Golden Four Asics, os caras (2)
31/07/2012 | 14h42

Estes são os corredores das madrugadas que compartilharam um ótimo fim de semana no Rio de Janeiro. Família e amigos Motrizes - pois não somente de corrida sobrevive o corredor - presentes neste momento inesquecível das nossas vidas. Com certeza (tenham a certeza), vai ficar guardado na memória para sempre. Parabéns a todos e que venha a próxima. Bons treinos, competições e grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
Golden Four Asics, os caras!
31/07/2012 | 05h20

Estes são os verdadeiros artistas deste espetáculo Motriz. Pessoas que além do talento inato, são verdadeiros guerreiros para se manter como atletas amadores pelo País. Muitas dificuldades mas acima de tudo, exemplos a serem seguidos. E são. Estes corredores foram os destaques da G4, cada um na sua.

Comentar
Compartilhe
Golden Four Asics, o visual
30/07/2012 | 21h04

O visual da GFA é inigualável - estou falando e postando fotos somente da chegada, pois a largada e o percurso é, podem ter a certeza, um dos mais bonitos do mundo. Apreciem estas fotos, não tão bem tiradas, mas a natureza ajuda muito.

v

Comentar
Compartilhe
Golden Four Asics, a estrutura
30/07/2012 | 14h16

A estrutura da Golden Four Asics foi toda de primeira linha. Desde o local onde foi entregue o kit, passando pela largada e indo até a chegada - não esquecendo da qualidade das medalhas, camisas e (muitíssimo legal), o belo percurso -  foi de dar "água na boca". Uma pequena amostra desta bacana estrutura:

 

Comentar
Compartilhe
Golden Four Asics, a corrida da vez
30/07/2012 | 07h17

Acompanhei todo o movimento das entregas dos kits da G4A e mais uma vez posso garantir: a melhor meia do País é contagiante, até os que não correm - palavras de um amigo não corredor - ficam motivados para participar. Algumas fotos legais desta tribo saudável e de alto astral. Lembrando que a próxima vai ser em SP, dia 5 de agosto e Brasília, 4 de novembro. Ótima pedida para ter como foco  ainda neste ano de 2012.

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Trote sábado pré Golden Four Asics
29/07/2012 | 17h54

Trote leve com rapaziada Motriz no dia anterior a G4. Este trote objetiva manter o metabolismo de todo o organismo ativo e também, servindo para dar aquela relaxada, funcionando como um ótimo treino recreativo.

Comentar
Compartilhe
Palestras da G4 Asics acontecendo
28/07/2012 | 13h40

A treinadora Luciano Toscano e a Nutricionista Andrea Zaccaro, nas suas falas, deram vários toques interessantes para os corredores presentes, valendo para os que não estão por aqui, claro. Vamos a eles:

- Busque o split negativo (segunda parte da prova mais rápida que a primeira);

-Cumpra o estabelecido pelo seu treinador (este é um problema universal);

- Evite o consumo de alimentos com fibras antes da prova (aumenta peristaltismo)

- Durante a prova, procure ir criando objetivos. Por exemplo: ultrapassar o corredor a sua frente e assim em diante;

- Realize a reposição de carboidrato a cada hora de prova (ou até menos);

-Com 3 a 4 treinos por semana, de qualidade, o corredor vai estar bem preparado para realizar os seus objetivos;

-Se for a sua primeira prova, vá com calma, muita calma;

-Segure a alimentação, é um dos segredos para o sucesso.

Maravilha, toques interessantes para quem busca a evolução no movimento. Pequenas dicas que, tenham a certeza, vai fazer uma grande diferença. Cabe a cada um, adaptar a sua realidade e objetivos. No mais, vamos em frente.

   
Comentar
Compartilhe
Golden Four Asics rolando
28/07/2012 | 12h36

Muito movimento por aqui, palestras legais, ambiente que - desculpem a repetição - somente o esporte proporciona. Treinadores, corredores, ótimas dicas acerca do mundo da corrida e eu, na minha nova e divertida função. Sigamos...

 

 

 

Comentar
Compartilhe
Golden Four Asics: já a postos!
28/07/2012 | 10h54

 

Estou já por aqui - feira da G4 Asics - registrando os momentos legais para futuros e bacanas posts. Também,  claro, dando aquela força aos alunos e amigos que vão correr esta prova bacana, já que desta vez, vou ficar de  fora. Por aqui já vários corredores da terrinha. Vamos que vamos, diversão garantida!

 

Comentar
Compartilhe
Cenas da Corrida Bote Fé na Vida 2
27/07/2012 | 07h56

Mais imagens que não poderia deixar de fora desta que foi uma corrida muito legal. Alegria, satisfação, família reunida, amigos, superação dos limites e novos objetivos. As fotos dizem tudo, pois somente o esporte proporciona tudo isso. Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Estou voltando, por Luiz Cláudio
26/07/2012 | 16h15

 

O evento ficou perfeito, muito bem organizado, parabéns por todos que fizeram parte dessa organização. Fiquei muito feliz de ter participado e depois de tanto tempo correndo algumas provas com tempos abaixo do esperado. Mas acho que estou voltando aos poucos, com muita paciência. Foi ali, naquela praça, que eu comecei a correr, em agosto de 1998 e estou até hoje na luta. Várias coisas já aconteceram durante esse tempo, coisas boas e ruins mas nada que me abalasse e fizessse eu desistir do atletismo.

UM FORTE ABRAÇO AMIGO E PARABÉNS PELOS EVENTOS DE CORRIDA DE RUA QUE VOCÊ E SUA EQUIPE VEM REALIZANDO EM NOSSA CIDADE. UMA BOA TARDE IRMÃO!

Luís Cláudio da Silva Barreto

Comentar
Compartilhe
A importância da avaliação morfofuncional pré-atividade física, por Diego Gama
25/07/2012 | 23h15

A avaliação morfofuncional que objetiva traçar o perfil físico, descobrir possíveis limitações e servir como feedback dos praticantes de atividade física deve ser realizada antes da prática regular de exercícios físicos. Atualmente a prática de exercícios físicos tem crescido abruptamente, nas academias, clubes ou até mesmo na simples caminhada ao ar livre, vale lembrar que indivíduos com mais de 45 anos já são classificados como risco moderado a doenças arteriais coronarianas a prática de exercícios físicos (ACSM, 2007), patologias como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias e fatores de risco como tabagismo, sedentarismo, obesidade são comuns, com isso, torna-se fundamental além de uma avaliação médica a avaliação morfofuncional por um profissional em educação física.

>A avaliação morfofuncional subdivide-se:

Avaliação diagnóstica ou estratificação de risco - refere-se a uma anamnese ou questionário específico a saúde do participante. Avaliação da composição corporal – determinação dos componentes corporais, massa muscular, massa óssea, massa residual, massa gorda (% gordura) Avaliação neuromotora – testes neuromotores que determinam qualidades físicas importantes (velocidade, força, flexibilidade, etc.) Avaliação cardiorespiratória – testes utilizando ergômetros que classificam o nível de condicionamento físico do individuo, normalmente determinam parâmetros fisiológicos importantes como o volume de O2 e freqüência cardíaca. Avaliação postural – avaliação subjetiva que tem toda importância antes da prática de exercícios, principalmente de força, através desta o profissional pode perceber desvios posturais signifcativos como os da coluna vertebral, este tipo de avaliação exige experiência do profissional, lembrando que por se tratar de uma avaliação subjetiva, qualquer alteração que chame a atenção do profissional o mesmo deve encaminhar o cliente a um médico especialista para um diagnóstico mais preciso.

Não existe prescrição de exercícios segura antes de uma avaliação morfofuncional correta!!

Referências: Avaliação da composição corporal (Heyward, 2000) Composição corporal (Costa, 2001) Fisiologia do exercício (Wilmore, 2010) Cardiologia do exercício (Negrão, 2010) Medidas e avaliação (Carnaval, 2002) Análise da composição corporal dos alunos da Fundação Municipal da Infância e Juventude na cidade de Campos dos Goytacazes - RJ, (Gama, 2006) Avaliação da composição corporal em praticantes de musculação em academias em Campos dos Goytacazes (Gama, 2004)

Diego Gama

Cref 12788 G/RJ Graduação em educação física Especialização em fisiologia do exercício e avaliação morfofuncional Especialização em fisiologia neuromotora

Comentar
Compartilhe
Golden For Asics - entrega dos Kits
25/07/2012 | 05h36

Golden Four ASICS Rio - Informações sobre local da retirada de kits: a retirada de kits acontece no dia 28/7 das 8h às 18h no Hotel Royal Tulip (ex Intercontinental) em São Conrado. Endereço: Avenida Aquarela do Brasil, 75 - São Conrado, Rio de Janeiro – RJ - Brasil - Telefone: 21 3323 2268

Documentos Necessários para a Retirada Protocolo com código de barras e documento com foto. Em caso de retirada por terceiros, verificar o regulamento da prova. Haverá ônibus da chegada para a largada e os BUS TICKETS serão vendidos na #golden4asics Expo por R$ 15”. Maiores informações e novas inscrições no site: Aqui!

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Kinesiotaping, por Diogo Lyra
24/07/2012 | 21h13

O método de Kinesiotaping entrou no mundo de Reabilitação e Medicina Esportiva como terremoto. Desenvolvido pelo Dr. Kenzo Kase no Japão há 25 anos, a Kinesiology Taping está abalando o mundo das bandagens terapêuticas. Este método usa bandas especiais (fitas) - estes trechos de fita que foram concebidos para imitar as propriedades da pele e destinam-se ao tratamento de lesões articulares, musculares, neurológicas, ligamentares e também redução da inflamação e linfedema.

O método KinesioTaping envolve a colocação de um adesivo sobre os músculos, articulações e outras estruturas, com o objectivo de participar na redução de tensões atuantes sobre as estruturas musculoesqueléticas. Todas as aplicações de Kinesiotaping são caracterizadas por permitir a plena mobilidade do paciente, reforçando simultaneamente a estabilidade da lesão muscular ou articular. Permite ao atleta desenvolver a atividade e fornecer ao mesmo tempo um suporte a partir do ponto de vista funcional. A segunda característica do kinesiotaping é ajudar a facilitar o fluxo linfático 24 horas por dia. É indicado principalmente na fase aguda da reabilitação e atua como técnicas corretivas que incluem propriedades mecânicas, linfáticas, analgésicas, reeducação proprioceptiva e ligamentar. São utilizadas tanto para os tendões como em músculos, cápsulas articulares, cicatrizes, etc. Podem ser usado em conjunto com outras terapias, como a crioterapia, hidroterapia, massagens, estimulação elétrica, entre outras.

Atua na ativação do sistema neurológico, no sistema de processamento de informações proprioceptivas e no sistema circulatório. Atua não só no sistema músculo/esqueléticos sobre os movimentos do corpo, mas também tem ação na circulação sanguínea e linfática, temperatura corporal, etc. Portanto, aplicação do kinesiotaping no músculo, afeta vários sistemas. Daí a importância de tratar o músculo a fim de recuperar com maior rapidez e competência, podendo secundariamente ativar o próprio processo de auto-cura do corpo. Estudos têm demonstrado que através da aplicação do kinesiotaping com uma % tão alta de material elástico, pode ajudar os músculos a se recuperar, sendo um método não-invasivo de ajuda externa. A utilização do kinesiotaping foi uma nova abordagem para o tratamento de nervos, músculos e órgãos.

Prof. MS. Diogo Lyra Crefito: 43694 F

Mestre em Saúde da Família

Prof. da Universidade Estácio de Sá

Coordenador do Centro Integrado de Reabilitação Acelerada (CIRA)

Fisioterapeuta do Futebol Profissional do Esporte Clube São João da Barra-RJ.

Comentar
Compartilhe
Metade dos brasileiros não pratica atividades físicas
24/07/2012 | 15h32

Na semana que antecede o início dos Jogos Olímpicos de Londres, a revista “The Lancet” publicou uma edição com cinco estudos que mostra como a população está fora de forma. Seus coordenadores compararam pesquisas da área de saúde feitas com a população adulta (acima de 15 anos) de 122 países, que concentram 89% da população mundial. O sedentarismo causa 5,3 milhões por ano — mais do que o tabagismo (5,1 milhões). E o Brasil não saiu bem no retrato: 49,2% de sua população é fisicamente inativa. A média mundial é de 31%. O conceito de atividade física suficiente é de meia hora de exercícios moderados cinco dias por semana, ou 20 minutos de práticas mais intensas três vezes semanalmente, ou ainda alguma combinação entre essas duas formas.

O percentual brasileiro de homens fisicamente inativos (47,2%) é semelhante ao visto em países escandinavos e aos ibéricos, mas acima do visto nos Estados Unidos e Canadá (ambos entre 30-39%) e França, Alemanha, Rússia e China (todos entre 20 a 29%). Um índice pior que o das mulheres brasileiras (51,6%) é visto em ainda menos países — entre eles África do Sul (56,5%), Reino Unido (68,6%) e Argentina (70,9%). O sexo feminino, quase no mundo inteiro, é mais sedentário que o masculino: 34% delas não praticam exercícios, enquanto 28% dos homens estão na mesma condição. Há, no entanto, exceções: em países como Rússia, Croácia, Luxemburgo, Grécia e Iraque, elas se mexem mais do que eles. Malta, um arquipélago no sul da Europa, é a nação mais preguiçosa: 72% dos adultos de lá praticam menos exercício do que o recomendado. Suazilândia e Arábia Saudita vêm logo atrás, com 69% da população avessa à atividade física. No outro extremo da tabela, Bangladesh aparece como o país mais preocupado com a boa forma: apenas 5% dos adultos declaram não fazer exercícios.

Leia mais sobre esse assunto aqui!

Atualização, hoje (25), relacionado a conteúdo.
Comentar
Compartilhe
Cenas da corrida Bote Fé na Vida
23/07/2012 | 20h20

Estas fotos registraram os que estiveram presentes neste evento muito legal em prol da Motricidade Humana, estimulando o Ser Motriz ao movimento. Obrigado a todos os presentes e aos que trabalharam nos bastidores. Foram ótimas as emoções e até a próxima!

Comentar
Compartilhe
Resultados da Corrida Bote Fé na Vida
22/07/2012 | 17h46

Estes são os resultados da corrida Bote Fé na Vida, realizada hoje (22), aqui em Campos. Foi um evento muito legal e muito me orgulha ter podido fazer parte e convivido, neste período, com pessoas tão especiais. Um obrigado aos guerreiros Alex, Henrique, Leonardo, caminhantes, corredores e ao Presidente da FME, Magno Prisco, por me dar esta oportunidade de trabalhar proporcionando qualidade de vida para a população, um dos objetivos da FME. Abaixo, resultados do masculino, feminino e geral. Até a próxima, breve tem mais novidades.

Relatório Geral Masculino Coloc. Num. Atleta Idade Sexo Fx.Et. Cl.Fx.Et. Tempo Liquido Equipe 1 7653 INACIO SOUZA VIEIRA 1 M M0099 1 00:15:26 00:15:25 2 7610 FABIANO FIGUEIREDO CONCEIÇÃO 28 M M0099 2 00:16:37 00:16:36 3 7747 LUIZ CLAUDIO DA SILVA BARRETO 37 M M0099 3 00:16:46 00:16:44 4 7935 VANILDO SÁ 30 M M0099 4 00:17:13 00:17:12 5 7550 BRUNO DO VAL 29 M M0099 5 00:17:48 00:17:47 6 7698 JULIO AUGUSTO MACHADO DA SILVA 47 M M0099 6 00:17:54 00:17:53 7 7692 JOSIMAR LOPES DOS SANTOS 34 M M0099 7 00:18:27 00:18:23 8 7939 NILSON FERREIRA DA SILVA 30 M M0099 8 00:18:37 00:18:35 9 7941 JOAO VICTOR DE JESUS FERREIRA 30 M M0099 9 00:19:08 00:19:07 10 7517 AMARO JORGE CORREA DE FREITAS 59 M M0099 10 00:19:11 00:19:10 11 7570 CIRINIE DIAS DA SILVA 59 M M0099 11 00:19:24 00:19:22 12 7919 WILLIAN ALISSON MARIANO 25 M M0099 12 00:19:46 00:19:45 13 7532 ANTÔNIO C. F. M. RANGEL 21 M M0099 13 00:20:47 00:20:46 14 7746 LUIZ ALBERTO OLIVEIRA DE MENEZES 39 M M0099 14 00:20:48 00:20:46 15 7901 TOBIAS JOSÉ DEGLI ESPOSTI ROSA 19 M M0099 15 00:20:49 00:20:47 16 7678 JONATHAN HENRIQUES DE SIQUEIRA 20 M M0099 16 00:20:50 00:20:48 17 7773 MARCOS PAULO ALMEIDA NEVES 38 M M0099 17 00:20:52 00:20:49 18 7737 LUCIANO GUIMARÃES NEVES 41 M M0099 18 00:21:00 00:20:48 19 7623 FRANCISCO JOSÉ IVO 47 M M0099 19 00:21:06 00:21:05 20 7846 RAFAEL ALVES ABUD 38 M M0099 20 00:21:25 00:21:12 21 7739 LUCIANO SAAD PEIXOTO 36 M M0099 21 00:21:43 00:21:30 22 7502 ADAUTO NOGUEIRA DE OLIVEIRA JÚNIOR 38 M M0099 22 00:21:46 00:21:43 23 7606 EVERALDO PEREIRA DE CARVALHO 64 M M0099 23 00:22:10 00:22:02 24 7685 JOSÉ RONALDO RIBEIRO BARRETO 30 M M0099 24 00:22:13 00:22:08 25 7924 BRUNO AZEVEDO DOS REIS 30 M M0099 25 00:22:15 00:22:10 26 7509 ALESSANDRO NATALINO 38 M M0099 26 00:22:21 00:22:08 27 7722 LEONARDO SOUZA BARROSO 35 M M0099 27 00:22:21 00:22:09 28 7607 FÁBIO BENTO DOS REIS 38 M M0099 28 00:22:23 00:22:04 29 7869 RODRIGO DOS SANTOS GOMES 24 M M0099 29 00:22:29 00:22:25 30 7688 JOSE MAURICIO SIQUEIRA 37 M M0099 30 00:22:30 00:22:23 31 7551 BRUNO DOS SANTOS DEL ESPOSTI 32 M M0099 31 00:23:05 00:22:56 32 7590 EDMAR DA SILVA ANDRADE 46 M M0099 32 00:23:06 00:22:54 33 7807 MIGUEL ELIAS RAMOS NOGUEIRA 20 M M0099 33 00:23:07 00:23:04 34 7769 MARCOS BARBOSA SILVA 35 M M0099 34 00:23:08 00:22:57 35 7926 NICKOLAS CRESPO 32 M M0099 35 00:23:18 00:23:03 36 7627 GENILSON BARRETO ALVES 53 M M0099 36 00:23:19 00:23:09 37 7535 ANTONIO CARLOS CHAGAS FERREIRA 47 M M0099 37 00:23:27 00:23:26 38 7711 LEONARDO BASILIO CAETANO 31 M M0099 38 00:23:30 00:23:21 39 7918 WENDEL CARLOS DOS SANTOS MUNIZ 25 M M0099 39 00:23:33 00:23:31 40 7531 ANGELO DE SOUZA RIBEIRO 25 M M0099 40 00:23:35 00:23:33 41 7835 PAULO VITOR RIBEIRO CHAGAS 22 M M0099 41 00:23:59 00:23:52 42 7671 JHONYS STEFEN HENRIQUE GAZAL 24 M M0099 42 00:24:00 00:23:58 43 7676 JOAQUIM SANGUEDO 42 M M0099 43 00:24:22 00:24:16 44 7710 LEANDRO VIVEIROS RANGEL 27 M M0099 44 00:24:26 00:24:20 45 7505 ADRIANO QUIRINO MENDES 32 M M0099 45 00:24:31 00:24:22 46 7864 RODOLFO SOUSA FREITAS 42 M M0099 46 00:24:36 00:24:27 47 7718 LEONARDO PEREZ SIQUEIRA MOTA 14 M M0099 47 00:24:40 00:24:33 48 7781 MANUEL ARMANDO DA SILVA 23 M M0099 48 00:24:41 00:24:31 49 7914 VITOR HUGO PACHECO CAMPOS 11 M M0099 49 00:24:43 00:24:32 50 7577 CRISTIANO SIMÃO MILLER 38 M M0099 50 00:24:44 00:24:37 51 7934 GILBLAINER DA SILVA ANCELME 30 M M0099 51 00:24:49 00:24:37 52 7851 RALPH LANNES 38 M M0099 52 00:25:01 00:24:49 53 7938 JORGE CARLOS ROSA BATISTA JÚNIOR 30 M M0099 53 00:25:02 00:24:49 54 7972 JOSIMAR LOPES 22 M M0099 54 00:25:10 00:25:10 55 7588 DIEGO SUISSO DA HORA 31 M M0099 55 00:25:18 00:25:10 56 7897 THIAGO SUISSO DA HORA 33 M M0099 56 00:25:19 00:25:12 57 7663 JAIR ABREU DE SOUZA JUNIOR 20 M M0099 57 00:25:26 00:25:23 58 7538 ANTONIO CARLOS PEIXOTO PORTO 44 M M0099 58 00:25:30 00:25:22 59 7730 LUÍS GUSTAVO RODRIGUES BARRETO 17 M M0099 59 00:25:49 00:25:43 60 7707 LEANDRO ALCY SALES FERREIRA 35 M M0099 60 00:26:01 00:25:48 61 7772 MARCOS LUÍS RIBEIRO MOREIRA 41 M M0099 61 00:26:10 00:26:07 62 7523 ANDERSON RANGEL MAGALÃES MANHÃES 18 M M0099 62 00:26:16 00:26:14 63 7749 LUIZ FERNANDO MOURA VIEIRA 38 M M0099 63 00:26:16 00:25:38 64 7603 ERENITO ANTONIO 77 M M0099 64 00:26:18 00:26:12 65 7686 JOSE EDUARDO SILVA AZEREDO 33 M M0099 65 00:26:29 00:26:15 66 7733 LUCAS SOUZA GORDO 18 M M0099 66 00:26:42 00:26:40 67 7947 RODRIGO FERREIRA 20 M M0099 67 00:26:46 00:26:30 68 7940 ROGERIO BARRETO DE SOUZA 30 M M0099 68 00:26:58 00:26:48 69 7930 CARLOS ANTONIO FERREIRA JR 32 M M0099 69 00:27:14 00:27:00 70 7631 GILBERTO J. A. NAVARRO 20 M M0099 70 00:27:19 00:27:15 71 7871 RODRIGO FONSECA RIBEIRO 29 M M0099 71 00:27:22 00:27:11 72 7664 JAIR RUFINO PEDRO JUNIOR 37 M M0099 72 00:27:33 00:27:28 73 7830 PAULO MARCOS RAMOS NOGUEIRA 24 M M0099 73 00:27:47 00:27:44 74 7885 SÉRGIO FIGUEIRÔA PEREIRA 15 M M0099 74 00:27:50 00:27:46 75 7856 REINALDO CAMPOS DAMIANO 55 M M0099 75 00:27:52 00:27:37 76 7843 PERICLES DE ALCANTARA EVRES 46 M M0099 76 00:27:53 00:27:45 77 7525 ANDRÉ LUIZ DA SILVA SOUZA 38 M M0099 77 00:28:33 00:27:40 78 7560 CARLOS AUGUSTO MARTINS 34 M M0099 78 00:28:40 00:28:19 79 7902 VANDERLEI DE OLIVEIRA 36 M M0099 79 00:28:40 00:28:33 80 7878 RONALDO RANGEL TOLEDO 48 M M0099 80 00:28:44 00:28:39 81 7893 THALES BARBOZA TOLEDO 16 M M0099 81 00:28:44 00:28:39 82 7624 FREDERICO PEREIRA DE SOUZA 37 M M0099 82 00:28:45 00:28:37 83 7792 MATEUS SIQUEIRA DE SOUZA 16 M M0099 83 00:28:51 00:28:42 84 7937 MARCOS ANTONIO NUNES 30 M M0099 84 00:28:53 00:28:45 85 7942 GABRIEL SOLINO DE ABREU 20 M M0099 85 00:28:58 00:28:50 86 7700 KLAUS JONNY VOLL 65 M M0099 86 00:29:10 00:29:04 87 7945 LUIS FILIPE CARDOSO 20 M M0099 87 00:29:38 00:29:30 88 7931 LUIZ VICTOR COUTINHO 32 M M0099 88 00:29:47 00:29:23 89 7559 CARLOS AUGUSTO DUNCAN FRANCO 27 M M0099 89 00:30:06 00:29:59 90 7522 ANDERSON 19 M M0099 90 00:30:10 00:28:32 91 7533 ANTÔNIO JÚLIO 18 M M0099 91 00:30:33 00:30:23 92 7943 RODOLFO DOS SANTOS SOUZA 20 M M0099 92 00:30:40 00:30:33 93 7923 RAFAEL FERREIRA M. NOGUEIRA 25 M M0099 93 00:31:30 00:31:29 94 7886 SEBASTIÃO C. P. DE AZEREDO 47 M M0099 94 00:31:52 00:31:45 95 7921 ZELIO CABRAL 42 M M0099 95 00:32:54 00:32:47 96 7889 TARCISIO CAMPOS FREITAS 18 M M0099 96 00:33:57 00:33:46 97 7817 NICHOLLAS XAVIER GOMES PESSANHA 18 M M0099 97 00:34:11 00:34:02 98 7800 MAXUEL RIBEIRO DOS SANTOS 42 M M0099 98 00:34:55 00:34:44 99 7833 PAULO SERGIO DE OLIVEIRA GOMES 44 M M0099 99 00:34:56 00:34:41 100 7909 VICTOR CESAR DOS SANTOS ROCHA 31 M M0099 100 00:36:48 00:36:39 101 7755 MARIA DE FÁTIMA MIRANDA 22 M M0099 101 00:37:10 00:36:32 102 7633 GILLYS SILVA FERREIRA 25 M M0099 102 00:39:05 00:39:03 103 7811 MURILO VEREDIANO 47 M M0099 103 00:40:13 00:40:07 104 7944 RAFAEL VIANA 20 M M0099 104 00:44:52 00:44:44 105 7874 ROMÁRIO LOPES DUARTE 24 M M0099 105 00:44:55 00:44:51 106 7708 LEANDRO MELLO DE SOUZA 21 M M0099 106 00:44:57 00:44:51 107 7716 LEONARDO MESQUITA CAETANO 21 M M0099 107 00:45:15 00:43:56 108 7566 CARLOS ROBERTO GONÇALVES 67 M M0099 108 00:49:22 00:49:16 109 7729 LUÍS FELIPE DA COSTA TERRA 19 M M0099 109 01:03:18 01:03:18

Geral Feminino Coloc. Num. Atleta Idade Sexo Fx.Et. Cl.Fx.Et. Tempo Liquido Equipe 1 7810 MONICA CRISTINA DA SILVA RIBEIRO 34 F F0099 1 00:21:23 00:21:22 2 7927 ROSENI RANGEL BARROSO 51 F F0099 2 00:23:08 00:23:06 3 7778 MARIA DO PARTO GALVÃO DE SOUZA 37 F F0099 3 00:26:01 00:25:54 4 7585 DANILLA SOUZA DE OLIVEIRA BARBOSA 27 F F0099 4 00:26:43 00:26:39 5 7547 BRUNA BORROMEU TEIXEIRA PIRACIABA 19 F F0099 5 00:27:19 00:27:14 6 7702 LAÍS VENÂNCIO MACHADO 18 F F0099 6 00:27:34 00:27:33 7 7649 HÉLIA MÁRCIA SANTOS ALMEIDA 41 F F0099 7 00:27:40 00:27:25 8 7726 LILLIANY CORDEIRO 39 F F0099 8 00:27:47 00:27:44 9 7572 CLÁUDIA QUARESMA CHACUR 41 F F0099 9 00:27:50 00:27:36 10 7882 ROSANE MARQUES LIMA COSTA 43 F F0099 10 00:28:53 00:28:50 11 7750 LUIZA POUBEL A LOCATELLI MARUN 26 F F0099 11 00:30:19 00:30:10 12 7506 ADRIELLEN LIMA DE SOUSA 24 F F0099 12 00:31:59 00:31:54 13 7569 CAROLINE FRANCISCO DA HORA 16 F F0099 13 00:32:53 00:32:53 14 7904 VANESSA MARCELINO MONTEIRO 28 F F0099 14 00:32:53 00:32:49 15 7554 CAMILLY EVEN MONTEIRO VIANA 15 F F0099 15 00:33:01 00:32:59 16 7657 ISABELLA XAVIER GRAIN 30 F F0099 16 00:33:55 00:33:48 17 7890 TERESA V. A. TAVARES 42 F F0099 17 00:34:18 00:34:02 18 7705 LAURA GONÇALVES MOTA 21 F F0099 18 00:34:19 00:34:13 19 7652 INA RACHEL DE FARIA VIANA 30 F F0099 19 00:34:33 00:34:13 20 7668 JESSICA MANHAES GOMES 20 F F0099 20 00:36:47 00:36:38 21 7853 RAQUEL RANGEL DAMIANO 23 F F0099 21 00:37:17 00:37:12 22 7922 VALÉRIA LONGOBARDI 45 F F0099 22 00:37:27 00:36:38 23 7615 FERNANDA PEREIRA LAURINDO 21 F F0099 23 00:41:48 00:41:45 24 7854 RAYSA SILVA FERREIRA 23 F F0099 24 00:41:57 00:41:54 25 7660 JÉSSICA ANTUNES DE FIGUEIREDO 19 F F0099 25 00:44:51 00:44:43 26 7515 AMANDA PESSANHA GOMES 17 F F0099 26 00:44:57 00:44:51 27 7929 LÍVIA MARIA PIMENTEL MARQUES 22 F F0099 27 00:44:59 00:44:56 Relatório Geral Masculino e Feminino Coloc. Num. Atleta Idade Sexo Fx.Et. Cl.Fx.Et. Tempo Liquido Equipe 1 7653 INACIO SOUZA VIEIRA 1 M M0099 1 00:15:26 00:15:25 2 7610 FABIANO FIGUEIREDO CONCEIÇÃO 28 M M0099 2 00:16:37 00:16:36 3 7747 LUIZ CLAUDIO DA SILVA BARRETO 37 M M0099 3 00:16:46 00:16:44 4 7935 VANILDO SÁ 30 M M0099 4 00:17:13 00:17:12 5 7550 BRUNO DO VAL 29 M M0099 5 00:17:48 00:17:47 6 7698 JULIO AUGUSTO MACHADO DA SILVA 47 M M0099 6 00:17:54 00:17:53 7 7692 JOSIMAR LOPES DOS SANTOS 34 M M0099 7 00:18:27 00:18:23 8 7939 NILSON FERREIRA DA SILVA 30 M M0099 8 00:18:37 00:18:35 9 7941 JOAO VICTOR DE JESUS FERREIRA 30 M M0099 9 00:19:08 00:19:07 10 7517 AMARO JORGE CORREA DE FREITAS 59 M M0099 10 00:19:11 00:19:10 11 7570 CIRINIE DIAS DA SILVA 59 M M0099 11 00:19:24 00:19:22 12 7919 WILLIAN ALISSON MARIANO 25 M M0099 12 00:19:46 00:19:45 13 7532 ANTÔNIO C. F. M. RANGEL 21 M M0099 13 00:20:47 00:20:46 14 7746 LUIZ ALBERTO OLIVEIRA DE MENEZES 39 M M0099 14 00:20:48 00:20:46 15 7901 TOBIAS JOSÉ DEGLI ESPOSTI ROSA 19 M M0099 15 00:20:49 00:20:47 16 7678 JONATHAN HENRIQUES DE SIQUEIRA 20 M M0099 16 00:20:50 00:20:48 17 7773 MARCOS PAULO ALMEIDA NEVES 38 M M0099 17 00:20:52 00:20:49 18 7737 LUCIANO GUIMARÃES NEVES 41 M M0099 18 00:21:00 00:20:48 19 7623 FRANCISCO JOSÉ IVO 47 M M0099 19 00:21:06 00:21:05 20 7810 MONICA CRISTINA DA SILVA RIBEIRO 34 F F0099 1 00:21:23 00:21:22 21 7846 RAFAEL ALVES ABUD 38 M M0099 20 00:21:25 00:21:12 22 7739 LUCIANO SAAD PEIXOTO 36 M M0099 21 00:21:43 00:21:30 23 7502 ADAUTO NOGUEIRA DE OLIVEIRA JÚNIOR 38 M M0099 22 00:21:46 00:21:43 24 7606 EVERALDO PEREIRA DE CARVALHO 64 M M0099 23 00:22:10 00:22:02 25 7685 JOSÉ RONALDO RIBEIRO BARRETO 30 M M0099 24 00:22:13 00:22:08 26 7924 BRUNO AZEVEDO DOS REIS 30 M M0099 25 00:22:15 00:22:10 27 7509 ALESSANDRO NATALINO 38 M M0099 26 00:22:21 00:22:08 28 7722 LEONARDO SOUZA BARROSO 35 M M0099 27 00:22:21 00:22:09 29 7607 FÁBIO BENTO DOS REIS 38 M M0099 28 00:22:23 00:22:04 30 7869 RODRIGO DOS SANTOS GOMES 24 M M0099 29 00:22:29 00:22:25 31 7688 JOSE MAURICIO SIQUEIRA 37 M M0099 30 00:22:30 00:22:23 32 7551 BRUNO DOS SANTOS DEL ESPOSTI 32 M M0099 31 00:23:05 00:22:56 33 7590 EDMAR DA SILVA ANDRADE 46 M M0099 32 00:23:06 00:22:54 34 7807 MIGUEL ELIAS RAMOS NOGUEIRA 20 M M0099 33 00:23:07 00:23:04 35 7769 MARCOS BARBOSA SILVA 35 M M0099 34 00:23:08 00:22:57 36 7927 ROSENI RANGEL BARROSO 51 F F0099 2 00:23:08 00:23:06 37 7926 NICKOLAS CRESPO 32 M M0099 35 00:23:18 00:23:03 38 7627 GENILSON BARRETO ALVES 53 M M0099 36 00:23:19 00:23:09 39 7535 ANTONIO CARLOS CHAGAS FERREIRA 47 M M0099 37 00:23:27 00:23:26 40 7711 LEONARDO BASILIO CAETANO 31 M M0099 38 00:23:30 00:23:21 41 7918 WENDEL CARLOS DOS SANTOS MUNIZ 25 M M0099 39 00:23:33 00:23:31 42 7531 ANGELO DE SOUZA RIBEIRO 25 M M0099 40 00:23:35 00:23:33 43 7835 PAULO VITOR RIBEIRO CHAGAS 22 M M0099 41 00:23:59 00:23:52 44 7671 JHONYS STEFEN HENRIQUE GAZAL 24 M M0099 42 00:24:00 00:23:58 45 7676 JOAQUIM SANGUEDO 42 M M0099 43 00:24:22 00:24:16 46 7710 LEANDRO VIVEIROS RANGEL 27 M M0099 44 00:24:26 00:24:20 47 7505 ADRIANO QUIRINO MENDES 32 M M0099 45 00:24:31 00:24:22 48 7864 RODOLFO SOUSA FREITAS 42 M M0099 46 00:24:36 00:24:27 49 7718 LEONARDO PEREZ SIQUEIRA MOTA 14 M M0099 47 00:24:40 00:24:33 50 7781 MANUEL ARMANDO DA SILVA 23 M M0099 48 00:24:41 00:24:31 51 7914 VITOR HUGO PACHECO CAMPOS 11 M M0099 49 00:24:43 00:24:32 52 7577 CRISTIANO SIMÃO MILLER 38 M M0099 50 00:24:44 00:24:37 53 7934 GILBLAINER DA SILVA ANCELME 30 M M0099 51 00:24:49 00:24:37 54 7851 RALPH LANNES 38 M M0099 52 00:25:01 00:24:49 55 7938 JORGE CARLOS ROSA BATISTA JÚNIOR 30 M M0099 53 00:25:02 00:24:49 56 7972 JOSIMAR LOPES 22 M M0099 54 00:25:10 00:25:10 57 7588 DIEGO SUISSO DA HORA 31 M M0099 55 00:25:18 00:25:10 58 7897 THIAGO SUISSO DA HORA 33 M M0099 56 00:25:19 00:25:12 59 7663 JAIR ABREU DE SOUZA JUNIOR 20 M M0099 57 00:25:26 00:25:23 60 7538 ANTONIO CARLOS PEIXOTO PORTO 44 M M0099 58 00:25:30 00:25:22 61 7730 LUÍS GUSTAVO RODRIGUES BARRETO 17 M M0099 59 00:25:49 00:25:43 62 7707 LEANDRO ALCY SALES FERREIRA 35 M M0099 60 00:26:01 00:25:48 63 7778 MARIA DO PARTO GALVÃO DE SOUZA 37 F F0099 3 00:26:01 00:25:54 64 7772 MARCOS LUÍS RIBEIRO MOREIRA 41 M M0099 61 00:26:10 00:26:07 65 7523 ANDERSON RANGEL MAGALÃES MANHÃES 18 M M0099 62 00:26:16 00:26:14 66 7749 LUIZ FERNANDO MOURA VIEIRA 38 M M0099 63 00:26:16 00:25:38 67 7603 ERENITO ANTONIO 77 M M0099 64 00:26:18 00:26:12 68 7686 JOSE EDUARDO SILVA AZEREDO 33 M M0099 65 00:26:29 00:26:15 69 7733 LUCAS SOUZA GORDO 18 M M0099 66 00:26:42 00:26:40 70 7585 DANILLA SOUZA DE OLIVEIRA BARBOSA 27 F F0099 4 00:26:43 00:26:39 71 7947 RODRIGO FERREIRA 20 M M0099 67 00:26:46 00:26:30 72 7940 ROGERIO BARRETO DE SOUZA 30 M M0099 68 00:26:58 00:26:48 73 7930 CARLOS ANTONIO FERREIRA JR 32 M M0099 69 00:27:14 00:27:00 74 7547 BRUNA BORROMEU TEIXEIRA PIRACIABA 19 F F0099 5 00:27:19 00:27:14 75 7631 GILBERTO J. A. NAVARRO 20 M M0099 70 00:27:19 00:27:15 76 7871 RODRIGO FONSECA RIBEIRO 29 M M0099 71 00:27:22 00:27:11 77 7664 JAIR RUFINO PEDRO JUNIOR 37 M M0099 72 00:27:33 00:27:28 78 7702 LAÍS VENÂNCIO MACHADO 18 F F0099 6 00:27:34 00:27:33 79 7649 HÉLIA MÁRCIA SANTOS ALMEIDA 41 F F0099 7 00:27:40 00:27:25 80 7726 LILLIANY CORDEIRO 39 F F0099 8 00:27:47 00:27:44 81 7830 PAULO MARCOS RAMOS NOGUEIRA 24 M M0099 73 00:27:47 00:27:44 82 7572 CLÁUDIA QUARESMA CHACUR 41 F F0099 9 00:27:50 00:27:36 83 7885 SÉRGIO FIGUEIRÔA PEREIRA 15 M M0099 74 00:27:50 00:27:46 84 7856 REINALDO CAMPOS DAMIANO 55 M M0099 75 00:27:52 00:27:37 85 7843 PERICLES DE ALCANTARA EVRES 46 M M0099 76 00:27:53 00:27:45 86 7525 ANDRÉ LUIZ DA SILVA SOUZA 38 M M0099 77 00:28:33 00:27:40 87 7560 CARLOS AUGUSTO MARTINS 34 M M0099 78 00:28:40 00:28:19 88 7902 VANDERLEI DE OLIVEIRA 36 M M0099 79 00:28:40 00:28:33 89 7878 RONALDO RANGEL TOLEDO 48 M M0099 80 00:28:44 00:28:39 90 7893 THALES BARBOZA TOLEDO 16 M M0099 81 00:28:44 00:28:39 91 7624 FREDERICO PEREIRA DE SOUZA 37 M M0099 82 00:28:45 00:28:37 92 7792 MATEUS SIQUEIRA DE SOUZA 16 M M0099 83 00:28:51 00:28:42 93 7882 ROSANE MARQUES LIMA COSTA 43 F F0099 10 00:28:53 00:28:50 94 7937 MARCOS ANTONIO NUNES 30 M M0099 84 00:28:53 00:28:45 95 7942 GABRIEL SOLINO DE ABREU 20 M M0099 85 00:28:58 00:28:50 96 7700 KLAUS JONNY VOLL 65 M M0099 86 00:29:10 00:29:04 97 7945 LUIS FILIPE CARDOSO 20 M M0099 87 00:29:38 00:29:30 98 7931 LUIZ VICTOR COUTINHO 32 M M0099 88 00:29:47 00:29:23 99 7559 CARLOS AUGUSTO DUNCAN FRANCO 27 M M0099 89 00:30:06 00:29:59 100 7522 ANDERSON 19 M M0099 90 00:30:10 00:28:32 101 7750 LUIZA POUBEL A LOCATELLI MARUN 26 F F0099 11 00:30:19 00:30:10 102 7533 ANTÔNIO JÚLIO 18 M M0099 91 00:30:33 00:30:23 103 7943 RODOLFO DOS SANTOS SOUZA 20 M M0099 92 00:30:40 00:30:33 104 7923 RAFAEL FERREIRA M. NOGUEIRA 25 M M0099 93 00:31:30 00:31:29 105 7886 SEBASTIÃO C. P. DE AZEREDO 47 M M0099 94 00:31:52 00:31:45 106 7506 ADRIELLEN LIMA DE SOUSA 24 F F0099 12 00:31:59 00:31:54 107 7569 CAROLINE FRANCISCO DA HORA 16 F F0099 13 00:32:53 00:32:53 108 7904 VANESSA MARCELINO MONTEIRO 28 F F0099 14 00:32:53 00:32:49 109 7921 ZELIO CABRAL 42 M M0099 95 00:32:54 00:32:47 110 7554 CAMILLY EVEN MONTEIRO VIANA 15 F F0099 15 00:33:01 00:32:59 111 7657 ISABELLA XAVIER GRAIN 30 F F0099 16 00:33:55 00:33:48 112 7889 TARCISIO CAMPOS FREITAS 18 M M0099 96 00:33:57 00:33:46 113 7817 NICHOLLAS XAVIER GOMES PESSANHA 18 M M0099 97 00:34:11 00:34:02 114 7890 TERESA V. A. TAVARES 42 F F0099 17 00:34:18 00:34:02 115 7705 LAURA GONÇALVES MOTA 21 F F0099 18 00:34:19 00:34:13 116 7652 INA RACHEL DE FARIA VIANA 30 F F0099 19 00:34:33 00:34:13 117 7800 MAXUEL RIBEIRO DOS SANTOS 42 M M0099 98 00:34:55 00:34:44 118 7833 PAULO SERGIO DE OLIVEIRA GOMES 44 M M0099 99 00:34:56 00:34:41 119 7668 JESSICA MANHAES GOMES 20 F F0099 20 00:36:47 00:36:38 120 7909 VICTOR CESAR DOS SANTOS ROCHA 31 M M0099 100 00:36:48 00:36:39 121 7755 MARIA DE FÁTIMA MIRANDA 22 M M0099 101 00:37:10 00:36:32 122 7853 RAQUEL RANGEL DAMIANO 23 F F0099 21 00:37:17 00:37:12 123 7922 VALÉRIA LONGOBARDI 45 F F0099 22 00:37:27 00:36:38 124 7633 GILLYS SILVA FERREIRA 25 M M0099 102 00:39:05 00:39:03 125 7811 MURILO VEREDIANO 47 M M0099 103 00:40:13 00:40:07 126 7615 FERNANDA PEREIRA LAURINDO 21 F F0099 23 00:41:48 00:41:45 127 7854 RAYSA SILVA FERREIRA 23 F F0099 24 00:41:57 00:41:54 128 7660 JÉSSICA ANTUNES DE FIGUEIREDO 19 F F0099 25 00:44:51 00:44:43 129 7944 RAFAEL VIANA 20 M M0099 104 00:44:52 00:44:44 130 7874 ROMÁRIO LOPES DUARTE 24 M M0099 105 00:44:55 00:44:51 131 7515 AMANDA PESSANHA GOMES 17 F F0099 26 00:44:57 00:44:51 132 7708 LEANDRO MELLO DE SOUZA 21 M M0099 106 00:44:57 00:44:51 133 7929 LÍVIA MARIA PIMENTEL MARQUES 22 F F0099 27 00:44:59 00:44:56 134 7716 LEONARDO MESQUITA CAETANO 21 M M0099 107 00:45:15 00:43:56 135 7566 CARLOS ROBERTO GONÇALVES 67 M M0099 108 00:49:22 00:49:16 136 7729 LUÍS FELIPE DA COSTA TERRA 19 M M0099 109 01:03:18 01:03:18
Comentar
Compartilhe
Corrida Bote Fé na Vida: tudo pronto!
21/07/2012 | 17h47

Beleza, agora só falta meter o pé no asfalto e fazer o seu melhor. Lembrando que o seu adversário é... você mesmo. Kits entregues, estrutura montada, hoje à noite aquela famosa massa - um macarrão é muito bem vindo, uma ótima noite de sono, um café da manhã leve - nada diferente do seu dia a dia e uma ótima prova com muita diversão. Este domingo promete! Força!

Comentar
Compartilhe
Todos Prontos!
21/07/2012 | 13h45

Maravilha, rapaziada reunida nesta manhã de sábado (21) em mais um treino com foco nas corridas Bote fé na Vida e a Golden 4 Asics. Amanhã, este Time Motriz de primeira grandeza vai estar presente na Catedral de São Salvador, regenerando para o próximo domingo (29). Boas competições e muita diversão para todos os participantes, e tomara que estes corredores abaixo, sirvam de inspiração para o estímulo ao movimento.

Comentar
Compartilhe
Minha Maratona, por Emily Lotério
20/07/2012 | 05h20

Vou confessar esta prova não estava nos meus planos, mas como acompanhar o treino com amigos e não competir com eles? Participar de outra maratona este ano estava fora da planilha, não pela prova, mas pelos duros treinos que tive que enfrentar sozinha no ano passado. Não dava para esquecer como foi difícil cada longo sozinha na rua ou muitas vezes na esteira 18, 20km, só para falar com alguém durante o treino... Este ano os treinos foram se encaixando naturalmente e eu não podia perder a oportunidade...Rsrsrsrs. Eu não podia ficar de fora. E assim fomos evoluindo, fizemos ótimos treinos, lindas paisagens, muitos deles começavam com a lua (5h da manhã) e terminavam com o sol , outros começavam com o sol e terminavam com a lua a beira mar... Bom, embora muitos treinos tenham sido maravilhosos, alguns foram bem duros, mas tinham que ser cumpridos, e eu estava lá cansada mentalmente e fisicamente, vindo de noites mal dormidas e tendo que encontrar uma vaguinha no meu dia de mãe, esposa, filha, prof de hidro, natação, ginástica olímpica e personal para os treinos da maratona. Isso sem abandonar os treinos do triathlon que a princípio era o objetivo do ano antes de eu inventar essa história de maratona.

Eu estava confiante, mas dias antes da maratona eu adquiri uma contratura muscular na panturrilha esquerda, nada de muito complicado, mas o suficiente para deixar alguns treinos de lado e tratar com fisioterapia. A semana da prova estava correndo e eu com mil compromissos que não me deixavam descansar e ainda tendo que tratar da minha panturrilha com gelo várias vezes ao dia e algumas sessões de fisioterapia, cada minuto valia ouro naquela semana... Mas ainda pensava positivamente, até que resolvi fazer um treino leve para terminar a semana... Fiquei arrasada, porque vi que eu não estava totalmente recuperada. Eram sentimentos de tristeza, raiva e ao mesmo tempo eu brigava comigo mesma, porque aquilo não era motivo para abalar ninguém... Nossa, que besteira... Mas, naquele momento ficou clara a proporção que o esporte tomou na minha vida. Então, nos momentos mais difíceis da prova eu pensava que tinha que completar. Depois de uma contratura muscular, um carro tentar me atropelar na sexta-feira, um casamento em campos no sábado, não estar presente pela primeira vez em dez anos na quadrilha dos meus filhos (de todos os contratempos, o pior), chegar ao Rio quase meia noite, dormir menos de quatro horas antes da prova, quase perder o ônibus para a largada... Eu não tinha apenas que completar a maratona, eu merecia fazer uma boa prova.

Felizmente consegui!! Cruzei a linha de chegada com o tempo de 3:54:39 e a sensação de dever cumprido! Bom demais! Agradeço de coração a todos que aceitaram meus convites para treinar, a todos que me incluíram em seus treinos, a todos que de alguma forma me ajudaram, fisioterapeuta, amigos, família e é claro meu técnico Ronaldo Maciel, que além de estar diante de uma atleta muitas vezes teimosa, estava também sendo obrigado a ¨trocar ideias¨ com sua colega de trabalho e também esposa...rsrsrsrs . COMO SOU DEPENDENTE DESSA ENDORFINA...QUE VENHA A PRÓXIMA!!

Emily Lotério Barcelos

Prof. de Ed. Física, Personal Training e atleta nas hora vagas.

Comentar
Compartilhe
Quase tudo pronto para a caminhada e corrida "Bote Fé na Vida"
19/07/2012 | 16h48

Quase tudo pronto para a corrida e caminhada "Bote Fé na Vida", evento bacana que vocês nao podem ficar de fora. Aqui na cidade a corrida terá a largada na Catedral de São Salvador e percorrerá a Avenida 15 de novembro em direção a Lapa, retornando para a área central da cidade, indo ainda pela 15 de novembro até a ponte de ferro (linha férrea), retornando e finalizando na Praça São Salvador. Até hoje, quinta (19), 805 pessoas foram inscritas para a corrida e caminhada (500 para a caminhada e 305 para a corrida) restando mais 195 vagas. Local da entrega do Kit para a Corrida Bote Fé na Vida: Centro Diocesano de Pastoral (Igreja Nossa senhora do Rosário), Av. Alberto torres, 509 – Bairro Leopoldina – mais conhecida como Igreja do “saco” e será feito no sábado (21), das 09:00h às 16:00h. Sejam muito bem vindos! Inscrições, aqui!

Comentar
Compartilhe
Exercício físico x Insônia
18/07/2012 | 20h22

Controlar a insônia com sonífero pode ser fácil, mas não é saudável nem seguro, principalmente quando a droga é usada por muito tempo. Exercícios físicos praticados diariamente fortalecem o coração e podem ser considerados uma alternativa salutar para o tratamento da insônia crônica. Estudo de Giselle Soares Passos e colaboradores da Unifesp (Departamento de Psicobiologia) e da Universidade Federal de Goiás (curso de educação física), publicado na revista "Clinics", relata que o exercício físico ajuda nos distúrbios do sono e é eficaz contra insônia crônica.

Os autores afirmam no trabalho que o exercício físico tem sucesso similar ao dos hipnóticos (medicamentos que provocam sono). Tanto os exercícios aeróbicos (como a corrida) quanto os resistidos (com pesos) melhoram o sono e diminuem a depressão em idosos. E não há diferença significativa se a atividade física for realizada pela manhã ou no fim da tarde, por exemplo. Uma das explicações para a melhora do sono estaria relacionada à redução da ansiedade. Outra relaciona o esforço físico ao aumento da serotonina cerebral. Idosos portadores de insônia crônica que realizaram exercícios de quatro meses a 12 meses passaram a adormecer rapidamente devido à redução de tempo entre o estado de vigília e o sono. E, com a melhora do sono, melhorou também, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes.

Fonte: Folha de São Paulo, aqui!

Comentar
Compartilhe
Somente quem já fez entende
17/07/2012 | 21h49

É isso, o título deste post diz tudo: somente quem já cruzou a linha de chegada de uma maratona, entende estas feições - me emocionei quando ví e continuo me emocionando quando revejo - após a conclusão de uma maratona. Até me motivei para encarar seu árduo treinamento novamente, já sei e repasso que após cruzar a linha de chegada, o extase dura em torno de 2 semanas e a experiência fica para toda a vida. Vai para o seu curriculo, acredite! Esta introdução abaixo é de uma matéria que foi uma grande sacada do blog "Pulso", captando as feições dos maratonistas no momento final desta prova de vida. Leiam e vejam se é isso:

Cruzar o pórtico de chegada de uma maratona faz surgir um turbilhão de emoções no corredor. Alegria, satisfação, dor, lágrimas, gritos... tudo isso e mais alguma coisa são os sentimentos que explodem quando se termina os 42,195km da prova e se encerra um sonho, um projeto que pode ter durado meses ou anos. Aquele clichê que diz que “passa um filme diante dos olhos” cabe perfeitamente neste instante. Quando nos aproximamos da chegada, naqueles metros finais, empurrados pelas palavras de incentivo das pessoas que estão torcendo do outro lado das grades, as lembranças dos inúmeros treinos, dos sacrifícios familiares, do esforço em manter uma dieta alimentar, das lesões que vêm e que vão espocam em flashes na mente. A medalha no peito é o símbolo do orgulho. Esse estado de êxtase permanece por muito tempo, premiando a vitória pessoal de todos nós. 

Leia a matéria na íntegra, aqui!  Bons treinos e grandes emoções!

 

Comentar
Compartilhe
Entrega do Kit, regulamento e inscrições: Corrida Bote Fé na Vida
17/07/2012 | 11h28

Local da entrega do Kit para a Corrida Bote Fé na Vida: Centro Diocesano de Pastoral (Igreja Nossa senhora do Rosário), Av. Alberto torres, 509 - Bairro Leopoldina - mais conhecida como Igreja do "saco" e será feito no sábado (21), das 09:00h às 16:00h. O link para as inscrições continua ativo e é por aqui! Abaixo, esclarecimentos sobre o evento.

INSCRIÇÕES – 01 K DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL

Pela INTERNET, no site www.rio2013.com até o dia 20 de Julho de 2012, podendo ser PRORROGADA ou ENCERRADA a qualquer tempo, a critério da ORGANIZAÇÃO e sem aviso prévio. As inscrições poderão ser feitas por terceiros, desde que seja maior de idade e, acompanhada de cópia de um Documento de Identidade do ATLETA, que deverá ser apresentado pelo terceiro no ato da retirada do kit.

O evento terá duração máxima de 01h30min (uma hora e trinta minutos), sendo que o ATLETA que estiver no percurso dentro do tempo projetado, em qualquer ponto do percurso, poderá ser convidado a retirar-se da competição. A  ORGANIZAÇÃO não será mais responsável por qualquer tipo de serviço ou apoio a este corredor ou caminhante.

Não poderão participar do EVENTO, ATLETAS que estejam suspensos, ou que estejam cumprindo qualquer tipo de punição impeditiva imposta por Confederações ou Federações. Poderá ser realizado exame antidoping para os ATLETAS participantes do EVENTO a critério da ORGANIZAÇÃO, de acordo com a Norma 07 de Corridas de Rua da CBAT.

O ATLETA deverá observar o trajeto ou percurso balizado para prova, não sendo permitido qualquer outro meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem ou corte do percurso indicado. É proibido o auxílio de terceiros, como o acompanhamento por ciclistas ou algum tipo de hidratação em movimento, exceto os pontos de abastecimento oferecidos pela própria ORGANIZAÇÃO, bem como o uso de qualquer recurso tecnológico sem prévia autorização, por escrito, da ORGANIZAÇÃO.

Não haverá pagamento de cachê de participação para nenhum ATLETA. A participação do ATLETA no EVENTO é individual. O ATLETA assume e expressamente declara que é conhecedor de seu estado de saúde e capacidade atlética, e treinou adequadamente para o EVENTO. A Direção Técnica da prova reserva-se o direito de incluir no EVENTO ATLETAS especialmente convidados.

Retirada de kits: A entrega do Kit ocorrerá nos municípios onde serão realizados as provas  no dia 21 de Julho das 09:00h as 16:00h,
NÃO SERÃO ENTREGUES KITS NO DIA DA PROVA, NEM APÓS A MESMA. Para retirar o Kit do ATLETA, é necessário apresentar: - Documento de Identidade com foto original (RG ou Carteira de Motorista); - Levar 01 k de alimento não perecível. Poderá a ORGANIZAÇÃO ofertar opção de escolha no dia da entrega do kit de tamanho das camisetas promocionais oferecidas como forma de cortesia e brinde com cotas limitadas de quantidades sem a obrigatoriedade de disponibilização de estoque por tamanho no ato da entrega de kit e/ou nas suas instalações. Solicitamos a todos os participantes utilizar a camisa do evento para maior divulgação da Jornada Mundial da Juventude. O Kit-participante é composto por : -     A Camisa do evento com a logo do evento e do apoiador. Solicitamos à todos que prestigiem o evento com a camisa oficial para auxílio na divulgação da Jornada Mundial da Juventude! Colabore! -          O Número de peito, alfinete e chip descartável (uso obrigatório) -          Hidratação - Copos d´agua no percurso, 2,5km e na chegada Premiação
Os 3 (três) primeiros colocados geral receberão: Troféus, tanto MASCULINO quanto FEMININO e todos os participantes que completarem o percurso receberão Medalha de Participação Os 100 melhores colocados – 50 homens e 50 mulheres terão direito à um convite para um dia no evento “Preparai o Caminho” que acontece no Maracanazinho, entre os dias 27, 28 e 29 de Julho.

 

Comentar
Compartilhe
Musculação x Emagrecimento, por Victor Hugo Rangel
17/07/2012 | 05h39

O dogma de aeróbios e perda de gordura não passa de um equívoco. A utilidade destas atividades é extremamente limitada e deve ser complementada, ou mesmo substituída, por exercícios mais específicos e eficientes. Junto com outras modalidades, a musculação pode ser tida como uma das melhores opções em todos os aspectos: - prevenção de patologias - ganho de massa muscular - tratamento de enfermidades - e claro, redução da gordura corporal.

Existem estudos a favor da musculação com mais de 30 anos de idade. No livro “Fundamentos do Treinamento de Força Muscular”, FLECK & KRAEMER (1999), cita estudos de 1970. Muitos trabalhos encontraram bons resultados com musculação há mais de duas décadas como os publicados em 1978 por GETTMAN et al, WILMORE & GRIMDITCH et al, WILMORE & GIRANDOLA et al. e GETTMAN et al , publicado em 1979. ??Redução de gordura. ??Em 1992, BROEDER e outros autores realizaram um trabalho de 12 semanas na Universidade do Texas onde usaram treinamento aeróbio de baixa intensidade ou musculação.

O grupo que treinou endurance obteve perda de gordura, sem alterações na massa magra, já o treino com pesos induziu tanto um aumento na massa magra quanto redução na gordura corporal. Em 1997, o mesmo grupo acima (agora com a presença de Volpe) publicou um estudo com os mesmo resultados. ??Outro estudo interessante foi feito por BRYNER et al (1999), no qual se compararam os efeitos do treinamento com pesos ao aeróbio juntamente com uma dieta de 800 kcal. O grupo das atividades aeróbias se exercitou 4 vezes por semana durante uma hora. O grupo da musculação só exercitava-se três vezes por semana em 10 exercícios chegando a quatro séries de 8-15 repetições.

Os grupos obtiveram ganhos similiares em VO2 máx e, apesar de ambos perderem peso, os exercícios aeróbios causaram perda de massa magra (cerca de 4 quilos!) o que causou redução no metabolismo de repouso de +/- 200 kcal. Ao contrário da inconveniência dos resultados obtidos com treinamento de endurance, a musculação preservou a massa magra Apesar do que muita gente crê, o fato de se ter um bom condicionamento aeróbio em nada ajuda o seu metabolismo, pois o condicionamento aeróbio em si nada tem a ver com o gasto de energia no metabolismo de repouso.(BINGHAM et al, 1989; BROEDER et al, 1992, WILMORE et al, 1998).

Pode-se correr na esteira a vida inteira e até mesmo se tornar um maratonista que o metabolismo permanecerá igual, a menos que se ganhe massa muscular! Ressaltando, a maioria das evidências sugere que o metabolismo basal é relacionado à quantidade massa magra (BINGHAM et al, 1989; BROEDER et al, 1992; BURKE et al, 1993).

Aqui reside uma inigualável vantagem do treino com sobrecargas, a capacidade de reduzir a gordura corporal e simultaneamente manter ou até mesmo aumentar a massa muscular, o que evita ganhos futuros de peso, melhora a estética e parâmetros funcionais, principalmente na força, coisas que os exercícios aeróbios não fazem (HUNTER et al 1998). 

??Além do ganho de massa magra há estudos mostrando alterações metabólicas interessantes como maior utilização de energia por unidade de massa magra, revelando que a elevação do metabolismo de repouso advindo do treinamento com pesos vai além do ganho de massa magra.

????Comprovadamente a musculação é um excelente meio de reduzir o percentual de gordura, mas os benefícios não se resumem a mera diminuição no tecido adiposo. O treinamento com pesos estimulará a síntese de proteínas musculares melhorando sua estética e as funções do aparelho locomotor.

Além disso, os benefícios obtidos com o uso de exercícios resistidos serão mais duradouros devido à manutenção e até mesmo elevação do metabolismo de repouso, que parece ser relacionado com a massa muscular. ??Enfim, tendo em vista os inúmeros benefícios proporcionados pelos exercícios com pesos é recomendável que se perca o medo da sala de musculação e descubra as maravilhas que lá o esperam. Por isso se você está com uns quilinhos a mais... Vá fazer Força!!! Bons Treinos!!!

Victor Hugo Ferreira Rangel • Graduação em Educação Física (Formação de Licenciatura e Bacharelado) – UNESA (Universidade Estácio de Sá). • Pós - Graduado em Educação Física Escolar – UNESA (Universidade Estácio de Sá Campos dos Goytacazes – RJ).

Comentar
Compartilhe
Sigamos em frente...
16/07/2012 | 16h21

Treino feito com foco nas provas da vida. 5k aqui na cidade dia 22 e circuito Adidas e Golden 4, Rio. Abaixo, tênis que voam usados pelos nobres corredores/madrugadores, repositor energético preferido da rapaziada e muita diversão Motriz estampada nos rostos destes parceiros nota 1000. Percebam o antes e o depois do treino. Sigamos em frente!

Comentar
Compartilhe
Por que é tão difícil começar a malhar? Por Ângelo Gonçalves Dias
16/07/2012 | 06h11

Porque teremos que mexer em nossa rotina. Para incluir a prática regular de atividades físicas em nossa vida, será necessário uma mudança em nossos hábitos. Para uma pessoa que trabalha em horário comercial, por exemplo, isso pode significar acordar mais cedo, dormir mais tarde ou comprometer parte do horário de almoço. Trata-se de uma difícil escolha, pois “cá entre nós”, as opções não são atraentes e a resposta acaba sendo NRA = nenhuma das respostas acima. Por esse motivo, o maior concorrente de uma academia continua sendo o SOFÁ e não as outras academias. E é por isso que orientamos que a melhor academia para treinar é aquela que for mais perto do seu trabalho ou da sua casa. Pois esta proximidade aumenta as chances da sua assiduidade aos treinos.

O que fazer para vencer a inércia e buscar uma vida mais ativa? Em todas as pesquisas desenvolvidas no mundo sobre a aderência à prática de exercícios físicos em academia, a resposta campeã para a inatividade é a falta de tempo. Em especial as mulheres, que acabam tendo jornada tripla para conciliar trabalho e família, explicam: “tenho que cuidar das crianças, tenho que dar atenção ao meu marido, tenho que visitar meus pais, tenho que atender às solicitações do chefe e/ou clientes. Tenho que, tenho que, tenho que...Portanto não tenho tempo para mim.” Trata-se de uma tarefa difícil. Como alterar a rotina e vencer a preguiça? Como diria o a vítima indefesa do seriado Chapolin Colorado, “quem poderá me defender?”

Para tentar vencer o malvado sofá e caminhar em direção à uma vida com mais saúde e disposição você precisa da orientação de um profissional de Educação Física. No treinamento físico personalizado, além da avaliação funcional, o acompanhamento dos treinos confere ao professor a oportunidade de conhecer cada vez melhor o seu aluno, facilitando a elaboração de treinos específicos para os objetivos desejados, respeitando a rotina de vida dessa pessoa. O “papo de esteira”, aos poucos, vai revelando ao professor informações importantes que a avaliação funcional jamais saberá. São essas informações que viabilizam treinos mais seguros, motivantes e eficientes. O competente uso dessas informações gera resultados mais rápidos e duradouros. Esse resultado é que tornou o Personal Trainer um profissional tão requisitado.

Está na hora de lembrarmos da orientação da aeromoça. Se você já viajou de avião, deve lembrar das palavras da aeromoça quando ela explica o uso das máscaras de oxigênio = primeiro coloque a sua e depois ajude a pessoa que estiver ao seu lado. Esta orientação nos faz lembrar que precisamos de muita saúde e disposição para cuidarmos de todas as pessoas que precisam de nós. Não podemos desistir de nenhuma delas, mas é exatamente para que elas tenham o melhor de nós, é que precisamos nos cuidar muito. Para tanto, não saia por aí correndo ou fazendo barras na praia sem a devida orientação. Procure um médico para conhecer a sua condição atual de saúde, e caso esteja tudo bem, procure um profissional de Educação Física para orientar o seu treinamento. Só ele sabe utilizar a progressão pedagógica assim como os princípios do treinamento que irão evitar lesões e frustrações.

Quando encontrar em uma revista sobre atividade física a recomendação de que para começar a praticar exercícios só é necessário um par de tênis e você, lembre-se que esse VOCE significa: V ontade de promover uma importante mudança de hábitos em prol da sua saúde; O rientação de um Profissional de Educação Física para desenvolver uma rotina de treinos motivante, segura e eficiente; C uidado para não exagerar e transformar o seu treino em lesão; E xame médico que irá revelar se você está apto a iniciar um programa de exercícios com segurança.

Não esqueça de incluir o seu nome na sua agenda 2012!!! Abraço e muito SOS para todos = Saúde, Otimismo e Sabedoria!!!

Prof.Angelo Gonçalves Dias

Mestrado em Motricidade Humana UCB Pós-graduação em Educação UNESA Pós-graduação em Marketing Esportivo UCB Licenciatura Plena em Educação Física UERJ Responsável pela Avaliação Física da Academia Nova Estação

Comentar
Compartilhe
Corrida: já se inscreveu nos 5km, dia 22?
14/07/2012 | 20h08
Esta é a derradeira semana! Se ainda não fez sua inscrição, corra que está quase acabando. O link para fazer parte do grupo que cuida da saúde e estimula a Motricidade, é por aqui! Bons treinos, ótimo descanso e muita diversão motriz!
Comentar
Compartilhe
Blog "gringo" sobre corrida natural
13/07/2012 | 22h04

Muito legal este blog. É sobre o "diário de bordo" de um corredor natural. As fotos são inspiradoras nos motivando para o movimento e, perfeito, bem próximo à natureza. Link para o blog, aqui!

Bons treinos com grandes inspirações Motrizes!

Comentar
Compartilhe
Quebrando Paradigmas: musculação sem contraindicação para crianças e adolescentes
13/07/2012 | 06h17

A idéia de que praticar musculação na infância prejudicaria o desenvolvimento da criança foi derrubada no fim de 2010: numa das maiores revisões sobre o tema, especialistas do Institute of Training Science and Sports Informatics, em Colônia, na Alemanha, analisaram dezenas de estudos feitos nas últimas décadas sobre treino de força para meninos e meninas entre 6 e 18 anos. Conclusão: a musculação traz benefícios quando bem orientado.

Segundo a pesquisa alemã, publicada na revista “Pediatrics”, jovens de qualquer idade que fizeram treino de resistência pelo menos duas vezes por semana, durante um mês ou mais, tiveram maior ganho de força que aqueles que se exercitavam apenas uma vez por semana ou por períodos mais curtos. O resultado contrariou a afirmação de que crianças e adolescentes deveriam evitar a musculação. A justificativa até então era que a falta de testosterona, o hormônio que estimula o aumento de massa muscular em adultos, poderia resultar em baixa estatura e danos físicos.

A Academia Americana de Pediatria, o Colégio Americano de Medicina Esportiva e a Sociedade Canadense de Medicina Esportiva defendem que tanto crianças quanto adolescentes se beneficiam da prática de musculação para evitar ganho de peso e fortalecer os músculos desde cedo. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 83% dos jovens em idade escolar assistem a mais de duas horas de TV por dia e 70% deles têm uma ou menos aulas de educação física por semana. E 32% dos jovens em idade escolar entre 11 anos e 19 anos estão com sobrepeso ou são obesos.

Fonte aqui!, no site do jornal "O Globo".

Atualizado às 11:45: acréscimo de imagem.

Comentar
Compartilhe
Ciência na Veia!
12/07/2012 | 12h14

Pesquisa em andamento aproveitando participação de atletas amadores da cidade que correram na Maratona do Rio de Janeiro. Mestres Anderson Morales, Ronaldo Maciel, Nilo Arêas e eu, buscando elementos que possam somar na preparação destes e demais corredores. Este estudo busca, através da coleta sangüínea, analisar marcadores fisiológicos pré e pós prova relacionados a lesão e posteriormente, correlacionar com o tempo de cada um dos pesquisados na competição em questão. Vida longa a este Grupo, sempre em busca da produção e democratização do conhecimento, sendo um prazer imenso poder fazer parte destes que são denominados "Mestres dos Magos". Bons treinos, pesquisas e atualizações sempre permanentes.

 
Comentar
Compartilhe
Corrida "Bote fé na vida", dia 22 de julho. Percurso e inscrições aqui!
11/07/2012 | 11h59

As inscrições continuam. Já fez a sua? Aqui!

Em Campos dos Goytacazes a corrida terá a largada e chegada na Catedral de São Salvador e percorrerá a Avenida 15 de novembro em direção a Lapa, retornando para a área central da cidade, indo ainda pela 15 de novembro até a ponte de ferro (linha férrea), retornando e finalizando na Praça São Salvador. Após a inscrição, email será enviado com maiores detalhes. Convoco toda a comunidade Motriz visto que é uma grande oportunidade de compartilhar uma manhã muito agradável, ótimas companhias e em busca de saúde e boas emoções.

Atualização às 11:40 (13/7) relacionado a formatação.

Comentar
Compartilhe
Corrida de Montanha
10/07/2012 | 14h38
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3rIFV78bT34&sns=em[/youtube]

Esta prova de Montanha é chamada de Zagama e é realizada na Espanha - famosa maratona de aventura (42km,195ms), sendo um ótimo motivo para viajar - com variação de altimetria entre 200 ms à 1700 ms. Parece bem tensa, bela e desafiadora para os amantes das aventuras programadas. Eu gostaria e vocês?

Bons trenos com ótimas novas aventuras! Ouvindo neste post: Ocean Color Cene - "The best of Ocean Color Cene".
Comentar
Compartilhe
Artigo • Variação da freqüência cardíaca durante uma sessão de estimulação cortical e imagética
10/07/2012 | 05h29

Mais um artigo publicado com o objetivo de buscar novas possibilidades aplicadas ao treinamento desportivo. O foco deste estudo foi verificar a variação na freqüência cardíaca de jovens atletas causada pelo efeito de uma sessão de estimulação audiovisual e Imagética, em situações de prática esportiva. Foi realizado com jovens jogadores de basquete sendo produzido pelo Ms. Maurício Calomeni, Nilo Terra, eu, sob a orientação do Dr. Vernon Furtado. Publicado na Fitness & Performance Journal. Recomendo leitura para melhor entendimento. Artigo na íntegra, aqui!

Comentar
Compartilhe
Treino!
09/07/2012 | 12h16

Treino feito - 20 km que para muitos, "os primeiros 20 km na vida" -. Maravilha, turminha de madrugadores cumprindo a risca o programado, validando "puxada de orelha virtual". E vamos que vamos e até a próxima! Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Exercícios + Controle Alimentar = Saúde/Funcionalidade
08/07/2012 | 18h23

Parece fácil, e é! Tudo depende da conjunção entre exercícios físicos e uma boa alimentação, interagindo num resultado visando a perda de massa gorda e a manutenção/melhora da magra. Também tenho a certeza, e é bom deixar isto claro, que nem sempre estar magro significa estar saudável, vocês sabem, o importante é o conjunto da obra: dentro do peso e ser funcional.

Semana que se inicia grande oportunidade de estimular a Motricidade e melhorar a sua saúde. O que está faltando? Bons treinos!

Atualizado às 11:40, relacionado a formatação.

Comentar
Compartilhe
O papel da Fisioterapia no MMA, por Diogo Lyra
07/07/2012 | 12h19

Hoje (7/7), o Ultimate Fight Championship (UFC) terá uma luta que, com certeza, entrará para a história do MMA: o brasileiro Anderson Silva e o norte-americano Chael Sonnen. Milhares de pessoas estarão acompanhando a luta. Mas você sabe como esses atletas se preparam para um evento como esse?

Considerado um esporte de extremo contato físico, o MMA tem escoriações faciais como lesões mais freqüentes, seguidas por lesões traumáticas como fratura de ossos da face e de costela, luxação acromioclavicular e lesões ligamentares de membro inferior.

Devido a essa epidemiologia, o papel preventivo das lesões mais comuns no esporte são de difícil prevenção, sendo papel do fisioterapeuta no momento da luta estancar sangramentos e realizar atendimentos imediatos durante os intervalos entre os rounds.

No entanto, somente o médico e o juiz são autorizados a entrar na área de competição a qualquer momento e interromper a luta, se julgarem necessário. ?Fora do ringue, o trabalho do fisioterapeuta é de fundamental importância tanto no caráter curativo como no caráter preventivo.

É importante conhecer a biomecânica do esporte e as características de cada atleta a ser tratado, pois as preferências por determinadas artes marciais definirão se o lutador realizará mais movimentos em cadeia cinética aberta (como é o caso dos membros superiores em boxeadores) ou em cadeia cinética fechada (no caso de judocas e lutadores de jiu-jitsu).

É indispensável, portanto, que o Fisioterapeuta do Esporte conheça as características dos esportes de seus pacientes, possibilitando um tratamento individualizado com enfoque em prevenção de lesões e retorno à prática esportiva de maneira mais funcional possível.

Prof. M. S. Diogo Lyra Professor da Universidade Estácio de Sá Coordenador do Centro Integrado de Reabilitação Acelerada (CIRA) Fisioterapeuta do futebol Profissional do Esporte Clube são João da Barra-RJ

Atualizaçao às 12:06, relacionada a formatação.

Comentar
Compartilhe
Maratona do Rio: para os Amigos do blog
06/07/2012 | 05h30

Esta é para os amigos Emily, Fellipe, Luciano, Gustavo, Ms. Nilo Terra e os demais corredores guerreiros que vão para a Maratona do Rio. A imagem fala mais do que mil palavras. Ótima prova para vocês, grandes emoções e que tudo saia conforme programado. Força!

Foto do ótimo blog "na corrida", aqui! Obs* Para ler este post ouvindo Nando Reis e os Infernais (ao vivo). Atualização às 12:55 relacionado ao acréscimo de participante desta prova.
Comentar
Compartilhe
Corrida de Rua dia 22 em Campos - Inscrições Abertas
05/07/2012 | 11h34

Para marcar o início da contagem regressiva da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, uma corrida de rua e caminhada acontecerão, simultaneamente, em todas as Dioceses do Brasil, no dia 22 de julho. Além de dar a largada rumo à JMJ, o evento visa motivar as pessoas a viverem uma experiência de evangelização através do esporte. Conhecido como "Boté Fé na Vida", o evento é uma iniciativa da Igreja do Brasil e propõe fomentar unidade entra diversas expressões da juventude, além de promover a qualidade de vida e despertar o esporte como canal de prevenção a drogas e promoção de saúde.

Em todo o estado, os organizadores estipulam que cerca de 28.000 pessoas correrão ou caminharão um percurso de 5 km, distância padronizada pelas Dioceses. Em relação às premiações, todos os participantes receberão uma medalha e, aos três primeiros colocados, um troféu. Para caracterizar a unidade entre todas as cidades participantes, a largada será às 9h, simultaneamente. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 20 de julho ou 1000 inscritos, no portal da JMJ Rio2013 através deste link, aqui!

Aqui em Campos dos Goytacazes a corrida terá a largada e chegada na Catedral de São Salvador e percorrerá a Avenida 15 de novembro em direção a Lapa, retornando para a área central da cidade, indo ainda pela 15 de novembro até a ponte de ferro (linha férrea), retornando e finalizando na Praça São Salvador. A Fundação Municipal de Esporte vai dar todo o apoio logístico a mais este evento ao qual serei o responsável técnico. Após a inscrição, email será enviado com maiores detalhes. Convoco toda a comunidade Motriz visto que é uma grande oportunidade de compartilhar uma manhã muito agradável, ótimas companhias e em busca de saúde.

Evento: Bote Fé na Vida – Corrida de Rua e Caminhada

Data: 22 de julho de 2012

Horário: entre 8h e 12h

As inscrições serão gratuitas Cidades e locais deste evento no estado do Rio de Janeiro:

Angra dos Reis: Escola Naval Barra do Piraí: Catedral de Sant’Ana Cabo Frio: Praia do Forte Campos dos Goytacazes: Catedral São Salvador Guapimirim: Praça Matriz Itaperuna: Avenida Central Nova Friburgo: Praça da Catedral de São João Nova Iguaçu: Catedral de Santo Antônio Petrópolis: UCP – Relógio Flores Rio de Janeiro: Copacabana São João de Meriti: Prefeitura de São João Seropédica: Universidade Rural Teresópolis: Igreja Matriz de Santo Antônio Valença: Praça de Nossa Senhora da Glória

Bons treinos e inscrições!

Comentar
Compartilhe
Não basta ser Pai e participar, tem que fotografar...
04/07/2012 | 18h35

Ser Pai é muito bom. Ser Pai participativo nas ações do(s) filho(s), melhor ainda. É difícil, bem difícil, dificílimo! Tenho acompanhado o meu Caio - 13 para 14 anos - nas aulas de skate, aulas estas que começam 19:00 indo até, por volta das 20:15. Vocês sabem, sou um grande incentivador e defensor do exercício físico como coadjuvante ou protagonista - depende do caso - na vida das pessoas. Sei da importância da sua representação na formação dos jovens direcionado ao caráter, instrumento de socialização, bons hábitos, saúde e ajuda considerável na vida escolar. Muito bem. É difícil conciliar nossos horários, "sobrar" tempo para estes jovens, mas... É muito importante tudo isso. Valem todos os sacrifícios passados - vivêncio e valorizo demais quem dá este apoio aos pequenos - não bastando somente pagar tem que participar e se puder, fotografar também. E tenho a certeza que tudo isso vai valer a pena. Bons treinos, emoções e fotografias!

Comentar
Compartilhe
Triatleta Bruno do Val em ação!
04/07/2012 | 05h53

Dura rotina de um campeão no sentido mais amplo da palavra. Estudante, marido, atleta, trabalhador, pesquisador e ainda, trabalhos voluntários em prol da rapaziada Motriz. Esta é uma pequena homenagem ao amigo Bruno do Val. E vamos com tudo!

Bons treinos e grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
Produção Científica na Educação Física
03/07/2012 | 20h48

Os Mestres em Ciência da Motricidade Humana, Anderson Morales, Ronaldo Maciel mais a Especialista Emily Maciel continuam produzindo conhecimento e agregando a cada dia mais valor a já tão valorizada - graças a Profissionais deste gabarito - Educação Física. Mais um artigo na conta. Breve release:

"Aí galera, mais um trabalho da Educação Física (Resumo/Pôster), uma prévia da tese de Doutorado! Apresentação sábado (7) em Itaperuna no II Encontro Fluminense de Atividade Física e Promoção da Saúde."

Parabéns Mestres, grandes emoções e quero também estar junto na próxima.

Comentar
Compartilhe
Novos Desafios?
03/07/2012 | 10h37

Já muito ouvi, no esporte, que determinado objetivo encerraria um ciclo e não mais se iria buscar novos desafios, pois estava muito bom toda a vitória já estabelecida. Entendo e respeito opiniões variadas, situações de vida, mas... "O ser Humano sobreviveu a todas as intempéries da vida graças a sua grande capacidade de adaptação", primeira frase da minha Dissertação de Mestrado. O cérebro é plástico - aprende/memoriza e sempre, de preferência, as boas emoções -, daí...

Bons treinos, emoções, novas plasticidades cerebrais e que venham 15km, 20km...

Comentar
Compartilhe
Treinos Longos: cuidados necessários
02/07/2012 | 14h38

Achei interessante neste momento, escrever um pouco sobre os treinos longos. Temos, enquanto grupo, cada vez um maior envolvimento através do prazer que é poder treinar juntos nos dias de sábado. Diria que este post é um puxão de orelhas virtual, pensando no bem estar de todos e tenho a certeza pelo nível de inteligência do grupo - quem corre é mais inteligente - vai ser de fácil entendimento e cumprimento.

Utilizo como modelo de treinos na corrida três estímulos de qualidade por semana, pois entendo que a mesma é um dos fatores que proporcionam uma melhor qualidade de vida ao qual também se encontram inseridos a família, amigos, aperfeiçoamento profissional e algumas obrigações, como por exemplo, o trabalho nosso de cada dia e treinos paralelos, sendo já uma grande vitória o cumprimento destes três treinos.

Tenho, através deste modelo, obtido bons resultados e atingido objetivos pretendidos por alunos, visto que neste protocolo - ou outro qualquer - o treino longo é de fundamental importância. De uma forma geral, tem como objetivos: melhora na capilarização, melhor utilização dos ácidos graxos, adequação do organismo ao uso do glicogênio, amadurecimento psicológico, maior confiança, resistência física e tolerância mental, dentre outros.

E é bom frisar, o objetivo não é ganhar velocidade! A função principal do longão é trabalhar a resistência, pois com relação a qualidade física velocidade, temos os intervalados e fartleks, portanto, apertar muito o ritmo nestes treinos é um erro típico dos corredores mais ansiosos e que, diga-se de passagem, para os meninos que são muito competitivos, fugindo do principal foco nestes momentos. Lembrando ainda sobre a Individualidade Biológica: cada um é cada um!

Os treinos longos e os intervalados são os que apresentam uma maior possibilidade de se lesionar, daí, ser prudente e saber o porquê de cada treino se torna fator de primeira necessidade para uma vida mais longa e com mais qualidade na sua corrida. Sempre digo, tudo é muito bom, "viciante", porém, quando nos tiram este prazer, perdemos um pouco a visão das cores da vida, se é que me entendem.

Bons treinos, muita prudência, menos competições e muitos longões nas nossas vidas!

Texto finalizado ouvindo, Monobloco ao Vivo, aqui! "Gostava (gosto) tanto de você(s)."

Comentar
Compartilhe
Treino de Sábado
01/07/2012 | 10h53

Treino feito em mais um encontro de qualidade e com "casa cheia". Corredor vindo de município vizinho, Gato ser Motriz em disputa, churrasco prometido e muita conversa, tendo como principal tema, claro, a corrida nossa de cada dia. Fins de semanas do mês de julho, todos, preenchidos com provas na cidade maravilhosa: Maratona do Rio, circuito Vênus, circuito Adidas e G4. E vamos com força!

Bons treinos e ótimas competições!

Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Marcos Almeida

[email protected]