Abriu as portas
30/01/2019 | 20h04
Como foi noticiado hoje no Ponto Final, na Folha da Manhã, o Sicoob Sul inaugurou hoje a sua quarta agência em Campos, no Distrito de Goitacazes, na Baixada Campista. As outras unidades ficam na Pelinca, no Centro e em Guarus.
Comentar
Compartilhe
Exclusividade
30/01/2019 | 16h34
Assim como aconteceu com "Green Book - O Guia" e "A Esposa", o filme "Vice" também será exibido somente no Kinoplex Avenida na região Norte e Noroeste e Lagos do estado do Rio. O Cine Araújo não os exibiu em suas unidades em Campos (Boulevard Shopping) e Cabo Frio (Shopping Park Lagos), tendo o mesmo ocorrido no cinema do Shopping Plaza Macaé.
Os três filmes são fortes candidatos a Oscars. "Green Book - O Guia" e "Vice" concorrem a melhor filme. Glenn Close é a maior favorita para o Oscar de melhor atriz por sua excelente atuação em "A Esposa". Mahershala Ali é o maior favorito para o Oscar de melhor ator coadjuvante por sua excelente atuação em "Green Book - O Guia".
Christian Bale é um dos favoritos ao Oscar de melhor ator por "Vice", ao lado de Rami Malek ("Bohemian Rhapsody"). "Vice" estreia amanhã em Campos (confira aqui) e em circuito nacional.
Comentar
Compartilhe
Reclamação do leitor - Poste torto: Prefeitura de Campos responde
30/01/2019 | 13h17
A Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Campos enviou hoje nota oficial em resposta à publicação de ontem feita aqui, com a reclamação de um leitor sobre um poste que já está inclinado e aparentemente ameaçando cair, próximo à esquina das ruas Dr. Felipe Uebe e Professor Manhães.
A Prefeitura confirma que a responsabilidade do poste é da Enel. Ontem a postagem foi enviada para a Comunicação tanto da Prefeitura, quanto da Enel, que confirmou o recebimento, mas não deu ainda retorno sobre o caso até o momento.
Confira abaixo a nota, na íntegra:
Boa tarde, Chistiano!

Sobre a demanda:
http://www.folha1.com.br/_conteudo/2019/01/blogs/pontodevista/1243903-reclamacao-do-leitor.html

A Superintendência de Iluminação Pública informou que o poste em questão é de responsabilidade da concessionária Enel, mas a superintendência fez a notificação à concessionária para avaliação da estrutura, o quanto antes.

Att.;
Superintendência de Comunicação
Prefeitura de Campos dos Goytacazes
Comentar
Compartilhe
Estreia da semana
29/01/2019 | 20h24
O maior destaque entre as estreias da semana em Campos é "Vice". O filme está programado para estrear quinta-feira, dia do seu lançamento em todo o país, no Kinoplex Avenida, somente em versão legendada, sendo a atração única da sala vip. Ele não será exibido no Cine Araújo.
"Vice" concorre a 8 Oscars, sendo um dos candidatos ao prêmio de melhor filme. Disputa ainda os Oscars de Melhor Diretor (Adam McKay), Melhor Ator (Christian Bale), Melhor Atriz Coadjuvante (Amy Adams), Melhor Ator Coadjuvante (Sam Rockwell), Melhor Edição, Melhor Roteiro Original e Melhor Maquiagem.
Christian Bale é um dos favoritos ao Oscar de melhor ator, já tendo conquistado esta categoria por sua atuação em "Vice" no Globo de Ouro, no SAG Awards e no Critics’ Choice Awards. Seu maior concorrente no Oscar é Rami Malek ("Bohemian Rhapsody").
É a quarta indicação de Bale ao Oscar, já tendo concorrido como melhor ator por "A Trapaça" (2014) e como melhor ator coadjuvante "A Grande Aposta" (2016). O ator britânico ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante em 2011 por "O Vencedor".
"Vice" narra a história de ascensão de Dick Cheney (Christian Bale) ao se tornar vice-presidente dos EUA no governo George W. Bush e um dos homens mais poderosos da política mundial. Confira abaixo o trailer:
Fontes: G1, Arte Cult e Adoro Cinema
Comentar
Compartilhe
Reclamação do leitor
29/01/2019 | 17h43
Segue abaixo a reclamação, enviada por WhatsApp por um leitor, sobre um poste que está já inclinado e aparentemente ameaçando cair, assustando pedestres e comerciantes do local, situado próximo à esquina das ruas Dr. Felipe Uebe e Professor Manhães, no Parque Califórnia, em frente à agência de carros Auto Nobre Veículos.
A fonte é fidedigna e leitora assídua do blog, mas prefere não se identificar. Tanto a Prefeitura, quanto a Ampla já teriam sido notificadas do problema, segundo o leitor, mas não foi apresentada solução ainda. A inscrição "Cerj" denota que é um poste de luz, em tese de responsabilidade da Ampla, e os vergalhões expostos no meio abrem espaço para oxidação e risco de quebra e queda.
Confira abaixo as fotos:
Comentar
Compartilhe
Sem sossego
29/01/2019 | 12h19
O Boneco 100 Sossego, que vem resgatando a autenticidade dos carnavais que reuniam amigos e famílias em celebração fraternal, com músicas e marchinhas de carnaval de qualidade, vem aí, pelo 3º ano seguido. Ele sairá da Pracinha do Sossego no dia 19 de fevereiro, uma terça-feira, a partir das 17h00.
O boneco segue a tendência, boa, de retomada dos carnavais de rua, realidade há alguns anos em cidades como Rio e Belo Horizonte. Haverá venda de camisas, que serão comercializadas junto com um caneco, ao custo de R$ 35,00. As reservas podem ser feitas no telefone 99818-5530.
Comentar
Compartilhe
Prumo comemora números do Açu
28/01/2019 | 12h59
O Grupo Prumo vem comemorando os bons números do Complexo Portuário do Açu em 2018. Confira abaixo alguns dos principais destaques:
Porto - O Porto do Açu recebeu no ano passado 2.535 embarcações, um aumento de 6% em relação a 2017. O total acumulado, desde o início de operações em 2014, já ultrapassa 6 mil embarcações.
Parque Termelétrico - Foi iniciada em março de 2018 pela Gás Natural Açu (GNA) - formado pela parceria do Grupo Prumo, BP e Siemens - a obra da primeira térmica do Parque Termelétrico que será o maior da América Latina, com investimentos de R$ 8 bilhões na instalação de terminal de regaseificação e duas térmicas a gás que, juntas, vão gerar 3GW de energia. A obra atualmente gera 1.800 empregos. A primeira térmica tem previsão de início de operação em 2021 e a segunda em 2023.
Transbordo de petróleo - A Açu Petróleo realizou no ano passado 40 operações ship to ship em seu terminal no Porto do Açu, um aumento de 235% em relação a 2017. O total acumulado, desde o início de operações em 2016, chegou a 61 operações.
Terminal Multicargas - o Terminal Multicargas (T-MULT), administrado pela Porto do Açu Operações, movimentou no ano passado 655 mil toneladas, um aumento de 16% em relação a 2017 e 1100% em relação a 2016, quando iniciou as operações. O T-MULT recebeu mais de 22 mil carretas e 22 embarcações, operando 7 produtos diferentes para um total de 15 clientes, o dobro do atendido em 2017.
 
Comentar
Compartilhe
Bombando
24/01/2019 | 20h22
A Radio Hits 99,7 FM em Macaé, pertencente ao Grupo Folha, está bombando em audiência. É a FM líder em Macaé no radios.com.br e a 12ª do estado em audiência no geral, à frente de todas as FM de Campos, em janeiro, em dados compilados até ontem. 
No segmento adulto é a 17ª em audiência no Brasil Neste segmento o ranking nacional é liderado pela Rádio Saudade de Santos 99,7 FM, seguida pela Rádio JB 99,9 FM, do Rio, e pela Rádio Antena 1 94,7 FM, de São Paulo.
No estado do Rio, no segmento adulto, a Rádio Hits é a 4ª colocada, somente atrás da Rádio JB 99,9 FM (líder de mercado), Rádio Antena 1 103,7 FM e Rádio Sulamérica Paradiso 95,7 FM. A Hits entrou no ar há aproximadamente 5 meses.
Comentar
Compartilhe
Reclamação do leitor: Prefeitura de Campos responde
24/01/2019 | 17h25
A Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Campos enviou hoje nota oficial em resposta à publicação de ontem feita aqui, com a reclamação do leitor Sandro Alves, sobre ambulâncias paradas, obras paralisadas e da iluminação pública, com problema registrado por ele na esquina das ruas Benta Pereira e Conselheiro José Fernandes.
Confira abaixo a nota, na íntegra:
Diante das indagações pontuais do leitor, a Prefeitura de Campos esclarece que a atual gestão encontrou algumas obras paradas, inclusive de unidades de saúde. Mesmo diante das limitações financeiras, a Prefeitura já concluiu e entregou a Policlínica do Servidor e a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Travessão, há mais de um ano em funcionamento. Unidades de saúde estão passando por melhorias e a prefeitura está concluindo os trâmites administrativos para entregar, o quanto antes, a Unidade Pré-Hospitalar São José, em Goitacazes, na Baixada Campista.
Outras obras estão sendo realizadas de acordo com as possibilidades financeiras da Prefeitura de Campos, como as obras do Shopping Popular Michel Haddad, que estão sendo retomadas gradativamente, pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca). O Mercado Municipal também vem recebendo melhorias gradativas, através do órgão.
*Iluminação* A manutenção da iluminação nas ruas Benta Pereira e Conselheiro José Fernandes já está na programação da superintendência de Iluminação Pública. O órgão segue atendendo os diversos pontos do município e destaca a importância da população entrar em contato com os canais de comunicação para informar pontos que possam necessitar de reparo. Para contato com a superintendência de Iluminação Pública, a população pode contar com seguintes telefones: (22) 98175 0931, 98126 0880 (WhatsApp) ou 0800-5911218 para gerar protocolo de atendimento.
Cabe lembrar, ainda, que a programação do Alô Farol 2019, desenvolvida pela Prefeitura de Campos, acontece através de diversas parcerias e que ações de incentivo ao esporte, capacitação, informação, entre outras, são realizadas com o intuito de levar maior desenvolvimento e entretenimento à praia campista, aos veranistas e moradores.
Superintendência de Comunicação
Prefeitura de Campos dos Goytacazes
Comentar
Compartilhe
Os clubes que mais venderam camisas
24/01/2019 | 12h17
O Corinthians foi o clube que mais vendeu camisas no país em 2018 na Netshoes, repetindo o desempenho de 2017. O clube alvinegro foi mal no Brasileirão, caiu nas oitavas de final da Libertadores, mas foi campeão paulista e vice-campeão da Copa do Brasil.
Em segundo lugar no ranking vem o Flamengo, time mais popular do país e que investiu forte em seu elenco. O rubro-negro fez boa campanha no Brasileirão e foi vice-campeão, mas caiu nas oitavas de final da Libertadores e nas semifinais da Copa do Brasil.
Normalmente, além do tamanho da torcida, o desempenho no campo e estrelas no elenco possuem relação direta com a venda de camisas de um clube. Apesar disso, Palmeiras e Grêmio, melhores times do país no ano passado, não ficaram tão bem ranqueados.
O Palmeiras foi campeão Brasileiro e chegou nas semifinais da Libertadores e da Copa do Brasil. Foi o 4º que mais vendeu camisas. O Grêmio foi campeão da Recopa e gaúcho, além de ter chegado na semifinal da Libertadores. Foi apenas o 9º do ranking da Netshoes.
Vasco, Fluminense e Botafogo, com campanhas ruins e elencos limitados, tiveram péssimo desempenho. O Vasco foi o 8º do ranking, já Fluminense e Botafogo sequer aparecem entre os Top 10. O PSG, de Neymar, emplacou o 10º lugar na lista.
Confira abaixo os 10 clubes que mais venderam camisas em 2018 na Netshoes:
Comentar
Compartilhe
Reclamação do leitor
23/01/2019 | 15h32
Segue abaixo a reclamação do leitor Sandro Alves dos Santos, registrada aqui nos comentários de uma nota sobre o Walmart e posteriormente enviada por e-mail. Sandro se queixa de ambulâncias paradas, obras paralisadas e da iluminação pública, com problema registrado por ele na esquina das ruas Benta Pereira e Conselheiro José Fernandes.
Confira abaixo a reclamação, registrada com foto:
Prezado Christiano,
Grato pela oportunidade de expor uma queixa. Com relação aos comentários feitos em seu blog, por sinal,um dos mais relevantes da mídia campista, no que refere-se às obras paralisadas, creio que seja até de domínio público. Mas, tratando-se das ambulâncias, terei que buscar informações in loco, será um trabalho de apuração que posso fazer, porém não sei se obterei sucesso, visto que como cidadão comum, posso ter negado meu acesso ao local de estacionamento das mesmas.
Mas, segue foto da escuridão sob o poste citado no comentário,na esquina das ruas Benta Pereira e Cons. José Fernandes. Perceba se possível, que a iluminação maior vem do prédio próximo e do poste posterior. No momento do registro havia cerca de seis carros parados no escuro.
Atenciosamente,
Sandro Alves dos Santos
Comentar
Compartilhe
Capa do dia
23/01/2019 | 12h42
Confira abaixo a sensacional e criativa capa do jornal Extra de hoje, abordando a prisão dos bandidos milicianos do Escritório do Crime e a revelação de suas ligações com o senador eleito Flávio Bolsonaro e seu enrolado assessor e motorista Queiroz:
Comentar
Compartilhe
Outra estreia
22/01/2019 | 20h36
Outro destaque das estreias em Campos é o filme "Creed 2", cuja lançamento nacional nesta quinta-feira havia sido antecipado aqui no final de dezembro. É a sequência do ótimo filme "Creed", no qual o mítico personagem Rock Balboa (Sylvester Stallone) treina o seu pupilo Adonis Creed (Michael B. Jordan), filho de Apollo Creed.
Nesta sequência, Adonis Creed é desafiado por Ivan Drago (Dolph Lundgren) e seu filho Viktor Drago (Florian Munteanu) para um combate. Em Rocky IV, há 35 anos, o russo Ivan Drago derrotou e matou em combate Apollo Creed, sendo depois derrotado, em plena Rússia, por Rocky Balboa.
Agora, Ivan Drago treina o filho e travará um combate de treinadores contra Rocky, em um nostálgico revival que também será uma revanche entre os Creed e os Drago. Sylvester Stallone, com 72 anos, anunciou que este será o oitavo e último filme da série Rocky.
Confira abaixo o trailer do filme, que terá sessões dubladas e legendadas no Kinoplex Avenida e dubladas no Cine Araújo:
Fontes: Filme B, UOL e CA Notícias
Comentar
Compartilhe
Favorito ao Oscar em Campos
22/01/2019 | 19h13
O maior destaque entre as estreias da semana em Campos é "Green Book - O Guia". O filme está programado para estrear quinta-feira, dia do seu lançamento em todo o país, no Kinoplex Avenida, somente em versão legendada, sendo a atração principal da sala vip.
"Green Book - O Guia" é um dos favoritos ao Oscar de melhor filme, concorrendo ainda em 4 outras categorias: melhor ator (Viggo Mortensen), melhor ator codjuvante (Mahershala Ali), melhor roteiro original e melhor edição.
O favoritismo vem das premiações ocorridas até agora e da aclamação pela crítica. "Green Book - O Guia" foi um dos grandes vencedores do Globo de Ouro, ganhando melhor filme (musical ou comédia), melhor roteiro de filme e melhor ator codjuvante.
Além disto, "Green Book - O Guia" venceu o prêmio de melhor filme do Sindicato dos Produtores da América, que tem grande parte dos membros votantes da Academia. Nos últimos 27 anos, 19 vezes quem venceu esse prêmio levou o Oscar. Ambos usam um sistema parecido de votação.
No filme, baseado em uma história real, Tony Lip (Viggo Mortensen) é um segurança de boate ítalo-americano em Nova York. Ele fica sem emprego após a boate Copacabana fechar as portas e aceita virar motorista e faz-tudo do pianista negro Don Shirley (Mahershala Ali), em uma turnê por cidades racistas no sul dos EUA em 1962.
Confira abaixo o trailer:
 Fontes: G1, Cine Pop e Adoro Cinema
Comentar
Compartilhe
Falta manutenção
21/01/2019 | 22h19
As esteiras dos caixas do Walmart estão sem funcionar há meses. O sistema de ar condicionado central ficou vários dias sem funcionar e, após uma manutenção, está à meia boca. Ou melhor, um quarto de boca e olhe lá.
É pena, porque há produtos em variedade e qualidade.
Comentar
Compartilhe
Maior público em 33 anos
21/01/2019 | 19h47
Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo
A estreia de parte do elenco galático do Flamengo ontem no Maracanã levou impressionantes 46 mil torcedores ao estádio, para ver o rubro-negro vencer o Bangu por 2x1, ajudado por um erro de arbitragem. É o maior público para uma estreia do Fla em Campeonato Estadual desde 1986.
Naquele ano, no dia 16 de fevereiro, o Flamengo apresentava Zico e Sócrates na primeira partida oficial da dupla para 86 mil torcedores. Zico tinha recém voltado da Itália e lutava contra lesões no joelho. O Fla enfrentou o Fluminense, então tricampeão estadual.
A torcida tricolor gritava "bichado" para Zico, o que deu efeito reverso. O Galinho fez 3 gols e o Flamengo goleou por 4x1. Bebeto e Leomir fizeram os outros gols. O público de ontem é o maior em estreias do rubro-negro no Estadual desde então, em 33 anos, superando o recorde anterior do período, de 44 mil torcedores em Fla 0x3 Olaria, em 2005.
Fontes: Blog do PVC, Veja e Baú do Esporte
Comentar
Compartilhe
Queda dos royalties
21/01/2019 | 13h07
Está programado para amanhã o crédito na conta dos municípios dos royalties de novembro. Em virtude da baixo do preço do barril de petróleo tipo brent em novembro, os repasses dos royalties tiveram queda acentuada, superior a 20% em na maior parte dos municípios.
Campos teve queda de 26%, caindo de R$ 45,7 milhões de repasse no mês passado para R$ 33,8 milhões que serão creditados amanhã. São João da Barra teve decréscimo de 24,2%, baixando de R$ 12 milhões para R$ 9,1 milhões. Macaé teve a maior queda nominal, perdendo R$ 13,4 milhões.
Em comparação a janeiro de 2018 porém, todos tiveram acréscimo de receitas. Como em dezembro de 2018 o preço do barril de petróleo tipo brent continuou em queda, há previsão de nova queda no repasse dos royalties em fevereiro.
As informações são de Wellington Abreu, superintendente de Petróleo, Gás e Tecnologia da Prefeitura de São João da Barra, sempre atento ao setor. Elas foram publicadas em primeira mão aqui, no Blog da Jô, da jornalista Joseli Matias, no Folha 1.
Confira abaixo o repasse dos royalties dos municípios referentes a novembro e que serão creditados amanhã:
Comentar
Compartilhe
Os países mais visitados do mundo
20/01/2019 | 16h45
Confira abaixo a lista dos países mais visitados do mundo, conforme os dados consolidados de 2017 da UNWTO (United Nations World Tourism Organization - Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas). O líder é a França, com 86,9 milhões de visitantes, seguido por Espanha e os EUA.
O Brasil, dono de grande história, belíssimas belezas naturais e arquitetônicas, tem apenas o modesto 45º lugar, com 6,6 milhões de turistas visitantes, mostrando que, apesar das questões de segurança pública, há muito o que ser trabalhado.
Na América do Sul o Brasil sequer lidera, ficando atrás da Argentina e pouco a frente do Chile. Confira abaixo o ranking dos 50 países que mais recebem turistas no mundo e a posição de todos das Américas na classificação:
Pos. País Turistas por ano
1 França 86 900 000
2 Espanha 81 800 000
3 EUA 77 300 000
4 China 60 700 000
5 Itália 58 300 000
6 México 39 300 000
7 Reino Unido 37 700 000
8 Turquia 37 600 000
9 Alemanha 37 500 000
10 Tailândia 35 400 000
11 Áustria 29 500 000
12 Japão 28 700 000
13 Grécia 27 200 000
14 Malásia 26 000 000
15 Rússia 24 400 000
16 Canadá 20 800 000
17 Polônia 18 400 000
18 Holanda 17 900 000
19 Arábia Saudita 16 100 000
20 Emirados Árabes Unidos 15 800 000
21 Hungria 15 790 000
22 Croácia 15 600 000
23 Índia 15 500 000
24 Ucrânia 14 200 000
25 Singapura 13 900 000
26 Coréia do Sul 13 300 000
27 Indonésia 12 950 000
28 Vietnã 12 920 000
29 República Tcheca 12 100 000
30 Portugal 11 400 000
31 Marrocos 11 350 000
32 Suiça 11 100 000
33 Dinamarca 10 800 000
34 Taiwan 10 700 000
35 África do Sul 10 300 000
36 Irlanda 10 100 000
37 Bulgária 8 900 000
38 Austrália 8 800 000
39 Bélgica 8 400 000
40 Egito 8 200 000
41 Tunísia 7 050 000
42 Suécia 6 900 000
43 Argentina 6 700 000
44 Filipinas 6 600 000
45 Brasil 6 589 000
46 Chile 6 450 000
47 Noruega 6 250 000
48 República Dominicana 6 200 000
49 Cambodja 5 600 000
50 Eslováquia 5 520 000
55 Peru 4 032 000
56 Colômbia 4 027 000
57 Cuba 3 970 000
60 Porto Rico 3 797 000
62 Uruguai 3 680 000
74 Costa Rica 2 960 000
80 Jamaica 2 350 000
89 Panamá 1 840 000
91 Nicaragua 1 790 000
92 Guatemala 1 660 000
95 Equador 1 610 000
97 Paraguai 1 540 000
100 Bahamas 1 480 000
109 Aruba 1 071 000
113 Bolívia 956 000
115 Honduras 936 000
127 Barbados 664 000
128 Guadalupe 650 000
130 Venezuela 601 000
132 Martinica 536 000
138 Belize 427 000
139 Haiti 420 000
140 Ilhas Cayman 418 000
141 Turks & Caicos 416 000
143 St Maarten 402 000
144 Curaçao 399 000
146 Trinidad and Tobago 395 000
147 Saint Lucia 386 000
150 Ilhas Virgens Britânicas 335 000
151 Suriname 278 000
156 Antigua and Barbuda 247 000
157 Guiana 247 000
173 St. Kitts and Nevis 114 000
178 Dominica 79 000
181 St. Vincent and Grenadines 76 000
190 São Tomé e Príncipe 29 000
Comentar
Compartilhe
Com postura
18/01/2019 | 20h27
A Superintendência de Fiscalização de Posturas, desde a posse de Victor Montalvão em março de 2018, tem tido um trabalho bastante pró-ativo e eficiente, tendo sido um dos destaques do governo de Rafael Diniz ao lado de Raphael Thuin, presidente da Fundação Municipal dos Esportes (FME) de Campos, que também faz belo trabalho.
A Postura, sob o comando de Victor Montalvão, intensificou as ações e cresceu exponencialmente o número de total de notificaçãoes, boletins, publicações e multas aplicadas. No caso dos terrenos abandonados foi feito um mutirão em vários bairros, obrigando os proprietários a tomarem providências.
O assunto foi tema de matéria publicada hoje na Folha da Manhã e pode ser conferido aqui no Folha 1. Confira abaixo os números de 2018, comparando-os com 2017 e com 2016, este ainda no governo Rosinha:
Total de Boletins, Publicações, Multas e Notificações Aplicadas
Descrição da Reclamação
2016
2017
2018
2018 x 2017
(aumento)
2018 x 2017
(aumento %)
Ambulante Irregular
133
151
313
162
107%
Casa Abandonada
108
95
212
117
123%
Terreno Abandonado
381
250
1266
1050
406%
Func. Irregular Estabelecimento
12
48
184
136
283%
Obstrução de Passeio e Via Pública
399
373
505
132
35%
Veículo Abandonado
270
209
349
140
67%
Poluição Sonora
180
136
307
171
125%
Trailer/ Banca
47
28
67
39
139%
Multas
7
5
26
21
420%
Outros
62
135
199
64
47%
Alvarás
 ND ND
4676
-
 
-
 
Ambulantes Inscrições de Eventos
ND ND
2244
 -
Total:
1599
1430
10348
8918
-
 
Legenda: ND -> Não há dados comparativos do ano anterior
Comentar
Compartilhe
Continua lindo
18/01/2019 | 19h35
Repetindo o sucesso do réveillon, a ocupação hoteleira no Rio durante o período de 07 a 13 janeiro foi de 76%, 9 pontos percentuais acima de 2018.
Fonte: Marina Caruso - O Globo
Comentar
Compartilhe
Voar vai ficar mais caro
18/01/2019 | 12h11
A Agência Nacional de Avião Civil (Anac) autorizou um reajuste de 5,39% nas tarifas aeroportuárias dos aeroportos brasileiros, correspondente ao IPCA, índice de inflação oficial, no período de 1 ano. Os novos preços serão aplicados a partir de 15 de fevereiro. O aumento vale para os tetos das tarifas de embarque, de conexão de passageiros, de pouso e de permanência de aeronaves.
Com o reajuste, a tarifa máxima de embarque doméstico a ser paga pelos passageiros passará de R$ 31,27 para R$ 32,95, e a tarifa máxima de embarque internacional passará de R$ 112,83 para R$ 115,82. Esses valores se aplicam a todos os aeroportos administrados pela Infraero.
Aqui no Rio, atualmente o Aeroporto Santos Dumont cobra o teto máximo, de R$ 31,27. Fatalmente reajustará para R$ 32,95. O Aeroporto do Galeão cobra hoje R$ 30,35 nos vôos domésticos e poderá reajustar para R$ 31,98. O Aeroporto Bartolomeu Lisandro, de Campos, hoje cobra R$ 24,57. Com o reajuste poderá ir para R$ 25,89.
Nos vôos internacionais o Galeão, concedido à iniciativa privada e principal porta de saída dos campistas que voam para o exterior, hoje cobra R$ 111,21 e poderá chegar com o reajuste próximo ao teto máximo de R$ 115,82.
A taxa de embarque é encarecida nos vôos internacionais pela cobrança do Adicional do FNAC (fundo setorial criado para, teoricamente, fomentar o desenvolvimento do sistema nacional de aviação civil) de US$ 18,00, criado pela Lei nº 9.825/99 e que atualmente corresponde a R$ 57,47, conforme estabelecido pela Portaria ANAC n° 8/SRA/2018.
Fontes: Melhores Destinos, G1 e Anac
Comentar
Compartilhe
Ele visitou todos os países do mundo, duas vezes
17/01/2019 | 20h50
O norueguês Gunnar Garfors é recordista mundial, com direito a nome no Guinness Book, no que diz respeito à viagens. Foi a pessoa mais jovem a visitar todos os 198 países do mundo. Não satisfeito, repetiu a façanha, garantindo ao menos uma pernoite e uma semana em cada um dos 198 países e focando mais nos 20 países menos visitados do mundo.
Ele deu aqui uma interessante entrevista à revista Viagem e Turismo, revelando alguns dos seus pensamentos e suas aventuras pelos 198 países do mundo, como no dia em que dormiu no Vaticano (o único país do mundo sem hotel) e nas fotos de casamento com uma sul-coreana, sendo que o matrimônio acabou não acontecendo.
Confira aqui a íntegra da entrevista e veja abaixo a reprodução de alguns trechos:
"Definitivamente mais pessoas estão viajando, mas infelizmente a maioria delas continua indo à países com culturas similares às suas de origem. Grande parte das pessoas que mora no Ocidente continua viajando para a “bolha ocidental”, lugares onde há boa infraestrutura, onde as pessoas têm dinheiro e existem democracias. Assim, as crenças e sentimentos desses viajantes são pouco desafiados. Eu gostaria que mais pessoas viajassem fora dessas bolhas para desafiar suas visões de mundo."
"As pessoas estão, infelizmente, agindo com ovelhas quando viajam. ... Se uma pessoa popular ou uma celebridade faz alguma coisa, “todo mundo” vai seguir. Isso causa o turismo de massa e o congestionamento. Infelizmente, isso quase sempre acontece com essa bolha que eu já mencionei. Não entendo essa fascinação ou porque as pessoas estão felizes em pagar muito mais por comida, bebida e ingressos ou não se importam em ficar em filas o tempo todo."
"Para mim, ver ou fazer exatamente o mesmo que “todo mundo” é desinteressante. Quero explorar nos meus próprios termos. Nós podemos mudar isso viajando para outros lugares, fora da bolha. E, mesmo em lugares turísticos você pode achar lugares menos visitados. Em algumas cidades tudo o que você precisa fazer é ir de duas a quatro quadras além da avenida principal."
"Eu quase casei com uma garota chamada Haenim, na Coréia do Sul. Lá é comum tirar as fotos do casamento muitas semanas antes da cerimônia ser realizada. Isso acontece para que os convidados possam ver a foto na recepção da festa. Os cliques são feitos em diferentes lugares e as pessoas ricas costumam viajar para diferentes países para tirar suas fotos, mostrando seu status. Nós não éramos ricos, então tivemos nossas fotos tiradas em um estúdio, em uma ponte, em uma floresta e em uma vila luxuosa em Seoul."
"Falhamos. Terminamos dois meses depois da sessão de fotos, tendo finalmente percebido que éramos incompatíveis. O casamento foi cancelado, assim como o local da festa. Então, no final, nunca fui casado, mas tenho todas as fotos do casamento."
"Poderia morar em quase qualquer lugar por anos, mas no final das contas eu vou ficar na Noruega. É longe de ser perfeito, mas um lugar maravilhoso e sentiria falta da minha família e amigos se mudasse para algum lugar para sempre."
Comentar
Compartilhe
Ele é garantia de sucesso
17/01/2019 | 16h06
"Minha vida em Marte" já levou cerca de 2,7 milhões de pessoas aos cinemas do país, superando o longa original, "Os homens são de Marte... E é pra lá que eu vou", visto por cerca de 1,8 milhão de pessoas em 2014. O filme está em cartaz nos cinemas de Campos há quatro semanas.
Ele já é o filme nacional mais visto desde "Minha Mãe é uma Peça 2", de 2016, que teve impressionantes 9,6 milhões de espectadores, não considerando nessa conta o filme de Edir Macedo "Nada a Perder: Contra Tudo, Por Todos" que teve 11,9 milhões com vários relatos de salas vazias com ingressos esgotados, muitos deles comprados pela Igreja Universal.
Em comum, os filmes "Minha vida em Marte" e "Minha Mãe é uma Peça 2" têm Paulo Gustavo no elenco.
Fonte: Filme B
Comentar
Compartilhe
Aumentou
16/01/2019 | 21h21
A Netflix aumentou entre 13% e 18% o preço da assinatura mensal nos EUA, com o acréscimo de USD 1,00 a USD 2,00 nas mensalidades, dependendo do plano. É o maior reajuste da história do serviço de streaming.
Vários países da América Latina também serão atingidos por reajustes. Brasil e México estarão fora dos aumentos, ao menos por enquanto. O último aumento da Netflix aqui no país foi em junho de 2017. Antes disto, havia sido em junho de 2015. 
Comentar
Compartilhe
Verão em alta
16/01/2019 | 15h15
Foto: Mauro de Souza e Renan Liu - Prefeitura de Campos
Foto: Mauro de Souza e Renan Liu - Prefeitura de Campos
Com a programação de verão em Farol de São Tomé, fruto de parceria da Prefeitura de Campos com o Sesc, a taxa de ocupação hoteleira no balneário campista foi de 85% no fim de semana passado, com estimativa de circulação de 120 mil visitantes.
Comentar
Compartilhe
Estreia da semana
16/01/2019 | 12h57
O destaque entre as estreias da semana em Campos é "Vidro". O filme está programado para estrear amanhã, dia do seu lançamento em todo o país, no Kinoplex Avenida, em versões legendada e dublada, sendo a atração principal da sala vip. Ele também estará no Cine Araújo, em versão dublada.
"Vidro" é o capítulo final da trilogia do diretor M. Night Shyamalan, que inclui os filmes "Corpo Fechado" (2000 - lançado no Brasil em janeiro de 2011) e "Fragmentado" (2016 - lançado no Brasil em março de 2017).  
No novo filme, há o encontro dos personagens David Dunn (Bruce Willis) e Elijah Price (Samuel L. Jackson), de "Corpo Fechado", com as 24 personalidades diferentes de Kevin Crumb (James McAvoy), de "Fragmentado", entre elas a Fera.
Confira abaixo o trailer:
 Fontes: G1, Cine Pop e Adoro Cinema
Comentar
Compartilhe
Fim de linha
09/01/2019 | 13h28
O "Vídeo Show" chegará ao fim na sexta-feira, após 35 anos. Entre os apresentadores mais marcantes na história do programa da Globo estão Miguel Falabella e Cissa Guimarães. Atualmente ele era apresentado por Sophia Abrahão e Joaquim Lopes. A Sessão da Tarde passará a entrar mais cedo, às 14h00.
Comentar
Compartilhe
Estreia da semana
08/01/2019 | 20h07
O destaque entre as estreias da semana em Campos é "A Esposa". O filme está programado para estrear amanhã, dia do seu lançamento em todo o país, no Kinoplex Avenida, em versão legendada, sendo uma das atrações da sala vip.
"A Esposa" é estrelado por Glenn Close e Jonathan Pryce e conta ainda em seu elenco com Christian Slater. No filme, Joan (Glenn Close) abre mão da paixão por escrever para se dedicar integralmente ao marido escritor, Joe Castleman (Jonathan Pryce).
Ele ganha o Prêmio Nobel de Literatura e o casal viaja para Estocolmo, para a festa de premiação. Lá o biógrafo Nathaniel Bone (Christian Slater) insiste em fazer um livro sobre a trajetória do escritor. É quando os fatos do passado vêm à tona e deixam claro que Joan abandonou seus próprios sonhos para viabilizar os do marido, que colecionou casos amorosos e com frequência a humilha.
Glenn Close ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz por essa interpretação, concorrendo com outras grandes interpretações, como a de Lady Gaga em "Nasce uma Estrela". Glenn Close pode finalmente ganhar seu primeiro Oscar, após seis indicações sem levar a estatueta para casa. Confira abaixo o trailer:
 Fontes: Bem Estar - G1 e Adoro Cinema
Comentar
Compartilhe
Nova cerveja
07/01/2019 | 19h17
Hoje, dia do seu lançamento oficial em todo o país, chegou ao mercado de Campos a nova cerveja da Ambev, a Skol Puro Malte. O produto terá 6 opções de embalagens: latinhas de 269 ml, 350 ml e 473 ml; e garrafas de 300 ml, 600 ml e 1 litro.
Produzida com 100% malte de cevada, o desenvolvimento da bebida envolveu um processo de cinco anos, através de pesquisas realizadas no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da Ambev, localizado no Rio. O objetivo era criar uma cerveja puro malte que não fosse pesada e pudesse ser consumida em diferentes ocasiões.
A família Skol agora conta com a versão Skol Pilsen, tradicional e feita em parte com a adição de cereais não maltados (milho); a Skol Hops, lançada no ano passsado, uma versão puro malte com um blend exclusivo de lúpulos aromáticos, resultando em um aroma de lúpulo característico, além de notas cítricas ao paladar; e a versão Puro Malte, que chegou hoje ao mercado.
Fontes: Ambev, Manual do Homem Moderno, Jornal de Brasília e Exame
Comentar
Compartilhe
O triplo
07/01/2019 | 18h45
Os brasileiros gastaram 18 bilhões de dólares no exterior em 2018, o triplo do que os turistas estrangeiros deixaram em gastos por aqui, cerca de 6 bilhões de dólares.
Fonte: Radar Online - Veja
Comentar
Compartilhe
Bateu recorde
07/01/2019 | 18h27
Foi recorde o número de turistas estrangeiros no Brasil em 2018: 6,8 milhões de visitantes. O número é 3,3% maior do que 2017 e 4,0% superior a 2016, ano da Olimpíada no Rio. A capital fluminense e São Paulo continuam como principais portas de entrada do país.
Fonte: Radar Online - Veja
Comentar
Compartilhe
2019!
07/01/2019 | 12h51
* Fernando Henrique Cardoso
1. Ao iniciar o ano, as pessoas estão cheias de esperança, querendo o melhor para si e para o País. É também o que eu desejo para os leitores e para todos os brasileiros. Contudo os desejos não substituem os fatos, e estes podem impedir que aqueles se realizem em 2019. Certamente torço para que o Brasil encontre um rumo melhor. Mas um olhar realista se impõe.
2. Comecemos olhando para o mundo. Desde o fim da guerra fria e, especificamente, desde que, no início da década de 1970, Henry Kissinger convenceu o então presidente Richard Nixon a visitar a China e a normalizar as relações com aquele país, vivemos um período de relativa tranquilidade no sistema internacional. O entendimento sino-americano visou de início a isolar a União Soviética, rival da China no mundo comunista. À medida que aquela foi declinando, dissolvendo-se em 1991, o mundo assistiu à crescente complementaridade econômica entre a maior potência mundial, os Estados Unidos, e a potência em ascensão, a China.
3. Com a Pax americana, coadjuvada pela China, os conflitos se tornaram localizados. A ambição que motivou a formação das Nações Unidas, a de pôr um ponto final nas grandes guerras mundiais, ficou ainda mais próxima da realidade com o colapso do mundo soviético, iniciado com a simbólica queda do Muro de Berlim, em 1989.
4. Sob a liderança de Deng Xiaoping, ao final dos anos 1970, os chineses compreenderam que seu país precisaria reformar-se e abrir-se ao mundo para prosperar. De Deng Xiaoping até o atual líder chinês, Xi Jinping, todos sustentaram uma política externa orientada para evitar a chamada “armadilha de Tucídides”: a colisão e ao final a guerra entre a potência hegemônica e a emergente. As lideranças chinesas falavam de uma ascensão pacífica e de um “socialismo harmonioso”, juntando o regime de partido único e o Estado socialista com a integração financeira e produtiva ao mundo capitalista. A China abriu-se às multinacionais que quisessem disputar seu mercado ou exportar, desde que aceitassem as regras do poder. E mais: tornouse a maior detentora de papéis do Tesouro americano.
5. Há sinais, contudo, de que a Pax global começa a ser ameaçada não propriamente pela guerra convencional ou atômica, permanecendo um cenário remoto, mas por uma crescente disputa pela liderança tecnológica, da qual a guerra comercial ora em fase de escaramuças é o aspecto mais visível. A disposição de Trump de desmantelar a ordem liberal vigente visa a impedir que a China assuma a dianteira na corrida tecnológica nas áreas de inteligência artificial e computação quântica. Sob Xi Jinping os chineses já não escondem suas ambições na corrida tecnológica, mesmo no campo militar disputam o controle de parte do Pacífico.
6. Mais do que na interferência online nos processos políticos dos Estados Unidos e da Europa, como os russos, a China aposta na sua capacidade no terreno tecnológico para o sucesso econômico e bélico. Ainda não conhecemos os desdobramentos dessa disputa, mas parece que a ordem liberal pós-guerra fria está ficando para trás, com riscos para a paz mundial.
7. O Brasil tem um novo governo. Fala-se muito que o País, na esteira da onda conservadora no mundo, virou à direita. Será esse o sinal enviado pelo eleitorado, que em sua maioria votou por repúdio ao PT, à falta de segurança pública e à podridão política, sem, entretanto, algum conteúdo ideológico definido? Se o novo governo deslizar para a direita, será menos porque o eleitorado assim decidiu e mais porque os vencedores assim pensam.
8. Pensam? Depende: na economia o governo é liberal, nos costumes, reacionário e, quanto à visão do mundo, basicamente anacrônico, a julgar pelo que disseram alguns de seus membros. Dos militares pouco ou nada se ouviu a respeito. Subscreverão as teses do futuro chanceler? Ou a norma de que sem objetivos e sem preparação não há guerra a ser ganha?
9. Para concluir, diante do quadro internacional, quais devem ser os objetivos básicos de um país como o Brasil, grande, populoso, diverso e excêntrico, isto é, distante dos polos do conflito? Acelerar o crescimento da economia, em bases socioambientais sustentáveis, para dar melhores condições de vida ao povo, preservar o acervo de boas relações que o País construiu ao longo do tempo, afirmar (e praticar internamente) valores que nos são caros, a começar pela democracia.
10. Para isso, por que tomar partido diante de um eventual choque de interesses entre a China e os Estados Unidos ou de quem quer que seja? Por que tomar partido nas disputas que dividem os Estados Unidos e a Europa? Melhor será, penso, cuidar de manter nossa influência na América do Sul, região a que pertencemos, e, sem entrar em briga graúda, participar mais amplamente dos fluxos globais de comércio, informação, criatividade e desenvolvimento, para obter a melhor inserção possível no mundo.
11. É, no mínimo, anacrônico pensar que a disputa por poder e influência no sistema internacional se dê entre gladiadores comunistas e capitalistas, cruzados da fé cristã contra cosmopolitas sem fé e sem pátria. A luta real é por mais ciência e tecnologia, para melhorar a qualidade dos empregos e da vida em sociedades que não devem nem podem mais se encerrar em si mesmas nem se agarrar dogmaticamente a identidades étnicas, religiosas, etc., fechadas e excludentes. A ideologia que se insinua é tão distante dos interesses permanentes de um país como o Brasil quanto o foi a que ela pretende substituir.
12. Por isso espero que o novo governo encontre rumos melhores do que os que, com estridência, apontam alguns de seus membros. À oposição cabe criticar impulsos ideológicos, alertar para os riscos de alinhamentos automáticos e contribuir para que os interesses reais do Brasil e de sua gente prevaleçam na definição e implementação das políticas, externa e interna.
* Texto do ex-presidente FHC publicado em "O Estado de São Paulo" em 06/01/2019 e republicado hoje pelo ex-Blog de César Maia
Comentar
Compartilhe
Os mais assistidos em 2018
06/01/2019 | 12h28

Veja abaixo o ranking com os 20 filmes mais vistos nos cinemas brasileiros em 2018. A liderança é de "Vingadores - Guerra Infinita", com impressionantes 14,6 milhões de espectadores nas salas de exibição do país, o maior público dos últimos 20 anos e o segundo maior da história, só sendo superado por "Titanic", que teve 17,7 milhões em 1998.

O filme nacional "Nada a Perder: Contra Tudo, Por Todos", sobre a vida de Edir Macedo, teve bilheteria turbianda artificialmente pela Igreja Universal, com ingressos esgotados em salas vazias, não sendo possível saber o seu público real. "Aquaman" ainda está em exibição.

Confira o ranking:

Pos. Título Estréia Público
1 Vingadores: Guerra Infinita 26/04/2018 14.572.181
2 Nada a Perder: Contra Tudo, Por Todos 29/03/2018 11.944.985
3 Os Incríveis 2 28/06/2018 9.670.162
4 Pantera Negra 15/02/2018 7.471.136
5 Aquaman *(ainda em exibição) 13/12/2018 5.588.843
6 Jurassic World: Reino Ameaçado 21/06/2018 5.292.880
7 A Freira 06/09/2018 5.254.570
8 Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas 12/07/2018 5.247.587
9 Jumanji: Bem-Vindo à Selva 04/01/2018 4.772.127
10 Deadpool 2 17/05/2018 4.632.997
11 Venom 04/10/2018 4.556.703
12 Cinquenta Tons de Liberdade 08/02/2018 4.330.013
13 Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald 15/11/2018 3.533.973
14 O Touro Ferdinando 11/01/2018 3.430.218
15 Homem-Formiga e a Vespa 05/07/2018 3.262.152
16 Bohemian Rhapsody 01/11/2018 2.899.734
17 Os Farofeiros 08/03/2018 2.583.482
18 Missão Impossível - Efeito Fallout 26/07/2018 2.518.392
19 Viva - A Vida é uma Festa 04/01/2018 1.953.839
20 Megatubarão 09/08/2018 1.849.127

 

Fonte: Filme B

Comentar
Compartilhe
Bombando
04/01/2019 | 22h55
O filme "Minha Vida em Marte", com Paulo Gustavo e Monica Martelli, teve excelente estreia e fechou o fim de semana passado com 894 mil espectadores nas salas do país, uma marca impressionante para um filme nacional.
A comédia já supera de longe "Os homens são de Marte... E é pra lá que eu vou", primeiro filme da série. "Minha Vida em Marte" tem lotado as salas de cinema em Campos. Ontem a última sessão do Kinoplex Avenida teve ingressos esgotados.
Comentar
Compartilhe
Eu sou você amanhã
04/01/2019 | 13h57
As reações dos bolsonaristas nas redes sociais durante a transição e neste início de governo do presidente Jair Bolsonaro se assemelham muito às dos petistas no começo do governo Dilma Rousseff 2.
Reações exasperadas, agressivas, intolerantes às críticas e aos críticos, declarações como "aceitem a derrota", "estão torcendo contra o país", "quem manda agora é o Mito", "lá vem o mimimi". Se repete, infelizmente, o radicalismo, com viés ideológico oposto.
Comentar
Compartilhe
O mecanismo
03/01/2019 | 16h39
Jair Bolsonaro e Wilson Witzel foram eleitos contra tudo o que está aí. O presidente Jair Bolsonaro apoiará Rodrigo Maia, do DEM e atual presidente da Câmara dos Deputados, em sua reeleição para o comando da casa. O governador do Rio, Wilson Witzel, deverá apoiar André Ceciliano, do PT e atual presidente da Alerj, para continuar no comando da casa.
Comentar
Compartilhe
Estreia da semana
02/01/2019 | 19h54
O destaque entre as estreias da semana em Campos é "WiFi Ralph". O filme está programado para estrear amanhã, dia do seu lançamento em todo o país, no Kinoplex Avenida e no Cine Araújo, ambos em versão dublada, por se tratar de uma animação.
"WiFi Ralph" é a sequência de "Detona Ralph", de 2012, e traz o vilão desastrado Ralph deixando o fliperama para trás e se aventurando no mundo da Internet. A animação é o 57º clássico animado da Disney produzido pela Walt Disney Animation Studios.
O filme, que bateu recordes de bilheteria nos EUA, é a maior estreia da semana no Brasil, estando presente em 652 complexos de cinema. Confira abaixo o trailer:
 Fontes: G1 e Jovem Nerd
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Christiano Abreu Barbosa

cbarbosa@fmanha.com.br