As Belezas do Pontal de Atafona na Interpretação Gráfica de Rafael Barros
03/02/2011 | 05h54
O Designer Gráfico Rafael Barros ( que é da nossa Região) está com uma de suas criações na Peça teatral Pontal. Quem ainda não teve oportunidade de ver de perto a obra que faz parte da série de Cartazes “ Pontal InCena” , vai poder ver um pouco porém em tamanho reduzido aqui no blog ou no site do profissional/artista. Rafael conceitua estes trabalhos como “um redesenho sobra Atafona e suas maravilhas turísticas”, Parabéns Rafael pelo bom gosto em suas criações !!!! Viva a criação artística de nossa região!!!!! Veja muito mais no site http://www.zuinn.com.br/rafaelbarrosdesign
Comentar
Compartilhe
Os Desenhos de John Lennon
28/01/2011 | 07h55
Através da música John Lennon se tornou mundialmente conhecido, o que é novidade para um montão de gente é o seu lado de ilustrador ( desenhista, rsrrs), pois é, o garoto de Liverpool estudou arte na College of Art. Em 1964 já fazia parte dos Beatles e enquanto o mundo se deliciava com suas composições musicais, ele paralelamente publicava um livro de textos e ilustrações ambos de própria autoria “John Lennon In His Own Write”, que também ilustrou a capa do disco solo “Walls and Bridges” de 1974 .

capa do disco solo Walls and Bridges - 1974

Comentar
Compartilhe
Xilogravura - A Chegada da Prostituta no Céu
26/12/2010 | 12h44
Hoje o tema é xilogravura, talvez você conheça a estética destes trabalhos mas não esta ligando o nome a pessoa, então vamos lá, a xilogravura é uma processo de impressão que usa-se como matriz uma espécie de carimbo rígido de madeira, a palavra xilogravura é uma composição entre as palavras gregas xilon ( madeira ) e grafó ( escrever ) . Não se sabe exatamente o ano de sua origem nem seu inventor, mas sabemos que no século 9 já existia registros de impressão de orações budistas na china que utilizava desta técnica como processo de reprodução, no decorrer da história foi usado nas estamparias de tecidos na Índia, na Europa no século XV utilizava  da xilografia para reproduções de imagens sacras e confecções de baralhos.
Grandes artistas utilizaram da técnica, o grande mestre alemão da xilogravura Albretch Durer, artistas japoneses da estética do Ukyio-e , Matisse, Picasso, Gauguin, Munch e outros.
Aqui no Brasil a técnica foi bem explorada principalmente no Nordeste, nas ilustrações dos livros de cordéis encontrou um terreno fértil e xilogravura se popularizou, temos grandes nomes como Abraão Batista, José Costa Leite, Amaro Francisco e talvez o mais conhecido J. Borges com sua xilogravura mais popular " A chegada da prostituta no céu".
Postarei alguns trabalhos dos artistas citados e uma entrevista no youtube do J. Borges que fala um pouco sobre a Xilogravura e literatura de cordel.
xilogravura
Henri Matisse
Pablo Picasso
Albretch Durer
Hokusai Katsushira - estética japonesa Ukyio-e
J. Borges
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ysRHFsP23P4&feature=related[/youtube]
veja mais sobre J. Borges   http://jborgesbrasil.blogspot.com/
Comentar
Compartilhe
Anatomia Para Ilustradores
17/12/2010 | 08h51
Para os ilustradores de plantão que precisam de um estudo da anatomia humana ou mesmo um modelo com diversas poses não pode deixar de conferir o site http://www.posemaniacs.com/ além de uma infinidade de poses com os músculos expostos, você pode movimenta-los virtualmente, tenho certeza que lhe será útil.

Todas as poses você pode girar em torno dela virtualmente , algumas pode acrescentar movimentos.

Comentar
Compartilhe
Auto-retratos Inovadores e Criativos
16/12/2010 | 09h57
Se os renascentistas ( Michelangelo, Rafael, Leonardo... ) nos legou alem do claro e escuro a idéia de profundidade dentro de uma obra bidimensional ( como a pintura) o francês Pierre Beteille ( fotógrafo, diretor de arte, ilustrador, designer gráfico e webdesigner) com sua perfeita manipulação digital ( utilizando photoshop, lightroom e illustrator) nas fotografias, nos coloca no limite da ilusão e realidade com seus  auto-retratos. O site de Pierre Beteille tem muito mais imagens bacanas para conferir http://www.pierrebeteille.com/
Comentar
Compartilhe
Desejos Sobre Realidades
23/11/2010 | 10h12
Hoje vou postar um trabalho feito por mim ( ilustração digital) baseado sem por nem tirar nas ilustrações intituladas por “Pencil Versos Camera” do artista multifacetado (pintor, ilustrador, caricaturista , fotógrafo, jornalista, estudioso em escultura e artes gráficas)  Bem Heine, nascido na  Costa do Marfim e que hoje dá asas a sua criatividade na Bélgica. Pencil Versos Câmera – é uma integração de fotografia a croquis ( esboços ) feitos  com grafite sobre papel. Por ter uma habilidade bem limitada nos traços a mão livre, adaptei essa técnica a um desenho mais sintético e utilizando as ferramentas digitais do photoshop. A partir de hoje postarei algumas interferências ( esboço de uma opção de espaço urbano que julgo ideal ) em fotografias de minha autoria ou de colegas daqui da Folha da Manhã. Vou chamar a série de ilustrações de “Desejos Sobre Realidades” Para quem quer conhecer o trabalho de Bem Heine o site http://www.benheine.com

Ilustração de Diomarcelo Pessanha sobre foto de Rodrigo Silveira

Comentar
Compartilhe