Anúncio de despedida da seleção
29/06/2010 | 21h08

Um erro operacional na Folha de São Paulo, resultou em uma gafe sem tamanho. Foi publicado hoje, no jornal, um anúncio em que os supermercados Extra se despedem da seleção brasileira, como se tivéssemos perdido para o Chile ontem. A propaganda ainda traz um "nos vemos em 2014".

O detalhe é que o Extra é um dos patrocinadores oficiais da seleção. Quem é do meio sabe que certamente a agência que tem a conta do supermercado de Abílio Diniz mandou duas versões de anúncio, uma para a vitória e outra para a derrota. Publicaram o errado. Veja abaixo:

Atualização às 16h50 de 01/07/2010: O blog Urgente!, também noticiou o fato, aqui, horas antes deste post.
Comentar
Compartilhe
Tropa de Elite 2
29/06/2010 | 20h35

Saiu o trailer oficial de Tropa de Elite 2, sequência do filme de enorme sucesso de bilheteria.  A previsão de estréia nos cinemas é no dia 9 de outubro. O Capitão Nascimento, personagem vivido por Wagner Moura, enfrentará um novo inimigo: as milícias.

Veja abaixo o trailer:

Comentar
Compartilhe
América do Sul no topo do mundo
29/06/2010 | 13h46

Com a classificação do Paraguai, ao vencer o Japão nos pênaltis após um insosso 0x0, a América do Sul colocou 4 representantes nas quartas-de-final, recorde na história das Copas. E só não teve chance de colocar 5 seleções porque o Chile acabou enfrentando o Brasil.

Das 4 vagas restantes, 3 ficaram com a Europa e 1 com a África. Ásia, América do Norte, América Central e Oceania verão a Copa pela televisão. Está mais do que na hora de aumentar as vagas nas eliminatórias da América do Sul. Esta vaga poderia ser tirada da Europa ou da África.

Como nenhum sul-americano se enfrenta nas quartas-de-final, as semi-finais podem ser somente entre times da América do Sul, em uma autêntica Copa América.

* Texto publicado originalmente no blog Folha na Copa (aqui)

Comentar
Compartilhe
Brasil X Holanda, de novo
28/06/2010 | 17h45

Com a fácil vitória sobre o Chile, por 3x0, o Brasil se classificou para as quartas-de-final da Copa do Mundo, enfrentando a Holanda, na próxima sexta-feira.

Com Ramires no lugar de Felipe Melo e Daniel Alves no de Elano, o time todo teve boa atuação, com até Michel Bastos finalmente atacando.

Pena que Ramires está suspenso do próximo jogo, pois gostaria de ver o meio de campo com ele no lugar de Felipe Melo e com a volta de Elano. No meu ponto de vista, Daniel Alves é uma boa opção de banco para o 2º tempo. Penso que Elano produz mais por ali e ajuda mais Maicon.

Pela 5ª vez seguida, o Brasil está nas quartas-de-final da Copa. Das quatro vezes anteriores, somente caímos nas quartas em 2006, para o nosso velho algoz França.

Enfrentamos a Holanda recentemente na Copa duas vezes. Vencemos em 1994, na campanha do tetra, pelas quartas-de-final, com um gol antológico de Branco que decretou o 3x2. Já em 1998, empatamos em 1x1, pelas semi-finais, e vencemos nos pênaltis graças ao nosso Taffarel.  Em ambas as partidas, Dunga estava em campo.

Dos 6 classificados até agora para as quartas-de-final, temos 3 da América do Sul, 2 da Europa e 1 da África. Teremos certamente mais um europeu, que sairá de Espanha x Portugal, e mais um sul-americano ou um asiático, que virá de Paraguai x Japão.

* Texto publicado originalmente no blog Folha na Copa (aqui)

Comentar
Compartilhe
Rosinha permanece no cargo
28/06/2010 | 16h28

A informação é do blog Na Curva do Rio, da jornalista Suzy Monteiro (leia aqui). Como havia escrito abaixo, no meu ponto de vista é prudente a decisão do TRE, impedindo a instabilidade que afetaria politicamente e economicamente a cidade.

Atualização às 23h23 de 28/06/2010: Suzy se retratou, aqui, informando que não há liminar no TRE. A vitória conseguida pelo jurídico de Rosinha seria a de não comunicação à Justiça em Campos e à Câmara Municipal da decisão que cassa a prefeita, com o TRE aguardando o julgamento da medida cautelar no TSE. Caso Rosinha saia vencedora em Brasília, permanece no cargo até o julgamento definitivo pelo TSE.

Veja outros detalhes sobre a confusão da sentença dada hoje pelo TRE aqui, no Blog do Bastos. Julgamento e sentença em dia de jogo no Brasil na Copa, quando sempre há corre-corre, dá nisto.

Atualização às 12h54 de 29/06/2010: Para evitar mais confusões, alertado por um leitor, alterei o título desta nota. O título anterior era: "Rosinha consegue liminar e permanece no cargo".

Comentar
Compartilhe
TRE esclarece afastamento de Rosinha
28/06/2010 | 14h47

Há muita confusão e diferentes interpretações, se Rosinha está afastada ou não da Prefeitura de Campos, levando todos os meios de comunicação, tradicionais e alternativos, a divulgar diversas visões diferentes, inclusive este espaço.

Nestas horas, o mais prudente é relatar o órgão oficial, o TRE. Leia abaixo, na íntegra, o que ele divulgou em seu site:

TRE-RJ mantém sentença que tornou Garotinho inelegível e cassou Rosinha O TRE-RJ rejeitou os embargos de declaração que buscavam modificar as sentenças que cassaram a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, e tornaram inelegíveis, além da prefeita, o ex-governador Anthony Garotinho, Arnaldo Viana e Alexandre Mocaiber. A decisão vai ser informada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que a Corte superior possa julgar a medida cautelar impetrada por Anthony Garotinho. O cumprimento da sentença é imediato. Assim, mesmo um eventual recurso especial ao Tribunal Superior Eleitoral não produz efeito suspensivo. Para permanecer no cargo, a prefeita Rosinha Garotinho deve entrar com medida cautelar e obter uma liminar junto ao TSE.  Caso contrário, assume a Prefeitura de Campos o presidente da Câmara Municipal. O casal Garotinho foi punido por uso indevido dos meios de comunicação, ao utilizar o jornal e a rádio do grupo O Diário durante a campanha eleitoral, em 2008. Arnaldo Viana e Alexandre Mocaiber ficaram inelegíveis pela mesma irregularidade, quando o candidato derrotado a prefeito Arnaldo Viana foi beneficiado pelo grupo de comunicação Folha da Manhã. Além disso, ele foi favorecido por contratações irregulares da Prefeitura, na gestão de Mocaiber. O relator, juiz Luiz Márcio Pereira, rejeitou os 12 argumentos sobre possíveis imprecisões, omissões ou obscuridades na sentença do Colegiado do TRE-RJ contra o casal Garotinho. O principal questionamento era de que teria havido supressão de instância, uma vez que o juízo eleitoral de Campos de Goytacazes não havia julgado o mérito das ações. Para o juiz-relator Luiz Márcio Pereira, o Colegiado agiu corretamente ao decidir sobre o mérito porque “estavam presentes todos os elementos indispensáveis à apreciação do fato”. O casal Garotinho também alegou que a decisão do colegiado do TRE-RJ contrariava decisões anteriores, em que programas de rádio comandados por Anthony Garotinho e Linda Mara não foram julgados irregulares. A procuradora regional eleitoral, Silvana Batini, sustentou que a decisão do Colegiado do Tribunal agora não era sobre fatos isolados. Ao contrário, a Corte levou em conta o conjunto de irregularidades dentro do contexto histórico, que inclui o resultado das eleições. O juiz-relator teve o mesmo entendimento e, em todos os embargos, houve unanimidade na manutenção das sentenças.

Atualização às 15h09 de 28/05/2010: É estranha a citação do grupo de comunicação Folha da Manhã, pois esta acusação feita pela campanha da então candidata Rosinha nas eleições de 2008 gerou uma ação contra o jornal Folha da Manhã (não o grupo), a qual este veículo já venceu em 1ª instância e também em 2ª instância.

A não ser que algo tenha sido mudado nos julgamentos dos embargos de hoje (que não eram referentes a este fato e que teriam ocorrido sem o conhecimento prévio) ou que tenha havido algum erro da assessoria do TRE quando da divulgação da nota. A conferir.

Comentar
Compartilhe
Julgamento no TRE: O destino de Rosinha, Garotinho e Arnaldo
28/06/2010 | 09h45

Acompanhe aqui, no blog Na Curva do Rio, da jornalista Suzy Monteiro, o passo a passo, em tempo real, do julgamento no TRE dos embargos das sentenças que condenaram e tornaram inelegíveis Rosinha, Garotinho e Arnaldo, além de ter cassado a prefeita de Campos.

Veja abaixo, em ordem cronológica, as notas de Suzy e clique para ver a notícia detalhada:

09h17 - Começa julgamento dos recursos

09h20 - No lado de fora do TRE

09h30 - Promotora e relator falam

09h59 - TRE rejeita recursos de Rosinha

Informações chegam neste momento que a prefeita Rosinha será afastada da Prefeitura e que a qualquer momento a Câmara receberá um fax determinando o afastamento da prefeita e a posse de Nelson Nahim, presidente da Câmara. A confirmar.

10h11 - TRE determina que Rosinha deixe o cargo

Atualização às 14h11 de 28/06/2010: O TRE determinou que Rosinha pode permanecer no cargo de prefeita até o julgamento do seu recurso no TSE. Prudente decisão do TRE, que impede a instabilidade que afetaria politicamente e economicamente a cidade. Foram também mantidas, como era esperado, as condenações de Garotinho e de Arnaldo.

A notícia levou o site da Folha e os seus blogs a serem bombardeados por inúmeros acessos simultâneos de leitores ávidos por informação, o que levou ao forte servidor, que é exclusivo do site e fica nos EUA, caísse e ficasse quase 4 horas fora do ar, perdendo o acompanhamento online dos julgamentos.

Comentar
Compartilhe
Cabral, Garotinho e os números
27/06/2010 | 20h33

A convenção estadual do PMDB, na tarde de hoje, formalizou a candidatura do governador Sérgio Cabral para sua reeleição. No desfile de números, Cabral anunciou que sua chapa terá uma ampla aliança de 16 partidos, com 105 candidatos a deputado estadual e 93 a deputado federal.

O governador disse ainda ter apoio de 91 dos 92 prefeitos do estado. A única exceção seria a prefeita Rosinha, esposa de seu rival. Veja a matéria aqui, no site de Sérgio Cabral.

Já Garotinho, não podendo realizar a convenção do PR devido à condenação do TRE que o deixou inelegível e sem Ficha Limpa, organizou hoje um movimentado encontro do partido no Rio. Na ocasião, anunciou a coligação do PR com o PT do B, partido do vereador Marcos Bacellar.

Segundo o ex-governador escreveu em seu blog (aqui), 3.000 pessoas estiveram no evento.

A convenção do PR será na terça, uma vez que aguarda o julgamento dos embargos pelo TRE, amanhã pela manhã, quando Garotinho tem uma remota esperança de reverter ali a desfavorável decisão.

Ao contrário do que tinha sido acordado nesta semana, o senador Crivella, do PRB, não será mais candidato pela chapa de Garotinho, conforme revelou o Globo Online (aqui).

Veja mais informações no Blog do Bastos, que traz outras notícias quentes sobre os Garotinhos, e no de Michelle Mayrink, que tem fotos do evento do PR.

Comentar
Compartilhe
Com todo o respeito
27/06/2010 | 03h46

Comentar
Compartilhe
Clarissa Garotinho candidata a deputado estadual
26/06/2010 | 17h37

A vereadora Clarissa Garotinho, herdeira política dos Garotinhos, será candidata a uma vaga na Alerj. A notícia foi divulgada pelo Blog do Ralfe, de Ralfe Reis, hoje pela manhã, aqui. No início da tarde, Júlia Maria divulgou a informação em seu blog, o Entrelinhas, aqui.

A jornalista Michelle Mayrink divulgou a notícia em seu Twitter (aqui), uma hora atrás. Pouco depois, o advogado Cláudio Andrade entrou em contato com Clarissa através do Twitter e ela confirmou a candidatura (aqui). Cláudio publicou a notícia em seu blog, aqui.

A vereadora vai seguindo assim o caminho do seu pai, o ex-governador Garotinho, subindo na escala da política. Resta saber para quem a prefeita Rosinha pedirá votos e como ficarão os candidatos a deputado estadual do grupo político local dos Garotinhos.

Comentar
Compartilhe
Palpites nas oitavas-de-final
26/06/2010 | 10h46

Vamos aos palpites dos classificados após os jogos das oitavas-de-final, que começam daqui a pouco:

Uruguai x Coréia do Sul (Uruguai)

EUA x Gana (EUA)

Argentina x México (Argentina)

Alemanha x Inglaterra (Alemanha)

Holanda x Eslováquia (Holanda)

Brasil x Chile (Brasil)

Paraguai x Japão (Japão)

Espanha x Portugal (Portugal)

Na 1ª fase, dos palpites dados aqui, 11 foram certeiros (Espanha, Chile, Brasil, Portugal, Paraguai, Holanda, Alemanha, Inglaterra, EUA, Argentina e México) e 5 foram errados (Itália, Dinamarca, Sérvia, Nigéria e África do Sul), em aproveitamento de 69%.

Será mantida a boa média? A conferir.

Comentar
Compartilhe
Brasil empata com Portugal e pega o Chile
25/06/2010 | 17h41

Em jogo equilibrado, sem muitas chances agudas de gol, Brasil e Portugal ficaram no 0 a 0, que atingiu o objetivo de ambos antes do jogo começar: o primeiro lugar para os brasileiros e a confirmação matemática da classificação dos portugueses para as oitavas-de-final.

Sentindo os desfalques de Kaká (suspenso), Elano (contundido) e Robinho (poupado), a seleção brasileira jogou um 1º tempo regular e uma péssima 2º etapa. O jogo mostrou a falta de opções no banco de reservas do Brasil, confirmando as críticas da torcida e da imprensa à convocação de Dunga.

O Brasil foi escalado com Júlio Baptista no lugar de Kaká, Daniel Alves no de Elano e Nilmar substituindo Robinho. Portugal iniciou o jogo com 4 novidades: Ricardo Costa, Duda, Pepe e Danny. O técnico luso quis reforçar a marcação, principalmente em seu lado esquerdo, para parar o forte lado direito brasileiro.

O início do jogo mostrou um domínio brasileiro, com maior posse de bola. Portugal se defendia bem, com forte marcação, e era perigoso nos contra-ataques. Logo aos 5 minutos, Daniel Alves recebeu no meio e arriscou de fora da área, assustando o goleiro Eduardo.

Os ataques brasileiros, como sempre, se concentravam no lado direto do seu ataque, com Maicon e Daniel Alves se revezando por ali. Portugal explorava os avanços de Maicon, com o bom lateral Fábio Coentrão.

Em contra-ataque português aos 24, Cristiano Ronaldo foi lançado nas costas de Juan, que teve de cortar o lance com a mão, em sua primeira falta na Copa. Levou cartão amarelo.

Aos 30, a melhor chance do Brasil no jogo. Luis Fabiano recebeu pela direita, cruzou e Nilmar entrou em diagonal de por trás da zaga portuguesa e chutou já na pequena área para Eduardo fazer um milagre e desviar a bola, que ainda bateu na trave e sobrou para a zaga portuguesa.

Nilmar, bem no jogo, sempre pela esquerda, deu um bonito chapéu e pegou de primeira, mas isolou a bola, aos 36. Logo em seguida, aos 38, Maicon recebeu lançamento longo pela direita e fez ótimo cruzamento para Luís Fabiano, que cabeceou para fora, quase na pequena área, perdendo grande chance.

Aos 42 minutos, Felipe Melo fez falta dura em Pepe, levando cartão amarelo. Dunga, vendo a iminente expulsão do seu volante, como já havia acontecido com Kaká, não esperou nem o intervalo para substitui-lo por Josué. Foram 7 cartões só no 1º tempo, em jogo pegado.

O Brasil teve 63% de posse de bola na 1ª etapa, as melhores chances e não fez o gol. Portugal voltou melhor no 2º tempo. Cristiano Ronaldo, eleito o melhor em campo pela Fifa, levava sempre vantagem sobre os defensores brasileiros no mano a mano, mesmo duelando contra Lúcio ou Juan. Somente pecava nas finalizações.

Aos 6, o astro português bateu falta e ela desviou em Pepe, assustando Júlio César. Portugal partiu para o ataque e lançou Simão no jogo.

Aos 15 minutos, Cristiano Ronaldo recebeu a bola antes do meio-campo e partiu sozinho contra quatro defensores brasileiros. Ele passou por Juan e somente foi desarmado por Lúcio, já dentro da área. A bola espirrou e sobrou para Raul Meireles, que ganhou de Maicon na corrida e chutou, já na pequena área. Júlio César fez milagre e salvou. Foi a melhor chance potuguesa no jogo.

Sem Felipe Melo, Elano e Kaká, o Brasil perdeu o meio-campo para Portugal, que dominava o jogo, mas não era objetivo. Júlio Baptista foi uma figura nula no jogo e Josué era pior do que Felipe Melo. Daniel Alves também não repetiu suas grandes atuações anteriores.

Na falta de armação de jogadas do meio-campo brasileiro, Lúcio, sem habilidade para isto, era quem armava o jogo. Dunga, tardiamente, trocou Júlio Baptista por Ramires e Luís Fabiano, mal hoje, por Grafite. Na última chance do jogo, Ramires chutou, a bola desviou e Eduardo salvou Portugal.

O 0x0 foi justo pelo equilíbrio da partida, com cada time melhor um tempo. O Brasil caiu na chave mais fácil e enfrenta agora o Chile nas oitavas-de-final, como em 1998. Os brasileiro somentem pegam Argentina, Alemanha, Espanha ou Inglaterra numa final. Já Portugal faz o clássico ibérico contra a Espanha.

* Texto publicado originalmente no blog Folha na Copa (aqui)

Comentar
Compartilhe
1º lugar dá bom caminho até as finais
25/06/2010 | 15h51

O 1º lugar conquistado pelo Brasil hoje, colocou o Chile no nosso caminho nas oitavas-de-final  e nos deixou na chave mais fraca da competição, sem Argentina, Alemanha, Inglaterra e Espanha no caminho até a final.

O time mais forte que o Brasil poderia enfrentar até à final é a Holanda, que tem uma boa seleção, mas jamais foi campeã mundial. Os holandeses duelam com a surpreendente Eslováquia nas oitavas-de-final.

Passando às semi-finais, o Brasil enfrentaria um adversário que não é de primeiro escalão do futebol mundial: Coréia do Sul, EUA, Gana ou Uruguai, em que pese o bicampeonato mundial dos uruguaios, com o nosso Maracanazzo.

Atualizado às 18h11, após os jogos do Grupo H, que definiram a classificação de Espanha, no 1º lugar, e Chile, em 2º.

* Texto publicado originalmente no blog Folha na Copa (aqui)

Comentar
Compartilhe
Fracassa campanha contra Globo
25/06/2010 | 14h36

Como era previsto por qualquer um que analisasse a questão com o mínimo de coerência, foi um fracasso retumbante a campanha "Um dia sem Globo", lançada no Twitter e espalhada pelas redes sociais e de relacionamento, de forma a boicotar a principal emissora de TV aberta do país durante o jogo de hoje.

Os números iniciais do Ibope deram 45 pontos de audiência durante Brasil x Portugal, contra 13 da Band, números praticamente iguais aos demais jogos da seleção brasileira na Copa.

Há que se entender que o poder da comunicação é limitado ao desejo do consumidor e às suas alternativas de escolha. Assim como os meios de comunicação tradicionais devem entender o seu limite de formação de opinião, mais reduzido do que acham que é, o mesmo se aplica às redes sociais e blogs.

Não basta apostar que a repulsa normal ao quase monopólio da Rede Globo levaria a um boicote à emissora em um evento de tal importância. Para que isto acontecesse, teria de haver uma alternativa de melhor tranmissão para o telespectador.

Não há, nem de perto. A qualidade de imagem, áudio, som, comentaristas, repórteres de campo, as alternativas de ângulos em câmeras exclusivas, levam a Globo a ter uma transmissão infinitamente superior às suas concorrentes. Por isto, e somente por isto, é a escolhida.

Comentar
Compartilhe
Portugal e Brasil não saem do 0 a 0
25/06/2010 | 13h04

Em jogo equilibrado, sem muitas chances agudas de gol, Brasil e Portugal ficaram no 0 a 0, que atingiu o objetivo de ambos antes do jogo começar: o primeiro lugar para os brasileiros e a confirmação matemática da classificação dos portugueses para as oitavas-de-final.

* Texto publicado originalmente no blog Folha na Copa (aqui)

Comentar
Compartilhe
Uno & Due fechou
24/06/2010 | 21h14

Lamentavelmente fechou as portas a Uno & Due, padaria expressa que tinha sido aberta no ano passado (leia aqui nota sobre a abertura), na rua Voluntários da Pátria.

Já nos primeiros dias, havia publicado aqui uma crítica pelo fato dela não abrir aos domingos e feriados, mesmo sendo uma padaria, ainda que expressa.

O ponto escolhido não foi dos melhores. Está do lado da Pelinca, mas não é a Pelinca. Não parece, mas faz uma grande diferença, principalmente para quem precisa de fluxo de pessoas. Aquele trecho da Voluntários é um dos de menor circulação de pedestres da rua.

Faltou também paciência. Com a construção de prédios residenciais ali, com o Maximus e o Absoluto,  o mercado potencial de clientes aumentará muito, com uma forte tendência de aumento de fluxo de pessoas.

Nos últimos dias da Uno&Due, era possível ver uma placa, com letras grandes, anunciando a passagem do ponto, sem necessidade de conversa com a franquia. Sinal de que a relação não deve ter terminado nada bem.

Uma pena, pois a loja tinha sido muito bem montada.

Comentar
Compartilhe
Garotinho fecha com PRB
23/06/2010 | 20h43

Assessores do ex-governador Garotinho anunciaram que fecharam aliança, para a campanha estadual, com o PRB do senador Marcelo Crivella.

O anúncio oficial será feito na reunião do PR, no domingo. Finalmente uma boa notícia para o ex-governador, que, de forma obstinada, respira por aparelhos em sua campanha ao governo do estado.

Crivella será candidato à reeleição no Senado e não tinha palanque ainda para o governo do estado, uma vez que o de Sérgio Cabral está lotado, com os candidatos a senadores Lindberg Farias e Jorge Picciani, apesar dos pedidos do presidente Lula por Crivella e da disposição do governador em atendê-lo.

Fonte: Blog de Ricardo Noblat

Atualização às 21h15: O ótimo blog Eu Penso Que, do jornalista Ricardo André, sempre na frente, também repercutiu esta notícia do Blog do Noblat, publicando nota a respeito às 20h23. A jornalista Michelle Mayrink anunciou (aqui) também em seu blog o acordo, retratando-o no convite do PR aos seus filiados.

Comentar
Compartilhe
Ibope: Dilma abre 5 pontos sobre Serra
23/06/2010 | 20h17

Foi divulgada hoje a nova pesquisa CNI/Ibope para a Presidência da República, com base em levantamento realizado entre os dias 19 e 21 de junho. Dilma Rousseff, em crescimento constante, abriu cinco pontos percentuais sobre José Serra, em queda constante. Veja abaixo os principais resultados:

Estimulada 1: Dilma Rousseff – 40%, José Serra – 35%, Marina Silva – 9% (o entrevistado escolhe o candidato em uma lista com Dilma, Serra e Marina)

Estimulada 2: Dilma Rousseff – 38,2%, José Serra – 32,3%, Marina Silva – 7% (o entrevistado escolhe em uma lista com todos candidatos, incluindo os nanicos)

Espontânea: Dilma Rousseff – 22%, José Serra – 16%, Lula - 9%, Marina Silva – 3% (o entrevistado cita espontaneamente o seu candidato)

Rejeição: José Serra – 30%, Marina Silva – 29%, Dilma Rousseff – 23% (o entrevistado cita em quem não votaria, de jeito nenhum)

2º Turno: Dilma Rousseff – 45%, José Serra – 38%

A situação de Serra não é nada boa. Sua curva é descendente, enquanto a de Dilme é ascendente. Mesmo depois de pesada exposição em rádio e televisão, nos horários gratuitos do PSDB e do DEM, o ex-governador de São Paulo não conseguiu crescer, pelo contrário, caiu intenções de voto.

O primeiro blogueiro a divulgar a notícia nos blogs locais foi o sempre antenado jornalista Alexandre Bastos (aqui), no Blog do Bastos.

Comentar
Compartilhe
PDT apoiará mesmo Cabral
22/06/2010 | 23h53

Não emplacou o movimento de setores do PDT para tentar, na reta final, emplacar Wágner Montes, deputado estadual e apresentador da TV Record, como candidato ao governo do estado. Estes setores, insatisfeitos com a aliança à candidatura de Sérgio Cabral, são minoria no partido.

Na sexta-feira, a convenção do partido irá confirmar o apoio à reeleição de Sérgio Cabral. É o que quer o presidente nacional do partido, Carlos Lupi. Garotinho, às voltas com sua atual inelegibilidade, trabalhava internamente pela candidatura de Wágner Montes.

Fonte: Radar On-Line Veja.com – Lauro Jardim

Comentar
Compartilhe
Argentina X México e Uruguai X Coréia do Sul
22/06/2010 | 23h14

Os jogos de hoje confirmaram a classificação da Argentina, que venceu a Grécia por 2x0, Coréia do Sul, que empatou em 2x2 com a Nigéria, Uruguai e México, que se enfrentaram com vitória uruguaia por 1x0. Os resultadados definiram também dois confrontos das oitavas-de-final: Argentina X México e Uruguai X Coréia do Sul.

Classificaram-se 2 seleções da América do Sul, 1 da América do Norte e 1 da Ásia. Show dos sul-americanos e da América. Foram eliminadas 2 seleções européias (França e Grécia) e 2 africanas (África do Sul e Nigéria). Europa e África continuam devendo.

A Argentina confirmou os 100%, vencendo todos os seu jogos. Já o Uruguai manteve a sua defesa invicta, não sendo vazada até agora.

* Texto publicado originalmente no blog Folha na Copa (aqui)

Comentar
Compartilhe
Copa do Mundo ou Copa América?
21/06/2010 | 16h01
[caption id="attachment_7030" align="alignleft" width="320" caption="Chile derrubou o ferrolho suíço e assumiu a liderança do grupo"][/caption]

As vitórias de Brasil e Paraguai, ontem, e a do Chile, hoje, reforçaram o que já havia sido escrito aqui: o ótimo desempenho do futebol sul-americano na Copa do Mundo.

Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile lideram os seus grupos. Em 10 jogos, foram 8 vitórias e 2 empates, com 26 pontos em 30 disputados, aproveitamento de 87%.

Se for ampliada para toda América, México (1 vitória e 1 empate) e EUA (2 empates) também têm ótima chance de classificação em seus grupos. A América pode emplacar 7 representantes nas oitavas-de-final.

A única seleção destoante do continente americano seria Honduras, que perdeu para o Chile e vai perdendo para a Espanha. Europa e África estão devendo até agora.

* Texto publicado originalmente no blog Folha na Copa (aqui)

Comentar
Compartilhe
Brasil classificado. Portugal e Paraguai quase lá
21/06/2010 | 15h41

Após os jogos que finalizaram a 2ª rodada para os Grupos F e G, com destaque para a vitória e boa atuação do Brasil, veja abaixo como ficaram as situações dos grupos, comparando com o que foi projetado aqui após a 1ª rodada:

GRUPO F

Projeção:Ainda que tenha somente empatado na estréia, a Itália deve terminar a 2ª rodada como líder, pois pega a Nova Zelândia. Depois, garantirá a classificação com um empate na última rodada. O Paraguai, para encaminhar a 2ª vaga, basta não perder o próximo jogo, contra a Eslováquia. .

Realidade: Nem mesmo enfrentando a Nova Zelândia a Itália conseguiu vencer, empatando a duras penas em 1x1, marcando o seu gol de pênalti, originado em um agarra-agarra na área que a maioria dos juízes não marca nada. Péssimo começo italiano. Mas, eles são sempre assim na 1ª fase. No mata-mata, crescem.

O Paraguai teve mais uma boa atuação e venceu a Eslováquia por 2x0, assumindo a liderança do grupo, com 4 pontos. Os paraguaios se classificam com um empate contra a Nova Zelândia. O ideal seria vencer, para fugir da Holanda nas oitavas-de-final.

A Itália precisa vencer a Eslováquia na última rodada, para não depender de ninguém para se classificar. Se empatar, terá de torcer por derrota da Nova Zelândia para os paraguaios. Já os neozelandeses precisam vencer o Paraguai na última rodada.

GRUPO G

Projeção: No meu ponto de vista, o empate entre Costa do Marfim e Portugal favoreceu o Brasil, pois agora, uma vitória contra os africanos classifica nossa seleção, com uma rodada de antecedência. Na disputa pela 2ª vaga, Portugal leva vantagem por enfrentar o Brasil somente na última rodada, podendo garantir a vaga com um empate contra um time misto.

Realidade: Projeção confirmada. O empate entre Portugal e Costa do Marfim foi bom para o Brasil, que venceu por 3x1 a seleção africana e se classificou. A nossa seleção jogou muito bem, com destaque para Luís Fabiano e Kaká, que agora estrearam na Copa. Leia aqui e aqui a análise completa da partida, em ótimo texto de Aluysio Abreu.

Passada a tensão da estréia, os brasileiros se soltaram mais e tiveram uma grande atuação. O time de Dunga sempre vai bem nos grandes jogos, contra times mais qualificados.

A classificação com uma rodada de antecipação levou o último jogo, contra Portugal, a valer apenas para a definição do 1º lugar do grupo, com o Brasil jogando pelo empate.

Portugal massacrou a Coréia do Norte por 7x0, na maior goleada da Copa até agora. A vitória colocou os portugueses com a mão na vaga, abrindo 3 pontos e 9 gols de saldo contra Costa do Marfim. Só um milagre classifica agora o violento time de Drogba.

* Texto publicado originalmente no blog Folha na Copa (aqui)

Comentar
Compartilhe
Queimada nos jogos do Brasil
20/06/2010 | 14h52

Em uma, digamos, coincidência, os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo têm sido marcados por uma chuva de fuligens nas residências. As queimadas nas lavouras de cana-de-açúcar, em técnica arcaica e ultrapassada, foram intensas no dia de Brasil x Coréia do Norte e estão se repetindo hoje.

Visto do alto, em uma visão em menos de 180 graus, é possível ver pelo menos quatro focos de queimadas. É que nos dias de jogos da seleção, todos desviam o seu foco para Dunga, Kaká e Cia, chamando menos a atenção da fiscalização.

As queimadas foram proibidas em Campos (leia aqui) em março deste ano pelo TRF (Tribunal Regional Federal).

Atualização às 10h57 de 21/06/2010: O primeiro jogo do Brasil, no qual ocorrem muitas queimadas também, foi Brasil X Coréia do Norte e não Brasil x Portugal como havia sido escrito antes. Um leitor chamou a atenção para o erro.

Comentar
Compartilhe
A última do Wal-Mart
20/06/2010 | 13h15

Quem chega ao supermercado Wal-Mart recebe logo na entrada, em uma ilha, uma oferta de televisores de LCD de muitas polegadas, sonho de consumo do brasileiro médio em tempos de Copa do Mundo. Uma vez lá dentro, uma das primeiras seções é exatamente a de eletroeletrônicos.

Na tentativa de chamar a atenção e mostrar a qualidade de uma TV LCD de 32", colocaram um DVD narrando a conquista do hexacampeonato brasileiro de um conhecido time do país. Só que ao invés de ser o hexa do Flamengo, é o do São Paulo, com som alto e com direito a hino do clube.

Isto em pleno estado do Rio, bairrista e que possui o time de maior torcida do país, além de outros três times de grande torcida e numerosas conquistas. Péssima ação de marketing do Wal-Mart em Campos, em típica decisão de grandes redes, que não têm o menor contato com a realidade local.

Comentar
Compartilhe
Torcida na Copa
20/06/2010 | 00h41

Como o país todo pensa em Copa nesta época, este espaço inclusive, uma boa maneira de um estabelecimento manter ou aumentar a arredacação é vender produtos relacionados ao tema. Em todo o canto há ofertas deste tipo.

O Quiosque da Brahma, que tem o melhor chopp da cidade, está com a oferta de um kit torcedor com um interessante custo e benefício. O kit é composto por uma camisa, uma bandeira e uma sacola, por R$ 29,00. Está vendendo como água.

Comentar
Compartilhe
Alemanha e Inglaterra em dificuldades
19/06/2010 | 23h51

Após os jogos que finalizaram a 2ª rodada para os Grupos C,  D e E, veja abaixo como ficaram as situações dos grupos, comparando com o que foi projetado aqui após a 1ª rodada:

GRUPO C

Projeção: A Inglaterra se complicou com o empate e o grupo está completamente indefinido, com menor chance para a Argélia, que perdeu o jogo menos difícil que teria. Como a Inglaterra enfrenta a fraca seleção argelina na próxima rodada, Eslovênia X EUA pode definir uma das vagas.

Realidade: Mesmo enfrentando a sem tradição Argélia, a Inglaterra de novo não conseguiu vencer, jogando muito mal. Agora, os ingleses terão de vencer a líder Eslovênia se quiserem se classificar. Se empatarem, estarão eliminados da Copa, na 1ª fase.

A Eslovênia empatou em 2x2 com os EUA, depois de estar ganhando por 2x0. E olha que o juiz anulou um gol legal  que daria uma virada histórica aos americanos. Ainda assim, os eslovenos jogam por um empate contra os ingleses para de classificarem.

Para os EUA, basta vencer a Argélia que estarão classificados. Ainda podem se classificar com um empate, desde que a Inglaterra não vença a Eslovênia.  Já os argelinos têm de vencer os EUA e torcer para os ingleses não vencerem os eslovenos.

Os EUA são favoritos para uma vaga e Inglaterra X Eslovênia deve definir a outra.

GRUPO D Projeção: A Alemanha deve confirmar a classificação com a vitória sobre a Sérvia, que perdeu o confronto decisivo pela 2ª vaga, contra Gana. A seleção africana pode também se classificar com uma vitória sobre a Austrália, definindo o grupo.

Realidade: Tudo embolado. A Alemanha tropeçou e perdeu para a Sérvia por 1x0. Gana, mesmo com um jogador a mais, apenas empatou com a Austrália em 1x1. Também neste grupo, por incompetência dos favoritos, tudo pode acontecer.

Gana garante a vaga com um empate contra a Alemanha. Os alemães têm que vencer os ganeses,  para não dependerem do resultado de Sérvia x Austrália. Já os sérvios se garantem se vencerem os australianos, podendo se classificar com um empate, caso a Alemanha seja derrotada.

Já a Austrália tem remotas chances matemáticas. Têm que vencer os sérvios e torcer para derrota da Alemanha.

A Sérvia agora ficou mais perto da vaga e Gana x Alemanha deve definir o outro classificado.

GRUPO E

Projeção: A Holanda encaminhou a classificação com a vitória no jogo mais difícil que teria. A 2ª vaga está em aberto, com vantagem para o Japão. Se Camarões não vencer a Dinamarca, na próxima rodada, fica a um passo da eliminação.

Realidade: Confirmada. A Holanda foi a primeira seleção a se classificar para as oitavas-de-final, ao vencer o Japão por 1x0 e chegar aos 6 pontos. Já Camarões, derrotado pela Dinamarca por 2x1, é o primeiro eliminado da Copa, com duas derrotas. Ambos cumprem tabela no confronto Holanda x Camarões.

Dinamarca X Japão definirá a outra vaga, com vantagem de empate para os japoneses, pelo saldo de gols.

* Texto publicado originalmente no blog Folha na Copa (aqui)

Comentar
Compartilhe
Ficha Limpa: Garotinho, Arnaldo e Mocaiber fora das eleições
17/06/2010 | 21h47

Por 6 votos a 1, o TSE, respondendo a uma consulta feita ao órgão, determinou que políticos condenados por órgão colegiados da Justiça antes do registro de sua candidatura estão fora das eleições deste ano. Os voto contrário foi do ministro Marco Aurélio Mello, sempre ele.

Com esta decisão, estariam fora das eleições hoje Anthony Garotinho, Alexandre Mocaiber e Arnaldo Vianna, por não terem a Ficha Limpa, devido a estarem atualmente condenados pelo TRE por abusos cometidos nas eleições de 2008, na qual Rosinha se elegeu prefeita ao enfrentar Arnaldo Vianna.

Todos foram condenados pelo TRE em 27/05/2010 (leia aqui). Como a lei do Ficha Limpa foi sancionada em 04/06/2010, após as condenações deles, havia a esperança que a lei somente valesse para políticos condenados depois desta data.

Hoje, o TSE definiu que a lei vale para todos os políticos que estiverem condenados por tribunais colegiados no momento do registro de sua candidatura, não importando a data de sua condenação. A única esperança agora de Arnaldo, Garotinho e Mocaiber, é reverter a decisão ainda no TRE, o que parece improvável.

Não há tempo hábil para derrubar esta decisão em novo julgamento no plenário no TSE. A conferir estes desdobramentos que mudam completamente o quadro político local e estadual das eleições deste ano. Leia aqui, no site do TSE, a decisão.

Fontes: TV Justiça e TSE

Atualização às 11h08 em 18/06/2010: Foi corrigido o placar da votação no TSE. Anteriormente, foi infomado aqui e em outros sites e blogs de renome nacional, que o placar tinha sido de 5x2, com votos contrários dos ministros Marco Aurélio Mello e Marcelo Ribeiro. Esta confusão se deu devido ao ministro Marcelo Ribeiro se opor a alguns itens da consulta, mas não a todos, sendo, no final, favorável a decisão vencedora. Outros sites importantes e blogs, como o Globo Online, apresentaram o placar correto.

Atualização às 15h48 em 18/06/2010: O deputado federal Arnaldo Vianna disse hoje, no Blog do Bastos, que poderá ser candidato. Leia aqui.

Comentar
Compartilhe
Jogos de hoje - Projeção X Realidade
17/06/2010 | 17h26

Após os três jogos de hoje, que finalizaram a 2ª rodada para os Grupos A e B, veja abaixo como ficaram as situações dos grupos, comparando com o que foi projetado aqui após a 1ª rodada:

GRUPO A

Projeção: Indefinido, com todos com 1 ponto.

Realidade: Uruguai e México colocaram uma mão na vaga. O Uruguai goleou a anfitriã África do Sul por 3x0 e foi a 4 pontos, com saldo de 3 gols. O México venceu, jogando bem, a lamentável França, por 2x0, indo a 4 pontos e saldo de 2 gols.

Uruguai e México se enfrentam na última rodada e o empate classifica os dois, além de garantir os uruguaios em 1º do grupo. Quem irá querer correr riscos? Apesar do que, o empate dá a vaga ao México, mas coloca a Argentina no seu caminho nas oitavas-de-final.

África do Sul e França se enfrentam e sua única chance é vencer por goleada e torcer para haver um vencedor entre Uruguai x México. Improvável. Ruim para a Copa ter os anfitriões e o atual vice-campeão mundial prestes a serem eliminados tão cedo.

Bom para o Brasil de Dunga, porque a única seleção de 1990 para cá que nos eliminou na Copa do Mundo foi a França (em 1998 e 2006, já que fomos campeões em 1994 e 2002).

GRUPO B

Projeção: A Argentina encaminhou a vaga, ao vencer o confronto mais difícil do grupo. Nigéria e Coréia do Sul  devem disputar a última vaga, na rodada final.

Realidade: Praticamente confirmada a vaga da Argentina após a goleada de 4x1 sobre a Coréia do Sul, devendo ainda ser a primeira do grupo. A Nigéria perdeu da Grécia por 2x1 e se complicou. Ainda sim, o mais provável é a decisão da segunda vaga no jogo Nigéria x Coréia do Sul, já que a Grécia pega a Argentina.

Se a Argentina vencer a Grécia, que é o mais provável, quem vencer Nigéria X Coréia do Sul, por qualquer placar, garante a vaga, tendo os coreanos a vantagem do empate.

* Texto publicado originalmente no blog Folha na Copa (aqui)

Comentar
Compartilhe
Futebol sul-americano em alta
17/06/2010 | 11h32

Jogando muito bem, com destaque para Di Maria, Tevez, Messi e Higuaín, a Argentina goleou a Coréia do Sul por 4x1, assumindo a liderança isolada do Grupo B, com 6 pontos e saldo de 4 gols. A vitória praticamente sacramentou a classificação argentina para a próxima fase. Nossos hermanos ensinaram como golear uma Coréia.

Ontem, o Uruguai, com grande atuação, já havia goleado a África do Sul por 3x0. Parece que as seleções aguardaram a 2ª rodada para mostrar o seu arsenal de gols. Os uruguaios também deixaram a sua classificação muito bem encaminhada, indo a 4 pontos e saldo de 3 gols.

O futebol sul-americano está fazendo uma grande Copa do Mundo. Em 7 jogos, foram 5 vitórias (2 da Argentina e 1 de Uruguai, Chile e Brasil) e 2 empates (Paraguai, contra a forte Itália, e Uruguai, contra a França). Com nenhum derrota a América do Sul está invicta na África do Sul.

* Texto publicado originalmente no blog Folha na Copa (aqui)

Comentar
Compartilhe
Projeções após o fim da 1ª rodada
16/06/2010 | 16h37

Os resultados da 1ª rodada rascunharam as seguintes situações nos grupos:

A - Indefinido, com todos com 1 ponto.

B - A Argentina encaminhou a vaga, ao vencer o confronto mais difícil do grupo. Nigéria e Coréia do Sul  devem disputar a última vaga, na rodada final.

C - A Inglaterra se complicou com o empate e o grupo está completamente indefinido, com menor chance para a Argélia, que perdeu o jogo menos difícil que teria. Como a Inglaterra enfrenta a fraca seleção argelina na próxima rodada, Eslovênia X EUA pode definir uma das vagas.

D - A Alemanha deve confirmar a classificação com a vitória sobre a Sérvia, que perdeu o confronto decisivo pela 2ª vaga, contra Gana. A seleção africana pode também se classificar com uma vitória sobre a Austrália, definindo o grupo.

E - A Holanda encaminhou a classificação com a vitória no jogo mais difícil que teria. A 2ª vaga está em aberto, com vantagem para o Japão. Se Camarões não vencer a Dinamarca, na próxima rodada, fica a um passo da eliminação.

F - Ainda que tenha somente empatado na estréia, a Itália deve terminar a 2ª rodada como líder, pois pega a Nova Zelândia. Depois, garantirá a classificação com um empate na última rodada. O Paraguai, para encaminhar a 2ª vaga, bastando não perder o próximo jogo, contra a Eslováquia.

G - No meu ponto de vista, o empate entre Costa do Marfim e Portugal favoreceu o Brasil, pois agora, uma vitória contra os africanos classifica nossa seleção, com uma rodada de antecedência. Na disputa pela 2ª vaga, Portugal leva vantagem por enfrentar o Brasil somente na última rodada, podendo garantir a vaga com um empate contra um time misto.

H - Quem vencer Chile X Suíça na próxima rodada garante a vaga. Se der empate, a Suíça coloca a mão na vaga, pois enfrentará Honduras, na última rodada, jogando pelo empate. O empate também dará ao Chile o direito de jogar pelo empate contra a Espanha. Os espanhóis torcerão para a Suíca vencer o Chile, para jogarem na última rodada pelo empate contra os chilenos. Para não depender de ninguém, a Espanha tem que golear Honduras e vencer o Chile.

* Texto publicado originalmente no blog Folha na Copa

Comentar
Compartilhe
Na 1ª rodada, só Alemanha convence
16/06/2010 | 15h32

Encerrou-se hoje a 1ª rodada da 1ª fase da Copa do Mundo hoje, com a amarelada da Espanha contra a Suiça, com derrota por 1x0. Dos quatro grandes times, que tiveram pelo menos um representante em todas as finais — Alemanha, Itália, Brasil e Argentina —, somente a seleção alemã convenceu na estréia, goleando por 4x0.

Brasil e Argentina venceram sem convencer, em que pese a seleção argentina ter enfrentado um adversário mais difícil e a boa atuação de Messi. A Itália não convenceu, nem venceu.

Outros campeões mundias, França e Uruguai, empataram em um dos piores jogos da Copa. Os dois não contam com times bons e dificilmente irão muito longe de Copa. Já a campeã mundial (de 1966) Inglaterra decepcionou ao não conseguir vencer o EUA, empatando em 1x1.

As outra forças da competição, que apresentaram o futebol mais bonito no período pré-Copa, Holanda e Espanha, tiveram resultados antagônicos na 1ª rodada. A Holanda jogou para o gasto e venceu na estréia por 2x0. Já a decantada Espanha, manteve a tradição e mais uma vez amarelou na Copa.

Nenhuma grande surpresa, pelo menos até o momento, aconteceu no torneio. E também não apareceu nenhuma seleção sensação, como ultimamente tem acontecido.

* Texto publicado originalmente no blog Folha na Copa

Comentar
Compartilhe
Nova churrascaria em Campos
15/06/2010 | 21h35

Estão em estágio final as obras da nova churrascaria que será aberta em Campos. Ela ficará localizada ao lado do Wal-Mart, na Av. Nilo Peçanha. Seguindo o padrão das churrascarias de primeira linha do Rio, ela terá, além do tradicional rodízio de carnes, comida japonesa, com direto a sushiman, e uma pizzaria.

O empreendimento é do jovem empresário Jaime Juncá, que também é proprietário do Quartel do Chopp e do restaurante japonês Sansai. O treinamento dos funcionários já está em andamento e a previsão de inauguração é na segunda quinzena de julho.

Comentar
Compartilhe
Portugal e Costa do Marfim não saem do zero
15/06/2010 | 14h00

Em jogo equilibrado, Portugal e Costa do Marfim empataram hoje em 0x0 no estádio Nelson Mandela, em Port Elizabeth. Com o resultado, ambos somaram 1 ponto no Grupo G, o grupo do Brasil, que assume a liderança isolada se vencer a Coréia do Norte hoje.

Assumindo a responsabilidade, Cristiano Ronaldo partiu para cima da defesa da Costa do Marfim, criando lances de perigo. Logo aos 7 minutos, a defesa rival, que marca bem, mas entra forte, ficou pendurada com um cartão amarelo para Zokora, por falta dura no atacante português.

Logo em seguida, em bela jogada individual, Cristiano Ronaldo driblou na intermediária e acertou um chute forte na trave (veja acima), com o goleiro marfinense vendido. Drogba, no banco, só pôde fazer o sinal da cruz.

Apanhando bastante, o astro português acabou se desentendo com o zagueiro Demel, que fez falta clara não marcada pela arbitragem. Ambos tomaram cartão amarelo.

Depois do bom início de Portugal, a Costa do Marfim equilibrou o jogo com o seu bom toque de bola. O habilidoso  atacante Gervinho e Kalou passaram a dar muito trabalho para a defesa portuguesa, com deslocamentos e velocidade.  O jogo seguiu sem grandes chances até  o final do 1º tempo.

O 2º tempo começou eletrizante, com lances de perigo para os dois lados.  O marfinense Gervinho se destacou em jogadas pela esquerda e levou perigo várias vezes, como em um chute cruzado logo com 1 minuto e em um cruzamento que Kalou não alcançou por pouco, aos 3. Kalou ainda deu um bom chute, de primeira, aos 8, em passe de Toure.

Vendo o seu time ser dominado, o técnico português Carlos Queiroz sacou, aos 9 minutos, o inoperante Danny Miguel e colocou Simão Sobrosa em campo, que tinha sido barrado momentos antes da partida. Aos 11, Deco fez boa jogada pela esquerda, driblou dois marcadores e cruzou na medida para Liédson, que cabeceou com perigo, para defesa do goleiro Barry.

Pouco depois, Deco, um dos poucos talentos em campo, foi substituído pelo limitado Tiago Mendes. Aos 20 minutos,  o astro Drogba entrou em campo, no lugar de Kalou, para delírio de todo o estádio. Prejudicado por uma contusão e uma cirurgia nas vésperas da Copa, Drogba não teve como fazer muito, até porque o jogo caiu bastante de ritmo.

Nos minutos finais Costa do Marfim deu um verdadeiro sufoco em Portugal, buscando o gol que lhe daria a vitória. Drogba fez boa tabela com Keita, que havia entrado no lugar de Gervinho, e perdeu a maior chance dos africanos no jogo, ao chutar torto uma bola que recebeu de frente para o gol.

No final o empate acabou sendo justo, embora pudesse ter sido com um gol para lado. Portugal e Costa do Marfim adiaram a decisão para os jogos restantes. Partindo do pressuposto que todos vencerão a Coréia do Norte, a decisão da vaga ficará para a última rodada, onde Portugal pode levar vantagem, pois pode pegar um Brasil já classificado.

* Texto publicado originalmente no blog Folha na Copa (aqui). Veja aqui o quadro de atuações.

Comentar
Compartilhe
Royalties: votação é adiada
14/06/2010 | 21h48

Em mais uma manobra obscura, a Câmara Federal pretendia votar amanhã, dia da estréia do Brasil na Copa, a emenda Simon, que redistribui os royalties do petróleo e prejudica os estados do Rio e Espírito Santo. A emenda foi aprovada no Senado e aguarda aprovação da Câmara, para então ser encaminhada ao presidente Lula.

Ontem, em reunião, realizada após a Convenção Nacional do PT, entre Lula, o presidente da Câmara Michel Temer e o ministro da Relações Institucionais Alexandre Padilha, foi decidido o adiamento da votação, prevista para entrar em pauta agora somente no dia 21/06.

Fonte: Blog do Noblat

Comentar
Compartilhe
Unimed exclui Pró-Clínicas de plano
13/06/2010 | 17h04

A Unimed Campos divulgou (aqui) para os seus beneficiários, do plano Uniplan, que o Hospital Pró-Clinicas foi excluído de sua rede credenciada. Em seu lugar entra o Hospital Geral Unimed. A medida confirma a tendência de centralização da Unimed de todos os serviços em seu novo e bem equipado hospital.

Os aspectos negativos da notícia são a redução de opções para o usuário e a confirmação da situação do Pró-Clínicas, que vem perdendo dia a dia convênios e bons profissionais, gerando cada vez mais queda de receitas e de qualidade.

Comentar
Compartilhe
PR, PDT, DEM e PSDB votaram contra o Rio nos royalties
13/06/2010 | 10h45

O jornal O Globo publicou ontem a lista, na íntegra, com os votos dos senadores na Emenda Simon, que, baseada em projeto de Ibsen Pinheiro aprovado na Câmara Federal, retira os royalties do Rio, deixando o estado e os municípios à míngua.

Analisando a lista ao lado, chega-se a várias conclusões:

- Cada um vota com o seu interesse próprio, sempre. Mesmo senadores considerados mais éticos, como Cristovam Buarque e o próprio Pedro Simon, mandam o bom senso às favas quando está em jogo a sua reeleição e os seus eleitores.

- O PT votou em peso contra a emenda e a favor do Rio.

- A oposição, encabeçada pelo PSDB e DEM, votou em peso para tirar os royalties do Rio.

- O silêncio de José Serra sobre a questão é ensurdecedor. Sua base votou contra o seu próprio estado, SP, que também perde com a emenda. Vale mais o dilema causado ao governo em ano eleitoral.

- O PR, de Garotinho e Geraldo Pudim, votou maciçamente contra o Rio, incluindo o presidente nacional do partido. O limite de ação do ex-governador (que já comandou bancadas nacionalmente) no partido é o Rio.

- O PDT, de Arnaldo Vianna, também votou em peso contra o Rio.  E o presidente nacional do partido é Lupi, com história política no Rio.

- O PMDB, de Sérgio Cabral, votou, como sempre, dividido. Porém, a emenda é de um membro do partido, o senador gaúcho Pedro Simon.

Comentar
Compartilhe
Novo centro comercial na Pelinca
12/06/2010 | 19h39

Já se iniciaram as obras para a construção de um novo centro comercial na região da Pelinca. Ele ficará na rua Conselheiro José Fernandes, quase em frente ao Bob´s do Centro de Compras, do outro lado da rua.

A demolição da casa que ocupa o terreno está em andamento e já se podem ver placas do novo empreendimento, que será composto por 6 lojas de 40m², todas de pé direito duplo, de olho em um mercado pouco explorado na badalada região ultimamente.

A construção é da Peres de Siqueira Empreendimentos e o projeto do escritório de Ricardo Paes Teixeira.

Comentar
Compartilhe
Palpites da Copa
11/06/2010 | 07h03

Daqui a menos de duas horas a bola vai rolar na Copa do Mundo. O jogo de estréia será da anfitriã África do Sul contra o México, às 08h30. Seguindo os passos de Aluysio, que palpitou no Folha na Copa (aqui), seguem abaixo os meus palpites para os classificados na primeira fase:

Grupo A - México e África do Sul

Grupo B - Argentina e Nigéria

Grupo C - Inglaterra e EUA

Grupo D - Alemanha e Sérvia

Grupo E - Holanda e Dinamarca

Grupo F - Itália e Paraguai

Grupo G - Brasil e Portugal

Grupo H - Espanha e Chile

Antes de iniciar a Copa, no meu ponto de vista, as seleções que apresentam o futebol mais vistoso hoje em dia são Espanha e Holanda. O mais competitivo é o Brasil. Outras forças são Argentina, de Messi e um batalhão de ótimos jogadores do meio para frente, e Itália e Alemanha, pela tradição.

Comentar
Compartilhe
TSE: Ficha Limpa vale nestas eleições
10/06/2010 | 22h42

Por 6 votos a 1, o TSE decidiu, respondendo a consulta feita ao órgão pelo senador Arthur Virgílio, que o projeto do Ficha Limpa já vale para as eleições de 2010. O voto dissonante foi do ministro Marco Aurélio Mello.

Fica então proibida a candidatura de condenados por órgão colegiado (por mais de um juiz). Quem se encontrar nessa situação terá que tentar um recurso em instância superior, também decidido por mais de um magistrado, para conseguir disputar um cargo eletivo.

Estão condenados hoje por órgão colegiado, através de sentenças do TRE, o ex-governador Garotinho, a prefeita Rosinha, o deputado federal Arnaldo Vianna e o ex-prefeito Alexandre Mocaiber.  Pelo curto espaço de tempo, não haveria tempo hábil para o julgamento de recurso pelo TSE, de forma colegiada, para reversão destas sentenças.

A decisão, se não for revertida, pode tirar Garotinho, Arnaldo e Mocaiber das eleições e mudar completamente o quadro eleitoral.

Uma das esperanças deles, é uma outra consulta feita ao TSE, para saber se a lei, sancionada em 04 de junho de 2010 por Lula, abrange condenações anteriores ou se somente a partir daquela data. A condenação dos três pelo TRE data de 27/05/2010, data anterior à promulgação da lei.

Atualização às 23h24 de 10/06/2010: Inclusão do ex-prefeito Alexandre Mocaiber no rol dos condenados pelo TRE.

Comentar
Compartilhe
Vaccarezza: "Emenda dos royalties é inconstitucional"
10/06/2010 | 12h57

Na calada da noite, o Senado aprovou, com 41 votos a favor e 28 contra, o texto do senador gaúcho Pedro Simon, que, baseado na emenda Ibsen, redistribui os royalties e participações especiais do petróleo de forma igual entre todos os estados e municípios.

O texto agora segue para a Câmara, onde não pode ser alterado, somente podendo ser aprovado, como já foi em seu teor antes de ir para o Senado, ou rejeitado. Depois disto, a esperança de Campos e demais municípios residem no veto do presidente Lula ou de uma vitória na justiça.

Na repercussão da notícias, vieram declarações animadoras hoje, ambas do governo, que foi derrotado na votação. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP) disse: "A emenda dos royalties é inconstitucional. Ela prevê gastos para a União sem definir a fonte e sem autorização. Os gastos não estão definidos no Orçamento".

"Não gosto de deixar para o presidente Lula vetar. A Casa tem responsabilidades", emendou Vaccarezza, que falou que irá trabalhar para derrubar a emenda na Câmara. Este filme já se conhece o final: derrota.

Já o presidente Lula, sinalizou um possível veto: "É um momento quase que atípico de votação, há quem diga que não se deveria votar nada em ano eleitoral.", completando: "Quando há algum exagero, eu veto".

A prefeita Rosinha convocou uma reunião de emergência amanhã, com os prefeitos da região, para tratar da questão, que afunda os orçamentos dos municípios de toda a região, atingindo duramente, por consequência, toda a economia local.

Leia aqui, no Globo Online, e aqui, no Senado, as matérias sobre o assunto, que mais cedo também foi abordado com propriedade aqui pelo blog Na Geral, de Luiz Costa, aqui pelo Blog do Bastos, de Alexandre Bastos, que invocou o personagem Chaves, e aqui pelo blog na Curva do Rio, de Suzy Monteiro.

Fontes: Globo Online e Senado Federal

Comentar
Compartilhe
Pudim bomba no Twitter
09/06/2010 | 16h19

O Twitter do deputado federal Geraldo Pudim (acesse aqui) é o terceiro que tem mais seguidores em toda a Câmara dos Deputados, com 24.702. Fica atrá somente dos deputados Fernando Gabeira (aqui), que lidera com 37.683 seguidores, e Índio da Costa (aqui), que é o vice, com 28.451.

O ranking foi feito baseado em levantamento da Câmara. Estão de parabéns o deputado e sua assessoria de comunicação.

Fonte: Radar On-Line Veja.com - Lauro Jardim

Comentar
Compartilhe
Secretário de Finanças fala aqui sobre o IPTU
09/06/2010 | 13h26

O secretário de Finanças, Francisco Esquef, sempre solícito e acessível, me ligou hoje para esclarecer a questão do aumento do IPTU, publicada no último domingo aqui. Sem contestar os dados, ele dá a sua visão sobre o caso.

Segundo Esquef, a lei do IPTU de 2009, aprovada pelo governo Mocaiber, já tinha a redução do desconto do IPTU de 20% para 10%. Porém, um erro na redação, com a publicação de 10% como numeral e vinte por cento no extenso, levou a dúvidas em sua interpretação. Na dúvida, a Prefeitura optou pelo contribuinte, e por manter o desconto de 20%.

Para o secretário, é insustentável manter o desconto de 20% em uma economia estabilizada como a do Brasil, com inflação e Selic, a taxa básica de juros, baixas. Nenhum outro imposto tem tido descontos neste nível, estando a maioria na casa dos 10%, segundo Esquef, que acrescenta ainda que manter tal desconto seria praticamente renúncia fiscal.

Finalizando, o secretário de Finanças fala que ainda é um excelente negócio para o contribuinte pagar o imposto à vista, pois fazendo a conta dos juros embutidos no pagamento a prazo, chega-se a taxa de juros mensal de 1,5%, equivalente a 19,6% ao ano, bem maior do que a maioria das aplicações remunera.

Fica aqui registrado o outro lado, para que o leitor tenha acesso às duas versões sobre o aumento do IPTU e tirar as suas próprias conclusões.

Comentar
Compartilhe
Moda e comportamento
08/06/2010 | 17h51

Tem feito muito sucesso na Internet campista o blog Privée, de Priscyla Bezerra, proprietária da loja de vestuário feminino Mentta, objeto de desejo de consumo do universo feminino na classe média local.

Com bom humor, senso de observação aguçado e ótimo texto, gerando conteúdo leve, desprentensioso e agradável, o Privée consegue atrair mais leitores e participação que muito marmanjo por aí.

Comentar
Compartilhe
Portal da Transparência
07/06/2010 | 19h01

O blog Eu Penso Que, do jornalista Ricardo André, sempre atento à prometida transparência do governo Rosinha, informa (leia aqui) que o Portal da Transparência já está listando todos os pagamentos feitos pela Prefeitura de Campos, especificando cada lançamento de despesas pagas a fornecedores e prestadores de serviços.

Acesse aqui e veja os pagamentos feitos nos últimos sete dias pela Prefeitura, mola mestre da economia campista. Dos R$ 37,6 milhões desembolsados em despesas e investimentos nesta última semana, cerca de R$ 24,5 milhões (65% do total) foram pagos à Odebrecht, vencedora da licitação das casas populares.

Comentar
Compartilhe
O aumento do IPTU
06/06/2010 | 19h06

Muitos contribuintes já receberam os novos carnês de IPTU. Cumprindo o que foi prometido após a confusão que provocou o cancelamento da cobrança abusiva feita em janeiro deste ano (leia aqui e aqui), o aumento no valor do imposto foi de aproximadamente 4,5%, correspondente à inflação oficial de 2009.

Porém, quem analisa mais detidamente o valor a ser pago neste ano, compara com o pagamento feito no ano passado e decide pagar o IPTU de 2010 à vista, chega a um índice bem maior, de aproximadamente 17,2%. O motivo é muito simples, o desconto para pagamento à vista foi reduzido de 20% para 10%.

Ou seja, o aumento é de 4,5% para quem paga a prazo. Para quem paga à vista, o reajuste é de 17,2%. Ilógico.

Atualização às 13h25 de 09/06/2010: Veja aqui as ponderações do secretário de Finanças, Francisco Esquef, sobre a questão.

Comentar
Compartilhe
Ibope: Empate na corrida à Presidência
05/06/2010 | 23h02

O Ibope divulgou hoje uma pesquisa para a corrida presidencial, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Estado de São Paulo. O levantamento foi feito entre os 31 de maio e 3 de junho. Os resultados já foram divulgados em vários sites, blogs locais e no Blog do Bastos, aqui.

Veja abaixo os principais números da pesquisa:

Estimulada 1: Dilma Rousseff – 37%, José Serra – 37%, Marina Silva – 9% (o entrevistado escolhe o candidato em uma lista com Dilma, Serra e Marina) Estimulada 2: Dilma Rousseff – 37%, José Serra – 37%, Marina Silva – 9%, Ciro Moura - 1% (o entrevistado escolhe em uma lista com todos candidatos, incluindo os nanicos) Espontânea: Dilma Rousseff – 19%, José Serra – 15%, Marina Silva – 3% (o entrevistado cita espontaneamente o seu candidato) Rejeição: José Serra – 24%, Dilma Rousseff – 19%, Marina Silva – 15% (o entrevistado cita em quem não votaria, de jeito nenhum) 2º Turno: Dilma Rousseff – 42%, José Serra – 42%

No voto por regiões, Serra ganha no Sul (46% a 26%) e no Sudeste (41% a 33%). Dilma ganha no Nordeste (47% a 27%) e no Norte-Centro-Oeste (43% a 31%), que é englobado como uma região só.

Comentar
Compartilhe
Flu de Muricy vence a quarta seguida
05/06/2010 | 22h35

O Fluminense derrotou hoje o Avaí, em Florianópolis, por 3x0. O time catarinense não perdia em casa há 25 jogos e 9 meses. O triunfo colocou o tricolor carioca na vice-liderança, com 15 pontos, um atrás do líder. Foi a quarta vitória seguida do time, sendo a segunda fora de casa.

O 1º tempo foi bastante equilibrado, com uma bola na trave para cada lado. No final da etapa, o lateral Carlinhos cruzou e o zagueiro Leandro Euzébio fuzilou e abriu o placar para o Flu. No 2º tempo, já com Alan, o time carioca foi mortal e em 11 minutos fez 2 gols, decidindo o jogo.

Fred, em cruzamento, de novo, do lateral Carlinhos, fez 2x0, de cabeça. Logo depois, em um contra-ataque mortal, o lateral Mariano cruzou e Alan marcou 3x0, liquidando a fatura. Muricy conseguiu em pouco tempo montar um time competitivo e seguro.

Em uma despedida melancólica do Maracanã, o Flamengo foi surpreendido pelo Goiás e perdeu de virada, por 2x1. Desfalcado de Kléberson, na Copa, Vágner Love e Petkovic, machucados, o rubro-negro até saiu na frente, com Toró, que lembrou os seus tempos de artilheiro nas categorias de base do rival Fluminense.

Quando o jogo parecia decidido, com o Fla garantindo a vaga no G-4 durante a Copa, o Goiás fez 2 gols nos minutos finais da partida, vencendo e roubando o 4º lugar do rubro-negro, que caiu para 6º. Amanhã, com o complemento da rodada, o Flamengo pode despencar na tabela.

Zico terá muito trabalho para arrumar este time, que precisa de reforços urgentemente, se quiser defender o título com o mínimo de dignidade. Vale lembrar que saíram do time campeão brasileiro: Aírton, que dava equilíbrio ao meio-campo, Éverton, Adriano, Álvaro e o técnico Andrade.

Atualização às 18h26 de 06/06/2010: Os cariocas não foram bem hoje. Jogando em casa contra o líder Corinthians, o Botafogo saiu atrás, virou o placar para 2x1, mas um gol no último lance do jogo deu o empate e a manutenção da liderança para o time paulista. Por ironia do destino, um gol de bola aérea, jogada mortal do Botafogo no Estadual.

O empate acabou tendo gosto amargo e o Botafogo deixou de ocupar a 6ª posição, com 11 pontos, para ficar em 8º, com 9 pontos, logo a frente do Flamengo. Já o Vasco deu mais um vexame, sendo goleado pelo Santos por 4x0, na Vila Belmiro. O resultado manteve o time vascaíno na vice-lanterna, na zona de rebaixamento. O time é muito fraco e se não for reforçado cairá novamente.

Comentar
Compartilhe
Subiu o Telhado de Vidro
04/06/2010 | 15h40

A coluna Informe JB, do Jornal do Brasil, traz, em sua edição eletrônica de hoje, que a Justiça Federal reconheceu, em 2ª instância, que não há provas na denúncia do Ministério Público em 2008, na Operação Telhado de Vidro, de que houve desvio de verbas em contratos entre a Fundação José Pelúcio, a Cruz Vermelha e a Prefeitura de Campos.

Veja abaixo as duas notas do Informe JB sobre o assunto e leia aqui, no site do JB Online:

Buraco no Telhado A Operação Telhado de Vidro subiu no telhado. A 2? Turma do TRF da 2? Região reconheceu, em julgamento de recursos do réu Ricardo Pimentel, que a denúncia de 2008 do MP não tem provas de desvio de verbas em contratos entre a Fundação José Pelúcio Ferreira, a Cruz Vermelha brasileira e a Prefeitura de Campos (RJ). Suspenso O TRF determinou perícia contábil nos contratos da época que levaram à operação para dar validade, ou não, à denúncia do MP.
Comentar
Compartilhe
Flu vence mais uma e Fla entra no G-4
04/06/2010 | 02h22

A rodada terminou hoje para os cariocas, com a melancólica derrota do Vasco. Ontem, Fluminense e Flamengo ganharam os seus jogos, garantindo os dois a vaga no G-4. O Flamengo bateu o Palmeiras, em pleno Pacaembu, por 1x0, com gol de Vágner Love.

O jogo foi equilibrado e uma jogada individual de talento de Vágner Love decidiu o jogo, no que pode ser sua penúltima partida pelo campeão brasileiro. O time do Palmeiras bateu à vontade e Petkovic foi tirado de campo em uma jogada criminosa do brucutu palmeirense Pierre, que só tomou amarelo.

A vitória fora de casa e uma grande combinação de resultados levou o Fla surpreendentemente ao G-4, onde pode permanecer durante toda a Copa, bastando, para isto, fazer o dever de casa e vencer o Goiás, no último jogo antes do fechamento do Maracanã.

O Fluminense conquistou a 3ª vitória seguida, ao bater o Vitória, por 2x1, no Maracanã, em sua despedida do estádio. O tricolor dominou o 1º tempo e fez 1x0 com Fred. Conca deu um show a parte. O Flu, que perdeu o goleiro Rafael em jogada criminosa do atacante Lenílson (também só levou amarelo), poderia ter matado o jogo na 1ª etapa.

No 2º tempo, o bom time do Vitória ignorou os seis desfalques e dominou boa parte da etapa, dando trabalho ao goleiro Fernando Henrique, que assumiu o posto para alívio da torcida. Quase no final, o time baiano empatou. Logo em seguida, aos 42 minutos, Alan salvou o Flu, de canela, fazendo 2x1.

O tricolor garantiu com a vitória o 3º lugar na tabela, lugar que não perde mais até o final da Copa. Já o Botafogo abriu 2x0 no Atlético/PR/, na Arena da Baixada, mas bobeou e permitiu a virada. O campeão carioca fez um grande 1º tempo, mas foi prejudicado pela expulsão tola de Fahel, pelas falhas da defesa e um terrível azar no lance do gol da derrota.

O Vasco, por sua vez, teve atuação melancólica hoje e foi derrotado de forma merecida pelo Guarani, em casa, por 1x0. O time é fraco e o único lampejo de talento, quando Carlos Alberto não joga, é Philippe Coutinho. Dodô, que poderia ajudar, é uma caricatura mal feita do que já foi.

Se não houver reforços, o time cairá novamente, como a própria torcida preconizou hoje, ao cantar o coro de Segunda Divisão. A administração de Roberto Dinamite é fraca e, se não se mexer, pode levar, pela segunda vez, o Vasco ao rebaixamento.

Comentar
Compartilhe
Audiência recorde
03/06/2010 | 17h41

A Folha Online fechou o mês de maio com a média de 18.074 visitantes únicos por dia. É o recorde absoluto do site. Se comparado ao ano anterior, o crescimento de audiência é de 126%. O motivo central é muito simples: agora o site disponibiliza em tempo real as notícias apuradas pela maior e mais qualificada redação da região.

Além do site, os seus blogs vêm crescendo muito o número de leitores, mês a mês.  O aumento médio de audiência dos blogs em maio foi de 49%. Dos 28 blogs, que vão ficando mais conhecidos dia a dia, 11 apresentaram crescimento acima de 50% e 5 acima de 100% em maio.

Claramente, os blogs da Folha Online são os mais comentados da cidade. Com trabalho árduo e constante dos blogueiros e contando com a grande visibilidade do site, os blogs dão maior repercussão e participação de leitores às notícias postadas neles do que qualquer outro blog que publique igual conteúdo. Basta comparar.

Comentar
Compartilhe
UPA na Baixada
01/06/2010 | 19h03

O governo do estado está à procura de um terreno para instalar uma UPA na Baixada Campista. A intenção é inaugurar esta e outra UPA, em Guarus, no dia 2 de julho.

Comentar
Compartilhe
Ibope: Cabral lidera e venceria no 1º turno
01/06/2010 | 12h04

O ex-blog de César Maia (inscreva-se aqui) divulgou hoje pesquisa feita pelo Ibope para o governo do estado do Rio, entre os dias 19 e 21 de maio. O governador Sérgio Cabral ampliou a sua vantagem e hoje tem mais 10 pontos percentuais do que a soma dos seus principais adversários, vencendo as eleições no 1º turno.

O Ibope ainda mediu, no estado do Rio, as intenções de voto para a Presidência e o Senado. Veja abaixo o resultado:

Governador - Estimulada: Sérgio Cabral 43%, Garotinho 21%, Gabeira 12%

Presidente - Estimulada: Dilma Rousseff 44%, José Serra 27%, Marina Silva 10% Senador - 1º voto - Estimulada: Crivella 26%, César Maia 24%, Lindberg 8% e Picciani 4%.

No Senado, vale ressaltar que serão dois votos, e, no 2º voto, a rejeição pesa bastante. Quem leva vantagem como 2º voto dos eleirores é Lindberg, favorito por seu carisma e imagem.

Atualização às 17h44 de 02/06/2010: Um leitor chamou a atenção para o tempo do verbo usado no título, que estava incorreto. Por isto, o título foi alterado de "lidera e vence" para "lidera e venceria".

Comentar
Compartilhe
"Meu voto é válido. A cassação também"
01/06/2010 | 10h51

O clima está quente na Câmara Municipal agora pela manhã. Um batalhão de guardas civis municipais está de prontidão, desde as primeiras horas, na frente do antigo Fórum, na Rua Alberto Torres. A sessão da manhã, a primeira dos vereadores depois da cassação, promete ser tensa.

Na escadarias de acesso à Câmara, um popular, provavelmente partidário de Arnaldo, segurava um cartaz gaiato: "Meu voto é válido, a cassação também", em alusão à campanha de Rosinha nas eleições de 2008, cujo marketing tirava votos de Arnaldo devido à sua parcial inelegibilidade até então.

Próximo dali, uma pessoa distribuía centenas de jornais. Muitos pegavam para ler, até os guardas civis municipais, sem muito o que fazer até então. O jornal fez sucesso entre alguns guardas.

Em formato tablóide, entitulado "A Voz  da Rua", com distribuição gratuita, o jornal é claramente  panfletário e tendencioso contra os Garotinhos. Em prática lamentável, é apócrifo, sem identificação de jornalista responsável ou de sua propriedade. Assinala na capa Ano 1 e Número 0.

O seu conteúdo contém as péssimas notícias recentes contra Garotinho, noticiando a sentença do TRE e a gravação clandestina. Em todas as suas 4 páginas, pega pesado com o casal. Parece ter sido feito às pressas, porque todos recebem dois jornais encartados como um só, parecendo ser de 8 páginas, quando são dois de 4, um dentro do outro.

A revista Somos Assim, que teve conteúdo republicado em uma das páginas, noticiou em sua última edição o surgimento de um novo jornal em Campos, com tiragem gratuita de 10.000 exemplares. Se for o "A Voz da Rua", começou mal, muito mal.

Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Christiano Abreu Barbosa

[email protected]