Transformando ideias em dinheiro
23/06/2016 | 13h49

Atualmente, a inovação é fundamental para a sobrevivência das empresas. Quem fica parado, achando que em time que está ganhando não se mexe, o bonde passa por cima, como já diria minha avó.

O segredo é buscar a inovação todos os dias, tanto em relação aos produtos que você oferece, como em serviços que você entrega. Isto serve também no âmbito profissional e claro, pessoal. O segredo é reinventar-se diariamente, e este é justamente um dos desafios do marketing, onde este, através do marketing pessoal, pode lhe proporcionar algumas soluções.

Citarei uma frase que gosto muito, de W. Chan Kim (professor de estratégia e gestão internacional da cadeira “Boston Consulting Group Bruce D. Henderson” do INSEAD, na França) em seu famoso e excelente livro “A Estratégia do Oceano Azul”, publicado em 2005, onde escreve: “Não basta ter uma grande idéia, é preciso descobrir como ganhar dinheiro com ela”.

Frase simples, mas que descreve bem a função do marketing atualmente. Muitas invenções, muitas ideias novas, mas que não são divulgadas ou trabalhadas como deveriam ser. O computador pessoal, ou o videocassete, por exemplo, foram criadas por empresas desconhecidas, que fecharam suas portas antes mesmo dos produtos tornarem-se um sucesso.

Mas, esses produtos têm suas criações atribuídas a empresas que os popularizaram, sabendo explorar o potencial dos produtos e utilizando o marketing a seu favor, ganhando dinheiro e fama a custas de invenções alheias.

Claro que depende-se de uma excelente ideia, mas tê-la somente, e não saber o que, ou como fazer para divulga-la da maneira correta e para o publico certo, de nada adianta. Muitas vezes, o que se gasta não só materialmente, mas também fisicamente, não vale a pena.

Comentar
Compartilhe