Barefoot running: Huaraches
31/03/2012 | 04h40

Os Huaraches são calçados mínimos para os corredores mais radicais, conhecidos como "corredores descalços". Ainda não experimentei um - está cada dia mais perto - em busca de novas aprendizagens. Nos Estados Unidos pipocam sites de montagens e vendas destes calçados que lembram as sandálias de dedos rasteiras - as Huaraches são muito mais flexíveis, sendo este um de seus segredos - e por aqui começam a surgir também locais de vendas.

Maravilha, mais uma opção para os que buscam novas experiências sensoriais. Deixando claro que estes calçados não são direcionados a performances e sim a liberdade do movimento, fato este que os grandes fabricantes de tênis já descobriram, levando-os a produzir cada vez mais novos modelos médios e mínimos. E que sejam todos bem vindos!

Mais informações, clique aqui!

Bons treinos e ótimas experiências médias e mínimas!

Comentar
Compartilhe
Treino de Mônica Andrade para a Comrades 2012
30/03/2012 | 04h40

Parece inacreditável para muitos o fato de uma corredora percorrer a distância de 89 km. E é. Imagina ainda esta prova ser realizada em outro País, mas especificamente na África do sul e tendo uma corredora aqui da cidade - já é considerada campista, sem dúvida, afinal mora e trabalha por aqui.

Maravilha, esta é a ultramaratonista Mônica no seu segundo ano consecutivo nesta prova, a temida Comrades, ultramaratona mais famosa do mundo. Ela tem como assessoria esportiva para a corrida a Toscano e este que vos escreve fica responsável por seus treinos complementares - funcional e musculação.

A atleta em questão é extremamente disciplinada - não poderia ser diferente para quem objetiva cumprir esta meta - e com um grande talento para a corrida. Durante todo o período de preparação busco dar uma maior força a sua musculatura, estabilidade para as articulações com um trabalho específico para o Core. Divido seu treino de força em mesociclos de acordo com treinos e competições preparatórias para a prova alvo.

Este ano já fez a meia da Disney em fevereiro - com um belíssimo 1:39'09" - vai agora para maratona de Santiago - 42 km mais 8 km após a prova totalizando 50 km (!) de volume neste dia - encara esta? A prova em questão vai ter mais descidas que subidas - vide mapa altimétrico acima - onde busquei dar uma atenção ao quadríceps - responsável por segurar a descida - pois este momento da corrida é altamente lesivo e ainda podendo deixar a corredora com dores musculares durante e no pós prova.

A planilha - sendo trocada de dois em dois meses - foi baseada nas suas provas estipuladas no calendário. Estimulei força na sua base indo até a RML (resistência muscular localizada) nas fases posteriores, sendo realizado duas vezes por semana esta rotina. Sempre falo que o treino principal é a corrida, porém as evidências mostram que com um músculo forte tanto as lesões como o melhor aproveitamento do movimento são consideradas ganhos reais advindos do treino de força/funcional, melhorando a tão importante economia de corrida.

Os treinos continuam mas está cada vez mais próximo - 3 de junho de 2012, com saída 5:30 da manhã - para a conclusão com louvor da sua segunda Comrades. Será que outras virão?

Bons treinos, competições e ótimas emoções!

Comentar
Compartilhe
Turminha presente na Maratona de Santiago - 2011
29/03/2012 | 05h22

Estivemos presentes na maratona de santiago, 2011. Turminha legal para um País muito bacana e prova, ao meu ver, nem tanto. Tenho motivos para tal avaliação: carreguei um imenso urso de mais ou menos 100 kg desde o km 24 até o fim da maratona - 42 km 195 ms. Os amigos Edú e Mônica tambem fizeram a maratona e os demais correram a meia e os 10 km.

De qualquer forma foi uma grande aprendizagem. A prova foi completada em 3:59':46" com bastante sofrimento. Mônica e Edú realizaram a tarefa com muito mais facilidade e sem o sofrimento do tiozinho aqui, inclusive, cada um com o seu Personal Best - já superados.

Agora, no próximo fim de semana (1 de abril), novamente corredores da cidade vão estar participando desta prova. Maratona, Meia e 10 km estarão sendo percorridos pelas ruas de Santiago. 25 mil vagas disponíveis para este ano foram preenchidas: 11.330 inscritos nos 10 km, 9.879 nos 21 km e 3.746 nos 42 km. Fica o voto de sucesso aqui do blog para vocês corredores e que todos "voem" pelo Chile.

Em tempo: na próxima sexta-feira (30), está marcado um treino leve e uma confraternização entre os corredores brasileiros na capital chilena. Para mais informações, aqui!

Boa prova e ótimas emoções!

Comentar
Compartilhe
Maratona de Barcelona, entre as melhores
28/03/2012 | 14h08

19.455 corredores participaram da 34ª edição da Maratona de Barcelona. A largada foi às 8h30 de uma manhã ensolarada do dia 25 de março. Postos de abastecimento a cada 2,5 km a partir do km 20 (antes, postos estavam disponíveis nos kms 5, 10, 15 e 20). Além disso, esponjas a cada 5 km (a partir do km 7,5), um luxo.

Segundo sites especialistas em corridas, breve vai ser uma das maratonas mais cobiçadas do mundo - chega fácil a este posto pelo o que foi visto na prova. Por aqui, fiz aquela seleção pelas redes sociais e vamos que vamos. Os quenianos, para variar, dominaram.

Categoria masculina: 1. Julius Chepkwony (QUEN) 2h11m14s 2. Japhet Kipchirchir (QUEN) 2h11m31s 3. Willy Kimutai (QUEN) 2h11m34s 4. Samuel Woldeamanuel (ETI) 2h11m47s 5. Ivan Babaryka (UCR) 2h11m48s 6. Peter Kiplagat (QUEN) 2h11m49s 7. Paulo Roberto de Almeida (BRA) 2h11m51s 8. Jose Carlos Hernandez (ESP) 2h11m57s 9. Wilfred Kipkosguei (QUEN) 2h12m03s 10. Elijah Kiprono Kemboi (QUEN) 2h12m15s

Categoria Feminina 1. Emily Chepkomy (QUEN) 2h26m53s 2. Biruktait Eshetu Degefa (ETI) 2h29m52s 3. Elena Espeso (ESP) 2h30m52s 4. Berhane Dibaba (ETI) 2h33m07s 5. Aroa Merino (ESP) 2h55m03s

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Ciclismo e Remo no fim de semana
28/03/2012 | 05h10

Eventos esportivos em comemoração ao aniversário da cidade, o ciclismo e o remo movimentaram a manhã de domingo (25), na Avenida 15 de novembro e Rio Paraíba do Sul. Parabéns a Fundação Municipal de Esportes por estimular a prática esportiva e proporcionar Motricidade Humana para a população com todos os seus benefícios inerentes.

Bons treinos e emoções!

 

Comentar
Compartilhe
O nosso treino longo de cada semana
27/03/2012 | 05h20

Maravilha, cada sábado que passa mais Seres Motrizes participam deste encontro transformando a sua manhã em puro êxtase. Desta vez, Enilton, Antônio Marcos e Vinícius nos deram a honra e se juntaram aos já veteranos do grupo. Percurso de 11 a 16 km cumpridos na íntegra.

Um salve especial ao Marcelo pelo exemplo de companheirismo e espírito esportivo. Próximo fim de semana, grupo treinando e torcendo pelos corredores que vão para Santiago do Chile correr maratona e meia.

Bons treinos, emoções e até a próxima!

Comentar
Compartilhe
O treino longo Delas de cada semana
26/03/2012 | 15h13

Boas novas: desta vez as meninas é que comandaram o espaço. Maíra, Hélia, Cláudia e Ana, saibam que tenho muita satisfação em saber que bons hábitos estão sendo compartilhados. E vida longa a turminha!

Treino longo, em torno de 60 minutos, cumpridos com louvor. Que sirva de exemplo em prol da Motricidade Humana. Até o próximo encontro e sempre em busca de novos desafios.

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Corredores quenianos: qual o segredo?
26/03/2012 | 05h54

Esta é uma grande curiosidade de todos: o porque dos quenianos correrem tão bem, parecem de outro mundo. Em post anterior, aqui! , contextualizo possibilidades. Esta entrevista esclarece curiosidades sob o ponto de vista de Gianni Demadonna, treinador italiano de corredores de resistência quenianos. Treina atletas como Mary Keitany, que venceu ano passado a London Marathon. Demadonna diz o que ele pensa do estilo queniano.

Existe um estilo queniano a correr? Não. Os corredores quenianos não correm de forma diferente. O que é diferente sobre eles é que a corrida significa uma melhor vida.

Você acredita na técnica de correr descalço? Na verdade, depois de suas primeiras corridas, aquelas onde eles correm sem sapatos porque eles não têm possibilidade de comprá-los, quando eles têm a possibilidade de um contrato com uma empresa de calçados, eles imediatamente começam a correr com os sapatos.

O que você usa para motivar os seus atletas? A motivação é tornar-se campeões de uma vida melhor - para ajudar a família, tribo, seus amigos. Eles correm, porque é a única maneira de escapar da pobreza. É difícil encontrar um motivador mais impressionante do que a possibilidade de uma vida melhor. Para nascer em uma família pobre, como a maioria dos melhores corredores africanos são, e para ver alguns dos corredores ganhar os Jogos Olímpicos ou Campeonatos do Mundo, motiva muito a geração mais jovem. Dinheiro é uma conseqüência - e o dinheiro pode mudar a sua vida.

Qual é a melhor maratona do mundo? A Maratona de Nova York é mais prestigiada que a Maratona de Londres, sendo Nova York, provavelmente mais famosa, enquanto Londres é tecnicamente mais importante.

Como é que as corridas são diferentes no terreno? Londres é plano e rápido, enquanto Nova York tem muitas pontes e avenidas e finalmente, um longo trecho pelo Central Park.

O que você aprendeu com os corredores africanos? Eles treinam muito duro e são capazes de recuperar muito rápido. Eles vivem um estilo muito difícil de vida, mas isso pode ser útil para um corredor - que lhes permite trabalhar mais quando treinam.

Mais difícil do que americanos ou canadenses? É diferente. As pessoas crescem em um pequeno vilarejo. Para muitos deles, correr é um sonho, mas para alguns, os sonhos realmente são cumpridos.

O que pode um guerreiro de fim de semana aprender com os quenianos? Os corredores quenianos não treinam com tudo no domingo. Vão à igreja orar, porque é o dia de Deus.

Matéria original do canadense National Post, aqui!

Comentar
Compartilhe
Fim de semana esportivo: Remo, Ciclismo e Mountain Bike
24/03/2012 | 04h56

Neste domingo (25), acontecerão, simultaneamente, uma prova ciclística e uma regata no centro de Campos. As duas provas começam logo pela manhã, às 8h30. Na Prova Ciclística, os atletas disputarão seis categorias e a largada será dada próximo a Praça Quatro Jornadas. Já a regata de Remo, que reunirá os clubes de Campos, será organizada pela Liga Náutica e vai ser realizado no Rio Paraíba.

Hoje, sábado (24), no Morro do Itaóca, acontecerá pela manhã, a partir das 8h30, um evento de Down Hill com pilotos de toda a região. Todas estas atividades comemorativas ao aniversário da cidade e com o apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME).

Em tempo: o Torneio de Frescobol que iria acontecer domingo (25), vai ser realizado em outra data ainda a ser definida.

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Treinos, Trilhas e Trotes
23/03/2012 | 05h26

De quando em vez necessito mudar de rota, buscar novas trilhas e de preferência junto a natureza. Algo parecido com estas fotos, ou pelo menos bem próximo disto. Prometo que vou registrar alguns momentos desta experiência quando tiver este contato com o verde. Enquanto isto, vou me contentando somente em espiar.

Bons treinos, trilhas e trotes!

 

Comentar
Compartilhe
Turminha barefoot (descalço)
22/03/2012 | 05h29

Fiz com esta turminha um treino regenerativo descalço. Não podia perder a oportunidade de compartilhar este momento - que me é muitíssimo agradável - não ficando somente nas fotos e teorias mas mostrando a prática. A sensação é de liberdade total, mais que recomendo.

Lembrando que o treino foi feito na grama e os iniciantes rodaram em torno de 10/15 minutos num trote bem leve e os mais avançados em torno de 30 minutos. Um salve especial a todos os envolvidos. Bons treinos com muita liberdade e prazer na sua rotina física!

Comentar
Compartilhe
Meia Maratona de Nova York
21/03/2012 | 06h09

A sétima edição da Meia Maratona de Nova York teve em torno de 15 mil corredores e foi disputada no último domingo (18 de março). Nova York, com sua meia maratona e maratona é um destino disputadíssimo por corredores veteranos e estreantes em busca de "carimbar" uma grande prova no currículo.

Os americanos são impecáveis quando se fala em organização de eventos esportivos, daí, a grande procura pelas corridas realizadas no seu território. Além do mais, o clima - percebam o dia cinza - a participação do público e muita música por toda a prova fazem o diferencial por lá. Teve a participação do nosso melhor corredor, Marílson dos Santos, que usou a prova para ganhar ritmo para a maratona Olímpica, fechando em 9° lugar com 1h01'26". Foi vencida pelo queniano - para variar - Peter Kirui, com o tempo de 59'39".

Editei algumas fotos - novamente pesquisadas por redes sociais - as quais disponibilizo para os amantes da corrida e porque não, os amantes da Motricidade Humana. Beleza, apesar de ser trabalhoso este garimpo destes belos momentos, vale a pena. Vamos dar uma olhada neste grande evento esportivo, espero que curtam.

Comentar
Compartilhe
"Dieta e Prevenção de Lesões Musculares causadas pelo Estresse Oxidativo", por Lilia Zago
20/03/2012 | 05h09

O esporte de alto rendimento vem apresentando uma evolução acentuada nas últimas décadas, principalmente devido ao embasamento cientifico oriundo das áreas como a fisiologia do exercício, biomecânica e a nutrição aplicada aos esportes. Atualmente uma das grandes preocupações no que diz respeito ao aparecimento de lesões em atletas é a prevenção e o controle do estresse oxidativo causado pelo exercício intenso.

A produção de radicais livres é maior nos atletas e, por esse motivo, eles estão sob o risco constante de desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidante do organismo, ou seja, de estresse oxidativo. O próprio treinamento físico dispara mecanismos naturais de adaptação e de defesa contra o ataque de radicais livres, evitando processos de fadiga e prevenindo o aparecimento de lesões musculares por esse tipo de estresse.

A dieta equilibrada é essencial nesse processo, pois, contém nutrientes com ação antioxidante como o selênio, ferro, zinco, cobre, manganês, vitamina C e vitamina E, além de compostos bioativos como os carotenóides e os flavonóides. É fato que a alimentação e nutrição adequadas, o bom desempenho físico do atleta e a prevenção de lesões estão diretamente relacionados.

Os nutrientes e compostos bioativos com ação antioxidante constituem importante fator de proteção contra lesões musculares causadas pelo estresse oxidativo. Importantes órgãos internacionais e nacionais têm se posicionado quanto à ingestão ideal de compostos alimentares antioxidantes para atletas. A Associação Dietética Americana ressalta que os atletas que estão sob o risco de deficiência de micronutrientes antioxidantes, são aqueles que seguem dieta muito restrita em energia, aqueles que adotam práticas severas para perda de peso (normalmente eliminando um ou mais grupos de alimentos da dieta) e aqueles que priorizam o consumo dos macronutrientes, particularmente as proteínas e os carboidratos, negligenciando a ingestão de minerais e vitaminas.

Em concordância com a Associação Dietética Americana e o Colégio Americano de Medicina Esportiva, a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte defende e recomenda a modificação dietética para atletas, modificação esta que garanta uma prática alimentar adequada a intensidade e duração do exercício, que aperfeiçoe o desempenho físico e que previna lesões. É perfeitamente possível que uma alimentação equilibrada promova a ingestão adequada dos antioxidantes alimentares.

Na prática, uma dieta rica em frutas e hortaliças (de cores variadas), grãos integrais e sementes e frutos de oleaginosas (principalmente castanha do Pará) fornece quantidade suficiente dos compostos antioxidantes para atender as necessidades nutricionais. Não há necessidade de suplementação, a não ser que claras razões médicas, nutricionais ou de saúde pública estejam presentes.

Vale ressaltar que a suplementação com antioxidantes de forma inadequada e desnecessária ao invés de proteger o organismo, torna-o mais susceptível ao estresse oxidativo. Dentro de uma dieta equilibrada, o consumo diário de 5 a 6 porções de frutas, de 4 a 5 porções de hortaliças, de 4 a 5 castanhas do Pará e de 3 a 4 porções de grãos integrais é suficiente para promover a ingestão de selênio, ferro, zinco, cobre, manganês, vitamina C, vitamina E, carotenóides e flavonóides necessários ao funcionamento adequado do sistema orgânico de combate aos radicais livres.

Por fim, é de extrema importância considerar a individualidade bioquímica e todo o contexto ambiental no qual está inserido o atleta, já que disso depende a biodisponibilidade (absorção e utilização pelo organismo) dos compostos antioxidantes presentes na dieta.

Profa. Dra. Lilia Zago Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Nutrição Departamento de Nutrição Básica e Experimental

Comentar
Compartilhe
Nosso treino longo de cada semana
19/03/2012 | 05h18

Este sábado ferveu. Muitos amigos/corredores, frutas, água, isotônicos e até massagista, um luxo! As distâncias variaram entre 8 e 20 km em treinos de qualidade, ou 10 a 21,5 km com o volume total.

Presença nova no grupo do Pró, Rômulo Santos - corre fácil - Ralph, Luciano, Felipe, Professor Fellipe e o massoterapeuta Manoel - figuraça. Claro, os sempre presentes Leonardo, Christiano, Eduardo, Felipe, Marcelo, Neném, eu e a tartaruga Hecapema, nossa mascote. E próximo sábado, tem mais.

Ótimos treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
"MMA Feminino", por Leonardo Gomes
17/03/2012 | 09h55

Campos recebeu a segunda edição do "Pink Fight MMA (Maior evento de MMA feminino da Américana Latina) – Nocauteando as Drogas e a Pedofilia", realizado na Fundação Municipal de Esportes (Ginásio Waldir Pereira).

O evento, apoiado pela Prefeitura de Campos e Fundação Municipal de Esportes, contou também com o apoio de empresas como o Banco BMG, NFE do Brasil e Fortlev e teve em sua organização ícones do esporte, como o lutador Wallid Ismail - ex-campeão mundial de MMA e Pampa, ex-integrante da Seleção Brasileira de Voleibol e medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona, 1992.

O evento contou com uma estrutura de alto nível. O Ginásio estava lotado com mais de duas mil pessoas presentes no primeiro MMA feminino acontecido em Campos e a torcida deu um verdadeiro show de incentivo para as "Guerreiras do Octogono".

Um agradecimento especial a Magno Prisco e Luiz Alberto Nenem pela confiança depositada em poder coordenar toda estrutura do evento - ambulâncias, médicos, enfermeiros, geradores de energia, iluminação, sonorização, local para a pesagem, cadeiras, arquibancadas...

Gostaria também de parabenizar e agradecer a todos da Fundação Municipal de Esportes pela dedicação e companheirismo em mais um grande evento esportivo aqui na cidade e vem mais por aí!

Leonardo Gomes

Comentar
Compartilhe
Corrida Recomeçar - Fotos
16/03/2012 | 12h47

Estas são fotos da Corrida Recomeçar que ocorreu em Nova Friburgo, dia 4 de março e contou com corredores da terrinha. Um salve especial ao atleta Luíz Cláudio, responsável pelas imagens cedidas ao blog. No mais, que venham muitas corridas por toda parte neste ano de 2012.

Bons treinos e emoções!
Comentar
Compartilhe
Seminário - Treinamento de Potência
16/03/2012 | 05h25

Os Professores Pedro Ivo Cardoso - Mestre em Educação Física, Professor da Graduação Da UNESA/UFRJ e mais o Professor Leonardo Cabral - Coordenador nacional de musculação da rede de academias Bodytech, Especialista em Fisiologia do exercício, avaliação Morfo-Funcional e docente de Pós-graduação pelo Brasil - vão estar oferendo esta grande atualização profissional. São altamente gabaritados na área. Recomendo!

(click na imagem para ampliar)

Atualização permanente, sempre muito bem vinda!
Comentar
Compartilhe
O nosso treino intervalado de cada semana
15/03/2012 | 12h34

Maravilha! Mais um treino em companhias sempre muito agradáveis. Desta vez com as meninas mais o amigo Felipe. Dinâmica organizada em duplas homogêneas para um melhor rendimento - mais aquecimento e desaquecimento juntos. Fica a dica e sejam sempre bem vindos!

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Copa Campos de Frescobol
15/03/2012 | 06h29

O frescobol tem sido um esporte bem praticado em nossas praias (Farol, Atafona, Grussai). No verão passado foi realizado a Copa Farol de Frescobol com total sucesso. A Copa Campos de Frescobol será realizada como  parte da programação do aniversário de Campos dos Goitacazes, e contará não só com atletas do Rio de Janeiro (Flamengo, Copacabana e Arpoador), Macaé, Espirito Santo (Vitória e Guarapari), Campos e São João da Barra. Contará também com a presença da Associação de Frescobol de Macaé e a Federação de Frescobol do Rio de Janeiro, que fará a arbitragem do evento.

A arena para a realização da Copa Campos de Frescobol estará montada no Sábado, dia 24/03 à partir das 10 horas. O Frescobol é o unico esporte de cooperação, onde não há adversário e sim parceiro. Organização: ANOFF- Associação Norte Fluminense de Frescobol

Dia 25 de Março de 2012

Local : Jardim São Benedito (Quadra de Areia)

Horario : 08 horas.

Premiação : R$ 2.500,00 + camisa + troféu

Categorias: Local / Profissional Masculino / Profissional Mista

Realização : Fundação Municipal de Esportes

Organização: ANOFF- Associação Norte Fluminense de Frescobol

Informações: Tel (22) 9742 9379

Comentar
Compartilhe
Para os que gostam de futebol
14/03/2012 | 17h02
Vejam que vídeo bacana de jogadores do espetácular Barcelona, brincando de um misto de "altinho" com "bobinho" - brincadeiras bem conhecidas dos boleiros da vida. Os jogadores são o chileno Alexis Sánchez, os brasileiros Adriano e Thiago Alcántara mais o Daniel Alves perdido na roda. Um Belo exemplo de Motricidade avançada:[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=96p5cS55IpY&feature=youtube_gdata_player[/youtube]
Comentar
Compartilhe
"Longão de luxo", por Sérgio Leite
14/03/2012 | 05h18

Quando planejei as provas que iria correr em 2011, a Meia de Nova York era o ponto alto do semestre. Durante a preparação, conversando com o professor Marcos Almeida, ele me disse que participaria junto com alguns amigos da Maratona de Santiago. As datas se encaixavam perfeitamente. A meia maratona serviria como parte da preparação para Santiago, pois a maratona no Chile seria 2 semanas depois de NY, e eu ainda estaria de férias.

 

[caption id="attachment_1988" align="aligncenter" width="4000" caption="Pedro, Edú, eu e Serginho"][/caption]

Convite feito, convite aceito! E lá fui eu! 15 dias depois de correr no Central Park com temperaturas próximas de zero, lá estávamos nós correndo em Santiago, numa das cidades mais bonitas da America do Sul. Graças ao convite, o que seria o ponto alto do meu semestre passou a ser o longão mais luxuoso da minha vida.

Sérgio Leite

Comentar
Compartilhe
X Terra Endurance
13/03/2012 | 16h07

Um dia ainda participo deste tipo de prova. A cada ano que se inicia, tenho esta meta que sinceramente, ainda não consegui cumprir. Talvez pelos locais das provas sempre um pouco distantes, ausência dos amigos corredores, treinos especifícos... Quem anima?

Para mais informações, aqui!
Comentar
Compartilhe
CREF - Conselho Regional de Educação Física - Campos
13/03/2012 | 05h14

O CREF1 Campos oferece, em sua sede, instalações amplas e confortáveis estruturadas para o bem-estar e a agilidade no atendimento, tanto para aqueles que buscam soluções administrativas quanto para os que procuram por cursos de capacitação e atendimento profissional. O objetivo do CREF1 Campos em disponibilizar estes cursos para a categoria é a de incentivar a procura de serviços com qualidade.

A sala de aula tem a capacidade para atender 60 profissionais por curso e está equipada com modernos recursos audio-visuais e é totalmente climatizada. Dispõe de salas para realização de pequenas reuniões, biblioteca, rede de internet WireLess e cozinha para realização do coffee-break. Em caso de aulas práticas o local também dispõe de um espaço que atende às necessidades da modalidade.

O espaço é dos Profissionais para atualizações permanentes com um ótimo atendimento, um grande avanço, sem sombra de dúvidas.

Comentar
Compartilhe
O nosso treino longo de cada semana
12/03/2012 | 05h17

Cada sábado que passa tem sido mais difícil, para mim, acompanhar esta rapaziada. Tenho conseguido atingir a meta mas sempre finalizando o treino já vendo o urso bem próximo. Para este longo, novamente saímos bem cedo - por volta das 5:15 - já com muito calor e humildade alta. Os treinos variaram entre 12 e 18 km, todos cumpridos com louvor.

Parabéns a todos pela disciplina para acordar cedo e principalmente por "segurar a onda" às sextas-feiras, pois tenham certeza que o "sacrifício" será recompensado. As primeiras provas do 1o semestre estão chegando e todos caminham (correm) para finaliza-las com êxito, buscando experiência para as demais ao longo do(s) ano(s). E vamos que vamos que sábado tem mais.

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Pink Fight - MMA feminino - Fotos
11/03/2012 | 11h21

Esta disputa ocorreu ontem - sábado, 10 de março - e lotou o Ginásio Waldir Pereira na Fundação Municipal de Esportes. O público participou ativamente num evento muito bem organizado e com uma belíssima estrutura.

Foram sete lutas que contou com atletas de Campos (2), Brasília, Sergipe, São Paulo e Rio de Janeiro. Registrei algumas fotos tentando passar o clima deste Pink Fight, luta de mulheres - que diga-se de passagem somente lutadora "chapa quente".

Em tempo: em abril, deve acontecer mais uma edição do Campos Combat e somente com atletas masculinos.

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Pink Fight - Pesagem Oficial
10/03/2012 | 05h08

Foi realizado ontem, sexta-feira, 9/03, na academia Nova Estação, a pesagem oficial do Pink Fight que vai ser realizado hoje, sábado - 10/3 às 18:00 horas na sede da Fundação Municipal de Esportes.

Estão confirmadas seis lutas: Vanessa Porto x Luana Teixeira; Aline Sério x Kalindra Faria; Rayane “Fortinha” (Campos) x Jenifer Araujo; Michele Dayana (Campos) x Vanessa Barbosa; KaKa Naja x Chris Silva; Tatiana Aguiar x Fabiana Santos.

O evento tem entrada franca. Os ingressos para as arquibancadas devem ser trocados por um quilo de alimento não perecível e será feito no estacionamento da Fundação Municipal de Esportes. Os portões serão abertos às 18 horas.

Comentar
Compartilhe
Pink Fight - MMA feminino
09/03/2012 | 05h16

Sábado, dia 10, 18:00 horas, a Fundação Municipal de Esportes vai estar realizando mais um evento de MMA (Mixed Martial Arts). Desta vez no seu Ginásio , Waldir Pereira, localizado na sede - Rua dos Goytacazes, 499.  Será o Pink Fight - evento exclusivamente feminino - com as melhores lutadoras do país.

Este acontecimento esportivo levanta uma grande bandeira, já que seu lema "Nocauteando as drogas e a pedofilia" é de relevante responsabilidade social. A pesagem oficial deste evento vai ser realizada hoje, sexta - feira, na academia Nova Estação à partir das 16:00 horas.

Compareçam!

   
Comentar
Compartilhe
Correr descalço, o vídeo
08/03/2012 | 05h19
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7jrnj-7YKZE&feature=youtube_gdata_player[/youtube]

O Professor de Harvard, Daniel Lieberman - Biólogo evolucionista - começou a correr descalço e pesquisar sobre. Seus estudos mostram que os corredores descalços tendem a pousar com a frente do pé, gerando menos impacto do que calçados tradicionais esportivos onde o calcanhar chega primeiro. Isso faz com que este ato se torne confortável, podendo minimizar lesões e melhorando a economia de corrida - hoje um dos fatores principais para os que buscam performance, aqui!

Tenho utilizado este meio - o barefoot run - em corridas recreacionais. Gosto muito, principalmente pelo sentido de liberdade. Em outros momentos utilizo calçados médios e mínimos - tenho sempre relatado esta minha preferência por aqui. Fica a dica para os que como eu buscam novas experiências sempre em prol de tornar a Motricidade do Ser que se move muito mais divertida. Lembrando que alguns cuidados são necessários para esta nova aprendizagem:

1- para começar, corra pequenas distâncias; 2- utilize esta nova técnica sempre em treinos leves e de preferência em terrenos como terra e grama. 3- se está acima do peso, não recomendo.

No mais, bons treinos e muita diversão!

Comentar
Compartilhe
10 dicas para fugir do urso
07/03/2012 | 05h41

Fugir do urso, no dicionário do corredor, significa evitar que durante treinos ou provas a percepção de esforço seja algo como ter um imenso urso nas suas costas, tendo que carrega-lo até os últimos metros da corrida. Daí, alguns conselhos pertinentes. São 10 dicas do blog para fugir deste animal nesta época, super, hiper quente:

1- Realize seus treinos bem cedo. Cedo significa por volta de 5, 6 horas da manhã; 2- Em hipótese alguma comece seu treino de qualidade (ritmo, intervalado e longo), após 7 horas; 3- No início da noite é uma boa opção para se treinar; 4- Leve água para se hidratar durante os treinos curtos e não somente os longões; 5- Busque locais que tenham árvores e durante o treino mude o seu trajeto em busca de sombras; 6- Use roupas frescas, principalmente camisas que facilitem a transpiração; 7- Respeite o seu organismo, pois nesta época do ano, devido as altas temperaturas, nem sempre o pace determinado pode ser feito na íntegra. Isto não significa falta de determinação ou algo parecido, mas sim pensar na segurança do seu organismo; 8- Não abra mão de boné, protetor solar e óculos. 9- Nunca treine após ingesta de bebidas/comidas. A bebida alcoólica desidrata e a comida entra como elemento concorrente ao sangue que iria para os músculos evolvidos no exercício ; 10- Siga pelo menos 90% destes conselhos, o seu organismo vai te agradecer. Acredite!

Bons treinos e emoções!
Comentar
Compartilhe
Planilha de treinos
06/03/2012 | 05h17

Apresento, para quem não conhece, a famosa planilha de treinos para corrida. O objetivo maior deste instrumento é a sua organização numa visão macro da meta a ser alcançada. Após selecionar uma prova alvo e outra(s) menos importante(s), trabalha-se objetivando o(s) resultado(s) que pode(m) ser a melhora do tempo ou simplesmente concluir bem uma corrida.

Este planejamento inclui fases importante para a evolução: Desenvolvimento - volume crescente com pouca intensidade - Aperfeiçoamento - envolvem o preparatório e o pré competitivo e finalizando com a importante fase chamada Restauração - esta inclui a fase competitiva composta de treinos intensos com baixo volume, considerando o descanso fundamental para a supercompensação - que nada mais é do que a assimilação dos treinos.

Após a 1a fase, normalmente, realizo teste de 3.2 km para estipular paces de acordo com rendimento. Para se obter sucesso no treinamento é fundamental a variação dos estímulos, intensidade das cargas de acordo com cada um e o devido descanso, fator este de primeira necessidade - exemplo: intensidade fraca/média - 24 hs repouso -intensidade forte - 48 hs e intensidade muito forte - 72 hs para estar bem recuperado.

Com relação a rotina semanal, trabalho com três treinos de qualidade, mais 2 vezes musculação/funcional e dependendo do objetivo, mais uma a duas vezes bicicleta. O quarto treino de corrida somente em algumas fases, onde normalmente encaixo um regenerativo. Os três treinos de qualidade são: um intervalado ou seu primo próximo, o Fartlek; um treino de ritmo que pode ser o tempo run ou rodagem - no limiar 1 ou 2 ; e o treino de resistência longa, mais comumente chamado de treino longo.

As evidências científicas mostram que na corrida tem que ser prudente tanto no volume - distâncias - como na intensidade - cargas - pois este esporte é uma ótima atividade e com inúmeros benefícios mas se mal pranejada, infelizmente, machuca. Daí direciono os treinos com somente três dias específicos onde tenho colhido ótimos resultados. E ademais, todos os corredores que oriento são pessoas que não vivem para treinar mas que treinam para viver.

Um detalhe que parece simples mais é extremamente importante e deve ser muito bem controlado, por mais incrível que pareça, é a motivação, pois, quanto mais motivado nos treinos maior a possibilidade de se lesionar - aquele último tiro muito mais forte; ao invés de correr 10 km como pede a planilha, faz 12 km - enfim, pequenos detalhes que fazem muita diferença.

Fica a dica. Se quiser melhorar seu rendimento e sempre com qualidade, procure um Professor que seja especialista no seu esporte preferido.  Bons treinos, planejamento e sempre com muita qualidade no seu esporte preferido!

Comentar
Compartilhe
O nosso treino longo de cada semana
05/03/2012 | 05h10

 

[caption id="attachment_1973" align="aligncenter" width="909" caption="Léo, eu, Felipe e Marcelo"][/caption]

Este sábado foi tenso, embaçado - como na foto. Saída por volta de 5:00 da manhã com treinos variando entre 7km e 14km - pace cada dia mais forte. Uns voando, outros (eu) nem tanto, mas vamos que vamos. Após, como de praxe, água com gás, isotônicos - vários sabores - e a tradicional banana. Algumas ausências sentidas pelo grupo mas sábado tem mais. Sigamos.

 

[caption id="attachment_1975" align="aligncenter" width="1586" caption="Newtons e Nikes"][/caption] Bons treinos e até o próximo sábado!

 

 

Comentar
Compartilhe
Estes Triatletas e suas máquinas maravilhosas
03/03/2012 | 06h21

No Fast Triathlon Búzios pude captar imagens destas belas máquinas. São tênis e bicicletas de ponta para atletas idem, fazendo-os voar muito baixo, claro, todos com ótimos treinamentos e geneticamentes privilegiados, pois do contrário as máquinas sozinhas não resolvem. Vocês podem observar que os tênis de competição são bem baixos, não sendo considerados mínimos mas chegando muito perto disso. Com relação as bikes, são bonitas, leves e valem ouro.

Divirtam-se!

Comentar
Compartilhe
Tênis médios e mínimos preferidos
02/03/2012 | 05h53

Vou dar quatro dicas de tênis médios e mínimos que são os meus preferidos. Três eu já tenho, faltando um para completar a coleção que é por sinal um belo lançamento e promete. Os que tenho são: Newton, Free e Vibran Five Fingers - 3 primeiros da foto. O sonho de consumo é "mínimus" da New Balance - 2 últimos.

Em tempo: a ótima revista "The Finishers" deste mês dá destaque a estes modelos, aqui!
Comentar
Compartilhe
Gravidez e exercício físico
01/03/2012 | 05h30

Estas são algumas considerações sobre gravidez e exercícios. Fiz uma breve revisão onde, através de literatura pertinente, escrevi sobre benefícios e riscos nesta fase tão importante de vida para toda a família. Claro, tendo a mãe e o bebê sempre em primeiro plano. No mais, parabéns aos pais em questão, vocês sabem. Espero que curtam.

Há um consenso geral na literatura científica de que a manutenção de exercícios de intensidade moderada durante uma gravidez não complicada proporciona inúmeros benefícios para a saúde da mulher. Uma mulher saudável com uma gravidez normal pode tanto continuar seu regime de exercício regular como começar um novo programa. O Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia (ACOG), bem como a Sociedade Americana de Obstetrícia e Ginecologia (ASOG), recomendam que as mulheres saudáveis ??grávidas podem continuar um regime de exercícios já estabelecido.

A participação neste exercício regular tem sido mostrado como um meio para melhorar a aptidão materna, restringindo o ganho de peso sem comprometer o crescimento fetal e acelerando a recuperação pós-parto. Além disso, os benefícios psicológicos são inegáveis, devendo ser estimulados por todos os que cuidam de mulheres grávidas.

O ganho de peso é geralmente pequeno, mas pode variar. Durante este tempo, o feto está a passar o seu crescimento mais importante, incluindo o desenvolvimento de órgãos e membros. Por esta razão, um equilíbrio adequado entre nutrição, hidratação, exercício e descanso assumem grande importância.

A atividade física aeróbia auxilia de forma significativa no controle do peso e na manutenção do condicionamento, além de reduzir riscos de diabetes gestacional, condição que afeta 5% das gestantes. A ativação dos grandes grupos musculares propicia uma melhor utilização da glicose e aumenta simultaneamente a sensibilidade à insulina.

Os estudos também mostram que a manutenção da prática regular de exercícios físicos apresenta fatores protetores sobre a saúde mental e emocional da mulher durante e depois da gravidez. Além disso, existem dados sugestivos de que a prática da rotina física durante esta fase exerce proteção contra a depressão puerperal.

Os exercícios acarretam riscos potenciais para o feto em situações em que a intensidade do exercício seja muito alta, criando um estado de hipóxia, como também em situações em que haja risco de trauma abdominal e em situações de hipertermia da gestante. Esses fatores podem gerar estresse fetal, restrição de crescimento intra-uterino e prematuridade.

Há algumas evidências de que a participação em exercícios de intensidade moderada ao longo da gravidez possa aumentar o peso do bebê ao nascer, enquanto que exercícios mais intensos e com grande freqüência, mantidos por longos períodos da gravidez, possam resultar em crianças com baixo peso.

Com base em pesquisas na área de exercício e gravidez, o Sports Medicine Australia elaborou as seguintes recomendações:

- em grávidas já ativas, manter os exercícios aeróbios em intensidade moderada durante a gravidez;

- evitar treinos em freqüência cardíaca acima de 140 bpm. Exercitar-se três a quatro vezes por semana por 20 a 30 minutos. Em atletas é possível exercitar-se em intensidade mais alta com segurança;

- os exercícios resistidos também devem ser moderados. Evitar as contrações isométricas máximas;

- evitar exercícios na posição supina;

- evitar exercícios em ambientes quentes e piscinas muito aquecidas;

- desde que se consuma uma quantidade adequada de calorias, exercício e amamentação são compatíveis;

- interromper imediatamente a prática esportiva se surgirem sintomas como dor abdominal, cólicas, sangramento vaginal, tontura, náusea ou vômito, palpitações e distúrbios visuais;

Não existe nenhum tipo específico de exercício que deva ser recomendado durante a gravidez. A grávida que já se exercita deve manter a prática da mesma atividade física que executava antes, desde que os cuidados acima sejam seguidos.

O Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) oferece as seguintes recomendações:

Segurança: Como as mudanças na distribuição de peso ocorrem, equilíbrio e coordenação podem ser afetadas. Os programas de exercícios devem ser modificados se eles representam um risco significativo de lesão abdominal ou fadiga em oposição ao relaxamento e um acentuado senso de bem-estar. Até que mais informações estejam disponíveis, exercitar-se nas posições supina ou prona devem ser evitadas após o primeiro trimestre.

Meio Ambiente: regulação da temperatura é altamente dependente de hidratação e condições ambientais. As mulheres grávidas devem assegurar a ingestão adequada de líquidos antes, durante e após o exercício, usar roupas folgadas e evitar altas temperaturas e umidade para se proteger contra o estresse de calor, especialmente durante o primeiro trimestre.

Crescimento e Desenvolvimento: A mulher grávida deve monitorar seu nível de exercício e ajustar sua ingestão para garantir ganho de peso adequado. Se a gravidez não está progredindo normalmente ou se o sangramento vaginal, ruptura de membrana, dor persistente ou fadiga crônica são anotados, o exercício deve ser interrompido até que uma avaliação médica foi concluída. Além disso, se ocorrer contrações regulares mais de 30 minutos após o exercício, a avaliação médica deve ser procurada.

Modo: O levantamento de peso é considerado seguro durante a gravidez. A aptidão materna melhorada é um benefício bem conhecido. Exercícios de peso corporal são similarmente benéfico contanto que eles sejam confortáveis. Natação e ciclismo estacionário são excelentes e podem ser recomendados. Programas como caminhada e corrida de baixo impacto são boas escolhas.

Levantamento de peso pesado, ou atividades similares que requerem esforço, devem ser desencorajadas. Andar de bicicleta, especialmente durante os segundo e terceiro trimestres, deve ser evitada por causa de alterações no equilíbrio e no risco de queda. A exposição aos extremos de pressão de ar, como mergulho e elevada altitude em mulheres não aclimatizadas, devem ser evitados

Intensidade: Gravidez não é provavelmente um período para a competição séria. Para as mulheres que estão continuando seu regime de exercício físico regular, a intensidade do exercício não deve exceder os níveis pré-gravidez. Intensidade moderada é bastante seguro para uma mulher que está habituada a este nível de exercício.

Exercício: Uma mulher saudável com uma gravidez normal pode tanto continuar seu exercício em regime regular ou começar um novo programa de exercícios. Para a sua prescrição, em particular e sua duração, verifique com seu médico.

Para se aprofundar mais, aqui! e aqui!

Fontes: American College of Sports Medicine por Raul Artal, MD, James F. Clapp, III, MD, e Vigília Daniel V., MD, FACSM Gravidez e Exercício Pregnancy and Exercise Fernanda R. Lima, Natália Oliveira Rev Bras Reumatol, v. 45, n. 3, p. 188-90, mai./jun., 2005

Bons treinos, disciplina e muitas felicidades!
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Marcos Almeida

[email protected]

Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.