Corrida rústica de São Pedro (Por Luiz Cláudio)
30/06/2013 | 16h18

Amigo, bom dia!

Hoje tive a felicidade de representar nossa cidade em mais um evento em São João da Barra. Foi na corrida rústica de São Pedro, onde fui 2º lugar geral. Estes foram as colocações dos 3 primeiros lugares:

1.ROBERTO RIMES. CIDADE DO CARMO, RJ. 2.LUIZ CLÁUDIO DA SILVA, CAMPOS DOS GOYTACAZES 3.VANILDO SA DA SILVA, CAMPOS DOS GOYTACAZES

Abraço e obrigado pela atenção.

Luiz Cláudio

Comentar
Compartilhe
Agora somente em 2015
30/06/2013 | 07h12

Este filme (me enviado pelo Ironman Reinaldo Damiano) dá a exata ideia da dureza em se conseguir vaga para o Ironmam Brasil.

Apesar do humor negro, com o personagem central sendo muitíssimo controverso, ficou bem engraçado. assistam abaixo o vídeo. [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_-S0nLc8KnI&sns=em[/youtube]

Comentar
Compartilhe
Finalizando treinamento rumo ao Rio (fotos e vídeo)
29/06/2013 | 19h21
Último treino de sábado rumo aos 6km/meia/maratona do Rio. Próximo fim de semana promete, agora é com vocês. Divirtam-se! Em tempo: vídeo disponível clicando na última foto (por pouco tempo).

 

 

Comentar
Compartilhe
Fundação de Esportes lançou o Campos Run na noite desta sexta-feira
29/06/2013 | 16h18

A Fundação Municipal de Esportes (FME) lançou na noite desta sexta-feira (28) no Shopping Avenida 28, o Circuito de Corrida de Rua de Campos (Campos Run), que já teve a 1ª etapa realizada em janeiro durante os festejos de Santo Amaro, terá a 2ª etapa realizada no dia 14/07 na Praça Santo Antônio, em Guarus; e terá mais quatro etapas ao longo do ano de 2013.

O Campos Run é uma iniciativa do diretor de esportes de alto rendimento da FME, Marcos Almeida. Entre 2009 e 2012, foram realizadas 14 etapas. As próximas etapas, após a 2ª em julho, serão no dia 04 de agosto na XV de Novembro; 15 de setembro na Avenida José Carlos Pereira Pinto; 20 de outubro na Arthur Bernardes e 24 de novembro na Avenida Nazário Pereira Gomes.

- Nós temos grandes talentos na cidade. Temos de fomentar estes talentos em todas as modalidades.  Com o Projeto Campos Olímpica, vamos investir de maneira efetiva em novas modalidades e eventos, como o Campos Run. Queremos massificar o esporte para que Campos se torne uma vitrine – afirmou o presidente da FME, André Ferreira, o “Pampa”.

O evento teve a presença do diretor da Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro, Nivaldo Godoi, que comentou sobre o espírito democrático da corrida de rua. “A corrida de rua é o único desporto do mundo onde o recordista mundial compete ao lado de pessoas comuns. Numa maratona, chegam a correr 60 mil pessoas”, explicou o professor Godoi.

O lançamento do Campos Run teve ainda as presenças do deputado federal Paulo Feijó, do vereador Luiz Alberto “Neném”, do vice-presidente da FME, Junior Oliveira; do superintendente de esportes da FME, Tunico Porto; do presidente do Rema Campos, Dimisson Nogueira; do técnico de kickboxing, Izaque Fernandes; além de vários esportistas da região.

 

 

Comentar
Compartilhe
Defesa 10
29/06/2013 | 12h03

Fui novamente convidado para fazer parte de uma banca de conclusão de curso pelos Mestres e Amigos Nilo Terra (orientador) e Maurício Calomeni (professor da disciplina), ambos com amplo domínio das nuances que envolvem esta arte que é a pesquisa científica e introduzindo com louvor os seus educandos para o bacana caminho de "detetives" da ciência.

Pois bem, agenda cancelada e imersão total no belo trabalho que me foi apresentado pelo talentoso aluno André Almeida (recebeu um 10 com louvor).

Fiquei bem orgulhoso de ter vivenciado este momento e extremamente feliz de acompanhar a evolução estupenda dos Amigos Nilo e Calomeni na produção científica, tratando com esmero e muito carinho estes futuros colegas de profissão e replicando com entusiasmo e encanto tudo que foi aprendido durante um importante período de nossas vidas. Um muito obrigado a vocês e até a próxima!

 

Comentar
Compartilhe
Eu vou!
28/06/2013 | 22h46
Comentar
Compartilhe
Fundação de Esportes lança o Campos Run hoje à noite
28/06/2013 | 15h51
  • Por Wesley Machado
A Fundação Municipal de Esportes (FME) lança nesta sexta-feira (28), às 19 horas, no Shopping Avenida 28, o circuito de corrida de rua de Campos (Campos Run), que já teve uma etapa realizada nos festejos de Santo Amaro e terá uma próxima etapa no dia 14 de julho na Praça Santo Antônio, em Guarus, e terá mais outras quatro etapas em 2013, sendo uma nos festejos do padroeiro Santíssimo Salvador.  - Convidamos todos os esportistas da cidade e, em especial, aos corredores, para o lançamento do Campos Run e suas 5 etapas restantes do circuito de corrida de Campos deste ano. Autoridades envolvidas com o esporte e atletas estarão presentes ao evento - disse o diretor de esportes de alto rendimento da FME, Marcos Almeida. Fonte: aqui!

 

Comentar
Compartilhe
Cidades candidatas para os novos Ironman e 70.3 Brasil
28/06/2013 | 12h07

A comunidade do triathlon espera ansiosa para saber quais as cidades do Brasil vão receber em 2014 mais uma prova de Ironman e 70.3. A negociação ainda continua e a informação oficial deve ser anunciada no início do mês.

Segundo Carlos Galvão, da Latin Sports, em depoimento exclusivo, Foz do Iguaçu (PR), Brasília (DF) e Caldas Novas (GO) são as candidatas para receber o Ironman, prova que deverá acontecer na primeira quinzena de novembro. Para o 70.3, que será na primeira semana de abril, o leque de opções é um pouco maior, tendo Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Foz do Iguaçu (PR) como canditadas. As cidades mais cotadas para receber os dois novos eventos são Rio de Janeiro para o 70.3 e Brasília para o Ironman. Fonte: Carlos Galvão, diretor executivo da Latin Sports Tri Zone: Mídia Oficial do Ironman Brasil e Ironman Brasil 70.3 Fonte: http://3zone.com/exclusivo-cidades-canditadas-para-os-novos-ironman-e-70-3-brasil/

 

Comentar
Compartilhe
Convite para o lançamento da Campos Run
27/06/2013 | 20h37

A FME (Fundação Municipal de Esportes) convida a todos os esportistas da cidade, e em especial aos seus corredores, para o lançamento do Campos Run e suas 5 etapas restantes do circuito de corrida de Campos, neste ano de 2013. Pessoas envolvidas com o esporte e assim como os atletas, estarão presentes ao evento. Este lançamento ocorrerá às 19 horas de sexta-feira (28) no Shopping Avenida 28. Sejam todos bem vindos!

Comentar
Compartilhe
Lenda
27/06/2013 | 14h36

O etíope Abebe Bikila (na foto em seu caminho para o ouro na maratona dos Jogos Olímpicos de verão em 1960 em Roma), tornou-se o primeiro negro africano a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, ao vencer de maneira sensacional a maratona no último dia dos Jogos.

Soldado da guarda pessoal do Imperador Haile Selassie, Bikila ganhou a mais dura e desgastante prova olímpica correndo descalço pelas ruas romanas sob um calor de quase 30º quebrando o recorde mundial da modalidade ao cruzar a linha de chegada localizada exatamente embaixo do Arco de Constantino, símbolo do poder romano e italiano que invadiu e conquistou a Etiópia, seu país natal, na época do governo do ditador fascista Benito Mussolini, o que deu a seu feito a dimensão heróica e dramática que o transformaria numa lenda e no exemplo para todos os atletas africanos, que a partir desta década começarão a dominar todas as provas de longa distância do atletismo mundial.

Fonte: aqui!

Comentar
Compartilhe
Últimas vagas!
27/06/2013 | 11h05
Hoje, às 12 horas, estará disponível no www.minhasinscricoes.com.br, as últimas 50 vagas para a Campos Run do dia 14 de julho. Boa sorte a todos.
Comentar
Compartilhe
Entendendo melhor a dor (Por Nathália Chalita)
26/06/2013 | 20h05

Oi Pessoal!!!

Recebi muitos e-mails com várias dúvidas sobre DOR, então achei interessante fazer um bate bola de perguntas e respostas tirando as dúvidas mais freqüentes sobre dores na coluna de forma mais ampla.

Buscando sempre novas tecnologias, acabo de chegar do Congresso Nacional de Reabilitação da Coluna vertebral que aconteceu nos dia 20 e 21 de 2013 em SãoPaulo, e fiquei muito feliz  em saber que nossa cidade está na vanguarda dos tratamentos de reabilitação para  a Coluna Vertebral. Não precisamos mais ir aos grandes centros para buscar o melhor tratamento!

1-Pergunta: O que é dor nas costas?

Resposta: A principal queixa relacionada à coluna lombar é a dor, conhecida também como LOMBALGIA ou LOMBOCIATALGIA. É um processo doloroso que se instala na parte inferior da coluna vertebral. Acometem ambos os sexos e pode variar de uma dor súbita à dor intensa e prolongada, geralmente de curta duração, porém com padrão de recorrência 30% a 60% dos casos. A dor aguda pode durar dois meses, mas a dor crônica pode durar toda uma vida. O paciente refere que sua coluna está travada, ele tem limitação na flexão anterior da coluna, dor e limitações nos primeiros movimentos da manhã

2-Pergunta: Quem mais sofre com a dor lombar?

Resposta: A dor lombar afeta, com maior freqüência, a população em seu período de vida mais produtivo. Sua prevalência cresce após os 25 anos com um pico na faixa entre 45 e 64 anos. Dados populacionais demonstram que cerca de 60 a 80% das pessoas relatam esse incômodo em algum momento da vida, sendo a principal causa de afastamento do trabalho nas pessoas abaixo de 45 anos de idade, a segunda queixa mais freqüente de visitas aos médicos.

3-Pergunta: O que causa a dor nas costas?

Resposta:Resulta de má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, execução errada de exercícios. Herança genética e a prática esportiva com movimentos repetitivos.

4-Pergunta: È verdade que ainda hoje as pessoas cuidam mal de sua saúde?

Resposta: Uma grande parcela da população nos dias de hoje, convive com dor nas costas, não previne e só procura tratamento no auge da dor ou com uma lesão já instalada.

5-Pergunta: Quais são as principais lesões da coluna?

Resposta:A Hérnia de Disco é a principal, Pode ser Lombar ou Cervical, traz muita dor, limitação de movimento, reduz as atividades do dia-a-dia porque pode estar associada à compressão nervosa com irradiação da dor pra glúteos, pernas, pés, além de causar em algumas pessoas dormência no membro e fraqueza muscular. Sintomas muito parecidos com a dor derivada da compressão do nervo ciático. Muito comum também são as desidratações e conseqüente degeneração do disco vertebral, os famosos bicos de papagaio.

6-Pergunta: O que é hérnia de disco?

Resposta: A hérnia de disco é a extrusão da massa do disco intervertebral que se projeta para o canal medular através de uma ruptura da parede do anel fibroso comprimindo os nervos da coluna causando muita dor.

7-Pergunta: Quais os sintomas DA Hérnia de Disco?

Resposta: Os mais comuns são formigamento, com ou sem dor na coluna, geralmente com irradiação para os membros. Também pode ocorrer diminuição da sensibilidade e fraqueza muscular, falta de força e alteração do equilíbrio.

8-Pergunta: Porque neste caso o tratamento do ITC Vertebral é tão eficaz?

Resposta: O tratamento do ITC Vertebral é tão eficaz, porque descomprime o nervo que esta sendo imprensado e a pessoa volta a ter uma vida norma e o melhor que é SEM CIRURGIA.

9-Pergunta: Uma dúvida muito comum das pessoas é saber se procuram o tratamento quando estão em crise ou se esperam a dor passar para depois se tratar. Como devemos proceder?

Resposta: Pelo contrário o tratamento traz o alívio dos sintomas, da DOR exatamente por fazer uma descompressão das estruturas que estão causando dor. O alongamento muscular promove o relaxamento e em casos de extrema dor temos recursos como o tratamento em conjunto com a ACUPUNTURA, por exemplo.

OBS: É importante que se saiba que a dor é fácil de tirar, mais demorado é tratar a lesão.

10-Pergunta: Como deve ser a avaliação nesses casos?

Resposta:O paciente passará por uma avaliação minuciosa onde devem ser realizados todos os testes articulares e musculares e também a análise dos exames de imagem e ai será definido o tratamento correto para cada patologia, que hoje já são bem definidos e específicos.

11-Perguntas: As pessoas costumam confundir os tratamentos para a coluna. Como saber quando a indicação é para ITC Vertebral, RPG ou PILATES?

ITC -  Para as doenças de disco vertebral (Hérnia, protusão, abaulamento, compressão do nervo ciático) e as doenças degenerativas como artrose, osteófitos(bicos de papagaio). Importante lembrar que é uma Técnica não cirúrgica de RECONSTRUÇÃO MÚSCULO ARTICULAR. È um programa de tratamento que utiliza um conjunto de técnicas de manipulação articular, Tração eletrônica, flexo-descompressão e Estabilização Vertebral.

O RPG -  Trata a dor, Restabelece o equilíbrio muscular, trata os desvios de postura, que são as deformações como cifose, lordose, escoliose, Problemas nos joelhos e pés. Essas alterações podem levar a um aumento do desgaste articular, e patologias músculo tendíneas. È muito importante na fase do pico crescimento, evitando ou freando uma escoliose futura no adolescente ou pré-adolescente.

O Pilates -  É uma modalidade de exercícios de baixo impacto que são realizados em aparelhos. O método trabalha força, concentração, equilíbrio, reequilíbrio muscular e realinhamento corporal e emocional.

Para maiores informações: Clinica Espaço Corpus TEL: 30523523 e e-mail: HYPERLINK http://www.herniadedisco.com.br .

Um abraço

Até a próxima...

Nathália Chalita

Fisioterapeuta – Especialista em doenças da coluna vertebral

Membro da ABRC - Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna

Coordenadora técnica da Clinica Espaço Corpus

Comentar
Compartilhe
Mais vagas para o Campos Run
26/06/2013 | 12h34

Mais informações sobre as 50 vagas disponibilizadas pela Fundação Municipal de Esportes (FME). Leia e fique por dentro como acessar o link para conseguir a sua vaga, se ainda não fez. E boa sorte!

Acesse as informações, por aqui!

Comentar
Compartilhe
Trilha, asfalto ou grama?
26/06/2013 | 10h42
Comentar
Compartilhe
Fundação de Esportes abre novas vagas para o Campos Run
25/06/2013 | 19h36

Por Wesley Machado

A Fundação Municipal de Esportes (FME) vai abrir mais 50 vagas para a corrida de 5 km, que será realizada no dia 14/07, com saída da Praça Santo Antônio, em Guarus e que faz parte da 2ª etapa do Circuito de Corrida de Rua de Campos (Campos Run). As inscrições serão liberadas a partir das 12 horas desta quinta-feira (27) no site www.minhasinscricoes.com.br. O lançamento do Campos Run será nesta sexta-feira (28), às 19 horas, no Shopping Avenida 28 de Março.

- As outras 250 vagas acabaram em menos de 48 horas, o que nos surpreendeu; e os corredores de Campos solicitam a abertura de mais vagas. Por isto, a Fundação resolveu disponibilizar mais estas 50 vagas para atender à toda a demanda. Lembrando que a 3ª etapa do Campos Run ocorrerá no dia 4 de agosto durante os festejos do padroeiro, o Santíssimo Salvador – informou Marcos Almeida, diretor de Esportes de Alto Rendimento da FME.

Comentar
Compartilhe
Desbravando o Central Park!
25/06/2013 | 14h14

Turminha 10  extremamente Motriz exportando uma ótima condição física e tendo grandes emoções pelo Central Park. Como diz, e bem, o título do post, "Desbravando o Central Park". Um luxo! Fica o exemplo de uma família adepta do movimento com todos os seus benefícios inerentes.

Comentar
Compartilhe
Resultados gerais da 10 milhas Mizuno
25/06/2013 | 12h33
Resultados do evento Circuito Mizuno 10 Miles Series - 2013, que aconteceu domingo (23) no Rio de janeiro. A prova foi dividida e 10 milhas, 2,5 milhas e 5 milhas. Abaixo, os links respectivos.

10 milhas

2,5 milhas

5 milhas

 
Comentar
Compartilhe
Minimaratona da Lagoa Rodrigo de Freitas
25/06/2013 | 06h23
No ato da inscrição o participante deverá optar em caminhar/correr 7,5km (uma volta pela ciclovia), correr 15km (duas voltas pela ciclovia), correr 22,5km (três voltas pela ciclovia) ou correr 30km (quatro voltas pela ciclovia).  Esta atividade faz parte do PROJETO DIGA NÃO À FOME! que visa adquirir gêneros alimentícios, roupas e materiais de extrema necessidade para a manutenção de famílias carentes cadastradas em nosso Banco de Dados, da cidade do Rio de Janeiro. Também é importante frisar que este nosso Evento Beneficente não tem caráter oficial, pois não possui as autorizações pertinentes, e por este motivo o evento ocorre pela ciclovia, num horário cedo, a fim de não incomodar outras pessoas que estarão ali praticando a sua atividade física. Clique aqui para visualizar o Local de Largada e de Chegada do Evento Clique aqui para visualizar o Local de Largada e de Chegada do Evento Clique aqui para visualizar o Local de Largada e de Chegada do Evento Clique aqui para visualizar foto do evento anterior Clique aqui para visualizar foto do evento anterior

Programação

As largadas ocorrerão, conforme abaixo:  a) Às 07:30 horas - Participantes dos percursos de 22,5km e 30km; b) Às 08:00 horas - Participantes dos percursos de 7,km e 15km.

Informações Adicionais

Premiação

Todos os participantes que completarem o seu respectivo percuros, inclusive os caminhantes, receberão um bonito troféu de participação.

Observações

Organização: Fernando Correia Guimarães [email protected]

 

Comentar
Compartilhe
Segundo lugar geral (Por Monica Cristina da Silva Ribeiro )
24/06/2013 | 20h36

Caro Marcos Almeida, é com grande satisfação que venho relatar que ontem (23/06/2013) participei pela primeira vez da corrida 10 milhas Mizuno e, no universo de aproximadamente seis mil participantes, obtive o segundo lugar geral feminino nas cinco milhas.

Abraços,

Monica Cristina da Silva Ribeiro

 

Comentar
Compartilhe
Programa sobre corrida em montanhas, não perca!
24/06/2013 | 13h23

Correr em trilhas e em montanhas é bom para qualquer corredor. A variação do terreno, as escaladas e descidas íngremes são sempre um desafio e deixam qualquer um mais forte. Na verdade, a corrida de montanha é bem diferente da corrida de rua e nem sempre o bom corredor de asfalto se dá bem nas trilhas e vice-versa.

No entanto, temos visto que têm aumentado o número de provas e de corredores adotando as montanhas para fugir do suposto marasmo e repetição de percursos nas grandes cidades.

Para falar conosco sobre esse assunto, contaremos com um dos melhores corredores da modalidade, José Virginio de Morais, da JVM Trail Run, assessoria esportiva dedicada exclusivamente às trilhas.

Para assistir, basta sintonizar no www.corridanoar.com.br. Participe mandando suas mensagens pelo Twitter usando a hashtag #corridanoar, aqui mesmo no Facebook ou pelo e-mail [email protected] Não perca, hoje às 21 horas!

Sérgio Rocha

Comentar
Compartilhe
Iniciando a semana Motriz
24/06/2013 | 05h57

Espero que estas fotos sirvam para motivar mais ainda este início de semana e que a mesma seja extremamente Motriz. Fico na torcida. Bons treinos e grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
3º Lugar
23/06/2013 | 18h34

Caro amigo, bom dia!

Hoje (domingo, 23),  participei da corrida rústica de São João da Barra, em homenagem ao Padroeiro da cidade, São João Batista. Fiquei em 3º lugar geral, numa corrida bem disputada do começo ao fim, onde a diferença foi pouca entre os três primeiros colocados por ser uma prova de 4km e meio. Amanhã, segunda (24), estarei buscando mais um pódio em Macuco.

Abraço.

Luiz Cláudio

Comentar
Compartilhe
A "São Silvestre" do Rio de Janeiro. Inscrições em julho
23/06/2013 | 15h52

Está confirmado. Após mais de um ano de negociações com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a empresa de eventos esportivos Effect Sport, responsável pela realização das competições Rei e Rainha do Mar e Raia Rápida, poderá organizar uma corrida de rua no dia 31 de dezembro, nos mesmos moldes da tradicional Corrida de São Silvestre, que atrai atletas de todo o Brasil para São Paulo há 89 anos.

Batizada de “Rio Ano Novo”, a prova terá um percurso privilegiado de 15 quilômetros: largada na Barra da Tijuca, às 7h, e chegada no Posto 8, no Arpoador. As inscrições serão abertas em julho, no site  www.rioanonovo.com.br. A expectativa é de esgotar as seis mil vagas que serão oferecidas nesta primeira edição.

“O plano original era chegar em Copacabana, mas decidimos terminar em Ipanema por conta da movimentação de Ano Novo. O visual, sem dúvida, será o nosso grande diferencial”, disse Pedro Rego Monteiro, diretor executivo da Effect Sport, organizadora da prova, e ex-integrante da equipe brasileira de natação.

A corrida trará uma novidade nos kits, que vão além de squeezes e viseiras: os atletas poderão escolher as cores das camisetas, optando por aquela que representa o desejo para o ano que se inicia. As opções serão verde (esperança), dourado (prosperidade), vermelho (amor) e branco (paz).

Débora Thomé Do Rio de Janeiro

Fonte: Contra Relógio.

 

 

Comentar
Compartilhe
Correndo com o inimigo
23/06/2013 | 12h23

Até a †morte† está treinando. Acho que teremos que acelerar um pouco mais. Fica a dica. Bons treinos e muita saúde para você!

Comentar
Compartilhe
Evolução
23/06/2013 | 07h05

Clique na foto abaixo e verás um pequeno pedaço da nossa agradável manhã de sábado. Através de um pequeno clip - fotos, vídeo e música - dá para sentir o bom astral desta turminha. Bons treinos e emoções!

 
Comentar
Compartilhe
O que é mais importante: a prova ou o kit?
22/06/2013 | 16h05

Esta é mais uma inovação do corredor e jornalista Sérgio Rocha, sobre o tema do título deste post, sempre atualizado e com boas novidades acerca do mundo da corrida.

Outros temas já foram apresentados, podem ser assistidos via youtube, neste podcast bem interessante e com pessoas do meio. Divirta-se e tenha boas informações.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3Ila-pjebY8&sns=em[/youtube]
Comentar
Compartilhe
Os novinhos!
22/06/2013 | 12h31

Faltando 2 semanas para a principal prova deste início do 2º semestre, posso escrever afirmando que estes novinhos aqui, estão no ponto. Todos prontos e bem preparados. Que venha a maratona do Rio de Janeiro, a meia maratona e sua Family run. Um ótimo descanso a todos!

Comentar
Compartilhe
O Espírito da Maratona (o filme), aqui!
21/06/2013 | 21h45

Esta produção, "O Espirito da Maratona", apresenta cinco corredores, sendo 3 amadores e dois de elite, mostrando como eles treinam para correr a Maratona de Chicago.

Na semana passada foi lançado em Nova York, “O Espírito da Maratona 2” e segundo relato do Rodolfo Lucena, (aqui!) parece bem legal: "por que eles correm? Para onde eles correm? Para quem eles correm? São as perguntas que cada um responde com suas passadas. Vi o trailer oficial do filme, que você também pode conferir AQUI, e de fato é emocionante".

Por hora, vamos assistindo este primeiro, que por sinal, é bem legal e motivante.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qQDwBVufF5Y&sns=em[/youtube]
Comentar
Compartilhe
Estão todos convidados!
21/06/2013 | 16h06
Largada, sábado, 5:30 am. Chega mais!
Comentar
Compartilhe
Bons treinos, muito foco e grandes emoções!
21/06/2013 | 12h02

Nos grandes momentos da sua vida, esportivos ou não, você tem se concentrado o suficiente? Se sim, a(s) vitória(s) está(ão) próxima(s). Se não, esta é uma grande dica. Bons treinos, muito foco e grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
Qual a sua?
21/06/2013 | 05h40
  Qual a sua, trilha ou rua? As fotos respondem a minha preferência. Bons treinos e grandes emoções!
Comentar
Compartilhe
Maratona Cross Country de Búzios: inscrições abertas
20/06/2013 | 19h14

A Maratona Cross Country de Búzios tem 42km em um percurso circular, desafiador e com as mais belas paisagens. Pode ser realizada nas categorias solo (42km), dupla (2x21km) ou quarteto (4x10.5km). Abertura Oficial das Inscrições dia 20/06/12.

Data 10/11/2012
Local Rua das Pedras
Horário 07:00
Endereço Rua das Pedras
Bairro -
Cidade BÚZIOS
Estado RJ
  Inscrições por aqui!  
Comentar
Compartilhe
Lançamento Nike do ano
20/06/2013 | 13h27

Solado bem fino. Tomara que seja drop zero! 

Em um post feito em janeiro deste ano falei sobre a criação do Nike Free e o porquê dele não ser drop zero (leia aqui)

O tempo passou, a Nike começou a aplicar o cabedal estilo crochê do Flyknit Racer em outros tênis da linha de performance, como o Flyknit Lunar.

Só para lembrar, esse é o último parágrafo do texto que escrevi em janeiro:

“A única coisa que não posso entender é o por que a Nike não dá um passo adiante nesse história de minimalismo e lança um Free drop zero. Penso aqui com os meus botões, que no momento em que ela fizer isso e usar a sua “fabulosa máquina de marketing”, acho que a mesa vira de vez para o lado dos minimalistas de verdade. Isso se é que ela não anda preparando algo para o futuro. Será?”

Então, ontem o site Runblogger divulgou umas fotos que saíram no NikeBlog.com. E voilà: eis que aparece oNike Free Flyknit Hyperfeel!

Para facilitar fiz uma tradução livre do post do blog da Nike:  ”O Nike Free Flyknit Hyperfeel é o mais próximo do descalço que um tênis da Nike pode te deixar . O cabedal é muito leve, com o Flyknit “superlativamente” respiravél, reforçado pelo Flywire dinâmico que vai até os cadarços.

Na parte de baixo está uma unidade de solado Free extremamente flexível. O número exato ainda não está claro, mas se houvesse um solado Free 2.0, ele certamente seria parecido com esso. Não há data definida de lançamento até agora, mas o tênis é deve sair no final do segundo semestre de 2013?.

Aparentemente ele deve ser drop zero, com a sola bem fina, de no máximo uns 10 mm. Quem já colocou um tênis com o cabedal feito em Flyknit sabe que o tecido tem um toque muito agradável na pele e acho que esse modelo (se tudo for verdade…rs) tem tudo para agradar os corredores em busca de mais opções ultraminimas. E com um pedigree e tanto,

Bom colegas, acho que adivinhei. A Nike estava aquecendo e vai entrar no jogo. Será que o placar vai mudar? Vamos aguardar!

Sérgio Rocha

Fonte: Corrida natural

 

Comentar
Compartilhe
Encerradas inscrições para o Campos Run
20/06/2013 | 10h18

Por Wesley Machado

A Fundação Municipal de Esportes (FME) comunica que estão encerradas as inscrições para a 2ª etapa do Circuito de Corrida de Rua de Campos (Campos Run). "Em menos de 48 horas, foram preenchidas todas as 250 vagas para a corrida de 5 km do dia 14/07. Só restam ainda vagas para a corrida infantil", informou o Diretor de Esportes de Alto Rendimento da FME, Marcos Almeida, que aproveitou para lembrar que o lançamento do Campos Run será no dia 28 de junho, às 19 horas, no Shopping Avenida 28, com a presença do presidente da FME, Pampa; do vereador Luiz Alberto Neném e do deputado federal Paulo Feijó. As inscrições para a corrida infantil do Campos Run devem ser feitas no site www.minhasinscricoes.com.br.  Fonte: www.campos.rj.gov.br
 
Comentar
Compartilhe
Avaliando o padrão motor do agachamento
20/06/2013 | 05h54

Autor: Prof. Ms. Pedro Ivo Cosenza

Como disse na nota anterior, na minha opinião, o agachamento é o exercício isolado mais importante em um programa de treinamento de força. Entretanto, em função da complexidade de execução do movimento, ele também pode ser a maneira mais rápida de produzir uma lesão em um aluno/atleta quando este é mal orientado, o que convenhamos, não é incomum!!!!! Um padrão de movimento ótimo ocorre com a postura apropriada, sem a presença de dor ou desconforto, e com o alinhamento articular e a coordenação muscular apropriada. Movimentos inadequados geralmente resultam de músculos estabilizadores fracos ou fortes demais, que não são ativados no momento certo, ou ainda que não possibilitem o arco de movimento completo.
Avaliar o padrão motor do agachamento pode ajudar muito o treinador a identificar tais deficiências motoras e a propor um programa auxiliar de exercícios corretivos a fim de garantir a perfeita execução. Uma maneira extremamente simples de avaliar o padrão de agachamento é pedir ao aluno/atleta que realize um agachamento sem sobrecarga (agachamento com o peso corporal), normalmente realizado com as mãos na nuca. Em uma análise frontal, o treinador deve procurar por perdas de alinhamento do joelho com relação ao tornozelo e quadril (joelhos para dentro – valgo; ou joelhos para fora – varo). Analisando lateralmente, deve-se observar se o tronco está sendo muito projetado à frente, ou se ocorre perda da posição neutra da coluna – tanto lombar como torácica. Ainda na visão lateral, observar se o joelho está sendo exageradamente projetado com relação à ponta dos pés (uma ligeira ultrapassagem é necessária para garantir a amplitude total sem necessidade de compensar flexionando demais o tronco) e se o calcanhar perde o contato com o solo indicando uma transferência de força para a parte anterior do pé.
Se alguma falha citada acima for identificada, ou uma combinação delas, a utilização de exercícios corretivos para o padrão correto de agachamento é fundamental antes de se iniciar o trabalho com carga. Quando se coloca carga em um movimento imperfeito (e isso não vale somente para o agachamento, mas para todos os exercícios) o resultado acaba sendo um aluno/atleta lesionado. Em geral, os problemas citados acima são simples de corrigir com algumas sessões de treinamento, salvo os casos de mobilidade extremamente reduzida onde além dos exercícios corretivos (aprimorar a mobilidade - nesse caso o efeito é mais de longo prazo) devem ser incluídas algumas modificações para tornar o exercício mais seguro (ex. colocar calço para permitir um agachamento com mais amplitude). A mensagem aqui é: Jamais sobrecarregue um movimento imperfeito!!!!!!
Para os mais interessados, uma excelente referência sobre o assunto é - Kritz, M; Cronin, J & Hume, P. The Bodyweight squat: o movement screen for the squat pattern. Strength and Conditioning Journal 31 (1) 75-85. 2009. Bons treinos e até a próxima!!!!!

 

Comentar
Compartilhe
A arte da corrida minimalista
19/06/2013 | 20h41
Para os amantes da corrida (quase) descalça. Recomendo!
Comentar
Compartilhe
Campos Run: inscrições encerradas
19/06/2013 | 19h35

A 2ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua de Campos, organizada pela FME (Fundação Municipal de Esportes), teve hoje, por volta das 16 horas, todas as vagas preenchidas para as modalidades de 5km e cadeirantes. Agora restam poucas vagas para a corrida infantil. A FME agradece a confiança e parabeniza os inscritos.

Comentar
Compartilhe
Campos Run: inscrições no fim!
19/06/2013 | 12h47

O circuito de corrida de rua de Campos, organizado pela FME (Fundação Municipal de Campos), desde 2009, prossegue neste ano com mais 5 etapas previstas (a 1ª foi disputada no mês de janeiro em Santo Amaro): 14 de julho, 4 de agosto, 15 de setembro, 20 de outubro e para fechar o circuito, 24 de novembro.

As distâncias destas provas serão de 4 até 6 km e em locais variados. Esta 2ª Etapa vai ser disputada na Orla 1, com largada e chegada na Praça Santo Antônio, em Guarús. O lançamento oficial do Campos Run, será realizada no dia 28 de junho no Shopping Avenida 28, às 19 horas.

As inscrições em menos de 48 horas já atingiram 90% do total de vagas para os 5km. Em breve, a FME vai disponibilizar mais detalhes. Inscrições por aqui! Corra!

Comentar
Compartilhe
Bombinhas
19/06/2013 | 05h22
 

O grande momento está cada vez mais próximo. No dia 17 de agosto, uma legião de atletas estará nas areias da praia de Bombinhas, todos com o mesmo objetivo: cruzar a linha de chegada na etapa brasileira da K42 Adventure Marathon.

São corredores vindos de diversos estados brasileiros, países da América do Sul e Europa que farão parte da 5ª edição da maratona eleita a mais bela e desafiadora do país.

As inscrições para a Vila do Farol K42 Bombinhas superaram todos os anos anteriores. Na modalidade K12 trail run foi aberta uma fila de espera aos interessados que não conseguiram se inscrever. Na modalidade K42 individual são menos de 30 vagas, enquanto que no K42 por equipes restam vagas para apenas 20 duplas. Nessa edição, a K42 Bombinhas atingirá as 1000 vagas disponíveis e a organização deixou claro que não serão disponibilizadas mais. As incrições foram até sábado, dia 15.

Para 2013, a K42 brasileira promete reunir grandes nomes do trail run. Giliard Pinheiro, que busca o pentacampeonato depois de vencer por 4 vezes consecutivas a prova, recentemente foi campeão da K21 Arraial do Cabo e virá como o grande favorito. José Virginio de Morais, 3 vezes prata em Bombinhas, que venceu Giliard na K21 Curitiba e foi campeão da ultramaratona 50Km em Praia Grande promete, assim como o vencedor da K21 Pedra Azul Cleiser Alves dos Santos, mudar a história da maratona. Iazaldir Feitoza, melhor brasileiro na final K42 argentina em 2011 e dono de três títulos do X-Terra Trail Run, trará um brilho especial em sua estréia na Vila do Farol K42 Bombinhas. E rumores no trai l run sul-americano dão fortes indicações que o rei das montanhas argentinas Gustavo Reyes, irá  brigar pelo mais alto lugar do pódio na K42 Bombinhas 2013. Será o argentino uma pedra no tênis do tetracampeão Giliard Pinheiro?

No feminino uma constelação de estrelas como a argentina campeã da prova em 2012 Adriana Vargas. Outros grandes nomes que já confirmaram presença são: Cris Carvalho, Roxana del Cid, Débora Simas, Vanuza Maciel, Rosalia de Camargo e Cilene Sophya. E também as campeãs das etapas do K21, Viviane Maria Baggio (K21 Curitiba), Anna Katharina Vilhena de Mendonça (K21 Arraial do Cabo) e Mariana Ohata (K21 Pirenópolis).

Data: 17 de Agosto de 2013

Largada: 08h00

Modalidades: K42 individual, K42 duplas e K12 trail run.

Patrocínio: Pousada Vila do Farol, Asics e Pousada Vila do Coral. Revista Oficial: Go Outside Óculos Oficiais: Optitech Apoio: Prefeitura Municipal de Bombinhas, Neptunia Seguros e Digicon Contábil.

Contato: [email protected]

Para mais informações ou inscrições acesse: www.k42.com.br

Curta a nossa fanpage /bombinhasrunners e siga-nos no twitter @k42bombinhas para saber as novidades da 5ª Vila do Farol K42 Bombinhas Adventure Marathon.

Luciana Asef

Coordenadora Geral Vila do Farol K42 Bombinhas [email protected] www.bombinhasrunners.com.br

Comentar
Compartilhe
Abra a sua mente
18/06/2013 | 20h35

É engraçado como as mudanças que ocorrem nos modelos vigentes na ciência, em razão das novas descobertas, onde paradigmas são quebrados e o mundo normalmente avança. Ou não.

Inicialmente, as pessoas são pegas de surpresa demorando para mudar aprendizagens anteriores, altamente arraigadas no cérebro, dando muito trabalho em virtude das novas descobertas que vão surgindo (e são muitas), a cada dia.

Pois bem, por aqui, na parte que nos cabe neste bolo, especialmente nas ciências do movimento, mudanças tem ocorrido com boas aceitações, e outras nem tanto.

Temas anteriores tratados no blog, servem de exemplo desta falácia. Este (Quebrando Paradigmas: musculação sem contraindicação para crianças e adolescentes), é um bom exemplo.

Este outro (Quebrando paradigmas: Natação x Ballet), mostra uma visão bem interessante destes dois tipos de Motricidade, onde para os casos estudados, o Ballet levou ampla vantagem.

Este aqui (Gravidez e exercício físico) demonstra (boas) razões para se movimentar nesta importante fase da vida, quebrando , com força, modelos bem arcaicos.

Este fala da exercício físico realizadio em jejum (Porque proibir treinar em jejum é uma enorme besteira), apesar de ser um simples texto, o cara sabe das coisas.

Agora me surge este estudo (Ritual pós-exercício é descartável), enviado pelo corredor Edú, sobre o desaquecimento relacionado a dores pós treinos, quebrando, em parte, aos olhos do autor, este ritual pós treino.

Muito bem, concordando ou discordando, todos tem como ponto forte o levar a uma reflexão sobre os temas. Apenas gostaria de deixar um conselho: leiam, interpretem e busquem sempre leituras complementares para formar melhor a sua opinião. Mais um conselho: faça também uma análise sobre os temas propostos e veja a sua realidade. No mais, informação sempre cai bem. E o terceiro e último conselho: abra sua mente.

No mais, bons treinos, reflexões e ótimas aprendizagens!

Comentar
Compartilhe
Recorde mundial!
18/06/2013 | 12h27

O atleta brasileiro paraolímpico Alan Fonteles bateu o recorde mundial do sul-africano Oscar Pistorius, sábado (15). Ele encerrou a prova dos 100m na categoria T43 - dos competidores biamputados - em 10s77, no Grand Prix de Berlim, na Alemanha.

O tempo de Fonteles foi 0,14 segundos menor do que obtido por Pistorius, em 2007. No último mês de julho, o americano Blake Leeper havia igualado a marca do sul-africano (10s91).

Fonteles ganhou a medalha de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Londres-2012. Na ocasião, ele superou Pistorius nos 200m T43/T44 - que, além dos biamputados, reúnem atletas que possuem uma das pernas.

Após perder para o brasileiro, o sul-africano causou uma polêmica ao reclamar de supostas vantagens da prótese usada por Fonteles.

Fonte: aqui!

 

Comentar
Compartilhe
Resultados gerais da Fera Night Run
17/06/2013 | 21h25

Estes são os resultados gerais da 1ª Fera Night Run que aconteceu sábado (15), onde 233 pessoas percorreram a distância de 4 ou 8km. Parabéns a todos os envolvidos: atletas, organização e patrocinadores.

1ª FERA NIGHT RUN
4KM  GERAL MASCULINO FAIXA ETÁRIA MASCULINO GERAL FEMININO FAIXA ETÁRIA FEMININO   8KM GERAL MASCULINO FAIXA ETÁRIA MASCULINO GERAL FEMININO FAIXA ETÁRIA FEMININO
 
Comentar
Compartilhe
Campos Run 5km, Cadeirantes e Corrida Infantil: inscrições abertas
17/06/2013 | 16h51

Inscrições abertas para a 2ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua de Campos, organizado pela FME (Fundação Municipal de Campos). Neste site (www.minhasinscricoes.com.br), ou na imagem acima, já é possivel garantir a sua vaga. São 240 para os 5km e cadeirantes, mais 60 vagas para a corrida infantil.

Este Circuito, que foi iniciado em 2009, prossegue neste ano com mais 5 etapas previstas de um total de 6 (a 1ª foi disputada no mês de janeiro em Santo Amaro) nas seguintes datas: 14 de julho (Praça Santo Antônio - Orla 1), 4 de agosto (Av. 15 de Novembro), 15 de setembro (José Carlos P. Pinto), 20 de outubro (Arthur Bernardes) e para fechar o circuito, no dia 24 de novembro (Nazário P. Gomes). Vamos em frente!

 

Atualização feita às 17:16 relacionada ao título e conteúdo do texto.

Comentar
Compartilhe
Vai encarar?
17/06/2013 | 12h30
Como relatado anteriormente (aqui!) e (aqui!), estes momentos são a pura essência do Cross Fit. E aí, vai encarar?
Comentar
Compartilhe
Um dos lugares mais remotos do planeta (Por Christiano Abreu Barbosa)
16/06/2013 | 19h04

Mestre, rotina de treinos mantida mesmo em um dos lugares mais remotos do planeta, a mítica Ilha de Páscoa. Visual lindíssimo de cair o queixo, uma motivação extra. Para completar o ultimo treino foi na companhia de Pedro que chegou no nosso ultimo dia de viagem.

Iorana!

Christiano Abreu Barbosa

 

Comentar
Compartilhe
1ª Fera Night Run (Por Rodrigo Ferreira)
16/06/2013 | 17h01

Há dois anos atrás, aproximadamente, resolvi deixar o futebol de lado (uma pena pro futebol, rsrs) e comecei no esporte mais democrático de todos, a corrida de rua. Depois de vários treinos, diversos objetivos traçados, uns atingidos outros ainda não.

E nesse ritmo de metas, desafios e superações que venho falar um pouco do evento de ontem, a primeira corrida noturna da região. Como se não bastasse o obstáculo em ser noturna, ainda encontramos dificuldades naturais, como solo irregular e fofo da areia, vento forte na beira da praia e chuva, muita chuva... e com ela o frio!!!

Ja participei de algumas corridas de rua, mas nada comparado com a de ontem. De certo que os organizadores enfrentaram alguma dificuldade na execução, mas nada, absolutamente nada que atrapalhasse o evento! A queda de energia, atrapalhou o som, mas mesmo assim a motivação e ansiedade eram nítidas nos olhos de todos os corredores, o atraso também não atrapalhou e a galera batia palma e pedia o início da prova com um entusiasmo fantástico!!!

Quando foi dada a largada, planejei correr os 4kms iniciais num ritmo médio, até para sentir como seria na areia. Quando enfrentei aquele solo maldito, fofo e irregular, percebi que ali estava meu ponto fraco, mantive a passada e estiquei ao máximo quando retornei ao solo...

Confesso que passou pela minha cabeça desistir nos 4kms quando pensava em encarar mais dois 2kms de areia, mas quando me aproximei da linha de chegada, lembrei de todo o treinamento e da meia maratona no RJ, que é o meu objetivo principal, então cruzei a primeira volta e prossegui para concluir o percurso. Aumentei a velocidade no solo, mas o tênis ja pesava mais em função da água da chuva e da areia que entrara nele, eis mais um obstáculo.

Mais uma vez, lá estava eu na areia de novo e dessa vez, com uma chuva intensa e um vento frio, as chamas das tochas já não iluminavam mais o trajeto, tinha que seguir o percurso atento com a marcação e com o solo para não pisar num eventual buraco de areia, foi sofrido, mas enfim cheguei no asfalto...

Quando olhava pra frente via corredores se arrastando para concluir a prova e a chegada estava ainda uns 200 metros a frente. Esses 200 metros foram os mais emocionantes que eu percorri ao longo desses dois anos de corrida, quando um amigo que já tinha concluido a prova retornou para me incentivar. Demos um sprint final que, acredito eu, tenha chegado a 15 ou 17km/h, conseguindo ultrapassar mais uns quatro adversários a frente!!

Sem dúvida nenhuma, esse é o melhor esporte individual que ao se praticar coletivamente se torna muito mais agradável e gostoso!!! Obrigado aos amigos corredores que me proporcionaram momentos de superação, de quebra de limites pessoais e, principalmente, me proporcionaram um sábado a noite de esporte, lazer e prazer!!!

Rodrigo Ferreira

Comentar
Compartilhe
Todos juntos e misturados
16/06/2013 | 12h21

Agora sim, galera toda reunida frente ao treino de sábado, todos juntos e misturados. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
1º lugar (Por Luiz Cláudio)
16/06/2013 | 06h18

1º lugar na corrida rústica noturna em Grussaí, onde corri na distância de 4km. Mais uma desafio cumprido e que venha o próximo.

Luiz Cláudio

Comentar
Compartilhe
3º Ultra Desafio 80km (Por Geazi Pessanha)
15/06/2013 | 20h51

4º Lugar geral no 3º Ultra Desafio que aconteceu hoje com largada em Sana e chegada em Glicério (região serrana de Macaé). Uma prova duríssima de 80 km de pura montanha. Completei em 9 horas e 48 minutos.

#Felizdemaisdaconta.

Geazi Pessanha

 

Comentar
Compartilhe
Rapaziada dos 42km
15/06/2013 | 15h42
Estes são os corredores com foco nos 42km da maratona do Rio no próximo dia 7 de julho. Todos prontos, pois agora, também, somente ajustes finos. Sigamos!
Comentar
Compartilhe
Campos Run - Circuito de Corrida da Fundação Municipal de Esportes (FME)
15/06/2013 | 13h13

Breve, mais informações sobre o Circuito de Corrida de Rua de Campos, sob o comando da Fundação Municipal de Esportes (FME), com mais 5 etapas neste ano de 2013. Estas corridas estão programadas para acontecer em 5 pontos diferentes da cidade, tendo o seu reinício a partir do mês de julho.

Comentar
Compartilhe
Rapaziada dos 21km
15/06/2013 | 11h19

Estes são os corredores com foco nos 21km da maratona do Rio, no próximo dia 7 de julho (faltando ainda algumas importantes figuras do bem). Todos prontos, pois agora somente ajustes finos. E vamos em frente!

Comentar
Compartilhe
Sábado é dia!
14/06/2013 | 20h09
Comentar
Compartilhe
Inspire-se!
14/06/2013 | 15h42

Para mim funciona muito bem. Quando fico desanimado para treinar, costumo me inspirar em locais que gostaria de estar naquele momento (mais imagens, aqui!). Fica a dica para os que, como eu, se emocionam facilmente. Bons treinos!

Comentar
Compartilhe
Boas novas
14/06/2013 | 12h06

A partir de 2014 o Brasil poderá ter quatro eventos com a marca Ironman. O mais provável é que duas dessas provas serão com as distâncias tradicionais (3,8 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e 42 de corrida), e duas 70.3, metade da quilometragem original.

Já xistem negociações correndo com Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu (PR) e Manaus. Já em agosto deste ano, o Distrito Federal receberá o Ironman 70.3, isso pode colocar a capital federal em vantagem na disputa com as outras pleiteantes.

Fonte: Webrun

Comentar
Compartilhe
Últimas vagas!
14/06/2013 | 05h09

No dia 17 de agosto, uma legião de atletas estará nas areias da praia de Bombinhas, todos com o mesmo objetivo: Cruzar a linha de chegada na etapa brasileira da K42 Adventure Marathon.

Faltando mais de 2 meses para a prova, as inscrições para a 5ª edição da Vila do Farol K42 Bombinhas superaram todos os anos anteriores. Na modalidade K12 Trail Run foi aberta uma fila de espera aos interessados que não conseguiram se inscrever.

Na modalidade K42 individual são menos de 30 vagas, enquanto que no K42, por equipes, restam vagas para apenas 20 duplas. Aos que ainda não se inscreveram, as incrições com preço especial de 4º lote vão até o próximo sábado dia 15.

Clique aqui para garantir a sua!

Comentar
Compartilhe
K21 Series Pedra Azul
13/06/2013 | 19h11

A K21 PEDRA AZUL acontecerá no dia 16 de Novembro de 2013 em Pedra azul (Domingos Martins, ES). Portanto, para quem quer se divertir pra valer e bem próximo daqui, fica a dica. As inscrições começam no dia 14 de junho. Bons treinos e emoções!

Em tempo: por aqui vai ver o calendário com links para as provas da série.

Comentar
Compartilhe
K21 Pedra Azul
13/06/2013 | 19h02

Prometendo colorir Pedra Azul, os organizadores convidam aos atletas apaixonados pela K21 Series a serem parte da história da primeira meia-maratona trail run do estado.

Dentro do espírito K Series: quanto pior, melhor! A Primeira edição da K21 Pedra Azul irá acontecer no dia 16 de Novembro e terá como cenário a bela paisagem da região de Domingos Martins – ES. Com a dificuldade do terreno, os corredores terão que superar um percurso com muitas trilhas, subidas e descidas íngremes, mas também poderão desfrutar das riquezas naturais da reserva ecológica local.

A prova oferecerá as modalidades K21 individual e revezamento de duplas (2x10,5 km). Serão disponibilizadas 500 vagas, sendo 300 para a modalidade individual e 200 para o revezamento (100 duplas).

Tendo firmado parceria com a associação de hotéis da região, a organização antes de tudo buscará oferecer com a K21 uma experiência aos atletas que irá muito além da prova em si. Será a oportunidade de conhecerem melhor esta “jóia” do sudeste brasileiro através do esporte.

As inscrições para a K21 Pedra Azul poderão ser feitas através do site oficial do evento: www.k21series.com.br/k21pedraazul e irão desde o dia 14 de Junho até 30 de Setembro ou até atingir o limite de 500 atletas. Informe-se sobre descontos para grupos e assessorias esportivas contactando pelo [email protected]

Data: 16 de Novembro de 2013 Local: Domingos Martins – ES Modalidades: K21 individual e K21 revezamento (2x10,5) Organizadores: Allan Haynes Jr. (Lera), Marcos Falcon e Carlos Eduardo Brito.

Revista Esportiva Oficial: Go Outside Apoio: Prefeitura Municipal de Domingos Martins, IEMA - ES e VIX Seguros

 

Comentar
Compartilhe
Entrega dos kits da Fera Night Run
13/06/2013 | 12h23
Entrega dos kits amanhã, sexta feira, das 18:00 às 21:00 na SNUG do Pelinca Square. Sucesso total, 300 inscrições confirmadas!
Ronaldo Maciel

 

Comentar
Compartilhe
Voando em Floripa!
12/06/2013 | 23h12

Marquinhos, a meia de Floripa cumpre tudo o que promete no seu slogan: É “Rápida como Berlim, fria como Nova York, plana como Chicago e bonita como Floripa”.

Fato curioso é a grande reclamação por parte dos “nativos” nas redes sociais e nos dias de entrega dos kits com relação à alteração do percurso da prova. Conversei com alguns corredores e todos dizem o seguinte: o percurso anterior passava pelas pontes, pela chamada Florianópolis velha, que é o local onde a cidade foi fundada e por diversos pontos turísticos de Floripa. A prova era mais lenta devido às diversas subidas e descidas nas pontes da cidade mas promovia melhor as belezas naturais e historicas.

Como foi minha primeira vez em Florianopolis, só posso dizer que o percurso atual, alem de rápido, é maravilhoso e valeu demais a viagem.

Em tempo: fechei em 01:33 (meu melhor tempo em meias): pace medio: 04:28, velocidade media: 13.4km/h, classificação na categoria: 18º, classificação geral: 117º.

Abraço

Serginho

 

Comentar
Compartilhe
ULTRA DESAFIO - 80km
12/06/2013 | 14h09

Um ano após o sucesso do UltraDesafio Ascom, com seu percurso de 80km, com sua característica básica de dificuldade, não era por menos que a ASCOM viesse realizar a segunda edição.

Este ano a equipe está reservando diversas surpresas para os Atletas. Como todos sabem, a organização (ASCOM) tem como principal objetivo incentivar os atletas de Ultramaratonas.

Ano passado, a prova foi realizada no mes de novembro, como em sua primeira edição... Mas este ano selecionamos a prova para uma outra data... afim de melhorar as condições para os atletas. Segue abaixo algumas informações básicas do evento:

Data: 15/06/2013 Horário da Largada: 05:00 Local: Sana / Macaé Distância: 80km Programação:

*DIA 14/06: AS 20:00 CONGRESSO TÉCNICO NA POUSADA SANADUM (SOMENTE A POUSADA SANADUM IRÁ FORNECER O JANTAR DE MASSAR + CAFÉ DA MANHÃ PARA OS CORREDORES - DEVIDO AO HORÁRIO)

Mais informações por aqui!

Comentar
Compartilhe
Conhecendo tipos de treinos na corrida
11/06/2013 | 21h48

Diversificar, alternar, mudar... Para quem anda desmotivado com seu desempenho na corrida ou ainda não encontrou uma maneira correta para alcançar seus objetivos, a saída para o sucesso é simples: variar o treinamento. Seja qual for o verbo utilizado, o importante é que o corredor modifique, durante o ciclo de treinos, as orientações, trabalhando todas as variantes.

Para entender as diversas formas de treinamento, listamos as mais utilizadas e conhecidas por quem já está habituado ao mundo da corrida. As mudanças não têm segredo. A cada dia, um ritmo diferente, alterando velocidade ou pisos. O objetivo final é preparar o corredor em todos os aspectos, visando melhor condicionamento físico, adaptar o corpo a determinada distância e até mesmo ao ritmo que se pretende imprimir no percurso.

Uma planilha de treinos te ajudará nesse processo. Nela estarão diferentes tipos de treino, adaptados para a distância que se pretende treinar. Tudo muito seguro, eficiente e com um objetivo bem determinado.

Motive-se, fuja das lesões e varie, diversifique...

Clique no treino desejado e saiba mais. Confira:

Treinos Fartlek: São alternados ritmos forte (no limiar 2, ou anaeróbico, com cansaço) e leve (entre limiares 1 e 2 – menor cansaço). Corre-se o tempo todo, mas aumenta-se e diminui-se a intensidade a cada determinada distância ou tempo.

Treinos intervalados: Acontecem os famosos “tiros”. O atleta corre em intensidade alta (acima do limiar anaeróbico, ou L2 – cansaço) durante um determinado tempo ou distância. E entre um tiro e outro, faz um intervalo (com caminhada ou trote leve).

Tempo run: Para estipular os ritmos para as sessões de acordo com suas marcas, adicione 15” ou 20” ao seu melhor pace de 10 km, ou adicione 30” ao seu pace de 5 km. Exemplo: se você corre 10 km em 45 minutos, seu pace de competição é 4min30s/km. Então faça seu tempo run no pace de 4min45s/km. Se sua referência for a melhor marca dos 5 km, feitos em 25 minutos, por exemplo, seu pace é de 5min/km na competição e no treino tempo run deve ser 5min30s/km.

Treinamento de rodagem: É indicado para o corredor mais experiente, que já aguenta distâncias maiores e que, no longão, corre 15 km ou mais. Nesse exercício, o ideal é correr uma distância média; um meio-termo entre aquilo que já se aguenta em um treino longo. Aqui, o corredor pode variar o ritmo e alternar frequências desde o limiar 1 até o limiar 2.

Treinamento específico: É o treino para que o atleta se acostume com as características da prova que vai enfrentar. Inclui corridas em subidas, em piso diferenciado (areia, terra batida, pedrisco), em altas ou baixas temperaturas e ainda no ritmo de prova (correr uma parte da quilometragem na velocidade pretendida para a prova).

Treinamento regenerativo: Geralmente é um treino contínuo feito abaixo do limiar 1, no treinamento seguinte ao de intensidade alta.

Longão: Também chamado de contínuo longo, é semelhante ao treino de rodagem, mas tem maior quilometragem e é feito em ritmo constante, com frequência cardíaca entre os limiares 1 e 2.

Treinamento educativo: Os exercícios, como o próprio nome sugere, educam o corredor. Com a sua realização, o treinador é capaz de detectar possíveis falhas de postura e desequilíbrios. Indicado tanto para iniciantes como para corredores mais experientes.

Treinamento progressivo: Um tipo de atividade que consiste no aumento gradual de esforço, oferecendo ao corredor mudanças necessárias na sua rotina de preparação. Ele trabalha a adaptação do organismo em diferentes níveis de esforço durante uma competição.

Fonte, aqui!

 

Comentar
Compartilhe
2ª etapa do circuito de corrida de rua de Campos em julho
11/06/2013 | 11h43

 

Por Wesley Machado
O circuito de corrida de rua de Campos, organizado pela Fundação Municipal de Esportes (FME), desde 2009, prossegue neste ano com mais cinco etapas previstas - a 1ª foi disputada no mês de janeiro em Santo Amaro. No dia 14 de julho, a 2ª etapa será realizada na Praça Santo Antônio (Orla 2), 4 de agosto na Av. XV de Novembro, 15 de setembro na Avenida José Carlos Pereira Pinto, 20 de outubro na Avenida Arthur Bernardes; e para fechar o circuito, 24 de novembro na Nazário Pereira Gomes. O lançamento oficial do Campos Run será no dia 28 de junho no Shopping Avenida 28, às 19 horas. O período de inscrições começará na última semana de junho e as mesmas deverão ser feitas on-line num link que posteriormente será divulgado.
O diretor de Esportes de Alto Rendimento da FME, Marcos Almeida, informa que em 2013 será o 1º ano que o circuito vai avançar para seis etapas. "Antes fazíamos de três a quatro etapas, em Santo Amaro, na Avenida XV  de Novembro e na Praça Santo Antônio. Agora vamos levar a outros locais, aproveitando as obras da prefeitura, como as Avenidas José Carlos Pereira Pinto, Arthur Bernardes e Nazário Pereira Gomes. Os atletas vão competir nas categorias masculino e feminino, residentes em Campos e geral. Esperamos grandes atletas de todo o estado do Rio, Espírito Santo e São Paulo. Estamos programando também uma corrida infantil e uma de cadeirantes, promovendo a inclusão social, que é uma das diretrizes do Projeto "Campos Olímpica" - afirmou Marcos Almeida.
Comentar
Compartilhe
Correndo em Nova Friburgo
11/06/2013 | 05h42

Amigo, bom dia!

Participei domingo (9) da corrida rústica das águas de Nova Friburgo, corrida esta com o nível bem elevado. Vários atletas de ponta, a prova teve 380 inscritos. Eu consegui chegar na 9º posição geral.

O percurso foi de 5km com muito sobe e desce. Estou bem satisfeito com o meu resultado, pois dei meu melhor para representar nossa cidade. Boa noite aí e obrigado pela atenção.

Luiz Cláudio

Comentar
Compartilhe
Sensações (via corrida)
10/06/2013 | 20h59
Limpa a sua mente; Energiza; Faz perceber o quão forte você é; Terás sempre grandes sensações; Terás sempre, também, muita diversão; Mantém a sua forma; Suaviza seu ser; Melhora o seu foco; Melhora a sua vida!  
Comentar
Compartilhe
Resultados da Meia de Floripa 2013
10/06/2013 | 13h24

Cerca de oito mil corredores participaram domingo (9), da terceira edição da Meia de Floripa, com também distâncias de 5km e 10km e com temperatura por volta de 16?. Os resultados são por aqui!

Comentar
Compartilhe
Ranking do circuito de corrida de rua Campos 2013
09/06/2013 | 18h18

Este ranking foi disponibilizado pela Fundação Municipal de Esportes (FME) de Campos sobre o Circuito de Corrida de Rua 2013. Com uma etapa disputada e tendo outras no calendário, neste ano corrente, e que breve vai ser divulgado, estes são os pontos alcançados pelos atletas nas categorias moradores e geral feminino e masculino.

Feminino geral
1 - NEILDA DO NASCIMENTO LORETI - 30 2  - MIRLENE DA SILVA DOS SANTOS - 28 3 - FRANCILENE ARAUJO DE SOUZA - 26 4 - APARECIDA DOS ANJOS ANDRADE - 24 5 - VITÓRIA REGIA DE  ARAUJO - 22 6 - ALESSANDRA HONORATO NEVES - 20 7 - MARCELI NOGUEIRA CHAGAS - 18 8 - MONICA CRISTINA DA SILVA - 16 9 - EMILY LOTÉRIO BARCELOS MACIE - 14 10 - CLEITA DE MORAES VICENTE - 12 11 - ROSENI RANGEL RIBEIRO BARROS - 11 12 - ANNE MARIE BARROSO - 10 13 - BETINA NASCIMENTO DA SILVA - 9 14 - VERONICA MELO ALVES - 8 Campos Feminino 1 - ALESSANDRA HONORATO NEVES - 30 2 - MARCELI NOGUEIRA CHAGAS - 28 3 - MONICA CRISTINA DA SILVA - 26 4 - EMILY LOTÉRIO BARCELOS MACIEL - 24 5 - CLEITA DE MORAES VICENTE - 22 6 - ROSENI RANGEL RIBEIRO BARROS - 20 7 - BETINA NASCIMENTO DA SILVA - 18 Geral masculino 1 - JOSE GUTENBERGUE FERREEIRA - 30 2 - EDMILSON DOS REIS SANTANA - 28 3 - REGINALDO DE AZEVEDO SANTOS - 26 4 - INÁCIO SOUZA VIEIRA - 24 5 - ALESSANDRO DE SOUZA - 22 6 - DENIVALDO FCO DA FONSECA - 20 7 - FABIANO FIGUEIREDO CONCEIÇÃO - 18 8 - ROBERTO RIMES ROSA - 16 9 - WAGNER GALDINO - 14 10 - LUIZ CLAUDIO DA SILVA BARRET0 - 12 11 - VANILDO SA DA SILVA - 11 12 - ANTÔNIO RICARDO DE CASSIO - 10 13 - DELMAR OLIVEIRA REGO - 9 14 - BENEDITO DA SILVA - 8 15 - EDSON DE SOUZA RIBEIRO - 7 16 - JÚLIO AUGUSTO MACHADO -6 17 - THIAGO MOTA - 5 18 - RÉGIS LESSA DA SILVA - 4 19  - FABRICIO DE BARROS BASTOS - 3 20 - AUREDI MOREIRA DUARTE - 2 Campos Masculino 1 - FABIANO FIGUEIREDO CONCEIÇÃO - 30 2 - LUIZ CLAUDIO DA SILVA BARRETO - 28 3 - VANILDO SA DA SILVA - 26 4 - ANTÔNIO RICARDO DE CASSIO - 24 5 - DELMAR OLIVEIRA REGO - 22 6 - EDSON DE SOUZA RIBEIRO - 20 7 - JÚLIO AUGUSTO MACHADO - 18 8 - THIAGO MOTA - 16 9 - FABRICIO DE BARROS BASTOS - 14 10 - CIRENIER DIAS DA SILVA - 12  

 

Comentar
Compartilhe
Tênis Newton e os novos móveis da sala
09/06/2013 | 15h24

Marcos Wellington Sales de Almeida é maratonista, professor de educação física, mestre em ciência da motricidade humana e possui sua própria assessoria esportiva.

Com todo esse know-how, Marcos está sempre ligado nas novidades do universo esportivo e ao ficar sabendo da chegada dos tênis Newton às lojas Track&Field, foi correndo garantir seu par.

Após alguns treinos, o atleta avaliou o desempenho de seu Newton e escreveu um ótimo texto para o TF Blog contando sobre sua experiênica:

“Sabe quando você troca de lugar ou adquire novos móveis para sua sala? Inicialmente há uma confusão visual e espacial devido à nova posição de mesas, cadeiras e poltronas, sendo necessário algum tempo para adaptação e tendo a obrigação de andar por esta sala inicialmente com a luz acesa.

Essa nova situação vivida e sua posterior adaptação, graças a rotina, recebem o nome de plasticidade neural, que é a capacidade do cérebro em se adequar as situações impostas, voluntárias ou não, no dia a dia.

Exatamente assim aconteceu com meu novo tênis. Num primeiro momento, achei estranho, parecia que tinha uma pedra ou algo parecido no meu terço anterior do pé. Sabia da necessidade de um maior tempo de uso para uma melhor adaptação, daí, logo no primeiro dia de posse deste, busquei colocá-lo na minha rotina de trabalho e treinos, para que as novas plasticidades (aprendizagem e memória) fossem facilitadas. Fiz um trote leve me adaptando aos “novos móveis da sala e com a luz acesa”.

No dia seguinte, fiz o meu primeiro treino de qualidade (treino intervalado), onde ainda em fase de aprendizagem, me senti mais familiarizado “na sala”.

Nestes treinos busco percebê-lo como um todo, o ritmo, a força exercida pelos membros inferiores, a coordenação dos braços, a posição dos pés, tendo agora como um novo elemento o momento do contato do pé com o solo. Percebi que este contato é feito utilizando toda a superfície plantar, ao contrário dos tênis tradicionais, que “obrigam” a impactar o calcanhar em primeiro lugar.

Quarenta e oito horas depois, realizei meu segundo treino de qualidade da semana, 9km intercalando ritmos, sentindo já uma melhor assimilação cerebral – já estava “andando na sala a meia luz”.

No sábado tinha na planilha um longo de 21km, aí sim poderia percebê-lo melhor, com mais tempo de uso e num outro tipo de treino. O dito cujo já tinha se saído bem nos treinos de velocidade, será que para o longo também seria legal? E aquela pedra (que já estava bem menor), iria aumentar de tamanho ou sumir de vez?

Assim, motivado e curioso, parti para este terceiro treino de qualidade da semana. Parecia que já éramos velhos conhecidos, já estava “andando pela sala à noite com a luz apagada”, tendo a percepção do tênis como um prolongamento dos pés, com uma bela estabilidade, tração e ótimo formato de pisada. Adaptação total, já esperando o próximo treino para usufruir desta maravilha.

Pontos negativos? Sim, claro. Um deles é saber que até a maratona de Santiago do Chile, que acontece em abril, terei que comprar um substituto, pois este estará bastante gasto.”

Fonte: aqui!

Post 11 - bPost 11 - c

Post 11 - d

 

Comentar
Compartilhe
Campista no topo!
09/06/2013 | 09h58
O atlteta de Campos, Léo Santos, sagrou-se campeão do TUF-Brasil II e está no UFC, maior evento de MMA do mundo. Na comeração, Léo, é claro, dedicou a sua vitória a Campos. "Podem se orgulhar, porque vocês tem um lamparão bom de briga", disse o atleta.

Com um misto de talento, técnica e sorte também, o atleta da academia nova União, a mesma de José Aldo, chegou a final como um grande azarão, mas deixou o octógono de Fortaleza com o título do reality show do UFC.

Se todas as atenções estavam voltadas para William Patolino, o favorito pareceu não levar o combate a sério e foi finalizado no segundo round. Léo ainda surpreendeu ao sair correndo do octógono. A comemoração lembrou a de José Aldo no UFC Rio 2, com uma curiosidade: ele fugiu do ringue justamente para comemorar com Aldo, seu parceiro de treinos.

Léo Santos só disputou a decisão pois o finalista original, o argentino Santiago Ponzinibbio, sofreu uma lesão e teve de deixar o card. Todas as atenções então se voltaram a Patolino, que tinha dado show no reality show. Mas houve espaço para uma grande surpresa na capital cearese.

Patolino começou a luta fazendo algumas brincadeiras e pareceu demonstrar que não via grandes dificuldades no combate. O carioca dominou as ações, levou a luta para o chão e conseguiu bater em Santos no ground and pound.

O segundo giro começou com Léo melhor na trocação, quase acertando um bom chute. Suas tentativas de levar a luta para o chão não tiveram efeito, mas um soco e uma joelhada pegaram em cheio em Patolino. Léo Santos quase conseguiu uma queda, mas Patolino agarrou a grade e a luta foi paralisada.

O especialista em jiu-jítsu conseguiu então derrubar o favorito em outra oportunidade, fazendo a torcida gritar seu nome. Em poucos instantes, conseguiu encaixar um katagatame, forçando Patolino a bater.

Fonte: Folha da Manhã, via Uol

Em tempo: por aqui, matéria no anterior no blog sobre MMA com participação de Léo Santos.

Comentar
Compartilhe
Crescimento
09/06/2013 | 07h14

Corridas de rua crescem em São Paulo

A corrida de rua continua sendo um dos esportes que mais crescem em São Paulo. Prova disso é o levantamento feito pela Federação Paulista de Atletismo (FPA), que mostra evolução de 15% no número de corredores em 2012, comparado com o ano anterior. No ano passado, 533 mil corredores participaram das 311 provas oficiais realizadas no estado - contra 464 mil em 2011.

Os homens ainda são a maioria nos eventos, somando 67,94% dos participantes na última temporada. No entanto, as mulheres seguem em curva ascendente. De 2011 para 2012, o número de participantes do sexo feminino cresceu 23%, chegando a 171 mil, enquanto o número de homens subiu apenas 12%, passando a 362 mil.
"A participação feminina merece destaque, já que cresce acima dos homens a cada ano. Mais de 30 mil mulheres entraram para o circuito em São Paulo no ano passado, número que ajuda a fazer da modalidade a mais democrática do esporte brasileiro", comemora o presidente da FPA, Mauro Chekin. Confira a evolução das corridas oficiais de rua e número de praticantes no estado de São Paulo:
2005 - 209.501 - 43,47% de crescimento - 168 provas
2006 - 233.557 - 11,48% de crescimento - 182 provas
2007 - 283.960 - 21,58% de crescimento - 195 provas
2008 - 372.352 - 31,13% de crescimento - 217 provas
2009 - 401.465 - 7,82% de crescimento - 240 provas
2010 - 416.210 - 3,67% de crescimento - 287 provas
2011 - 464.057 - 11,50% de crescimento - 298 provas
2012 - 533.629 - 14,99% de crescimento - 311 provas
 
Comentar
Compartilhe
Tenha a certeza!
08/06/2013 | 20h04
Comentar
Compartilhe
Inscrições para a meia do Rio: vagas extras
08/06/2013 | 19h46

Para os que estão interessados em correr a meia do Rio, dia 7 de julho, as inscrições foram reabertas. Corram, pois vai acabar definitivamente. As inscrições são por aqui! Boa sorte, bons treinos e grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
Cardápio do dia
08/06/2013 | 14h31

Treino com distâncias de 16km (eu), 26km (GPS) e 32km (Paz e Amor). O meu treino na planilha, pedia 16km (5'15"). Fiz os 16km (carregado pelo Léo e Roberto) num pace médio de 5'47". Era o que dava para hoje.

Hoje, respeito muito mais os sinais do corpo que antes. Tenho respeito pelo cansaço adquirido, via labor, e sei que não se perde, muito pelo contrário, neste momento de dificuldades, onde menos significa infinitamente mais.

A as emoções, tenha a certeza, foram bem intensas e os ganhos fisiológicos, relevantes. E vamos em frente.

 

Comentar
Compartilhe
Vamos nessa?
07/06/2013 | 21h11
Comentar
Compartilhe
Mexa-se (fenômeno)!
07/06/2013 | 14h26
2h54 na Maratona com 73 anos; 3h15 na Maratona com 80 anos; 1h38 na Meia Maratona com 81 anos; 3H30 na Maratona com 81 anos; Ele é "um ponto fora da curva", rss. Rodrigo Roehniss
Juventude e alegria andam e correm juntas. Ou você acha que está velho? Se liga... velho adora sofá... jovem não pára quieto. Atividade... esse é um dos segredos da juventude. O que vc está esperando ?? Vamos... mexa-se se, comprometa.. faça uma inscrição para um desafio qualquer...
Vicent Sobrinho
Comentar
Compartilhe
Inscrições encerradas em poucos minutos
07/06/2013 | 11h56

As inscrições para o Ironman Brasil 2014 se encerraram em poucos minutos. Galera bem animada e organizada esta turma de triatleta.

Fonte, aqui!

Atualizado às 14:23: mais de 2 mil inscrições realizadas em menos de 17 minutos!

Comentar
Compartilhe
Inscrições para Ironman hoje!
07/06/2013 | 07h43

As inscrições do Ironman Brasil Florianópolis 2014 serão abertas às 11h de hoje, sexta (07) de junho em www.ironmanbrasil.com.br. A taxa de inscrição poderá ser paga via boleto bancário ou cartão de crédito e conforme a opção de forma de pagamento você será redirecionado ao site de administração das inscrições.

As inscrições via boleto bancário serão realizadas no portalwww.inscricao.latinsports.com.br e via cartão de crédito no portalwww.active.com. Devido à grande procura, sugerimos que realize um cadastro prévio nos portais para maior agilidade no momento da inscrição. Boa sorte a todos!

Comentar
Compartilhe
Meu treino de musculação na integra para você!! (Por Karla Bernardes)
06/06/2013 | 19h41

Olá meninas!! Este post é para mostrar meu treino atual de musculação, resolvi fazê-lo porque tenho recebido muitas perguntas sobre meus treinos de musculação  por  emails e  no meu  instagram.

Faço musculação há mais de 10 anos com meu assessor esportivo Marcos Almeida, que me ensinou a ponderar meus treinos, intercalando cargas mais leves e pesadas em dias alternados para não prejudicar minhas articulações. Posso garantir que ele está certíssimo, porque  mesmo tendo 2 hérnias de disco, nunca me lesionei na musculação.

Faço musculação de segunda a sábado, alternando o Programa 01 e o Programa 02 abaixo. Não coloquei a carga porque ela é muito pessoal e você deve pedir ajuda de um professor para fazer uma ficha com sua carga especifica. Complemento os treinos com corrida no mínimo três vezes por semana para ajudar a queimar gordura e ganhar mais definição.

Para você que está começando a treinar agora ou pretende voltar a academia, mais não consegue se manter assídua, fiz uma listinha com algumas dicas que podem ajudar, look:

* Não espere por ninguém para ir para a academia, você e seus objetivos sempre serão sua melhor companhia.

*Trace metas de peso e medidas para você, assim, terá mais estimulo para continuar os treinos.

*Use um bom pré- treino para ajudar a dar disposição para malhar. Eu indico o Super HD.

*Vá a academia no mínimo 5 vezes por semana, a assiduidade é a única forma de conseguir bons resultado nos treinos.

*Marque uma consulta num bom nutricionista para te ajudar a perder peso, medidas e melhorar sua qualidade de vida.

IMG_2230

Abaixo meu treino:

foto

Bons treinos meninas!!

Bjao.

Karla Bernardes

Matéria na íntegra, aqui!

Comentar
Compartilhe
Mais um de São Fidélis
06/06/2013 | 14h29

Sempre com participações fortes vindas de São Fidélis, via o Mestre Maurício Calomeni e o (ótimo) corredor Serginho, mais um que ganha destaque na mídia e que é oriundo daquele município com matéria publicado hoje (6), no blog Pulso do Jornal O Globo.

A vitória de quem largou tarde

PULSO06.06.2013 08h00m

Célio da Silva, de 73 anos, parou de fumar depois de quatro décadas e, desde 2007, participou de mais de cem corridas Maurício Peixoto Aos 73 anos, o tijucano Célio da Silva, morador da Rua Santa Sofia e nascido em São Fidélis, no Norte Fluminense, é um exemplo de superação e de que nunca é tarde para enfrentar algum desafio. Foi sedentário durante quase toda a vida e fumante por quatro décadas. Em 2007, aposentado, cansado de ficar ocioso e sentindo que o cigarro estava lhe fazendo mal, decidiu dar um basta. O tabaco saiu de cena e deu lugar às corridas. Hoje são mais de cem em seu currículo, de pequena e média distâncias. No ano em que começou, ele fez seis provas; em 2008, sete; em 2009, oito; assim como em 2010; em 2011, 24; ano passado, 32; este ano, 17. — Todas elas foram no Rio. Apenas a São Silvestre que não. Os meus maiores desafios foram a Meia Maratona Internacional do Rio, ano passado, e a Corrida da Ponte (Rio-Niterói) este ano — conta Célio. O atleta revela que foi a melhor decisão que poderia ter tomado: — É um estilo de vida. Sou outra pessoa, mais feliz e disposta. Fiz também novas amizades — conta o atleta, que revela sua grande meta — Um dia pretendo correr uma maratona, mas tenho que me esforçar muito ainda. É um sonho, mas não muito distante — diz o tijucano, que diariamente acorda às 5h para treinar no entorno do Maracanã. Sua rotina inclui uma planilha em que ele anota todos os desafios dos quais participa, com a data, o tempo e o número de inscrição. — Guardo também todas as minhas medalhas. Estou querendo fazer um quadro com todas elas e pendurar na parede aqui de casa — conta o esportista.Aos 73 anos, o tijucano Célio da Silva, morador da Rua Santa Sofia e nascido em São Fidélis, no Norte Fluminense, é um exemplo de superação e de que nunca é tarde para enfrentar algum desafio. Foi sedentário durante quase toda a vida e fumante por quatro décadas. Em 2007, aposentado, cansado de ficar ocioso e sentindo que o cigarro estava lhe fazendo mal, decidiu dar um basta. O tabaco saiu de cena e deu lugar às corridas. Hoje são mais de cem em seu currículo, de pequena e média distâncias. No ano em que começou, ele fez seis provas; em 2008, sete; em 2009, oito; assim como em 2010; em 2011, 24; ano passado, 32; este ano, 17. — Todas elas foram no Rio. Apenas a São Silvestre que não. Os meus maiores desafios foram a Meia Maratona Internacional do Rio, ano passado, e a Corrida da Ponte (Rio-Niterói) este ano — conta Célio. O atleta revela que foi a melhor decisão que poderia ter tomado: — É um estilo de vida. Sou outra pessoa, mais feliz e disposta. Fiz também novas amizades — conta o atleta, que revela sua grande meta — Um dia pretendo correr uma maratona, mas tenho que me esforçar muito ainda. É um sonho, mas não muito distante — diz o tijucano, que diariamente acorda às 5h para treinar no entorno do Maracanã. Sua rotina inclui uma planilha em que ele anota todos os desafios dos quais participa, com a data, o tempo e o número de inscrição. — Guardo também todas as minhas medalhas. Estou querendo fazer um quadro com todas elas e pendurar na parede aqui de casa — conta o esportista. Fonte: Blog Pulso.

 

Comentar
Compartilhe
Corrida descalça para inspirar
06/06/2013 | 13h07
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kT97QgzK6cI&sns=em[/youtube]
Comentar
Compartilhe
Treinos Funcionais que funcionam para a corrida
06/06/2013 | 05h19

Após pesquisas, disponibilizo alguns movimentos importantes para o fortalecimento abdominal e paravertebral, das articulações e músculos envolvidos na corrida, com possibilidades de ganhos consideráveis na economia de corrida endereçados aos corredores e afins que queiram melhora e proteção durante o ato motor.

Lembrando sempre que não existe receita de bolo e sim adaptações de movimentos de acordo com a capacidade e a necessidade de cada um (Individualidade Biológica), e com o respeito a Progressão Pedagógica (Principio da Sobrecarga). Buscando assim, ser o mais específico possível. Bons treinos e emoções!

 
Comentar
Compartilhe
Se a esta moda pega...
05/06/2013 | 18h52
Que hora. Imagina se a moda pega. Se bem que, é um belo momento...
Comentar
Compartilhe
Equipe FME Campos conquista resultados expressivos no Ciclismo
05/06/2013 | 15h34

Oito atletas de Campos participaram de duas provas ciclísticas em Rio das Ostras, com o apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME): a 1ª Volta Master do Rio de Janeiro, que foi realizada de quinta-feira (30) a sábado (1º), na Linha Verde; e a Copa Rio de Ciclismo, que aconteceu no domingo (2), com saída de Córrego do Ouro até a Região Serrana de Macaé.

Dos oito atletas, quatro conseguiram bons resultados na Copa Rio, que foi um circuito de montanha. César Caetano alcançou o 2º lugar na categoria sub-30; João Victor, 2º lugar na categoria juvenil (de 14 a 16 anos); Rogger Leal, 4º lugar na categoria juvenil (de 14 a 16 anos); e Lucas Mota, 5º lugar na categoria júnior (de 16 a 18 anos).  Na Volta Master, Marcos Coutinho ficou em 10º lugar na categoria B1 (de 40 a 49 anos) no primeiro dia; e 15º no segundo dia. Alexandre Santos conquistou a mesma posição, 6º colocado, na categoria C1 (de 50 a 54 anos) nos dois primeiros dias. Com estes resultados, a equipe FME Campos/ Elite Bike Shop ficou no 10º lugar entre todas as equipes. Cada categoria teve de 30 a 40 atletas. A Volta Master teve quatro etapas. Um circuito de 50 km no primeiro dia, outro de 60 km no segundo dia e mais dois no terceiro dia, um de 15 km, com largada de um em um minuto, o chamado Contra Relógio Individual (CRI); e outro de 60 km, no mesmo local. Todas estas provas contaram pontos para o ranking estadual e nacional. No próximo sábado, a equipe FME Campos/ Elite Bike Shop participa da Prova Nacional de Anchieta-ES, que vai reunir as maiores equipes do Brasil. "Esta prova tem o mesmo nível de importância da Volta Ciclística de São Salvador, por exemplo, apesar de não ser tão tradicional", informa o técnico da equipe FME Campos/ Elite Bike Shop, Marcos Coutinho.
As informações são do Portal da Prefeitura de Campos.
Comentar
Compartilhe
Maratona Internacional com saída às 16 horas!
05/06/2013 | 12h41

A 4ª Maratona Internacional Maurício de Nassau 2013, acontecerá no dia 29 de setembro nas ruas da cidade do Recife e Olinda e espera-se receber 5 mil participantes. Pois bem, tudo dentro da normalidade. Mas agora a grande novidade: o horário da sua largada será às 16 horas! Vamos pensando... Mais informações e inscrições, por aqui!

 
Comentar
Compartilhe
Mudanças de regras
05/06/2013 | 05h56

Mudanças foram impostas, durante congresso técnico do Ironman Brasil 2013, buscando seguir e se aproximar das regras que prevalecem em todo o mundo. Uma delas, que foi mudada para esta edição do Ironman Brasil, que aconteceu em Florianópolis no dia 26 de maio, diz respeito a chegada dos atletas.

Agora, apenas dois acompanhantes por atleta serão permitidos na chegada, visto que antes chegavam até 10 pessoas, atrapalhando outros competidores neste importante momento. Lembrando que em outros paises, é terminantemente proibido acompanhantes para finalizar a prova.

O uso de vácuo no ciclismo é proibido. As ultrapassagens devem ser feitas pela esquerda, em no máximo 20 segundos. A distância mínima para não ser considerado o vácuo é de dez metros e quem desrespeitar essa regra sofrerá punição de dez minutos.

Atualizado às 12:32 sobre informações relevantes enviadas pelo leitor do blog e atleta participante do Ironman Brasil, o "Homem de Ferro" Reinaldo Damiano:

"Marcos com relação a essas regras, a organização faltando 10dias para a prova anunciou que ninguém poderia entrar com o atleta, mas após reclamação geral pelas redes sociais resolveram liberar para duas pessoas,realmente alguns abusavam. Quanto ao vácuo sempre foi proibido, porém nunca reprimido pela organização pois durante a prova observa-se inúmeros e grandes pelotões, principalmente pela elite, essa atitude, levou a criação do blog caçavaqueiros.blogspot.com onde são divulgadas imagens dos pelotões e atletas flagrados".

Comentar
Compartilhe
Nike x Armstrong
04/06/2013 | 21h05

A Nike, após se desvincular do atleta Lance Armstrong, continua o processo de desligamento da imagem do ex-ciclista, protagonista de um escândalo de doping. A companhia norte-americana anunciou o fim da sua parceria com a Livestrong Foundation, ONG fundada por Armstrong e famosa pelas pulseiras, camisas, tênis e outros naquelas famosas cores amarelas. Armstrong também já não é mais o CEO da empresa.

Armstrong, que era patrocinado pela Nike desde 1996, perdeu o contrato com a fornecedora no fim do ano passado, após confessar culpa em um esquema de dopagem durante o fim dos anos 1990 até meados da década de 2000, período em que conquistou sete edições consecutivas do Tour de France. O preço da desonestidade sendo cobrado agora.

 

Comentar
Compartilhe
Driblando Barreiras: Lars Grael
04/06/2013 | 15h07
3º Módulo do projeto Driblando Barreiras 2013. Presença do Lars Grael. Raphael Pedra
Comentar
Compartilhe
Evolução
04/06/2013 | 12h27

Vale até a pergunta sobre a relação com o movimento. E eu, humildemente, respondo: tudo! O cérebro passou de um simples "resfriador de sangue' para o mais importante "organizador" das nossas ações, sentidos, aprendizagens até a nossa estupenda evolução. E claro, quem se movimenta é muito mais inteligente.  Fica a dica desta entrevista muito legal sobre este órgão fantástico com uma especialista no assunto ao qual sou fã.

Neurocientista da UFRJ, Suzana Herculano-Houzel é a primeira brasileira a participar da TED (Tecnologia, Entretenimento e Design, em português) — prestigiada série de conferências que reúne grandes nomes das mais diversas áreas do conhecimento para debater novas ideias. Suzana falará no dia 12 de junho, sob o tema “Ouça a natureza”, e destacará suas descobertas únicas sobre o cérebro humano.

Sobre o que vai falar na TED?

Vou falar sobre o cérebro humano e mostrar como ele não é um cérebro especial, uma exceção à regra. Nossas pesquisas nos revelaram que se trata apenas de um cérebro de primata grande. O notável é que passamos a ter um cérebro enorme, do tamanho que nenhum outro primata tem, nem os maiores, porque inventamos o cozimento dos alimentos e, com isso, passamos a ter um número enorme de neurônios.

O cozimento foi fundamental para nos tornarmos humanos?

Sim, burlamos a limitação energética imposta pela dieta crua. E a implicação bacana e irônica é que, com isso, conseguimos liberar tempo no cérebro para nos dedicarmos a outras coisas (que não buscar alimentos), como criar a agricultura, as civilizações, a geladeira e a eletricidade. Até o ponto em que conseguir comida cozida e calorias em excesso ficou tão fácil que, agora, temos o problema inverso: estamos comendo demais. Por isso, voltamos à saladinha.

Se alimentarmos orangotangos e gorilas com comida cozida eles serão tão inteligentes quanto nós?

Sim, porque não seriam limitados pelo número reduzido de calorias que conseguem com a comida crua. Claro que nós fizemos uma inovação cultural ao inventar a cozinha. Tem uma diferença entre dar comida cozida para o animal e ele ter o desenvolvimento cultural do cozimento. Mas, ainda assim, se em todas as refeições eles tiverem acesso à comida cozida, daqui a 200 mil ou 300 mil anos eles terão o cérebro maior. Com a alimentação que têm hoje, não é possível terem um cérebro maior dado o corpo grande que têm. É uma coisa ou outra.

Somos especiais?

A gente não é especial coisa alguma. Somos apenas um primata que burlou as regras energéticas e conseguiu botar mais neurônios no cérebro de um jeito que nenhum outro animal conseguiu. Por isso estudamos os outros animais e não o contrário.

Persistem ainda mitos sobre o cérebro? Como o dos 100 bilhões de neurônios, que seus estudos demonstraram que são, na verdade, 86 bilhões?

Sim, eles continuam existindo, mesmo na neurociência. O nosso trabalho já é muito citado como referência. As coisas estão mudando. E o mais legal é que é por conta da ciência tupiniquim, o que eu acho maravilhoso. Mas vemos que é um processo, que ainda tem muita gente que insiste no número antigo.

O novo manual de diagnóstico de doenças mentais dos EUA (que serve de referência para todo o mundo, inclusive para a OMS) foi lançado na semana passada em meio à controvérsia. Especialistas acham que são tantos transtornos que praticamente não resta mais nenhum espaço para a normalidade. Qual a sua opinião?

Acho que essa discussão é muito necessária, justamente para reconhecermos o que são as variações ao redor do normal e quais são os extremos problemáticos e doentios de fato. Então, a discussão é importante, ótima a qualquer momento. Mas acho também que há muita informação errada e sensacionalista circulando, sobretudo sobre o déficit de atenção. As estatísticas variam muito de país para país, às vezes porque varia o número de médicos que reconhece a criança como portadora do distúrbio. E acho que ainda há um problema enorme, um medo enorme do estereótipo da doença mental. Até hoje ainda existe uma resistência louca em ir a um psiquiatra. E acho que, pelo contrário, ganhamos muito reconhecendo que existem transtornos e que eles podem ser tratados.

Ainda há muito estigma?

O maior problema hoje em dia é que é feio ter um distúrbio no cérebro. Perceba que nem estou falando em transtorno mental. Precisar de remédio para o cérebro é terrível. E temos tanto a ganhar reconhecendo os problemas, fazendo os diagnósticos. O cérebro é tão complexo, tem tanta coisa para dar errado, que o espantoso é que não dê problema em todo mundo sempre. Então, acho normal que boa parte da população tenha algum problema, não me espanta nem um pouco. E, uma vez que se reconhece o problema, que se faz o diagnóstico, há a opção de poder tratar. Se dispomos de um tratamento, por que não usar?

O presidente dos EUA, Barack Obama, recentemente anunciou uma inédita iniciativa de reunir pesquisadores dos mais diversos centros para estudar exclusivamente o cérebro. O que podemos esperar de tamanho esforço científico?

Não só o cérebro, mas o cérebro em atividade. Obama quer ir além do que já tinham feito — estudar a função de diferentes áreas — e entender como se conectam, como falam umas com as outras, ter ideia desse funcionamento integrado, dessa interação. Essa é uma das grandes lacunas do conhecimento: entender como as várias partes do cérebro funcionam ao mesmo tempo. Não sabemos como o cérebro funciona como um todo; é uma das fronteiras finais do conhecimento.

Não sabemos como o cérebro funciona?

Como um todo, não. Sabemos o que as partes fazem, mas não sabemos como se dá a conversa entre elas. Não sabemos a origem da consciência, da sensação do “eu estou aqui agora”. Que áreas são fundamentais para isso? É esse tipo de conhecimento que se está buscando, do cérebro funcionando ao vivo e em cores, em tempo real.

O objetivo não é estudar doenças, então?

Não, o grande objetivo é estudar consciência, memória; entender como o cérebro reúne emoção e lógica, coisas que são fruto da ação coordenada de várias partes. Claro que desse conhecimento todo podem surgir implicações para o Alzheimer e outras doenças. Mas, na verdade, falar em doenças é uma roupagem usada pela divulgação do programa para o público assimilar melhor. Existe esse preconceito de que a ciência só vale quando resolve uma doença.

Fonte, aqui!

Comentar
Compartilhe
A importância do Whey Protein após o treino!! (Por Karla Bernardes)
04/06/2013 | 05h43

Guys, sabia que  é muito importante depois do treino de musculação usarmos um suplemento protéico para alimentar nossos músculos??

Sim, porque só com refeições diárias é difícil atingirmos a quantidade necessária de proteínas diárias sem ingerirmos gordura junto. Por isso usar  o suplemento em pó  Whey Protein após os treinos é essencial para alimentarmos nossos músculos de forma rápida e menos calórica.

Para uma maior absorção, o ideal é batermos o Whey só com água, mas quando usarmos para substituir uma refeição ele pode ser batido com  leite light ou Ades light.

Eu, com orientação médica, uso o Whey após meu treino da manhã, com 250 ml de leite Ades light para substituir meu café da manhã. Bato  com leite para conseguir saciar minha fome até a hora do almoço e assim manter meu peso.

Meu Whey preferido é o ISOPURE zero carb porque ele tem um sabor delicioso e por ter zero de  carboidrato. Ele tem vários sabores, mas os que mais gosto são os de baunilha e o de Cookies & Cream.

IMG_6158IMG_1505

 

Substituir o café da manhã ou o lanche da tarde por um shake de Whey, é uma boa opção para perdermos peso e ficarmos durinhas ;)

Mas lembrem–se, o treino é o mais importante. Suplementação só funciona com bons treinos!! Bjoks.

Karla Bernardes

Comentar
Compartilhe
Cardápio do dia
03/06/2013 | 21h09

Na chuva, no sol, pela madrugada... Hoje, segunda, foi assim. Para lavar a alma. Bons treinos e sempre com imensas e duradouras emoções!

Comentar
Compartilhe
Sinceras desculpas
03/06/2013 | 17h32
Este longo e emocionante relato foi postado pelo Adriano na sua página no facebook. Detalha os motivos para o seu "fracasso" nesta ultramaratona. Longo, mas vale a leitura.
"Quero apenas pedir sinceras desculpas à todos que ficaram na expectativa para que eu fizesse um ótimo resultado hoje na Comrades Marathon. Juro que tentei e dei o meu melhor, mas infelizmente não deu para alcançar o resultado desejado de pelo menos chegar entre os 10 primeiros ou finalizar a prova dentro de um tempo digno dentro de tudo o que treinei e gerei de expectativa em vocês, fui derrubado pelas caimbras que começaram a pegar feio com apenas 35km de prova e finalizei em me arrastando em horríveis 6h52min, os segundos ainda não sei.
Digo que a sensação é realmente desanimadora e frustrante, mas a vida e as competições continuam. Para aqueles que realmente estiverem dispostos a ler um texto grande, vou tentar descrever o que vivenciei hoje.
A prova é muito pior do que eu imaginava, o grau de dificuldade dela é insana, nem em sonho imaginei encontrar algo tão dificil e pesado, ela faz a maratona de Foz do Iguaçú parecer plana. Sobe sem parar todos os primeiros 50km (com apenas algumas descidinhas rapidas no meio, porém muito declinadas o que detona a musculatura), incluindo em vários trechos deste inicio, subidas com inclinações piores e mais extensas que a Biologia, na USP. Uma delas teve 4km de extensão com a inclinação da Biologia, e isso depois de já estarmos subindo sem parar durante 25km.
E depois disso, faltando 37km, vem uma seqüência de sobe e desce um pouco mais suave até faltar apenas 18km quando pegamos uma descida enorme e sem fim, para na seqüência enfrentarmos uma pesadíssima subida com quase 3km de extensão, desce novamente bem inclinado para enfrentar a ultima subida pesada da prova, literalmente uma Biologia com quase 2km de extensão, ela termina faltando 7km para o fim. Depois disso tem mais um pouco de sobe e desce e os últimos 3km da prova termina descendo.
Realmente subestimei a prova e ficou claro minha incapacidade de corre-la pensando em vitória, no máximo dá para pensar em chegar entre os 10, isso realmente seria possível se não fossem as caibras que me forçaram a caminhar durante muito tempo, pois o 10° colocado finalizou em 5h51min, já o campeão em absurdos 5h32min e hoje eu senti na pele o que significa tentar correr esta prova para um tempo deste, só para super-homens mesmo.
Já completei um ironman em Porto Seguro com 40°C na cabeça em 1998 e depois de vivenciar esta prova aqui hoje, posso afirmar com toda a certeza, ironman não é nada perto disso. Só quem correu aqui consegue entender o grau de dificuldade e desumanidade desta prova. 9h de ironman foram fichinha perto das 6h de sofrimento aqui.
Sem falar o calor atípico neste ano e um vento contra fortíssimo, normalmente a temperatura fica em torno de 15°C no decorrer da prova, e neste ano largamos já com 20°C às 5h30 da madrugada, e com 2h de prova a temperatura já estava em 30°C. Muita gente quebrou e passou mal, inclusive os favoritos. Para terem uma idéia da dificuldade neste ano, entre os amadores, todos fecharam com tempos em média 1h mais alto do que estão acostumados a fazer no sentido subida. Estava muito difícil correr aqui hoje e para meu azar isto aconteceu justo em minha estréia.
Larguei na elite e de cara passamos o primeiro km para 3'23'', depois o ritmo deu uma estacionada e ficou entre 3'35'' e 3'45'', detalhe, isso subindo. Quando a subida era muito ingrime o ritmo subia para 4'10''. Corri no pelotão principal junto com líderes até o km 25, neste momento, quando a média no meu Garmin ainda marcava 3'45''/km, chegamos na primeira subida realmente pesada da prova, a Fields Hill, uma subida inclinada como a Biologia e com 4km de extensão. Nela um grupo composto por aproximadamente 30 atletas forçaram o ritmo e foram embora e eu junto com o restante do pelotão principal que até aquele momento devia ter uns 60 atletas ficamos . Nesta subida as minhas pernas e minha cabeça pediam pelo amor de Deus para eu andar, mas me mantive firme correndo.
Enquanto eu via o grupo principal indo embora cada vez mais distantes, meu pensamento já era de que eu não podia desanimar, que precisava continuar ali fazendo o meu ritmo e acreditando numa quebra dos atletas que estavam na frente. Passei a correr num buraco, com apenas mais três ou quatro atletas ao meu lado, pois todo o restante do pelotão sofrou de mim também. Ao finalizar esta subida a média no Garmin já havia caído para 3'49''/km. Porém estes 29km iniciais só subindo me detonaram muito mais rápido do que imaginava e senti as pernas já começarem a pesar e o ritmo subir. Cheguei na placa de 52km (com 35km de prova - para quem não sabe, na Comrades as marcações de km são regressivas, a largada é km87 e assim vai regredindo mostrando quando falta), com a média já em 3'52'' e ai veio o pesadelo, comecei a sentir caibras na musculatura posterior da coxa e dai em diante tive que parar várias vezes para relaxar a musculatura e alongar, a musculatura dava espasmos de caibras repentinamente, causando dores insuportáveis e até me fazendo gritar de dor em alguns momentos.
Enquanto isso vários atletas que tinham ficado para trás começaram a me passar. Imaginem esta situação acontecendo com mais 52km de prova pela frente ainda, e com MUITA subida a enfrentar ainda. Fui tentando administrar esta situação dentro do possível e ainda conseguindo manter a média total acumulada abaixo de 4'00''/km, mas faltando 40km de prova entortei de vez, as varias paradas ocasionadas pelas caibras e a retomada seguinte da corrida foi minando a musculatura e estafando ela, cada vez que voltava a correr, voltava mais travado e com novas dores musculares e articulares na região da virilha.
Ao atingir a placa de 34km para o final, ai as caibras vieram de vez, numa intensidade muito forte, me forçando a caminhar muito mais do correr, passei a fechar cada km para 6min ou mais. Isto se manteve até a placa de falta 24km quando nem trotar conseguia mais, as caibras passaram a pegar até mesmo caminhando e eu simplesmente caminhei da placa 25km até a placa 19km, não tinha como correr, quando eu tentava correr a caibra puxava forte me fazendo ficar parado até o musculo relaxar e ela passar, então era preferível continuar caminhando e avançando kms do que conseguir correr apenas 50 metros e ficar quase 20 segundos parado esperando a caibra passar.
Caminhei durante 1 hora, cada km era percorrido em exatos 10 minutos, nunca imaginei passar por isso numa prova. Por varias vezes passou por mim vans que recolhiam atletas desisitentes, e por varias vezes pensei em entrar e desistir de completar a prova, mas eu não podia fazer isso de forma por dois simples motivos, o primeiro por respeito à todos torceram por mim, que acompanharam toda minha preparação nos ultimos meses e ficaram na expectativa ai no Brasil ou mesmo aqui enquanto corriam a prova também. O segundo motivo para honrar a promoção que criei na minha página do face e por respeito à todos que participaram e deram seus palpites, eu precisa premiar dignamente um de vocês. Foi uma semana inteira de auê em cima desta promoção, fazendo uma baita divulgação e recebendo mais de 2 mil palpites, para simplesmente eu desistir e não completar a prova. Não, de forma alguma!!!
Naquele momento coloquei na cabeça que iria até o fim nem que fosse caminhando mesmo. O único desespero que me batia ao começar a fazer contas faltando ainda 22km para o final era que eu ficaria caminhando durante 3 horas e meia para chegar ao final. Enquanto caminhava, em todo posto de abastecimento que eu ia passando (tinha um a cada 1.600m) comia batata cozida com sal e tomava Pepsi e isotonico e isso foi estabilizando meu organismo e a contração muscular. Depois da placa de 19km que percebi um alivio na musculatura, arrisquei e consegui voltar a correr, mantendo média entre 4'15'' e 4'30'' nas descidas e subidas mais leves e de 5'00'' nas subidas mais pesadas. Consegui subir correndo e sem caminhar as duas ultimas e mais temidas, exatamente por estarem no final, a Little Pollys e a Polly Shortts.
Depois da Polly Shortts, quando pegamos um trecho longo de descida inclinada, começou a dar caibras novamente, tive que caminhar mais uma vez por aproximadamente 1 minuto até que veio uma moça oferecer ajuda, passando uma pomada no posterior da minha coxa e então aliviou a caibra e consegui retomar a corrida até o fim.
Ficou claro que errei feio ao tentar ir no ritmo do primeiro pelotão sem conhecer a realidade da prova, mas no meu caso que estava ali pensando na vitória, precisava correr este risco e ver qual que é desta prova. Estava ali no pelotão simplesmente o vencedor de 2011 e vencedor de 2012, sem contar os demais que sempre chegam entre os 5 primeiros e também estavam ali no bloco. Pensei, é aqui que tenho que ficar e tentar ir junto com estes caras, no começo inclusive estava muito fácil correr junto com eles, mas depois de 25km de prova quando eles apertaram o ritmo de verdade, ficou nítida a superioridade destes atletas. Os caras subiram abaixo de 4'00''/km a pior subida de toda a prova. Se eu tivesse segurado um ritmo mais confortável no inicio, acredito que teria fechado a prova abaixo de 6h. Ou se não tivesse acontecido as caibras e eu não tivesse caminhado durante 1h direto e mais as outras vezes espaçadas, também estaria abaixo das 6h, pois só estes 6km caminhando em 1h, correndo demoraria apenas 24 minutos (no ritmo para esta prova que é 4'00''/km), ou seja, já daria para eliminar 36 minutos do meu tempo só aqui.
Se eu volto para esta prova, sinceramente não sei, depois do que passei hoje, neste exato momento digo que esta possibilidade está em 0%. Abri mão de muitas provas no Brasil neste primeiro semestre para concentrar meus treinos para esta prova e chegar aqui e não fazer nem metade do que eu esperava fazer e conquistar.
A única coisa que sei é que para conhecer a realidade desta prova e saber seu real grau de dificuldade somente estando aqui, então uma hora ou outra eu teria de fazer isso e este foi o momento. Eu só ia saber qual que é desta prova vindo pra cá. Agora que sei como é seu verdadeiro grau de dificuldade na pele, poderei pensar melhor se vale a pena mesmo voltar pra cá tentando usar uma estratégia mais conservadora da próxima vez, porque, por não conhecer a prova, dentro da minha realidade, não respeitei o ritmo inicial como deveria. Obrigado à todos e vamos em frente"!!
Adriano Bastos
Comentar
Compartilhe
Oração dos corredores
03/06/2013 | 12h51

Esta me foi enviada pelo corredor e colaborador assíduo do blog, Ralph Lannes. Uma bacana sacada da Revista O2 que adaptou a oração para o nosso universo Motriz. "Santificado seja o nosso hobbie"!

Comentar
Compartilhe
Golden Four SP
03/06/2013 | 05h31

Esta prova, que vem se notabilizando pela ótima organização e maravilhoso horário de largada, continua a todo vapor pelo país (em posts anteriores, flashs de 2011, 2012 e 2013). Dia 30 de junho vai acontecer a de Porto Alegre, 28 de julho, SP e 03 de novembro Brasília. A de São Paulo estamos de olho. Bons treinos e grandes emoções!

Mais informações, por aqui!

Comentar
Compartilhe
Treino da "Lenda"
02/06/2013 | 21h31

Este foi o treino desta figura impar (A Lenda): 22km com pace médio de 5'28" - e eu sendo obrigado a tirar esta foto para postar no blog -. A rodagem foi um luxo. Bons treinos e grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
Resultados da Comrades Marathon 2013
02/06/2013 | 16h55

O sul-afircano Claude Moshiywa venceu a Comrades 2013. Segundo fontes seguras, ele é um amador. Treina às 3h da manhã correndo 32km por dia antes do trabalho (normalmente das 9 às 17 hs), fazendo de  50-70km no fim de semana. Osso!

Os resultados oficiais do evento, por aqui no site da Comrades Marathon.

 

Comentar
Compartilhe
Corrida de Rua: inscrições abertas
02/06/2013 | 11h39

Inscrições abertas para a 1ª FERA Night Run que vai ser realizada em São João da Barra (Grussai), dia 15 de junho às 19:30 em distâncias de 4 e 8km. Inscrições por aqui!

Comentar
Compartilhe
Resultado de Adriano Bastos na Comrades Marathon
02/06/2013 | 08h53

Este foi (abaixo), o comunicado oficial do seu patrocinador (Asics), após a sua conclusão nesta difícil prova, com o tempo bem acima do esperado. Prova longa, especialmente maratonas e ultramaratonas, muitos fatores intervenientes podem ocorrer durante o evento.

Não basta estar bem preparado fisicamente, tem que estar num dia bom e com a cabeça melhor ainda. No próximo ano o Adriano deve retornar para melhorar o seu tempo e tentar vencer.

"O maratonista Adriano Bastos sentiu os 87km da ComradesMarathon , a ultra maratona mais difícil e desejada do mundo e terminou na 95º colocação, com o tempo de 6h52min37s. Parabéns"! Para ver o seu resultado oficial com suas passagens, por aqui!
Comentar
Compartilhe
Comrades 2013
02/06/2013 | 07h55

Alguns detalhes bem legais sobre esta Ultramaratona que está sendo disputada hoje, domingo (2) na Africa do Sul (o vencedor já concluiu a prova. Mais tarde, mais detalhes). Em post anterior (aqui), bacana experiência da ultra Mônica Andrade que participou por duas vezes deste difícil desafio.

Como qualificação para Comrades o atleta deve ter feito uma maratona no ano anterior abaixo de 5 horas. Os organizadores entendem que se um corredor não finaliza uma maratona em menos de 5 horas não terá capacidade de completar a Comrades.

O tempo de qualificação será decisivo para a posição nas baias de largada, conforme abaixo:
(v) Duração:
A prova tem uma duração máxima de 12 horas, com largada às 5:30 hs. O corredor que completar a prova depois do tempo máximo não recebe, sequer, uma medalha de participação. Em função disso os organizadores preparam tempos-limite máximos em determinados pontos do percurso, assim o atleta poderá ser desclassificado antes mesmo da linha de chegada se o seu tempo estiver acima do que é permitido. Essa postura visa impedir que corredores se "arrastem" pela parte final da ultramaratona, sem conseguir terminar a prova.
O tempo de prova do atleta é considerado desde o inicio do cronometro e não quando o atleta passa na linha de largada.
(vi) Medalhas:
Diferente de outras corridas, a Comrades distribui algumas medalhas de participação, cada uma dependendo do tempo de prova de cada atleta, sendo:
  • Medalha de Ouro: 1º ao 10º  colocado masculino e 1ª a 10ª colocada feminina
  • Medalha Wally Hayward : Posição 11 até sub 6hs 00 min.
  • Medalha de Prata: de 6hs 00min até sub 7hs 30min
  • Medalha Bill Rowan: de 7hs 30min até sub 9hs 00min
  • Medalha de Bronze: de 9hs 00min até sub 11hs 00min
  • Medalha Vic Clapham: de 11hs 00min até sub 12hs 00min

Fonte, por aqui!

 

Comentar
Compartilhe
Resultados da K21 Pirenópolis 2013
01/06/2013 | 19h56

Os três primeiros colocados geral desta que é uma bacana prova. E este local, Pirenópolis, parece fantástico.

1º LUGAR: CLEISER ALVES DOS SANTOS tempo de 1:30:26 2º LUGAR: JOSÉ ADAIR ALVES PEREIRA tempo de 1:35:44 3º LUGAR: JOSÉ PORTILLO DOMINGUES 1:36:11 Mais informações, por aqui!
Comentar
Compartilhe
Somente até hoje às 23h59!
01/06/2013 | 16h01

Aí galera que tem acompanhado meus passos e minha correria (literalmente) em busca de mais um grande objetivo. No próximo domingo, dia 2 de junho, vou enfrentar o maior desafio de toda a minha carreira. Encarar os 87Km da Comrades Marathon, na África do Sul, a ultramaratona mais famosa e desejada do mundo. Vai ser puxado, mas vou pra fazer bonito.

E não estou aqui só para pedir torcida, estou aqui porque vocês também vão ganhar com essa corrida. Um desafio para tornar a vibração ainda mais emocionante para quem vai me acompanhar nesta prova. É o seguinte, todo mundo vai poder dar um palpite sobre o tempo que farei nesse desafio, e a pessoa que der o palpite mais próximo do tempo que eu finalizar a prova vai levar pra casa um kit cheio de prêmios incríveis dos meus patrocinadores. Basta acessar minha página no Facebook para dar seu palpite. O palpite deve conter horas (h), minutos (min) e segundos (seg).
Dá uma olhada nos prêmios: 1 par de tênis Gel Lyte 33 2 (o mesmo modelo que usarei na prova). 1 óculos Oakley modelo RadarLock®. 1 voucher de compras da Kanui no valor de R$ 200,00. 1 macaquinho de competição do atleta Adriano Bastos (autografado!). 6 meses de treinamento (presencial ou virtual) com a assessoria esportiva Adriano Bastos Treinamento Esportivo. Bora dar seu palpite!!! Essas são as regras de participação: - Ganhará a pessoa que acertar o tempo exato ou der o palpite que mais se aproximar do tempo de conclusão do atleta Adriano Bastos. - O palpite deverá ser postado como comentário em um dos banners da promoção existentes na página do facebook do atleta Adriano Bastos. - Valerá apenas um palpite, que deverá ser postado uma única vez. - A pessoa que postar mais de um palpite será automaticamente eliminada e perderá o direito de concorrer à promoção. - Para o palpite valer, deverá constar horas (h), minutos (min) e segundos (seg). Ex: 6h10min23seg. Palpites que não constarem os segundos (seg), ex: 5h50min, serão automaticamente eliminados da promoção, pois os segundos serão o critério de desempate no caso de várias pessoas palpitarem o mesmo tempo (horas e minutos). - O prazo final para deixar seu palpite registrado será às 23h59 do sábado, dia 01/06, horário de Brasília. Todos os palpites postados após este prazo não serão aceitos. - Ao final do prazo da promoção, caso duas ou mais pessoas tenham postado tempos iguais, valerá como critério de desempate e vencerá a promoção a pessoa que tiver postado o palpite primeiro (todos os comentários tem seu horário de postagem registrado).
- A divulgação oficial do palpite vencedor será realizada na sexta-feira, dia 7 de junho. www.asics.com.br www.oakley.com.br www.kanui.com.br
Adriano Bastos
Comentar
Compartilhe
Rumo as boas emoções da vida
01/06/2013 | 12h24

Este treino, para variar, fui muitíssimo bem acompanhado. Os Seres Motrizes percorreram de 11 a 32km em busca de superação individual e acima de tudo, bem estar e alegria. E parece que os objetivos foram alcançados. Curtam conosco, através das fotos, este belo momento. Bons treinos e grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Marcos Almeida

[email protected]