Corrida de Rua: inscrições abertas
31/03/2013 | 18h43

Mais uma corrida em Campos através de uma bela iniciativa da Fera Assessoria Esportiva - Professores Ferrari/Ronaldo - realizando a sua 1ª corrida de rua. Será a I Corrida Premium Automóveis que vai acontecer no dia 5 de Maio, domingo, às 8:30 da manhã, com percurso de 5 km e ocorrerá na avenida 28 de Março, com saída e chegada no patrocinador Master do evento.

As inscrições são por aqui!
Comentar
Compartilhe
Primeiro treino de Huaraches
31/03/2013 | 10h03

Muito bem, finalmente realizei o meu primeiro treino com o novo brinquedinho nas companhias do "índio" (cacique) Tarahumara e experiente corredor - segundo o Ralph Lannes - little Robert peace and love, do grande e gentil Felipe e o amigo atleta Tiago Braga (aqui, aqui, aquiaqui e aqui) como companheiros motrizes neste momento impar e num visual incrível.

Sobre as huaraches? Fácil, muito fácil. Parecia que já tinha usado em outros momentos - possivelmente a experiência foi facilitada por de vez em quando correr descalço ou de vibran five fingers, ou quem sabe ainda, ter sido um índio em outras vidas. Recomendo como nova ferramenta de lazer tendo a certeza que vai te ajudar no aspecto motivacional para o movimento.

Bons treinos e grandes emoções!

 

 

Comentar
Compartilhe
Cada um na sua e todos com um só objetivo
30/03/2013 | 16h33

Mais um dia abençoado de treino na companhia de amigos Motrizes que facilitam a tarefa. Após seguir todo o protocolo desde a noite anterior (sem considerar os treinos da semana) que é se alimentar bem (de preferência um jantar de massas), dormir cedo e obrigatoriamente não ingerir bebida alcoólica (desidrata, faz dormir mal, etc.), todos prontos para o longão da semana.

Maravilha, cada um na sua e todos com um só objetivo: progredir rumo as provas da vida em busca da vitória pessoal, não esquecendo, claro, dos bônus advindos deste ato - melhor saúde, autoestima, funcionalidade, relações intrapessoais/interpessoais... - e vamos em frente.

Nas fotos que seguem, provas (metas) de cada um neste primeiro semestre (considerei 7 de julho como 1º semestre) de 2013. Para o segundo semestre, novas metas e novos objetivos que serão mostrados em outros(s) momento(s). Já no próximo fim de semana tem diversão na Golden Four Asics Rio. Boa sorte a todos e que a motivação seja usada de forma positiva. Divirtam-se!

 

[caption id="attachment_8684" align="aligncenter" width="480" caption="Golden Four Asics"][/caption] [caption id="attachment_8685" align="aligncenter" width="480" caption="18º Revezamento Volta à Ilha Asics - Florianópolis"][/caption] [caption id="attachment_8686" align="aligncenter" width="640" caption="K21 Arraial do Cabo"][/caption] [caption id="attachment_8687" align="aligncenter" width="480" caption="Meia da Ponte"][/caption] [caption id="attachment_8688" align="aligncenter" width="480" caption="Maratona do Rio"][/caption] [caption id="attachment_8689" align="aligncenter" width="480" caption="Meia Maratona (da Maratona) do Rio "][/caption]
Comentar
Compartilhe
Chegou!
29/03/2013 | 21h49

Recebi hoje, sexta (29), as tão esperadas, divulgadas e sonhadas Huaraches, entregues em mãos pelo Amigo e Professor Robertinho Paz e Amor. É bem interessante o seu processo de amarração dos "cadarços" que são as cordas (Paracord).

O primeiro passo é calçar a huarache ajustando o comprimento dos segmentos de corda do dedão e do calcanhar de modo que não fiquem apertados. E por aí vai. Parece simples mas somente parece.

Bem, após montar a amarração e desmontar algumas vezes - para tentar memorizar as suas "engrenagens" - fui imediatamente realizar o primeiro treino com estes calçados dos Tarahumaras mexicanos na companhia do Paz e Amor.

Bom, isto já é assunto para outro post. Até!

Comentar
Compartilhe
Treino secreto
29/03/2013 | 16h19

Da série treinos secretos rumo as provas da vida. Se não estou enganado, os planos destes misteriosos Seres Motrizes passam pela G4A, Meia da Ponte, Meia do Rio, Maratona do Rio, Maratona de NY e Maratona de Berlim. Boa sorte a todos. Bons treinos e emoções!

Atualizado às 21:32 de sexta (29): Como bem lembrado pelo corredor Edú, "Não se esqueça da volta a ilha!" Ok Capitão, foi feito o registro esquecido pelo BLOGUEIRO. Grato!

Comentar
Compartilhe
Driblando Barreiras - Claudinei Quirino
29/03/2013 | 06h58

Este Projeto "Driblando Barreiras" tem feito um grande sucesso aqui pela cidade. Com o seu foco em ex atletas que tiveram ou ainda tem sucesso na sua área de atuação, tem sido bem concorrido e acima de tudo presta um grande serviço para os alunos de escolas públicas, ativando os seus neurônios espelhos visto que o exemplo é muito importante nesta fase de vida destes estudantes. Em posts anteriores, outros ídolos foram anunciados (Clodoaldo Silva, Robson Caetano e Pampa). Fica então o convite feito por um dos Gestores deste Projeto:

"Pessoas que são exemplos de superação, que venceram e se inseriram socialmente, ultrapassando barreiras, enfrentando desafios e condições adversas, impostas pela sociedade, fortalecendo a idéia de que é possível vencer através do caminho do bem, utilizando-se de ferramentas como o esporte, cultura e educação, proporcionando experiências gratificantes que se acrescentam à vida, objetivando o desenvolvimento da personalidade, na medida em que libera os indivíduos dos condicionamentos que o automatizam. Próxima palestra do projeto Driblando Barreiras no SESC Campos. Todos estão convidados!"

Raphael Pedra

Comentar
Compartilhe
K21 Arraial do Cabo
28/03/2013 | 14h07

Esta série de corridas de montanhas, a K21, chega a sua segunda edição em Arraial do cabo. Este é um consagrado circuito internacional de Meias Maratonas, a K21 Series, que  também está marcando uma forte presença no país, visto as etapas distribuídas ao longo do ano (3 de março Curitiba/PR - 4 de maio Arraial do cabo/RJ - 1 de junho Pirenópolis/GO - 6 de julho Santa Catarina - 5 de outubro Ilha do Mel/PR - 16 de novembro Pedra Azul/ES e outras etapas ainda a confirmar).

Trata-se de uma corrida a pé na distância de 21km (com possibilidade de revezamento - 2 x 10,5 km) com relevo bastante acidentado, trechos técnicos e a garantia de belíssimas paisagens. O contato intenso com a natureza é uma das marcas registradas, proporcionando muito prazer antes, durante e depois desta que é uma grande e divertida aventura.

A corrida de rua vive um grande momento relacionado ao aumento do número provas assim como o crescimento dos seus praticantes, onde neste nicho de mercado as provas próximas a natureza vem ganhando um representativo destaque, visto o aumento considerável no número destas provas/aventuras.

No próximo dia 4 de maio acontece a meia maratona cross country K21 em Arraial do Cabo, local este considerado por muitos, como um dos mais belos do Brasil e já sendo considerada como uma das que tem melhor organização dentre todas da série.

A corrida possui no seu trajeto, areia, terra, asfalto, pedra, trilha, subidas, descidas e tudo isto num visual alucinante, o que por vezes o corredor se sente obrigado a parar para registrar o momento, isto claro, para os menos competitivos e com garantia, para todos, de grandes e duradouras emoções.

Como observado acima no calendário anual da K21, este ano teremos como novidade a Etapa de Pedra Azul/ES, local também muito legal e bem pertinho dos Seres Motrizes aqui da região.

A notícia ruim é que as inscrições para Arraial do Cabo já se encerraram. Portanto, se quer fazer parte e se preparar devidamente para a próxima, vai se programando e treinando que vale a pena, pois garanto que a diversão é garantida.

Informações:

DATA: Sábado 4 de Maio (sábado) de 2013 .

LARGADA/CHEGADA: Praia Grande – Arraial do Cabo – RJ - 8h. MODALIDADES: K21 Individual e K21 por Equipe (2 x 10,5 km). ENTREGA DE KITS: 3 de Maio das 10h às 22h. CONGRESSO TÉCNICO: 3 de Maio às 18:30hs. PREMIAÇÃO: 4 de Maio às 19hs.

 

Comentar
Compartilhe
Pronto! (Por Antônio Marcos Manhães)
28/03/2013 | 05h24
Antônio Marcos Ferreira Manhães
Comentar
Compartilhe
Pedal abençoado. (Por Leonardo Pinheiro)
27/03/2013 | 17h03
Com certeza esse é o pedal mais abençoado que já fiz. Obrigado Senhor! Leonardo Pinheiro  
Comentar
Compartilhe
Estão chegando...
27/03/2013 | 12h03

Vem mais diversão por aí, nossas Huaraches, minha e de Robertinho Paz e Amor (obrigado meu amigo), estão chegando. Bons treinos que a emoção é garantida!

Comentar
Compartilhe
Circuito Athenas (Por Ronaldo Maciel)
26/03/2013 | 21h20

Mestre, boa noite!

No circuito Athenas, realizado domingo (24) no Rio, Emily Barcelos - Atleta da FERA assessoria esportiva/Premium Automóveis - ficou na sétima posição geral e primeira de sua categoria, com o tempo de 47'40", resultado bastante expressivo visto a grandiosidade da prova.

Ronaldo Maciel

Comentar
Compartilhe
Obesidade e declínio cognitivo
26/03/2013 | 14h04

O excesso de peso na faixa dos 50 anos está associado ao processo mais rápido de perda cognitiva nas próximas décadas de vida, é o que diz estudo realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica, na França. Foram acompanhados 6.401 homens entre 1993 e 2009 – de três em três anos, eles calcularam o índice de massa corporal (IMC) dos voluntários (que tinham 50 anos no começo da pesquisa) e os submeteram a testes de memória, raciocínio e fluência verbal. Para os resultados, publicados na Neurology, voluntários obesos e com anormalidade metabólica sofreram perdas cognitivas, em média, 22,5% mais rápido que o restante do grupo.

Para se aprofundar mais, aqui!

Comentar
Compartilhe
Você quer conhecer o Usain Bolt pessoalmente?
26/03/2013 | 05h44

Patrocinadora oficial do velocista jamaicano Usain Bolt, bicampeão olímpico dos 100m, 200m e 4x100m, a Gatorade vai dar a oportunidade para um fã conhecer de perto a lenda do atletismo, que está de volta ao Brasil. A marca de isotônicos será responsável pela hidratação oficial de Bolt e dos demais participantes do Mano a Mano, prova de 150m que será disputada de 29 a 31 de março, na praia de Copacabana.

Além da hidratação das provas, a Gatorade vai realizar o sonho de um fã de Bolt. Para participar, o interessado precisa se inscrever no facebook.com/gatoradebrasil e responder duas perguntas. O vencedor vai ganhar um kit com sapatilha, squeeze e pôster autografados e ainda terá direito a uma viagem para o Rio de Janeiro, com acompanhante, para conhecer o atleta pessoalmente.

O concurso cultural no Facebook segue até o dia 26 (hoje) de março. O resultado será divulgado no dia 27.

Então, quer conhecer o Usain Bolt pessoalmente? Gatorade pode te levar para o Rio de Janeiro para encontrar o homem mais rápido do mundo! Clique no link e concorra! http://ow.ly/jftYP
Fonte: RunningNews
Comentar
Compartilhe
Caro Amigo (do lado esquerdo do coração )
25/03/2013 | 18h24

Depois de muita pesquisa na nossa bela cidade, não achei nada ideal para a sola da nossa HUARACHES... numa loja de borracha fui mal atendido, outra o cidadão não entendeu minha busca, outra boracha pesada... outra flexivel demais... As Huaraches tem um princípio:

  • utilizam material reciclado no solado, como correias de máquinas agrícolas, pneus de avião, etc., tudo muito resistente – não esses pneus carecas dos calhambeques;
  • utiliza como cordas os paracords do exército norte-americano (hello tendência army/militar da última SPFW! aqui o militarismo é genuíno, é o mesmo material da principal armada do mundo!), que são super resistentes e dão a aderência (coeficiente de atrito, pra quem gosta do termo técnico) ideal para não desamarrar durante as corridas.
E ai, apareceu o simpático Don Genaro... 
Genaro correndo semi nu na Serra da Moeda. 
Luthier com grande experiência na produção das hauraches ... Oficina Taboo Sandálias DSC07369(peq)

Esta é a bancada de trabalho onde são feitas artesanalmente todas as huaraches Taboo! Falei com Don Genaro, hoje cedo (papo muito agradável), encomendei as nossas huaraches XP cobra e chegam em 12 dias.

Abraço, Roberto

 
Comentar
Compartilhe
Em Movimento
25/03/2013 | 11h52

O SESC em Movimento, em abril com voleibol, contribui para o desenvolvimento físico esportivo, utilizando a iniciação esportiva em diversas modalidades, promovendo, assim, a integração das ações sócio-educativas conseguindo ainda responder as necessidades da clientela preferencial de menor renda garantindo acessibilidade e expandindo o Programa de Comprometimento e Gratuidade.

Marcelo Sapucaia

Comentar
Compartilhe
Review: Tênis Newton (Por Felipe Santos)
24/03/2013 | 19h30

Minha primeira impressão sobre o tênis Newton foi bem positiva, pois já tinha me informado muito sobre ele. Isto é válido, mas o bom mesmo é comprar e usar (e assim foi feito!). Confortável, leve, desenvolvendo a corrida de forma natural como se compensasse a parte frontal com a de trás. Indico. Abraço caro Marcos.

Felipe Santos

 
Comentar
Compartilhe
Corrida natural
24/03/2013 | 08h29

Este tema está cada vez mais na mídia. É engraçado como no início as pessoas olham de lado e aos poucos vão se interessando pelo assunto. Na maior parte das vezes, ainda não experimentaram, ou se fizeram, poucos foram os momentos. Ou seja, estão ainda envolvidos na teoria do fato, que diga-se de passagem, cada dia que passa fica mais presente com sites e artigos especializados.

Por aqui temos este site que é o Corrida Natural onde o Sérgio Rocha está cada dia melhor nas suas explanações sobre o assunto (também sou colaborador!). Pois bem, leio com frequência seus textos e estes dois que deixarei o link abaixo estão muito bons, nos dando dicas de estudos e sua visão pessoal sobre o legal ato de correr descalço.

O primeiro diz respeito a adaptação ao VFF (Vibran Five Fingers) e o segundo sobre economia de corrida com o tema calçados convencionais x Vibran Five Fingers, e como disse, com muitos toques bacanas para enriquecer e dar segurança a sua corrida descalça. Divirta-se!

 

Comentar
Compartilhe
Lavando a alma
23/03/2013 | 18h42

Hoje foi, como o título diz, para lavar a alma, literalmente. A bendita da chuvinha nos apanhou no meio do treino e deu aquela força, visto o calor e a humidade do ar, sobretudo para os guerreiros que fizeram ou tentaram os 22km.

Lembrando que o nosso organismo se defende por vários mecanismos, dentre eles, durante os treinos, quando se chega ao limite do esforço. A defesa natural se dá com o fim das forças, nos levando a desistir, o que não significa nenhuma derrota apenas que, para aquele dia, simplesmente não deu.

Lembrando que treinar é desequilibrar o organismo e dar tempo para ele se reequilibrar, fatores estes importantíssimo para a supercompensação ou a assimilação propriamente dita de todo o ciclo do treinamento, portanto, agora é o famoso "pijama trainning" ou o famoso descanso. E vamos em frente!

Comentar
Compartilhe
Inspiração!
23/03/2013 | 13h12

Nova Zelândia é, além de tudo, também o lar de Ultramaratona Tarawera. Pelas fotos entende-se a fama deste País relacionado a esportes outdoors. O quinto Vibram Tarawera Ultramaratona foi em 16 de Março de 2013. Uma aventura, um evento de resistência, um buffet de 100 quilômetros de comprimento. O Vibram Tarawera Ultra é uma trilha de 100, 85 ou 60km numa distância percorrida de Rotorua para Kawerau, na Nova Zelândia. Ao longo do caminho você vai passar por florestas exóticas, nativas, lagos, cachoeiras seguindo por um belo rio. A maior parte da corrida é em trilhas ou estradas de pista simples e florestais. Você pode competir como atleta individual ou em equipe de revezamento. Estas fotos vão como inspiração para os que estão precisando e mais motivação para quem já está com objetivos bem definidos. Bons treinos!

 

Comentar
Compartilhe
Pulando a cerca
22/03/2013 | 19h10

Finalizei a minha semana de labor assim, com um cardápio variado e tendo que pular a cerca, literalmente, para mudar da terra batida para a trilha, luxo puro. Esta vai para os corredores que amanhã, sábado, continuam os seus preparativos em busca de melhoras no Ser Que Move de cada um. E vamos com tudo. Bons treinos e tendo sempre grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
Indicações
22/03/2013 | 11h33

Marcos, tudo bem?

Escrevo este e-mail para você e alguns outros corredores do Rio para pedir algumas indicações.

Fui novamente convidado para organizar as palestras da véspera da Golden Four Asics Rio, no fim de semana dos dias 6 e 7 de abril.

Preciso convidar 3 perfis. Se conhecer alguém com tais características e que seja do Rio, pode me indicar, pls? Os perfis são:

:: Nutricionista :: Treinador de corrida :: Atletas amador rápido, que corra meia maratona abaixo de 1h30.

Se puder me indicar pessoas em um desses perfis, passando nome e contato, ficarei muito grato! Bom, se você for correr a prova, nos vemos lá. Obrigado! Um abraço, Cassio Politi Em tempo: indicações enviadas. Apesar de tentar acertar, ainda erro algumas vezes.
Comentar
Compartilhe
Atletas que correm junto com os portadores de necessidades especiais nas Paraolimpiadas? (Por Sérgio Leite)
21/03/2013 | 21h54

 

[caption id="attachment_8503" align="aligncenter" width="360" caption="Terezinha Aparecida Guilhermina"][/caption] Você já leu alguma coisa a respeito dos atletas que correm junto com os portadores de necessidades especiais nas paraolimpiadas? Tenho um amigo que me escreveu perguntando a respeito.

Eu acredito que não exista a possibilidade de atletas amadores serem "voluntarios", até porque o entrosamento da dupla tem que ser muito grande.

Mas essa é a minha opinião. Confesso que nunca vi ou li nada que explique como são escolhidos esse atletas... Já imaginou participar de um evento desta magnitude?

Sergio Leite

Atualizado às 5:40 de sexta (22) relacionado a conteúdo.

N/E: Serginho, aqui vão algumas respostas através das Regras de Atletismo para os Atletas Invisuais.

7.4 Métodos de condução 7.4.1 Sugere-se que os atletas tragam seus próprios guias para a competição. Entretanto, os organizadores providenciarão um guia, desde que a necessidade seja indicada, com antecedência, na ficha de inscrição (juntamente com detalhes específicos do tipo de condução necessário). 7.4.2 Na competição, atleta e guia serão considerados uma equipa. 7.4.3 Assim que o atleta cego cruzar a linha de chegada, o guia deve estar necessariamente atrás dele. 7.4.4 O método de condução é da escolha do atleta. Este pode optar por ser guiado via cotovelo, ou com um cordão, ou ainda correr livre. Além disso, o corredor pode receber orientações verbais do guia. Bicicletas ou outros meios mecânicos de transporte não podem ser utilizados por guias. 7.4.5 Em nenhum momento o guia pode arrastar o atleta ou impedi-lo a ir adiante com um empurrão. Qualquer infracção nesse sentido conduzirá à desclassificação do atleta. 7.4.6 Utilizando ou não uma corda, como método de condução, o atleta e o guia não deverão estar separados por mais de 0.5 m de distância, em nenhum momento da prova. NOTA: Quando situações acidentais ou extraordinárias induzirem à violação da condição acima será de inteira responsabilidade do oficial técnico da IBSA decidir a favor ou contra a desclassificação do atleta. Os princípios utilizados para tomar tal decisão incluirão uma consideração sobre algum perigo passado ou desvantagem sofrida por outro competidor, na mesma prova. 7.4.7 Para as corridas de pista em médias e longas distâncias (acima de 400 m) serão permitidos dois guias. Permite-se apenas uma troca de guia para cada corredor. A troca (substituição) deve ocorrer sem prejudicar os demais corredores e deve ser realizada apenas na recta da partida. A intenção da troca de guias deverá ser notificada antecipadamente ao juiz (fiscal) de pista e ao oficial técnico da IBSA. Os oficiais técnicos determinarão as condições da substituição e comunicá-las-ão, antecipadamente, aos competidores. 7.4.8 Os atletas guias devem vestir um colete cor de laranja, a fim de serem claramente diferenciados dos competidores. Tais coletes serão providenciados pelo Comité Organizador, após consulta e aprovação do oficial técnico da IBSA. 7.5 Blocos de largada 7.5.1 Competidores das classes B1 e B2 nas provas de 100-400 m poderão optar por partir com ou sem bloco, ou ainda partir de pé. 7.6 Prova de maratona 7.6.1. A prova da maratona será realizada com a participação de atletas das classes B1, B2 e B3, ao mesmo tempo. 7.6.2 Na maratona, os organizadores providenciarão números que distingam os participantes entre uma classe e outra (B1, B2 e/ou B3). 7.6.3 Competidores e guias devem receber assistência nos postos de alimentação. NOTA: Os organizadores devem garantir que os oficiais estejam cientes dos problemas específicos da segurança, relacionados ao fornecimento de bebidas aos atletas cegos e portadores de visão sub-normal e, além disso, devem proporcionar um treino adequado a todos os assistentes envolvidos nesse processo. Regulamento na íntegra, aqui!

Comentar
Compartilhe
Você usaria?
21/03/2013 | 14h56
  • The Vibram FiveFingers Capri, released May 2013. What do we think? Would you wear them?
    Você usaria este the Vibram Five Fingers, modelo Capri? Eu? Claro que sim! Bons treinos e sempre com novas e divertidas emoções!
Comentar
Compartilhe
Capacitação de Membros Inferiores (Agachamento, Passadas e Levantamento Terra)
21/03/2013 | 05h14
Com o grande crescimento de praticantes de treinamento com pesos e o enorme drive para o treinamento funcional, exercícios antigos, anteriormente esquecidos ou contraindicados, retornaram aos programas de treinamento na sala de musculação.
Exercícios como Agachamento, Passadas e Levantamento Terra carregam concomitante, oportunidades de diferenciação profissional e questionamentos durante a atuação do Profissional de Educação Física.
Pensando em preencher uma lacuna existente no dia a dia do Profissional, a Moveman retorna com um produto de grande sucesso, a Capacitação Moveman de Performance de Membros Inferiores (Agachamento, Passadas e Levantamento Terra). Na sua 3ª edição, esse curso proporciona através de discussões científicas e, principalmente, práticas, reflexões e progressões que devem ser utilizadas pelos Profissionais de Educação Física durante a prestação de serviços dentro da sala de musculação.
Se por acaso, você gostaria de saber: 1. Se durante o Agachamento o joelho pode ultrapassar ou não a ponta pé? 2. Se devemos ou não ultrapassar a amplitude de 90o graus de flexão do joelho durante o agachamento? 3. Como ensinar um cliente a agachar corretamente e identificar padrões motores anormais durante a realização do mesmo? 4. Se durante o Levantamento Terra eu devo posicionar minha pegada na barra a frente da linha do ombro? 5. Como identificar e corrigir erros durante a execução do Levantamento Terra? 6. Qual a importância das Passadas em um programa de treinamento de força? 7. E muito mais....
Faço logo a sua inscrição na III Capacitação Moveman de Performance de Membros Inferiores (Agachamento, Passadas e Levantamento Terra). Agora atenção, privando pela qualidade, considerando a realização de uma grande quantidade de dinâmicas práticas durante o evento, para esta Capacitação ofertaremos apenas 30 vagas. Garanta já a sua !!!
Data do evento: 20/04 (sábado) Local: Avenida Visconde de Pirajá, 151, Ipanema (Academia Beach Club) Investimento: • Até 29/03: R$ 300,00 • Até 12/04: R$ 350,00 • Até 20/04: R$ 400,00
  OBS: Através de depósito bancário, Banco HSBC, Agência: 1324 e Conta: 00324-99 ou via PagSeguro, podendo dividir no cartão de crédito em até 12 x. Inscrições através do e-mail [email protected]
 
Comentar
Compartilhe
Dica de leitura
20/03/2013 | 21h20

Beber água tanto quanto você pode, mesmo antes de sentir sede. Esse tem sido o mantra de atletas e treinadores nas últimas três décadas e garrafas de água e bebidas esportivas têm florescido. O problema é que um atleta super hidratado está em desvantagem de desempenho e em risco de exercício associado à hiponatremia (EAH) - uma condição potencialmente fatal. Dr. Tim Noakes leva você para dentro da ciência da hidratação do atleta com um fascinante olhar para a necessidade do corpo humano relacionado a água e como ele utiliza este líquido.

Comentar
Compartilhe
Os melhores momentos da Meia Maratona de Nova York 2013 (Pelo blog Pulso)
20/03/2013 | 13h07
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ax-go-t6v9c&sns=em[/youtube]

Cerca de 14,5 mil corredores estiveram presentes na Meia Maratona de Nova York 2013 disputada no último domingo (17) com temperatura de 1ºC.  Este vídeo foi publicado pela organização do evento e ficou bem motivante. Divirtam-se.

Fonte: Blog Pulso
Comentar
Compartilhe
Infinita liberdade (Por Bernardo Luzitano)
19/03/2013 | 21h11
O surf pra mim representa a infinita liberdade e um eterno reencontro comigo mesmo... Bernardo Luzitano  
Comentar
Compartilhe
Faltam 3 semanas
19/03/2013 | 13h12

Faltam 3 semanas para a Golden Four Asics e o treinamento dos corredores que vão participar, desta que é uma bela prova, está cada dia mais tenso. Ao meu ver, a data escolhida não foi a melhor relacionada a busca do personal best, visto que abril a temperatura ainda está bem quente, podendo levar a uma diminuição na performance em torno de 20% devido ao calor.

Entendo a dificuldade para se ter datas disponíveis na cidade do Rio de Janeiro, sobretudo pelos grandes eventos que a cidade já respira e tendo ainda o grande número de corridas por suas ruas todos os fins de semanas. Acredito que esta prova, por ser a primeira da temporada, deve entrar como uma avaliação da condição atual, assim como preparação para os próximos objetivos.

Divirtam-se!

Comentar
Compartilhe
Provas de domingo (17) pelo mundo - NY e Barcelona
19/03/2013 | 05h46
[caption id="attachment_8406" align="aligncenter" width="1024" caption="Brasileiros no metrô em NY"][/caption] [caption id="attachment_8411" align="aligncenter" width="600" caption="Largada da meia de NY"][/caption] [caption id="attachment_8412" align="aligncenter" width="1024" caption="NY"][/caption] [caption id="attachment_8414" align="aligncenter" width="1024" caption="Maratona de Barcelona"][/caption] [caption id="attachment_8415" align="aligncenter" width="768" caption="Barcelona"][/caption] [caption id="attachment_8416" align="aligncenter" width="1024" caption="Barcelona"][/caption]  
Comentar
Compartilhe
Quer carregar uma bandeira na Copa das Confederações?
18/03/2013 | 20h04
Quer entrar em campo na Copa das Confederações 2013 carregando a bandeira de uma das seleções? Acesse este link (carregadores de bandeiras) para entender melhor. E boa sorte!
Comentar
Compartilhe
18km sozinho e na chuva? (Por Gilblainer Ancelmé)
18/03/2013 | 12h57

18km? Sozinho? Domingo a noite? Na chuva? Mestre Marcos Almeida missão dada é missão cumprida. Valeu Cintia por ter segurado o sobreaviso. E principalmente a Fabiani pelo apoio incondicional. Te amo Bi!

Gilblainer Ancelmé

Comentar
Compartilhe
Podium em Nova Friburgo (Por Luiz Cláudio)
17/03/2013 | 20h27

Corrida de Nova Friburgo hoje (17/03/2013), onde fui 2ª lugar. Agradeço primeiro a DEUS E DEPOIS AO DR. FELIPE JORGE, Fisioteraputa que está tratando da minha lesão.

Mesmo sem treinar meus 100% estou seguindo os conselhos do Mestre Felipe e somente fazendo rodagem leve. Representei Campos na 2º corrida da mulher em Nova Friburgo, obtendo o 2º lugar geral.

Deixo também o meu agradecimento pelo patrocínio da PADARIA E CONFEITARIA ALIANÇA, PYLLAR EMPREMDIMENTOS, COAGRO E ASFLUCAN. Obrigado a todos vocês que acreditam em meu potencial. Abraços!

 

Comentar
Compartilhe
Índice na Maratona de Seul (Por Solonei Silva)
17/03/2013 | 16h46

 

[caption id="attachment_8422" align="aligncenter" width="686" caption="Com o fera na Golden Four Asics"][/caption] Olá para todos(as)!

Quero agradecer pela força positiva que vocês passaram para mim, antes e durante a Maratona de Seoul - Coréia do Sul (sábado ,16)!

Terminei a prova com o tempo de 2:12:47, (tempo não oficial). Estou retornando ao Brasil sendo o primeiro maratonista a conquistar o índice para o Campeonato Mundial de Moscou - Rússia. Ainda não tenho vaga garantida, pois tem vários maratonistas que estarão correndo outras provas, mais fiquem na torcida para que eu possa representar todos os amigos na Rússia. Abraços e beijos.

Solonei Silva.

Em tempo: O atleta completou o percurso de 42km em menos de 2h13min44, índice exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para a disputa do Mundial, que será realizado em agosto na Rússia. Mais informações, aqui!

Comentar
Compartilhe
Em construção...
17/03/2013 | 07h51

Estas são as Huaraches que estão quase prontas e sendo produzidas, com muito carinho e artesanalmente, pelo Roberto (Paz e Amor). Breve (?), estarei estreando, segundo o talentoso artesão. Grato!

 

Comentar
Compartilhe
Turminha do (bom) barulho treinando
16/03/2013 | 13h41

Hoje acordei com muitas falas, sorrisos amplos e vozes conhecidas. Pensei que estava sonhando, mas... Infelizmente não. Levantei e fui olhar o alvoroço - 6 horas da manhã - e eis que me deparo com esta turminha do (bom) barulho. E coitados dos meus vizinhos. Aproveito para lhes pedir desculpas pela bagunça - se é que me acompanham por aqui - pois todo sábado o ponto de partida é a minha casa. Grato!

Comentar
Compartilhe
Cuidado!
15/03/2013 | 21h18
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=37WUuOc_zRQ&sns=em[/youtube] É cada coisa que acontece durante práticas esportivas... Bons treinos e... Cuidado!
Comentar
Compartilhe
Corrida: último dia de inscrição
15/03/2013 | 12h15
Noticiado aqui anteriormente no blog, desta vez o Professor Godoi comunica que hoje, sexta, é o último dia para se inscrever nesta prova. O Recado:
Meus amigos superamos a marca de 400 inscritos até quarta-feira, só falta você. Ainda tem tempo. Encerramos as inscrições às 17:00 horas desta sexta-feira (14). Fiquem com Deus.
Nivaldo Godoi

 

Comentar
Compartilhe
Sem obesidade, diabete ou depressão
14/03/2013 | 22h26
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qRKDGrDnzGY&sns=em[/youtube]

A simplicidade do correr desta tribo, os Tarahumaras (“uma pequena tribo que vive da mesma maneira desde 1600, quando se esconderam nos Canyons para escapar dos conquistadores”). Entre eles, não existe obesidade, diabetes ou depressões. Vivem em casas camufladas e usam como moeda de troca grandes baldes de cerveja de milho. Os homens de 50 anos correm como adolescentes, os mais velhos (de 90 anos) correm distâncias de maratona. Se um aventureiro demora dez horas a subir de mula uma montanha das Ravinas do Cobre, um corredor tarahumara demora apenas 90 minutos a fazer o mesmo percurso. A alcunha dita-lhes o perfil. São conhecidos como “Rarámuri” (O Povo Corredor) e numa prova de 60 e 100k e utilizam "tênis de última geração". Inclusive, estou para ganhar um destes. Bons treinos, Paz e amor para todos!

Comentar
Compartilhe
XIV Meia Maratona Internacional da Cidade de SP
14/03/2013 | 13h59

A novidade desta prova fica por conta do Kit Delivery feito através da logística do patrocinador Master, uma boa novidade sendo implantada nas corridas de rua, onde parece que pode facilitar a vida de muitos.

O evento foi considerado por tradicional publicação do mercado como uma das “20 Provas Imperdíveis”. “A meia da Corpore segue como uma referência, pela boa organização, largada cedo, facilidade na entrega dos kits para quem não é da capital e percurso favorável à quebra de recordes pessoais.” Fonte: André Savazoni/Revista Contra Relógio “Prova quase plana, com temperatura amena, boa hidratação, bem sinalizada e organizada. Para iniciantes e avançados.” Destaca o especialista em treinamento desportivo Marcos Paulo Reis, como uma das 5 provas TOP (Fonte: Revista Runner’s World).

O evento terá largada às 7h30 na USP com 2 percursos, um de 21,097 km (Meia Maratona) e um de 5 km (Corrida e Caminhada). Este menor, criado especialmente para iniciantes e para os que estão retomando a corrida.   Os atletas terão a comodidade de receber os seus kits através do Kit Delivery no local determinado na inscrição com toda facilidade e conforto através da logística Netshoes. Para aproveitar deste benefício, a inscrição deve ser realizada até 25 de março de 2013.
A XIV Meia Maratona Corpore Netshoes tem a colaboração dos marcadores de ritmo que proporcionam ao atleta a oportunidade de cumprimento das metas definidas, acompanhando-os durante toda a prova.
A largada em ondas, caracterizada por dividir as largadas através de espaços de tempo entre corredores com ritmos aproximados será realizada nesta prova. Esse formato vem sendo aplicado em corridas internacionais e utilizado em alguns eventos Corpore com grande receptividade pelo público corredor.   Para zelar pela saúde e bem estar dos nossos atletas a Corpore conta com a colaboração da Equipe Care4you - Médicos, paramédicos e fisioterapeutas equipados com rádio que acompanham de bike todo o percurso.
A Meia Maratona oficial da Cidade de São Paulo tem chancela da AIMS (Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Longa Distância) e é considerada por muitos atletas e técnicos como um dos melhores percursos do Brasil.

RESERVE ESTA DATA: 14 de Abril de 2013 Largada e chegada na USP Horário das largadas: 7h30

Vagas limitadas!

Valores: Associado Pleno: R$ 80,00 Associado Corredor: R$ 95,00

Maiores informações, aqui!

 

Comentar
Compartilhe
O som das passadas nos ensinam...
13/03/2013 | 21h16
Sintam a diferença no pouso do pé de corredores naturais experientes versus os que usam calçados de solados altos. Este vídeo me foi compartilhado pelo naturalista Adolfo Neto, aqui, adepto desta grande emoção. O estilo de correr muda absurdamente, confira: [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BEEoqyklapI&sns=em[/youtube]
Comentar
Compartilhe
Equilíbrio
13/03/2013 | 12h28

Por que trabalhamos tanto as qualidades físicas força e resistência e esquecemos outras tão importantes quanto? Seria porque talvez estas qualidades ausentes não trazem nenhum resultado visual, ou por se pensar que não colaboram para a melhora do bem estar global e qualidade de vida? Sabemos que o ser humano começa o seu período de retrogenia neural (perdas das capacidades do corpo físico e mental), por volta dos 25 anos. As causas da perda, com a idade, da capacidade de manter o equilíbrio são óbvias depois que se atenta para elas, mas suas conseqüências para a qualidade de vida são sérias e pouco apreciadas.

-Quem mantém o corpo equilibrado, resistindo à gravidade que convida ao chão, é o sistema neuromuscular. O equilíbrio é um sistema complexo que depende de um sistema de informações e respostas que trabalham em sintonia com a finalidade de obter movimentos coordenados e sincronizados.
-Compõem este sistema multi-sensorial a visão, o aparelho vestibular e as estruturas somatosensoriais e sua integração com o sistema nervoso central. Ocorre que os três se deterioram com a idade, seja por perda de células sensoriais ou apenas de acuidade. Como se não bastasse, o tônus muscular tende a diminuir o que dificulta o trabalho de manter o corpo no eixo, e a massa do corpo tende a aumentar com o acúmulo de gordura e o sedentarismo.
-Ao andarmos, passamos 80% do tempo equilibrando o corpo sobre apenas um dos pés - ora um, ora outro, desta forma, com a idade, andar vai se tornando uma tarefa difícil e perigosa, e os tombos, cada vez mais freqüentes. Não é à toa que quedas são a segunda maior causa de morte acidental no mundo e as pesquisas mostram que a cada três quedas a partir dos 60 anos, uma pode levar a morte.
-Mesmo se a perda sensorial não puder ser totalmente evitada, hoje se sabe que exercícios físicos regulares, sapatos de solas finas, caminhadas em terrenos irregulares e instáveis como areia fofa ou cascalho, dança e até mesmo jardinagem ajuda o cérebro a usar melhor a informação que ainda tem sobre a posição do corpo e a manter o prumo. A simples prática de ficar equilibrando em um pé só ajuda a desenvolver este tão pouco trabalhado equilíbrio. O desgaste do sistema proprioceptivo é outro fator importante quando analisamos o equilíbrio.
-Ocorrem mudanças degenerativas no sistema sensório-motor, nos tendões receptores dos membros inferiores e no sistema músculo esquelético, assim como problemas osteoarticulares como artrose, instabilidades das articulações e fragilidade óssea decorrente da osteoporose. As oscilações provenientes da musculatura vertebral e paravertebral, das articulações do tornozelo, dos joelhos e quadris, assim como sensores de pressão localizados nos pés, promovem informações quanto à superfície de suporte. São informantes dominantes no controle do equilíbrio quando o corpo encontra-se ereto e estático sobre uma superfície fixa.
-As variadas informações provenientes do meio ambiente influenciam o equilíbrio promovendo um conflito sensorial gerenciado pelo SNC que é capaz de selecionar a informação correta e descartar a incorreta a favor de um equilíbrio adequado.
-Espero estar contribuindo com algumas informações a respeito da qualidade física equilíbrio e desta forma torná-la mais presente e com a devida consciência da sua prática na sua rotina de treinamento. A sua melhora é estimulada de sobremaneira através do movimento, daí, bons treinos.
Comentar
Compartilhe
Jeeps no Pine Valley Offroading
12/03/2013 | 19h06
[vimeo]http://vimeo.com/61318062[/vimeo]
Comentar
Compartilhe
Meu medidor de pace/distância preferido
12/03/2013 | 13h04

Este é o Garmin 405, relógio com GPS que marca o pace, km, tempo, batimentos cardiacos e percurso corrido. É muito bom. O problema é que "não" conseguimos mais treinar na sua ausência. De qualquer forma, recomendo!

Comentar
Compartilhe
Corrida e Caminhada São José
11/03/2013 | 21h42
Atenção meus amigos as inscrições se encerram no dia 16. Vamos participar, inscrições um quilo de alimento não perecível, medalhas, camisas e sorteio de brindes a todos os participantes.
Nivaldo Godoi
Comentar
Compartilhe
Por que temos que reaprender a correr? (Por Erick Neves)
11/03/2013 | 13h46
Márcio Almeida, corredor descalço há décadas, ocasionalmente "teima" em pisar de calcanhar, enquanto seus filhos, Tiago e Giovana, ainda correm naturalmente com o antepé. (Foto: arquivo pessoal, gentilmente cedida).Márcio Almeida, corredor descalço há décadas, ocasionalmente “teima” em pisar de calcanhar, enquanto seus filhos, Tiago e Giovana, ainda correm naturalmente com o antepé. (Foto: arquivo pessoal). 

N.E.: Essa é a primeira colaboração de Erik Neves, médico e corredor descalço de Brasília, DF.

Christopher McDougall, logo no título do seu famoso livro, falou que somos “Nascidos para Correr”. Ora, se é assim, por que existem dezenas de livros e centenas de blogs, como este, que ensinam como correr?

Em qualquer outro esporte, o gesto esportivo é ensinado, treinado, aperfeiçoado e repetido exaustivamente. Tome a natação como exemplo. Não nascemos para nadar ou, melhor dizendo, as pressões evolutivas a que nossos antepassados foram submetidos não os selecionaram para a vida aquática. Mesmo assim, qualquer criança recém-nascida tem reflexos que a permite se locomover na água, mas o estilo é “cachorrinho”, distante, em forma e desempenho, do que é visto nas piscinas olímpicas. Se essa criança não continuar sendo estimulada a nadar, alguns anos mais tarde, ela simplesmente esquecerá como fazê-lo e, caso caia numa piscina suficientemente profunda, provavelmente se afogará.

Com a corrida, algo semelhante acontece. Apesar de termos “evoluído para correr”, como o professor de Harvard Daniel Lieberman defende, a vida moderna atrapalha o desenvolvimento da corrida natural.

O problema já começa no sapatinho dos bebês. Os pais das crianças (especialmente as mães, por experiência própria) adoram ver seus filhos bem arrumadinhos e querem protegê-los das “apavorantes” doenças que seus filhos podem contrair. Assim, elas não aprender a andar descalças e sim, calçadas. E o tempo vai passando e os sapatos vão ficando mais grossos, mais pesados, menos flexíveis, mais diferentes do andar descalço.

Apesar disso é possível notar, observando crianças de 3, 4 anos correndo descalças, que boa parte delas ainda não teve sua biomecânica alterada pelos sapatos e ainda correm com o antepé.

Ao ficarem mais velhos, as crianças param de correr, porque correr é coisa de criança. Seus pais lhe ensinam isso: “Pare de correr! Comporte-se! Parece criança!” Se não praticarem um esporte, ficarão anos sem correr, apenas andando com seus pesados tênis e sapatos. Quando voltam a correr, adultos, para controlar o peso ou porque “dizem que faz bem à saúde” (normalmente não é por prazer), estão como as crianças que pararam de nadar: não sabem mais como fazê-lo!

Caminhar é bem diferente de correr. A maneira mais eficaz (energeticamente econômica) de caminhar é aterrissar o pé com o calcanhar, rolá-lo, como um mata-borrão e retirá-lo com a ponta. E o novo atleta tem esse modelo motor assimilado por anos. Ao voltar a correr, usará o único modelo que conhece: calcanhar-meio-ponta. Começar correndo devagar e progressivamente mais depressa só piora o quadro.

Por esses e outros motivos, a corrida que os adultos praticam intuitivamente, com o calcanhar, não é a corrida natural para qual o nosso corpo evoluiu.

Por isso tentamos reensinar a correr. Naturalmente, com o antepé.

Fonte: Corrida Natural.

 
Comentar
Compartilhe
Driblando Barreiras: Pampa
10/03/2013 | 21h04

Em março, o projeto Driblando Barreiras estará de volta. Receberemos no SESC Campos, o ex-jogador, campeão olímpico de voleibol durante as Olimpíadas de Barcelona 92, Pampa. Todos estão convidados!!!

Raphael Pedra
Comentar
Compartilhe
Botafogo Campeão!
10/03/2013 | 18h05
Confirmou-se o favoritismo, ao menos desta vez. Parabéns aos botafoguenses pelo título deste primeiro turno. Atualização às 13:41: correção de texto.
Comentar
Compartilhe
Decisão: Botafogo sai na frente. Será?
10/03/2013 | 11h02

Somente para lembrar: no primeiro jogo o Fluminense era o grande favorito. E a história continua.  Segue o jogo!

  Info_RAIO-X_Confrontos_Vasco_Botafogo (Foto: arte esporte) Matéria na íntegra aqui no Globoesporte.com
Comentar
Compartilhe
Treino longo (depois)
09/03/2013 | 19h37

Maravilha, missão cumprida por todos e com registro dos corpos no pós treino - o corpo fala - bem cansados. As cores das fotos dão o tom exato de como ficaram. De qualquer forma, parabéns por mais um objetivo concluído e pelas boas emoções proporcionadas. Até o próximo!

Atualizado às 8:17 de domingo (10): texto.

Comentar
Compartilhe
Treino longo (antes)
09/03/2013 | 08h11

Bom dia! Estas fotos foram tiradas antes do treino longo deste sábado. Todos  bem motivados - saída marcada para às 5:30 am -, com cada um tentando alcançar o seu objetivo particular e todos sendo beneficiados por um em comum que é a melhora de todo o seu organismo. Próximo post, treino longo (depois). Até!

 

Comentar
Compartilhe
Meu preferido
08/03/2013 | 19h43

Conheci este tênis - Newton - em 2009 e comecei a usar em 2010. Após a sua adaptação fica difícil mudar o pisante para treinos de maior volume ou até mesmo de intensidade. Já escrevi um breve review para o site da Track & Field (aqui) com impressões, à época (e ainda hoje confirmo) bem positivas e continuo a recomendar. Fica a dica!

Comentar
Compartilhe
Respeitar para ser respeitado
08/03/2013 | 10h59

Acho muito importante, enquanto corredor e indutor desta atividade, as palavras que seguem relacionadas a segurança no momento dos treinos. Temos que respeitar o espaço alheio quando realizamos as nossas corridas, lembrando sempre que se corremos na pista de carro e pela contra mão, os cuidados devem ser redobrados.

É comum durante nossos treinos diários reclamar dos carros e motos, mas não podemos esquecer: a pista não é feita exclusivamente para a nossa corrida e sim para estes meios de transporte. Achamos que por estar correndo, todos devem nos respeitar, mudando a sua trajetória em virtude da nossa atividade que muito gostamos.

Acompanho treinos realizados onde os corredores muitas vezes são desrespeitados e que também desrespeitam outras tantas vezes, e penso: temos que dar exemplo, não importando a ação do próximo, visto que ainda quem corre "não tem nada para fazer" na cabecinha frágil de motoristas, muitas vezes sedentários e estressados.

Temos que entender que o simples ato de estarmos contra o fluxo - hábito comum no meio para melhor visualizar os carros que vem de frente - já incorre num ato proibitivo, ao meu ver, nos obrigando como contrapartida, pelo menos, a andar bem no canto da pista para diminuir riscos e respeitar os motoristas em questão.

Chato, eu? Melhor, assim prefiro, mas tendo a consciência do dever cumprido mesmo que seja parte deste erro que por vezes também incorro. São 30 anos (!) correndo onde já presenciei situações bem inusitadas. Na busca da evolução, sempre, desejo a todos: bons treinos, grandes emoções e muito respeito ao próximo!

 

Comentar
Compartilhe
Nunca desista (por Reinaldo Damiano)
07/03/2013 | 17h26
Comentar
Compartilhe
Esporte é saúde!
07/03/2013 | 13h59

Para refletir e sempre lembrar: esporte é saúde! como bem diz o Lucena e eu sempre reforço por aqui, "o negócio é aproveitar, relaxar, buscar prazer e diversão".

 

Rodolfo Lucena

+ corrida

Rodolfo Lucena é ultramaratonista e colunista do caderno 'Equilíbrio' da Folha 

Uso de DMAA provocou morte de corredora na maratona de Londres

07/02/13 - 11:57 POR RLUCENA

A morte da cabelereira Claire Squires, 30, durante a maratona de Londres do ano passado, foi provavelmente causada pelo uso de um suplemento que vem ganhando adeptos entre frequentadores de academia e contém um estimulante já condenado pelas entidades internacionais antidoping, o DMAA (1,3-dimethylamylamina). Segundo recentemente divulgado em Londres, Squires teria consumido o suplemento Jack3d, que foi banido no Reino Unido quatro meses depois da morte da corredora. Além de condenado pela Wada (agência internacional antidoping), o DMAA já foi proibido também por autoridades sanitárias dos EUA, Austrália e Canadá. A droga pode provocar distúrbios psíquicos e ataque cardíaco, entre outros efeitos colaterais. Apesar das proibições, o suplemento continua à venda on-line. E foi em um desses serviços do submundo digital que Claire comprou o Jack3D, segundo seu namorado disse à reportagem do jornal britânico “The Guardian”. O objetivo da jovem era conseguir melhorar seu tempo, baixando de quatro horas na maratona. Essa é mais uma triste evidência do uso de suplementos e drogas ilícitas por corredores amadores, o que também ocorre no Brasil, como já ficou evidente depois de testes feitos pelos órgãos de controle das corridas de rua no ano passado. Já falei várias vezes aqui e repito: o doping é uma m*. Não vale a pena. Claro que corredores profissionais, que estão lutando pela vida, podem concluir que o risco compensa. Mas para nós outros, amadores dedicados ou nem tanto, o negócio é aproveitar, relaxar, buscar prazer e diversão.

Para o seu blog, aqui!

 

Comentar
Compartilhe
O Agachamento pela frente (Prof. Ms. Pedro Ivo Cosenza)
06/03/2013 | 19h22
Comecei a utilizar o agachamento pela frente há uns três anos como forma de minimizar o esforço de colocar a barra nas costas dos meus alunos particulares que treinavam na academia (a maioria das grandes academias do Rio de Janeiro não possui um hack para agachamento livre!!!!!). Como regra de trabalho, antes de inserir qualquer exercício nos programas de treino dos meus alunos, testo pessoalmente algumas vezes de modo a ganhar experiência e sentir o que estarei exigindo deles. Para minha total surpresa (tenho que confessar que tinha certo receio do movimento, achava muito complicado para alunos de academia...) achei o exercício sensacional, apesar de fácil na sua execução levava a um trabalho excepcional para o membro inferior com uma carga que era em torno de 20-30% menor que a utilizada com o agachamento por trás (tradicional). Além disso, como a barra se encontra apoiada no deltóide anterior (por isso agachamento pela frente), não se pode flexionar demais o tronco sob o risco de a barra cair. Essa combinação de fatores: menor carga total (20 a 30%) e menor projeção do tronco à frente, permite minimizar a carga aplicada na coluna lombar garantindo uma maior segurança ao exercício. Um trabalho publicado no Journal of Strength and Conditioning Research (a revista científica oficial da NSCA) em 2008, foi um dos primeiros a comparar a atividade elétrica dos principais grupos musculares envolvidos nas duas formas de agachamento. Foi demonstrada uma atividade muscular semelhante para os vastos lateral e medial, o reto femoral, os isquiotibias e ainda para os eretores da coluna. Além disso, os autores também observaram uma menor força de compressão tíbio-femoral no agachamento pela frente. Dessa forma, além da coluna, o joelho também parece estar em uma condição mais favorável no agachamento pela frente (acredito que principalmente em função da redução da carga total). Entretanto, como acontece com qualquer exercício, a execução perfeita e a aplicação adequada da carga devem ser respeitadas para que se minimizem os riscos do programa de treinamento. Além disso, é necessário que se tenha boa mobilidade no ombro e punho para assumir a posição inicial.
Prof. Ms. Pedro Ivo Cosenza
Fonte: Moveman Atualizado às 5:50: correção
  Gullett, JC; Tillman, MD; Gutierrez, GM and Chow, JW. A biomechanical comparison of back and front squats in healthy trained individuals. J Strength Cond Res 23(1): 284-292
O Agachamento pela frente (Por: Prof. Ms. Pedro Ivo Cosenza)  	Comecei a utilizar o agachamento pela frente há uns três anos como forma de minimizar o esforço de colocar a barra nas costas dos meus alunos particulares que treinavam na academia (a maioria das grandes academias do Rio de Janeiro não possui um hack para agachamento livre!!!!!). Como regra de trabalho, antes de inserir qualquer exercício nos programas de treino dos meus alunos, testo pessoalmente algumas vezes de modo a ganhar experiência e sentir o que estarei exigindo deles. Para minha total surpresa (tenho que confessar que tinha certo receio do movimento, achava muito complicado para alunos de academia...) achei o exercício sensacional, apesar de fácil na sua execução levava a um trabalho excepcional para o membro inferior com uma carga que era em torno de 20-30% menor que a utilizada com o agachamento por trás (tradicional). Além disso, como a barra se encontra apoiada no deltóide anterior (por isso agachamento pela frente), não se pode flexionar demais o tronco sob o risco de a barra cair. Essa combinação de fatores: menor carga total (20 a 30%) e menor projeção do tronco à frente, permite minimizar a carga aplicada na coluna lombar garantindo uma maior segurança ao exercício. Um trabalho publicado no Journal of Strength and Conditioning Research (a revista científica oficial da NSCA) em 2008, foi um dos primeiros a comparar a atividade elétrica dos principais grupos musculares envolvidos nas duas formas de agachamento. Foi demonstrada uma atividade muscular semelhante para os vastos lateral e medial, o reto femoral, os isquiotibias e ainda para os eretores da coluna. Além disso, os autores também observaram uma menor força de compressão tíbio-femoral no agachamento pela frente. Dessa forma, além da coluna, o joelho também parece estar em uma condição mais favorável no agachamento pela frente (acredito que principalmente em função da redução da carga total). Entretanto, como acontece com qualquer exercício, a execução perfeita e a aplicação adequada da carga devem ser respeitadas para que se minimizem os riscos do programa de treinamento. Além disso, é necessário que se tenha boa mobilidade no ombro e punho para assumir a posição inicial. Quem se interessar pelo assunto pode me mandar uma solicitação que envio o trabalho citado. Bons treinos e até a próxima!!!!  Gullett, JC; Tillman, MD; Gutierrez, GM and Chow, JW. A biomechanical comparison of back and front squats in healthy trained individuals. J Strength Cond Res 23(1): 284-292
 
Comentar
Compartilhe
Goytacaz x Americano (por Diomarcelo Pessanha)
06/03/2013 | 14h36

Trabalho bacana do vizinho aqui da Folha online, o Diomarcelo Pessanha, no seu blog Imaginar com fotos bem legais do clássico campista Goytacaz x Americano. Muitas emoções em movimento demonstrando através das imagens, a leitura de uma paixão mundial: o futebol. E parabéns pelo belo trabalho Diomarcelo. Grato!

Comentar
Compartilhe
Imagem e (muita) ação
05/03/2013 | 21h55
[vimeo]http://vimeo.com/59172138[/vimeo]

O talento destes surfistas é realmente fantástico. Costumo definir seus movimentos como Motricidade superior, visto as dificuldades inerentes. Ok, foi feito o registro humano/motor. Agora, esta tal da GoPro - filma e fotografa, assim fica fácil - é também muito legal, pois registra o momento em tempo real, dando detalhes e autonomia para o atleta envolvido no(s) gestos(s) motor(es), podendo ser acoplada a prancha, bike e cabeça. Fica a dica para os que gostam, assim como eu, de tornar o momento esportivo inesquecível.

Atualizado às 6:14 de quarta (6): acréscimo de conteúdo.

Comentar
Compartilhe
Corrida da Ponte: inscrições abertas
05/03/2013 | 14h28
A DATA DA CORRIDA DA PONTE ESTÁ CONFIRMADA - 19/05/2013. Data: 19/05/2013 Inscrições até: 30/04/2013 (ou até esgotarem) Local: Ponte Rio Niterói Cidade: Niterói / RJ Distância(s): 21KM Corrida de rua Organizador: Dream Factory e Spiridon Telefone: (21) 2223-2773 Horário: 07:30h Inscrições por aqui!
Comentar
Compartilhe
Funcional para você? (por Jean Barcelos)
05/03/2013 | 05h43

Se você precisa fazer atividade física e ainda não encontrou algo que desperte aquela vontade, então preste muita atenção que esta pode ser uma alternativa bem dinâmica e funcional.

O treinamento funcional tem como característica mesclar variadas capacidades físicas em um só exercício, diferentemente de exercícios convencionais como a musculação por exemplo, que trabalha a musculatura de forma isolada. Essa modalidade nasceu nos EUA e vem sendo difundida e muito bem aceita por praticantes de todo o Brasil, muitos atletas de ponta em esportes como MMA, profissionais de Surf, Triatletas, Ginastas, enfim, todos aqueles que procuram dinamizar seus treinos e obter excelentes resultados já aderiram.

Os objetivos do método representam uma volta á utilização dos padrões fundamentais do movimento humano (como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros), utiliza-se como princípio o fortalecimento da região central do corpo mais conhecido como “core“ que quer dizer centro, no corpo humano o core é o centro de produção de força, gerando ainda, estabilidade e manutenção do alinhamento postural.

Os exercícios funcionais envolvem o corpo como um todo e utiliza gestos motores específicos em diferentes perspectivas, em alguns exercícios são executados apenas com o peso do corpo somado ao equilíbrio, podendo também adicionar acessórios como: bola suíça, bosu, Trx, elásticos, plataformas de equilíbrio, medicine ball, jump, theraband entre muitos outros, ficando livre a um profissional habilitado em Educação Física e de preferência com especialização na área, criar, dinamizar e tornar ainda mais prazerosa essa oportunidade de promoção do bem estar.

Essa nova proposta é superinteressante, pois ela controla o sistema musculoesquelético, não esquecendo, da ação sensório-motora normalmente não utilizada nos treinamentos convencionais, o que contribui para que se utilize de um gasto energético muito maior, além disso, muitos outros benefícios já são conhecidos, podemos citar a melhora da flexibilidade, emagrecimento, otimização da coordenação motora, equilíbrio, melhoria da postura, diminuição da incidência de lesões, dentre outras varias qualidades indispensáveis tanto para esportistas como para a eficiência diária.

JEAN BARCELOS

MESTRE EM CIÊNCIA DA MOTRICIDADE HUMANA

 

Comentar
Compartilhe
Paulo Roberto "Cabeça"
04/03/2013 | 18h48

Este é o Paulo Roberto "Cabeça" (ao lado de outra lenda do futebol campista, Ronaldo Soares Bastos, também com ricas e divertidas histórias), figura impar que trabalha comigo na FME.

Já presenciei várias das suas engraçadas histórias - tem aquela do Zulu, participante do BBB que quando fui apresentá-lo ao Paulinho, lhe dizendo que foi um grande jogador da cidade onde fui interrompido pelo Zulu me dizendo que o "Cabeça" já tinha lhe feito o breve histórico da sua vida, dentre outras -. Agora para completar o cara sai na coluna do Renato Maurício Prado no Jornal O Globo (domingo, 3), com texto citando Zico em comemoração aos seus 60 anos de vida.

Também presenciei uma do Jaime - foi zagueiro do flamengo - que quando viu o Paulo, em jogo da equipe master do flamengo, chegou e perguntou: "você é o Paulo Roberto? Nunca vou me esquecer de você, quase perdi o emprego por sua causa", devido a jogo que Cabeça destruiu o flamengo aqui na cidade.

O texto original da matéria que saiu no Renato Maurício Prado, foi originarnte escrito no blog do meu ex aluno e atual amigo de trabalho na FME, o botafoguista Wesley Machado e seus deliciosos textos que podem ser acessados aqui!

Comentar
Compartilhe
(Re)aprendendo correr (por Roberto Pires)
04/03/2013 | 13h37

Como estou (re)aprendendo correr com os pés descalços, deixo aqui as minhas sensações.... a primeira é de liberdade... em seguida, sensação de fortalecimento dos tornozelos e dos músculos da sola do pé... e o mais importante, o ganho na propriocepção...

Veja a definição de propriocepção segundo a Wikipédia: "Propriocepção também denominada como cinestesia, é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão. Este tipo específico de percepção permite a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas. Resulta da interação das fibras musculares que trabalham para manter o corpo na sua base de sustentação, de informações táteis e do sistema vestibular, localizado no ouvido interno".

Com isso tudo hoje tenho um olhar e tratamento diferente para os meus pés , que antes era para os tênis...

Grato, Roberto.
Comentar
Compartilhe
Pesquisa: DNA do corredor de rua no Brasil
03/03/2013 | 18h45

Pesquisa muito boa feita pela internet traça um raio x de corredores no Brasil (realizada pela Iguana Sports), detectando hábitos deste estilo de vida. Fiz um resumo de pontos importantes podendo ser acessada na íntegra no link ao término do texto. Vamos aos dados.

Diferenças entre gênero, onde 52% dos homens buscam condicionamento físico e 43% das mulheres correm pelo mesmo benefício; 25% dos homens e 21% das mulheres correm por lazer; 10% dos homens se preocupam em utilizar a corrida para emagrecer, tendo 28% das mulheres correndo pelo mesmo motivo; 25% dos corredores o fazem na rua, 24% na academia e 3% em casa. 72% frequentam academia sendo o grande ponto de encontro; 50% treinam a noite, 42% de manhã e 7% durante o dia. 50% correm 3 dias por semana, 22% 4 vezes, 15% até 2 vezes e 12% 5 vezes ou mais.

Durante o treino 30% correm em média de 7 a 10 km, 28% de 4 a 7km, 25% entre 10 e 15km, 9% até 4km e 8% acima de 15km; Fatos  interessantes como este que indicam que 63% estão satisfeitos com a distância que correm e outros 84% pretendem aumentar esta distância nos próximos 6 meses; 48% correm acompanhados sendo que 28% com amigos/esposas, 20% com assessoria e 1% com personal trainer indicando que as mulheres são mais sociáveis, onde 55% correm acompanhadas contra 44% dos homens (talvez pela questão de segurança); Outra importante pergunta feita na pesquisa tem como resposta que 95% dos corredores já influenciaram alguém a iniciar na corrida (65% amigos, 21% esposa/namorada, 7% filho(a) e 2% pai/mãe).

A pesquisa completa pode ser observada aqui!

 
Comentar
Compartilhe
O dia que eu fui xingado por um juiz (por Wesley Machado)
03/03/2013 | 07h28

Véspera de um clássico decisivo contra o nosso maior rival, o Flamengo, conto a vocês uma história que se passou comigo hoje (ontem, sábado, 2) no jogo Goytacaz e Americano pela Série B do Estadual do Rio de Janeiro.

Lembram do Marcelo de Lima Henrique, aquele que arrumou um pênalti para o Flamengo na final da Taça Guanabara de 2008? Pois bem, ele foi o árbitro desta partida em que o Goytacaz venceu o Americano de virada pelo placar de 2 a 1.
Este jogo de 2008 ficou marcado pelo episódio que ficou conhecido como “chororô”. O Botafogo vencia o  Flamengo por 1 a 0, quando Marcelo de Lima Henrique inventou um pênalti para o rubro-negro num lance normal de jogo, um escanteio, onde os jogadores se enroscam uns com os outros.
O Flamengo empatou a partida no pênalti, o que descontrolou os jogadores do Botafogo, que desnorteado sofreu mais um gol, que garantiu a vitória e o título para o Flamengo.
Todos sabem o final desta história. No vestiário, os jogadores do Botafogo choraram, o que é normal no futebol quando se perde, ainda mais roubado.
Mas o fato ganhou uma grande repercussão pois alguns jogadores do Botafogo, acompanhados do então presidente Bebeto de Freitas, deram entrevista com lágrimas nos olhos.
A torcida do Flamengo chegou a fazer uma paródia da música do Botafogo que fazia um grande sucesso nos estádios.
E num jogo da Libertadores no meio de semana logo após o episódio do “chororô”, o atacante Souza, do Flamengo, ao marcar um gol fez um gesto com as mãos girando nos olhos, como se fosse um choro e o assunto repercutiu ainda mais.
Hoje se um torcedor reclama da arbitragem, os flamenguistas logo dizem que é choro.
Na falta de argumentos, se utilizam deste recurso, uma arma da flapress para impedir a liberdade de expressão dos botafoguenses.
Lembrando que em 2007 já havíamos sido roubados quando da anulação do gol legal de Dodô no fim da partida contra o mesmo Flamengo que nos garantiria o título.
A ditadura do chororô permanece até hoje. Mas chegou o dia da vingança. Sei que é comum xingar um juiz. Mas comigo foi diferente.
Faltando alguns minutos para o final do 1º tempo entre Goytacaz e Americano. Eu desci as arquibancadas e me posicionei no portão onde estava a ambulância. Em frente à descida do túnel da arbitragem. Fiquei aguardando o fim do 1º tempo. Ele apita, cumprimenta os bandeirinhas, vem caminhando. E eu me preparo para provocá-lo.
Pensei em chamá-lo de filho da puta. Mas isto ele já estava acostumado a ouvir. Ele foi chegando perto. Eu respirei fundo. E soltei:
- Marcelo de Lima Henrique seu gaveteiro! Ele olhou e não falou nada. Eu continuei:
- Você roubou o Botafogo em 2008!
Aí, ele enfurecido, pegou pilha e respondeu:
“Vai tomar no seu c...”
Eu não esbocei reação. Mas por dentro senti uma imensa felicidade. Estava vingado e pela primeira vez havia sido xingado por um juiz.
  Escrito por Wesley Machado no seu blog, aqui!

 

Comentar
Compartilhe
Deu no Ancelmo!
02/03/2013 | 22h11

Jornal O Globo de sábado (2/3), na coluna do Ancelmo Gois. Acho que a música não combina, mas, está valendo. Bons treinos e emoções!

Em tempo: site para a maratona de Jerusalém do próximo ano (2014) já ativo, aqui!

Comentar
Compartilhe
Treinos, resenhas e afins
02/03/2013 | 10h00

Hoje fiz o meu maior volume no treino longo neste ano de 2013, 14k com um pace de 5'32". Ainda bem inferior aos caras que estão brincando de correr e um pouco a frente dos corredores que estão voltando de período inativo. Maravilha, estou na média desta galera que a cada dia, proporcionalmente, melhora o lastro e os "causos" contados.

Como bem disse Felipe "A Lendinha", e eu concordo, a resenha que é o mais legal no pós treino. E teve novidades para relaxar o pé que é o nosso, digamos, instrumento de "trabalho" incorporadas pelo Robertinho "paz e amor", via a Fisioterapeuta, fera, Gisela Rangel (aqui). E vamos com tudo que as competições estão chegando. Bons treinos e emoções! 

Comentar
Compartilhe
Equipe Campos/Ladisports/Bike clube
01/03/2013 | 21h39

No domingo, dia 24, a equipe Campos/Ladisports/Bike clube obteve ótimos resultados, neste evento que marcou a abertura da temporada 2013 no ciclismo do Norte do estado. O evento foi no bairro lagomar em Macaé, com a participação de atletas de Campos, Macaé, Casimiro de Abreu etc. Já na mountain bike, o ciclista de Campos dos Goytacazes, Leandro Dominique, ficou com o lugar mais alto do pódio. Seguido por Rosevandro Lima, Darlan Viana, Jonas Nascimento e José Alberto.

Na categoria Master B, Fábio Bensi venceu a prova com , Marcos Landislau em segundo, Roberwandro Moraes em terceiro e Isaias Júnior em quarto. Pela Master C, com apenas dois inscritos, Wladimir Monteiro ficou com o ouro e Tomar Menezes com a prata. Prova principal do dia, a categoria Open teve Fábio Souza como vencedor. Rodrigo Rocha, Pedro Figueira, César Silva e Marcos Coutinho completaram o pódio.

Resultados:

Cat. Júnior (15 a 18 anos) 1- Pedro Paulo (Campos/Ladisports/Bike clube) 2- Lucas Mota ( Campos/Ladisports/Bike clube) 3- Roger Leal (Casimiro de Abreu)

Master B (40 a 49 anos) 1- Fabio Lemos (Campos) 2- Marcos Coutinho ( Campos/Ladisports/Bike clube) 3- Roberwandro Moraes ( Campos)

Open (aberta) 1- Fabio Souza ( Zé bike fitnnes) 2- Rodrigo Miranda ( Zé bike fitnnes) 3- Pedro Paulo (Campos/Ladisports/Bike clube) 4- César Caetano ( Campos/ EB) 5- Marcos Coutinho ( Campos/Ladisports/Bike clube)

Prof. Marcos C. L. Educação Física CREF: 020959 G/RJ http://ladisports.blogspot.com/ 22-99729546 CICLISMO DE ESTRADA. Planilhas semanais, avaliação física e acompanhamento pessoal.

Comentar
Compartilhe
Maratona de São Paulo: nova data
01/03/2013 | 14h07

A Maratona Internacional de São Paulo terá mudanças em sua 19ª. edição. Marcada inicialmente para o dia 28 de abril foi transferida para o dia 06 de outubro. As inscrições já realizadas valerão para a prova de outubro. O comunicado diz: "a alteração dará ainda mais importância às demais provas do calendário. Isso, porque eventos como o Circuito Corujão, Corrida do Trabalhador, a Meia Maratona das Cataratas, a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e o Circuito Ecorrida servirão de seletivas para a Maratona Internacional de São Paulo. Isso será um atrativo extra para os atletas que querem concorrer a vagas de cortesia no pelotão Premium da Maratona”. Mais informações, por aqui!

Comentar
Compartilhe
Maratonista aos 101 anos
01/03/2013 | 05h22

Little New,

Não poderia deixar de fazer esta colaboração. Achei muito pertinente. Sou fã deste camarada (Fauja Singh). SV!!

A Maratona de Hong Kong, que será disputada no próximo dia 24 de fevereiro, será a última de Fauja Singh, (Little old) que é considerado o maratonista mais velho do mundo. Aos 101 anos, o atleta vai correr somente em distâncias menores. A última vez que Singh correu os 42,195 km foi na Maratona de Londres, em abril do ano passado, percorrendo o percurso em 7h49min.

Ralph Lannes

Atualizado às 9:21: edição de texto.

Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Marcos Almeida

[email protected]

Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.