Tour virtual pelo novo percurso da Disney Marathon 2013
30/06/2012 | 09h42
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=EHD9asralP8&feature=youtube_gdata_player[/youtube]

Em 2013 a Maratona da Disney completa 20 edições. Para comemorar, a Disney está preparando uma série de novidades para os corredores, a começar pelo percurso, que recentemente foi divulgado. O percurso terá seu tradicional início no Epcot Center, seguindo para o Magic Kingdom. Depois, entre as milhas 8 e 9, aparece a primeira novidade: a passagem dos corredores pelo Walt Disney World Speedway, um autódromo construído em 1995 dentro do complexo dos parques. Atualmente a pista é utilizada para o Richard Petty Driving Experience, onde os visitantes podem dirigir em um carro da NASCAR. Depois de passar pelo Animal Kingdom, vem a segunda novidade: os corredores passarão também pelo Champion Stadium e por todo o complexo do ESPN Wide World of Sports Complex. Logo depois, a supresa que os corredores só conhecerão no dia da prova: a grande comemoração dos 20 anos da maratona na milha 20. De lá a prova passa pelo Disney Studios para terminar, novamente, no Epcot.

Via, o ótimo, "Correr pelo mundo".

Comentar
Compartilhe
Ontem teve Barefoot Run
29/06/2012 | 11h43

O homem largartixa atacou de novo. 30' - 5 km - rumo aos 21km da G4. Novas emoções nos aguardam. Bons treinos e emoções com novas plasticidades cerebrais. Sempre!

Ouvindo neste post: Medeski, Martin And Wood - Last Chance to Dance Trance (perhaps): Best Of (1991-1996) - aqui!
Comentar
Compartilhe
Minha Primeira Maratona, por Fellipe Azevedo
28/06/2012 | 14h58

Há alguns meses atrás percebi que estava pronto para correr uma maratona, pois já fiz bastante provas de 5 km, 10 km, 16 km e algumas meias maratonas, já me sentindo um atleta de endurance. Sempre quis vencer esse desafio, é como se cada prova fosse uma corrida onde meu principal concorrente é o “eu melhor”. É uma forma de estar sempre motivado, condicionado e se possível, um pouco mais veloz, além de contagiar outras pessoas, como alunos e amigos com essa energia. O início do treinamento é muito difícil, pois demanda tempo a adaptação para essa nova rotina, sem falar do primeiro longo, parecia que não terminava mas com o passar dos treinos, tudo foi mudando, o tempo já não me preocupava, cada passada era um impulso de motivação para alcançar os próximos kilômetros.

Correr 42 km195 ms será muito difícil, sem falar desses 10 últimos fins de semanas com treinos exaustivos e a renúncia dos encontros com amigos que foram desmarcados para concluir distâncias que vão de 20 km até 34 km nos treinos longos. Para meu cérebro está sendo uma luta constante nas sextas-feiras: a vontade do passeio relax X o objetivo de estar disposto para o longo, mas a vida é feita de escolhas e eu já fiz a minha. Agora faltando pouco para o fim da planilha, já não tenho mais força nem motivação para os treinos, mas é preciso muita determinação e confiança para que faça uma boa prova. Na verdade, boa mesmo foi a notícia que tive recente: a gravidez da minha Re ( Renata minha noiva )! É vou ser PAPAI!

Parece que as energias se renovaram, sinto que estou pronto, será muito gratificante chegar com meus familiares e amigos me esperando e isso não tem preço, vejo sempre nas chegadas os papais atletas com seus filhos no colo com um ar de orgulho. Sempre ficava admirando aquela cena e o melhor é que agora não serei apenas espectador e sim protagonista dessa história. Chegou a minha vez!

Fellipe Azevedo
Comentar
Compartilhe
News: Exercício é mais eficaz que dieta no combate ao Alzheimer
27/06/2012 | 20h56

Pesquisadores da Escola de Medicina Universidade de Kyoto, no Japão, afimam que atividades físicas são um método eficaz de combater os efeitos do mal de Alzheimer. A informação está em um estudo publicado no Journal of Biological Chemistry. O estudo, liderado pelo doutor Ayae Kinoshita, comparou os efeitos de três rotinas de combate ao Alzheimer - dieta controlada, exercícios voluntários e os dois juntos - em ratos. A equipe verificou que os exercícios apresentaram maior benefício que a dieta no que diz respeito à redução de beta-amiloides, formações caracerísticas da doença no cérebro, e à restauração das memórias. Além disso, os pesquisadores descobriram que os efeitos da rotina de dieta e exercícios, o conjunto, não teve resultados significativamente superiores à de somente atividades físicas. Os efeitos positivos são atribuídos à degradação dos depósitos de beta-amiloide no cérebro. "Com base nas conclusões, os exercícios deveriam ser considerados algo prioritário nos tratamentos de prevenção de Alzheimer", recomenda Kinoshita. O que está faltando?

Fonte: Estadão, aqui!

O
Comentar
Compartilhe
Extrema Motricidade
27/06/2012 | 05h27
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Zj4M8uLLjMc&sns=em[/youtube]

Exemplos do extremo da Motricidade Humana direcionada a esportistas mais radicais aos quais a adrenalina é o combustível da vida. Para quem gosta desta prática, maravilha, por hora, fico aqui somente assistindo estas belas imagens e a grande integração entre máquina, homem e a natureza. Bons treinos e grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
Inspiração!
26/06/2012 | 11h50

Que isso? Será que seremos ao menos parecidos com estes tiozinhos sarados? Um belo exemplo sinalizando que ser somente novinho, significa pouco, tem que ser, preferencialmente, funcional e para isso, as sementes já devem ir sendo plantadas. Tem regado a sua?  Bons treinos com muitas boas sementes no seu dia a dia!

 
Comentar
Compartilhe
Estrada Real, por Leonardo Pinheiro
25/06/2012 | 14h33

Meu nome é Leonardo Pinheiro, trabalho no ramo da construção civil e adoro praticar esportes. Um deles e o de preferência é o mountain bike por proporcionar o contato com a natureza e com isso poder apreciar paisagens deslumbrantes. A nossa região é muito rica em belezas naturais que são pouco exploradas pelos campistas, sem contar o esforço que o esporte requer, pois enfrentamos algumas subidas bem pesadas. Há alguns meses, um amigo deu a bela idéia de percorrermos o caminho do ouro, a estrada real, de bike - uma media de 600 km - fizemos três reuniões para acertar os detalhes do tipo: carro de apoio, cidades de pouso, divisão do percurso e custo da viagem. Começamos a treinar mais forte, controlar a alimentação e com tudo acertado, partimos para Ouro Preto, Minas Gerais.

Começamos a jornada - que em minha opinião foi bem mais difícil do que o esperado - muito frio, subidas longas, enxame de abelhas, descidas cheias de pedras e várias outras situações que são recompensadas pelo visual e também pelas pessoas que vamos conhecendo pelo caminho, um povo muito simples e muito cordial, com uma receptividade fora do comum. Inicialmente tínhamos planejado fazer o percurso total em dois finais de semana, mas, como foi bem mais puxado que pensávamos, decidimos passar para três. Nos primeiros três dias percorremos 200 km, agora vamos combinar a continuidade da viagem. Tão logo tenhamos novidades, passo para o professor Marcos Almeida postar.

Leonardo Pinheiro

Comentar
Compartilhe
Dia Olímpico
24/06/2012 | 18h40

A Fundação Municipal de Esportes realizou neste sábado (23), um importante evento visando estimular a Motricidade dos jovens moradores do Município. O "Dia Olímpico" foi introduzido em 1948 para comemorar o nascimento dos Jogos Olímpicos modernos em Junho de 1894 na Universidade de Sorbonne, na França. Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, organizou um congresso internacional em 23 de Junho de 1894 em Sorbonne, ele propôs que fosse reinstituída a tradição de realizar um evento desportivo internacional periódico, como se fazia na Grécia antiga, acontecimento que marcou o renascimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O objetivo era promover a participação no esporte em todo o mundo, independentemente da idade, sexo ou capacidade atlética. Atualmente, o "Dia Olímpico" está se tornando muito mais do que apenas um evento esportivo. Baseado em três pilares "mover", "aprender" e "descobrir", os Comitês Olímpicos Nacionais estão organizando atividades esportivas, culturais e educacionais. Alguns países incorporaram o evento no currículo escolar.

Parabéns a esta Instituição, ao seu Gestor, Magno Prisco, diretores, Professores e funcionários pelo belo trabalho em prol do estímulo ao movimento com todos os seus benefícios.

Comentar
Compartilhe
Nosso Longo de Cada Semana
23/06/2012 | 16h28

Treino longo com objetivos relacionados a provas bem variados. Foco de 10 km a 42km 195ms. Da meia G4 (aqui!), passando pelo circuito adidas (aqui!) e continuando com a maratona de Berlin (aqui!), maratona de Chicago (aqui!), meia maratona de Buenos Aires (aqui!), revezamento de Búzios (aqui!), meia maratona de Montevidéu (aqui!) dentre outras. Lembrando que estes objetivos fins passam pelo melhor de tudo que é o objetivo meio, os treinos, encontros, viajens, resenhas... Vamos que vamos e até a próxima! Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Celebrando a Vida
22/06/2012 | 14h37

Que bom ter metas, cumpri-las com louvor e traçar novas, claro, pois a vida é feita de desafios e sempre que os alcançamos, comemoramos, festejamos e curtimos muito este feito bem sucedido. Como faz parte da espécie humana, novas metas são traçadas - o segredo, ao meu sentir, é que sejam metas reais, cabíveis, dentro da possibilidade de cada um - e após, novas estratégias, muita disciplina e depois... Somente alegrias!

Pois bem, sobre uma outra vertente, tenho por hábito sempre nos meus aniversários, festejar este dia especial - o seu aniversário é um dia especial - correndo. Poderia ser nadando, pedalando, dançando - cada um na sua - é uma forma de celebrar a vida, a saúde, de ter a possibilidade de estar nesta data especial fazendo uma coisa da qual muito se curte, analisando e refletindo o "conjunto da obra".

Vocês entenderam. Meninas, meus sinceros parabéns: (1) pelo objetivo alcançado, superando o insuperável; (2) muita saúde - aquele joelho ruim, quem diria hein? (3) muito amor - você sabe; (4) feliz aniversário e com muitos Kms de vida! Bons treinos e ainda, breve, maiores emoções!

Comentar
Compartilhe
Coração na boca
22/06/2012 | 05h36

Estas fotos fazem parte de uma  bacana campanha da Asics direcionada a corrida. São sobre os famosos, árduos e importantes treinos intervalados e direcionados, a intenção é esta, para os iniciados, onde brincam com os sentidos dos números. Somente quem faz entende. Bons treinos e de quando em vez, "com o coração na boca"!

Comentar
Compartilhe
5a Ultramaratona 24 horas 2012 - Cefan-RJ
21/06/2012 | 15h17

Esta é somente para os Ultras, acompanhei anos anteriores e a organização é muito boa. Recomendo para quem gosta e tem um grande lastro em longas distâncias. O resultado final se dá pela quilometragem percorrida por cada atleta após o término das 24 horas de prova. Somente para iniciados!

Release Os participantes poderão contar com alimentação durante todo o evento, Tendas Médicas e de Fisioterapia e cronometragem eletrônica. Cada volta terá 1.505 metros,  sendo parte na pista e parte fora dela. Os 1.505 metros ficarão sob o visual da Coordenação de Prova. A parte fora da pista será em piso de asfalto. Cerca de 300m do piso de asfalto estão sombreados por árvores.

Inscrições, aqui! Bons treinos e competições!

Comentar
Compartilhe
Rio+20: Esporte
21/06/2012 | 05h11

Entidades internacionais e nacionais do esporte vão se reunir no Rio de Janeiro, hoje (21), para debater a respeito da sustentabilidade na gestão e prática esportiva e a transição à Economia Verde pelos megaeventos esportivos - Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016. Trata-se da International Summit of Sport Sustainability and Sport for Peace (Cúpula Internacional da Sustentabilidade no Esporte + Esporte para a Paz), único evento paralelo à Conferência Rio+20 a trazer o debate sobre a sustentabilidade para a ótica da gestão esportiva. A Cúpula Internacional deverá reunir, além de líderes e tomadores de decisão do esporte mundial e nacional, diversos outros profissionais relacionados ao setor, como pesquisadores, atletas e jornalistas da imprensa esportiva. A ONU, aqui! mantém em seu site oficial um espaço especial para temas voltados ou que usam o esporte para causas humanitárias. E nesse caso, a Rio+20 tem maior destaque até pela cidade ser sede em dois dos grandes eventos a serem realizados no Brasil.

Entre os nomes confirmados para o evento, destacam-se dois economistas renomados em estudos de megaeventos: Holger Preuss (Universidade de Mainz, Alemanha), pesquisador de várias candidaturas olímpicas e das Copas 2006 e 2010, e Ferran Brunet (Universidade de Barcelona), estudioso da viabilidade econômica dos Jogos Olímpicos e da gestão de legados esportivos. Tendo como base os temas que serão discutidos durante o evento, ao final da Cúpula será elaborado um relatório de recomendações, com o objetivo de orientar entidades – públicas, privadas ou comunitárias – na assimilação, gestão e desenvolvimento das propostas de sustentabilidade e da implantação da Economia Verde no esporte. O evento terá transmissão ao vivo, pela Internet, através do link : aqui!

Vamos agora aguardar os desdobramentos deste importante fórum ao qual o esporte não poderia ser esquecido e podendo contribuir de sobremaneira para uma vida melhor.

Fonte: NO220, aqui!
Comentar
Compartilhe
Terra da Garoa
20/06/2012 | 13h23

É isso: viajou leve o tênis e dê a sua corrida - o mais democrático dos esportes - e, por favor, tire umas fotos para o blog. Como já disse anteriormente, o Ibirapuera é o meu local de treinos preferido em SP. Valeu Felipe, contribuindo para mostrar a Motricidade Humana, apesar dos 8 graus neste dia. Abraços Motrizes!

 

Comentar
Compartilhe
Maratona Cross Country de Búzios
19/06/2012 | 19h35

A turminha dos madrugadores tem falado muito nesta prova. É um evento de revezamento em local próximo e num ambiente bem legal, afinal de contas correr já é ótimo, com percurso bacana e ainda com amigos, aí fica perfeito! Leiam o release e se quiserem participar, as inscrições começam amanhã (20/6). Quanto mais corredores participantes daqui, mais equipes montaremos. Quem vai?

RELEASE

A MARATONA CROSS COUNTRY DE BÚZIOS tem 42km com percurso circular, desafiador e com as mais belas paisagens. Pode ser realizado nas categorias SOLO (42k), DUPLA (2 x 21k) ou QUARTETO (4 x 10.5k), proporcionando a participação de atletas de diversos níveis de condicionamento ou objetivo.

As provas de cross country caracterizam-se por corridas realizadas em percursos de GRAMADOS, AREIAS E TRILHAS, e que podem contar com obstáculos naturais a serem transpostos pelos atletas, sendo admitido até pequenos cursos em água. Os atletas irão passar pelas mais lindas PAISAGENS.

DATA: Sábado 10 de Novembro de 2012 ?LARGADA/CHEGADA: Rua das Pedras (Em frente ao Chez Michou) - Búzios/RJ Sábado 10/11/12 – 7hs: • XC 42K Individual • XC 42K Dupla (2 x 21) • XC 42K Quarteto (4 x 10.5) ENTREGA DE KITS: 09 de Novembro das 10h00 às 22h00 (local a definir) ?CONGRESSO TÉCNICO: 09 de Novembro às 18h30 (local a definir) ?PREMIAÇÃO: 10 de Novembro às 17h00 (local a definir) Percursos A Maratona Cross Country de Búzios  tem percurso circular de 42km e conta com um dos percursos mais bonitos do País. Com largada da Rua das Pedras, passa pela Orla Bardot, Praia dos Ossos, João Fernandes, Praia da Ferradura, Rua dos Cabritos, Geribá, Praia de Tucuns, Mirante Asa Delta, Fazendinha, Praia Rasa e Praia da Tartaruga.

?* Revezamento: O deslocamento para as transições é de responsabilidade da equipe/atleta.

Link para o site da prova aqui!

Comentar
Compartilhe
Corrida cidade saúde, Guarapari. Pelo Ms. Ronaldo Maciel
19/06/2012 | 05h16

No fim de semana do dia 10 de junho, havíamos programado o último treino longo como preparativo para a maratona do Rio, que acontecerá no dia 08/07. Combinamos de aproveitar o feriado para treinar na orla de Guarapari, aproveitando as belezas naturais lá oferecidas. Porém, na sexta feira fomos informados da realização da CORRIDA CIDADE SAÚDE, que aconteceria no domingo na referida cidade. Correria para fazer a inscrição, que já estava encerrada, mas graças a boa vontade do amigo Fróes (Presidente da Confederação Brasileira de Triathlon) conseguimos inscrever os atletas.

Mudamos o planejamento do treinamento, o que seria o último longão antes da maratona do Rio se tornou uma agradável ( e rápida ) corrida de 14 Km. Resultados oficiais da CORRIDA CIDADE SAÚDE: Emily Lotério Barcelos Maciel: 10º. lugar geral e 2º. lugar local, com o tempo de 1:08:33 - Delma Carvalho: 15º. lugar geral e 2º. Lugar na faixa etária, tempo 1:10:56 e Clemente Lotério: 27º. Lugar na faixa etária, tempo 1:09:47. Vale ressaltar que os paces dos atletas (Emily: 4:54; Delma 5:04; Clemente: 4:59) foram os melhores alcançados até agora em corridas a partir dos 10 Km, o que demonstra que estamos no caminho certo no treinamento.

Parabéns aos corredores!

Ronaldo Maciel Professor de Educação Física Mestre em Ciência da Motricidade Humana
Comentar
Compartilhe
Golden For Asics transferida!
18/06/2012 | 14h41

Os comentários ontem a noite estavam fortes. Amigos corredores ligando para comunicar sobre o adiamento da GFA, que seria no dia 01 de julho e agora vai ser realizada no dia 29 do mesmo mês. Oficialmente, disseram que foi por conta da Secretaria Especial de Ordem Pública. Mas por aqui sabemos o real motivo: ausência de três corredores que estão lesionados do nossos grupo. Este é o motivo oficial, pode crer! Mas de qualquer forma, repasso o comunicado da Asics:

A ASICS e a Iguana Sports informam que, por decisão da Secretaria Especial da Ordem Pública do Rio de Janeiro - Processo nº 04/100.670/2012 - a prova Golden Four ASICS Rio de Janeiro não se realizará em 1º de julho de 2.012. O indeferimento da data da prova se manteve apesar dos exaustivos esforços que envidamos junto às autoridades competentes para autorizá-la. Em vista do ocorrido, o evento será realizado em 29 de julho próximo. A alteração de datas independeu de nossa vontade e empenho e decorreu de motivo de força maior. As inscrições efetivamente realizadas pelos corredores serão automaticamente transferidas para a nova data. Alternativamente, os participantes poderão correr - sem custo de inscrição – uma outra etapa da Golden Four ASICS em 2012 (São Paulo em 5 de agosto ou Brasília em 4 de novembro) ou, ainda, poderão receber a devolução do valor integral da inscrição. A ASICS, empresa japonesa com mais de 60 anos de história, reitera seu compromisso público de se preocupar com a saúde e o bem-estar dos corredores e fornece informações complementares no link a seguir: http://www.asics.com.br/golden4asics/info.phpI

Independente da data estaremos por lá e correndo pela bonita orla do Recreio até São Conrado. Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Ultra Mônica no Blog da Karla Bernardes
17/06/2012 | 19h04

Muito legal este post no blog da Karla sobre a Ultra Mônica na sua luta vitoriosa da Conrades 2012, relatada anteriormente no blog, aqui! Divirtam-se e  se emocionem!

"Uma corredora muito especial!! Mônica Andrade uma atleta por amor!! As vezes nos deparamos com exemplos de garra e perseverança que nos servem de exemplo para seguirmos adiante a tantos tropeços e barreiras que a vida nos prega. A Farmacêutica e atleta Mônica Andrade que conheci na academia e hoje sou sua fã é um grande exemplo disso. Mônica é maratonista por paixão e por isso precisa conciliar treinos longos e intensos de corrida e musculação com sua vida profissional e sua vida particular. E pelo pouco que a conheço percebo que ela consegue isso com perfeição!!

Este ano pela segunda vez Mônica completou a grande maratona Comrades na Africa do Sul com 89,28km!!! Tive o prazer de ver alguns de seus treinos na musculação com o acompanhamento do mestre Marcos Almeida. É sempre contagiante seu alto astral, disciplina e dedicação ao esporte. Desta vez, logo no início da prova Mônica teve um aumento da motilidade intestinal que a fez ir 8x ao banheiro durante a prova!! Leia o relato que Mônica fez para o nosso blog, e veja que exemplo de garra e perseverança ela nos dá!"

Matéria na íntegra no bacana Blog da Karla. Bons treinos e grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
Galera reunida, treino feito, diversão garantida!
16/06/2012 | 16h14

Estes são os "guerreiros da madrugada". Percebam pelas fotos o escuro da madrugada e a claridade da alegria estampada nos rostos e olhos destes que são exemplos a serem seguidos e, tomara, que de fato contagiem. Bons treinos, muita disciplina e grandes emoções! Em tempo: já tínhamos uma tartaruga e um Gato no grupo, agora também um bacana cachorrinho. Maravilha!

Comentar
Compartilhe
Corrida Natural na "Contra Relógio" deste mês
15/06/2012 | 20h02

Matéria bacana nesta ótima revista - Contra Relógio - sobre corrida natural. Recomendo leitura para melhor entendimento, inclusive, tenho participação na matéria - ok, pequena - mas está valendo.

Bons treinos e informações!

Comentar
Compartilhe
Dica de respeito!
15/06/2012 | 05h23
Que tal esta?
Comentar
Compartilhe
Atleta do Projeto Godoi é o primeiro do ranking Brasileiro
14/06/2012 | 15h10

A Confederação Brasileira de Atletismo atualizou, na semana passada, o ranking dos melhores atletas do Brasil, em todas as provas e categorias de idade, em ambos os sexos. O atleta Wilson da Silva Araujo, do Projeto Godoi, é o grande destaque na prova dos 10 mil metros. Wilson é o primeiro do Brasil na categoria juvenil e  o quarto melhor na sub 23, uma categoria acima da sua. Ele também aparece no ranking dos cinco mil metros, como o quarto melhor de sua categoria.

O atleta representará a seleção carioca que irá disputar o Campeonato Brasileiro de Atletismo na Categoria Juvenil em Maringá no Paraná. Segundo o professor Godoi, a classificação de Wilson é uma vitoria por si só. Ela foi construída sobre inúmeras adversidades e grandes obstáculos. O professor destaca que basta observar o ranking brasileiro para perceber que o atleta do projeto Godoi é o único que não desfruta da estrutura das equipes dos grandes centros, nem de patrocinadores” .

“Só nos sabemos as dificuldades pelas quais passamos, ao longo de 8 anos de trabalho, com o Wilson e demais componentes,  jovens e adultos,  de nossa equipe. Não poderia deixar de agradecer aos professores Ferrine e Antonio Carlos (PoPó) pela ajuda na construção dos resultados deste grande atleta. Sou grato também a todos os amigos que estão  conosco nesta luta. Esperamos que no próximo final de semana, Wilson consiga se sair vitorioso da competição em Maringá” – relata o professor.

Comentar
Compartilhe
Grandes Seres Motrizes
14/06/2012 | 14h21

Maravilha, estes são Seres Motrizes aos quais tenho o grande privilégio de poder proporcionar Motricidade em busca de saúde, funcionalidade, bem estar, melhores cognições cerebrais... Obrigado a todos pela oportunidade e confiança. Bons treinos e ótimas emoções!

Comentar
Compartilhe
Ciclismo de Estrada, por Marcos Coutinho Ladislau
13/06/2012 | 20h02

É com muito orgulho que venho neste espaço comentar o ciclismo, esporte Olímpico desde a Grécia antiga, na qual distribui 34 medalhas dentre suas modalidades: Pista, estrada, MTB e BMX. Na nomenclatura, ciclismo é todo esporte que usa a bicicleta em todas as suas especificidades, portanto, quando falamos de ciclismo, na verdade é: ciclismo de estrada, de pista, de MTB e de BMX. Nestas últimas semanas tenho testemunhado uma evolução já esperada da equipe de ciclismo de nossa cidade, onde os atletas da modalidade de ciclismo de estrada, categoria júnior (atletas com idade entre 17 e 18 anos, completos no ano vigente). Os resultados são a prova que estamos no caminho certo.

Cronologicamente, mês passado, na 1ª etapa do campeonato sanjoanense, fizemos 2º e 5º, com Rafael Amaral e eu, respectivamente, na categoria Elite; em seguida veio a 2ª etapa e fizemos melhor, 1º com Rian Trindade e 4º com Jeferson Arêas; e finamente domingo, na 4ª etapa da Copa Rio de ciclismo, conseguimos a vitória com Jeferson, 3º lugar com Rian e 4º com Rafael. Com este resultado conseguimos a liderança do ranking estadual e da copa das cidades na categoria Júnior.

Bem, me despeço com muita alegria e na esperança de dias ainda melhores para o esporte em nossa querida Campos. Bike abçs a todos.

Professor Marcos Coutinho Ladislau CREF: 020959 G/RJ Blog, aqui! CICLISMO DE ESTRADA. Planilhas semanais, avaliação física e acompanhamento pessoal.

Comentar
Compartilhe
Comrades 2012: "Seguir em frente", por Mônica Andrade
13/06/2012 | 05h19

No dia 03.06 foi realizada a mais tradicional das Ultramaratonas, a Comrades. Esse ano o percurso foi no sentido down run e a marcação oficial da prova foi de 89,28km. Eu estava lá pra fazer o meu 2° ano consecutivo e ganhar a medalha back to back. Era um sonho que eu alimentei durante 6 meses de muito treinamento e dedicação. Durante todas as semanas, foram 6 vezes de corrida, 2 vezes de musculação, fisioterapia, nutrição balanceada e no final, massagem pra recuperação pós treino. Num total de 1900km para me sentir preparada pra enfrentar as tão temidas subidas e descidas africanas.

A largada foi em Pietermaritzburg, às 5h30, com temperatura de aproximadamente 3°C. Mais de 16600 corredores, todos juntos, escutando o ritual da largada, que pra mim, é fascinante... O hino da África do Sul seguida de Shosholoza, Carruagem de fogo, o canto do galo e finalmente o tiro do canhão, e aí largam esse amantes desta prova no escuro e  que depois de 89km, só param em Durban! Este ano as condições climáticas foram bastante atípicas - a temperatura fria da largada já é sabido - mas depois do 10km, começou a ter muito vento, um vento contra que acompanhou por quase 30km e depois do 60km a temperatura começou a subir e o calor tornou a prova ainda mais desgastante, o que nos fazia sentir muito mais as dolorosas descidas!

Engana-se quem pensa que só porque você está fazendo o down run significa que você vai somente descer, a prova é toda de subidas e descidas só que no down run, as descidas são mais acentuadas e torna a prova muito mais dura e dolorosa. Infelizmente eu não fiz a prova que esperava, logo nos primeiros quilometros eu senti um desconforto gastrointestinal, na verdade um aumento na motilidade intestinal que me fez ir 8 vezes ao banheiro durante a prova. Isso fez com que eu não conseguisse me alimentar e hidratar de forma correta para correr 89km e culminou num desgaste físico - desidratei - e principalmente um desgaste emocional! Eu me desiquilibrei emocionalmente e corri praticamente 40km chorando, rsrrs.

E aí eu senti o verdadeiro significado da Comrades.... Todos me incetivando com palavras de apoio para eu seguir em frente, para não desistir. Mas em momento algum eu pensei em parar, sabia que tinha tempo de sobra para completar a prova no tempo limite de 12 horas. Eu fiz a Comrades em 10h31' depois de muito choro, alternando corrida com caminhadas e idas ao banheiro. Os africanos falam que a Comrades muda a sua vida e que essa corrida sempre te ensina algo. Esse ano a Comrades me ensinou a me superar! Me ensinou que mesmo você fazendo tudo certo, as coisas podem dar errado e você deve seguir em frente, não se deixar abater e jamais desitir, lutar contra as adversidades e que sempre tem pessoas no seu caminho a te ajudar.

Qual a prova que você conhece onde todos os atletas esperam até o final para dar incentivo aos corredores que ainda estão por vir? Nenhuma, somente a Comrades! A chegada é muito emocionante também, o responsável pela prova fica de costa para o pórtico de chegada, todos fazem contagem regressiva, gritam como uns loucos para aqueles guerreiros que estão vindo ultrapassando a linha de chegada em 12 horas. Você vê pessoas carregando outras mas ninguém pode cruzar a linha de chegada carregado! Às 12 horas em ponto de prova esse senhor dá um tiro para cima e acaba a corrida! Ninguém mais pode cruzar, ninguém recebe mais medalha! A música, Carruagem de Fogo, começa a tocar novamente. Fim de um sonho, fim de mais uma Comrades!

Eu quero agradecer de coração, não vou citar nomes pra não ser injusta caso eu esqueça de alguém que me ajudou de alguma forma, que mantiveram o significado da prova, de camaradagem, presente em todos os 6 meses de treinamento e que sempre me fizeram sentir feliz! Essa prova é unica, eu acho que todos que correm, devem, algum dia, pensar em fazer essa e estar lá pra sentir a energia da Comrades. Eu havia dito que só iria fazer 2 vezes rsrrsrs, mas eu não posso terminar meu ciclo de comradeira com a sensação de não ter aproveitado a prova. Esse ano sofri muito e essa prova é muto especial. Não sei em que ano, mas eu volto, de novo, pra fazer a Comrades. Shosholoza!

Mônica Andrade

Comentar
Compartilhe
Dia dos Namorados: Assuma um compromisso!
12/06/2012 | 14h28
Campanha bacana do Confef (Conselho Federal de Educação Física) para esta bonita data. Bons treinos, emoções e saúde ao casal!  
Comentar
Compartilhe
A Importância do Alongamento Muscular, por Gisela Rangel Pinto
11/06/2012 | 19h37

O alongamento, normalmente negligenciado pelos jovens, passa a ter importância na vida adulta, quase sempre após alguma lesão. Mas de que maneira músculos encurtados podem causar lesão? Bom, além dos estiramentos durante uma prática esportiva, os encurtamentos musculares também alteram a postura, a biomecânica e fazem um vetor de compressão nas articulações, o que leva a sobrecarga articular e pode causar desgaste precoce. Outro ponto importante é que os músculos retraídos são músculos fracos. Eles não têm sua completa capacidade de gerar força porque perderam a sobreposição ideal para que haja a contração muscular máxima. A minha dica é: dêem mais importância ao alongamento. O treinamento de flexibilidade deve fazer parte da rotina tanto quanto o treinamento de força.

Curiosidades Sobre o Alongamento

Por quanto tempo devemos alongar um músculo? Esse é um assunto muito discutido e também muito controverso. Apesar de ainda não ser consenso, muitos estudos apontam 30 segundos como sendo o mais eficaz para o alongamento estático (aquele em que mantemos a posição alongada por um determinado tempo). É fato que mais vale uma repetição demorada do que várias curtas. O curto tempo atinge apenas as propriedades elásticas do músculo (ele vai e volta, mas continua do mesmo tamanho), enquanto o tempo prolongado traz efeitos plásticos, ou seja, o músculo realmente aumenta de tamanho, pois ocorrem microlesões e o corpo vai preenchendo-as com mais tecido muscular.

Quando estamos aquecidos nos alongamos com mais facilidade. Isso se dá porque quando aquecidos, aumentam as propriedades elásticas dos tecidos. Ele fica mais “esticável”, o que não quer dizer que esteja maior. Já se alongarmos pela manhã nos sentiremos “travados” e “enferrujados”. O desconforto é bem maior, mas nesse momento estamos lidando com o tamanho real do músculo e modificando-o mais facilmente. A intensidade do alongamento também é um ponto importante. Devemos sentir que está esticando, mas não a ponto de sentir dor. Se o alongamento for muito intenso pode levar a lesão, além de criar uma contração reflexa para fugir do alongamento, o que acaba interferindo no seu desempenho.

Gisela Rangel B Pinto

Fisioterapeuta Pós graduada em Anatomia e Biomecânica Formação em RPG e professora de Pilates.
Comentar
Compartilhe
Corrida de Rua: do individual ao coletivo
11/06/2012 | 14h35

Este é parte de um material que preparei para um curso. É sobre treinamento e tem algumas dicas interessantes. Entendo que não estando próximo e sem explicações, pode perder o sentido. De qualquer forma, mostra a forma que desenvolvo trabalho direcionado para o exercício físico e espero que seja útil. Para um melhor entendimento, estou ao dispor.

Comentar
Compartilhe
Artigo- Efeitos da imagética associado à música na melhora do arremesso de lance livre no basquetebol: comparativo entre dois grupos etários
11/06/2012 | 05h32

Mais um Artigo em busca e democratizando o conhecimento. Este teve como objetivo verificar a eficácia do treinamento da imagética associado à música na melhora do arremesso de lance livre no basquetebol. Um grande salve aos pesquisadores que foram meus parceiros neste estudo: Mestres Maurício Calomeni, Nilo Terra e o orientador Professor Dr. Vernon Furtado. Para melhor entendimento, acesse a revista Fitness & Performance Journal, clicando no link do artigo aqui!

Bons treinos com atualização permanente!

Comentar
Compartilhe
Mais medalhas da New York Marathon e números relacionados
10/06/2012 | 09h27

A Maratona de Nova York é realizada desde 1970, quando foi fundada por iniciativa de Fred Lebow, um corredor norte-americano nascido na Romênia e grande entusiasta de corridas de rua. Em seu ano de estréia ela teve apenas 127 participantes. Destes, somente 55 concluíram o percurso de quatro voltas dentro do Central Park, onde então a prova era totalmente realizada.

Hoje, ela tem, em média, 45 mil participantes de mais 120 países em cada edição e é televisionada ao vivo para o mundo todo e leva mais de 2 milhões de pessoas às ruas para acompanhar a competição, realizada anualmente no primeiro domingo do mês de novembro, atravessando todos os cinco distritos de Nova York.

Números (impressionantes) relacionados: PARTICIPANTES 62% homens 38% mulheres 33% dos corredores estão na faixa etária de 40-49 anos 87 anos tem o corredor mais idoso 84 anos tem a corredora mais idosa 56,3% dos participantes são casados Administração de Empresas é a profissão mais comum entre os participantes da prova, comum entre 2.656 corredores ORGANIZAÇÃO DA PROVA Mais de 150 pessoas trabalham na sua organização durante todo o ano Mais de 8.000 voluntários LARGADA 7.700kg de roupas deixadas pelos corredores e encaminhadas para instituições de caridade 1.694 banheiros químicos 93.600 garrafas de água mineral PERCURSO Mais de 130 bandas animando o percurso Cerca de 800.000 fotos tiradas dos participantes, por mais de 80 fotógrafos oficiais Mais de 236.000 litros de água Mais de 121.000 litros de isotônico 60.000 embalagens de gel na milha 18 30 desfribiladores 38 postos médicos, com 311 termômetros, 5.700kg de gelo, 14.000 band-aids.

Grandes números de uma grande prova. Bons treinos e emoções!
Comentar
Compartilhe
Tempos de respeito do corredor Luiz Cláudio
09/06/2012 | 06h21

Nos certificados abaixo temos algumas das muitas provas concluídas pelo corredor Luiz Cláudio. Podemos comparará-lo, aqui na cidade, ao interessante livro "Operação Portuga" já recomendado aqui! anteriormente. Um luxo os tempos das maratonas e Ultras realizadas pelo Brasil por este corredor.

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Keila Costa (salto triplo) usa a ciência e a tecnologia para uma melhor performance
08/06/2012 | 12h48
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_nHwl2xAeWs&sns=em[/youtube]

Esta é a Keila Costa - classificada para o salto triplo nas Olimpíadas de Londes 2012 - e o Professor Dr Irineu Loturco na sua saga de cientista em busca de melhores resultados. O trabalho é de altíssima qualidade - muita potência - em busca de rendimento ótimo nos detalhes na hora H. Para quem gosta de ciência usada no treinamento, recomendo pesquisas relacionadas para melhor entendimento.

Bons treinos e emoções!

Atualizado às 14:37.

Comentar
Compartilhe
Companheirismo através do esporte
07/06/2012 | 20h56
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ylqls5pyxko&sns=em[/youtube]

Vídeo bacana sobre o esporte, numa das suas nobres funções, contribuindo para uma melhor interação entre pessoas. Vivenciamos isto por aqui com os Amigos madrugadores nas nossas corridas de cada semana. Muito legal todo este clima de compartilhar experiências, momentos e com amigos corredores sempre muito legais. Se queres experimentar, seja bem vindo!

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Treino feito!
07/06/2012 | 12h01

Treino de ritmo feito na companhia dos amigos - fotos - numa ótima corrida com paces pré-determinados. Maravilha, mais um ou menos um, como queiram, na conta rumo as provas da vida. E o fim de semana promete, vai ser daqueles que somente com muita disciplina e força para ter o planejado na corrida sendo executado. Treino na íntegra, aqui!

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Barefoot Run (correr descalço) - Estudos relacionados
06/06/2012 | 21h24

Alguns artigos originais sobre o correr descalço - barefoot run - para os interessados em se aprofundar no assunto. O primeiro Artigo é sobre o porque dos investimentos dos tênis convencionais serem cada vez maiores, sem que de fato as lesões tenham diminuído;

O segundo Artigo trata sobre a indústria de calçados esportivos ainda não ter conseguido desenvolver tênis que permitam distribuir o impacto, e ao mesmo tempo não alterar a biomecânica da pisada, onde também tem seus próprios mecanismos de proteção contra o impacto e também sobre o correr e andar descalço, em pequenas quantidades, poder trazer benefícios como fortalecer a musculatura intrínseca dos pés e melhorar a propriocepção (capacidade do corpo em responder de forma segura à mudanças de direção, superfícies irregulares e também de modular eficientemente a distribuição do impacto);

O terceiro Artigo é  mais antigo, já questionava a necessidade de repensar o conceito sobre proteção contra o impacto. Este estudo já sinalizava para as pessoas que utilizavam tênis com um maior amortecimento apresentar uma incidência de lesões 123% mais alta em relação aos que utilizavam modelos de tênis mais baratos.

Proteger não significa desenvolver mecanismos de defesa, muito pelo contrário. Lembrando, mais uma vez, a necessidade para os que queiram experimentar esta teoria, prudência. Recomendo pequenas corridas, em torno de 5 minutos na primeira vez, aumentando 1 minuto por semana e de preferência sempre na grama.

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Nobre comentário de um Nobre Professor
05/06/2012 | 21h40

Recebi, via email, um comentário que me deixou bem feliz referente a assunto tratado aqui no blog. Sinceramente, fico sempre lisonjeado quando, vocês leitores, me enviam observações acerca de um post publicado. É uma forma de saber que os temas estão sendo úteis e/ou quando surgem dúvidas e é um prazer poder explicar. Pois bem, este tal comentário veio de uma pessoa muito importante na minha trajetória profissional. E diria mais: na minha nova forma de atuação profissional, afinal de contas, foram quase 3 anos de contato direto bebendo na fonte do conhecimento. O responsável pelo comentário é o Professor Dr. (PhD) Vernon Furtado, meu grande Orientador do mestrado. Foi com um grande orgulho e muito prazer saber que as sementes que foram plantadas, sempre com muita dificuldade, estão sendo colhidas na medida do possível e as vezes, do impossível também. Abaixo está o pequeno texto que muito curti e compartilho com vocês:

"O professor e mestre em ciências da motricidade humana, Marcos Almeida é além do mais, um divulgador das Ciências Biológicas e da Saúde. Um grande amigo e pesquisador na área da Educação Física. Parabéns pelos relevantes serviços prestados à Educação Física Brasileira. Abração".

Com uma "letra" dessa, não tinha como não ficar emocionado, né? Obrigado Professor pela força, apareça sempre por aqui, é muitíssimo bem vindo, sabes disso. Abração!

Vejam o peso do Currículo Lattes do Grande Pesquisador, aqui!

Comentar
Compartilhe
Lançamentos Nike Free 2012
05/06/2012 | 05h30

Prezados, estes tênis são muito legais. Além de muito confortáveis e funcionais são também bem bonitos. Meus alunos (abaixo, Eleonora e Elisa) tem utilizados muito durante treinos de força/funcional e, claro, durante trotes leves na corrida. São os por mim definidos como tênis médios - pela Nike são conceituados como mínimos -, há controvérsia. Tenho um, o mais antigo, que sobrevive já por 8 anos, verdadeiro guerreiro. Se experimentar tenho certeza que você vai curtir. Estes das fotos são os 5.0. Tem também o 4.0 e o 3.0. Quanto menor o número, mais próximo do chão é o tênis. O barato é a entresola feita para ter bastante mobilidade, visto seus cortes profundos. Recomendo. Inclusive, meu aniversário é em dezembro, bela dica, não?

Bons treinos, presentes e emoções!

Comentar
Compartilhe
Culto ao corpo x Culto a mente
04/06/2012 | 12h07

Disse o maior Neurocientista do mundo, o brasileiro Miguel Nicolelis: "o culto ao corpo acabou, agora começa o culto a mente. Isso é possível porque o órgão funciona com previsões que comandam o corpo cerca de meio segundo antes de cada movimento. O cérebro manda o sinal e os músculos obedecem a mente”, conclui o neuro. Sabemos que para qualquer movimento, por mais que as pessoas pensem o contrário, o cérebro é o motor primário da ação, daí a importância, em sentido inverso, do exercício físico para cuidar de todo o organismo e não somente dos "músculos aparentes". Gosto desta definição dada pelo Nicolelis, afinal de contas somos um ser único e indivisível por mas que queiram nos dividir em corpo e mente.

Esta dicotomia não faz mais sentido perante a ciência nos dias de hoje, pois quando nos exercitamos, estamos o tempo todo estimulando, como disse anteriormente, todo o nosso organismo que por sinal este é um dos focos da Motricidade quando estimulada. Claro que cada um tem o seu objetivo particular quando busca o movimento e como sempre digo, ganha, além deste benefício pessoal, mais este grande bônus que é a estimulação cerebral realizada de forma concomitante ao exercício. Se não tinha se ligado nisto, encare como mais um grande beneficio de Ser Motriz.

Bons treinos com grandes estímulos cerebrais!

Comentar
Compartilhe
É "faca na caveira"!
02/06/2012 | 17h10

Treino de sábado tenso, volume de 15 km, pace de 4'55" e tempo fresco - a salvação. Capitão Edú mandando brasa com o novinho aqui no vácuo. É "faca na caveira" - entendi hoje o porquê desta expressão: com a respiração bem ofegante, a boca um pouco aberta para facilitar o processo de inspiração/expiração, parece que temos uma faca de pirata na boca, acho que esta é a idéia ou simplesmente, vamos para o tudo ou nada. A melhor meia por estas bandas é o foco. Vamos que vamos, falta pouco. Treino na íntegra, aqui!

Bons treinos, emoções e "faca na caveira"!

 

Comentar
Compartilhe
Medalhas da New York Marathon - 1988/2011
01/06/2012 | 21h48

Confesso que não me ligo em medalhas das provas as quais participo ou tenha participado. Sou uma excessão, reconheço, inclusive prefiro muito mais uma camisa de corrida, mais muito mais mesmo. Porém, estas que estão nas fotos abaixo, gostaria de ter pelo menos uma de recordação, talvez ficaria como a única na minha solitária coleção pois além de bonitas, seria da maratona de Nova Iorque, um dos sonhos de consumo aqui do Ser Motriz do espaço. Bom, para quem curte, são medalhas de 1988 até o ano passado, 2011. Curtam, e quem sabe, breve teremos uma.

Bons treinos, metas e ótimas emoções!

Atualizado às 16:32: bem observado pelo atento e assíduo leitor/corredor Adir, a medalha de 2011 era a mesma de 1988. Agora sim, tudo ok.

Comentar
Compartilhe
Inscrição feita para a melhor meia maratona do País!
01/06/2012 | 05h11

Maravilha, agora é oficial: inscrição feita para a Golden For Asics (aqui!). Corri em 2011 sem grandes pretensões - estava envolvido no Congresso Carioca de Educação Física - e consegui um tempo até bem legal (1h42'57"). Este ano estou inscrito novamente e treinando com bastante foco. Se vou correr, ainda é uma incógnita, mas estou com muita vontade. Sempre digo que tem que treinar com a inscrição feita, pois ajuda a alcançar o objetivo traçado. Desta prova vão participar umas 10 cabeças (e pernas) do nosso grupo de madrugadores. Quem não estiver ainda com um bom volume de treino para esta data, tem a de São Paulo em agosto, este é o meu direcionamento. Recomendo ambas. Informe-se no link acima.

Bons treinos, provas e grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Marcos Almeida

[email protected]

Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.