Final de "A Fazenda" deu liderança a Record
30/09/2013 | 21h38

O final ontem de "A Fazenda 6" deu a liderança do horário para a Record, com 12 pontos de média de audiência no Ibope da Grande São Paulo, referência para o mercado publicitário no país. A Globo ficou em segundo, com 9 pontos. A seguir vieram SBT, com 8, e Band, com 7 pontos.

Em compensação, foi o pior índice em uma final de todas as edições do reality show da Record. A média geral de "A Fazenda 6" também foi a mais baixa das seis edições do programa, com apenas 9 pontos. Fenômeno parecido vem ocorrendo com o Big Brother, que perde audiência anualmente.

Fontes: Folha de São Paulo e Ibope Media

Comentar
Compartilhe
Carmen Steffens muda de mãos
30/09/2013 | 15h43

O casal Rafael e Suelen Guimarães, que comanda com sucesso a Osklen em Campos, fechou a compra da franquia da Carmen Steffens na cidade.

A marca operava com loja própria em Campos. Tanto a Osklen como a Carmem Steffens tem um único ponto na cidade, no Shopping Avenida 28.

Comentar
Compartilhe
Ecologicamente incorreta
30/09/2013 | 13h00

A tradicional empresa Cartron, com 34 anos de história em Campos, escolheu para a sua divulgação a sempre invasiva propaganda que é colocada, sem autorização, presa nos pára-brisas dos carros estacionados. O alvo deste tipo de ação no último domingo foi a Avenida Pelinca.

O texto do anúncio cita as consequências benéficas de uma boa regulagem de motores. A peça destaca que a Cartron é uma empresa ecologicamente correta. Além de conter um erro de português, com "há 34 anos" escrito sem h, o tipo de propaganda utilizado é um dos mais ecologicamente incorreto possíveis.

Quando o motorista não vê a propaganda antes de entrar no carro e só a percebe com o veículo em movimento, acaba, para não ser atrapalhado, arremessando-a ao chão. E quando a vê e quer descarta-la, algumas vezes, na ausência de lixeira próxima, o chão acaba também sendo o destino.

Comentar
Compartilhe
Leitor denuncia irregularidades
29/09/2013 | 18h46

Veja abaixo o relato do leitor Carlos Silva, enviado por e-mail, denunciando irregularidades referentes a instalação de uma rampa e de uma placa de sinalização em um ponto comercial situado em local próximo ao Condomínio Sonho Dourado.

  • Olá Christiano, Sou leitor do seu blog e gosto muito do conteúdo dele, especialmente de alguns questionamentos sobre abuso de poder cometidos em Campos.
    Nos fundos do Shopping Estrada, próximo a entrada e saída de ônibus está acontecendo mais um episódio desses, especificamente no conjunto de lojas ao lado do Condomínio Sonho Dourado. Eis que no último mês surgiu uma padaria por lá. Não satisfeito em cimentar uma rampa para acesso de mercadorias (porque se fosse para cadeirantes deveria estar na esquina, não na porta do estabelecimento) que invade o meio-fio e se prolonga sobre o acostamento, de ontem para hoje surgiu a placa que é alvo da minha indignação. Mas o que há de errado com ela? A menos que a rua opere no sistema de mão inglesa (o que não faz), a placa está voltada para o lado errado. Além dessa tecnicalidade ela não indica a quantidade de vagas disponíveis para a operação descrita, o que abre precedente para a situação na qual estive envolvido hoje pela manhã. Ao estacionar no local, distante da placa como se pode ver pelo pedaço do meu carro que aparece na imagem, fui informado pela funcionária da padaria que se deixasse meu veículo ali estaria correndo o risco dele ser rebocado. Questionei o motivo e ela rebateu com a informação de que a EMUT (atual IMTT) instalara a placa ontem e que veículos que excedessem o tempo limite estabelecido na mesma poderiam ser apreendidos. Troquei meu carro de lado, pois entre debater e pegar meu ônibus optei pela segunda opção. Ficam no entanto as minhas questões: por qual motivo a placa não informa corretamente a quantidade de vagas para a operação de carga e descarga? Posso fazer uma rampa excedendo o limite do meio-fio na minha casa? Segue em anexo a foto que fiz. Desde já agradeço pela sua atenção. Se você puder abordar o assunto em seu blog eu ficaria muito satisfeito. Grande abraço e continue com o bom trabalho. Att, Carlos Silva.

Comentar
Compartilhe
Cruzando o Atlântico
29/09/2013 | 16h25

O principal executivo da espanhola Acciona no projeto do Porto do Açu, o francês Olivier Ricard, foi designado para assumir um grande projeto da empresa no Gabão, para onde deve se mudar até o final do ano. A Acciona detinha os principais contratos da construção do porto na era Eike Batista e chegou a empregar milhares de pessoas.

Olivier era responsável por gerir um orçamento bilionário no Açu. Ele já esteve no Gabão pela Acciona da década passada, no comando de projetos de infraestrutura, como a construção de estradas. A conferir.

Comentar
Compartilhe
Entrega
27/09/2013 | 19h22

A construtora e incorporadora Melo Braga, que edifica prédios de pequeno e médio porte, fará a entrega na próxima semana do empreendimento Royal Gray, situado no IPS, que tem 12 apartamentos. O prédio teve todas as suas unidades vendidas.

A Melo Braga é dirigida por Wallace Junior e tem oito anos de atuação no mercado. Ela já entregou empreendimentos como Royal Green, no Flamboyant; Royal Blue, no Alphaville; e Condomínio Hybiscus, no Jóquei. Atualmente a empresa está construindo o Residencial Infinity, no Parque Rosário, com 6 andares, sendo 4 apartamentos, com 3 quartos e suíte, por andar.

Comentar
Compartilhe
Rosca
27/09/2013 | 10h54

É dura a vida dos que se arvoram a ser Mãe Dináh no futebol brasileiro. Depois de ter vários palpites com acerto de razoável a acima da média, na última quarta-feira errei todos os quatro palpites dados aqui, nos equilibrados confrontos da Copa do Brasil.

Comentar
Compartilhe
Cantão aporta em Campos
26/09/2013 | 20h14

Mais uma grande marca chega à cidade. O Cantão assinou contrato e ocupará uma loja na expansão do Boulevard Shopping. A marca foi fundada em 1967 pelo então jovem casal Leila Barreto e Peter Simon, que abriram a primeira loja na Tijuca, no Rio. O auge veio na década de 80, quando a marca conquistou corações e mentes dos jovens de classe média.

Em 1983, o Cantão criou o tênis Redley, um ícone da geração de 80, que inicialmente foi vendido em suas lojas, mas o sucesso foi tanto que catapultou a Redley a ser uma marca própria. O Cantão não parou de crescer e tem hoje 44 lojas e está presente em mais 1.000 multimarcas no Brasil e no exterior.

Comentar
Compartilhe
Corrida das Torcidas: quem levou mais?
26/09/2013 | 19h29
[caption id="attachment_207357" align="aligncenter" width="523" caption="Foto: André Durão - GloboEsporte.Com"][/caption]

Foi realizada no último domingo, no entorno do Maracanã, a 2ª Corrida das Torcidas. O percurso foi de 7,5 km, com chegada em frente à famosa e histórica estátua do Bellini, há décadas ponto de encontro de torcedores. Cada inscrito tinha que identificar o seu time de coração. Alguns correram devidamente uniformizados. Confira abaixo o ranking dos times que mais tiveram inscritos:

1) Flamengo - 46% 2) Vasco - 20% 3) Fluminense - 17% 4) Botafogo - 14%

Os outros 3% se dividiram em times de outros estados, se destacando, por ordem: São Paulo com 10 atletas, Atlético/MG/ com 7, Grêmio 7, Corinthians 6 e Cruzeiro com 5. Se o Vasco manteve a alcunha de vice no ranking, o vascaíno Clodoaldo Azevedo foi o grande vencedor da corrida, com o tempo de 23'05". No feminino, vitória da botafoguense Tereza Madalena, em 28'29".

Fonte: Pulso

Comentar
Compartilhe
Aula de engarrafamento
26/09/2013 | 18h05

A área próxima ao Senai, na pouco conhecida rua 5 de julho, no final da Avenida 28 de Março, próximo à Estação, sempre foi utilizada para aulas de auto escola. Ali os motoristas calouros aprendem direção básica de trânsito e a fazer baliza. Muitos dos que dirigem hoje, passaram por prova no local, como eu.

Ocorre que a ploriferação de carros nas imediações é cada vez maior. É praticamente impossível passar na rua 5 de Julho e o problema vem se alastrando no entorno, como nas ruas Pero de Góis, Silva Arcos, Rodrigues Peixoto e Bruno Azevedo. É uma verdadeira romaria de carros de auto escola.

O leitor indaga, com razão: o que é ensinado ali é aula de engarrafamento? As fotos abaixo, tiradas por ele no meio da tarde da última terça-feira, retratam a situação. Confira e clique na foto para ampliar:

[gallery link="file" columns="2" orderby="title"]
Comentar
Compartilhe
Palpites
25/09/2013 | 21h29

Começam hoje as quartas-de-final da Copa do Brasil. O Rio tem três representantes na disputa pelo título: Vasco, Flamengo e Botafogo. Segue abaixo os meus palpites para os jogos de ida:

Goiás x Vasco (empate) Botafogo x Flamengo (Flamengo) Corinthians x Grêmio (Corinthians) Inter x Atlético/PR/ (Inter)

Atualização às 23h59 de 25/09/2013: Os palpites dos jogos dos cariocas foram certos somente até o intervalo. No 2º tempo, o Vasco tomou a virada do Goiás no Serra Dourada e saiu com um 2x1 contra que é reversível no Rio. No Maracanã, o Flamengo deixou de matar o jogo no 1º tempo e foi dominado no segundo, com o Botafogo empatando e quase virando. No final, o empate no clássico foi justo.

Comentar
Compartilhe
Os salários do judiciário no estado do Rio
25/09/2013 | 16h46

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ), em atenção à Resolução nº 102 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), vem publicando mensalmente os salários de todos os membros do poder judiciário fluminense, incluindo juízes, desembargadores e servidores. As informações de 2013 estão disponíveis aqui, no site do TJ-RJ, mês a mês.

A lista mostra individualmente a folha de pagamento de pessoal do TJ-RJ, por ordem alfabética, com o nome dos servidores, o seu cargo, sua lotação, rendimentos, descontos e remuneração líquida. Os salários base são acrescidos de encargos sociais e benefícios inerentes aos cargos.

É polêmica a divulgação dos rendimentos, pois acaba sempre sendo uma invasão à privacidade e uma ameaça, de certa forma, à segurança de quem tem os seus vencimentos divulgados. Por outro lado, funcionários públicos são pagos com o dinheiro da população e a transparência é sempre bem vinda no uso de verbas públicas.

Comentar
Compartilhe
O novo estádio do Americano
25/09/2013 | 08h01

O Americano já detém o título de propriedade da nova área de 198.000 m² onde será construído o seu novo complexo esportivo, em Guarus. A Imbeg, que comprou a área no Parque Tamandaré, já iniciou a preparação do canteiro de serviços no local da construçäo do novo complexo esportivo e ainda aguarda as licenças pertinentes após aprovaçäo do INEA para iniciar a terraplenagem.

O projeto legal, de autoria do arquiteto e professor Mariel Oliveira, deve ser apresentado para aprovaçäo na Prefeitura nesta semana. A Imbeg está comprometida inicialmente em entregar as obras do Centro de Treinamentos no prazo de até 1 ano após a aprovação do projeto pela Prefeitura.

Como já foi anunciado aqui e aqui, a antiga área clube, com 25.000 m², foi permutada por um complexo em Guarus, com estádio para 8.000 torcedores, centro de treinamento completo com 3 campos de futebol, e novas instalações sociais e administrativas, com total de 120.000 m² de área urbanizada, em um terreno de 198.000 m².

Comentar
Compartilhe
O antigo estádio do Americano
25/09/2013 | 07h54

O antigo estádio do Americano, que já é de posse da Imbeg após a assinatura da escritura (relembre aqui), terá a sua demolição iniciada tão logo saia a licença da Prefeitura de Campos. A demolição começará nas estruturas comprometidas pela corrosão, que oferecem risco de queda.

A demolição total da estrutura está prevista para estar concluída somente em 2014. A intenção do plano de demolição é usar o princípio da reciclagem do material, com a instalação no local de conjunto especial de britagem, que reduziria as peças de concreto oriundas da demolição em material com menor granulometria.

Este material resultante poderá ser aplicado na construção de pavimentação de ruas ou estradas, por exemplo, com o aço também podendo ser reaproveitado.

Não há nenhuma definição ainda sobre o que será empreendido na área, que é muito nobre. Há conversas e tratativas com empresas imobiliárias de grande envergadura. Está em estudo a constituição do primeiro fundo imobiliário da cidade, com cotas negociadas na Bolsa de Valores.

Comentar
Compartilhe
Forever 21 aporta no Rio
24/09/2013 | 18h08

A Forever 21, queridinha de adolescentes americanas e de classe média brasileira, aportará no Rio, no Barra Shopping, em 2014. No início do mês a marca, sediada nos EUA, já havia anunciado a sua primeira loja no Brasil, que será instalada no Shopping Morumbi, em São Paulo.

Ela foi criada em 1984, em Los Angeles, e é famosa por sua troca rápida de coleções, o que agrada o público mais jovem. A Forever 21 possui lojas em outros 32 países, como Inglaterra, Espanha, França e Japão. Na América do Sul, a rede de varejo já tem unidades em Bogotá, na Colômbia.

Fontes: Ancelmo Gois, Exame e Veja

Comentar
Compartilhe
Beleza Natural em contagem regressiva
24/09/2013 | 16h42

A rede de salões Beleza Natural está em contagem regressiva para a sua primeira loja em Campos, na expansão do Boulevard Shopping. Ela foi anunciada aqui, em primeira mão. Cerca de 100 funcionários já foram contratados para atuar na unidade e estão treinando desde agosto, no Centro de Desenvolvimento Técnico montado na cidade.

Estão sendo oferecidas 2.000 vagas para clientes de primeira vez que queiram tratar gratuitamente dos cabelos com os profissionais que estão sendo treinados. Mais de 1.000 mulheres já foram atendidas neste sistema e ainda há vagas, que podem ser agendadas no telefone 2732-6533, desde que atendam aos critérios estabelecidos.

A inauguração está prevista para o mês de outubro. Será a 15ª unidade da Beleza Natural no país. Neste ano ainda serão inaugurados pontos em Volta Redonda, no interior da Bahia e mais três em São Paulo.

Comentar
Compartilhe
Patrocínios renovados
24/09/2013 | 13h17

A Globo renovou com todos os seis patrocinadores da Fórmula 1 para a temporada de 2014. Será o quarto ano seguido que Mastercard, Nova Schin, Petrobras, Renault, Santander e TIM farão o patrocínio oficial da transmissão da principal competição automobilística do mundo.

Não foram divulgados os valores dos contratos para 2014, que não contará com Felipe Massa na Ferrari. O brasileiro está em busca de equipe e pode fechar com a Lotus. Em 2013, cada cota de patrocínio da Fórmula 1 na Globo foi de R$ 62 milhões.

Fonte: Meio&Mensagem

Comentar
Compartilhe
No breu
24/09/2013 | 11h04

Só nesta manhã, a Ampla já interrompeu o fornecimento de energia por quatro vezes no Centro da cidade. Ontem já tinham ocorrido quedas de energia também. Quando tenta voltar e de forma incompetente não consegue, ela ainda coloca em risco os equipamentos dos seus clientes, com picos de luz. A Ampla é um dos maiores exemplos de que privatização nem sempre é o melhor caminho.

Comentar
Compartilhe
Agência campista traz novo ator global
23/09/2013 | 23h21

Foi gravado no estúdio da Cartela TV, a produtora do grupo Briefing Marketing, um filme para a campanha publicitária de uma escola da cidade. O escolhido para estrelar o comercial foi o ator global Bruno Gissoni, que fez os papéis de Iran, em "Avenida Brasil", e Juliano, em "Flor do Caribe".

A agência de publicidade e marketing Briefing já utilizou com sucesso na campanha de outra empresa, a Damha Urbanizadora, um ator global (relembre aqui). Em breve o leitor poderá conferir a novidade nos melhores meios de comunicação de Campos.

Comentar
Compartilhe
Apetite incessante
23/09/2013 | 16h55

A InterRio não para. Recentemente a empresa comprou duas áreas em um dos locais mais nobres da cidade, o final da Avenida Pelinca, arrematando as aquisições do Shopping 16, aonde fica o Cabernet (anunciada aqui), e da área onde funcionou durante anos uma concessionária da Peugeot (confira aqui).

Em ambas as área a InterRio lançará empreendimentos residenciais, com uma área comercial única e comum no térreo. A empresa tem diversos empreendimentos em Campos. Entre eles destacam-se o flat Pelinca Residence & Services (anunciado aqui), ao lado do Quartel do Chopp, e o Connect, da Rua Saldanha Marinho, em parceria com a Camargo Correa.

Além dos empreendimentos citados acima, mais dois estão a caminho. Um deles é o Maxime Residence, que será edificado na rua Doutor Pereira Nunes, 27, no local onde foi a casa do empresário Rodgers Williams, próximo às avenidas Pelinca e Beira-Valão.

O Maxime será um prédio residencial, com 15 andares de unidades tipo, com quatro apartamentos por andar, em um total de 60 unidades. Os apartamentos terão sala e 4 quartos, com tamanho de 107 m².

A incorporação será da InterRio e a construção da RMZ. A negociação da área foi conduzida por Pedro Paulo, da Pedro Paulo Imóveis.

Confira abaixo a futura localização do empreendimento, em tela do Google Eath:

Comentar
Compartilhe
Bombou
23/09/2013 | 16h13

A Folha Online mantém ao longo de 2013 os ótimos números obtidos aqui no 1º trimestre. A sua média diária de visitantes únicos no ano cresceu 24% em relação a 2012. No ano passado a audiência do site já havia crescido 11% em relação a 2011 (confira aqui).

O mês de maior volume de acessos até agora é setembro, com média parcial de 22.598 visitantes únicos por dia. Contribuiu uma notícia postada aqui que ganhou repercussão nacional, a nota “Analista judiciário passa em concurso para juíza, mas prefere ficar onde está”, rendendo ao blog impressionantes 55.381 visitantes únicos no dia 19 de setembro, levando à Folha Online a alcançar o seu recorde histórico no dia, com explosivos 75.048 visitantes únicos.

O blog foi beneficiado, como todos os que estão na Folha Online, pela enorme porta de entrada que o site dá com o seu grande volume de acessos, que também gera bons resultados no Google e demais ferramentas de busca, estando sempre entre os primeiros em pesquisas.

Comentar
Compartilhe
Explodiu
20/09/2013 | 14h25

A nota "Analista judiciário passa em concurso para juíza, mas prefere ficar onde está" dada aqui há mais de dois meses, sobre a escolha de Cecília de Moura Barbosa Lima, que ocupava o cargo de analista judiciário, passou em concurso para juiz de direito, tomou posse e abriu mão do cargo, ganhou repercussão nacional nesta semana.

Cecília chegou a exercer o cargo de juiz de direito por menos de 2 meses, mudando de cidade, saindo de Carmo da Mata, próxima a Belo Horizonte, e indo para Turmalina, cerca de setes hora distante da capital mineira. Não se sabe o motivo que a levou a isto, mas, de certa forma, a desistência mostra um pouco da desvalorização também do cargo de juiz, que tem grande responsabilidade e no custo/benefício vem perdendo para cargos de menor envergadura.

Por algum motivo, muito provavelmente com o uso de ferramentas de busca como o Google, uma empresa que presta serviços de preparação para concursos na área de direito, descobriu a nota e a postou em seu site e nas redes sociais, convocando seus alunos a um debate sobre vocação, remuneração e objetivos de vida.

De repente, começaram a aparecer vários comentários na nota, o que não é normal depois de 2 meses de postagem. Os acessos começaram a subir vertiginosamente, em progressão geométrica. Em uma busca no Google, achei postagens de dois locais no Facebook: Questões Discursivas (confira aqui), com centenas de comentários e mais de 150 compartilhamentos, e Ciências Criminais, aqui, também com grande repercussão.

Depois destes dois, a notícia se ploriferou pelo país e vários sites e páginas de redes sociais reproduziram a nota, como Direito SC, Só Tribunais, PB Agora, Nação Jurídica e Direito Revisto, entre vários outros. Os leitores destes locais baixaram no blog e passaram a debater ferverosamente, nos comentários na nota, a decisão de Cecília, alguns com especulações descabidas.

Como resultado, o blog quebrou todos os seus recordes. Foram, até o momento, 154 comentários. Na quarta-feira, o blog bateu o seu recorde, atingindo incríveis 25.155 visitantes únicos. A marca anterior era de 6.458, das eleições de 2010. Mas ele explodiu ainda mais no dia seguinte, ontem, cravando 55.381 vistantes únicos, recorde absoluto do blog, da Folha Online e certamente da região.

Comentar
Compartilhe
A estréia da nova MTV
20/09/2013 | 11h38

A nova MTV estréia no dia 01 de outubro, somente em operadoras de TV por assinatura. Sua marca, que deixou o Grupo Abril e voltou às mãos da Viacom, não terá mais o nome Brasil. Entenda mais aqui e aqui sobre as mudanças da MTV.

Comentar
Compartilhe
Ditado pela metade
19/09/2013 | 17h36

Existe o ditado que diz: "A justiça tarda, mas não falha". No caso do mensalão, por enquanto, a justiça já tardou. E muito. Espera-se que ao menos não falhe.

Comentar
Compartilhe
A polêmica do mensalão no STF
19/09/2013 | 16h42

Confira abaixo o texto sobre a polêmica votação no Supremo Tribunal Federal ocorrida ontem, que aceitou a possibilidade de parte dos condenados no mensalão conseguirem recorrer da decisão através de embargos infringentes. O texto foi enviado por Tiago Abud da Fonseca, defensor público na Comarca de Campos, mas que assinou como um cidadão brasileiro, exprimindo a sua opinião sobre a polêmica decisão.

A lição do Supremo Tribunal Federal e o direito para os humildes

Tiago Abud da Fonseca[1] O Supremo Tribunal Federal, ao apreciar a possibilidade do cabimento ou não de embargos infringentes nas ações penais originárias, decidiu, por apertada maioria, com o voto desempate do Ministro Celso de Mello, pelo cabimento de tal recurso, dando ênfase ao direito ao duplo grau de jurisdição, isto é, ao direito que o processado tem de recorrer da decisão judicial que lhe seja desfavorável. Sentenciou o decano da Corte Maior, que ninguém pode ser tolhido do seu direito de defesa ainda que se revele antagônico o sentimento da coletividade. Primeiro, deve ser assentado que com tal possibilidade o Supremo Tribunal Federal abriu a oportunidade para alguns dos condenados(somente aqueles que tinham quatro votos favoráveis a uma de suas teses) de rediscutir o juízo majoritário desfavorável emitido pela Corte. Isso não quer dizer que a tese dos réus será acatada, isto é, que terão sucesso no recurso que será interposto. Uma coisa é o direito ao recurso, outra o direito que se pleiteia através da impugnação. Noutras palavras, ganharam alguns dos réus o direito de recorrer, mas não significa que a tese referente a inexistência do crime tenha a mesma sorte. Pode, ao fim e ao cabo, ser mantida a condenação nos termos que está. O leigo perguntará: mas qual o sentido de admitir o recurso se é para negá-lo? O Brasil é signatário de tratados internacionais que garantem o direito de recorrer. Ao réu julgado em única instância deve ser garantido tal direito, que não foi reconhecido pelo fato de terem sido opostos os embargos de declaração, já que esta insurgência visa simplesmente sanar obscuridade, omissão, contradição ou dúvida na decisão, ou seja, não tem o poder de reexaminar as questões de fato que levaram ao juízo de condenação. Assim é que, se o Estado brasileiro não permitisse tal recurso, poderia ser questionado perante a Comissão e à Corte Interamericana de Direitos Humanos, politizando tal discussão, o que é de todo prejudicial para uma decisão que deve ser estritamente jurídica e não política, afinal de contas se está julgando alguém e o levando para a cadeia, o que deve ser alijado de valores políticos, mas tomado pela rédea do Direito. Inibe-se o argumento de que será levado à cadeia fulano ou beltrano por perseguição política, ficando evidente que quem irá para o novo presídio que está sendo construído(veja, o próprio executivo espera a condenação), assim será porque cometeu crime. Que fique claro. Aliás, alguns dos réus sinalizaram em questionar a decisão suprema em tais órgãos internacionais. Por isso talvez a serenidade do voto desempate esconda a preocupação de garantir o direito de defesa para que a decisão final seja inquestionável. Ou poderão debater os réus que o STF lhes foi duro ou que o julgamento foi político? Noutros termos, pode o Supremo Tribunal ter dado com uma mão para retirar com a outra. Para quem leu o Código da Vida, se verdadeira a história contada por Saulo Ramos, percebe que o tempo fez bem ao Ministro Celso de Mello. Aliás, a respeito dos benefícios do tempo, o processo deve ter a duração razoável, o que significa que não pode ser lento demais, de modo a tardar a justiça, como não pode ser por demais breve, de forma ao julgamento se transformar em justiçamento. Quantas vezes não agimos em curto circuito e não nos arrependemos? Só que o magistrado não pode consertar seu erro, uma vez prolatada a decisão, daí porque o tempo de maturação para tomada de decisão também se faz imprescindível. Contudo, fica a lição dada pela Corte Suprema em tal julgamento. Tomara que esses direitos reconhecidos no chamado mensalão sejam estendidos aos pretos, pobres e desdentados que são as figurinhas carimbadas das varas criminais Brasil afora, como, por exemplo, o direito de responder o processo e de recorrer em liberdade, bem assim o direito ao próprio sistema recursal. Não significa, contudo, que no fim das contas ficarão estes impunes. Mas o direito distribuído de forma igualitária, independente da cor da pele e da classe social, amaina a sensação(falsa) de impunidade que surge do posicionamento do Supremo Tribunal Federal. Só o futuro dirá qual caminho adotará a justiça brasileira. Contudo, não podemos nos esquecer de Cícero quando sentenciou: “Lembremos que se deve observar a justiça até em relação aos humildes” (De Officis, Livro I, XIII, 41) [1] O autor é cidadão brasileiro.
Comentar
Compartilhe
Perguntar não ofende
19/09/2013 | 00h58
Se fosse Neymar que tivesse marcado o golaço que Nilton fez hoje, abrindo o caminho para a goleada do Cruzeiro sobre o Botafogo por 3x0, colocando a mão na taça, quantas vezes seria mostrado o replay do gol, chamando-o de gênio da bola?
Comentar
Compartilhe
Aberto novo viaduto sobre trevo
18/09/2013 | 23h49
Quem foi ao Rio hoje e voltou pela BR-101 passou por uma situação inusitada e teve uma boa surpresa em seu retorno. Na ida, cedo pela manhã, o novo viaduto sobre o trevo que liga Macaé ao Rio, pela BR-101, e à sua região serrana, através da RJ-168, ainda estava fechado. Na volta, ele estava liberado, já com pista dupla, pronto para a duplicação da BR-101. O novo viaduto facilitará muito a vida dos macaenses, dando mais segurança e velocidade no acesso às rodovias, além de também ajudar muito os campistas que trafegam naquele trecho da BR-101.
Comentar
Compartilhe
Dá pra demorar?
18/09/2013 | 18h43

Atualização às 10h49 de 19/09/2013: Formatação da foto, uma vez que a postagem inicial tinha sido feita de um smartphone, com limitações de recursos.

Comentar
Compartilhe
Obras do CT do Americano se iniciam
17/09/2013 | 21h19

Conforme o jornalista Esdras Pereira noticiou aqui, em seu blog, as obras do novo CT do Americano começarão nos próximos dias. Mais precisamente nesta semana, quando será iniciada a terraplanagem.

Comentar
Compartilhe
Fake no Face
17/09/2013 | 20h02

O perfil do Facebook do usuário Rafael B. Pecly (confira aqui) vinha sendo atuante na linha governista nas redes sociais, defendendo a Prefeitura de Campos e atacando o governo Sérgio Cabral. Aliás, é fácil identificar alguém governista na comunicação, pois ele faz exatamente estas duas coisas, não necessariamente nesta ordem, seguindo a linha do que o líder maior do grupo faz em seu blog.

Ocorre que a sempre atenta Gianna Barcelos pesquisou e descobriu que o perfil Rafael B. Pecly do Face é falso, um fake, como ela demonstrou aqui em seu blog Reflexões. A foto teria sido subtraída do físico gaúcho Rafael Bán-Jacobsen. O até então atuante perfil se calou depois que a denúncia de Gianne veio à tona e não se defendeu até agora.

É repugnante o uso de fakes nas redes sociais, ainda mais de forma profissional. Resta saber se foi esforço voluntário de algum simpatizante da prefeita, de algum detentor de DAS ou se teve orientação de alguém ligado ao governo, que recentemente se queixou da falta de defesa nas redes sociais.

Comentar
Compartilhe
Folha Cursos
17/09/2013 | 13h31

A Folha Online irá lançar o Folha Cursos, uma plataforma de cursos online, totalmente interativa. O novo produto do site mais acessado na região é fruto de uma parceria com as empresas Entende e Aprende, especializadas no mercado de cursos através da Internet.

Haverá cursos disponíveis para o ENEM e para as áreas de comunicação, publicidade, gastronomia, esportes, finanças e fotografia, entre outros. Os cursos serão ministrados pelos melhores especialistas do mercado em cada tema, como Boni, Pedro Bial, Washington Olivetto, Zico, Carlos Alberto Parreira, Thalita Rebouças, entre outros profissionais de destaque em suas áreas.

Comentar
Compartilhe
Pena alternativa ajuda saúde pública
17/09/2013 | 11h40

A Justiça de Sorocaba, no interior paulista, está oferecendo uma interessante pena alternativa, que poderia ser adotada pelos juízes da Comarca de Campos. Os praticantes de crimes de médio e menor potencial ofensivo estão tendo como pena alternativa a doação de sangue. Nos últimos 3 anos, foram aproximadamente 800 doações, que ajudaram mais de 2.300 pessoas.

A iniciativa foi do juiz Jayme Walmer de Freitas, tendo sido adotada por três das quatro varas criminais de Sorocaba. Várias outras cidades do país seguiram a medida, que já está sendo aplicada em São Paulo, Taubaté, Itapecerica da Serra e São José do Rio Preto. Juízes de outros Estados, como Rio de Janeiro, Tocantins, Minas Gerais e Paraná também demonstraram interesse na medida.

De acordo com o magistrado, o percentual de doadores no país é de 1,9% da população, bem aquém do ideal, que é de 3%. O Hemocentro de Campos, que sofre de forma constante com a falta de doações, agradeceria penhoradamente se o judiciário local adotasse esta boa medida.

Fonte: Associação Paulista de Magistrados (Apamagis)

Comentar
Compartilhe
Trevos
16/09/2013 | 16h07

Está praticamente pronto o novo trevo na BR-101, com viaduto, que liga Macaé ao Rio, que além de facilitar muito a vida dos macaenses que rumam para a sua região serrana e para a capital do estado, irá melhorar o tráfego também para os campistas que utilizam a rodovia e passam naquele trecho. Uma obra necessária, no entrocamento com a RJ-168, que tardou muito a acontecer.

Outro trevo importante da BR-101 que avançou nos últimos dias é a melhoria do acesso a Rio Dourado e Rio das Ostras. O campista que vai para a Região dos Lagos tem este como o seu melhor caminho e sabe muito bem das dificuldades e do perigo que é sair da BR-101 e entrar na RJ-162 (Rodovia Serramar), rumo a Rio das Ostras, Búzios, Cabo Frio e demais municípios.

Sem contar a fila indiana de carros que normalmente se forma, dos que desejam sair das RJs e entrar na BR-101, tanto no trevo de Macaé, quanto no de Rio Dourado, que pertence a Casimiro de Abreu.

Comentar
Compartilhe
O iPhone mais caro do mundo
16/09/2013 | 12h47

O Brasil é o país onde se paga mais caro por um iPhone no mundo. Aqui, um aparelho na versão 5 sai a USD 1.076,74, equivalente a aproximadamente R$ 2.399,00. O valor é 57% superior ao preço de um iPhone 5 desbloqueado nos Estados Unidos. Não é a toa que quase todo brasileiro que viaja aos EUA traz um iPhone na bagagem.

Os preços foram levantados pela Bloomberg em vários países, tendo como base um iPhone 5 de 16 GB, desbloqueado e livre de contratos com operadoras, com a moeda local sendo convertida em dólares no dia 03 de setembro de 2013. Comprovando que comprar o aparelho na Europa é uma grande roubada, o Brasil é seguido por vários países europeus no ranking.

Depois do Brasil vem: Itália (USD 960), Finlândia (USD 929), Bélgica (USD 921), Portugal (USD 921), Dinamarca (USD 918), Hungria (USD 914), Suécia (USD 905), Rússia (USD 895), Áustria (USD 894), França (USD 894), Alemanha (USD 894), Irlanda (USD 894), Holanda (USD 890) e Espanha (USD 881)

Mais atrás no ranking vem China (USD 864), Coréia do Sul (USD 811), México (USD 791), Cingapura (USD 741), Austrália (USD 723), Tailândia (USD 712) e Emirados Árabes Unidos (USD 708). O mais barato é achado nos EUA, onde um iPhone 5 custa USD 649,00.

Fonte: Bloomberg

Comentar
Compartilhe
Campos Run: resultados gerais da 4ª etapa
15/09/2013 | 22h43
[caption id="attachment_207138" align="aligncenter" width="512" caption="Foto: Marcos Almeida / Blog Ser Motriz"][/caption]

Confira aqui, no blog Ser Motriz, de Marcos Almeida, os resultados gerais da 4ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua de Campos (Campos Run), realizada hoje pela Fundação Municipal de Esportes, em Guarus. O circuito foi de 6 km, com largada e chegada na Avenida José Carlos Pereira Pinto. A próxima etapa será no dia 20 de outubro, na Avenida Arthur Bernardes.

Comentar
Compartilhe
Perigo
15/09/2013 | 21h51

O leitor, empresário, praticante de esportes radicais e conhecido de longa data, Umberto Trindade, mandou este relato, de um fato ocorrido na última quinta-feira, alertando sobre o perigo de práticas antigas nos canaviais de Campos, que, além de emporcalhar as residências e aumentar o risco à saúde da população, gerando problemas respiratórios, pode ainda causar acidentes. Confira:

"Perigo na quinta-feira na RJ 158 que liga Campos a São Fidélis. Por volta das 12 horas o fogo posto em um canavial alcançou a margem da rodovia com labaredas de até 6 metros de altura. Os ventos fizeram com que as chamas alcançassem a pista e obrigaram os motoristas que trafegavam sentido São Fidélis a transitarem na contra-mão. Rapidamente uma espessa e escura coluna de fumaça e fuligem se formou impedindo a visibilidade no local. Por sorte, não houve nenhum acidente"
Comentar
Compartilhe
Decisão
15/09/2013 | 20h34

O Botafogo venceu hoje a quarta partida seguida, quebrando um tabu de 12 anos sem ganhar o Santos na Vila Belmiro, derrotando o anfitrião, que não perdia há um ano em casa, por 2x1, com dois gols do atacante campista Elias, repetindo o placar do turno. O triunfo foi importante para manter a distância de quatro pontos para o líder Cruzeiro.

Na quarta-feira, os mineiros recebem o campeão carioca no Mineirão, em jogo o qual, apesar de ainda faltarem 17 rodadas, pode até ser decisivo para o campeonato, caso o Cruzeiro vence e abra 7 pontos. Para o Botafogo, que impressiona pela consistência, o empate o manterá na briga e uma vitória o colará de vez nos cruzeirenses, dando grande doping moral.

Como ocorreu no ano passado, o Grêmio perde pontos importantes em jogos chave, como a derrota em casa hoje para o Atlético/MG/, e acaba se restringindo a disputa pela vaga na Libertadores, o que não é pouca coisa. Deve ter a companhia nesta briga do inconstante arquirival Inter e talvez do vacilante Corinthians, que perdeu mais uma hoje.

Lá embaixo, Fluminense, Flamengo e Vasco seguem sua fuga do rebaixamento, com cada hora um deles sem o destaque positivo ou negativo. O positivo da vez foi o atual campeão brasileiro, que venceu um confronto direto na briga contra o rebaixamento, ao derrotar a Portuguesa por 2x1, no Maracanã, com destaque para Rafael Sóbis. O Flu subiu para o 12º, com 26 pontos.

Hoje, o Vasco foi o negativo, ao perder, em casa, para o São Paulo, há várias rodadas na zona de rebaixamento e acabou trocando de lugar com ele, ficando com 17º, com 24 pontos. O Flamengo conseguiu um ponto importante, fora de casa, no 1x1 contra a Ponte Preta, com um jogador a menos, e está com os mesmo 26 pontos do Fluminense, em 13º, atrás no número de vitórias.

Há vários times embolados na segunda página da tabela, com somente 3 pontos separando o Vitória, 11º, do Vasco, 17º e primeiro time na zona de degola. Por isto, qualquer vitória catapulta um time para uma sensação de alívio, que pode ser momentânea, e uma derrota pode o jogar no limbo da zona de rebaixamento.

Comentar
Compartilhe
O que será no lugar da Peugeot
12/09/2013 | 18h23

A saída da Peugeot de Campos foi antecipada e anunciada pelo jornalista Esdras Pereira, em sua coluna na Folha da Manhã e em seu blog (aqui), dando voz aos proprietários de carros da marca comprados na cidade, que ficaram órfãos de concessionária do dia para a noite.

O terreno que abrigava a concessionária Peugeot foi vendido pelo proprietário, obrigando que ele fosse desocupado, uma vez que o Grupo Itacar, dono da bandeira francesa em Campos, era inquilino, o seu contrato estava vencido e a desocupação já havia sido pedida.

Quem comprou a área foi a InterRio, que continua com apetite voraz na cidade. No local ela pretende edificar um empreendimento de apartamentos residenciais com 150 unidades, de dois diferentes tipos: sala+2 quartos e sala+1 quarto. O térreo abrigará um mall de lojas.

A InterRio tem diversos empreendimentos em Campos. Entre eles destacam-se o flat Pelinca Residence & Services (anunciado aqui), ao lado do Quartel do Chopp, e o Connect, da Rua Saldanha Marinho, em parceria com a Camargo Correa. Ela comprou ainda, em aquisição anunciada aqui, o Shopping 16, no final da Avenida Pelinca, aonde se localiza o Cabernet.

O mall de lojas do empreendimento na área que foi da Peugeot se comunicará com o que será construído no Shopping 16, resultando numa área comercial única, apesar de cada edifício manter uma entrada independente, uma virada para o final da Avenida Pelinca e outra para a Avenida 28 de Março.

A construção será da Sinco e o lançamento está prevista para 2014. A negociação da área foi conduzida por Cardoso, da Elo Imobiliária.

Comentar
Compartilhe
O câmbio do faz de conta
12/09/2013 | 17h17

A presidenta Cristina Kirchner segue direitinho o manual do populista com viés ditador e conseguiu simplesmente acabar com o peso argentino com a sua "política" cambial. As restrições impostas às transações com dólar criaram um falso câmbio comercial, com o mercado reagindo com um subvalorizadíssimo peso no câmbio paralelo.

Em termos de câmbio, Cristina Kirchner transformou a Argentina, um belo país, de bom nível cultural, com todo o respeito, em uma Venezuela, nas mãos também de líderes populistas de péssimo desempenho na condução da economia. O brasileiro ou turista de outro país que viaja à Argentina encontra por lá o câmbio oficial entre 5,50 e 5,90 pesos para um dólar.

Se pagar uma despesa em cartão de crédito ou trocar os seus dólares e/ou reais em um banco, local mais seguro diante da enxurrada de notas de peso falsas no país, o turista converterá no câmbio oficial. Porém, se trocar no câmbio paralelo, a cotação pode variar de 8,90 a 9,10 pesos para um dólar.

O turista que faz câmbio no paralelo acaba ganhando um poder absurdo de compra, que pode chegar a ser superior a 60% do normal, transformando produtos e serviços argentinos em preços módicos para brasileiros. Isto se não ganhar notas falsas. Não é a toa que a economia argentina vai de mal a pior.

Líderes populistas como os atuais de Argentina, Venezuela, Equador e Bolívia, fazem um pouco a mais pelo social, mas arruínam com a economia do país, que pode levar anos para se levantar. Neste ponto, palmas para Lula, de linhagem populista, com alta aprovação em seu mandato, mas que teve a economia muito bem conduzida em seu governo.

Comentar
Compartilhe
Siga os líderes
12/09/2013 | 10h24
[caption id="attachment_207086" align="aligncenter" width="560" caption="Foto: Vitor Silva - SS Press - Botafogo Oficial"][/caption]

O Botafogo conseguiu ontem uma bela vitória, com mais um bonito gol do garoto Hyuri, derrotando o poderoso Corinthians, por 1x0, no Maracanã. Em uma reversão da sina do último minuto, assim como contra o Criciúma domingo, o gol saiu no apagar das luzes, em uma vitória justa.

O campeão carioca se credencia de vez ao título, mantendo os 4 pontos de distância para o Cruzeiro, que também venceu, assim como o Grêmio, 3º colocado, ambos jogando fora. Como em 2012, a disputa do título vai se restringindo a um mineiro, um carioca e ao Grêmio, com os paulistas só assistindo.

Comentar
Compartilhe
Boulevard Shopping ganhará Sports Bar
11/09/2013 | 14h01

O Resenha Sports Bar será, como o próprio nome diz, um bar que focará na transmissão dos melhores eventos de esporte, com foco maior no futebol, acompanhados de boas opções de petiscos e chope gelado.

Ele ficará situado na nova alameda que vai ser inaugurada no Boulevard Shopping, no corredor de acesso ao Superbom, localizado próximo à praça de alimentação.

Quem está empreendendo o Resenha Sports Bar é Alexandre Azeredo, sócio proprietário da Elemídia, tendo como sócio José Almir Pessanha da Silva. O contrato já foi assinado e a inauguração está prevista para início de novembro.

Comentar
Compartilhe
Orgulho do Rio
11/09/2013 | 11h48
[caption id="attachment_207050" align="aligncenter" width="560" caption="Foto: Vitor Silva - Botafogo Oficial"][/caption]

O Botafogo é o único time do Rio que vem honrando as suas tradições em 2013. É o campeão estadual e vem fazendo ótima campanha na Copa do Brasil, tendo eliminado o campeão da Libertadores, o Atlético/MG/, nas oitavas de final. No Brasileiro, cumpre brilhante campanha, sendo o vice-líder, com 36 pontos, quatro pontos atrás do Cruzeiro, campeão do 1º turno.

Isto mesmo com várias adversidades, como a perda do Engenhão, salários atrasados e um certo desmanche no time, tendo perdido jogadores importantes, como Fellype Gabriel, Andrezinho e, recentemente, Vitinho. Oswaldo Oliveira vem fazendo belo trabalho e em campo Seedorf é o craque que faz a diferença.

O time vem tão bem azeitado, que quem entra joga bem e ainda faz gols. Gols aliás não, só golaços. É impressionante a lista de gols bonitos do Botafogo no Brasileirão. Para ficar só com alguns, o de Elias contra o Criciúma, o de Hyuri contra o Coritiba, o de Rafael Marques contra o Vasco, o de Vitinho contra o Inter e o de Seedorf contra o Grêmio.

Hoje contra o Corinthians, no Maracanã, o Botafogo pode provar que é realmente candidato ao título. Contra um adversário difícil e dono de elenco mais qualificado, uma vitória o sacramentaria como adversário real do Cruzeiro para os mais céticos, que ainda desconfiam do peso do elenco alvinegro e de suas recentes quedas nos segundos turnos.

Enquanto isto, o campeão carioca assiste a todos os seu rivais cumprirem campanhas medíocres no ano, com exceção da Copa do Brasil, onde Vasco e Flamengo ainda estão na disputa. O Fluminense, nem isto. A Copa do Brasil é a única bóia de salvação de vascaínos e rubro-negros, pois nela times de qualidade mediana, como o Palmeiras em 2012, podem ser campeões.

Comentar
Compartilhe
Os que disputam o título, pelas estatísticas
11/09/2013 | 11h40

Se vencer o campeão paulista, o Botafogo termina de eliminar de vez um forte concorrente ao título, ao menos nas estatísticas. O Corinthians rateou nas duas últimas rodadas e acabou terminando o primeiro turno 10 pontos atrás do líder Cruzeiro. Jamais um time a esta distância conseguiu ser campeão.

Os campeões brasileiros que reverteram a pior desvantagem em uma virada de turno foram o São Paulo em 2008, que estava em 4º e  8 pontos atrás do líder Grêmio, e o Flamengo em 2009, quando estava há 8 pontos do líder, na 7ª posição, em um ano bem atípico na constância dos líderes.

O Inter poderia estar na disputa, mas como vem acontecendo há anos, apesar de ótimos elencos, o time sempre falha na hora H e perdeu ontem em casa para o Santos por 2x1, em jogo que havia sido adiado pela vergonhosa viagem santista para levar 8 do Barcelona.

Mantido este corte de 8 pontos de distância para o campeão do turno, sobrariam na disputa do título Cruzeiro, Botafogo, Grêmio e Atlético/PR/. Ao menos, pelas estatísticas, que volta e meia acabam contrariadas pela bola rolando.

Comentar
Compartilhe
Grupo no Face preserva memória campista
10/09/2013 | 14h07

Um grupo no Facebook denominado "RELEMBRANDO CAMPOS!!" (confira aqui) tem divulgado imagens interessantes que contam e relembram muito da história de Campos, mostrando ícones arquitetônicos da cidade que foram devorados pelo "progresso" e inércia do poder público e da própria sociedade.

Os membros do grupo tem publicado fotos antigas mostrando monumentos, prédios e áreas públicas, que exibem muito verde e pouco cinza do concreto, em uma cidade mais atrativa e agradável de se viver. Confira abaixo algumas das imagens lá postadas:

[caption id="attachment_207031" align="aligncenter" width="640" caption="Canal Campos Macaé - foto postada por Lia Teixeira Lopes"][/caption]

 

[caption id="attachment_207032" align="aligncenter" width="720" caption="Exibição de trapezistas alemães na Praça São Salvador, na década de 50, ainda com a Igreja Mãe dos Homens e a Santa Casa (no alto, à esquerda), no terreno que virou estacionamento após a demolição das construções e que hoje é o Central Plaza Shopping - foto postada por João Pimentel"][/caption]
Comentar
Compartilhe
Subway no Centro
09/09/2013 | 23h21

O Grupo 3J, comandado por Juca Pinto, não para. Eles abrirão a quarta loja do Subway em Campos, a quinta na região, pois contam ainda com uma loja em Itaperuna. Aqui, a marca já está presente no Parque Dom Bosco, no Boulevard Shopping e na Avenida Pelinca.

Agora, será o Centro que ganhará uma unidade. Ela será instalada no Central Plaza Shopping, na loja número 10. As obras estão previstas para serem iniciadas em um prazo de 60 dias.

Comentar
Compartilhe
Haja fôlego
09/09/2013 | 23h19

O Grupo 3J, além da operação do Subway, que ganhará loja no Centro (confira aqui), detém na região as marcas MegaMatte, Freddo e Seletti. Eles abrirão a primeira unidade da Freddo em Campos, no Shopping Avenida 28. A Seletti terá a primeira loja na região inaugurada no Shopping Plaza Macaé.

Já a MegaMatte terá duas unidades na região, uma já funcionando no Shopping Plaza Macaé e outra a ser inaugurada no Central Plaza Shopping, cujas obras estão em andamento, para ocupar a loja de número 08 do empreendimento.

Comentar
Compartilhe
Ranking de torcedores do pay-per-view 2013
07/09/2013 | 05h16

Foi divulgado o ranking de torcedores que adquiriram pacotes de pay-per-view do futebol brasileiro em 2013. Estes percentuais servem de base para a distribuição de recursos de TV por assinatura para os clubes. O Flamengo, dono da maior torcida do Brasil, continua como o rei do pay-per-view, embora o seu percentual esteja descendente há dois anos.

O Corinthians, depois de um ano brilhante, também caiu bem o seu percentual, distanciando-se dos rubro-negros. Atlético/MG/ (campeão da Libertadores), Vasco, Cruzeiro (líder do Brasileirão), Grêmio e Fluminense (campeão em 2012) tiveram crescimentos relevantes. Depois de anos de domínio de São Paulo, os cariocas assumiram a liderança por estado, somando 32,8% contra 29,5% dos paulistas.

Veja abaixo o percentual de cada clube em 2013. Entre parênteses a variação em pontos percentuais em relação ao ano anterior, seguido da posição em 2012.

1º) Flamengo – 14,64% (-0,24 / 1º) 2º) Corinthians – 12,65% (-1,54 / 2º) 3º) Atlético Mineiro – 8,51% (+0,36 / 4º) 4º) Vasco – 8,25% (+1,25 / 5º) 5º) São Paulo – 7,54% (-0,72 / 3º) 6º) Cruzeiro – 7,25% (+0,62 / 7º) 7º) Grêmio – 6,82% (+1,40 / 9º) 8º) Fluminense – 5,99% (+0,56 / 8º) 9º) Palmeiras – 5,56% (-1,30 / 6º) 10º) Inter – 5,45% (+0,05 / 10º) 11º) Botafogo – 3,88% (-0,26 / 12º) 12º) Santos – 3,75% (-0,48/ 11º) 13º) Bahia – 3,02% (-0,30/ 13º) 14º) Vitória – 2,55% (+0,66/ 14º) 15º) Coritiba – 1,43% (+0,10/ 15º) 16º) Sport – 1,16% (-0,11/ 16º) 17º) Atlético/PR/ – 1,13% (+0,15/ 17º) 18º) Goiás – 0,53% (+0,12/ 18º) Em 2011 publiquei aqui um ranking parcial em agosto daquele ano. Fonte: Blog Teoria dos Jogos - Globo Esporte.Com
Comentar
Compartilhe
Neco e Garotinho
06/09/2013 | 16h34

O encontro de Neco, prefeito de São João da Barra, com o governador Sérgio Cabral, tendo Ranulfo Vidigal, seu secretário de Fazenda, a tiracolo, e o anúncio do ex-prefeito de Campos, Arnaldo Vianna, como gestor na Secretaria de Saúde (como o jornalista Alexandre Bastos havia antecipado aqui), desfazem todos os rumores de uma possível composição feita com Garotinho. Ou não?

Comentar
Compartilhe
Saúde de ontem e de hoje, de lá e de cá
06/09/2013 | 16h33

Se Arnaldo Vianna realmente se dedicar à tarefa, o que nem sempre é fácil, ele tem tudo para dar uma importante contribuição à saúde do município de São João da Barra, que nem hospital ainda tem. Aliás, um dos pontos fortes do governo de Arnaldo em Campos foi a saúde, um dos calcanhares de Aquiles (ao lado da educação) do governo Rosinha.

Comentar
Compartilhe
Bobo são os outros
06/09/2013 | 16h32

Os que apostavam em uma possível ingenuidade e inexperiência de Neco no comando da prefeitura de São João da Barra estão, até agora, se dando mal. Bem mal.

Comentar
Compartilhe
O último videoclipe da MTV
06/09/2013 | 16h20

Astrid Fontenelle, primeira VJ do canal, apresentará o último videoclipe da história da MTV Brasil, no dia 30 de setembro, data em que o canal encerrará as suas operações. Foi ela quem inaugurou a MTV Brasil, em 1990, com o videoclipe "Garota de Ipanema", em versão de Marina Lima. Entenda mais aqui e aqui sobre o fim da MTV.

Fonte: Na TV - iG

Comentar
Compartilhe
Os melhores restaurantes da América Latina
06/09/2013 | 15h03

A revista inglesa The Restaurant divulgou ontem a lista Latin Americas's 50 Best Restaurants, com os 50 melhores restaurantes da América Latina. O ranking é um dos mais conceituados a nível mundial. Em abril a revista havia divulgado aqui a a lista com os 100 melhores restaurantes do mundo.

A lista mundial possui 3 restaurantes brasileiros, o paulista D.O.M., de Alex Atala, em 6º lugar; o também paulista Mani em 46º; e o carioca Roberta Sudbrack, em 80º. Seguindo uma tendência que já havia sido detectada no ranking mundial, onde havia emplacado três restaurantes entre os 50 melhores, Lima, no Peru, é a nova meca gastronômica na América Latina.

O Astrid y Gaston, do chef Gaston Acúrio, que tem matriz em Lima e filial em Santiago do Chile e outras capitais sul-americanas, desbancou o D.O.M. e foi eleito (a matriz, na capital perunana) o melhor restaurante da América Latina. Alex Atala ficou com a 2ª posição, em uma tendência que pode se repetir no ranking mundial em 2014.

A cidade de Lima emplacou três restaurantes entre os 10 mais da América Latina, exatamente os três que estão entre os top 50 do mundo. Além do campeão Astrid y Gaston, a capital peruana tem o Central, em 4º, e o Malabar, em 7º. São sete restaurantes de Lima entre os 50 melhores latino-americanos, estando todos eles entre os top 15.

Além de Lima e São Paulo, se destacam na lista da América Latina as cidades de Buenos Aires, na Argentina, com 14 restaurantes, sendo um entre os Top 10; e Cidade do México, no México, com 5 restaurantes, mas sendo dois deles entre os Top 10.

O Brasil colocou 9 restaurantes na lista, sendo 6 de São Paulo. Além do D.O.M. e do Mani, os paulistas colocaram o Mocotó em 16º, Fasano em 23º, Attimo em 32º e Epice em 41º. O Rio é representado, além de Roberta Sudbrack, pelo Olympe, de Claude Troisgros, em 35º.

Belém, local de gastronomia exuberante, é a única cidade fora do eixo Rio-SP que está na lista dos 50 melhores da América Latina, com o excelente Remanso do Bosque, dos irmãos Felipe e Thiago Castanho, em 38º lugar.

Veja abaixo o ranking completo. Entre parênteses está a posição no ranking mundial dos 100 melhores restaurantes, somente para os que estão lá listados:

Astrid y Gastón, Lima, Peru (14º) D.O.M., São Paulo, Brasil (6º)Pujol, Cidade do México, México (17º) 4º Central, Lima, Peru (50º) Mani, São Paulo, Brasil (46º)Biko, Mexico City, México (31º) 7º Malabar, Lima, Peru (76º) 8º Boragó, Santiago, Chile 9º Tegui, Buenos Aires Argentina 10º Roberta Sudbrack, Rio De Janeiro, Brasil (80º) 11º Maido, Lima, Peru 12º Pangea, Monterrey, México 13º Rafael, Lima, Peru 14º Fiesta, Lima, Peru 15º La Mar, Lima, Peru 16º Mocotó, São Paulo, Brasil 17º La Cabrera, Buenos Aires, Argentina 18º Tomo 1, Buenos Aires, Argentina 19º Criterión, Bogotá, Colômbia 20º Parador La Huella, José Ignacio, Uruguai 21º Quintonil, Cidade do México, México 22º Harry Sasson, Bogotá, Colômbia 23º Fasano, São Paulo, Brasil 24º Andrés Carne de Res, Bogotá, Colômbia 25º Alto, Caracas, Venezuela 26º Mero Toro, da Cidade do México, México 27º Oviedo, Buenos Aires, Argentina 28º Chila, Buenos Aires, Argentina 29º Sucre, Buenos Aires, Argentina 30º Corazón de Tierra, Valle de Guadalupe, México 31º Aramburú, Buenos Aires, Argentina 32º Attimo, São Paulo, Brasil 33º Pura Tierra, Buenos Aires, Argentina 34º Casa Oaxaca Hotel, Oaxaca, México 35º Olympe, do Rio de Janeiro, Brasil 36º Sud 777, da Cidade do México, México 37º 1884, Mendoza, Argentina 38º Remanso do Bosque, Belém, Brasil 39º El Baqueano, Buenos Aires, Argentina 40º Unik, Buenos Aires, Argentina 41º Epice, São Paulo, Brasil 42º La Bourgogne, Punta Del Este, Uruguai 43º Pitiona, Oaxaca, México 44º Paraje Arévalo, Buenos Aires, Argentina 45º Casa Umare, Buenos Aires, Argentina 46º Laja, Ensenada, México 47º El Cielo, Bogotá, Colômbia 48º Osaka, Santiago, Chile 49º Hernán Gipponi, Buenos Aires, Argentina 50º Elena, Buenos Aires, Argentina

Fontes: The Restaurant, Folha de São Paulo

Comentar
Compartilhe
Brasileirão 2013: o campeão do turno
05/09/2013 | 11h24

O Cruzeiro se sagrou ontem campeão do 1º turno do Brasileirão, com uma rodada de antecedência, ao vencer, fora de casa, o Bahia por 3x1. É indiscutivelmente o melhor time desta primeira metade do campeonato. Seu elenco, apesar de ter vários bons jogadores, não tem um craque sequer e não está entre os melhores do país. Seu bom técnico também não está entre os medalhões.

No início do campeonato, o apontei aqui como um dos que tinham bom elenco e deveriam brigar por vaga na Libertadores. Sua campanha até certo ponto surpreende, não pelo clube, um dos gigantes do Brasil. O título simbólico de campeão do 1º turno pode não parecer muita coisa. Mas é.

Na história dos pontos corridos, desde 2003, em dez campeonatos, apenas três vezes o campeão do 1º turno não conquistou o Brasileiro. Em 2008, o Grêmio ganhou o turno, mas ficou com o vice no final, tendo sido campeão o São Paulo, que estava em 4º lugar na virada de turno.

Em 2009, o ano mais atípico de todos os Brasileiros nos pontos corridos, o Inter venceu o turno, mas também acabou vice, com o Flamengo, que fechou o turno em 7º e 8 pontos atrás do líder, em uma espetacular reação tendo conquistado o seu hexacampeonato.

Em 2012, o Atlético/MG/ conquistou o turno, mas o Fluminense, que o seguia de perto, 3 pontos atrás, em 2º, o ultrapassou e conquistou o tetracampeonato com certa facilidade até. O Galo foi vice-campeão, garantindo a vaga na Libertadores, que conquistaria no ano seguinte.

Em todas as outras sete edições quem levou o 1º turno foi campeão. Foi assim com o próprio Cruzeiro em 2003, com o Santos em 2004, o Corinthians em 2005 e 2011, o São Paulo em 2006 e 2007 e o Fluminense em 2010.

Pelas estatísticas então, o Cruzeiro tem pelo menos o vice garantido, com grandes chances de ser tricampeão brasileiro. Mas, estatística e futebol nem sempre casam bem, vide a fuga do rebaixamento do Fluminense em 2009.

Atualização às 14h19 de 05/09/2013: Correção.

Comentar
Compartilhe
Brasileirão 2013: o Rio e os favoritos
05/09/2013 | 11h23

Entre os favoritos que havia listado aqui no início do Brasileirão, antes do fechamento da janela de transferências, estavam os que até então tinham os melhores elencos e times e que disputaram a Libertadores: Fluminense, Corinthians, Atlético/MG/ e Grêmio.

O Atlético/MG/ conquistou a Libertadores, não tem tanto interesse mais no campeonato e já vinha em baixa desde as quartas-de-final do torneio sul-americano. Está fora do título e joga para não correr riscos de cair e treinar para o Mundial.

O Fluminense passa pelo fim de um dos ciclos mais vitoriosos da história do clube, com dois Brasileiros em três anos, dados por grande parte do atual elenco. Perdeu três titulares de 2012: Deco, Wellington Nem e Thiago Neves, não tendo se reforçado à altura. Em grande crise técnica, vai lutar para não cair e estará fora da Libertadores em 2014.

Sobram Corinthians e Grêmio, que estão brigando lá em cima, já estão na zona do G4 e deverão brigar pelo título com o Cruzeiro, pois dificilmente o Atlético/PR/, atual vice-líder, terá caixa e elenco para segurar todo o 2º turno do Brasileirão.

Do Rio, a única esperança é o Botafogo, melhor time do estado em todo 2013. Está no G4 e apesar de também ter se desfeito de três importantes jogadores, como Felype Gabriel, Andrezinho e Vitinho, tem tudo para conquistar a sonhada vaga na Libertadores, que não vem desde 1996.

Vasco e Flamengo devem continuar a sua rotina de altos e baixos lá pelo meio da tabela. Quando em alta, sonharão com o G4. Quando em baixa, sofrerão com a proximidade da zona de rebaixamento.

Comentar
Compartilhe
Chucky vem aí
03/09/2013 | 20h45

O novo filme da Visa da campanha "Amigos", com a tradicional pergunta "Posso te falar uma coisa?" traz como estrela Chucky, da lendária série de filmes "Brinquedo Assassino". A criação é da AlmapBBDO e o comercial será veiculado na TV aberta e fechada. O objetivo da campanha é incentivar o pagamento em meios eletrônicos, ao invés de em dinheiro. Confira:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=G2E7ohdpE9k[/youtube]

O filme "Brinquedo Assassino", estrelado por Chucky, é do final da década de 80, tendo se tornado um clássico cult dos filmes de terror. O nome do serial killer que é incorporado no boneco Chucky é Charles Lee Ray, uma soma dos nomes de três assassinos notoriamente conhecidos nos EUA: Charles Manson (assassino de Sharon Tate), Lee Harvey Oswald (assassino oficial de JFK) e James Earl Ray (assassino de Martin Luther King).

Fonte: Meio & Mensagem

Comentar
Compartilhe
Bombou em agosto
03/09/2013 | 18h31

A Folha Online alcançou em agosto o seu recorde de leitores, com média de 22.049 visitantes únicos por dia no mês, número 26% maior do que agosto de 2012 e 17% superior ao mês anterior.

O Dia dos Pais alcançou o recorde histórico da Folha Online, com impressionantes 57.139 visitantes únicos no dia. A média diária de visitantes únicos em 2013 cresceu 23% em relação ao mesmo período de 2012. No ano de 2012 a audiência do site já havia crescido 11% em relação a 2011 (confira aqui).

Comentar
Compartilhe
A pesquisa do Idéia para o Governo do Rio
03/09/2013 | 17h01

Foram divulgados ontem aqui, no blog Panorama Político, do jornalista Ilimar Franco, no Globo Online, os resultados de uma nova  pesquisa feita no estado pelo Instituto Ideia para o governo do Rio de Janeiro. Os números já foram divulgador por vários blogs, como aqui, no Na Curva do Rio, de Suzy Monteiro, e veículos, como a Folha da Manhã.

Marcelo Crivela (PRB) lidera a pesquisa, superando Lindberg Farias (PT), que caiu um ponto e foi para o 2º lugar. Anthony Garotinho (PR) se mantem em 3º e Luis Fernando Pezão (PMDB) em 4º, ambos crescendo 0,5 ponto. Confira abaixo os principais números e, entre parênteses, a variação em pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, divulgada aqui, no mês passado.

1) Marcelo Crivela (PRB) 19,0% (+1,5) 2) Lindberg Farias (PT) 17,0% (-1,0) 3) Anthony Garotinho (PR) 14,0% (+0,5) 4) Luis Fernando Pezão (PMDB) 12,0% (+0,5) 5) César Maia (DEM) 9,0% (+0,5) 6) Miro Teixeira (PDT) 4,0% (-0,3)

Os candidatos de menor rejeição são Lindberg, Pezão e Miro. Garotinho, como se sabe, tem na sua alta rejeição um dos grandes problemas em um possível 2º turno, onde a rejeição é fundamental. Foram feitas 1.000 entrevistas no estado do Rio, entre os dias 23 e 26 de agosto. A pesquisa mostra ainda uma baixa aprovação do governo de Sérgio Cabral, com apenas 17,5% de ótimo+bom.

Comentar
Compartilhe
Record abre vantagem
02/09/2013 | 21h36

Os números de agosto, consolidados até o dia 29, mostram um distanciamento da Record sobre o SBT na briga pela vice-liderança de audiência. A emissora do Bispo Edir Macedo marcou 6,8 pontos no Ibope, contra 5,5 do SBT no horário de 07h00 às 24h00. A vantagem aumentou seis décimos em relação a julho, quando a disputa marcou 6,4 contra 5,7 a favor da Record.

O fim da novela Carrossel, do SBT, e o reality show A Fazenda, da Record, foram os principais atores no crescimento da diferença. A Globo manteve a liderança com 14,7 pontos de audiência no Ibope, mesmo número do mês anterior. Já a Band manteve o quarto lugar, caindo dois décimos, de 2,6 para 2,4.

Fontes: Folha de São Paulo e Ibope Media

Comentar
Compartilhe
Bombou
02/09/2013 | 20h15

Em apenas 45 minutos esgotaram-se hoje todas as 300 inscrições para a 4ª etapa da Campos Run (Circuito de Corrida de Rua de Campos), que será realizada pela Prefeitura no dia 15 de setembro. A abertura de inscrições havia sido anunciada aqui, no blog Ser Motriz, de Marcos Almeida. A corrida é um esporte que não para de crescer e de ganhar adeptos.

Comentar
Compartilhe
Garotinho e os pequeninos
02/09/2013 | 19h44

O jornalista Lauro Jardim informou aqui hoje, no Radar Online, que o deputado federal Anthony Garotinho já contempla três partidos nanicos na aliança em torno de sua candidatura ao governo do estado, nas eleições de 2014. Se aliariam ao PR: PT do B, PHS e PTC.

A notícia já foi repercutida mais cedo na região nos blogs Na Curva do Rio (aqui), por Suzy Monteiro, e Sociedade Blog (aqui), por Neto Cordeiro.

Comentar
Compartilhe
Vende-se um rosinha em Copacabana
02/09/2013 | 14h39
O leitor Márcio Lanes da Silva enviou um e-mail interessante e gaiato, com a foto em anexo. Confira: Assunto: ROSINHA EM COPACABANA
Olá Christiano,
Poderia ser pretinho, branquinho ou azulzinho. Mas era rosinha, a cor do fusca conversível que estava a venda em Copacabana. Além da cor, também achei muito interessante o estofado fashion deste veículo, digno de personalidades que costumam aparecer na mídia.
Abs,
Márcio.
Comentar
Compartilhe
Enquanto isto, na "rodoviária" do Rio...
01/09/2013 | 16h13
Típico caso de propaganda enganosa. E você, acredita na Infraero?
Comentar
Compartilhe