Finalmente: WhatsApp atualiza botão para facilitar gravação de áudio
29/11/2017 | 10h50
Faz um bom tempo que muita gente reclama do botão de captação de áudio do WhatsApp, pois é fácil você escorregar o dedo e ter que iniciar outro registro, principalmente no caso de um recado mais longo. A empresa já havia acenado com uma atualização e ela finalmente aconteceu, juntamente com uma outra novidade, a integração com o YouTube.
A partir de agora, para gravar a mensagem você precisa tocar o ícone e arrastá-lo para cima, para bloquear com um cadeado e poder falar livremente sem ter que ficar pressionando o display. Depois de encerrada sua fala, basta prosseguir para a seta de envio ou deslizar para a esquerda para cancelar. Quem preferir, pode continuar usando do mesmo jeito de antes.
Atualmente é possível ver os vídeos de links e arquivos no reprodutor de conteúdo do próprio dispositivo. O segundo update traz a conexão direta com o YouTube que permite ver o material na própria plataforma, com direito a uma tela menor para você continuar navegando e conversando enquanto ela é exibida.
A distribuição faz parte da versão 2.17.81 do mensageiro e vem sendo feita aos poucos, então é possível que muita gente ainda não tenha recebido por enquanto — principalmente com relação à aplicação do YouTube, que nem mesmo chegou para todos nos Estados Unidos.
by Gustavo Abreu Carvalho
Comentar
Compartilhe
Migração para TV Digital gratuita, começou a contagem regressiva!
28/11/2017 | 12h45

Migração para TV Digital gratuita tem início em 59 municípios do interior do Rio de Janeiro

Sinal digital de TV aberta oferece mais qualidade de imagem e som à população
Começou a contagem regressiva. Em 28 de novembro de 2018, o sinal analógico de TV será desligado em 59 municípios do interior do Rio de Janeiro e as transmissões dos canais serão feitas apenas pelo sinal digital, que proporciona imagem e som de melhor qualidade, livre de chiados, chuviscos e fantasmas.
O processo é conduzido pela Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV aberta do analógico para o digital no Brasil. Criada por determinação da Anatel, a entidade não governamental e sem fins lucrativos tem como missão informar à população o que precisa ser feito para ter acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits com antenas digitais e conversores para as famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal.
"Este processo representa um grande avanço tecnológico, pois coloca o Brasil no mesmo patamar de transmissão televisiva de países como Estados Unidos e Reino Unido, que já realizaram o desligamento do sinal analógico", afirma Antonio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital. O executivo reforça que a prioridade da entidade é promover ações didáticas voltadas, principalmente, para o esclarecimento à população sobre a transição, assegurando que todos estejam preparados para o novo momento da TV no Brasil. "Nosso principal compromisso com a digitalização da TV no Brasil é preparar a população para que todos tenham acesso ao sinal digital dos canais de TV aberta", explica Martelletto.
Durante o período de transição, os telespectadores da região que assistem aos canais de TV aberta passarão a ver durante a programação um sinal com a letra "A". Este símbolo indica que o sinal daquela TV é analógico. No dia 28 de novembro de 2018, o sinal analógico será desligado e apenas o sinal digital estará disponível.
O sinal analógico será desligado em cinquenta e nove municípios do estado: Macaé, Rio das Ostras, Volta Redonda, Resende, Nova Friburgo, Teresópolis, Armação dos Búzios, Mangaratiba, Iguaba Grande, Cabo Frio, Miguel Pereira, Angra dos Reis, Itatiaia, Parati, Três Rios, Barra do Piraí, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Barra Mansa, Vassouras, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Saquarema, Araruama, Piraí, Pinheiral, Santo Antônio de Pádua, Mendes, Rio Bonito, Rio Claro, Carapebus, Paraíba do Sul, Miracema, Cachoeiras de Macacu, Italva, Paracambi, Porto Real, Macuco, Areal, São João da Barra, São Fidélis, Paty do Alferes, Carmo, Comendador Levy Gasparian, Quatis, Engenheiro Paulo de Frontin, Cambuci, São José do Vale do Rio Preto, Aperibé, Rio das Flores, Silva Jardim, Cardoso Moreira, Laje do Muriaé, Sapucaia, São Sebastião do Alto, Varre-Sai, São José de Ubá, Valença e São Francisco de Itabapoana.
Benefícios da mudança
 O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700Mhz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida na região. O 4G é uma das tecnologias mais avançadas do mundo, que permite a celulares, smartphones, laptops e tablets acessarem sinal de voz e dados a velocidades muito mais rápidas, até mesmo em ambientes fechados. De acordo com um estudo da GSM Association, esse processo de migração para TV digital pode trazer mais de US$ 5 bilhões ao PIB brasileiro, além de mais de 4 mil empregos.
A TV Digital também oferece uma série de melhorias em relação ao sinal analógico. A transmissão possui qualidade muito superior tanto de imagem quanto de som. Outra questão fundamental são os recursos interativos. Por meio do sinal digital, o telespectador pode ter acesso a conteúdos adicionais como informações de bastidores, galerias de imagens do programa, ofertas de produtos relacionados, previsão do tempo e notícias em texto – tudo gratuitamente e de acordo com as definições de cada emissora.
193 cidades brasileiras já contam com o sinal de TV aberta 100% digital.
 
O sinal analógico já foi desligado em diversas regiões do Brasil. Em novembro de 2016, Brasília se tornou a primeira capital do país a contar com o sinal de TV aberta totalmente digitalizado. Neste ano, foi a vez da região metropolitana de São Paulo, composta por 39 cidades, além das regiões de Goiânia (29 cidades), Recife (14 cidades), Fortaleza (15 cidades), Salvador (20 cidades), Vitória (7 cidades), Rio de Janeiro (19 cidades) e Belo Horizonte (39 cidades). Nessas localidades, mais de 20 milhões de domicílios passaram a assistir os canais abertos de televisão apenas pelo sinal digital, que transmite a programação gratuitamente com imagem e som de cinema. Para cumprir sua missão, a Seja Digital promoveu ações sociais, mutirões de orientação e parcerias com organizações sociais e distribuiu mais de 7 milhões de kits gratuitos com antena digital e conversor com controle remoto.
Em breve, as campanhas de comunicação e as ações de mobilização chegarão ao interior do Rio de Janeiro anunciando o desligamento do sinal analógico dos canais abertos de televisão.
Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV) é responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.
Comentar
Compartilhe
Como descobrir se alguém parou de te seguir no Instagram sem instalar nada
10/11/2017 | 12h51
O Instagram para possui uma forma nativa de descobrir quem te deu unfollow na rede social. Ideal para quem tem pouco armazenamento no Android ou iPhone, a função ajuda a descobrir facilmente qual amigo te segue de volta. Além disso, trata-se de um método mais seguro, já que não é preciso dar o e-mail e senha da sua conta para serviços de terceiros.
 
Como o Instagram usa a mesma interface no iPhone e Android, o passo a passo a seguir é o mesmo em ambos os smartphones. 
1. Abra o perfil da pessoa no Instagram e toque em “Seguindo”;
2. No topo da tela, há uma barra de pesquisa. Toque sobre ela e digite o seu nome de usuário;
 
3. Caso o seu perfil apareça nos resultados, a pessoa está te seguindo de volta. Do contrário, a pessoa te deu unfollow ou nunca foi seu seguidor;
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Gustavo Abreu

[email protected]

Um blog sobre curiosidades, imagens, vídeos interessantes, dicas de filmes, séries, ilustrações, viagens e tudo que está bombando na net.