Memória política
30/11/2017 | 12h11
Câmara Municipal de Campos - ano 1947
Comentar
Compartilhe
A fila cresce
30/11/2017 | 07h39
Efeito da crise. O Mosteiro da Santa Face, que fica na Rua Marechal Floriano (antiga Ouvidor), nunca ofereceu tantas refeições e café com pão ao povo pobre. Nos últimos meses quem costuma passar por ali é testemunha de que a fila de atendidos só cresce.
Aliás, é o tamanho da fila que tem despertado muita gente a fazer doações para o mosteiro atender a clientela das quentinhas no almoço e no café com pão duas vezes ao dia.
As doações, revela a Irmã Maria, do mosteiro, quase sempre são anônimas. “Elas representam uma graça divina porque não temos recursos próprios”.
Comentar
Compartilhe
Perda
29/11/2017 | 17h59
Faleceu hoje Germano D´Ângelo. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ferreira Machado. Germano não venceu um câncer no fígado e um enfisema pulmonar. Eramos amigos. Frequentamos muitos bares, um leque deles, como o Bar São Jorge, nos anos 1970-1980. Nos últimos anos, Germano bateu ponto no Gato Preto, o seu bar preferido. Pelo seu jeito alegre, falante, Germano roubava a cena nos lugares que frequentava.Gozador, certa vez disse para o jornalista Wellington Cordeiro,um habitué do Gato, que tinha ganho o troféu "Manga Verde" que simboliza a pessoa que não presta para nada, segundo definição dada por ele próprio.
Comentar
Compartilhe
Na fila do pão
29/11/2017 | 16h50
Ontem, no Superbom da Rua 13 de Maio, um idoso comprava pães e botou de volta ao saco um que foi ao chão. Antes que alguém na fila falasse alguma coisa, o idoso, muito bem humorado, se antecipou: “sujo não é o que se come. Mas o que se bota pra fora”.
Comentar
Compartilhe
Um segmento do comércio sem crise
29/11/2017 | 07h47
As imediações da Rodoviária Roberto Silveira passaram a contar com um sem número de farmácias. No próprio espaço interno há uma. Mas elas se concentram mesmo na Rua Barão do Amazonas, no trecho a partir do Mercado Municipal. Ali chega a ter farmácia ao lado da outra.
A propósito, há um zum-zum-zum dando conta que uma rede de farmácias, com sede fora de Campos, teria feito uma proposta irrecusável para comprar uma outra rede, esta de muita tradição na cidade.
Comentar
Compartilhe
Joilson Barcelos eleito para novo mandato na CDL
28/11/2017 | 15h22
O empresário Joilson Barcelos foi eleito, por aclamação, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL). Na assembleia, após se reconduzido ao cargo, Joilson agradeceu a confiança de todos e disse que o trabalho em defesa da atividade econômica, dos direitos difusos e da sociedade organizada irá continuar.
Comentar
Compartilhe
Memória política
28/11/2017 | 07h22
Luciano D´Ângelo, Godofredo Pinto e Adilson Sarmet - eleições de 1990.
Comentar
Compartilhe
Projeto de SJB na Fiocruz
27/11/2017 | 16h21
A prefeita Carla Machado anuncia que São João da Barra foi o único município do Estado e um dos 14 do país que teve sua experiência selecionada na 5ª Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Publica no Campo de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.
O projeto “Caminhando com a Saúde” será apresentado na Fiocruz no dia 27 e no dia 30 em Brasília pela Dra Arleny Valdés.
Carla, pela rede social, parabenizou a toda a equipe "e em especial a todos que integram esse trabalho que vem alcançando ótimos resultados na saúde e também nos aspectos psicossociais".
Comentar
Compartilhe
Teatro invisível
27/11/2017 | 07h41
A primeira vez que Garotinho e Rosinha estiveram em uma Delegacia de Polícia (DP) foi nos anos 1980, quando os dois atuavam no teatro em Campos. O casal, ao fazer a encenação, dentro de um ônibus, do teatro invisível, do dramaturgo carioca Augusto Boal, se deu mal. Acompanhado de Rosinha, que simulava ter sido expulsa grávida de casa, Garotinho foi xingado por um passageiro. O desfecho foi na DP.
Comentar
Compartilhe
Memória política
26/11/2017 | 16h36
Rosinha e Anthony Garotinho em uma carreata na campanha eleitoral de 1988, em que ele, então no PDT, se elegeu pela primeira vez prefeito de Campos.
Comentar
Compartilhe
Mania do campista
26/11/2017 | 08h03
Da série “Mania do Campista”: ir de carro para o centro da cidade, mesmo morando perto, e reclamar de poucas vagas para estacionamento.
Comentar
Compartilhe
Família reage a insinuação de que Garotinho forjou agressão na cadeia
25/11/2017 | 18h11
A família do ex-governador Anthony Garotinho divulgou nota neste sábado (25) em que repudia informações divulgadas pela Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) sobre o episódio em que o político teria sido agredido dentro de sua cela, na cadeia de Benfica, zona norte do Rio.
A nota diz que as imagens do circuito interno não podem servir como prova cabal de que o lugar não foi invadido. Afirma ainda que a agressão pode não ter sido captada pelas câmeras de segurança e que a imagem vazada mostra somente uma parte do episódio.
"É possível afirmar categoricamente que nada aconteceu no intervalo de duas horas em que não houve filmagens até Garotinho ser visto chamando os guardas?", questiona. A nota ataca também supostas regalias do grupo de Sérgio Cabral na prisão, que não seriam "flagradas por câmeras".
Fonte: Folha de S.Paulo
Comentar
Compartilhe
As voltas que o mundo dá
25/11/2017 | 10h40
Quem fez o atendimento a Anthony Garotinho, no suposto ataque a porrete que ele diz ter sofrido no Presídio de Benfica, na madrugada de ontem, foi o médico Sérgio Côrtes, ex-secretário estadual de Saúde no governo de Sérgio Cabral, que também está preso ali.
Sérgio Côrtes e Garotinho são desafetos. Alvo de muitas denúncias feitas por Garotinho, no seu blog, o ortopedista Côrtes, de estetoscópio no pescoço, prestou atendimento ao ex-governador, imobilizou seu joelho e chegou a prescrever medicamentos.
Comentar
Compartilhe
Garotinho pode ser indiciado por falsa comunicação de crime
24/11/2017 | 19h11
O ex-governador Anthony Garotinho poderá ser indiciado por falsa comunicação de crime, caso seja comprovado que ele não foi agredido em sua cela na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio. O crime prevê de um a seis meses de detenção ou multa. O episódio está sendo investigado pela 21ª DP (Bonsucesso).
 De acordo com o delegado titular da unidade, Wellington Oliveira, Garotinho chegou a ser advertido sobre o risco de ser indiciado se sua versão não fosse verdadeira. Ainda assim, ele manteve o seu relato sobre a agressão.
 — Se ele não estiver falando a verdade, poder ser indiciado. Mas o caso ainda está sendo apurado. Vamos verificar a versão apresentada — esclareceu o delegado.
 Fonte: O Globo
Comentar
Compartilhe
A versão de Garotinho para a sua primeira noite no presídio de Benfica
24/11/2017 | 18h28
A versão de Garotinho para a agressão que diz ter sofrido na prisão na sua primeira noite no Presídio de Benfica: foi acordado de madrugada por um homem, "de aproximadamente 1,70, branco, cabelos alourados, sem baraba, trajando calça jeans, sapato, e camisa pólo azul portando um bastão, parecido com um taco de beisebol. E que o homem teria dito: "desce daí.Você gosta muito de falar, não é?", seguido de um golpe no joelho que teria feito ele se curvar de dor.
Em seguida, o homem puxou uma pistola de cor prateada e disse: "Eu só não vou te matar para não sujar o pessoal daqui do lado", apontando em direção à galeria onde estão os presos da Lava-Jato.
Antes de sair, o homem disse ainda: "vou te dar uma lembrança" e pisou no pé dele. E antes trancar a cela, teria ordenado para que o ex-governador parasse de falar.
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou à Vara de Execuções Penais (VEP) do Rio que Garotinho se autolesionou dentro de sua cela.
O presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal, Gutembergue de Oliveira, afirmou que as imagens das câmeras de segurança desmentem a versão de Garotinho de que alguém entrou na cela para agredi-lo
Fonte: Extra
Comentar
Compartilhe
Sem chance em 2018
24/11/2017 | 07h19
Anthony Garotinho, agora preso, junto com a sua mulher Rosinha, certamente sepultou qualquer chance de voltar às urnas e ganhar as eleições de 2018. Primeiro, pelo aspecto legal. A Justiça eleitoral deve impedi-lo, se é que estará solto e desejoso de se colocar na condição de candidato a qualquer cargo eletivo.
Mas, admitindo-se a hipótese de que esteja solto, e que não tenha impedimento legal de se candidatar, Garotinho vai estar politicamente de tal forma chamuscado que não deverá ter força eleitoral para se habilitar a algum cargo eletivo.
Os planos de Garotinho passam, ou passavam, pela disputa do Palácio Guanabara. Antes de ser preso, apostava na implosão do PMDB — com a prisão de suas principais lideranças — para se colocar no páreo sucessório e se eleger de novo governador. Só que agora ele também está no Presídio de Benfica.
Comentar
Compartilhe
Mulher de Sérgio Cabral deve voltar para o presídio
23/11/2017 | 17h17
Três dos cinco desembargadores do Tribunal Regional Federal da 2ª Região votaram pelo restabelecimento da prisão preventiva para Adriana Ancelmo. 
Com isso, a ex-primeira-dama do Rio já pode ser enviada para o presídio.Dos cinco magistrados, Abel Gomes, Marcello Granado e Paulo Espírito Santo votaram pela prisão.
Ainda há, no entanto, possibilidade de um dos desembargadores pedir vista do processo.
Fonte: Veja (Radar on-line)
Comentar
Compartilhe
Está faltando um em Benfica
23/11/2017 | 09h43
Como seria recomendável, a ex-governadora Rosinha Garotinho foi separada dos demais e mandada para um presídio feminino. Mas os ex-governadores Sérgio Cabral e Garotinho, e o deputado Jorge Picciani (PMDB) que funcionou como eminência parda dos dois, estão reunidos desde ontem na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, bairro da região central da cidade do Rio.
Falta um por lá: Luiz Fernando Pezão, o atual governador, no exercício do cargo graças a um recurso aceito pela Justiça, mas que pode ser suspenso de uma hora para a outra. Semana sim, outra também, Pezão é atingido por novas denúncias de corrupção. Resiste porque a Justiça não sabe o que seria pior: deixa-lo onde está ou ampliar em Benfica o séquito de Cabral.
Fonte: Blog do Noblat - O Globo
Comentar
Compartilhe
O que Rosinha fazia em Campos quando foi presa
22/11/2017 | 20h47
Em vez de ter sido presa no apartamento da família no Rio de Janeiro, junto com o marido, Anthony Garotinho, Rosinha estava em Campos quando a Polícia Federal bateu à porta.
A ex-governadora estava no município para um compromisso familiar: a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da filha, Clara.
Clara Matheus está prestes a se formar em Psicologia, e foi homenageada ontem pela mãe em seu perfil pessoal no Facebook.
Fonte: Extra (Berenice Seara)
Comentar
Compartilhe
Página de Garotinho no Facebook fora do ar
22/11/2017 | 16h01
Quem quiser informações sobre o ex-governador Anthony Garotinho (PR), preso na manhã desta quarta-feira (22), vai ter que procurar fora do Facebook.
A página oficial do político na rede, onde ele costuma postar muitos vídeos ao vivo, além de suas opiniões sobre a política local, está fora do ar.
Ainda não se sabe o que aconteceu exatamente — ou se a suspensão da página, que tem mais de 700 mil seguidores, está ligada à prisão de Garotinho.
Em nota, o presidente estadual do PR — que pediu a cabeça dos deputados da legenda que votaram a favor da libertação de Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo — atribui sua prisão a uma "perseguição".
Fonte: Extra (Berenice Seara)
Comentar
Compartilhe
Na mosca!
22/11/2017 | 11h46
A profecia de Anthony Garotinho. Horas antes de ser preso, ele celebrou, pelo Faceboox, a prisão de Jorge Picciani:´Ainda não terminou a faxina´.
Comentar
Compartilhe
Fogos em Campos. Seria pela prisão do casal Garotinho?
22/11/2017 | 09h44
Fogos em Campos neste momento. Qual o motivo? Não é época de festa junina e o Flamengo não está jogando. Seria pela prisão do casal Garotinho?
Comentar
Compartilhe
Garotinho e Rosinha presos pela Polícia Federal
22/11/2017 | 09h31
A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta-feira mandados de prisão preventiva contra os ex-governadores do Rio Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho, ambos do PR. Eles são acusados, ao lado de outras seis pessoas, de integrarem uma organização criminosa que arrecadava recursos de forma ilícita com empresários com o objetivo de financiar as próprias campanhas eleitorais e a de aliados, inclusive mediante extorsão. Rosinha e Garotinho foram presos em Campos e levados para a Superintendência da PF na cidade.
O ex-secretário de governo de Rosinha também é um dos alvos da operação. Há ainda um mandado de prisão contra o ex-ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues, presidente nacional do PR. A investigação aponta que ele intermediou o repasse ilícito à campanha do ex-governador em 2014.
Os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz Glaucenir de Oliveira, titular da 98ª Zona Eleitoral de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
Fonte: O Globo
Comentar
Compartilhe
Lula e Bolsonaro empatados na preferência do eleitor do Estado do Rio
22/11/2017 | 07h53
Luiz Inácio Lula da Silva, revela a mais recente pesquisa do Datafolha, está empatado com Jair Bolsonaro na preferência do eleitorado do Estado do Rio. Lula tem 23% das intenções de voto e Bolsonaro 21%.
Já Marina Silva soma 7%, Ciro Gomes, 4%, e Geraldo Alckmin, 3%. A pesquisa foi divulgada pela Folha de S.Paulo.
A propósito, está confirmada a inclusão de Campos no giro de Lula pelos Estados do Rio e Espírito Santo, no início de dezembro. Ele estará aqui no dia 6. A programação ainda não foi definida. Mas o petista ficará pouco tempo na cidade.
Quem vai cuidar do giro de Lula por Campos é o diretório estadual do PT, cujo presidente, Washington Quaquá, recepcionará a caravana no mesmo dia em Maricá, sua cidade natal.
Esta será a terceira visita de Lula a Campos. Ele esteve aqui como candidato na eleição de 1989. No dia 16 de agosto de 2007, na condição de presidente, veio inaugurar uma sede do CEFET.
Comentar
Compartilhe
Eduardo Cunha tem pena reduzida
21/11/2017 | 18h39
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região diminuiu para 14 anos e seis meses a pena do ex-deputado Eduardo Cunha, nesta terça-feira (21). O ex-parlamentar havia sido sentenciado a 15 anos e quatro meses de prisão pelo juiz Sergio Moro, em março de 2017. Naquele mês, Cunha foi condenado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão fraudulenta de divisas.
Fonte: Folha de S. Paulo
Comentar
Compartilhe
Uma vida não tão dura assim
21/11/2017 | 08h11
A vida de sindicalista não é tão dura assim. Hélio Anomal, que está há anos à frente do Sindicato dos Trabalhadores na Cedae, esteve na Suíça. Representou, na deslumbrante Genebra, a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU). Anomal postou na rede social fotos de sua viagem, integrando a comitiva da FNU no Congresso PSI (Public Services International). “É muito gratificante e de extrema importância a experiência”, diz ele.
Comentar
Compartilhe
Vereadores de SJB discutem Lei Orçamentária
20/11/2017 | 17h44
A Câmara de São João da Barra vai promover nesta quarta-feira (22), uma audiência pública sobre o projeto que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2018 cuja estimativa é de R$ 307.511.763,86. A matéria foi levada ao plenário no início deste mês e encontra-se nas comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento para análise.
 
Comparado ao montante estimado para o corrente ano (R$ 353.461.797,53), a previsão orçamentária para 2018 representa cerca de R$ 46 milhões a menos.
 
O presidente da Casa, Aluizio Siqueira, convida à população para expor sua opinião acerca do assunto. A LOA calcula a receita e fixa a despesa do município para o ano seguinte, definindo as prioridades na aplicação dos recursos que o governo arrecada para garantir o bem estar da comunidade.
Comentar
Compartilhe
Eduardo Paes deve deixar o PMDB
20/11/2017 | 08h39
A informação de que Eduardo Paes (PMDB) não foi acusado de pedir ou receber propina é relevante para a sua estratégia de se diferenciar de outros políticos do PMDB fluminense que são alvo da Lava-Jato, como o ex-governador Sérgio Cabral, já condenado a 72 anos de prisão por corrupção, e o presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani, preso e solto na semana passada.
Picciani chegou a anunciar o ex-prefeito como candidato do partido ao governo em 2018, mas Paes já decidiu se distanciar do grupo político que o abrigou nos últimos anos.
Fonte: O Globo
Comentar
Compartilhe
Paulo Albernaz assume o comando do PHD
20/11/2017 | 07h40
O ex-deputado Paulo Albernaz recepcionou no sábado Marta Scavuzzi. Ela é a presidente da comissão executiva regional do Partido Humanista Democrático (PHD). Ex-vereador (em que foi presidente da Câmara Municipal) e dono de vários mandatos na Assembléia Legislativa, Albernaz acaba de assumir o comando do PHD em Campos. E já montou a comissão provisória.
Comentar
Compartilhe
Mania do campista
19/11/2017 | 09h51
Da série “Mania do Campista”: usar a expressão ´engordando a bacurinha´para dizer que está guardando um dinheirinho na poupança.
Comentar
Compartilhe
Lula em Campos no dia 6 de dezembro
17/11/2017 | 18h38
De olho nas eleições de 2018, Luz Inácio Lula da Silva visitará o município de Campos no dia 6 de dezembro. A cidade foi incluída pelo diretório estadual do PT na agenda da caravana do ex-presidente que cruzará os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santos, entre os dias 4 e 8.
Presidente do PT/RJ, Washington Quaquá está conclamando os filiados a se mobilizarem num esforço concentrado para fortalecer a candidatura de Lula. A caravana visa colher subsídios para o programa de governo denominado "O Brasil que o Povo Quer”.
Comentar
Compartilhe
Bruno Dauaire vai à comissão de ética do PR
17/11/2017 | 17h52
Presidente estadual do PR, Anthony Garotinho revelou agora há pouco, no seu blog, que o deputado Bruno Dauaire, que se absteve de votar sobre a manutenção da prisão preventiva do presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), e dos outros dois parlamentares do mesmo partido, Edson Albertassi e Paulo Melo, vai ser encaminhado à Comissão de Ética para avaliar sua conduta. Na nota, Garotinho dita que a posição de Bruno não contribuiu para o placar favorável aos deputados presos.    
Já os deputados Renato Cozzolino e Nivaldo Mulim, que se posicionaram de forma contrária á orientação do PR, votando pela revogação da prisão de Picciani, Melo e Albertassi, a executiva do partido encaminhará à Justiça Eleitoral a expulsão dos referidos parlamentares dos seus quadros do PR.
Comentar
Compartilhe
Estacionamento pago em Campos foi adotado no governo Garotinho
17/11/2017 | 09h05
Estacionamento pago nas ruas de Campos não chega a ser uma novidade. No seu segundo mandato como prefeito, eleito em 1996, Anthony Garotinho instituiu o estacionamento rotativo no centro da cidade. A cobrança vigorou por um bom tempo. Acabou na gestão do sucessor Arnaldo Vianna.
No seu segundo mandato, a prefeita Rosinha Garotinho cogitou a volta do estacionamento. Em 2015, a Companhia de Desenvolvimento de Campos (Codemca) encomendou um estudo para cobrar estacionamento público pelo sistema de parquímetro.
Pelo estudo, a cidade seria dividida por zona, onde em alguns casos o período de estacionamento permitido alcançaria duas horas e em outros cinco horas. As áreas onde o estacionamento seria cobrado envolveria o centro, alcançando a Pelinca e a Alberto Torres.
O estacionamento rotativo vai voltar no governo Rafael Diniz. A Câmara de Vereadores já aprovou o projeto do Executivo autorizando a cobrança, com a inclusão de duas emendas. Uma delas estabelece prestação de contas a cada trimestre do que for arrecadado.
O projeto que estabelece cobrança para estacionar foi aprovado sem maiores discussões entre os vereadores. Mas o líder da oposição, Thiago Ferrugem, um aliado de Garotinho, disse que o momento não é para gerar mais despesas para a população.
Comentar
Compartilhe
Crise sem fim
16/11/2017 | 16h55
Anda e vira, nova greve de motoristas envolve empresas de ônibus em Campos. O setor vive uma crise que parece não ter fim. Disso, se aproveita o transporte clandestino. É verdade que as lotadas estão sendo combatidas. A Guarda Civil faz blitz. Mas a tarefa é difícil.
 
Começa pela identificação dos veículos. Pelo estado de conservação (ruim) é possível reconhecer os que fazem lotadas. Mas carros seminovos estão no esquema. E vão sendo maioria.
Comentar
Compartilhe
Deixa que eu chuto
16/11/2017 | 12h49
Taça Libertadores das Américas. No luxuoso hotel, na Venezuela, depois do almoço, o cartola foi até o bufê e pegou uma sobremesa: um suculento pedaço de mamão. Sabendo que se tratava de um dirigente do clube brasileiro e querendo ser amável, o maître foi até a mesa e perguntou:
— Como está su papaya (mamão em espanhol)?
E o cartolão, consternado:
— My papaya infelizmente já morrió! Pero mi mamanha está viejita mas ainda muy fuerte!
(Renato Maurício Prado)
Comentar
Compartilhe
É de graça
16/11/2017 | 10h40
A Petrobras, pelos 40 anos na Bacia de Campos, promoverá hoje, às 20h, no Teatro Municipal Trianon, o primeiro espetáculo da Cia de Dança Deborah Colker com temática brasileira.
O tema é inspirado no poema “Cão sem Plumas”, de João Cabral de Melo Neto. Os ingressos, grátis, poderão ser retirados logo mais, na bilheteria do Trianon, no horário das 14h às 19h30.
Comentar
Compartilhe
Memória de Campos
15/11/2017 | 18h52
Praça Prudente de Moraes, hoje chamada Chá-Chá-Chá. Foi inaugurada em 1941 e o abrigo (transformado depois em um bar) era destinado aos passageiros de ônibus da linha Turfe-Clube.
Comentar
Compartilhe
Lula vai incluir Campos no roteiro de sua caravana?
15/11/2017 | 08h07
Na condição de candidato, Luiz Inácio Lula da Silva só esteve em Campos na campanha presidencial de 1989. Nas eleições em que foi eleito, não apareceu. Mas é possível que agora inclua o município em sua caravana rumo à disputa de 2018.
A coluna “Painel”, na Folha de S.Paulo, revela que Lula cruzará o Estado do Espírito Santo e o Rio de Janeiro em caravana que começa na primeira semana de dezembro. A viagem será entre os dias 4 e 10.
Com o comboio de Lula percorrendo o território fluminense é possível Campos ser incluída no roteiro. Quem sabe na ida do Espírito Santo para o Rio? Mesmo que seja, digamos, “en passant”.
A propósito, o PT nacional lançará nova campanha de arrecadação para financiar caravanas de Lula. É uma vaquinha, para pagar despesas do périplo por Minas Gerais no mês de outubro.
Comentar
Compartilhe
Apelido de Paulo Melo na Odebrecht foi dado por Garotinho
14/11/2017 | 19h40
Na planilha de pagamentos de propina da Odebrecht, o deputado Paulo Melo (PMDB) é chamado de “Maria Mole”. O apelido foi dado pelo ex-governador Anthony Garotinho.
Em setembro de 2011, Garotinho passou a chamar o parlamentar dessa forma depois que a Justiça o proibiu de citar o nome de Paulo Melo em denúncias feitas no seu blog.
Fonte: Veja (Radar Online)
Comentar
Compartilhe
Sozinha, não dá para a prefeitura
14/11/2017 | 19h01
O verão está chegando. Daí que é necessário um reforço na prevenção contra a dengue e a chikungunya causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. A prefeitura não pode enfrentar sozinha a eliminação dos focos do mosquito. A população precisa se precaver com atitudes simples de prevenção das doenças.
Comentar
Compartilhe
Preta, pobre e de periferia
14/11/2017 | 16h44
Após pedir para acumular o salário de ministra dos Direitos Humanos com o de desembargadora — o que lhe daria um rendimento bruto de R$ 61,4 mil — e comparar sua condição de trabalho à escravidão, Luislinda Valois (PSDB) afirmou ontem que é "preta", "pobre" e da "periferia". A declaração foi dada em evento no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Michel Temer.
Ao participar de anúncio de R$ 157 milhões para programas sociais no estado, Luislinda disse que é preciso aumentar o número de beneficiários de programas sociais para o Rio e para o Brasil também. "Como mulher preta, pobre, da periferia, conheço o que é viver lá longe dos grandes centros", disse a ministra.
Fonte: O Globo
Comentar
Compartilhe
É de encher os olhos...
14/11/2017 | 11h11
Um espetáculo de mexer com os sentidos. Onde os olhos alcançam os morros de Varre-Sai, a capital do café no Noroeste Fluminense, o que se vê é uma cobertura branca que inicialmente pode ser confundida com neve. É a florada de café que enfeita o município, o maior produtor de café do Estado do Rio de Janeiro, com suas flores brancas e serve para nortear a produção do próximo ano, indicando se terá ou não uma boa colheita.
Logo na entrada da cidade, pela RJ-214 no sentido Natividade/Varre-Sai a paisagem é de encher os olhos e o cheiro doce completa a sensação agradável de contemplar a beleza da florada.
Comentar
Compartilhe
Memória de Campos
14/11/2017 | 07h05
Rua 7 de Setembro - Anos 1970. O prédio, com a Casa Nunes no térreo, e uma casa de sinuca nos altos, foi demolido. Hoje é a agência da Caixa Econômica Federal, na área do Calçadão.
Comentar
Compartilhe
Merece um aumento de salário
13/11/2017 | 19h56
Anos 1990. O jornalista Celso Cordeiro Filho, no programa “Bom Dia NF”, da extinta TV Norte Fluminense, fez uma entrevista com Darcy Ribeiro sobre a sua empreitada para a instalação da UENF. Darcy estava acompanhado da jornalista Sandra Knifes, sua assessora em Campos. No estúdio, antes do programa entrar no ar, Celso brincou:
— Professor Darcy, o senhor precisa melhorar o salário de Sandra face à sua eficiência.
Terminada a entrevista, Darcy, naquela franqueza que era peculiar, dirigiu-se a Sandra:
— Ué, estou sabendo que você está ganhando mal!
Sandra, que não pedira nada a Celso, atônita, respondeu:
— Que é isso, professor? Estou, pelo contrário, muito satisfeita com o meu salário!
Risos.
Comentar
Compartilhe
Romário e Bebeto reeditam dupla, agora na política
13/11/2017 | 15h45
Romário e Bebeto vão reeditar a famosa dupla tetracampeã pela seleção brasileira. O baixinho convidou o deputado estadual do PDT para se filiar ao Podemos. Pois bem, o ex-craque do Deportivo La Coruña trocará de partido na sexta-feira (17), em evento no Rio de Janeiro.
Fonte: Veja (Radar On-line)
Comentar
Compartilhe
Um varejo no centro de Campos
13/11/2017 | 08h24
No comércio de Campos está virando moda o lojista colocar, junto à entrada do seu estabelecimento, uma caixa de som para rolar propaganda da própria loja o dia todo.Tudo para chamar a clientela, a custo zero. É um tremendo varejo, com vista grossa da Superintendência de Postura da prefeitura. Já imaginou a quanto vai a poluição sonora se
a moda pega mesmo?
Comentar
Compartilhe
Imagem de Nossa Aparecida na prefeitura de Campos
12/11/2017 | 12h17
Na próxima terça feira, às 14h, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida visitará à sede da Prefeitura de Campos. A iniciativa é da Pastoral da Comunicação da Diocese e visa promover o diálogo com as autoridades e a sociedade civil. 
Outras prefeituras da região serão visitadas, além de câmaras municipais e associações culturais. Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação, o padre Maxiliano Barreto revela que o trabalho tem como objetivo propagar uma igreja atendendo aos apelos do Papa Francisco.
 – Precisamos nos unir neste momento que o Brasil passa por sérios problemas. E a Igreja Católica precisa ser presença em todos os ambientes da sociedade. 
A imagem peregrina já esteve na sede da Folha da Manhã (foto acima) 
Comentar
Compartilhe
Nota de repúdio
12/11/2017 | 09h16
A Diocese de Campos divulgou hoje nota para manifestar total desaprovação e repúdio "contra o ato de intolerância, discriminação e discurso de ódio sofrido pelos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), que vieram prestar sua valiosa contribuição no III Encontro Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (Neabi)". O bispo Dom Roberto Francisco Ferreira Paz fecha a nota declarando solidariedade e apoio à delegação maranhense.
Comentar
Compartilhe
Mania do campista
12/11/2017 | 07h33
Da série “Mania do Campista”: quando vai para a praia, junto com a família, mais animais de estimação, comida, utensílios, etc, diz que levou o farrancho.
Comentar
Compartilhe
Carla Machado diz que SJB cresce com o Porto do Açu
11/11/2017 | 08h09
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, revela que, apesar do Porto do Açu ser um empreendimento novo, ele já ocupa a 4ª colocação em operações marítimas no País. "A pedra fundamental para a sua construção foi lançada no fim 2008 e passados apenas três anos do início das suas atividades, esse empreendimento já ocupa lugar de destaque e com certeza será destaque mundial", assinala Carla.
A prefeita revela que a parceria feita com o Porto da Antuérpia (2º maior Porto em movimentação de carga da Europa) já tem agregado expertise ao empreendimento e em muito breve já contará com diversas outras estruturas, "dentre as quais destaco a termoelétrica, gás natural e a transformação da área industrial numa ZPE".
Carla cita que, com a união dos governadores Pezão (RJ) e Paulo Hartung (ES) crescem as chances para que as rodovias e a ferrovia 118 se tornem realidade, alavancando o desenvolvimento da região. "Sempre afirmei que São João da Barra, com todas as dificuldades, segue na contramão da crise, diferentemente de muitas cidades do país".
Comentar
Compartilhe
Memória de Campos
10/11/2017 | 15h34
Bouylevard Francisco de Paula Carneiro, com a fachada do Cine Teatro Trianon. O detalhe do letreiro com o filme em exibição "Desejo de Matar" - Anos 1970.
Comentar
Compartilhe
Garotinho e Eduardo Cunha. Um sabe muito sobre o outro
10/11/2017 | 07h23
Anthony Garotinho acumula muitos ex-aliados políticos. Um deles é o deputado cassado Eduardo Cunha. Os dois não se bicam. Mas a relação deles já foi estreita, à época em que Garotinho esteve à frente do governo do estado e colocou Cunha no comando da Companhia Estadual de Habitação (Cehab).
 A gestão de Cunha foi cercada por denúncias de irregularidades. Em 2000, as revistas “Época” e “Veja” mostraram que parte da área administrativa do governo estadual estava envolvida em acusações de tráfico de influência e licitações fraudulentas.
 O esquema de propinas arrecadaria R$ 1 milhão/mês. Surgiu, então, a proposta de se realizar uma CPI da Cehab, que acabou derrotada na Assembléia Legislativa. Apenas 14 dos 65 deputados presentes disseram sim.
 Garotinho fez mais por Cunha, que era suplente de deputado estadual. Articulou para que assumisse na Alerj de forma a obter imunidade contra as investigações das irregularidades pelo MP, denunciadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
 O rompimento entre os dois ocorreu quando Eduardo Cunha deixou a política estadual e foi exercer um mandato de deputado em Brasília. Os dois então tornaram-se desafetos. Mas se respeitam. Um sabe muito sobre o outro.
Comentar
Compartilhe
Detran Presente em Campos nesta sexta-feira
09/11/2017 | 19h11
O Detran Presente estará em Campos, nesta sexta-feira. O mutirão faz parte do plano de contingência para minimizar o impacto das paralisações dos funcionários terceirizados. A estrutura do Detran-RJ será montada no posto de vistoria no Shopping Estrada, Parque Santo Amaro, das 9h às 16h, e contará com mais de 150 funcionários do órgão. Este será a 34ª edição do programa, que desde maio já realizou mais de 60 mil atendimentos, nas 21 cidades do Estado por onde passou.
Comentar
Compartilhe
Filha de Lula é nomeada na Alerj
09/11/2017 | 15h48
Filha de Lula, Lurian Cordeiro Lula da Silva foi nomeada para trabalhar no gabinete da deputada estadual Rosângela Zeidan (PT) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A publicação saiu no Diário Oficial de 1° de novembro.
 
Lurian ganhará R$ 7.326,64 mensais para atuar como 'assessora parlamentar IV' na equipe da petista. Zeidan é mulher do presidente do PT estadual, Washington Quaquá, que mantém ótima relação com Lula.
Fonte: Informe do Dia 
Comentar
Compartilhe
Palanque
09/11/2017 | 07h56
O PT montou um palco para a edição da caravana que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizou em Minas Gerais. Lula contou com uma estrutura que avançava, em forma de “I”, na direção do público, permitindo que o ex-presidente evoluísse no palanque.
 
Nas campanhas eleitorais em Campos, palcos para comícios são montados de acordo com o potencial do candidato em atrair público. Se o candidato estiver em alta, realiza-se o comício na Praça do Santíssimo Salvador, onde sobra espaço.
 
Caso haja um incerteza de presença de um público grande, realiza-se o comício na subida da Rua 7 de Setembro. Ali, instala-se um caminhão de forma que o público fique afunilado. Do alto da carroceria, o candidato fala.
Comentar
Compartilhe
Pezão e Hartung recorrem a Temer por ferrovia entre Açu e Vitória
08/11/2017 | 18h13
Os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, assinaram hoje uma carta endereçada ao presidente Michel Temer reforçando a importância da implantação da ferrovia que ligará os dois estados, a EF-118 Rio/Vitória. O documento será entregue pessoalmente pelos dois governadores na próxima semana. O objetivo é criar condições para que a EF-118 seja incorporada ao Programa de Parcerias de Investimento (PPI) do Governo Federal, ainda no primeiro semestre de 2018.
Considerada fundamental para a integração logística da região Sudeste, a Rio/Vitória tem o potencial de atrair novos polos industriais nos 25 municípios fluminenses e capixabas cortados pelo traçado da ferrovia. A EF-118 se articulará à EF-354 (também conhecida como Transcontinental), projeto ferroviário que cruzará o país no sentido leste/oeste, a partir do Porto do Açu, alcançando a região Centro-Oeste e, eventualmente, o Oceano Pacífico na costa peruana.
Comentar
Compartilhe
Pode isso, Arnaldo?
08/11/2017 | 08h14
Nas ruas de Campos, motociclistas dão muito trabalho aos motoristas de carro porque ignoram regras mínimas de trânsito. Mesmo quando estacionam os seus veículos, muitos motociclistas não estão nem aí para o que é certo ou errado. Um exemplo: colam as motos nos carros, dificultando o espaço de manobra para os motoristas.
Comentar
Compartilhe
Tarcísio Motta no páreo para governador
07/11/2017 | 16h53
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) se reuniu no último fim de semana em um congresso estadual e sacramentou: o pré-candidato da legenda ao Palácio Guanabara é o vereador Tarcísio Motta. Na eleição de 2014, ele foi candidato a governador. Tarcísio ainda precisa ter o nome confirmado na convenção nacional, que acontece no primeiro semestre do ano que vem.
Fonte: Extra, Extra
Comentar
Compartilhe
Câmara de SJB debate Lei Orçamentária
07/11/2017 | 15h39
Estimado em R$ 307.511.763,86, o projeto de lei que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual – a LOA- para o exercício financeiro de 2018, foi lido na Câmara de São João da Barra, na primeira sessão desta terça-feira, 7. Em seguida, foi encaminhado às comissões de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento. A LOA será debatida em audiência pública, marcada para o próximo dia 22 de novembro.
 
Se comparada ao montante estimado para o corrente ano (R$ 353.461.797,53), a previsão orçamentária para o próximo, representa cerca de R$ 46 milhões a menos.
 
Em cumprimento ao Regimento Interno do Legislativo, as sociedades civil e organizada terão dez dias úteis – a partir de hoje (07)- para apresentar emendas ao texto do projeto na secretaria da Casa.
Comentar
Compartilhe
Um campista já cogitado para ser ministro da Cultura
07/11/2017 | 07h40
A Folha de Manhã presta hoje uma homenagem a Danilo Santos Miranda, campista radicado em São Paulo, onde dirige o Sesc regional. Escolhido para receber este ano o “Troféu Folha Seca” — dado aos conterrâneos vitoriosos além das fronteiras do município — Danilo é um respeitado gestor cultural. Embora nunca tenha se envolvido na politica partidária, já foi cogitado várias vezes para ocupar o Ministério da Cultura.
Danilo, na última vez em que teve o nome citado como provável ministro, disse, em entrevista à Folha de S. Paulo, que só aceitaria no caso de um projeto mais amplo, de cultura que representasse crescimento e desenvolvimento na administração pública.
A homenagem a Danilo Miranda ocorrerá logo mais à noite, no Teatro Municipal Trianon.
Comentar
Compartilhe
Abre as torneiras, São Pedro!!!
06/11/2017 | 19h57
O Dia de Finados passou. Choveu em Campos, como manda a tradição. Mas a água que caiu foi pouca. É preciso chover mais. Às vezes, há um ensaio. O tempo escurece, chove um pouquinho aqui e ali. Mas é só. Hoje, no final da tarde, o ensaio aconteceu. Mas chuva mesmo, como a região necessita, não veio...
Comentar
Compartilhe
Sem perder a piada
06/11/2017 | 18h00
Campista, João Rodrigues de Oliveira manteve, no jornal O Fluminense, de Niterói, uma coluna que tinha o nome de Tenda Árabe ”. Ele a escrevia sob pseudônimo de “B. do Hino, Califa de Pendotiba”.
Partidário da máxima “perco o amigo, mas não perco a piada”, João Rodrigues, no exercício de um mandato na Assembléia Legislativa, mandou ver em cima do deputado Zehyr Porto, que, todas as vezes que assumia a tribuna, começava a sua fala assim:
— Eu, sendo filho de São Gonçalo...
— Vossa Excelência está faltando com a verdade. Eu pesquisei a vida de São Gonçalo e descobri que esse santo não deixou filhos; morreu solteiro!
Fonte: A Imprensa de Campos pelo avesso - 400 gafes e perólas
Comentar
Compartilhe
Um show
06/11/2017 | 16h04
Na novela “O outro lado do Paraíso” dá gosto ver a atuação de Fernanda Montenegro e Lima Duarte. Gênios.
Comentar
Compartilhe
O outro lado dos 50 anos
06/11/2017 | 07h20
O jornalista e escritor Ruy Castro escreveu sábado, na Folha de S.Paulo, que, embora possa parecer mórbido, começa a sua leitura do jornal pelos anúncios funerários. O procedimento de Ruy é comum a quem já passou dos 50 anos. Essa é uma sensação de envelhecimento.
Conferir o obituário, e mesmo os anúncios de missa de 7º dia, é reflexo de preocupação com a iminente perda de amigos e pessoas conhecidas. Em 2004, já com 53 anos, escrevi uma crônica na Folha da Manhã — com o título “O outro lado dos 50 anos” — relatando que eu havia adquirido tal hábito na leitura do jornal. Quando se é jovem, porque a morte de parentes e amigos é rara, esse é um tipo de leitura que passa longe.
Aliás, é na conferida diária do que trazem os jornais que se vive uma outra sensação do que é estar mais velho. O Globo insere, no seu Segundo Caderno, a seção “Há 50 anos”. Para quem já passou dos 50, é possível identificar nas figuras públicas ali citadas pessoas conhecidas, algumas que já mereceram o seu voto.
Outra sensação do que é estar velho é, vendo um jogo de futebol, admitir que tem idade para ser pai dos 22 jogadores que estão em campo. Ou mesmo quando é tratado de “seu” fulano. Mas, o gostoso mesmo, para quem já atingiu os 66 anos — o meu caso — é quando é chamado de vovô. Esse é o lado bom de quem entra na fase dos enta.
Comentar
Compartilhe
Memória de Campos
05/11/2017 | 18h23
Comentar
Compartilhe
Mania do campista
05/11/2017 | 08h02
Da série “Mania do Campista”: usar a expressão dijaojinha quando quer dizer há pouco tempo.
Comentar
Compartilhe
Um golpe nos direitos da população
04/11/2017 | 16h07
O deputado Chico D´Ângelo (PT-RJ) considera as mudanças nos planos de saúde, ora em discussão na Câmara, um novo golpe nos direitos da população. Segundo Chico, o novo texto favorece às operadoras, com prejuízo sobretudo para os idosos. Chico assinala que as mudanças não se baseiam nas necessidades de saúde dos usuários, já que confrontam o Estatuto do Idoso e só beneficiam o mercado. “O novo texto é um retrocesso de direitos e conquistas sociais”, diz o deputado.
Comentar
Compartilhe
Memória política
04/11/2017 | 08h00
Debate na TV Norte Fluminense entre os candidatos a prefeito de Campos nas eleições de 1982 - Da esquerda para a direita, Rockfeller de Lima, Ângela Peixoto, José Maria de Barros, Sidney Pascoutto, César Ronald, Nicolau Louzada (o mediador do debate), Nilo Siqueira, Ramiro Alves Pessanha Filho, Hélio Coelho, Zezé Barbosa e Jorge Renato Pereira Pinto.
Comentar
Compartilhe
Divisão de votos
03/11/2017 | 20h18
O Vasco realiza no dia 7, terça-feira, eleição para renovar a diretoria. O presidente Eurico Miranda, que se julga dono do clube, é candidato à reeleição. Com o voto dividido entre duas chapas de oposição, Eurico (o que é ruim para o futebol) deve se reeleger, o que vai ser bom para o Flamengo, Botafogo,Fluminense... O Vasco continuará na mesmice, cada vez se apequenando.
Comentar
Compartilhe
Vaga de Joninhas Lopes no TCE não fica com Pudim
03/11/2017 | 14h59
É questão decidida. A vaga de Jonas Lopes de Carvalho Junior, como conselheiro-relator do Tribunal de Contas do Estado (TCE), será ocupada pelo líder do governo na Assembléia Legislativa, Edson Albertassi. Jonas se aposentou.
 O deputado Geraldo Pudim estava de olho na vaga. Admitiu publicamente que a postulava. Mas ficou de fora. A escolha de Albertassi foi indicação do governador Pezão, com o apoio do presidente da Alerj, Jorge Picciani.
Comentar
Compartilhe
Salário alto para ter perfume, sapato, roupa
03/11/2017 | 06h37
Quem já ouviu falar em Luislinda Valois? É a ministra dos Direitos Humanos do governo Temer. Ela ganhou espaço na mídia agora porque quis acumular salário de ministra com a aposentadoria de desembargadora aposentada da Bahia, o que lhe garantiria um rendimento bruto de R$ 61,4 mil.
Luislinda desistiu do pleito, depois que o seu rendimento foi matéria no Estado de S.Paulo. Em entrevista à rádio CBN, a ministra confirmou o pedido e disse que, em função do cargo que ocupa, tem “representatividade” e precisa se apresentar trajada dignamente.O Globo Online reproduziu parte da entrevista. Em um dos trechos, Luislinda diz:
— Eu, como desembargadora aposentada, posso botar um chinelinho simples e ir a qualquer lugar. Mas como ministra de Estado, não posso fazer isso. Eu tenho uma representatividade. Não de luxo, mas de pelo menos me apresentar trajada dignamente. É cabelo, é maquiagem, é perfume, é roupa, é sapato, é alimentação. Porque, se eu não me alimentar, eu vou adoecer e, aí, vou dar trabalho para o Estado.
Comentar
Compartilhe
Memória de Campos
02/11/2017 | 08h36
Casarão na Avenida Municipal, na época também chamada de Passeio Municipal - hoje Avenida 28 de Março. A casa se localizava na área da entrada da Avenida Felipe Uebe, surgida depois.
Comentar
Compartilhe
Descontração demais
01/11/2017 | 21h09
Os apresentadores do Fox Sports Rádio têm demonstrado descontração. Muito bom. Mas, muitas vezes, exageram na dose. Aí ficam chatos.
Comentar
Compartilhe
Torcida
01/11/2017 | 17h04
Muita gente, que viaja no feriadão, pede um tempo bom, com sol. Para quem fica em Campos é torcer pela tradição: chuva no Dia de Finados. A área rural precisa.
Comentar
Compartilhe
Memória de Campos
01/11/2017 | 11h15
Rim Tim Tim, uma figura popular em Campos, e seus cachorros, na Praça das Quatro Jornadas, centro da cidade.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Saulo Pessanha

saulopessanha@fmanha.com.br