O recreio recomeçou
28/02/2010 | 23h02

A rodada inicial da Taça Rio, mostra que nada mudou no campeonato. Os grandes clubes irão treinar contra os demais times, enquanto não se enfrentam nas semi-finais. A disputa acabará servindo somente para entrosar os times e definir quem pega quem nas finais.

Há alguns motivos para os pequenos não incomodarem mais os grandes. Melhoraram os grandes, com elencos mais condizentes com as suas tradições, pioraram as equipes de menor parte e a falta de estádio para os pequenos jogarem em casa, fazendo com que os grandes quase não joguem fora (o Macaé enfrentou o Botafogo em Campos e o Flamengo em Volta Redonda).

Jogando em Campos, no sábado, o campeão Botafogo estreou com pé direito na Taça Rio, batendo o sempre difícil Americano por 3x1. A vitória veio após a entrada do xodó Caio na partida. O autor do gol que eliminou o Fla na Taça Guanabara marcou dois e decidiu o jogo contra o Americano. A pergunta é: até quando Caio será reserva?

O Flamengo, depois de ter dificuldades na primeira etapa, deslanchou e goleou com facilidade o Macaé por 4x1, com destaque para Vágner Love, que fez 2 gols e participou dos outros dois. Com o excelente goleiro Bruno de volta ao gol, a defesa do Fla manteve a tradição no Estadual de levar gols todo jogo, mas, ao menos, diminuiu a média.

Hoje, o Fluminense goleou o Friburguense por 5x1, com destaque para a estréia (com gol) do garoto Wellington Silva, de 17 anos, como titular na equipe principal. Ele já está vendido para o Arsenal, da Inglaterra, e só fica aqui até este ano. Outros destaques do jogo foram Conca, sempre ele, e Mariano, bom lateral direito que é um dos melhores do time. O juiz deixou de dar um pênalti claro para o Friburguense quando o jogo ainda estava 2x0.

A duras penas, como tem sido os últimos jogos do time, o Vasco venceu o Volta Redonda por 2x1, em São Januário. O ótimo garoto Philipe Coutinho comandou o time na vitória. Desde a derrota para o Botafogo na final da Taça GB, trazendo de volta o fantasma do vice, a relação time e torcida se quebrou, com a presença de público e o futebol do time sumindo dos estádios.

Olhando a tabela, fica clara a superioridade do Grupo A sobre o Grupo B, vista agora no confronto entre os grupos, previsto na Taça Rio. Todos os times do Grupo A venceram, com exceção dos que enfrentaram Vasco e Botafogo. Não é à toa que Flamengo e Fluminense foram apontados como favoritos antes do campeonato. Porém, quem fez a final da Taça GB foram Vasco e Botafogo.

Fora do Rio, alguns destaques: o Grêmio, conquistando o turno e se classificando para as finais, o Santos, o melhor time paulista do momento, ganhando mais um clássico e Luxemburgo fazendo Obina jogar bola e ser artilheiro.

Comentar
Compartilhe
Vereador Marcos Bacellar é cassado
26/02/2010 | 18h03

A notícia foi divulgada em primeira mão na Internet pelo Blog do Garotinho (leia aqui). A decisão foi do juiz Leonardo Grandmasson, o mesmo que diplomou Ilsan Vianna como vereadora e suspendeu o efeito da diplomação no mesmo dia, que cassou o mandato de Marcos Bacellar por causa ainda do escândalo da Campos Luz.

Atualização às 18h25 de 26/02/2010: O suplente, cuja posse na Câmara é imediata de acordo com a sentença, é o ex-vereador (agora ex-ex) Marcus Alexandre.

Atualização às 19h45 de 26/02/2010: O problema é que o suplente também é alvo de inquérito, só que da Polícia Federal, devido à Operação Cinquentinha, na qual foram presas diversas pessoas por suspeita de terem montado um esquema de compra de votos nas eleições de 2008 para as candidaturas de Marcus Alexandre e Rosinha. No seu blog (leia aqui), Marcos Bacellar ainda não se manifestou sobre a cassação. A última nota é uma crítica à Rosinha, feita após a sessão da Câmara que teve a participação da prefeita na última quarta-feira. Bacellar é um dos maiores críticos dos Garotinhos e um dos principais aliados do governador Sérgio Cabral em Campos.

Atualização às 19h58 de 26/02/2010: Ouça aqui trechos da entrevista exclusiva de Marcos Bacellar sobre a cassação.

Atualização às 11h54 de 27/02/2010: Vários blogs repercutiram a notícia, com diferentes análises sobre o fato. Vale a leitura no Blog do Bastos (aqui), que analisa o que estaria por trás da cassação de Bacellar, o Blog de Roberto Barbosa (leia aqui), que mostra bastidores da decisão, e o Blog de Roberto Moraes (aqui), que lembra de dados das eleições de 2008.

Atualização às 02h07 de 28/02/2010: Leia aqui, na íntegra, a ação do Ministério Público que pediu a cassação de Marcos Bacellar, concedida por decisão do juiz da 100ª Zona Eleitoral, Leonardo Grandmasson. Já em seu blog, Bacellar promete revelações em breve (leia aqui).

Atualização às 18h06 de 28/02/2010: Em seu blog, Roberto Barbosa, aponta vários erros (leia aqui) cometidos na ação contra Bacellar, na qual foi citado.

Atualização às 19h44 de 28/02/2010: Uma interessante análise (leia aqui) sobre as mudanças na Câmara pode ser encontrada no ótimo blog Eu Penso Que, do jornalista Ricardo André.

Comentar
Compartilhe
IGP-M em alta
26/02/2010 | 17h15

O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) variou 1,18% em fevereiro.  É o segundo mês seguido que o índice varia positivamente e é o maior número desde julho de 2008, antes da crise.  Com esta alta, o acumulado dos últimos 12 meses volta a ficar positivo depois de oito meses, chegando a 0,27%.

FGVFazem parte do IGP-M uma cesta de índices: o IPA (Índice de Preços por Atacado), o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e INCC (Índice Nacional da Construção Civil). Todos aumentaram em fevereiro, tendo sido o maior vilão o IPA, com aumento de 1,42%, puxando o IGP-M para 1,18%.

E o que o leitor comum tem com isto? Simples. O IGP-M é o índice que corrije vários contratos, entre eles o de aluguel de imóveis. Durante 2009 ele ficou estagnado, sendo que na maior parte dos meses foi negativo. Isto levou os aluguéis a praticamente não terem correção no ano passado.

Com a atual tendência, os aluguéis acompanharão a alta do IGP-M em 2010. Além disto, a alta dos vários índices inflacionários mostra que a inflação começa a subir patamares indesejados, o que deve levar o Banco Central a subir os juros básicos da economia em muito breve, encarecendo o crédito para todos os consumidores.

Fonte: FGV

Comentar
Compartilhe
Justiça condena blogueiro a indenizar veículo
26/02/2010 | 11h29

Luiz Nassif OnlineO jornalista e blogueiro Luiz Nassif e o portal IG  foram condenados a indenizar em R$ 100 mil (R$ 50 mil cada um) o diretor Eurípides Alcântara, da revista Veja, do Grupo Abril. A decisão é do TJ-SP (2ª instância) e ainda cabe recurso.

A ação por danos morais foi movida devido a denúncias e ofensas feitas por Nassif em seu blog, o Luiz Nassif Online, ao diretor do veículo de comunicação, sobre supostos vínculos da revista com o banqueiro Daniel Dantas e o banco Opportunity.

É aquele negócio, na Internet escreve-se o que quer, mas, se não tiver critério e responsabilidade, acaba arcando com as consequências. Leia aqui a notícia.

Fonte: Comunique-se.

Comentar
Compartilhe
Enfim, a chuva
25/02/2010 | 18h11

Depois de 56 dias (não choveu neste ano), finalmente a chuva caiu em Campos. Um pequeno alívio para os produtores rurais, e, por consequência, para a economia do município. Alívio também para o calor. Os aparelhos de ar condicionado e a conta de luz agradecem.

Enquanto isto, o município de São Francisco de Itabapoana decretou hoje, com publicação no Diário Oficial, estado de emergência por 60 dias, devido à estiagem prolongada. O problema de estado de emergência é, ao invés de assistir gado morrer pela seca, ver boi voar.

Comentar
Compartilhe
A luta pelos royalties
25/02/2010 | 13h07

Ricardo Avelino - Folha da ManhãSerá promovido hoje, às 16h00, no Palácio da Cultura, pela prefeita Rosinha Garotinho, um encontro com a sociedade civil organizada em luta pela defesa dos royalties.

É inegável o esforço de Rosinha neste embate. Não se poderia esperar outra coisa da prefeita de Campos e presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), sem contar a sua experiência como governadora do estado. Ponto para ela.

Só não precisa e nem é necessário que esta luta tenha pais e mães visando retorno político. Estão todos no mesmo barco: o governador Sérgio Cabral, já que o estado é quem mais recebe royalties, a prefeita Rosinha e os demais prefeitos e representantes dos municípios da região.

E, no meu ponto de vista, a melhor maneira de defesa dos royalties teria sido sua correta aplicação durante todos estes anos, o que foi raro de se ver.

Comentar
Compartilhe
Noite de futebol
24/02/2010 | 21h49

Copa Santander LibertadoresO Flamengo estréia daqui a alguns minutos na Libertadores, enfrentando o tradicional Universidad Católica, do Chile. O jogo deve ser nervoso, como qualquer estréia, mas meu palpite é de vitória do rubro-negro, apertada pelo nervosismo e pela fragilidade atual da zaga do Fla, em que pese a saída de Ronaldo Angelim, em clara má fase.

Este grupo, cuja maioria dos jogadores estava na conquista do hexa brasileiro, tentará quebrar uma ingrata escrita nos últimos anos do Flamengo na Libertadores. Nas últimas 3 edições em que participou, em 2002, 2007 e 2008, o time não passou da 2ª fase do torneio.

Com Andrade no comando, membro da brilhante geração que formou o maior esquadrão de clubes brasileiros de 1980 para cá, o Flamengo tentará alcançar novamente o topo da América do Sul, como em 1981.

Vários times de tradição não estarão presentes nesta edição da Libertadores, facilitando o caminho do Fla e demais times brasileiros. Estão fora Boca Juniors, River Plate e a LDU e sua altitude. Em contrapartida, há 2 vagas a menos em jogo, já que dois times mexicanos estão automaticamente na 2ª fase.

Enquanto isto o Fluminense estréia na Copa do Brasil, competição em que tentará o bicampeonato, para voltar a Libertadores, cujo título escapou na disputa de pênaltis e na altitude contra a LDU em 2008.

Atualização às 23h58: O Fla venceu por 2x0, enquanto o Flu ficou somente no 1x1. Em comum apenas os pênaltis perdidos pelos artilheiros, chutando bisonhamento para fora: Vágner Love, pelo Fla, e Fred, pelo Flu. Só que o do Fla não fez falta para o resultado.

Comentar
Compartilhe
O sorvete sumiu
24/02/2010 | 20h31

Kibon

Com o calor que está fazendo, o mais difícil na cidade está sendo achar sorvetes, principalmente os tradicionais potes de 2 litros que são levados para casa de forma a família inteira consumir. Um leitor procurou em três locais nesta semana e não achou, se contentando em comprar picolés como alternativa.

Comentar
Compartilhe
Parque de diversões
23/02/2010 | 18h52

O parque de diversões Dandi, de São Paulo, se instalará nesta semana na Av. 28 de Março, em frente ao Shopping Avenida 28, no terreno onde funcionou a Vasa, antiga concessionária da Volkswagen. A previsão de inauguração é na quinta-feira.

Comentar
Compartilhe
Botafogo, campeão do Brasil?
23/02/2010 | 16h26

Os botafoguenses estão rindo à toa. Ganharam, em menos de uma semana, do Flamengo, (hexa)campeão brasileiro da Série A, e do Vasco, campeão brasileiro da Série B. Segundo eles, o Botafogo é o novo super campeão do Brasil.

Comentar
Compartilhe
O ano começou
23/02/2010 | 16h13

O trânsito complicado, devido ao grande volume de tráfego de veículos (a Rua Formosa está um caos nos horários de pico), não deixa dúvidas. O ano finalmente começou.

O estranho é ainda ver, nos tempos atuais de concorrência acirrada, famílias inteiras tirarem férias de dois meses e comerciantes, após as boas vendas do Natal, abrirem mão de dois meses de faturamento.

Comentar
Compartilhe
Construsan ganha R$ 72,4 milhões da Odebrecht
22/02/2010 | 14h11

Sem alarde, a Odebrecht, grande vencedora da licitação de R$ 357 milhões (cujo resultado foi antecipado meses antes pela Folha da Manhã) para construção de 5.100 casas populares pela Prefeitura de Campos, abriu o seu baú de bondades.

A Odebrecht simplesmente cedeu, sem nenhum ônus, os direitos sobre 20% da licitação vencida por ela para a Construsan, de Zezé e Thiago Gomes. São aproximadamente R$ 72,4 milhões de obras para a Construsan, em pleno ano eleitoral.

A pergunta é: a troco de quê?

Atualização às 16h29 de 24/02/2010: Agradeço aos blogs independentes Eu Penso Que, do jornalista Ricardo André, e Estou Procurando o Que Fazer, das jornalistas Jane Nunes, Rose David e Patrícia Bueno, pelas chamadas feitas para o post. Agradecimentos também ao Blog de Roberto Barbosa.

Comentar
Compartilhe
Propaganda e política no Orkut
22/02/2010 | 13h56

Há algum tempo o site de relacionamentos Orkut liberou um espaço para propaganda, normalmente situado no canto superior direito da página de perfil dos usuários. E adivinha quem anda aparecendo naquele espaço? Veja abaixo e confira:

Orkut

Comentar
Compartilhe
Botafogo campeão
21/02/2010 | 19h49

Com a vitória de 2x0 sobre o Vasco, o Botafogo se sagrou hoje campeão da Taça Guanabara, garantindo o lugar na final do Estadual. Os gols da conquista foram do uruguaio Loco Abreu e do zagueiro Fábio Ferreira. O time cruz-maltino ainda teve dois jogadores expulsos.

Joel Santana assumiu o time depois da histórica goleada de 6x0 para o Vasco e conseguiu unir e dar um padrão tático à equipe, com forte marcação, contra-ataques mortais e eficiente jogo aéreo. O técnico levou o Botafogo, que tem o elenco teoricamente mais modesto dos grandes, a conquistar o 1º turno, eliminando Flamengo e Vasco no caminho.

A conquista do Botafogo tem alguns fatores curiosos. O time não fez a melhor campanha, foi o grande que teve mais dificuldades para se classificar, mas cresceu na fase final e bateu seus arqui-rivais. Lembra muito as conquistas anteriores do Flamengo, que não fazia a melhor campanha, mas crescia nas finais e levava o caneco.

Foi justo? Claro que sim. O objetivo do futebol é colocar a bola na rede. Foi isto que o Botafogo fez contra Flamengo e Vasco. Deu mais posse de bola ao adversário, mas foi sempre perigoso nos contra-ataques e eficiente e decisivo na hora H, ao estilo Joel, com humildade e sem soberba.

Outras curiosidades do campeonato, que repetem estatítiscas anteriores:

- Joel campeão mais uma vez. O técnico jamais perdeu uma final de turno no Rio, sendo sua 11ª conquista.

- Vasco vice de novo. A rotina de vices cruz-maltina parece não ter fim.

- Botafogo na decisão do Estadual. Depois de alguns anos como coadjuvante no estadual, ameaçado sempre pelo Americano, o alvinegro fará sua quinta final consecutiva.

- Botafogo vence o Vasco na final. O time cruz-maltino jamais venceu o alvinegro em uma decisão. O curioso é que nos jogos normais o Botafogo é freguês de caderno do Vasco, que tem o dobro de vitórias sobre o rival no confronto.

- Resultado enganoso na fase classificatória. É muito comum resultados de fases classificatórias serem completamente diferentes das fases finais. O Botafogo foi goleado impiedosamente por 6x0 pelo Vasco. Agora, ganhou consistentemente por 2x0.

- Maldição do tetracampeonato. Times tricampeões não chegam à final no ano seguinte. Foi assim com o Flu, em 1986, com o Vasco, em 1995, com o Fla em 2002 e, por enquanto, agora em 2010. Só o Flu tem o tetra carioca, conquistado há longínquos 100 anos atrás (1906-1909).

Atualização às 20h39 de 22/02/2010: O Botafogo também já foi tetra. Confira nos comentários.

Botafogo

Comentar
Compartilhe
Ecos do carnaval carioca
21/02/2010 | 14h26

Unidos da TijucaUma das melhores notícias do carnaval foi a vitória da Unidos da Tijuca no desfile das escolas de samba do grupo principal no Rio. O triunfo do carnavalesco Paulo Barros mostra que a criatividade e a inovação, com qualidade, ainda tem o seu lugar nos desfiles profissionais do carnaval carioca.

Outra boa notícia é o movimento crescente e constante do retorno dos blocos de rua, agora mais organizados pelo poder público, na cidade do Rio de Janeiro. É o carnaval sem ingresso pago e, por isto, com manifestações populares e mais autênticas.

Comentar
Compartilhe
Dizeres II
17/02/2010 | 11h30

Placa com forte frase ecológica, atribuída a Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e candidata à Presidência, em praia paradisíaca no Sul da Bahia.

CAB

Comentar
Compartilhe
Dizeres
17/02/2010 | 10h50

Veja a frase gaiata de uma barraca de caipivodka, em um município no Sul da Bahia.

CAB

Comentar
Compartilhe
Em cada canto um conto
15/02/2010 | 10h00

Blog Em cada conto um cantoEstreou na semana passada na Folha Online o blog Em Cada Canto um Conto, de Cândida Albernaz. O espaço traz, para a democrática e gratuita Internet, os ótimos contos que a autora vem escrevendo com sucesso em sua coluna semanal, publicada na Folha da Manhã às quintas-feiras.

Seus contos abordam sempre temas do cotidiano, podendo falar de relações familiares, de brigas e amores de casais, de violência doméstica ou de sensualidade e sexualidade, sendo sempre intensos. O certo é quando se começa a ler um conto de Cândida, só se para no final.

Acesse aqui e confira.

Comentar
Compartilhe
Falta de juízes se agravará
13/02/2010 | 09h02

Silésio Corrêa - Folha da ManhãA falta de juízes em Campos, noticiada aqui em 29/09/2009, foi tema de matéria publicada na Folha da Manhã no último domingo, após manifestação, ainda que um pouco tardia, da nossa OAB.

Hoje a Comarca de Campos tem 15 varas e há falta de 3 juízes, sendo 2 nas Varas Cíveis e 1 na Vara Criminal, sem contar a questão das férias, que acabam sempre dimuindo ainda mais este quadro. Com menos juízes, menos decisões são tomadas, protelando processos e prejudicando as partes e seus advogados, que vivem dos honorários das ações.

E o problema tende a se agravar. Dois juízes, Sebastião Bolelli e Ronaldo Assed, estão sendo promovidos a desembargadores, indo, em muito breve, para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), deixando mais 2 vagas para serem preenchidas.

Se não houver uma forte mobilização da OAB e da sociedade, este grave problema pode se alongar por meses a fio, com chances até de não ser resolvido neste ano.

Comentar
Compartilhe
A devassa
12/02/2010 | 13h01

A Schincariol lançou neste carnaval a nova versão da cerveja Devassa: a Devassa Bem Loura. O objetivo é ampliar os 11,6% que a Cervejaria Schincariol tem no mercado hoje (veja aqui o ranking das cervejas), com as marcas Nova Schin, Devassa, Glacial e Primus.

Para estrelar a campanha da Devassa Bem Loura, foi escolhida nada menos do que a socialite global Paris Hilton, herdeira, entre outras coisas, da cadeia de hotéis Hilton. A americana estará abrilhantado o Camarote da Devassa na Sapucaí.

Hoje, no intevalo do Jornal Nacional, será lançada a campanha nacionalmente, com um VT estrelado por Paris Hilton. Quem quiser provar a Devassa Bem Loura neste carnaval já a encontra nos supermercados campistas, ao preço de R$ 2,35 a garrafa grande.

Confira o seu sabor, com moderação e sem dirigir.

Devassa

PS: A pergunta que não quer calar, quem é a mais devassa nesta campanha, a Paris ou a Devassa?

Comentar
Compartilhe
Estado de emergência
12/02/2010 | 05h50
[caption id="attachment_4185" align="aligncenter" width="543" caption="Reunião no Sindicato Rural sobre a seca prolongada, com a presença da Defesa Civil, da PMCG, e de produtores rurais"]Reunião no Sindicato Rural sobre a Seca, com a presença da Defesa Civil da PMCG e de produtores rurais[/caption]

É muito grave a seca que assola o município, devido à falta de chuvas que já chega a mais de 40 dias. É também muito válida a mobilização do Sindicato Rural de Campos, chamando a atenção para o problema e reinvidicando o apoio das autoridades.

Porém, daí a se decretar estado de emergência em Campos, vai uma distância muito grande. Um município em estado de emergência pode contratar vários serviços e produtos sem várias restrições legais, escapando de processos licitatórios e permitindo direcionamento de compras.

Que se resolva o grave problema dos proprietários rurais. Que seja com a ajuda da Prefeitura. Mas que seja sem colocar Campos, de novo, em estado de emergência, pois os campistas já sabem onde isto vai parar.

Comentar
Compartilhe
Lojas Americanas em Campos
11/02/2010 | 12h29

Lojas AmericanasEstá por detalhes a assinatura do contrato que fechará o primeiro ponto comercial das Lojas Americanas em Campos. A loja, em versão full (completa), seria localizada na região da Pelinca, na Voluntários da Pátria, rua que mais cresce comercialmente na cidade hoje.

Em paralelo, as Lojas Americanas tem a intenção de ter um ponto comercial no Centro da cidade, cujo comércio cada vez está mais voltado para as camadas populares, uma vez que a classe média vem migrando seu fluxo comercial crescentemente para a Pelinca.

O problema encontrado pela rede de varejo no Centro está sendo a menor estrutura e o preço salgado, para um faturamento de tíquete médio menor. Por isto, o mais provável é o acerto primeiro com o ponto da Pelinca. A conferir.

Comentar
Compartilhe
Praça
11/02/2010 | 12h08

Momento de descanso na praça, localizada no bairro de Nova Brasília, em mais uma ótima foto do repórter fotográfico Antônio Cruz.

Antônio Cruz - Folha da Manhã

Comentar
Compartilhe
Guerreiro não morre
08/02/2010 | 22h23

Hebert Sidney Neves

Herbert Sidney Neves é o maior empresário da área de saúde de Campos e, provavelmente, da região. É um dos grandes empresários de nossa cidade. É um grande empreendedor e empregador.

Hoje, em seu blog, Herbert publicou um brilhante artigo que já havia sido publicado ontem na Folha da Manhã e em O Diário. Nele, ele conta sua luta em retomar as rédeas da gestão de seus negócios.

Fiel ao seu estilo contudente, o comandante do Grupo IMNE narra os seus percalços, as suas derrotas e suas vitórias no embate, que lhe deu perdas patrimoniais, mas trouxe de volta o comando do grupo, garantindo para os campistas a preservação de vários empregos e a manutenção de uma rede de saúde privada de qualidade.

Leia aqui e e não deixe de conferir.

Comentar
Compartilhe
Acabou o recreio
08/02/2010 | 21h58

Grandes Cariocas

O fim da fase de classificação da Taça Guanabara teve o desfecho previsto, com os quatro grandes se classificando para as semi-finais. Agora é que o campeonato realmente começa, entre Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense. Findo o primeiro turno, algumas conclusões podem ser tiradas:

- Os pequenos dificilmente darão trabalho no resto do campeonato. O 1º turno, quando os grandes estão voltando de férias e pré-temporada, ainda entrosando as novas contratações, é a melhor oportunidade para um pequeno bater um grande. Na Taça Rio, as chances são ínfimas de isto acontecer. As semi-finais devem repetir os participantes no 2º turno.

- O Vasco, time de melhor campanha, é o time mais equilibrado do campeonato. Tem a melhor defesa, o segundo melhor ataque e raramente dá sustos. Além disto, tem o artilheiro do campeonato: Dodô. Vale lembrar que o Vasco já foi o time de melhor campanha do Carioca em 2009, sendo eliminado na tapetão no 1º turno e pelo Botafogo por 4x0 na semi-final da Taça Rio.

- O Flamengo é o time de melhor ataque, com 21 gols, e tem na frente o Império do Amor, com dois jogadores excepcionais que podem decidir uma partida, o que pode ser fundamental em clássicos equilibrados. Em compensação a defesa dá muitos sustos e é a pior entre os grandes, tendo levado 13 gols, sendo vazada em todas as partidas. Sem Maldonado e Williams na proteção, a zaga tem mostrado toda a sua fragilidade.

- O Botafogo é quem tem, em tese, o elenco mais fraco dos quatro grandes. Sua fragilidade veio à mostra na goleada histórica de 6x0 para o Vasco. Porém, é o time que está mais em ascensão no momento, com a chegada de Joel Santana e o melhor entrosamento do time, visto nas duas goleadas seguidas, com destaque para Loco Abreu. E Joel é papão de títulos cariocas. Para confirmar a boa fase, nada melhor do que encarar o Flamengo e se vingar um pouco do tri-vice Carioca.

- O Fluminense manteve a base da histórica reação do Brasileiro e ainda trouxe reforços pontuais para as posições carentes. Em tese, tem um time forte. Vinha jogando bem, goleando e convencendo até o Fla-Flu. Depois da derrota por 5x3 em uma virada histórica, o time perdeu um pouco o rumo.  A recente queda de rendimento coincide com a saída de Fred do time. O Flu terminou com a pior campanha dos grandes, com 16 pontos. Mas, ainda tem um time equilibrado e tem a 2ª melhor defesa. Só levou gols em um jogo: os 5 do Fla.

- As semi-finais serão equilibradas e tudo pode acontecer. Desde que o Carioca ganhou estes moldes em 2004, Botafogo e Fla se cruzaram pelas semi-finais do Estadual uma única vez, em 2008, com vitória de 3x0 do alvinegro, pela Taça Rio. Já Flu e Vasco se cruzaram nas semi duas vezes, em 2005 e 2008, ambas pela Taça Rio, com empates em 1x1 e vitórias tricolores nos pênaltis.

Comentar
Compartilhe
Reação do Americano?
08/02/2010 | 21h07

AmericanoA vitória por 3x2 sobre o Duque de Caixas, com um gol no último minuto, deu um alento ao torcedor do Americano. O triunfo fez o time vencer um importante jogo de seis pontos e deixar a lanterna do Grupo A e da classificação geral do campeonato, empurrando o time de Caxias, que disputa a  Série B do Brasileirão, para segurar as duas lanternas.

Porém, há ainda muito o que melhorar. Se o campeonato terminasse hoje, o Americano cairia, junto com o Caxias, uma vez que ele é o vice-lanterna geral, com somente 3 pontos. Quem está mais próximo dele é o Tigres, que tem o mesmo número de ponto, mas saldo melhor (-9 contra -13).

Comentar
Compartilhe
Será o novo Íbis?
05/02/2010 | 11h34

O blog Na Geral (leia aqui), de Luiz Costa, trouxe uma interessante análise sobre o fraquíssimo desempenho do Americano no Campeonato Carioca, com seis derrotas seguidas. O assunto também foi repercutido no Bloesportes (veja aqui), de Igor Siqueira.

O tradicional alvinegro campista é o lanterna do país se considerados os pontos dos campeonatos estaduais mais relevantes. A Folha da Manhã, no Folha Digital (acesse aqui), traz hoje, na página 12, uma matéria mais aprofundada sobre esta questão, feita pelo editor Paulo Roberto Rangel.

Como disse Luís, estará o Americano seguindo os passos do famoso Íbis, clube pernambucano que ostenta o título de pior time do mundo? Veja abaixo matéria do Globo Esporte sobre o Íbis e reze para que o Americano não trilhe este mesmo caminho. Apesar do que, é tudo que os torcedores do Goytacaz mais desejam. 

Comentar
Compartilhe
Tartarugas
04/02/2010 | 17h15

Veja abaixo belas fotos feitas pelo repórter fotográfico Antônio Cruz, de uma soltura de tartarugas marinhas feita pelo Projeto Tamar, no Porto do Açu.

Antônio Cruz - Folha da Manhã

Antônio Cruz - Folha da Manhã

Comentar
Compartilhe
Imperdível
04/02/2010 | 16h13

A ótima programação de shows de São João da Barra tem lotado as praias de Grussaí (principalmente, por abrigar o show mais popular aos sábados) e Atafona (aos domingos, sempre com um show de MPB de qualidade).

Neste final de semana o munícipio terá atrações excelentes, com Zeca Pagodinho, no sábado, e o imperdível show de Gilberto Gil, no domingo.

Divulgação

Comentar
Compartilhe
Aperto ao cerco no ICMS
03/02/2010 | 21h26

O governo do estado do Rio de Janeiro vai iniciar amanhã em Morro do Coco, na BR-101, na divisa do estado com o Espírito Santo, uma mega inspeção com o objetivo de combater a sonegação fiscal de ICMS e outros delitos cometidos no transporte rodoviário para o estado.

A operação tem previsão de durar uma semana e foi preparada pela Secretaria de Governo, a mesma que fez, com sucesso, a Operação Lei Seca.

Comentar
Compartilhe
Abre e fecha
03/02/2010 | 09h21

Um artigo publicado por Ronaldo Linhares, na semana passada, na Folha da Manhã, ressaltou a mudança de destinação que a Prefeitura de Campos deu à desapropriação de uma residência feita para permitir a ligação da Rua Primeiro de Maio com a Rua Voluntários da Pátria.

Esta passagem daria uma opção para quem quer acessar a Voluntários da Pátria sem passar pela Alvarenga Filho (prolongamento da Saldanha Marinho), o que faria este caminho ser mais curto para os que trafegam pela Câmara Júnior, pela Barão de Miracema e pela Beira Valão, consequentemente, também facilitando quem quer acessar a Rua Formosa.

Google Maps

Em seu local, agora ficará uma pequena praça, que atenderá ao interesse dos moradores das imediações, que ficarão com o privilégio de ter uma rua sem saída em detrimento de uma melhor circulação de veículos para toda a comunidade. Já há até um canteiro de obras instalado no local.

Comentar
Compartilhe
O vereador e a colheita feliz
02/02/2010 | 00h13

CAB

O vereador Kellinho espalhou outdoors para elogiar a prefeita Rosinha pela sua luta em prol dos royalties de Campos e, consequentemente, do estado do Rio de Janeiro. O outdoor da foto acima está localizado em frente ao Shopping Estrada.

A atitude por si só já seria estranha, afinal é um representante da Câmara de Vereadores, que justamente deve fiscalizar o poder executivo, representado pela prefeita Rosinha. Kellinho, que faz parte da base do governo na Câmara e vota sempre com os interesses da administração municipal, compromete assim ainda mais a sua necessária imparcialidade no legislativo do muncípio.

Ainda que Rosinha esteja cumprindo bem o seu papel como representante do município na defesa na questão dos royalties (e está, em sua gestão atual, no meu ponto de vista), há outras maneiras menos propagandistas, políticas e onerosas do que esta para o vereador se manifestar. Como está, parece mais uma jogada do Colheita Feliz, do Orkut.

Não bastasse isto, os mesmos outdoors estão espalhados no município de Rio Bonito, distante quase 200 quilômetros de Campos, em plena BR-101, no sentido Rio-Campos.

O que faz Kellinho em Rio Bonito? Amor pela cidade é por Campos ou por Rio Bonito? Ou pelas duas? Rosinha, beneficiada indiretamente, teria algum interesse em Rio Bonito? Isto faz parte da candidatura de Garotinho a governador? A prefeita sabe ou autorizou esta campanha? Qual o custo dela?  E o que tem Jesus Cristo com isto?

Comentar
Compartilhe
Frase do baú
01/02/2010 | 23h19

Este motoqueiro gaiato, em um município do sul fluminense, fez troça com a eterna briga de classes e o conceito pré-estabelecido através de estereótipos criados pela sociedade, o famoso preconceito.

Julie Gomes Barbosa

Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Christiano Abreu Barbosa

[email protected]