3 segundos para te motivar
31/05/2013 | 16h03
Fica valendo este pequeno vídeo mas com a (grande) intenção de nos motivar para o próximo treino. Sábado promete. Bons treinos e grandes emoções!  
Comentar
Compartilhe
Brinquedinhos novos na área
31/05/2013 | 11h55

Brinquedinhos novos no pedaço. Tem para velocidade/treinos longos e  também para a vertente da corrida natural (o MV2 é o mínimo da Newton). Mais 1000 (mil) kms garantidos. Valeu! Bons treinos e emoções!

 
Comentar
Compartilhe
Desafio da Paz
31/05/2013 | 05h17

Ainda sobre a corrida da Paz, realizada domingo (26) no Rio, em distância de 5km, frente aos problemas surgidos antes da largada: tudo acabou bem (como mostra a foto da largada). A força do esporte se mantém insuperável.

 

Fonte: aqui!

Comentar
Compartilhe
Ironman: uma prova mágica em um lugar mágico (Por Reinaldo Damiano)
30/05/2013 | 17h43

A luta para se fazer o Ironman Brasil começa um ano antes, quando abrem as inscrições que acabam em menos de 15 minutos. A partir daí sua vida muda totalmente, principalmente em janeiro, quando o volume de treinos aumenta absurdamente.

Eu não pretendia fazer o Iron de 2013, mas devido problemas ocorridos por uma queda ainda não explicada de bike em 2012, 20 dias antes da prova, que me levaram a abandonar ainda na natação, me vi forçado a retornar.

Vamos a prova. Cheguei em Floripa na quarta, 23/05, pois na quinta temos um treino oficial de natação no mar. O mar é o meu problema (uma semana antes já fico preocupado), não me sinto confortável, nadar 1000 metros mar adentro me assusta um pouco. Comecei bem o treino, mas na volta comecei a sentir fortes câimbras nas pernas e quase peguei carona num caiaque - em 2012 foi num jet sky - mas forcei e consegui terminar, esgotado, com muita dor nos braços e nas pernas. Apesar das dores persistirem no sábado véspera da prova, na sexta nadei novamente e deu para ficar mais relaxado.

No sábado temos o bike chek-in, que é a entrega das bikes para a prova, junto é entregue todo o material de ciclismo e da corrida. Concluído, demos mais uma volta na feira da prova (onde tudo é muito caro) e retornamos para casa para preparar a alimentação que vou levar para prova: bisnaguinhas, biscoito goiabinha, endurox, suplementos e muito mais (comemos muito durante o pedal).

No domingo, acordamos antes da cinco para tomar café cedo e tentar ir ao banheiro (é fundamental). Às 7 horas, com um lindo nascer do sol, é dada a largada e recomeça o meu drama. A prova de natação é em formato de M - nada-se 2200 metros e  retornamos à areia  e voltamos ao mar para mais 1600 metros - neste retorno pela areia tive nova câimbra no posterior da coxa que impedia até caminhar. Consegui alongar e me arrastei para água. Graças a Deus não senti mais nada e consegui terminar com um tempo 20 minutos menor que em 2011 (1h32min).

Parti para transição da bike e seus 180 km. Comecei bem, com um bom ritmo, completei os 90 km na boa. Aí começaram os problemas. Durante as subidas (são 4 por volta), comecei a ter câimbras, que me acompanharam pelo restante da prova, passando a ficar muito sofrida a conclusão.  Para completar, na metade da segunda volta acabou a água nos postos de hidratação. Concluí o pedal em 7h19min, dentro do esperado, mas não o que eu gostaria.

Depois de uma transição lenta de 12 min, comecei a parte mais sofrida da prova e que certamente te leva a pensar seriamente a desistir. Depois de pedalar 180km, correr é algo fora do normal, mas saindo no meio do povão ainda temos que fazer alguma pose para foto. Estava preocupado, pois vinte dias antes da prova tive uma lesão nas duas panturrilhas que me obrigou a parar e fazer fisioterapia durante uma semana só voltando a correr a uma semana da prova.

Por volta dos 5 km comecei a sentir a sola do pé direito que irradiava para o dedo e latejava, além das câimbras nos adutores das duas pernas que voltaram a ocorrer. A solução era trotar um pouco até doer e caminhar, assim foi até o final da prova. Difícil saber onde não doía - como disse um amigo, só a orelha não doía. Foi uma maratona muito sofrida, mas a vontade de chegar supera tudo: as dores, as dificuldades e com o apoio da família, dos amigos e principalmente dos anônimos que ficam até meia noite torcendo pela chegada dos atletas. Terminei a maratona em 6h15 min com um tempo total de prova de 15h55min.

Resumindo: o Ironman é uma prova mágica em um lugar mágico, durante sua realização você diz que nunca mais vai querer fazer. No dia seguinte você começa a querer  saber quando abre a inscrição para o próximo ano.

Reinaldo Damiano

 
Comentar
Compartilhe
Não foi desta vez
30/05/2013 | 14h06

Um corredor, felizardo, que foi sorteado para a Maratona de Nova Iorque recebeu esta (bela) mensagem (acima).  Abaixo, a que eu recebi. Ainda não foi desta vez. Vamos em frente!

Dear Marcos Almeida,  We want to thank you for applying to run the 2013 ING New York City Marathon. We're very sorry, but you were not selected through our non-guaranteed entry drawing. We must limit the size of the race field for many reasons, including safety and overall runner experience. The good news is that you can still enter the race this year. One option is to apply for a Marathon Travel Package with an International Travel Partner (ITP), available in many countries outside the United States. You'll get guaranteed race entry and special benefits as part of your package. Another option is to run to make a difference by registering through NYRR'sTeam for Kids or another official charity. If you choose to join Team for Kids, you'll become part of a committed group of runners who enjoy a VIP marathon experience while raising funds that support NYRR youth programs. If you opt for one of the hundreds of other charities that make up our Official Charity Partner program, you'll receive benefits that vary according to the group you join. All charities offer the chance to make a difference when you run 26.2 miles in NYC on November 3. We sincerely hope you'll consider one of these options for the opportunity to run the ING New York City Marathon this year. All the best, NYRR

 

Comentar
Compartilhe
Quer "sofrer" mais um pouco?
30/05/2013 | 06h38
  • Buscas superação? Quer uma bela aventura programada? Novos rumos na sua vida (rs)? Estar próximo da natureza? Quer sofrer mais um pouco? Seja bem vindo a corrida de montanha!

 

Comentar
Compartilhe
Vídeo do Ironman Brasil 2013
29/05/2013 | 15h31
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qZgijdmCv0g&sns=em [/youtube]

Este vídeo me foi enviado pelo Homem de Ferro Reinaldo Damiano - que breve, prepara bacana relato sobre a sua participação nesta prova - mostrando momentos mágicos do esporte. Bons treinos e grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
Sorteio hoje (29/5) na New York Marathon
29/05/2013 | 12h49

Boa sorte a todos os inscritos no sorteio de vagas para a maratona de New York que ocorre durante o dia de hoje. Estamos na torcida para os que tentaram esta difícil loteria. Para entender melhor, por aqui!

Comentar
Compartilhe
X TERRA CAMP Terê Adventure
29/05/2013 | 06h16

TRIATLHON, TRAIL RUN 5K, NIGHT RUN 7K, DUATHLON, MTB CUP, um fim de semana perfeito para os amantes do movimento. Vejam a programação oficial do evento (muito legal), cujas vagas estão encerradas.

Sexta, 31 de maio

  • 10h00 – 17h00 – Entrega de kit – (Hotel Fazenda Boa Vida)
  • 19h30 – 21h30 – Jantar de massas no Hotel Fazendo Boa Vida. Preço promocional para atletas e acompanhantes.
Sábado, 01 de Junho
  • 08h00 – 09h15 – Entrega de kits Triathlon (Hotel Fazenda Boa Vida)
  • 09h20 – Simpósio técnico no local da largada
  • 09h30 – Largada Triathlon
  • 13h00 – Premiação Triathlon
  • 14h00 – 15h10 – Entrega de kits MTB Cup XCT (Hotel Fazenda Boa Vida)
  • 15h20 – Simpósio técnico no local da largada
  • 15h30 – Largada MTB Cup XCT
  • 17h00 – Premiação MTB Cup XVT
  • 17h30 – 19h15 – Entrega de kits 7km Night Run (Hotel Fazenda Boa Vida)
  • 19h30 – Largada 7km Night Run
  • 21H00 – Premiação 7km Night Run
Domingo, 02 de Junho
  • 08h00 – 09h15 – Entrega de kits 5km Trail Run (Hotel Fazenda Boa Vida)
  • 09h20 – Simpósio técnico no local da largada
  • 09h30 – Largada 5km Trail Run
  • 10h30 – Premiação 5km Trail Run
  • 10h30 – 11h15 – Entrega de kits Duathlon (Hotel Fazenda Boa Vida)
  • 11h20 – Simpósio técnico no local da largada
  • 11h30 – Largada Duathlon
  • 14h30 – Premiação Duathlon
  • 15h00 – Encerramento do evento
* Os Horários das premiações podem ser alterações sem aviso prévio, fique atento aos informes do evento.

DATA: 01 e 02 de Junho

ETAPA: XTERRA CAMP Terê Adventure

CIDADE: Teresópolis – RJ

LOCAL: Hotel Fazenda Boa Vida – Rodovia Terê-Fri KM 34

Mais informações, por aqui!

 

Comentar
Compartilhe
Como se recuperar após participar de um Ironman
28/05/2013 | 20h50

Por ser uma prova longa, o Ironman causa uma intensa produção de radicais livres e inflamação sistêmica nos dias seguintes, que podem alterar a imunidade do corpo. Por isso, o consumo de alimentos ricos em vitaminas, minerais e substâncias antinflamatórias é essencial.

Carboidratos, como banana, goiabada, arroz, macarrão e pão com geléia, é essencial. “A recuperação da hidratação também deve ser priorizada por meio de sucos, água, bebidas hidroeletrolíticas e água de coco”, orienta a nutricionista Joyce Nunes de Oliveira.

Para uma hidratação eficaz, a profissional lembra que a ingestão de líquidos deve ser equivalente a 150% do peso perdido. “Por exemplo, a perda de um quilo implica na ingestão de 1,5 litro de líquido”, conclui.

Matéria na íntegra, aqui!

Comentar
Compartilhe
X Terra Búzios
28/05/2013 | 13h49

Previsão que aconteça esta etapa do X Terra, nos dias 24 e 25 de agosto de 2013, em Búzios, RJ. Ficamos no aguardo de mais novidades. Mais informações, por aqui!

Comentar
Compartilhe
Prostituir o talento (Por Tostão)
28/05/2013 | 07h13

Pelé fazia dupla com Coutinho. Neymar, com André, Miralles ou Paulinho. Já imaginou se Messi, hoje, jogasse na Argentina, Cristiano Ronaldo, em Portugal, e Ibrahimovic, na Suécia? Neymar, no fraco time do Santos, é um desrespeito a seu talento.

A situação de Neymar é bem diferente da dos inúmeros bons jogadores brasileiros, que, dificilmente, seriam titulares de uma grande equipe da Europa. Por isso, muitos voltaram. Ser destaque no Brasil, além de ganhar salários tão bons, ou maiores, é melhor que jogar em um time médio europeu.

Se a situação do futebol brasileiro fosse outra, seria ótimo Neymar ficar por aqui. Muitos argumentam que é muito melhor vê-lo jogar mais de perto, do que fora, como se Neymar fosse um produto de consumo, à nossa disposição.

A sociedade do espetáculo idolatra, consome e descarta rapidamente seus ídolos. A impaciência com Neymar já começou. Querem que ele dê show em todas as partidas.

O maior compromisso de um artista é com sua arte e com a busca da perfeição, sem nunca alcançá-la. Ficar no Brasil, porque ganha mais do que Cristiano Ronaldo e é o rei da cocada preta, seria estagnar, prostituir seu talento.

Neymar não vai para provar que é um cracaço nem para ser eleito o melhor do mundo.

Ele vai porque vai enfrentar defesas melhores e mais compactas, porque precisa de concorrência para evoluir, porque vai jogar ao lado e contra os melhores jogadores, porque vai aprender a ser um coadjuvante, como Messi foi no início, e, principalmente, a jogar coletivamente.

No Santos, há dois times, o de Neymar, formado só por ele, e o do Santos, com o restante dos jogadores. Um time não se mistura com o outro. O de Neymar é muito melhor. Tentar driblar, de rotina, vários jogadores, para fazer um golaço e ganhar o prêmio da Fifa vai levar à ineficiência.

Temo que se transforme em apenas um grande craque circense.

Messi disse que Neymar é excepcional na jogada de um contra um.Messi já o imaginou no Barça. Quando Messi, Xavi e Iniesta trocam passes pelo meio, até a entrada da área, e não conseguem penetrar, o que tem sido mais frequente, um dos três toca a bola para o atacante pelo lado, livre, pois o lateral fecha para o meio, para fazer a cobertura. Mesmo assim, nada ocorre. Costumam voltar a bola para o meio, e tudo recomeça. Messi, Xavi e Iniesta estão loucos para a chegada de Neymar.

Neymar é que tem que decidir sua vida. Não temos nada com isso.

Se optasse por ficar, porque achava que aqui seria mais feliz, que poderia ser ator da TV Globo e o reizinho, nunca ameaçado, teríamos de respeitar sua decisão.

Se optasse por desaparecer e gastar sua fortuna pelo mundo, seria também uma decisão interessante.

Tostão 

Tostão, médico e ex-jogador, é um dos heróis da conquista da Copa do Mundo de 1970. Afastou-se dos campos devido ao agravamento de um problema de descolamento da retina. Como comentarista esportivo, colaborou com a TV Bandeirantes e com a ESPN Brasil. Escreve às quartas e domingos na versão impressa de "Esporte".

Fonte: Folha de São Paulo
Comentar
Compartilhe
Ultramaratona (Por Geázi Peçanha)
27/05/2013 | 18h28

 

[caption id="attachment_9992" align="aligncenter" width="960" caption="Pódio geral da prova: Erick José Teixeira Couto com 88,350 km; Geázi com 81,7 km e Leandro Albuquerque com 79,8 km."][/caption] É com muita satisfação e alegria que anuncio que fui o 2° colocado geral na "ULTRAMARATONA ESPORTE É VIDA! CORRER É SAÚDE!". Em 8 horas de prova fiz 172 voltas em um circuito de 475 metros, totalizando 81,700 Km.

Geázi Pessanha

 

Comentar
Compartilhe
Resultados finais do Ironman Brasil 2013
27/05/2013 | 13h15

Por aqui, no site oficial do IRONMAN BRASIL 2013, estão disponibilizados os resultados desta grande prova, a qual teve o recorde quebrado este ano pelos americanos Timothy O'Donnel (08:01:32) e Amanda Steves (9:05:52). Um grande salve a todos os guerreiros que competiram nesta prova e que são de fato, verdadeiros homens de ferro.

Comentar
Compartilhe
Resultados do Ironman Brasil 2013
26/05/2013 | 18h11

O americano Tim O'Donnell foi o vencedor do do Ironman 2013 neste domingo em Florianópolis. Com um tempo de 8:01:31 e num percurso de 3,8km de natação, 180,2km de pedal e 42,2km de corrida. Igor Amorelli, com o tempo de com 8:19:39, ficou com o segundo lugar, colocando o Brasil no pódio. Na categoria feminina, a americana Amanda Stevens foi a campeã.

Resultados masculino

1. Tim O'Donnell 8:01:31 2. Igor Amorelli 8:19:39 3. Stefan Schmid - 08:25:01 4. Mario de Elias - 08:31:58 5. Santiago Alves Ascenço - 08:32:19 6. Petr Vabrousek - 08:32:21 7. Thiago Dario Vinhal - 08:37:53 8. Black Becker - 08:38:46 9. Emerson Silva: 20 - Ciro Violin - 08:41:33 10. Luiz Francisco de Paiva - 08:45:58 Resultados feminino 1. Amanda Stevens - 09:05:52 2. Sara Gross - 09:08:37 3. Jessie Donavan - 09:10:28 4. Mirjam Weerd - 09:21:03 5. Haley Chura - 09:24:42 6. Ariane Gomes Montice - 09:26:46 7. Anne Basso - 09:27:06 8. Hillary Biscay - 09:29:34 9. Silvia Felt - 09:40:02 10. Mariana Borges de Andrade - 09:49:24  
Comentar
Compartilhe
Desafio da Paz: largada feita
26/05/2013 | 09h08

Por volta das 9 horas, portanto 1 hora após o programado, deu-se início a 3ª Corrida da Paz no Rio. Boa sorte a todos e que tudo corra bem por lá.

Comentar
Compartilhe
Desafio da Paz sem Paz no Rio
26/05/2013 | 08h36

A largada da prova que seria às 8h, no Campo do Ordem, na Vila Cruzeiro e a chegada no Campo do Sargento, na Grota, foi, por hora, cancelada devido a tiroteios no local. Dois mil corredores aguardam definição.

O evento teve a sua primeira edição em maio de 2011, no Complexo do Alemão, seis meses após a “retomada” pelas Forças de Paz. Este seria o terceiro Desafio da Paz, na distância de 5 km e passando por dentro da comunidade.

 

Comentar
Compartilhe
Homens e mulheres de ferro
26/05/2013 | 07h44

Estes caras já estão se divertindo neste momento. Com ou sem sofrimento? Acho que com, e muito. Tomara que tudo dê certo.

[vimeo]http://vimeo.com/66956817[/vimeo]

Comentar
Compartilhe
Cenas do Ironman Brasil
25/05/2013 | 17h46
  • Esta prova vai ser disputada amanhã em Florianópolis e o mundo do Triathlon está de olho. Belas imagens que antecedem este magnifico evento retratado anteriormente aqui. Amanhã, mais detalhes.
    Ironman Brasil 2013. Área de transição. instagram.com/p/Zv1xTOPEWp/ 
  • Kenny Glah USA: A former Ironman Brazil champion, and Ironman legend checking his bike in 
    00:00
  • Ann Basso FRA: A Team TBB Cozumel athlete will be racing here tomorrow. 
    00:00
  • Trevor Delsaut FRA: His strong performance at Ironman Los Cabos earned Desault a well deserved second place finish in Mexico in early March. 
    00:00
  • Ana Lidia Borba BRA: Suffered horrific injuries a few years back as result of a bike and auto accident. Borba is always a tough never-give-up competitor who has a strong following in Brazil and abroad. 
    00:00
  • Jesse Donavan USA: Second-year pro Jesse Donavan comes into the race riding on the confidence of her recent win at IRONMAN South Africa. The mother of three has recorded three IRONMAN wins (Lake Placid, Mont Tremblant, South Africa) and arrives as the favorite. 
    00:00
  • Igor Amorelli BRA: Is racing in only his second Ironman after a steller debut here last year where he finished third. The gifted swimmer holds his own on the bike and the run. He is young, talented and has plenty of room to improve.  "I think to reach the podium I have to be on a good day, everything has to go as planned and talking about my performance, I think I need to have a better marathon."
    00:00
  • Guilherme Manocchio BRA: Came second here in Brazil in 2011 and fourth last year in a tight race for the podium. Look for him to fight hard to regain a podium placing tomorrow 
    00:00
  • Hiilary Biscay USA: Hillary Biscay USA: The SmashFest Queen – also our Iron Maiden has 58 IRONMAN races under her belt that have resulted in 17 podium finishes and 29 top-five finishes. The American has a terrific swim and bike combination that will see her near the front of the race early. 
    00:00
  • Amanda Stevens USA: Arguably the best female swimmer in the sport right now and can back it up with a strong bike. She comes into this race as one of the favourites. 
    00:00
  • Welcome to the 2013 Ironman Brazil  The 2013 edition of IRONMAN Brazil, set in Florianopolis on the beautiful Santa Catarina Island, promises yet another display of the uniquely South American passion for IRONMAN. Read More: Click Here
    00:00
  • Sara Gross CAN: Has the tools to be a threat tomorrow. Watch out for her run 
    00:00
  • Andrey Lyatskiy RUS 
    00:00
  • Blake Becker USA: Coming into this race hoping to crash the Argentinian and Brazilian podium party. 
    00:00
  • Lucus Cocha ARG: Challenged for the lead throughout the bike and on the run at 2012 Ironman Brazil. 
    00:00
  • Haley Chura USA - Fresh off her win at Ironman 70.3 New Orleans making her second pro Ironman start here in Florianopolis 
    00:00
  • Victor Del Corral Morales ESP: 2012 Ironman Lanzarote should be in mix tomorrow. 
    00:00
  • Nina Pekerman: Our one and only athlete from Israel 
    00:00
  • Arrate Gonzalez ESP 
    00:00
  • 2012 Ironman Brazil champion, Ezequiel Morales (ARG) Photo Credit: Fernanda Paradizo / 3zone.com 
    00:00
  • 00:00
  • Four-time Ironman Brazil champion (2001, 2008, 2009, 2011), Eduardo Sturla. Photo Credit: Fernanda Paradizo / 3zone.com 
    00:00
  • Six-time Ironman world champion Mark Allen providing swim tips at training camp this week in Florianopolis. Photo Credit: Fernanda Paradizo / 3zone.com 
    00:00
  • Tim O'Donnell - USA 
    00:00
  • Friday swim practice: Photo Credit: Fernanda Paradizo / 3zone.com 
    00:00
  • Professional Men's Field  1 Ezequiel Morales ARG 2 Eduardo Sturla ARG 3 Timothy O’Donnell USA 4 Lucus Cocha ARG 5 Blake Becker USA 7 Raul Furtado BRA 8 Ricardo Ramirez BRA 9 Jose Almagro Valero ESP 10 Marcio roniak BRA 11 Andres Castillo Latorre COL 12 Mauricio Eduardo Beinat ARG 13 Christian Carletto ARG 14 Benjamin Munizaga CHL 15 Keegan Williams NZL 16 Frank Silvestrin BRA 17 Igor Amorelli BRA 18 Victor Del Corral Morales ESP 19 Stefan Schmid DEU 20 Ciro Violin BRA 21 Felipe Manentef BRA 22 Guilherme Manocchio BRA 23 Luiz Francisco BRA 24 Trevor Delsaut MEX 25 Mario de Elias ARG 26 Petr Vabrousek CZE 27 Santiago Alves Ascenço BRA 28 Thiago Dario Vinhal BRA 29 Andrey Lyatskiy RUS
    00:00
  • Professional Women's Field  30 Haley Chura USA 52 Fernanda Garcia BRA 53 Jacqui Gordon USA 54 Sara Gross CAN 56 Amanda Balding AUT 57 Hillary Biscay USA 58 Mirjam Weerd NLD 59 Arrate Gonzalez ESP 60 Gisele Bertucci BRA 61 Federica Frontinif URY 62 Alessandra Carvalho BRA 63 Silvia Felt DEU 64 Marina de Andrade BRA 65 Jana Candrova CZE 66 Jessie Donavan USA 67 Amanda Stevens USA 68 Ana Lidia Borba BRA 69 Anne Basso MEX 70 Vanessa Gianinni BRA 71 Arianeli da Silveira BRA 72 Nina Pekerman ISR
    00:00
  • Photo of transition taken from a small drone equiped with a camera 
    00:00
  • Ironman @ Ironman Brasil 2013 instagram.com/p/Zs-wbShNcn/ 
    by Ana Paula Ribeiro via twitter
  • Brazil's Ana Lidia Borba, Carla Moreno and Guilherme Manocchio and USA's Tim O'Donnell do a Q & A with a eager local youth athletic club at Aqua Sphere booth Friday afternoon. 
    00:00
  • Eduardo Sturla, Santiago Alves Ascenço, Vanessa Gianinni and Ezequiel Morales at todays pro media conference 
    00:00
  • RT @jessiedonavan : Here's my latest blog on post IM S. Africa/pre IM Brazil ironman.com/triathlon-news… @QT2Systems #fb
    by Tara Raschvia twitter
  • Mark Allen falando sobre dicas par natacao, aquecimento e transicao! Direto da praia de Jurere, largada do IM Brasil pic.twitter.com/xY7i037al7 
    by 3zone_comvia twitter
  • Retirada Kits!!! #IMBR2013 #IMBrasil2013 #IronManBrasil2013 pic.twitter.com/sXbLZ6eCzQ 
    by Triathlon_BRvia twitter
  • It's race weekend!!!!!! I'll be at IRONMAN Brazil! Who else is racing this weekend??
    by triusa viatwitter
  • Ironman Brasil @ Jurere Beach instagram.com/p/ZsvRhSqJQa/ 
    Fonte: aqui!
Comentar
Compartilhe
Barefoot Run
25/05/2013 | 17h10

Correr descalço ou com calçado minimalista tem se tornado bem popular nos dias atuais. Não sei qual a sua experiência neste tema mas posso informar-lhe que é muito legal, lúdico e com um grande - imenso - sentido de liberdade. Para tornar esta prática rotineira no seu cotidiano, cuidados são necessários.

Como ponto de partida, seguir o importante Princípio do Treinamento Desportivo (que é o da Sobrecarga) simples e fácil, tendo somente que ser do mais fácil para o mais difícil, ou do menor para o maior relacionado ao tempo e intensidade. Relatarei a seguir teorias sobre o tema visando lhe dar subsídios para esta prática.

Em uma pesquisa americana, 75,7% dos 785 corredores indicaram que estavam pelo menos um pouco interessado em correr descalço ou com calçado minimalista. O estudo também revelou que 30,4% haviam tentado calçado minimalista e 85,5% daqueles que eram susceptíveis de continuar usando estes calçados ou andar descalço durante o treinamento, fariam com a condição de ter instrução suficiente.

Esta pesquisa ainda indicou que a prevenção de lesões foi o principal fator de motivação para correr descalço ou com calçado minimalista, e ainda 54% indicaram que o medo de lesão foi o fator principal para limitar a corrida descalça ou com calçado minimalista. Estes estudos mostram a importante consciência dos seres motrizes em questão, relacionadas a lesões nesta prática.

Vários autores sugerem que os pés que são rotineiramente expostas a condições de calçados são muito diferentes daqueles que seguem a filosofia do pé descalço. Diferenças na flexibilidade do pé foram observados entre usuários de calçados habituais contra os seus homólogos com os pés descalços. É extremamente importante registrar que a transição para o calçado minimalista ou o "puro sangue descalço" necessita de uma progressão, seguindo os Princípios do Treinamento Desportivo, direcionando lentamente no que diz respeito a quilometragem e tempo.

Casos de corredores que desenvolveram estresse de metatarso após a adoção de calçado minimalista, onde especula-se que o calçado minimalista foi a causa e que as alterações da marcha e reduções iniciais em volume/ritmo, como dito anteriormente, são essenciais em uma transição direcionada para treinos sistemáticos ou apenas os regenerativos.

É possível que a incorporação de calçado minimalista ou descalço em parte ou total da atividade pode levar a benefícios positivos para o corredor, tais como economia de corrida - relacionado a gasto energético - e melhor propriocepção - que é a percepção do seu corpo no espaço. Importante novamente frisar que qualquer inclusão de calçado minimalista ou descalço em seu treinamento, deve envolver uma progressão lenta e acompanhamento regular para garantir uma transição segura para evitar danos potenciais.

Uma sugestão que deixo por aqui, já que vivemos num país tropical e sempre tendo por perto praias com as suas areias, seria realizar suas corridas neste tipo de piso, visto que se estiver pelo litoral vai perceber que várias pessoa passam correndo, descalço, e talvez sem saber de toda esta teoria em questão, com pouco impacto e um belo trabalho de propriocepção. O divertimento é garantido.

Se não está acostumado a este tipo de piso, recomendo o uso de calçados minimalista ou simplesmente a chamada corrida natural na sua essência, com os pés descalços e seguindo sempre os Princípios citados anteriormente. Que tal a dica?

Bons treinos e grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
Foi!
25/05/2013 | 10h23

 

Os preparativos para o tradicional longão de sábado começam no dia anterior. Arrumar as roupas (camisa, short e boné), tênis e meia de compressão, cinto de hidratação, energético, pomada anti assadura, máquina fotográfica, despertador...

Mais um treino (perfeito) realizado numa temperatura, que num primeiro momento assusta, mas ao término, somente alegria. Rodagem de 16 a 30km num clima fantástico. Vamos com tudo rumo a meia e a maratona do Rio. Um ótimo descanso a todos!

Comentar
Compartilhe
Vamos que vamos. Sábado é dia!
24/05/2013 | 20h08

Treino com início previsto (a galera sempre cumpre o combinado) para às 5:30 da matina. De 16 a 30km. Oremos!

Comentar
Compartilhe
Ironman Brasil
24/05/2013 | 14h15

O Ironman Brasil está na sua 13ª edição e contará com a presença de atletas amadores e profissionais de 34 países no dia 26 de maio em Florianópolis, Santa Catarina. Maior evento de Triathlon do mundo, desafia os atletas a percorrer 3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida.

São realizados 29 eventos em todo o mundo, sendo somente este na América do Sul. Este fim de semana em Florianópolis, promete. Fortes emoções aguardam os atletas e familiares envolvidos nesta prova que é sinônimo de pura disciplina. Sigamos acompanhando os desenrolar dos fatos por aqui.

 

Comentar
Compartilhe
Treino+Foco= objetivo (Por Rodolfo Freitas)
24/05/2013 | 05h29

Estou treinando para realizar um sonho de vida que é completar um ironman, mas não apenas completar e sim fazer bonito no tempo total de prova.

E no meio desse caminho árduo de treinamento tem algumas provas que serão realizadas como competição-treino onde a primeira delas foi realizada no último domingo dia 19, a meia maratona da ponte que é uma corrida tradicional onde somente neste dia no ano se pode passar pela ponte Rio-Niterói a pé.

Um percurso maravilhoso, com um visual encantador, porém suas subidas em vários trechos do percurso fez essa brincadeira ficar um pouco mais dolorosa, mais nem por isso deixei de colocar em prática meus treinamentos.

Completei os 21,7km no tempo de 1:25:29h, um excelente tempo para essa prova que foi minha primeira meia maratona. Treino+Foco= objetivo alcançado.

Rodolfo Freitas

Comentar
Compartilhe
Como iniciar
23/05/2013 | 14h11

A maioria das pessoas pensa que correr descalço é apenas uma questão de fazer a pele da sola engrossar. Estão enganadas. A mecânica da corrida descalça passa a exigir de músculos, tendões e ossos dos pés e das pernas, que antes eram poucos exigidos. Em especial a panturrilha e o tendão de aquiles precisam de muita força, pois realizam uma contração excêntrica para aliviar a descida do calcanhar em direção ao solo após o contato. Desta forma, para se evitar uma lesão, é preciso cautela ao se iniciar na corrida descalça. Começe gradualmente (Imagine-se como um bebê aprendendo a andar, começe do zero e evolua paulatinamente) * Fique descalço o máximo que você puder durante o dia. * Na primeira semana corra no MÁXIMO 1 Km (um quilômetro), dia sim, dia não. * Use a regra de aumentar a quilometragem apenas 10% a cada semana. * Dores musculares são normais e melhoram com um dia ou dois de descanso extra. Mas a cada dia observe se suas dores são apenas de músculos cansados ou dores nas articulações, tendões, ossos ou outra estrutura. Para dor muscular, reduzir a quilometragem e/ou tirar dias extras de descanso usualmente é eficiente. Outra dores podem significar lesão, procure aconselhamento médico. * Seja paciente pois a transição do tênis para o descalço leva meses. * Alongamentos e massagem na panturrilha e na coxa podem ajudar a diminuir a sensação de dor por cansaço muscular. * Escute seu corpo: PARE se sentir dores inesperadas. Você pode estar tentando progredir muito rápido, usando a técnica errada, ou simplesmente a corrida descalça não seja para você. * Em caso de dúvida participe de fóruns de corredores descalços mais experientes como a nossa comunidade Correndo Descalço no Orkut. Referências: Running Barefoot: Training Tips Leia também as páginas "Beginning" e "How to Run" do site do Ken Bob Saxton. A paciência é amarga, mas seu fruto é doce. Jean-Jacques Rousseau

Texto na íntegra, aqui!

Comentar
Compartilhe
Leitura dinâmica: "Treine menos, corra mais"
23/05/2013 | 05h40

Já utilizei este livro como guia de treinamento experimentando suas dicas com quase 100% de fidelidade. Os treinos são bem tensos, com muita qualidade nos 2 treinos semanais mais no longo do fim de semana. O seu método é autodenominado 3 + 2, ou seja, 3 corridas com mais 2 vezes de rodagem na bicicleta ajudando a melhorar o condicionamento cardio com menos impacto para as articulações.

Como se trabalha sempre com treinos fortes, os volumes são menores e ganha-se tempo nos treinos semanais, pois é respeitado o princípio da Interdependência volume/intensidade, que significa intensidade alta e volume baixo ou vice versa. Neste método proposto, através deste livro, os ritmos são bem fortes e com baixo volume.

Se bem ajustado, principalmente com um pouco da diminuição desta alta intensidade, fica bem legal para o intermediário, podendo ser acrescentado mais dia(s) de treino(s) para os avançados. Vale a leitura para conhecer mais um pouco sobre métodos de treinamento - este é mais um, pois são várias as vertentes - e toda a teoria dos seus autores. Recomendo!

Comentar
Compartilhe
Supere-se!
22/05/2013 | 15h54
Esta foto te diz algo? Supere-se!  
Comentar
Compartilhe
Estilo de Vida
22/05/2013 | 05h56

Dicas sobre alimentação, atividade física e paradigmas aos quais acredito sobre estilo de vida neste programa bem legal. Um agradecimento especial a Priscyla e Patrícia pelo convite. E lembrando sempre: quem corre é muito mais inteligente!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ckHe2dyzJh0&sns=em[/youtube]
Comentar
Compartilhe
Atualização!
21/05/2013 | 16h42

III Seminário Moveman de Hipertrofia e Otimização do Treinamento de Força

Em 2013, estamos trazendo um TIME de 1ª linha para a realização do III Seminário Moveman de Hipertrofia e Otimização do Treinamento de Força. Imagina só Júlio Serrão, André Leta, Ricardo Brandão, Alan Bastos, Pedro Ivo e Leonardo Cabral, todos juntos em único evento ?!?! Como nos anteriores realizamos uma minuciosa pesquisa de temas e palestrantes e construímos um evento diferenciado para você. Veja nossa programação e perceba o evento sensacional que preparamos para o próximo dia 25 de Maio no RJ:

7:30 – 8:00 = Credenciamento 8:00 = Treinamento de força, gasto calórico e emagrecimento (Prof. Esp. Leonardo Cabral) 9:00 = Novas tendências do treinamento de força para hipertrofia muscular (Prof. Ms. André Leta) 10:00 = Intervalo da manhã 10:30 = Treinamento com oclusão muscular: já se pode prescrever com segurança? (Prof. Dr. Ricardo Brandão) 11:30 = Flexionar ou não a coluna vertebral: novas tendências do treinamento abdominal (Prof. Esp. Alan Bastos) 12:30 = Intervalo de almoço 13:30 = Overtraining e otimização da força e hipertrofia: quando o treinamento fica excessivo? (Prof. Esp. Leonardo Cabral) 14:30 = Produzindo força rapidamente: estratégias metodológicas para o desenvolvimento da potência muscular (Prof. Ms. Pedro Ivo Cosenza) 15:30 = Intervalo da tarde 16:00 = Cinética e cinemática do treinamento de força: utilizando princípios biomecânicos para maximizar o rendimento (Prof. Dr. Júlio Serrão) 17:00 = Cuidados com a coluna vertebral durante o treinamento de força (Prof. Dr. Júlio Serrão) 18:00 = Encerramento Informações gerais do evento: Data: 25/05/2013 (sábado) Local: Auditório do Centro Empresarial Le Monde Office Av. das Américas 3.500 Barra da Tijuca, Rio de Janeiro Valor de investimento: Até 26 de Abril (sexta-feira): apenas R$ 250,00 Até 10 de Maio (sexta-feira): apenas R$ 275,00 Após 10 de Maio: R$ 300,00 OBS: descontos especiais para alunos dos Cursos de Pós Graduação Moveman/UCL, alunos da Capacitação Moveman de Performance de Membros Inferiores do dia 20 de Abril 2013 e Grupos com 5 ou mais pessoas. Inscrições através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (21) 8869-0030 ou (21) 7151-7414
Comentar
Compartilhe
Corrida em Búzios
21/05/2013 | 10h15
Olha aí uma mais uma prova bacana em Búzios. Para os que gostam de corridas rústicas com um percurso misto e num visual encantador, recomendo. Vamos nessa? Mais informações no blog ATLETISMO BÚZIOS.  
Comentar
Compartilhe
Meia da Ponte: satisfação total! (Por Cleita Vicente)
20/05/2013 | 19h31
Mais uma Meia Maratona completada... Adrenalina pura... Satisfação total! Que venha a MARATONA... Cleita Vicente  
Comentar
Compartilhe
Desafio das Montanhas
20/05/2013 | 12h15
São Fidélis é uma cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, acolhedora, histórica e com muita vocação para a prática dos esportes de aventura e, em especial, do Mountain Bike, devido às diversas estradas de terra que cruzam e interligam o município, desde às margens do Rio Paraíba do Sul até as mais altas montanhas que integram a Serra do Mar.   O São Fidélis Ciclismo é um grupo formado por ciclistas amadores, de idades e profissões variadas. Ele é uma associação legalizada, aberta ao ingresso de quaisquer interessados pela bicicleta e não possui fins lucrativos. O que nos une é a amizade, a paixão pelo ciclismo, pela natureza, pela aventura, pela solidariedade, e por superar desafios! Pretendemos assim divulgar o uso da bicicleta como uma forma saudável e ambientalmente correta de lazer, esporte e transporte, além de divulgar as nossas belas regiões, com seus rios, cachoeiras, montanhas, fauna e flora, além do Parque Estadual do Desengano!
Após esta breve apresentação o São Fidélis Ciclismo tem a satisfação e o orgulho de apresentar mais um evento de Mountain Bike Maratona - XCM em nossa cidade, o DESAFIO DAS MONTANHAS 2013, uma prova oficial válida pelo campeonato Estadual (Ranking Classe 1) e Brasileiro da modalidade!
Ainda na oportunidade, convidamos a todos os ciclistas e seus familiares para que venham até a nossa cidade desfrutar de uma excelente prova de mountain bike, num agradável final de semana de muito mountain bike, lazer e diversão!
Confira toda a programação e estrutura do evento que preparamos para receber você ciclista e seus familiares e/ou acompanhantes!
Fonte e informações adicionais, por aqui!
Comentar
Compartilhe
Resultados da corrida da Ponte 2013
19/05/2013 | 18h10

A corrida da Ponte que foi disputada hoje, em distância de meia maratona (21 097,5 ms), tendo esta prova a distância um pouco maior (21 400ms), por problemas logísticos, foi vencida pelo Giovani dos Santos (bi campeâo) que liderou de ponta a ponta com o tempo de 01:05:02.

Por aqui, os resultados desta edição da Corrida da Ponte 2013.

 

 

Comentar
Compartilhe
Treino do ano (Por Gil Ancelmé)!
19/05/2013 | 16h05
Treino mais importante do ano! Voltando a acreditar que é possível.
Gilblainer Ancelmé

Atualização feita às 16:47 pelo corredor citado: "Mestre algumas constatações: sou 90% "cabeça", depois de 2 noites bem durmidas confirmo que plantões noturnos não combinam com performance, como é importante a orientação de um MESTRE, como é importante fazer parte de um time que não deixa vc abaixar a cabeça e vira uma verdadeira equipe de resgate, o apoio da minha esposa Fabiani Damiano é fundamental. Obrigado a todos! Espero que meu trabalho e meu corpo me permitam estar em melhor condição daqui a 7 semanas".

 

Comentar
Compartilhe
Corrida da Ponte (depois)!
19/05/2013 | 10h24

Galera Motriz com o sorriso de pura felicidade estampado no rosto após a conclusão de mais uma prova. As boas emoções são evidentes, sempre. Rumo, agora, a meia e maratona do Rio. Vamos em frente.

Comentar
Compartilhe
Corrida da Ponte (antes)!
19/05/2013 | 07h57

Parceiros Motrizes momentos antes da largada nesta disputada e desejada meia maratona da Ponte 2013. Boa sorte a todos, as emoções são garantidas.

Comentar
Compartilhe
Corrida da Ponte é para os fracos (2)
18/05/2013 | 16h42

Este cara hoje se superou: fez o seu treino longo de 28km, com foco na maratona do Rio, totalmente na esteira. O Luciano é um corredor bem talentoso e disciplinado, tendo cumprindo a sua meta por volta de 2hs e 24mts e com pace aproximado de 5'12". É ou não é fácil correr a meia da Ponte? Bons treinos e competições!

Comentar
Compartilhe
Corrida da ponte é para os fracos (1)
18/05/2013 | 11h17

Hoje mandamos bem. As distâncias variaram entre 18 e 28km como parte dos preparativos para a meia e a maratona do Rio. Saímos por volta das 5:30, com chuva, frio, e ainda tendo como trilha sonora, Milton Nascimento, Tambores de Minas e afins. Corrida da Ponte? Fichinha perto do que passamos por aqui hoje. Bons treinos, competições e grandes emoções!

Em tempo: mais fotos, por aqui!

Comentar
Compartilhe
Sábado tem!
17/05/2013 | 19h02
Comentar
Compartilhe
Inscrições abertas!
17/05/2013 | 14h55

Esta é a K21 Ilha Grande Half Marathon - 2013. Na mesma linha da k21 Arraial (aqui!), com uma grande pitada de aventura, muito próximo a natureza e com toda a prova num visual fantástico, cada dia ganha mais adeptos. Seres Motrizes da terrinha antenados e prometendo invadir Angra dos Reis. Recomendo!

Inscrições por aqui!

Comentar
Compartilhe
Gentileza gera Gentileza
17/05/2013 | 11h59
Deus quis um dia eu conhecesse esse camarada aí. Eu não corria nada... Para fazer 5km era um sofrimento, sem falar nas dores musculares pós prova de 5Km e 10Km. Hoje corro ao lado desta "Lenda" (literalmente!!). Amizade, caráter, diversão, brincalhão, um camarada nota 10. Quem conhece assina embaixo. Novinho, obrigado por correr comigo, aqui vai ficar eternizado!! Prezo muito sua amizade!! Forte abraço!! Ralph Lannes.

Direito de resposta do blogueiro citado: a recíproca é mais que verdadeira camarada Ralph. Hoje, a Lenda é você. Obrigado pelas doces palavras, sabes, adoçam meu coração! Grato!

   
Comentar
Compartilhe
Atletas de Campos no Mundial de Bodyboard
17/05/2013 | 05h31

Hoje, sexta-feira (17), começa mais uma etapa do circuito mundial de bodyboard. Nesta etapa, que acontece em Arica, no Chile, estarão os melhores atletas do bodyboard mundial, inclusive o Brasileiro Guilherme Tâmega (hexa-campeão mundial). Neste seleto grupo estarão presentes os atletas campistas Dionatan Barroso e o bi-campeão brasileiro amador Ailton Neto.

Desejo sorte aos atletas campistas e que demonstrem tudo o que sabem.

Leonardo Gomes

Comentar
Compartilhe
Driblando Barreiras: Nalbert
16/05/2013 | 21h26

Simplesmente imperdível! O Nalbert foi campeão em todas categorias, da base ao profissional, do Olímpico a mundial. Será que ele tem algo a nos ensinar? Driblando mais uma Barreira.

Marcelo Sapucaia

Comentar
Compartilhe
Imagens que motivam
16/05/2013 | 13h59

Todas as vezes que visualizo estas (belas) imagens, um fenômeno ocorre: tenho vontade de ir em busca da natureza para correr ou pedalar. Funciona simplesmente assim e assim tenho me mantido constantemente motivado por todos estes anos. Que tal a dica? Bons treinos e emoções!

Em tempo: mais imagens, por aqui!

Comentar
Compartilhe
Corrida em Macaé - 10km
15/05/2013 | 21h43

Corrida em Macaé Domingo, 21 de julho de 2013, com largada e chegada em frente a Câmara Municipal. Será realizada em um percurso de 10 km pelas ruas que passam pelos pontos turísticos e históricos da cidade (Praça Washington Luiz, Palácio dos Urubus, Igreja de Sant'Ana, Estação Ferroviária, Castelo, Praça do Rodo, Praça João A. Barcelos, Sede da Petrobras, Antigo Hotel Imbetiba, Praia de Imbetiba, Forte Marechal Hermes, Mercado de Peixes, Rua da Praia, Prefeitura e Câmara Municipal), localizados nos bairros Centro, Aroeira, Miramar, Visconde de Araújo, Cajueiro e Imbetiba.

Número máximo de participantes: 1000 atletas. Período de Inscrição: De 21/04 até 21/06/2013. Valor da Inscrição: R$ 90,00 até 20/05/2013 R$ 100,00 até 21/06/2013 Inscrições em: http://www.praticoeventos.com.br/#!maca200anos/c760
Comentar
Compartilhe
O esporte da moda: Cross Fit
15/05/2013 | 15h17

Tema já tratado anteriormente (aqui!), continua bombando pelas redes sociais devido ao enorme sucesso alcançado nos EUA. O Cross Fit é uma modalidade de treinamento que busca melhorar Qualidades Físicas (potência, força e capacidade aeróbia), preparando para qualquer evento a qualquer momento da sua vida.

Os resultados para os que enveredam por este caminho, em treinos realizados com poucos equipamentos e muito peso solto, cordas e barras, parecem ser bem interessantes, construindo um organismo bem armônico. Os treinos, como mostram as fotos, são "casca grossa", com agachamentos dos mais variados tipos, levantamento terra, carregamento de pesos e etc.

O seu slogan é bem legal - nossa especialidade é não sermos especializados -, passando a ideia que esta atividade não tem como foco a preparação para outros esportes, ao contrário do Treino Funcional, onde o Princípio do Treinamento Esportivo chamado Especificidade é, ou deveria ser, o tema principal (ao meu ver, profissionais trabalham o Cross Fit pensando que é Funcional).

Pois bem, vamos acompanhando o movimento por aqui.

Comentar
Compartilhe
Breve despedida (Por Sérgio Leite)
15/05/2013 | 05h03
Pessoal, Nos próximos 60 dias estarei trabalhando como gerente na agência de  Itaperuna. Obrigado pela companhia nos treinos e por lembrarem sempre de me chamar pros longões nos finais de semana. Vocês são uma turma que fazem de um esporte que a principio seria  individual um prazeroso encontro de amigos. A principio estarei sempre por aqui nos sábados (continuem me chamando que espero conseguir participar das resenhas na casa do blogueiro). De qualquer forma a gente se vê nas corridas. E 60 dias passam rápido, apesar de existir a possibilidade de, após esse período, eu ficar por lá. Mas aí já é assunto pra outro e-mail. P.S. Assim que eu estiver com o novo número de celular repasso pra vocês. Vai que rola um sushi do Lannes num final de semana desses e eu sou convidado.... Abraço, vejo vocês na Corrida da Ponte. Sérgio Leite
Comentar
Compartilhe
Maratona de Paris (Para Jorge Renato)
14/05/2013 | 17h14

O Professor Jorge é um grande Profissional da Educação Física, tendo um séquito de fãs pela sua linha de trabalho. Também é, e sempre foi, além de triatleta de muita qualidade, um exímio corredor.

Voltou a participar de uma maratona após um longo hiato - o cara é sub 3 horas na maratona de Nova Iorque! - e escolheu para este feito a bonita maratona de Paris, em data também representativa na sua vida.

Como ele me disse "a medalha desta prova eu carrego dentro do meu bolso, tamanha foi a sua importância para mim". Com participações em triathlons e corridas ao redor do mundo, o motivo deve ser extremamente relevante.

Seguem algumas fotos para registrar este momento e aproveitando para dar um salve especial ao amigo Jorge pelo conjunto da obra.

Comentar
Compartilhe
Treino feito! (Por Leonardo Gomes)
14/05/2013 | 11h25
Comentar
Compartilhe
Minha K21
14/05/2013 | 05h17

Uma rápida impressão da minha participação nesta prova de montanha que tem um visual incrível: foi muito bom! Quase 2 anos sem participar de uma corrida, e neste retorno as pistas, apesar das dificuldades naturais do percurso, foi muito legal. Abaixo e acima fotos para ilustrar o momento.

Em tempo: mais fotos por aqui!

 

 

Comentar
Compartilhe
6km, 21km e 42km
13/05/2013 | 17h51

Na maratona do Rio, que acontece este ano no dia 7 de julho, ainda teremos a meia maratona (21km) e a prova de 6km. Neste formato, bem democrático, todos são atendidos: iniciante, intermediário e avançado.

Se estiver se preparando e com interesse, pode se inscrever na de 6km (aqui!).

Por aqui, seguindo a premissa acima e com mais foco, pode se inscrever nos 21km (aqui!).

E por aqui, levando-se em conta que a premissa se torna ainda mais importante, pode se inscrever nos 42km 195ms (aqui!).

Bons treinos, as emoções são garantidas.

Atualizado às 10:26: ajuste de conteúdo alertado pelo leitor/corredor, Ralph Lannes.
Comentar
Compartilhe
10km de huaraches e em boas companhias
13/05/2013 | 12h12

Para fechar (ou iniciar) a semana fiz um agradável treino, domingo (12), na companhia de corredores talentosos rodando 10km num ritmo justo. A novidade é que desta vez foi totalmente de huarache, onde antes, apenas treinos curtos realizava. Maravilha, tirando uma pequena bolha no solado, no mais, cada dia melhor adaptado.

Mais fotos, aqui!

Comentar
Compartilhe
O mesmo tempo! (Por Roberto Pires)
12/05/2013 | 19h37
Carissimo MWSA, Parece até que corremos juntos (eu e Neném), exatamente mesmo tempo e pace... Sigamos!  
Comentar
Compartilhe
TETRA! (Por Rômulo Santos)
12/05/2013 | 16h16

TETRA CAMPEÃO BRASILEIRO DE AQUATHLON (20-24 anos) - 2009-2010-2011-2013 -. TODOS OS OBJETIVOS FORAM ATINGIDOS, GRAÇAS A DEUS! TODO O ESFORÇO, EM APENAS 5 SEMANAS DE TREINOS,  NÃO FORAM EM VÃO!

Rômulo Santos

Comentar
Compartilhe
Treino feito (Por Neném)
12/05/2013 | 10h35

Mais um treino concluído para a maratona da caixa (7 de julho, Rio). Fiz hoje 28 km e consegui fechar com chave de ouro. Vamos em frente!

Neném

 
Comentar
Compartilhe
Crazy!
12/05/2013 | 08h01
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GFmvMHPQ1k8&sns=em [/youtube] O norueguês (louco!), Jokke Sommer, sobrevoou o Rio de Janeiro de wingsuit. Sinistro. Assista o vídeo e me diga.
Comentar
Compartilhe
Hoje todos fomos!
11/05/2013 | 12h18

Imagens de mais um treino e tendo o mesmo, objetivos variados. Registrando a estréia nesta madrugada, do Professor Ricardo nos dando a honra de compartilhar este momento, que para nós, é pura magia.

Por aqui, no (Tumblr), mais fotos desta agradável manhã.

Comentar
Compartilhe
Hoje eu já fui!
11/05/2013 | 07h38
Mais tarde imagens dos momentos. Até!
Comentar
Compartilhe
Trilhas Secretas do outono
10/05/2013 | 16h45

Este foi um treino bem tranquilo e que de repente me deparei com um local fantástico: as folhas cobriam o solo formando  um tapete num fenômeno típico do outono (de 21 de março a 21 de junho. Do latim: autumno. Também conhecido como o tempo da colheita, pois é nesta época que ocorrem as grandes colheitas. Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas já estão bem maduras e começam a cair no chão. Os jardins e parques ficam coberto de folhas de todos os tamanhos e cores).

Recomendo a experiência. Bons treinos e grandes emoções!

Mais fotos por aqui no novo brinquedinho virtual: Tumblr

Comentar
Compartilhe
Ainda faço uma desta por aqui!
10/05/2013 | 10h28
Muito legal todo o clima nesta prova de 5km descalço. Como diz o título, ainda farei uma desta por aqui. Quem topa? [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=iGJe9X_pTo0&sns=em[/youtube] Atualizado às 21:36: após contato de leitor, texto agora correto.
Comentar
Compartilhe
Maratona sub 2hs 30min descalço!
09/05/2013 | 20h36

Correr uma maratona sub 2hs 30min? E de Vibran Five Fingers? Conseguindo o seu personal best? Sinistro! Pois saiba que o corredor Josh, conseguiu.

Para ler mais, aqui!

 

Comentar
Compartilhe
Pintura
09/05/2013 | 12h26

Ganhei este quadro produzido pelo corredor e artista Rodrigo (acima a arte e abaixo a foto original), em foto baseada na minha participação na maratona do Chile (2011), no momento em que cruzei a linha de chegada.

Gostei muito, ainda mais devido a este momento da conclusão de uma maratona ser de puro êxtase, inesquecível e servindo ainda de inspiração para a vida. "Quebrei" nesta maratona no km 22, faltando ainda 20 quilômetros para concluir a prova. Foi bem sofrido. Acompanhava os outros corredores que passavam, e ainda fiquei, por volta de 1 hora deitado me recuperando no pós prova. Nesta arte, observa-se bem a minha face direcionada para o lado esquerdo. Pois bem, amigos que já tinham concluído ou estavam na torcida, me chamaram do lado direito e eu tonto, bem ruim, olhei na direção errada meio sem entender onde estava. Daí o grande valor desta imagem, merecendo ser, para mim, eternizada. Como sempre falo (escrevo) por aqui, somente quem já correu uma (maratona) entende. Muito legal. Um agradecimento especial para o Artista em questão. Boas corridas e grandes inspirações!

Comentar
Compartilhe
Meu treino e minha alimentação (Por Karla Bernardes)
08/05/2013 | 18h03

Meninas, não posto muita coisa sobre alimentação e suplementos porque sei que não é uma regra e que cada corpo é único e precisa ser avaliado por um médico especialista para depois ser recomendado a dieta e suplementação necessárias para seu peso e massa corporal.

Recebo muitos email`s me peguntando sobre minha alimentação e suplementos que tomo,  e por isso resolvi fazer este post. Bom, amo malhar de manhã, e sinto que isso me dá muito gás para enfrentar um dia intenso de trabalho. Sinto que quando perco uma noite de sono na balada, me alimento mal e não acordo pra malhar, ficou muito mal durante o dia todo!! Por isso evito muita balada  e treino todos os dias as 7:30 da matina.

Há mais de 10 anos vou ao meu médico no Rio, o  Dr. Oswino Penna, especialista em medicina desportiva, ele foi  indicado pelo meu personal Marcos Almeida e vou a ele  3 vezes ao ano. Lá, Oswino transcreve meus  exames quadrimestrais , faz avaliação corporal e passa minha dieta e suplementos de acordo com minhas necessidades e desejos. Nunca gostei de corpo com muita massa porque tenho pernas muito grossas, e não me acho elegante fazendo a linha gostosa. Hihi, nada contra as gostosas, mais aquele lance de ter que comprar a calça 40 porque a perna não cabe na 38 não dá pra mim!! Gosto de sentir a roupa confortável em mim e por isso prefiro manter meus 58 kilos com 1.67cm.

Este pré treino que estou tomando agora o Super HD, foi o mais forte que já tomei, mas estou amando!! Primeiro porque ele dá muita disposição e segundo porque ele seca a gordura abdominal e acelera o metabolismo!! Como malho de manhã, tomo uma cápsula 30min antes do treino. Não dá pra desistir de malhar depois heim, porque ele é um pré treino e se tomá-lo você tem que gastar a energia que ele vai te proporcionar com um treino de no mínimo 1:00 hr.

Costumo também comer uma banana na chapa com mel e granola ligth ou 1 copo de suco ligth com 2 torradas e requeijão antes do treino. Nunca treino de barriga vazia. Meninas, não tomem anabolizantes!! Eles mexem com nossas taxas hormonais, dá espinhas, oleosidade na pele, causa muita queda de cabelo e o que é pior, você fica bem só enquanto está tomando ele porque quando você para, perde tudo e ai vem a maldida dependência!! Não tem a menor necessidade de usarmos anabolizantes se fizermos  uma boa dieta, usarmos suplementos certos e fizermos bons treinos intercalando aeróbico com musculação!! Afinal o que está na moda é ser saudável não eh?   IMG_0259IMG_0261 IMG_9465 Vamos malhar meninas!! Para quem quiser ir a um ótimo médico desportista aqui o tel deste fera: Dr. Oswino Penna, fone (21) 31393639, Barra, Rio de Janeiro. Depois me contem tá? Karla Bernardes Matéria na íntegra no seu charmoso blog, o BEAUTY BLOG.
Comentar
Compartilhe
Homenagem ao dia Internacional do correr descalço (Por Ralph Lannes)
08/05/2013 | 14h20
Mestre Marcos Almeida, regenerativo feito (na companhia do Serginho, domingo, 05/05)!! Vibran aprovado!! Ralph Lannes
Comentar
Compartilhe
Cumplicidade!
08/05/2013 | 06h35

@msmarcosalmeida Registro feito! Paisagem e ciclovia perfeitas, 5km pra 04'58".

Christiano Abreu Barbosa

Nota do professor: era para 5'10", mas está valendo. A bela paisagem e a agradável companhia, devem ter influenciado.

Atualizado às 13:26: edição de texto.

 

Comentar
Compartilhe
Senna, um mito da Fórmula 1
07/05/2013 | 21h03

No dia 1 de maio de 1994 (quarta-feira da semana passada, 19 anos depois) Ayrton Senna sofreu um grave acidente no Grande Prêmio de San Marino, na Itália, e faleceu aos 34 anos. Grande falta nos faz. No link abaixo, o site da Revista Veja fez uma bacana homenagem. Daqui do espaço, um salve bem especial: Viva Senna (ou Senna Vive!)!

O talento do campeão Ayrton Senna nas pistas de Fórmula 1 era inegável. Rei das ultrapassagens, profundo conhecedor do próprio carro e exímio corredor em dias de chuva, ele se consagrou como lenda do esporte e ídolo dos brasileiros.

Matéria na íntegra, aqui!

 

Comentar
Compartilhe
Efeitos agudos da estimulação cerebral de curto prazo em jovens estudantes
07/05/2013 | 10h57

Este artigo foi produzido pelos Pesquisadores (extremamente competentes), Msc. Maurício Calomeni, Msc. Carlos Eduardo Bianchi, eu, mais a também muito competente orientação do Dr. Vernon Furtado. Realizamos esta pesquisa com alunos da rede pública, saindo em um Periódico de nível internacional.

O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia da estimulação cerebral na melhora da memória de trabalho em jovens indivíduos. Recomendo a leitura para melhor entendimento. Artigo na íntegra aqui!

Em tempo: É antigo mas é bem representativo. Enveredei, pelo menos por hora, por outros caminhos, sinto saudades. Sigamos...

Comentar
Compartilhe
Parceiros Motrizes
06/05/2013 | 18h32

No sábado (4) na K21 em Arraial do Cabo, vários parceiros Motrizes aqui da cidade se fizeram presentes, com força. O clima de companheirismo e descontração prevaleceu, assim como deve ser e tem cada vez mais se tornado.

Os que estavam melhor treinados, naturalmente, correram de uma forma mais rápida. O importante é que nenhuma competição foi feita, claro, cada um querendo fazer o seu melhor, dentro da sua capacidade e servindo para avaliar a sua evolução.

Relato este fato pela importância da descontração, alegria - com o também importante momento de ansiedade já valendo como teste e preparação para situações de vida - e comemoração por todos pelo objetivo cumprido com louvor e também pelas ótimas emoções proporcionadas.

O barato é que durante a prova compartilha-se entusiasmo. Quem vai perdendo as forças ganha incentivo do outro - aproveito para agradecer ao Rodrigo pela força que me deu num momento crítico da prova, com palavras positivas que muito me ajudaram.

Registro nestas fotos o momento família, imprescindível e que acho fundamental para todos. Correr já é bom, e próximo das pessoas que amamos, aí fica perfeito.

Conseguimos mostrar muita diversão, um visual fantástico e com fotos durante a corrida em lances, muitos lances de muito prazer. Um salve a todos os parceiros e aos que nos acompanharam e torceram pelo nosso sucesso. Até breve!

 
Comentar
Compartilhe
Resultados gerais da Corrida Premium Automóveis
06/05/2013 | 13h12

Estes são os resultados gerais da 1ª Corrida Premium Automóveis que aconteceu domingo (5), onde 190 pessoas percorreram a distância de 5km. Parabéns a todos os envolvidos: atletas, organização e patrocinadores.

GERAL MASCULINO

FAIXA ETÁRIA MASCULINO GERAL FEMININO FAIXA ETÁRIA FEMININO Em tempo: o resultado da "faixa etária masculino", por hora, não encontra acesso.  
Comentar
Compartilhe
Corrida Premium Automóveis (Por Felipe Ioris)
06/05/2013 | 05h21

Mais um domingo participando de um evento!! Corrida premium automoveis, 4º lugar no geral, com o tempo de 18'13"!!!

Felipe Ioris

Comentar
Compartilhe
Corrida Premium Automóveis (Por Ricardo Cardoso)
05/05/2013 | 17h19

Mestre, bom dia!

Recorde pessoal batido: 3º lugar em minha categoria, na 1ª corrida Premium Automóveis, com o tempo de 21:18 realizados em 5 km. Obrigado pelas orientações sempre. Vamos em frente, abraço!

Em tempo: parabéns ao amigo e aluno Arthemus Pugliesi, com o tempo de 24:50!

Ricardo Cardoso

Comentar
Compartilhe
Resultados da K21 Arraial do Cabo
05/05/2013 | 14h10

Saíram os resultados da K21 Arraial do Cabo 2013. Por aqui (Resultados do evento K21 - Arraial do Cabo), ficará por dentro. Divirta-se!

Atualizado às 17:05: edição de fotografia.

Comentar
Compartilhe
Comemoração!
05/05/2013 | 10h24

Hoje é o dia Internacional da corrida descalça. Fiz a minha pequena homenagem diante da possibilidade - ontem (4), teve os 21km da K21 -, ainda assim, o momento foi devidamente registrado para a posteridade .

Breve, por aqui, disponibilizarei corrida de 5km descalça realizada em terras gringas de dar "água na boca". E você, já se movimentou hoje, descalço (de preferência) ou não? Bons treinos e grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
K21 Arraial: resultados
04/05/2013 | 19h15

Hoje foi disputado em Arraial a 2ª prova K21 na cidade (a 1ª ocorreu no ano passado, em 2012). Por volta de 1600 pessoas enfrentaram estes difícil – e bota difícil nisto – desafio.

A prova foi organizada com a possibilidade de se correr solo – 21km – ou em dupla – cada um correndo uma perna de 10km 50ms. O astral dos participantes no pré, durante e pós prova foi muito legal, tendo ainda um visual durante percurso de tirar o fôlego, literalmente.

Pequenos detalhes faltam para transformar esta prova, como citado acima, está na sua 2ª edição, num evento que vai ser considerado, fácil, na mais bonita do País e um dos percursos mais difíceis nesta categoria de corridas.

Para quem quer se aventura nestas corridas de montanha – com muita subida, descida, pedras, areia, trilhas e bonito visual, respirando a natureza – esta prova é perfeita.

Ao meu ver, a hidratação pode ser melhorada pois as suas áreas ultrapassavam a recomendável distância de 3km entre um ponto e outro. Também o seu horário de início. Entendo bem sobre toda a dinâmica que envolve as corridas, com dificuldades relacionadas a estrutura física e de pessoal, porém, nas provas longas, de 21km em diante, cada vez se faz mais necessário neste País tropical a largada mais cedo (o ideal seria às 7 horas). Ainda assim, o saldo foi muito positivo, visto todo o sucesso alcançado e a satisfação de todos.

Pretendo correr a do próximo ano, talvez em dupla, ou ainda me preparar um pouco mais. E se você também pretende, recomendo e muito, desde que devidamente treinado.

Outro ponto alto da prova foi a participação dos amigos que compartilham treinos e resenhas ao longo da semana. E para os que não vieram e/ou não puderam participar, saibam que sentimos a falta de vocês.

Um agradecimento especial a Organização da prova que me convidou para curtir este belo momento Motriz: grato por tudo.

Em tempo 1: as fotos foram tiradas por mim durante a prova;
Em tempo 2: breve, mais fotos.

 

Comentar
Compartilhe
Coletiva de imprensa da K21 e preparativos para a corrida
04/05/2013 | 06h01

Ontem, sexta, estive presente na K21 Arraial para apanhar o kit, conhecer a estrutura e participar da coletiva de imprensa. O astral da prova está bem legal e ao que parece, vai ser um grande sucesso.

Dentre os representantes da coletiva, estavam o representante da secretaria de esportes da cidade, o criador da K21 no Brasil, atletas e ex atletas.

Assuntos interessantes abordados: Giliard (4 x vencedor na K42 Bombinhas): "Minha mãe nao escolhe provas, minha mulher tambêm não, vem uma marca de tênis e quer me proibir de correr na rua"... sobre patrocínios. Segundo Armando Barcelos (ex-atleta Olímpico do triathlon) "Até em SP dá para correr", se referindo a evolução da corrida no País..." "O triathlon está sem avançar no País e em termos mundiais, comparativamente, teve um declínio..." "Esporte precisa se profissionalizar (o organizador ser melhor: gerar sua renda e satisfação para a sociedade)." Organizador: "1000 participantes desta prova em 2012 e este ano quase 2000..." "Cada ano, mais corredores da cidade participam da prova..." Bem, agora estou saindo para correr esta prova e mais tarde, atualizo com fotos e fatos sobre o evento. Uma boa corrida para todos. Fui! Atualizado às 19:48 de sábado.

 

 

Comentar
Compartilhe
Eu vou correr a meia mais bonita do Brasil
03/05/2013 | 22h11

Este é o próximo foco de vários corredores aqui da terrinha. O local é lindo, com muito verde, natureza em abundância (morros, trilhas, terra, água), promete. Vamos nessa?

Comentar
Compartilhe
Arnold Classic Brasil 2013 (Por Douglas Rocha)
03/05/2013 | 13h40

Nos dias 26 e 27 de abril estive no Rio de Janeiro para Expo Arnold Classic Brasil 2013 (aqui!), que aconteceu no centro de convenções Sulamérica, exposição esta que foi uma parceria com a Rio Sport Show onde foi apresentado o que há de melhor em equipamentos, nutrição esportiva, aparelhos e acessórios. Ainda tivemos o “Pavilhão de Lutas” onde foi apresentado o que há de mais novo nas artes marciais mistas e outros esportes de combate, e também foi realizado o tradicional campeonato de fisiculturismo.

A exposição contou com a presença de vários astros do bodybuilding como Ronie Coleman (oito vezes Mr. Olympia), Jay Cutler (quatro vezes Mr. Olympia), Dexter Jackson, Mr. Olympia em 2008 e o brasileiro José Carlos (sete vezes campeão mundial), entre outros astros do esporte.

A exposição também contou com Strongman, competição de força que recebe os atletas mais fortes do mundo onde consagrou-se campeão o americano Brain Shaw.

Eu, como grande fã do esporte, aproveitei para tietar os astros do fisiculturismo e registrar todos os momentos da exposição, uma experiência sensacional que tive o prazer de participar.

O momento mais emocionante para mim foi quando a lenda, Arnold Schwarzenegger, chegou na exposição e tive a oportunidade de estar a um metro dele e pude registrar esse momento na minha câmera.

Grande abraço e vamos treinar!!!

Douglas Rocha

Comentar
Compartilhe
Correr em casa é mais gostoso!
03/05/2013 | 10h18

A K21 Arraial do Cabo vai levar para a Região dos Lagos atletas de várias regioes do Brasil. Mas há uma equipe que conhece muito bem cada parte do pecurso e pretende fazer disso um aliado durante a prova

A equipe Bola Running nasceu com o objetivo de reunir uma galera que curte esporte e tem a corrida como fonte de superação. Todos fazem parte da igreja Bola de Neve, com equipes espalhados por diversos lugares do Brasil. Recém-formada, a equipe de Cabo Frio veio para mostrar que pra começar a correr basta ter força de vontade e orientação adequada.

A líder da equipe de Cabo frio é a experiente atleta Izabela Antunes, que possui em seu currículo 7 maratonas, 4 meias e a Ultramaratona Jungle Marathon, além de 5 Ironman.

“Hoje vejo a corrida como uma forma de liberdade, comunhão com Deus e um desafio com o meu próprio corpo e mente. Toda vez que concluo um treino e sinto minhas pernas cansadas me sinto feliz e super realizada. Meu objetivo no K21 é fazer uma prova onde eu me sentisse bem, respeitando o meu ritmo. Apesar de muitas subidas e descidas, trilhas apertadas, a intenção é cruzar a linha de chegada bem“, contou Izabela.

A ex-longboarder profissional Thais Tedesco passou a correr depois do nascimento de sua segunda filha e usou a corrida como forma de perder peso. Em sua primeira corrida rústica chegou em terceiro lugar em sua categoria e 7º no geral.

“Essa é minha primeira meia maratona e tenho treinado bastante para conseguir um bom tempo na prova. Sempre fui muito competitiva e a corrida me mostrou que o maior dos desafios é superar minha mente e que posso ir além das minhas limitações físicas. Correr me fez perseverar mais em situações do meu dia a dia, quando penso em desistir de algo eu lembro dos treinos e sei que posso ir mais além. No surf eu aprendi a lidar com o medo e tomar decisões rápidas em situações críticas mas a superação veio com a corrida e isso tem sido muito importante pra mim como forma de crescimento pessoal“, afirma Thaís.

Kelly Martins também teve na corrida uma forma de transformação de vida. Ela pesava 84kg e com três meses de corrida, acompanhada por uma nutricionista e um cardiologista, perdeu 24 kg. Era tímida e teve no esporte uma forma de integração fazendo novas amizades e indo além de suas limitações.

Cada atleta treina individualmente e aos sábados se encontram para fazer treinos em conjunto explorando as trilhas de Arraial do Cabo, que são um espetáculo a parte e fonte de inspiração para suportar a dor inevitável de treinamentos indispensáveis para correr uma prova como a K21.

 

Comentar
Compartilhe
Grandes nomes no "Driblando Barreiras"
03/05/2013 | 05h39

Marcos Almeida, agradecemos pelo apoio, e gostaria de aproveitar para informar que nos dias 23 de maio teremos a presença do Nalbert Bitencout (voleibol), 20 de junho o iatista Lars Grael e em 29 de agosto o galinho de Quintino, Zico. Forte abraço!!!

Raphael Pedra

Comentar
Compartilhe
Está Chegando a hora!
02/05/2013 | 22h28

A partir das 10hs da manhã de amanhã (sexta, 3), aguardaremos você no Arena K21, localizada nas areias da Praia Grande!

Data: 03 de maio - sexta-feira Local: Arena K21 - areia da Praia Grande - Arraial do Cabo - 10hs às 22hs - Entrega dos Kits e chips (não haverá entrega no dia da prova)

OBS: A retirada dos kits das duplas será efetuada por apenas um corredor, que deverá portar os termos de responsabilidade dos dois corredores preenchidos e assinados.

Os inscritos que não conseguirão comparecer ao local e horário da retirada dos kits, poderão solicitar que outra pessoa faça a retirada. Para isso, a pessoa deverá portar tanto do termo de responsabilidade, quanto da autorização de retirada por terceiros ( , ambos preenchidos e assinados pelo corredor, além da cópia de um documento de identificação com foto.

  • 10h às 22h - Expo K21: Lunetterie SportifNatural SportsBarcellos Sports
  • 15h00 às 15h45 – Palestra Nutricionista
  • 16h00 às 17h45 – Palestra Treinadores
  • 18h às 19h00 – Coletiva de imprensa
  • 19h30 às 20h30- Congresso técnico
Data: 04 de maio - sábado Local: Arena K21 - areia da Praia Grande - Arraial do Cabo: 
  • 17h - Premiação
  • 18h30 – Lual de confraternização
Boa prova! Speed Eventos Esportivos K21 Arraial do Cabo Half Adventure Marathon www.k21series.com.br/k21arraial/ http://www.facebook.com/pages/K21-Arraial-do-Cabo/538236066192880?fref=ts
Comentar
Compartilhe
ATENÇÃO PROFESSORES! Para onde vai a Educação Física nas Escolas!!!???
02/05/2013 | 18h37
Marcos, mais uma vez solicito sua colaboração em favor da nossa luta.
Estou lhe enviando uma carta de manifesto contra a resolução do mec nº7/2010.
Peço que assim que tiver um tempo leia e se possível publique em seu blog e divulgue nas redes sociais. Quanto mais adesões tivermos, maiores serão a chance de cancelamento imediato dessa resolução.
Obrigada, abçs!
Elana Pessanha
CREF 022735
O fato

Resolução CNE do Ministério da Educação nº 07, de 14 de dezembro de 2010, Art.31 – Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os componentes curriculares Educação Física e Artes poderão estar a cargo do professor de referência da turma, aquele com o qual os alunos permanecem a maior parte do período escolar, ou de professores licenciados nos respectivos componentes.

As aulas de Educação Física devem ser ministradas pelos profs. de Educação Física. Somente os profs. de Educação Física têm o trabalho voltado para a promoção da saúde, considerando constituição orgânica, psíquica e física dos alunos! É preciso entender sua anatomia, fisiologia, as variações decorrentes do tipo de treinamento aplicado (frequência cardíaca, pressão arterial etc.), as variações e alterações químicas do corpo decorrentes das práticas pedagógicas e físicas que são aplicadas...

O professor de referência da turma terá condições de avaliar um quadro de hipoglicemia? Saberá trabalhar com um aluno cardíaco ou obeso? Saberá adaptar uma atividade para um aluno que está com alguma lesão muscular? E o aluno incluído? Será fácil essa adaptação? Terá condições de prestar os primeiros socorros, caso algum aluno necessite? O professor de referência de uma turma saberá considerar todos esses aspectos? Será mesmo??? Quais serão a capacitação e a formação que os professores do 1º ao 5º ano serão obrigados a fazer?

Exigimos que essa resolução seja revogada! Essa atitude coloca em risco a saúde e desenvolvimento de nossas crianças!

Precisamos com urgência do apoio de todos que, comprometidos com a Educação Física Escolar, ajudem a reforçar nosso compromisso com uma Educação de qualidade.

Venham fazer parte dessa luta!

A Câmara de EF Escolar do Cref I Campos solicita assinaturas online para serem encaminhas ao Congresso Nacional com o objetivo manifestar nosso repúdio à Resolução nº 7/2010 do CNE.

O Abaixo-assinado Em Defesa da Educação Física na Escola, para Conselho Nacional de Educação, Senado Federal, foi criada e escrita pela comunidade SINPEF-RJ. Este abaixo-assinado encontra-se alojado na internet no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para abaixo-assinados (petições públicas) online.

Precisamos com urgência do apoio de todos que, comprometidos com a Educação Física Escolar, ajudem a reforçar nosso compromisso com uma Educação de qualidade. Todas as entidades que defendem a Educação Física já entraram na guerra. O SINPEF, o CREF1 E a CEEF-Br unidas pela Educação de qualidade. E você?

Comentar
Compartilhe
Dia Internacional do correr descalço
02/05/2013 | 16h54

A Sociedade de corredores descalços (BRS) anunciou o terceiro Internacional Barefoot ™ (BIRD ™) que será realizada 05 de maio de 2013 em todo o mundo. O BIRD é realizado anualmente no primeiro domingo de maio. O evento é um esforço colaborativo e popular com o objetivo de promover a corrida minimalistas ou descalço (barefooting).

Aqui na Brasil, em SP este ano, vai ter uma bacana ação do Sérgio Rocha que estimula este tipo de boas emoções. Pretendo dar meu trote para comemorar, como fiz em 2012 (aqui!).

Para se informar mais, por aqui!

Também por aqui! o movimento no mundo.

Divirta-se!

Atualizado às 18:03.

Comentar
Compartilhe
K21 Series leva 1.600 corredores à Arraial do Cabo
02/05/2013 | 10h06

Etapa fluminense será em um dos mais belos cenários do Brasil

No próximo sábado,Arraial do Cabo, conhecida como a capital nacional do mergulho, vai se transformar na capital da corrida de aventura, com a realização da K21 Half Adventure Marathon. Divididos nas categorias solo e dupla, atletas vindos de diversos lugares vão encarar o desafio de percorrer trilhas em areia, montanhas, penhascos e asfalto, em um cenário pra lá de paradisíaco.

O número de inscritos saltou de 1.000, em 2012, para 1.600, em 2013. A categoria solo ainda predomina, com cerca de 60% dos inscritos, mostrando que não falta aos atletas disposição para correr 21k em meio a belezas naturais.

Este ano, atenção à disputa na categoria solo masculina, com a presença de dois dos principais nomes de trail run do Brasil. Carlos Magno (vencedor em 2012) e Giliard Pinheiro estão confirmados, elevando o nível técnico da prova, além do Cabista Paulo Roberto.

Algumas mudanças aguardam os corredores em Arraial do Cabo. A principal delas, que possibilitou o aumento no número de inscritos, é a inversão do percurso, que ganhou uma subida íngreme. Também diminuíram os trechos em que os corredores se cruzam, com ida e volta pelo mesmo ponto. Com isso acabam os congestionamentos de corredores, tornando a prova ainda atrativa e técnica. A organização também deu atenção especial à sinalização do percurso e à hidratação dos atletas.

Este ano, além de troféus para os cinco primeiros colocados de cada modalidade, os vencedores na categoria solo ganham a inscrição e as despesas de viagem pagas para a K42 Bombinhas, disputada em 17 de agosto.

A K21 Arraial do Cabo faz K21 Series, circuito de meias maratonas com etapas em diversas regiões do Brasil, que visa a preparação para a K42 Bombinhas Adventure Marathon. Devido ao crescimento da KSeries, o Circuito K21 é hoje um dos mais importantes eventos de aventura do Brasil.

Cronograma K21 Arraial do Cabo

3 de maio - sexta-feira

10h às 22h - Entrega dos Kits e chips e Expo K21

15h às 15h50 - Mesa Redonda Nutrição Esportiva

Palestrante: Julia Vasconcellos

16h às 17h50 - Mesa Redonda Treinadores

Bernardo Tillman – RJ, Eder Vilanova – BRS e Manuel Lago - RJ

18h às 19h - Coletiva de imprensa

Atletas de elite, repórteres e personalidades convidadas

19h às 20h - Congresso técnico

4 de maio - sábado

7h às 15h - Expo K21

8h às 13h - Largada e término

17h às 18h30 - Premiação

18h30 às 24h - Lual de confraternização

 

Informações para a imprensa:

Paulo Prudente – [email protected] – (21) 8588-3145

Mais informações: www.k21series.com.br/k21arraial.

 

 

Comentar
Compartilhe
Ainda no Podium (Por Luiz Cláudio)
01/05/2013 | 19h29
Caro amigo boa tarde! Feliz dia do trabalhador. Conto que hoje participei da 28ª corrida rústica de Muriaé, onde mais uma vez trouxe um pódiim para nossa cidade. 3º lugar geral. Um forte abraço. Luiz Cláudio
Comentar
Compartilhe
Adorei a experiência e recomendo a prova! (Por Carlos Eduardo)
01/05/2013 | 13h17
Marquinho,
Seguem as fotos do pessoal do "loucos por corridas" da prova da track and field. A prova contou com um total de 1.500 participantes. O percurso de 5km ocorreu na Avenida Beira Mar Norte, com largada em frente ao Beiramar Shopping e o retorno com 2,5Km. Os que fizeram 10Km deram duas voltas no percurso. A prova contou com 2 pontos de hidratação, que funcionaram perfeitamente. A largada ocorreu pontualmente as 07:30, com o clima bem agradável e a temperatura em torno dos 23 graus.
Adorei a experiência e recomendo a prova!
Um abraço,
Carlos Eduardo
Comentar
Compartilhe
Campeonato Campista de Mountain Bike - 2ª Etapa
01/05/2013 | 07h26

Olá Bikers!!!

Está no ar o novo site da R Eventos. Nele você direciona para a prova desejada: Trip Trail São Salvador ou Campeonato Campista de MTB 2013. O site do Campeonato Campista já está pronto e as páginas de regulamento, premiação, altimetria e ranking estão atualizadas. Os resultados da 1ª Etapa - XCO do Rato estão na página resultados. A 2ª Etapa acontecerá neste final de semana dia 05 de maio de 2013. Vai ser um super contra relógio de 12kmcheio de single-tracks que vai tirar o fôlego dos atletas. A mesclagem dos trechos técnicos com as estradas exigirá mais percepção de esforço do atleta para quebrar o tempo. A cronometragem fica por conta da CRONO DH, onde será feita por foto-célula, dispositivo eletrônico de infra-vermelho ativa o tempo individual do atleta quando passa por ele e fecha o tempo ao passar pelo 2ª sensor de chegada. Isso dará uma precisão de milésimo de segundos. A R Eventos inovando, pois é 1ª vez que esse sistema é utilizado em contra relógio de MTB no estado do Rio. Inscrições abertas pelo sitewww.reventosesportivos.com.br na home de inscrição do  Campeonato 2013. Valor até sexta de R$ 30,00 e no dia do evento R$ 50,00. Qual seu limite? Qual seu melhor tempo? Venha descobrir...
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Marcos Almeida

[email protected]

Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.