"Ao Gato Preto" fecha por conta do aluguel alto
31/03/2019 | 07h36
O bar “Ao Gato Preto” fechou ontem. Mas reabrirá no meio de semana, em novo endereço. O tradicional reduto boêmio está saindo da Rua 21 de Abril, ao lado dos Correios, e indo para a Rua Barão do Amazonas, atrás do Plaza Shopping.
A despedida do tradicional endereço ocorreu na noite de sexta-feira. Os fregueses fizeram um “ato etílico” nas dependências e na calçada do pequeno bar. O furdunço foi grande.
O “Ao Gato Preto” está trocando de ponto por motivação financeira, após 90 anos instalado ali. O valor do aluguel no espaço que ocupava subiu de tal forma que inviabilizou a continuidade no endereço.
Pelo mesmo motivo, o trecho perdeu há pouco tempo o “Salão Rex”, que funcionou por 40 anos ao lado de "Ao Gato Preto" e mudou para a Rua Barão do Amazonas.
Comentar
Compartilhe
Opositor hoje é aliado amanhã e vice-versa
30/03/2019 | 08h49
O ingresso no governo Rafael Diniz de nomes que foram ligados ao grupo liderado por Anthony Garotinho, caso de Abdu Neme, não surpreende. É velho na política o ditado que diz que o aliado hoje é oposição amanhã e vice-versa.
O governo Rosinha Garotinho, por exemplo, absorveu quadros que tinham integrado o secretariado de Alexandre Mocaiber, cuja administração foi alvo de duras críticas dela e do marido.
No próprio governo Garotinho, no primeiro dos dois como prefeito, nomes que passaram pelo estafe do antecessor Zezé Barbosa — como Edilson Peixoto — foram utilizados no secretariado.
Comentar
Compartilhe
Manifestação que só pune o cliente
29/03/2019 | 07h16
O Sindicato dos Bancários fez um protesto ontem diante do Bradesco no Calçadão, cobrindo com uma lona a fachada da agência. A manifestação foi pelas demissões realizadas nos últimos 30 dias pelo banco — quatro em Campos e cidades na base do sindicato.
Nada contra o protesto, que retardou em uma hora a abertura da agência. Mas longe de punir os banqueiros, que certamente não tomaram conhecimento do ato, penalizou os clientes, sobretudo os mais humildes que precisam ir na boca do caixa.
Comentar
Compartilhe
De volta
28/03/2019 | 15h24
O caju voltou a ser vendido em Campos. Pode ser encontrado na Feirinha da Roça, às terças e sextas-feiras, na Praça da República, perto da Rodoviária Roberto Silveira. A produção da fruta, renovada por variedades resistentes a pragas, ressurge em terras de São João da Barra.
Comentar
Compartilhe
Pontos e vírgulas
27/03/2019 | 09h10
Ministro das Minas e Energia, Shigeaki Ueki veio a Campos em 1975 acompanhado de Alair Ferreira, deputado federal da Arena, membro ativo da base de apoio do governo Ernesto Geisel.
No aeroporto Bartolomeu Lysandro, o jornalista Aluysio Barbosa, correspondente do Jornal do Brasil, resolveu colher um depoimento do parlamentar governista.
Ocorre que Alair, já na resposta da primeira pergunta, decidiu, não se sabe porque, fazer recomendações ao repórter sobre a pontuação. Ora ditou a colocação de vírgula, ora de ponto final.
Aluysio não gostou do tom professoral de Alair e cortou-lhe a falação:
— Deputado, não se preocupe com as vírgulas e os pontos porque vou saber colocá-los...
E a entrevista, por iniciativa do jornalista, acabou aí.
Comentar
Compartilhe
Flagrante da vida real
26/03/2019 | 07h41
Sexta-feira última, na fila junto à Secretaria de Fazenda da Prefeitura, na Rua 13 de Maio, um sujeito fazia pregação da Bíblia. Ato contínuo, correu a sacolinha. Distribuiu um prospecto e pediu “ajuda” para a sua igreja.
Comentar
Compartilhe
Jaburu quase multa Adolfo Strambi, o poderoso gerente do Bradesco
25/03/2019 | 06h50
As histórias divertidas sobre o soldado Enilson Mendes, o Jaburu, que faleceu esta semana, são muitas, até porque, reza a lenda, ele, durante todo o tempo que serviu à Polícia Militar, jamais multou alguém.
Uma dessas histórias é contada por José Francisco Maciel, testemunha de uma abordagem do PM gente boa.
Jaburu, encarregado do trânsito na Praça do Santíssimo Salvador e adjacências, passava, de vez em quando, pelo “Ao Gato Preto”, um barzinho na Rua 21 de Abril. Ia cumprimentar o proprietário José Psiu.
Numa dessas idas ao bar, Jaburu deu com um carro que ia subindo a 21 de Abril, na época com a mão ocorrendo pela descida ao lado dos Correios.
De pronto, Jaburu, dando um apito estridente, pára o veículo infrator. Todos no bar ficam atentos para ver aplicação da primeira multa por parte de Jaburu.
Diálogo que segue:
— O senhor está na contramão. Os documentos, por favor!
— Sinto muito, policial. Mas acabo de chegar a Campos para assumir a gerência do Bradesco. Sou de São Paulo e esqueci os meus documentos na agência.
— Vou ter que multá-lo
— Tudo bem. Mas sou de uma família íntegra.
— Família? Eu conheço todas as mais importantes de Campos. E qual é a família do senhor?
— Strambi.
Era Adolfo Strambi, um gerente de banco que atuou em Campos por muitos anos na década de 70. Jaburu, com o talão de multa na mão, coçou a cabeça e disse para o motorista infrator:
— O senhor está liberado, mas preste atenção no trânsito da nossa cidade.
Nisso, um dos bebuns grita da porta do bar.
— Pô, Jaburu! Perdeu de fazer a primeira multa na sua carreira. O que aconteceu?
E Jaburu, mandando Strambi embora, voltou para o bar e justificou o motivo pelo qual não aplicou a multa:
— Só aprendi português até a letra “L”. Como é que eu ia escrever “Strabei” na multa. Qualquer advogadinho ia cancelá-la.
Comentar
Compartilhe
Praça do Sossego: a origem do nome
24/03/2019 | 08h04
A praça que fica na rua Tenente Coronel Cardoso, com Álvaro Tâmega, é chamada de “Praça do Sossego”. No entorno, há vários bares. A confraria ali, sobretudo entre os moradores vizinhos, é antiga e de muitas histórias.
A origem do nome é relatada por Francisco Barros. Ele conta que, determinada noite, um morador da área, sentindo-se incomodado pela quebra do silencio, dirigiu-se, de arma em punho, a uns rapazes reunidos naquele espaço.
A resposta ao nervoso senhorzinho, em nome do grupo, foi dada por Geraldo Carneiro Ribeiro, o Geraldo Salsicha, filho de Policarpo Ribeiro, o Poly, que jogou no Americano e chegou à seleção brasileira na Copa do Mundo no Uruguai, em 1930.
Diante do sujeito armado, Geraldo virou e disse: “Aqui é a praça do sossego”. Foi o bastante para encerrar o episódio. E a partir desta noite, ficou “Praça do Sossego”. Pouca gente sabe o nome oficial.
Comentar
Compartilhe
E ainda há troca de vereadores...
23/03/2019 | 12h13
Toda eleição é assim. E, na de 2016, não foi diferente. Um mês antes de sua realização, muitos dos candidatos à Câmara Municipal de Campos continuaram fazendo campanha carregando pendências jurídicas.
E não eram poucos candidatos. Para se ter ideia, dos 570 nomes que se colocaram na disputa para o Legislativo, 48 deles foram votados mesmo sendo devedores de regularização plena junto à Justiça Eleitoral.
Daí que já se fala nas eleições de 2020. Mas, no âmbito da Câmara de Vereadores, ainda há troca de cadeiras de eleitos em 2016. Na última terça-feira, Rosilani do Renê foi empossada na vaga de Marcos Barcellar.
Comentar
Compartilhe
E ainda há troca de vereadores...
23/03/2019 | 12h08
Toda eleição é assim. E, na de 2016, não foi diferente. Um mês antes de sua realização, muitos dos candidatos à Câmara Municipal de Campos continuaram fazendo campanha carregando pendências jurídicas.
E não eram poucos candidatos. Para se ter ideia, dos 570 nomes que se colocaram na disputa para o Legislativo, 48 deles foram votados mesmo sendo devedores de regularização plena junto à Justiça Eleitoral.
Daí que já se fala nas eleições de 2020. Mas, no âmbito da Câmara de Vereadores, ainda há troca de cadeiras de eleitos em 2016. Na última terça-feira, Rosilani do Renê foi empossada na vaga de Marcos Barcellar.
Comentar
Compartilhe
Gil Vianna teria o apoio de Bolsonaro?
22/03/2019 | 07h21
O deputado Gil Vianna (PSL) ocupa o seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa, embora, ao longo de 2018, tenha passado pela Alerj na condição de suplente. Gil deixa claro que disputará a Prefeitura de Campos novamente em 2020, ele que foi candidato a vice na chapa liderada por Caio Vianna em 2016.
Ex-oficial da Polícia Militar e do Exército, Gil Vianna pode ter Jair Bolsonaro como aliado. Primeiro porque Gil é do PSL, o partido do presidente da República. Depois porque Bolsonaro está propenso a apoiar candidaturas militares para prefeituras do RJ.
O jornalista Ascânio Seleme revela, no Globo, que Bolsonaro quer mudar o perfil da administração pública, a partir das eleições municipais, pela via do voto. Diversas cidades do RJ estão sendo mapeadas para se saber onde cabem candidaturas militares.
Segundo Seleme, além de oficiais e praças das três Forças Armadas, o presidente Jair Bolsonaro quer aproveitar também policiais militares que tenham destacada liderança para disputar as eleições municipais.
O Estado do Rio serviria como um laboratório para medir chances e possibilidades de candidaturas fardadas às Prefeituras em diferentes municípios. A capital, por ora, não entrou no cálculo político de Bolsonaro.
 
 
 
 
 
 
 
 
Comentar
Compartilhe
Removendo a sujeira
21/03/2019 | 07h21
 Uma tropa para garantir a limpeza das imediações do Banco do Brasil na Praça das Quatro Jornadas — a quinta agência mais antiga no país — precisa ser acionada pela manhã, todos os dias. É para limpar a sujeira dos mendigos que dormem ali.
Várias pessoas vivem no entorno da Praça do Santíssimo Salvador. E muitos passam a noite sob as marquises do BB. As necessidades fisiológicas são feitas na calçada que dá para uma rua ao lado do banco. Pela manhã, o cheiro é insuportável.
Comentar
Compartilhe
Morre Jaburu, ligado ao samba e ao futebol
20/03/2019 | 07h49
Faleceu na madrugada de hoje o carnavalesco Jaburu, figura muito querida na cidade, ligado à escola de samba Ururau da Lapa. Era um torcedor fanático do Goytacaz e do Flamengo.
Jaburu, cujo nome de batismo é Enilson Mendes, atuou por muitos anos na Policia Militar. Reza a lenda que, destacado para o setor de trânsito, Jaburu, extremamente generoso, não teria multado motorista algum.
Comentar
Compartilhe
Palhaçada, aqui, não!
19/03/2019 | 07h48
Ano 1998.
Cilênio Tavares, repórter, e Oscar Wagner, fotógrafo, da sucursal de O Dia em Campos, saem para apurar acidente envolvendo um carro que caiu no valão, altura da Princesa Isabel. Ao ver Oscar com a máquina fotográfica, o motorista do veículo acidentado, com ferimentos leves, dispara:“Palhaçada de foto, aqui, não!”.
Cilênio segura para não rir do colega que levara um fora. E quando chega para o motorista, na tentativa de abrir uma aproximação para se inteirar do ocorrido, pergunta ao rapaz: “E aí, você está bem?”, recebendo de volta impropérios: “Bem é o c%#@lho. Meu carro cai num valão, eu quase morro e você pergunta se estou bem?”.
Aí foi a vez de Oscar colocar um sorrisinho sacana no canto da boca.
Comentar
Compartilhe
Basta!
18/03/2019 | 09h42
Pela rede social, a jornalista Vânia Cruz pede um basta nos preconceitos. “É preciso deixar de apontar defeitos físicos, tonalidade de pele, diferenças entre religiões, preferências sexuais e até excesso ou escassez de peso nas pessoas”.
Elegância, ressalta Vânia, é um pressuposto muito além da vestimenta e dos acessórios. “Elegância é aceitar o próximo do jeito que ele é, amando-o e respeitando sua condição de estar no mundo”.
Comentar
Compartilhe
Flagrante da vida real
17/03/2019 | 07h03
Há pessoas que, acompanhadas de crianças pequenas, perambulam pelo centro de Campos pedindo esmola. Na foto, aparece um rapaz que faz ponto na porta do Pão Quente. Mas... acompanhado de dois fiéis cãezinhos.
A senhora que aparece na foto, apontando para o interior da padaria, admitiu pagar alguma coisa para o pedinte. Mas desde que entrasse com ela. O objetivo foi, certamente, evitar dar dinheiro que seria, quem sabe, gasto com outras coisitas.
Comentar
Compartilhe
Onde tudo começou
16/03/2019 | 07h49
Hoje, às 18h, em noite de autógrafos na galeria anexa à Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, na Rua 13 de Maio, haverá o lançamento do livro "A história pouco conhecida.... da freguesia de São Salvador de Campos dos Goytacazes", de autoria de Oswaldo Barreto de Almeida. Antes, haverá missa.
Ao elaborar o livro, Oswaldo de Almeida, ex-deputado federal e signatário da atual Constituição, fez exaustiva pesquisa para validar os registros históricos da Igreja de São Francisco. Mergulhou na história da cidade em cima de escassa e esparsa documentação, partindo de registros centenários. Valeu a pena.
 
 
 
 
Comentar
Compartilhe
Som alto
15/03/2019 | 07h27
Pela rede social, Leila Rodrigues, atenta às manobras de motoristas alheios, manda essa: “Já viram no trânsito alguém com o som alto escutando música boa? Não, né! Porque quem tem bom gosto, também tem bom senso”.
De fato, no trânsito, às alturas, só repertório que envolve funk e outras coisitas. Músicas de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, por exemplo, não são do gosto de muitos motoristas. 
 
Comentar
Compartilhe
É punição?
14/03/2019 | 09h13
O policial militar, quando vai mal no trabalho operacional, é afastado das ruas e colocado no serviço administrativo da corporação. Aí, fica livre de enfrentar a bandidagem. Isso é punição?
Comentar
Compartilhe
Homenagem ao médico Makhoul Moussallem
13/03/2019 | 07h35
O médico Makhoul Moussallem receberá uma homenagem nesta sexta-feira à noite, na Faculdade de Medicina de Campos (FMC), durante jornada de interiorização do conhecimento promovida pela Sociedade de Neurologia do Rio de Janeiro (SNCRJ).
No evento, Makhoul, que é professor na Faculdade de Medicina, presidirá, ao lado de Jair Araújo, mesa-redonda denominada “Eu fui aluno da FMC”.
Comentar
Compartilhe
Tititi político
12/03/2019 | 07h48
Circula, na rede social, postagem feita por Rosinha Garotinho dando conta que foi excluída da galeria de fotos de ex-prefeitos de Campos — localizada no hall de entrada da sede do Executivo — imagem dela, e do seu marido, o ex-prefeito Anthony Garotinho.
Palavras de Rosinha: “Não dá nem pra acreditar tamanha falta de ética e como é mesquinho e sem controle esse prefeito de Campos”.
Em nota, divulgada ontem à noite, a Prefeitura negou qualquer tipo de represália. Disse que é leviandade pensar que a atual administração retirou qualquer quadro por picuinha. Revelou que o quadro de Garotinho foi retirado para reparos, uma vez que foram detectadas rachaduras no vidro, “assim como será reparado o quadro do ex-prefeito Sérgio Mendes".
Na nota, a Prefeitura informa que a foto da ex-prefeita Rosinha, que, esclarece, ainda não integrava a galeria, será incluída.
Comentar
Compartilhe
Guarus Plaza Shopping contará com 58 lojas
11/03/2019 | 12h27
O Shopping que o empresário Joilson Barcelos, do grupo SuperBom, constrói em Guarus —o Guarus Plaza Shopping — ocupa uma área de 35.573,89 m². O investimento está dividido em três blocos comerciais, compreendendo 58 lojas comerciais. Duas delas são consideradas megalojas.
Em construção na Avenida José Carlos Pereira Pinto, o Shopping contará ainda com três lojas âncoras e 446 vagas de estacionamento internas. A área total construída abrange 15.841,77 m².
Comentar
Compartilhe
Caminho de volta
10/03/2019 | 07h05
Reza a lenda que os campistas costumam retornar da temporada de veraneio no domingo seguinte após o Carnaval. Hoje, no caso, quem passou os meses de janeiro e fevereiro nas praias de Atafona e Grussaí, por exemplo, vai ganhar o caminho de volta para a cidade.
Para aqueles que foram para as praias em fins de dezembro, o ano começa, no exercício de muitas tarefas, nesta segunda-feira. Daqui em diante, portanto, é recuperar o tempo perdido (ou ganho).
Comentar
Compartilhe
Ministério da Educação recredencia a Faculdade de Medicina de Campos
09/03/2019 | 07h42
A Faculdade de Medicina de Campos (FMC) foi recredenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Em recente avaliação, o MEC conferiu a nota 4 (valor máximo de 5) no recredenciamento da instituição. A FMC foi fundada no dia 14 de Outubro de 1967, tendo como mantenedora a Fundação Benedito Pereira Nunes.
Comentar
Compartilhe
Eleição de 2020 é logo ali
08/03/2019 | 06h28
Carnaval encerrado, temporada de veraneio nas praias chegando ao fim e as atenções, no cenário político, voltando-se para as eleições municipais. O foco é a sucessão do prefeito Rafael Diniz (PPS) e a busca por uma das 25 cadeiras na Câmara de Vereadores. A disputa nas urnas ocorrerá no ano que vem.
A cada eleição é assim. Os pré-candidatos e afins começam a se movimentar, sobretudo internamente, no âmbito dos seus partidos e grupos políticos, no ano que antecede à disputa eleitoral. Até porque há um calendário do TSE a ser cumprido.
As eleições municipais de 2020 se darão no dia 2 de outubro, com o 2º turno, onde houver, ocorrendo em 30 de outubro. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país.
O leque de pré-candidatos a prefeito em Campos é grande. Há nomes que não possuem densidade eleitoral sequer para garantir um mandato na Câmara de Vereadores. Mas se colocam no páreo da disputa majoritária.
Para a eleição na Câmara de Vereadores então nem se fala. É muita gente que já diz que vai se candidatar. E legenda é o que não falta. Nem dinheiro para a campanha eleitoral por conta do fundo partidário.
 
 
 
 
 
 
Comentar
Compartilhe
Patrocinador do Goytacaz dá um golpe de milhões
07/03/2019 | 07h09
Não está nada fácil a situação do Goytacaz, considerado o mais querido de Campos. Dentro do campo, o clube vai mal. Fora, idem, sobretudo no aspecto financeiro. Ainda agora, também foi vítima do golpe aplicado pela corretora carioca JJ. Invest, de Jonas Jaimovick.
A JJ Invest fez uma parceria com o Goytacaz, comprometendo-se a pagar até os salários da comissão técnica, que era comandada pelo ex-jogador do Flamengo Athirson, já demitido.
O Goytacaz receberia parcelas de R$ 30 mil mensais. Mas duas estão atrasadas. A pendência foi mencionada em matéria do Globo sobre Jaimovick, que desapareceu com R$ 170 milhões.
Comentar
Compartilhe
Medalha de ouro para aluno de Campos
06/03/2019 | 06h43
Ralph de Sousa Crespo, aluno do Senai em Campos, conquistou a medalha de ouro na ‘World-Skills Américas 2019’, realizada em Osasco (SP). A competição reuniu estudantes das Américas do Sul, Central e do Norte disputando diferentes ocupações do mundo do trabalho.
Ralph Crespo disputou a ocupação Soldagem com competidores do Chile, Guatemala, Colômbia, El Salvador e Peru. Foi considerado o competidor com melhor performance. Durante as provas, desenvolveu três estruturas e quatro peças.
Comentar
Compartilhe
Uma festa profana
05/03/2019 | 07h00
O bispo Dom Fernando Rifan considera que o Carnaval poderia até ser considerado uma festa pitoresca, de marchinhas engraçadas e de desfiles ornamentados. “Seria mesmo um folguedo popular, envolvendo brincadeira de rua, onde o povo extravasa alegria”.
Mas Rifan diz que o Carnaval tornou-se uma festa mundana e profana, cheia de licenciosidade, “onde campeia o despudor e as orgias, onde se pensa que tudo é permitido”.
A imoralidade no Carnaval, avalia Rifan, é favorecida até pelas autoridades, com a farta distribuição de preservativos, preocupadas apenas com a saúde física e não com a moral. “Por isso é chamada a festa da carne”.
Comentar
Compartilhe
De enredo do Porto da Pedra ao queijo com goiabada em Campos
03/03/2019 | 07h45
O ator Antônio Pitanga é o enredo deste ano da Unidos do Porto da Pedra, que sai na Série A do Carnaval do Rio. Pitanga chamou vários colegas de profissão para participar do desfile, inclusive os campistas Zezé Motta e Tonico Pereira.
A revista “Ela” fez recentemente matéria de capa com Antônio Pitanga, em que ele faz uma citação da filmagem em Campos de “Ganga Zumba”, no começo dos anos 60. Pitanga foi uma das estrelas.
Na matéria, Pitanga cita que foi apresentado ao diretor Cacá Dieguez no aeroporto na vinda para Campos. Aqui, ele diz que um comprava o queijo e o outro roubava a goiabada.
 
 
Comentar
Compartilhe
Memória política
02/03/2019 | 09h08
O governador Chagas Freitas toma banho no Paraíba do Sul, em Campos. Depois, bebeu água da torneira para provar que ela poderia ser consumida pela população após o desastre ecológico que atingiu o Paraíba - Ano 1982.
 
 
Comentar
Compartilhe
Golpe do falso sequestro de Campos para o Brasil
01/03/2019 | 09h16
Do presídio Carlos Tinoco da Fonseca, que fica em Campos, partem golpes de falso sequestro para todo o Brasil. O cenário ocorre porque, o que não falta ali, é celular para a bandidagem agir. A apreensão dos aparelhos ocorre de vez em quando. Mas a entrada é maior.
Há poucos dias, mais de 100 celulares foram apreendidos no presídio. Não se sabe se zerou o estoque dos bandidos. Pelo sim, pelo não, lamentavelmente dentro de um tempo eles estarão novamente munidos de aparelhos. E tome golpes.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Saulo Pessanha

[email protected]