Férias
23/08/2014 | 01h08

A atualização do blog será suspensa a partir de hoje, infelizmente. Entrei de férias, por duas semanas. A todos os leitores que prestigiam este espaço, transmito o meu agradecimento e dou um até a volta, no dia 08 de setembro.

Comentar
Compartilhe
Ibis próximo de Campos
22/08/2014 | 15h36

Um forte grupo investidor de fora do estado está nos trâmites finais para o lançamento do primeiro Hotel Ibis em Campos. Há muito tempo se fala sobre a vinda para a cidade da bandeira da rede Accor, a maior rede hoteleira do mundo. O grupo já construiu diversos hotéis Ibis pelo Brasil.

O acordo para a compra do terreno já está fechado. Ele ficaria ao lado do Hotel Comfort, o primeiro de bandeira internacional em Campos, situado na Avenida 28 de Março, em frente ao Shopping Avenida 28.

Não haveria venda de unidades para investidores locais. O hotel já viria todo vendido para o próprio grupo, em formato semelhante ao do Tulip Inn, na Avenida do Contorno, ao lado do Boulevard Shopping.

Em agosto de 2011, o jornalista Esdras Pereira chegou a noticiar aqui a escolha do terreno da Tamandaré na rua Barão da Lagoa Dourada, informação repercutida aqui no blog. Porém, o négocio não foi a frente. No primeiro semestre de 2012 houve uma sondagem na região de Pelinca noticiada aqui, que também não se efetivou. A conferir.

Comentar
Compartilhe
Democracia longe do Judiciário
22/08/2014 | 15h21

Foi realizada ontem no Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) uma votação com todos os desembargadores para deliberar se os juízes de 1ª instância poderiam ou não passar a ter direito a voto para a eleição dos órgãos diretivos do tribunal. Pelas regras anteriores, somente os cinco mais antigos desembargadores tinham direito a concorrer nas eleições.

Os juízes, maioria em quantidade nominal, são totalmente alijados do processo. Isto é praxe em todos os estados brasileiros. Se o TJ-RJ permitisse, daria um passo inovador para um judiciário mais democrático. A votação foi feita e por apenas um voto os juízes perderam a chance de passar a ter o direito de eleger os gestores do tribunal, mantendo-se a falta de democracia atual.

Dos 33 desembargadores que entraram através do quinto constitucional, indicado por instituições democráticas, apenas 10 foram favoráveis aos votos dos juízes. Um contra-senso. Veja abaixo a lista dos desembargadores que votaram contra o voto dos juízes ou se abstiveram:

Antonio Eduardo Ferreira Duarte
Jorge Luiz Habib
Maria Ines da Penha Gaspar
Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo
Edson Queiroz Scisinio Dias
Sergio Lucio de Oliveira e Cruz
Reinaldo Pinto Alberto Filho
Milton Fernandes de Souza
Elizabeth Gomes Gregory
Adriano Celso Guimaraes
Bernardo Moreira Garcez Neto
Roberto de Abreu e Silva
Elisabete Filizzola Assuncao
Odete Knaack de Souza
Jose Carlos Varanda dos Santos
Celso Ferreira Filho
Ferdinaldo do Nascimento
Francisco Jose de Asevedo
Mario Guimaraes Neto
Carlos Eduardo da Rosa da Fonseca Passos
Ricardo Rodrigues Cardozo
Jose Carlos Maldonado de Carvalho
Gilberto Dutra Moreira
Mauro Dickstein
Rosita Maria de Oliveira Netto
Antonio Jose Ferreira Carvalho
Leila Maria Rodrigues Pinto de Carvalho e Albuquerque
Helda Lima Meireles
Conceicao Aparecida Mousnier Teixeira de Guimaraes Pena
Luiz Felipe Miranda de Medeiros Francisco
Jose Carlos Paes
Fernando Foch de Lemos Arigony da Silva
Paulo Mauricio Pereira
Gilmar Augusto Teixeira
Benedicto Ultra Abicair
Mario Assis Goncalves
Helena Candida Lisboa Gaede
Carlos Santos de Oliveira
Carlos Jose Martins Gomes
Camilo Ribeiro Ruliere
Jose Augusto de Araujo Neto
Fernando Fernandy Fernandes
Cairo Italo Franca David
Cherubin Helcias Schwartz Junior
Antonio Jayme Boente
Suimei Meira Cavalieri
Marilia de Castro Neves Vieira
Monica Maria Costa di Piero
Agostinho Teixeira de Almeida Filho
Paulo de Tarso Neves
Sirley Abreu Biondi
Gabriel de Oliveira Zefiro
Luiz Noronha Dantas
Norma Suely Fonseca Quintes
Cleber Ghelfenstein
Lucia Maria Miguel da Silva Lima
Guaraci de Campos Vianna
Elton Martinez Carvalho Leme
Jose Muinos Pineiro Filho
Celso Luiz de Matos Peres
Heleno Ribeiro Pereira Nunes
Renata Machado Cotta
Pedro Saraiva de Andrade Lemos
Rosa Helena Penna Macedo Guita
Alexandre Antonio Franco Freitas Camara
Jacqueline Lima Montenegro
Katia Maria Amaral Jangutta
Marcia Ferreira Alvarenga
Maria Angelica Guimaraes Guerra Guedes
Georgia de Carvalho Lima
Eduardo Gusmao Alves de Brito Neto
Antonio Iloizio Barros Bastos
Sidney Rosa da Silva
Claudia Pires dos Santos Ferreira
Paulo Sergio Rangel do Nascimento
Maria Regina Fonseca Nova Alves
Jose Roberto Lagranha Tavora
Sebastiao Rugier Bolelli
Adolpho Correa de Andrade Mello Junior
Marcelo Lima Buhatem
Claudia Telles de Menezes
Andre Emilio Ribeiro Von Melentovytch
Carlos Azeredo de Araujo
Gilberto Campista Guarino
Patricia Ribeiro Serra Vieira
Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho
Claudio Tavares de Oliveira Junior
Antonio Carlos dos Santos Bitencourt
Fernando Cerqueira Chagas
Myriam Medeiros da Fonseca Costa
Cezar Augusto Rodrigues Costa
Flavia Romano de Rezende
Regina Lucia Passos
Lucia Helena do Passo
Eduardo de Azevedo Paiva
Carlos Eduardo Freire Roboredo
Mauro Pereira Martins
Joaquim Domingos de Almeida Neto
Tereza Cristina Sobral Bittencourt Sampaio
Cesar Felipe Cury
Lucio Durante
Peterson Barroso Simão
Andrea Fortuna Teixeira

Nem tudo foi antidemocrático. Na votação de ontem, foi liberada a todos os desembargadores a chance de concorrer aos cargos diretivos, quebrando a regra que somente os cinco mais antigos desembargadores poderiam concorrer. Foi criado também o limite de 4 anos para o exercício de um cargo diretivo no tribunal.

Comentar
Compartilhe
"Mocaiber" salva "Rosinha"
22/08/2014 | 12h03

Com a paralisação da ponte "Rosinha" para consertar um grave erro que vem desde a sua recente construção, a ponte "Mocaiber" virou o único meio de desafogo para quem vem da BR-101 no sentido Vitória-Rio e tem que passar por Campos. Somados ao tráfego vindo de Guarus para Campos, as pontes "Mocaiber" e da Lapa estão ficando bastante congestionadas, tornando um suplício a travessia do Rio Paraíba do Sul.

Podia ser pior. Tanto a ponte "Rosinha" quanto a "Mocaiber" foram construídas recentemente e são mais conhecidas pelos seus nomes populares do que pelos de batismo. Os oficiais são Ponte Leonel Brizola e Ponte Alair Ferrreira, respectivamente. A primeira feita pelo governo do estado na gestão Rosinha, tendo sido concluída e inaugurada com Sérgio Cabral. A segunda no mandato de Alexandre Mocaiber a frente da Prefeitura de Campos.

Imagine como seria sem elas hoje. Houve quem criticasse na época. É verdade que ambas foram mal localizadas, com valores muito acima do razoável e erros graves na sua angulação (em especial a "Mocaiber"), fatos que mostram a incompetência do poder público na execução e gestão de obras.

Comentar
Compartilhe
Talento da terra lança livro
22/08/2014 | 03h31

O advogado tributarista Carlos Alexandre de Azevedo Campos, considerado o melhor da cidade e que trabalha como assessor jurídico direto de Marco Aurélio de Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal, está lançando a obra "Dimensões do Ativismo Judicial do STF". O lançamento será na próxima segunda-feira, às 19h00, no Auditório da Universidade Cândido Mendes. Confira:

Comentar
Compartilhe
Estranho mundo novo
22/08/2014 | 02h43

A cada dia o campista que viaja no vôo da Azul na linha aérea entre Campos e o Rio encontra menos pessoas conhecidas, isto quando encontra alguém. Em contrapartida, cada vez são vistos mais passageiros gringos. O fenômeno se repete em alguns restaurantes da cidade.

Comentar
Compartilhe
Azul: pague para voar, reze para decolar (3)
22/08/2014 | 02h34
[caption id="attachment_211107" align="aligncenter" width="525" caption="Arte: Melhores Destinos"][/caption]

Voltou a ocorrer no vôo noturno de ontem a substituição da aeronave ATR-72, com capacidade para 68 passageiros e 4 tripulantes, pela ATR-42, com 21 assentos a menos. A Azul alegou que a troca foi feita para manutenção técnica. Aproximadamente 20 passageiros ficaram sem poder embarcar no vôo e perderão os seus compromissos.

Se a manutenção não tiver sido resolvida até as primeiras horas de hoje, o problema será repetido nos vôos desta manhã na linha área Rio-Campos. Os passageiros devem ir preparados para o pior, se possível já fazendo o check-in online para tentar fugir do overbooking.

Este mesmo problema foi relatado por duas vezes neste ano no blog (relembre aqui e aqui). Já passou da hora da Azul ter uma aeronave substituta com a mesma capacidade.

Comentar
Compartilhe
Nasce o maior shopping do Espírito Santo
20/08/2014 | 21h57

Será inaugurado amanhã, às 14h00, em Vila Velha, o maior shopping do Espírito Santo, com mais de 70.000 m². O Shopping Vila Velha terá 250 lojas-satélite, 17 âncoras, 9 megalojas, praça de alimentação com 30 operações, gourmet center com 6 restaurantes, 8 salas de cinema, game center, hipermercado de 9.000 m² e estacionamento coberto para 4.000 vagas.

O Shopping Vila Velha já nasce entre os 10 maiores shoppings do país e é a maior obra de construção imobiliária do Espírito Santo. Entre as âncoras do empreendimento estão Lojas Americanas, Riachuelo, Le Biscuit, Playland, Polishop, Kalunga, Marisa e Renner. A operação do cinema será da Cinemark.

Estão presentes marcas como Outback, a primeira Decathlon do Espírito Santo, a primeira Wetzel´s Pretzels do país, Rock Burger, Subway, Kopenhagen, Burger King, Spoleto, McDonald´s, Farm, Saraiva Megastore, Le Biscuit, Imaginarium, Sunglass Hut e Boticário, entre outros.

O empreendimento pertence os grupos Incospal e Littig, que venderam, em 2011 (relembre aqui), 50% do negócio para a BR Malls, a maior empresa de shopping centers no Brasil, que comercializou e administrará o Shopping Vila Velha, cuja inauguração foi anunciada na semana passada na coluna Ponto Final, da Folha da Manhã.

O Grupo Incospal pertence ao mega empresário Fernando Camargo, sócio majoritário da InterTv Planície, que faz parte do Grupo Folha, e dono da rede InterTv, a segunda maior rede de afiliadas Globo do país. Fernando tem atuações bem sucedidas nas mais diversas áreas de negócios, com a ajuda do seu brilhante corpo executivo.

Fontes: G1 e A Gazeta

Comentar
Compartilhe
Eleição transparente
20/08/2014 | 20h16

A ABRAJI, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, criou aqui o site Eleição Transparente, no qual qualquer eleitor pode descobrir quais são os candidatos e partidos que mais entram com ações na justiça contra veículos pela publicação de informações que contrariam os seus interesses.

Os sites são alimentados pelos departamentos jurídicos das empresas acionadas. No estado do Rio os partidos que mais entraram com ações deste tipo (confira aqui) foram o PR, de Anthony Garotinho, e o PT, de Lindbergh Farias. Eles são seguidos pelo PDMB, de Luiz Fernando Pezão.

Comentar
Compartilhe
O baixinho sabe das coisas
20/08/2014 | 01h25
Em um giro pela região, Romário, candidato e favorito à única vaga do Rio para o Senado nestas eleições, pediu votos ao lado da ex-prefeita Carla Machado, que concorre a uma vaga como deputada estadual. À noite ele foi ao Piccadilly, instituição da cidade que há anos serve boa comida com excelente serviço, sob a presente e competente gestão dos três sócios operadores do negócio. Romário estava acompanhado do ex-jogador Gilberto, com quem jogou no timaço do Vasco campeão brasileiro e da Mercosul em 2000, que ainda tinha os dois Juninhos, Felipe e Mauro Galvão. Gilberto está em Campos para cuidar da base do Americano, celeiro de bons jogadores que revelou o ótimo zagueiro Gil, hoje no Corinthians e convocado para a seleção pelo técnico Dunga.
Comentar
Compartilhe
Seminário sobre mídia e o Direito
20/08/2014 | 00h47

Campos será palco na próxima segunda-feira, 25 de agosto, do seminário "A Mídia e o Direito na Sociedade Contemporânea", que ocorrerá no Fórum da cidade. Veja abaixo a programação, que contará com importantes membros do judiciário campista e terá a participação do jornalista Guilherme Belido, colaborador da Folha da Manhã, um dos maiores conhecedores do meio jornal em Campos. Confira:

Comentar
Compartilhe
Hotel à venda
19/08/2014 | 23h33

Já está em fase de pré-lançamento no mercado o Hotel Transamérica Executive, anunciado aqui em primeira mão em julho. Ele ficará situado no imóvel onde durante anos funcionou a galeria comercial Shopping 16, no final da Avenida Pelinca, que foi vendida em forma de permuta para a InterRio, em transação anunciada em primeira mão aqui, em março de 2013.

Comentar
Compartilhe
Romário em Campos
19/08/2014 | 00h54

O deputado federal Romário, líder nas pesquisas (confira os números aqui no Blog do Bastos) e favorito para conquistar a única vaga para o Senado no Rio nas eleições de outubro, passou por Campos ontem. Fã de churrascarias e habitué da Vacaria do Sul, o craque da Copa de 1994 parou na Vitela.

Comentar
Compartilhe
Coincidência
18/08/2014 | 23h53

O vídeo do novo contorno de Campos, mostrando o trajeto que substituirá o atual na passagem da BR-101 por Campos, foi postado aqui na noite de sexta-feira, em uma nota que falava de desapropriações na rodovia para a sua duplicação que está em curso. O vídeo é antigo. Foi mostrado a diversos membros da Prefeitura no ano passado.

Em janeiro deste ano a ANTT publicou o vídeo em seu canal no YouTube. Tive acesso a ele e aproveitei uma nota sobre a BR-101 para torna-lo público para os leitores. O vídeo, tornado público pela ANTT em janeiro e publicado aqui na última sexta-feira, apareceu postado em um blog local logo no dia seguinte, sábado, como se a pólvora tivesse sido descoberta.

Só pode ser uma grande e terrível coincidência, pois seria de extrema má fé e falta de ética usar um blog como fonte, se apropriando de trabalho alheio, e não se dignificar a dar o crédito.

Comentar
Compartilhe
Campos ganhará restaurante de alto padrão
18/08/2014 | 14h46

Será inaugurado na próxima segunda-feira o restaurante contemporâneo Vitrè, na Avenida Pelinca, com proposta de alto padrão. Ele fará parte do Grupo Tragga, que tem como sócios Nilson Gomes Jr e Igor Gomes, seu filho. Eles já possuem um restaurante de alto padrão em Botafogo, no Rio. É o Tragga, especializado em cortes argentinos.

O modelo do negócio é mesmo da bem sucedida investida no Rio, com Nilson como sócio investidor e Igor como operador. O Vitrè tem projeto do arquiteto Hélio Pelegrino, louças compradas em Dubai, adega externa com 650 garrafas de vinho e carta de whisky com 40 rótulos, incluindo o badalado Hibiki 17 anos, premiado com medalhas de ouro no Japão.

O Hibiki ficou mundialmente famoso após aparecer no filme "Encontros e Desencontros", de Sofia Coppola, no qual a personagem interpretada por Bill Murray, uma estrela de cinema, está em Tóquio para gravar um comercial do uísque (relembre a cena aqui). Além dele, a carta de whisky contará com rótulos diferenciados como os japoneses Kakubin 8 anos e Yamazaki Single Malt 12 anos e os escoceses Jura 16 anos e White&Mackay 13 anos.

Seu cardápio foi criado pelo chef Juan Funes, o mesmo do Tragga, e incluirá três cortes de carne black angus. O chef do Vitrè será Thiago Antunes. A mixóloga Jessica Sanchez elaborou a carta de drinks. Ela foi eleita como uma das 10 melhores mixólogas do mundo pela Grey Goose. O restaurante funcionará em soft opening nesta semana, de quinta a domingo, somente para convidados.

Comentar
Compartilhe
Sem desistir do Brasil
17/08/2014 | 12h00
Estive em Pernambuco quatro vezes nos últimos 7 anos, todas elas na gestão de Eduardo Campos, sempre passando por Recife, capital que mais aprecio no Nordeste. As duas primeiras em 2007, no 1o ano dele como governador do estado. Voltei em 2009, no 3o ano do seu 1o governo. Tenho o costume de sempre perguntar aos moradores das cidades que visito, seja a trabalho ou lazer, sobre política, indagando sobre o prefeito, governador e outras personalidades políticas locais. Pergunto também sobre o que acham do presidente e se conhecem os nossos digníssimos políticos fluminenses. Em todas as vezes que perguntei sobre o governo de Eduardo Campos aos pernambucanos ele foi uma unanimidade positiva. A vez que mais impressionou foi justamente a última, no ano passado, no penúltimo ano do segundo mandato como governador, quando normalmente os políticos estão no auge do desgaste. A boa impressão acabou gerando uma nota postada aqui, em fevereiro de 2013. Esta imagem se dissipou um pouco na nossa luta bairrista pelos royalties dos municípios fluminenses, que teve Eduardo Campos como um dos principais algozes. Na campanha presidencial fui aos poucos o conhecendo melhor, me impressionando a sua obstinação, tenacidade, sagacidade na conquista de Marina Silva e alguns de seus posicionamentos. Eduardo Campos era um dos possíveis votos meus, embora ainda com menor intensidade. Quis o destino que ele entrasse definitivamente para a história do país de forma trágica, no auge de sua carreira. Que Deus ilumine a sua família e dê luz a Marina Silva em sua difícil disputa pela presidência contra Dilma Rousseff e Aécio Neves.
Comentar
Compartilhe
Perguntar não ofende
16/08/2014 | 16h21
Fraldas, lista de grávidas, datas prováveis dos partos e material da campanha. Estaria sendo inaugurada a compra de votos pré-natal?
Comentar
Compartilhe
Novo restaurante
15/08/2014 | 21h14

Estão em fase final as obras de um restaurante de self-service localizado na esquina das ruas Formosa e Voluntários da Pátria. Ele é de um empresário do ramo de móveis na Região dos Lagos. Entre as opções, haverá também comida japonesa.

Comentar
Compartilhe
Áreas são desapropriadas para duplicação
15/08/2014 | 20h33

O governo federal publicou na quarta-feira 30 decretos com desapropriações de diversas áreas Brasil afora com fins de obras rodoviárias para melhorar a infra-estrutura do país. Três destes decretos se referem a áreas nas margens da BR-101 no trecho administrado pelo Autopista Fluminense. Um é em Rio Bonito e outro na Avenida do Contorno, em Manilha.

Um terceiro decreto, que pode ser lido aqui, é em duas áreas no município de Campos, desapropriadas para a execução de obras de implantação de um viaduto de retorno no km 101, próximo ao início do trecho já duplicado e liberado há 30 dias, do km 105 ao 118. A Autopista aguarda agora a liberação da ANTT para iniciar as obras nestas duas áreas.

Os campistas não vêem a hora de ter a rodovia toda duplicada, para tornar mais rápida e segura a sua viagem aos municípios da região e ao Rio de Janeiro, assim como o novo Contorno de Campos, que tirará o tráfego pesado da cidade e permitirá a sua expansão urbana. Um vídeo da ANNT, que pode ser visto abaixo, explica detalhadamente, com mapa, como e por onde passará o novo contorno. Confira:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=T0fPvO6EQ-o[/youtube]

Comentar
Compartilhe
A CBF é uma piada
15/08/2014 | 17h55

Eliminados de forma vexaminosa na Copa do Brasil, Fluminense, São Paulo e Inter conseguiram da CBF, com a eliminação, uma vaga na Copa Sul-Americana, que também dá vaga a Libertadores. Premia-se a incompetência. Parece que 7x1 foi pouco.

Comentar
Compartilhe
Datafolha: Garotinho abre grande vantagem, mas perde no 2º turno; Crivella despenca
15/08/2014 | 11h12

Foi divulgada hoje a nova pesquisa do Datafolha para o governo do estado.  O ex-governador Anthony Garotinho abriu grande vantagem na liderança, crescendo um ponto percentual em suas intenções de voto e vendo o senador Marcelo Crivella despencar seis pontos em um mês. Pezão subiu dois pontos e Lindberg manteve o mesmo percentual.

A margem de erro é de três pontos percentuais. Veja abaixo os principais números e, entre parênteses, a variação em pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, de julho (relembre-a aqui).

Período: De 12 a 13 de agosto Estimulada: Anthony Garotinho (PR) 25% (+1,0), Marcelo Crivella (PRB) 18% (-6,0), Luiz Fernando Pezão (PMDB) 16% (+2,0), Lindberg Farias (PT) 12% (0,0), Tarcísio Motta (PSOL) 1% (-1,0) e Dayse Oliveira (PSTU) 1% (0,0), Ney Nunes (PCB) 1% (+1,0)

Rejeição: Anthony Garotinho (PR) 40% (+1,0), Luiz Fernando Pezão (PMDB) 19% (+1,0), Lindberg Farias (PT) 17% (+3,0), Marcelo Crivella (PRB) 16% (0,0)

Segundo turno: Marcelo Crivella (PRB) 44% x 32% Anthony Garotinho (PR)

Garotinho continua disparado na rejeição, tendo crescido um ponto percentual entre os que jamais votariam nele. Suas intenções de voto e rejeição cresceram o mesmo número: um ponto percentual. Pela primeira vez o Datafolha fez uma simulação de segundo turno, somente entre os dois primeiros, mostrando uma vitória fácil de Crivella.

A explicação é muito simples. Os eleitores que votaram nos outros candidatos no primeiro turno já não escolheram os dois que foram para o segundo turno, por os acharem opções piores. Na definição do voto do 2º turno, ele escolhe o menos pior entre os dois. Esta escolha passa pela rejeição. Quem ele menos rejeita, ele vota.

Este é o grande problema de Garotinho: sua altíssima rejeição. Dos 31% que votariam em outros candidatos no 1º turno, acrescidos de 2% dos que votariam em branco ou nulo, totalizando 33% dos eleitores, o equivalente a 26% migram para Crivella, enquanto só 7% migram para o ex-governador. A cada 5 destes eleitores, aproximadamente 4 não votam em Garotinho, nem no 2º turno.

Pezão segue crescendo, apesar de pouco diante do peso da máquina estadual, e a tendência, que parece ser irreversível, continua sendo um segundo turno entre ele e Garotinho. Crivella começou a derreter e Lindberg, que pode ter problemas na aliança após a morte de Eduardo Campos, não decola.

A pesquisa foi divulgada nos principais blogs locais primeiro aqui, no Folha no Ar, e depois aqui, no Estou Procurando O Que Fazer, aqui no Na Curva do Rio, e aqui no de Cláudio Andrade.

Atualização às 17h40 de 15/08/2014: Correção do número de Crivella alertada por um leitor.

Atualização às 19h48 de 15/08/2014: O blog do Folha no Ar foi o primeiro a divulgar a informação localmente.

Comentar
Compartilhe
O dia seguinte
15/08/2014 | 00h24

A trágica morte ontem de Eduardo Campos, então candidato à Presidência, trará grandes consequências políticas para as eleições. A tendência natural é Marina Silva, vice de Eduardo na aliança, ser alçada à condição de candidata a presidente, deixando o PSB agora com a vice.

O partido não tem nenhum outro nome de densidade eleitoral para ser a cabeça da chapa e qualquer alternativa a isto deixaria, na teoria, a eleição para ser decidida entre Dilma Rousseff e Aécio Neves em um plebiscito já no primeiro turno.

Marina Silva já é conhecida nacionalmente, tendo disputado as eleições de 2010 com expressiva votação. Naquela ocasião, ela alcançou 19,7 milhões de votos, equivalentes a 19,3% dos votos válidos, garantindo o 2º turno entre Dilma e José Serra. A candidatura de Marina agora praticamente garante novamente o segundo turno. O Datafolha está nas ruas para medir este novo cenário.

Marina deve aparecer com dois dígitos, já fazendo com que a soma dos candidatos ultrapasse as intenções de voto em Dilma. A comoção em torno da trágica morte de Eduardo pode ser um fator motivador a mais da nova candidatura. Terão que ser também contornados os problemas e restrições de Marina a algumas alianças feitas pelo pernambucano.

Ao mesmo tempo em que deve tirar as chances de vitória de Dilma no primeiro turno, Marina pode também ameaçar a ida de Aécio Neves, então consolidado no 2º lugar com ampla vantagem sobre Eduardo Campos, para o segundo turno. A conferir os próximos números e desdobramentos.

Comentar
Compartilhe
Os Sem Libertadores
14/08/2014 | 22h34

O San Lorenzo de Almagro se sagrou ontem campeão da Libertadores, ao vencer o Nacional do Paraguai por 1x0, em casa, no Estádio Nuevo Gasômetro. O time do Papa era o único grande argentino sem Libertadores e seus torcedores sofreram por isto durante anos, no que hoje chamam de bullying.

No Brasil o grupo dos sem Libertadores era extenso. Porém, conquistas recentes como a do Inter em 2006, que depois foi bi em 2010; a do Corinthians (talvez o maior alvo de bullying pela falta deste título) em 2012; e a do Atlético/MG/ em 2013 reduziram bastante este grupo.

Hoje os únicos grandes no país sem Libertadores são Fluminense e Botafogo. O tricolor, que deu vexame histórico ontem ao ser eliminado e goleado por 5x2 pelo América de Natal em pleno Maracanã, bateu na trave em 2008, sendo vice, em casa, para a LDU. O alvinegro chegou duas vezes às semifinais, nos anos de 1963 e 1973.

O estado do Rio é o de pior desempenho entre os quatro estados que tem clubes grandes. É o que tem menos títulos, apenas 2, com Flamengo, em 1981, e Vasco, em 1998. O estado de São Paulo lidera com 8 conquistas, contra 4 dos gaúchos e 3 dos mineiros.

O Rio é também o estado que está há mais tempo sem títulos, desde o já longínquo ano de 1998. Nenhum adolescente fluminense teve o prazer de ver o seu time campeão da Libertadores.

Atualização às 00h20 de 15/08/2014: Correção alertada por um leitor.

Comentar
Compartilhe
Boa de crítica, mas ainda falta audiência
14/08/2014 | 22h01

Apesar do reconhecimento da crítica, dos elogios nas redes sociais e do público noveleiro em geral, "Império" teve o segundo pior início de uma novela das nove da história da Globo. Se comparadas somente as três primeiras semanas, a novela teve média de 31,0 pontos no Ibope da Grande São Paulo, superando apenas Salve Jorge, que foi ao ar em 2012 e teve 30,7 pontos no mesmo período.

"Império" perde para a insossa "Em Família", que teve 31,4 pontos nas três semanas iniciais, e ficou muito abaixo da última novela de Aguinaldo Silva, "Fina Estampa", que marcou 37,8 em 2011. O fracasso da novela anterior, "Em Família", explica um pouco, pois tirou hábito de um público cativo do horário, que precisa ser reconquistado.

Confira abaixo o ranking de audiência nas primeiras semanas das últimas novelas das nove da Globo:

1) Fina Estampa (2011) - 37,8 2) Avenida Brasil (2012) - 35,1 3) Amor à Vida (2013) - 33,8 4) Em Família (2014) - 31,4 5) Império (2014) - 31,0 6) Salve Jorge (2012) - 30,7

Fontes: Notícias da TV e Ibope Media

Comentar
Compartilhe
Coleta seletiva
12/08/2014 | 17h01
[caption id="attachment_213887" align="aligncenter" width="448" caption="Fotos: José Leonardo Moreira"][/caption]

Agora há pouco um reboque passou o rodo na Rua Aquidaban, que faz alguns anos ganhou o nome pomposo de Comendador José Francisco Sanguedo. De forma correta, ele rebocou um veículo que estava estacionado de forma irregular, no lado direito da via no quarteirão situado entre a as ruas Carlos de Lacerda e Andradas.

Porém, um outro veículo, um Vectra, estava estacionado ao lado do que foi rebocado, com a mesma irregularidade. Este permaneceu intocado pelo reboque. Pouco tempo depois a guarda municipal passou por ali, olhou, olhou e nada fez. O Vectra tinha, digamos, um poder especial.

O carro ostenta um adesivo da Câmara Municipal, com a palavra ACESSO em letras garrafais. Será que também significa acesso livre para infrações de trânsito? E já que perguntar não ofende, o que faz um veículo com placa de Guarapari com adesivo da nossa digníssima Câmara de Vereadores?

Comentar
Compartilhe
Gula
12/08/2014 | 12h07
[caption id="attachment_213877" align="aligncenter" width="333" caption="Clarissa e Paulo Feijó no sítio do deputado no Noroeste do estado, em março, no aniversário dele. Foto: Facebook de Clarissa"][/caption]

A lista esquecida no banheiro e mostrada aqui no último domingo, mostra o apetite de deputada estadual Clarissa Garotinho para conseguir uma votação expressiva em sua eleição para a Câmara Federal. O suposto planejamento de campanha invade diversas áreas do Noroeste do estado que são redutos tradicionais do deputado federal Paulo Feijó, que busca a reeleição.

Feijó precisa destes votos para se reeleger, ao contrário de Clarissa, já conhecida em todo o estado. Em Campos, algumas placas de deputados estaduais que tem dobradinha com Paulo Feijó estão sendo impressas com o nome de Clarissa. Pelo visto, ela parece ter puxado a ambição paterna.

Vale lembrar que Paulo Feijó teve participação importante e decisiva na primeira eleição de Rosinha para a Prefeitura, em 2008, quando se aliou a atual prefeita já no primeiro turno. Para a cidade seria importante ter ambos a representando na Câmara Federal.

Comentar
Compartilhe
Cidade ganhará novo loteamento
11/08/2014 | 21h42

Campos ganhará um novo loteamento, o Jardim Botânico, que será localizado no final do Rua do Gás (Rua dos Goitacazes). Serão aproximadamente 380 lotes, com tamanhos variando de 140 a 280 m². O projeto está aprovado na Prefeitura e está em fase de regularização final no cartório.

A previsão de lançamento é para o final deste mês, com vendas exclusivas da Terreplan. A construção da infra-estrutura e incorporação será da Macterra, de Geraldo Emanuel. A cidade não para de crescer, horizontalmente e verticalmente. Confira abaixo algumas imagens ilustrativas.

Comentar
Compartilhe
Pizza Bus em expansão
11/08/2014 | 20h27

O Pizza Bus começou com uma loja na Avenida Pelinca, próximo à esquina com a Rua Barão da Lagoa Dourada. Alcançou sucesso rapidamente com variadas opções de pizzas inteiras ou em fatias, incluindo sabores doces, com bom sabor e padrão. Logo ampliou o espaço da loja, praticamente dobrando-o, e virou um ponto de encontro de famílias e adolescentes.

Agora, o Pizza Bus prepara nova expansão. Os sócios Gilberto Nascimento e Gilberto Filho, pai e filho, este último o sócio operador do negócio, assinaram contrato com o Central Plaza Shopping e abrirão uma unidade no Centro. As obras se iniciam neste mês e a previsão de abertura é de 90 dias. A loja será modelo para o início do processo de franquia da marca.

Comentar
Compartilhe
Circuito das Estações: resultados da 3ª Etapa
10/08/2014 | 20h43
[caption id="attachment_213835" align="aligncenter" width="370" caption="Pódio da prova de 8 km masculino - Foto: Marcos Almeida/Blog Ser Motriz"][/caption]

Confira aqui, no blog Ser Motriz, de Marcos Almeida, os resultados gerais da 3ª Etapa do Circuito das Estações Run Nunes, a Etapa Primavera, realizada hoje, com largada e chegada no bairro do Flamboyant, em circuitos de 4 e 8 km. A prova teve impressionantes 243 concluintes, número muito expressivo para uma prova com inscrição paga em Campos.

Comentar
Compartilhe
Esqueceram no banheiro
10/08/2014 | 17h49

Os documentos abaixo foram esquecidos no banheiro de um restaurante da área nobre da cidade no final de semana e encontrados por um amigo e leitor, que os enviou via WhatsApp. Os dados seriam de um suposto planejamento de campanha do PR de Anthony Garotinho, por município. Os números telefônicos foram apagados parcialmente antes de postar as imagens aqui no blog. Confira:

Comentar
Compartilhe
Crescendo
10/08/2014 | 14h52

A Folha Online fechou julho com média de 20.667 visitantes únicos por dia, tendo um crescimento de 9% em relação a julho de 2013 e de 1% em relação a junho. O ano de 2014 apresenta um aumento de 14% de visitantes únicos em relação ao ano anterior, considerando a média de janeiro a julho. O portal é o mais lido da região.

Comentar
Compartilhe
Mini bairro surgirá no Parque Tamandaré
09/08/2014 | 11h16

A perspectiva acima é do Plaza Tamandaré, conjunto arquitetônico multiuso que surgirá no Parque Tamandaré, no local onde foi a sede do Americano Futebol Clube, vendida em forma de permuta, com a mudança do clube para uma nova sede em Guarus. Ele está sendo submetido à aprovação da Prefeitura de Campos e dos demais órgãos competentes.

O projeto é do arquiteto Luciano Aguiar, que venceu a concorrência adotando um conceito com características multiuso, onde será possibilitado às pessoas morarem, trabalharem e consumirem sem precisarem sair dali. A área será dividida entre comercial e residencial.

O lado mais próximo à Avenida 28 de Março será comercial. Ali o projeto prevê um shopping, com 3 pavimentos, que ocupará toda a frente para a avenida. Na última laje do shopping nascerá a torre do prédio de salas corporativas, em formato semi circular. Próximo à esquina com a Rua Dom Bosco estarão os dois prédios com destinação para hotelaria.

O Plaza Tamandaré será divido por uma rua interna, que será construída e doada ao município. De cada lado da rua serão edificados 6 prédios residenciais, totalizando 12 edifícios que possuirão apartamentos de 2 a 3 quartos, com garagem e lazer independentes. Os lançamentos ocorrerão no mercado na medida que a demanda indicar.

A proposta do projeto é privilegiar o convívio em grandes espaços com praças urbanizadas cujo padrão não existe em Campos, com a função de integrar os espaços residenciais aos comerciais. O desenvolvimento e incorporação são da Imbeg, empresa que comprou a área. Confira abaixo mais duas imagens, a primeira com a visão da 28 de Março e a segunda da esquina com a Dom Bosco.

Comentar
Compartilhe
Placas de fora de Campíos e adjacências (7)
08/08/2014 | 20h21

Veja abaixo a foto tirada pelo leitor Marcelo Sarmento em Palmas, no Tocantins, e enviada pelo Facebook. Erros de português como este constatam que a educação vai mal não só em Campos, mas em todo o país. Confira:

Veja os links para todas as placas da série aqui.
Comentar
Compartilhe
Folha traz Leila Pinheiro
08/08/2014 | 14h04

Foi batido o martelo. A grande atração do show de final de ano que a Folha da Manhã faz anualmente para convidados será Leila Pinheiro. O evento será realizado no dia 11 de novembro, uma terça-feira, no Centro de Convenções da Uenf, projetado por Oscar Niemeyer.

Como acontece todo ano, além da boa música, o show movimentará o comércio de vestuário da cidade e também os restaurantes que estiverem abertos na noite do evento.

Comentar
Compartilhe
Obras no Americano avançam
06/08/2014 | 16h19

Após conseguir a licença do INEA, no final de março, o Americano, através da Imbeg, compradora e permutante de sua antiga sede no Parque Tamandaré, deu início à construção e implantação de seu novo complexo esportivo, com estádio e centro de treinamento, em área total de 129.921,14 m², dentro de um terreno de 198.350,62 m² localizado em Guarus, às margens do que hoje é a BR-101.

Passados pouco mais quatro meses, a obra vem avançando. A terraplanagem sobre toda a grande área está 80% concluída, estando em execução agora a área que abrigará o estádio de 8.000 lugares, que demandou um aterro controlado. O CT (Centro de Treinamento) contará com 3 campos de futebol e dois deles já estão em execução.

A parte mais visível hoje da obra é o centro administrativo e desportivo do CT, incluindo departamento médico e fisioterapia, cujas paredes já foram levantadas como mostra a foto acima. Ao lado está sendo construída a parte de hotelaria, onde ficarão hospedados os jogadores da base e do time principal.

O prazo contratual entre Americano e Imbeg é de entrega de todas as instalações prontas em 4 anos, passados a contar da licença do INEA, emitida em março deste ano. Em tratativas entre clube e empresa, ficou estabelecido o prazo de 1 ano para a entrega do CT, permitindo que a partir de abril os jogadores já treinem no novo complexo esportivo.

Em paralelo vão avançando as obras da área social do clube, que contará com um grande ginásio e será localizada na entrada das instalações, e também do estádio (relembre o projeto aqui). As ruas internas já se encontram delimitadas e com suas bases prontas. Será construída uma estação de tratamento de esgoto e de duas a três subestações para alimentação de energia.

[gallery link="file" order="DESC" orderby="title"]
Comentar
Compartilhe
Aposentadoria
05/08/2014 | 22h02

Segundo o jornalista Léo Dias, do jornal O Dia, afirmou aqui, Silvio Santos irá se aposentar em dezembro deste ano, logo após completar 84 anos. O anúncio seria feito no dia 13 de dezembro, passando o bastão para Patrícia Abravanel, quarta de suas seis filhas, sucessora eleita por ele. Patrícia está grávida de 8 meses do seu primeiro filho com o deputado Fábio Faria. A conferir.

Comentar
Compartilhe
Anti ixxxxpertos
05/08/2014 | 19h39

Atenção motorista ixxxxperto que trafega no acostamento na BR-101 para fugir do engarrafamento, em especial na chegada ao Rio, no trecho de Manilha: a Polícia Rodoviária Federal, autorizada pela legislação, está usando as câmeras da Autopista Fluminense, que tem potencial de zoom para pegar todos os detalhes da placa do veículo, para multar os infratores via vídeo. A multa é de R$ 574,26.

Comentar
Compartilhe
Recco aporta em Campos
05/08/2014 | 08h13

A Recco Lingerie abrirá a sua primeira loja em Campos, em sistema de franquia. Quem traz a marca para a cidade é o Grupo SOLLUA, comandado de forma competente por Guto Barreto, empresário que já atua com sucesso neste segmento. A unidade ficará localizada no 1º piso do Shopping Avenida 28, ocupando o espaço físico de duas lojas.

As lojas da marca buscam um design moderno e luxuoso, precisando de no mínimo 50 m² para expor adequadamente todas as suas coleções (feminino e masculino, adulto e infantil). A Recco tem origens italianas e foi fundada em 1979 em Maringá, no Paraná. O início foi na garagem da casa do fundador, Antonio Fernandes Recco, onde a produção começou.

O sucesso de seus produtos levou à primeira fábrica, em 1986. Após sucessivas ampliações, hoje a sede da Recco possui 11.000 m², com 620 funcionários, além de mais de 100 colaboradores em 19 lojas próprias e 35 representantes comerciais, exportando ainda para vários países, em sua maioria europeus.

O grupo SOLLUA conta hoje com 3 lojas, sendo 2 em Campos e 1 em Vitória. É parceiro da RECCO, cujo slogan é "a marca do amor", há mais de 23 anos e agora pretende expandir o mix dos seus produtos neste novo empreendimento. A obra se encontra em fase final de layout.

Comentar
Compartilhe
Descombinou
04/08/2014 | 21h39
Uma sociedade formada por um sócio investidor e outro que era operador não fala mais a mesma língua. O investidor assumiu o negócio.
Comentar
Compartilhe
O gato comeu?
04/08/2014 | 21h12

Há reclamações de todos os cantos de fornecedores da Prefeitura de Campos, que não conseguem receber. A paralisação da administração municipal afeta a cidade como um todo, diminuindo o dinheiro em circulação, fazendo o comércio sofrer por tabela, em um ano que a economia do país já vai mal, devido aos inúmeros equívocos da política econômica do governo Dilma Rousseff.

Tudo na gestão municipal está voltado para a campanha de Garotinho para o governo do estado, na qual recursos, que faltam por aqui, não vem sendo economizados. Há o atraso no repasse dos royalties, por incompetência também do governo federal, mas só isto não justifica a escassez de pagamentos, já que o recurso vem tardando, mas não vem falhando.

Comentar
Compartilhe
Começou a esquentar
04/08/2014 | 11h42

Iniciado agosto, agora que as campanhas começarão de vez a esquentar. Os programas eleitorais de rádio e TV começarão no dia 19. Neste mês também se iniciam os debates na TV. A agenda prevista de debates ainda é a mesmo publicada aqui em abril.

Na eleição para o Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, confirmou que irá aos quatro principais debates, conforme noticiou aqui o jornalista Lauro Jardim, no Radar on-line, faltando apenas dizer sim à Rede TV! Confira novamente a programação dos debates:

Debates para presidente Band – 21 de agosto – Ricardo Boechat Rede TV! – 31 de agosto SBT – 01 de setembro – Carlos Nascimento Record – 28 de setembro – Celso Freitas / Adriana Araújo Globo – 02 de outubro – William Bonner Debates para governador Band – 14 de agosto SBT – 25 de agosto Rede TV! – 07 de setembro Record – 26 de setembro Globo – 30 de setembro
Comentar
Compartilhe
Não foi só em Campos
03/08/2014 | 16h04

A inauguração da loja da Samsung em Campos, no Boulevard Shopping, com número de dança em performance dos funcionários, fez sucesso nas redes sociais. Ela foi assunto de nota aqui no blog, com divisão entre os leitores, com alguns comentando a favor e outros contra.

No Facebook, alguns amigos informaram que a Samsung já tinha tido performance com música para inaugurar lojas suas em outras cidades, todas em shoppings. A jornalista Suzy Monteiro postou lá o link da abertura no Shopping Leblon. Pesquisando no YouTube, se descobre várias inaugurações recentes de lojas da empresa neste estilo.

Veja abaixo os vídeos das inaugurações no Shopping Leblon, no Rio, em Balneário Camboriú, em Belo Horizonte e em Natal. A ação do Shopping Leblon é diferente, no mall do shopping, e quem filmou fez propaganda indireta do Spoleto e quase não se vê Samsung. Confira:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zwVaVuqR3QM[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FL355uyhbyU[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3_SnCR8wr9s[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QkdXAHUfkHc[/youtube]

Comentar
Compartilhe
SBT ultrapassa Record
03/08/2014 | 10h09

O SBT recuperou em julho a vice-liderança isolada de audiência, deixando a Record para trás. Na média de audiência das 24 horas a emissora de Silvio Santos marcou os mesmos 4,8 pontos no Ibope da Grande SP de junho, quando havia empatado em segundo lugar com a emissora do Bispo Macedo, enquanto a Record caiu de 4,8 para 4,4 pontos.

Em fevereiro deste ano o SBT já havia superado a Record na briga pelo segundo lugar. A Globo, sem a sequência de jogos da primeira fase da Copa do Mundo, caiu em julho de 12,1 para 11,4 pontos no Ibope da Grande SP, mas em desempenho melhor do que antes da Copa, quando marcou 10,8 em maio.

Entre 2012 e 2013, o SBT ganhou durante seis meses consecutivos da Record. A emissora de Silvio Santos, mesmo sem os milhões da Igreja Universal, jamais deixou a rede de TV do Bispo Macedo, que usa o pretensioso slogan "a caminho da liderança", tranquila no segundo lugar.

Fontes: Notícias da TV, TV em Foco e Ibope Media

Comentar
Compartilhe
Vendas do vôo direto de Campos para Campinas já estão disponíveis no site da Azul
02/08/2014 | 19h06

Conforme foi anunciado aqui no final de junho, a Azul solicitou a Anac um vôo ligando Campos a Campinas. O pedido foi aprovado e a empresa aérea já começou a vender passagens, com data de embarque a partir de 16 de setembro. O vôo que ligará Campos a Campinas será direto e terá uma saída diária, com exceção de sábado.

O avião, uma aeronave ATR 72, modelo 600, com capacidade para 70 passageiros, decolará do Aeroporto Bartolomeu Lisandro às 13h20 e pousará no Aeroporto de Viracopos às 15h25. Nas quintas-feiras o vôo partirá 15 minutos mais cedo. A Azul está com o ótimo preço, promocional, de R$ 199,90 para o trecho, mais taxas de embarque.

Campinas fica a apenas uma hora de São Paulo, tornando muito mais fácil agora para os campistas se deslocarem para compromissos na capital paulista. Além disso, o Aeroporto de Viracopos é o hub da Azul no país, permitindo conexões para diversos cantos do Brasil. A volta de Campinas para Campos será em vôos com conexão, em Cabo Frio ou no Santos Dumont.

Com a estréia da Azul no exterior, que tem previsão para acontecer ainda este ano, o campista que viajar para os EUA poderá embarcar em Campos e desembarcar em solo norte-americano sem sequer colocar o pé na estrada. Está previsto para dezembro o início dos vôos da Azul para Fort Lauderdale, na Flórida, com preço promocional de 600 dólares.

Fort Lauderdale fica bem próximo de Miami, paraíso de consumo da classe média brasileira que vai ao exterior. O vôo será em um Airbus A330. A Azul ainda voará para Los Angeles e Las Vegas nos EUA, também com aeronaves A330.

Fontes: Blog do Aeroporto, Exame e Melhores Destinos

Comentar
Compartilhe
Placas de Campíos e adjacências (30)
01/08/2014 | 17h37

Esta foto me foi enviada pelo leitor Fabrício, via email, constatando que a educação em Campos, irrigada pelos royalties do petróleo há sucessivos governos, vai muito mal, em todas as esferas, justificando o último lugar obtido no Ideb. A imagem foi registrada no Walmart, na carregadora de cartuchos. Confira abaixo:

Veja os links para todas as placas da série aqui.

Comentar
Compartilhe
Insegurança pública
01/08/2014 | 17h02

As imediações do Liceu de Humanidades de Campos, em um trecho que vai do Colégio PH até ao antigo Fórum, hoje Câmara Municipal, em área nobre da cidade, tem sido grande o número de assaltos. Pedestres têm sido abordados por bandidos em uma moto, que os assaltam e levam todos os seus pertences, em especial celulares e carteiras. Até bem pouco tempo a PM tinha dois homens fixos na Pracinha do Liceu, mas eles foram tirados de lá. A insegurança é total.

Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Christiano Abreu Barbosa

[email protected]