Marketing em datas comemorativas
15/02/2016 | 10h35
O carnaval mal acabou e já podemos notar a movimentação em torno da Páscoa. São as chamadas "datas comemorativas", junto com o Natal, dia dos namorados, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, e agora o "dia" mais recente, "Black Friday". Umas com apelos maiores do que outras, mas fato é que nestas datas, há um aquecimento do mercado e, em época de crise, surgem excelentes oportunidades. A seguir, ideias do que fazer, sem gastar muito, para aproveitar este aquecimento: 1 - Em primeiro lugar, conheça realmente, seu público. Nem comesse a planejar, se você não sabe para quem vai direcionar sua mensagem. Em outras palavras, se seu consumidor é essencialmente homens, não gaste todas as fichas no Dia da Mulher. Ferramentas simples, como o cadastro dos consumidores por exemplo, quando bem pensado e diferente do trivial (somente com nome, endereço, telefone, etc.), fornece informações que devem ser usadas para conhecimento de seu público. 2 - Planeje. Agora sim, prepare-se com antecedência. Fique atento principalmente, com o período antes e depois da data. Pode parecer fácil, mas para quem quer economizar na propaganda, lançar campanhas fora do "timing", ou seja, com muita antecedência ou muito próxima, fará com que não atinja seus objetivos, e aumente em muito, o gasto planejado. Às vezes, uma boa ideia é pegar carona nas propagandas de concorrentes já existentes, e lançar a sua na hora do "fecha". Ou seja, o seu segmento já terá sido bem divulgado e despertou o interesse do consumidor, agora faça com que a compra seja na sua loja. 3 - Diferencie-se. Com critério, não invente a roda, mas faça algo diferente. Se não pode competir com propagandas e marketings de alto custo, destaque-se de outra maneira. Lembre-se que datas comemorativas podem ser criadas. Exemplo: meu ramo é esporte no geral (pode ser uma loja, ou um local, um bar, uma fornecedora...). Eu pego a data de um fato importante no esporte, organizo um encontro, ou um cocktail, convido meus consumidores para celebrar, e "aproveito" para mostrar as novidades, promoções e lançamentos. Claro que isso pode ser feitos em datas tradicionais também. O importante é destacar-se. 4 - Ações. O mundo está conectado pela internet. Todos usam. O que faz com que você consiga falar diretamente com seu publico de interesse. Crie paginas no Facebook, mande emails, coloque fotos no Instagram, faça até, páginas do evento/promoção na internet, tudo isso de graça, sem custo nenhum. Pesquise, se informe, e mãos a obra!
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Fábio Pexe

[email protected]