49
48
651
TIAGO FERNANDES
M
31
M3034
17
FEITO EM CASA
00:48:26
00:48:24
49
680
IZIAS RODRIGUES PEREIRA
M
62
M6064
2
APOLO
00:48:48
00:48:33
50
674
KLAUS JONNY VOLL
M
67
M6569
1
00:50:08
00:49:58
51
650
VICTOR HUGO PEREIRA FRANCO
M
34
M3034
18
00:52:53
00:52:32
52
497
GUSTAVO MARQUES RODRIGUES
M
32
M3034
19
01:03:41
01:03:24
Comentar
Compartilhe
Dia especial
04/05/2014 | 17h09

Hoje (04/05) é o dia mundial da corrida descalça (International Barefoot Running Day) que está sendo comemorado nos 4 cantos do mundo (ainda hoje tenho que fazer uma destas). Por aqui, o treino comemorativo de 2012 e por aqui, o de 2013. Vamos?

Comentar
Compartilhe
Vencedores do Circuito das Estações Run Nunes - 1ª Etapa
04/05/2014 | 11h55

Estes são os vencedores da 1ª Etapa do Circuito das Estações Run Nunes 2014, disputado hoje (04/05) nas distâncias de 4km e 8km masculino e feminino.

4km Feminino

1ª- Marceli Nogueira Chagas - 00:16:26

2ª- Alessandra Honorato Batista - 00:16:33

3ª- Julia Barbosa Neves - 00:18:30

4km masculino

1º- Luiz Cláudio Barreto - 00:13:10

2º- Evandro da Silva Machado - 00:14:19

3º- Julio Augusto Machado - 00:14:30

8km feminino

1ª- Rozeni Rangel Barroso - 00:37:19

2ª- Rosane Marques Costa - 00:41:05

3ª- Flamila Campista de Souza - 00:43:45

8km masculino

1º- Fabiano Figueiredo Conceição - 00:26:57

2º- Claudio de Paula - 00:27:54

3º- Rômulo Santos - 00:31:39

Comentar
Compartilhe
Salzburg Marathon - Missão Cumprida (Elas)
04/05/2014 | 05h55
Comentar
Compartilhe
Vamos!!!
03/05/2014 | 21h49
Tudo pronto. Vamos!!!
Comentar
Compartilhe
Correndo pelo mundo
03/05/2014 | 14h47

Fala, Marquinhos! Tudo preparado. Tá frio aqui em Salzburgo (6 graus) e com um pouco de chuva. Espero que amanhã (04/05) não esteja chovendo. A prova não é muito grande. Tem + ou - 1000 pessoas fazendo 10km; 4500 para a meia maratona e 1500 para a maratona. A cidade é lindíssima! VQV.

Cristiano Miller

Comentar
Compartilhe
Circuito das Estações - Retirada do kit (2)
03/05/2014 | 11h00

A retirada do kit é hoje (03/05) no Shopping Avenida 28, das 15:00 até às 20:00 horas. Poderá ser solicitado a confirmação de pagamento (caso nosso sistema não tenha computado).

Diante disto, devido a greve nos bancos, solicitamos a você, caso ainda não tenha efetuado o pagamento, que faça na retirada do kit com os nossos STAFFs que estarão prontos para atendê-los.

Inclusive, temos ainda algumas vagas, e se quiser correr ainda, chega mais. Informações no local da retirada do kit. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Talentos do Bairro: corrida infantil
02/05/2014 | 18h36

Na corrida Talentos do Bairro tivemos também uma corrida infantil. Uma pequena brincadeira mas muito representativa para todos. Vamos!

Comentar
Compartilhe
Circuito das Estações - Entrega dos Kits
02/05/2014 | 13h26

A entrega do Kit da corrida Circuito das Estações, 1ª Etapa, vai ser realizado sábado (03/04) no Shopping Avenida 28 com início às 15 horas indo até às 20 horas. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Turminha em movimento
02/05/2014 | 11h27

A prestação de contas continua. Sempre digo que para os ajustes nos treinos serem feitos, buscando o melhor para cada um, este feedback que venho mostrando, via fotos, paces, tempos e distâncias, fortalecem as nossas relações em busca de melhora do organismo de cada corredor. Desta forma posso alterar ou manter os treinos e acima de tudo ter a satisfação de saber que o movimento está sendo feito. Continuem!

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Cenas da corrida Talentos do Bairro (2)
01/05/2014 | 20h31
Comentar
Compartilhe
Celebrando a vida
01/05/2014 | 19h18

Hoje o dia foi perfeito. Mais uma corridinha, sempre, em excelentes companhias e celebrando a vida. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Cenas da Talentos do Bairro (1)
01/05/2014 | 17h27

Cenas bem legais da corrida Talentos do Bairro realizada hoje (01/04) com concentração e corrida infantil no bacana Horto Municipal. Turminha bem legal, leve e animada fizeram parte deste simples evento colorindo ainda mais esta agradável manhã de quinta. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Corrida Talentos do Bairro: vencedores
01/05/2014 | 11h30

Na corrida Talento do Bairro, realizada hoje (01/04) na Avenida Alberto Lamêgo e que teve 69 atletas que completaram a prova com distância de 5km, os 3 primeiros colocados nas respectivas categorias masculino e feminino foram:

Masculino 1- FABIANO FIGUEIREDO CONCEIÇÃO - 16'26" 2- JULIO AUGUSTO MACHADO DA SILVA - 18'47" 3- HUMBERTO TADEU SANT'ANNA - 19'48" Feminino 1- MARCELI NOGUEIRA CHAGAS DA SILVA - 21'58" 2- ROSENI RANGEL RIBEIRO BARROSO - 23'13" 3- ROSANE MARQUES LIMA COSTA - 25'51
Comentar
Compartilhe
Hoje é dia!
01/05/2014 | 05h54
Vamos com tudo? Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Marcos Almeida

[email protected]