Percurso e altimetria da K21 Arraial do Cabo
30/04/2013 | 19h05

Esta prova vai acontecer no próximo fim de semana e a diversão é garantida. O percurso é quente, o visual é fantástico e as emoções vão ser bem fortes. Ao longo da semana, mais detalhes por aqui. Por hora, sintam o drama do percurso e altimetria desta bela prova.

Comentar
Compartilhe
Resultados gerais da corrida de São Fidélis
30/04/2013 | 12h00

Estes são os resultados gerais da primeira corrida de São Fidélis que aconteceu domingo (28). A classificação pode ser acessada no site da cronometragem eletrônica, aqui!

Pode-se também buscar pelas categorias:

Geral masculino (aqui!)

Geral feminino (aqui!)

Faixa etária (aqui!)

Moradores masculino (aqui!)

Moradores feminino  (aqui!).

Comentar
Compartilhe
Treinamento Funcional - Fórum Internacional
29/04/2013 | 20h39
 
O Fórum Internacional de Treinamento Funcional nasceu para ser uma referência em temas e assuntos absolutamentes relevantes para o personal trainer, preparador físico e fisioterapeuta. Compartilhar conhecimentos, gerar novos negócios e networking, e juntos discutir e criar o futuro do treinamento, hoje, é a nossa missão. Estão reunidos no evento os líderes em aplicação e inovação nas suas áreas de atuação, onde em uma programação variada e dinâmica, com atividades teóricas e práticas e uma exposição de serviços e produtos, o participante é convidado a viver uma experiência única.

Este Forúm é altamente recomendado, visto o Treinamento Funcional ainda continuar em voga, sobretudo pela extrema importância do Profissional que utiliza deste instrumento se atualizar cada vez mais.

Fiz um destes cursos em 2006 com o precursor no Brasil do TF, o Luciano D'Elia. A minha observação, refere-se aos conteúdos desenvolvidos nestes cursos atuais, que ao meu ver, perderam a essência.

Agora, através deste Fórum, eu acredito que para os que querem sair do lugar comum, esta atualização se torna muito importante. Daí, claro, recomendo a presença de quem aplica este método e busca atualização constante, prerrogativa para desenvolver um trabalho ótimo.

Inscrições, por aqui!

Comentar
Compartilhe
Volta à Ilha (Por Cristiano Miller)
29/04/2013 | 16h35

Marcos Almeida, a prova realmente é sensacional! O clima entre os atletas é algo indescritível e o percurso lindo, mas muito desafiador. Valeu muito a pena ter vindo e participado da Volta à Ilha, e ainda com a experiência de ter corrido o "Morro Maldito"! Forte abraço.

Cristiano Miller

Comentar
Compartilhe
Track & Field Beiramar Shopping (Por Carlos Eduardo)
29/04/2013 | 09h31
Resultados, aqui!
Comentar
Compartilhe
Corrida de São Fidélis (Por Felipe Ioris)
28/04/2013 | 20h04
Felipe Ioris
Comentar
Compartilhe
Corrida de São Fidélis (Por Luiz Cláudio)
28/04/2013 | 18h33

Caro amigo, boa tarde.

Hoje tive a felicidade de mais uma vez representar nossa cidade em mais um evento. Foi na 1ª corrida rústica de São Fidélis.

Fui 3º lugar geral. Agora o foco será domingo, dia 5 de maio, aqui em Campos onde estarei participando.

Parabéns para os organizadores da corrida de São Fidélis, tudo saiu perfeito.

Luiz maratonista

Atualizado às 19:56 com acréscimo de foto.

Comentar
Compartilhe
Inscrições abertas (sorteio) para Maratona de Nova Iorque 2013
28/04/2013 | 12h22

As inscrições para o sorteio da Maratona de Nova Iorque 2013 começaram. Se pretende correr por lá fugindo dos preços exorbitantes das agências de viagens, esta é uma boa oportunidade, sobretudo se tiver sorte no jogo.

Por volta de 140.000 pessoas tentam mas somente em torno de 44 000 conseguem a chance de correr a maratona mais famosa do mundo.

Tentei em 2011, 2012 e agora em 2013 (na regra antiga, se eu não for sorteado este ano, garanto a vaga para 2014). Em post anterior ( aqui!), mostro detalhes, inclusive com percurso da prova.

A prova, que acontece na data acima, recebe inscrições para o sorteio de 24 de abril a 24 de maio deste ano.

 

O sorteio de vagas será realizado no dia 29 de maio de 2013. Informações importantes:

- Cada inscrição para o sorteio tem o custo de 11 dólares;

- No caso de o corredor ser sorteado, será cobrado o valor de 347 dólares para não residentes nos Estados Unidos. O valor inclui:

- Inscrição;

- Utilização de toda a estrutura da prova;

- Camiseta;

- Transporte oficial de Midtown Manhattan, Lower Manhattan, ou Meadowlands Sports Complex (New Jersey) até a linha de chegada;

- Festival na largada, com café da manhã e entretenimento;

- Medalha de finisher;

- Revista com resultados.

O sorteio é por aqui!

Boa sorte!
Comentar
Compartilhe
Perdeu!
28/04/2013 | 08h28

Medalha de bronze nesta distância nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, Giovani dos Santos ultrapassou Marilson Gomes dos Santos (quinto colocadado na maratona nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012) na última volta e ficou com o título (NE: sábado 27/4). Ele, no entanto, acabou não fazendo o índice para o Campeonato Mundial de Moscou, em agosto.

- A prova foi muito forte, corri pensando em fazer o índice para o Campeonato Mundial, e fiquei muito perto - disse Giovani, que completou a distância em 28m23s89 - o índice é de 28m05s00.

Por outro lado, Marilson correu pensando nas metas que estabeleceu para a temporada.

- A prova foi boa, mas meu objetivo é me preparar bem para o segundo semestre, quando pretendo fazer uma maratona. Vou correr, ainda, os 10.000m no Troféu Brasil, visando melhorar minha performance nas provas de rua - comentou.

Nos 10.000m feminino, o título ficou com Cruz Nonata, campeã de 2012, que terminou com o tempo de 32m46s96, também acima do índice (31m41s91) para o Mundial de Moscou.

Fonte, aqui!

Comentar
Compartilhe
Hoje teve...
27/04/2013 | 18h43

...mais um treino longo. De 10 (eu) aos 26km, com distâncias e paces variados visando diferentes objetivos. Próximo fim de semana tem a K21 Arraial do Cabo (mais detalhes aqui!) e vários dos madrugadores aqui do pedaço vão estar presentes. Vamos em frente.

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Golden Four Asics: sugestões (Por Sérgio Leite)
27/04/2013 | 12h46

Primeiro gostaria de registrar que participei pelo segundo ano consecutivo da GFA Rio de Janeiro, e em 2014 estarei lá novamente, se Deus quiser. A prova é muito bem organizada, com uma excelente estrutura e prima pelo respeito ao corredor. Mas gostaria de sair um pouco desse senso comum e registrar algumas situações que poderiam melhorar ainda mais a prova:

- data: abril ainda é quente no Rio. Mesmo com o sol encoberto a principio, com menos de 01 hora de prova já sentiamos o calor.  Imagino como foi a chegada de quem terminou a prova com tempo próximo a 02:00. Penso que em junho ou julho seria muito melhor.

- percurso: para uma prova que tem como slogan o fato de ser muito rápida ( e é), ter uma subida como a do Joá depois de 17km de prova pulveriza o pace da maioria dos atletas. É impossivel para os atletas normais manter, por exemplo, um pace de 04:30 naquele aclive. Porque não fazer como a Maratona Internacional do Rio que dá algumas voltas ainda na Barra como forma de terminarmos antes da subida? Com certeza os tempos que já são bons, seriam ainda melhores.

- Gatorade: como sugestão para o patrocinador = foram distribuidos antes da corrida sachês com o gatorade. O que mais ouviamos era os atletas comentando que finalmente conseguiriam tomar o isotônico durante a prova, pois no copo fica muito mais dificil (entorna, cai nos olhos, etc.). Alem de que o desperdicio é enorme com a utilização dos copos, basta ver como fica o piso nos postos de hidratação (além de muito escorregadio); mas isso não aconteceu: durante a prova estavam lá novamente os copinhos.

- cronômetros: excelente a idéia de ter diversos cronômetros espalhados por todo o percurso. Auxilia muito aqueles que não possuem equipamentos com gps a terem uma noção de como está seu pace. Gostaria de sugerir que tal cronômetro fosse colocado também dentro dos túneis. Por que? Porque dentro deles os GPS não funcionam e aqueles que utilizam tal equipamento ficam perdidos.

- guarda-volumes: esse foi na minha opinião o ponto fraco da corrida. Como funciona normalmente: você entrega seus volumes, a organização coloca num saco plastico, lacra e anota com pincel atômico o seu numero. Na chegada você entrega o ticket que estava preso no seu número de peito e retira seu kit. Porém na GFA as pessoas que estavam recolhendo os volumes nos ônibus fizeram totalmente diferente: não havia sacos plásticos, estavam pedindo o ticket antes da largada para prende-lo no seu volume. Alem disso mostraram muito despreparo pois tentamos argumentar que esse seria nosso "recibo" para retirarmos o volume e ainda ouvimos algo do tipo: "estão pensando que alguém aqui vai roubar suas coisas?".

Enfim, na chegada o que vimos foram corredores que ficavam até 30 minutos aguardando seus pertences serem localizados pois não estavam organizados por ordem alguma.

Espero ter contribuido para a melhoria da prova, pois repito que na condição de atleta amador (aquele que ama a corrida) e que já participou de inúmeras provas no Brasil e no exterior poucas vezes vi uma prova tão bem estruturada.

Sergio Leite

Comentar
Compartilhe
Para os adeptos de Esportes de Aventura
26/04/2013 | 17h04

Esta é a Adventure Sports Fair 2013, uma grande festa para os adeptos de Esportes e Turismo de Aventura da América Latina. De 01 a 05 de maio de 2013 na Bienal do Ibirapuera - SP. Para os que gostam de esporte outdoor, este evento apresentará a oportunidade de conhecer equipamentos e vestuário de esportes de aventura. Também terá a oportunidade de escolher opções de itinerários de viagem de aventura e ecoturismo.

Mais informações, por aqui!

Comentar
Compartilhe
Mark Allen, Roberto, Jorge Renato e eu
26/04/2013 | 10h18

Este é o Mark Allen, 6 vezes campeão do Ironman World Champion no Hawai. O cara é uma lenda do esporte, onde nos anos 90, dominava o cenário mundial relacionado ao Triatlhon.

Esta foto abaixo, foi em Santos, idos de 1996 no tradicional Internacional de Santos. Estavam eu, Roberto mais o Professor Jorge Renato.

Encontrei esta lenda esportiva no hotel onde estávamos hospedados - na foto estava ainda o Mike Pigg, outra fera do Triathlon da época que foi 3º colocado nesta edição.

Participamos na categoria Olímpica -1,5km natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida - onde também fizemos uma atualização esportiva com o Allen.

Esta prova de 1996, foi considerada a mais disputada de todas e com o maior número de profissionais inscritos. Teve a vitória belíssima de Leandro Macedo - foi um grande atleta, se não o maiior de todos neste esporte no cenário nacional - que disputou ombro a ombro a liderança com Galindez e Mike Pigg até o final. Inesquecível!

Agora em 2013, novamente o Allen vai estar por aqui entre 22 e 25 de maio, durante o Ironman Brasil proferindo clínica, visto que é um treinador bastante conceituado no meio.

Serão 4 dias de curso durante o Ironman em Florianópolis direcionado a atletas, treinadores e fãs. Este é o Link para quem quiser se inscrever e ter a oportunidade de conhecer mais a sua teoria, recomendo: http://www.agenciaon.com.br/bureau/3zone/

 

Comentar
Compartilhe
Já fez a sua inscrição?
25/04/2013 | 20h41

Está chegando a hora da I Corrida Premium Automóveis. Já fez a sua inscrição? Se não, é por aqui (http://www.minhasinscricoes.com.br/corridapremiumautomoveis/2013/). Recomendo!

Comentar
Compartilhe
Campeonato de Futevôlei
25/04/2013 | 17h40

Para os adeptos deste esporte ao qual requer muito preparo físico, grande técnica com a redonda e muitíssimo entendimento com o parceiro, as inscrições estão abertas. Acho que vou nessa...

Comentar
Compartilhe
Claudinei Quirino
25/04/2013 | 13h03

Claudinei já está na cidade. Palestra  hoje, às 14h na Unidade do SESC Campos. Projeto Driblando Barreiras.

Raphael Pedra

Em tempo: Um agradecimento especial ao Raphael e ao Claudinei pelo convite feito ontem (24) via tel. Foi uma grande gentileza, estarei presente, claro.

Comentar
Compartilhe
Pedal Campeão (Por Leonardo Pinheiro)
24/04/2013 | 17h22

Esse pedal é campeão, separei a seqüência de fotos onde todas mostram o Cristo. Sai de casa com chuva e cheguei lá em cima com o sol lindo, temos que organizar um grupo para repetir a aventura.

Grande abraço.

Leonardo Pinheiro

Comentar
Compartilhe
Evolução (Para Leonardo Gomes)
24/04/2013 | 11h31

Este cara tem evoluído quando treina, pois quando não obedece a planilha, claro, volta a estaca zero - a lei do uso e desuso -. Parece que agora está mais empenhado nos treinamentos, busca boas emoções e sabe que através da corrida vai ser fácil obter estes benefícios.

Alô Juvena, vamos com tudo, agora te joguei na rede!

Comentar
Compartilhe
Meus primeiros 20km do ano
23/04/2013 | 19h57

Hoje este treino mereceu registro: foram os meus primeiros 20km do ano. Inclusive, esta rodagem teve endereço (Run For Boston). As homenagens continuam. Bons treinos e grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
Resultados Volta à Ilha 2013
23/04/2013 | 14h08

No link abaixo, foi disponibilizado o resultado para os atletas que pegaram pódio. Em breve, segundo a organização, os demais resultados das equipes e categorias.

18º Revezamento Volta à Ilha ASICS

Comentar
Compartilhe
Run For Boston
23/04/2013 | 07h47
As minhas próximas corridas e treinos terão este tema em homenagem aos guerreiros de Boston que foram massacrados covardemente. Meus sinceros e lastimáveis sentimentos.
Comentar
Compartilhe
Atleta de Taekwondo da FME com chances de ir à Olimpíada
22/04/2013 | 17h03

A equipe de Taekwondo da Fundação Municipal de Esportes (FME) participou da 2ª etapa do Campeonato Estadual de Taekwondo do Rio de Janeiro. A delegação de oito atletas voltou da capital com cinco medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. O evento foi realizado na Vila Olímpica da Mangueira no dia 14 deste mês.

Mesmo não conquistando a medalha de ouro em sua categoria (até 73 Kg), Luisa Barreto, de 22 anos, foi o destaque da equipe. Ela surpreendeu ao lutar de igual para igual com a atual campeã brasileira, Ana Carolina Souza, que é reserva na Seleção Brasileira, e Natália Falavigna, medalhista de bronze na Olímpiada de 2008 em Pequim.

Segundo o mestre José Carlos Batista, que chefiou a equipe, a luta teve uma arbitragem polêmica. “A Luisa acertou um chute na cabeça da adversária, mas os pontos não foram computados, o que daria a vitória à nossa atleta. Vê-la lutar de igual para igual com a atual campeã brasileira (Ana Carolina Souza), me deixa esperançoso de que ela tenha condições de disputar a Olímpiada no Rio de Janeiro, até porque a Natália Falavigna, que é a titular da Seleção, vai estar com mais de 30 anos em 2016 e ela já disputou três olimpíadas”, diz.

- São três etapas estaduais e cada uma vale sete pontos. Mas como a Luisa perdeu esta etapa e já não tinha participado da outra, vamos trabalhar para garantir que ela participe da seletiva fechada via Copa do Brasil - pontua Batista.

Ele lembra que Luisa estava sem competir há oito anos e voltou a treinar há duas semanas. "Voltei a treinar na FME com o mestre José Carlos, que me incentivou, e acabei me surpreendendo. Treinei duas semanas e consegui acertar um chute com giro, que é um golpe muito difícil de ser aplicado. Perdi por 2 pontos (6 a 4), mas se este chute fosse computado teria mais três ou quatro pontos e ganharia a luta”, conta a atleta.

- Foi a primeira vez que usei o colete eletrônico, que vai ser usado na Olímpiada. Estou um pouco acima do peso. Minha categoria é abaixo de 67 quilos. Poderia até ter engordado mais para pegar outras atletas. Acabei pegando a Ana Carolina, que é a atual campeã brasileira. Mas fui bem. Agora é aproveitar a oportunidade e voltar a treinar firme com o foco principal na Olímpiada - diz Luisa. A equipe teve como técnicos Junio Espinosa e Luís Antônio Nogueira.

Fonte: Folha da Manhã

Comentar
Compartilhe
Fila Night Run (Por Ralph Lannes)
22/04/2013 | 10h34

Dando continuidade aos treinos (para a Maratona) fui fazer um teste na praia da Barra. Estou inovando MS Marcos Almeida, agora a prova se chama Fila Night Ralph, você tem que correr a prova de 10k 2 vezes, ganha volume e ainda 02 medalhas. Foram 20km, feitos em 1h58min.  Seja Motriz!!!

Ralph Lannes

Comentar
Compartilhe
A Força insuperável do esporte continua inalterada
21/04/2013 | 18h30
Um minuto de silêncio na maratona de Londres hoje (domingo, 21) em homenagem às vítimas em Boston. 37000 pessoas, o silêncio foi total. A força do esporte continua inalterada. Emocionante! [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CN8QHk3t2P4&sns=em[/youtube]

 

Comentar
Compartilhe
Cobertura - Revezamento Volta à Ilha 2013
21/04/2013 | 07h57

Por hora, sei que foi tudo bem com os nossos corredores (Roberto, Cristiano e Edú). Vão ser garotos propagandas para que todos participem na do próximo ano, visto a satisfação e alegria que demonstraram no pós prova. Fizeram, individualmente, tempos bem interessantes neste evento que teve por volta de 3600 atletas divididos em 390 equipes que se revezaram e encararam os 140km em volta da Ilha de Florianópolis (morro, dunas, asfaltos e trilhas) . Parabéns e até 2014!

 

Comentar
Compartilhe
Treino do dia (Pela maratona de Boston)
20/04/2013 | 16h34
Hoje o treino longo foi em homenagem aos corredores e a torcida da Maratona de Boston. Apesar da nossa diversão, muito angustiado tenho ficado por estes dias (#runforboston).
Comentar
Compartilhe
Cobertura Volta à Ilha (Via Roberto P. Pinto)
20/04/2013 | 07h50

Hoje às 5:30 deu-se início a tradicional corrida de revezamento Volta à Ilha 2013. Temos 3 representantes que vão brincar pelas trilhas de Florianópolis.

Esta mensagem é para vocês (Roberto, Edú e Cristiano): Meus amigos, lhes desejo muita diversão com uma pitada de boa performance. Todos vocês estão voando, portanto se organizem e façam uma ótima prova para todos nós.

E que também sirva de homenagem àqueles corredores da Boston Marathon pelo triste acontecimento (#runforboston).

 

Comentar
Compartilhe
Trilhas secretas
19/04/2013 | 15h28

Da série 'Minhas trilhas secretas" desta semana vai ser fácil, fácil identificar. Divirtam-se!

Comentar
Compartilhe
Convite para a K21 Arraial do Cabo
19/04/2013 | 05h55
Olá Marcos, Tudo bem? Este e-mail é o convite oficial para que você faça a cobertura da prova K21 Arraial do Cabo. Vamos oferecer como responsabilidade do K21 Arraial do Cabo 1 inscrição de cortesia. Se precisar de maiores informações pode me ligar ou mandar outro e-mail. Obrigado e contamos com sua presença e a cobertura do jornal Folha da Manhã. Abraço Rodrigo Isaac Speed Assessoria Esportiva www.speedcorrida.com Facebook Speed Assessoria Esportiva Facebook K21 Arraial do Cabo (21) 9160-2322 (21) 3264-0434    
Comentar
Compartilhe
Volta à Ilha 2013
18/04/2013 | 12h02

Esta prova reunirá 3.700 atletas ao redor da Ilha de Santa Catarina: o 18º Revezamento Volta à Ilha ASICS. A partir das 4h15min do dia 20 de abril, equipes de diferentes estados e níveis de preparação correrão para alcançar o mesmo objetivo: vencer 140 km de trilhas, morros, asfalto e areias que compõem a paisagem das praias de Florianópolis.

Esta que é considerada a melhor do Brasil - no ano passado, o Revezamento Volta à Ilha ASICS recebeu o prêmio “Destaque do Esporte” pelo Florianópolis Convention & Visitors Bureau. Também em 2012, a edição da Revista Viagens e Turismo premiou a prova como a 5ª melhor corrida do mundo. Já a Revista O2 entregou o troféu de “Evento de corrida mais admirado do Brasil”, nos anos de 2007, 2008 e 2009. Primeira corrida de longo percurso com revezamento do Brasil, a prova é disputada também nas inscrições. Para esta edição, foram mais de 600 equipes que se candidataram para o sorteio de 110 vagas. As equipes inscritas em oito categorias, que vão de iniciantes a atletas de elite, têm até o dia 29 de março para definir uma estratégia e apresentar à organização os trechos que serão percorridos por cada integrante. São 140 km divididos em 18 seções, sendo o ponto de partida e de chegada localizado na avenida Beira-Mar Norte. Dois trechos de trilha incluídos em 2012 exigem bastante dos competidores, um ao final da seção 7 (com uma subida de 180 metros de altitude em trilha) e outro no início da seção 8.

Mais informações http://www.ecofloripa.com.br/voltailha.

Comentar
Compartilhe
III Seminário Moveman de Hipertrofia e Otimização do Treinamento de Força
17/04/2013 | 22h15
  • Em 2013, estamos trazendo um TIME de 1ª linha para a realização do III Seminário Moveman de Hipertrofia e Otimização do Treinamento de Força. Imagina só Júlio Serrão, André Leta, Ricardo Brandão, Alan Bastos, Pedro Ivo e Leonardo Cabral, todos juntos em único evento ?!?!  Como nos anteriores realizamos uma minuciosa pesquisa de temas e palestrantes e construímos um evento diferenciado para você. Veja nossa programação e perceba o evento sensacional que preparamos para o próximo dia 25 de Maio no RJ: 7:30 – 8:00 = Credenciamento 8:00 = Treinamento de força, gasto calórico e emagrecimento (Prof. Esp. Leonardo Cabral) 9:00 = Novas tendências do treinamento de força para hipertrofia muscular (Prof. Ms. André Leta) 10:00 = Intervalo da manhã 10:30 = Treinamento com oclusão muscular: já se pode prescrever com segurança? (Prof. Dr. Ricardo Brandão) 11:30 = Flexionar ou não a coluna vertebral: novas tendências do treinamento abdominal (Prof. Esp. Alan Bastos) 12:30 = Intervalo de almoço 13:30 = Overtraining e otimização da força e hipertrofia: quando o treinamento fica excessivo? (Prof. Esp. Leonardo Cabral) 14:30 = Produzindo força rapidamente: estratégias metodológicas para o desenvolvimento da potência muscular (Prof. Ms. Pedro Ivo Cosenza) 15:30 = Intervalo da tarde 16:00 = Cinética e cinemática do treinamento de força: utilizando princípios biomecânicos para maximizar o rendimento (Prof. Dr. Júlio Serrão) 17:00 = Cuidados com a coluna vertebral durante o treinamento de força (Prof. Dr. Júlio Serrão) 18:00 = Encerramento Informações gerais do evento: Data: 25/05/2013 (sábado) Local: Auditório do Centro Empresarial Le Monde Office Av. das Américas 3.500 Barra da Tijuca, Rio de Janeiro Valor de investimento: Até 26 de Abril (sexta-feira): apenas R$ 250,00 Até 10 de Maio (sexta-feira): apenas R$ 275,00 Após 10 de Maio: R$ 300,00 OBS: descontos especiais para alunos dos Cursos de Pós Graduação Moveman/UCL, alunos da Capacitação Moveman de Performance de Membros Inferiores do dia 20 de Abril 2013 e Grupos com 5 ou mais pessoas. Inscrições através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (21) 8869-0030 ou (21) 7151-7414
 
Av. das Américas 3.500 Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Av. das Américas 3.500 Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

 

Comentar
Compartilhe
Passagens de Neném na Golden Four - Rio
17/04/2013 | 14h28
 

Estes são os paces km a km de Neném na G4A Rio. Está se transformando num bom corredor de provas longas, visto as boas e conhecidas performances nas curtas. Aproveitando para registrar que esta semana recebeu sua 1ª planilha rumo a maratona do Rio que será no dia 7 de julho. Este é o nosso próximo foco.

Em tempo: as variações de paces nos kms finais, devem-se ao Garmin perder o sinal dentro do túnel.

Comentar
Compartilhe
Posicionamento da ACSM (Por Douglas Rocha)
17/04/2013 | 06h02

Nos dias atuais, muito se discute sobre treinamento levando-se em consideração dois aspectos: o mais eficiente e o que proporciona maior benefício.

Alguns conceitos pertinentes no âmbito da educação física são o tipo  de exercício, sua intensidade e duração para manter ou para melhorar a aptidão fisica.

Muitos defendem o treinamento contra resistência (musculação), já outros defendem o treinamento aeróbio, o que causa uma discussão entre acadêmicos e pesquisadores.

Sabendo disso, e com o intuito de ajudar e direcionar os profissionais de saúde, tanto nas modalidades esportivas para fins estéticos, na prevenção de lesões e doenças, o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), líder mundial em medicina esportiva com mais de 45.000 membros certificados em mais de 90 países ao redor do globo, se posicionou sobre o treinamento aeróbio e o contra resistido.

Posicionamento da ACSM:

Teinamento aeróbio: Intensidade de treinamento de 60 a 90% da freqüência cardíaca máxima (FCmáx), ou 50 a 85% do consumo máximo de oxigênio (VO2máx) ou da reserva de Fcmáx.

Treinamento contra resistência: O treinamento de força de intensidade moderada, suficiente para desenvolver e manter a massa corporal magra (MCM). Deve fazer parte de um programa de aptidão física de um adulto. Uma série de 8 a 12 repetições, de oito a dez exercícios que condicionem os principais grupos musculares pelo menos duas vezes por semana, são o mínimo recomendado.

FONTE (ACSM).

Com esta matéria espero ter ajudado na diminuição das dúvidas dos meus amigos estudantes, professores/treinadores personalizados e leitores do blog Ser Motriz.

Quero agradecer ao mestre Marcos Almeida por abrir esse espaço para os profissionais de educação física de nossa região.

Grande abraço.

Professor Douglas Rocha  
Comentar
Compartilhe
O esporte de luto
16/04/2013 | 13h14

Mais uma vez o esporte foi usado indevidamente causando estragos num momento de confraternização entre pessoas e povos.

A primeira vez, onde ficou conhecido como a Tragédia de Munique, na antiga Alemanha Ocidental, durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1972 (5 de setembro), quando 11 membros da equipe olímpica de Israel foram tomados de reféns pelo grupo terrorista palestino denominado Setembro Negro.

Foram 17 mortos. Desta vez foi nos EUA e na mais antiga (a primeira edição foi em 1897) e traficional maratona do mundo, a maratona de Boston. Três mortos e centenas de feridos graves. Estamos todos, corredores ou não, de luto.

Proponho aos amigos e simpatizantes, uma menção durante os treinos desta semana com a tradicional fitinha preta como homenagem as vítimas, afinal de contas, além dos atletas, a torcida numa prova desta faz a diferença, vocês sabem.

Faremos a nossa!

Atualizado às 19:11: edição com acréscimo de foto.

Comentar
Compartilhe
Abaixo-assinado em Defesa da Educação Física na Escola
16/04/2013 | 05h40
Petição Pública Logotipo
InícioCriar Abaixo-assinadoRecomendar a Amigo |Abaixo-assinados Atuais
Um dos mais antigos métodos de democracia. Petição Pública Brasil - Página Inicialwww.peticaopublica.com.br
 

Para:Conselho Nacional de Educação, Senado Federal,

ATENÇÃO PROFESSORES!!!!! Para onde vai a Educação Física nas ESCOLAS!!?? A Câmara de EF Escolar do Cref I solicita assinaturas online para serem encaminhas ao Congresso Nacional com o objetivo manifestar nosso repúdio à Resolução nº 7/2010 do CNE que estabelece que as aulas de Educação Física, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, podem ser ministradas pelas professoras regentes, isto é, as aulas de Educação Física são obrigatórias, porém não necessariamente ministradas por um professor licenciado em Educação Física.

Precisamos com urgência do apoio de todos que, comprometidos com a Educação Física Escolar, ajudem a reforçar nosso compromisso com uma Educação de qualidade.

Todas as entidades que defendem a Educação Física já entraram na guerra. O SINPEF, o CREF1 E a CEEF-Br unidas pela Educação de qualidade. E você?

Os signatários

Abaixo-assinado Em Defesa da Educação Física na Escola, para o Conselho Nacional de Educação e Senado Federal, foi criada e escrita pela comunidade SINPEF-RJ.

Comentar
Compartilhe
Explosões com mortos hoje na Maratona de Boston
15/04/2013 | 17h18
Duas explosões mataram pelo menos duas pessoas na linha de chegada da Maratona de Boston, nesta segunda-feira, de acordo com o Departamento de Polícia de Boston. Mias de 20 pessoas estão feridas e foram encaminhadas para o Massachusetts General Hospital.

As explosões aparentemente vieram de um pacote suspeito da arquibancada, mas ainda não se de fato se foi um ataque terrorista. Agentes federais já estão no local para iniciar a investigação. O incidente aconteceu com 4h09m43s de prova, e os vencedores já haviam cruzado a linha de chegada há uma hora.

Mosaico - Tragédia Explosões Maratona de Boston (Foto: AP)(Fotos: AP)

A prova feminina foi ganha pela atleta do Quénia, de 32 anos, Rita Jeptoo com 2h26m24s. Meseret Hailu (Etiópia) e Sharon Cherop (Quénia) com 2h26m58s e 2h27m01s foram segunda e terceira, respectivamente. Já a prova masculina ficou com Lelisa Desisa, da Etiópia, com o tempo de 2h10m22s, o segundo lugar foi de Micah Kogo (Quênia), enquanto Gebregziabher Gebremariam (Etiópia) foi o terceiro, com os tempos de  2h10m27s e 2h10m28s.

- Têm pessoas que estão muito, muito ensanguentadas. Elas estavam empurrando umas às outras na tenda médica - disse a testemunha Laura McLean, de Toronto, no Canadá, à rede ''CBS''.

O incidente aconteceu em uma feriado na cidade, que contava com a 117ª edição da Maratona Boston e centenas de pessoas assistindo. Repórteres no local afimaram que houve correria e tumulto após o barulho. De acordo com o site oficial da corrida, 131 brasileiros estavam inscritos em todas as categorias da prova.

atentado maratona Boston bomba (Foto: Reprodução / Twitter @Boston_to_a_T)Foto flagra o exato momento da explosão na maratona (Foto: Reprodução / Twitter @Boston_to_a_T)

Fonte: Globoesporte.globo.com

Imagens, por aqui: http://www.hawaiinewsnow.com/category/198303/livestream

Fotos e videos do momento da explosão: http://deadspin.com/explosions-reported-at-the-boston-marathon-473008941

Comentar
Compartilhe
Exemplo! (Por Sávio Gomes)
15/04/2013 | 14h52

Caro Marcos, eu não corro: faço caminhada. E comecei apenas em 2011, e estou com 64 anos. Sempre tive vida sedentária, fumante, e altas taxas de colesterol e triglicérides, apesar de ser magro e com o mesmo peso de 65 quilos, desde a adolescência.

Tive um AVC brando, mas que por um período me afetou o lado esquerdo da face. Ao descobrir que tinha pressão alta, e com os problemas referidos acima, resolvi que tentaria me disciplinar e fazer exercícios pela primeira vez na minha vida.

Desde então, faço caminhada 5 vezes por semana, o que regulou a minha pressão sem precisar de nenhum remédio e mantém o meu colesterol dentro de limites aceitáveis. Com certeza, para mim, o que me motiva é mesmo saúde e qualidade de vida. Tenho me saído bem nos exames cardiológicos!

Sávio Gomes

Comentar
Compartilhe
Treino animal!
14/04/2013 | 19h43

Este foi o treino nas montanhas destes desbravadores das matas pelo morro do Rato (Itaóca) tendo a companhia nada agradável de uma cobra jibóia (acho). Próximo sábado, tem mais. Bons treinos e emoções!

 

Comentar
Compartilhe
Onde está Wally?
14/04/2013 | 06h06
Comentar
Compartilhe
Marcos Viana "Pinguim" o fotógrafo maratonista
13/04/2013 | 07h40

Olá Marcos! Estou muito feliz por ter começado este ano de 2013 com o "pé direito", o motivo foi saber que meu trabalho continua sendo valorizado e reconhecido pelas maiores revistas especializadas em corrida do Brasil, para ser ter uma ideia foram escolhidas fotos de minha autoria para ilustrar em "página dupla" os "Sumários" das três primeiras edições da Revista Contra Relógio deste ano, confira todas as minhas 24 fotos escolhidas para o Sumário acompanhadas de um texto explicativo, sinta-se a vontade para comentar no blog, desde já agradeço sua atenção. Abraços!!!

Começando o ano com o "pé direito"

Texto: Marcos Viana "Pinguim"
Olá Amigos! Estou muito feliz por ter começado este ano de 2013 com o "pé direito", o motivo foi saber que meu trabalho continua sendo valorizado e reconhecido pelas maiores revistas especializadas em corrida do Brasil, para ser ter uma ideia foram escolhidas fotos de minha autoria para ilustrar em "página dupla" os "Sumários" das três primeiras edições da Revista Contra Relógio deste ano que são as edições Nº232 (janeiro de 2013), Nº 233 (fevereiro de 2013) e Nº 234 (março de 2013), aliás das últimas oito edições da revista seis sumários foram ilustrados com fotos de minha autoria, por isso não posso deixar de fazer um especial agradecimento ao diretor e fundador da Revista Contra Relógio Tomaz Lourenço e ao diretor de arte Sergio Rocha, quero também agradecer todos os outros colaboradores da Revista Contra Relógio, vamos torcer para ficarmos unidos por muitos e muitos anos.
Segue abaixo todas as fotos de minha autoria que serviram de ilustração para os Sumários das edições da Revista Contra Relógio (Esta na ordem da mais recente para a mais antiga), confira: Contra Relógio Nº 234 (março de 2013) Corredores ao lado do Parque do Ibirapuera correndo sentido Aeroporto de Congonhas durante o XVI Troféu Cidade de São Paulo que aconteceu no dia 25 de janeiro de 2013, data de aniversário da maior cidade do Brasil. Esta corrida teve cerca de 7.000 participantes. Contra Relógio Nº 233 (fevereiro de 2013) Corredores na Avenida Paulista correndo sentido bairro do Pacaembu durante a 88ª Corrida Internacional de São Silvestre que aconteceu no dia 31 de dezembro de 2012, esta edição foi a primeira que aconteceu na parte da manhã e também foi a primeira que superou os 20 mil participantes. Contra Relógio Nº 232 (janeiro de 2013) Corredores no todo do "Cerro Bayo" que é uma montanha da cordilheira dos Andes localizada a 9 km nordeste da cidade de Villa La Angostura, Argentina, esta foi a tão esperada e comemorada 10ª Edição do K42 da Patagônia que aconteceu no dia 17 de novembro de 2012, 86 seis brasileiros participaram incluindo eu que completei todo o percurso de 42 km fotografando e correndo. Contra Relógio Nº 230 (novembro de 2012) Corredores passam em frente da Usina Hidrelétrica de Itaipu durante a 6ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu que foi organizada pelo SESC do estado do Paraná, aconteceu no dia 30 de setembro de 2012. Já completei essa maratona três vezes nas edições de 2009, 2011 e 2012, em todas elas fiz fotos do início, meio e fim do percurso. Contra Relógio Nº 229 (outubro de 2012) Corredores, amigos e familiares na Avenida Rubem Berta durante tão esperada e comemorada 20ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento que aconteceu no dia 16 de setembro de 2012, essa corrida detém o atual recorde brasileiros de participantes que pela primeira vez superou os 30 mil corredores. Contra Relógio Nº 227 (agosto de 2012) Corredores passam pelo Elevado do Joá e aproveitam para observar as belezas naturais do Oceano Atlântico durante Maratona da Cidade do Rio de Janeiro que aconteceu no dia 8 de julho de 2012, foi a maratona brasileira com o maior número de concluintes do ano de 2012 com um total de 2.960 corredores que cruzaram a linha de chegada dos 42,2 km (Segundo informações da Revista Contra Relógio edição Nº 232 página 28), além de ser considerada uma das mais bonitas do mundo pelo fato de se correr todo trajeto pela orla oceânica. Já completei essa maratona seis vezes nas edições de 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012, em todas elas fiz fotos do início, meio e fim do percurso. Contra Relógio Nº 218 (novembro de 2011) A ultramaratonista Tomiko Egushi e outros corredores passam por praia de Florianópolis durante o Mountain Do Lagoa da Conceição que aconteceu no dia 15 de outubro de 2011, o Mountain Do Lagoa da Conceição é uma prova de revezamento na distância total de 73 km onde participam duplas, quartetos e octetos. Fotografei e corri essa prova pela primeira vez em 2005 conseguindo fazer ótimas fotos que foram impressas na capa e na parte interna da Revista Contra Relógio daquele ano. Contra Relógio Nº 214 (julho de 2011) Corredores passam pela Ponte Octávio Frias de Oliveira (popularmente conhecida como Ponte Estaiada) durante a 17ª Maratona Internacional de São Paulo que aconteceu no dia 19 de junho de 2011, foi a maratona brasileira com o maior número de concluintes do ano de 2011 com um total de 3.046 corredores que cruzaram a linha de chegada dos 42,2 km (Segundo informações da Revista Contra Relógio edição Nº 232 página 28). Já completei essa maratona dez vezes nas edições de 1995, 1996, 1999, 2000, 2001, 2007, 2008, 2010, 2011 e 2012. Contra Relógio Nº 210 (março de 2011) Corredores passam em frente da Igreja Nossa Senhora da Candelária durante a 27ª Volta Pedestre de Itu que aconteceu no dia 12 de fevereiro de 2011 Contra Relógio Nº 205 (Outubro de 2010) Corredores passam correndo pelas montanhas da Serra da Mantiqueira durante do Mountain Do Campos do Jordão que aconteceu no dia 11 de setembro de 2010. A cidade de Campos do Jordão fica à altitude de 1.628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro, considerando a altitude da sede. Contra Relógio Nº 204 (setembro de 2010) Corredores passam pelo pórtico de largada na Praia do Pepino em de São Conrado seguindo pela Avenida Niemeyer em direção as praias de Ipanema e Leblon durante a XIV Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro que aconteceu no dia 22 de agosto de 2010. Contra Relógio Nº 203 (agosto de 2010) Corredor passa em frente da Cascata Véu da Noiva durante o 7º Desafrio Urubici de 52 km que aconteceu no dia 19 de junho de 2010. No Desafrio Urubici os corredores partem de uma altitude de 915 metros até chegarem no cume do Morro da Igreja (1.828 m), o ponto mais alto habitado do sul do Brasil, localizado no município, onde foi registrada, não-oficialmente, a temperatura mais baixa do país: ?17,8°C, em 29 de junho de 1996. Eu completei todo o percurso de 52 km fotografando e correndo, sendo esta minha terceira ultramaratona concluída em menos de um ano. Contra Relógio Nº 202 (julho de 2010) Corredores argentinos passam pela região de Quatro Ilhas durante o K42 de Bombinhas em Santa Catarina que aconteceu no dia 22 de maio de 2010. Esta foi minha primeira participação na Série K42 onde também completei todo o percurso de 42 km fotografando e correndo. Já completei o K42 de Bombinhas três vezes nas edições de 2010, 2011 e 2012. Contra Relógio Nº 195 (dezembro de 2009) Corredores passam pelo Elevado Presidente Costa e Silva (popularmente conhecido como Minhocão) em São Paulo durante a penúltima etapa do Circuito Caixa 2009 que aconteceu no dia 15 de novembro de 2009. Contra Relógio Nº 194 (novembro de 2009) Alguns corredores trotam e outros caminham em uma das várias subidas do percurso da estrada que liga a Hidrelétrica de Itaipú até as Cataratas do Iguaçu durante a 3ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu que foi organizada pelo SESC do estado do Paraná, aconteceu no dia 27 de setembro de 2009. Esta foi minha primeira participação em Foz, as outras foram em 2011 e 2012, em todas três edições que participei completei todo o percurso de 42 km fotografando e correndo. Contra Relógio Nº 189 (junho de 2009) Corredores no momento exato da passagem da pulseira dentro da USP (Universidade de São Paulo) durante a segunda etapa do Super 40 de 2009, uma prova de revezamento composta por duplas, quartetos e octetos que aconteceu no dia 17 de maio de 2009. Contra Relógio Nº 184 (janeiro de 2009) Moradora de uma casa que fica ao lado do Lago da Pampulha em Belo Horizonte refresca os corredores durante a X Volta Internacional da Pampulha que aconteceu no dia 7 de dezembro de 2008, data do meu aniversário de 42 anos de idade (por coincidência o número de quilômetros da maratona). Contra Relógio Nº 182 (novembro de 2008) Corredores de Elite no início da XII Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro que aconteceu no dia 12 de outubro 2008. Esta prova fez parte do Campeonato Mundial de Meia-Maratona. Contra Relógio Nº 176 (maio de 2008) Corredores passam em frente do DJ Paulinho Bogosian durante a Corrida Noturna Reebok 10 km na USP que aconteceu no dia 26 de abril de 2008. Esta corrida teve ações ecológicas para obtenção do selo Sustentax (Selo de Sustentabilidade Socioambiental). Durante o evento, toda a limpeza foi feita por produtos biodegradáveis, o gerador de energia foi abastecido por biodiesel e o carpete das áreas do "lounge" eram recicláveis. Outra grande novidade apresentada foi a medição do CO2 produzido pela corrida, que foi computado e transformado em plantio de árvores. Contra Relógio Nº 173 (fevereiro de 2008) Corredores passam pelo Elevado Presidente Costa e Silva (popularmente conhecido como Minhocão) em São Paulo durante a 84ª Corrida Internacional de São Silvestre. Contra Relógio Nº 172 (janeiro de 2008) Crianças fazem o tradicional bater de mãos com os corredores ao lado do Lago da Pampulha em Belo Horizonte durante a IX Volta Internacional da Pampulha que aconteceu no dia 2 de dezembro de 2007. Contra Relógio Nº 169 (outubro de 2007) Corredores passam debaixo da construção da Ponte Octávio Frias de Oliveira (popularmente conhecida como Ponte Estaiada) ao lado do Rio Pinheiros em São Paulo durante a 6ª Corrida pela Paz que aconteceu no dia 16 de setembro 2007. Contra Relógio Nº 163 (abril de 2007) Corredores passam por estrada de terra que virou lama devido a forte chuva ao lado do parque aquático em Itupeva no estado de São Paulo durante os 10 Km Wet'n Wild que aconteceu no dia 18 de março de 2007. Contra Relógio Nº 158 (novembro de 2006) Corredores passam por trilhas de Florianópolis durante o Mountain Do Lagoa da Conceição que aconteceu no dia 14 de outubro de 2006. A 10ª Edição do "K42" da Patagônia foi muito especial para mim, por incrível coincidência foi nesta prova que comemorei minha "42ª" maratona de "42 km" (42x42k no K42), depois dela começou uma nova fase na minha vida onde não existe o impossível. Na edição da Revista Contra Relógio Nº232 de janeiro de 2013 além da foto do Sumário (já exibida acima) tive a felicidade de ver outras fotos de minha autoria impressas sendo mais uma em página dupla (página 22 e 23) e mais outras três em tamanho menor (página 24 e 25) que juntas fazem uma eficiente narrativa visual do K42 da Patagônia, minhas fotos estão acompanhadas do empolgante texto da jornalista Marina Gomes. Contra Relógio Nº 232 (janeiro de 2013) (páginas 23 e 23) Contra Relógio Nº 232 (janeiro de 2013) (páginas 24 e 25) Outro bom motivo para estar feliz e satisfeito com os bons resultados colhidos no primeiro trimestre de 2013 foi a homenagem que o diretor Sergio Xavier Filho, o ilustrador Thales Molina e toda equipe da revista Runner's World fizeram para mim na edição de março de 2013, na página 44, também quero dizer um muito obrigado para todos vocês da revista Runner's World. Veja de perto a ilustração que o ilustrador Thales Molina fez em minha homenagem: Agora vejam de perto e comparem esta ilustração com a foto que fizeram de mim na largada do Mountain DO Lagoa da Conceição de 2006. Quero acrescentar que o artigo que a Runner's World fez em minha homenagem foi baseado num texto que escrevi no meu blog no dia 2 de agosto de 2011, e desse dia até o dia 17 de novembro de 2012 (dia que completei o K42 da Patagônia) eu fiz mais onze maratonas e mais duas ultramaratonas, portanto eu completei 42 maratonas e 6 ultramaratonas.
Matéria na íntegra, aqui!

 

Comentar
Compartilhe
O que te motiva a correr?
12/04/2013 | 17h27

Muito boa este pergunta que nos é feita constantemente, e as vezes, perdemos até um pouco a paciência. Asssista o vídeo aqui para entender melhor: aqui!

Comentar
Compartilhe
Programa Saúde na Escola
12/04/2013 | 11h49
Comentar
Compartilhe
Treino em Floripa (Por Carlos Eduardo)
11/04/2013 | 19h51

Capitão Edú compartilhando para todos nós treino na bela Florianópolis. Está se preparando para a tradicional e famosa Volta a Ilha, mostrando que, ao que parece, está pronto para mais este desafio.

Comentar
Compartilhe
Atualização
11/04/2013 | 12h45

 

Curso bem interessantes e Profissionais gabaritados. Recomendo para o professores de Educação Física e áreas  correlatas. Todos realizados no CREF1 – Campos: AV 28 de março 263 – Campos – Tel. (22) 27251013 - Horário de funcionamento de 2ª a 6ª de 9h às 17 e sábado de 9h às 12h - [email protected] hotmail.com

1 – Tópicos em neurociência aplicados na atividade física: da aprendizagem motora à performance - Profº Drº Maurício Calomeni - 06 de Abril (sábado) De 9h às 12h e 13h30 às 16h30 (já realizado); 2 – Flexibilidade, alongamento & relaxamento – Profº Drº Estélio Dantas - 13 de abril (sábado) De 9h às 12h e 13h30 às 16h30; 3 – Personal Trainning - Profº Drº André Fernandes - 04 de maio (sábado) De 9h às 12h e 13h30 às 16h30; 4 – Educação Física no Ensino Fundamental e Médio - Profº Ms. Patrícia Terra - 18 de maio (sábado) De 9h às 12h e 13h30 às 16h30; 5 – Avaliação Motora: Conceitos e aplicações - Profa. Drª Leticia Ecard Rocha - 22 de junho (sábado) De 9h às 12h e 13h30 às 16h30; 6 – Saúde, Obesidade e Emagrecimento - Profº Drº Estélio Dantas - 29 de junho (sábado) De 9h às 12h e 13h30 às 16h30; 7 – Musculação - Profº Drº André Fernandes - 06 de julho (sábado) De 9h às 12h e 13h30 às 16h30.

 

Comentar
Compartilhe
Imagens que estimulam para o movimento
10/04/2013 | 22h12

Vamos de mais Go Pro e desta vez, surfando. Imagens que, como diz o título, estimulam e muito, para o movimento. Que assim seja!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uH1R7hexCHg[/youtube]

Comentar
Compartilhe
Treino de ombro (Por Tadeu Medina Manhães)
10/04/2013 | 15h06
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mCMYH6-dbfg&sns=em[/youtube]

Ótima dica para o treino de ombro. Exercício que eu mais gosto, sou viciado em elevação lateral! SÉRIE GIGANTE PARA DELTÓIDE!

Tadeu Medina Manhães

Comentar
Compartilhe
Corrida em São Fidélis - 5km
10/04/2013 | 05h20

Acontece no dia 28 de abril a 1ª Corrida de São Fidélis 5Km, dentro da programação esportiva da Festa do Padroeiro. A largada acontecerá em frente à Igreja Matriz, no centro da cidade.

Haverá apenas 100 vagas, que serão gratuitas e com direito a kit corredor, chip, hidratação durante a corrida e toda a infra-estrutura necessária.

O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e as inscrições podem ser feitas através do link http://www.minhasinscricoes.com.br/corridasaofidelis/2013/

Comentar
Compartilhe
Homenagem aos meninos que correram a Golden Four Asics 2013 - (fotos)
09/04/2013 | 17h33

Esta é uma pequena homenagem aos guerreiros das madrugadas que treinaram e se dedicaram por semanas a fio, recebendo como recompensa a satisfação de concluir mais esta prova. E como sempre digo por aqui, somente quem já fez entende. Abraços fraternos.

 

[caption id="attachment_8866" align="aligncenter" width="450" caption="Serginho"][/caption] [caption id="attachment_8867" align="aligncenter" width="450" caption="Neném"][/caption] [caption id="attachment_8870" align="aligncenter" width="450" caption="Gustavo "][/caption] [caption id="attachment_8896" align="aligncenter" width="450" caption="Luciano"][/caption] [caption id="attachment_8874" align="aligncenter" width="450" caption="Cristianno"][/caption] [caption id="attachment_8871" align="aligncenter" width="450" caption="A Lenda"][/caption] [caption id="attachment_8872" align="aligncenter" width="450" caption="Antônio Marcos"][/caption]
Comentar
Compartilhe
Deep running
09/04/2013 | 10h16

Essa modalidade esportiva surgiu há cerca de 30 anos nos Estados Unidos para reabilitar soldados feridos e hoje é usada por muitos atletas de elite, como a recordista mundial de maratona, a britânica Paula Radcliffe, tanto para superar lesões como para melhorar o desempenho.

O deep running é uma ótima opção para manter o condicionamento e simular, dentro da água, a corrida no asfalto.

Toda vez que se dá um passo na corrida em terra firme, as articulações aguentam duas a três vezes o peso corporal. Já a corrida aquática elimina esse impacto. Ao incluir uma sessão de deep running na planilha, os corredores fazem um treino de qualidade, mas sem estressar demais as articulações.

Atualmente, o pesquisador Garry Killgore, responsável pelo departamento de saúde, performance humana e atletismo da Linfield College, no Oregon (EUA), usa a corrida aquática como parte do plano de treinamento de seus atletas. Estes corredores evoluíram a ponto de participarem de classificatórias para Olimpíadas e ainda reduziram significativamente o índice de lesões. Por exemplo, a taxa de incidência de fraturas por estresse no programa de treinamento de Killgore foi de menos de 1%, ao passo que a taxa de fraturas desse tipo entre corredores é de 4% a 14%.

Estudos indicam que corredores lesionados que praticam deep running podem alcançar o mesmo humor positivo observado quando correm no asfalto.

Fonte: Runners World Brasil.

Comentar
Compartilhe
Curso: Tópicos em Neurociência aplicados na atividade física: eu fui!
08/04/2013 | 17h15

Sábado (6), estive presente no curso proferido pelo Mestre e Doutorando Maurício Calomeni, realizado no CREF1 com o tema "Tópicos em neurociência aplicados na atividade física: da aprendizagem motora a performance".

Simplesmente fantástico! O cara está dominando a Neurociência relacionada a aprendizagem. O Mestre discorreu sobre o tema da Neuroplasticidade - que é a capacidade de adaptação do Sistema Nervoso - com amplo domínio e encantando todos os presentes. Metacognição pura - ensinando a ensinar - quem não foi perdeu.

Comentar
Compartilhe
Câmara Técnica de Educação Física Escolar - Campos
08/04/2013 | 05h39

As Câmaras Técnicas são grupos de trabalho e interlocução criados como órgãos de assessoramento do CREF1, e têm o intuito de discutir, criar e aprimorar, com especialistas de cada segmento e região, procedimentos e ações para cada área de atuação profissional. Estes grupos denominados de Câmaras Técnica e Comissões de Assessoramento visam ampliar os espaços de participação da categoria na elaboração das políticas de gestão e intervenção.

Agora os profissionais de Campos também contam com um grupo oficial para discutir a Educação Física Escolar na região. A Câmara técnica que vai assessorar o Conselho neste assunto foi formada no dia 02 de março de 2013, contando com a participação de profissionais da região.

Estiveram presentes 16 professores e neste primeiro momento a Câmara discutiu o mercado de trabalho, planejamento profissional, políticas pública na área escolar, entre outros assuntos.

Os responsáveis pela condução deste trabalho.

Presidente: Elana da Silva Pessanha

Vice-Presidente: Maryah Vidipó De Oliveira

1º Secretário:  Annelise Leal Ferreira Pimentel

2º Secretário:  Luiz Carlos de Freitas Junior

 

Muitas novidades ainda estão por vir. Para maiores informações procurar a Sede Campos do CREF1: Avenida 28 de Março, 263 (prédio anexo à academia Corpo e Energia), Centro – Campos dos Goytacazes Tel.: (22) 2725-1013

Elana Pessanha

CREF 022735
Comentar
Compartilhe
Resultado (ótimo) de Neném na Golden Four ASICS (RJ) 2013
07/04/2013 | 12h25

Na Golden Four ASICS Rio de Janeiro 2013, o nosso Neném fez uma ótima prova pelas belas paisagens do Recreio a São Conrado na cidade maravilhosa. Com o tempo de 1h42min31seg (pace médio de 4'51"/ velocidade média de 12,3km/h), dentro das minhas expectativas, voou pelo percurso vencendo mais um desafio na sua vida.

Devido a esta época do ano, como relatado anteriormente (aqui), e tendo até o vencedor desta prova - o Queniano Paul Koech Kimutai, com 1h04min35s em 2012 para 1h05min03s em 2013 - mostrando a dificuldade imposta pela temperatura um pouco elevada.

Ainda assim estou bem feliz com o resultado final visto também a alegria do atleta em questão (via Facebook): "Mais uma meia marotona concluída! Fiz a prova com o tempo de 1h42min, um pouco acima do que esperava, porém fico feliz pelos constantes desafios em minha vida... Sensação indescritível!!! O próximo desafio será a Maratona(42.195m) no dia 7 de Julho no Rio de Janeiro"!!

E vamos com tudo nos preparativos para o nosso próximo desafio!

 

Comentar
Compartilhe
Sábado foi assim
07/04/2013 | 07h50

Mais 18 km na conta (máximo do ano) nas companhias de Felipe, Roberto e Léo. Sentimos falta do pessoal que não pode estar presente - seja por motivo pessoal ou pelas provas da vida neste fim de semana. Até o próximo treino e, claro, estamos todos na torcida. Bons treinos e ótimas competições!

Comentar
Compartilhe
Ótima corrida para vocês!
06/04/2013 | 10h42

Fechei ontem, sexta (5), os ajustes finais para os nossos nobres corredores que, após todo o periodo de treino, vão encarar mais uma G4A.

Estamos por aqui ligados e torcendo para que cada um atinja o seu objetivo e acima de tudo, aproveite cada momento desta prova.

Que todos realizem uma ótima corrida com grandes e divertidas emoções!

Comentar
Compartilhe
Transformando limão em limonada
05/04/2013 | 20h55

Tenho me dedicado ao labor, como falam os mais jovens "com força". Aliás, não é de hoje e tenho a certeza que vocês também passam por isso. Pois bem, as vezes, frente as dificuldades oriundas das várias funções, torna-se quase impossível treinar. Eu disse quase!

Quando abre uma brecha na agenda, voltando de algum local de trabalho, encaixo um treino e sempre vou em busca de trilhas, verde, água, pássaros... Me sinto em casa. Tomara que o texto e as fotos sirvam de inspiração para estimular o seu movimento. Tomara!

Comentar
Compartilhe
Avaliação nos desempenhos nos saltos verticais dos jogadores de basquetebol de Macaé-RJ (Por Anderson P. Morales)
05/04/2013 | 15h41

Estudo que será apresentado no 25º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte em Salvador 2013! AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NOS SALTOS VERTICAIS DOS JOGADORES DE BASQUETEBOL DE MACAÉ-RJ. Laboratório Integrado em Ciências do Esporte (LABICES\FESPORTUR\UFRJ-Macaé).

Anderson Pontes Morales

Comentar
Compartilhe
Maratona de Paris: fotos (Via Correr pelo Mundo)
05/04/2013 | 10h44
Correr pelo Mundo
Maratona de Paris: um passeio, em fotos, pelo percurso 

Não é à toa que as provas de Paris fazem parte do sonho de consumo de muitos corredores. A Cidade Luz, com seus monumentos e atrações a céu aberto, é inspiradora para atletas de todo o mundo. No próximo dia 07 de abril, 50.000 corredores de 140 diferentes países estarão presentes na Maratona de Paris, que apresentará, em seus 42kms, os lugares mais emblemáticos da cidade.

Clique no mapa para visualizá-lo Confira, as fotos, os principais pontos pelos quais passa a Maratona de Paris:   Largada – Champs-Élysées Fotos: Correr pelo Mundo Km 1 – Place de la Concorde Place de la Concorde – Foto: © Paris Tourist Office – Photographer : Amélie Dupont Place de la Concorde - Foto: © Paris Tourist Office – Photographer : David Lefranc Km 2-4 – Rue de Rivoli, Jardins de Tuileries, Hôtel de Ville, Palais-Royal Hôtel de Ville e Rue de Rivoli – © Paris Tourist Office – Photographer : Amélie Dupont Tuileries – © Paris Tourist Office – Photographer : David Lefranc Tuileries – © Paris Tourist Office – Photographer : David Lefranc Palais Royal – © Paris Tourist Office – Photographer : Claire Pignol – Architect : Daniel Buren Jardins do Palais Royal – © Paris Tourist Office – Photographer : Jacques Lebar Km 5 – Place de la Bastille © Paris Tourist Office – Photographer : David Lefranc – Architect : Carlos Ott Km 6-11 – Rue Faubourg Saint-Antoine © Paris Tourist Office – Photographer : Amélie Dupont Km 13 – Bois de Vincennes, que representa cerca de 10% da área total de Paris © Paris Tourist Office – Photographer : Marc Verhille Km 24-28 – Musée d’Orsay, Place de la Concorde © Paris Tourist Office – Photographer : Amélie Dupont Km 29 – Torre Eiffel, Jardins du Trocadéro © Paris Tourist Office – Photographer : Jacques Lebar © Paris Tourist Office – Photographer : Stéphane Querbes Foto: Correr pelo Mundo Foto: Correr pelo Mundo Km 35-41 – Bois de Boulogne © Paris Tourist Office – Photographer : Amélie Dupont Km 42 – Avenue Foch – Arco do Triunfo © Paris Tourist Office – Photographer : David Lefranc Fonte: Correr pelo Mundo
 
Comentar
Compartilhe
Qual é o sexo do seu cérebro?
04/04/2013 | 22h41

Muito legal este teste para descobrir o sexo (?) do seu cérebro. Faça e descubra o seu, pois o meu deu 8, quase feminino mas ainda (muito) masculino. Abaixo, perguntas pertinentes sobre o tema tratado por aqui no blog que estão inclusas no tema:

Quando era criança, gostava de subir o mais alto possível em árvores; quando era criança, gostava de esportes; quando criança, adorava fazer coisas como empinar a bicicleta.

O teste é por aqui, no Globo Saúde. Boa sorte!  
Comentar
Compartilhe
Golden Four, o vídeo
04/04/2013 | 18h11
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vlOwiZO0aZo&sns=em[/youtube]
Comentar
Compartilhe
TÊNIS, DROP & CIA (por Corrida natural)
04/04/2013 | 05h29

Dicas de tênis e seus respectivos Drops - diferença de altura entre o calcanhar e a frente do tênis - para melhor entender o seus mecanismos. Se é mínimo, médio ou máximo, encaixando dentro da filosofia de cada um. Esta é mais uma informação bem legal do blog Corrida Natural, melhorando e aumentando as informações referentes.

Drop: diferença de altura entre o calcanhar e a frente do tênis   Espessura: (c) = calcanhar; (f) = frente do pé. No caso da Skechers, o GOrun tem uma medida a mais pois tem uma espécie de calombo antes do spring. Forma: 1 = muito estreita e 5 = muito larga Flexibilidade: 1 = pouco flexível e 5 = muito flexível Classificações: Ultra-minimalista: é o que possue todas as características definidas neste post. Minimalista: aquele que possue a maioria das características definidas na postagem citada acima. Reduzido: Tênis que tem algumas das características que definem o tênis como minimalista. Competição: Apesar de terem baixa espessura e serem leves, tem como característica a forma estreita e, em alguns casos, pouca flexibilidade. Observação: Todos os dados são não-oficiais e devem ser usados apenas como referência. Eles podem divergir dos números oficiais, portanto, para melhor esclarecimento e precisão sobre as medidas de um modelo específico, entre em contato com o representante oficial da marca. Link para a matéria com todos os tênis citados, na íntegra, aqui!  
Comentar
Compartilhe
Inveja branca (da cor da neve)
03/04/2013 | 18h07
Comentar
Compartilhe
Aquecimento: dados da Golden Four Asics
03/04/2013 | 11h09

Revista da GFA bem bacana que me foi enviada contando detalhes desta prova que acontece no próximo dia 7 de abril, domingo, no Rio de Janeiro. Dentre os dados relatados na caprichada revista, e todos bem interessantes, que a  prova localiza-se em 5º lugar (SP), 6º (RJ) e 7º (Brasília) em números de concluintes no ano de 2012 (1º foi a Meia internacional do Rio, 2º a Maratona caixa do Rio, 3º a Meia internacional de SP e 4º a Meia maratona internacional Corpore SP), levando-se em consideração o seu início recente (2011).

Também que o seu tempo médio de conclusão localizou-se em 2ª (Brasília 2011 - 1h55'6"), 3º (SP 2012 - 1h55'20") e 4º (SP 2011 - 1h56'49"). Foi tomado como parâmetro, segundo a Asics, "o relatório anual da importante organização Running USA", onde foi avaliado o tempo médio de conclusão de 870 meias maratonas americanas com mais de 2000 finishers. Apenas a meia maratona de New Bedford (2011), com o tempo médio de 1h52'13", superou as etapas da GFA, portanto, sendo esta prova a 1ª neste quesito aqui pelo País.

Daí, para os que vão com objetivos grandiosos, apesar da temperatura que pode comprometer (tomara que entre uma frente fria), a prova promete. Bons treinos, descansos e grandes emoções!

 

Comentar
Compartilhe
Tópicos em neurociência aplicados na atividade física: da aprendizagem motora à performance. (Profº Ms. Maurício Calomeni)
02/04/2013 | 19h55

Assuntos atuais e de grande relevância; Professor (Doutorando) extremamente competente; E meu amigo! Claro que recomendo.

Tópicos em neurociência aplicados na atividade física: da aprendizagem motora à performance.

Data: 06 de Abril (sábado), das 9h às 12h e 13h30 às 16h30. Convidado: Profº Doutorando Maurício Calomeni.

Conteúdo Programático:

Manhã: Estrutura e funcionamento básico do sistema Nervoso Central; Integração sináptica; Mecanismos neurais da aprendizagem motora Tarde: Tipos de processamento mental; Ritmos cerebrais; Técnicas de potencialização cerebral aplicadas à aprendizagem motora e performance.

Informações com Christovam Bayer no CREF.

Comentar
Compartilhe
Programação da Expo Conference da Golden Four
02/04/2013 | 12h09

Conferência sempre bacana que antecede esta meia maratona com palestras interessantes sobre assuntos pertinentes para o corredor. Vejam a programação:

11h00 – Preparação para provas de média e longa distâncias

O que é: Abordaremos o desenvolvimento do programa de treinamento e alimentação de atletas comuns, que correm meias maratonas e provas maiores. Falaremos também do percurso da Golden Four ASICS. Alexandre Lima – treinador da Filhos do Vento Claudia Lacerda – atleta amadora Pedro Henrique Custódio – atleta amador Julia Vasconcellos – nutricionista

12h00 – Suplementação para corrida O que é: Perguntas e respostas frequentes sobre suplementação. Abordaremos suplementação e hidratação antes, durante e depois da Golden Four. Patrícia Almeida – nutricionista Viviane Sohn – nutricionista

13h00 – Os desafios de uma ultramaratona – com Márcio Villar O que é: A história do ultramaratonista Márcio Villar contada por ele próprio, com fotos e vídeos.

14h00 – Nutrição para corrida O que é: Abordaremos low carb e outros métodos menos comuns entre os corredores na atualidade, mas que vêm se provando eficientes para a busca de performance. Juliana Crucinsky – nutricionista

15h00 – O percurso da Golden Four ASICS O que é: Dois atletas amadores rápidos que conhecem bem o percurso explicarão como tirar proveito do percurso no Rio. Nelton Araújo – atleta amador Andrea Folegatti – atleta amadora

Mais informações e últimas inscrições no site www.golden4asics.com.br

 

Comentar
Compartilhe
Uma grande honra! (Por Vernon Furtado)
01/04/2013 | 21h13

Estas palavras foram para o Mestre Sileno. Mas, por ser citado pelo Profº Dr. Vernon Furtado, em conjunto com outros feras - e também breve, Doutores - achei mais que no direito de compartilhar concordando, claro, com as palavras do nosso eterno Orientador direcionadas ao grande Fisioterapeuta em matéria anterior (aqui!) no blog.

De fato, o Sileno é um profissional que agrega técnica e cientificidade, de ponta, ao seu trabalho. Parabéns ao São João da Barra por esta excelente contratação. Aliás, o grupo de Campos (Sileno, Nilo, Calomeni, Ronaldo, Marcos, Jean, Anderson e Edu) tem estado sempre em evidência, graças a constante busca pela excelência acadêmica. Que bom para mim fazer parte deste grupo. Uma grande honra!!!

Vernon Da Silva

Em tempo: se é para tí uma grande honra, Mestre, imagina para nós. Abraços fraternos e grato por tudo.

Comentar
Compartilhe
Seleção
01/04/2013 | 17h37

Nesta época - acredito que tenha sido em torno de 15 anos atrás, mais ou menos idos de 1998 -, tinha um time de futsal na cidade imbatível. Estes meninos, hoje todos homens e somente pessoas do bem, formavam na antiga Projex academia e depois na Estação saúde, um timaço, inclusive com dois deste (Igor e Danilo) prosseguindo e virando jogadores profissionais, tendo mais um sendo aprovado em teste no Corinthians (Pedro Henriques) mas desistindo.

A escalação desta seleção: Diogo, Pedro Henriques, Romiltinho, e Igor (no gol!). Agachados: Danilo, Igor e Gabriel com este que vos escreve de técnico. Bons tempos...

 

Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Marcos Almeida

[email protected]

Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.