Você faz Exercício Físico ou Atividade Física?
31/05/2012 | 11h43

Breve definição de atividade física e exercício físico.

Atividade física é uma expressão genérica podendo ser definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta num gasto energético maior que o em situação de repouso. Por exemplo, lavar o carro, colocar um tênis, escrever no Ipad...

Exercício físico é uma atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem como objetivo final ou intermediário, melhorar ou manter a saúde e/ou aptidão física. Por exemplo, cumprir sua planilha de corrida, treino de força, treino funcional...

Pois bem, o exercício físico pode melhorar a sua rotina de atividade física, contribuindo de sobremaneira no dia a dia. O contrário não ocorre, porém é considerada benéfica a sua prática.

Bons treinos e emoções com muito exercício físico na sua vida!

Comentar
Compartilhe
Artigo- Estimulação Cortical: efeitos agudos sobre variáveis Bioperacionais em jogadores armadores de basquetebol
31/05/2012 | 05h12

Este artigo é do muitíssimo competente Nilo Terra mais os não menos Anderson Morales e Maurício Calomeni sob a supervisão do PhD Vernon Furtado, onde se concluiu que o treinamento mental, via estimulação fótica e auditiva, pode ser um promissor diferencial no treinamento e na performance de atletas. Recomendo leitura para melhor entendimento. Artigo na íntegra, aqui!

Comentar
Compartilhe
Exercícios = + inteligência
30/05/2012 | 14h22

Bacana esta entrevista com assuntos tratados frequentemente aqui neste espaço. Inclusive, este é um dos objetivos do blog: divulgar bons hábitos e o exercício físico se inclui neste rol, sem sombras de dúvidas. Somente benefícios para quem é Motriz. Leiam e repassem, pois o objetivo é "contagiar". Bons treinos, seu cérebro agradece!

"Os exercícios nos deixam mais inteligentes. Quem afirma é o neuropsiquiatra John Ratey, professor da Harvard Medical School e autor do livro “Corpo ativo, mente desperta” (Editora Objetiva). Em entrevista ao GLOBO, ele diz que os exercícios são mais importantes que qualquer remédio para as funções cerebrais": — Fabricamos novas células cerebrais todos os dias e os exercícios ajudam mais que qualquer outra atividade.

O que atraiu seu interesse para esta área? JOHN RATEY: Inicialmente os exercícios eram vistos como menos potentes que as drogas antidepressivas, mas hoje sabemos que são tão bons quanto e, em alguns casos, até melhores que os remédios. Sempre fui um atleta e percebi em mim a importância dos exercícios para manter meu cérebro, humor e motivação nos melhores níveis.

Como os exercícios melhoram as funções cerebrais? RATEY: Os exercícios regulam ansiedade e níveis de estresse, além de otimizar o aprendizado de três maneiras: melhoram os sistemas de atenção, a memória, a capacidade de aprendizado e a habilidade de perseverar e superar as frustrações que o processo de aprendizado eventualmente produz; criam o ambiente certo para nossas cem bilhões de células nervosas, fabricando mais neurotransmissores e receptores para registrar novas informações; e promovem o surgimento de novas células no cérebro, um processo chamado neurogênese.

Então a atividade física regular também nos deixa mais inteligentes? RATEY: Sim. O exercício otimiza as chances de aprendizado ao nos deixar mais prontos para aprender, ao fazer com que o cérebro esteja preparado para se desenvolver e talvez até adicionando novas células nervosas às áreas envolvidas com a memória e o aprendizado. Mas é especialmente importante por aumentar a liberação do fator neurotrófico BNDF, um verdadeiro fertilizante para o cérebro por encorajar nossas células nervosas a crescerem, que é a maneira como aprendemos.

Os exercícios estão ganhando respeito como uma opção de tratamento? RATEY: As pessoas estão gradualmente reconhecendo o fato de que a atividade física é uma terapia auxiliar útil para desordens mentais e médicas. Hoje o primeiro tratamento para a depressão ou a ansiedade são exercícios regulares. Há dez anos a Câmara dos Comuns do Reino Unido disse que os exercícios deveriam ser o tratamento primário para a depressão, então eles estão na mente das pessoas e começando a ter aceitação na comunidade médica.

Os exercícios também podem aliviar o estresse? RATEY: Sim, tanto em termos de diminuir a resposta a situações de estresse quanto aumentando a resistência ao estresse. À medida em que a pessoa melhora o condicionamento, é preciso uma ameaça maior para disparar seu alarme de estresse, pois a atividade física muda a neuroquímica do cérebro, assim como trabalha no nível celular para proteger as próprias células do estresse.

Quais são os melhores exercícios? RATEY: É muito bom juntar artes marciais com dança, como na brasileira capoeira. A questão é aumentar os batimentos cardíacos e mantê-los altos por um tempo, adicionando complexidade e coordenação que vão desafiar mais áreas do cérebro, estimulando a liberação de fatores neurotróficos e desenvolvimento. Outras atividades que ganharam popularidade, como a ioga, também ajudam a desafiar o corpo e a mente, provocando mudanças magníficas no cérebro.

Matéria original do Jornal O Globo, aqui!

Comentar
Compartilhe
Partiu Mônica Andrade rumo aos 89 km da Comrades 2012
29/05/2012 | 20h03

Breve release da Ultra maratonista Mônica rumo a Comrades 2012 que terá sua largada no próximo sábado - horários abaixo. Os amigos aqui do espaço vão ficar na torcida por mais um sucesso desta difícil, mas possível missão. Todos os deveres foram feitos - alimentação, treinos e descanso - agora é "fácil". Boa sorte Ultra. E muita força!

"Amigos, a Comrades vai ser no domingo, dia 03.06, às 5h30 (horário sulafricano) e 24h30, hora Brasil. A prova é transmitida durante às 12h pela tv africana SABC (www.sabctv.co.za), canal 2, SABC2 e tb pelo site da Comrades (www.comrades.com), aonde você consegue ver as parciais e também a chegada (eles começam a transmitir na hora da chegada). É isso, vamo que vamo, já chegou. Meu n° é 37181. Obrigado a todos pela força, fiz tudo que podia de treinamento da melhor forma e agora é só correr 89,28 km. Shosholoza"!

Mônica Andrade

Comentar
Compartilhe
Seres Motrizes num fim de semana
29/05/2012 | 05h25

Imagens de Motricidade Humana captadas durante o fim de semana. Tomara que sirvam para contagiar esta semana que se inicia. Remo, futebol, corrida, bicicleta, skate e a pura Motricidade das crianças sendo executada com louvor. Estimule sua mente, movimente-se!

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Estado da arte
28/05/2012 | 05h10

Mais um treino rumo a melhor meia do País; último treino longo da Ultra Mônica aqui na cidade rumo a Comrades; mais um longo das meninas em busca de, breve, uma prova de 10 km; mais uma corrida em busca de vida - este foco que todos objetivam; e mais uma manhã compartilhada, apesar da minha pressa em sair para o labor, com estes corredores bacanas. Temos agora 5 semanas para a GFA. Próximo sábado o volume diminue, subindo novamente no fim de semana do dia 10. Maravilha, falta pouco, bem pouco. Sigamos!

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
"Limpar” meu cérebro e “clarear” minhas idéias, por Izaura Colodete
26/05/2012 | 11h00

Bom dia, Marcos Almeida!

Bem, para mim, atividade física é tão importante quanto escovar os dentes!! Uma prática diária que faz “limpar” meu cérebro e “clarear” minhas idéias! Exercito-me desde os 12 anos, quando comecei com o Jazz. Parei um tempo e voltei aos 19 anos com musculação, corrida de rua, natação e Power Jump. Desde estão, vivo uma relação de “dependência” sadia com o Esporte! Pratico musculação, corrida e quando a agenda permite, Spinning!

Em casa, quando por qualquer motivo não posso ir à academia ou correr na rua, uso aparelhos aeróbicos, como trampolim, além de anilhas, pesos, barra e caneleiras!! Ou então, saio com meus gêmeos de 4 anos para brincar! Quer exercício melhor? Nas viagens a trabalho (que não são poucas) escolho sempreum hotel que tenha academia ou que esteja localizado próxima de uma! Na minha mala nunca falta um par de tênis, short, camiseta, boné e meu iPhone para ouvir música enquanto me exercito. No Rio (cidade onde nasci e cresci), sempre que vou visitar minha família e amigos, não deixo de dar uma corridinha na praia, minha grande paixão!

Ter tempo para malhar é sinônimo de compromisso com a qualidade de vida e com o bem estar. Trabalho mais de 12 horas por dia e para me exercitar “bato ponto” na academia todos os dias às 6 horas da manhã! O resultado? Mente sã, ânimo, disposição, saúde de ferro, pique para o trabalho, poder comer o que quiser (com moderação, claro!), além de não precisar se valer de dietas malucas e inibidores de apetite. Quer mais?? Se sentir bem emqualquer roupa que usar!!

Portanto, a todos e todas que sempre deixam para começar a academia na segunda-feira, deixo meu recado: não deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje! Mesmo que hoje seja Domingo!! Vamos correr??

Um abraço.

Izaura Colodete A. de Sá Freire Secretária Municipal da Família e Assistência Social de Campos dos Goytacazes. Advogada, formada pela PUC-Rio, especialista em Direito Público (UERJ) e Políticas Públicas (UFRJ); Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), membro do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), membro do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social); esposa, mãe e atleta!

Comentar
Compartilhe
Amigos do blog na Corrida da Ponte 2012
25/05/2012 | 05h09

Aconteceu no último domingo (20), a segunda edição da Corrida da Ponte, tendo em torno de 8 mil corredores. O vencedor no masculino foi Damião Anselmo - que já correu por aqui em 2009, aqui! com o tempo de 1h04'28". A melhor no feminino foi a Marily dos Santos, com o tempo de 1h16'46". Da cidade partiram vários corredores, tendo eu conseguido através do "Face" fotos devidamente liberadas para postar no blog. Parabéns e obrigado aos sempre assíduos por aqui, Michelle - 2h11'08" - Mônica e Leonardo - 1h53'35", mais o Francisco (tempo não fornecido). A distância foi um pouco maior que a oficial para a meia maratona (21, 097,5 ms), fechando oficialmente, 21km400ms, que na prática deu até mais, diante das fotos dos 2 GPS. Bons treinos, provas e emoções!

Comentar
Compartilhe
Meia de compressão x Meia de malhação
24/05/2012 | 05h29

Este post é para esclarecer e tirar dúvidas, pois sempre me perguntam sobre o assunto. Tenho visto, e muito, as meias usadas pelas meninas durante treinos de força, a famosa musculação - virou moda a utilização durante esta prática - pelas academias da vida. Também tenho visualizado estas mesmas meias sendo usadas, erroneamente, durante treinos e provas de corrida. As meias indicadas para a corrida, na verdade, são as meias de compressão (aqui! aqui! e aqui! via o ótimo blog do Professor Renato Dutra, da Revista Veja) com objetivos variados.

Pesquisas tem relatado um pequeno, mas real, ganho em performance como também uma melhor recuperação pós treino de qualidade ou provas. No primeiro caso, as meias de malhação - não tenho outro nome no momento - servem, ou deveriam, para proteger na execução dos exercícios de caneleira mais famoso de todos: os do glúteo máximo (inclusive tem sido usado até para carregar celular, como na foto).

Daí meninas, nada de correr com estas meias de malhação, pois com certeza vão carregar peso extra oriundo do suor excessivo, sendo assim, a água vai ser acumulada na meia piorando a performance e por ser muito grossa, vai trazer desconforto para as que correm já que as mais indicadas, não são as de compressão, são aquelas curtinhas "tecnológicas" sem costura. Em provas ou treinos longos, então, nem se fala. Daí, conclui-se que estas ditas cujas somente atrapalham a sua corrida. Espero poder ter contribuído neste assuntos e para se aprofundar mais, acessem os links acima do Professor Renato Dutra.

Bons treinos e emoções!

Atualizado às 15:00 de 24/05/2012.

Comentar
Compartilhe
Corrida de aventura: K21 Arraial do Cabo, por Marcelo Madeira
23/05/2012 | 05h17

Antes de mais nada amigos, gostaria de parabenizar o professor Marcos Almeida por esse blog. Para aqueles que curtem o esporte, mais precisamente a corrida, serve tanto de orientação como de influência positiva para os que praticam ou desejam praticar alguma modalidade esportiva.

Bom, me chamo Marcelo Madeira, tenho 37 anos, sou atleta amador e amante do esporte como um todo e um outro motivo para escrever no blog é o da vontade de expor a maravilhosa experiência que tive ao participar do K21 – Arraial do Cabo no dia 05 de maio. Uma corrida de aventura de 21km em torno da cidade com subidas e descidas íngremes, pisos que vão do paralelepípedo irregular do Pontal do Atalaia à areia fofa da Praia Grande, das dunas com vegetação rasteira nas imediações da desativada Álcalis à trilhas no meio da mata da Praia do Forno, dos caminhos de pedras escorregadias na chegada à Prainha ao asfalto do centro da cidade. Um percurso incrivelmente lindo, onde se avista a todo o momento um mar azul de águas cristalinas, areia branca e o verde inconfundível das plantas da região.

Como representante de nossa cidade no evento, venho convidar a todos à participar da próxima etapa do K21 que será na Ilha do Mel no Paraná no dia 15 de julho e para aqueles providos de maior grau de resistência, o K42 em Bombinhas SC no dia 18 de agosto. Já participo de provas a algum tempo, mas uma Half Adventure Marathon e em Arraial foi especial. Uma excelente organização, ótimo apoio da Prefeitura, trilhas muito bem sinalizadas, hidratação em vários pontos, massagem, banheira de gelo, alimentação entre outras coisas. Bom galera uma coisa é certa, terminar uma prova dessas e ainda avistar minha esposa e meu filhote me esperando na linha de chegada ao final de tortuosos 21km não teve preço. Uma emoção sem igual. Desejo a todos.

Um grande abraço aos leitores do blog e boas provas! Sites relacionados ao evento aqui! aqui! e aqui! Marcelo Madeira
Comentar
Compartilhe
Treino + Disciplina = Muita satisfação
22/05/2012 | 14h44

Amigos, somente com muita disciplina e muito, mais muito prazer mesmo, é possível, após uma semana dura nas funções profissionais, acordar cedo e partir para o treino longo de cada semana. O grande barato nisso tudo é compartilhar uma manhã muito agradável e sempre em ótimas companhias, tendo a sensação, como sempre repito por aqui, do dever cumprido com louvor. A opinião de todos é unanime: vale a pena todo o esforço! Que sirva de exemplo para tornar o Ser Motriz um ser que se move em busca de mais vida.

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Corrida Puma 10 MILHAS BRASIL 2012 - Rio de Janeiro, Parte 2, por Ralph Lannes
21/05/2012 | 22h07

Fala professorl! Tudo beleza?

Vou descrever como foi participar da corrida 10 Milhas Brasil, da Puma, Rio de Janeiro. Participei da corrida junto com meu parceiro de treino Antônio Marcos. A prova foi no Aterro no dia 06/05/2012 (neste dia completei 12 anos de casado). A arena estava um pouco vazia, se comparado ao circuito adidas do ano passado, acho que foi por 2 eventos próximos (Faz um 21 em Niterói no mesmo dia e a corrida do corujão na barra). Chegamos cedo para pegar o chip junto com meus estimados familiares - minha esposa e minha filha - e claro fazer o aquecimento Familiar. No local encontrei meu parceiro Antônio, meu vizinho Fred, seu chefe, e aí finalizamos os detalhes.

Nos posicionamos  bem para uma largada na área reservada aos intermediários, lógico que muitos não respeitam o seu Pace para dividir os pelotões (sorria você esta no Rio!!) e assim fluir bem na corrida. Começamos bem tranquilos, no pace combinado, entre 5’10 e 5”20, logicamente para ambientar, pois, tinha muito Aterro pela frente. Até os 5 Km estávamos praticamente nos divertindo (rsrsrs). Após o Km 8 vimos que a coisa ia ficar séria, em frente ao Aeroporto já dava para sentir que a brincadeira tinha começado; que venham as subidas e descidas da perimetral. Segundo o GPS eu corri 10 minhas (a milha inglesa e norte-americana, equivalente a 1.609m) em 01:22:27. Minha meta seria fazer os 16.090m em 01:20:00

O tempo regitrado pelo chip foi de 1h e 23:07 minutos, ficando em 19º na minha categoria, nada mal para os meus primeiros 16 Km, pelo menos não quebrei, nem carreguei o urso.

Nome: RALPH LANNES PINHEIRO
Número de Peito: 141
Sexo: M
Equipe: OTO CAMPOS/MS Marcos Almeida
Tempo Final: 01:23:07.34
Categoria: M3539
Modalidade: INDIVIDUAL
Tempo Bruto 01:25:16.77
Tempo Controle 00:57:14.41
Classificação Total 144
Classificação por Categoria 19
Classificação por Sexo 135
Pace Médio por milha 00:08:18.73
Vel. Média (Milhas/Hora) 11,54

Foi perfeito poder agregar, os amigos, minha esposa e minha filha, pois consegui retirar deste conjunto um grande estímulo. Agradeço muito ao meu parceiro de treino que curtiu a corrida e o roch’ and’ roll. Foi a primeira prova de corrida que participamos juntos. Em julho (dia 01), já tem outra prova!!! Agora vamos partir para os 21Km da Golden Four Asics, mas isso é assunto para outro post do ser Motriz. Agradeço a minha Família pelo incentivo, em especial a Biancha Monteiro pelo aniversário de casamento e ao segundo fruto deste, nossa Filha Giovanna (minha “treinadora” Gigi Bolt).

Sds!!

Seja Motriz.!!!

Bons Treinos!!

Ralph Lannes

 

Comentar
Compartilhe
Tópicos Avançados Para o Treinamento da Potência Muscular com o Professor Dr. Irineu Loturco. Eu fui!
21/05/2012 | 05h08

Participei em São Paulo, 12 de maio, do Curso "Tópicos Avançados Para o Treinamento da Potência Muscular" com o Professor Dr. Irineu Loturco Filho. O Loturco é um dos pensadores na área quando se fala em esporte de Alto Rendimento, sendo o responsável, em conjunto com o staff do(a) atleta, pela busca do melhor caminho durante treinos para que seja aplicado nas competições em busca de resultados ótimos. Dentre os atendidos no NAR (núcleo de Alto Rendimento, aqui!), estão atletas classificados para as Olimpídas como Keila Costa (salto triplo), Fabiana Murer (salto com vara), Adriana Nascimento (maratona). Também Douglas Brose e Lucélia Brose (karatê, casal na foto abaixo), Vitor Belford (MMA), equipes de Rugby, futebol, atletas Paralímpicos da seleção brasileira e muitos outros. Um trabalho de alto nível sendo prestado para o esporte brasileiro. Muitas informações novas e concomitante a isso, claro, quebras fortes de paradigmas. O curso não tem o "eu acho" e sim dados científicos provando o caminho a ser trilhado para quem trabalha ou pretende trabalhar com performance. Desenvolvo trabalho de força focado nos estudos do Loturco, tendo o prazer e o provilégio de "beber na fonte" e aperfeiçoando o entendimento. Breve, segundo o próprio Loturco me disse, uma edição no Rio de janeiro. Mais que recomendo.

 

Bons treinos com atualização sempre constante!

 

Comentar
Compartilhe
Vinho faz bem à saúde. Lenda ou verdade?
19/05/2012 | 07h59

Este é um belo texto da Mayana Zats - Geneticista das mais renomadas do País, Diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano e Instituto de células-tronco. Uma interpretação bem interessante sobre o assunto do título. Vamos a ele:

"Você já deve ter ouvido falar que tomar vinho tinto faz bem à saúde e pode aumentar a expectativa de vida. Se você for um apreciador dessa bebida isso deve soar como um bálsamo aos seus ouvidos. O que há de verdade nisso?  Pesquisas  parecem comprovar que uma molécula  denominada resveratrol,  presente no vinho tinto, seria a responsável por essa propriedade, mas os mecanismos pelos quais ela atua são ainda assuntos de muito debate.  Em um artigo publicado na revista Nature Medicine (5 de abril de 2012), três cientistas — Leonard Guarente, Joseph Baur e Antonello Mai — discutem como pesquisas recentes estão contribuindo para revelar o modo de atuação do resveratrol e a implicação dessas descobertas para o desenvolvimento de novas drogas.

Os efeitos benéficos da restrição calórica no aumento da expectativa de vida

Já foi demonstrado, que a restrição calórica aumenta a longevidade e os efeitos negativos de doenças metabólicas relacionadas ao envelhecimento. Isso já foi observado em organismos inferiores como fungos e vermes (o famoso C. Elegans) e até em roedores e primatas.  Há várias hipóteses para explicar  porque a ingestão diminuída de alimentos tem o efeito benéfico no organismo. Um dos mecanismos propostos seria pela ativação de moléculas denominadas sirtuins (do inglês silence information regulators). As sirtuins são ativadas quando o nível de energia da célula está baixo. Ela entra então em uma “situação de economia”, os genes reduzem a produção de várias proteínas e enzimas inclusive aquelas envolvidos com a apoptose, ou morte celular.

O que o resveratrol tem a ver com isso?

Segundo as novas pesquisas, o resveratrol atuaria ativando essas sirtuins (SIRT1) , ou seja teria um papel semelhante à restrição alimentar. De acordo com Leonard Guarente (cientista do laboratório de ciência e envelhecimento em Cambridge, Massachusetts nos Estados Unidos) não sabemos se a atuação do resveratrol na SIRT1 ocorre de forma direta ou através de outros compostos. “É fascinante pensar como estamos desvendando, na era da ciência e tecnologia, os benefícios de um hábito milenar de tomar vinho. Descobrir os mecanismos que ativam a SIRT1 poderá permitir o desenvolvimento de drogas importantes para doenças relacionadas ao envelhecimento afirma esse cientista”. Para  Joseph A. Baur (professor da Universidade da Pensilvãnia , EUA) o quebra-cabeças para explicar os efeitos benéficos do vinho tinto está longe de estar completo. Segundo Antonello Mai (professor da universidade Sapeienza em Roma, Itália) após a descoberta de que o resveratrol de fato aumenta a longevidade em diferentes organismos, vários estudos estão sendo realizados para verificar seus possíveis efeitos em câncer, doenças inflamatórias, neurodegeneração, metabolismo e doenças do envelhecimento. Esses estudos poderão permitir a descoberta de novos medicamentos.

Em resumo, há um consenso de que o resveratrol, presente no vinho tinto tem realmente um efeito benéfico na saúde. É claro que ele não substitui ter hábitos alimentares saudáveis e atividade física regular. Mas vamos convir que se a ideia é aumentar a expectativa e a qualidade de vida, melhor que seja tomando vinho tinto do que passando fome, concordam?"

Texto original, aqui! no blog da Cientista.

Bons treinos, emoções e um belo vinho tinto de recompensa!

Comentar
Compartilhe
"Todo dia é um bom dia quando você corre", Kevin Nelson
18/05/2012 | 13h20
Que frase verdadeira, não é verdade? Então, somente me resta lhe convidar. Vamos nessa? Sábado, 5:15 am. Fico no aguardo! Bons treinos e emoções! *Um salve especial ao amigo Leonardo Gomes pelo envio da frase!
Comentar
Compartilhe
Dicas de beleza, por Karla Bernardes
17/05/2012 | 15h43

Maravilha, estas são dicas de beleza e saúde da blogueira, profissional muito competente, amiga e aluna exemplar, Karla Bernardes. Recomendo leitura com boas dicas sobre alimentação, seu organismo vai te agradecer, tenha a certeza.

"Meninas estou em um rítmo frenético em busca de melhor qualidade de vida e saúde!! Este mês fui a nutricionista Anielle DAngelo Aqui que me deu dicas valiosas para saciar a fome e comer bem!! Uma delas foi o uso de uma colher de linhaça, uma de aveia e uma de Chia todos os dias!! Os benefícios dos três são os seguintes, saca só:

Chia- Ajuda a perder peso porque tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome. Suas sementes no estômago formam uma espécie de gel de digestão lenta, e a gente fica saciada por mais tempo comendo menos.

Aveia- Contém muita fibra e é de digestão lenta, também é um ótimo regulador intestinal.

Linhaça-  Alimento funcional com nutrientes como proteínas, fibras e ácido graxos - Omega 3 e Omega 6.

Tem várias maneiras de usar este mix, nos sucos, nos shakes e nas frutas. Aqui (acima), fotografei o mamão que como de manhã depois do treino. Não coloquem mel hein meninas, ahahahahah!!!"

Acessem o blog, aqui!

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Hiponatremia, por Paulo Haddad
17/05/2012 | 05h12

As atividades físicas quando realizadas em ambientes quentes e úmidos são propicias ao surgimento da HIPONATREMIA. Muitos se falam que a hiponatremia só ocorre em atletas ou em praticantes de atividade física intensa, mas pesquisas relatam o aparecimento de sintomas ligados a essa patologia em indivíduos sedentários e até em crianças. A hiponatremia é um desequílibrio hidroeletrolítico que resulta na queda anormal da concentração plasmática de sódio (<135 mmol/l; normal = 136-142 mmol/l) isto é, ocorre uma perda grande de sais minerais pelo suor , suor “salgado” , e/ou uma diluição desse sódio devido a grande ingesta de água durante a prática de atividades físicas ou até mesmo em atividades rotineiras.

Quando os valores da concentração plasmática de sódio ficam em torno de 120 - 135 mmol/l, ocorrem distúrbios gastrointestinais relativamente moderado, tais como a distensão abdominal ou náusea moderada. Concentrações plasmáticas  < 125 mmol/l , os sintomas tornam-se mais graves e incluem cefaléia latejante, vômitos, sibilos, edema de mãos e pés, inquietação, fadiga incomum, confusão e desorientação e em alguns indivíduos, sensações de cãibras nas pontas dos dedos das mãos e pés. Quando a concentração plasmática de sódio < 120 mmol/l, é mais provável que haja a ocorrência de  parada respiratória, coma, danos cerebrais permanentes e morte.

A hiponatremia ocorre quando ingerimos, apenas água, em grande quantidade antes, durante e após atividade física ou atividades rotineiras. A alta ingestão de água causa uma maior diluição do sódio em praticantes de atividade física e em atletas inibe o hormônio Anti-Diurético (ADH), acarretando  uma redução na produção de urina e um aumento da retenção hídrica na presença de sobrecarga de líquidos. Em dias quentes e úmidos não devemos somente ingerir água para nos manter hidratado, mas sim, líquidos isotônicos,líquidos esses que possuam, associados a água, sais minerais e glicose que juntos estabilizam as concentrações plasmáticas de sódio. Um exemplo, seria o gatorade, suco de laranja e outras bebidas denominadas isotônicas e para atletas de meia maratona, maratona e triatlon a ingestão de coca-cola durante a atividade ajuda a prevenir a hiponatremia  além de fornecer um aporte maior de glicose inibindo a fadiga.

Um alerta: a ingestão de bebidas isotônicas em excesso acarreta o desenvolvimento de problemas renais e distúrbio gastrointestinal,por isso solicite orientação, quanto à quantidade e tipos bebidas, a um Profissional de Educação Física.

Referências :

ASTRAND, P O E RODAHL, K.  Tratado da Fisiologia do Trabalho .2a. ed. Rio de Janeiro,Interamericana,2006.

McARDLE, W.D.; KATCH, F.I. & KATCH, V.L. Fisiologia do Exercício – Nutrição, Energia e Desempenho Humano. 7ª ed. Rio de Janeiro,Guanabara Koogan, 2011

POWERS, S.; HOWLEY, E.T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 4a. ed. São Paulo : Manole, 2003.

 

Professor Paulo Haddad - CREF 1408 –G/RJ

Professor de Fisiologia do Exercício, Cineantropometria e Treinamento Desportivo da Universidade Salgado de Oliveira – Universo Campos dos Goytacazes

Professor de Educação Física do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert

Técnico de Natação pela AABB/Campos e Vasco da Gama (RJ)

Tri - Campeão Brasileiro de Natação como técnico da equipe do Vasco da Gama -1998 – 2001

Técnico da Seleção Brasileira de Natação nas Etapas do Rio de Janeiro da Copa do Mundo 1999/2000

Comentar
Compartilhe
Brasileiro se exercita mais, fuma menos e tem excesso de peso
16/05/2012 | 05h19

Os dados mais recentes da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que coletou informações nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal e foi divulgado anualmente pelo Ministério da Saúde, traz um diagnóstico da saúde do brasileiro a partir de questionamentos sobre os hábitos da população como tabagismo, consumo abusivo de álcool, evolução do peso, alimentação, atividade física e comparação entre Paises vizinhos e é bastante interessante.

Mais de 54 mil pessoas participaram deste estudo realizado em 2011. A pesquisa Vigitel mostra, entre outras coisas,  como fator de risco para a saúde o grande consumo de refrigerantes, carne e leite integral (com gorduras). De acordo com os dados fornecidos, 48,5% da população brasileira têm excesso de peso - entre 2006 e 2011, o percentual de obesos no Brasil passou de 11,4% para 15,8% - sendo este fato maior entre os homens. A pesquisa também apresenta dados sobre a prática de atividades físicas. Os homens são mais ativos: 39,6% se exercitam regularmente. Entre as mulheres, a frequência é 22,4%.

O percentual de homens sedentários no Brasil passou de 16%, em 2009, para 14,1% em 2011, bons números, porém ainda podemos melhorar estes números. O tempo de estudo da população também tem relação direta com a prática de atividade física: 42,1% da população com mais de 12 anos de estudo pratica algum tipo de atividade física. O percentual diminui para 24% referente a quem estudou até oito anos. Dados interessantes, considerando que algo em torno de 100 milhões de brasileiros estão acima do peso, ocasionando com isto doenças que poderiam ser evitadas. E você, como anda? O que está faltando?

Bons treinos, muito movimentos e uma ótima alimentação.

Mais informações, aqui! Abaixo, tabelas com os dados pesquisados.

Comentar
Compartilhe
Artigo - Respostas cardíacas de mulheres normotensas e praticantes de treinamento com pesos
15/05/2012 | 14h43

Artigo produzido por Profissionais de Educação Física sob a orientação e ajustes finos dos Mestres e colaboradores do blog, Anderson Morales e Ronaldo Maciel. Leiam o abstract para melhor entendimento.

RESUMO O objetivo deste estudo foi de comparar o comportamento das respostas cardiovasculares da Pressão Arterial Sistólica (PAS), Pressão Arterial Diastólica (PAD), Frequência Cardíaca (FC) e Duplo Produto (DP) pós a 1° e 3° série nos exercícios de Mesa Flexora Unilateral (MFU), Flexora Vertical Unilateral (FVU), Supino Reto Máquina (SRM) e Supino Vertical Máquina (SVM) em mulheres normotensas. Foram selecionadas n=10 mulheres com idade variando entre 22 e 32 anos. Foram realizadas 3 séries de 10 Repetições Máximas (RMs) para cada exercício com a intensidade de 80% de 1 Repetição Máxima (1RM) com intervalos de 2 minutos entre as séries e exercícios. A comparação dos níveis hemodinâmicos pós as séries (1° série versus 3° série) em exercícios diferenciados (MFU, FVU, SRM e SVM), foi normalizada pelo momento pós 1° série em 100%, o que garantiria o conhecimento da variação percentis das variáveis analisadas pós 3° série pelo teste de Friedman (Dunss: Compare selected pairs of columns). Houve diferenças significativas p<0,05 na, PAS MFU (3° série), PAD FVU (3° série), FC MFU (3° série), DP MFU (3° série), DP FVU (3° série), PAD SRM (3° série), FC SRM (3° série), FC SVM (3° série), DP SRM (3° série) e DP SVM (3° série) em relação pós aferição da 1° série. Conclui-se que os exercícios de supino (SRM e SVM) não apresentaram aumentos significativos da pressão arterial, o que pode ser explicado pela utilização apenas da musculatura mais diretamente envolvida no exercício, diferentemente dos exercícios de flexão de joelho (MFU, FVU), que, devido à base necessária para a sua realização, acabam por envolver um maior número de grupos musculares, tendendo a elevar a PA. Já a FC apenas, não demonstrou elevação significante no exercício FVU, caracterizado numa menor carga volumétrica. Palavras-chave: Pressão Arterial, Freqüência Cardíaca, Treinamento com Peso.

Comentar
Compartilhe
10 milhas Puma, por Victor Rocha
15/05/2012 | 06h07

Olá amigos frequentadores do blog do nosso amigo professor Marcos Almeida, sou o professor e Personal Trainer Victor Rocha. Nesse meu primeiro contato escrevendo para o blog, venho mostrar e comentar um pouco sobre o evento que participei com meu aluno Fábio e mais 2 amigos parceiros de corrida, Ralf e Antônio. Realizado no aterro do flamengo - Puma 10 milhas. Conforme as fotos acima, vocês podem perceber o nível de organizaçao e conforto que um evento desse pode nos proporcionar, com várias tendas para retirada de chip, guarda volumes, setor de massagem para todos os participantes do evento, atendimento médico, postos de hidratação a cada 2km, com sessão de alongamento 20 minutos antes do inicio da corrida, todos uniformizados, onde a organizaçao do evento dispõe para os participantes mediante a sua inscrição no evento. Como vocês podem ver, a corrida é uma atividade que cresce a cada dia mais no mundo todo, e todas as pessoas podem ter acesso, é só querer e ter força de vontade, digo isso porque vi 3 atletas cruzarem a linha de chegada descalços, sabemos que não é o ideal para a prática da corrida, mais a força e a vontade de estar ali falaram mais alto, e as pessoas completaram a prova. Indico e recomendo para todos que gostam e os que pretendem começar a praticar atividade física. Pratiquem e vocês mesmos irão vivenciar qual é essa sensação gostosa a qual estou me referindo.

Professor Victor Rocha

Personal Trainer Especialista em Anatomia Especialista em Biomecanica Especialista em Fisiologia do exercicio e Avaliação Morfofuncional Email: [email protected]

Comentar
Compartilhe
"Ibira"
14/05/2012 | 06h20

Estive em SP no fim de semana dos dias 11 e 12 de maio cumprindo agenda profissional e aproveitei para dar uma passadinha no Ibirapuera, pois este é o meu local preferido para treinar por aquelas bandas. "Meu", como falam os paulistas, é muito bom. Tem percursos e pisos bem variados com uma altimetria com pequenas elevações. Muitas pessoas se exercitando, assessorias de corrida em grande número, também de treinos funcionais, ciclismo, enfim, é uma festa para quem gosta e é fã da Motricidade Humana. Realizei um longo de 14 km, aqui! explorando parte do seu belo percurso. Corri na grama, terra batida, asfalto e sempre ultrapassando e sendo ultrapassado por corredores, ciclistas e skatistas, divertimento garantido. Registrei algumas fotos para ilustrar o texto e quando estiver por lá, não deixe de ir, recomendo.

Bons treinos e emoções

Comentar
Compartilhe
Circuito Regional de Bodyboard Profissional, por Leonardo Gomes
12/05/2012 | 06h36

A praia do Farol de São Thomé irá receber no mês de julho o Circuito Regional de Bodyboard Profissional. O evento acontecerá nos dias 07 e 08 na praia campista e receberá vários atletas que buscam o titulo nacional na principal categoria do bodyboard brasileiro. Entre os atletas que irão participar do evento, o campista e morador da praia do Farol, Bruno Invyk - foi o segundo colocado no ranking brasileiro em 2011 - estará presente. A modalidade se expande no município tendo vários atletas entre os melhores do Brasil.

Serão distribuído R$ 3.000,00 entre os profissionais e kit´s e pranchas da Gênesis. Neste Campeonato será usado o mais moderno sistema de notas (eletrônico), onde os atletas são informados em tempo real sobre as posições e as notas necessária para conseguir vencer a categoria. Durante o Campeonato o Presidente da Fundação Municipal de Esportes, Magno Prisco, distriburá material direcionado para a Escolinha de Bodyboard que é mantida na praia do Farol durante todo o ano tendo em torno de 40 alunos.

O evento será realizado pela Fundação Municipal de Esportes (FME) junto com a UBCS (União dos Bodyboarders de Campos e São João da Barra) e será supervisionado pela FEBERJ (Federação de Bodyboard do Estado do Rio de Janeiro). Te espero no Farol. Boas ondas.

Leonardo Gomes

Comentar
Compartilhe
7° Congresso Carioca de Educação Física
11/05/2012 | 05h28

Fui convidado novamente para participar como palestrante do 7o Congresso Carioca de Educação Física. Estive em 2011 onde discorri sobre "Corrida de Rua". Volto este ano para palestrar com tema bem próximo ao anterior: " Corrida de Rua: do individual ao coletivo".

Ementa do curso:

1- Elaboração de planilhas 2- Cuidados especiais 3- Treinos paralelos 4- Testes 5- Organização de corrida

O Congresso é muito bem organizado, tendo gestores e ouvintes dinâmicos com uma participação bem ativa, fato este que ajuda bastante.

Para saber mais, aqui!

Fica o convite.

Bons treinos com atualização permanente!

Comentar
Compartilhe
Corrida da Penha 2012, pelo Ms. Ronaldo Maciel
10/05/2012 | 13h23

No último domingo, 29/04, foi realizada em Vila Velha (ES) a 6ª. Edição da corrida da Penha, com distância de 10Km. Evento já tradicional no calendário Capixaba, a prova teve 1000 corredores inscritos, desde anônimos iniciantes, até nomes consagrados do atletismo. A prova feminina foi vencida pela Queniana Techan Chebet, com o tempo de 37:09. A segunda colocada foi a atleta brasileira Kleidiane Barbosa, que terminou o percurso em 37:38. No masculino, o vencedor foi Joseph Kachapin, também Queniano, que fez o tempo de 29:22, seguido do brasileiro José Rodrigues, com 29:30. Um grupo de atletas campistas participou da prova, conseguindo as seguintes colocações, com seus respectivos tempos:

Feminino 16º. Emily Lotério Barcelos – 48:09 33º. Cleita de Moraes Vicente – 52:50 43º. Delma Oliveira Carvalho – 54:47 Masculino 274º. Clemente Lotério de Carvalho – 52:41 Ronaldo Maciel Mestre em Ciência da Motricidade Humana Professor Universitário Atualizado, 20:49.  
Comentar
Compartilhe
Nutrição Esportiva: quem vai?
10/05/2012 | 06h08

Maravilha, após perceber melhoras nos alunos - meninos e meninas - que se consultaram com a Nutricionista Anielle D'Angelo, mais uma visita foi agendada - a primeira consulta, aqui! - com esta que trabalha focada na melhora esportiva e claro, também na melhora no dia a dia de todos. Com a palavra, o Tri Bruno do Val:

"Agora sim, após ouvir a opinião de aproximadamente 80% dos trinta pacientes atendidos pela nutricionista especializada em esportes Anielle D’Angelo, pude constatar que sua vinda e atendimento realizado foi um sucesso. Já pratico atividades físicas visando um aumento gradual de minha performance à algum tempo. Como entusiasta do esporte e atleta, sempre leio algo relacionado à prática desportiva e troco informações com outros atletas e, por isso, já tinha uma noção geral da forma como deveria me comportar em relação à nutrição e à suplementação.

Entretanto pude perceber que a consulta me direcionou para uma grande melhora, pois colocou esta nutrição e suplementação que de acordo com minha especificidade no esporte e no dia a dia, acrescentou detalhes significativos que já estão me gerando resultados. No dia a dia me sinto mais enérgico e com uma recuperação pós treino mais eficiente, mesmo sem ter adquirido, até o momento, os suplementos indicados pela nutricionista. Visando permitir a outros atletas, esportistas ou aqueles que buscam uma qualidade de vida melhor com esta oportunidade que tivemos, já foi fechado o retorno da nutricionista Anielle D’Angelo a Campos-RJ.

Este retorno acontecerá no mês de junho - dias 6 e 7 - e atenderá prioritariamente aqueles que não conseguiram horário nesta última consulta. Portanto, peço aos interessados que entrem em contato comigo pelo email [email protected], com o assunto Nutricionista Campos-RJ, ou pelo telefone (22) 92670052. É gratificante viabilizar o crescimento do esporte através destas ações que visam possibilitar o atleta um ganho de performance e qualidade de vida em nossa região. Tenho certeza que os benefícios não se resumem ao indivíduo, transbordam e atingem seus familiares e, também, criam uma demanda por empresas esportivas de produtos e serviços voltados para este mercado".

Tri saudações!!!

Bruno Do Val

Atualizado, 11:19. Nova data: devido ao feriado de Corpus Christi, a Nutricionista Anielle D'Angelo vai atender uma semana após as datas divulgadas no post acima, nos dias 13 e 14 de junho. Bons treinos e emoções!
Comentar
Compartilhe
Tênis médios e mínimos, você ainda vai ter um!
09/05/2012 | 05h26

Cada vez mais tênis minimalistas aportam por aqui. Esta é a tendência, afinal com o número de corredores "normais" em crescimento, os "anormais" também se multiplicam, sendo eu, um pouco de cada. Dos "puro sangue" com drop zero, até os médios com pequena elevação no calcanhar, o mercado sinaliza para atender toda a turma. Mas o que é um tênis minimalista? Quais são suas características principais?

Bom, tentarei esclarecer estas e outras questões relacionadas a este conceito. Os tênis minimalistas são aqueles que reproduzem a mesma condição que o ato de correr descalço. Não podem sob nenhuma hipótese -  e aí que está o problema, pois os grandes fabricantes percebendo o mercado em crescimento, tentam empurrar "gato por lebre" - modificar a forma de se pisar e é como se estivesse correndo descalço, estando o pé apenas com uma proteção e total liberdade nos movimentos.

Esta teoria surgiu há mais ou menos 7 anos atrás, e vem ganhando cada vez mais força. Sobre o correr descalço e o uso destes calçados mínimos, correlacionando com as lesões esportivas da corrida, é relatado que de 65 a 80% dos corredores americanos sofrem alguma lesão durante o ano e as possibilidades - comparando corredores e ciclistas - são 5 vezes maiores no primeiro grupo em comparação ao segundo.

Segundo ainda os defensores desta prática, ao qual me incluo, isto acontece porque de 75 a 80% das pisadas num tênis comum resultam no calcanhar chegando no solo primeiro que a parte medial ou anterior do pé, deixando os pequenos ligamentos, músculos, tendões e articulações protegidos, porém, sem defesa para as intercorrências as quais vivenciamos, e são muitas, durante os treinos do dia a dia.

Com modelos médios, mínimos ou até descalço - respeitando a individualidade relacionada ao peso, ocorrências de lesões, tempo no esporte e progressão devida - onde a altura do calcanhar e a parte anterior do pé seja zero -  o famoso zero drop, ou o mais próximo disto - pode-se reduzir o impacto do calcanhar em até 3 vezes, distribuindo de forma mais equilibrada este momento pelos pés, fortalecendo músculos que protegem também tornozelos e joelhos.

As principais características destes calçados são:

Extrema Flexibilidade, que se possa dobra-lo;

Drop zero, sem diferença entre a altura do calcanhar e a parte frontal do tênis;

Ser largo, assim os pés estão livres; é como estar descalço;

Mínima proteção, apenas como se fosse uma luva para os pés;

Sem o suporte medial, os pés tem total liberdade dos movimentos.

O movimento é forte e está em franca divulgação, com livros, sites, artigos e parecendo estar consolidado, apesar de ainda pelo assunto ser bem polêmico, os questionamentos ainda também são bem expressivos. Tudo dentro da normalidade, pois toda teoria nova até ser aceita, muitos estudos e pesquisas tem que serem feitas.

De qualquer forma, recomendo pequenos testes desta teoria e sempre respeitando o Princípio da Sobrecarga, começando com 5 minutos, após 10 e assim por diante. Busque também pisos como grama, terra batida e areia da praia, detalhes que facilitam a nova experiência.

Abaixo, vários links deste assunto já desenvolvido anteriormente no blog e outros que foram usados como fontes. Com relação as fotos, em primeiro plano, os momentos da pisada com médios/mínimos e com calçados tradicionais. Os tênis são modelos médios - os tênis mais altos - e mínimos - mais baixos e flexíveis - só para sentir o mercado atual. E no Brasil a cada dia que passa, mais e mais modelos chegam. Maravilha, os amantes da corrida natural agradecem.

Para ser minimalista, o tênis tem que ser minimalista

Turminha barefoot

Tarahumaras - tribo de Super humanos - Resistência Sobrenatural

Bareffot Running: Huaraches

Tênis médios e mínimos preferidos

Novas tendências para os tênis de corrida

The barefoot Running Revolution

Bons treinos e emoções!

 

 

 

Atualizado às 13:04.
Comentar
Compartilhe
Limpe sua mente: movimente-se!
07/05/2012 | 21h07
A força purificadora da corrida. Bons treinos e ótimas emoções! [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bIkeQx8lmVk&feature=youtube_gdata_player[/youtube]
Comentar
Compartilhe
Nosso treino longo... Fotos e depoimentos
07/05/2012 | 05h16

Mais um treino longo; mais kms e Kms rodados. Depoimentos sobre a corrida como estilo de vida, fotos com o percurso e turminha se divertindo.

Treino aqui no  Garmin Connect (para ver treino em km, click no ícone "ver métrico" à direita na parte superior após link aberto).

Amanhecer os sábados treinando tem sido superação de limites. "Os únicos limites que você tem são aqueles em que você acredita". (Dr. Wayne W. Dyer) Marcelo

Comecei a correr no início do ano e sob a orientação profissional há um mês. No início, meu objetivo era perder peso, porém hoje sinto falta da corrida nos day-off, percebo que a perda de peso é apenas consequência e o maior benefício é a saúde e a disposição que adquiri para o meu dia a dia. Magid

Correr é estar em sintonia com a natureza, é estar em Paz... É lógico que é necessário correr da forma certa, envolvendo direcionamento correto e bons acessórios como tênis, GPS, alimentação etc. Roberto

Com a rotina pesada do dia a dia, pode-se imaginar que qualquer tempo livre é para colocar as pernas para cima e descansar. Porém, no dia 01/01/2012, numa tarde chuvosa e um aplicativo novo no telefone, me levaram para a minha primeira corrida. Hoje, me vejo acordando às 4 da manhã e descanso correndo. Gil

Os treinos semanais estão servindo como remédio, estou me sentindo como um garoto de 20 anos. No início, queria emagrecer mas fui evoluindo com os treinos e os benefícios que hoje sinto, como o humor, concentração no trabalho e sono (antes tomava remédio para dormir), são imensos. Já perdi 6 kg e a prioridade hoje, é a minha qualidade de vida, que anda cada dia melhor. Nenem

 

 

 

Bons treinos e emoções!
Comentar
Compartilhe
Barefoot Running: 30' na conta
06/05/2012 | 12h39

Para não passar em branco, como o prometido, 30' na conta - totalmente no asfalto - deste Dia Internacional do Barefootrun. Ótimo domingo a todos!

Bons treinos e  emoções!

Comentar
Compartilhe
6 de maio, Dia Internacional da Corrida Descalça
05/05/2012 | 04h46

Amanhã, domingo (6) - sempre o primeiro domingo de maio -, será comemorado o dia internacional da corrida descalça, instituído pela Barefoot Runners Society aqui! Em Belo Horizonte o evento será organizado pela equipe do pés-descalços.org no marco zero da Lagoa da Pampulha.

Detalhes: Data: 06/05/2012 (Domingo) Horário: 8:30h Local do Encontro: Marco Zero da Pampulha. Público: Corredores calçados curiosos ou interessados em iniciar na corrida descalça e corredores descalços de todos os níveis. Do que se trata: se houver a presença de pelo menos um não-iniciado ou iniciante iniciaremos o evento com uma clínica. Esta constará de uma parte teórica e um bate-papo com corredores descalços mais experientes. A seguir, todos os presentes, calçados e descalços, serão convidados para um treino na orla da Pampulha. Cada um percorre a distância que couber ao seu nível de preparação.

Assuntos que serão abordados: Motivação: porque correr descalço? Mecânica: como é a passada? E o problema do impacto? Como iniciar na corrida descalça? Riscos: pedras, cacos de vidro, pregos, vermes. Calçados minimalistas. Como dominar a técnica, principalmente em relação as descidas e a corrida em alta velocidade. Dúvidas e curiosidades em geral.

Requisitos: Paixão por correr; Uma mente aberta. Custo: grátis. Inscrições: basta aparecer no local do evento no horário marcado.

E por aqui? Ao menos um pequeno trote, desçalço, eu farei. Mais algum interessado?

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Artigo Científico - Tempo de reação motora no voleibol
04/05/2012 | 15h04

Mais um artigo científico produzido pela "usina" de pesquisas que é a Educação Física, colaborando com a construção do conhecimento no meio e áreas correlatas. Este é dos muito competentes Ms. Anderson Morales e Ronaldo Maciel - ambos colaboradores aqui do blog - sob a supervisão do PhD Vernon Furtado e do Dr Alair Pedro. Leiam o abstract para melhor entendimento.

RESUMO Enquanto jogo desportivo coletivo, o voleibol está estruturado por normas ou regras específicas, que determinam a conduta a ser tomada pelos participantes e expressam a lógica e característica do jogo. Por ser um desporto com características “abertas”, ou seja, pouco previsíveis, o desempenho motor está diretamente relacionado às capacidades de se prever e responder às mudanças acontecidas no ambiente. Assim, O tempo de reação motora torna-se um importante aspecto para o sucesso de atletas envolvidos na modalidade voleibol. O objetivo do estudo é de analisar criticamente os conceitos do tempo de reação no voleibol. Para preparar uma saída motora apropriada, o organismo tem que ser eficiente na codificação de estímulos relevantes, tendo o tempo de reação motor como a principal fator no desempenho dos atletas. Em razão da velocidade característica do voleibol durante as ações do jogo, aliada a imprevisibilidade do ambiente, busca-se desenvolver capacidades como a percepção, a antecipação e a diferenciação das situações práticas pelo atleta, com esses aspectos tendo uma importância por vezes superior à técnica requerida para a execução do fundamento. Palavras-chave: Voleibol; Tempo de Reação Motor; Processamento de Informações.

Comentar
Compartilhe
"Envelhecimento e saúde", por Irineu Loturco
04/05/2012 | 05h42

Este tema considero e é extremamente importante, afinal a projeção é que em 2025 sejamos a sexta população mais idosa do planeta, daí, compartilho estas informações objetivando uma melhor qualidade de vida tanto para os nossos queridos idosos quanto para o nosso cuidado próprio, afinal de contas todos envelhecem - é uma grande honra poder chegar a esta fase da vida - e tendo uma boa funcionalidade, melhor ainda. Recomendo as informações muito relevantes do Dr. Irineu Loturco. Bons treinos, muita funcionalidade e grandes emoções! [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zxMTYYJsh0k&feature=youtube_gdata_player[/youtube]

Comentar
Compartilhe
"Comer a metade. Andar o dobro. Rir o triplo." Provérbio chinês
03/05/2012 | 14h31

É por aí quando se fala e pensa na tão importante qualidade de vida que engloba a alimentação, passando por esta palavra bem pequena, mais muito grande em importância para todos que é a saúde, até o nosso divertimento de cada dia.

Dissecando esta bela frase, em primeiro lugar, pesquisas parecem direcionar para uma alimentação controlada quando se fala em saúde e longevidade do ser humano;

Em segundo, andar, correr, enfim, movimentar-se, é mais que citado em estudos relevantes quando se busca funcionalidade, autoestima, saúde e ativação cerebral, mostrando a importância do Ser Motriz ser motriz no seu dia a dia;

Por último e não menos importante, ter emoções positivas fortalecem todo o nosso organismo, proporcionando a possibilidade de fidelizar a atividade escolhida. Este é um dos segredos: se divertir ao máximo e tornar agradável experiências que, bem provavelmente, vão se repetir.

Pois é, que este provérbio chinês invada nossas vidas, pois somente assim, tenho a certeza, será possível ganhar mais qualidade para a nossa tão preciosa existência.

Bons treinos e ótimas emoções!

Comentar
Compartilhe
Brasileiros na Maratona de Londres 2012
03/05/2012 | 05h37

O Brasil definiu as 3 vagas masculinas e 1 feminina para a maratona Olímpica em Londres deste ano. Marilson Gomes dos Santos - 2:08:03 em Londres - Paulo Roberto de Almeida na Maratona de Pádova, na Itália, com 2:10:23, na sua terceira maratona (ele correu sua primeira maratona em Amsterdã - 2:13:15 em 16 de outubro de 2011, a segunda em Barcelona conseguiu melhorar a sua marca - 2:11:51 em 25 de março) e Franck Caldeira - 2:12:03 obtidos em Milão - estão classificados, com Damião Ancelmo de Souza como reserva - 2:14:14, também em Milão. Na maratona feminina, o Brasil será representado somente por Adriana Aparecida da Silva - 2:29:17 em Tóquio, 2012. Agora, nos resta torcer por estes grandes corredores, lembrando que Marilson, hoje, é o único não africano a nível mundial, que consegue acompanhar estes foras de séries, daí, ser o único com reais chances de medalhas. Difícil, mas possível. Será?

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Nosso intervalado e regenerativo de cada semana
02/05/2012 | 05h10

Feriado, já disse por aqui, é uma ótima opção para se treinar, conversar, ouvir estórias, massagear o  corpo, enfim, uma bela oportunidade de se passar mais tempo treinando e/ou resenhando com os amigos. Assim foi feito. Numa terça chuvosa e clima frio - um luxo para os corredores - mais um treino realizado com a ótima sensação do dever cumprido. Lembrando, que sábado tem mais. Até!

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Mais um Blog sobre esportes na área: Amphibious Lifestyle
01/05/2012 | 05h41

Maravilha, mais um blog para divulgar o esporte sob a visão do estudante de economia e triatleta - não necessariamente nesta ordem - Bruno do Val. Este é figura carimbada por aqui, vide bons e belos posts relacionados ao mundo do Triathlon, exatamente a que o seu blog se propõe. Seja bem vindo Bruno, e saiba que seus depoimentos, observações e acima de tudo experiências como atleta, podem contribuir muito para a tão importante Motricidade Humana. Acesse por aqui!

Bons treinos e ótimas emoções!
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Marcos Almeida

[email protected]

Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.