Campistas ausentes se encontram em Atafona e Grussaí
30/01/2019 | 11h00
Atafona e Grussaí vivem, em temporadas de veraneio, uma confraria entre campistas ausentes. A maioria mora no Rio e em Niterói. Os meses de janeiro e fevereiro são reservados para que passem dias nas praias sanjoanenses — período que vale para rever a família e os amigos.
A confraria ganhará um cenário especial nos três fins de tarde em que moradores e veranistas de Atafona renderão homenagens ao Pontal, entre os dias 22 e 24 deste mês, na semana que antecede ao Carnaval.
Comentar
Compartilhe
Luta e resistência
29/01/2019 | 13h12
A nossa versátil Zezé Motta, atriz e cantora consagrada, participou, na Livraria Martins Fontes, em São Paulo, do lançamento de sua biografia “Zezé Motta — um Canto de Luta e Resistência”, assinada por Cacau Hygino.
Em entrevista ao Metro, Zezé admitiu que já foi muito questionada sobre racismo. “Eu sentia que tinha coisas erradas, mas não tinha um discurso preparado. Fiz um curso de cultura negra com Lélia Gonzaglez, que disse: “Não temos mais tempo para lamúrias. Temos que arregaçar as mangas e virar esse jogo”.
Referência para as mulheres negras, Zezé diz que o curso foi definitivo. “Entrei no movimento negro de cabeça, usando a mídia para denunciar essa tal democracia racial que não existe”.
Comentar
Compartilhe
Três dias de homenagens ao Pontal, em Atafona
27/01/2019 | 10h27
Um grupo de moradores e veranistas de Atafona está organizando três dias de homenagens ao Pontal. O evento foi agendado para os fins de tarde dos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, na semana que antecede ao Carnaval.
A ideia já ganhou as redes sociais e a médica Sandra Maria Teixeira dos Santos, na sua página no Faceboox, faz o chamamento: “Vai ser um happening dos deuses. Afinal, quem não tem uma história de amor no Pontal?!”.
Comentar
Compartilhe
É grande a fila de candidatos a prefeito para 2020
25/01/2019 | 09h19
A eleição de 2020 para a Prefeitura de Campos já tem muitos postulantes. Alguns nomes podem ser considerados certos no páreo, caso de Rafael Diniz, que já se colocou como candidato à reeleição. Mas a fila de pretendentes, declarados ou não, é grande, o que não é novidade no contexto político.
O momento é próprio para essas colocações. Toda eleição é assim. No ano anterior à disputa nas urnas, surgem muitos pretendentes. Vários não têm condições de se eleger vereador, mas, veja só, se colocam como pré-candidatos a prefeito.
O objetivo é valorizar o nome, ganhar visibilidade. Essas mesmas figuras dão uma recuada mais na frente, não sem antes abrir entendimentos, para tirar proveito pessoal, com quem efetivamente tem chances na busca de um mandato de prefeito.
Comentar
Compartilhe
Um trecho comercial que morreu
24/01/2019 | 05h53
 No centro histórico de Campos há trechos que estão mortos comercialmente. São muitos prédios fechados, alguns com placas de venda e aluguel. Um desses trechos fica na Av. 7 de Setembro, entre as ruas Carlos Lacerda e Andradas.
Tal cenário se observa pelo lado onde, no passado, havia ponto de ônibus para o Turfe, Usina Santo Antônio, Penha. E com o Bar Capital em uma ponta e a Sorveteria Americana em outra. Na época, o movimento no trecho era intenso. Hoje, o panorama é de desolação.
Comentar
Compartilhe
Mania do campista
22/01/2019 | 10h01
Da série "Mania do Campista": lavar calçadas de residências e lojas comerciais, mesmo que o município esteja atravessando uma crise hídrica.
Comentar
Compartilhe
Para conter a curiosidade
14/01/2019 | 06h19
O Banco do Brasil na Pelinca colocou divisórias nos caixas eletrônicos. É para evitar que um cliente lance olhar de curiosidade sobre as operações que o cliente vizinho realiza.
Comentar
Compartilhe
Um banho de água fria
12/01/2019 | 05h30
O entusiasmo com que Anthony Garotinho falou sábado passado, em uma emissora de rádio, no nome de Rosinha para a disputa da Prefeitura de Campos em 2020, certamente foi arrefecido com a sentença do juiz Daniel Schiavoni Miller, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública do Rio.
A decisão cabe recurso, mas Rosinha foi condenada por improbidade administrativa à suspensão dos direitos políticos por oito anos e ao pagamento de R$ 234 milhões de ressarcimento aos cofres públicos. A ex-governadora já disse que vai “recorrer e vencer”.
O fato é que enquanto não houver uma reversão da decisão do juiz Schiavoni, haverá, na pior das hipóteses, dúvida sobre a condição de elegibilidade de Rosinha. E diante da morosidade da Justiça, a incerteza deve se arrastar por um bom tempo.
Comentar
Compartilhe
Atafonize-se, Lulu!
10/01/2019 | 15h20
Surgiu, neste verão, espécie de verbo que embala o gosto por uma praia — atafonar. Pelas redes sociais, Álvaro Rogério Goulart mandou este recado para uma pessoa que ele gosta muito: “Atafonize-se, Lulu!”.
Lulu é a Carmen Lucia Pessanha, campista que mora há muitos anos em Niterói. Todo verão ela passa dias em Atafona. Mas ainda não apareceu. E a sua presença é cobrada carinhosamente pelos amigos.
Comentar
Compartilhe
Empresa 1001 pune passageiros
09/01/2019 | 07h21
Não pode ser coincidência. Muitos ônibus da Viação 1001 que param no Oásis, mesmo sob o sol de meio-dia, privam os passageiros do ar condicionado.O motorista desce para lanchar, ou almoçar, mas antes desliga o veículo. Aí, o calor fica insuportável.
A decisão do motorista levanta a suspeita de que há uma orientação da empresa para tanto. Seria uma forma de forçar os passageiros a descer do ônibus e, quem sabe, consumir alguma coisa no ponto de parada. Não por acaso, o restaurante/lanchonete é da própria 1001.
Comentar
Compartilhe
Mania do campista
08/01/2019 | 11h59
Da série “Mania do Campista”: ao se molhar muito com água de chuva, dizer que está entanguido.
Comentar
Compartilhe
O papo rola em Atafona
06/01/2019 | 07h40
Do publicitário Gustavo Oviedo: “Fantástica a campanha que a Vivo, Claro e Tim estão promovendo em Atafona para que as pessoas larguem os smartphones e conversem entre elas”.
Comentar
Compartilhe
A foto polêmica
04/01/2019 | 07h03
Os campistas estão confiantes no governo de Jair Bolsonaro. Afinal de contas, o novo presidente da República recebeu nas urnas do município a grande maioria dos votos. Bolsonaro ganhou em todas as zonas eleitorais.
Vale lembrar que quatro anos antes, quando de sua reeleição para a Câmara dos Deputados, Bolsonaro foi um dos mais votados em Campos. Obteve mesmo mais votos do que muitos candidatos com base eleitoral na cidade.
Um fato, por sinal, a favor de Bolsonaro, gerado em Campos, ganhou citação no cenário nacional quando formandos da turma de 2016 da Faculdade de Medicina tiraram foto prestando-lhe homenagem.
A foto foi compartilhada na página oficial de Jair Bolsonaro no Facebook, viralizando nas redes sociais. Gerou polêmica, virando matéria em vários jornais no país.
Na foto, Diego Carvalho Nogueira escreveu: “Presidente, essa é uma parte da nossa turma de medicina formanda em 2016 da Faculdade de Medicina de Campos. Estamos com o Senhor pro que der e vier! O senhor nos representa! #bolsonaropresidente”.
Comentar
Compartilhe
A praia do "oi" entre os campistas
03/01/2019 | 10h25
Campistas podem não se falar na terra natal. Mas quando esbarram fora, se cumprimentam. Tal manifestação já foi citada na série “Mania do Campista” que tenho inserido aqui no blog.
Dito isso, vale dizer que Guarapari (ES) passou a reunir nos últimos anos nas temporadas de veraneio tantos campistas que está sendo chamada de “praia do oi”, já que os conterrâneos (viva!) acenam uns pros outros.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Saulo Pessanha

[email protected]