Transplante de Córnea: Uma Luz para a Escuridão
26/06/2014 | 19h42
Ontem graças à Deus, o sr. Júlio Estrela foi submetido a uma cirurgia de transplante de córneas BOS - Banco de Olhos de Sorocaba e foi um sucesso. Após aguardar aproximadamente dois meses, foi feita a cirurgia no meu futuro sogro, e muitos duvidaram que existisse um hospital que fizesse esse procedimento rápido e pelo SUS. Considerando que existem milhares de pessoas que precisam dessa cirurgia, é muito importante essa divulgação. O cadastramento foi feito pelo site http://ares.hosbos.com.br/hos/inicial/inicial.php e foram enviados os exames para avaliação, foi marcada a consulta inicial em quinze dias. O hospital de Sorocaba é referência nacional, é feita cerca de dez a vinte cirurgias diárias, é quase inacreditável que exista no Brasil um local que tem a capacidade de atender tantos pacientes e quase não há divulgação. Quero agradecer ao Banco de Olhos de Sorocaba e a equipe médica pela agilidade e eficiência no atendimento aos pacientes. Alexandre, o Grande já dizia: “Nada é impossível para aquele que persiste”.  
Comentar
Compartilhe
PONTO DE EQUILÍBRIO NA SUSTENTABILIDADE.
20/06/2014 | 20h41
Nunca antes se debateu tanto sobre sustentabilidade. As graves alterações climáticas, as crises no fornecimento de água devido a falta de chuva e da destruição dos mananciais e a constatação clara e cristalina de que, se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos deixará de existir. Cientistas, pesquisadores amadores e membros de organizações não governamentais estão se unindo redor do planeta, para discutir e levantar sugestões que possam trazer a solução definitiva ou, pelo menos, encontrar um ponto de equilíbrio que desacelere a destruição que experimentamos nos dias atuais. Todos os cidadãos devem ser constantemente instruídos e chamados à razão para os perigos ocultos nas intervenções mais inocentes que realizam no meio ambiente a sua volta e para a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações, reduzindo-se os desperdícios, os despejos de esgoto doméstico nos rios e as demais práticas ambientais irresponsáveis. Devemos estimular o plantio de árvores, a reciclagem de lixo, a coleta seletiva, o aproveitamento de partes normalmente descartadas dos alimentos, utilização de sacolas ecológicas, descarte de óleo de cozinha em garrafas pets, assim como o desenvolvimento de cursos, palestras e estudos que informem e orientem todos os cidadãos para a importância da participação e do engajamento nesses projetos. São soluções simples para promover a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente. O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará, gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. Ações e práticas que visem a sustentabilidade estarão garantindo uma vida melhor e mais satisfatória, para ela mesma e para as gerações futuras.    
Comentar
Compartilhe
Mais uma Conquista do Campeão Schumacher.
16/06/2014 | 19h54
O campeão de fórmula 1 Michael Schumacher saiu do coma e deixou o hospital em Grenoble. Schumacher foi colocado em coma induzido após sofrer uma lesão grave na cabeça em um acidente de esqui nos Alpes franceses, em 29 de dezembro de 2013. “Sua família gostaria de agradecer especificamente médicos, equipes de atendimento e administração hospitalar Grenoble e primeiros socorros que ocorreram no local do acidente. Todos fizeram um trabalho tremendo durante o primeiro mês”, disse um comunicado divulgado pela família Schumacher. No momento, é muito difícil saber como Michael Schumacher vai recuperar estes meses em coma e ainda não se sabe detalhes sobre o estado do heptacampeão de Fórmula 1.  
Comentar
Compartilhe
Lente de Contato Inteligente
13/06/2014 | 20h33
Em Israel, cientistas da computação e engenheiros estão refinando dispositivos que empregam pequenas câmeras como tradutora. O objetivo é dar aos deficientes visuais uma forma de visão - ou pelo menos uma experiência análoga à vista, em forma de uma lente de contato inteligente. O dispositivo começa com uma câmera montada em um par de óculos e as lentes de contato é incorporado com um eletrodo que irá produzir uma imagem de que está diante da câmera diretamente sobre a córnea. A imagem poderia ser experimentada em uma de duas maneiras: se uma maçã é colocado diante da câmera, que pode ser "visto" ou como o contorno de uma maçã ou como uma forma de Braille, como que um usuário treinado reconheceria como uma representação de uma maçã. A câmera captura várias imagens em tempo, e o resultado comprimido e codificado é suficiente para permitir a funcionalidade para o deficiente visual (por exemplo: Braile contém apenas seis pontos e é o suficiente para a leitura.) O projeto está aguardando a permissão de um hospital para testar a lente eletrodo sobre as pessoas, já foram realizados testes preliminares usando lentes que se aplicam a pressão do ar para a córnea em seu lugar. Uma vez que os eletrodos são claros e as lentes são polímeros macios convencionais, a lente deve ser praticamente imperceptível para o usuário.  
Comentar
Compartilhe
Uma Ferramenta A Mais Para Leitura
11/06/2014 | 20h57
Mais uma tecnologia para facilitar a vida das pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual. Elas poderão encontrar em um futuro não tão distante um equipamento capaz de permitir a leitura de livros sem braile. Desenvolvido pelo Fluid Interfaces Group, no laboratório do MIT, o FingerReader pode ser classificado como um tipo de anel capaz de ler e repetir através de um áudio as palavras de um livro qualquer. Certamente, um grande avanço quando comparado ao sistema braile, popularmente utilizado entre pessoas com deficiência visual. O “FingerReader é uma ferramenta tanto para pessoas com deficiência visual que necessitam de ajuda com texto impresso, bem como no auxílio para a tradução”. Com uma pequena câmera acoplada na superfície do anel lê as folhas de um livro (ou mesmo de um tablet) e as narra sequencialmente em voz alta para o usuário. Com a ajuda do dedo indicador, o equipamento consegue identificar as linhas e ajuda a pessoa a não se perder em meio às informações do texto. Caso o usuário ultrapasse as linhas ou invada espaços desnecessários, o anel vibrará de leve para que ele volte ao posicionamento anterior. A vibração também ocorre quando o fim das linhas está próximo, para que as pessoas já se preparem para colocar o dedo na linha de baixo. O aparelho está em fases de testes. Possivelmente, compatibilidade com fones de ouvido e outros idiomas serão implementados no futuro.  
Comentar
Compartilhe
Você sabe o que é Plastiglomerate?
09/06/2014 | 21h09
Plastico primeiro tornou-se difundida em meados do século 20. Desde então, cerca de seis mil milhões de toneladas foram fabricadas. Muito do que se acabou como lixo, e ninguém sabe o que acontecerá com ele. Agora, pesquisadores descobriram uma forma inesperada que alguns resíduos de plástico persiste: como um novo tipo de pedra. A substância, chamada plastiglomerate, é uma fusão de materiais naturais e manufaturados. Plástico derretido une areia, conchas, pedras, basalto, coral e madeira, ou se infiltra nas cavidades das rochas maiores para formar um híbrido-rock de plástico. Os materiais resultantes,que  provavelmente será de longa duração e pode mesmo tornar-se marcadores permanentes no registro geológico do planeta. Plastiglomerate foi descoberto em 2006 por Charles Moore, um capitão de mar e oceanógrafo do Instituto de Pesquisa Marinha Algalita em Long Beach, na Califórnia Moore foi o levantamento de plástico apareceu na Kamilo Beach, um trecho remoto, poluído de areia na Ilha Grande do Havaí. Kamilo Praia acumula lixo por causa das correntes circular. Areia de Kamilo Beach está atado com partículas poluentes degradadas chamados "confete de plástico." Isso faz com que seja praticamente impossível encontrar um local fogueira livre de resíduos de plástico. Plastiglomerates de Kamilo Praia provavelmente não são únicos. O plástico é encontrado em todo o mundo, assim como fogueiras. E, em alguns países em desenvolvimento, as pessoas queimam lixo regularmente para descartá-lo. Tenho certeza que as pessoas têm visto plastiglomerates em outros lugares e só não relataram eles ou lhes deu um nome. Cientistas definem como rochas coisas formadas por processos naturais, ela prefere rotular os novos materiais como pedras. Esta distinção não afeta a longevidade plastiglomerates, no entanto.    
Comentar
Compartilhe
Palmada Pode Levar Pais a Tratamento Psicológico
04/06/2014 | 22h01
Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (4/6), a lei que proíbe pais e responsáveis legais por crianças e adolescentes de baterem nos menores. O texto prevê como punições o encaminhamento a programa de proteção à família, a tratamento psicológico e a cursos de orientação, além de advertência. O texto, cuja aprovação fez parte do esforço concentrado do Congresso para melhorar a imagem antes da Copa do Mundo, quando devem deixar os plenários vazios, segue para a análise da presidente Dilma Rousseff. Como na Câmara, em maio deste ano, a apresentadora Xuxa Meneghel acompanhou a votação para pressionar os senadores pela aprovação da proposta, rejeitada por integrantes da bancada evangélica. Diferentemente da outra Casa, a passagem de Xuxa ocorreu sem polêmicas. Na Câmara, o deputado Pastor Eurico (PSB-PE) a criticou. Ele disse que “em 1982, ela cometeu a maior agressão contra crianças", em referência à participação da apresentadora, como atriz, no filme "Amor, Estranho Amor". Apenas o senador Magno Malta (PR-ES) foi o único que se manifestou publicamente contra a proposta. “Cada um tem seu jeito de educar os seus filhos. Isso varia muito até dentro de uma mesma família. Pais e mães muitas vezes discordam sobre os corretivos que devem aplicar quando os seus filhos não os obedecem, não querem estudar, não querem comer, não cumprem horários, não saem da frente da televisão, do videogame ou do computador”, disse, acrescentando que apanhou da mãe, mas a agradece pela educação que recebeu.
Comentar
Compartilhe
Os Três Amores de Jesus
02/06/2014 | 18h22
Foi uma pequena festa, para quinze casais que recordaram o aniversário de matrimônio. A missa celebrada pelo Papa na manhã de segunda-feira, 2 de Junho, na capela da Casa de Santa Marta. Em primeiro lugar Jesus ama muito o Pai no Espírito Santo. É um amor misterioso e eterno. A ponto que nós não podemos imaginar como é grande e belo este amor; só podemos pedir a graça de o poder ver uma vez, quando estivermos lá. O segundo amor de Jesus é a sua Mãe. Vemo-lo no final: com tantas dores, tantos sofrimentos, Ele da cruz pensou na sua mãe e disse: “Ocupa-te dela! Enfim, o terceiro amor de Jesus é a Igreja, a sua esposa por amor: bela, santa, pecadora, mas ama-a igualmente. O Papa confidenciou que gostaria de ouvir a história de cada casal para que narre o que aconteceu neste tempo, ao longo destes sessenta, cinqüenta anos, vinte e cinco anos. Mas, acrescentou imediatamente, não vamos acabar nem sequer ao meio-dia: portanto deixemos estar! Em primeiro lugar é um amor fiel. Jesus é o fiel, como nos recorda também são Paulo. A fidelidade – afirmou o Pontífice – é precisamente a essência do amor de Jesus. E o amor de Jesus na sua Igreja é fiel. Esta fidelidade é como uma luz sobre o matrimônio: a fidelidade do amor, sempre! O Papa reconheceu que existem momentos maus, muitas vezes os casais discutem. Mas por fim voltam atrás, pedem perdão e o amor matrimonial vai em frente, como o amor de Jesus para com a Igreja.  
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Marco Barcelos

[email protected]

Arquivos