Ibope: Pezão aumenta sua vantagem
30/09/2014 | 18h41

O jornalista Lauro Jardim divulgou aqui no Radar on-line a nova pesquisa do Ibope para o governo do estado. O governador Luiz Fernando Pezão subiu dois pontos percentuais, indo a 31% das intenções de voto, mesmo percentual que tem no Datafolha. Garotinho caiu mais dois pontos, indo a 24%. A diferença é de 7 pontos, um ponto abaixo do Datafolha.

Marcelo Crivella caiu 1 ponto, indo a 16%, enquanto Lindbergh Farias subiu 1 ponto, indo a 9%. Pezão aumentou muito a distância para Garotinho no 2º turno, passando a sua vantagem de 10 (43% x 33%) para 15 pontos (46% a 31%). Veja abaixo os números e, entre parênteses, a variação em pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Período: De 27 a 29 de setembro Estimulada: Luiz Fernando Pezão (PMDB) 31% (+2,0), Anthony Garotinho (PR) 24% (-2,0), Marcelo Crivella (PRB) 16% (-1,0), Lindbergh Farias (PT) 9% (+1,0), Tarcísio Motta (PSOL) 1% (-1,0), Dayse Oliveira (PSTU) 1% (0,0) Espontânea: Luiz Fernando Pezão (PMDB) 26% (+2,0), Anthony Garotinho (PR) 20% (-1,0), Marcelo Crivella (PRB) 10% (-1,0), Lindbergh Farias (PT) 7% (+1,0), Tarcísio Motta (PSOL) 1% Rejeição: Anthony Garotinho (PR) 40% (+1,0), Lindberg Farias (PT) 20% (+2,0), Luiz Fernando Pezão (PMDB) 16% (0,0), Marcelo Crivella (PRB) 14% (+2,0) Segundo turno: Pezão 46% x 31% Garotinho (+5,0); Crivella 37% x 32% Garotinho (+3,0); Pezão 43% x 32% Crivella (+3,0) Atualização às 19h07 de 30/09/2014: Com informações do G1 (confira aqui). Atualização às 20h11 de 30/09/2014: Os números foram repercutidos entre os principais blogs locais primeiro aqui, pelo jornalistas Ricardo André, do blog Eu Penso Que...
Comentar
Compartilhe
Vote Tião e Garotinho
30/09/2014 | 17h33

O Porta dos Fundos divulgou ontem o seu mais novo vídeo, como faz em todas as segundas-feiras e quintas-feiras. O vídeo é muito hilário, com uma esquete de propaganda eleitoral de um violento candidato a deputado chamado Tião, interpretado por Antonio Tabet, o Kibe Loco. No final, Tião ainda pede voto para Garotinho como governador. Confira:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=nVpJN6KVr1k[/youtube]

Atualização às 20h04 de 30/09/2014: Uma decisão do TRE (confira aqui) obrigou o Google, que controla o YouTube, a tirar o vídeo do Porta dos Fundos do ar por entender que havia prejuízos ao candidato Anthony Garotinho. O vídeo foi tirado do ar aproximadamente uma hora após ser postado aqui. Contra a decisão do TRE, cabe recurso.

Atualização às 13h07 de 02/10/2014: Como o blog Estou Procurando O Que Fazer revelou aqui, o vídeo foi publicado aqui no exterior, no portal Daily Motion, fora do alcance das garras do TRE e de Garotinho. Para quem ainda não tinha conseguiu ver, basta clicar aqui.

Comentar
Compartilhe
Placas de fora de Campíos e adjacências (9)
30/09/2014 | 16h15

Veja abaixo a foto enviada por um leitor via Whatsapp de uma placa instalada pela Autopista Fluminense na BR-101, errando o nome de Quissamã, cujo município é cortado pela rodovia, sendo uma deselegância com os moradores da cidade. A placa fica localizada no trevo de entrada para Quissamã. Confira:

Veja os links para todas as placas da série aqui.

Comentar
Compartilhe
Retomando
30/09/2014 | 14h06

Foi retomada a obra dos hotéis Sleep Inn e Quality, do empreendimento Supreme em Campos. A retomada ainda é tímida, com baixo contingente de funcionários, mas é um alento para os investidores das unidades hoteleiras.

Os hotéis, localizados na Avenida do Contorno, tiveram sua venda iniciada em Campos em setembro de 2011. Sua comercialização foi um sucesso (relembre aqui). Porém problemas gerados pela má gestão na NEP causaram longo atraso até chegar a total paralisação da obra. Como em Campos, a NEP também paralisou as obras de hotéis Supreme em Caxias, Itaboraí, Itaguaí e Resende.

Exatamente hoje vence o prazo contratual de conclusão da obra, que pode ser acrescido de 180 dias de carência. A obra se encontra ainda na segunda laje. Os compradores de unidades nos hotéis se organizaram e formaram uma comissão que tem por objetivo buscar a solução menos danosa para terminarem a construção dos prédios.

Há dois meses esta comissão vem negociando com Cyro Fidalgo, dono da empresa Seta Sete e mentor dos empreendimentos Supreme, que assumiu, junto com a Construtora Petrópolis, a retomada das obras até a sua terminalidade. A operação tem o respaldo da Patrimóvel, maior imobiliária do Rio, que comercializou o empreendimento.

Comentar
Compartilhe
É grave a crise
29/09/2014 | 19h51

Fechou as portas em Búzios, balneário frequentado por campistas de classe média, o Sawasdee, ótimo restaurante tailandês que ficava na Orla Bardot e serviu boa comida por 17 anos. A rede fechou as portas também da sua unidade no shopping Fashion Mall, em São Conrado, que se mudou para Ipanema, na Rua Barão da Torre. A unidade do Leblon permanece funcionando no mesmo local.

Comentar
Compartilhe
Perigo
29/09/2014 | 19h33

O flagrante abaixo, de uma criança segurando uma "folha" de vidro no carona de uma moto, mostra o perigo que ele corre e a irresponsabilidade do condutor. A foto foi tirada por um amigo e leitor na Rua Formosa, próximo à esquina com a Rua do Príncipe, no Centro, no sábado. Confira:

Comentar
Compartilhe
O Datafolha para o governo do estado
29/09/2014 | 19h05

Os números da pesquisa divulgada pelo Datafolha na última sexta-feira (confira aqui, no Blog do Bastos) mostraram o governador Luiz Fernando Pezão já abrindo grande vantagem no 1º turno, com 8 pontos a frente de Garotinho (31% x 23%), e disparando no 2º turno, colocando uma enorme distância de 24 pontos (54% x 30%), equivalente a um Crivella e meio Lindbergh.

Garotinho caiu mais 2 pontos (de 25% para 23%) e já está 5 pontos abaixo da sua máxima intenção de votos no Datafolha, de um mês atrás. O senador Marcelo Crivella também caiu de 19% para 17% e Lindbergh permaneceu estável em 12%. Garotinho e Crivella estão em empate técnico, o que ameaçaria até a ida para o segundo turno do ex-governador. Não acredito que aconteça.

Para Pezão, Garotinho é o melhor adversário no 2º turno, já que sua imensa rejeição, de 49% agora no Datafolha, faz com que os votos dos outros candidatos migrem em massa no 2º turno para o atual governador, que tem baixa rejeição, de apenas 16%.

No segundo turno, o mais importante para conquista de novos eleitores é a rejeição. Quanto mais baixa, mais novos eleitores podem ser captados. Quanto mais alta, menos. A rejeição de Garotinho é de 49%, três vezes maior do que a de Pezão, de 16%. Não por coincidência Pezão cresce 23 pontos no 2º turno, um pouco mais de três vezes mais do que Garotinho, que só cresce 7 pontos.

Com estes números de intenção de voto e rejeição, só uma catástrofe tira a eleição de Pezão, embora ainda existam pouco mais de 3 semanas para o turno final. Com as urnas confirmando as pesquisas, Garotinho irá para um jejum de 16 anos sem vencer uma eleição como candidato para o executivo. A última foi para governador, no já distante ano de 1998.

Comentar
Compartilhe
Placas de Campíos e adjacências (38)
29/09/2014 | 14h04

E diariamente chegam fotos de leitores comprovando erros de português em Campos. Veja abaixo a foto tirada ontem por um amigo e leitor no novo restaurante da Rua Formosa (noticiado aqui em agosto), o Zé da Roça. Apesar do erro e do grande movimento, que leva a erros operacionais normais em negócios de alimentação em seu início, ele aprovou a comida. Erros como este constatam que a educação em Campos, irrigada pelos royalties do petróleo, vai muito mal, em todas as esferas, justificando o antepenúltimo lugar obtido no Ideb. Confira abaixo:

Veja os links para todas as placas da série aqui.

Comentar
Compartilhe
Criatividade
28/09/2014 | 19h13
[caption id="attachment_214619" align="aligncenter" width="640" caption="Santo Antônio do Aventureiro, MG"][/caption]
Comentar
Compartilhe
A vaca e o brejo
28/09/2014 | 13h22
De um amigo gaiato: "Depois do último Datafolha acabaram os estoques de Rivotril na cidade".
Comentar
Compartilhe
Bombou
25/09/2014 | 22h02

Foram vendidas no lançamento todas as unidades do Hotel Transamérica Executive, anunciado aqui em primeira mão em julho. As reservas foram feitas na fase de pré-lançamento e chegou a haver investidor que queria unidades e não conseguiu. A suave forma de pagamento foi um dos segredos do sucesso de vendas, já que o dinheiro na cidade e no país anda curto neste ano.

A comercialização da Transamérica mostra a força da construção civil em Campos, atividade privada que tem movido a cidade. Ele ficará situado no imóvel onde durante anos funcionou a galeria comercial Shopping 16, no final da Avenida Pelinca, que foi vendida em forma de permuta para a InterRio, em transação anunciada em primeira mão aqui, em março de 2013.

Comentar
Compartilhe
Placas de Campíos e adjacências (37)
25/09/2014 | 20h32

Veja abaixo a foto tirada no Centro, na rua Santos Dumont, pelo jornalista Ricardo André Vasconcelos, responsável pelo blog de maior credibilidade em Campos. Erros como este constatam que a educação em Campos, irrigada pelos royalties do petróleo, vai muito mal, em todas as esferas, justificando o antepenúltimo lugar obtido no Ideb. E o pior é que o erro na imagem é repetente. Uma placa anterior, no mesmo local, já continha o erro e foi motivo de nota aqui em julho do ano passado.

Veja os links para todas as placas da série aqui.

* OBS: O número telefônico localizado na placa foi suprimido da imagem.

Comentar
Compartilhe
Mediocridade
25/09/2014 | 14h07
[caption id="attachment_214590" align="aligncenter" width="490" caption=" Foto: Geraldo Bubniak/LightPress"][/caption]

Está muito difícil para o torcedor do estado do Rio acompanhar o seu time. Nenhum dos quatro grandes clubes cariocas joga um futebol de qualidade, pelo contrário até, ou inspira confiança. Estão destinados a serem coadjuvantes no Campeonato Brasileiro, que, no modelo de pontos corridos, exige qualidade do elenco e constância de atuações.

O Flamengo tem um elenco mediano e Luxemburgo vem até conseguindo tirar leite de pedra, mas não deve fugir das posições intermediárias, lá pelo 10º lugar, compatível com a qualidade do time atual. O Fluminense tem até alguns bons nomes no elenco, apesar deles não estarem em boa fase técnica, mas tem sérias deficiências, em especial na zaga e está cada vez mais distante do G4.

O tricolor aliás, não devia nem estar na Primeira Divisão e deve se dar muito por satisfeito. O Botafogo sofre com atrasos de salários e tem um elenco recheado de renegados, como Emerson Sheik. Luta para não cair, apesar de ter elenco melhor do que pelo menos quatro times da parte de baixo da tabela.

Na Segunda Divisão pela 2ª vez em curto espaço de tempo, culpa da incompetente e péssima gestão de Roberto Dinamite, o Vasco luta para se firmar no G4 da Segundona, de forma surpreendente, já que é incomparável a diferença do investimento do time para os seus adversários.

Não me recordo de um clube grande sofrer tanto para subir após a introdução do modelo de pontos corridos na Segundona. Os torcedores fluminenses vão sofrer até o fim do ano, ao menos no Brasileiro. Competições ao estilo mata-mata, como a Copa do Brasil, permite times grandes com elencos medianos serem campeões, vide o Flamengo ano passado e o Palmeiras em 2012.

A mediocridade do futebol praticado não se restringe somente aos clubes do Rio. É geral no Brasil. Exceção feita ao Cruzeiro, virtual tetracampeão brasileiro, o único a praticar um futebol em sintonia com o que vimos na Copa do Mundo. Não foi à toa o nosso pífio desempenho na Copa, culminado com a vexaminosa derrota por 7x1 para a Alemanha. É o retrato do atual futebol brasileiro: medíocre.

Comentar
Compartilhe
Placas de Campíos e adjacências (36)
24/09/2014 | 18h52

Não param de chegar fotos para a série “Campíos”, constatando que a educação em Campos, irrigada pelos royalties do petróleo, vai muito mal, em todas as esferas, justificando o antepenúltimo lugar obtido no Ideb. Esta imagem foi registrada por um leitor no Centro, em uma banca de jornal situada na esquina das ruas Saldanha Marinho com Ouvidor, tendo sido enviada através de e-mail. Confira:

Veja os links para todas as placas da série aqui.

Comentar
Compartilhe
Ibope: Pezão cresce, deixa Garotinho para trás no 1º turno e aumenta vantagem no 2º turno
23/09/2014 | 22h10

Foi divulgada hoje a nova pesquisa do Ibope para o governo do estado. O governador Luiz Fernando Pezão, em ascendência constante e consistente, subiu quatro pontos percentuais, indo a 29% das intenções de voto, deixando para trás já no 1º turno Anthony Garotinho, com 26%, estagnado há um mês, com ligeira queda de dois pontos.

Marcelo Crivella manteve os 17%, enquanto Lindbergh Farias, a grande decepção da eleição, caiu mais um ponto e está com apenas com 8%. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Veja abaixo os números e, entre parênteses, a variação em pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Período: De 20 a 22 de setembro Estimulada: Luiz Fernando Pezão (PMDB) 29% (+4,0), Anthony Garotinho (PR) 26% (0,0), Marcelo Crivella (PRB) 17% (0,0), Lindbergh Farias (PT) 8% (-1,0), Tarcísio Motta (PSOL) 2% (0,0), Dayse Oliveira (PSTU) 1% Rejeição: Anthony Garotinho (PR) 39% (0,0), Lindberg Farias (PT) 18% (-1,0), Luiz Fernando Pezão (PMDB) 16% (-2,0), Marcelo Crivella (PRB) 12% (-3,0)

Segundo turno: Pezão 43% x 33% Garotinho; Crivella 36% x 34% Garotinho; Pezão 41% x 33% Crivella

Senado: Romário (PSB) 44%, César Maia (DEM) 21%, Eduardo Serra (PCB) 2%, Carlos Lupi (PDT) 2%, Liliam Sá (PROS) 2%

Pezão ampliou ainda 3 pontos percentuais a sua vantagem no 2º turno para Garotinho, já estando com 10 pontos de frente. No cenário contra Crivella, Pezão teria uma vitória um pouco mais apertada. No confronto entre Crivella e Garotinho, o candidato da Igreja Universal vence por dois pontos no 2º turno.

Garotinho parece ter atingido o seu teto no 1º turno. Há um mês não avança, tendo perdido dois pontos, dentro da margem de erro. Com sua altíssima rejeição, pouco avança no 2º turno, seja contra quem for. O ex-governador também não consegue aumentar a rejeição de Pezão, que caiu dois pontos, mesmo com ataques virulentos diários.

A tendência de virada de Pezão sobre Garotinho foi apontada aqui na pesquisa anterior e foi muito comentada nos últimos dias como certa, sendo confirmada hoje pelo Ibope. A pesquisa foi divulgada aqui no Blog do Bastos.

Comentar
Compartilhe
Quando o sonho vira pesadelo
23/09/2014 | 21h41

Uma brasileira, de Brasília, em viagem a Disney, em Orlando, postou no Instagram a sua revolta com um furto acontecido no seu quarto de hotel. Enquanto ela se divertia no Epcot Center, ladrões invadiram o seu quarto de hotel e fizeram a limpa, arrombando malas e levando o que viam de valor pela frente.

Orlando e Miami, dois destinos típicos de campistas de classe média que vão ao exterior, têm sofrido com furtos, de ladrões atrás das compras dos brasileiros, que trazem o que podem dos mais diversos produtos, dos mais variados segmentos, umas vez que a altíssima e injustificada carga tributária brasileira torna tudo aqui no mínimo o dobro do preço dos EUA.

Muitas vezes, por estar no exterior e em um país do dito primeiro mundo, os brasileiros acham que não estão sujeitos a crimes que são comuns aqui no Brasil. Só que a realidade infelizmente não é esta. O relato de Nathalya Hoerlle rapidamente ganhou as redes sociais, alcançando boa e triste repercussão. Ela estava hospedada, pasmem, em um hotel da própria Disney.

Confira abaixo e veja aqui a postagem original.

Íntegra do desabafo dela:

Como sabem, eu e o Igor estávamos na Disney. Foi uma viagem incrível, cheia de magia, como só a Disney sabe fazer. Mas o sonho acabou na última sexta feira, dia 19. Após um dia de diversão no Epcot Center, quando chegamos no hotel, nosso quarto estava com a porta apenas encostada. Quando acendemos a luz, nosso maior pesadelo: nossas coisas haviam sido saqueadas. Rasgaram nossas malas, arrombaram cadeados e roubaram óculos, perfume, minha câmera fotográfica com memórias da viagem, bermudas, tênis, fones de ouvido, camisetas.. Um prejuízo que contabilizamos em quase 3 mil dólares. Dizem que isso é comum em Orlando mas nunca havia ocorrido em hotéis dentro da Disney. Duvido. Procuramos o gerente do hotel e o mesmo, na maior cara de pau, disse que a polícia não resolveria nada e que tínhamos que ficar quietos, sem divulgar o ocorrido. Como advogados, fizemos o contrário. Chamamos a polícia, fizemos um barraco, choramos em público, avisamos pessoas e tudo mais. Ainda assim o hotel e a própria Disney não fizeram nada. Nos deram míseros 130 dólares e nos colocaram em outro resort. Como se isso fosse suficiente para reparar todo o prejuízo financeiro (e moral) que sofremos. O que estava sendo um sonho, acabou em pesadelo. Lamentável que isso ocorra em qualquer lugar e, mais ainda, em um hotel dentro da própria Disney. Tomaremos providências, com absoluta certeza. E quem estiver indo para Disney ou Orlando, tomem cuidado com seus pertences. O próprio hotel confessa que não possui câmeras em seus estabelecimentos. Um verdadeiro absurdo.

Comentar
Compartilhe
A nova ação do MP contra Bacellar
23/09/2014 | 20h42

Foi designada hoje a audiência da nova ação penal ajuizada pelo Ministério Público do Rio contra Marcos Bacellar. A ação corre no 1º  Juizado Especial Criminal e é por calúnia, pedindo que o ex-vereador seja incurso nas penas do artigo 138 na forma do artigo 141, II, ambos do Código Penal.

Em 2011, Bacellar, então vereador, afirmou em um registro de ocorrência na 134ª DP suspeitar que um furto ocorrido na casa de sua ex-esposa teria a participação do Promotor de Justiça Leandro Manhães. O furto foi de uma arma de fogo, que seria de Omar Bacellar, sobrinho de Marcos Bacellar.

A audiência, de instrução e julgamento, está marcada para 02 de outubro. A nova ação do Ministério Público contra Marcos Bacellar havia sido noticiada na semana passada aqui no site de O Diário.

Comentar
Compartilhe
TAM anuncia vôos para Cancun e Barcelona
22/09/2014 | 23h46

A LATAM, grupo formado quando a LAN comprou a TAM, anunciou hoje a criação de novos vôos para o exterior, todos com a TAM. Ela passará a ter um vôo direto para Cancun, saindo de São Paulo, ainda neste ano. Será criada pela TAM um vôo de São Paulo para Toronto, com escala em Nova York, para o primeiro semestre de 2015.

A TAM lançará ainda um vôo direto da capital paulista para Barcelona para a alta temporada do ano que vem. A companhia já opera um vôo direto ligando São Paulo a Madri. O vôo da TAM para Milão passará a ser feito pela LAN Chile, com saída de Santiago e escala em São Paulo rumo à capital italiana da moda. Para o Rio, cada vez mais esvaziado pela companhia aérea, nenhuma novidade.

Fontes: Melhores Destinos, Exame e Tripulantes News

Comentar
Compartilhe
Placas de fora de Campíos e adjacências (8)
21/09/2014 | 16h00

Veja abaixo a foto tirada por um amigo que estava na paradisíaca Porto da Galinhas, em Pernambuco, no Enotel, e enviada através do Whatsapp. Erros na tradução de pratos brasileiros para o inglês em hotéis são cada vez mais comuns, mesmo nos de maior categoria, constatando que a educação vai mal não só em Campos, mas em todo o país. Confira:

Veja os links para todas as placas da série aqui.
Comentar
Compartilhe
Somos todos macacos
20/09/2014 | 13h46

[caption id="attachment_214532" align="aligncenter" width="480" caption="Foto tirada por um amigo na Uenf"][/caption]

Comentar
Compartilhe
Meio G
19/09/2014 | 16h56

Quem paga Internet 3G da Vivo em Campos está sofrendo com a lentidão e várias áreas de sombra.

Comentar
Compartilhe
Boa iniciativa
19/09/2014 | 14h02

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campos tomou uma boa medida. Vi um dos carros que serve ao órgão circulando com um adesivo com o telefone para que os contribuintes possam informar como o motorista está dirigindo e outro adesivo com os limites de velocidade estampados, tanto para pista seca quanto para molhada. O veículo, por sinal, estava um brinco.

Comentar
Compartilhe
Não
19/09/2014 | 13h40

A atriz Juliana Paes postou ontem, no seu Instagram, uma foto de Garotinho dando entrevista à Globo, escrevendo abaixo um rotundo "NÃO" ao candidato ao governo do estado, que foi curtido, até este momento, por 7.755 pessoas, com 465 comentários, alcançando grande repercussão.

A grande maioria dos comentaristas apóia o NÃO dado por Juliana Paes, mas há alguns que defendem o ex-governador. O Instagram da atriz pode ser acessado aqui. Confira abaixo e clique na imagem para ampliar:

Comentar
Compartilhe
Polo UK aporta em Campos
18/09/2014 | 19h10

Foi assinado o contrato para a primeira loja da Polo UK em Campos. Ela ficará localizada no segundo piso do Shopping Avenida 28, na grande loja de 110 m² onde funcionou a Colcci, na entrada do futuro novo cinema Kinoplex. Quem traz a marca para a cidade, em sistema de franquia, é o empresário Alexandre Martins, dono da Criare móveis planejados.

A Polo UK nasceu em Kensington, na Inglaterra, em 1932, sendo famosa no mundo pela sua tradição e pioneirismo no polo, esporte praticado primeiramente na Ásia, China e Ásia Central, séculos antes de Cristo, e hoje mais largamente difundido, sendo tradicional em países como Inglaterra e Argentina.

Apesar de pouco difundido no Brasil, onde é considerado um esporte de elite, o país conquistou três vezes o Campeonato Mundial de Polo, sendo vice uma vez, produzindo ótimos jogadores. Nossos arquirivais argentinos também são tricampeões mundiais.

Inspirada neste esporte, a moda da marca saiu dos campos de polo, emprestando a sua esportividade para coleções masculinas, femininas e  infantil. A Polo UK no Brasil está sediada em Indaiatuba, cidade que possui a maior concentração de campos privados no mundo. A marca patrocina times de polo, vários jogadores e muitas personalidades que a escolheram para o seu dia a dia.

Comentar
Compartilhe
Equilíbrio na sucessão após 25 anos
18/09/2014 | 17h45
Matéria da Folha da Manhã de domingo passado faz um apanhado das últimas seis eleições para presidente da República em que mostra um dado interessante: sem exceção, todos os processos tiveram um candidato disparado na dianteira do início ao fim dos respectivos períodos eleitorais. São 25 anos, compreendendo a fase inteira de redemocratização, quando o brasileiro teve restaurado o direito de votar para presidente. A partir de 1989, Fernando Collor, Fernando Henrique, Lula da Silva e Dilma Rousseff confirmaram nas urnas o favoritismo apontado pelas pesquisas desde que se lançaram na disputa. O processo eleitoral deste ano, ao contrário, interrompe o quadro visto por duas décadas e meia e confere equilíbrio na disputa entre as candidatas Dilma (PT) e Marina Silva (PSB), que através das pesquisas de intenção de votos projetam certeza de 2º turno e incerteza quanto a seu resultado. Com o texto “Equilíbrio na Sucessão”, publicado na capa do Folha Domingo, o jornalista e empresário Guilherme Belido, colaborador da Folha da Manhã, vai confirmando sua condição de um dos importantes analistas políticos de Campos. Os números que circunstanciam os referidos pleitos são os seguintes:

1989 1º TURNO Fernando Collor de Mello  22.611.011 Luiz Inácio Lula da Silva   11.622.673

2º TURNO Fernando Collor de Mello  35.089.998 Luiz Inácio Lula da Silva    31.076.364 * Curiosidade sobre este pleito foi a votação de Leonel Brizola, que alcançou 11.168.228 votos e por cerca de meio por cento não foi para o 2º turno.

1994 1º TURNO Fernando Henrique Cardoso    34.350.217 Luiz Inácio Lula da Silva          17.112.255 * Vitória no 1º turno

1998 1º TURNO Fernando Henrique Cardoso    35.936.540 Luiz Inácio Lula da Silva          21.475.218 * Vitória no 1º turno

2002 1º TURNO Luiz Inácio Lula da Silva       39.455.233 José Serra                           19.705.445

2º TURNO Luiz Inácio Lula da Silva       52.793.364 José Serra                           33.370.739

2006 1º TURNO Luiz Inácio Lula da Silva       46.662.365 Geraldo Alckmin                  39.968.369

2º TURNO Luiz Inácio Lula da Silva       58.295.042 Geraldo Alckmin                  37.543.178

2010 1º TURNO Dilma Rousseff                 47.651.434 José Serra                       33.132.283

2º TURNO Dilma Rousseff                 55.752.529 José Serra                       43.711.388

Comentar
Compartilhe
Disparou?
18/09/2014 | 13h01

Em seu Ex-Blog, o ex-prefeito César Maia, candidato ao Senado na chapa de Pezão, faz uma análise interessante sobre as eleições para o governo do estado, na qual cita que Pezão teria ultrapassado e aberto boa vantagem sobre Garotinho. Será? A conferir nas próximas pesquisas. Veja abaixo:

E COMO VAI A ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO?

1. Analistas de diversos institutos de pesquisa comentam que Pezão teria aberto sua vantagem sobre Garotinho. Estaria na casa dos 30% e Garotinho apontando para os 20%. Crivella estaria no mesmo patamar dos 15% e Lindberg em 10%. Sendo assim, consolida-se o favoritismo de Pezão no primeiro turno. 2. Para o segundo turno, Pezão abriria mais ainda, entre 15 e 20 pontos.  Mas o segundo turno rearruma as forças e as expectativas e gera naqueles que podem acompanhar Pezão no segundo turno, um novo alento. Claro, com exceção de Garotinho, que até 15 dias atrás contava que ele é que abriria vantagem no primeiro turno. 3. Que a campanha de Garotinho focalize Pezão é natural. Afinal, Pezão cresceu com redução dos indecisos e com redução da intenção de voto em Garotinho. 4. Mas o que não se entende é que Lindberg e Crivella ataquem Pezão. Se eles alimentam expectativa de irem ao segundo turno, isso só poderá ocorrer com queda ainda mais pronunciada de Garotinho. Portanto, a campanha deles –e em especial a TV e o Rádio- deveria apontar para algum crescimento deles e uma queda continuada de Garotinho. Ou seja: trocar de alvo. 5. Até porque se isso ocorresse, na medida em que a polarização nos corações e mentes atualmente se dá entre Pezão e Garotinho, outra alternativa no segundo turno poderia criar outro ambiente no imaginário popular. O programa de Lindberg errou ao apontar para Pezão. Agora procura se ajustar, tentando a recolagem com Dilma. Tarde, pois os sinais dela já estão dados. 6. Curiosamente quem lidera as pesquisas presidenciais no Rio –Marina Silva- não tem candidato a governador. Num eventual segundo turno presidencial, ela caminharia sem candidato a governador.  E Dilma faria a colagem ou as colagens que quisesse. Uma questão que exigiria habilidade para acomodar. Mais cômodo para Dilma seria um segundo turno entre Pezão e Garotinho, pois sua escolha por Pezão estaria facilitada pelo apoio do PT a Pezão. 7. Na hipótese de Aécio passar ao segundo turno, excluindo os partidos que estão coligados nacionalmente, de certa forma se produzirá a mesma situação de Marina. 8. Finalmente, em função da colagem dos deputados com os candidatos a governador, a atual situação se for mantida ou acentuada, produzirá alguma perda de votos nos partidos que apoiam Garotinho. E uma ainda maior concentração em quem puxa a legenda para evitar perda sensível.  E um crescimento nos votos dos deputados que fazem parte da ampla coligação de Pezão.
Comentar
Compartilhe
A Lua é aqui
18/09/2014 | 12h06

Uma moradora da região próxima ao Convento perdeu a paciência com a interminável obra da Prefeitura na sua rua, que diariamente gera um barulho infernal, poeira, sujeira e crateras, causando inúmeros transtornos, e resolveu protestar, via Facebook, e pedir ajuda.

Ela conta que o seu pai faleceu há 20 dias. Antes dele adoecer esta obra já estava em andamento. Ele faleceu e não viu a obra pronta. Transtornos parecidos devem viver os moradores dos arredores de outras intermináveis obras da Prefeitura, como a Cidade da Criança, Artur Bernardes e RJ-216, só para ficar entre as de maior vulto.

Espera-se que todas elas não sejam inauguradas somente no início de 2016, ano eleitoral, onde o grupo político de Garotinho tentará emplacar o seu sucessor. Com o atraso de pagamentos de diversos fornecedores, enquanto dinheiro não faltou até aqui na campanha do ex-governador, muita obras estão sendo tocados em banho-maria, ao melhor estilo Vampeta no Flamengo.

Confira abaixo o relato e veja as imagens:

Christiano, Eu gostaria de saber o que você, enquanto imprensa, pode fazer por nós, moradores aqui da região do Convento, onde essa maldita prefeitura está fazendo uma obra sem fim. Ninguém suporta mais a poeira e sujeira. Resolvi entrar em contato com você, porque subindo as escadas da minha casa agora, vi que eles estão abrindo um buraco no cruzamento da Machado de Assis, minha rua, com a rua das Palmeiras. Seria normal se isso não fosse feito toda semana!!!!!! Eles abrem crateras e fecham crateras toda semana ali naquele cruzamento. Já passou de todos os limites esse abre e fecha de buracos. Sem dizer no péssimo material que eles pretendem usar nas calçadas, que eu, pessoalmente, não autorizei que eles retirassem a minha. Se vc pudesse enviar uma equipe de reportagem aqui pra sair na tv, no jornal, na rádio, seria ótimo. Por favor nos ajude!

Comentar
Compartilhe
Em expansão
17/09/2014 | 19h57

O Resenha Sports Bar, que funciona no Boulevard Shopping, está se expandindo. Ele alugou a loja ao lado, onde funcionava um mini cinema 6D, ganhando 30 m² de área interna, e adicionando mais do que o dobro de área externa.

Eles prometem ter  a maior chopeira de Campos, de 8 m², embutida em um balcão de mármore. O almoço será ampliado para todos os dias da semana. A previsão de reinauguração do espaço é para 17/11.

Quem empreende o Resenha Sports Bar é Alexandre Azeredo, sócio proprietário da Elemídia, tendo como sócio José Almir Pessanha da Silva.

Comentar
Compartilhe
O caminho da liderança
17/09/2014 | 17h09
[caption id="attachment_214415" align="aligncenter" width="558" caption="Foto: Marcos Ribolli / GloboEsporte.Com"][/caption]

A Globo fechou nesta semana as cotas de patrocínio das transmissões de futebol em 2015. Das seis cotas, cinco foram renovadas por anunciantes que já estão no pacote futebol deste ano: Ambev, Itaú, Johnson&Johnson, Vivo e Volkswagen. A novidade para o ano que vem ficou por conta da saída da Coca-Cola e a entrada da Magazine Luisa.

Cada cota de 2015 teve o valor de R$ 225 milhões, 21% a mais do que em 2014. O total arrecadado pela Globo só com a publicidade no futebol é de R$ 1,350 bilhão. É maior que todo o faturamento da Record previsto para este ano, excetuando-se as milionárias verbas pagas pela Igreja Universal na locação de horários para transmissão religiosa na rede e nas afiliadas.

Fontes: Meio & Mensagem e Notícias da TV

Comentar
Compartilhe
Deu traço
17/09/2014 | 13h07

O debate dos candidatos à Presidência da República realizado pela CNBB e exibido pela Rede Vida deu traço (zero) de audiência para o canal católico. Confira aqui, na íntegra, como foi o debate.

Fontes: Radar on-line e Eu Penso Que

Comentar
Compartilhe
Maldade do momento
17/09/2014 | 12h32

Tem vírus novo na área: o Edafo. Ele é transmitido através da laranja, causando uma virose que pode durar de três dias a uma semana.

Comentar
Compartilhe
Crianças voam de graça
16/09/2014 | 15h59

A Gol está com uma promoção na qual em outubro crianças voam de graça. Confira maiores informações aqui.

Comentar
Compartilhe
Operação Tira Gosto
16/09/2014 | 14h32

Veja abaixo a mais nova do hilário pessoal da WebTv Campos, postada em seu canal no YouTube. Conheço muitos amigos que se dóem em situações parecidas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CgASFGAqycU[/youtube]

Comentar
Compartilhe
Inaugurado o vôo Campos-Campinas
16/09/2014 | 14h03

Um amigo e leitor embarcou há pouco no primeiro vôo direto de Campos a Campinas, da Azul, linha inaugurada hoje. Confira abaixo o relato dele, que é sempre bem-humorado, enviado pelo Instagram:

Comentar
Compartilhe
Placas de Campíos e adjacências (35)
15/09/2014 | 15h07

Não param de chegar fotos para a série “Campíos”, constatando que a educação em Campos, irrigada pelos royalties do petróleo, vai muito mal, em todas as esferas, justificando o antepenúltimo lugar obtido no Ideb. Esta imagem foi registrada por um leitor no bairro Rio Branco, entre o Parque Santa Clara e o HGG, tendo sido enviada pelo Facebook. Confira:

Veja os links para todas as placas da série aqui.

Comentar
Compartilhe
Movimento do aeroporto continua crescente
15/09/2014 | 13h07
[caption id="attachment_211576" align="aligncenter" width="480" caption="Foto: Blog do Aeroporto"][/caption]

O Blog do Aeroporto de Campos divulgou aqui a movimentação operacional do Aeroporto Bartolomeu Lisandro de janeiro a agosto de 2014. No período voaram, através do aeroporto campista, 108.575 passageiros, em 14.267 aeronaves. É um crescimento de 26% em relação ao mesmo período de 2013 em número de passageiros e de 31% em aeronaves.

Em relação ao mesmo período de 2012 o aumento é de 190% em passageiros, praticamente sendo multiplicado por três, e 110% em aeronaves. Campos conta hoje com vôos regulares da Azul para Rio, com dois vôos de ida e dois de volta. A Azul iniciará amanhã o vôo direto de Campos para Campinas.

Há ainda transporte regular de trabalhadores para as plataformas petrolíferas e vem crescendo também, mesmo que timidamente, o número de aviões particulares.

Comentar
Compartilhe
Patrícia Poeta deixa o Jornal Nacional
15/09/2014 | 11h49

Patrícia Poeta deixará a bancada do Jornal Nacional para assumir o seu programa de entretenimento em 2015, seguindo os passos de Fátima Bernardes, que fez o mesmo caminho há 3 anos. Sua substituta, para atuar ao lado de William Bonner, será a não menos bela Renata Vasconcelos, hoje no Fantástico.

Patrícia Poeta deixará o Jornal Nacional em 03 de novembro, uma semana após o 2º turno das eleições. Quem assumirá o lugar de Renata Vasconcelos no Fantástico será Poliana Abritta, repórter da Globo.

Fontes: Notícias em Foco e Veja

Comentar
Compartilhe
Como oposição, é um mico
14/09/2014 | 18h03
[caption id="attachment_214340" align="aligncenter" width="522" caption="Foto: Marcos Bezerra / Futura Press"][/caption]

O desempenho do PSDB como oposição é um mico. Após os petistas serem alçados ao poder máximo no país, com a vitória de Lula sobre José Serra em 2002, os tucanos perderam mais duas eleições para o PT, sem conseguir, seja no desempenho dos mandatos adversários, seja nas eleições, se colocar como uma alternativa consistente ao modelo que aí está.

Nestas eleições, mesmo com o governo Dilma Rousseff tendo um péssimo desempenho, em especial na condução da economia do país, o PSDB, com Aécio Neves como candidato, que mesmo sem ser uma sumidade é nitidamente mais qualificado do que os seus adversários, está virtualmente fora do 2º turno.

Pela primeira vez desde o Plano Real os tucanos estarão fora do turno decisivo das eleições. Recusando-se a reconhecer a derrota, Aécio Neves tem batido duramente em Marina Silva, que o tirou da páreo após a trágica morte de Eduardo Campos. Não ganha intenções de voto com isto, mas ajuda Dilma Rousseff a ganhar eleitores de Marina. Incompetência ao extremo.

Comentar
Compartilhe
Explodiu
14/09/2014 | 15h48

A bomba noticiada aqui na quarta-feira e dissecada em parte aqui e aqui na sexta-feira, ambas em primeira mão, explodiu na edição de hoje nos dois principais jornais que servem como meio de informação para os campistas: a Folha da Manhã (aqui), em matéria de Arnaldo Neto, e O Globo (aqui), onde novas e relevadoras informações foram dadas.

Como havia sido já mencionado aqui desde o início, era nitroglicerina pura. Vários dos principais blogs da cidade repercutiram o caso, alguns desde ontem, como o Eu Penso Que... (aqui e aqui), de Ricardo André; o Estou Procurando O Que Fazer (aqui), de um pool de jornalistas; e o Blog do Bastos, de Alexandre Bastos (aqui e aqui).

Hoje, outros três blogs, também de grande audiência, noticiaram o caso, após a matéria de O Globo: o Na Curva do Rio (aqui), de Suzy Monteiro; o Blog de Cláudio Andrade (aqui); e o Outros Quintas (aqui), de Fernando Leite. O ex-governador deu nota aqui no seu blog sobre o assunto, alegando perseguição e dando sua versão sobre o caso.

Comentar
Compartilhe
De mau gosto
13/09/2014 | 13h01
Com todo o respeito ao Judiciário, parece piada o pleito do TJ-RJ de um auxílio-educação de R$ 7.250,00 mensais para a educação de filhos e dependentes de juízes e desembargadores.
Comentar
Compartilhe
Bomba (2) - os materiais de campanha
12/09/2014 | 22h25

Consegui hoje ter acesso a uma parte dos autos do processo que motivou a nota Bomba, publicada aqui há 48 horas. A ação de Fiscalização de Propaganda Irregular foi deflagrada no final de agosto, contra a Edafo Construções Ltda, atendendo a uma denúncia de que a empresa estaria servindo como depósito e centro de distribuição de material de campanha.

A grande movimentação de carros logo cedo, toda manhã, gerando filas de carros e caminhões esperando o portão da empresa abrir às 08h, saindo depois lotados de material de campanha, chamou muito a atenção. No entra e sai dos veículos, era possível ver pela abertura do portão pilhas e mais pilhas de placas.

Numa breve investigação, o Ministério Público e a Justiça Eleitoral descobriram que a Edafo Construções Ltda detinha contratos com a Prefeitura de Campos para realizar obras públicas, tendo inclusive um extrato de termo aditivo publicado recentemente, em 01 de agosto.

Os fatos levaram o MP a entrar com uma ação cautelar de busca e apreensão na Edafo Construções, já que uma empresa que possui contratos com a Prefeitura de Campos não poderia ser utilizada como depósito e centro de distribuição de material de campanha, sob pena de caracterização de crime eleitoral e abuso de poder político e econômico.

A Justiça Eleitoral acatou o pedido e a busca e apreensão foi feita, constatando que o prédio e o galpão serviam de depósito de farto material de campanha do PR, partido de Anthony Garotinho, com centenas de placas, santinhos e adesivos de candidatos do PR, entre eles Garotinho, Clarissa e Liliam Sá, além de diversos candidatos a deputado estadual e federal.

Havia também material de Rosinha, da campanha que a reelegeu prefeita de Campos, além de campanhas antigas de Garotinho e candidatos do PR, indicando que a prática é antiga. Foram achadas ainda dezenas de milhares de revistas da Caravana da Paz, programa do ex-governador acusado de uso eleitoral e que teve distribuição de brindes suspensa pela Justiça.

Um controle de entrada e saída de materiais detalhado foi encontrado pela Justiça Eleitoral. Não foi apresentada nenhuma nota fiscal que comprovasse a origem do dinheiro que pagou o farto material de campanha. O juízo eleitoral pesquisou no site do TRE e só encontrou gastos de R$ 21.650,00, vendo fortes indícios que o material, além de estar estocado em local proibido, constituindo crime, é irregular.

Confira abaixo algumas saídas de material, com a retirada feita por figuras conhecidas do PR. Os quantitativos impressionam pela demonstração de poderio financeiro. Clique nas imagens para ampliar:

Confira aqui os personagens que estavam no galpão da construtora e os veículos apreendidos.

Comentar
Compartilhe
Bomba (3) - os personagens e os veículos
12/09/2014 | 22h23

Ao chegar ao local, às 08h30, para cumprir o mandado de busca e apreensão contra a Edafo Construções Ltda, o GAP (Grupo de Apoio às Promotorias) encontrou diversas pessoas, entre elas Angelo Rafael Barros Damiano, subsecretário geral de Governo da Prefeitura de Campos, encontrado retirando propaganda eleitoral em um veículo Kia Soul. Ele teria sido conduzido à Delegacia da Polícia Federal, onde teria sido indiciado e liberado após a assinatura de um termo circunstanciado.

Junto com Ângelo, haviam duas pessoas, Sandro Duan Soares de Oliveira, que trabalha na secretaria do Idoso, em uma empresa terceirizada da Prefeitura de Campos, e Renato Seabra de Almeida, que dirigia o Kia Soul. Além deles, haviam motoristas, diversos montadores de placas e outros funcionários.

Um advogado do PR chegou posteriormente para acompanhar a busca e apreensão, bem como uma equipe da Polícia Federal. Foi apreendida documentação da Edafo e os oito veículos que estavam no local: um Kia Soul, um Gol, um caminhão Mercedes Benz, uma caminhonete GM D20, um reboque, um caminhão basculante Ford, uma máquina Fiatallis FG 140 e uma moto Dafra ZIG50.

Todos os oito veículos foram apreendidos e o galpão lacrado. Em um inusitado pedido, sem mostrar qualquer nota fiscal que comprovasse o farto material de campanha encontrado, o advogado do PR pediu a liberação do material e dos veículos, que, teoricamente, são particulares e deveriam ter a sua liberação pedida pelos proprietários e não pelo partido.

No prosseguimento da investigação foram ouvidas testemunhas, que fizeram declarações reveladoras e bombásticas sobre a Edafo e suas relações com a Prefeitura. Em breve maiores informações. Veja abaixo alguns documentos da operação e clique nas imagens para ampliar.

Confira aqui o material de campanha apreendido na busca e apreensão.

Comentar
Compartilhe
Placas de Campíos e adjacências (34)
12/09/2014 | 11h03

E dia sim, dia também, chegam fotos para a série “Campíos”, constatando que a educação em Campos, irrigada pelos royalties do petróleo, vai muito mal, justificando o antepenúltimo lugar obtido no Ideb. Esta imagem foi registrada por um leitor no Cine Araújo, no Boulevard Shopping, e enviada via Facebook. Confira:

Veja os links para todas as placas da série aqui.

Comentar
Compartilhe
Caso NEP: comissão de compradores busca solução para construção dos hotéis
11/09/2014 | 20h25

Os compradores de unidades nos hotéis Sleep Inn e Quality, do empreendimento Supreme em Campos, da NEP, se organizaram e formaram uma comissão que tem por objetivo buscar a solução menos danosa para terminarem a construção dos prédios.

A obra está paralisada e os hotéis se encontram na metade da terceira laje, embora por contrato as unidades devessem estar sendo entregues neste mês. Como em Campos, a NEP também paralisou as obras de hotéis Supreme em Caxias, Itaboraí, Itaguaí e Resende.

Uma solução vem sendo proposta pela empresa Seta Sete, de Cyro Fidalgo, mentor dos empreendimentos Supreme, que assumiria, junto com a Construtora Petrópolis, a retomada das obras até a sua terminalidade. Para isto, contaria com os recebíveis de todas as obras e que os compradores, que suspenderam os seus pagamentos, voltassem a pagar as suas prestações.

Várias reuniões já foram realizadas entre a comissão de compradores do Supreme Campos e Cyro Fidalgo, da Sete Sete, em busca de uma solução. O grande problema é falta de confiança dos investidores, uma vez que Cyro esteve presente no projeto desde a sua concepção, executada pela NEP. Uma outra solução seria contratar uma empresa especializada em terminar obras interrompidas por má gestão da construtora, como vem sendo feito em alguns prédios da Zuhause em Campos.

Os hotéis, localizados na Avenida do Contorno, tiveram sua venda iniciada em Campos em setembro de 2011. Sua comercialização foi um sucesso (relembre aqui), atraindo vários e fortes investidores locais. Boa parte também foi comercializada no Rio para investidores cariocas e de outras praças. A venda era feita com uma imobiliária local e outras do Rio, de alcance nacional, como a Lopes e a Patrimóvel.

Comentar
Compartilhe
Placas de Campíos e adjacências (33)
11/09/2014 | 16h50

Não param de chegar fotos para a série “Campíos”, constatando que a educação em Campos, irrigada pelos royalties do petróleo, vai muito mal, justificando o antepenúltimo lugar obtido no Ideb. Esta imagem foi registrada por um leitor no Walmart e enviada por e-mail. Confira:

Veja os links para todas as placas da série aqui.

Comentar
Compartilhe
Azul inicia venda de passagens para os EUA
11/09/2014 | 12h13

A Azul iniciou a venda de passagens para Orlando e Fort Lauderdale, ambos na Flórida, nos Estados Unidos. Os vôos serão em aviões Airbus A330 e iniciam em dezembro, sendo no dia 1º para Fort Lauderdale, balneário próximo a Miami, e no dia 15 para Orlando.

Os preços promocionais de lançamento estão a partir de R$ 1.498,00, ida e volta, um ótimo preço para a época, e são válidos para compras até 18 de setembro.

As saídas são de Campinas, que contará com um vôo direto de Campos a partir de 16 de setembro, sendo a volta com conexão. Na teoria o passageiro poderá embarcar em Campos para os EUA, com conexão e controle de passaporte em Campinas. Confira maiores informações aqui, no site da Azul.

Fonte: Melhores Destinos

Comentar
Compartilhe
Datafolha: Pezão empata com Garotinho no 1º turno e dispara no 2º turno
10/09/2014 | 21h10

Foi divulgada hoje a nova pesquisa do Datafolha para o governo do estado. O governador Luiz Fernando Pezão tirou cinco pontos percentuais de diferença e empatou com Garotinho, ambos com 25% das intenções de voto. Garotinho caiu 3 pontos e foi o único dos principais candidatos a perder eleitores.

Marcelo Crivella cresceu um ponto, indo a 19%, o mesmo aumento que teve Lindbergh Farias, que foi a 12%. A margem de erro é de três pontos percentuais. Veja abaixo os principais números e, entre parênteses, a variação em pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Período: De 08 a 09 de setembro Estimulada: Anthony Garotinho (PR) 25% (-3,0), Luiz Fernando Pezão (PMDB) 25% (+2,0), Marcelo Crivella (PRB) 19% (+1,0),  Lindbergh Farias (PT) 12% (+1,0), Tarcísio Motta (PSOL) 2% (-1,0), Dayse Oliveira (PSTU) 1% (0,0) Rejeição: Anthony Garotinho (PR) 46% (+2,0), Lindberg Farias (PT) 25% (+5,0), Marcelo Crivella (PRB) 20% (+6,0), Luiz Fernando Pezão (PMDB) 19% (+2,0), Tarcísio Mota (PSOL) 15% (0,0) Segundo turno: Pezão 47% x 35% Garotinho; Crivella 45% x 33% Garotinho

Garotinho continua disparado na rejeição. Na simulação de segundo turno, o ex-prefeito de Campos perderia para Pezão com muita folga, por expressivos 12 pontos, mesma diferença na qual perderia para Crivella. A sua grande rejeição leva a uma maior migração dos eleitores dos outros candidatos no 1º turno para os seus adversários no 2º turno.

A pesquisa foi divulgada aqui no G1 e repercutida nos principais blogs locais primeiro aqui no Na Curva do Rio, e depois aqui no Blog do Bastosaqui no Eu Penso Que, e aqui no de Cláudio Andrade.

Comentar
Compartilhe
Rejeição x 2º turno
10/09/2014 | 19h57

Para se entender a importância da rejeição no 2º turno, basta olhar a pesquisa Ibope para o governo do Rio divulgada ontem. Do 1º turno para o 2º, Pezão cresce 15 pontos percentuais (de 25% para 40%), enquanto Garotinho aumenta 7 (de 26% para 33%). Pezão cresce sobre os eleitores de outros candidatos 2,14 vezes mais do que Garotinho.

A rejeição de Garotinho é de 39%, enquanto a de Pezão é de 18%, 2,17 vezes menor. A migração de votos dos outros candidatos ocorre em proporção parecida com a rejeição. Por isto, com esta rejeição elevada, a chance de Garotinho ganhar seria chegar no 1º turno com vantagem expressiva sobre Pezão.

Uma tarefa mais difícil seria aumentar a rejeição do atual governador, a apenas três semanas do 1º turno. Ainda mais difícil seria Garotinho reduzir a sua rejeição, alta e consolidada após os oito anos em que comandou o estado.

Comentar
Compartilhe
Bomba
10/09/2014 | 19h33

Uma operação da justiça eleitoral, feita na semana passada, em um galpão na RJ-216 de uma empreiteira que presta serviços ao governo Rosinha, gerou a apreensão de farto material de campanha de Garotinho, que estaria sem as devidas notas fiscais para comprovação da origem do dinheiro.

No local estava um subsecretário, membro do primeiro escalão do governo Rosinha, que foi detido e conduzido à Delegacia da Polícia Federal, onde foi indiciado e liberado após a assinatura de um termo circunstanciado.

No prosseguimento da apuração dos possíveis crimes cometidos, ontem foi tomado pelo juízo eleitoral um depoimento chave, no qual teriam sido feitas várias revelações bombásticas. Quem teve acesso ao depoimento garante que ele é nitroglicerina pura. Pela dimensão do caso, o TRE do Rio já foi acionado e entrará nas investigações.

Atualização às 22h57 de 12/09/2014: Confira aqui o material de campanha apreendido na busca e apreensão.

Atualização às 22h58 de 12/09/2014: Confira aqui os personagens que estavam no galpão da construtora e os veículos apreendidos.

Comentar
Compartilhe
Os times dos candidatos
10/09/2014 | 17h18

O blog Pombo Sem Asa, do Globo Esporte.Com, divulgou aqui hoje os times dos candidatos à Presidência da República. O São Paulo lidera, com 3 candidatos, tendo em segundo o Botafogo, com 2. O Vasco tem 1 candidato, enquanto a dupla Fla-Flu não tem nenhum, assim como o popular Corinthians. A título de registro, Eduardo Campos, morto em um acidente de avião, era Náutico. Confira:

Comentar
Compartilhe
Aliados pulando a cerca
10/09/2014 | 15h12
[caption id="attachment_214191" align="aligncenter" width="451" caption="Foto: Blog Verônica Costa / Assessoria de Geraldo Pudim"][/caption]

O jornalista Lauro Jardim, do Radar on-line, noticiou aqui uma baixa na campanha de Anthony Garotinho para voltar a comandar o estado do Rio. A funkeira Verônica Costa, do PR, vendo o crescimento do atual governador, Luiz Fernando Pezão, nas pesquisas, já abandonou o barco e está fazendo dobradinhas com candidatos do PMDB de Pezão.

A jornalista Suzy Monteiro, em seu blog Na Curva do Rio, já havia alertado aqui hoje de que a missão mais difícil para Garotinho seria segurar a debandada com o crescimento de Pezão, que hoje venceria a eleição no 2º turno e já ameaça ultrapassa-lo ainda no 1º turno.

Anthony Garotinho liderou as pesquisas desde o início e ainda se mantém na liderança, agora em empate técnico com Pezão. Assíduo comentador de pesquisas eleitorais, estranha-se até agora o silêncio do ex-governador em seu blog. Sinal de que o baque foi sentido.

Comentar
Compartilhe
Ibope: Pezão empata com Garotinho no 1º turno e ganha no 2º turno
09/09/2014 | 21h59

Foi divulgada hoje a nova pesquisa do Ibope para o governo do estado. O governador Luiz Fernando Pezão subiu seis pontos percentuais, indo a 25% das intenções de voto e chegando a um empate técnico com Anthony Garotinho, que tem 26%. Na pesquisa espontânea, onde não é oferecida uma lista de candidatos, Garotinho e Pezão empatam com 18%.

Marcelo Crivella manteve os 17%, enquanto Lindbergh Farias, a grande decepção da eleição, caiu dois pontos e está com apenas um dígito, com 9%. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Veja abaixo os principais números e, entre parênteses, a variação em pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Período: De 05 a 08 de setembro Estimulada: Anthony Garotinho (PR) 26% (-1,0), Luiz Fernando Pezão (PMDB) 25% (+6,0), Marcelo Crivella (PRB) 17% (0,0),  Lindbergh Farias (PT) 9% (-2,0), Tarcísio Motta (PSOL) 2% (-1,0) Espontânea: Anthony Garotinho (PR) 18% (0,0), Luiz Fernando Pezão (PMDB) 18% (+5,0), Marcelo Crivella (PRB) 10% (0,0),  Lindbergh Farias (PT) 5% (-2,0)

Rejeição: Anthony Garotinho (PR) 39% (+5,0), Lindberg Farias (PT) 19% (+6,0), Luiz Fernando Pezão (PMDB) 18% (+2,0),  Marcelo Crivella (PRB) 15% (+3,0), Tarcísio Mota (PSOL) 9%

Segundo turno: Pezão 40% x 33% Garotinho; Crivella 34% x 34% Garotinho; Garotinho 37% x 30% Lindbergh

Senado: Romário (PSB) 44%, César Maia (DEM) 21%, Eduardo Serra (PCB) 4%, Carlos Lupi (PDT) 3%

Garotinho continua disparado na rejeição, tendo crescido cinco pontos percentuais entre os que jamais votariam nele. Na simulação de segundo turno, pela primeira vez o ex-prefeito de Campos perderia para Pezão, com alguma folga, por sete pontos. A sua grande rejeição leva a uma maior migração dos eleitores dos outros candidatos no 1º turno para Pezão.

Quem define a possibilidade de crescimento no 2º turno é a rejeição. A chance de Garotinho ganhar a eleição é chegar com boa vantagem no 1º turno. Em eleição apertada no 1º turno, ele perde no 2º pela rejeição e pela dificuldade de angariar apoios, exatamente como a pesquisa mostra.

O crescimento de Pezão é constante e parece ser sustentável. De 30 de julho para cá, pelo Ibope, ele cresceu 10 pontos. O cenário aponta para uma possível virada sobre Garotinho já no 1º turno. Para o Senado, Romário abriu grande vantagem e dificilmente perderá a única vaga do Rio.

A pesquisa foi divulgada aqui no G1 e repercutida nos principais blogs locais primeiro aqui, no Blog do Bastos, e depois aqui no Na Curva do Rio, aqui no Eu Penso Que, e aqui no de Cláudio Andrade.

Atualização às 15h06 de 10/09/2014: Inclusão do blog de Cláudio Andrade, que também logo repercutiu a notícia.

Comentar
Compartilhe
Placas de Campíos e adjacências (32)
09/09/2014 | 19h02

Esta foto me foi enviada por um leitor, através do Facebook, constatando que a educação na região, irrigada pelos royalties do petróleo, vai mal, em todas as esferas. A imagem foi registrada em São João da Barra, em frente ao clube Fluminense. Confira abaixo:

Veja os links para todas as placas da série aqui.

Comentar
Compartilhe
Ideb de Campos é um fracasso
08/09/2014 | 22h21

Finalmente o Ministério da Educação divulgou, na última sexta-feira, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Campos continua dando vexame no ranking, sendo a terceira pior cidade do estado do Rio, mesmo contando com um orçamento bilionário há anos.

É bem verdade que o município ganhou duas posições, mas sair do último para o antepenúltimo diminui muito pouco a vergonha. Educação, ao lado de Saúde, é um dos pontos fracos da gestão dos Garotinhos, que também não conseguiram bons resultados nos oito anos a frente do governo do estado.

Já o estado do Rio subiu da 15ª para a 4ª posição neste último Ideb, um salto de 11 posições. Foi o segundo salto seguido. No Ideb anterior o estado havia ganho também 11 posições, saindo do vexaminoso 26º lugar pro 15º.

Comentar
Compartilhe
Placas de Campíos e adjacências (31)
08/09/2014 | 19h02

Esta foto me foi enviada por um amigo e leitor pelo WhatsApp constatando que a educação em Campos, irrigada pelos royalties do petróleo há sucessivos governos, vai muito mal, em todas as esferas, justificando o péssimo lugar obtido no Ideb. A imagem foi registrada na Rodoviária no Shopping Estrada, no final de agosto. Confira abaixo:

Veja os links para todas as placas da série aqui.

Comentar
Compartilhe
De volta
08/09/2014 | 11h06

Estou retornando hoje ao blog, após duas semanas de férias. Aos poucos a atualização retomará o seu ritmo normal e desde já agradeço aos leitores pela compreensão. Ressalto também a fidelidade dos que continuaram visitando diariamente o blog, com média aproximada de 500 visitantes únicos por dia, mesmo sem novas postagens e informações.

Comentar
Compartilhe