Trabalho de um campista exposto em Los Angeles
31/05/2018 | 08h23
O saudoso artista Ivald Granato, campista que se radicou em São Paulo e fez muito sucesso nas artes plásticas, receberá homenagem em Los Angeles. Ocorrerá em meio ao festival Made in Brazil (M.I.B).
A exposição reunirá obras de outros 25 artistas brasileiros. A abertura ocorrerá nesta quinta-feira, na Galeria Vinicius de Moraes, em Beverly Hills.
Ivald Granato, que recebeu o troféu “Folha Seca”, em uma homenagem da Folha da Manhã, morreu em 2016. A Folha de S. Paulo o colocou como um dos pioneiros da performance no país e reconhecido por uma obra plástica que atravessou disciplinas entre música, teatro e artes visuais.
Comentar
Compartilhe
Um campista no comando da greve dos petroleiros
30/05/2018 | 07h48
O sindicalista José Maria Rangel, campista, estará no olho do furacão a partir de hoje. Coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), caberá a ele o comando da greve da categoria. Via as redes sociais, revelou que a greve começou nos primeiros minutos desta quarta-feira, apesar de o Tribunal Superior do Trabalho (TST) ter considerado o movimento ilegal na véspera. "Não vamos arregar para a Justiça do Trabalho", disse José Maria.
Segundo o Jornal do Brasil, os petroleiros decidiram parar as atividades por 72 horas em solidariedade ao movimento dos caminhoneiros e para pedir a destituição de Pedro Parente do comando da estatal, entre outras reivindicações.
Comentar
Compartilhe
PT troca o seu candidato ao governo do Rio
29/05/2018 | 16h13
Num encontro que reuniu parlamentares e líderes de partidos de esquerda na casa do antropólogo e escritor Luiz Eduardo Soares, o PT anunciou que o ex-ministro Celso Amorim não será mais candidato ao governo do estado. A professora de Filosofia e escritora Márcia Tiburi vai disputar, em seu lugar, o comando do Palácio Guanabara. A informação é do Extra.
Comentar
Compartilhe
Nova loja do centro
28/05/2018 | 07h54
Não se pode dizer que, no centro histórico de Campos, apenas fecha-se lojas. No Boulevard Francisco de Paula Carneiro, ao lado da Drogaria Isalvo Lima, foi aberta a Novo Lare, com vendas na área de eletromóveis.
Comentar
Compartilhe
Mania do campista
24/05/2018 | 16h55
Da série “Mania do Campista”: dizer ´você tomou um chá de sumiço´quando encontra algum amigo querido que não vê há muito tempo.
Comentar
Compartilhe
Fuga para Gargaú
23/05/2018 | 08h26
Rita Márcia Paixão me mandou e-mail falando do seu orgulho em ter lido aqui sobre o passado de Afonso Celso Monteiro, o Afonsinho, deputado do PCB cassado nos anos 1970, e que, perseguido pela ditadura, passou dias em Gargaú enfrentando a clandestinidade.
A fuga de Afonsinho foi retratada por Antônio Carlos Pereira Pinto, que também teve o mandato de deputado cassado, no livro “Jesus de Gargaú”. Afonsinho era primo da mãe de Rita, Heloísa Paixão, que fundou em Campos, em 1962 a Escola de Serviço Social.
Rita conta que a família recebeu Afonsinho algumas vezes na cidade, mas ele gostava de ir mesmo era para Barra do Furado onde o pai dela tinha uma propriedade. “Lá, pintou um quadro que guardo até hoje”.
A história de vida de Afonsinho, enfatiza Rita Paixão, “foi um exemplo de muita persistência e coragem na luta pelos direitos sociais”.
Comentar
Compartilhe
Comeu com os olhos...
22/05/2018 | 15h51
Em um dos açougues do Mercado Municipal de Campos o cachorrinho olhou, olhou, olhou as carnes expostas no frigorífico e saiu. Comeu com os olhos... O companheiro ainda ficou ali, olhando mais um pouquinho.
Comentar
Compartilhe
Vereador pede placas para pontos turísticos
22/05/2018 | 12h45
Na sessão desta terça-feira, na Câmara de Vereadores de São João da Barra, o presidente da Casa, Aluizio Siqueira (PP), acompanhado do vereador Carlos Alves Maia (Caputi/ PODE), solicitou às secretarias de Turismo e Transportes a colocação de placas indicativas em pontos turísticos e públicos do município, com nomes de ruas, prédios públicos, escolas. Ainda na matéria, os dois vereadores propuseram uma parceria com a Enel e Cedae para que haja a numeração das casas com um único cadastro no município.
Comentar
Compartilhe
Mereceu matéria no Globo
22/05/2018 | 10h12
A atriz e cantora campista Zezé Motta mora no Rio. O apartamento no Leme, que já foi endereço da escritora Clarice Lispector, tem uma decoração tão linda que mereceu matéria no Globo.
Aos 73 anos, após cinco casamentos e depois de ter criado seis filhos, Zezé Motta mora sozinha. Mas não descarta um novo relacionamento.
Comentar
Compartilhe
Corrente de orações
22/05/2018 | 07h37
Amigos e familiares de José Guilherme, também chamado de José Barbosa, que é o seu nome no mundo artístico, estão em uma corrente de orações pela sua recuperação. O cantor e compositor (é o autor do hino do Goytacaz) enfrenta uma internação no Hospital Ferreira Machado (HFM). Em 1972, à época em que trabalhava no jornal A Notícia, fiz uma entrevista com José Guilherme, com direito a esta foto.
 
Comentar
Compartilhe
Roubou a cena
21/05/2018 | 17h11
O nosso ator Tonico Pereira, campista, com o seu humor e criatividade, roubou a cena, noite dessas, no badalado Bar Lagoa, no Rio, que valeu nota do jornalista Jan Theophilo, em sua coluna no Jornal do Brasil.
Tonico reinterpretou a famosa saudação “esse é o cara”, feita por Barack Obana a Luiz Inácio Lula da Silva. “Ele estava é denunciando o Lula, marcando ele como inimigo americano”, frisou o ator.
Comentar
Compartilhe
Moradores de condomínio preocupados
21/05/2018 | 11h44
Moradores no entorno do Shopping Estrada estão preocupados. Na Rua Carlos Drumond de Andrade, atrás da Rodoviária, um grupo se instalou em um terreno, acomodado em barraca de camping.
As pessoas vivem há meses ali, espalhando pertences e lavando roupas. O cenário preocupa porque acena para uma ocupação irregular.
.
Comentar
Compartilhe
Garotinho na busca de um mandato na Alerj?
20/05/2018 | 18h43
A jornalista Berenice Seara informa no seu blog, publicado no jornal "Extra", que o ex-governador Anthony Garotinho (PRP) tem confidenciado a aliados do Norte Fluminense que, caso não engrene nas pesquisas de intenções de voto para o Palácio Guanabara, já estuda um plano “B”.
Segundo Berenice, Garotinho disputaria uma vaga na Assembléia Legislativa. "E já sonha com a presidência da Casa".
Comentar
Compartilhe
Eber Silva já não integra grupo de Garotinho
20/05/2018 | 07h37
Pastor da 2ª Igreja Batista de Campos, Eber Silva avisa: já não integra o grupo político liderado por Anthony Garotinho. Eber, ex PR, foi para o DEM. A convivência política dele com Garotinho é antiga. Em 1998, então desconhecido do eleitorado, ganhou. com o decisivo apoio do ex-governador, um mandato de deputado federal. Nas últimas eleições buscou e não obteve uma cadeira na Assembléia Legislativa. No dia 7 de outubro, fará uma nova tentativa.
Comentar
Compartilhe
Clivella exonera indicações de Clarissa Garotinho
19/05/2018 | 06h53
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), exonerou, nos últimos dois dias, todas as indicações feitas por Clarissa Garotinho (PROS), sua ex-secretária de Trabalho e Emprego. A informação é do blog Extra,Extra, de Berenice Seara. Para Clarissa, as canetadas do prefeito foram um “gesto de ingratidão”. Lembrou que ela foi a primeira a apoiar Crivella em 2016, com o PR, o seu antigo partido, garantindo tempo de TV ao então candidato.
Comentar
Compartilhe
Garotinho libera candidaturas no seu grupo político
18/05/2018 | 09h04
Uma fonte ligada a Anthony Garotinho revela que ele não está se opondo a nenhum projeto eleitoral de seus correligionários. Ou seja, quem quiser ser candidato a deputado estadual, e mesmo a deputado federal, que seja, contando aí com o aval do seu respectivo partido.
Em outra época, a posição de Garotinho era a de reduzir a um ou dois os candidatos à Assembléia Legislativa dentro do seu grupo político. A intenção visava engrossar a viabilidade eleitoral do(s) escolhidos(s). Os tempos agora são outros...
Assim é que correligionários dele estão animados para ir à urnas. Muitos vão não só para votar, mas para votar e ser votado. Afora Bruno Dauaire, que buscará a reeleição, estão no páreo para sair como candidatos à Alerj Auxiliadora Freitas, Edson Batista, Eber Silva, Álvaro Oliveira, Thiago Virgílio, Miguelito.
Rola, também, nos bastidores, a informação de que o nome do Dr. Chicão pode aparecer para federal.
Atualização - Eber Silva esclarece não fazer mais parte do grupo de Garotinho. É do DEM.
Comentar
Compartilhe
Mania do campista
17/05/2018 | 19h31
Da série “Mania do Campista”: ameaçar algum desafeto com uns catiripapos, o que quer dizer dar uns tapas, pancadas.
Comentar
Compartilhe
Ruim para a imagem do governo Rafael Diniz
16/05/2018 | 17h25
O avanço da galhada de uma árvore junto ao sinal luminoso da Rua Marechal Floriano (Ouvidor) com a Tenente Coronel Cardoso (Formosa) expõe motoristas que transitam por uma rua e outra.É possível que para a não realização do serviço esteja faltando facão no setor competente da prefeitura. Sim, porque, afora a mão de obra, é o que basta.
O assunto já foi abordado aqui e o porta-voz do governo Rafael Diniz junto às redes sociais, Luciano Grain, garantiu que a poda seria realizada dias depois. Mas, pelo que se vê, não houve acolhimento ao seu pedido. Ruim para a imagem do governo Rafael Diniz.
Comentar
Compartilhe
Mais uma versão de Garotinho contestada
16/05/2018 | 07h41
A Lupa, agência de notícias que checa o grau de veracidade das informações que circulam pelo país, contesta mais uma versão dada por Anthony Garotinho na sua página oficial no Faceboox, em que atribui a si conquistas de quando foi governador entre 1999/2002.
Depois que postou que foi ele quem viabilizou a indústria automobilística do Estado, o que não é verdadeiro, a Lupa rebateu versão de Garotinho dando conta que o seu governo levou para o Rio de Janeiro a Thyssenkrupp.
De acordo com a própria empresa, a Thyssenkrupp veio para o Brasil em 1999, quando adquiriu a Elevadores Sûr, com sede em Guaíba (RS). O grupo de origem alemã, líder mundial na produção de elevadores, lançou a pedra fundamental de sua fábrica no Rio de Janeiro em setembro de 2006.
Atualização às 14h40 – Em e-mal enviado ao blog, Mariana Anauate, assessora da Thyssenkrupp, informa que a companhia atua no País desde 1837, com fundação da Companhia Thyssen do Brasil, no Rio de Janeiro especificamente, em 1920.
Comentar
Compartilhe
Olho-vivo
15/05/2018 | 17h21
Muitos estabelecimentos comerciais em Campos, inclusive farmácias e supermercados, instalaram câmeras de alta resolução no teto de suas lojas, logo acima dos caixas. É parte do sistema de segurança.
O advogado Geraldo Lopes Rahael recomenda que se pague contas com cartão de crédito ou débito colocando uma das mãos sobre o teclado enquanto se digita a senha. É uma forma de obstruir a filmagem e conservar a privacidade.
Comentar
Compartilhe
Memória política
15/05/2018 | 12h06
O governador Leonel Brizola recebendo, no Palácio Guanabara, um grupo de deputados, vereadores de Campos e lideranças do segmento econômico - ano 1993.
Comentar
Compartilhe
Pé atrás
15/05/2018 | 07h55
O "Páginas Abertas", da Educativa FM, alardeia, a todo instante, que tem credibilidade. Já pelo exagero fica-se com um pé atrás.
Comentar
Compartilhe
Rafael Diniz fechado com candidatura de Comte Bittencourt
14/05/2018 | 12h22
Antes de assumir o compromisso de apoiar um nome de Campos que integre o seu grupo político, na eleição para a Assembléia Legislativa, Rafael Diniz está fechado eleitoralmente com a reeleição de Comte Bittencourt, deputado com base eleitoral em Niterói, e que é o presidente regional do PPS, o partido do prefeito.
Rafael não fala abertamente de sua intenção em encaminhar votos de Campos para Comte, da mesma forma que não bateu o martelo sobre o nome daqui que vai merecer o seu apoio. O que se sabe, pelos corredores da Prefeitura, é que o candidato a deputado estadual pode ser Abu, vereador do PPS. Mas o "quem é?" de Rafael, na eleição para a Alerj, continua aberto. Definido mesmo, afora o apoio a Comte, é a aposta em Marcão para a Câmara dos Deputados.
Comentar
Compartilhe
Endereço para protesto
13/05/2018 | 18h33
Novo vexame do Vasco. O protesto da torcida é esperado. Mas que não seja em São Januário e sim no endereço de Eurico Miranda.
Comentar
Compartilhe
Garotinho pede pela sua vida e de seus familiares
13/05/2018 | 07h29
No seu blog, Anthony Garotinho fez um alerta. Disse que desde que começou as “denúncias da roubalheira” no Estado do Rio tem sofrido “todo tipo de humilhações que um ser humano pode passar”.
Alinhou que foi três vezes “preso injustamente”, foi torturado no mesmo local onde se encontrava parte da "Gangue dos Guardanapos" e sua defesa tem se tornado um calvário devido a aliados de Sérgio Cabral no judiciário do Rio de Janeiro.
No texto, Garotinho lançou o que disse ser um grito por justiça, pela sua vida e de sua família "ou será necessário mais um cadáver para que algumas autoridades tomem providências?”. 
Informou, por outro lado, que, nos últimos 4 dias, suspendeu a sua agenda devido a uma forte indisposição, mas que está retornando aos microfones da Rádio Tupi.
Comentar
Compartilhe
Curral eleitoral como política social
12/05/2018 | 09h17
Hoje, em artigo na página de Opinião da Folha da Manhã, o antropólogo Carlos Valpassos, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), lembrou que, nos primeiros meses de governo, Rafael Diniz surpreendeu a população de Campos com o anúncio de que suspenderia a passagem a R$ 1 e o funcionamento do Restaurante Popular.
Carlos Valpassos relata que, em um movimento rápido, o prefeito quebrou com a palavra dada, em período de campanha, de que não cortaria os ´programas sociais´. "O argumento para os cortes foi o mantra do governo Diniz: a crise, a falta de recursos e a herança de dívidas", assinalou o antropólogo. Valpassos disse mais:
"É possível que, por sugestão de seu secretariado supostamente ´técnico´, o prefeito tenha se inspirado em Maquiavel — que argumentava que o bem deveria ser feito aos poucos, para que fosse sempre lembrado, ao passo que o mal deveria ser feito de uma só vez, para que logo caísse no esquecimento — para realizar os cortes num movimento único da aurora da gestão".
Comentar
Compartilhe
Campos entre as cidades mais violentas do mundo
11/05/2018 | 20h52
O cenário da violência no chamado antigo Estado do Rio de Janeiro, antes da fusão RJ-GB, ocorrida em 1975, focava os municípios do chamado Grande Rio. A cidade de Duque de Caxias era famosa por expor índice de criminalidade alto.
Nos dias atuais, o mapa é outro. Quem ganha as páginas da mídia nacional, pela sua violência, é Campos. Matéria divulgada pelo O Globo revela que, em 2017, a cidade figurou pelo 3º ano consecutivo entre as 50 mais violentas do mundo.
Comentar
Compartilhe
Feijó destinou R$ 30 milhões para governo de Rafael Diniz
11/05/2018 | 07h29
O deputado Paulo Feijó (PR-RJ) está na contagem regressiva para se desligar da vida pública. Decidido a não buscar um novo mandato nas eleições do dia 7 de outubro, Feijó diz que deixará Brasília convencido de que, nos últimos 30 anos, nenhum outro parlamentar fez tanto por Campos e pela região.
Aos 62 anos, Feijó quer descansar. “A partir de 2019, vou me dedicar mais aos meus netos”, assinala, acrescentando ter consciência de que cumpriu bem o seu papel como parlamentar. “Fui o deputado que mais recursos trouxe para Campos”, admite.
Feijó revela que, só agora, no governo Rafael Diniz, obteve para Campos mais de R$ 30 milhões, dinheiro destinado à área de saúde. “Falo com humildade que, enquanto estive em Brasília, a cidade de Campos e a região ganharam com o meu mandato”.
Comentar
Compartilhe
Definição de feriados no comércio de Campos
10/05/2018 | 17h42
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), com o apoio de uma campanha da entidade, definirá em quais feriados o comércio deve abrir a partir de 2019. No Dia de São Jorge algumas lojas funcionaram em meio expediente e o movimento foi considerado bom pelas que abriram. 
Com a definição dos feriados, a CDL, em parceria com outras entidades que representam o comércio, fará campanha para que a maioria das lojas optem pelo funcionamento.
Comentar
Compartilhe
Campista brilha na literatura
10/05/2018 | 11h35
Vilma Arêas, campista que faz sucesso na literatura, lançará “Um Beijo por Mês”. Reúne contos, memórias, cartas, poemas. Professora emérita de teoria literária da Unicamp, Vilma foi matéria de destaque no caderno “Ilustrada”, da Folha de S. Paulo, pela sua nova incursão em obra de ficção.
Vilma, homenageada em 2017 pela Folha da Manhã, com o troféu “Folha Seca”, lança um livro novo sete anos depois de ter publicado o último, “Vento Sul”. Autora de olhos e ouvidos abertos para o mundo, ela encontra no cotidiano a inspiração para suas histórias.
À Folha de S.Paulo, Vilma relatou que a editora a convidou para escrever um livro de 60 páginas e lhe deu dois anos. “Achei muito pouco tempo”, disse rindo, acrescentando que não dá para escrever com pressa.
Comentar
Compartilhe
Marcão Gomes e Garotinho: o gosto pelo assistencialismo
09/05/2018 | 07h41
Marcão Gomes trocou o Rede pelo PR, até há pouco sob o comando de Anthony Garotinho. A afinidade política dos dois já fora manifestada um pouco antes: a prática populista do ex-governador, para conquistar voto, foi seguida pelo atual presidente da Câmara Municipal.
Em ano eleitoral, Marcão, que é pré-candidato a deputado federal, criou o Plano Municipal de Combate à Fome, materializado na distribuição de cestas básicas financiadas com dinheiro de empresas vencedoras de licitações no município. No popular, a ideia de Marcão ficou conhecida por “Projeto Sacolão”. A proposta mereceu muitas críticas.
Uma delas foi feita por Alexandre Buchaul, articulista no blog “Opiniões”, do jornalista Aluysio Abreu Barbosa, hospedado no Folha1. As palavras de Buchaul:
"Por meses a fio o nefasto assistencialismo populista que resultou no uso eleitoral do Cheque Cidadão fora criticado, os outrora críticos, agora no poder, lançam a Lei Marcão e não admitem críticas ou comparações ao garotismo que antes criticavam, apesar de agora agirem de forma semelhante".
Comentar
Compartilhe
Filha de Eduardo Cunha buscará votos em Campos
08/05/2018 | 21h35
O ex-deputado Eduardo Cunha, cassado, e que encontra-se preso, foi um dos campeões de voto nas eleições de 2014. A vitória dele passou muito pelo peso financeiro, arregimentando cabos eleitorais em todo o Estado do Rio, inclusive entre políticos de Campos.
Para as eleições deste ano, Eduardo Cunha vai apostar as suas fichas($) na filha Danielle, uma ilustre desconhecida, mas que pode se eleger em cima da força eleitoral do pai, que, certamente, mesmo preso, vai monitorar o seu esquema.
Danielle deverá fazer uma visita a Campos nos próximos dias. Aqui, será recepcionada pelos seus cabos eleitorais, os mesmos que trabalharam pela eleição do pai nas últimas eleições. Há vereadores com mandato que marcharam com Cunha.
Comentar
Compartilhe
Rafael Diniz e a escolha de Sofia
08/05/2018 | 11h11
O prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), está entre duas escolhas igualmente perturbadoras: gastar os parcos recursos da prefeitura (pregação oficial) com a coleta/limpeza pública ou com o serviço de capina. Invocando "a escolha de Sofia", Rafael optou pela coleta/limpeza pública. Mas o serviço, no tocante a limpeza, vai mal. O centro da cidade amanhece sujo e só é limpo depois das 8h, já com uma parte do comércio aberto. O cenário é ruim e compromete a imagem do governo.
Comentar
Compartilhe
Abertura de supermercados aos domingos
08/05/2018 | 08h59
A Câmara Municipal de Campos começa a discutir nesta terça-feira um projeto sobre o horário mínimo de funcionamento dos supermercados aos domingos.Tais estabelecimentos,com prejuízo para o consumidor, não funcionam mais todos os dias da semana desde fins do ano passado, fruto de um acordo entre os Sindicatos dos Comerciantes Varejistas e dos Comerciários.
Comentar
Compartilhe
Pode isso?
07/05/2018 | 16h15
O advogado e publicitário Gustavo Oviedo, colaborador do blog "Opiniões", hospedado na Folha1, está sempre atento ao noticiário. Daí que não lhe passou desapercebido a informação sobre o adiamento da licitação pública para contratação de empresa a efetuar a manutenção da iluminação pública do município. O valor do contrato é de R$ 14 milhões por 12 meses de serviço, ou seja, R$ 1,16 milhões por mês.
Na avaliação de Oviedo, considerando que a empresa contratada emergencialmente para fazer esse serviço o está realizando hoje a um custo de R$ 330 mil por mês, o adiamento não é uma má noticia, ao menos para o bolso do contribuinte campista.
Atualização às 18h:  Por e-mail, enviado ao blog, a Prefeitura de Campos informa que o contrato emergencial atende apenas troca de lâmpadas e prevê ainda menor número de equipes. O valor global do emergencial foi de R$ 2.876.683,54 sendo que a empresa vencedora ofertou o valor de R$1.994.967,83. É importante frisar que para esse contrato foram convidadas 7 empresas do ramo específico de Iluminação Pública e foi realizada sessão pública, para abertura das propostas comercias com registro em ATA.
O contrato de licitação, por sua vez, prevê, além da troca de lâmpadas, melhorias no parque de iluminação pública, como expansão com implantação de novos pontos e postes, iluminação de LED, cadastro de todos os pontos de iluminação pública georreferenciados via coordenadas GPS, contratação de mais equipes de profissionais, software de gestão, central de call center com linha 0800 e adequação e substituição de cabos e de rede subterrânea obsoleta em praças e avenidas.
Atualização às 19h20. A avaliação de Gustavo Oviedo é a seguinte: "Que a contratação emergencial tenha conseguido poupar quase um milhão de reais é uma boa amostra de que é possível conseguir que as empresas compitam entre si para obter o menor valor. E que o serviço prestado até agora foi mais do que aceitável. Basta querer.
2 - o novo contrato de 14 milhões somente atinge esse valor porque foram acrescidos penduricalhos para encarecê-lo. As lâmpadas LED serão instaladas em menos de 5% do total de pontos que o município possui; o "cadastro de de todos os pontos de iluminação pública" é desnecessário, pois os pontos já tem hoje uma placa de identificação (que a prestadora atual está utilizando. Logo, já existe um cadastro); o 'software de gestão' vá saber o que é; e a central de call center com 0800 não tem muito sentido, quando hoje o pedido pode ser realizado por Whatsapp - como está sendo feito, aliás.
Mas a pergunta a fazer é: há necessidade de tudo isso? Acaso não estamos vivendo uma grave crise financeira? Por que encarecer uma proposta em mais de 3 vezes o valor atual, e ao mesmo tempo negar um aumento aos servidores alegando falta de dinheiro?".
Comentar
Compartilhe
Garotinho contestado por versão que não é verdadeira
06/05/2018 | 12h33
Anthony Garotinho, 16 anos depois de ter sido governador, está novamente em ritmo de campanha. Em sua página oficial no Facebook, publicou um vídeo no qual resgata supostas conquistas de seu governo (1999-2002). Em uma delas, ele pergunta: "Quem viabilizou a indústria automobilística do Estado?". E responde: "Governo Garotinho”
A Lupa, a primeira agência de notícias do Brasil a checar, de forma sistemática e contínua, o grau de veracidade das informações que circulam pelo país, revela que não é verdadeira a versão de Garotinho. E dá a versão de que a fábrica de automóveis MAN SE (Volkswagen) foi inaugurada em 1996, em Resende, três anos antes de a gestão de Garotinho no estado começar. A informação, segundo a Lupa, consta no site da empresa e também em uma linha do tempo da história da indústria automobilística publicada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea). Da mesma forma, a PSA (Peugeot Citroën) informa em sua página que chegou ao Brasil em 1997, antes, portanto, da gestão Garotinho.
A Lupa revela que, procurado, o ex-governador não retornou.
Comentar
Compartilhe
Devedores do IPTU sob risco de penhora de imóveis
06/05/2018 | 07h26
O governo de Rafael Diniz procura fazer caixa. Em dificuldade financeira, alimenta a expectativa de que haja uma corrida de contribuintes para regularizar dívidas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). E a fila junto à Secretaria Municipal de Fazenda é grande. Muita gente está correndo para regularizar dívidas sob o risco de penhora de seus imóveis.
Nas últimas semanas, revela matéria da Folha da Manhã, aumentou em mais de 400% a procura para a regularização do imposto em atraso há mais de 20 ano. Até porque a Justiça começou a execução de bens da dívida ativa. São 90 mil imóveis no município em risco de penhora por dívidas tributária.
Comentar
Compartilhe
Rede cobra mandato de Marcão Gomes
05/05/2018 | 11h17
Thiago Miquilito e Marcão Gomes
Thiago Miquilito e Marcão Gomes / Faceboox
A Folha da Manhã publicou hoje matéria dando conta que o mandato do presidente da Câmara Municipal, Marcão Gomes, está sendo cobrado pelo Rede, legenda pela qual o vereador se elegeu em 2016, e pelo seu suplente Thiago Miguilito. Marcão deixou o Rede e filiou-se ao PR, partido ainda dominado por correligionários de Anthony Garotinho.
Segundo o porta voz estadual do Rede, Sérgio Reimol, não houve contato de Marcão com o partido para comunicar a desfiliação. A decisão, então, foi seguir o estatuto e pedir o mandato por infidelidade partidária. Na matéria da Folha, Marcão disse que a sua desfiliação ocorreu "dentro das normas que incidem sobre este caso".
Comentar
Compartilhe
Casamento por interesse
04/05/2018 | 07h41
O presidente da Câmara Municipal de Campos, Marcão Gomes, é o candidato à Câmara dos Deputados que receberá o apoio do prefeito Rafael Diniz (PPS). O detalhe é que Marcão saiu do Rede Sustentabilidade, pelo qual foi reeleito vereador, e ingressou, quem diria, no PR, o mesmo partido até há pouco tempo comandado por Anthony Garotinho.
Em sua vida partidária curta, Marcão já está na terceira filiação. Em 2012, foi eleito para a Câmara Municipal pelo PT. Mas, com a crise que envolveu a legenda, a partir do impeachment de Dilma, foi parar no partido de Marina Silva. Agora, de olho nas urnas, ingressa no PR.
O casamento de Marcão com o PR é de puro interesse eleitoral. Tanto é que não alardeou a sua entrada. Escondeu, digamos, a noiva. Fez uma filiação apenas protocolar. No novo partido, está convivendo com colegas antes considerados desafetos políticos. O Rede já cobra na Justiça o seu mandato. Alega infidelidade partidária.
Comentar
Compartilhe
Sérgio Mendes ataca Garotinho pela rede social
03/05/2018 | 10h52
Sérgio Mendes
Sérgio Mendes / folha1
O ex-prefeito Sérgio Mendes postou hoje, na rede social, a opinião de que as matérias que estão sendo divulgadas na imprensa, de uns dias pra cá, tentam, na verdade, induzir a opinião pública de que houve perseguição no desenrolar da "Operação Chequinho". Segundo Sérgio, toda Campos "sabe do crime cometido pelos Garotinhos e seus asseclas com relação a compra de votos". Na finalização da postagem, Sérgio diz: "Faço votos e fé de que a justiça tarda, mas não falha: chequinho nunca mais!".
Comentar
Compartilhe
A vaidade não deixa
02/05/2018 | 20h50
Na eleição de 1988, houve uma tentativa de juntar, em uma mesma chapa, Rockfeller de Lima, do PFL, e Amaro Gimenes, do PL, na disputa da Prefeitura de Campos. Não se obteve êxito. Um não queria ser vice do outro. A vaidade não deixou. E quem lucrou foi Anthony Garotinho, do PDT. Nesta eleição presidencial, o Podemos quer juntar, em uma mesma chapa, Álvaro Dias, que é pré-candidato à sucessão de Michel Temer pela sigla, e Joaquim Barbosa, que está no páreo pelo PSB. O difícil é convencer um dos dois a entrar na corrida como candidato a vice.
 
 
 
Comentar
Compartilhe
Mais cargos na Câmara Municipal de Campos
02/05/2018 | 07h14
Em ano de eleição, a publicação no Diário Oficial de portaria do presidente da Câmara Municipal de Campos, Marcão Gomes, desmembrando até três cargos comissionados de assessor político da estrutura de cada gabinete do vereador, por solicitação do titular, em cargos de menor valor ($), atende proposta de Cláudio Andrade.
Pode ser coincidência, mas o pedido de Andrade ocorre depois do vazamento de áudio em um grupo de WhatsApp dele, em que cobra dos seus colaboradores atualização de matérias suas na Face, sob pena de “perda dos cargos” aos não cumpridores de suas ordens.
No áudio, Cláudio Andrade diz que quem não cumprir com a determinação que faça a entrega do cargo, “porque tem gente querendo trabalhar”. A postagem viralizou na rede social e deixou mal o vereador.
Comentar
Compartilhe
Memória social
01/05/2018 | 17h19
Algumas gerações que passaram pelo Liceu de Humanidades de Campos guardam na memória a figura admirável de Rubens Santos. Entre os anos 50/60/70, "Seu Rubens", como era chamado respeitosamente pelos alunos, atuou como chefe de disciplina. E disciplina era com ele, já que, nas horas de folga, comandava um grupo de escoteiros.
Comentar
Compartilhe
A volta do estacionamento rotativo
01/05/2018 | 09h19
A sugestão partiu da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic). E o governo Rafael Diniz, que sustenta viver uma crise financeira, absorveu a ideia. Daí que será retomado no centro da cidade o estacionamento rotativo. A proposta depende do aval da Câmara Municipal. Mas esse não é o problema. O prefeito tem maioria na Casa.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Saulo Pessanha

[email protected]