Cérebro, Motricidade e Ano Novo
31/12/2011 | 07h59

Pesquisas mostram AQUI! que após um programa de exercício há um crescimento no volume do cérebro, ou seja, ocorre um aumento de neurônios no hipocampo facilitando assim novas aprendizagens.

Mais um ponto para o movimento. Como diz um amigo: " você acha que no céu deveria ter uma academia, né"?

Olha, não diria tanto, mas costumo falar que o movimento pode não resolver todos os problemas da vida, mas este ato ajuda consideravelmente em todos.

Esta pesquisa é mais um item favorável para quem já faz ou pretende começar uma nova rotina de vida neste ano que se inicia, com mais saúde, funcionalidade, aprendizagens, auto-estima...

Pensando bem, academia não, mas uma trilha de corrida no céu seria muito legal...

Bons treinos, aprendizagens, e um ótimo Ano Novo!

Comentar
Compartilhe
Obesidade pode ser contagiosa, diz estudo
30/12/2011 | 06h46

Esta pesquisa é de 2007 mas ainda é muito atual. Acredito que pelos exemplos dados, pessoas próximas tendem a seguir o mesmo caminho, daí a importância, por exemplo, dos hábitos saudáveis quando se tem filhos, pois os pequenos tendem a dar continuidade a quase todos eles.

Este tema já foi tratado aqui no Blog, vide os Neurônios-espelho relatatado AQUI!.

Este estudo concluiu que sim, a gordura contagia. A obesidade pode se espalhar entre as pessoas como um vírus. Segundo os pesquisadores, quando uma pessoa ganha peso, amigos próximos a ela tendem a engordar também. O simples fato de ter um amigo obeso aumenta em 57% a chance de alguém apresentar obesidade.

A maior influência de todas é quando a pessoa é amiga próxima do obeso. Neste caso, as chances de se tornar obesa também é de 171%.

Para Nicholas Christakis, físico e professor de sociologia da medicina na Harvard Medical School e coordenador do projeto, uma explicação para o fenômeno é a de que amigos afetam a percepção dos outros sobre gordura. “Você muda a idéia de o que é aceitável no formato de um corpo ao olhar as pessoas ao seu redor”, disse Christakis.

A ciência mostra que os indivíduos têm faixas de peso determinadas, mas esta "receita" de formato é muito influenciada pelo ambiente da pessoa - que irá determinar o tamanho "mínimo" ou “máximo” programado para o indivíduo. “Você não quer perder um amigo que ficou obeso. Então, por que não ficar amigo de uma pessoa magra e deixar que o comportamento dela influencie você e seu amigo obeso?”, sugere Christakis.

Leia mais AQUI!

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
A melhor meia maratona do Brasil
29/12/2011 | 14h54

Nos dias que antecedem a mais importante prova do Brasil, que é a clássica São Silvestre AQUI! dia 31 dezembro, vou falar da meia maratona Golden For Asics, que é disparada a melhor prova do País.

Participei em 2011 com amigos e alunos e foi uma grata surpresa. Desde o local da entrega do kit, ao kit - que diga-se passagem, um luxo e os corredores adoram - passando pelo transporte, até os badulaques pós prova, fazendo esta meia merecer um bis.

Fica a dica, claro, tudo bem planejado e todos bem treinados.

Para se informar melhor, AQUI!

Bons treinos, muitos brindes e grandes emoções!

Comentar
Compartilhe
Ciclismo de estrada, por Thiago Mota
29/12/2011 | 05h32

Sou professor de educação física e atleta da equipe de São João da Barra-RJ de ciclismo (categoria master 30-39). Finalizei o campeonato estadual na primeira colocação com 625 pontos no total das 15 provas realizadas durante o ano, onde em duas oportunidades já havia batido na trave com um 3º lugar no ano de 2010 em um 5º lugar no ano de 2009.

Este ano foi o período onde o treinamento ficou melhor equalizado, me rendendo a 4ª colocação na prova de estrada do campeonato brasileiro (nível nacional) e com a importante ajuda da equipe, com apoio logístico, tático e financeiro pude chegar ao resultado final esperado.

O campeonato estadual de ciclismo compõe-se de etapas de montanha, circuito, estrada e contra-relógio individual, onde se obtêm o somatório da pontuação através da colocação em cada prova. Fiquei na 9º colocação no ranking brasileiro da modalidade, que se apresenta como um dos esportes mais disputados devido a grande preparação entre todos os federados nesta modalidade.

No ano de 2012 espero elevar o nível de treinamento e tentar manter este posto no final da temporada e conseguir um melhor resultado na prova de estrada do campeonato brasileiro.

Thiago Mota

Comentar
Compartilhe
Três importantes dicas para a sua prática esportiva
28/12/2011 | 19h23

1- Em primeiro lugar, tenha segurança na sua rotina de movimentos. Com profissionais de sua confiança, como Fisioterapeuta, Educador Físico, Médico e Nutricionista tudo fica mais fácil;

2- Independente do esporte que pratica, faça musculação! Os benefícios como melhora da massa magra, massa óssea, diminuição do percentual de gordura e fortalecimento das articulações, se mostram presentes;

3- Sempre busque boas emoções, procure a atividade que lhe dê prazer, do contrário, saiba que o cérebro é plástico, se adapta aos estímulos e de preferência aos realizados voluntariamente. Daí, tente, se movimente...

Para aprofundar: AQUI!

Bons treinos e emoções!

Comentar
Compartilhe
Dicas de locais de treinos 1
28/12/2011 | 12h26
Vou postar neste espaço com o nome "Dicas de locais de treinos", lugares onde se tem boas possibilidades de caminhar, correr e até pedalar. Espero que sejam úteis. Local 1: Avenida Dr Artur Bernardes Local 2: Bairro Flamboyant Bons treinos e emoções!
Comentar
Compartilhe
Nadar, pedalar, correr... Por Emily Lotério
27/12/2011 | 19h39

A atividade física me fascina, pensar que o corpo humano tem infinitas possibilidades de movimentos e percepções que podem ser vivenciadas através do esporte, me leva a experimentar a cada dia algo diferente.

Portanto, posso dizer que correr para mim era apenas mais uma forma de praticar atividade física, assim como sempre gostei de nadar, pedalar, jogar volei... Bom, até que me foi lançado o primeiro desafio, uma corrida de 10,5km, algo até então totalmente fora do meu alcance . Então pensei, porque não tentar? Se não conseguisse eu teria ganhado um mês de treino.

Foi aí que tudo começou, a três anos atrás quando terminei minha primeira prova de 10,5km percebi que quando os objetivos são traçados você treina para alcançá-los.

Seguindo em frente, tracei novos objetivos e diferentes competições, 5km,10km,16km e este ano 42km e um short triathlon, isso me trouxe enormes benefícios físicos, mentais e sociais.

Sentir a energia e a adrenalina de uma competição foi o que me motivou a treinar mais a cada dia e a pesquisar um pouco para tentar entender o mínimo do que possa estar acontecendo com o meu corpo.

Competir me fez entender porque o ser humano é naturalmente competitivo e me fez enxergar de uma forma mais simples que você pode treinar e alcançar um objetivo, não só no esporte mais também na vida.

Confesso que correr é muito mais do que simplesmente praticar um esporte, correr é descobrir que você é capaz ! Sentir essa energia vicia e fascina qualquer ser humano!

Emily Lotério Barcelos Professora de educação física, pós graduada em Musculação e Treinamento de força , Anatomia e Cinesiologia Humana

Comentar
Compartilhe
Corrida de Santo Amaro: 1° Etapa do 4° circuito FME-2012- Inscrições abertas
27/12/2011 | 05h34
Começam hoje, dia 27 de dezembro, as inscrições da primeira etapa do 4° circuito de corrida de rua FME 2012. A distância vai ser de 5km. A prova vai acontecer em Santo Amaro, dia 8 de janeiro, 8:00 da manhã, fazendo parte do verão esportivo de Campos. As inscrições vão até o dia 5 de janeiro, 16:00 horas, devido a necessidade do envio do arquivo de inscritos para a Cronoserv, empresa do chip eletrônico localizada em São Paulo. As inscrições poderão ser feitas pelo site da Snug Sports - aqui!!! - Boa sorte a todos!
Comentar
Compartilhe
Cena atual da corrida de rua em Campos
26/12/2011 | 14h12
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=sTRUTc1n4tM&feature=youtube_gdata_player[/youtube]
Comentar
Compartilhe
Calendário das corridas de 2012
26/12/2011 | 06h41

Quem "vive" de corridas, está sempre em busca de boas provas e se for em locais interessantes, melhor ainda. Se programar em qualquer situação da vida é fator de primeira necessidade e na corrida não é diferente.

Se a prova for pelo País, beleza, fica mais tranquilo, claro, não fugindo de uma organizada programação, pois dificuldades também existem.

Porém se a corrida acontecer no exterior o prévio planejamento é ainda mais importante, afinal, passagens, hotel, mais dias de fora do trabalho, pacotes aéreos e terrestres, inscrição, passaporte (se necessário) e claro, planilha com foco no objetivo estipulado (na verdade para qualquer situação, local ou não), demanda um bom planejamento.

Pensando nisto, este post pode te ajudar bastante. São provas pelo Brasil e exterior para quem busca ótimas emoções, mas sempre bem programadas, do contrário, pode não ser legal. Vamos as dicas de provas, lembrando que nos links várias competições importantes ainda não estão inclusas.

Visite aqui, aqui, aqui e aqui!  para ficar em dia.

Lembrando que amanhã, 27/12/11, terça, tem informação fresquinha aqui no Blog sobre a primeira prova do ano aqui na cidade. . Bons treinos, viagens e competições com uma bela organização!

 

Comentar
Compartilhe
6 milhas Guarapari, por Fellipe Azevedo
25/12/2011 | 17h15
[caption id="attachment_691" align="aligncenter" width="4000" caption="Fellipe "Bolt""][/caption] Ao participar da IV Corrida 6 milhas óticas Guarapari, realizada domingo, 13 de novembro, percebi o quanto é competitiva a prova, tendo em seu percurso subidas, descidas  e um visual agradável as margens da rodovia do sol. O percurso é muito bonito e ainda de bônus temos a brisa do mar. Devido a largada ser às 9:00 horas e com o meu término previsto por volta das 10:00 horas, este frescor do oceano tornou a corrida muito mais agradável.

A prova ofereceu uma boa estrutura e tinha em torno de 900 corredores, número bastante considerável de participantes.

Tive a oportunidade de fazer um aquecimento com um corredor paulista que conheci lá mesmo, após a prova concluída fiquei sabendo que o mesmo foi o vencedor, fato este que me deixou bem feliz.

Em 2012 estarei lá de volta com certeza.

Fellipe Azevedo

Comentar
Compartilhe
Corrida de Natal
24/12/2011 | 11h37
[caption id="attachment_654" align="aligncenter" width="448" caption="Marcelo, Christiano, Leonardo eu e Eduardo"][/caption]

Hoje cedo tive o privilégio de ter feito o meu treino "longo" na companhia destes grandes corredores. Não foi uma "Operação Portuga", mas foi a "Operação o Retorno". Após 3 meses sem realizar este tipo de treino, hoje foi especial.

Bons treinos, amigos e um Feliz Natal a todos!!

Comentar
Compartilhe
Corrida de rua, por Luiz Alberto "Neném"
23/12/2011 | 12h46
 
[caption id="attachment_651" align="aligncenter" width="996" caption="Neném em ação (último à direita)"][/caption]

A prática de esportes diariamente vem melhorando muita a minha qualidade de vida, principalmente a corrida que está funcionando para mim como uma terapia, com novas mudanças de hábitos, no meu humor, concentração e sono.

 Sempre fui muito indisciplinado, mas este ano consegui implantar um ritmo bacana de treinos, orientado por uma assessoria esportiva.  
 
Isso vem colaborando e dando a certeza que cada vez mais preciso me dedicar aos treinos, diminuindo em 1 segundo cada prova; afinal para este esporte só é necessário minha boa vontade e um par de tênis, e é lá onde libero a minha adrenalina e ao final de cada corrida a sensação de bem estar é algo inigualável. 
Ao longo dos 39 anos nunca estive tão bem como hoje, me sinto um NENÉM!!!

Luiz Alberto "Neném"

 

Comentar
Compartilhe
Atividade física e recompensas cerebrais
23/12/2011 | 05h12

Que tal uma corrida para melhorar o astral, o prazer e dar disposição? Mas como isto ocorre? Se eu me canso como posso ter mais disposição e prazer?

Bom, primeiro é importante falar que somos um organismo único e indivisível, o nosso corpo físico e cerebral interagem o tempo todo, nossas reações físicas são respostas ao ato do pensamento executado pelos neurônios e quanto mais estimulado o cérebro, mais rápidas e eficientes são as respostas que geram as ações motoras.

Pois bem, voltando ao astral, a disposição e o prazer, como isto de fato funciona? Resposta: através do eixo hipotalámico-pituitário-adrenal.

Explicando: a adrenalina e o cortisol (glândula adrenal), hormônio do crescimento (hipotálamo/pituitária), prolactina e endorfina (pituitária) são os responsáveis por tudo isto.

Explicando ainda melhor: a produção dos respectivos hormônios induzidos pela prática do exercício nas suas áreas cerebrais específicas - marcadas nos parênteses - agem diretamente sobre o sistema de recompensa localizado no cérebro, que é importante frisar, é o mesmo para o chocolate, açúcar, drogas e afins.

Para dar um um único exemplo, a endorfina, substância semelhante ao ópio, tem ação analgésica para as partes do cérebro que sentem dor e ação estimulante para o sistema de recompensa, surgindo daí menos dor e muito mais prazer.

Mais: os exercícios físicos também aumentam a produção de beta-endorfinas, opiáceos naturais que dão sensação de bem-estar e disposição, combatem a dor, melhoram a aprendizagem, vigor e nos dão muitos mais anos a nossa preciosa vida.

Uma sessão de exercícios pode ser tão eficaz na redução da tensão quanto um tranqüilizante, entretanto o seu efeito tem se mostrado mais duradouro que o da medicação, sendo assim, melhor e muito mais eficiente.

Durante a atividade física acontecem alterações fisiológicas na freqüência cardíaca, pressão arterial e outras que elevam temporariamente a temperatura do corpo induzindo ao relaxamento e a fadiga leve, fatores relacionados ao efeito tranqüilizante do exercício.

Daí, bons treinos = ótimas emoções e imensas recompensas cerebrais!

O que está faltando?

Comentar
Compartilhe
Teorias sobre os incríveis corredores africanos
22/12/2011 | 12h32

Muito se fala sobre a hegemonia africana nas provas de fundo e meio fundo. Neste post, teremos os relatos de pesquisadores, atletas, ex atleta e a minha, tentando esclarecer pontos sobre estes super corredores. Vamos a eles:

Luiz Augusto Riani Costa, especialista em medicina esportiva e fisiologia do exercício: "Composição de fibras musculares que favorece o esforço intenso por longos períodos; a distribuição e a densidade aumentada de glândulas sudoríparas, que ajudam no resfriamento do corpo; a composição óssea, mais leve e cuja organização, com quadris curtos e membros compridos, melhora a eficiência do movimento; o tronco muitas vezes mais curto, como que priorizando o que é necessário para correr e reduzindo o que importa menos nessa tarefa. O fato de algumas tribos viverem em grandes altitudes pode favorecer a produção de hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue, o que facilitaria o desempenho em altitude normal, ao permitir maior oferta de oxigênio aos músculos, porém muitos atletas passam a treinar em outros locais sem prejuízo no desempenho. Além disso, locais como México e Bolívia também têm pontos altos, mas seus atletas não acompanham os quenianos";

Yannis Pitsiladis, professor da Universidade de Glasgow que há anos estuda a preponderância de quenianos no atletismo: "Há várias pesquisas em andamento, mas até agora não há evidências de predisposição genética. Estudos com corredores de longa distância do Quênia e da Etiópia e com velocistas da Jamaica, da Nigéria e dos EUA não detectam nesses atletas perfis particulares. Ao contrário, evidenciam uma grande diversidade genética. Fatores ambientais e comportamentais, como tradição e práticas culturais; razões econômicas, como pobreza e longas distâncias percorridas desde a infância; vantagens geográficas (a altitude das regiões onde vivem e treinam) e anatômicas (morfologia das pernas e peso reduzido)";

Luiz Antonio dos Santos, ex recordista Sul-americano de maratona e bi-campeão da maratona de Chicago: "Não tem segredo. É trabalho. As meninas ganham porque treinam com homens. O negócio é feio. Tudo o que vi lá foi o povo treinando. De sofrer, de chorar num treino".

Visão dos atletas africanos: "Somos bons porque corremos desde sempre, seja para escolas distantes até 10 km de nossas casas, seja atrás de animais para ajudar a família a produzir sustento".

Minha visão: Tudo isso junto, pois o desempenho no esporte requer a integração de n fatores como os treináveis - fisiológicos, psicológicos e biomecânicos - aprendizagem técnica e tática e as questões ambientais, genéticas e cronológicas. 

Para se informar mais profundamente aqui!

Bons treinos com pegada queniana para todos!

Comentar
Compartilhe
IV Corrida 6 milhas Óticas Guarapari
22/12/2011 | 05h37

No último dia 13 de novembro tive o prazer de acompanhar mais uma corrida de rua. Desta vez foi em Guarapari, numa prova de 6 milhas (9,6km), com cerca de 900 competidores.

A competição foi muito bem organizada, onde tive a oportunidade de conhecer o patrocinador máster Hugo, que diga-se de passagem, envolvido até a alma na organização. Me relatou o grande crescimento da prova, tendo no primeiro ano 200 competidores com atletas da região. Nesta quarta edição, atletas do País inteiro correram em busca de uma boa premiação e ótimas emoções, visto que a prova percorre parte deste belo litoral.

[caption id="attachment_552" align="aligncenter" width="336" caption="Professor Godoi"][/caption]

Interessante é a participação de vários atletas que são figuras conhecidas nas provas aqui da cidade, com destaque para o Professor Godoi de Itaperuna e o seu relevante Projeto Social focado no atletismo.

Esta é mais uma boa opção para o próximo ano, já que a prova é bem perto da nossa cidade e o local é muitíssimo freqüentado pelos campistas. Garanto que vão gostar, recomendo!

[caption id="attachment_554" align="aligncenter" width="448" caption="Hugo"][/caption]

Bons treinos, viagens e emoções!

Comentar
Compartilhe
Minhas corridas, por Hélia Santos Almeida
21/12/2011 | 12h32
Fui convidada a escrever sobre corrida para o Blog "Ser Motriz", blog do meu marido e treinador Marcos Almeida, que honra hein!!! Bom, para quem conhece aquele ditado que "Santo de casa não faz milagre", na minha casa faz. Meu maior incentivador conseguiu me levar a apaixonar pela corrida que até então sempre gostei, mais nada com muita disciplina. Hoje sigo uma planilha e me sinto preparada para novos desafios, dentre eles foi ter participado de 10 km em Santiago e mais três corridas em 2011. A corrida atualmente já faz parte da minha vida, me faz uma falta... Me traz saúde, bem estar e me leva a fazer uma breve analogia com a vida: cada km completado leva a acreditar que somos vencedores, pois podemos enfrentar qualquer obstáculo que possa surgir no nosso caminho, faz expandir nossos limites.     Vamos correr?

Hélia Márcia Santos Almeida

Comentar
Compartilhe
Produção científica no esporte
21/12/2011 | 05h51
Gustavo em ação com os Mestres Ronaldo e Anderson

Durante o evento denominado "Corrida do Minuto", como relatado por aqui terça-feira, dia 13, os Mestres em Ciência da motricidade Humana, Anderson Morales e Ronaldo Nascimento, realizaram uma coleta de parâmetros bioquímicos - glicose e lactato - do atleta Gustavo Teixeira que juntamente com as características deste esporte - velocidade e gasto calórico - podem auxiliar em futuras prescrições de treinamento para competidores com características semelhantes a esta corrida, que foi em torno de 96km. Daí, além do trabalho social que a "Corrida do Minuto" estava direcionada, também colaborou com a ciência numa pesquisa em prol dos corredores. 

Parabéns a Gustavo e aos pesquisadores Anderson e Ronaldo pela trabalho realizado. Estamos aqui no Blog aguardando os resultados para serem divulgados.

Bons treinos e ótimas corridas!
Comentar
Compartilhe
Ranking do circuito de corrida de Campos 2011
20/12/2011 | 05h27
[caption id="attachment_504" align="aligncenter" width="621" caption="Logo da 3a Etapa"][/caption]

Este ano a Fundação Municipal de Esportes (FME) com o apoio da Snug Sport, organizou 4 etapas do terceiro circuito de corrida de rua de Campos. As provas aconteceram em janeiro (9/1), junho (12/6), setembro (18/9), tendo a última corrida sendo realizada em novembro (6/11), perfazendo o total de 4 etapas no ano de 2011.

Nestas etapas os atletas que se classificassem entre os 20 primeiros iam somando pontos para o ranking, onde os campeões foram conhecidos após todas as etapas realizadas.

São consideradas 4 categorias no circuito:

Geral masculino e feminino: é aberta para todos os atletas e normalmente os corredores que vem de outros municípios são os vencedores;

Moradores masculino e feminino: é aberta somente para os residentes no município. Funciona como uma forma de prestigiar os corredores da cidade, com possibilidades do surgimento de boas revelações para o esporte.

Estes foram os vencedores do ano de 2011:

MASCULINO GERAL Reginaldo de Azevedo Auderí Moreira Denivaldo Francisco Wilson da Silva Alexandro Marinho

FEMININO GERAL Vera Bethânia Aparecida dos Anjos Jullyana Ribeiro Rosení Rangel Débora Alves

MASCULINO CAMPOS Vanildo Sá Luis Claudio Júlio Augusto Rodrigo Costa Amaro Jorge

FEMININO CAMPOS Jullyana Ribeiro Rosení Rangel Emily Lotério Marcela Nogueira Cleita de Morais

Parabéns a todos e até o próximo ano!

Obs* A primeira etapa de 2012 vai acontecer no dia 8 de janeiro, em Santo Amaro. Breve, mais informações, fiquem atentos, esta semana tem novidades!

Bons treinos, emoções e objetivos!

Comentar
Compartilhe
Minha primeira Meia Maratona, por Márcio Chalita
19/12/2011 | 05h44

Minha primeira Meia Maratona foi uma mistura de vários sentimentos: alegria, emoção, satisfação e ansiedade. Em 26/06/2011 resolvi realizar um sonho antigo ao tentar terminar minha primeira Meia. Comecei treinando nas provas de 10 km, depois passei para 16 km até tentar terminar os temidos 21 km na Golden Four Asics, com percurso do Recreio dos Bandeirantes a São Conrado, no Rio de Janeiro. Não vou dizer que foi fácil, foi muito difícil. E se não fosse pelo amigo Felipe Azevedo teria desistido em dois momentos críticos, nos 16 e 20 Km. O fator psicológico influencia muito nesse tipo de prova, mas no fim deu tudo certo e o sentimento de dever cumprido. E mais ainda, a certeza de que todos podem conseguir.

 É só treinar e se dedicar!!!!

Márcio Chalita

Comentar
Compartilhe
Santos, campeão do mundo, por Leonardo Gomes
17/12/2011 | 19h08

Ontem bati um papo com o amigo Marcos Almeida, não tinha como fugir do assunto do momento Santos x Barcelona. Falamos da superioridade do time da catalunha, as arrancadas de Messi, a variação tática, "time sem centro-avante", o time que não dá "chutão", "jogadores sem posição fixa", como também sobre o fora de série Neymar, este artista do esporte.

Concluímos que o Santos já é o campeão mundial. Isso mesmo, já sabemos que o Santos é o campeão do mundo. Bola de cristal? Não, o Santos é o campeão mundial porque o Barcelona é o campeão das galáxias - uma galáxia é um grande aglomerado de bilhões de estrelas e outros objetos astronômicos (nebulosas de vários tipos, aglomerados estelares, etc.), unidos por forças gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum, o Messi!

Um ótimo jogo e que os Deuses do futebol contaminem o mundo deste esporte com arte, "Messis, Neymares" e muita ludicidade. Que assim seja!

Ótimo jogo a todos!

Leonardo Gomes

Comentar
Compartilhe
Música: antes, durante e após a atividade física
17/12/2011 | 08h01

Já é sabido pelo montante de pessoas que observamos nos espaços públicos e academias, como também através de estudos recentes que a música e exercícios físicos tem uma forte correlação. Ela é capaz de motivar fazendo com que os indivíduos praticantes de exercícios o façam por mais tempo e/ou com mais intensidade, tornando o período ao qual se está movimentando muito mais, digamos, fácil e agradável, pois ouvindo as músicas de nossas preferências tudo fica muito mais divertido.

Pesquisas mostram que para cada modalidade esportiva, dependendo do ritmo, a música acrescenta performance e daí melhores resultados podem ser alcançados. Ou seja, há músicas próprias para pedalar, caminhar, correr ou alongar que estimulam e melhoram o rendimento. Os que correm sabem bem isso, naquela parte difícil do treino, o playlist escolhido é o das músicas com fortes batidas e que proporcionam também, fortes emoções.

Agora nova pesquisa intitulada "Effect of Motivational Music on Lactate Levels during Recovery from Intense Exercise" (novembro, 2011), ou "Efeitos da música motivacional sobre os níveis de lactato durante a recuperação do exercício intenso", mostrou (muito legal), que ouvir música durante a recuperação a partir de exercício intenso leva a uma depuração mais rápida do lactato sangüíneo (o acúmulo desta substância nos músculos pode gerar uma hiperacidez, que causa dor e desconforto logo após o exercício), reduzindo também a RPE (taxa de esforço percebido), portanto, pode ser usado por atletas após esforço para melhorar o trabalho de recuperação, mostrando assim, que a nossa querida música, pode e deve ser usada no período pós treino e/ou pós competição.

Bons treinos, ótimas músicas e grandes emoções! 

 Fontes:

  http://www.efdeportes.com/efd122/exercicio-fisico-e-musica-uma-relacao-expressiva.htm

 http://journals.lww.com/nsca-jscr/Abstract/publishahead/Effect_of_Motivational_Music_on_Lactate_Levels.98568.aspx

Comentar
Compartilhe
Squash, por Felipe Santos
16/12/2011 | 05h47

O squash ainda é considerado um esporte novo em muitos países. Esta atividade exige disposição e habilidade, mas com dedicação é possível aprender e se divertir bastante, agregando lazer e atividade física.

A prática constante do Squash proporciona diversos benefícios para a saúde. Além de manter os níveis de flexibilidade e até desenvolvê-los, estimula as musculaturas do membros inferiores e superiores.

Os adeptos a esse esporte de muita adrenalina conseguem queimar até 800 calorias por hora.

No meu dia-a-dia o Squash é imprescindível como fonte de energia, uma vez que traz disposição para eu realizar as outras atividades cotidianas. Assim como, consegue atrelar a queima de calorias com o grande prazer de interagir com adversários. A integração perfeita entre atividade física e o prazer do esporte.

 Felipe Santos

Comentar
Compartilhe
Quebrando paradigmas: Natação x Ballet
15/12/2011 | 06h04

Normalmente, quando se pergunta qual o melhor esporte, quase todos (se não todos), respondem no ato que é a natação. De uma forma geral, sem dúvida é uma ótima alternativa, mas é fato que não compartilho esta idéia de "melhor esporte", pois ao meu entender, o melhor é aquele que em primeiro lugar proporciona mais prazer, pois somente assim, através de boas emoções, consegue-se fidelizar a atividade física escolhida.

Uma pesquisa mostrou que na comparação entre a natação e o ballet  clássico, este último apresenta melhores resultados em sete de dez medidas de condicionamento físico, onde a natação venceu somente três. Pois bem, esta é a conclusão é de um trabalho conduzido por Tim Watson, professor da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido. Ele comparou o condicionamento e o desempenho de membros do Royal Ballet com o de nadadores da seleção olímpica britânica, portanto os melhores atletas nas suas respectivas modalidades.

 

 

 

  

Vamos aos resultados:

 

Lembrando que em toda pesquisa os resultados divulgados são somente dos itêns que foram estudados, daí para este estudo com os assuntos avaliados, o ballet foi considerado mais efetivo.

 

 

 Bons treinos, emoções e muito prazer na sua atividade escolhida!

Comentar
Compartilhe
Correr uma maratona, por Carlos Eduardo Chebabe
14/12/2011 | 05h41

Desde que iniciei a musculação, sempre a complementei com as atividades aeróbicas (spinning, transport, bicicleta e esteira ergométrica), sendo meu treino baseado no tempo de atividade. Estimulado pelo meu professor, iniciei a prática da corrida.   ?A partir da fixação de um objetivo, e com o acompanhamento de uma Assessoria Esportiva, adotei a planilha de treinamento, aumentando progressivamente as distâncias.   ?Segui treinando, tendo corrido umas quatro provas de 10Km. Com espírito competitivo, senti que poderia correr uma prova mais longa. Conversei com o meu treinador e estabelecemos como meta correr uma Meia Maratona (21,075 Km), fazendo toda a planilha de treinos específica para concluí-la com conforto.   ?Corri a Meia Maratona e concluí com tanto sofrimento que pensei em nunca mais correr prova semelhante. Nela, percebi que ao aumentar a distância da prova, vários outros fatores como temperatura, percurso, hidratação e estratégia devem são relevantes para o resultado.  

?Resolvi que não iria mais correr provas tão longas, até que meu treinador me propôs treinar para uma maratona. No início, resisti, principalmente quando vi que o volume de treinos iria aumentar muito. Os treinos longos no sábado de manhã exigiram abdicar de qualquer programa nas noites de sexta-feira. Além disso, os treinos de corrida devem ser complementados com a musculação e o treinamento funcional.   ?Afinal, você deve estar se perguntando: qual a vantagem em treinar e correr uma Maratona, se o treinamento é tão árduo e exige tanto?   ?Treinar uma Maratona não é só buscar vencer os limites físicos do seu corpo, mas estar sempre lutando mentalmente contra ele; é ter tempo para ficar a sós consigo mesmo, refletindo sobre a vida e tudo que se passa ao seu redor; é ter a satisfação de atingir a meta do dia, da semana e do mês.   ?Concluir uma Maratona é ter a certeza de que você pode mais do que pensa, que o seu limite é não ter limite. Tal prova permite grande auto-conhecimento, fazendo com que você desafie a si mesmo... e vença!   ?Em resumo, utilizando uma frase de Emil Zatopek, o precursor do treinamento intervalado e único atleta campeão olímpico nos 5.000m, 10.000m e na maratona em uma mesma Olimpíada: “Se você quer correr, então corra uma milha. Se você quer experimentar uma outra vida, corra uma Maratona”.

Carlos Eduardo Chebabe

Comentar
Compartilhe
Dia do Minuto, por Gustavo Teixeira
13/12/2011 | 05h46

Este Projeto de grande relevância foi desenvolvido pelo ultra corredor Gustavo Teixeira, utilizando o esporte como forte ferramenta social, uma das suas nobres funções. Vamos a ele:

APRESENTAÇÃO: O projeto consiste na realização de uma corrida de 12 horas, que será realizada pelo atleta Gustavo Teixeira na academia Nova Estação. Os idealizadores do projeto pretendem, através da corrida, despertar o sentido de solidariedade na população em geral, fazendo do esporte um instrumento que possa auxiliar segmentos da sociedade menos favorecidos.   OBJETIVOS: ?*Trocar os minutos corridos pelo atleta por uma contribuição financeira (R$: 2,00 por minuto), com o valor arrecadado sendo revertido para instituições filantrópicas (PROJETO ÁGAPE).               *Arrecadar brinquedos usados durante o período de corrida, para distribuir para crianças carentes (orfanato).   DESENVOLVIMENTO: A corrida será realizada no dia 19/12/2011 (segunda feira), tendo seu início previsto para as 8:00h e o término as 20:00.

INVESTIMENTO: Os interessados em apoiar o evento, terão o seu nome divulgado na mídias que divulgarão o evento.   CONSIDERAÇÕES FINAIS: Entendemos que a iniciativa poderá contribuir para a conscientização de atletas, praticantes de atividade física e afins sobre as várias vertentes que o esporte pode alcançar, sendo um ponto de partida para futuros eventos que possam reforçar sua importância como fomentador da saúde e  integrador social.

Gustavo Teixeira

 

Comentar
Compartilhe
Novas tendências para os tênis de corrida
12/12/2011 | 06h10
[caption id="attachment_363" align="alignleft" width="300" caption="Newton"][/caption]

Quando se escolhe um tênis para a prática esportiva, normalmente o consumidor é levado em 1o lugar pela questão estética, se é bonito e/ou se combina com a roupa usada na atividade física; Em segundo lugar, pela maciça exposição na mídia, onde se vende um produto que nem sempre corresponde com a verdade e por último, exatamente nesta ordem, por sua indicação e direcionamento esportivo, como por exemplo, se é para correr, jogar vôlei ou caminhar, frente a um mercado cada vez mais segmentado tendo cada modalidade o seu "pisante" específico. Pela vivência profissional nestes 20 anos no meio esportivo, venho mudando os conceitos através da ciência, suas pesquisas e variáveis, claro, não ficando somente na teoria e sim metendo o pé na estrada, literalmente.

[caption id="attachment_367" align="alignleft" width="300" caption="Nike Free"][/caption]
Tenho indicado para os alunos da assessoria os tênis com um perfil mais baixo, os ditos médios e mínimos e sempre respeitando a individualidade de cada um no que concerne a sua característica com relação a peso, altura e esporte praticado.
[caption id="attachment_364" align="alignleft" width="300" caption="Vibran Five Fingers"][/caption]

Apresento algumas indicações que são direcionadas a corrida e treino funcional, para os quais considero como modalidades que mais necessitam destas indicações e direcionamentos, tendo como foco a melhora da performance, prevenção de lesões e claro, sair bem na foto, pois a questão estética é importante sim, mas ao meu ver deveria ser o terceiro item no momento da escolha do tênis para o seu esporte preferido.

 

Bons treinos e ótimas emoções!
Comentar
Compartilhe
Copa Brasil de Sprint Triathlon - Salvador - por Bruno do Val
11/12/2011 | 06h47

Olá amigos, venho trazer ótimas notícias sobre o final de mais um ano de competições. No dia 18/11, sexta-feira, viajei para a capital Baiana em busca de um bom resultado para que pudesse cumprir com mais um dos objetivos planejados: ser Campeão da Copa Brasil de Sprint Triathlon. Esse é o campeonato nacional da distância Sprint (750m natação, 20km ciclismo, 5 km corrida).

 Uma prova bem dura com as famosas distâncias baianas (750m (quase 1000m), 20km (quase 25km) e os 5km com 6,5km - rs- e o forte calor soteropolitano. Após uma natação forte, perdi o primeiro grupo logo na segunda volta da natação, alguns problemas no deslocamento da transição até o local de monte na bicicleta me fizeram perder o primeiro pelotão do ciclismo. Pedalei os vinte e poucos quilômetros de bike sozinho, fazendo muita força e podendo pagar por essa tática na etapa da corrida que no segundo retorno tinha uma subida considerada discreta pelos baianos, mas que quebrava totalmente o ritmo da corrida. No final, graças a Deus, deu tudo certo e pude manter a minha colocação e cruzar a linha de chegada em 2º lugar na minha categoria (25-29) e 5º no geral.

 Com este resultado conquistei o título de Campeão da Copa Brasil de Sprint Triathlon de 2011!!!! Desta forma já conto com vaga garantida para competir o  DEXTRO ENEGY TRIATHLON WORLD CHAMPIONSHIP GRAND FINAL AUCKLAND 2012 (campeonato mundial de triathlon em Auckland - Nova Zelândia).

Feliz natal e um próspero ano novo! Tri Saudações!!! 

Bruno do Val

Comentar
Compartilhe
5km/10km/16km/21km/42km195m
10/12/2011 | 06h14

Na área pedagógica, existe um caminho que nos direciona para a ação de ensinar. Nos mostra que devemos sempre, independente do caso e situação, caminhar no sentido deste ato que é extremamente útil quando se busca o progresso do "ser que se move".

Este caminho é a progressão pedagógica sinalizando em todo o processo ensino-aprendizagem para uma abordagem sempre progressiva, do mais fácil para o mais difícil ou como falam os americanos, "step by step".

Desenvolvo esta introdução tentando fazer uma analogia com o mundo da corrida, onde, devido a esta moda de virar corredor - tenho a certeza que não vai ser passageira - estamos diante, enquanto assessores esportivos, há uma grande demanda de novos corredores querendo participar de  provas cada vez mais longas e sem o devido lastro físico e psicológico (adaptações do organismo proporcionada pelo tempo de treinamento).

Tenho presenciado novos corredores que com apenas 7 meses desta prática, envolvidos numa prova de 42km 195m. Acho, ou melhor, tenho a certeza que a nível fisiológico é muito intenso com este pouquíssimo tempo de prática e experiência motora.

Proponho como solução, talvez utópica ou não, um maior comprometimento por parte dos organizadores e assessores esportivos num novo modelo de exigência.

Seguindo a introdução deste e com a dita Progressão Pedagógica, seria: para se poder participar de provas de 10km, exigência prévia dos 5km. 16km, exigência dos 10km. Para os 21km, 15km ou 16km. E para a maratona, a mais nobre prova do atletismo, a exigência fundamental de 2 a 3 meias maratonas.

É bom deixar claro que nesta proposta vai se estar pensando nas assessorias como principalmente nos corredores e em sua respectiva segurança.

Através de boas experiências em qualquer âmbito da vida e com a devida prudência na atividade desenvolvida, a possibilidade de continuidade aumenta e muito.

Utópico? Possível? Está levantada a questão.

Bons treinos, emoções e muitos km de vida!

Comentar
Compartilhe
Tênis, por Leandro Barroso
09/12/2011 | 05h42

 O tênis, em minha vida, é um pouco mais do que uma simples atividade física, é fonte de bem estar e alegria.

Em dias de muito trabalho serve até para renovar as energias e me dá forças para seguir em frente. Além de tudo, também me dá a oportunidade de conviver com os amigos que praticam a mesma atividade.

Recomendo!

Leandro Barroso

Comentar
Compartilhe
Percurso da New York City Marathon
09/12/2011 | 05h15
Esta é a maratona mais cobiçada do mundo, 10 em cada 10 maratonistas sonham com este dia. Vejam que belo percurso e se preparem, ao menos virtualmente, para percorrer os seus 42 km e 195 m. Bons treinos, emoções e divirtam-se! [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ua0TOyzmN9k&feature=youtube_gdata_player[/youtube]
Comentar
Compartilhe
Magro-Forte x Saudável
08/12/2011 | 05h54
Nesta época do ano com a chegada do verão, as pessoas buscam melhoras na sua estética corporal. Até aí tudo bem e normal. Porém, faço algumas perguntas que acho pertinentes sobre o assunto: Será, que estar magro significa estar saudável? Será, que estar forte significa estar funcional? Será, que a saúde é o foco? Será? Bons treinos, emoções e muita saúde!
Comentar
Compartilhe
NAR- Núcleo de Alto Rendimento
08/12/2011 | 05h26

Foi inaugurado no dia 21/11 em São Paulo, o Núcleo de Alto Rendimento (NAR), do Grupo Pão de açúcar, tendo como objetivo principal fornecer apoio de alto nível para atletas de ponta do País.

É equipado com o que há de mais moderno para quem busca performance - conta uma esteira capaz de atingir a velocidade de 45 km/h, ginásio poliesportivo oficial, estrutura para atletismo, equipamentos exclusivos para o treinamento de potência muscular e laboratório de ultima geração, dentre outros - e vai somente trabalhar com atletas que tenham resultados expressivos nas suas modalidades e com reais chances de medalhas nas duas próximas Olimpíadas, Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016.

O Grupo Pão de Açúcar foca seu trabalho social no esporte, patrocina grandes atletas, vide o melhor corredor do País, Marilson Gomes e a atleta de salto com vara Fabiana Murer que é considerada uma das favoritas a medalha de ouro nas próximas Olimpíadas, investindo tambem em futebol - Audax São Paulo Esporte Clube e Audax Rio de Janeiro Esporte Clube - também tem como foco oferecer treinamento para os profissionais envolvidos com o alto nível. Uma bela iniciativa que merece ser registrada.

Comentar
Compartilhe
Corrida de rua: por Geraldo Batista
07/12/2011 | 05h47
No último dia 06 de novembro foi realizada a 4ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua de Campos. Com bom nível de organização a prova proporcionou agradável confraternização e envolveu corredores profissionais e amadores.

 

Apesar de não ser campista de nascimento, vivo nesta cidade que a minha família adotou há trinta e oito anos. Conheço, como motorista, quase todos os seus cantos, assim como as pontes que cortam o rio Paraíba e a orla de Guarús.

Durante os quase vinte e cinco minutos que duraram a corrida para mim, pude ver, através de olhar vagaroso, a orla, o mercado municipal e o Rio Paraíba do Sul de cima das pontes. Sim, de carro olhamos tudo com pressa. A pé, mesmo correndo, observamos detalhes e sons da natureza não observados pelos motoristas e passageiros dos veículos automotores.

Estes detalhes a que me referi causaram-me surpresa. Como é bela a orla de Guarús. Como ainda há vida nas margens do Rio Paraíba. Como são bonitas as águas do rio vistas de cima da ponte Rosinha. Como é bonito o prédio do mercado municipal, apesar de escondido atrás de uma cobertura metálica em desarmonia com a construção histórica.

Muito já se falou sobre os benefícios que as atividades esportivas trazem para saúde, não sendo esse o tema que pretendi focar aqui. O que desejei destacar através dessas poucas palavras é o fato de que os corredores de rua, além de benefícios à saúde, têm o privilégio de observar as paisagens por ângulos normalmente não vistos pelas pessoas em geral.

  Geraldo da Silva Batista Júnior
Comentar
Compartilhe
Neurônios-espelho ativados no Blog
07/12/2011 | 05h30

Acredito ser esta a maior importância - ativação destes neurônios - nos depoimentos dos "atletas" em suas vivências esportivas que serão descritos aqui no Blog. Através destes, tentarei estimular todos os leitores para uma vida mais ativa em prol de uma melhor qualidade de vida.

Explicando melhor:

Essas células foram descobertas por acaso em 1994 na Universidade de Parma, Itália, pelos neurocientistas Giacomo Rizzolatti, Leonardo Fogassi e Vittorio Gallese. Eles constataram que a simples observação de ações alheias ativava as mesmas regiões do cérebro dos observadores normalmente estimuladas durante a ação do próprio indivíduo.

Pontos interessantes sobre estes neurônios:

- Imitação: extremamente importante para os processos de aprendizagem. É imitando que começamos a falar, a andar e até mesmo a sorrir;

- Empatia: a tendência para sentir o mesmo que uma pessoa na mesma situação é fundamental na construção dos relacionamentos. Talvez explica, em parte, por que devemos manter por perto quem eleva o nosso astral.

Daí, através dos relatos e sempre em alto astral, angariar pelas vivências esportivas relatadas aqui no Blog, mais adeptos para o exercício físico. Tomara que dê certo e viva os Neurônios-espelho!

Comentar
Compartilhe
Recomendações do Colégio Americano de Medicina do Exercício (ACSM)
06/12/2011 | 12h00
 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como um estado de bem estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença.

Então, para proporcionar este bem estar físico, mental e social, nada melhor que a Motricidade sendo estimulada no nosso dia-a-dia com foco na saúde, este nosso grande patrimônio.

Vamos as recomendações da ACSM:

- Realize exercícios cardiovasculares de intensidade moderada 30 minutos por dia, cinco dias por semana, ou exercícios cardiovasculares de intensidade alta 20 minutos por dia, três dias por semana;

- Faça de 8 a 10 exercícios resistidos (musculação), entre 8 a 12 repetições por exercício, 2 vezes por semana;

- As atividades realizadas diariamente - como ir até a padaria - agora com a nova diretriz, entra como bônus e não valem por sí só;

- Caso tenha problemas que levem ao risco de sofrer quedas, e/ou é idoso - acima de 60 anos - faça exercícios para melhorar o equilíbrio;

Através de pequenas mudanças na sua rotina diária e com um bom planejamento, vai adicionar quantidade e muita qualidade a sua vida.

Bons treinos e emoções.

Comentar
Compartilhe
Ser Motriz
05/12/2011 | 05h52

O homem é e sempre foi um ser motriz, um ser em movimento. Imagina nossos antepassados (vamos buscar bem longe este parentesco, mas precisamente nas cavernas e florestas) em busca de comida, proteção para si e seus entes, enfim, ou ele comia ou seria a refeição do dia. Como ele conseguiu esta proeza, que foi a sua sobrevivência? Com o controle remoto sentado numa confortável poltrona e comida em abundância, com armas a laser ou com a simplicidade do tacape, armadilhas e pedras? Sabemos que esta última é a verdadeira, felizmente, pois fomos talhados através dos tempos para o movimento, para a locomoção, para a busca do melhor ambiente de caça, pesca, moradia, e porque não, conquistas (territorial e amorosa), liderança e realização.

Temos uma grande responsabilidade como Profissionais da área de saúde, mas especificamente da área Motora, em dar novamente ao homem dito moderno a sua motricidade de volta, melhorando como diz um amigo, "a sua capacidade de sobrevivência".

Vejamos, então, o que reconquistaremos: saúde, funcionalidade, melhor auto-estima e de bônus melhores cognições cerebrais. Quer mais? Bons relacionamentos, contato com a natureza e por aí vai. Qual a atividade que recomendo? Aquela que lhe dá mais prazer. Gostaria que eu fosse mais específico e com uma bela dica? Claro, sem dúvida nenhuma a corrida.

Adaptando a frase clássica do Poetinha, "que me desculpem os outros esportes, mas a corrida é fundamental".

Então, vamos honrar nossos antepassados que tanto se locomoveram pela nossa sobrevivência como orgulhar o nosso presente com conquistas, prazer e saúde em abundância.

O que está faltando? Motivação? Agora ficou mais fácil.

Bons treinos e emoções!

Marcos Wellington Sales de Almeida

Mestre em Ciência da Motricidade Humana

Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Marcos Almeida

[email protected]

Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.