Memória Fotográfica Brasileira
26/09/2010 | 23h57
Temos aqui dois fotogramas, de Mick Jagger, componente do conjunto "Rolling Stones", quando se hospedou no Copacabana Palace em 1968, essas fotos fazem parte do acervo de mais de 54000 fotos e ilustrações do Jornal Ultima Hora no período de 1951 a 1971, que esta disponível a todos que fizerem busca no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo. O Jornal “Última Hora” teve grande importância no cenário nacional na década de 1950 e 60, Jornal de berço carioca, o “UH” chegou a funcionar em São Paulo e uma edição de tiragem nacional com sucursais em Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Niterói, Curitiba, Campinas, Santos, Bauru e no ABC paulista. Tenho certeza que é um importante banco de imagens  agora disponível a todos de forma livre de uso desde que não sejam para fins comerciais. Boas pesquisas e memórias.
Comentar
Compartilhe
Foto Mais Conhecida do Mundo
26/09/2010 | 22h11
Essa é fotografia mais conhecida e reproduzida do mundo, feita pelo fotografo cubano,  Alberto Korda  em 1960, foto entituluda como "Guerrilheiro Heroico” que só divulgada após a morte do Che Guevara na Bolívia em 1967. O fotógrafo engajado na revolução cubano não requereu remuneração pelas reproduções, defendia que a foto ajudaria a divulgar os ideais  revolucionários. A foto foi produzida em uma cobertura que Korda registrou de um memorial às vítimas cubanas na  explosão de uma embarcão que matou 136,   Podemos perceber na sequência dos fotogramas que o enquadramento que se popularisou foi uma reenquadramento editado, para os fotografos mais ortodóxos quanto a maniulação das imagens , creio que a foto de Che pode se tornar o pomo da discordia. Foi esta criação artística em monotipia, do artista plástico irlandês Jim Fitzpatrick, que contribuiu para que a fotografia de Korda ganhasse o mundo, acredito que a todo instante podemos esta diante de uma grande imagem, nos momentos mais comuns do nosso cotidiano.
Comentar
Compartilhe
Flavia Eller
26/09/2010 | 18h58
Trabalho fotográfico realizado em estúdio, 2009, fotos para ilustrar o cd da cantora e compositora Flavia Eller, personalidade e voz admirável, sucesso para você Flavia!!!!!
Comentar
Compartilhe
Fotos com 45gigapixel
26/09/2010 | 18h53
Se você se acha que sua câmera de 10, 12, 15, 21 tem uma boa resolução, ficou admirado com o lançamento da Sigma de  46 megapixel que foi divulgado aqui no blog, sugiro que visite o site do GIGAPAN. São fotografias panorâmicas com 45 gigapixel de resolução, um absurdo de qualidade, você conseguirá dar um zoom de uma maneira que até então não imaginaria, boa viagem pelas imagens! http://www.gigapan.org/
Comentar
Compartilhe
Design de Produtos
26/09/2010 | 17h58
O conceito mais  breve do Design Gráfico  pode ser o  meio pelo qual se comunica visualmente uma  ideia ou mesmo um  conceito através de um processo criativo  utilizando   inúmeras técnicas,  a partir desta introdução aproveito para indicar um site com uma diversidade de embalagens e rótulos que funcionam bem sem abrir mão da estética Clean, onde os designers de produtos dão um show. http://www.thedieline.com
Comentar
Compartilhe
Um Outono no Passado
25/09/2010 | 21h30
Fotografia feita no crepúsculo do mês de abril de 2005, na Avenida 28 de março nas proximidades da Universo
Comentar
Compartilhe
Plano-sequência
25/09/2010 | 21h23
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Yg8MqjoFvy4[/youtube] Gostei muito de assistir este plano-sequência, no filme "A Marca da Maldade" (Touch of Evil) de Orson Welles em 1958, além da curiosidade que me acometeu de como foi feito.  É indiscutível que o movimento de câmera criou uma belíssima sequencia na história do cinema, creio que gostarão de ver. Só para lembrar Plano-sequência é aquela cena que é filmada sem corte, vamos melhorar a definição você liga a câmera e só desliga assim que terminar a cena, tem um só take/tomada (liga-desliga).
Comentar
Compartilhe
curta-metragem
25/09/2010 | 01h13
Para quem gosta de bons curtas, não pode deixar de conhecer o site porta curtas patrocinado pela Petrobras, o site conta com mais de 600 filmes para assistir online, é só conferir. Alguns curtas que gostei muito, O Troco, BMW Vermelho, O Cabeça de Copacabana, Bala Perdida, O Dia Em Que Dorival Encarou o Guarda,  Ana Beatriz, tem muitos com o tempo vou contando a vocês. o endereço é www.portacurtas.com.br ortacurtas.com.br
Comentar
Compartilhe
Toda nudez será castigada
25/09/2010 | 00h46
Fotografia obtida no Centro Cultural de São Paulo em 2009,  na minha roupagem de felino, rsrrsrs!!!!
Comentar
Compartilhe
Agora são 46 megapixel
24/09/2010 | 23h31
2010 é ano par, ano da maior feira do ramo da imagem principalmente na fotografia, que é realizada a cada dois anos na Alemanha, a Photokina.  Onde as principais empresas revelam suas novidades e tendências dos equipamentos fotográficos. O evento começou no dia 21 e  vai até 26 de setembro no Cologne Trade Fair, em  Colônia. Nesta versão  feira  conta com 1.250 expositores de mais de 40 países. A câmera que você esta vendo acima é Sigma SD1 uma reflex digital de pequeno formato, com um fator de corte 1,5 e com seus incríveis 46 megapixel, para quem achou que a corrida dos megapixels andava meio borocoxô a Sigma veio dar uma dinâmica a mais. Mas tem uma coisa que eu não entendi ela não grava filme full hd, em tempo de alta resolução é esquisita esta postura da empresa. Vamos só ver quanto vai custar esse brinquedinho, rsrsrrsrs!!!
Comentar
Compartilhe
Caravaggio - Crucificação de São Pedro
24/09/2010 | 21h57
Podemos chamar Caravaggio como o primeiro grande pintor do Barroco Italiano. Obras que podemos reconhecer duas grandes características: o grande realismo das cenas e os efeitos de luz e de sombra (chiaroscuro), em suas obras ele utilizou pessoas humildes, até mesmo prostitutas. Posso afirmar que depois que conheci as obras de Caravaggio minha percepção fotográfica mudou muito, principalmente no que diz respeito à percepção luminosa das cenas que retrato.
Comentar
Compartilhe
Identidade Visual
24/09/2010 | 19h08
Este site é muito bom para quem anda pesquisando em reformular ou mesmo pedir um Designer Gráfico para criar sua identidade visual, realmente uma delicia de site, para se inspirar. http://www.logolicia.com.br
Comentar
Compartilhe
Tipografia um momento de difícil escolha
24/09/2010 | 16h42
Para quem quer produzir um trabalho gráfico interessante, tem que levar em conta a tipografia deste trabalho, uma dica que vale a pena dar uma conferida  no  site www.netfontes.com.br , vamos nos aventurar um pouco mais além da Helvética  e  do  Arial.
Comentar
Compartilhe
Stonehenge
24/09/2010 | 16h10
Têm coisas no mundo das grandes obras que me deixam abismado, criações como as pirâmides do Egito, a torre Eiffel, os prédios de Dubai, o MAC de Niterói, outros muitos, mas nenhum me inquieta tanto como o Stonehenge, que é aquela estrutura megalítica em forma de círculo feita de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e aproximadamente cinquenta toneladas, e o mais interessante é que foram trazidas de mais de 400 km de distancia do local da construção datado entre 3000 a 2000 anos AC, o megalítico fica localizado no condado de wiltshire na Inglaterra.
Comentar
Compartilhe
Pietà
24/09/2010 | 15h32
A passagem dentro da mitologia cristã da Virgem Maria com Jesus morto em seus braços após a crucificação foi e ainda é muito explorado como tema para diversas manifestações artísticas, pintores e escultores alguns famosos outros nem tanto expressaram esse momento, tais como o maneirista El Greco, Van Gogh, e no Brasil por Manuel de Araújo, A Pietá que mais me chama atenção é a de Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni mais conhecido somente por Michelangelo. A escultura em mármore feita por volta de 1499 em pleno período do renascimento das artes, hoje ela se encontra na Basílica de São Pedro no Vaticano tem entorno de 1,7m por um 1,9m, hoje ela se encontra protegida por uma redoma de vidro aprova de bala, devido a um ataque em 1972 de um louco que golpeou com um martelo a cabeça da Virgem, sendo restaurada por um brasileiro, utilizando óleo de carnaúba, devido à textura semelhante ao mármore da escultura.
Comentar
Compartilhe
Mio Mao
24/09/2010 | 15h02
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=u-cr-lFhJZo[/youtube] Para aqueles que pediram, vamos relembrar o MIO MAO da TV Globinho com Paula Saldanha, a criatividade deu vida a esses gatinhos de massinha na técnica de stop motion.
Comentar
Compartilhe
Museu do Prado
24/09/2010 | 14h43
Seria muito bom se todos os museus pudessem seguir a ideia do Museu do Prado em Madri, talvez, não posso precisar grande parte dos museus do mundo tem seus sites na internet, alguns disponibilizam imagens de seu acervo, para visitas virtuais, mas com reproduções pequenas. Já o Museu do Prado permite que possamos ver as reproduções em alta resolução, a ponto de vermos em algumas obras, as pinceladas de seus autores. Então vamos aproveitar para desfrutarmos dos pintores Albert Durer, Francisco Goya, Hieronymus Bosch, Peter Paul Rubens, Rafael Sanzio, Rembrandt, Sandro Botticelli e lógico Diego Velásquez entre outros. Não deixem de ver o quadro As Meninas de Velázquez!!!!! http://www.museodelprado.es
Comentar
Compartilhe
O menor stop motion do mundo
04/09/2010 | 20h00
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CD7eagLl5c4[/youtube] DOT é o curta que tem os menores personagens e cenários do mundo, esta no Guinness como o menor vídeo de animação produzido na técnica em stop motion do mundo e seus personagens foi feitas com uma impressora 3D, medindo em média 9 milímetros. Stop motion é uma técnica de produção de filme de animação em que consiste em fotografar cada movimento dos personagens com câmera fotográfica, de filmar ou por computador.  São usados nesta técnica diversos materiais, porém a que usam mais é a massinha de modelar. Junto à criatividade a alma do negócio é a paciência, grandes filmes conhecidos por nós utilizaram esta técnica, A noiva cadáver, O estranho mundo de Jack ambos de TIm Burton, A Fuga das galinhas, e para garotada que assistia Paula Saldanha na TV Globinho dos anos 80 Mio Mao era o stop motion predileto.
Comentar
Compartilhe
André Kértesz
04/09/2010 | 20h00

"Não que as coisas que eu fotografo sejam notáveis. Eu somente faço com que tudo seja notado."

O autor desta frase e desta fotografia é o fotógrafo que agregou a fotografia do dia a dia o sentido de arte, admirado por Henry Cartier Bresson  e muitos outros. André Kertész foi um dos principais fotógrafos de sua época, junto com Bresson formam os primeiros a trabalhar com a famosa câmera Leica. Nascido em Budapeste em 1894, viveu em Paris e muda-se para New York onde vive até a morte em 1985, vale a pena pesquisar e conhecer os trabalhos deste grande mestre da fotografia, com certeza terá a sensação de achar que tudo de mais contemporâneo que andamos fazendo o Kertész fez primeiro.

Comentar
Compartilhe