IBGE: Campos tem 463.545 habitantes
30/11/2010 | 21h09

O IBGE terminou finalmente a coleta e supervisão do Censo 2010, divulgando ontem os resultados aqui. O município de Campos teria hoje 463.545 habitantes, distribuídos entre 240.445 mulheres e 223.100 homens. Literalmente está sobrando mulher por aqui.

A população de Campos é predominantemente urbana, com 418.565, restando apenas 44.980 na área rural. Em relação ao Censo de 2000, quando tinha 406.989 habitantes, houve um relevante acréscimo de 56.556 na população, representando um crescimento demográfico de 13,9%.

A  notícia foi divulgada na Internet campista em primeira mão pelo blog Economia do Norte Fluminense, aqui. Depois, foi repercutida e detalhada no Blog do Roberto Moraes.

Comentar
Compartilhe
Cravada a eleição no TJ-RJ
30/11/2010 | 20h45

Ocorreu ontem a eleição no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para a presidência do órgão e demais cargos diretores. O resultado foi exatamente o que foi previsto aqui no último dia 25 de novembro, de ponta a cabeça. Veja aqui o resultado, noticiado pelo jornal O Globo, e confira aqui a previsão feita.

Fonte boa, notícia boa.

Comentar
Compartilhe
Milton Nascimento em São João da Barra
30/11/2010 | 14h34

A Prefeitura de São João da Barra divulgou hoje, através de sua Secom, parte dos shows que trará para a programação de verão do município.  Entre os nomes já anunciados o de maior destaque sem dúvida é Milton Nascimento, que se apresentará em SJB pela primeira vez.

Outras atrações, de expressão nacional, são: Zé Ramalho, Jota Quest, Banda Eva, Tomate (ex-Rapazolla), Parangolé, Maria Cecília e Rodolfo, e Michel Teló. O cardápio de shows passa por vários estilos: MPB, Pop Rock, Axé e Sertanejo universitário.

Comentar
Compartilhe
Lançado nas redes sociais jogo para matar traficantes da Vila do Cruzeiro
30/11/2010 | 00h54

A gaiatice e a bizarrice dos internautas não têm fim. Foi lançado hoje nas redes sociais Twitter e Facebook um jogo onde o participante tem o ângulo de visão do helicóptero da Rede Globo, que mostrou centenas de traficantes da Vila Cruzeiro fugindo através do morro e da mata conhecida como Inferno Verde, rumo ao Complexo do Alemão.

O jogador deve escolher se deixa os bandidos fugirem, como acabou optando a polícia, que tinha os bandidos sob a sua mira, mas estavam sob a mira das câmeras da Globo, ou se mata os traficantes, como desejava no inconsciente muita, mas muita gente.

A minha percepção é que infelizmente a segunda opção prevaleceria e ainda teríamos alguns querendo pedir música no Fantástico no domingo. Fuga da Vila Cruzeiro foi desenvolvido pela brasileira Pindorama Games e pode ser acessado aqui.

Comentar
Compartilhe
Tropa de Elite 2 ultrapassa 10 milhões
29/11/2010 | 23h38

Tropa de Elite 2 alcançou neste final de semana a marca acumulada de 10 milhões e 360 mil espectadores no país. Filme mais visto no ano de 2010 no Brasil e também o mais visto desde a Retomada do cinema nacional, o filme de José Padilha está a apenas 340 mil ingressos vendidos de superar o histórico “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, que fez 10,7 milhões no longínguo ano de 1976, sendo o filme mais visto até hoje na história do cinema brasileiro.

Em Campos, Tropa de Elite 2 continua em cartaz no Cine Magic, que também exibe “Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1?, que já acumulou 2,4 milhões de espectadores no país em apenas dois finais de semana. Fontes: Filme B e Radar On-Line Veja.com – Lauro Jardim.
Comentar
Compartilhe
Flu a uma vitória do título
28/11/2010 | 20h28

Como esperado, Palmeiras e Vasco, sem motivação, nada a fazer no campeonato, times inferiores tecnicamente e sem motivos para ajudar um rival, não foram páreo para Fluminense e Corinthians. As vitórias dos líderes levaram o Flu a manter a liderança, com 68 pontos, a uma vitória do título.

O tricolor carioca venceu, de virada, o Palmeiras por 2x1, na Arena Barueri. Os gols foram marcados pelo lateral Carlinhos, que teve uma de suas melhores atuações pelo clube e fez um golaço, e por Tartá, que mais uma vez marcou um gol decisivo na arrancada para o título, como havia sido contra o Vasco.

Para o Fluminense ganhar o seu quarto título nacional e o segundo na nomenclatura atual do Campeonato Brasileiro, basta vencer o rebaixado Guarani, domingo, no Engenhão. O Flu foi campeão brasileiro do Robertão em 1970, mas no ano seguinte o campeonato mudou de nome. Depois, conquistou o Brasileirão em 1984 e a Copa do Brasil em 2007.

No Pacaembu, o Vasco jogou mal e foi derrotado por 2x0 pelo Corinthians, caindo para o 12º lugar, estacionando nos 46 pontos. O time fez um campeonato mediano e deve se classificar para a Copa Sul-Americana, faltando apenas um ponto na última rodada para confirmar a vaga.

Quem também perdeu jogando mal foi o Flamengo, que até saiu na frente contra o Cruzeiro em Volta Redonda, com Diego Maurício, mas tomou a virada com gols de Roger e Tiago Ribeiro. Os rubro-negros colecionaram mais um insucesso contra Montillo, ex-Universidad de Chile, no sexto confronto no ano. O argentino acabou com o jogo. Foi também a sétima vitória seguida do Cruzeiro sobre o Fla.

A derrota complicaria muito a vida do atual campeão brasileiro em sua luta contra o rebaixamento, mas a sorte soprou na Gávea e os resultados garantiram a permanência do Flamengo na 1ª Divisão, com uma rodada de antecedência.

A torcida porém está bastante preocupada, porque o elenco perdeu qualidade, vários jogadores estão em declínio físico e técnico e Luxemburgo também está em péssima fase. O ano de 2010 foi para se esquecer e o de 2011 começa nada promissor no cenário de hoje.

Guarani, Grêmio Prudente e Goiás estão rebaixados. A última vaga na barca para a 2ª Divisão será disputada no confronto direto Vitória X Atlético/GO/, em Salvador, com vantagem de empate para os goianos.

No Engenhão, o Botafogo fez sua parte e garantiu, no mínimo, a melhor colocação desde 1995, ano em que foi campeão brasileiro pela única vez nos moldes atuais. O campeão carioca venceu em casa o rebaixado Grêmio Prudente por 3x1, com gols de Antônio Carlos, Edson e Marcelo Cordeiro.

O alvinegro ultrapassou o Atlético/PR/ e alcançou o 5º lugar, com 59 pontos, um ponto atrás do Grêmio. Para conquistar a sonhada vaga na Libertadores, que o clube não disputa desde 1996, o Botafogo terá de vencer o time de Renato Gaúcho, na última rodada, no Olímpico. Além disto, tem que torcer pelo Independiente contra o Goiás na final da Copa Sul-Americana.

Joel terá de armar um esquema que pare o ataque do Grêmio, o mais positivo do campeonato, com 65 gols, e o artilheiro Jonas, que chegou hoje a 22 gols. Além disto, os gaúchos estão embalados e têm a melhor campanha do 2º turno, com 40 pontos e somente 2 derrotas: uma delas para o Flu, por 2x0, no Rio.

Comentar
Compartilhe
Blogs, mídia tradicional e Lula
28/11/2010 | 12h33

Na última quarta-feira, o presidente Lula concedeu uma entrevista, classificada pelo governo como histórica, a alguns blogueiros no Palácio do Planalto. Foi a primeira vez que um presidente concedeu aos blogs uma entrevista coletiva.

Os blogs são, hoje, uma forma de expressão individual que vai se consagrando como um novo tipo de mídia, na qual qualquer simples mortal pode, com um computador e acesso à Internet, expressar a sua opinião para o mundo.

Como toda mídia, não está imune a qualquer tipo de posicionamento, inclusive o político, muitas vezes visando interesses pessoais. Cabe aos consumidores de informação, que são os que realmente determinam a consagração ou o fracasso de um veículo de comunicação, saber separar o joio do trigo.

O sucesso dos blogs, muito ligado à grande interatividade com os leitores, fez muitos pensarem que eles vêm para substituir os velhos órgãos de comunicação. Um imenso erro, em meu ponto de vista. Blogs convivem bem e são complementares a jornais, TVs, rádios, portais e demais tipos de mídia.

Tanto é que recente pesquisa apontou que 90% do conteúdo dos blogs são republicações ou análises sobre conteúdos produzidos pela mídia tradicional. Uma interessante visão sobre este assunto foi publicada recentemente aqui pelo blog Opiniões, do jornalista Aluysio Abreu.

Cientes que o coletivo faz a força, muitos blogs se organizaram e se reuniram em redes informais. Em Campos, por exemplo, surgiu a Rede Blog, que fez sucesso nas eleições de 2008. Hoje, com o surgimento de outros blogs na cidade, o movimento perdeu força.

Alguns dos blogs espalhados pelo país elencaram como inimigos a mídia tradicional, destinando a ela toda a sorte de críticas, algumas com fundamento, outras nem tanto. Os mais coléricos partem para ofensas, muitas vezes de forma covarde, usando comentários anônimos postados pelos próprios blogueiros.

Brigar e polemizar com o mais forte dá Ibope. É a velha luta do Davi contra o Golias, que faz sucesso no católico Brasil, onde se valoriza a cultura do tadinho. Nesta linha, em todo o país há enfrentamento entre blogs e a mídia tradicional.

O jornalista Paulo Henrique Amorim, ex-Globo e atualmente na Record do bispo Edir Macedo, cuja linha editorial é aliada ao governo Lula, cunhou a expressão PIG, o Partido da Imprensa Golpista.

Nas disputadas eleições presidenciais deste ano, o acirramento também chegou à Internet, onde inúmeros blogs defenderam, a maioria veladamente, os seus candidatos, seja Dilma, Serra ou Marina.

Como a grande mídia, principalmente os maiores jornais impressos do país, em sua maioria apoiou, também veladamente (à exceção do Estadão), a candidatura de José Serra, os blogs aliados da candidatura do PT miraram os seus estilingues nos órgãos de comunicação.

Este blogs se uniram em um movimento, se auto denominando blogs progressistas. Realizaram até um encontro, nas vésperas da eleição. Os blogs progressistas apoiam Lula, Dilma e o governo do PT. Alguns por ideologia. Outros, por benefícios pessoais, seja diretos ou indiretos, dentro da estrutura de poder do governo federal.

A suposta entrevista coletiva "histórica" realizada por Lula com os blogueiros, foi exatamente com estes ditos progressistas, que apóiam o seu governo. O resultado, claro, não podia ser outro, uma entrevista totalmente chapa-branca, em mais um grande erro da desastrada comunicação do governo federal.

O jornal O Globo, assim como outros órgãos de comunicação, cobriu o encontro (veja na imagem acima e clique para ampliar), mostrando o caráter chapa branca da entrevista. Leia aqui a matéria, reproduzida no Blog do Noblat.

Os blogs progressistas presentes no encontro, que incluiu até o blog Cloaca News, escrito sob pseudônimo, defenderam sua posição, afirmando que a entrevista não foi chapa branca. Leia aqui, aqui e aqui, opiniões de alguns blogueiros progressistas sobre o assunto.

A Presidência da República publicou aqui matéria sobre o assunto, no Blog do Planalto, divulgando links para ouvir (aqui) ou ler (aqui) a entrevista de Lula na íntegra. Leia, ouça, forme sua opinião e tire as suas próprias conclusões.

Comentar
Compartilhe
Palmeiras escalado contra o Flu
27/11/2010 | 14h19

O Palmeiras é mais rápido que Sedex 10. Era para entregar no domingo, mas eles entregaram na quarta à noite.

Comentar
Compartilhe
A amnésia de Garotinho
26/11/2010 | 13h57

O ex-governador Anthony Garotinho não se emenda. Na onda de crimes que assola o Rio, ele tem usado o seu blog para acompanhar, comentar e criticar as ações policiais que vêm enfrentando de frente o crime organizado, fato raro nos governos anteriores.

Ainda que, como oposição, sua voz seja necessária como contraponto às ações do governo do estado, para que leitores e eleitores formem a sua opinião, o momento é extremamente infeliz para se aproveitar de fatos. A hora é de união de todos em busca do combate ao crime organizado, que vem desafiando frontalmente a sociedade.

Retratanto a postura infeliz de Garotinho expressada no Blog do Garotinho, o jornalista Lauro Jardim escreveu no Radar Online, da revista Veja:

A amnésia de Garotinho Anthony Garotinho tem usado o seu blog durante a semana para bombardear Sérgio Cabral de críticas. Justas ou não, é como se o próprio não tivesse sido governador e secretário de segurança do Rio em anos anteriores. Analisa Garotinho: - Volto a repetir pela milionésima vez, sem entrar no Alemão não vai se desarticular o Comando Vermelho Por acaso a família Garotinho, nos oito anos em que esteve no poder, desarticulou o Comando Vermelho ou qualquer outra facção do crime organizado?
Comentar
Compartilhe
Dudu Nobre em Campos
26/11/2010 | 12h21

O ótimo projeto Circuito Sesi-RJ trará a Campos na próxima semana, no dia 04 de dezembro, um sábado, Dudu Nobre, como parte das homenagens ao Dia Nacional do Samba. O show acontecerá no simpático e refrigerado Teatro do Sesi, em Guarus, às 20h00. Os preços, populares, são de R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia.

Assim como aconteceu com Roberta Sá, cujos ingressos se esgotaram no mesmo dia da abertura de venda dos ingressos, o show deve ter grande procura. Como a capacidade do (intimista) teatro é de apenas 200 lugares, quem quiser ir deve logo garantir o seu ingresso.

Hoje, o Circuito do Sesi traz uma ótima opção, a peça "As Traças da Paixão", com Lucélia Santos, no Teatro do Sesi, às 20h00. Maiores informações sobre esta tragicomédia podem ser obtidas aqui, no blog A P artes, do multimídia Fernando Rossi.

Comentar
Compartilhe
IBGE finaliza, mas continua contando
25/11/2010 | 15h09

Ao contrário do que afirma em seu próprio site, de que teria finalizado o censo em 68 municípios do estado do Rio, mostrando-os com o status de finalizado em sua página (confira aqui), o IBGE não encerrou neles o Censo de 2010.

O instituto continua acrescentando habitantes que não haviam sido recenseados inicialmente. A página, que tem atualização diária, mostra hoje o município de Campos com a população de 452.411.

Este número representa um acréscimo de 3.416 habitantes em relação a posição de ontem, dada pelo próprio site como finalizada. Na ocasião, o IBGE divulgava que apenas 24 municípios do estado estavam ainda sob supervisão, afirmação que mantém hoje.

Além de Campos, outros municípios dados como finalizados continuam acrescentando habitantes à sua população, mostrando que o levantamento não terminou. Para acessar a lista completa dos município do estado no Censo, clique aqui.

Comentar
Compartilhe
Noroeste no Tribunal de Justiça
25/11/2010 | 11h59

Uma boa fonte me passou um e-mail, antecipando os resultados da eleição para a nova administração do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para o biênio 2011/2013. Confirmadas as informações, que vem de dentro do tribunal, o Noroeste do estado teria grande representação no TJ-RJ.

Leia abaixo:

O Tribunal de Justiça-RJ, na próxima segunda-feira, dia 29/11/2010, elegerá, pelo voto de 180 (cento e oitenta) Desembargadores, sua futura administração, para o biênio 2011/2013, e posse no dia 01/fevereiro/2011.

Seria assim composta: Presidente - Desembargador Manoel Alberto Rebelo dos Santos (natural de Cambuci); Corregedor Geral da Justiça - Desembargador Antonio José Azevedo Pinto; 1º Vice Presidente - Desembargador Nametala Machado Jorge (natural de Cambuci); 2º Vice Presidente - Desembargador Nascimento Póvoas; 3º Vice Presidente - Desembargador Antonio Eduardo Ferreira Duarte (natural do Carmo).

É o Noroeste mandando no Tribunal de Justiça. Ainda na mesma sessão do Tribunal Pleno será indicado o atual Presidente do TJ, Desembargador Luiz Zveiter, para integrar o Tribunal Regional Eleitoral - RJ, e que, possivelmente, será o seu futuro presidente.

Comentar
Compartilhe
Censo 2010 revisado pelo IBGE: população dos municípios da região
24/11/2010 | 20h59

Além de Campos, o IBGE chegou a números finais do Censo de 2010 na maioria dos  principais municípios da região, faltando apenas cinco, que ainda estão em supervisão: Cabo Frio, São Francisco do Itabapoana, São Fidélis, Italva e Carapebus.

Praticamente todos municípios tiveram acréscimo de população em relação aos números iniciais divulgados pelo instituto em 04 de novembro, com a inclusão de habitantes não recenseados inicialmente.

Veja abaixo a lista dos municípios com população revisada pelo Censo 2010 do IBGE, em ordem decrescente de habitantes. Os que possuem status de finalizado estão com os seus números finais. Para acessar a lista completa no site do Censo, clique aqui.

Municípios População Status
Campos dos Goytacazes 448.995 * finalizado
Macaé 198.731 * finalizado
Cabo Frio 178.721 * em supervisão
Rio das Ostras 102.458 * finalizado
Itaperuna 93.358 * finalizado
São Francisco de Itabapoana 41.230 * em supervisão
Santo Antônio de Pádua 40.208 * finalizado
São Fidélis 37.534 * em supervisão
Bom Jesus do Itabapoana 35.196 * finalizado
Casimiro de Abreu 35.086 * finalizado
São João da Barra 32.372 * finalizado
Armação de Búzios 27.301 * finalizado
Miracema 26.421 * finalizado
Conceição de Macabu 21.104 * finalizado
Quissamã 19.909 * finalizado
Porciúncula 17.712 * finalizado
Natividade 15.064 * finalizado
Cambuci 14.696 * finalizado
Italva 13.745 * em supervisão
Carapebus 13.141 * em supervisão
Cardoso Moreira 12.463 * finalizado

Atualização às 15h11 de 25/11/2010: Ao contrário do que divulgou o site, o IBGE continua contando os habitantes dos municípios, os quais ele afirma ter finalizado o Censo de 2010, acrescentando números diariamente à população deles. Sendo assim, a posição mostrada acima não é final. Entenda aqui.

Comentar
Compartilhe
Campos: 448.995 habitantes
24/11/2010 | 20h06

O IBGE finalizou hoje a revisão do Censo 2010 em vários municípios do país. Dos 92 municípios do estado do Rio, apenas 24 continuam em trabalho de supervisão. Entre os municípios que o IBGE computa como finalizados em seu site, está Campos dos Goytacazes.

Campos teria hoje 448.995 habitantes, 6.632 a mais do que o levantamento inicial divulgado pelo instituto e publicado em Diário Oficial no dia 04 de novembro (entenda aqui). É o 8º município mais populoso do estado.

Em números redondos, pode-se dizer que nosso município tem hoje 450.000 habitantes, 50.000 a menos do que é popularmente falado, de que Campos tem 500.000 habitantes.

Atualização às 15h11 de 25/11/2010: Ao contrário do que divulgou o site, o IBGE continua contando os habitantes dos municípios, os quais ele afirma ter finalizado o Censo de 2010, acrescentando números diariamente à população deles. Sendo assim, a posição mostrada acima não é final. Entenda aqui.

Comentar
Compartilhe
Vídeo do tombo de Paul McCartney
24/11/2010 | 19h24

Assista abaixo o vídeo, disponível no YouTube, do final do show de Paul McCartney no Morumbi. Na despedida da platéia, o ex-beatle é ovacionado e agradece, com um português bem razoável para um inglês.

Ao deixar o palco, Paul se empolga e sai correndo, com uma bandeira do Brasil na mão. Ele tropeça e acaba tomando um grande tombo, exibido em tempo real no telão. Sem perder o viço e a esportiva, o cantor levanta como se nada tivesse acontecido e sai correndo para o camarim.

A queda acontece a 01min45seg do vídeo. Veja abaixo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Iun0PHBsyC0[/youtube]

Como disse o Kibe Loco, ainda bem que o tombo de Paul McCartney foi no Morumbi. Se fosse no Pacaembu, seria pênalti para o Corinthians.

Comentar
Compartilhe
A entrega
24/11/2010 | 10h38

Comentar
Compartilhe
M Officer abre nesta quinta-feira
23/11/2010 | 17h50

A M Officer, anunciada aqui no mês passado, acelerou as suas obras, visando as vendas de Natal, as melhores do ano, e marcou a sua inauguração já para a próxima quinta-feira, às 18h00.

A primeira loja da franquia em Campos fica no Shopping Avenida 28, no corredor de acesso aos cinemas, ocupando duas lojas, no local onde funcionou antes a surfwear Hot Paradise.

Quem está trazendo a franquia para a cidade é Luciana Bastos Santos, proprietária da Kopenhagen em Campos. A M Officer foi criada pelo estilista paulista Carlos Miele e conta com lojas espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e até no exterior, como em Nova York, nos EUA.

Comentar
Compartilhe
Cabo Frio ganhará um novo shopping
23/11/2010 | 16h01

O mercado de shoppings centers continua muito aquecido. A bola da vez é Cabo Frio, que ganhará um novo shopping, o Park Lagos. O empreendimento terá 27.500 m2 de Área Bruta Locável (ABL), situado em mais de 100.000 m2 de terreno.

O shopping será horizontal e contará com 7 lojas âncora, 6 megalojas, cinema multiplex com 4 salas stadium, 160 lojas satélites, 16 operações de alimentação, área de jogos eletrônicos, 2 restaurantes, 2 bares externos e 1.260 vagas no estacionamento.

Entre os contratos já fechados estão gigantes do varejo, como Leader, C&C (Casa&Construção), Lojas Americanas, Marisa, Casas Bahia e Casa&Vídeo. O shopping terá também o trio de alimentação comercializado pela Brazil Fast Food Corporation (BFFC): Bob´s, Doggis e KFC.

O Shopping Park Lagos será edificado pela construtora carioca João Fortes Engenharia e está sendo comercializado pela Shopinvest, que desde 2007 está associada à João Fortes. Hoje, o shopping foi anunciado com um anúncio de 2 páginas no jornal O Globo.

Este é o quarto shopping de porte a ser construído na região nos últimos 5 anos. Em abril de 2006, Campos ganhou o Shopping Avenida 28. Em setembro de 2008, Macaé ganhou o Plaza Macaé. Em abril de 2011, Campos ganhará o Boulevard Aliansce. Agora, Cabo Frio terá o Park Lagos.

A empresa cinematográfica escolhida para o empreendimento de Cabo Frio será a Cine Araújo, rede sediada em Botucatu, no interior de São Paulo. É a mesma do Boulevard Campos. Já os shoppings Avenida 28 e Plaza Macaé tem cinemas com a rede Cine Magic, sediada em Vitória.

Comentar
Compartilhe
Botafogo tropeça nos reservas do Inter
21/11/2010 | 23h53

A torcida do Inter, assim como a do São Paulo, pediu para o time: Entrega! A direção do time gaúcho ouviu e escalou os reservas, querendo atender os seus torcedores e dar o troco do ano passado, quando o Grêmio escalou os reservas para enfrentar o Flamengo na última rodada, prejudicando o Inter, que acabou sendo vice-campeão do Brasileirão de 2009.

Jogo no Engenhão, Inter com time reserva, invicto em casa. O cenário era perfeito para o Botafogo retomar o 4º lugar e arrancar para a última vaga do G-4. Porém, o campeão carioca esbarrou no 1º tempo em Muriel, quarto goleiro colorado, e no travessão, não saindo do 0x0.

Se estava ruim, poderia piorar. Joel colocou Jóbson e Caio e partiu para o tudo ou nada. Ficou com o nada. Em 9 minutos, aos 20 e aos 29, o Inter abriu 2x0, com Andrezinho e Rafael Sóbis, o que mostra a força do elenco do campeão da Libertadores. O Botafogo ainda diminuiu com Antônio Carlos, mas o placar ficou mesmo nos 2x1.

O implanejável tropeço colocou os alvinegros em péssima situação para conquistar a última vaga do G-4. Agora, o Botafogo tem que vencer o rebaixado Grêmio Prudente em casa e depois vencer o embalado Grêmio de Renato Gaúcho, no Olímpico.

Além disto, tem que torcer para o Atlético/PR/ perder ao menos 1 ponto nos dois jogos que lhe restam, contra o Ceará, fora, e contra o Avaí em casa. E, para ir a Libertadores, terá ainda de torcer contra o Palmeiras, que está com um pé na final da Copa Sul-Americana. Bom seria se o seu adversário fosse a LDU.

Ficou muito difícil para o Botafogo ir a Libertadores, apesar de não ser impossível. Uma pena para a campanha que o time de Joel fez. Já estão no torneio o atual campeão Inter, o Santos, campeão da Copa do Brasil, Fluminense, Corinthians e Cruzeiro.

Em Minas, o Vasco não foi páreo para o Cruzeiro e perdeu o jogo em apenas 30 minutos, quando levou os 3 gols, com direito a golaço de Roger. Todos os gols saíram de bolas de escanteio alçadas na área vascaína.

Não entendo como um time que tem quatro jogadores do nível de Éder Luís, Felipe, Carlos Alberto e Zé Roberto, além de bons jogadores como Dedé e o goleiro Fernando Prass é tão inconstante.

Já o Flamengo, que venceu ontem o Guarani por 2x1, viu hoje resultados ruins, como as vitórias de Avaí e Atlético/MG/ e o empate do Vitória. Isto gerou a aproximação da turma do rebaixamento e a diminuição dos 6 pontos abertos ontem para apenas 3 pontos hoje.

Os times estão de tal forma embolados, que uma derrota do Flamengo para o Cruzeiro no Engenhão pode levar, com uma improvável combinação de resultados, o time para a zona de rebaixamento faltando uma rodada para o campeonato terminar.

Como também uma vitória sobre o Cruzeiro pode já livrar o Flamengo do rebaixamento na próxima rodada, desde que o Avaí não vença o Santos e o Atlético/GO/ não vença o São Paulo, ambos jogando em casa.

Comentar
Compartilhe
Fluminense goleia e retoma a liderança
21/11/2010 | 23h04

Jogando fora de casa, o Fluminense goleou o São Paulo por 4x1 e retomou a liderança, beneficiado pelo empate do Corinthians em 1x1 com o Vitória, no Barradão. O tricolor chegou aos 65 pontos e vai dormir na liderança pela 21ª vez no Brasileirão. De quebra, garantiu a vaga na Libertadores de 2011, assim como Cruzeiro e Corinthians.

Faltando apenas 2 rodadas, o Flu deu um grande passo para conquistar o seu terceiro título brasileiro. Seus dois jogos não tem, em tese, alto grau de dificuldade, já que pega o time reserva do Palmeiras em São Paulo, no próximo domingo, e encerra o campeonato recebendo o ameaçadíssimo Guarani no Engenhão, sendo que o Bugre pode já estar rebaixado nesta altura.

O jogo de hoje foi totalmente atípico, com as torcidas dos tricolores paulista e carioca torcendo para uma derrota do São Paulo. O Fluminense controlou praticamente toda a partida. No 1º tempo o time criou várias chances, sempre esbarrando em Rogério Ceni, que pegava até pensamento.

O goleiro sãopaulino só foi vazado quando Conca bateu o escanteio e Gum cabeceou para fazer 1x0, aos 35 minutos. A torcida do São Paulo, que pedia para o time entregar, comemorou junto o gol. O 1x0 era pouco e era um placar perigoso em jogo tão importante.

Na volta do intervalo, para variar, o Fluminense deu campo para explorar os contra-ataques. Teve duas chances para matar o jogo, uma com Fred, que perdeu quase na pequena área, e outra com Washington, que recebeu passe açucarado de Deco, que fez sua melhor partida pelo time, e conseguiu perder mais um gol inacreditável.

Logo na jogada seguinte, em bela trama pela direita, Jean cruzou e Lucas Gaúcho emendou de letra, com a bola batendo ainda em Gum. O golaço empatava o jogo aos 10 minutos do 2º tempo. Muricy sacou Washington e colocou Rodriguinho.  Aos 17, Xandão segurou Fred, que partia sozinho para o gol e foi expulso.

Aos 25, o São Paulo ficaria com 2 homens a menos, após Richarlysson perder a cabeça e discutir com o árbitro. Com 2 a mais, o Fluminense partiu com tudo para cima, mas perdia gols e esbarrava em Rogério Ceni. Aos 29, Carlinhos passou para Conca, que recebeu dentro da área e fuzilou no canto esquerdo: 2x1.

Logo depois, o argentino, que passou a ficar livre no meio-campo depois das expulsões, chutou forte, Rogério Ceni bateu roupa (em sua única falha na partida) e Fred só tocou no rebote: 3x1. Aos 43, Conca recebeu livre e emendou um chutaço de fora da área, decretando a goleada por 4x1.

O argentino participou dos 4 gols do Fluminense e é o mais sério candidato a craque do campeonato. Antes, precisa conduzir o time para o título e fazer com que tropeços como o contra o agora rebaixado Goiás, no Rio, não aconteçam de novo.

Comentar
Compartilhe
Líder da noite de hoje com a mão na taça
21/11/2010 | 13h29

Hoje o Brasileirão terá a sua antepenúltima de suas 38 rodadas. No topo da tabela, o Corinthians, favorecido pela polêmica arbitragem na vitória sobre o Cruzeiro, é o único que depende apenas de si, com 63 pontos. Um ponto atrás, o Fluminense, que perdeu a liderança por deméritos próprios. Dois pontos depois está o prejudicado time mineiro.

Dos três times que disputam o título, o Cruzeiro é o que tem, teoricamente, a tarefa mais fácil, já que joga em casa contra o Vasco, que não aspira mais nada na competição. O Corinthians enfrenta o ameaçadíssimo de rebaixamento Vitória, no Barradão, onde os seus rivais diretos pelo título venceram.

O Fluminense enfrenta o São Paulo, fora de casa, em um dificílimo jogo. Na teoria, Flu e Corinthians tem hoje o jogo mais difícil dos três que lhes restam. A maior chance de perderem pontos é hoje. Por isto, no meu ponto de vista, o time que terminar a rodada na liderança hoje será o campeão. A conferir.

Ontem, o Flamengo venceu o Guarani por 2x1 no Engenhão e praticamente sepultou as chances de ser rebaixado. O atual campeão brasileiro livrou 6 pontos da zona de rebaixamento (faltando o jogo do Avaí, hoje), além de ter colocado 3 times entre ele e o descenso.

Já o Botafogo não pode pensar em outro resultado que não seja a vitória hoje. O Inter jogará com os reservas e não deve dificultar a vida do campeão carioca e ajudar o rival Grêmio. A vitória dos gremistas ontem, contra o Atlético/PR/, por 3x1, ajudou o Botafogo, que agora só depende dele para beliscar a última vaga do G-4 para a Libertadores.

Se o alvinegro fizer o seu papel e vencer os reservas do Inter e o rebaixado Prudente, ambos no Engenhão, chegará na última rodada disputando a partida decisiva contra o Grêmio, no Olímpico, jogando pelo empate para assegurar o 4º lugar. Antes, precisará secar o Palmeiras na final da Sul-Americana, torcendo para que a LDU e a sua temível altitude sejam os rivais dos paulistas.

Comentar
Compartilhe
CHL aporta em Campos
19/11/2010 | 13h20

Mais uma grande construtora aporta em Campos. Depois de Cyrela, Camargo Corrêa,  Gafisa e MRV, a bola da vez é da carioca CHL, especializada em empreendimentos na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A CHL irá construir 1.000 casas no bairro do Jóquei, em terreno atrás do Jóquei Clube de Campos, divididos em 5 condomínios horizontais, de 200 casas cada. O projeto faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

O lançamento do empreendimento Vida Boa Campos será no próximo final de semana. A previsão de entrega é já em 2011. As casas têm 2 quartos e perfil voltado para o segmento econômico de moradia. Em um segundo momento, serão lançadas mais 1.000 casas, completando os 10 condomínios de 200 casas previsto no projeto.

Comentar
Compartilhe
Linda mensagem de Vivianni Marinho à sua mãe
18/11/2010 | 20h15

Há uma semana li nos Classificados da Folha da Manhã, como qualquer leitor normal do jornal, a mensagem que Vivianni Marinho escreveu para sua mãe, um mês antes do seu falecimento, ocorrido no dia 31 de outubro, data em que Dilma Rousseff foi consagrada Presidente da República.

Vivianni Ribeiro Gomes de Miranda Marinho, esposa do construtor Artur Marinho, sabia da gravidade de sua enfermidade, do seu estado e do provável desfecho, que culminaria com a sua passagem. Onisciente da situação, ela decidiu confortar a sua família diante do inevitável.

A mensagem é forte, ao mesmo tempo serena. É corajosa, ao mesmo tempo tranquilizadora. É de quem tem o controle da situação, em um momento em dificilmente alguém o tem. São belas palavras que deixam boas lembranças em um acontecimento no qual elas normalmente não estão presentes.

Ao ver a linda mensagem, publicada para os milhares de leitores de Folha e endereçada a todas pessoas que rezaram carinhosamente por Vivianni, tive o desejo de republica-la aqui, como um exemplo de vida e fé.

Fiquei em dúvida. Me senti novamente incentivado quando a leitora Gianna Barcelos pediu que lhe retransmitisse a mensagem publicada. Isto reforçou a minha opinião e decidi publica-la. Leia atentamente as palavras deixadas por ela. Não há como não se emocionar.

Essa mensagem foi enviada por Vivianni Ribeiro Gomes de Miranda Marinho a sua mãe Alda Ribeiro Gomes de Miranda um mês atrás do seu falecimento em 31/10/2010. Ela é extensiva a todas as pessoas que rezaram carinhosamente por ela.

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor.

Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato ao meu respeito, ouça e acrescente sua versão. Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, fazer uma santa só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santa mas estava longe de ser a santa que me pintam. Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser boa e amiga. Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame atenção deles. Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus Cristo e eu ouvirei. Espero estar com ele o suficiente para continuar sendo útil a você lá onde estiver. E se der vontade de escrever alguma coisa para mim, diga apenas uma frase: "Foi minha amiga, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus!" Aí então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal, outros amigos farão isso no meu lugar e vendo-me bem substituída, irei cuidar de minha nova tarefa no Céu. Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele. E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele. Você acredita nessas coisas? Então, ore para que nós duas vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito. Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. Mas, se eu morrer antes de você, acho que não vou estranhar o Céu...

Ser sua amiga já é um pedaço dele.
Comentar
Compartilhe
Repórter distraído
17/11/2010 | 22h59

O leitor Francisco de Almeida Gusmão enviou o hilário vídeo abaixo por e-mail. Nas imagens, um repórter paraibano interrompe uma reportagem ao se assustar com um acidente de trânsito, soltando expressões populares que em nada combinam com a liturgia do seu cargo.

O vídeo está no YouTube é um hit de sucesso por lá. Na descrição do vídeo, é atribuído o nome de Fabiano Antunes ao repórter e o local da gravação seria uma movimentada avenida de João Pessoa, na Paraíba. Verdade ou fake? Assista e tira as suas conclusões.

[youtube width="513" height="414"]http://www.youtube.com/watch?v=pHKxoH5y1To[/youtube]
Comentar
Compartilhe
Tropa de Elite 2 chega a 9,5 milhões
17/11/2010 | 22h29

Tropa de Elite 2 alcançou neste domingo a fantástica marca de 9,5 milhões de espectadores, mantendo-se pelo sexto fim de semana como o filme mais assistido no país.

Com este público, Tropa de Elite 2 é o filme mais assistido no ano de 2010 no Brasil e o mais visto desde a Retomada do cinema nacional. A previsão é que atinja 10 milhões no próximo domingo.

No final do mês o filme pode superar o histórico "Dona Flor e Seus Dois Maridos", que fez 10,7 milhões no longínguo ano de 1976, sendo o filme mais visto até hoje na história do cinema brasileiro.

Em Campos, Tropa de Elite 2 continua em cartaz no Cine Magic, pelo menos por mais duas semanas

Fontes: Filme B e Radar On-Line Veja.com – Lauro Jardim.

Comentar
Compartilhe
Tudo é uma questão de ponto de vista
17/11/2010 | 20h38

Comentar
Compartilhe
Eike confirma estaleiro no Porto do Açu
16/11/2010 | 22h20

O megaempreário Eike Batista confirmou a alguns minutos atrás em seu Twitter que irá instalar o seu estaleiro no Porto do Açu, de olho nas vantagens competitivas do local. É mais uma ótima notícia de um relevante investimento que chega para a área industrial do superporto.

O estaleiro é uma parceria da OSX, do Grupo EBX, de Eike, com a Hyundai, cujo presidente visitou o Porto do Açu ontem, conforme noticiou aqui Esdras, em seu blog. Nos próximos dias as empresa comunicarão ao mercado a decisão, através de um memorando.

A previsão é que o estaleiro já inicie sua produção no primeiro semestre de 2012, gerando 10.400 empregos. Durante a sua implantação, está prevista a geração de 3.500 empregos, em um investimento total de US$ 1,7 bilhão. A prefeita Carla Machado já discute com as empresas um programa de qualificação de mão-de-obra.

Fontes: Twitter de Eike Batista, Secom de SJB e Radar Online

Atualização às 00h33 de 17/11/2010: Correção do ano de início de produção, com ajuda de um leitor. Antes estava, erradamente, 2010, ao invés de 2012

Comentar
Compartilhe
Novo Harry Potter estréia nesta sexta
16/11/2010 | 22h00

O mais novo filme de Harry Potter, “Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1", terá a sua estréia mundial na próxima sexta-feira, no dia 19 de novembro. Campos está incluída entre as cidades que terão o privilégio de assistir ao filme em seu dia de estréia, já que o filme está programado para estrear no Cine Magic nesta sexta.

“Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1" é o sétimo filme da série Harry Potter. Ele é baseado no livro “Harry Potter e as Relíquias da Morte", que foi o sétimo e último livro da série escrito pela britânica J. K. Rowling. Todos os outros seis livros também tiveram adaptações cinematográficas e viraram filmes.

Porém, os produtores decidiram que o último livro da série, que encerra as aventuras de Harry Potter, será desdobrado em duas partes, gerando dois filmes. A "Parte 1" tem estréia mundial nesta sexta. A "Parte 2", tem previsão de estréia em 15 de julho de 2011.

Veja abaixo o trailer do filme “Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1": [youtube width="570" height="461"]http://www.youtube.com/watch?v=xyWYdUYrtWs[/youtube]

“Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1" marca o começo da fase adulta dos personagens, que tentam salvar o seu mundo impedindo que o vilão Voldemort alcance os seus objetivos.

O blog Ploc, de Elaina Galdino, vem acompanhando intensamente os passos da produção e do lançamento do filme, destacando em quatro posts informações preciosas (leia aqui, aqui, aqui e aqui) sobre ele.

Já quem deu primeiro informações sobre o novo filme de Harry Potter foi Fábio Abud, em seu blog, divulgando aqui uma imagem dele, ainda no final do ano passado.

Comentar
Compartilhe
Ex-secretário voltará à Prefeitura
15/11/2010 | 22h22

Segundo uma boa fonte, um forte ex-secretário de Arnaldo Vianna, que chegou a ser cogitado como pré-candidato a prefeito, passou também pelo governo Mocaiber e recentemente aderiu ao grupo político liderado por Garotinho, será novamente secretário no governo de Nelson Nahim.

A decisão estaria tomada e faltaria somente a publicação de sua nomeação no Diário Oficial do Município. O novo secretário teria carta branca para usar a sua experiência administrativa e arrumar a casa, nem que tenha de passar como um trator pelos problemas encontrados.

Atualização às 09h37 de 16/11/2010: Veja nos comentários o nome do ex-secretário que voltará ao governo.

Atualização às 18h35 de 16/11/2010: O jornalista Alexandre Bastos divulgou aqui em seu blog, o Blog do Bastos, uma rápida entrevista feita com Edilson Peixoto sobre o assunto. Veja aqui o que o Trator declarou.

Comentar
Compartilhe
Recurso de Rosinha não deve ser julgado amanhã
15/11/2010 | 22h07

A jornalista Suzy Monteiro informou aqui, no seu blog Na Curva do Rio, que o recurso da prefeita cassada Rosinha não está na pauta do TSE para ser julgado amanhã. A informação bate com a notícia divulgada aqui pelo Blog do Bastos, de que Garotinho revelou no rádio, no último sábado, que o TRE ainda não remeteu os autos para o TSE, tendo, segundo ele sentado no processo.

Se o recurso realmente não for julgado nesta semana, Campos continuará com sua situação de indefinição política, o que é ruim para a administração da Prefeitura e para a cidade, uma vez que os cargos de confiança e secretários não sabem a quem devem servir, se a Nelson Nahim, prefeito interino, ou a Rosinha, prefeita afastada.

Nesta indefinição, o ideal para os secretários e suas equipes seria estar bem com Nahim e com Rosinha, que, em que pese serem do mesmo grupo político, têm visões administrativas distintas e pessoas de confiança diferentes. Porém, dificilmente é possível servir a dois senhores.

Alguns secretários e cargos de confiança acabaram tendo que escolher um lado ao qual servir. Dos que escolheram Nelson Nahim, há alguns que não atendem hoje o mais simples pedido de Rosinha. A ex-governadora, por sua vez, já tem  em suas mãos uma lista de quem a "traiu". Se ela voltar, algumas cabeças devem rolar.

Comentar
Compartilhe
195.127 passaram pela Bienal
15/11/2010 | 14h32

Esta informação foi divulgada no blog de Avelino Ferreira, aqui. Durante os 10 dias da 6ª Bienal do Livro, encerrada ontem, 195.127 pessoas passaram pelo evento. O dia de maior movimento foi a quinta-feira, que recebeu 28.366 visitantes. Clique aqui e veja o fluxo de pessoas dia a dia.

Comentar
Compartilhe
Uno&Due virou Fratello
13/11/2010 | 10h58

No final de setembro do ano passado, foi inaugurada, em um ponto comercial localizado no edifício Pelinca Plaza, uma padaria expressa da franquia Uno&Due, conforme foi noticiado com exclusividade aqui e, pouco depois, aqui. O ponto fica na rua Voluntários da Pátria, ao lado do Pelinca Square Center.

Lamentavelmente, durou apenas 8 meses a operação da Uno&Due em Campos. Em junho, a padaria fechou as portas, em fato noticiado aqui. Faltou paciência aos proprietários da padaria. O ponto não é o melhor, pelo pequeno afastamento da Avenida Pelinca, mas era um dos mais promissores da cidade.

Não é a toa que a mega rede de varejo Lojas Americanas escolheu um ponto ali para estrear em Campos, ainda um pouco mais afastado da Avenida Pelinca. Em dezembro, será inaugurado o Maximus, edifício residencial com duas torres, levando amplo mercado consumidor para aquela região.

Em 2012, será entregue o Absoluto, outro edifício residencial na rua Voluntários da Pátria, neste trecho entre as ruas Alvarenga Filho (prolongamento da Saldanha Marinho) e Formosa.

De olho neste grande potencial foi inaugurado nesta semana, no ponto que abrigou o Uno&Due, o Fratello, anunciada na própria placa, em italiano, como um restaurante e confeitaria. Nos primeiros dias, foi possível observar um bom movimento no local. Que tenha vida longa!

Comentar
Compartilhe
Campos: 446.181 habitantes e contando
12/11/2010 | 15h41

O IBGE continua o Censo de 2010, levantando todas os dados e estatísticas da população brasileira, município a município. No dia 31 de outubro, a coleta de dados nos domicílios foi encerrada. Pouco depois, no dia 04 de novembro, foi divulgado pelo instituto e publicado em Diário Oficial os dados coletados de cada município.

Naquele instante, o município de Campos tinha 442.363 habitantes pelos dados coletados pelo Censo de 2010. Em seguida, foi aberto prazo para aqueles que não receberam a visita do recenseador do IBGE em sua casa fizessem contato por telefone ou pela Internet para agendar a entrevista.

Além disto, foi iniciado pelo IBGE o trabalho de supervisão, que consiste no retorno aos domicílios onde o recenseador encontrou evidência de morador, mas ninguém foi recenseado.  Destes novos contatos do recenseador com os habitantes ainda não recenseados, acréscimos de população são feitos ao número parcial inicialmente divulgado.

Campos, por exemplo, pulou do número de 442.363 habitantes publicado no Diário Oficial em 04 de novembro para 446.181 na data de hoje, um acréscimo de 3.818 na população. Como este trabalho durará até o dia 24 de novembro, este número deverá subir ainda um pouco mais, se aproximando de 450.000.

O IBGE tinha estimado em julho de 2009 que o município de Campos estaria, naquele momento, com 434.008 habitantes, conforme foi divulgado aqui. Veja abaixo os dados parciais do IBGE do Censo de 2010:

Comentar
Compartilhe
Multiplace Mais vai bombar no verão
12/11/2010 | 11h23

O blog Overdrive, de Erasmo Rocha de Oliveira Jr, divulgou aqui, na última quarta-feira, a programação da Multiplace Mais nos meses de dezembro e janeiro. A Mais fica localizada na Praia de Meaípe, em Guarapari, simpática cidade capixaba que recebe inúmeros campistas no verão.

A Multiplace Mais é um espaço de entretenimento noturno com vários ambientes, com palcos para shows, restaurantes, boates, pizzaria, lanchonete, tabacaria, entre outros ambiente. É de longe, a melhor opção noturna para o verão em um raio de 250 quilômetros de Campos, estando incluída aí a badalada e lotada Região dos Lagos.

Na programação do verão divulgada pelo Overdrive estão grandes atrações como Monobloco, Jota Quest, Skank, Vitor e Leo e Dudu Nobre. Confira aqui toda a grade de shows da Mais.

Comentar
Compartilhe
Problemas no sistema de nota eletrônica
11/11/2010 | 13h30

O GIS Online, sistema de nota fiscal eletrônica da Prefeitura de Campos, está desde as primeiras horas de hoje com grande lentidão, praticamente inviabilizando a sua utilização. Segundo a Secretaria de Finanças, o sistema está passando por uma manutenção para melhorias, só devendo ter a sua situação normalizada na segunda-feira.

As empresas, que dependem do sistema para emissão de suas notas fiscais, se vêem sem saída, já que não há mais autorizações para talões impressos. Sem alternativa, algumas decidiram interromper o faturamento, uma vez que não há como emitir nota fiscal.

Comentar
Compartilhe
Roberta Sá no próximo dia 19 em Campos
10/11/2010 | 23h31

Conforme foi antecipado com exclusividade aqui, no final de setembro, a cantora Roberta Sá irá se apresentar em Campos no próximo dia 19. O show acontecerá no simpático e refrigerado Teatro do Sesi, em Guarus, às 20h00.

O repertório será baseado no ótimo disco "Quando o canto é reza", onde Roberta Sá canta com o Trio Madeira Brasil, composto por Marcello Gonçalves, Zé Paulo Becker e Ronaldo do Bandolim. No disco, lançado em agosto, eles cantam o universo musical do compositor baiano Roque Ferreira

Os ingressos são subsidiados pelo sistema S e têm preços populares, de R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia. As vendas já foram abertas no setor de atendimento do Sesi. O show deve ter grande procura e a capacidade do teatro é de apenas 200 lugares. Quem quiser ir deve logo garantir o seu ingresso.

Para os que quiserem conhecer as músicas do disco, elas podem ser baixadas aqui.

Comentar
Compartilhe
Goyta fez bonito, mas morreu na praia, de novo
10/11/2010 | 21h41

No primeiro campeonato após a nova direção assumir, o Goytacaz, rebaixado este ano à 3ª Divisão do Campeonato Estadual, fez bonito na Copa Rio, liderando boa parte da última fase da competição, mesmo lutando com times de divisões superiores à sua.

Hoje, no jogo decisivo contra o Bangu, o Goytacaz perdeu a partida por 3x2 e a vaga na final do torneio, como informou o sempre online jornalista Igor Siqueira, agora radicado no Rio, aqui, em seu Blogesportes. Se conquistasse o título, o clube campista poderia se classificar para a Copa do Brasil ou à Série D do Brasileirão de 2011.

Uma pena para o clube, sua torcida e para a nova direção. Fica o alento de um bom início de trabalho e do caminho certo a ser seguido, que, mantido, dará bons frutos.

Comentar
Compartilhe
Sinais trocados
09/11/2010 | 18h09

A empresa que foi contratada pela Emut para o planejamento do trânsito da cidade está desenvolvendo um minucioso estudo sobre a questão. No levantamento inicial, algumas inconformidades e irregularidades foram encontradas, principalmente no que tange à sinalização.

A sinalização vertical é a representadas por placas, como as de Proibido Estacionar, Conversão à DireitaConversão à Esquerda e placas de orientaçao de trânsito, indicando bairros e ruas principais. Esta sinalização em Campos está em desacordo com o Código de Trânsito, pois não é do tamanho padrão e as placas não são refletivas, perdendo visibilidade à noite.

Já a sinalização horizontal, que normalmente é pintada no chão, também está em total desacordo com o Código de Trânsito. As faixas de borda, que limitam as bordas da pista de rolamento junto ao meio-fio, estão pintadas erradamente na cor amarela (que deve ser usada somente para alerta) e não de branco como deveria.

Nos semáforos, um número excessivo de leds queimadas foi encontrado. Problemas como estes, que parecem pequenos, acabam não gerando o resultado esperado na sinalização do trânsito, atrapalhando muitas vezes a sua fluidez e os que dele dependem para o ir e vir.

Comentar
Compartilhe
Fla se complica e o Botafogo segue na luta
07/11/2010 | 22h53

Nos outros dois jogos, o Botafogo arrancou um empate em 0x0 contra o desesperado Avaí, fora de casa. Para uma possível luta pelo título, o resultado foi ruim, com o time praticamente fora. Mas, para a luta pelo G-4 e conquista da última vaga na Libertadores,  não foi um mau resultado, no meu ponto de vista.

Ainda que tenha diminuído sua diferença para o 5º colocado de 4 para 2 pontos (54 a 52), o campeão carioca tem uma tabela relativamente mais fácil que os seus adversários mais diretos: Atlético/PR/ e Grêmio. O Botafogo joga contra o Ceará, fora, e depois recebe um desmotivado Inter e o rebaixado Prudente.

O alvinegro tem que somar muitos pontos nestes jogos para chegar no jogo contra o Grêmio, com uma vantagem de pelo menos 4 pontos sobre os gaúchos, para não correr o risco de perder a vaga na Libertadores (se nenhum brasileiro ganhar a Copa Sul-Americana) com uma derrota na última rodada.

O Botafogo é o time que menos perdeu no campeonato, apenas 5 vezes. O líder Fluminense perdeu 7 partidas. Porém, o campeão carioca empatou demais e se empatar com qualquer time em pontos perderá no primeiro critério de desempate: número de vitórias.

Já o Flamengo segue desperdiçando chances de sair de vez da briga contra o rebaixamento. Hoje, em resultado ruim também para o Botafogo, o campeão brasileiro jogol mal e perdeu, em Volta Redonda, para o Atlético/PR/, por 1x0. A derrota levou o time a estacionar nos 40 pontos.

A sorte que é a turma do Z-4 também foi muito mal na rodada e a diferença para a zona de rebaixamento se manteve em 5 pontos. Para se afastar de vez da briga contra o descenso, o Flamengo tem que vencer dois dos seus quatro jogos finais. Entre eles, duas decisões, contra Atlético/MG/, em Minas, e Guarani, no Rio.

Comentar
Compartilhe
Flu vence o Vasco e mantém a liderança
07/11/2010 | 22h26

Corria o ano de 2005. O Fluminense, então comandado por Abel, disputava o título do campeonato brasileiro palmo a palmo com Corinthians e Internacional. Com Petkovic em grande forma, o tricolor, campeão estadual e vice na Copa do Brasil daquele ano, apresentava o futebol mais bonito do campeonato, com bonitos gols e viradas improváveis.

Faltando cinco jogos para o fim do campeonato, o Fluminense foi jogar o clássico com o Vasco, então na zona intermediária, sem maiores pretensões naquele Brasileiro. Comandados por Romário, os vascaínos despacharam o Flu por 2x0.

Antes desta derrota, o tricolor tinha chances de título e 99% de chance de ir à Libertadores. A derrota para o Vasco levou o time a perder os quatro jogos seguintes, sendo ultrapassado pelo Goiás e perdendo a última vaga na sonhada Libertadores para o Palmeiras, na derrota por 3x2 no hoje finado Parque Antártica na rodada final.

Passados 5 anos, o Fluminense novamente teve o clássico decisivo com o Vasco a cinco rodadas do final. De novo, chegou brigando pelo título e com 99% de chances de Libertadores.

Só que neste ano o script foi diferente. Com um gol de Tartá aos 3 minutos, o Flu bateu o Vasco por 1x0 no Engenhão.

O Fluminense de 2010 não tem o futebol de campeão, mas tem consistência de campeão, o que não lhe garante, é claro, o título. O Flu de 2005 tinha futebol vistoso. O do 2º turno do Brasileiro de 2010, muito desfalcado, não tem. O time de 2005 ficou pelo caminho e não foi a lugar nenhum. O de 2010 caminha para conquistas.

O jogo contra o Vasco teve dois tempos distintos. No 1º tempo, o Fluminense foi absoluto até os 30 minutos, cedendo campo ao adversário nos 15 minutos finais, que dominou esta parte da etapa. O 2º tempo foi jogo de ataque contra a defesa, com o Flu com dez em seu campo e sendo pressionado a todo tempo.

O Vasco teve algumas chances, sempre parando em mais uma boa atuação do goleiro Ricardo Berna. Mas as chances mais claras foram do Fluminense. Marquinho entrou sozinho, sozinho, e perdeu gol claro, cara a cara com Fernando Prass, aos 21 minutos. O gol perdido poderia ser fatal.

Aos 37, na maior chance do Vasco no jogo, Fágner cruzou e Nunes chutou prensado, com a bola caprichosamente batendo na trave. Nos acréscimos da partida, Conca arrancou e deixou Washington livre, sem goleiro, para matar a jogo e quebrar o jejum. O atacante perdeu mais um gol claro e aumentou o jejum para 13 jogos.

A vitória levou o tricolor a 61 pontos, mantendo a liderança, 1 ponto a frente de Corinthians e Cruzeiro, que também venceram partidas difíceis hoje, contra São Paulo e Vitória, respectivamente. O Flu agora tem um jogo teoricamente mais fácil na próxima rodada, contra o quase rebaixado Goiás, enquanto paulistas e mineiros se matam em um confronto direto.

Mesmo estando todo o 2º turno com desfalques a todo momento e sem Fred e Emerson em todas as partidas, além de estar sem Deco também, o Fluminense de Muricy, com garra, conseguiu manter a liderança, agora já por 20 rodadas. Reforçado por Fred, Emerson e Deco na reta final e com uma tabela menos complicada que os seus adversários, o Flu pode conquistar o seu terceiro título brasileiro.

Comentar
Compartilhe
6ª Bienal do Livro
07/11/2010 | 19h29

Bonita homenagem feita na Bienal à grande escritora Rachel de Queiroz, com marcantes frases suas. A foto foi tirada de celular, por isto a baixa qualidade. Se você gostou, veja outras belas frases de Rachel de Queiroz aqui, em um blog feito em homenagem aos 100 anos do nascimento da escritora cearense, falecida em 2003.

Comentar
Compartilhe
Aviso aos fumantes
06/11/2010 | 15h22

Uma matéria publicada ontem pelo jornal O Globo, em sua editoria de Ciência, sobre uma nova tomografia computadorizada que ajuda a prevenir o câncer de pulmão, mostrou estatísticas interessantes sobre a incidência desta doença nos usuários de tabaco e as suas consequências. Veja abaixo algumas delas:

- O câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos e cerca de 90% dos casos estão associados ao consumo de derivados do tabaco

- Aproximadamente 10% dos fumantes desenvolvem câncer de pulmão

- Apenas 15% dos pacientes que têm tumor maligno no pulmão vivem 5 anos ou mais depois de ter a doença diagnosticada

Em uma conta simples, constata-se que 8,5% dos fumantes morrem em decorrência de câncer de pulmão. Números como estes são importantes para esclarecer aos usuários do tabaco as consequências do seu vício. E, claro, também para os que felizmente não usam esta legalizada droga.

Bom também para contrapor os argumentos muitas vezes utilizados pelos fumantes (e pelos sedentários também) que em seu íntimo regozijam ao saber que uma pessoa não fumante, que levou vida saudável, teve a infelicidade de contrair esta terrível doença.

Menos mal que o número de fumantes no país venha caindo. Segundo o Ministério da Saúde, em 1989, 33% da população fumava. Em 2006, este número já havia caído para 16,2%. O mais recente número, referente a 2009, mostra que somente 15,5% dos brasileiros são fumantes.

Comentar
Compartilhe
Bienal do Livro
06/11/2010 | 13h40

O repórter fotográfico Antônio Cruz, que teve algumas belas imagens postadas aqui neste espaço, ganhou, no final de setembro, o seu próprio blog (veja aqui), onde pode mostrar com mais frequência o seu trabalho e interagir diretamente com os leitores.

Ele publicou uma boa imagem sacada da curiosidade de uma criança ao visitar a Bienal do Livro, na Praça São Salvador. O evento, uma ótima iniciativa da Prefeitura de Campos, foi aberto ontem e segue até o dia 14 (leia mais aqui). Veja abaixo a foto:

Outrs bons blogs dos fotógrafos da Folha da Manhã inaugurados recentemente são o Imaginar, de Diomarcelo Pessanha, e  o Olhares, de Leonardo Berenger. Diomarcelo, aliás, vem surpreendendo com posts interessantes, sem contar as já esperadas belas imagens registradas por sua câmera.

Comentar
Compartilhe
Tropa de Elite 2 bate 8 milhões
05/11/2010 | 20h53

Tropa de Elite 2 bateu nesta semana a impressionante marca de 8 milhões de espectadores, em menos de um mês de exibição. Com este público, o filme já é o mais visto no ano de 2010 no Brasil, superando o antigo líder "Shrek para sempre", que teve 7,3 milhões.

O filme de José Padilha segue quebrando recordes desde a sua estréia, quando teve 1,15 milhões de espectadores em seu primeiro final de semana (leia aqui).  Em 17/10, o filme bateu 4 milhões. Em 25/10, 6 milhões.

Filme mais visto desde a Retomada do cinema nacional, resta ver se Tropa de Elite 2 terá fôlego para superar o histórico "Dona Flor e Seus Dois Maridos", que fez 10,7 milhões no longínguo ano de 1976, sendo o filme mais visto até hoje na história do cinema brasileiro.

Os cinemas não têm do que se queixar. Puxados por sucessos como "Tropa" e "Shrek", já foram vendidos 113,8 milhões de ingressos no país em 2010, número que já é maior do que o de 2009, apesar de ainda restarem dois meses para acabar o ano.

Em Campos, Tropa de Elite 2 continua em cartaz, em duas salas de exibição, no Cine Magic.

Fontes: Filme B e Radar On-Line Veja.com – Lauro Jardim.

Comentar
Compartilhe
Entrevista com César Maia
05/11/2010 | 19h47
O ex-prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, que governou a capital fluminense por três distintos mandatos, deu uma rápida e sempre boa entrevista ao jornalista Roberto Barbosa, em seu blog. Confira aqui.
Comentar
Compartilhe
Odebrecht papa tudo
03/11/2010 | 19h16

É grande a escassez de mão-de-obra qualificada na construção civil em Campos. Até sobram serventes de obra, mas carpinteiros, pedreiros e eletricistas estão em falta. A Odebrecht, que venceu a milionária licitação das 5.100 casas populares do governo Rosinha, tem atraído toda esta mão-de-obra.

Como tem um contrato, digamos, folgado, a Odebrecht paga melhores salários e tira do mercado privado esta valiosa mão-de-obra. Sem saída e com o mercado imobiliário aquecido, as empresas começam a buscar soluções de importação de mão-de-obra qualificada.

Em outra frente, a Odebrecht surge como favorita para assumir as obras do Superporto do Açu que eram tocadas pela  mineira A.R.G.. A previsão é que a Odebrecht já inicie os trabalhos em dezembro.

Comentar
Compartilhe
Dilma no Jornal Nacional
02/11/2010 | 15h39

Um dia após eleita, a presidente Dilma Rousseff foi a estrela ontem do principal telejornal brasileiro, sendo o destaque da edição do Jornal Nacional, da TV Globo, em entrevista especial ao casal William Bonner e Fátima Bernardes, em sinal claro de que pretende um bom relacionamento com a emisorra e com a mídia tradicional em geral, ao contrário do que pregam e desejam alguns petistas mais radicais.

Sem marqueteiros por perto e passada a tensão da acirrada campanha contra os tucanos, Dilma estava bem mais à vontade e mostrava mais segurança em suas respostas, em desempenho bem superior às suas aparições anteriores na telinha, em que pese ainda ter de melhorar alguns pontos, o que talvez só ocorra com o tempo.

Veja abaixo, em vídeo do YouTube, dividido em duas partes, e leia aqui, na íntegra, a entrevista.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QQwCw99ODgU[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HX9yrmdL_wk[/youtube]

As atitudes de Dilma após a confirmação pelo TSE de sua eleição para presidente, tem sido pautadas pelo bom senso. Sinal de que a influência de Antônio Palocci, que escreveu o discurso da vitória a quatro mãos com a presidenta, tem sido grande, felizmente maior do que a de José Driceu.

Comentar
Compartilhe
PSDB domina governos estaduais
01/11/2010 | 01h30

Apesar da derrota nas eleições presidencias para o PT, o PSDB foi o partido que mais fez governadores no país, com o total de 8 estados, entre eles São Paulo e Minas Gerais. Veja abaixo o gráfico do G1, que mostra o mapa dos estados e o partido que os governará:

Veja abaixo o ranking dos partidos que mais conquistaram governos estaduais:

PSDB - 8 - São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Tocantins, Pará, Alagoas e Roraima
PSB - 6 - Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí e Amapá
PT - 5 - Rio Grande do Sul, Bahia, Distrito Federal, Sergipe e Acre
PDMB - 5 - Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Maranhão
DEM - 2 - Santa Catarina e Rio Grande do Norte
PMN - 1 - Amazonas

Thiago Reis Do G1 SP

Comentar
Compartilhe
Migração dos votos – Brasil – Presidente
01/11/2010 | 00h38

Dilma Rousseff venceu as eleições no Brasil no 1º e no 2º turno.Veja abaixo a votação de Serra e Dilma no país em cada turno e veja quantos votos cada um ganhou do 1º para o 2º turno, com 99,98% dos votos apurados:

1º turno 2º turno Crescimento
Votos % Votos % Votos Pts %
Dilma Rousseff (PT) 47.651.434 46,91% 55.747.549 56,05% 8.096.115 9,14%
José Serra (PSDB) 33.132.282 32,61% 43.708.146 43,95% 10.575.863 11,34%

Partindo do pressuposto que todos que votaram em Serra e Dilma no 1º turno repetiram os seus votos no 2º turno, os 20,8 milhões de votos dados a outros candidatos no 1º turno, entre eles os 19,6 milhões dados a Marina Silva (PV), se distribuíram da seguinte maneira no 2º turno:

?O gráfico mostra que os votos dos demais candidatos no país migraram em maioria (51%) para José Serra, com Dilma recebendo 39% dos votos dados a outros candidatos no 1º turno, uma migração para Serra bem menor do que os tucanos gostariam e esperavam após o 1º turno.

Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Christiano Abreu Barbosa

[email protected]