Berlim e Paris - resultados dos nossos representantes
30/09/2012 | 17h33

Estes são os ótimos tempos dos corredores, cada vez mais experientes, Mônica, Pedro e Alê na maratona de Berlim - rolou até um personal best em dia bem quente e como relatou o Pedro, ”não é tão fácil como dizem" - e do Serginho na Paris-Versalhes, 16k.

A maratona é sempre bem difícil, imprevisível, com vários fatores intervenientes, por isto poucas pessoas desafiam esta distância. Parabéns a vocês corredores, até a próxima prova e que os bons resultados continuem. Bons treinos descansos e emoções!

Em tempo: click na foto para ver melhor.

Comentar
Compartilhe
Berlim, sem quebra do recorde
30/09/2012 | 08h09

O atleta queniano Geoffrey Mutai confirmou o favoritismo e venceu a Maratona de Berlim na manhã deste domingo (30/09), na capital alemã. Com a vitória, o queniano aumenta sua vantagem na liderança do ranking do WMM (World Marathon Majors) e vence a série.

A Maratona de Berlim, a prova mais rápida do circuito mundial WMM, foi marcada pelo ritmo forte, sob sol quente. Embora com o desfalque de atletas fortes no field de largada - devido a proximidade da prova com os Jogos Olímpicos - a disputa chegou perto de marcar recorde mundial.

Depois da saída dos coelhos (atletas marcadores de ritmo) no quilômetro 30, Mutai acelerou seguido por Kipsang em sua cola. Já nos últimos quilômetros, quem conseguiu disputar passada a passada com Geoffrey foi o atleta conterrâneo Dennis Kimetto, estreante em maratonas.

Os atletas cruzaram a linha de chegada praticamente juntos, mas um segundo de vantagem foi para Mutai.

Logo em seguida, outro queniano, Geoffrey Kipsang, também estreante na modalidade, chegou em terceiro lugar.

Entre as mulheres, o ritmo forte também foi marcante. O pelotão principal, formado principalmente por atletas etíopes, percorreu quase todos os 42 quilômetros junto.

Já nos últimos minutos de prova, com o sol esquentando na capital alemã, o ritmo diminuiu razoavelmente. A etíope Aberu Kebede foi a primeira a cruzar a linha de chegada, com 2h20min30. A atleta seguiu sozinha nos quilômetros finais.

Pouco tempo depois, a conterrânea Tirfi Tsegaye foi a segunda a chegar, com 2h21min19, seguida pela ucraniana Olena Shurhno, que marcou 2h21min19.

Confira os resultados da Maratona de Berlim 2012

Masculino 1º Geoffrey Mutai (QUE) - 2h04min15 2º Dennis Kimetto (QUE) - 2h04min16 3º Geoffrey Kipsang (QUE) - 2h06min12

Feminino 1ª Aberu Kebede (ETI) - 2h20min30 2ª Tirfi Tsegaye (ETI) - 2h21min19 3ª Olena Shurhno (UCR) - 2h23min32

Fonte, Webrun.

Comentar
Compartilhe
Treino na Lagoa
29/09/2012 | 17h43

Treino de sábado em Lagoa de Cima com fotos recebidas, via Email, destes corredores que estão, sempre, em busca de ótimas emoções. Todos se preparando para a tão falada, apostada e disputada, prova de revezamento de Búzios, em novembro. Manhã gelada na Lagoa, mas, amizade cada vez mais quente. Bons treinos e ótimas emoções!

Em tempo: se estiver faltando mais alguém nas fotos, possivelmente estava se hidratando!

Comentar
Compartilhe
Recorde da maratona neste domingo?
29/09/2012 | 06h50

Esta é a pergunta mais em voga no meio esportivo esta semana e diz respeito a maratona de Berlim. Será que o melhor tempo do mundo em maratona vai ser quebrado nesta corrida, domingo (30/9)? A pergunta me foi feita pelo Sérgio Rocha (revista Contra Relógio), sobre a possibilidade do incrível Geoffrey Mutai, bater o recorde mundial da maratona. O que vocês acham?

Geoffrey Mutai, dono da melhor marca da maratona (2:03:02, Boston 2011) disse que pode tentar bater o recorde mundial na Maratona de Berlim neste domingo, dependendo das condições climáticas e da precisão dos coelhos. O recorde, 2:03:38 é do também queniano Patrick Makau, obtido no ano passado na capital alemã. Você acha que o recorde mundial vai ser batido no domingo?

Resposta: Se a temperatura estiver boa, como parece que vai estar, e o corredor num bom dia, vem melhor marca na distância por aí...

Lembrando que a prova será transmitida, na madrugada de domingo, às 4 da manhã. Eu quero ver!

Mensagem recebida, via Facebook, do Lauter Nogueira, comentarista da Globo e Sportv para as provas de atletismo destas emissoras:

Atualização às 17:23 relacionado a conteúdo.

Comentar
Compartilhe
Correndo pelo mundo
28/09/2012 | 16h01

Rapaziada Motriz neste fim de semana (30/9), e no próximo (7/10), vai estar pelas pistas do mundo, em busca, sempre, de ótimas emoções. Pedro, Mônica e Alê, por Berlim - uma das mais famosas do mundo para quem busca o seu Personal Best -, Serginho por Paris, na Paris-Versalhes - larga na Torre Eiffel, percorre bosques e chega nos jardins do castelo de Versalhes, perfazendo um total de 16km. Já o capitão Edú, vai correr a maratona de Chicago, com também foco no seu Personal Best. Tomara que todos consigam cumprir os objetivos traçados, se divirtam, e depois, nos conte como foi aqui no blog.

Uma ótima prova a todos e que tenham grandes emoções!

Atualizado às 18:47, relacionado a acréscimo de foto e edição de texto.

Comentar
Compartilhe
A corrida não faz parte do meu mundo, por Priscila Soares
27/09/2012 | 19h07

Pelo menos não fazia até eu conhecer esse cara. Assim que começamos a namorar, passei a conviver com algumas situações que pra mim pareciam pura loucura. Afinal de contas, quantas pessoas você conhece que se levantam em pleno domingo, às 05:30 pra correr? E debaixo de chuva? E ouvindo música? E feliz?

Os termos passaram a fazer parte do meu vocabulário: fartlek, gel de carbo, pace, supinado, pronado, sub-03, etc, etc, etc. E aos poucos esse universo foi tomando conta de mim e sem que eu percebesse já estava ajudando a marcar quilometragem no asfalto e seguindo de moto, como apoio, nos dias de longão.

Viajamos para muitos lugares no Brasil e no Mundo. E eu sempre lá, tirando a foto antes da largada e esperando por ele no pórtico de chegada pra receber a merecida medalha. Porém, na última prova aconteceu uma situação interessante. Estávamos no Rio pra Asics Golden Four, e enquanto ele partia de táxi pro Recreio, onde seria a largada, fiquei na praia de São Conrado.

Eu tinha pelo menos umas duas horas até que os primeiros corredores começassem a chegar. Resolvi então caminhar pela praia e tirar algumas fotos, afinal de contas o dia estava lindo e o lugar é maravilhoso. Fui pelo calçadão enquanto as pessoas acertavam os detalhes finais para a festa da chegada: água, frutas, medalhas, palco, música. Tudo estava perfeito.

Toda aquela atmosfera, o dia lindo de sol que surgia, a maresia... Resolvi acelerar a caminhada. Acelerei mais um pouco e então, meio que por instinto, comecei a correr. Foram uns poucos 2 ou 3 quilômetros, mas o suficiente pra sentir o gosto que milhares de pessoas, assim como meu marido, sentem diariamente em todas as partes do mundo. Sinto que fui picada pela mosca da corrida.

Comecei meus primeiros treinos e espero, em breve, estar participando de algumas provas. Mas continuo achando que todo corredor é um pouco louco. Afinal de contas, quantas pessoas você conhece que mudam a data da lua de mel que seria no dia 02 pro dia 30, só pra poder encaixar uma corrida no meio da viagem?!

Pelo menos agora entendo melhor as loucuras dele.

Em tempo: lembram do post de algumas semanas atrás do noivo que  foi correr no dia do casamento, como despedida de solteiro? Pois bem; eu sou a noiva.

Priscila Soares

Comentar
Compartilhe
Corredor descalço...
27/09/2012 | 13h08

Este cara - Rodolfo Lucena - é corredor puro sangue, dos que curtem correr, sem ser competitivo, aproveitando todos os Neurotransmissores produzidos. Tem um ótimo blog na Folha de São Paulo, onde passa suas experiências e detalha as alheias, recomendo a leitura, pois sempre os assuntos são bem legais. E este então... Sintam o estilo:

Lá me ia eu, feliz e satisfeito no meu treino, descendo a Henrique Schaumann e cruzando a avenida Rebouças sem parar no sinal, quando adentro a avenida Brasil e vejo vir em minha direção um corredor descalço.

Foi o primeiro que vi no Brasil foram de corridas e descontando os corredores fantasiados de índio que participam de algumas provas. Ele vinha com os pés muito brancos pisando naquela mixórdia que o é o chão de São Paulo. Trazia nas mãos seus calçados de corrida, um modelo minimalista, desses que são quase uma segunda pele de tão finos. Por alguma razão, o corredor dispensou até aquela proteção mínima e tratou de jogar a pele contra o asfalto.

Tive poucos instantes para observá-lo, pois corríamos na mesma direção, mas em sentidos opostos, eu em direção ao Iburapuera, ele se preparando para chegar à Henrique Schaumann.

Percebi, porém, que seu tipo físico era diferente do que o que eu costumo ver associado a corredores descalços. Em geral, os vistos em algumas provas nos Estados Unidos são corredores mais velhos, experientes, dedicados a provas duras e de longa duração; de estrutura pequena, são secos e fortes.

Esse de pés brancos era em tudo diferente daquele perfil. Devia ter menos de 35 anos, com estrutura física mais pesada, mas em boa forma. Ainda que não caísse na categoria de gordinho, seu biotipo estava mais próximo do meu do que do biotipo que em geral vejo associado a corredores descalços.

Espero ter deixado claro que não estou dizendo que gordinhos ou pessoas com estrutura corporal mais pesada não correm ou não podem correr descalços; apenas, em geral, os corredores descalços que vi em corridas nos EUA são mais leves e secos.

Gostaria de entrevistar o cara esse visto na avenida Brasil, para entender suas razões, saber o que ele acha que está ganhando com isso e o que vem sofrendo.

Em geral, tenho passado ao largo dessa discussão sobre as supostas vantagens ou desvantagens da corrida de pés nus.

Primeiro, porque me parece uma discussão basicamente incentivada por algumas marcas de calçado esportivo; segundo, porque, quando não é essa a questão, as defesas e ataques não raro ganham tons religiosos, há o time de um lado e o time do outro, e cada um se acha dono da verdade absoluta e com a sagrada missão de evangelizar o mundo para que corra de acordo com seus ditames; finalmente, e não menos importante, porque tudo que li indica que são no mínimo tênues as bases científicas de defensores do minimalismo ou da corrida descalça E a dos seus opositores.

Pelo que já li e conversei com médicos, especialistas em biomecânica e fisioterapeutas, trata-se mais de uma questão de foro íntimo, desejo e fé do que de ciência provada e comprovada.

Há cientistas sérios que acreditam nas benesses da corrida descalça. Conversei com Yannis Pitsiladis, que há anos faz pesquisas genéticas, biomecânicas e sociais entre corredores do Quênia e outros países do leste da África.

Ele acredita que a corrida descalça é um dos fatores que fortalece os pés e pernas dos quenianos e etíopes. Diz mais: acredita que o homem que correr a maratona em menos de duas horas vai fazê-lo descalço –se as marcas de calçados de corrida permitirem. Mais ainda: brigou com o ortopedista de sua filha de 13 anos, que receitou botinhas ortopédicas para os pés chatos da menina; em lugar disso, fez com que ela caminhasse descalça em ares protegidas, exercitando os músculos dos pés. Ainda não tem os resultados, mas confia piamente que vai funcionar.

Mesmo ele, porém, se opõe com veemência a que a gente saia por aí, sem mais aquela, correndo descalço pelo mundo. Os riscos são enormes, tanto pela sujeira e pelos perigos que grassam pelo chão quanto pelo despreparo de nossa estrutura musculoesquelética de seres urbanos e calçados.

Aos que querem testar, Pitsiladis propõe que vão com calma. Procurem, em primeiro lugar, ambiente seguro, grama ou terra; experimentem poucos minutos de cada vez. Nas cidades, corram em parques e praças, fujam das ruas…

Ele acredita que o corredor só terá benefícios com a experiência.

A prática demonstra, porém, que não é bem assim. Novas lesões vêm surgindo –e eu cito de cabeça, de leitura distante–, notadas nos Estados Unidos, onde é maior o movimento de corredores descalços. Eles atingem estruturas que eram protegidas pelos calçados e que, nos pés nus, sofrem impacto direto, como a parte da frente dos pés.

De novo, não há prova definitiva de que a corrida descalça seja, por si só, a causa desses problemas. Pode ser o volume da corrida descalça, o exagero nos incrementos de quilometragem ou a intensidade maior do que a aceitável pelo corpo –ou tudo junto e misturado.

Enfim, o corredor descalço, no asfalto sujo e perigoso da avenida Brasil, me causou surpresa. Não sei se é bom ou ruim ou nem uma coisa nem outra; tenho certeza, porém, de que, se alguém for adotar esse estilo, deve fazê-lo aos poucos. E, se puder, quiser ou lembrar, mande para este blog notícias de seus experimentos.

Matéria na íntegra, aqui!

Comentar
Compartilhe
São Sivestre, inscrições abertas!
26/09/2012 | 20h38

Para quem gosta destas provas festivas, bem famosas, com algo em torno de 20 mil pessoas - você começa a correr, pelo menos, 10 minutos após ser dado o sinal da largada - a prova mais famosa do País, abriu oficialmente o período de inscrição. E com mudanças. É a primeira vez em 88 anos de prova que a corrida será disputada no período da manhã.

A largada da prova masculina será às 9h, e a feminina, às 8h40. A primeira do dia será para os cadeirantes, às 7h10. As inscrições prosseguem até o dia 30 de novembro, ou até que se completem as 25 mil inscrições disponíveis. Para os interessados, inscrições neste site: www.saosilvestre.com.br

Bons treinos e ótimas competições!

Comentar
Compartilhe
21k Ciudad de Buenos Aires - Correr pelo mundo, por Ralph Lannes
26/09/2012 | 05h29

Argentina, meia maratona de Buenos Aires, 2012, temperatura, 7a 11 graus. Tempo na maratona: 1h44min58seg. Tenho que dizer que conhecer a Argentina à pé foi uma sensação muito prazerosa, afinal, para percorrer os 21 km pelos bairros de BA, tem que ter disposição. O nome Argentina procede do latim argentum, que significa prata, sendo a terra de do tango, de Evita Peron e Maradona. A meia maratona desde 2009 é organizada pela Fundacion Nandú e possui grande hegemonia dos brasileiros. Neste ano não deu para os brasileiros, os quenianos estavam lá. A cidade atrai muitos brasileiros pela organização e pelo percurso plano, além de podermos desfrutar da culinária Argentina e visitar lugares turísticos.

A CHEGADA: chegamos a Argentina e fomos direto para o hotel Towner San Telmo já pensando no jantar, afinal, temos que aproveitar a estadia no fim de semana. A pedida foi o Cabaña las Lilás, em Puerto Madero, excelente restaurante, um dos 10 mais de Buenos Aires - pelo menos no preço. No dia seguinte um city tour, terminando  na Recoleta para a retirada do kit - só pra lembrar, eu vim aqui para correr. Seguimos para almoçar no próprio bairro (Recoleta) e depois rumo aos outlets. A noite uma comida italiana no Groccolino, ótima pedida do corredor Marcelo Mérida, afinal temos que ter muitos carboidratos para segurar os 21 km, e como dizem os nossos “hermanos’, muchos hidratos!!

A PROVA: acordamos  bem cedo, 5:30, e fomos recebidos com uma temperatura amena de 7 graus. Como viemos aqui para correr, vamos aquecer!! A las 7:30 puntual largo la Carrera (Palermo). A corrida me permitiu conhecer alguns pontos turísticos e isso tudo com diferentes grupos musicais pelas esquinas da cidade (cover dos Beatles e do Elvis Presley, arte circense, até o creu argentino tinha!). Terminei os 21 km muito bem, graças a Deus - treinei pra isso. PÓS PROVA: por indicação fomos almoçar em San Telmo, no Desnivel, dentro de uma feira que acontece aos domingos no bairro. Valeu e muito!! Recomendo conhecer o desnível.

No último dia, resolvemos conhecer a famosa Calle Florida, finalizando com um almoço no Al Pasado. Neste post reafirmo o prazer que La Carrera me proprociona, agora, de correr pelo mundo. E a sensação de literalmente, gastar meu espanhol: com dedicacion, esfuerzo, apyo y uma buena preparacion nada és impossible. Seja motriz, estipule metas, se proponha desafios, e venha também correr pelo mundo!! Bons treino e boa viajem!!

Ralph Lannes

Comentar
Compartilhe
Cenas da 2ª Etapa
25/09/2012 | 12h53

Maravilha, cabeça já pensando na última etapa do circuito de corrida da FME, enquanto isso, algumas cenas bem legais do último domingo. E vamos que vamos seguindo em frente!

Comentar
Compartilhe
Kids Run
24/09/2012 | 15h48

Dentro do conceito da corrida da família - Family Run -, a FME proporcionou um momento inesquecível para todos os presentes e principalmente para os pequeninos que participaram correndo deste evento. Foi muito legal ver estas pequenas figuras dando o seu primeiro passo no atletismo, desenvolvendo um dos lemas da FME, que é formar campeões tanto na vida como no esporte. Eu, particularmente, fiquei muito feliz com o resultado, sobretudo quando via as feições felizes, nervosas e emocionadas dos pequenos atletas e dos seus responsáveis. Breve, a terceira etapa e com mais novidades.

Comentar
Compartilhe
Resultados da 2ª Etapa do Circuito de corrida de rua 2012
23/09/2012 | 18h06

Estes são os resultados da 2ª Etapa do circuito de corrida de rua de Campos, 2012. Lembrando, que ainda falta mais uma etapa e breve, mais informações a respeito. Peço que desconsiderem o pace, o sistema do chip eletrônico, possivelmente, falhou - a famosa tecnologia não dominada. Um agradecimento especial a todos vocês corredores pela presença neste evento. E até a próxima!

 

=====================================================================================================================================               * * *   CAMPOS F E M I N I N O   * * * =====================================================================================================================================   SEXO F-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------COL. N.ATLETA ATLETA                       SEXO  CATEG.  COL.CAT.  CAT.SEC.  COL.SEC. EQUIPE               TEMPO Br TEMPO Lq  RITMO ==== ======== ============================ ==== ======== ======== ========== ======== ==================== ======== ======== ========

1      107 ALESSANDRA HONORATO NEVES BA  F   F-INV           0                   0 CARDIOMAX            00:20:11 00:20:11    03:21

2      137 MONICA CRISTINA DA SILVA RIB  F   F-INV           0                   0 CAMPOS DOS GOYTACAZE 00:20:26 00:20:26    03:24

3      127 MARCELI NOGUEIRA CHAGAS DA S  F   F-INV           0                   0 MAANAIM              00:21:06 00:21:06    03:30

4      102 CLEITA DE MORAES VICENTE      F   F-INV           0                   0 APROVO-PREMIUM AUTOM 00:21:27 00:21:27    03:34

5      140 EMILY LOTÉRIO BARCELOS MACIE  F   F-INV           0                   0 APROVO/PREMIUM AUTOM 00:21:55 00:21:55    03:39

6      142 ROZENIR RANGEL RIBEIRO BARRO  F   F-50-54         1                   0 QUEM CORRE É MAIS FE 00:22:38 00:22:38    03:46

7      190 MICHELLE SOARES AREAS LESSA   F   F-35-39         1                   0 SEM                  00:22:46 00:22:46    03:47

8      176 HELOISA SALLES SARDINHA       F   F-35-39         2                   0 NAO TENHO            00:22:56 00:22:56    03:49

9      113 MARGARIDA MENDONÇA BARRETO    F   F-45-49         1                   0 AVULSA               00:23:09 00:23:09    03:51

10      132 MARIA DO PARTO GALVÃO DE SOU  F   F-35-39         3                   0 TRIATHLON INDOOR ACA 00:23:11 00:23:11    03:51

11      318 FABIANA MACHADO               F   F-35-39         4                   0                      00:24:27 00:24:27    04:04

12      175 DIONE BAPTISTA DO AMARAL SAR  F   F-50-54         2                   0 NAO TENHO            00:25:16 00:25:16    04:12

13      182 SIMONE MANHÃES AREAS MÉRIDA   F   F-35-39         5                   0 FAMILIA              00:25:26 00:25:26    04:13

14      195 CRISTIANA PIRES VIEIRA DE VA  F   F-35-39         6                   0 SEM EQUIPE           00:26:05 00:26:05    04:20

15      189 HÉLIA MÁRCIA SANTOS ALMEIDA   F   F-40-44         1                   0 MS MARCOS ALMEIDA    00:27:05 00:27:05    04:30

16      287 LILLIANY CORDEIRO             F   F-40-44         2                   0                      00:27:51 00:27:51    04:38

17      157 ROBERTA DE OLIVEIRA MARTINS   F   F-20-24         1                   0 RF FITNESS           00:28:13 00:28:13    04:42

18       49 BÁRBARA ALVARENGA DE CARVALH  F   F-30-34         1                   0 PÉ DE CHUMBO         00:28:23 00:28:23    04:43

19      171 DENISE DE AZEVEDO PEIXOTO     F   F-45-49         2                   0 FEMININO             00:28:37 00:28:37    04:45

20      170 INA RACHEL DE FARIA VIANA     F   F-30-34         2                   0 RUMO AO ALVO         00:29:15 00:29:15    04:52

21      138 PRISCYLA BEZERRA VIEIRA       F   F-30-34         3                   0 RF FITNESS           00:30:17 00:30:17    05:02

22       69 VANÚSIA SOARES FELIZARDO      F   F-35-39         7                   0 SPORT NA VEIA        00:30:46 00:30:46    05:07

23      230 BIANCA ABREU MACHADO CARVALH  F   F-25-29         1                   0 THIAGO MARTINS       00:31:03 00:31:03    05:10

24       92 CRISTINE URURAHY SALES DE SO  F   F-35-39         8                   0 CARDIO MAX           00:31:23 00:31:23    05:13

25      101 RAÍSSA LOTÉRIO MACIEL         F   F-00-14         1                   0 APROVO-PREMIUM AUTOM 00:31:24 00:31:24    05:13

26       20 FERNANDA RAMOS PORTELLI MAGA  F   F-25-29         2                   0 ESPACO SAUDE ACADEMI 00:31:27 00:31:27    05:14

27      304 ERICA NUNES GOMES             F   F-30-34         4                   0                      00:31:52 00:31:52    05:18

28       85 FERNANDA DE AZEVEDO LONGO     F   F-25-29         3                   0 NENHUMA              00:32:10 00:32:10    05:21

29      173 FERNANDA BATISTA E SILVA      F   F-30-34         5                   0 FFFFFFF              00:34:54 00:34:54    05:48

30      308 LILIANE MARIEL                F   F-25-29         4                   0                      00:35:08 00:35:08    05:51

31      285 THAYANA PEREIRA               F   F-20-24         2                   0                      00:35:28 00:35:28    05:54

32      145 FÁBIA FREITAS DA SILVA XAVIE  F   F-35-39         9                   0 JMX        00:35:29 00:35:29 05:54

=====================================================================================================================================               * * *   CAMPOS  M A S C U L I N O  * * * =====================================================================================================================================   SEXO M-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------COL. N.ATLETA ATLETA                       SEXO  CATEG.  COL.CAT.  CAT.SEC.  COL.SEC. EQUIPE               TEMPO Br TEMPO Lq  RITMO ==== ======== ============================ ==== ======== ======== ========== ======== ==================== ======== ======== ========

1      192 FABIANO FIGUEIREDO CONCEIÇÃO  M   M-INV           0                   0 -                    00:15:03 00:15:03    02:30

2      143 LUIZ CLAUDIO DA SILVA BARRET  M   M-INV           0                   0 FUNDAÇAO DE ESPORTE/ 00:15:56 00:15:56    02:39

3      114 VANILDO SA DA SILVA           M   M-INV           0                   0 PREFEITURA DE CAMPOS 00:16:08 00:16:08    02:40

4      126 JÚLIO AUGUSTO MACHADO DA SIL  M   M-INV           0                   0 MAANAIM              00:16:57 00:16:57    02:49

5      277 NILSON FERREIRA DA SILVA      M   M-INV           0                   0                      00:17:09 00:17:09    02:51

6      128 EDSON SOUZA RIBEIRO           M   M-50-54         1                   0 LUIZ MARATONISTA     00:17:23 00:17:23    02:53

7      296 THIAGO DE ALMEIDA             M   M-30-34         1                   0                      00:18:14 00:18:14    03:01

8      224 RODRIGO COSTA DE SOUZA        M   M-40-44         1                   0 NAO TENHO            00:18:27 00:18:27    03:04

9       77 AMARO JORGE CORREA DE FREITA  M   M-60-64         1                   0 REPRESENTANTE DA POL 00:18:35 00:18:35    03:05

10       75 CIRENIER DIAS DA SILVA        M   M-60-64         2                   0 LUIZ MARATONISTA     00:18:43 00:18:43    03:06

11      158 RODOLFO FREITAS DO NASCIMENT  M   M-25-29         1                   0 RF FITNESS           00:18:46 00:18:46    03:07

12      305 HUMBERTO TADEU RODRIGUES      M   M-25-29         2                   0                      00:18:51 00:18:51    03:08

13      243 LUCIANO GUIMARÃES NEVES       M   M-40-44         2                   0 CORRIDA DE RUA       00:18:55 00:18:55    03:09

14      100 HERIKSON PEREIRA BARBOSA      M   M-35-39         1                   0 ELO DE OURO JOIAS    00:19:21 00:19:21    03:13

15      280 FELIPE HENRIQUE FARIA         M   M-20-24         1                   0                      00:19:33 00:19:33    03:15

16      120 NENEM                         M   M-40-44         3                   0 MS.ALMEIDA           00:19:36 00:19:36    03:15

17       83 LUCAS MACIEL DA SILVA         M   M-35-39         2                   0 ELO DE OURO JOIAS    00:19:50 00:19:50    03:18

18       79 FABRICIO DE BARROS BASTOS     M   M-25-29         3                   0 FABRICIO PERSONAL    00:19:55 00:19:55    03:18

19        1 ADILSON PESSANHA              M   M-45-49         1                   0 PARGO                00:20:09 00:20:09    03:21

20      110 LUIZ FABIANO DE SOUZA CRESPO  M   M-35-39         3                   0 ASCOM-RTRAINER       00:20:19 00:20:19    03:22

21      105 ADAUTO NOGUEIRA DE OLIVEIRA   M   M-35-39         4                   0 EQUIPE RÔMULO SANTOS 00:20:23 00:20:23    03:23

22       96 FELIPE CHEBABE                M   M-25-29         4                   0 MARCOS ALMEIDA ASSES 00:20:42 00:20:42    03:27

23       82 MARCOS VENICIO PEREIRA MOTHÉ  M   M-50-54         2                   0 AVULSO               00:20:42 00:20:42    03:27

24        7 ANTONIO MARCOS FERREIRA MANH  M   M-30-34         2                   0 M.S. MARCOS ALMEIDA  00:20:43 00:20:43    03:27

25      150 [email protected]   M   M-35-39         5                   0 SEM EQUIPE           00:20:48 00:20:48    03:27

26      164 LUIS GUSTAVO RAMOS POVOA      M   M-30-34         3                   0 MARCOS               00:21:13 00:21:13    03:31

27       47 MIGUEL ELIAS RAMOS NOGUEIRA   M   M-20-24         2                   0 SEM EQUIPE           00:21:16 00:21:16    03:32

28      159 JOSÉ RONALDO RIBEIRO BARRETO  M   M-30-34         5                   0 SAUDE EM FOCO        00:21:20 00:21:20    03:33

29        2 JALDECY DOS SANTOS JÚNIOR     M   M-30-34         4                   0 ESPAÇO SAÚDE ACADEMI 00:21:20 00:21:20    03:33

30      225 FABIO ALEXANDRINO BERNARDO    M   M-40-44         4                   0 NENHUMA              00:21:24 00:21:24    03:33

31      188 ADRIANO QUIRINO MENDES        M   M-30-34         6                   0 CONSEGUE             00:21:31 00:21:31    03:34

32      303 LEONARDO SOUZA BARROS         M   M-35-39         6                   0                      00:21:33 00:21:33    03:35

33      179 MAGID ABUD JÚNIOR             M   M-30-34         7                   0 MS-MARCOS ALMEIDA    00:22:04 00:22:04    03:40

34      257 RAFAEL ROCHA SANTA RITA       M   M-15-19         1                   0 NENHUMA              00:22:24 00:22:24    03:43

35      104 PAULO MARCOS PESSANHA DOS SA  M   M-25-29         5                   0 H2O                  00:22:26 00:22:26    03:43

36       81 GUILHERME DUNCAN              M   M-30-34         8                   0 JORGE RENATO         00:22:36 00:22:36    03:45

37      245 RONALDO DA SILVA CHAGAS       M   M-35-39         7                   0 AMIGOS DO MAR        00:22:36 00:22:36    03:45

38      141 LUIS GUSTAVO RODRIGUES BARRE  M   M-15-19         2                   0 SAUDE EM FOCO        00:22:38 00:22:38    03:46

39      282 ADRIANO DE ALMEIDA            M   M-35-39         8                   0                      00:22:52 00:22:52    03:48

40      289 ROBERTO PIRES PINTO           M   M-55-59         1                   0                      00:22:58 00:22:58    03:49

41      134 MARCELO NEVES                 M   M-40-44         5                   0 BAR/RESTAURANTE DECK 00:22:58 00:22:58    03:49

42       48 RODRIGO TINOCO PARAVIDINO     M   M-35-39         9                   0 BASTOS PERSONAL      00:23:02 00:23:02    03:49

43      118 GABRIEL SOLINO DE ABREU ARÊA  M   M-15-19         3                   0 SEM EQUIPE           00:23:13 00:23:13    03:51

44      299 WILLIAN LEONARDO ANDRADE      M   M-25-29         6                   0                      00:23:13 00:23:13    03:51

45      297 RONNIE RANGEL FRANCISCO       M   M-45-49         2                   0                      00:23:14 00:23:14    03:52

46      146 JAIRTON DE MELO XAVIER        M   M-35-39        10                   0 JMX                  00:23:15 00:23:15    03:52

47      165 MARCOS LUÍS RIBEIRO MOREIRA   M   M-40-44         7                   0 X                    00:23:30 00:23:30    03:54

48      312 ANDRE LUIZ VERA               M   M-40-44         6                   0                      00:23:30 00:23:30    03:54

49       90 GUSTAVO TEIXEIRA              M   M-40-44         8                   0 FEFE                 00:23:54 00:23:54    03:58

50       93 FREDERICO AFONSO DE GUIMARAE  M   M-35-39        11                   0 CARDIO MAX           00:24:01 00:24:01    04:00

51      116 JORGE PAULO DA SILVA JUNIOR   M   M-25-29         7                   0 CIRCUITO             00:24:03 00:24:03    04:00

52        9 PAULO MARCOS RAMOS NOGUEIRA   M   M-20-24         3                   0 SEM EQUIPE           00:24:15 00:24:15    04:02

53       84 WAGNER BARRETO MOREIRA        M   M-30-34         9                   0 NENHUMA              00:24:23 00:24:23    04:03

54      191 PAULO SERGIO DA SILVA LESSA   M   M-40-44         9                   0 SEM                  00:24:34 00:24:34    04:05

55      226 CARLOS EDUARDO MONTEIRO DA P  M   M-35-39        12                   0 PÉ DE CHUMBO         00:24:39 00:24:39    04:06

56      129 LEONARDO AUGUSTO VIANNA LOPE  M   M-35-39        13                   0 VOLEI DE AREIA-CAMPO 00:24:42 00:24:42    04:06

57      154 RICARDO FERREIRA GARCIA       M   M-40-44        10                   0 GARCIA               00:24:42 00:24:42    04:06

58      292 LEONARDO DE CARVALHO          M   M-35-39        14                   0                      00:25:05 00:25:05    04:10

59      276 ANTONIO CARLOS CHAGAS         M   M-45-49         3                   0                      00:25:15 00:25:15    04:12

60      227 CLAUDIO NOGUEIRA DA SILVA     M   M-40-44        11                   0 TSUNAMI              00:25:24 00:25:24    04:13

61      183 MARCELO MÉRIDA AGUIAR         M   M-40-44        12                   0 FAMILIA              00:25:26 00:25:26    04:13

62      166 REINALDO CAMPOS DAMIANO       M   M-55-59         2                   0 CE+3                 00:25:30 00:25:30    04:15

63      232 MARCOS BRAGA DA MOTA JÚNIOR   M   M-25-29         8                   0 ATLETA DE CAMPOS     00:25:40 00:25:40    04:16

64      307 OTAVIO ALVARENGA              M   M-30-34        10                   0                      00:25:56 00:25:56    04:19

65      149 MARCOS DOS SANTOS BARCELOS    M   M-45-49         4                   0 FAMA                 00:26:02 00:26:02    04:19

66        6 CARLOS LUIZ DE SOUZA NOGUEIR  M   M-35-39        15                   0 SEM                  00:26:06 00:26:06    04:21

67      117 ROGERIO BARRETO DE SOUZA      M   M-45-49         5                   0 SEM EQUIPE           00:26:36 00:26:36    04:25

68       71 ALMIR MARQUES DOS SANTOS      M   M-65-69         1                   0 NÃO TENHO            00:26:39 00:26:39    04:26

69      233 KLAUS JONNY VOLL              M   M-65-69         2                   0 EU SOZINHO           00:26:40 00:26:40    04:26

70      293 GABRIEL RIBEIRO DE MELLO      M   M-25-29         9                   0                      00:26:51 00:26:51    04:28

71      133 MARCO ANTÒNIO NUNES DOS SANT  M   M-40-44        13                   0 TRIATHLON INDOOR ACA 00:27:18 00:27:18    04:33

72      193 PERICLES DE ALCANTARA EVRES   M   M-45-49         6                   0 CONSEGUE             00:27:33 00:27:33    04:35

73       99 MARCIO MONTEIRO BARRETO       M   M-45-49         7                   0 SNUG SPORTS          00:27:38 00:27:38    04:36

74      220 CAIO SANTOS ALMEIDA           M   M-00-14         1                   0 MS MARCOS ALMEIDA    00:27:49 00:27:49    04:37

75      286 SALVADOR HENRIQUE FERREIRA    M   M-35-39        16                   0                      00:27:51 00:27:51    04:38

76       88 RAFAEL MALAFAIA               M   M-25-29        10                   0 JOELSON JÚNIOR       00:27:52 00:27:52    04:38

77      294 CARLOS AUGUSTO MARTINS        M   M-30-34        11                   0                      00:28:15 00:28:15    04:42

78      148 PIERRE WILLIAN RANGEL ABREU   M   M-15-19         4                   0 GOYTARUN             00:30:00 00:30:00    05:00

79      290 MURILO VEREDIANO              M   M-45-49         8                   0                      00:33:34 00:33:34    05:35

80       54 TIAGO RANGEL DE AZEVEDO       M   M-30-34        12                   0 ODONTOLOGIA          00:34:49 00:34:49    05:48

81      184 CRISTIANE CARNEIRO GONÇALVES  M   M-40-44        14                   0 CONSEGUE             00:35:32 00:35:32    05:55

82      139 PAULO VITOR RIBEIRO CHAGAS    M   M-20-24         4                   0 LUIZMARATONISTA      00:36:22 00:36:22    06:03

83        8 PABLO PEREIRA CORRÊA KLAVER   M   M-30-34        13                   0 PKX SOLUÇÕES         00:36:24 00:36:24    06:03

 

=====================================================================================================================================               P O S I Ç Ã O   G E R A L  F E M I N I N O   * * * =====================================================================================================================================   SEXO F-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------COL. N.ATLETA ATLETA                       SEXO  CATEG.  COL.CAT.  CAT.SEC.  COL.SEC. EQUIPE               TEMPO Br TEMPO Lq  RITMO ==== ======== ============================ ==== ======== ======== ========== ======== ==================== ======== ======== ========

1      152 MIRLENE DA SILVA DOS SANTOS   F   F-25-29         0                   0 NOVAPRINTER/AMIL CAL 00:16:57 00:16:57    02:49

2      295 SALMA CANDIDO DOS REIS        F   F-40-44         0                   0                      00:17:24 00:17:24    02:54

3      278 FRANCILENE ARAUJO DE SOUSA    F   F-40-44         0                   0                      00:17:28 00:17:28    02:54

4      124 APARECIDA DOS ANJOS DE ANDRA  F   F-35-39         0                   0 MAYAL/ GODOI         00:17:48 00:17:48    02:57

5       10 VERA BETÂNIA BAZILIO ROSA     F   F-25-29         0                   0 SÃO PEDRO DA ALDEIA  00:17:49 00:17:49    02:57

6      234 VITORIA REGIA DE ARAUJO       F   F-35-39         1                   0 ASCOF                00:19:05 00:19:05    03:10

7      107 ALESSANDRA HONORATO NEVES BA  F   F-INV           1                   0 CARDIOMAX            00:20:11 00:20:11    03:21

8      137 MONICA CRISTINA DA SILVA RIB  F   F-INV           2                   0 CAMPOS DOS GOYTACAZE 00:20:26 00:20:26    03:24

9      264 DÉBORA ALVES DE PAULA         F   F-20-24         1                   0 PROJETO GODOI        00:20:49 00:20:49    03:27

10      127 MARCELI NOGUEIRA CHAGAS DA S  F   F-INV           3                   0 MAANAIM              00:21:06 00:21:06    03:30

11      102 CLEITA DE MORAES VICENTE      F   F-INV           4                   0 APROVO-PREMIUM AUTOM 00:21:27 00:21:27    03:34

12      140 EMILY LOTÉRIO BARCELOS MACIE  F   F-INV           5                   0 APROVO/PREMIUM AUTOM 00:21:55 00:21:55    03:39

13      142 ROZENIR RANGEL RIBEIRO BARRO  F   F-50-54         1                   0 QUEM CORRE É MAIS FE 00:22:38 00:22:38    03:46

14      190 MICHELLE SOARES AREAS LESSA   F   F-35-39         2                   0 SEM                  00:22:46 00:22:46    03:47

15      176 HELOISA SALLES SARDINHA       F   F-35-39         3                   0 NAO TENHO            00:22:56 00:22:56    03:49

16      113 MARGARIDA MENDONÇA BARRETO    F   F-45-49         1                   0 AVULSA               00:23:09 00:23:09    03:51

17      132 MARIA DO PARTO GALVÃO DE SOU  F   F-35-39         4                   0 TRIATHLON INDOOR ACA 00:23:11 00:23:11    03:51

18      274 CLAUDIA MARCIA                F   F-35-39         5                   0 PROJETO GODOI        00:23:27 00:23:27    03:54

19      318 FABIANA MACHADO               F   F-35-39         6                   0                      00:24:27 00:24:27    04:04

20      175 DIONE BAPTISTA DO AMARAL SAR  F   F-50-54         2                   0 NAO TENHO            00:25:16 00:25:16    04:12

21      182 SIMONE MANHÃES AREAS MÉRIDA   F   F-35-39         7                   0 FAMILIA              00:25:26 00:25:26    04:13

22      195 CRISTIANA PIRES VIEIRA DE VA  F   F-35-39         8                   0 SEM EQUIPE           00:26:05 00:26:05    04:20

23      189 HÉLIA MÁRCIA SANTOS ALMEIDA   F   F-40-44         1                   0 MS MARCOS ALMEIDA    00:27:05 00:27:05    04:30

24      287 LILLIANY CORDEIRO             F   F-40-44         2                   0                      00:27:51 00:27:51    04:38

25      157 ROBERTA DE OLIVEIRA MARTINS   F   F-20-24         2                   0 RF FITNESS           00:28:13 00:28:13    04:42

26       49 BÁRBARA ALVARENGA DE CARVALH  F   F-30-34         1                   0 PÉ DE CHUMBO         00:28:23 00:28:23    04:43

27      171 DENISE DE AZEVEDO PEIXOTO     F   F-45-49         2                   0 FEMININO             00:28:37 00:28:37    04:45

28      170 INA RACHEL DE FARIA VIANA     F   F-30-34         2                   0 RUMO AO ALVO         00:29:15 00:29:15    04:52

29      283 IZAURA COLODETE FERREIRA      F   F-40-44         3                   0                      00:29:29 00:29:29    04:54

30      138 PRISCYLA BEZERRA VIEIRA       F   F-30-34         3                   0 RF FITNESS           00:30:17 00:30:17    05:02

31       69 VANÚSIA SOARES FELIZARDO      F   F-35-39         9                   0 SPORT NA VEIA        00:30:46 00:30:46    05:07

32      230 BIANCA ABREU MACHADO CARVALH  F   F-25-29         1                   0 THIAGO MARTINS       00:31:03 00:31:03    05:10

33       92 CRISTINE URURAHY SALES DE SO  F   F-35-39        10                   0 CARDIO MAX           00:31:23 00:31:23    05:13

34      101 RAÍSSA LOTÉRIO MACIEL         F   F-00-14         1                   0 APROVO-PREMIUM AUTOM 00:31:24 00:31:24    05:13

35       20 FERNANDA RAMOS PORTELLI MAGA  F   F-25-29         2                   0 ESPACO SAUDE ACADEMI 00:31:27 00:31:27    05:14

36      304 ERICA NUNES GOMES             F   F-30-34         4                   0                      00:31:52 00:31:52    05:18

37       85 FERNANDA DE AZEVEDO LONGO     F   F-25-29         3                   0 NENHUMA              00:32:10 00:32:10    05:21

38      173 FERNANDA BATISTA E SILVA      F   F-30-34         5                   0 FFFFFFF              00:34:54 00:34:54    05:48

39      308 LILIANE MARIEL                F   F-25-29         4                   0                      00:35:08 00:35:08    05:51

40      285 THAYANA PEREIRA               F   F-20-24         3                   0                      00:35:28 00:35:28    05:54

41      145 FÁBIA FREITAS DA SILVA XAVIE  F   F-35-39        11                   0 JMX                  00:35:29 00:35:29    05:54

42      268 MARIA AMÉLIA NUNES ALVEZ      F   F-65-69         1                   0 PROJETO GODOI        00:35:46 00:35:46    05:57

=====================================================================================================================================      P O S I Ç Ã O   G E R A L   -   M A S C U L I N O   =====================================================================================================================================   SEXO M-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------COL. N.ATLETA ATLETA                       SEXO  CATEG.  COL.CAT.  CAT.SEC.  COL.SEC. EQUIPE               TEMPO Br TEMPO Lq  RITMO ==== ======== ============================ ==== ======== ======== ========== ======== ==================== ======== ======== ========

1      279 INACIO SOUZA VIEIRA           M   M-20-24         0                   0                      00:14:05 00:14:05    02:20

2      111 JOSE GUTENBERGUE FERREIRA     M   M-35-39         0                   0 PE DE VENTO          00:14:05 00:14:05    02:20

3      254 WILSON DA SILVA ARAUJO        M   M-15-19         0                   0 PROJETO GODOI        00:14:20 00:14:20    02:22

4        5 DENIVALDO FRANCISCO DA FONSE  M   M-40-44         0                   0 CE+3                 00:14:29 00:14:29    02:24

5      271 REGINALDO DE AZEVEDO SANTOS   M   M-35-39         0                   0 PROJETO GODOI        00:14:43 00:14:43    02:27

6      123 AUDERI MOREIRA DUARTE         M   M-25-29         1                   0 LAUASA/ GODOI / AC O 00:14:52 00:14:52    02:28

7       86 ROBERTO RIMES ROSA            M   M-30-34         1                   0 AUGE DO CARMO        00:14:58 00:14:58    02:29

8      192 FABIANO FIGUEIREDO CONCEIÇÃO  M   M-INV           1                   0 -                    00:15:03 00:15:03    02:30

9      174 GUSATAVO LUIZ DA SILVA        M   M-25-29         2                   0 SUL CARIOCA          00:15:11 00:15:11    02:31

10      255 ALESSANDRO MARINHO SOARES     M   M-15-19         1                   0 PROJETO GODOI        00:15:14 00:15:14    02:31

11      143 LUIZ CLAUDIO DA SILVA BARRET  M   M-INV           2                   0 FUNDAÇAO DE ESPORTE/ 00:15:56 00:15:56    02:39

12      114 VANILDO SA DA SILVA           M   M-INV           3                   0 PREFEITURA DE CAMPOS 00:16:08 00:16:08    02:40

13      256 SIRLEY CABRAL FERREIRA        M   M-40-44         1                   0 PROJETO GODOI        00:16:34 00:16:34    02:45

14      237 ALCIONE FRANCISCO DAS CHAGAS  M   M-35-39         1                   0 QUISSAMÃ             00:16:48 00:16:48    02:48

15      126 JÚLIO AUGUSTO MACHADO DA SIL  M   M-INV           4                   0 MAANAIM              00:16:57 00:16:57    02:49

16      277 NILSON FERREIRA DA SILVA      M   M-INV           5                   0                      00:17:09 00:17:09    02:51

17      128 EDSON SOUZA RIBEIRO           M   M-50-54         1                   0 LUIZ MARATONISTA     00:17:23 00:17:23    02:53

18      272 MARIO DE ANDRADE              M   M-50-54         2                   0 PROJETO GODOI        00:18:13 00:18:13    03:01

19      296 THIAGO DE ALMEIDA             M   M-30-34         2                   0                      00:18:14 00:18:14    03:01

20      224 RODRIGO COSTA DE SOUZA        M   M-40-44         2                   0 NAO TENHO            00:18:27 00:18:27    03:04

21      247 CARLOS VITOR REIS PEREIRA     M   M-15-19         2                   0 QUISSAMÃ             00:18:28 00:18:28    03:04

22       77 AMARO JORGE CORREA DE FREITA  M   M-60-64         1                   0 REPRESENTANTE DA POL 00:18:35 00:18:35    03:05

23       75 CIRENIER DIAS DA SILVA        M   M-60-64         2                   0 LUIZ MARATONISTA     00:18:43 00:18:43    03:06

24      158 RODOLFO FREITAS DO NASCIMENT  M   M-25-29         3                   0 RF FITNESS           00:18:46 00:18:46    03:07

25      305 HUMBERTO TADEU RODRIGUES      M   M-25-29         4                   0                      00:18:51 00:18:51    03:08

26      243 LUCIANO GUIMARÃES NEVES       M   M-40-44         3                   0 CORRIDA DE RUA       00:18:55 00:18:55    03:09

27      315 SERGIO CANDIDO                M   M-50-54         3                   0                      00:19:05 00:19:05    03:10

28      100 HERIKSON PEREIRA BARBOSA      M   M-35-39         2                   0 ELO DE OURO JOIAS    00:19:21 00:19:21    03:13

29      280 FELIPE HENRIQUE FARIA         M   M-20-24         1                   0                      00:19:33 00:19:33    03:15

30      120 NENEM                         M   M-40-44         4                   0 MS.ALMEIDA           00:19:36 00:19:36    03:15

31       83 LUCAS MACIEL DA SILVA         M   M-35-39         3                   0 ELO DE OURO JOIAS    00:19:50 00:19:50    03:18

32      79 FABRICIO DE BARROS BASTOS     M   M-25-29         5                   0 FABRICIO PERSONAL    00:19:55 00:19:55    03:18

33      239 GILMAR FERREIRA               M   M-50-54         4                   0 QUISSAMÃ             00:19:58 00:19:58    03:19

34        1 ADILSON PESSANHA              M   M-45-49         1                   0 PARGO                00:20:09 00:20:09    03:21

35      258 GEAZI PEÇANHA DE FREITAS      M   M-25-29         6                   0 PROJETO GODOI        00:20:18 00:20:18    03:22

36      110 LUIZ FABIANO DE SOUZA CRESPO  M   M-35-39         4                   0 ASCOM-RTRAINER       00:20:19 00:20:19    03:22

37      105 ADAUTO NOGUEIRA DE OLIVEIRA   M   M-35-39         5                   0 EQUIPE RÔMULO SANTOS 00:20:23 00:20:23    03:23

38      273 ROGERIO RUIZ DE FREITAS       M   M-40-44         5                   0 PROJETO GODOI        00:20:26 00:20:26    03:24

39      251 ANTONIO MARTINS MORAES        M   M-60-64         3                   0 PROJETO GODOI        00:20:40 00:20:40    03:26

40       96 FELIPE CHEBABE                M   M-25-29         7                   0 MARCOS ALMEIDA ASSES 00:20:42 00:20:42    03:27

41       82 MARCOS VENICIO PEREIRA MOTHÉ  M   M-50-54         5                   0 AVULSO               00:20:42 00:20:42    03:27

42        7 ANTONIO MARCOS FERREIRA MANH  M   M-30-34         3                   0 M.S. MARCOS ALMEIDA  00:20:43 00:20:43    03:27

43      265 WILLIAN ALVES DE PAULA        M   M-00-14         1                   0 PROJETO GODOI        00:20:48 00:20:48    03:27

44      150 [email protected]   M   M-35-39         6                   0 SEM EQUIPE           00:20:48 00:20:48    03:27

45      164 LUIS GUSTAVO RAMOS POVOA      M   M-30-34         4                   0 MARCOS               00:21:13 00:21:13    03:31

46       47 MIGUEL ELIAS RAMOS NOGUEIRA   M   M-20-24         2                   0 SEM EQUIPE           00:21:16 00:21:16    03:32

47        2 JALDECY DOS SANTOS JÚNIOR     M   M-30-34         5                   0 ESPAÇO SAÚDE ACADEMI 00:21:20 00:21:20    03:33

48      159 JOSÉ RONALDO RIBEIRO BARRETO  M   M-30-34         6                   0 SAUDE EM FOCO        00:21:20 00:21:20    03:33

49      316 HEGLER FRANÇA                 M   M-50-54         6                   0                      00:21:22 00:21:22    03:33

50      225 FABIO ALEXANDRINO BERNARDO    M   M-40-44         6                   0 NENHUMA              00:21:24 00:21:24    03:33

51      188 ADRIANO QUIRINO MENDES        M   M-30-34         7                   0 CONSEGUE             00:21:31 00:21:31    03:34

52      303 LEONARDO SOUZA BARROS         M   M-35-39         7                   0                      00:21:33 00:21:33    03:35

53      179 MAGID ABUD JÚNIOR             M   M-30-34         8                   0 MS-MARCOS ALMEIDA    00:22:04 00:22:04    03:40

54       68 ALCINDO JUNIOR ROCHA TAVARES  M   M-20-24         3                   0 F W ENGENHARIA AMAZO 00:22:11 00:22:11    03:41

55      257 RAFAEL ROCHA SANTA RITA       M   M-15-19         3                   0 NENHUMA              00:22:24 00:22:24    03:43

56      104 PAULO MARCOS PESSANHA DOS SA  M   M-25-29         8                   0 H2O                  00:22:26 00:22:26    03:43

57      245 RONALDO DA SILVA CHAGAS       M   M-35-39         8                   0 AMIGOS DO MAR        00:22:36 00:22:36    03:45

58       81 GUILHERME DUNCAN              M   M-30-34         9                   0 JORGE RENATO         00:22:36 00:22:36    03:45

59      141 LUIS GUSTAVO RODRIGUES BARRE  M   M-15-19         4                   0 SAUDE EM FOCO        00:22:38 00:22:38    03:46

60      282 ADRIANO DE ALMEIDA            M   M-35-39         9                   0                      00:22:52 00:22:52    03:48

61      130 CARLOS DIEGO NOGUEIRA DA SIL  M   M-30-34        10                   0 FLUMINENSE           00:22:54 00:22:54    03:48

62      289 ROBERTO PIRES PINTO           M   M-55-59         1                   0                      00:22:58 00:22:58    03:49

63      134 MARCELO NEVES                 M   M-40-44         7                   0 BAR/RESTAURANTE DECK 00:22:58 00:22:58    03:49

64       48 RODRIGO TINOCO PARAVIDINO     M   M-35-39        10                   0 BASTOS PERSONAL      00:23:02 00:23:02    03:49

65      299 WILLIAN LEONARDO ANDRADE      M   M-25-29         9                   0                      00:23:13 00:23:13    03:51

66      118 GABRIEL SOLINO DE ABREU ARÊA  M   M-15-19         5                   0 SEM EQUIPE           00:23:13 00:23:13    03:51

67      297 RONNIE RANGEL FRANCISCO       M   M-45-49         2                   0                      00:23:14 00:23:14    03:52

68      146 JAIRTON DE MELO XAVIER        M   M-35-39        11                   0 JMX                  00:23:15 00:23:15    03:52

69      312 ANDRE LUIZ VERA               M   M-40-44         8                   0                      00:23:30 00:23:30    03:54

70      165 MARCOS LUÍS RIBEIRO MOREIRA   M   M-40-44         9                   0 X                    00:23:30 00:23:30    03:54

71       90 GUSTAVO TEIXEIRA              M   M-40-44        10                   0 FEFE                 00:23:54 00:23:54    03:58

72       93 FREDERICO AFONSO DE GUIMARAE  M   M-35-39        12                   0 CARDIO MAX           00:24:01 00:24:01    04:00

73      116 JORGE PAULO DA SILVA JUNIOR   M   M-25-29        10                   0 CIRCUITO             00:24:03 00:24:03    04:00

74        9 PAULO MARCOS RAMOS NOGUEIRA   M   M-20-24         4                   0 SEM EQUIPE           00:24:15 00:24:15    04:02

75       84 WAGNER BARRETO MOREIRA        M   M-30-34        11                   0 NENHUMA              00:24:23 00:24:23    04:03

76      191 PAULO SERGIO DA SILVA LESSA   M   M-40-44        11                   0 SEM                  00:24:34 00:24:34    04:05

77      226 CARLOS EDUARDO MONTEIRO DA P  M   M-35-39        13                   0 PÉ DE CHUMBO         00:24:39 00:24:39    04:06

78      129 LEONARDO AUGUSTO VIANNA LOPE  M   M-35-39        14                   0 VOLEI DE AREIA-CAMPO 00:24:42 00:24:42    04:06

79      154 RICARDO FERREIRA GARCIA       M   M-40-44        12                   0 GARCIA               00:24:42 00:24:42    04:06

80      292 LEONARDO DE CARVALHO          M   M-35-39        15                   0                      00:25:05 00:25:05    04:10

81      276 ANTONIO CARLOS CHAGAS         M   M-45-49         3                   0                      00:25:15 00:25:15    04:12

82      227 CLAUDIO NOGUEIRA DA SILVA     M   M-40-44        13                   0 TSUNAMI              00:25:24 00:25:24    04:13

83      183 MARCELO MÉRIDA AGUIAR         M   M-40-44        14                   0 FAMILIA              00:25:26 00:25:26    04:13

84      166 REINALDO CAMPOS DAMIANO       M   M-55-59         2                   0 CE+3                 00:25:30 00:25:30    04:15  85      232 MARCOS BRAGA DA MOTA JÚNIOR   M   M-25-29        11                   0 ATLETA DE CAMPOS     00:25:40 00:25:40    04:16

86      307 OTAVIO ALVARENGA              M   M-30-34        12                   0                      00:25:56 00:25:56    04:19

87      149 MARCOS DOS SANTOS BARCELOS    M   M-45-49         4                   0 FAMA                 00:26:02 00:26:02    04:19

88        6 CARLOS LUIZ DE SOUZA NOGUEIR  M   M-35-39        16                   0 SEM                  00:26:06 00:26:06    04:21

89      117 ROGERIO BARRETO DE SOUZA      M   M-45-49         5                   0 SEM EQUIPE           00:26:36 00:26:36    04:25

90       71 ALMIR MARQUES DOS SANTOS      M   M-65-69         1                   0 NÃO TENHO            00:26:39 00:26:39    04:26

91      233 KLAUS JONNY VOLL              M   M-65-69         2                   0 EU SOZINHO           00:26:40 00:26:40    04:26

92      293 GABRIEL RIBEIRO DE MELLO      M   M-25-29        12                   0                      00:26:51 00:26:51    04:28

93      133 MARCO ANTÒNIO NUNES DOS SANT  M   M-40-44        15                   0 TRIATHLON INDOOR ACA 00:27:18 00:27:18    04:33

94      193 PERICLES DE ALCANTARA EVRES   M   M-45-49         6                   0 CONSEGUE             00:27:33 00:27:33    04:35

95       99 MARCIO MONTEIRO BARRETO       M   M-45-49         7                   0 SNUG SPORTS          00:27:38 00:27:38    04:36

96      220 CAIO SANTOS ALMEIDA           M   M-00-14         2                   0 MS MARCOS ALMEIDA    00:27:49 00:27:49    04:37

97      286 SALVADOR HENRIQUE FERREIRA    M   M-35-39        17                   0                      00:27:51 00:27:51    04:38

98       88 RAFAEL MALAFAIA               M   M-25-29        13                   0 JOELSON JÚNIOR       00:27:52 00:27:52    04:38

99      294 CARLOS AUGUSTO MARTINS        M   M-30-34        13                   0                      00:28:15 00:28:15    04:42

100      148 PIERRE WILLIAN RANGEL ABREU   M   M-15-19         6                   0 GOYTARUN             00:30:00 00:30:00    05:00

101      253 JOÃO DE SOUZA NEVES           M   M-65-69         3                   0 PROJETO GODOI        00:30:02 00:30:02    05:00

102      317 PLINIO AGUIAR DE OLIVEIRA     M   M-75-99         1                   0                      00:30:06 00:30:06    05:00

103      290 MURILO VEREDIANO              M   M-45-49         8                   0                      00:33:34 00:33:34    05:35

104       54 TIAGO RANGEL DE AZEVEDO       M   M-30-34        14                   0 ODONTOLOGIA          00:34:49 00:34:49    05:48

105      184 CRISTIANE CARNEIRO GONÇALVES  M   M-40-44        16                   0 CONSEGUE             00:35:32 00:35:32    05:55

106      139 PAULO VITOR RIBEIRO CHAGAS    M   M-20-24         5                   0 LUIZMARATONISTA      00:36:22 00:36:22    06:03

107        8 PABLO PEREIRA CORRÊA KLAVER   M   M-30-34        15                   0 PKX SOLUÇÕES         00:36:24 00:36:24    06:03

 
Comentar
Compartilhe
Cenas da entrega dos Kits
23/09/2012 | 12h12

Um agradecimento ao Shopping Avenida 28 e a Snug Sports que deram aquele glamour a esta corrida, sendo grandes parceiros em mais este evento aqui  na cidade. A seguir, bons momentos registrados na entrega dos kits. Maravilha, breve, resultados desta bacana prova.

Comentar
Compartilhe
Girassol
22/09/2012 | 15h15

No Congresso Científico, realizado no ISECENSA, matei a saudade do meu Grande orientador do Mestrado, Vernon Furtado. Também me sentei novamente, após longo hiato, ao lado dos Amigos desta época, Nilo Terra, Anderson Morales, Maurício Calomeni e Sileno Júnior - faltaram ainda, os Msc. Ronaldo Maciel e o Edú Bianchi. Confesso que fiquei muito emocionado, sobretudo pelas experiências passadas e que levou todos a um grande amadurecimento Profissional.

Alô Vernon, você é o responsável pelo sucesso profissional desta rapaziada, e quando diz que "este foi o melhor dentre todos os grupos que já orientou" (muitíssimo bom ouvir isso), também saiba que está marcado nas nossas vidas, para todo o sempre. O seu poder de encantar ao passar conhecimento é algo fantástico, uma mente verdadeiramente privilegiada, nos levando ao mais puro estado da arte. E viva o girassol!

Atualizado às 21:20, relacionado a conteúdo.
Comentar
Compartilhe
Entrega dos Kits
21/09/2012 | 20h59

Sábado (22), é o dia da entrega dos kits para a corrida de domingo (23). Aguardo todos no Shopping Avenida 28, com início às 14 horas e término previsto para às 19 horas. Até!

 
Comentar
Compartilhe
IV Congresso Internacional do Conhecimento Científico
21/09/2012 | 13h11

Quarta (19), tive a honra de participar do IV Congresso Internacional do Conhecimento Científico (IV CICC), numa mesa redonda com o tema “Treinamento Funcional e Recuperação de Lesões no Esporte”, que foi realizado nos Institutos Superiores de Ensino do CENSA (ISECENSA), ao lado do Mestre Sileno Júnior - Fisioterapeuta - Ricardo Costa - Fisiologista do Fluminense - e Sérgio Brozzi - Fisioterapeuta do Boca Juniors. Um obrigado a Instituição pela oportunidade de democratizar o conhecimento, trocar informações e aprender, um dos sentidos da vida. Sigamos!

Comentar
Compartilhe
Fantástico!
20/09/2012 | 18h43

Muitíssimo legal este vídeo - enviado pelo Reinaldo Damiano, colaborador do blog - sobre um exemplo de superação de vida, nos levando - se necessário, e sempre é -, a fazer analogia com a nossa existência. Como canta o Zeca Baleiro, “ando tão à flor da pele que qualquer beijo de novela me faz chorar”. Verdade!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FGeHXP24E0E&feature=youtube_gdata_player[/youtube] Bons treinos, com superação sempre!
Comentar
Compartilhe
Meu casamento, por Sérgio Leite
20/09/2012 | 12h39

Programei o despertador pra 07:15. Meu casamento seria às 11:00; tempo mais que suficiente. Acontece que meu relógio biológico, acostumado com a rotina de treinos me acordou às 06:00. Levantei pra tomar um copo d’água e no caminho encontrei com meu tênis jogado num canto da sala. Ali começou nossa conversa:

- Bom dia corredor! Vamos lá?! Já são 06:00 e sábado é dia de longão! - Meu amigo, hoje não! Vou me casar! Nosso longão vai ter que ficar pra outro dia. - Outro dia?? Como assim? Ainda tá cedo! - Tá maluco? Eu vou me casar hoje! Não tem a menor condição da gente ir correr hoje. Pode esquecer. - ... - Poxa também não precisa ficar triste. Semana que vem a gente corre. - Tudo bem, corredor. Só me responde uma coisa. - Diga - Você corre no natal? - Todo ano - Corre no dia dos pais? - Lógico! - corre no seu aniversário? - É o meu presente - Então! Vamos fazer o seguinte: ao invés do longão, vamos partir pra um treino rápido. 12 km básicos. Nossa despedida de solteiro. Topa? - Você deve ser doido. - Nós somos. Então aceita? - SIM! Aceito! E lá fui eu com meu companheiro de todos os dias, ouvindo minha playlist preferida e registrando no Garmin a minha despedida de solteiro p.s. : Em 01 hora estava de volta, tomei meu banho e fui correndo pro altar.   http://connect.garmin.com/activity/221337467     Em tempo: matéria original no site da RunningNews, ao qual também escrevo.
Comentar
Compartilhe
Vídeo - Treinamento Funcional
19/09/2012 | 21h20
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AhEGM96q4LQ&feature=youtube_gdata_player[/youtube]

Este vídeo, conheci quando fui iniciado no Treinamento Funcional, em São Paulo, idos de 2008, com o precursor no Brasil - Luciano D'Elia - deste tipo de trabalho, vindo a virar uma grande febre nos anos subseqüentes. Muito legal. As imagens transmitem, com o poderoso auxílio da música, alguns dos movimentos naturais do Ser Humano que podem ser resgatados através desta técnica.

Hoje em dia, apesar de alguns profissionais induzirem movimentos que parecem mais um circo, ainda é extremamente recomendado para melhorar a sua Motricidade. Recomendo ter sempre um objetivo claro na programação desta rotina física, pois, somente desta forma a especificidade será estimulada, trazendo reais benefícios Motrizes para a atividade escolhida.

Bons treinos com muita funcionalidade na sua vida!

Em tempo: este foi o vídeo exibido ontem (20), na abertura da mesa redonda sobre Treinamento Funcional no ISECensa.

Atualização às 11:44 relacionado a formatação e conteúdo.

Comentar
Compartilhe
Corrida: Novo local de largada/chegada
19/09/2012 | 12h58
Por motivo de maior conforto para os baixinhos, a largada e chegada da corrida do próximo dia 23, vai acontecer na Praça em frente ao banco Itaú da Lapa. Os adultos também terão este local como ponto de partida e chegada. Até sábado na entrega dos kits, um ótimo descanso - muito necessário agora - a todos os atletas, torço para que façam uma grande prova e que os objetivos sejam alcançados.
Comentar
Compartilhe
Convite
18/09/2012 | 06h25

Da: Coordenação Geral do IV CICC / ISECENSA

Profa. Dsc. Maria das Graças Machado Freire

Para: Prof. Msc. Marcos Wellington Sales de Almeida

Prezado Senhor,

É com grande honra que, em nome da Direção dos Institutos Superiores de Ensino de CENSA (ISECENSA), venho fazer-lhe o convite para participar na qualidade de Palestrante do IV Congresso Internacional do Conhecimento Científico (IV CICC), evento acadêmico que será realizado de 19 a 21 de setembro, na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ)/Brasil.

Convidamos o senhor para a participação na mesa redonda o tema “Treinamento Funcional e Recuperação de Lesões no Esporte”, a ser realizada no dia 19 de setembro, no horário de 17h às 18h30.

Acreditando que somente investindo em educação é que construiremos um novo Brasil, aproveitamos a oportunidade para colocarmo-nos a disposição para atendê-lo e também para tirar quaisquer dúvidas que possam surgir.

Atenciosamente,

Profa. Dsc. Maria das Graças Machado Freire

Coordenadora do Centro de Pesquisa e Pós-graduação do ISECENSA

Campos dos Goytacazes/Rio de Janeiro/Brasil

Tel: (22) 27262721 E-mail: [email protected]

A/C Roberta Roberta Alves Machado

Secretaria IV CICC

Comentar
Compartilhe
Inscrições para a corrida de 5km também encerradas
17/09/2012 | 15h30
As inscrições para a 2ª Etapa do Circuito de Corrida de Campos, acabam de atingir o seu número máximo disponibilizado, superando todas as expectativas. Uma boa prova a todos e até o próximo sábado (22) no Shopping Avenida 28, onde a entrega do kit será realizada - das 14:00 às 19:00 horas -, não esqueçam.
Comentar
Compartilhe
Onde tudo começou
16/09/2012 | 18h44

O ano de 2009 marcou. Através do convite do Presidente da Fundação Municipal de Esporte, Magno Prisco Pereira Neves, tive o prazer de assumir o cargo de Diretor de Alto Rendimento desta Instituição, desenvolvendo vários Projetos, dentre eles, a corrida de rua. Com a confiança do Presidente e estimulado pelo mesmo, criamos o Circuito de Corrida de Rua de Campos, onde esta modalidade esportiva estava em franco desenvolvimento por aqui, não sendo ainda esta "febre" atual.

Na época - com a grande ajuda dos competentes Maurício Calomeni e Nilo Arêas - fizemos esta corrida na praia do Farol de Sao Tomé, sendo a 1ª Etapa do Circuito de Corrida de Campos - 2009, Circuito este, até então, inédito na cidade. Como relatado anteriormente - aqui - tivemos a presença do Damião Anselmo, figura ainda desconhecida no meio, vindo a ser considerado hoje, o 2º melhor fundista do País e vencendor - março de 2009 - da importante meia maratona de São Paulo.

Este Circuito virou referência no estado, sobretudo por ser o único nestes moldes, transformando o número de corredores que teve nesta 1ª corrida - 55 pessoas entre crianças e adultos - para em torno de 400 corredores nas Etapas subseqüentes - 2010, 2011 e 2012. Maravilha! Como disse no inicio do texto, um salve especial ao competente e comprometido Presidente Magno Prisco que nos deu a oportunidade de proporcionar o desenvolvimento deste Projeto que foi, e é, um grande sucesso.

Posteriormente, um também agradecimento especial ao Luiz Alberto Nenem, pelo grande apoio - virou até corredor e com bons resultados - ao Professor Guilherme Risso, diretor técnico das provas e ao também competente Leonardo Gomes, um sempre apoio de qualidade. Seguindo em frente e buscando melhoras a cada passo, agora é a 2ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua de Campos 2012, dia 23, e com toda a certeza, vai ser mais um grande sucesso.

Como creio, somente no dicionário a palavra sorte vem antes da palavra trabalho, e neste Projeto Esportivo, após muito trabalho, não foi diferente, valorizando ainda mais o seu sucesso. Ainda restam 2 Etapas, tomara que a “sorte” continue conosco. Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Vamos que vamos!
16/09/2012 | 07h06

Sábado, aquele tradicional treino longo destes Seres Motrizes em busca sempre de saúde, performance, emoções... E além de tudo isso, domingo (23), você sabe, 2ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua de Campos, com todas estas figuras presentes e divertimento garantido.

Bons treinos, um bom descanso e ótimas competições!

Comentar
Compartilhe
Inscrições para a corrida infantil, já encerradas
14/09/2012 | 21h10

Maravilha, todas as 50 vagas disponibilizadas para a corrida infantil, já preenchidas. Muitos papais e mamães entrando em contato para tentar efetuar a inscrição. Infelizmente, devido a planejamento prévio - frutas, camisas, bonés, picolés, água... - fica difícil fugir da programação estabelecida. Sigamos!

Comentar
Compartilhe
Leitura Dinâmica
14/09/2012 | 16h21

Grande doação do amigo Roberto com belas dicas sobre os vários tipos de bicicletas - mountain bike e estrada - para os iniciantes, intermediários e avançados indicando importantes assessórios de primeira necessidade.

Leitura devidamente feita desta ótima revista Go Outside. E fica a dica: se quiser agradar este blogueiro, material para leitura é sempre bem vindo - revista, artigo, livro, folheto... Bons treinos, ótimas doações com atualização sempre permanente.

Comentar
Compartilhe
Próxima etapa da Corrida de Rua em Campos
13/09/2012 | 20h48

Campos vai receber no próximo dia 23 de setembro a segunda etapa do Circuito de Corrida de Rua, realizado pela Fundação Municipal de Esportes (FME) em parceria com empresas privadas. A prova que acontecerá às 8h da manhã com largada na Praça do Santíssimo Salvador, terá a adição de uma corrida infantil para crianças a partir dos 3 anos de idade.

A prova para as crianças começará às 8h e a prova para os adultos começará às 8h30. Diferente das etapas anteriores a corrida será realizada no Centro da cidade, e não na Avenida Nilo Peçanha como em todo o Circuito do ano passado. Os participantes farão um percurso de 5Km que começará na Praça do Santíssimo Salvador e seguirá pela XV de Novembro em direção a curva da Lapa. Os corredores voltam pela mesma avenida e seguem até a Rua Senador Viana (ponte de trem) onde farão o contorno e voltarão para a Praça.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, apenas, pela internet, no site: www.snugsports.com.br. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 20 de setembro até às 14h. A entrega dos kits para a corrida será realizada no Shopping Avenida 28, no sábado, dia anterior à prova das 14h às 19h. Para a inscrição das crianças será utilizada a documentação do responsável.

Serão distribuídos cerca de quatro mil reais em dinheiro para os primeiros colocados. As crianças receberão apenas medalhas de participação e disputarão por categorias. São 50 vagas para crianças e 300 vagas para os adultos. A mesma estrutura disponibilizada para todas as outras corridas como banheiros químicos, frutas, água e local para hidratação também serão disponibilizadas nessa etapa. Tenda para massagem e venda de produtos também estarão no local.

O Circuito de Corrida de Rua de Campos é um dos mais bem sucedidos projetos da FME. Além de recuperar o prestígio do esporte na cidade, envolveu centenas de pessoas com a atividade física, sejam elas atletas ou não. Além disso, o Circuito proporcionou aos atletas de Campos um período de treinos e testes para competições estaduais e nacionais.

“Não é necessário dizer o quanto o esporte faz bem à saúde. Isso é fato. Mas a manutenção desse circuito de corridas de rua mostrou que o campista gosta de caminhar, gosta de fazer exercícios físicos e transformou a corrida em uma verdadeira febre. São vários os casos de pessoas que se beneficiaram com essa prática. Por isso ela se mostra sempre tão importante”, declarou o presidente da FME, Magno Prisco.

Fundação Municipal de Esportes Assessoria de Imprensa Tel: 81120918 / 27332471 / 27316847

Email: [email protected] Twitter: @FMEdeCampos

Comentar
Compartilhe
Interessante!
13/09/2012 | 15h22

Pesquisa divulgada pela ACSM - American College of Sports Medicine - sinaliza para determinados parâmetros relacionados a rotina do corredor visando a qualidade do seu dia a dia, tendo os ítens abaixo sendo relacionados com pessoas sedentárias - um grande problema da sociedade atual.

São três assuntos ligados a vida de quem corre, sendo de fácil entendimento esta breve análise: 1- número máximo de rodagem (km) por semana; 2- total de dias por semana que se treina; 3- pace dos treinos (relação tempo por km).

Segundo esta renomada instituição, quanto mais rápido se corre, maior a quilometragem e mais forte for o pace, menos vantagem se leva frente aos sedentários. Em negrito os números mais recomendados:

Kms por semana/Redução de risco (%) 2-10/22% 5-18/15% 18-33/27% 27-35/25% 37-44/10% + 46/5%

Dias por semana - Redução de riscos (%) 1/19% 2/35% 3/19% 4/18% 5/19% 6/14% 7/7%

Pace por km - Redução de riscos (%) 7'30"/10% 6'10"/21% 5'20"/27% 4'40"/7%

Fonte: Revista o2 e aqui!

Bons treinos e reflexões na sua rotina física!
Comentar
Compartilhe
Congresso Científico
13/09/2012 | 05h26

Congresso Científico relevante aqui na cidade e com grandes Profissionais na sua programação. Presente neste colóquio o Grande Dr. Vernon Furtado, referência no País quando se fala em aprendizagem Motora e Neuroaprendizagem - orientador do Mestrado dos Professores de 1ª linha, Anderson Morales, Nilo Terra, Maurício Calomeni, Ronaldo Maciel, Sileno Junior e... eu. Mais que Recomendo!

Atualizado às 11:20, com a dica do Ms. Anderson Pontes Morales: não podemos esquecer do professor José Ricardo Claudino Ribeiro (Campista que mora em BH, REFERÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA), que irá falar sobre o "Treinamento de Força" no dia 20/09 (QUINTA FEIRA) às 17:30.

Comentar
Compartilhe
Brasil, o País do futebol?
12/09/2012 | 12h47
Contribuição do Ser Motriz sempre ligado, Leonardo Gomes. Bons treinos - corrida, futebol, skate, bike, lutas... Lembrando que Todo Tipo de Motricidade Vale a Pena.
Comentar
Compartilhe
O segredo dos atletas jamaicanos
11/09/2012 | 19h24

Banana, inhame, genética, tipo de treinamento ou até o terreno. Na Jamaica, não faltam explicações para tentar justificar o sucesso de seus representantes no atletismo, especialmente nas provas de velocidade. Na Olimpíada de Londres, as 12 medalhas conquistadas pelo país vieram em provas de até 400 m. Na etapa de Lausanne da Liga Diamante, disputada sexta (24/8), os jamaicanos brilharam novamente. Yohan Blake venceu os 100 m, e Usain Bolt, os 200 m.

Este domínio, porém, não é de agora. Desde 1984, quando o americano Carl Lewis venceu os 100 m nos Jogos de Los Angeles, cinco dos sete atletas que ganharam o ouro nasceram na Jamaica: Ben Johnson e Donovan Bailey (que competiam pelo Canadá), Lindford Christie (Grã-Bretanha) e Usain Bolt (em 2008 e 2012). Para tentar descobrir as razões da hegemonia jamaicana, a professora de ciências médicas Rachel Irving, da Universidade West Indies, em Kingston, passou os últimos cinco anos pesquisando o DNA de atletas caribenhos, americanos, australianos e britânicos.

"Colhemos amostras de quem participou da Olimpíada de 1994 até gente como Bolt e Tyson Gay", explica Rachel à Folha. "O que descobrimos é que 98% da população da Jamaica possui o que chamamos de gene da velocidade. Ele é responsável pela estimulação dos músculos e é aquele que permite que se corra rápido." No estudo, que resultou no livro "DNA Olímpico, o Nascimento dos Humanos mais Velozes", a pesquisadora também concluiu que o rigor das viagens de navio às quais os escravos africanos eram submetidos no século 18 provocou mutações genéticas e no metabolismo daqueles que sobrevive- ram e chegaram ao Caribe.

"Isso fez com que os que resistiram funcionassem melhor quando a quantidade de oxigênio é reduzida, pois no transporte as condições eram precárias. E, em eventos que pedem grande explosão, como provas de velocidade, os atletas precisam ter eficiente utilização de oxigênio limitado." Mas Rachel insiste que não é apenas a herança genética a responsável pelo sucesso jamaicano, já que outros países do Caribe possuem população com características bem semelhantes.

"O atletismo é uma instituição na Jamaica, assim como o futebol é no Brasil. É parte da cultura do povo", afirma a pesquisadora. "Existem outros fatores ainda, como o ambiente, a alimentação, focada em carboidratos como inhame, que liberam energia mais lentamente, além do desejo de se mover socialmente. Muitas crianças crescem sabendo que a única maneira de mudar de vida é através do esporte e isso as motiva a tentar ser como Bolt."

Matéria na íntegra: Folha de São Paulo.

Comentar
Compartilhe
Mortalidade entre os corredores de maratona nos Estados Unidos - 2000-2009
10/09/2012 | 21h21

JUSTIFICATIVA: Como a participação na corrida de maratona tem aumentado, houve também preocupação em relação a sua segurança. OBJETIVO: Para determinar se o aumento da participação de maratonas no período 2000-2009 afetou a mortalidade e desempenho global.

O número total de finalistas em maratonas tem aumentado ao longo desta década à partir de 299.018 em 2000 para 473.354 em 2009. O tempo da maratona média geral manteve-se inalterado no período 2000-2009 (04:34:47 vs 04:35:28, P = 0,85). De 3.718.336 participantes de maratona totais ao longo do período de estudo de 10 anos, foram identificadas 28 pessoas (seis mulheres e 22 homens) que morreram durante a maratona e até 24 horas após o término. No geral, as taxas de mortalidade masculinas e femininas para o período de 10 anos foram de 0,75 (95% intervalo de confiança [IC], 0,38-1,13), 0,98 (95% CI, 0,48-1,36) e 0,41 (95% CI, 0,21 -0,79) óbitos por 100.000 finalistas, respectivamente. Não houve alteração na taxa de mortalidade durante o período de tempo para os grupos gerais, do sexo masculino ou do sexo feminino (P = 0,860, 0,533, e 0,238, respectivamente). A média de idade entre os óbitos foi de 41,5 anos (intervalo interquartil, 25,5 anos). Cinqüenta por cento (14/28) das mortes ocorreram em participantes com menos de 45 anos de idade. O infarto do miocárdio / doença cardíaca aterosclerótica causado 93% (13/14) das mortes nesses 45 anos e mais velhos. Uma variedade de condições causaram mortes em corredores mais jovens, sendo a mais comum parada cardíaca não especificada de outro modo (21%, n = 3).

Conclusão: A participação em maratonas tem aumentado, sem qualquer alteração na mortalidade ou desempenho global na média de 2000 a 2009.

Estudo na íntegra, aqui!

Comentar
Compartilhe
Corrida de Rua Snug Sports/FME
10/09/2012 | 12h09

As inscrições vão até o dia 20 de setembro - quinta-feira, 14 horas. Não deixe para a última hora, possivelmente teremos todas as vagas preenchidas. Bons treinos, inscrições e que você tenha uma ótima corrida! As inscrições são por aqui, no site da Snug Sports.

Comentar
Compartilhe
Brasileiro vence maratona paraolímpica de Londres
09/09/2012 | 17h08
O Brasil conquistou mais uma medalha de ouro, a 21ª da Paraolimpíada de Londres, com o maratonista Tito Sena, da classe T46, na manhã deste domingo (9). Com uma arrancada no último quilômetro da prova, o atleta brasileiro subiu ao lugar mais alto do pódio ao fazer a marca de 2h30min40s, sua melhor marca na carreira. O brasileiro, que teve o braço direito comprimido em 2003 quando trabalhava como operador em uma fábrica, subiu um posto no pódio da maratona T46, para atletas amputados ou com má formação congênita, já que em Pequim ficou com a medalha de prata. E o país quase colocou mais um atletas no pódio, mas Ozivan Bonfim terminou na quarta colocação, com o tempo de 2h37m16s. A prata ficou com o espanhol Abderrahman Ait Khamouch e o bronze ficou com o belga Van den Heede Frederic. Fonte: Uol
Comentar
Compartilhe
Compartilhando um dia nas montanhas
08/09/2012 | 06h14

Independente da língua, a imagem é universal. Este é o tipo de atividade - denomino Motricidade lúdica - que é puro divertimento, em local, que diga-se de passagem, é melhor nem comentar. Serve de inspiração para a pratica Motriz do seu esporte predileto, alimentando, sobretudo, a alma. Bons treinos e sempre, de preferência, com um belo visual ao fundo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=tkXXsgSthIc&sns=em[/youtube]
Comentar
Compartilhe
Estão chegando!
06/09/2012 | 20h43
As grandes maratonas do 2º semestre estão chegando: 24 dias para Berlim, 31 dias para Chicago e 58 dias para Nova York. Para quem vai, falta pouco, muito pouco. Bons treinos, muito foco e grandes emoções!
Comentar
Compartilhe
Bruno "TRI" do Val em ação
05/09/2012 | 22h52

É aquela velha máxima: imagens valem mais do que 1000 palavras. E tomara que contagiem. Bons treinos e ótimas emoções com um grande salve para o camarada Tri legal, Bruno do Val!

Comentar
Compartilhe
A lista dos benefícios da atividade física está cada vez mais longa, por Drauzio Varella
04/09/2012 | 20h51

Praticar exercícios confere força muscular, ativa a circulação do sangue, melhora a oxigenação do cérebro e dos demais tecidos, além de combater a obesidade, proteger contra complicações cardiovasculares, diabetes, Alzheimer, doença de Parkinson e diversos tipos de câncer, como demonstram os estudos populacionais. Apesar dessas constatações, explicar os mecanismos através dos quais a atividade física é capaz de aprimorar tal variedade de funções orgânicas tem sido difícil.

Em dezembro de 2011, um grupo italiano deu a primeira contribuição para esclarecer esse mistério. Em publicação na revista Autophagy, eles demonstraram que o exercício induz autofagia. Autofagia é um mecanismo fisiológico que acontece no interior das células, por meio do qual restos de membranas, organelas e demais estruturas celulares envelhecidas ou deterioradas, são englobadas e cortadas em pedaços para que seus componentes sejam reaproveitados, num processo silencioso de renovação contínua.

Essa reciclagem está presente em organismos que vão dos fungos aos mamíferos. Ela é fundamental para que as células possam obter a energia necessária para exercer suas funções. Quando algum estresse aumenta demanda de energia, a autofagia aumenta. Os pesquisadores italianos mostraram que o estresse causado pelo exercício físico estimula e potencializa a autofagia, na musculatura de ratos atletas.

Em janeiro de 2012, Beth Levine, da Universidade do Texas, publicou na revista Nature uma pesquisa que confirma e aprofunda essa relação de causa e efeito: de fato, a autofagia está por trás dos efeitos benéficos da atividade física. Numa primeira fase, Levine comprovou que camundongos mantidos naquelas rodas em que o animal anda sem sair do lugar, apresentavam níveis mais elevados de autofagia não apenas nos músculos, mas em diversos órgãos.

Na segunda fase, comparou um grupo de camundongos normais, com outro formado por camundongos mutantes que tinham como característica a total incapacidade de acelerar a autofagia em resposta ao estresse. Nos camundongos normais, os músculos submetidos a exercícios extenuantes consumiram cerca de 85% da glicose obtida na alimentação. Como consequência, os níveis de glicose e de insulina na circulação diminuíram.

Nos mutantes, incapazes de responder com aumento da autofagia, o estresse causado pela mesma atividade física não modificou os níveis sanguíneos de glicose e insulina. Conclusão: a resposta da autofagia ao estresse é responsável pelos benefícios metabólicos imediatos da atividade física. Para analisar os efeitos tardios, Levine engordou os dois grupos de camundongos até desenvolverem diabetes, para depois obrigá-los a fazer exercícios diários numa esteira rolante.

Passados dois meses, os ratos normais tinham ficado livres do diabetes e reduzido os níveis de colesterol e triglicérides, enquanto os mutantes continuavam diabéticos. Conclusão: o aumento da autofagia em resposta ao estresse também é fundamental para os efeitos a longo prazo da atividade física.

O exercício físico regular provoca adaptações duradouras na musculatura. A principal delas ocorre nas mitocôndrias, organelas celulares que funcionam como centrais de produção de energia, e que se desgastam com o passar dos anos. Para melhorar seu rendimento a fim de cobrir a demanda de energia solicitada pelo aumento da atividade física, as mitocôndrias entram num processo de renovação que retarda o envelhecimento.

Essas descobertas ainda não esclarecem os detalhes do papel da atividade física na redução dos casos de câncer e doenças neurodegenerativas. Não explicam também por que aqueles que depois de receber o diagnóstico e o tratamento convencional de câncer de intestino ou de mama, resolvem andar míseros 40 minutos por dia, aumentam de 30% a 50% suas chances de cura definitiva.

São tantos os benefícios da atividade física, leitor, que só existe uma explicação para a vida sedentária que a maioria leva: praticar exercícios vai contra a natureza humana. Nenhum animal adulto desperdiça energia. Você já viu uma onça no zoológico dando um pique para perder a barriga?

Fonte, aqui!
Comentar
Compartilhe
Meia de Buenos Aires
04/09/2012 | 12h55

Tem experiências que passamos relacionadas ao esporte que são inesquecíveis. Seja pela viagem e seus atrativos turísticos, companhias e performance - para os que vão participar de alguma competição - que marcam nossas vidas. Participei desta prova em 2010, nas ótimas companhias do Pedro e da Ultra Mônica, onde percorremos estes 21km da meia de Buenos Aires. Como este ano de 2012, no próximo fim de semana (9/9), corredores aqui da terrinha vão estar voando por BA, deixo aqui por escrito recomendações que são bem positivas. O percurso é bacana, vias bem largas, temperatura é muitíssimo agradável, altimetria suave, feira pré-prova também de bom nível, proporcionando possibilidades reais de fazer o seu Personal Best. Então, também compartilho o link (aqui!) com o tempo, percurso e paces neste dia que tudo deu certo - no esporte, além de todo o treinamento, boa alimentação e descanso devido, estar num dia bom e ter o universo conspirando a favor, são fatores que determinam uma ótima, ou não, performance neste dia. Daí, para os que vão, possibilidades  reais de deixar muitos hermanos para trás, já é um belo objetivo.

Bons treinos e competições!

 

 

 

Comentar
Compartilhe
2ª Etapa do Circuito de Corrida Snug/FME: inscrições abertas
03/09/2012 | 06h44

Agora é para valer: inscrições abertas no site da Snug Sports, com início hoje - segunda, 3 de setembro. Lembrando que para os adultos, terá 5 km e a infantil, vai variar conforme a idade, sendo uma pequena distância e tendo como objetivo, trazer os baixinhos para o nosso mundo. Tomara!

A entrega do kit vai acontecer no sábado que antecede o evento, dia 22 de setembro - das 14:00 às 19:00 horas - no Shopping Avenida 28. A corrida vai ser realizada na Praça do Santíssimo Salvador, com horário previsto para o seu início, às 8 horas da manhã. Vamos com tudo! Bons treinos e emoções!

Acesse aqui o site da Snug Sports para a sua inscrição.

Comentar
Compartilhe
Orgulho 2
02/09/2012 | 08h37

Esta me foi enviada pelo Grande Mestre e Amigo Nilo Terra. Representa, em poucas palavras, a nossa verdadeira missão. Leia e compartilhe. Bons treinos, emoções e muita saúde na sua vida!

Comentar
Compartilhe
Orgulho!
01/09/2012 | 06h21

Eu comemoro, vibro e amo esta minha missão. A possibilidade de contribuir na melhora da vida das pessoas, muito me encanta. Parabéns aos colegas de Profissão neste e em todos os dias, saúde - também precisamos -, e que, cada vez mais, possamos estimular a Motricidade Humana em busca de todos os seus benefícios inerentes.

Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Marcos Almeida

[email protected]

Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.