1º jogo de Paulo Roberto (Fla) na Liga de Futevôlei
31/01/2014 | 20h07
FUTEVÔLEI - Liga Nacional - 1° Jogo: Flamengo 2 x 0 Grêmio EQUIPE MASCULINA (FLAMENGO) - Anderson Águia - Tata Futevôlei - Paulo Roberto
Comentar
Compartilhe
Inscrições (quase) abertas!
31/01/2014 | 14h07

Bom dia Runner,

É chegado o grande dia!!!

Assim como você, nós também já não víamos a hora de iniciar as inscrições para a Sexta Edição da Vila do Farol INDOMIT Bombinhas 42K!

As inscrições abrem amanhã, às 00h00 do dia 01 de Fevereiro, e para se inscrever basta clicar aqui.

Serão apenas 1.000 “indomáveis” que no dia 16 de Agosto farão a festa no encontro do trail running nacional!

As modalidades oferecidas são 42Km Individual, 42 Por Equipe (aonde cada um dos atletas corre 21Km)e 12Km. Para a garotada entre 04 e 14 anos haverá no domingo, o INDOMIT Kids.

As praias exuberantes e trilhas desafiadoras de Bombinhas esperam por você!

Todas as informações sobre a prova poderão ser conferidas no site oficial ou através do e-mail:[email protected].

Comentar
Compartilhe
Parabéns Fórmula!
30/01/2014 | 20h47

Ontem (29/01/14) a Fórmula Academia, Unidade Campos, comemorou o seu primeiro ano de vida. Parabéns a toda a Equipe pelos ótimos serviços prestados, se tornando referência na rede. Este ?ídeo mostra bem como foi o astral da turma.

Comentar
Compartilhe
Meus 21km preferidos
30/01/2014 | 16h05
Estas são as meias que indico este ano. Sei que existem outras bacanas, mas estas são as que conheço. Tirando a da Mizuno, que promete estrear em grande estilo, as outras eu corri e recomendo para os que querem estrear na distância ou para os que buscam o PB.
Como reza a lenda, todos os que correm meias maratonas (13.1 milhas) são os meios loucos, deixando a loucura total e irrestrita para os Maratonistas (26.2 milhas). Qual a sua? Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Meu Treinamento Funcional (vídeo)
30/01/2014 | 05h27

Estes 3 vídeos abaixo, com exercícios uni podais e bi podais, numa progressão de dificuldade (nível 1 e 2), demonstro exercícios simples e eficientes para fortalecimento e manutenção da articulação do tornozelo.

O Equilíbrio e a Coordenação são trabalhadas sem nenhum implemento de pesos extras, que ao meu ver não tem necessidade. O importante, nestes casos, e que fazem muita diferença, é o foco durante a execução.

As respostas tem sido bem positivas, traduzindo em melhoras globais nas atividades praticadas, seja no âmbito esportivo, através da nossa corrida de cada dia, assim como também nos movimentos do dia-a-dia.

Bons treinos!

[vimeo]http://vimeo.com/85143658[/vimeo]

[vimeo]http://vimeo.com/85143659[/vimeo] [vimeo]http://vimeo.com/85143657[/vimeo]
Comentar
Compartilhe
Campista no Flamengo!
29/01/2014 | 15h44

O campista - de coração - Paulo Roberto, que atuou pelo Flamengo no período de 1993 a 2002, e jogou no profissional em 1997 - tendo o Júnior como técnico - vai ser um dos representantes do Flamengo para a disputa da 1º Etapa da Liga Nacional de Futevôlei, temporada 2014 por equipes, que acontecerá na cidade de Macaé entre os dias 31/jan a 02/fev.

Paulo Roberto atuou ainda pelo Fluminense (1999/2000), Cabofriense, Tigres/Mex, Steua Bucaresti/Rom dentre outros, não esquecendo a sua passagem por 3 dos clubes de Campos - Goitacaz, Americano e Rio Branco. Ele substituirá o grande zagueiro Aldair nesta liga. Vai com tudo Paulo e faça ótimos jogos!

Categoria Masculino Flamengo - Paulo Roberto / Anderson / Tatá Vasco - William / Gaetano / Leandro Fluminense - Gabriel / Rodrigo ET / Pará Botafogo - Julinho / Helinho / Papel Madureira - Bruno Reis / Eduardinho / Marcelinho Macaé - Marcelo Xuxa / Jaime / Adonias São Paulo - Alex Dias / Bello / Vinícius Corinthians - Edilson / Guigui / Preto Santos - Esquerdinha / Bebeça / Tapioca Grêmio - Éder Gaúcho / Leo Tubarão / Paraná Atlético Mg - Lira / Luciano / Rodrigo Lacraia Cruzeiro - Claudio Adão / Isael / Fábio
Comentar
Compartilhe
Triathlon Lagoa de Cima - Programação
29/01/2014 | 11h54

A entrega dos kits será efetuada 1 hora e 30 minutos antes da largada - 07:30 - sendo esta abaixo a programação oficial do evento. Para os que ainda não conhecem o local, por aqui tem um guia que vai te deixar informado. Para mais dicas, acesse o site oficial do evento. Bons treinos!

08:00 - Abertura da Transição (Check-In) 08:45 - Fechamento da Transição 09:00 - Largada 10:30 - Premiação
Comentar
Compartilhe
Campistas no Desafio de Muaythai na Rússia
29/01/2014 | 06h08

Na última semana do ano passado, o Sr. Oleg Tekerov entrou em contato com o Mestre Nelsimar, via email, pedindo dois atletas para ir lutar na Rússia com tudo pago (passagem, hospedagem e alimentação). No mesmo dia eu estava presente com o Mestre Nelsimar, como único representante da academia com - 70Kg - ele me escolheu para lutar contra o ex-campeão da WBC (World Boxing Concil). Para a outra categoria foi escolhido um outro atleta de Campos, que por motivos pessoais não pôde estar presente aqui.

Após o envio dos documentos para o Oleg, os treinamentos foram intensificados. Nós embarcamos no dia 27/01 e vamos chegamos a Rússia hoje, no dia 29/01. O fato de precisar chegar antes do dia da luta é por que eu preciso me acostumar com o clima daqui, até por que na Rússia é inverno e a temperatura está em 18º. A luta acontece no dia 01 de fevereiro por volta das 21:00 aqui da Rússia, 16:00 no horário de Brasilia.

Matheus e Mestre Nelsimar

Comentar
Compartilhe
Ainda a melhor?
28/01/2014 | 16h24

Numa votação que foi feita em 2012 pela Revista Contra- Relógio com corredores, jornalistas e leitores para saber qual a melhor Maratona do País no 1º Ranking de Maratonas da Contra-Relógio, e com nove provas brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba, Londrina, Recife, Brasília, Porto Alegre e Foz do Iguaçu), além de quatro da América do Sul – Buenos Aires (Argentina), Punta del Este (Uruguai), Santiago (Chile) e Assunção (Paraguai), a Maratona de Porto Alegre foi a mais votada. Este ano saberemos, através de participação de corredor da assessoria, se ainda continua no topo. Bons treinos!

Vencedores

Mais rápida - Porto Alegre

Mais bonita - Rio de Janeiro

Melhor organizada - Porto Alegre

Escolhas do jurados - Porto Alegre e Buenos Aires

Comentar
Compartilhe
5 milhas/10 milhas- Inscrições abertas!
28/01/2014 | 12h02

A 10 Milhas 2014, etapa RIO DE JANEIRO, será realizada no domingo,dia 01 de junho de 2014, com largada às 8h00 no Aterro do Flamengo. As inscrições são feitas por aqui, no site oficial do evento. Bons treinos!

 

Comentar
Compartilhe
Dicas para os Bodybuilders
28/01/2014 | 05h54

-Um estudo de 2007 demonstrou que quando atletas fizeram cardio imediatamente após um treino de peso, eles queimaram cerca de duas vezes mais gordura que quando fizeram cardio em um treino separado. Isso ocorreu devido a elevados níveis de hormônio do crescimento;

-Isto indica que parece ser interessante fazer a maior parte de seu cardio imediatamente após o treino de peso. A pesquisa mostrou que a queima de gordura é, na sua maior durante os primeiros 15 minutos, embora seja recomendável pelo menos 20 minutos.

-Estudos têm demonstrado que a melhor abordagem combina tanto baixa como principalmente alta intensidade. É chamado de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT);

-Divida o seu cardio em dois. Trabalha um grupo muscular, faça 20 minutos de cardio, trabalhe outro grupo muscular e depois termine com 20 minutos de cardio. Uma pesquisa recente comparando uma sessão de ciclismo de 60 minutos com duas sessões de 30 minutos divididos por 20 minutos de descanso demonstra que sessões mais curtas são mais eficazes para a perda de gordura do que uma sessão mais longa;

-Estudos mostram que atletas de endurance tem suprimidos os níveis de testosterona devido às milhas excessivas que acumulam;

-Muitos fisiculturistas pensam ao acordar que a primeira coisa da manhã é ir para o cardio enquanto seu corpo está em um modo de queima de gordura sem comida em seu sistema. Há alguma verdade nisso, mas correndo completamente vazio na parte da manhã pode estar comprometendo a sua massa muscular;

-Tendo 10-20 gramas de um shake de proteína de soro de leite rápido de digestão antes de seu cardio da manhã vai salvar a sua massa muscular e não vai comprometer a queima de gordura. Pesquisa do Japão sugere que os aminoácidos encontrados nas proteínas de soro de leite podem realmente aumentar a queima de gordura durante cardio;

-Um estudo da Universidade de Birmingham (Edgbaston, Reino Unido) descobriu que quando os ciclistas treinados cobrem uma certa quantidade de quilometragem tão rápido quanto possível, após enxaguar a boca com uma bebida carb e cuspi-la a cada sete a oito minutos, foram capazes de cobrir a quilometragem três minutos mais rapidamente do que quando lavado com água.

Fonte: http://www.flexonline.com/training/huge-gym-class-cardio

Atualizado às 15:28: edição de texto.
Comentar
Compartilhe
Buscando emprego? Corra uma Maratona!
27/01/2014 | 16h38

Assim começa este texto onde é feita uma boa analogia entre correr uma Maratona e a procura por um emprego: "Completar uma maratona compartilha algumas características como uma busca bem sucedida por um emprego".

Assim como dito acima, acredito sem sombras de dúvidas que quem completa uma Maratona, seguindo o cumprimento de todas as tarefas impostas no planejamento, independente do tempo, vai para o currículo, podendo facilitar esta tarefa. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Atletas inscritos no Triathlon Lagoa de Cima
27/01/2014 | 11h27

Estes são os atletas inscritos no Triathlon Lagoa de Cima até a presente hora e data verificado no site da Federação de Triathlon do RJ. O evento, como anunciado antes aqui, vai acontecer no próximo fim de semana (02/02) em Lagoa de Cima. Bons treinos!

Atletas inscritos: 2/2/2014 - II Short Triathlon da Lagoa de Cima
Estatísticas
Dica: Clique nos títulos das colunas abaixo para alterar a ordenação (Nome, Idade)
Atletas Idade
ALEXANDRE AGUIAR MOURA Equipe: START Patrocinador: RIO DE JANEIRO/RJ 35
ALEXSANDRO DOS SANTOS REBOUCAS Equipe: ESCOLA DO MAR / RO Patrocinador: RIO DAS OSTRAS/RJ 36
ANILZO SILVA DOS SANTOS Equipe: Avulso Patrocinador: SUPERMERCADO SALVADOR RIO DAS OSTRAS/RJ 36
ANTONIO PEREZ DE MELLO Equipe: Avulso Patrocinador: RIO DE JANEIRO/RJ 43
BRUNO FREITAS Equipe: CARLOS EUGENIO CE+3 Patrocinador: CORE FIT/SUPERSUB ENG E COM/FOCO BIKE SHOP ANGRA DOS REIS/RJ 25
BRUNO LUIS DA SILVA MAIA Equipe: CARLOS EUGENIO CE+3 Patrocinador: NITIN CONSULTORIA MACAE/RJ 33
CARLOS HENRIQUE GARCIA BRAGA Equipe: Avulso Patrocinador: MACAÉ/RJ 47
CHRISTIAN SMITH ALVES Equipe: FOX Patrocinador: RIO DE JANEIRO/RJ 22
CHRISTIANE DA SILVA PRADO Equipe: Avulso Patrocinador: RIO DE JANEIRO/RJ 35
CYNTHIA VENTURA CORREA SILVA Equipe: Avulso Patrocinador: RIO DE JANEIRO/RJ 32
DANIEL SILVA LIMA Equipe: Avulso Patrocinador: PROJETO ESCOLA DO MAR RIO DAS OSTRAS/RJ 17
DIEGO DA SILVA Equipe: Avulso Patrocinador: CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ 29
EDUARDO BALDESSIN BARBOSA Equipe: Avulso Patrocinador: VILA VELHA/ES 36
ERNANE JUNHO DOS SANTOS Equipe: Avulso Patrocinador: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP 39
FABIANO FIGUEIREDO CONCEICAO Equipe: Avulso Patrocinador: CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ 31
FABIO RICARDO CAMBUHY DOS SANTOS Equipe: Avulso Patrocinador: CAMPOS/RJ 36
FELYPE FERREIRA PINTO Equipe: Avulso Patrocinador: MOVIMENTHUS SPORTS/PREPARA CURSOS PROFISS RIO DAS OSTRAS/RJ 19
MONICA YULIANA Equipe: Avulso Patrocinador: COLOMBIA/AN 27
GUSTAVO HENRIQUE CORDEIRO CAVALCANTI Equipe: Avulso Patrocinador: RIO DE JANEIRO/RJ 37
HUGH HONORATO DE SOUZA Equipe: Avulso Patrocinador: CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ 34
ISABELI GABRIEL DA SILVA Equipe: Avulso Patrocinador: RIO DAS OSTRAS/RJ 18
JOSE MAURO MOREIRA CARVALHO Equipe: Avulso Patrocinador: PETROPOLIS/RJ 50
LEILA LIANA ANCHIETA ROCHA Equipe: Avulso Patrocinador: NITEROI/RJ 35
LEONARDO PEREIRA VARGAS DA SILVA Equipe: Avulso Patrocinador: ESCOLA DO MAR / RO RIO DAS OSTRAS/RJ 18
EVELLYN BOTELHO ESTARNEK Equipe: Avulso Patrocinador: MAGÉ/RJ 25
LEONARDO RODRIGUES DA SILVA Equipe: Avulso Patrocinador: VITÓRIA/ES 33
ROBERTO DE SOUZA VIEIRA Equipe: Avulso Patrocinador: VITORIA/ES 29
LEONARDO RODRIGUES PITERI Equipe: Avulso Patrocinador: PROJETO ESCOLA DO MAR RIO DAS OSTRAS/RJ 37
LILA PIMENTA TAVARES Equipe: Avulso Patrocinador: SERRA/ES 36
LUCAS SATHLER Equipe: Avulso Patrocinador: VILA VELHA/ES 20
LUIZ HENRIQUE VICENTE DA COSTA Equipe: Avulso Patrocinador: RIO DE JANEIRO/RJ 36
LUIZA CRAVO DE AZEVEDO Equipe: Avulso Patrocinador: UFF ESPORTE / CICLE ITAIPU NITERÓI/RJ 21
MARCELO PRINCI VILELA DIMAS Equipe: Avulso Patrocinador: WERTHER ACADEMIA RIO DAS OSTRAS/RJ 38
MARCUS ANDRE MOLINERO Equipe: TRIBUS ADVENTURE Patrocinador: RIO DE JANEIRO/RJ 37
ROBERTO DE SOUZA VIEIRA Equipe: Avulso Patrocinador: VITORIA/ES 29
MAURICIO NORONHA CHAGAS Equipe: Avulso Patrocinador: RNP RIO DE JANEIRO/RJ 43
MAURICIO SOARES DA SILVA Equipe: Avulso Patrocinador: RIO DE JANEIRO/RJ 37
ORIVALDO DOS REIS Equipe: Avulso Patrocinador: CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ 44
PAULO DE MOURA ASSUNÇÃO Equipe: Avulso Patrocinador: RIO DE JANEIRO/RJ 28
PEDRO DANTAS MAIA Equipe: Avulso Patrocinador: NITEROI/RJ 31
PEDRO DE FREITAS ARIETA Equipe: Avulso Patrocinador: CICLE ITAIPÚ / CERVEJARIA NOI/ NIKE NITEROI/RJ 24
PEDRO PEREIRA VARGAS DA SILVA Equipe: Avulso Patrocinador: ESCOLA DO MAR / RO RIO DAS OSTRAS/RJ 21
RAFAEL ALVES SIMPLICIO Equipe: Avulso Patrocinador: TRIBUS ADVENTURE RIO DE JANEIRO/RJ 26
RAFAEL AMADO SILVA Equipe: Avulso Patrocinador: PIÚMA/ES 31
RAFAEL ROCHA RABELLO Equipe: Avulso Patrocinador: RIO DE JANEIRO/RJ 30
RAPHAEL PAZOS Equipe: MARCIA FERREIRA Patrocinador: HOTEL MAR PALACE COPACABANA RIO DE JANEIRO/RJ 39
RAPHAEL YUGO FERREIRA MATSUOKA Equipe: Avulso Patrocinador: VILA VELHA/ES 25
REINALDO CAMPOS DAMIANO Equipe: Avulso Patrocinador: CAMPOS DOS GOITACAZES/RJ 57
RENATA SILVA Y NUNES MOREIRA Equipe: MARCIA FERREIRA Patrocinador: RIO DE JANEIRO/RJ 18
RICARDO AMARAL MANHAES Equipe: Avulso Patrocinador: SÃO JOÃO DA BARRA/RJ 35
RICARDO DE CASTRO Equipe: Avulso Patrocinador: ACADEMIA NADAR PETROPOLIS/RJ 40
RICHARD SOARES Equipe: Avulso Patrocinador: LIMIAR SERRA/ES 36
ROBERTO AMARAL MANHÃES Equipe: Avulso Patrocinador: CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ 30
MARINA MOZER VIEIRA Equipe: Avulso Patrocinador: VITORIA/ES 29
RODRIGO GOMES Equipe: Avulso Patrocinador: JESUS MAIS QUE VENCEDOR NILÓPOLIS/RJ 28
ROSANE MARQUES LIMA COSTA Equipe: Avulso Patrocinador: CAMPOS/RJ 45
ROSEMBERG DE SOUZA VALLE FILHO Equipe: Avulso Patrocinador: RIO DE JANEIRO/RJ 37
TATIANA BATISTA COSTA Equipe: MITOKONDRIA Patrocinador: RIO DE JANEIRO/RJ 33
THAISE MACHADO SENEZ Equipe: Avulso Patrocinador: UFF ESPORTE NITERÓI/RJ 35
THAYSE FIGUEIRA GUIMARÃES Equipe: Avulso Patrocinador: O´BORN / SYSTEMA R.O. / AQUATICA DEJAMO RIO DAS OSTRAS/RJ 31
THIAGO BRAGA ZACARIAS FORTES Equipe: Avulso Patrocinador: ODONTOFORTES / RIO DAS OSTRAS RIO DAS OSTRAS/RJ 31
THIAGO GOMES NAVARRO PONTES Equipe: Avulso Patrocinador: CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ 25
THIAGO MAVIGNIER GUEDES VILARDI DE MACEDO Equipe: Avulso Patrocinador: RIO DE JANEIRO/RJ 26
UBIRAJARA GONCALVES DE ALMEIDA Equipe: CARLOS EUGENIO CE+3 Patrocinador: NITEROI/RJ 46
UELINTON PAES DA SILVA Equipe: Avulso Patrocinador: SUPERMERCADO SALVADOR RIO DAS OSTRAS/RJ 36
VINICIUS DA SILVA LEAL AZEVEDO CORREIA Equipe: Avulso Patrocinador: O BORN / SYSTEMA R.O. / AQUATICA DEJAMO RIO DAS OSTRAS/RJ 28
VINICIUS RIOS BARROS Equipe: FOX Patrocinador: RIO DE JANEIRO/RJ 32
WELLINGTON DA SILVA CORREA Equipe: Avulso Patrocinador: ESCOLA DO MAR RIO DAS OSTRAS/RJ 18
YNGRID MOURA SILVA Equipe: Avulso Patrocinador: RIO DAS OSTRAS/RJ 17
ZIDERVAL PEIXOTO BARCELOS Equipe: Avulso Patrocinador: CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ 63
 
Comentar
Compartilhe
Inscrições garantidas para as melhores corridas do mundo
27/01/2014 | 08h58

A corrida de rua está mesmo em voga. Como diz um blogueiro dos bons, "virou modinha". Também acho. Apesar de defender esta atividade como forma de saúde e bem estar, parece que quem não corre está errado.

Bem, não era exatamente isto que eu queria dizer, mas sim que se você quiser participar das melhores corridas do mundo e fugir do sorteio - que agora virou protocolo entre as melhores - por aqui, no sugestivo 2:09 EVENTS LIMITED, é garantida a sua vaga com pacotes e guias num formato bem interessante (e possivelmente por um valor bem elevado). Como tudo tem seu preço, e se a sorte em jogos não costuma te ajudar, este é o caminho. Boa sorte e bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Informações sobre a Maratona de Nova Iorque
26/01/2014 | 21h28

Informações importantes para os que querem conhecer mais sobre a Maratona de NY (a mais popular do World Marathon Majors) que vai ocorrer neste ano de 2014 no dia 2 de novembro. Bons treinos!

A primeira edição da Maratona de Nova York foi realizada em 1970 e contou com somente 127 participantes. O percurso, que era ao redor do Central Park, foi concluído apenas por 55 atletas. Passados mais de 30 anos, esses números foram alterados drasticamente. A Maratona de Nova York tem a participação de aproximadamente 50.000 corredores procedentes de 120 países. Além disso, a prova conta com mais de 2 milhões de pessoas que saem às ruas para acompanhar a competição e 315 milhões de telespectadores ao redor do mundo.

A corrida acontece sempre no 1° domingo de novembro, partindo do distrito de Staten Island, percorrendo todos os outros quatro (Brooklyn, Queens, Bronx e Manhattan), com chegada no famoso Central Park.

Entre os milhares de participantes, muitos vão apenas para se divertir. É freqüente o uso de fantasias entre os corredores, cerimônias de casamento durante a corrida e outras loucuras.

Enfim, são coisas assim que fazem o charme da Maratona de Nova York.

A Maratona de Nova York é a mais popular do World Marathon Majors (WMM), o circuito das maiores maratonas do mundo, composto também pelas maratonas de Boston, Chicago, Berlim, Londres e agora Tóquio.

Como o número de interessados é sempre maior que o número de inscrições disponíveis, antes de se inscrever os maratonistas devem participar de uma loteria. Cerca de 124 mil pessoas participam deste sorteio on line e apenas 15 mil inscrições são concedidas. Se sorteado, você poderá garantir a sua inscrição.

Mas não há razão para contar com a sorte. Com a Kamel, você pode adquirir um pacote com inscrição garantida para a prova. Como o número de inscrições é limitado, você deve fazer a sua reserva o quanto antes. Com a experiência da Kamel Turismo em organizar grupos de corredores para a Maratona de Nova York, é cada vez mais importante realizar a pré-reserva para a prova, abertas com 1 ano de antecedência. O número de interessados em adquirir o pacote para a Maratona de Nova York, todos os anos, é sempre superior ao número de inscrições disponíveis, que acabam MUITO antes da prova.

O valor da taxa de inscrição garantida, diferente daquele cobrado àqueles que são sorteados, é o mesmo em todos os países. E, por exigência e segurança dos organizadores, somente comercializamos pacotes completos (parte aérea e parte terrestre) aos interessados em adquirir a inscrição na prova.

Apenas algumas operadoras de turismo em todo o mundo têm a chancela da organização da prova para oferecer estes pacotes, supervisionados diretamente pelo New York Road Runners Club. A Kamel realiza o sonho dos maratonistas brasileiros em participar desta, que é a mais querida e desejada das maratonas, há 25 anos.

FESTAS E MUITAS FESTAS

Nova York ganha um brilho especial com os corredores ostentando roupas com as cores de seus países. Até a retirada do kit e seus voluntários sorridentes é divertida. Muitos staffs são os mesmos há anos e são corredores “velhinhos” que estão lá para ajudar de alguma maneira a maratona e seus maratonistas.

A Feira da Maratona é uma verdadeira Disneylândia para os corredores, com seus stands de provas ao redor do mundo e todos os principais fabricantes esportivos demonstrando e vendendo os seus principais lançamentos. E sem falar nos brindes distribuídos: barras de cereal, isotônicos, chaveiros, posters etc. Quem não adora?

Sair da feira e pegar o ônibus que leva os corredores para a loja de esportes Paragon é um programa tradicional e imperdível. Além de encontrar tudo para todos os esportes e tênis com excelentes preços, o que vale mesmo é o “lanchinho” servido aos maratonistas (uma maçã, uma banana, bagel, pizza, cachorro quente e água), com a vantagem de poder repetir quantas vezes desejar.

PARADA DAS NAÇÕES
A Parada das Nações é o mais um evento que foi incorporado recentemente à Maratona de Nova York. Na sexta-feira, a partir das 17 horas, um grupo de corredores de cada país é escolhido para carregar as bandeiras de seus países, numa apresentação no Central Park, perto da linha de chegada. Muitos participam fantasiados, representando a cultura e o folclore de seus países. Na estreia do evento, no ano de 2011, o Brasil deu um verdadeiro show de animação.

E mais uma vez a Kamel organizará uma grande confraternização entre os corredores brasileiros neste dia. A algazarra e alegria dos brasileiros nestes eventos já é tradicional e esperada até pelos fotógrafos oficiais da prova. Vamos fazer uma festa ainda mais divertida e vibrante este ano. Afinal, você estará lá!

Aproveite para tirar várias fotos do evento, com os demais corredores, do show e dos fogos!

DASH TO THE FINISH LINE

O evento que antecede à Maratona de Nova York é realizado no sábado, véspera da maratona. É o Dash to the Finish Line. São 5 km de prova, com largada na Primeira Avenida e chegada no Central Park, na linha de chegada da Maratona de Nova York. O evento é pago e qualquer um pode se inscrever. Inscrição no site oficial. Valor ainda não divulgado.

JANTAR DE MASSAS – PASTA PARTY

Ainda no sábado, a partir das 16 horas, o jantar de massas da prova é mais uma incrível demonstração de como tudo funciona por lá. Tendas montadas ao lado do luxuoso restaurante Tavern on the Green servem uma macarronada “bem honesta”. Os staffs, mais uma vez, demonstram sua simpatia ao servirem os 3 tipos de massas, salada, cerveja, isotônicos e sorvete para um batalhão estimado de 20 mil pessoas! Imperdível, ao menos, para ver toda organização.

O seu kit trará um ticket e você ainda poderá adquirir mais tickets para seus familiares e amigos. Vale como um passeio e para relaxar antes do Grande Dia. Leve a sua máquina fotográfica, tire muitas fotos com os corredores e curta o show de música. Às 19h30, o show de fogos lembra os maratonistas que já está na hora de retornar ao hotel para se prepararem para aquela que será uma noite de expectativas.

DIA DA PROVA

Transporte oficial à largada: Ônibus oficiais saem da Biblioteca Pública de Nova York, em Midtown Manhattan. O NYRR recomenda explicitamente que os corredores usem o transporte oficial da maratona para garantir que você chegue pontualmente na largada da maratona. Todos os maratonistas registrados recebem uma etiqueta de transporte oficial colada em seu número de peito, que deve ser mostrada para embarcar. No dia da prova, mais um show de organização. É incrível observar como eles conseguem colocar aproximadamente 50 mil corredores confortavelmente sentados em diversos ônibus.

LARGADA

Na mais significativa mudança logística na corrida desde 2001, a prova passou a ter largadas em pelotão desde 2008. Essa mudança teve o objetivo de melhorar a qualidade geral da corrida para todos os corredores.

O objetivo do NYRR é dar a cada atleta a melhor experiência possível no dia da corrida. Como a corrida cresceu, a aglomeração de pessoas se tornou um problema – na largada, ao longo do percurso e na chegada. A largada em pelotão foi instituída para reduzir a aglomeração de pessoas e os tempos de espera.

Em vez de liberar uma largada em massa de aproximadamente 50 mil corredores de uma só vez, o campo é organizado em quatro largadas separadas (ou pelotões) liberados em intervalos de 25 minutos. Cada pelotão inclui aproximadamente 12 mil corredores.

CONCENTRAÇÃO

A área da concentração também é muito interessante. Passear por aquela multidão de corredores faz a hora passar rápido. Você encontrará, à sua disposição, café, bagel (tradicional pão em formato de anel), isotônico, água, banheiros. E, se você desejar orar para pedir uma ajudinha, procure a “tenda igreja ou sinagoga”. Tudo cuidadosamente pensado.

Ouvir o hino antes da largada e ver os americanos com a mão ao peito é emocionante. Após o tiro de canhão, é dada a largada e a emoção toma conta de todos. Depois… Bem, depois “são muitas emoções”!

É interessante perceber que cada vez mais temos corredores escolhendo a Maratona de Nova York para sua estréia. Apesar do percurso difícil, o incentivo nas ruas não deixa você perceber suas subidas e descidas. Afinal, a Maratona de Nova York é uma festa.

PERCURSO

Através dos 5 distritos: Staten Island, Brooklyn, Queens, Bronx e Manhattan. A largada na “Verrazano-Narrows Bridge”, com uma vista de tirar o fôlego, é cenário da tradicional foto que estampa as divulgações da Maratona de Nova York: milhares de corredores concentrados e você pode estar lá!

Ao longo dos 42 km do percurso, mais de 2 milhões de expectadores saúdam efusivamente os corredores. Muitos deles distribuem água, frutas, doces, chicletes e até lencinhos de papel para enxugar o suor, tudo com o objetivo de ajudar, de alguma maneira, os corredores da maratona. A cidade pára, literalmente, para ver a maratona passar e é contagiante ver a alegria de todos. Você se sente o astro principal desta festa, como se todos lá estivessem apenas para “te ver passar”.

Diversos grupos musicais de rock, rap, salsa, música escocesa e capoeira animam a passagem dos corredores. Os gritos de incentivos aos corredores – sobretudo o “Go, Brazil” – e a alegria das crianças com os braços esticados para que você toque suas pequenas mãos, ficarão para sempre na sua memória.

O povo nas ruas é incansável. Seja qual for o tempo que você conclua a prova, você verá muitas pessoas nas ruas ainda, aguardando a chegada dos corredores.

No Brooklyn, com suas desigualdades sociais e diferentes comunidades, você passará por grupos de latinos, afro-americanos e pela comunidade judaica. Após cruzar a segunda ponte, você passará pelo distrito de Queens, uma área industrial e de grandes armazéns, mas repleto de expectadores. Ao entrar pela primeira vez em Manhattan e avistar a multidão o aguardando na Primeira Avenida, é impossível conter a emoção. Os gritos de incentivo, principalmente se você estiver usando uma camisa com o nome do Brasil bem grande, são impressionantes.

Ao final da Primeira Avenida, você cruzará mais uma ponte e entrará no Bronx, o bairro negro tantas vezes noticiado e filmado. Ao deixá-lo, agora pela última ponte, mais uma vez você entrará em Manhattan e, finalmente, cruzará um Central Park recheado de sorrisos. São milhares de rostos felizes, torcendo por 40 mil pessoas desconhecidas, sem nenhum tipo de interesse. É o simples prazer de incentivar, de estar presente num desafio importante.

- Água – a cada milha, a partir da milha 3

- Gatorade – a partir da milha 4, a cada 2 milhas; a partir da milha 22, a cada milhas

- Relógios – a cada milha

- Marcação de quilômetros – a cada 5 km

- Tapete da cronometragem – na largada, a cada 5 km, milha 13,1 (meia maratona) e na chegada

- Power Gel – milha 18

- Esponjas – milha 17

- Banheiros Químicos – a cada milha, a partir da milha 3

- Tendas Médicas – a cada milha, a partir da milha 3

Fonte: http://www.kamelturismo.com.br/index.php/2014/01/maratona-de-nova-york-2/

Comentar
Compartilhe
Na Trilha
26/01/2014 | 16h48
Comentar
Compartilhe
Big Brother Motriz
26/01/2014 | 07h29

O vívofit, relógio/pulseira lançada pela Garmin, e indicado por um leitor/corredor, tem várias funções e foi feita para ser utilizada 24 horas por dia. Impõe metas diárias aos seus usuários, mede calorias queimadas, a distância percorrida em um dia e ainda avisa a hora de se mexer, dentre outras, onde fica tudo registrado para depois ser analisado, inclusive durante o sono.

Para saber mais, por aqui. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Depoimento de um (grande) atleta lesionado
25/01/2014 | 07h30

Este depoimento é para mostrar o quanto sofremos com a parada abrupta no nosso esporte preferido, seja ele qual for, ocasionado pela danada da lesão. Perdemos um pouco (ou muito) as cores da vida. Vale a leitura. Bons treinos!

Lesão tira nosso atleta Alexandre Manzan do desafio El Cruce. Confira o relato do atleta:

"Edema da medular óssea subcondral adjacente, sugerindo sacroileite! Achou complicado? Complicado para mim é ter paciência para esperar os três meses sem correr... Esse foi o prazo que meu médico me deu sem pisar nas trilhas. O Dr. Montenegro já me conhece há algum tempo, tendo já me operado um ombro, uma mão (corri o Xterra da Amazônia, em 2010, com a mão ainda com os pontos), cuidado de um esporão de calcâneo e agora de meu quadril. Contudo, desta vez, conforme determinado pelo médico! não posso ser rebelde em minha recuperação ou corro o risco de não ter a lesão curada tão cedo! Puxa! Paciência. Tudo o que nunca tive! Estava no quilômetro 15 dos 20 que planejei correr na areia em uma bela tarde baiana, quando senti uma pequena fisgada no glúteo direito. Pensando no Cruce de los Andes, prova para a qual treinava, não imaginava a gravidade daquele fisgada. Após três dias da longa, fui correr novamente, ocasião em que não passei do quilômetro 3, com o lado direito do quadril latejando de dor. Ok, vamos ao Dr. Montenegro! Com os resultados dos exames em mãos, ele me parabenizou: você teve sorte. A cabeça do fêmur parece a de um bebê, mas a articulação sacroilíaca exige cuidados. Tive um edema ósseo na região dessa articulação, algo bem raro para uma pessoa com meu peso (65kg). Pelo que entendi estudando casos parecidos, a corrida em terrenos irregulares gera uma oscilação constante do quadril, recebendo, durante alguns saltos e passadas mais largas, grandes impactos e torções, sobrecarregando as articulações desta região. Tentando me conformar com o período "de molho", fiz uma reflexão de meus treinos e hábitos a fim de identificar "onde havia errado"! Lembrei-me do excesso de treinos na areia, da escolha constante por terrenos mais íngremes e difíceis, de uma possível fragilidade muscular na região de meu core, das várias modalidades praticadas paralelamente à corrida, do stress rotineiro, e inclusive de minha idade (39) e do tempo praticando esporte em alto nível. Desisti de pontuar um "culpado" e concluí que devo parar! Parar de insistir quando o corpo pede um descanso, parar de querer mais quando já se tem um bocado, parar de pensar que estou velho, over! Por fim, concluí que devo continuar em minha trilha, assim que meu quadril parar de reclamar!

"Bom senso e canja de galinha não fazem mal a ninguém!" Com orgulhoso de fazer parte da Kailash Team Neptunia, aproveito a oportunidade para agradecer o apoio e compreensão recebidos pela equipe. Além de um tempo fora das pistas, não poderei correr o Cruce de Los Andes em dupla com o Chico Santos, fato que me deixou bastante chateado. Desejo a todos os amigos da equipe uma excelente prova e boas risadas na Patagônia, local a que tenho muito apreço! Grande abraço a todos e até breve!" Alexandre Manzan
Comentar
Compartilhe
Maratona de Dubai hoje: vencedor de 18 anos!
24/01/2014 | 16h17

Com apenas 18 anos (!) o atleta etíope Tsegaye Mekonnen Asefa venceu a Maratona de Dubai com o incrível tempo de 02:04:32, em sua estréia na distância, ocorrida hoje, estabelecendo um novo recorde mundial júnior.

Cada vez mais atletas jovens tem obtidos grandes resultados em provas longas. Não sabemos ainda como vai estar um cara deste daqui a 10 anos, relacionado ao seu nível de performance e saúde. Vamos continuar acompanhando os fatos. Bons treinos!

Resultados

Pos. Number Name AC Est.Finish Est.Finish Daytime Diff Time
1 27 Mekonnen Asefa, Tsegaye (ETH) MH - - +00:00 02:04:32
2 1 Geneti Guteta, Markos (ETH) MH - - +00:41 02:05:13
3 4 Birhanu Gebru, Girmay (ETH) MH - - +01:17 02:05:49
4 25 Tola Adera, Tamirat (ETH) MH - - +01:45 02:06:17
5 40 Bekele Molaign, Azmeraw (ETH) MH - - +02:40 02:07:12
6 7 Dechase Leche, Shumi (BRN) MH - - +02:41 02:07:13
7 13 Milaw Asefa, Abrha (ETH) MH - - +03:14 02:07:46
8 23 Kassw Belay, Abera (ETH) MH - - +03:46 02:08:18
9 26 Harroufi, Abdeimounaim (MOR) MH - - +04:39 02:09:11
10 16 Alemayehu Ameta, Belachew (ETH) MH - - +05:18 02:09:50
Fonte: http://www.letsrun.com
Comentar
Compartilhe
Prova de Montanha
24/01/2014 | 15h16

Este vídeo foi feito na K21 Pedra Azul, num sofrimento puro em forma de movimento. Como eu disse no vídeo, uma prova zica, uma zica mesmo. Bons treinos!

[vimeo]http://vimeo.com/84694002[/vimeo]
Comentar
Compartilhe
Temporada de corrida em Campos com início no dia 23/2
24/01/2014 | 05h54

No próximo dia 23 de fevereiro, na praia do Farol de São Tomé, será aberta a temporada de corrida de rua da cidade neste ano de 2014.

Esta prova, organizada pela FME e que seria realizada no dia 02/02, foi transferida para a data acima citada devido a realização do Short Triathlon da Lagoa de Cima (aqui).

O percurso terá 5km e as inscrições vão ter início no dia 10/2 indo até o dia 20 de fevereiro em site ainda a ser divulgado. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
O livro!
23/01/2014 | 20h22

Correr descalço passo a passo, livro do Barefoot Ken Bob, o Guru da corrida natural, onde compartilha sua técnica pessoal para execução com mais velocidade, menos impacto direcionado aos que buscam ótimas e diferentes emoções. Bons treinos!

 

Comentar
Compartilhe
Celebridades fitness
23/01/2014 | 16h12
Ótimas palavras do Dr. Prof. Paulo Gentil relacionado as invencionices vias redes sociais. Cada dia mais vejo cenas bizarras por parte de alunos, e alguns professores, querendo copiar posições que eu não consigo entender para que servem, visto que até como pose para foto fica esquisita. Boa leitura!
Elevação de quadril... pra que isso, jovem?
A busca pelos exercícios de isolamento para glúteos é incessante e incansável, levando à criação e adaptação de diversos tipos de movimento, tudo motivado pelo "invencionismo". Já falamos anteriormente dos exercícios feitos com caneleira (http://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=230), e agora, com a moda das celebridades fitness, ressurgiu a elevação de quadril, feitas das formas mais diferentes e bizarras.  Com relação a esse exercício, gostaria de frisar três pontos: 1) Em termos gerais, os maiores ganhos de força e massa muscular ocorrem, nos trabalhos em grandes amplitudes (Bloomquist et al., 2013; Weiss et al., 2000) Mas... esse movimento se inicia com um ângulo de ~135 graus entre a coxa e o tronco e termina com 180, ou seja, 45 graus de amplitude! Em movimentos como agachamento e leg press, por exemplo, pode-se descer até o joelho tocar o peito, deixando o exercício com mais de 135 graus de amplitude, ou seja, pelo menos 3 x mais! 2) os ângulos próximos ao alongamento causam mais microlesões (Nosaka & Sakamoto, 2001) , o que pode favorecer os ganhos de força e massa muscular. Mas... o exercício praticamente não promove alongamento do glúteo máximo e, para piorar, o ponto em haveria alongamento é um ponto de descanso, no qual praticamente não há trabalho muscular. Novamente, pensemos na comparação com outros exercícios, como o afundo ou o agachamento, no qual a participação dos glúteos é maior conforme se aumenta a amplitude (Cartesiano et al., 2002). 3) um exercício deve acionar os músculos que se deseja trabalhar! Mas... os estudos sobre o tema destacam esse exercício pela ação dos eretores da espinha e multifídeos (HyungKyu et al., 2012; Lehman et al., 2005). E isso só piora quando se inventa de colocar a sobrecarga sobre a barriga, pois o vetor de força induzirá a flexão de tronco, forçando ainda mais os extensores. Enfim, não adianta encher de peso, colocar anilhas na barriga, empurrar o Smith com o umbigo e nem mesmo colocar alguém sobre o abdomen (ou até mesmo sobre outros locais), esse não é um exercício bom para glúteos! A dica para quem quer trabalhar glúteos? Exercícios básicos, como agachamento, leg press, afundo, levantamento terra... Mais Ciência, menos invenção!
Paulo Gentil Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília
Bloomquist K, Langberg H, Karlsen S, Madsgaard S, Boesen M, Raastad T. Effect of range of motion in heavy load squatting on muscle and tendon adaptations. Eur J Appl Physiol. 2013 113:2133-42. Bryanton MA, Kennedy MD, Carey JP, Chiu LZ. Effect of squat depth and barbell load on relative muscular effort in squatting. J Strength Cond Res. 2012 Oct;26(10):2820-8. HyungKyu Kang, JinHwa Jung, JaeHo Yu. Comparison of Trunk Muscle Activity During Bridging Exercises Using a Sling in Patients with Low Back Pain. J Sports Sci Med. 2012 September; 11(3): 510–515 Lehman GJ, Hoda W, Oliver S. Trunk muscle activity during bridging exercises on and off a Swiss ball. Chiropr Osteopat. 2005 Jul 30;13:14. Nosaka K, Sakamoto K. Effect of elbow joint angle on the magnitude of muscle damage to the elbow flexors. Med Sci Sports Exerc. 2001 Jan;33(1):22-9. Weiss L, Fry A, Wood L, Relyea G, Melton C. Comparative effects of deep versus shallow squat and leg-press training on vertical jumping ability and related factors. J Strength Cond Res. 2000 14:241–247.
Comentar
Compartilhe
Short Triathlon da Lagoa de Cima
23/01/2014 | 13h02
II Short Triathlon da Lagoa de Cima Data: 2/2/2014 Modalidade: Triathlon
750 m (natação) / 20 km (ciclismo) / 5 km (corrida)  PROGRAMAÇÃO 08:00 - Abertura da Transição (Check-In) 08:45 - Fechamento da Transição 09:00 - Largada 10:30 - Premiação Fonte: http://www.triathlon.org.br
Comentar
Compartilhe
Para ser habilidoso em qualquer área, é preciso 10 mil horas de prática.
22/01/2014 | 19h33

Ótimo texto abaixo sobre a construção da longa estrada do conhecimento - para os que buscam a excelência no que se produz. Diante disto, a experiência (definido como "ação ou efeito de experimentar; conhecimento adquirido pela prática da observação ou exercício", segundo o Aurélio), se faz mais que necessário.

“Ninguém faz algo bem acidentalmente”. Essa é a opinião do sociólogo Richard Sennett, professor de Oxford e da New York University.

Ele é autor de nada menos que dezoito livros e, na obra ‘The Craftsman’ (O Artesão), mostra que, para uma pessoa ser habilidosa em qualquer área, é preciso 10 mil horas de prática. “Para aprender a fazer bem e de maneira confiável, precisamos fazer as coisas repetidamente. E esse famoso número a que eu cheguei pode ser 10.500 ou 9.999 horas. Ele representa a experiência e a diversidade do conhecimento”, diz.

“10 mil horas” não é um tempo apenas sugerido por Richard, é um tempo testado por ele, que dá como exemplo a época em que era músico. “Praticávamos de três a quatro horas todos os dias. Com os atletas, é a mesma coisa. Para fazer algo bem, é preciso ter em você esse conhecimento, tacitamente, sem precisar pensar no que está fazendo.”

Quer saber em quanto tempo você pode atingir a prática, ou seja, as 10 mil horas? “De 3,5 a 5 horas de prática diária durante sete anos”.

Para ele, a prática faz com que você encontre maneiras diferentes de resolver um problema. “Se você acha que as coisas só podem ser feitas de uma maneira, seu trabalho fica muito monótono, você não sabe como melhorá-lo. Mas, se você encontrar cinco maneiras de martelar um prego, por exemplo, você terá mais habilidade, mais soluções para o mesmo problema. E o resultado será que você poderá avaliar essas maneiras diferentes de fazer as coisas e, gradualmente, escolher e aprimorar os melhores meios”, completa o professor.

Fonte: aqui!

Comentar
Compartilhe
Maratona de Chicago - Loteria
22/01/2014 | 17h34

A Maratona de Chicago (aqui) irá abrir a loteria para sorteio de vagas e com limite de 45 mil participantes. Estará aberta entre os dias 5 de março até o dia 07 de abril, às 12 horas. Pelos relatos dos amigos aqui do blog, é a prova. Boa sorte a todos e bons treinos!

Comentar
Compartilhe
5km e 10km - Inscrições abertas
22/01/2014 | 12h30
Prezados Corredores, informamos que estão abertas as inscrições para a 1ª Corrida 10km Rio das Ostras, que será realizada no dia 23/03/2014 em dois percursos (10km e 5km).  Inscrições através dos sites:
Comentar
Compartilhe
Line-up da Maratona de Londres (com estréia de Mo Farah)
22/01/2014 | 05h36

Este é o line-up de talentos da Maratona de Londres e com a estréia do Mo Farah, duplo campeão Olímpico e mundial da Grã-Bretanha. Vai enfrentar alguns dos maiores maratonistas de todos os tempos nesta sua sua estréia em Maratona. Marilson (Duas vezes campeão da Maratona de Nova Iorque) está na fita. Bons treinos!

Recordista Mundial 02:03:23 Wilson Kipsang ( KEN) Emmanuel Mutai ( KEN) 2:03:52 recordista da Maratona de Londres Geoffrey Mutai ( KEN) 2:04:15 2013 campeão da Maratona de Nova Iorque Ayele Abshero (ETH) 2:04:23 2012 campeão da Dubai Marathon Feyisa Lilesa (ETH) 2:04:32 2011 world medalhista de bronze Tsegaye Kebede (ETH) 2:04:38 2013 campeão da Maratona de Londres Stanley Biwott ( KEN) 2:05:12 2012 campeão da Paris Marathon Marilson dos Santos (BRA) 02:06:34 duas vezes campeão da Maratona de Nova Iorque Martin Mathathi ( KEN) 2:07:16 2013 campeão Fukuoka Marathon Stephen Kiprotich ( UGA) 02:07:20 campeão Olímpico e mundial da maratona Samuel Tsegay (IIE) 02:07:28 Mustapha El Aziz (MAR) 02:07:55 Amanuel Mesel (IIE) 02:08:17 Scott geral (GBR) 2:10:55 Ryan Vail ( EUA ) 02:11:45 Mo Farah (GBR) estréia mundial e  campeão Olímpico de 5000m e 10.000m Ibrahim Jeilan (ETH) Debut 2011 world champion 10.000 m Chris Thompson (GBR) Debut Ben Livesey (GBR) Debut Fonte: http://www.virginmoneylondonmarathon.com/news-and-media/news-and-media/press-release-10-01-14-farah-face-worlds-best-2014/
Comentar
Compartilhe
"Corremos por algo mais que o nosso próprio desejo"
21/01/2014 | 15h04

Na primeira frase deste post que tem como título "Maratona de Bombinhas", onde está escrito "Estimados atletas, é chegado o momento de novamente aspirarmos por ALGO MAIS", este ALGO MAIS contém um vídeo que não poderia deixar passar em branco (abaixo).

Diz respeito a momentos da Vila do Farol 42K Bombinhas 2013, num visual e clima exuberantes, assim como é o ambiente neste esporte. No vídeo, dentre tantas imagens legais, contém esta frase: "corremos por algo mais que o nosso próprio desejo". Concordo 100%. E vc? Bons treinos!

[vimeo]http://vimeo.com/72614596[/vimeo]

 

Comentar
Compartilhe
Resultados da Corrida de São Sebastião
21/01/2014 | 12h44

Por aqui, via o site oficial do evento, terás os resultados gerais da Corrida de São Sebastião Caixa 2014. Na elite masculina 10km, Damião Ancelmo ficou em primeiro e na categoria feminina, a queniana Maurine Jelagat chegou na frente. Já nos 5km, Willian da Silva e Juliana Paula foram os vencedores.

Masculino 1-Damião Ancelmo de Souza (Filé/Márcia Narloch) - 29:26 2-Gilmar Silvestre Lopes (Pé de Vento/Caixa) - 29:29 3-Valdir Sérgio de Oliveira (Mizuno/Grancursos/Caixa) - 29:58 4-Fikadu Seboka Dinbushe (Coquinho/Fila/Caixa) - 29:59 5-Daniel Chaves (Prof. Jorginho) - 30:08

Feminino 1-Maurine Jelagat Kipchumba (Luasa/Caixa) - 34:20 2-Delvine Relin Maringor (Luasa/Caixa) - 34:32 3-Sara Ramadhani (Coquinho/Fila/Caixa) - 35:03 4-Marily dos Santos (Mizuno/Ferbasa) - 35:35 5-Fabiana Cristine da Silva (Luasa/Caixa) - 36:28 Masculino – 5 Km 1º colocado – Willian da Silva-BRA (15min29s) 2º colocado – Eliésio Miranda-BRA (15min38s) 3º colocado – Clodoaldo Azevedo-BRA (15min47s) 4º colocado – João Marcos-BRA (15min59s) 5º colocado – Ivandro Bernardo-BRA (16min03) Feminino – 5 Km 1ª colocada – Juliana Paula-BRA (19min34s) 2ª colocada – Irene Santos-BRA (20min05s) 3ª colocada – Andrea Folegatti-BRA (20min10s) 4ª colocada – Ana Paula de Souza-BRA (20min28s) 5ª colocada – Francilene Araújo-BRA (20min36s)
Comentar
Compartilhe
Maratona de Bombinhas
21/01/2014 | 05h18

Estimados atletas, é chegado o momento de novamente aspirarmos por ALGO MAIS.

Uma inquietação indomável que nos inspira e agora se materializa na realização de um grande sonho:

Anunciamos que a Maratona de Bombinhas também será INDOMIT!

Queremos convidá-los para que nesta sexta edição venham participar conosco de uma reinvenção planejada especialmente para vocês. A Vila do Farol INDOMIT Bombinhas já tem data marcada! Será no dia 16 de agosto, na cidade de Bombinhas (SC), eleita a 3ª melhor praia do Brasil.

Considerada “O encontro do trail running nacional”, a prova que espera receber indomáveis atletas de diversos estados brasileiros e de outros países, tem percurso desafiador com incríveis trechos de praias e trilhas, subidas e descidas íngremes, além do emblemático trecho de costão.

O evento que em 2013 completou todas suas vagas em tempo recorde e deixou mais de 300 atletas na lista de espera disponibilizará em 2014 novamente apenas 1.000 inscrições.

Um novo desafio espera por vocês!

As inscrições serão abertas no dia 01 de Fevereiro e maiores informações poderão ser conferidas no novo site do evento.

Assessoria de Imprensa

Comentar
Compartilhe
Berlim x Chicago: qual a melhor?
20/01/2014 | 20h58

Quando se fala em provas de 42km 195ms, estas duas se destacam. Fazem parte das Majors, as seis Maratonas mais importantes do mundo (Chicago, Berlim, Nova Iorque, Tóquio, Boston e Londres).

Abaixo, via a Revista Runners World Brasil, e enviado por um corredor ávido por estrear numa delas, os jornalistas/corredores fazem um legal raio x destas tops. Bons treinos!

1. Organização

Quando começou o desafio, Iberê já contava com a derrota neste quesito. Os alemães seriam insuperáveis nos detalhes e dariam um banho nos chicaguenses. E não é que ele se enganou? A organização de Chicago é irritantemente meticulosa ao planejar a prova, montar a feira, cuidar de cada um dos detalhes que fazem um evento gigante dar certo. Não que Berlim seja ruim e os alemães, relapsos, muito pelo contrário. Berlim é ótima, mas Chicago, excepcional. A feira de Berlim é gigante, está montada nos hangares de um aeroporto desativado. São quatro ambientes descomunais com venda de produtos esportivos, comida, música e até uma pista para pilotar carrinhos de controle remoto. E Chicago? É menor, mas mais organizada, clean. E funciona melhor. Em Berlim, é normal encarar filas. Em Chicago, raridade. Na manhã da prova, é mais fácil encontrar e se posicionar no pelotão de largada em Chicago do que em Berlim.

Resultado: VITÓRIA DE CHICAGO: 9 a 7.

2. Percurso

Berlim é linda, mas segue apertada até o km 13. É preciso negociar ultrapassagens e fazer ziguezague para não perder tempo. Chicago é plana como Berlim e mais espaçosa. "Chicago é aquele planinho passado a ferro. Ideal para bater recordes pessoais", garante Iberê. Os dois percursos são lindos e inspiradores. Só que Berlim é mais travada. Chicago até tem uma subidinha no fim, mas ela é curtíssima, não passa de uma rampa. No trecho final de Chicago, também há um descampado monótono, só que também é curto.

Resultado: VITÓRIA DE CHICAGO: 9 a 8.

3. Clima

O mundo está doido e o clima, ainda mais maluco, todos sabemos. Em tese, Berlim e Chicago são maratonas frias, boas para maratonistas de primeira viagem e para quem procura um recorde pessoal. Temperaturas normalmente entre os 5 e os 18 ºC nas duas. Isso em tese. Nos últimos anos, a Maratona de Chicago andou passando dos 20 graus algumas vezes. Berlim, nesse aspecto, é mais constante. Em 2013, por exemplo, ofereceu perfeitos 7 graus com sol na largada. O queniano Wilson Kipsang agradeceu e cravou o novo recorde mundial, 2h03min23. A Maratona de Chicago também estava ótima, com uma média de 13 graus. Mas, pelo histórico recente das duas...

Resultado: VITÓRIA DE BERLIM: 9 a 7.

4. Público

Quesito complicado. Iberê dizia, com razão, que Chicago tem mais gente animada na rua. Sim, um festival de "c'mon" e "good luck" para todos. Mas em Berlim a torcida parece mais autêntica, por assim dizer. Eles dão a impressão de ser mais genuinamente envolvidos com o espírito da corrida. Torcem pelos seus e gastam o que resta do carinho com os desconhecidos. Muita música, muito envolvimento. "Lá pelo km 25 vi uma vovó de uns 80 anos na sacada de um apartamento se sacodindo toda ao som de punk rock. Quanto vale uma cena dessas?", pergunta Sérgio. A torcida dinamarquesa, em especial, dá um show à parte. Copenhague, aparentemente, se muda para Berlim e torce desbragadamente pelos vikings de tênis. Apesar da animação toda de Chicago, Berlim é uma grande festa, do seu jeito.

Resultado: EMPATE TÉCNICO: 10 a 10

 

5. Hidratação

Chicago dá, literalmente, um banho em Berlim na hidratação. Em Chicago, água e isotônicos a cada 2 milhas (3 km). E dos dois lados. Em Berlim, a cada 5 km, e de um só lado (com duas exceções). O atropelo é muito maior em Berlim por causa disso. "A hidratação de Chicago é absolutamente perfeita. São 20 postos no percurso todo, fora frutas e gel que ainda são oferecidos", diz Iberê. Em Berlim e em Chicago, copos abertos, o que atrapalha o corredor (o Brasil, acreditem, dá uma lavada no resto do mundo com seus copos fechados que podem ser furados com o dedo). A diferença é que em Chicago os copos são de cera e podem ser moldados como um funil. Em Berlim, são de plástico, um porre.

Resultado: VITÓRIA DE CHICAGO: 9 a 7.

Fonte: http://runnersworld.abril.com.br/materias/berlimchicago/

 

Comentar
Compartilhe
Repositor Energético na Corrida
20/01/2014 | 15h31

Quando Mo Farah correu a maratona de Londres este ano, consumindo os géis energéticos certos nos momentos apropriados, muito provavelmente foi parte integrante do seu plano de corrida. Farah e seu treinador, Alberto Salazar, são famosos por colocarem todos os aspectos da duração da corrida e sua distância sob o microscópio, e é essa atenção aos detalhes que o viu se tornar um dos maiores atletas de sua geração.

Enquanto Farah habita um mundo tão competitivo ao qual chamo de "extra terrestres" do esporte, visto a sua performance através da sua máquina (organismo) perfeita, suplementos como géis podem fornecer um meio eficaz de aumentar o desempenho individual para todos os corredores, não apenas os profissionais. Mas para obter o benefício máximo, é vital entender quando tomá-los .

Um problema comumente visto nos corredores, normalmente os mais despreparados, onde tentam compensar a falta de treinamento estocando géis para tentar fazê-lo através da corrida. No entanto , assim como os músculos de suas pernas e o cardíaco, seu intestino precisa ser treinado com os intervalos corretos para o seu uso.

Se você vai fazer uma Maratona ou meia maratona, deve praticar sua estratégia nutricional muitas vezes, de preferência durante todas as fases do treinamento. E essa estratégia deve englobar todos os fatores, desde o que você come na noite anterior, para as bebidas que você usa durante a corrida assim como o tênis da prova, meia, roupa e por aí vai.

Procure saber através de um nutricionista do esporte ou até mesmo através daqueles corredores mais experientes e que tem uma boa vivência em provas de endurance com a utilização do gel, os intervalos e tipos - energéticos ou isotônicos - assim como as melhores marcas.

Eu recomendo e normalmente quando estou treinando para uma Maratona ou meia maratona ou até mesmo em treinos avulsos, utilizo o 1º na primeira hora de treino e os seguintes a cada 40 minutos. Se o treino for de fato longo, mudo para um a cada 40 minutos. Se informe. Bons treinos!

Msc. Marcos Almeida

Comentar
Compartilhe
Corrida Rústica: Inscrições abertas
20/01/2014 | 12h43

CAMISETAS PARA OS 500 INSCRITOS. OS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DA CORRIDA E CAMINHADA PELA PAZ JÁ PODEM FAZER SUA INSCRIÇÃO NA CONTA DO ORGANIZADOR DA PROVA: REGINALDO AZEVEDO - BANCO ITAÚ - CONTA 09711-5 - AG 0222.

O DEPOSITO SÓ SERÁ ACEITO NA BOCA DO CAIXA. ENVIAR OS DADOS COMO RG, CPF, DATA DE NASCIMENTO E COMPROVANTE DE PAGAMENTO PELO O E-MAIL: [email protected]

Reginaldo Azevedo

Comentar
Compartilhe
Pronação aumenta o risco de lesão. Será?
19/01/2014 | 21h10

É uma crença muito comum de que a pisada em pronação aumenta o risco de lesão de membro inferior. No entanto (talvez surpreendentemente), este não é particularmente bem suportado pela literatura e com poucos estudos que realmente mostram que a pronação aumenta o risco de lesão. Em vez disso, existem inúmeros trabalhos que têm mostrado que não há associação com o tipo de pé e lesões. Existem pesquisas, contrariando a crença popular, que sugere que até mesmo um tipo de pé pronado é na verdade uma proteção contra lesões.

Isto não é para dizer que alguns indivíduos não vão sofrer de dor ou desconforto que possam estar associados com os seus movimentos de pronação, mas o que é sem dúvida claro é que a relação entre a pronação e lesão é bem mal compreendida, e neste momento está longe de ser consistente ou previsível a sua relação. Para se informar mais e entender o processo, fica a fonte (aqui), aguardando o contraditório. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Treino de sábado
19/01/2014 | 12h51

Este treino foi na raça, realizado entre uma luta e outra do Jungle Fight. O meu compromisso é com a rapaziada, e acima de tudo, comigo mesmo. Bons treinos e grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
Mulheres fazem bonito e Pink Fight 3 é marcado por excelentes lutas
19/01/2014 | 08h02

Com a responsabilidade de repetir o sucesso do Jungle Fight 64, realizado na noite desta sexta-feira, o Pink Fight 3 não decepcionou a galera e também proporcionou um ótimo espetáculo para os presentes na Arena da Praia do Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes (RJ) neste sábado (18). Na principal luta da noite, Aline Serio derrotou Elaine “Caverna” na decisão unânime dos árbitros.

Em sua terceira participação no Pink Fight, Aline Serio mostrou que a experiência também faz diferença.  Mostrando muita raça e um bom jogo em pé, Aline levou vantagem sobre a adversária durante grande parte do tempo. Sua vitória foi consolidada com as quedas efetuadas no fim de cada round. Com a vitória, ela chegou ao seu segundo resultado positivo na organização e o sétimo na carreira.

Edlaine Godoy surpreende e vence atleta local

Estreante no Pink Fight, Edlaine Godoy não deu ouvidos ao público, que apoiava inteiramente Rayane Abreu, e conseguiu sua primeira vitória na organização. Seguindo a estratégia traçada por sua equipe, a lutadora teve o mérito de minar o “gás” de sua adversária e, apesar de ser oriunda do muay thai, venceu a luta com um mata-leão no terceiro round.

Apoio faz diferença e Amanda Torres vence por finalização

Atleta local, Amanda Torres teve uma boa vantagem sobre a oponente Paula Baak, a torcida. Fazendo um barulho ensurdecedor, a torcida foi fundamental para a vitória de Amanda. Apesar de ter passado alguns momentos de perigo dentro do combate, a lutadora da Arena Champs/ Nova União conseguiu uma grande virada no último round e venceu o duelo ao finalizar em um armlock.

Arrasadora, Dayana Santos nocauteia Mayara Aguiar

O segundo duelo do card do Pink Fight 3, também reservou grandes emoções para os amantes de MMA. Com uma performance acima da média, Dayna Santos não deu nenhuma chance a Mayara Aguiar. Melhor na trocação, ela arrancou a vitória com uma excelente sequência de socos no ground and pound.

Pink Fight 3 tem início marcado por duelo movimentado

Na primeira luta feminina da noite, Hellen Bastos e Priscilla Matias protagonizaram um combate muito disputado. Partindo para a trocação desde o começo do confronto, elas contaram com o apoio da plateia.  Aproveitando-se do cansaço e da falha da adversário, Hellen tirou um armlock da catola e colocou ponto final na peleja.

Lutas masculinas também agradam ao público de Campos dos Goytacazes (RJ)

Os dois combates transferidos do Jungle Fight 64 também levantaram o público presente na Arena montada na Praia do Farol de São Tomé. No primeiro duelo da noite, José Carlos “Quinze” e Junior Boya fizeram uma luta muito franca em todos os três rounds. Mais inteiro, “Quinze” levou a melhor por decisão unânime dos árbitros.

No segundo combate entre homens do evento, Max Miller se fez valer de sua principal arma, o jiu-jitsu. Mais atendo no começo do duelo, ele conseguiu achar uma brecha no jogo do adversário e encaixou um armlock ainda no começo do confronto.

Resultados do Pink Fight 3:

Aline Serio venceu Elaine “Caverna” por decisão unânime dos árbitros

Edlaine Godoy venceu Rayane Abreu por finalização (mata-leão) aos 58s do 3º round

Amanda Torres venceu Paula Baak por finalização (armlock) aos 4m32s do 3º round

Dayana Santos venceu Mayara Aguiar por nocaute técnico aos 2m02s do 1º round

Hellen Bastos venceu Priscilla Matias por finalização (armlock) aos 4m46 do 2º round

Lutas transferidas do Jungle Fight 64:

Max Miller venceu Paulo Roberto Mota por finalização (armlock) com 1m48s do 1º round

José Carlos “Quinze” venceu Junior Boya por decisão unânime

Fonte: Midiática Press

Fotoem anexo. Crédito: Divulgação/ Fernando Azevedo

Comentar
Compartilhe
Cenas do Jungle Fight 64
18/01/2014 | 18h03
Comentar
Compartilhe
Atividades físicas que, segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva, estarão em evidência neste ano
18/01/2014 | 12h55

Verão após verão, uma multidão de brasileiros corre às academias em busca de quilos a menos e músculos a mais. Para fisgar os alunos estreantes, e reter os antigos, as academias lançam modalidades, que, rodeadas de promessas, conquistam adeptos. Foi assim com o spinning, o pilates e, mais recentemente, a zumba. Quando a moda passa, novas atividades precisam ser alardeadas.

Uma das principais referências das academias para o que vai crescer ou cair em desuso no fitness é uma lista anual elaborada pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva. Desde 2006, o órgão revela quais aulas devem se destacar no ano, além de fazer um balanço sobre o crescimento ou declínio das modalidades.

As tendências de 2014 foram definidas a partir de enquetes com 3 800 profissionais em mais de 35 países, inclusive o Brasil. No topo do ranking está o crossfit, ou treino intervalado de alta intensidade, caracterizado por aulas de curta duração (30 a 60 minutos) com exercícios intensos e pequenos períodos de descanso entre eles.

O crossfit tem conquistado seguidores com a promessa de promover ganho de massa muscular e perda de gordura em pouco tempo. Segundo médicos, a modalidade deve ser praticada por quem já tem bom condicionamento físico, fruto de anos de prática esportiva regular. Para atletas de primeira viagem, o crossfit é um convite a lesões e frustração – desanimados por não acompanhar o pique exigido, muitos alunos podem voltar ao sedentarismo.

"As pessoas precisam entender que devem melhorar o condicionamento físico e cardiorrespiratório antes de experimentar um exercício intenso", diz Turíbio Leite de Barros, fisiologista do esporte da Unifesp e coordenador do Instituto Vitta. Segundo o médico, boas opções para iniciantes são musculação com pouca carga e atividades aeróbicas moderadas, como caminhada e bicicleta.

A moda do crossfit, dizem especialistas, terá vida curta. A tendência é que a modalidade encontre o seu público e estacione no número de adeptos.

Treinamento funcional — Foi esse o destino do treinamento funcional, baseado em exercícios feitos com o peso do próprio corpo e que simulam movimentos realizados no dia-a-dia, como subir uma escada, agachar e deitar. O treinamento funcional explodiu em popularidade em 2007, cativou um público e continua presente na lista das tendências para 2014 do Colégio Americano. Para Almeris Armiliato, educador físico e diretor da consultoria de academias Inner, a sobrevida do treinamento funcional se deve principalmente ao fato de que o público mais fiel dessa modalidade — pessoas com mais de 40 anos — é também um dos que mais cresce nas academias.

Algumas modalidades tendem a desaparecer. Isso costuma acontecer com aulas coletivas que mantêm a intensidade e não forçam o aluno a progredir. Consequentemente, as pessoas se sentem desestimuladas e buscam uma novidade. Um exemplo são as aulas de step: a única mudança é a coreografia – o tamanho do degrau e a velocidade das músicas permanecem inalterados.

Para manter a motivação dos alunos, as academias buscam modalidades diferentes. Um dos principais critérios para a escolha é o custo das aulas. "Existem equipamentos legais, mas caros, no mercado. Os empresários preferem oferecer aulas como a zumba, que não exige aparelhos", diz Armiliato.

O critério científico não costuma ser levado em consideração – ou seja, pouco importa se há estudos que comprovem ou repudiem determinado exercício. "Geralmente as pesquisas surgem depois de a atividade ganhar adeptos", diz Armiliato. "As academias têm pressão de arrecadar, vender, gerar resultados. Qualquer novidade é vendedora."

Conheça as atividades físicas que, segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva, estarão em evidência neste ano.

1-Treino intervalado de alta intensidade

Também conhecida como crossfit, a modalidade ganhou adeptos em 2013 e deve continuar como uma das mais procuradas nas academias neste ano. O treino, que dura de 30 a 60 minutos, consiste em exercícios intensos e rápidos, alternados com pequenos intervalos de descanso. A curta duração do treino e os resultados que aparecem em pouco tempo são os atrativos da modalidade. Mas a alta intensidade dos exercícios oferece um risco de lesão maior do que o de outras atividades, especialmente entre pessoas que não têm bom condicionamento físico. "A tendência é que, com o tempo, o crossfit encontre o seu público e diminua o número de adeptos", diz Almeris Armiliato, diretor da consultoria Inner, que atende 145 academias e empresas.

2-Treinamento Funcional

Essa modalidade enfatiza exercícios feitos com o peso do próprio corpo e simula movimentos semelhantes aos realizados no cotidiano, como subir escada, agachar e deitar. Poucos equipamentos são utilizados – bolas e elásticos estão entre os mais comuns. Os exercícios melhoram o equilíbrio, a coordenação motora, a força e a resistência. Em 2007, o treinamento funcional atingiu seu auge e, a partir de então, o número de adeptos começou a declinar. Mas a atividade não vai sumir das academias – ela encontrou o seu público alvo, formado principalmente por pessoas acima de 40 anos.

3-Atividades ao ar livre

O Colégio Americano de Medicina Esportiva considera que cada vez mais serão oferecidos aos alunos atividades que podem ser praticadas ao ar livre – uma opção para quem não gosta do ambiente fechado da academia. Diante dessa tendência, muitas academias do Brasil oferecem aulas de corrida ao ar livre. "Exercícios em lugares abertos fazem sucesso entre os alunos", diz Almeris Armiliato, da consultoria Inner.

4-Ioga

As listas anuais do Colégio Americano de Medicina Esportiva incluem há anos a ioga como uma das práticas de destaque. A modalidade não para de crescer desde 2009 e, em 2014, promete ser uma das que ganhará mais adeptos. As variedades que devem se destacar são a power yoga (que exige mais força muscular do que as outras) e a Bikram Yoga (praticada em ambientes úmidos e aquecidos a 40 graus Celsius). O crescimento da atividade é reflexo do aumento da idade média dos frequentadores das academias. Além disso, pesquisas recentes têm comprovado benefícios da prática e da meditação, que incluem redução do stress, proteção ao coração e alívio de dores.

5-Esportes tradicionais

Esportes clássicos, que combinam saúde e lazer, são uma das principais apostas para 2014 – embora tenham tido destaque maior nos últimos anos. Aulas de futebol, tênis, lutas ou natação, entre outras, são opções para quem não se identifica com a musculação e busca exercícios mais dinâmicos. Além disso, também podem ajudar a introduzir uma atividade física na rotina das crianças.

6-Musculação

Embora não seja novidade, a musculação continuará sendo uma das principais modalidades esportivas no próximo ano. Ao contrário do crossfit, que trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, a musculação utiliza aparelhos para estimulam um grupo de cada vez, aumentando a força, a resistência e a massa muscular. As vantagens em relação a outras modalidades incluem menor risco de lesão e resultados rápidos.

Fontes consultadas: Fontes: Almeris Armiliato, educador físico e diretor da consultoria de academias Inner; Eduardo Netto, diretor técnico da academia Bodytech; Turíbio Leite de Barros, fisiologista do esporte da Unifesp e coordenador do Instituto Vitta; Wesley Olivar, coordenador do setor de crossfit da academia Reebok.

Fonte da matéria: Revista Veja

Comentar
Compartilhe
Manutenção de cinturão e card eletrizante marcam edição 64 do Jungle Fight
18/01/2014 | 10h14
 

A noite desta sexta-feira (17) vai ficar marcada para o público do Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes (RJ). A Arena montada na praia recebeu sua lotação máxima para o Jungle Fight 64. O evento, que levou a galera ao delírio, teve na principal luta da noite, a disputa do cinturão dos moscas (57kg). Atual campeão, Rayner Silva confirmou o favoritismo e venceu Junior Abedi por nocaute técnico no segundo round.

Credenciado por sua sequência de três vitórias consecutivas, Rayner começou a luta melhor, mas também passou por momentos de dificuldade no primeiro round, quando Abedi tentou impor seu jogo. Na volta para o segundo round, o amazonense teve a tranquilidade de um campeão e seguiu sua estratégia para chegar a mais uma vitória e manter o cinturão em Manaus (AM).

“Soldado” nocauteia “Concha” sem dificuldades

Figura carimbada no Jungle Fight, Fabiano “Soldado” entrou no cage da maior organização da América Latina com a missão de se recuperar da derrota na edição 60 do evento, disputada em novembro de 2013. Confiante desde o início do combate, o atleta da X-Gym não deu chances para o opoente Herison “Concha”. Mostrando superioridade técnica durante todo o round, ele venceu o oponente após uma excelente sequência de golpes.

Mexicanos vencem e calam torcida de Campos dos Goytacazes (RJ)

As grandes surpresas da noite ficaram por conta dos mexicanos Iskar Waluyo e Juan Manuel Puig, que venceram, respectivamente, Magno “Magu” (nocaute) e Bruno Batista (finalização). Com as vitórias, os lutadores reafirmaram a força do MMA mexicano e mostraram que a organização vem fazendo a aposta certa ao recrutar os atletas do país da América do Norte.

“Japeri” comprova força e vence atleta da casa

Lutando pela terceira vez no Jungle Fight, Luis “Japeri” vem mostrando edição após edição que está em condições de brigar pelos melhores lugares de sua divisão.  Enfrentando seu adversário mais complicado até o momento, o jovem não deu ouvidos a torcida, que apoiava Leandro “Sete Bala”, recuperou-se de knockdown no primeiro round e venceu sua quarta luta na carreira

Matheus Mattos vence em estreia no Jungle Fight

Estreante no torneio, Matheus Mattos se portou como um veterano em sua primeira luta na organização. Bastante calmo durante todo o duelo, o lutador, de apenas 21 anos, procurava brechas no jogo de seu adversário para colocar fim ao confronto.  A insistência rendeu frutos para o atleta do Team Nogueira, que venceu o combate com um forte soco na linha de cintura do oponente.

Resultados do Jungle Fight 64

Rayner Silva venceu Junior Abedi por nocaute técnico aos 4m53s do 2º round

Fabiano “Soldado” venceu Herisson “Concha” por nocaute técnico aos 4m02s do 1º round

Juan Manuel Puig venceu Bruno Batista por finalização aos 4m50s do 1º round

Luis “Japeri” venceu Leandro “Sete Bala” por nocaute técnico aos 4m02s do 1º round

Iskar Waluyo venceu Magno “Magu” por nocaute técnico aos 32s do 1º round

Francinei Farinazo venceu por nocaute técnico Thiago “Sagat” aos 37s do 3º round

Matheus Mattos venceu Jefferson Silva por nocaute técnico aos 3m20s do 1º round

Otávio “Javali” venceu Marcelo da Rocha por decisão unânime dos árbitros

Jack “Godzila” venceu Ramon Barzete por nocaute técnico no 1º round

Jhonathan “Bombeiro” venceu Alessandro Benacci por nocaute técnico aos 4m09s do 1º round

Fonte: Midiática Press

Comentar
Compartilhe
Track&Field Run Series - Calendário
18/01/2014 | 08h59

É bem interessante quando os organizadores de corrida liberam o calendário de provas do ano, todos saem ganhando - o atleta e o treinador agradecem. A Track&Field  fez isso.

Estas são as etapas das interessantes e tradicionais Track&Field Run Series aqui por perto (Rio de Janeiro e Vitória). Já por aqui, todas a etapas pelo Brasil no ano. Bons treinos!

RIO DESIGN BARRA Rio de Janeiro / RJ 27/07/2014 5 e 10 Km
BARRA SHOPPING Rio de Janeiro / RJ 28/09/2014 5 e 10 Km
FASHION MALL Rio de Janeiro / RJ 19/10/2014 6 Km
SHOPPING VITÓRIA Vitória / ES 23/11/2014 5 e 10 Km

Fonte: http://www.correrpelomundo.com.br/2014/01/divulgadas-datas-da-trackfield-run-series-2014/

Comentar
Compartilhe
Equação Perfeita
17/01/2014 | 16h42
Comentar
Compartilhe
Mais uma meia maratona em Buenos Aires!
17/01/2014 | 12h51

Esta é a Media de B'Aires, - que faz parte do Circuito Sudamericano Performance que é um Circuito de meias realizadas nas principais cidades da América do sul (Meia Maratona de Floripa , dia 8 de junho e a Meia Maratona de Sampa, dia 11 de maio). Prometem percursos rápidos e planos para os que buscam performance.

Vai acontecer no próximo dia 27 de Abril de 2014, com a largada às 07:30 e encerramento das inscrições previsto para o dia 24/04/2014. Mais uma ótima opção em Buenos Aires. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Programando o treino no Garmin
17/01/2014 | 05h58

Por aqui, via o blog Correr Vicia (e como vicia), como fazer a programação avançada, passo a passo do seu GPS, visando facilitar o cumprimento da sua planilha, valendo cada minuto dedicado a esta aprendizagem. Bons treinos!

 

Comentar
Compartilhe
Álcool e memória
16/01/2014 | 20h21

Os homens de meia-idade (faixa etária de 44 a 69 anos) que consomem mais de 2 doses de bebida alcoólica por dia, acredita-se que pode acelerar a perda de memória em até seis anos, segundo estudo publicado no periódico Neurology. É bom ficar atento. Bons treinos!

Fonte: aqui e aqui.

Comentar
Compartilhe
Cenas do 2º Desafio do Neném – Depois
16/01/2014 | 16h04
Comentar
Compartilhe
Cenas do 2º Desafio do Neném – Durante
15/01/2014 | 19h01
Comentar
Compartilhe
Cenas do Desafio do Neném - Antes
15/01/2014 | 17h40

Vou tentar em 3 tempos dar uma ideia através de imagens (e nem sempre com boa qualidade nas fotos, mas muito pelo contrário) do que foi o 2º Desafio do Neném. Os 3 tempos vão ser divididos em "Antes", "Durante" e "Depois". Vamos em frente...

Comentar
Compartilhe
O pulso ainda pulsa
15/01/2014 | 12h01

Mais um desafio cumprido. Mais um evento para o currículo. Através deste 2º Desafio do Neném, apesar de toda a tensão pré evento e o cansaço acumulado - afinal de contas são várias funções, desde funcionário público (professor escolar/chefe da divisão de alto rendimento da FME), passando pela assessoria esportiva (com forte pegada no trabalho de força/corrida/organização de eventos), até diretor técnico/sócio em academia (Fórmula Academia), as boas emoções predominam.

Acho que através de uma frase, parafraseando aquela da música dos Titâs (O pulso), defino muito bem todas estas atividades desenvolvidas onde o prazer e o envolvimento correm nas veias: "O pulso ainda pulsa".

Agradeço a confiança de todos, todos mesmo. Vamos em frente e que Santo Amaro nos proteja.

Comentar
Compartilhe
A felicidade de ter completado mais um Desafio (Por Neném)
15/01/2014 | 09h10

Acabei de chegar em minha residência com a felicidade de ter completado mais um desafio em minha vida. Foram 37km até Santo Amaro em 3 horas e 30 minutos de corrida neste 2º Desafio do Neném.

Aproveito para agradecer muito a Deus por te me dado a oportunidade de conhecer este esporte maravilhoso e ter me dado forças para completar mais este Desafio.

Quero agradecer também as 50 pessoas que me ajudaram a completar o percurso e participaram deste Desafio comigo. Foi muito difícil e mais uma vez conseguimos!

Para o próximo ano teremos o terceiro Desafio e adianto que será uma Maratona com os seus 42.195 metros. Boa noite e fiquem com Deus!!!

Neném

Comentar
Compartilhe
Desafio do Neném: tudo pronto!
14/01/2014 | 16h58

A organização do 2º Desafio do Neném comunica: tudo pronto. Lembrando que a entrega dos kits será das 18 às 18:45 com saída às 19 horas. Vamos com tudo e que Santo Amaro nos proteja!

 

Comentar
Compartilhe
Estado da Arte
14/01/2014 | 15h12
Comentar
Compartilhe
Desafio do Neném - Kit e Largada
14/01/2014 | 12h11

Este é o ótimo kit do 2º Desafio do Neném onde fazem parte camisas, Gu, medalha e livro. A organização aproveita e pede que todos os inscritos estejam presentes às 18:30 na Praça São Salvador - Hering Store - pois a saída vai ser, impreterivelmente, às 19 horas.

Comentar
Compartilhe
1ª grande estréia do ano
14/01/2014 | 05h32

Kenenisa Bekele, atual recordista mundial nos 5.000 e 10.000 metros, vai estrear nesta temporada, na maratona, 6 de abril, em Paris, revelaram os organizadores da prova francesa.

O etíope, tricampeão olímpico e quíntuplo do mundo nas distâncias de 5.000 e 10.000 metros, estreia-se na 38.ª edição da Maratona de Paris com o objetivo de efetuar uma das melhores marcas mundiais, referem em comunicado os promotores.

Kenenisa Bekele, de 31 anos, abraça assim, num passo tido como normal nos atletas das variantes do meio-fundo, para os 42,195 quilómetros, no mesmo palco em que se estreou o seu compatriota Wilson Kipsang, em 2010, atual recordista da distância.

Em declarações ao diário francês "L'Équipe", o agente do atleta, Jos Hermens, refere que Kenenisa Bekele optou por se estrear em Paris em vez de Londres, a 13 de abril, que é uma prova com mais prestígio, porque o "cachet" foi mais aliciante.

Kenenisa Bekele ficou assim privado da oportunidade de estrear na mesma prova do seu rival no meio-fundo, o britânico Mo Farah, campeão olímpico e mundial nos 10.000 metros e olímpico nos 5.000 e que se irá estrear na Maratona de Londres.

Fonte: http://www.record.xl.pt/Modalidades/Atletismo/interior.aspx?content_id=861944

Comentar
Compartilhe
2º Desafio do Neném - Medalha e Troféu
13/01/2014 | 19h07
 
Comentar
Compartilhe
Abertas inscrições para a Maratona do Rio 2014
13/01/2014 | 14h38

Estão abertas, oficialmente, as inscrições para a Maratona do Rio 2014 - que engloba atém da meia maratona, também os 6km da Family Run. Lembro a todos que seus 42km são altamente recomendáveis. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Walt Disney World Marathon - Resultados
13/01/2014 | 12h25

Os corredores brasileiros ficaram com o 1º e 2º lugar  - Fredison Costa foi tricampeão da Maratona da Disney com o tempo de 2:21:39 e Adriano Bastos foi o 2º colocado. Os resultados também dos 21km, 10km e 5km são por aqui! Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Bom dia!
13/01/2014 | 05h32
Comentar
Compartilhe
2º Desafio do Neném - Camisas
12/01/2014 | 19h10
Comentar
Compartilhe
Na Trilha
12/01/2014 | 17h26
Comentar
Compartilhe
Trio de três!
12/01/2014 | 13h50

Recebi esta foto com a mensagem abaixo direcionada ao blog. Diz respeito aos sobreviventes que treinaram sábado pela city: "Para o blog". Valeu pela imagem.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Que beleza...
11/01/2014 | 16h50
Atleta já suspenso volta a ser castigado. Leia mais aqui!
Comentar
Compartilhe
Feira da Disney Marathon
10/01/2014 | 14h44

Para os amantes da corrida assim como para os que também amam uma feira pré prova recheada de novidades, a da Maratona da Disney parece perfeita. Por aqui, via o Corrida no Ar, no site da Webrun, imagens da interessante feira. Bons treinos e grande emoções!

Comentar
Compartilhe
Desafio do Dunga e Desafio do Pateta
10/01/2014 | 11h49

A Walt Disney World Marathon, que está sendo realizada neste fim de semana - 9 a 12 de janeiro - já começou. Com a prova de ontem (quinta) de 5km e a de hoje (sexta) de 10km já realizadas - dentro do novo Desafio criado, o Dopey Challenge (Desafio do Dunga) e que ainda consistem a meia maratona no sábado e a maratona no domingo, sendo as quatro corridas nestes quatro dias seguidos.

Os corredores que completarem o Desafio Dunga vão receber ao todo seis medalhas, uma para cada corrida mais uma para o já tradicional Desafio do Pateta (meia maratona e a maratona) e uma para o Desafio de Dunga. Esta está sendo a programação deste ano: 09 de janeiro de 2014 – 5k, com largada às 6h15, no Epcot; 10 de janeiro de 2014 – 10k, com largada às 5h30, no Epcot; 11 de janeiro de 2014 – meia maratona, com largada às 5h30, no Epcot; 12 de janeiro de 2014 – maratona, com largada às 5h30, no Epcot. Bons treinos e grandes emoções!

 

Comentar
Compartilhe
Na Trilha
10/01/2014 | 05h33
Comentar
Compartilhe
Efeito placebo no esporte
09/01/2014 | 18h50

Este artigo - traduzido e com a fonte ao término do resumo - diz respeito ao efeito placebo no esporte. É bem interessante a sua leitura, visto os benefícios para quem trabalha com motivação, serem relevantes. Tomara que ajude. Bons treinos!

Como sugerido por Thomas Jefferson, a história revela que os médicos têm prescrito placebos por mais de 200 anos em uma tentativa de fazer o paciente se sentir melhor.

No passado, os efeitos do placebo foram pensados ??como um efeito "fake", mas hoje os poderosos resultados relacionados ao desempenho associado com a melhoria da crença em um programa de treinamento são vistos como efeitos positivos.

Pesquisa semelhante investigando o preço percebido de vinho também demonstrou que esta bebida de preço mais elevado (seja real ou placebo), aumentam os relatos subjetivos relacionados ao melhor sabor.

Então, se os efeitos de crenças são tão poderosos e têm uma base biológica, talvez mentir para ganhar parece ser perfeitamente aceitável.

Para melhorar o desempenho, há fortes probabilidades de que as crenças dos participantes da pesquisa e suas expectativas visivelmente moldam o desempenho.

Por isso é possível que algumas formas de tratamento que podem ser consideradas ineficazes, resultam em desempenhos melhorados em atletas em virtude das características do praticante.

Por exemplo, "gurus" são muitas vezes mais entusiasmados e otimistas com os resultados positivos, o que pode contribuir para o sucesso da intervenção.

Fonte: http://journals.humankinetics.com/AfcStyle/DocumentDownload.cfm?DType=DocumentItem&Document=01_Halson+%26+Martin_597-599_ej.pdf

 

Comentar
Compartilhe
Desafio do Neném - Regulamento
09/01/2014 | 14h57

DESAFIO DO NENÉM

ESTE EVENTO, ORGANIZADO PELA MS MARCOS ALMEIDA ASSESSORIA ESPORTIVA, OFERECERÁ UMA CORRIDA DE 37KM, 25KM OU 13KM A SER REALIZADO ENTRE CAMPOS/SANTO AMARO;

A LARGADA DO DESAFIO VAI SER ÀS 19 HORAS DO DIA 14/01/2014 NA PRAÇA DE SÃO SALVADOR - AO LADO DA HERING STORE;

O DESAFIO TERÁ 50 VAGAS DISTRIBUÍDAS NAS DISTÂNCIAS ESTIPULADAS;

O 2º DESAFIO DO NENÉM CONSISTE EM CUMPRIR UM PERCURSO DE CAMPOS A SANTO AMARO PERFAZENDO UM TOTAL DE 37KM OU PODENDO ENTRAR NO KM 12 PARA CUMPRIR 25KM OU AINDA ENTRAR NO KM 24 PARA COMPLETAR OS ÚLTIMOS 13KM CONCLUINDO A META AO LADO DO DESAFIANTE.

REGULAMENTO

A LARGADA DO 2º DESAFIO DO NENÉM VAI SER ÀS 19 HORAS DO DIA 14/01/2014 NA PRAÇA DE SÃO SALVADOR AO LADO DA HERING STORE;;

PODERÃO PARTICIPAR DA PROVA OS ATLETAS INSCRITOS DE AMBOS OS SEXOS REGULARMENTE INSCRITOS DE ACORDO COM O REGULAMENTO OFICIAL DA PROVA.

AS INSCRIÇÕES PODERÃO SER REALIZADAS SOMENTE NO DIA DO LANÇAMENTO (02/01/2014) OU NOS DIAS 6, 7 E 8 DE JANEIRO NA LOJA HERING STORE (RUA CONSELHEIRO JOSÉ FERNANDES, PRÓXIMO À AVENIDA PELINCA) OU O LIMITE TÉCNICO DE 50 VAGAS;

A ENTREGA DO KIT ACONTECERÁ NO DIA DO EVENTO MOMENTOS ANTES DA LARGADA;

TODOS OS PARTICIPANTES RECEBERÃO MEDALHAS E CAMISETAS ALUSIVAS AO EVENTO SENDO OBRIGATÓRIA O USO DA MESMA DURANTE O EVENTO;

O EVENTO TERÁ POSTOS MÓVEIS DE HIDRATAÇÃO/ALIMENTAÇÃO DURANTE A SUA REALIZAÇÃO COM PARADA OBRIGATÓRIA DE 5 MINUTOS NOS PONTOS ESTIPULADOS;

A ORGANIZAÇÃO IRÁ DISPONIBILIZAR AOS PARTICIPANTES DO EVENTO ATENDIMENTO PARA PRESTAÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS EM CASO DE ACIDENTES. SE NECESSÁRIO O ATENDIMENTO MÉDICO DE EMERGÊNCIA SERÁ EFETUADO NA REDE PÚBLICA;

RECOMENDAMOS AOS PARTICIPANTES A REALIZAÇÃO DE UMA RIGOROSA E COMPLETA AVALIAÇÃO MÉDICA PRÉVIA À PARTICIPAÇÃO NO DESAFIO;

AO PARTICIPAR DESTE 2º DESAFIO DO NENÉM O ATLETA ASSUME A RESPONSABILIDADE POR SEUS DADOS FORNECIDOS E ACEITA TOTALMENTE O REGULAMENTO DA PROVA SENDO CONHECEDOR DE SEU ESTADO DE SAÚDE.

PODERÁ O ORGANIZADOR SUSPENDER O EVENTO POR QUESTÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA OU MOTIVOS DE FORÇA MAIOR SEM AVISO PRÉVIO, SENDO A ORGANIZAÇÃO SOBERANA NO CUMPRIMENTO DAS REGRAS.

Comentar
Compartilhe
Dualismo?
09/01/2014 | 11h17

Os efeitos do movimento relacionados ao cérebro, órgão este que trabalha em conjunto com o corpo, sendo um só organismo - apesar dos teóricos dualistas cartesianos - são visíveis a "olho nú". Se tem ainda alguma dúvida, observe quem acabou de fazer uma atividade física. Depois me conte. Bons treinos!

Ms. Marcos Almeida
Comentar
Compartilhe
Desafio do Neném: "Pronto!"(via Leonardo Gomes)
09/01/2014 | 05h34

Este é o corredor Leonardo Gomes - trabalha comigo na organização do 2º Desafio do Neném. Parece que está pronto, muito em breve saberemos... Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
365 maratonas em 365 dias? Incrível!
08/01/2014 | 20h51

Janette e Alan correram ao redor da Austrália em 2013 o equivalente a 365 maratonas em 365 dias (via o projeto Running Raw Around Australia 2013). Impressionante. Ambos estão com idade superior a 60 anos e correram usando as suas Vibran Five Fingers. Absolutamente incrível!

Fonte: Running Raw around Australia 2013

Comentar
Compartilhe
Inscrições abertas!
08/01/2014 | 15h37

Estão abertas as inscrições (aqui) do novo circuito de meias maratonas - Mizuno Half Marathon - que no Rio de Janeiro vai acontecer no dia 11 de maio com largada no Recreio às 8 horas. Confira na foto os dia previstos para outra capitais. Bons treinos!

Fonte: Correr Pelo Mundo

Comentar
Compartilhe
Campos Night Race - Premiação hoje
08/01/2014 | 06h43

Hoje é a premiação da Campos Night Race às 20:00 horas no Estúdio Candida Vasconcellos (mesmo local da retirada dos kits), na Av. Gilberto Cardoso - 353 - Turf Club.

Para receber o prêmio é necessário que o atleta apresente um documento com foto. Serão premiadas todas as categorias de 5 e 10km além da premiação para os 3 primeiros no geral.

Todos receberão medalhas e premiação como anunciado antes do evento. Gostaríamos que todos fossem com os uniformes de suas equipes e/ou com a camisa de nosso evento (iremos registrar toda a premiação que contará com o pódio completo).

Thiago Nunes

Comentar
Compartilhe
Vamos com tudo rumo ao Desafio do Neném
07/01/2014 | 21h44

Maravilha, treino finalizado agora rumo ao 2º Desafio do Neném e com o personagem em questão ao lado. Vamos com tudo, os 37km se aproximam. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Inscrições abertas para a Golden Four Asics Rio
07/01/2014 | 12h48

Estão abertas as inscrições da conceituada Golden Four Asics 2104, etapa Rio de Janeiro. Com a tradicional largada às 7 horas - a saída é no Recreio dos Bandeirantes e a chegada em São Conrado - esta prova é altamente recomendável. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
1ª Etapa do Circuito de corridas de montanhas
07/01/2014 | 05h20

Primeira Etapa do Campeonato Carioca de Corridas de Montanha vai acontecer em Penedo, no dia 09/02às 08h00. Inscrições no site: www.corridasdemontanha.com.br. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Ô raça!
06/01/2014 | 20h48

"Another question provoking study. Found that coaches expectation for how hard athletes were working was different than how hard the athletes actually worked. Athletes were working harder than their coaches thought during easy days, and easier than their coaches thought on hard days".

Mais ou menos isso: Neste estudo, chegou-se a conclusão que os atletas estavam trabalhando mais duro do que os seus treinadores pensaram durante os dias fáceis, e mais fácil do que os seus treinadores pensaram em dias difíceis. É bom ficar atento. Bons treinos!

Fonte: http://www.runnersworld.com/race-training/regression-to-medium-speed

 

Comentar
Compartilhe
2º Desafio do Neném: inscrições encerradas!
06/01/2014 | 16h58

As inscrições para o 2º Desafio do Neném - que vai acontecer na próxima terça (14/1) rumo a Santo Amaro e com distâncias de 13km, 25km e 37km - estão encerradas com as 50 vagas preenchidas. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Fisioterapia Esportiva
06/01/2014 | 15h15

Importante área linkada ao esporte - em Campos temos grandes nomes - que se torna a cada dia mais importante para uma melhor Motricidade, seja na área de esporte recreacional ou na de performance.

O apresentador David Homsi bate um papo com Bruno Mazziotti, fisioterapeuta do Corinthians. Mazziotti - responsável pela recuperação de atletas como Ronaldo e Alexandre Pato - dá a sua opinião sobre a Fisioterapia no País. Bons treinos!

[vimeo]http://vimeo.com/82281920[/vimeo]

Fonte: http://fisiotv.com.br/index.php?v=82281920#

Comentar
Compartilhe
Inscrições para o Desafio do Neném
06/01/2014 | 11h29

Hoje (6), terça (7) e quarta (8) estão liberadas as inscrições para o 2º Desafio do Neném - que estão sendo realizadas na Hering Store, rua Conselheiro José Fernandes, próximo à Avenida Pelinca. Lembrando que 33 pessoas já se inscreveram no dia do lançamento (relembre aqui) tendo este Desafio o limite técnico de 50 vagas. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Alerta!
05/01/2014 | 18h16

O número de adultos acima do peso ideal ou obesos nos países em desenvolvimento quase quadruplicou desde 1980, diz um relatório divulgado hoje na Grã Bretanha.

De acordo com o estudo, quase um bilhão de pessoas vivendo nesses países –nações como China, Índia, Indonésia, Egito e Brasil– estão acima do peso.

O relatório prevê um "enorme aumento" em casos de ataques cardíacos, derrames e diabetes à medida que os hábitos alimentares no mundo em desenvolvimento se aproximam dos padrões de países desenvolvidos, com mais consumo de açúcar, gordura animal e alimentos industrializados na dieta.

O estudo, feito pelo Overseas Development Institute, um dos principais centros de estudo sobre desenvolvimento internacional da Grã-Bretanha, comparou dados de 1980 com dados de 2008, e verificou que na América Latina, por exemplo, o percentual de pessoas acima do peso recomendado era de 30% em 1980 e de quase 60% 18 anos depois.

Globalmente, o percentual de adultos que apresentavam obesidade ou sobrepeso –que têm um Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25– cresceu de 23% para 34% entre 1980 e 2008. Em números absolutos, isso representa um crescimento de 250 milhões de pessoas em 1980 para 904 milhões em 2008.

A maior parte deste aumento foi visto no mundo em desenvolvimento, especialmente nos países onde os rendimentos da população cresceram, como no Egito e no México.

O relatório do ODI diz que a composição das dietas nesses países mudou de cereais e grãos para o consumo de mais gorduras, açúcar, óleos e produtos de origem animal.

Isso se compara a 557 milhões em países de alta renda. No mesmo período, a população mundial quase dobrou.

Ao mesmo tempo, no entanto, a subnutrição é ainda reconhecida como um problema para centenas de milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento, particularmente entre as crianças.

As regiões do Norte da África, Oriente Médio e América Latina apresentaram grandes aumentos nas taxas de sobrepeso e obesidade, para cerca de 58% da população geral, um nível em pé de igualdade com a Europa.

Enquanto a América do Norte ainda tem o maior percentual de adultos com excesso de peso, 70%, regiões como a Austrália e sul da América Latina não ficam muito atrás, com 63%.

O maior crescimento em pessoas com sobrepeso ocorreu no sul da Ásia oriental, onde a percentagem triplicou a partir de um ponto de partida mais baixo, de 7%, para 22%.

Entre os países, o relatório descobriu que a taxa de sobrepeso e obesidade quase dobrou na China e no México, e aumentou em um terço na África do Sul desde 1980.

Muitos países do Oriente Médio também registraram um alto percentual de adultos com excesso de peso.

Um dos autores do relatório, Steve Wiggins, apontou para várias razões explicando os aumentos.

"Com renda mais alta, as pessoas têm a possibilidade de escolher o alimento que eles querem. Mudanças no estilo de vida, o aumento da disponibilidade de alimentos processados, publicidade, influências da mídia... tudo isso levou a mudanças na dieta", afirma.

Wiggins vê o fenômeno especialmente em economias emergentes, onde uma maior classe média vive em centros urbanos e faz pouco exercício físico.

O resultado, diz ele, é "uma explosão de sobrepeso e obesidade nos últimos 30 anos", o que poderia levar a sérias implicações para a saúde.

O estudo cita países que conseguiram evitar aumentos da obesidade graças à valorização de dietas tradicionais à base de cereais e vegetais, como Peru e Coreia do Sul.

Fonte: Folha de São Paulo

Comentar
Compartilhe
Estado da Arte
05/01/2014 | 08h53
Comentar
Compartilhe
Mais um (ótimo) treino feito!
04/01/2014 | 07h32
Missão cumprida com louvor. Um ótimo fim de semana a todos. Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
Abertas inscrições para Maratona e meia de Buenos Aires 2014
03/01/2014 | 13h07

A Maratona e a meia maratona de Buenos Aires abriram as suas inscrições no dia 1º de janeiro. A meia vai acontecer no dia 7 de setembro e a Maratona no dia 12 de outubro de 2014.

A meia maratona - prova mais que aprovada pelos amigos e alunos - assim como a Maratona é altamente recomendável. Um ótimo clima, belo percurso - na sua totalidade plano - e bem próxima daqui. Uma grande dica.

Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Cenas do lançamento do 2º Desafio do Neném
02/01/2014 | 21h02

Hoje (quinta, 02/01) foi realizado o lançamento do 2º Desafio do Neném. Trinta e três (33) corredores se inscreveram. Sucesso! Para os que querem participar, as inscrições continuam nos dia 6, 7 e 8 de janeiro na loja Hering Store - rua Conselheiro José Fernandes, próximo à Avenida Pelinca. Restam ainda 17 vagas. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Desafio do Neném: os 1ºs inscritos
02/01/2014 | 18h09
Comentar
Compartilhe
Hoje é o lançamento do Desafio do Neném
02/01/2014 | 11h15

Hoje (quinta - 02/01) é o dia do lançamento do 2º Desafio do Neném. Este lançamento - que nada mais é que um encontro entre corredores e simpatizantes - vai acontecer na Padaria Tutto dal Pane (localizada na rua Conselheiro José Fernandes, próximo à Avenida Pelinca) a partir das 18 horas.

A Organização do evento comunica que para os presentes serão realizadas inscrições para o Desafio. Portanto, se queres participar, está preparado para os 37km, 25km ou 13km, e quer começar o ano com novas metas e desafios, será muito bem vindo.

O 2º Desafio do Neném consiste em cumprir um percurso de Campos a Santo Amaro perfazendo um total de 37km ou podendo entrar no km 12 para cumprir 25km, tendo ainda a possibilidade de entrar no km 24 para completar os últimos 13km. Vamos nessa? Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Na Trilha
01/01/2014 | 23h56
Comentar
Compartilhe
Resultados da São Silvestre
01/01/2014 | 19h28
Feminino 1)Nancy Kipron - QUE - 51m58s 2) Kebede Gudeta - ETI - 52m06s 3) Jackline Juma Sakilu - 52m29s 4) Sara Makera - TZA - 52m40s 5) Delvine Meringor - QUE - 52m46s Masculino 1) Edwin Kipsang - QUE - 43m48s 2) Mark Korir - QUE - 44m09s 3) Stanlei Koech - QUE - 44m29s 4) Giovani dos Santos - BRA - 44m50s 5) Abderrhime Elasri - MAR - 45m28s Mais informações por aqui no site oficial do evento. Bons treinos!
Comentar
Compartilhe
A São Silvestre é um case negativo de marketing de serviço
01/01/2014 | 18h10

Por Cassio Politi

"A edição deste ano mostra que a maior prova do Brasil é também uma das que mais maltratam o corredor.

Teve pontos positivos, é verdade, e começo por eles:

1. A mudança para a manhã.

2. O clima festivo entre público e corredores.

3. A medalha, muito bem trabalhada.

Teve também um ponto dúbio:

4. O percurso novo (desde 2012) é melhor do que o antigo em alguns aspectos e pior em outros. Já trabalhei em organizadora de provas e sei que a escolha do trajeto não é apenas técnica. Os órgãos públicos são umas pragas nesse aspecto.

E , enfim, o lado negativo:

5. A prova não comporta 27 mil pessoas. Foi superlotada de ponta a ponta, muito mais do que nos anos anteriores (a última que corri havia sido 2010). Em diversos trechos, houve congestionamento. Isso aconteceu até no km 10, quando, normalmente, uma corrida já dispersou. Faltou água em TODOS os postos de hidratação. Embora eu tenha corrido leve, 'for fun', na companhia da primeira-dama Alessandra, não estávamos na rabeira da prova. Mesmo assim, conseguir água sem gelo e Gatorade foi uma luta.

6. A organização da São Silvestre não aplica conceitos elementares de marketing de serviço. Ela acredita que a força da prova esteja no número de inscritos, e não na experiência proporcionada. Não entende que a prova é forte pela tradição e exposição na mídia, e não por ter 27 mil inscritos. Basta ver que outras provas brasileiras têm agido de forma inversa, entendendo que menos é mais. Ou seja, ter menos corredores significa entregar maior qualidade e gerar maior satisfação. Asics, Nike e Track & Field — para citar só três — fizeram nos últimos anos provas menores e melhores. Chega a ser impossível compará-las à SS, que já encaramos assim: "aquilo lá é uma zona, não dá para correr, vou só para me divertir".

7. Talvez a SS queira chegar ao patamar de uma grande prova mundial, competindo em quantidade com as maiores do mundo. Então, que se inspire no projeto como um todo, e não apenas no número de inscritos. Já corri nos EUA provas de diversos quilates, como a gigante Maratona de Chicago, a intermediária Maratona da Disney e a minúscula Cleveland River Run. Conclusão: as majors não são apenas as maiores, mas são também as melhores no tratamento ao cliente — o corredor. Não falta hidratação, as avenidas são largas e comportam 40 mil corredores, a largada é feita em ondas. A chegada tem uma festa, e não um locutor cantarolando desafinado "Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo". E lá as provas têm 40 mil porque esse é o limite. Elas recebem centenas de milhares de inscrições e escolhem os inscritos por algum critério (sorteio, ordem de inscrição etc). E ninguém vai só para se divertir — vai para correr.

Para não ficar só na crítica, aqui vai minha sugestão, como alguém que também organiza eventos (em outra área): limitar o número de corredores a 15 mil, por exemplo, continuará fazendo da SS a mais importante prova do Brasil, gerando uma disputa maior pelas vagas, o que valoriza a prova e permite fazer uma entrega decente. A organização atual precisa ter mais arrojo e fazer da SS a prova mais importante não apenas para os telespectadores, mas para o primeiro público-alvo dela própria e dos patrocinadores: os atletas amadores."

Cassio Politi é jornalista e corredor

Fonte: Pulso

Comentar
Compartilhe
Muitos kms em 2014!
01/01/2014 | 13h52
Assim desejo - neste ano de 2014 - que se inicia. Bons treinos e grandes emoções!
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Marcos Almeida

[email protected]