Linda Mara está foragida à espera de uma decisão favorável no STF
28/11/2019 | 17h01
A radialista Linda Mara Silva continua foragida. Correligionária do casal Garotinho, evita ser presa, condenada que foi a cinco anos e quatro meses de cadeia por envolvimento no esquema de troca do Cheque Cidadão por votos na eleição de vereador e prefeito em 2016.
 
Linda Mara, que completa hoje 50 dias foragida da Justiça, aguarda, em lugar incerto e não sabido — pela Polícia, é claro —, uma decisão do STF que lhe seja favorável. Aí, vai aparecer rindo muito, uma característica constante por ser bem-humorada.
Comentar
Compartilhe
Ex-deputada Alcione Athayde em matéria no "Fantástico"
25/11/2019 | 15h40
 
 
O “Fantástico” mostrou domingo matéria com a ex-deputada federal Alcione Athayde, prima do ex-governador Anthony Garotinho, em cena. O programa revelou o áudio da ligação que levou a Polícia até o doleiro Dario Messer, preso em julho deste ano em São Paulo, em um desdobramento da Operação Lava Jato.
 Um dos maiores criminosos do país foi pego depois de um telefonema de Alcione Atayde, sogra do doleiro, que está presa, junto com a filha Myra, para um canil. Dario Messer quase não saía de casa e evitava falar ao telefone para não ser descoberto.
 Mas Messer decidiu arriscar e assumiu a ligação para tirar dúvidas sobre o universo pet, ele que decidira comprar um labrador. Foi o seu erro. A Polícia identificou a sua voz, descobrindo que ele estava na capital paulista.
 Na matéria, Alcione orienta a filha para trazer dinheiro do Paraguai, fruto das operações de Messer. A ex-deputada já foi presa em 2008 no âmbito da Operação Pecado Capital, que investigou esquema de corrupção na pasta da Saúde do governo de Rosinha Garotinho.
Comentar
Compartilhe
Vale o sacrifício?
22/11/2019 | 11h21
O advogado Veiga Amaral, de São Fidélis, mas presença constante em Campos, está a caminho de Lima, no Peru. É viagem de cinco dias dentro de um ônibus para ver o Flamengo na final da Libertadores diante do River.
Amaral vai hastear em solo peruano a faixa “São Fifla”, enaltecendo o Fla e a cidade poema. No mesmo ônibus, segue Caco Barcelos, com equipe do “Profissão Repórter”, da Globo.
Comentar
Compartilhe
No programa "Roda Viva"
21/11/2019 | 06h34
Economista e ex-ministro da Fazenda no governo Sarney, Mailson da Nóbrega estava sendo entrevistado, em meados de 2011, no programa “Roda Viva”, da TV Cultura de São Paulo. 
Como sempre, desancava a política econômica do governo Dilma Roussef, assim como costumava fazer com a do seu antecessor, o presidente Lula.
A certa altura, a jornalista Marília Gabriela, que comandava o programa, pergunta:
— O senhor, que foi ministro de uma inflação que chegou a 84% ao mês, está preocupado com uma inflação de 6% ao ano?
(Márcio Bueno)
Comentar
Compartilhe
Loja "A Noiva" troca de dono
20/11/2019 | 07h25
O comerciante Samir Matheus, 86 anos, 68 dos quais dedicados ao comércio, está deixando o comando de “A Noiva”. A tradicional loja, localizada na Rua João Pessoa com Barão de Cotegipe, vai passar para as mãos de Guilherme Matheus, sobrinho de Samir.
Samir Matheus decidiu “descansar”, razão pela qual está passando a loja, que é especializada em tecidos e em roupas de cama, mesa e banho. Todo o estoque, por sinal, está em liquidação.
Comentar
Compartilhe
A vaidade feminina produz milagres
19/11/2019 | 18h36
A vaidade feminina produz milagres. Uma amiga aqui do blog conseguiu a proeza de parar de fumar por avaliar a concorrência. Nas ruas, observou que somente mulheres “esquisitas” fazem uso do cigarro.
A amiga, convencida de que poderia também ser incluída no rol de "esquisitas", fez uma nova tentativa para largar o cigarro. E, veja só, obteve êxito. Ontem, completou três anos de abstinência.
Comentar
Compartilhe
Sem estar preocupado com o seu futuro político
19/11/2019 | 07h31
O médico Geraldo Venâncio, lá atrás, em 2015, foi questionado sobre o seu futuro nas urnas. A resposta dele: “Estou com mais de 60 anos e quem chega a esta idade, quando amanhece o dia, faz uma oração e toca a vida. Não se prende a um planejamento de médio prazo”.
Na época, Geraldo frisou que a sua preocupação era o Fluminense. O tempo passou e, pelo visto, ele vive, de novo, um drama com a situação do seu time. Já a política...
Comentar
Compartilhe
A esperteza de um político
18/11/2019 | 08h15
Um dia eu ouvi o repórter Marcos Sá Correa ligar para o que se chamava de raposa política, um deputado de Minas Gerais sábio pela capacidade de ouvir muito e falar pouco:
— Não será uma entrevista.
Marcos tentava dobrar a raposa mineira:
— Vai ser uma troca de ideias.
Do outro lado da linha, o político foi rápido e ardiloso como era do estilo da espécie.
— Pois não, meu filho, quais são as suas?
(Joaquim Ferreira dos Santos)
Comentar
Compartilhe
Mania do campista
17/11/2019 | 07h28
Da série "Mania do Campista": chamar de bodega uma coisa com defeito, sem valor.
Comentar
Compartilhe
Sem cara de um omisso
16/11/2019 | 12h46
Durante um debate entre os candidatos a presidente, pouco antes da eleição de 1989, Guilherme Afif Domingos dirige-se a Mário Covas:
— O senhor foi marxista na Constituinte e depois fez um discurso pregando o “choque do capitalismo”. Com qual das caras o senhor vai governar? Com a do marxista ou com a do choque do capitalismo?
A resposta de Covas deixa Afif atordoado:
— Certamente tenho duas caras. Mas se tivesse várias, todas elas teriam vergonha. Nenhuma seria a cara de um omisso.
(Márcio Bueno)
Comentar
Compartilhe
PT de Campos ganha fôlego para 2020 com Lula livre
15/11/2019 | 08h26
O PT de Campos ganhou fôlego para a disputa de 2020, com Lula livre inflando a participação do partido nas eleições municipais. Lula vai percorrer o país, mas é improvável que venha ao município. A última vez que esteve aqui, em campanha, foi em 1990, apoiando Jorge Bittar para governador.
De qualquer forma, o fato de Lula anunciar que participará ativamente do processo eleitoral no ano que vem é importante para o projeto eleitoral do PT local de voltar a colocar um nome dos seus quadros na disputa da prefeitura.
O PT deverá ser representado pelo sindicalista José Maria Rangel, nome que o partido lançou em sua nominata de candidatos à Câmara dos Deputados em 2018. Rangel é o quadro com mais visibilidade política dentro da agremiação.
 A propósito, o PT em Campos empossou na quarta-feira o novo diretório municipal. A professora Odisséia Carvalho volta a comandar novamente o partido, ela que já ocupou uma cadeira na Câmara de Vereadores.
O PED (Processo de Eleições Diretas do PT) ocorreu em setembro. Gilberto Gomes, eleito secretário de Comunicação, revela que houve um acordo entre as três correntes internas para a composição de uma chapa única.
Comentar
Compartilhe
Oposição cobra de Carla Machado banho que Chagas Freitas tomou no Rio Paraíba
14/11/2019 | 09h30
 
 
Circula nas redes sociais mensagem denunciando risco de contaminação das águas no Pontal, em Atafona, quando a área ganhou grande movimentação de banhistas a partir da mudança de percurso da foz do rio Paraíba do Sul, agora localizada em São Francisco de Itabapoana.
 O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está realizando a análise da balneabilidade do Pontal. Mas opositores do governo Carla Machado foram para as redes sociais cobrar uma postura pessoal da prefeita.
 E o que deseja a oposição? Prega que Carla tome um banho nas águas no Pontal. Um caso assim ocorreu em Campos, nos anos 80, quando um desastre ecológico atingiu o rio Paraíba.
Na época, o governador Chagas Freitas banhou-se no Paraíba. Depois, bebeu água da torneira para provar que poderia ser consumida pela população
Comentar
Compartilhe
Jornalista Felipe Sáles lança livro-reportagem sobre submundo do turfe carioca
13/11/2019 | 07h58
 O jornalista Felipe Sáles lança nesta sexta-feira, às 20h, no Santa Paciência Casa Criativa, e dentro do 3º Festival Doces Palavras (FDP!), o livro-reportagem “O azarão da Baixada da Égua – a corrida contra o vento e o tempo no submundo do turfe carioca”.
O livro detalha bastidores da política, da polícia e das máfias do bicho e de grupos de extermínio, relatando a trajetória de um ex-joquei, filho de pescadores que, aos 15 anos, deixou a pacata praia de Farol de São Tomé e pintou o catiço no Rio de Janeiro nos anos 80 e 90.
Felipe Sáles é editor-chefe do RJ 2, telejornal noturno da Inter TV, afiliada da Rede Globo em Campos. Trabalhou em O Globo, Extra, Jornal do Brasil e Revista de História da Biblioteca Nacional.
Comentar
Compartilhe
Disputa da prefeitura de Campos com opções de esquerda e de direita
12/11/2019 | 07h24
As eleições de 2020 devem ter a possível participação do petroleiro José Maria Rangel, cujo perfil é declaradamente de esquerda. Filiado ao PT, Rangel é pré-candidato a prefeito. Para a mesma disputa, o movimento intitulado “Direita Campos” lançará um nome. O anúncio deve ser feito em meio a um ato público em data ainda não definida.
Entre a esquerda e a direita, a sucessão de Rafael Diniz, em que ele próprio estará no páreo, vai ter um leque de candidatos abrigados em diferentes siglas e tendências. A lista é farta — já beira uma dúzia de postulantes.
Tantos candidatos assim, disputando a prefeitura, só ocorreu em 1982. Naquelas eleições, vencida por Zezé Barbosa, em que obteve o terceiro mandato, dez nomes se colocaram no páreo.
Comentar
Compartilhe
Sabedoria e simplicidade
11/11/2019 | 06h17
Compositor vitorioso, detentor dos principais prêmios no carnaval carioca, Aluisio Machado, 80 anos, é uma pessoa culta, politizada, que gosta de conversar e encanta os interlocutores pela sua simplicidade e sabedoria.
Na entrevista que concedeu ao jornalista Matheus Berriel, publicada na quinta-feira, na Folha da Manhã, Aluisio soltou esta pérola: “Minha paixão é samba, é música. Não tenho outra paixão, a não ser um galetinho de vez em quando”.
Ao falar de suas origens, Aluisio faz questão de dizer que é campista, nascido embaixo de uma árvore, em Guarus. “Foi a árvore que deu frutos”, brinca.
Comentar
Compartilhe
Um campista cotado para a eleição de prefeito em Niterói
08/11/2019 | 17h48
O deputado Chico D´Ângelo (PDT-RJ) participou, com outros pré-candidatos, de uma reunião política com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT). O assunto foi a eleição de 2020 e Rodrigo revelou que escolherá, no mês de fevereiro ou março, o nome que terá o seu apoio na disputa sucessória.
Campista radicado na capital do antigo RJ, Chico D´Ângelo pode ser esse nome, já que é do mesmo partido de Rodrigo, foi eleito quatro vezes deputado federal e é uma boa vidraça pelo seu respeitado histórico político. Em um eventual 2º turno, pela condição de agregar o apoio de diferentes partidos, Chico teria chances efetivas de se eleger.
Comentar
Compartilhe
Diante do microfone, uma dura resposta
08/11/2019 | 07h25
Um dia apareceu no programa de calouros de Ary Barroso uma jovem candidata negra, muito pobre, com uma roupa esquisitíssima, magérrima, com o cabelo todo desgrenhado...
Ary perguntou:
— Qual o seu nome, minha filha?
— Elza Soares — responde a então estranha caloura.
— E de que planeta você vem? — pergunta o apresentador tentando fazer graça e sem atinar para a resposta que ouviria.
— Eu venho do planeta fome!
(Márcio Bueno)
Comentar
Compartilhe
Consumo de drogas é cada vez maior em Campos
07/11/2019 | 07h24
 O consumo de drogas em Campos cresce na proporção que apreensões, quando ocorrem, e são frequentes, se dão em quantidade cada vez maior. Reflexo do uso em escala ascendente. A situação é preocupante.
O reflexo de que a droga rola cada vez mais na cidade é o aumento da violência. Sobretudo na periferia, com facções se digladiando em busca do controle do tráfico.
A Polícia faz o papel dela. Mas é como enxugar gelo. Se prende um traficante hoje, no dia seguinte surgem três, quatro. A solução para conter a violência é uma só: evitar o uso de tóxico.
Comentar
Compartilhe
Nem sempre se torce para ganhar...
06/11/2019 | 17h40
Coisas do futebol. A noite de hoje reserva um cenário inusitado. O torcedor do Flamengo querendo que o Vasco ganhe do Palmeiras. E o torcedor do Vasco não querendo tanto assim... Explica-se: uma vitória do Vasco praticamente dá o título ao Fla.
Comentar
Compartilhe
Campista vitorioso no Carnaval do Rio homenageado em sua terra natal
06/11/2019 | 07h15
A Folha da Manhã prestou uma homenagem ontem, no Teatro Trianon, ao compositor Aluisio Machado, entregando-lhe o troféu “Folha Seca”, conferido a campistas que se tornaram vitoriosos fora dos limites da cidade.
E Aluisio, ligado ao Império Serrano, tem uma história gloriosa no carnaval do Rio. É autor de memoráveis sambas, como o “Bumbum Paticumbum Prugurundum”, feito com Beto Sem Braço.
Aluísio já recebeu seis vezes o Estandarte de Ouro, prêmio destinado aos destaques do Carnaval carioca. Neste ano venceu pela 14ª vez a disputa de samba do Império, escola que em 2020 desfilará na Série A (grupo de acesso).
Vale citar que Aluisio, 80 anos, é tão importante no mundo do samba que foi biografado pelo professor Luiz Ricardo Leitão, da UERJ. O livro reconstitui a trajetória artística do compositor.
Pela leitura, fica-se sabendo que Aluisio Machado, odiado nos anos 70 pelos militares, a quem seus versos soavam como uma “heresia”, filiou-se apenas ao glorioso partido alto.
Comentar
Compartilhe
Médica quase é assaltada na rodovia Campos-Itaperuna
05/11/2019 | 06h57
As estradas estão muito perigosas. A médica Sandra Maria Teixeira dos Santos, viajando à noite pela BR-356 (Campos-Itaperuna), por pouco não foi assaltada. Jogaram uma pedra enorme embaixo do carro dela. O objetivo era atingir a roda para que o veículo parasse. Felizmente o intento não foi alcançado
Em Três Vendas, que fica na mesma BR-356, motoristas correm risco quando reduzem a velocidade no quebra-molas, momento que a bandidagem dá o bote. Sandra dos Santos acha que a fiscalização eletrônica cumpriria melhor papel. “Antes levar uma multa, se for o caso", diz ela.
Comentar
Compartilhe
Da série "histórias da imprensa de Campos"
04/11/2019 | 07h27
Em meados de 1992, o jornalista Cilênio Tavares e o fotógrafo Roberto Menezes foram cobrir, para o jornal A Cidade, um evento do governo estadual no galpão da antiga Ceasa, em Guarus.
Dia de tempo fechado e muita trovoada. Pouco antes da solenidade, passam duas convidadas, numa beca invejável e uma delas dispara, falando alto: “Menina, soube agora que caiu uma chuva de granito no centro de Campos”.
Roberto não se aguentou e, em alto e bom som, mandou: “Vamos logo, vamos pro centro agora. Se caiu mesmo chuva de granito, não deve ter sobrado ninguém vivo pra contar a história”.
Comentar
Compartilhe
De olho nos números
03/11/2019 | 21h26
A TV Globo colocou Flamengo e Corinthians como jogo único das 16h, o horário nobre do futebol aos domingos. Objetivo: impactar a audiência. 
Comentar
Compartilhe
Mania do campista
03/11/2019 | 09h10
Da série “Mania do Campista”: diante de um lugar muito pequeno, dizer que é do tamanho de um ovo.
Comentar
Compartilhe
Bruno Dauaire e Gil Vianna assinam projeto polêmico na Alerj
02/11/2019 | 09h22
 
Os deputados Bruno Duaire (PSC) e Gil Vianna (PSL) são signatários de um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa permitindo a volta à ativa de policiais e bombeiros expulsos das corporações entre 2007 e 2018 e que depois foram absolvidos pela Justiça.
O projeto é assinado também por Rodrigo Amorim, André Ceciliano, Alana Passos, Alexandre Knoploch, Anderson Moraes, Coronel Salema, Dr. Serginho, Filippe Poubel, Gustavo Schmidt, Márcio Gual-berto, Marcos Muller, Renato Zaca e Rosenverg Reis.
O Ministério Público estadual questionará a constitucionalidade do projeto, caso evolua na Alerj e seja aprovado, permitindo a reintegração dos policiais. Em sua coluna, no Globo, Ancelmo Góis diz que a proposta tem forte apoio dos milicianos.
Comentar
Compartilhe
Um cenário eleitoral em Campos com muitos e inexpressivos pré-candidatos
01/11/2019 | 06h54
Mais nomes vão surgindo no cenário com vistas à sucessão do prefeito Rafael Diniz, que tentará a reeleição. Mas não tem pintado nada de novo. Muitos dos pré-candidatos que se apresentam são figuras sem densidade eleitoral. Alguns sem nenhuma expressão política.
O aparecimento de nomes que não são capazes de representar bem o eleitorado nas urnas faz parte do cenário político vigente nos dias atuais no Brasil. A política virou meio de vida para muita gente. E a prefeitura de Campos, mesmo mal de finanças, é sempre cobiçada.
Por ora, para o páreo eleitoral, lista-se 11 pré-candidatos. Mas podem surgir mais alguns. É o pessoal que se lança com o fim de recuar mais na frente, não sem antes negociar a retirada do nome. Quem acompanha a política de Campos mais de perto sabe de quem se trata.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Saulo Pessanha

[email protected]